16 e 17 de setembro - novacana.com...safra 2019/2020 canafidefiacar08 borges ainda acrescenta:...

20

Upload: others

Post on 31-Jan-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 16 E 17 DE SETEMBROSÃO PAULO - SP

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    03

    Após a queda na moagem em 2018/19, a situação dos canaviais não mudou muito. O envelhecimento continua e o clima segue sendo determinante para o sucesso da produção. Ainda assim, há perspectivas mais positivas para a temporada que iniciou agora

    A chuva é importante, porém, não pode ser excessiva. É assim que funcionam os canaviais, pelo menos em relação a desenvolvimento e produtividade. E são esses aspectos que as empresas e consultorias têm observado com mais afinco nos últimos meses, em busca de previsões para a safra 2019/20, que começou oficialmente no início de abril.

    O sistema Tempocampo, que desenvolveu um indicador para expressar o efeito das condições meteorológicas nas culturas agrícolas, demonstra, em relatório, que a estiagem deste início de temporada pode ser prejudicial. No norte do Paraná e em algumas regiões dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, o armazenamento de água do solo não superou 45%, dificultando o bom desenvolvimento dos canaviais.

    Por outro lado, “nas regiões sudeste de Mato Grosso e norte de Goiás, o armazenamento de água no solo manteve-se acima de 60%, indicando condições mais favoráveis para os canaviais da região”, afirma e completa: “O bom volume e a distribuição das chuvas em abril favoreceu o desenvolvimento dos canaviais, outrora penalizados pelo veranico ocorrido entre o final de dezembro e a terceira semana de janeiro”.

    Este cenário pode ser bom, já que está claro que a cana-de-açúcar precisa da chuva para crescer. Porém, o excesso de água intervém no nível de sacarose da planta e, consequentemente, no direcionamento do mix. No início de março, o diretor da Canaplan, Luiz de Carvalho, explicou que, quando chove mais, a planta converte sacarose em glucose e frutose. “[Esses açúcares] são mais conversíveis em etanol”, aponta.

    Além disso, no começo da temporada, a chuva pode ser um empecilho maior por atrasar o crescimento do canavial, prejudicar a colheita e reduzir a produção. O mais recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) indicou que grandes usinas brasileiras atrasariam sua produção em pelo menos duas semanas, graças ao desenvolvimento tardio das plantações e ao alto estoque de etanol.

    Para o comparativo das estimativas de safra 2019/20 do portal novaCana, foram compiladas estimativas de 24 empresas:

    • Abares• Agroconsult• Alvean• Archer• Atvos• Canaplan• Conab• Copersucar• Czarnikow• Datagro• ED&F Man• FG/A• Green Pool• INTL FCStone• Job Economia• MB Agro• Platts• Rabobank• Safras & Mercado• SCA• Sucden• Tempocampo• Unica• USDA

    Pesquisa feita em abril e maio de 2019

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/meteorologia-cana-favoravel-etanol-2019-20-preco-maior-acucar-130319https://www.novacana.com/n/cana/safra/meteorologia-cana-favoravel-etanol-2019-20-preco-maior-acucar-130319

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    04

    PERSPECTIVA DE MOAGEM PARA 2019/20Em levantamento realizado pelo novaCana, 23 companhias projetaram um resultado para a moagem da safra atual. Os números variaram entre 558,5 milhões – caso do Tempocampo – e 594 milhões de toneladas – na previsão da FG/A.

    Apesar desta distância, a média das estimativas é de 573,19 milhões de toneladas, apenas 0,02% acima do resultado oficial de 2018/19, de 573,07 milhões. O valor ainda é 0,84% maior do que o observado no levantamento realizado em março, quando a média das projeções de oito empresas consultadas era de 568,41 milhões.

    O analista Fábio Meneghin, da Agroconsult, cuja previsão de moagem figura entre as dez maiores, explica que a consultoria decidiu adotar uma “expectativa mais conservadora” neste momento, de 575 milhões de toneladas. Ainda assim, de acordo com modelos de projeção, a empresa acredita que a moagem do Centro-Sul tem potencial de chegar a 590 milhões de toneladas.

