16 tendências para 2016

21
1

Upload: marcos-barbosa-veiga-silva

Post on 12-Jan-2017

139 views

Category:

Marketing


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 16 Tendências para 2016

1

Page 2: 16 Tendências para 2016

ÍNDICE

2

Bem Vindo 3Tendência 01: Aproveitar os “Walled Gardens” 4Tendência 02: Ativação de Audiências 5Tendência 03: Contexto-Omni 6Tendência 04: E-mail Estratégico 7Tendência 05: Alta Frequência, Baixa Curadoria 8 Tendência 06: Segmentação Consciente 9Tendência 07: Personificação 10 Tendência 08: Dados Como o Inimigo 11Tendência 09: Maçãs Ruins e Ad Blockers 12 Tendência 10: Obsessão por Mobile 13Tendência 11: Realidade Virtual 14Tendência 12: Dinheiro Não É (Mais) Um Objeto 15 Tendência 13: Jornadas para a Convergência 16 Tendência 14: Bem Conectado 17Tendência 15: Pare de Fazer Sentido 18Tendência 16: Faça Chover 19 Pontos-Chave 20Sobre a IgnitionOne 21

Page 3: 16 Tendências para 2016

3

Cada setor tem suas tendências - desde a mania detox em supermercados até o retorno dos anos 90 na moda. Na indústria de marketing o mesmo acontece. Tendências vêm e vão a cada ano que passa, e junto com elas vem o desafio de saber o que vem para ficar e o que é onda passageira. É importante não apenas manter-se por dentro das tendências, mas também entender o contexto das mudanças na nossa indústria, eo que pode funcionar melhor para sua estratégia de marketing. Onde você deve alocar o seu budget e tempo? Como você pode perceber com precisão quais tendências vão criar o maior impacto positivo em sua vertical específica? Estas são questões frequentes para profissionais de marketing, e é por isso que nós criamos esse guia com as maiores tendências para 2016, juntamente com conselhos e informações sobre como essas tendências podem ser utilizadas no mundo real .

Quer mais detalhes? Assista ao Webinar sobre o mesmo tema (em inglês), clicando aqui: http://www.ignitionone.com/16-for-16-webinar-playback

Vamos começar.

Bem Vindo

Page 4: 16 Tendências para 2016

4

A TendênciaOs Walled Gardens (ou Jardins Murados) da Internet ganharam bastante terreno em 2015, e continuarão a fazê-lo em 2016. O Facebook e o Google dominam este conceito, e os profissionais de marketing estão aprendendo rapidamente como prosperar nesses jardins.

Em agosto de 2015, mais de um bilhão de pessoas se logaram ao Facebook em um único dia, ou seja, uma em cada sete pessoas no planeta acessou o site social nesse período de 24 horas. Quando se trata de alcance e relevância, social é Facebook. E com o lançamento do Facebook Website Custom Audiences, as marcas podem alavancar dados primários já existentes (anônimos e conhecidos) para impactar clientes com conteúdo altamente relevante no Facebook.

O FBCA se tornou uma tática de remarketing cross-device poderosa e comprovada durante a fase de consideração.

O Que Ela Significa Para VocêÉ importante encontrar maneiras de usar seus dados para segmentar de forma inteligente no Facebook, e adequar o seu conteúdo ao contexto, bem como aos interesses do público. Procure novas maneiras de combinar canais com o Facebook, permitindo uma experiência coordenada do consumidor com marca.

Aproveitar os “Walled Gardens” TENDÊNCIA

01

Page 5: 16 Tendências para 2016

5

A TendênciaCom a crescente popularização de ferramentas como o Facebook Website Custom Audiences e o novo Customer Match do Google, é claro que 2016 está se tornando o ano de ativação de públicos. Profissionais desse mercado devem abraçar esta tendência, que complementa a crescente demanda dos consumidores por personalização, e utilizar ferramentas de gerenciamento de dados mais inteligentes para melhorar as capacidades de ativação de audiências.

