140167127-seminario-aumont

2
09/04/13 Seminário Jaques Aumont – A Imagem – A parte do dispositivo Dispositivo corresponde a: os meios e técnicas de produção de imagem seu modo de circulação e de reprodução os lugares onde estão acessíveis os suportes que servem para difundi-las O determinado contexto simbólico. O dispositivo é a relação toda que depende do espaço onde a imagem está, do espaço que ela ocupa, o tempo que ela ocupa e o tempo que ela representa. A palavra o dispositivo se difere de suporte midiático, pois envolve as relações simbólicas do espectador para com a imagem. O dispositivo possui algumas partes: A dimensão espacial O espectador e a imagem ocupam espaços diferentes. A imagem é a representação de algo que está em outro lugar. Portanto, chama-se o espaço das imagens de espaço plástico. Componentes do espaço plástico: a composição (superfície – organização dos elementos) , luminosidade de cada região e contraste global, cores e seus contrastes, a matéria da imagem (inerente à técnica de sua composição – grão da fotografia, pincelada...) O espectador percebe tanto o espaço plástico da imagem quanto o espaço representado por ela. Possuímos um modo de visão que vai do tátil ao visual, mas ambos se referem ao plástico, à sensação dos objetos por meio da visão. O pictórico. O tamanho da imagem: determina como o espectador se relaciona com a imagem entre seu espaço e o espaço plástico. A imagem foi produzida em um determinado espaço e com suas próprias dimensões. Entretanto, ao serem reproduzidas, são redimensionadas e dão a impressão de que todas as imagens possuem um tamanha médio. P. 41 - O close: efeito estético específico do cinema que produz – o agigantamento do corpo humano (cabeça e busto), aproximação psíquica e íntima entre espectador e personagem (sentido de distância), reafirma a noção de plano como fragmento do filme (Eisenstein). Moldura: a imagem ocupa um espaço limitado e tem tamanho – portanto, não é ilimitada. E o limite físico, a borda da imagem, que interfere mais na produção e consumo das imagens. o Dois tipos: moldura limite = limite de uma fotografia sem uma moldura física. o Moldura objeto = uma borda (de madeira...) física que limita a imagem. o A moldura dá foco ao espectador e valoriza a imagem em detrimento do entorno (função visual). o Possui função simbólica pois indica valor econômico (em alguns casos) e delimita a imagem algumas vezes, interferindo no campo visual daquela imagem.

Upload: fernanda-engel

Post on 20-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

historia

TRANSCRIPT

Page 1: 140167127-Seminario-AUMONT

09/04/13

Seminário Jaques Aumont – A Imagem – A parte do dispositivo

Dispositivo corresponde a: os meios e técnicas de produção de imagem seu modo de circulação e de reprodução os lugares onde estão acessíveis os suportes que servem para difundi-las

O

determinado contexto simbólico. O dispositivo é a relação toda que depende do espaço onde a imagem está, do espaço que ela ocupa, o tempo que ela ocupa e o tempo que ela representa. A palavra o dispositivo se difere de suporte midiático, pois envolve as relações simbólicas do espectador para com a imagem. O dispositivo possui algumas partes: A dimensão espacial O espectador e a imagem ocupam espaços diferentes. A imagem é a representação de algo que está em outro lugar. Portanto, chama-se o espaço das imagens de espaço plástico. Componentes do espaço plástico: a composição (superfície – organização dos

elementos) , luminosidade de cada região e contraste global, cores e seus contrastes, a matéria da imagem (inerente à técnica de sua composição – grão da fotografia, pincelada...)

O espectador percebe tanto o espaço plástico da imagem quanto o espaço representado por ela.

Possuímos um modo de visão que vai do tátil ao visual, mas ambos se referem ao plástico, à sensação dos objetos por meio da visão. O pictórico.

O tamanho da imagem: determina como o espectador se relaciona com a imagem entre seu espaço e o espaço plástico. A imagem foi produzida em um determinado espaço e com suas próprias dimensões. Entretanto, ao serem reproduzidas, são redimensionadas e dão a impressão de que todas as imagens possuem um tamanha médio.

P. 41 - O close: efeito estético específico do cinema que produz – o agigantamento do corpo humano (cabeça e busto), aproximação psíquica e íntima entre espectador e personagem (sentido de distância), reafirma a noção de plano como fragmento do filme (Eisenstein).

Moldura: a imagem ocupa um espaço limitado e tem tamanho – portanto, não é ilimitada. E o limite físico, a borda da imagem, que interfere mais na produção e consumo das imagens.

o Dois tipos: moldura limite = limite de uma fotografia sem uma moldura física. o Moldura objeto = uma borda (de madeira...) física que limita a imagem. o A moldura dá foco ao espectador e valoriza a imagem em detrimento do

entorno (função visual). o Possui função simbólica pois indica valor econômico (em alguns casos) e

delimita a imagem algumas vezes, interferindo no campo visual daquela imagem.

Page 2: 140167127-Seminario-AUMONT

o Possui função representativa e narrativa, uma vez que indica um mundo à parte, uma janela para algo (no caso, a imagem).

o Possui função retórica, pois em alguns casos, implica um discurso quase autônomo.

Centramento e Descentramento: há centro co, "centro de gravidade" visual, centros secundários da composição -narrativos. “A interessante e funciona bem se alguma coisa nela estiver descentrada (e puder, portanto, ser imaginariamente confrontada com o centro absoluto mas inquieto que somos nós, espectadores)”. P.150 – Está relacionado com a composição na imagem. Há a tendência ao descentramento como forma de composição interessante (relacionamos com a regra dos terços).

Enquadramento e ponto de vista. Nestes, está inserido o conceito de pirâmide visual, que é, “ objeto olhado por base” (p.152) – indica que a visão é limitada, assim como a representação do que vemos. Serviu para o desenvolvimento da “per ”.

o “ ” (p.153) o Enquadramento: “contém determinado campo visto sob determinado ângulo

e com determinados limites exatos” ( .153). Consiste na moldura móvel do cinema e depende da proximidade da

câmera para com o objeto. “ azer deslizar sobre o mundo uma pirâmide

visual imaginária” ( .154). “Centramento/ Descentramento permanente, de criação de centros

visuais, de equilíbrio entre diversos centros, sob a direção de um "centro absoluto", o cume da pirâmide, o Olho” ( .154).

Está relacionado com a composição, uma vez se se constrói em torno do valor da informação (documental) e composição geométrica.

o Ponto de vista: “um local, ” (p. 156). Implica sentidos conotativos de opinião, modo de pensar sobre algo. O ponto de visto indica o engajamento do produtor, do personagem ou mesmo, influencia a forma de ver do espectador. O enquadramento é a materialização do ponto de vista.

A dimensão temporal do dispositivo

-temporalizadas As imagens temporalizadas