    Por outro lado, o sócio da FG/A, João Henrique Rissi – responsável pela maior estimativa de moagem para a safra –, espera uma área de corte bastante similar e considera que ocorreu uma melhora na idade média do canavial e na produtividade por corte. Assim, a produtividade média terá uma vantagem que repercutirá positivamente no resultado da safra.

    “É preciso levar em consideração que a idade média do canavial segue elevada, uma vez que a taxa de renovação continua abaixo do considerado ideal – e isso é uma limitação ao aumento da moagem.”

    Fábio Meneghin Agroconsult

    Evolução da moagemResultados* das últimas safras e perspectiva para a temporada 2019/20**(em milhões de toneladas)

    * Fonte: Unica** Média das estimativas de 23 empresas do setor e consultorias especializadas, conforme levantamento realizado pelo novaCana em maio de 2019

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/chuvas-tom-safra-2019-20-cana-de-acucar-centro-sul-070319https://www.novacana.com/n/cana/safra/chuvas-tom-safra-2019-20-cana-de-acucar-centro-sul-070319

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    UM DOS MAIORES EVENTOS DO SETOR SUCROENERGÉTICO

    APRESENTA

    E D I Ç Ã O 2 0 1 9

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    06

    2COM UMA ESTIMATIVA DE PÚBLICO SUPERIOR A 200 PARTICIPANTES, O EVENTO SE BENEFICIA DA AMPLA DIVULGAÇÃO DO NOVACANA ENTRE PRESIDENTES, ESTRATEGISTAS E PRINCIPAIS EXECUTIVOS DO MERCADO.

    A conferência, com sua linha de conteúdo independente, é o evento indispensável do calendário nacional do setor de açúcar e etanol.

    MAISCONTEÚDO

    ESPECIALISTAS COM ANÁLISES ESTRATÉGICAS

    EM ALTO NÍVEL

    APRENDIZADO

    Consolidado no setor, a edição do evento deste ano será ainda mais relevante

    TOMADORES DE DECISÃO

    NETWORKING COM OS

    200

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    07

    Já o sócio-diretor da Job Economia e Planejamento, Júlio Borges, argumenta que, no acumulado de 12 meses, a chuva no Centro-Sul ficou cerca de 12% abaixo do normal. Por isso, ele espera uma moagem um pouco menor que a da safra passada – 570 milhões de toneladas –, desde que o regime de chuvas até dezembro deste ano esteja na normalidade.

    MoagemEstimativas da quantidade de cana que será moída no Centro-Sul na safra 2019/20 (em milhões de toneladas)

    * Fonte: Unica

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    08

    Borges ainda acrescenta: “Cabe lembrar, neste contexto, que a área de cana no Centro-Sul não tem crescimento previsto, sendo que nas duas últimas safras ela reduziu”. Para ele, o resultado não será um desastre para a lavoura, como o esperado inicialmente. Ainda assim, ele acredita que, até o momento, as chuvas mais atrapalharam do que ajudaram.

    Para o analista de mercado da INTL FCStone, João Paulo Botelho, cuja estimativa está acima da média do levantamento, “as precipitações no começo de abril, que se estenderam até a primeira quinzena de maio, devem ter impactos significativamente positivos sobre o desenvolvimento dos canaviais, e negativos sobre a concentração de açúcares na cana”. Assim, a consultoria aumentou seus números em relação à projeção anterior e chegou à previsão de 574,2 milhões de toneladas para 2019/20.

    O mesmo ocorreu com a Czarnikow que, entre sua primeira e segunda estimativas, aumentou a projeção de moagem em 2,4% – porém, seu número é o segundo menor do atual levantamento, junto a outras duas consultorias. O analista de mercado da empresa, Henrique Akamine, explica que a recente revisão das previsões, com aumentos em quase todas, se deu especialmente após as fortes chuvas vistas a partir de fevereiro.

    Para chegar ao número mais baixo deste levantamento, o Sistema Tempocampo pondera as simulações de produtividade com a área cultivada fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da safra 2018/19 e com o mapa de solos do Brasil. “Na sequência, as projeções são ajustadas com base nas informações geradas pelo Pecege, como: idade média dos canaviais por microrregião produtora, períodos de plantio predominantes e nível tecnológico dos canaviais”, afirma, em relatório.