O Que Ela Significa Para VocêA chave para essa tendência é complementar ferramentas oferecidas por empresas como Google e Facebook com outros algoritmos orientados por dados para tirar o máximo proveito do que está sendo oferecido no mercado. Por exemplo, a pesquisa é um performer constante em todas as verticais, mas com custo por cliques em ascensão e inventário finito, o foco deve mudar para audiência para o máximo impacto de marketing.

Ativação de Audiências02TENDÊNCIA

Page 6: 16 Tendências para 2016

6

A TendênciaA verdadeira comunicação uma-pra-um começa com adquirir uma visão única do consumidor - em todos os canais. Comportamento do consumidor, marketing e tecnologia são todas as forças tectônicas profundas abaixo da superfície das mensagens, elas moldam a estratégia. A mensagem é o ponto em que todas estas forças entram em contacto. Em primeiro lugar, os profissionais de marketing precisam ter uma melhor visão sobre as necessidades e intenções de seus clientes em momentos específicos no tempo para ser capaz de tomar medidas no contexto desses insights.

O Que Ela Significa Para VocêInsights Mais Rápidos: Profissionais de marketing devem ter o máximo de dados relevantes na ponta dos dedos, e a capacidade de recolher prontamente insights a partir desses dados sem ter que esperar a ajuda de um TI ou de um analista de dados.

Encontre Tesouros Escondidos: Conquiste a habilidade de fazer perguntas a partir dos seus dados - em relação a qualquer atributo e com a possibilidade de aprofundar para o nível de detalhe que lhe sirva melhor.

Interação Automatizada: O volume de dados de consumidores é tão grande que é impossível agir em cima disso manualmente - e é precisamente isso o que proporciona a automação. Os profissionais de marketing precisam de uma plataforma de marketing que traduz essas percepções dos consumidores em ações automatizadas. No entanto, é importante lembrar que a abrangência e a qualidade dos dados que você traz para sua automação vai determinar a qualidade do marketing e os resultados associados.

Engaje em Todos os Canais: Consumidores relacionam-se com marcas em todos os canais. Por isso, dados oriundos de todas essas interações devem ser utilizados para formar uma visão unificada e possibilitar uma conexão consistente em vários canais.

Contexto-Omni03TENDÊNCIA

Page 7: 16 Tendências para 2016

7

A TendênciaApenas 7% dos consumidores concordaram com a afirmação de que "Ofertas de e-mail são geralmente bem cronometradas com as minhas necessidades". A verdade é que eles estão bem conscientes da quantidade de dados e informaçoes que as empresas acumularam sobre eles - e esperam que os dados sejam usado em seu próprio benefício. Especialmente quando se trata de e-mail marketing. A tática pareceu atingir uma massa crítica, com 2016 levando a maiores expectativas de consumidores em termos de comunicações de marcas via e-mail.

O Que Ela Significa Para Você

E-mail Estratégico04TENDÊNCIA

Use e-mail marketing com o objetivo principal de promover o relacionamento do consumidor com a marca. É uma ferramenta para se conectar com o público de uma forma significativa, gerando engajamento e interações entre os pontos digitais de contato. Por exemplo, o conteúdo patrocinado no social pode conduzir as taxas de abertura para obter descontos exclusivos. Use dados para identificar audiências personalizadas, e enviar mensagens de e-mail específicas. Se o público receber mensagens relevantes de uma marca, eles serão mais propensos a se abrir para o e-mail, mais uma vez.

Page 8: 16 Tendências para 2016

8

A TendênciaA meta de 2016 é ter certeza de que a mensagem certa está chegando nas pessoas certas. O consumidor médio está exposto a 5mil peças de conteúdo por dia, em comparação a 500 peças por dia na década de 1970. "Content is king", mas sem relevância acaba sendo um falso ídolo. Existe um foco crescente em contexto e na conversa em vez de meramente executar campanhas.

O Que Ela Significa Para VocêMantenha conversas internamente, a fim de destruir barreirar e coordenar melhor mensagens externas. Produzir conteúdo sem garantia de qualidade e sem um objetivo comum que oriente a criacao desses conteúdos é a receita para a irrelevância. Concentre-se nos interesses dos seus públicos mais qualificados, e garanta que as mensagens não estão sendo enviadas sem motivo, "apenas para constar", mas sim por razões objetivas que irão beneficiar tanto o público quanto sua marca.

