1.5 niveis de psicopatia

4
1.5 Níveis Psicopatia Primária e Secundária  Blackburn (1998) desenvolveu uma interessante tipologia para os subtipos de psicopatas. Inicialmente fez uma distinção entre dois tipos de psicopatas, ambos compartilhando um alto grau de impulsividade: um Tipo Primário, caracterizado por uma adequada socialização e uma total falta de perturbaç ões emocionais, e um Tipo Secund ário, caracterizado pelo isolame nto social e traços neuróticos. Apesar de todas as variações tipológicas dos mais diversos autores, todos parecem estar de acordo nas características nucleares do conceito; impulsividade e falta de sentimentos de culpa ou arrependimento. 1 - Os Psicopatas Primários são caracterizados por traços impulsivos, agressivos, hostis, extrovertidos, são confiantes de si mesmos e apresentam baixos teores de ansiedade. Neste  grupo encontram-se, predominantemente, as pessoas narcisistas, histriónicas, e anti- sociais. Podem identificar-se com personalidades do mundo político. Os Psicopatas Primários têm convicções mais firmes para efetuar crimes violentos que os Psicopatas Secundários.Têm também mais excitação cortical e autonómica, e maior tendênciade  procura das sensações.  2 - Os Psicopatas Secundários são normalmente hostis, irresponsáveis, impulsivos, agressivos, socialmente ansiosos e isolados, mal-humorados e com baixa auto-estima. Aqui se encontram anti-sociais, evitativos, dependentes e paranóides. Podem identificar-se com líderes excêntricos de seitas, cultos e associações. Os seus crimes tendem a ser não  planeados e pensam pouco nas consequências estando direccionados para cometerem crimes menores como roubos. Sã o temperamen tais e agressivos, têm pro blemas em tolerar o aborrecimento procurando novas sensações. O seu estilo de vida pode levar á depressão e até ao suicídio. Estes psicopatas mostram mais a fúria diante da ameaça tanto física como verbal do que os psicopatas primários.  Mealey usa os termo psicopatia primária e secundária para diferenciar a psicopatia de origem biológica,psicopatia primária, da psicopatia que resulta da combinação de factores genéticos e influências ambientais-psicopatia secundária (Lykken prefere utilizar o termo de

Upload: erika-araujo

Post on 07-Apr-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

8/6/2019 1.5 niveis de psicopatia

http://slidepdf.com/reader/full/15-niveis-de-psicopatia 1/4

1.5 NíveisPsicopatia Primária e Secundária

B lackburn (1998) desenvolveu uma interessante tipologia para os subtipos de psicopatas.Inicialmente fez uma distinção entre dois tipos de psicopatas, ambos compartilhando um altograu de impulsividade: um Tipo Primário, caracterizado por uma adequada socialização e umatotal falta de perturbações emocionais, e um Tipo Secundário, caracterizado pelo isolamentosocial e traços neuróticos.Apesar de todas as variações tipológicas dos mais diversos autores, todos parecem estar deacordo nas características nucleares do conceito; impulsividade e falta de sentimentos deculpa ou arrependimento.

1 - Os Psicopatas Primários são caracterizados por traços impulsivos, agressivos, hostis,extrovertidos, são confiantes de si mesmos e apresentam baixos teores de ansiedade. Neste

grupo encontram-se, predominantemente, as pessoas narcisistas, histriónicas, e anti-sociais. Podem identificar-se com personalidades do mundo político. Os PsicopatasPrimários têm convicções mais firmes para efetuar crimes violentos que os PsicopatasSecundários.Têm também mais excitação cortical e autonómica, e maior tendênciade

procura das sensações.

2 - Os Psicopatas Secundários são normalmente hostis, irresponsáveis, impulsivos,agressivos, socialmente ansiosos e isolados, mal-humorados e com baixa auto-estima. Aqui seencontram anti-sociais, evitativos, dependentes e paranóides. Podem identificar-se comlíderes excêntricos de seitas, cultos e associações. Os seus crimes tendem a ser não

planeados e pensam pouco nas consequências estando direccionados para cometerem crimesmenores como roubos. São temperamentais e agressivos, têm problemas em tolerar oaborrecimento procurando novas sensações. O seu estilo de vida pode levar á depressão e atéao suicídio. Estes psicopatas mostram mais a fúria diante da ameaça tanto física como verbaldo que os psicopatas primários.

Mealey usa os termo psicopatia primária e secundária para diferenciar a psicopatia de origembiológica,psicopatia primária, da psicopatia que resulta da combinação de factores genéticose influências ambientais-psicopatia secundária (Lykken prefere utilizar o termo de

8/6/2019 1.5 niveis de psicopatia

http://slidepdf.com/reader/full/15-niveis-de-psicopatia 2/4

sociopatia).

Variações de Millon

Millon (1998) desenvolveu uma subtipologia dos psicopatas com maior interesse clínico que assubtipologias de blackburn. Millon deixa claro que existem elementos comuns a todos osgrupos: um marcado egocentrismo e um profundo desprezo pelos sentimentos e necessidadesalheias. Aqui se encontram sistematizadas as diferentes subtipologias:

Psicopata Carente de Princípios : Este tipo de psicopata apresenta-se frequentementeassociado às personalidades narcisistas e histéricas. Podem, contudo conseguir manter-se comêxito dentro dos limites da lei.Estes psicopatas exibem com arrogância um forte sentimento de autovalorização, indiferençapara com o bem estar dos outros e um estilo social continuamente fraudulento. Existe nelessempre a expectativa de explorar os outros (esse traço pode corresponder ao estilodominante dos Psicopatas Primário e Secundário de Blackburn).

