15 a 17 de setembro de 2015 - expo center norte - são...

5
Logística e estratégia Logística e planos governamentais Centros de armazenagem Cenários macroeconômicos para 2016-2018 Logística e segurança Logística e tributação Logística e eficiência operacional Logística, inovação big data e novas tecnologias 15 a 17 de Setembro de 2015 - Expo Center Norte - São Paulo Parte da programação oficial da Movimat Patrocínio

Upload: vunhi

Post on 02-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Logística e estratégia

Logística e planos governamentais

Centros de armazenagem

Cenários macroeconômicos para 2016-2018

Logística e segurança

Logística e tributação

Logística e eficiência operacional

Logística, inovação big data e novas tecnologias

15 a 17 de Setembro de 2015 - Expo Center Norte - São Paulo

Parte da programação oficial da Movimat

Patrocínio

2

XIX CONFERÊNCIA NACIONAL DE LOGÍSTICA (CNL)

15 DE SETEMBRO

8h30 CREDENCIAMENTO

9h00

APRESENTAÇÃO DA PESQUISA MUNDIAL SOBRE 3PL – EDIÇÃO 2016: UMA REVISÃO DO ESTADO DA TERCEIRIZAÇÃO EM LOGÍSTICAPalestrante Internacional:

Neil Collins – Global Sector Leader, Logistic & Transportation Services (Korn Ferry)

Comentarista do Painel: Edson Carillo – Edson Carillo – Presidente da Connexxion Brasil & Vice-Presidente de Marketing da ABRALOG

10h30 CAFÉ COM NEIL COLLINS

11h00

PLANOS GOVERNAMENTAIS E ANÁLISES DE MERCADO A LOGÍSTICA E OS CENÁRIOS MACROECONÔMICOS PARA 2016-2018

A logística é fundamental para as diversas etapas do processo produtivo. Articuladas pelas grandes corporações, tanto na escala local quanto mundial, essas fases vêm adquirindo uma unidade técnica planetária, provocada pela mundialização das normas e da internacionalização dos mercados. Portanto, fornecedores e usuários de um país com uma enorme extensão territorial como o Brasil, precisam estar cada vez mais atentos aos novos modelos de operações de modais, estabelecidos pelo plano governamental. Através da palavra oficial do governo federal entenda os preceitos e as ideias que definem as regras e as ações da atual gestão.

Objetivo do painel: Entender como os novos planos governamentais de incentivo e transformação da logística brasileira, impactarão o planejamento estratégico de usuários e fornecedores de soluções logísticas. Entender como envolvimento do setor privado podem impulsionar os projetos, visualizar a possibilidade de integrar consórcios e ser um dos agentes de mudança.

Palestrantes:

Antônio Carlos Rodrigues – Ministro de Estado dos Transportes

Francisco Nunes - Superintendente de Negócios em Logística de Carga da Infraero e Membro do Conselho da ABRALOG.

Jorge Luiz Macedo Bastos – Diretor Geral da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT)

Herlon Alves Brandão – Diretor do Departamento de Estatística e Apoio à Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC

Moderador:

Pedro Moreira – Presidente da ABRALOG

12h30

INTERVALO PARA VISITAÇÃO À FEIRA

14h30

LOGÍSTICA E ESTRATÉGIA COMPETITIVIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A LOGÍSTICA – UMA AULA

Conceituar estratégia e debater como a formatação e a execução de planos estratégicos inovadores e eficientes podem auxiliar os gestores envolvidos com serviços especializados de logística.

Estudo de caso 1 – André Prado – Diretor de Operações e Logística da Atlas e Membro do Conselho da ABRALOG

Estudo de Caso 2 - Oswaldo D´Ándrea - Gerente Sênior de S&OP, Planejamento e Logística Reversa da Heineken

Estudo de Caso 3 - Antonio Ayres - Professor da FGV

Moderador:

Altamiro Borges – Presidente da AB Group e Presidente do Conselho da ABRALOG

16h00

INTERVALO PARA O CAFÉ

16h30 às 18h00

LOGÍSTICA E EFICIÊNCIA OPERACIONAL COMO CATALISAR A OTIMIZAÇÃO DE CUSTOS E A EFICIÊNCIA OPERACIONAL DOS SISTEMAS LOGÍSTICOS

Rotas de transporte, distribuição de peso e integridade dos produtos são apenas alguns dos fatores a serem cuidados com minúcia e monitorados para que as operações logísticas alcancem o grau de excelência exigido. Entenda ainda mais e melhor sobre a sincronização dessas operações e confira, nesse painel, as mais novas e arrojadas ferramentas de otimização que irão enxugar e fortalecer o seu negócio.