Alta Frequência, Baixa Curadoria05TENDÊNCIA

Page 9: 16 Tendências para 2016

9

A TendênciaNão é nenhum segredo que atitudes dentro da nossa sociedade estão se tornando cada vez mais polarizadas - pessoas tendem a envolver-se apenas com aqueles que compartilham seus pontos de vista, criando comunidades em torno de interesses comuns, e expressando fortemente seus pontos de vista para aqueles contrários aos seus interesses. Nesse contexto, marketing e publicidade impulsionada por tecnologia tiveram ganhos significativos na capacidade de encontrar e segmentar indivíduos com uma precisão incrível, entregando mensagens especificas para o interesse de um indivíduo e do seus contexto. Será que essa segmentação avançada está, indiretamente, aprofundando a lacuna entre pontos de vista e reforçando a tendência da segregação? Embora as campanhas hiper-segmentadas sejam incríveis para a eficiência do marketing e ROI, talvez a falta de polinização-cruzada de idéias em todos os canais tenha implicações mais amplas - limitando as oportunidades de crescimento, aceitação e unidade de indivíduos em diversas audiências.

O Que Ela Significa Para VocêFaz parte do papel de profissionais de marketing usar comportamentos e preferências anteriores para desenvolver mensagens poderosas para indivíduos e segmentos de público. No entanto, ao olhar exclusivamente para o passado, é importante considerar as implicações mais amplas de limitar a exposição e apreciação de diferentes valores e opiniões. Em 2016 e além, a Era do Consumidor poderá dar lugar a uma maior sensibilização para o marketing consciente (Marketing Mindfulness).

Segmentação Consciente06TENDÊNCIA

Page 10: 16 Tendências para 2016

10

A TendênciaHoje, 18% dos consumidores on-line (EUA) esperaram que qualquer produto ou serviço desejado seja personalizado e esteja disponível no momento de necessidade. Esse percentual só vai crescer, e não só nos Estados Unidos, a medida que o público se torna mais acostumado com o mundo "instantâneo" em que vivemos. Marketing não é apenas conexão com um grupo de pessoas, é sobre a conexão com cada indivíduo dentro desse grupo. Hoje cosumidores voluntariamente fornecem mais dados através de plataformas como o Facebook e o Twitter, e com isso esperam que os dados sejam utilizados de forma inteligente quando marcas oferecem produtos, serviços e conteúdo.

O Que Ela Significa Para VocêO papel dos dados é estar cada vez mais alinhados com o consumidor como um indivíduo, em vez de tentarem alinhar-se com o mercado em geral. É importante abraçar esta tendência nos estágios iniciais para evitar correr atrás do prejuízo em um segundo momento. Utilize pontuação de engajamento e aproveite cada dado disponível, e em vez de considerar uma estratégia "Go to Market", pense nisso mais como uma estratégia "Go to Customer".

Personificação07TENDÊNCIA

Page 11: 16 Tendências para 2016

11

A TendênciaApesar da vontade de muitos consumidores de voluntariarem dados com o objetivo de obter uma melhor experiência digital, muitos deles suspeitam da utilização desses dados, com os acontecimentos recentes, como a Safe Harbor na UE, provando que o público não gosta da idéia de alguém bisbilhotando suas informações privadas. Mas em uma época de uma fobia de dados crescente, cabe aos profissionais de marketing usarem os dados para o bem, e não o mal.