    Assim, sua projeção é que a produção de cana-de-açúcar do Centro-Sul em 2019/20 ficará entre 550 milhões a 567 milhões de toneladas, “considerando os cenários pessimista e otimista”.

    Evolução da moagemResultados* das últimas safras e perspectiva para temporada 2019/20 (em milhões de toneladas)

    * Fonte: Unica** Média das estimativas de 23 empresas do setor e consultorias especializadas, conforme levantamento realizado pelo novaCana em maio de 2019

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    09

    AÇÚCAR EM CRESCIMENTO, MAS AINDA BAIXOAs limitações do canavial, somadas aos atuais preços do açúcar e à alta demanda por combustíveis, podem indicar uma maior produção de etanol, especialmente neste início de safra. Ainda assim, uma pesquisa da Reuters confia na perspectiva de valorização do açúcar por causa da possibilidade de déficit global, o que pode acarretar em “um ligeiro incremento na alocação de matéria-prima para a produção do adoçante”.

    Assim, enquanto a estimativa média da moagem sofreu apenas uma pequena variação na comparação com a safra passada, o mesmo não pode ser dito em relação ao mix de produção. A temporada 2018/19 foi encerrada com uma porcentagem baixa de matéria-prima sendo direcionada para o açúcar, apenas 35,2%, mas a perspectiva média para este ano é de 37,7%, um aumento de 2,5 pontos percentuais.

    Mix de produçãoEstimativa do percentual de açúcar e etanol que as usinas produzirão na safra 2019/20 (em porcentagem)

    * Fonte: Unica

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/centro-sul-salto-7-producao-acucar-safra-2019-20-mercado-220319https://www.novacana.com/n/cana/safra/centro-sul-salto-7-producao-acucar-safra-2019-20-mercado-220319

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    10

    PROSPECÇÃO E NOVOS NEGÓCIOS

    FÁCIL COMUNICAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PALESTRANTE

    AMBIENTE FAVORÁVEL PARA INTERAÇÃO

    OPORTUNIDADES

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    11

    PRINCIPAIS EXECUTIVOS DO MERCADO

    PÚBLICO QUALIFICADO

    PALESTRANTES COM ANÁLISES ESTRATÉGICAS

    NETWORKING DE ALTO NÍVEL

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    12

    Por mais que seja esperado um acréscimo em relação à temporada passada, a quantidade de cana destinada ao açúcar ainda estaria abaixo da média das últimas cinco safras, de 44%. A expectativa é que 2019/20 seja alcooleira, mas com uma intensidade menor que a vista em 2018/19.

    Para a maior trading de açúcar do mundo, a Alvean, joint venture entre a gigante de agronegócio americana Cargill e a Copersucar, as usinas brasileiras estão trocando o açúcar pelo etanol nesta temporada, diante da crescente demanda pelo combustível no país. Assim, ela previu o menor direcionamento para a commodity do levantamento: 33,55%.

    De qualquer modo, com o maior direcionamento do mix para o açúcar na média, a expectativa é que sua produção também aumente. Na comparação da média das estimativas com o resultado da safra anterior, o acréscimo seria de 7,25%, passando de 26,5 milhões de toneladas em 2018/19 para 28,42 milhões de toneladas em 2019/20.

    AçúcarEstimativas do volume que as usinas do Centro-Sul produzirão na safra 2019/20(em milhões de toneladas)

    * Fonte: Unica

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/platts-competicao-acirrada-acucar-etanol-safra-2019-20-040419https://www.novacana.com/n/cana/safra/platts-competicao-acirrada-acucar-etanol-safra-2019-20-040419

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    13

    O número vai de acordo com a avaliação do diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues. Para ele, as usinas devem fabricar entre 1,5 milhão a 2 milhões de toneladas a mais da commodity na temporada vigente, iniciada em abril.

    Dentre as 21 empresas ouvidas pelo novaCana sobre o tema, o Departamento de Recursos de Agricultura e Água do governo da Austrália (Abares) é quem tem a maior estimativa para a produção de açúcar no Brasil: 33,9 milhões de toneladas. O valor é 14% superior ao da segunda maior estimativa, da Datagro, e 19,28% acima da média.