Palestrantes:

Estudo de caso 1 – Gustavo Bonini – Gerente de Logística da Scania

Estudo de Caso 2 - Eduardo Araújo - Diretor Executivo de Logística Fedex

Moderador:

Celso Queiroz - Diretor Executivo da RC Sollis Investimentos e Vice Presidente de Operadores Logísticos da ABRALOG

PROGRAMAÇÃO** Programação preliminar, sujeita a alterações

3

XIX CONFERÊNCIA NACIONAL DE LOGÍSTICA (CNL)

16 DE SETEMBRO

08h45 às 12h00 CONTEÚDO ABIAF

08h45 BOAS VINDAS ABIAF E GCCALuiz Aires, Fabio Starace Fonseca e Richard Tracy

09h00 DISTRIBUIÇÃO URBANA DE FOOD SERVICEO segmento de refeições fora do lar tem apresentado um crescimento cada vez maior que as taxas de crescimento do varejo alimentício tradicional. Existem vários desafios encontrados na distribuição desses produtos a fim de garantir sua integridade até chegar ao consumidor final. Poderemos ter a visão sobre o funcionamento da distribuição de food service em grandes cidades, os desafios e as soluções.

Estudo de caso 1 – Francisco Moura – Vice-Presidente Sudeste Capitais da ABIAF e Diretor da Comfrio

10h00

INTERVALO PARA O CAFÉ

10h30 O CENÁRIO DE LATICÍNIOS BRASILEIRO E A CADEIA DO FRIOTratamentos térmicos, embalagens específicas, sistemas de transporte adequados e outras tecnologias permitem que os laticínios possam chegar ao consumidor em ótimas condições de consumo e armazenamento. Através da visão do Sr. Luiz Augusto da Danone, poderemos conhecer como é feita a captação, distribuição e venda desse produto de shelf life tão curto e quais as exigências necessárias para que a logística seja feita de forma eficiente garantindo a qualidade para o consumo.

Estudo de caso 1 – Luiz Augusto – Diretor Financeiro da Danone

11h15 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: FUNCIONAMENTO E SOLUÇÕES PARA A CADEIA DO FRIOEntenda a funcionalidade do uso da energia solar fotovoltaica na cadeia do frio, demonstrando os benefícios gerados com a utilização dessa tecnologia. Analise dos modelos de negócio, viabilidade técnica e financeira e informações sobre instalação e o monitoramento de geradores de energia solar fotovoltaica fazem parte desse painel.

Estudo de caso 1 – Niels Kleer – Diretor Comercial da EBES – Empresa Brasileira de Energia Solar

12h00

INTERVALO PARA VISITAÇÃO À FEIRA

13h30

LOGÍSTICA E SEGURANÇA - RASTREAMENTOAtualmente, o sistema de segurança pública do Brasil é um dos problemas mais graves do País e atinge diretamente às operações logísticas brasileiras. O intenso roubo de cargas gerou a necessidade de implantação de procedimentos diferenciados e novas tecnologias para proteger as mercadorias transportadas pelo País. Acompanhem, nesse painel, quais as alternativas encontradas e o que o governo tem feito para tentar amenizar ou sanar essa situação.

Objetivo: Expor e debater soluções e planos para incrementar segurança pública e privada que impactam nas operações dos transportadores de carga e gestores de armazéns.

Estudo de Caso 1 - Eduardo Calderon - Diretor de Logística da Gol Linhas Aéreas e Membro do Conselho da ABRALOG

Estudo de Caso 2 - Marcos Brunelli - Gestor do Trecho SP - CCR Nova Dutra

Estudo de Caso 3 – Temístocles Telmo Ferreira Araújo – Major e Chefe da Divisão Operacional do Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo

Moderador:

Manoel Sousa Lima Júnior - Presidente do SETCESP

15h00 INTERVALO PARA O CAFÉ

15h30 às 17h00

NOVAS FRONTEIRAS EM CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E PLATAFORMAS LOGÍSTICAS COMO ESTÍMULO A MULTIMODALIDADE CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM - UM NOVO MODELO PARA A REALIDADE BRASILEIRA

A gestão dos centros de distribuição no cenário de negócios atual é um assunto cada vez mais desafiador. A infraestrutura precária do Brasil, somada a sua grande imensa extensão territorial e aos aumentos do padrão e velocidades de consumo do País, exigem novos padrões logísticos que alavanquem ganhos operacionais e sustentem planos de crescimento das empresas. Apesar da atual crise econômica, tem-se investido na descentralização dos centros de distribuição, a chamada regionalização desses espaços. Os ganhos em capilaridade e velocidade das entregas são cada vez maiores. Confira nesse painel, essas e outras novas tendências de armazenagem e distribuição de produtos no Brasil.

Estudo de caso 1 - Fernanda Assuiti - Gerente de Desenvolvimento e Negócios da GLP – Global Logistic Properties

Estudo de caso 2 - Fabio Miranda – Diretor de Supply Chain da Melhoramentos Papéis

Estudo de caso 3 – Romulo Orrico – Professor Especialista em Transporte e Logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Moderador:

Vinicius Patel – Diretor de Logística da MTO Logística e Diretor de Multimodalidade da ABRALOG

4

XIX CONFERÊNCIA NACIONAL DE LOGÍSTICA (CNL)

17 DE SETEMBRO

9h00 EFICIÊNCIA TRIBUTÁRIA NA LOGÍSTICA INTEGRADA E A COMPETITIVIDADE OPERACIONAL E COMERCIALA complexidade do sistema tributário brasileiro, bem como as inúmeras obrigações a que as empresas estão sujeitas, muitas vezes funcionam como fatores impeditivos na eficiência das suas performances. Um quadro que obriga as empresas a buscarem soluções para o cumprimento de suas obrigações fiscais, bem como alternativas de redução de custos tributários na busca por mais competividade no mercado. Descubra novos caminhos que definem o sucesso nessa empreitada.