O psicopata sem princípios tem uma consciência social bastante deficiente e mostra um forte

desejo de correr riscos, sem ter medo de enfrentar ameaças ou acções punitivas. Estãosempre à procura de novas sensações.

Estes psicopatas narcisistas funcionam como se não tivessem outro objetivo na vida, a nãoser explorar os outros para obter benefícios pessoais. São completamente carentes desentimentos de culpa e de consciência social e as suas relações duram enquanto acreditamter algo a ganhar.

Os Psicopatas Carentes de Princípios exibem uma total indiferença pela verdade, e se sãodescobertos ou desmascarados, podem continuar a demonstrar essamesma indiferença. Umade suas maiores habilidades é a facilidade que têm em influenciar as pessoas. Sem qualquersentimento de lealdade, juntamente com uma extrema competência em desempenhar todo otipo de papéis, os psicopatas normalmente ocultam as suas intenções debaixo de umaaparência de amabilidade e cortesia.

Psicopata Malévolo : São caracterizados por serem particularmente vingativos ehostis. Apresentam traços paranóicos na medida em que desconfiam exageradamente dosoutros e, antecipando traições e castigos, exercem uma crueldade fria e um intenso desejo devingança.

Suspeitam das boas intenções dos outros e adoptam uma atitude de ressentimento, dirigindoos seus impulsos vingativos, revelando-se muitos deles como assassinos ou serial killers.

É também curioso o facto que estes psicopatas são capazes de dar uma explicação racionalaos conceitos éticos,ou seja, são capazes de conhecer a diferença entre o que é certo eerrado, mas, não obstante, são incapazes de experimentar tais sentimentos. A noção ética fazcom que o Psicopata Malévolo defina melhor os limites de seus próprios interesses e não

perca o controle de suas acções. Este tipo de psicopata encontra-se entre os mais ameaçantese cruéis, sendo invariavelmente destrutivo, sem misericórdia e desumano, desfrutandodo prazer em proporcionar sofrimento às suas vítimas.

8/6/2019 1.5 niveis de psicopatia

http://slidepdf.com/reader/full/15-niveis-de-psicopatia 3/4

Psicopata Dissimulado : O comportamento destes psicopatas caracteriza-se por um fortedisfarce de amizade e sociabilidade. Apesar da sua agradável aparência, ocultam falta deconfiabilidade, tendências impulsivas e profundo ressentimento e mau humor para com osmembros de sua família e pessoas próximas.

O subtipo dissimulado costuma exibir entusiasmo de curta duração pelas coisas da vida,exibindo também comportamentos imaturos de contínua buscas de sensações. Seguindo ascaracterísticas básicas e comuns a todos os psicopatas, também tende a conspirar, mentir, aser calculista, desonesto e falso. Exibe também um engenhoso sistema de negações, sendoque as dificuldades interpessoais são racionalizadas e a culpa é sempre projectada sobreterceiros.

A contundente falsidade é a característica principal deste subtipo. Estes psicopatas agem compremeditação e falsidade em todas suas relações, fazendo tudo o que for necessário paraobter exactamente o que querem dos outros.

Quando são pressionadas ou confrontadas reagem de forma explosiva agressivaou vingativacalculista.

Psicopata Ambicioso: São motivados por um desejo deretribuição, tentando recompensarem-se através do roubo e destruição não se importandocom as violações que cometam à ordem social. Racionalizam os seus actos através da idéia deque nada fazem senão restaurar um equilíbrio alterado.

Para os Psicopatas Ambiciosos que estão somente ressentidos, mas que ainda têm controleminimamente crítico de seus atos, pequenas transgressões e algumas aquisições sãosuficientes para aplacar essas motivações. Mas para aqueles que têm estas característicaspsicopáticas mais desenvolvidas, somente a usurpação de bens e coisas alheias podem

8/6/2019 1.5 niveis de psicopatia

http://slidepdf.com/reader/full/15-niveis-de-psicopatia 4/4

satisfazê-los.

A maioria deles é totalmente centrada em si mesmos e nunca experimentam um estado decompleta satisfação, sentindo-se não realizados, vazios, desolados, independentemente doêxito que possam ter obtido. Independentemente de quaisquerconquistas, permanecemsempre ciumentos e invejosos, agressivos e ambiciosos, exibindo todas vezes que podem,posses e consumo ostentoso.

Psicopata Explosivo : Diferencia-se das outras variantes pela emergência súbita e imprevistade hostilidade. Estes psicopatas são caracterizados por uma fúria incontrolável e ataque aosoutros.

Desgostosos e frustrados na vida, estas pessoas perdem o controle e procuram vingança pelosalegados maus tratos a que foram precocemente submetidos. Em contraste com outrospsicopatas, não recorrem á falsa amabilidade e sociabilidade, pelo contrário, os seus ataquesexplodem incontrolavelmente, quase sempre, sem nenhuma provocação aparente.A sua fúriadesenfreada, distingue os psicopatas explosivos dos outros subtipos.