Dados São o Inimigo 08TENDÊNCIA

O Que Ela Significa Para VocêOs comerciantes são, em suma, os James Bonds do mundo dos dados. Sem revelar muito, os dados desempenharam um papel importante no filme último de Bond, que saiu em novembro de 2015. O problema? Ele estava sendo usado para o mal, e todo mundo estava querendo desistir da "maneira antiga" dos agentes 00 de lidar com situações, em favor de enviar o "TI" para resolver o problema. Mas, afinal, tecnologia e dados por si só não foram suficientes para fazer o trabalho. Como o par perfeito James Bond e Q, os profissionais de marketing devem abraçar a somatória de "dados" e "personalização". A plataforma de gerenciamento de dados pode ser comparado a Q. Bond domina as habilidades de um espião, mas são os mais recentes avanços de Q que o mantém à frente do jogo. Uma DMP pode fornecer aos profissionais de marketing uma ampla variedade de dados, mas ainda são as pessoas que tem que descobrir como usá-los de uma forma que traga benefícios tanto para a empresa, quanto para os clientes.

Page 12: 16 Tendências para 2016

12

A Tendência2015 foi o ano no qual os Ad Blockers realmente causaram um alvoroço na indústria do marketing. Mas à medida que 2016 avança, isso dará lugar a um "wake-up call" para o mercado de display. A discussão sobre o bloqueio de publicidade irá expandir para incluir uma maior consciência e sensibilidade em relação a experiência do usuário em geral - a percepção de que existem pessoas reais do outro lado dessas telas que exigem uma experiência de qualidade. Ad Blockers são especialmente atraentes devido às más práticas de display. Talvez ele devesse bloquear sites de desempenho ruim, ao invés dos anúncios.

O Que Ela Significa Para VocêPode não ser possível controlar o uso Ad Blockers por parte dos consumidores, mas é possível criar mensagens de alta qualidade e campanhas mais relevantes. Muitas tendências de 2016 estão focadas no tipo de conteúdo que está sendo empurrado para o espaço de marketing, e esta tendência não é diferente. Definitivamente, anúncios e campanhas relevantes estão muito menos propensos a fazer um consumidor desejar que eles pudessem fazer tudo aquilo desaparecer.

Frutos Podres e Ad Blockers 09TENDÊNCIA

Page 13: 16 Tendências para 2016

13

A TendênciaObsessão do cliente significa obsessão por mobile. De acordo com pesquisa da Forrester's North American Consumer Technographics, os consumidores usam tecnologia em toda parte - literalmente. De fato, 50% dos consumidores online admitem usar seus smartphones no banheiro. A idéia de que os telefones vão a qualquer lugar com os consumidores pode criar algumas oportunidades únicas para criar relações íntimas com o consumidor que não eram possíveis antes. Já não existe uma lacuna entre a conexão dos clientes com anúncio de TV da marca e o momento em que eles estão nos corredores da loja da marca. O mobile é o conector, e é uma tendência que só está fortalecendo ao longo do tempo.

O Que Ela Significa Para VocêMarcas têm agora a oportunidade de estar com seus consumidores em cada momento do seu dia, o que significa que é hora de considerar mais estratégias de mensagens pessoais. Pertinência e atualidade são mais uma vez a chave para esta tendência, e a recompensa de uma relação consumidor-marca duradoura vale muito a pena.

Obsessão por Mobile10TENDÊNCIA

Page 14: 16 Tendências para 2016

14

A TendênciaA realidade virtual está apenas começando a crescer, e com empresas como Facebook considerando seu uso na publicidade, ela está mudando rapidamente de algo saído diretamente da ficção científica para uma ferramenta que os profissionais de marketing devem considerar seriamente. Várias indústrias já estão usando-a para a sua vantagem:

• Saúde: terapia cognitiva comportamental para tratar pacientes com ansiedades e fobias sociais• Auto: a campanha da Toyota "TeenDrive365" educa os adolescentes e os pais sobre condução distraída• Educação: excursões de campo virtuais, treinamento vocacional e até mesmo jogos situacionais• Hospitalidade: o Marriott Hotels criou um "teletransporte", que permite que os usuários "visitem" o centro

de Londres ou uma praia no Havaí. Os usuários podem até mesmo sentir o vento em seus cabelos• Entretenimento: os produtores do filme de Christopher Nolen, "Interstellar", também criaram uma experiência

de viagem virtual, que coloca os usuários no cockpit da nave do filme.• Varejo: No Sundance Film Festival deste ano, a Merrell, uma marca de roupas para esportes radicais, realizou

uma experiência onde os usuários podiam fazer trekking em montanhas traiçoeiras, enquanto usavam seus sapatos de caminhada, é claro.