    Em relatório, o Abares atrela este alto número à perspectiva de menores preços para o etanol e de depreciação do real. “Assumindo condições meteorológicas médias durante a safra, um aumento na exportação do açúcar brasileiro é esperado para compensar a diminuição nas vendas indianas”, o que seria um incentivo extra à produção, explica o documento.

    Por outro lado, a Alvean é a responsável pela menor estimativa de produção de açúcar no Centro-Sul em 2019/20: apenas 25 milhões de toneladas. “Só nesta fase inicial da colheita, já temos 1 milhão de toneladas a menos”, disse Paulo Roberto de Souza em sua primeira entrevista depois de assumir a presidência da joint venture, em março.

    O volume da commodity estimado pela trading é ainda menor do que no ano passado, quando a maior parte do setor acreditava que o Brasil havia atingido seu potencial máximo de produção do biocombustível. Ainda assim, melhorias na capacidade de etanol poderiam reduzir a produção de açúcarem outro milhão de toneladas, acredita o presidente.

    “Os movimentos divergentes são resultado da perspectiva de que o etanol reduza sua participação no consumo de combustíveis do ciclo Otto, que deve apresentar avanço significativo em relação à demanda muito fraca registrada em 2018/19.”

    João Paulo BotelhoINTL FCStone

    “Uma coisa é certa: a competição por sacarose será mais acirrada do que nas safras anteriores. Se os preços da gasolina aumentarem mais do que o inicialmente previsto, o consenso no mercado é que os preços do etanol hidratado terão que aumentar para suprir a demanda.”

    Beatriz PupoPlatts Analytics

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/mix-cana-etanol-acucar-2019-20-repetir-safra-anterior-unica-180419https://www.novacana.com/n/cana/safra/mix-cana-etanol-acucar-2019-20-repetir-safra-anterior-unica-180419https://www.novacana.com/n/cana/safra/mix-cana-etanol-acucar-2019-20-repetir-safra-anterior-unica-180419https://www.novacana.com/n/cana/safra/mais-usinas-trocam-acucar-etanol-brasil-trading-alvean-150519https://www.novacana.com/n/cana/safra/mais-usinas-trocam-acucar-etanol-brasil-trading-alvean-150519

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    14

    A VEZ DO ETANOL ANIDROCom o mix pendendo um pouco mais para o açúcar e o consequente aumento na produção da commodity, a estimativa média é de menos etanol na safra 2019/20. Na comparação com a temporada anterior, espera-se uma queda de 6,17%, com a produção total passando de 30,95 bilhões para 29,04 bilhões de litros.

    Etanol totalEstimativas para o volume que as usinas do Centro-Sul produzirão na safra 2019/20(em bilhões de litros)

    * Fonte: Unica

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    15

    A trading SCA foi a responsável pela menor estimativa para o biocombustível dentre as 18 empresas pesquisadas, com 27,32 milhões de litros. O valor representaria uma queda de 9% entre a safra passada e esta, justamente devido ao maior direcionamento da matéria-prima para o açúcar.

    Por outro lado, o analista Maurício Muruci, da Safras & Mercado, defende um forte crescimento na produção de etanol, sobretudo o hidratado, devido à demanda elevada e aos preços, que devem continuar sendo competitivos, em função dos aumentos da gasolina. Assim, ele chegou à projeção de 33 bilhões de litros de biocombustível, 6,62% acima do resultado anterior e 13,63% acima da média das estimativas para 2019/20.

    Em relação à divisão dos tipos de etanol, a média das estimativas das consultorias aponta uma redução para o hidratado e um aumento para o anidro. Na comparação com a temporada 2018/19, a variação é de -9,09% e 2,81%, respectivamente.

    A INTL FCStone, cujas estimativas de produção de hidratado e anidro estão na média das nove companhias pesquisadas, detalha essa visão. Em relatório, o analista de mercado João Paulo Botelho indica que a consultoria espera um recuo de 7% na produção de hidratado e um avanço de 5% na de anidro até o fim desta temporada.