Estudo de caso 1 - Ramon Alcaraz - Diretor de Logística da Fadel Transportes e Membro do Conselho da ABRALOG

Estudo de caso 2 - Cristina Perotti – Gerente Tributária Nacional da Embraer

Estudo de caso 3 – Alessandro Dessimoni Vicente – Diretor Jurídico da ABRALOG

Moderação:

Euzébio Angelotti – Diretor de Auditoria Interna Corporativa da TAM e VP Administrativo Financeiro da ABRALOG

10h30

INTERVALO PARA O CAFÉ

11h00 INTERNET DAS COISAS E COMPETITIVIDADE EM SISTEMAS DE PRODUTOS A fusão do mundo físico com o digital já é uma realidade. A revolução causada pela hiperconexão dessas duas dimensões já interfere na rotina dos negócios de maneira irreversível. Cada vez mais itens estão conectados à rede mundial de computadores, através de novos dispositivos, data centers e nuvens.

Especialistas vislumbram que a presença da internet nos mais variados tipos de equipamentos deve gerar novas formas de conexão, otimização do tempo, melhorias consideráveis em infraestrutura, além da economia de recursos naturais e energéticos. Nesse painel, os especialistas irão destrinchar os temores causados pela Inteligência Artificial (IA), já capaz de simular a capacidade humana de racionar, perceber, tomar decisões e resolver problemas.

O desenvolvimento das ferramentas digitais já ultrapassou a taxa de inovações físicas, isso pode representar o colapso das estruturas tradicionais, no que diz respeito às operações logísticas? Qual será o futuro do seu negócio e da sua vida? De forma clara, lúcida, inteligente e original, a Conferência antecipará todas essas respostas aos seus participantes.

Palestrantes:

Estudo de caso 1 - José Vidal – Diretor Executivo do Instituto de Tecnologia de Software – IT

Estudo de caso 2 - Fabio Tagnin – Innovation Office da Intel do Brasil

Moderador

Gabriel Marão – Gestor do Fórum de Competitividade de IOT

12h30 INTERVALO PARA VISITAÇÃO À FEIRA

14h00 O IMPACTO DO E-COMMERCE NA LOGÍSTICA INTEGRADA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS.O aumento do comércio eletrônico no Brasil tem crescido vertiginosamente, mesmo diante do atual cenário de crise econômica. No âmbito logístico, este novo ramo tem alterado conceitos e modificado a cadeia de suprimentos (supply chain). Intermediários tradicionais têm sido substituídos e a relação entre clientes e fornecedores está se tornando cada vez mais estreita e dinâmica. Neste painel, entenda todo o processo e as consequências logísticas e macroeconômicas provocadas por esse fenômeno.

Palestrante:

Estudo de caso 1 - Maurício Salvador – Presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico

Estudo de caso 2 - José Furian – Vice-Presidente de Logística e Encomendas dos Correios

Estudo de Caso 3 - Eduardo Franceschett- Diretor de Novos Negócios da Axado

Moderador:

Sílvio Laban - Professor do Insper

15h30

INTERVALO PARA O CAFÉ

16h00 LOGÍSTICA, INOVAÇÃO, BIG DATA E NOVAS TECNOLOGIAS A Inovação como impulsionadora de lucratividade das operações

Gestão inteligente no setor de logística é uma necessidade, é questão de sobrevivência das operações que definem o ritmo de crescimento e desenvolvimento de um país. O fluxo intenso de cargas e a distribuição de mercadorias de forma satisfatória requerem investimentos precisos em inovação, que significa novas formas de administração que resultam em melhores serviços, maior credibilidade, reconhecimento de mercado e o consequente aumento da lucratividade. Renove suas convicções, conhecendo novas formas de tomadas de decisões que podem aumentar ainda mais o seu nível de competitividade no gigante mercado de logística. Para garantirem melhores performances e ganho de mais notoriedade no mercado, é imprescindível que as operações logísticas extraiam o proveito máximo das ferramentas tecnológicas.

Moderação:

Cesar Taurion – Litteris Consulting

Palestrantes:

Estudo de caso 1 - Fabiano Gadini Sthinger – Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Cislog – USP e Membro do Conselho da ABRALOG

Estudo de caso 2 - Marcelo Valadares - Suplly Chain Manager - J&J

Estudo de caso 3 – Paula Abe Saldanha – Channel Business Manager da Honeywell

17h30 ENCERRAMENTO Considerações Finais

Pedro Moreira - Presidente da ABRALOG

Apoio

Organização e Promoção:Parceiro de conteúdo

Realização

SINDICATO DOSDESPACHANTESADUANEIROSDE SÃO PAULO

ParceiroPatrocínio