O Que Ela Significa Para VocêÉ importante não acreditar que realidade virtual é apenas um truque divertido. Ao invés de descartá-lo imediatamente ou pegar o bonde andando, considere em primeiro lugar se ele será ou não relevante para seus objetivos de marketing. Se é uma tática que faz sentido, não precisa encará-la como algo bobo ou não comprovada. Com a configuração certa e no mercado certo, VR é uma opção de marketing altamente rentável.

Realidade Virtual 11TENDÊNCIA

Page 15: 16 Tendências para 2016

15

A TendênciaA troca de moeda em 2016 será mais uma troca de dígitos em uma tela do que dinheiro trocado com a mão. E enquanto as pessoas estão sempre conscientes dos custos, elas também vão pagar um bônus por valor percebido. Esse valor pode ser traduzido em conveniência, conectividade, ou até mesmo o "novo" fator. Considere a "uberização" do negócio - os clientes estão dispostos a pagar mais por um Uber do que um táxi, porque eles podem acessar um Uber dentro de minutos a partir de um aplicativo em seu smartphone. Não é necessário telefonema, nem mesmo um endereço. Esta tendência também pode ser vista na crescente popularidade dos serviços de subscrição como Spotify e Netflix. De novo, os consumidores estão dispostos a pagar o preço da conveniência de ter entretenimento em qualquer lugar, a qualquer hora, em qualquer dispositivo.

O Que Ela Significa Para VocêSempre procure maneiras de inovar. A conveniência é rei, e é importante prestar atenção ao que os clientes querem - e o quanto eles estão dispostos a pagar por isso - quando estiver elaborando novas estratégias e ofertas. Se há uma maneira de fazer algo mais simples e fácil, agora é a hora de fazê-lo. Os consumidores vivem em um mundo instantâneo, e eles esperam que as marcas sigam o mesmo caminho.

Dinheiro Não É (Mais) Um Objeto 12TENDÊNCIA

Page 16: 16 Tendências para 2016

16

A TendênciaInternamente, 2016 está vendo um crescimento do número de empresas que buscam melhorar a experiência e a jornada do consumidor. À medida que fontes de dados começam a se unir e canais se tornam mais bem alinhados, a racionalização da jornada do consumidor vai acelerar. Há também uma convergência das abordagens de marketing para B2B e B2C. B2C pode, por exemplo, aprender com as práticas de CRM de B2B, enquanto B2B pode aprender com o foco em experiência do consumidor de B2C. Não há mais um único "caminho certo" para fazer alguma coisa com base na indústria ou na vertical - em vez disso, todos os caminhos devem ser considerados com a possibilidade de fundir várias soluções em conjunto.

O Que Ela Significa Para VocêIntegrar e descobrir mais sobre as estratégias de outros parceiros da indústria, ou até mesmo concorrentes, nunca foi tão importante. Nenhuma marca nem nenhum departamento é uma ilha.

Jornadas para a Convergência13TENDÊNCIA

Page 17: 16 Tendências para 2016

17

A TendênciaAs taxas de adoção por parte dos consumidores e as possibilidades de inclusão de tecnologia para casa ("home techs") e wearables vai aumentar em 2016, fornecendo detalhes íntimos, que os profissionais de marketing usarão para melhor interagir com os indivíduos. Na verdade, os wearables verão uma taxa de adoção pelo usuário de 28% em 2016. Serviços como Samsung SmartThings, que liga componentes de sua casa através de um hub integrado que fornece alertas e controle através do seu aplicativo no seu celular, estão ganhando popularidade com consumidores que procuram um estilo de vida totalmente conectado.

O Que Ela Significa Para VocêEmbora os dados fornecidos pela casa e pelos wearables seja offline, eles oferecem um baú do tesouro de informações, tanto em termos de utilidade, quanto de experiências cada vez mais positivas para os consumidores. Os profissionais de marketing devem estar preparados para observar novas maneiras de usar esses dados, e procurá-los, mesmo que não estejam prontamente disponíveis.