    Etanol totalEstimativas para o volume que as usinas do Centro-Sul produzirão na safra 2019/20(em bilhões de litros)

    * Fonte: Unica

    https://www.novacana.com/n/cana/safra/sca-producao-etanol-9-menor-centro-sul-2019-20-050419https://www.novacana.com/n/cana/safra/sca-producao-etanol-9-menor-centro-sul-2019-20-050419

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    16

    Empresas que participam da NovaCana Ethanol Conference

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    17

    ATR por toneladaEstimativa para o volume de Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana na safra 2019/20(em quilogramas por tonelada)

    * Fonte: Unica

    QUALIDADE COM POUCA VARIAÇÃOOutros dois indicadores que tendem a cair na safra 2019/20 são os de açúcar total recuperável (ATR), seja por tonelada ou o volume total.

    Em relação ao primeiro, todas as consultorias, exceto a Agroconsult e a Conab, esperam uma queda na comparação com a temporada anterior, quando o indicador chegou a 137,87 quilogramas por tonelada. A Archer, por exemplo, estima que o resultado seja de 136,95 kg/t, devido ao aumento da idade média do canavial e à falta de tratos culturais.

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    18

    A Copersucar espera um número ainda menor, entre 135 a 136 kg/t de cana em 2019/20 – desde que o clima seja de normalidade ao longo da safra. Junto à da Job Economia, essa é a segunda menor estimativa para o dado. A previsão das chuvas, como visto anteriormente, tem grande influência nesse indicador.

    É exatamente o clima que fez com que o Tempocampo chegasse ao menor número do levantamento: 129,81 kg/t. Comparando com a safra passada, tanto o cenário otimista quanto o pessimista sugeridos pelo sistema serão de queda, considerando as perdas nos canaviais de regiões-chave do Centro-Sul.

    Por sua vez, a Agroconsult estima um resultado de 140,9 kg/t em 2019/20. “Os índices de vegetação acumulados estão acima dos observados no ano passado, indicando um maior crescimento dos canaviais”, aponta, argumentando que eles foram beneficiados pelas chuvas recentes.

    “O volume de chuvas está acima da média histórica em praticamente todas as regiões que compõem o Centro-Sul (exceto SP), apesar do veranico observado entre dezembro e janeiro”, detalha a consultoria. Como a previsão é de continuidade das chuvas, pelo menos até abril, as expectativas para o ATR são altas, e as maiores do levantamento.

    Açúcar equivalenteEstimativa para o volume de Açúcar Total Recuperável (ATR) na safra 2019/20(em milhões de toneladas)

    * Fonte: Unica

    “Há coisas que pressionam a produtividade, que são o canavial envelhecido, a seca no verão, a redução de área e o potencial pior de ATR. Mas, empurrando para cima, temos as chuvas de março e abril e o atraso na moagem, que gera mais tonelada por hectare (posteriormente)”

    Luiz Carlos Corrêa Carvalho Canaplan

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    19

    Reserve sua vaga pelo site:

    ou pelo telefone e e-mail

    www.novacana.com/2019

    (41) 3022-1708

    [email protected]

    FAÇA PARTE DAS EMPRESAS QUE CONTRIBUEM PARA O

    DESENVOLVIMENTO DO MERCADO

    I N S C R E V A - S E

  • SAFRA 2019/2020: CANA-DE-AÇÚCAR

    20

    Diretor de redação: Julio Cesar Vedana | [email protected]

    Reportagem: Rafaella Coury | [email protected]

    Analista de dados: Thiago Nascimento

    Design:Bianca Rati

    Rua Francisco Juglair, 141 | Mossunguê | CEP: 81200-230 | Curitiba – PR | Telefone: 41 3022 1708

    w w w . n o v a c a n a . c o m

    O portal novaCana é um veículo de comunicação independente e de abrangência nacional. Exclusivamente digital, o novaCana é detentor da maior audiência entre todos os veículos do setor sucroenergético.

    Com a missão de desenvolver informações aprofundadas sobre o mercadode cana-de-açúcar e etanol, sem comprometer sua imparcialidade,diariamente publicamos conteúdo voltado aos assinantes, visando auxiliar no desenvolvimento do mercado brasileiro e na tomada de decisão.

    Nossas principais ferramentas são as análises, estudos e acompanhamentodos detalhes deste setor, responsáveis pela produção de reportagens críticas,analíticas e independentes.

    A reprodução deste conteúdo, na totalidade ou em parte, é permitida desde que citada a fonte.

    Quem Somos