Bem Conectado 14TENDÊNCIA

Page 18: 16 Tendências para 2016

18

A TendênciaDados são racionais - pessoas não. A maioria dos profissionais de marketing, quer eles saibam ou não, adequam-se a teoria do economista Adam Smith da economia racional, que é significa que as pessoas vão avaliar todas as suas opções e sempre escolher a melhor disponível.

Faz sentido na teoria, mas na realidade as coisas nem sempre são dessa forma. O fato é que os seres humanos não conseguem ser 100% racionais. Não podemos avaliar todas as nossas opções e sempre escolher o melhor.

Ao contrário de computadores ou robôs, seres humanos:• Precisam de atalhos mentais.• Preservam energia mental sempre que possível.• Almejam conforto.

Porque nós ansiamos por conforto, também somos, frequentemente, contrários a mudanças. A mudança é um movimento para longe de algo que conhecemos (conforto) em direção a algo que não estamos habituados (desconforto).

O Que Ela Significa Para Você• Profissionais de marketing devem trabalhar com o processo natural do cérebro humano, e não contra ele. • Forneça atalhos mentais. Facilite o processo para que os outros façam negócio com você e escolham sua marca.• Ajude as pessoas a economizar energia mental• Pessoas querem conforto, então inove em torno desse desejo. Faça com que cada interação com a marca seja

confortável e agradável.

Pare de Fazer Sentido15TENDÊNCIA

Page 19: 16 Tendências para 2016

19

A TendênciaDados, automação, tecnologia e novas abordagens evidenciam que o marketing está se afastando do awareness e da arte em direção a uma abordagem mais sólida e científica. Marketing está cada vez mais focado em receitas e métricas, e os profissionais dessa área vistos como "fazedores de retorno". Se você não consegue medir o retorno, então é provável que ninguém compre sua ideia. Isso introduz uma abordagem e um set de habilidades diferente para que profissionais dessa área mantenham uma trajetória de carreira e consigam resultados. De criativo a matemático. Seu novo objetivo: Faça chover.

O Que Ela Significa Para VocêProfissionais desse mercado devem dedicar-se a avaliar seus próprios conjuntos de habilidades. O que você precisa para fazer ou aprender para alcançar um maior reconhecimento e sucesso?

Faça Chover16TENDÊNCIA

Page 20: 16 Tendências para 2016

20

• Nossa realidade está cada vez mais personalizada e orientada paradados - consumidores esperam que marcas mantenham se atualizadas eos conheçam bem.

• É crucial potencializar a arte da automação de marketing centrado emdados.

• Consumidores sabem quando uma marca não está sendo autêntica.Não perca de vista a personalidade e voz da marca enquantotrabalha para refinar a estratégia de dados.

• Permita que suas campanhas trabalhem em harmonia através decada etapa da jornada do consumidor, em vez de pensar emtáticas específicas com uma abordagem on-off.

• Faça coisas grandiosas. Estamos aqui para ajudar.

Pontos-Chave

Page 21: 16 Tendências para 2016

21

Copyright © 2016 IgnitionOne, Inc. All Rights Reserved.

Sobre a IgnitionOne

A IgnitionOne® é líder global em soluções de marketing digital, proporcionando tecnologia exclusiva e serviços especializados para aumentar o desempenho do marketing digital. A Plataforma Integrada de Marketing Digital (DMS) da IgnitionOne permite que os clientes centralizem, gerenciem e otimizem Search, Display, Rede Social e Mobile, e entendam atribuição cross-channel enquanto otimizam as conversões no site através de nossa Automação de Marketing. No centro das soluções da IgnitionOne, está o exclusivo Algoritmo de Scoring de Engajamento, que determina o valor de cada usuário para podermos apresentar a mensagem certa, na hora certa, pelo custo certo, no canal certo.

Para mais informações e recursos úteis como esse guia, visite http://www.ignitionone.com.br, nos siga no Twitter http://www.twitter.com/IgnitionOneBR ou Facebook http://ww.fb.com/IgnitionOneBrasil.