136562589 manual siemens simatic step 7 programador

81
Manual Siemens SIMATIC STEP 7 programador Este manual é uma coleção de súmulas programação, notas, ajuda, cábulas e tudo o que pode ajudá-lo (ea mim) um programa de PLC Siemens. Se você tem experiência com a Siemens, por favor contribuir . Website Links Rápidos Siemens Esta é uma lista de tutoriais e manuais encontrados no site da automação da Siemens, que irá ajudar a começar no SIMATIC software Step 7 para S7-300 e S7-400 sistemas. De uma perspectiva de novos usuários eu só ouvi comentários depreciativos sobre encontrar a informação certa no site da Siemens. Eu tenho que concordar. Sua sobrecarga de informação no seu melhor. Há um monte de coisas diferentes lá jogado juntos e encontrados em pontos diferentes com endereços de URL muito longa para aumentar a confusão. Não tenho medo. Estamos aqui para ajudar. Então, vamos olhar para o essencial para sua viagem. O software se você não tem ainda Conseguir um sentido para a linha de produtos Onde começar com os manuais Material de treinamento on-line Transferíveis tutoriais em Flash É claro que o melhor tipo de treinamento é as mãos no tipo, mas se isso não é uma opção, então você vai precisar para começar a cavar dentro Quem tem o software?

Upload: glauco-santiago

Post on 06-Sep-2015

126 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

dfhf

TRANSCRIPT

  • Manual Siemens SIMATIC STEP 7 programador

    Este manual uma coleo de smulas programao, notas, ajuda, cbulas e tudo o que pode ajud-lo (ea mim) um programa de PLC Siemens.

    Se voc tem experincia com a Siemens, por favor contribuir .

    Website Links Rpidos SiemensEsta uma lista de tutoriais e manuais encontrados no site da automao da Siemens, que ir ajudar a comear no SIMATIC software Step 7 para S7-300 e S7-400 sistemas. De uma perspectiva de novos usurios eu s ouvi comentrios depreciativos sobre encontrar a informao certa no site da Siemens. Eu tenho que concordar. Sua sobrecarga de informao no seu melhor. H um monte de coisas diferentes l jogado juntos e encontrados em pontos diferentes com endereos de URL muito longa para aumentar a confuso.

    No tenho medo. Estamos aqui para ajudar. Ento, vamos olhar para o essencial para sua viagem.

    O software se voc no tem ainda Conseguir um sentido para a linha de produtos Onde comear com os manuais Material de treinamento on-line Transferveis tutoriais em Flash

    claro que o melhor tipo de treinamento as mos no tipo, mas se isso no uma opo, ento voc vai precisar para comear a cavar dentro

    Quem tem o software?

  • Se voc est apenas aprendendo e no pode facilmente obter o software, existem duas opes.

    1. Pea o CD demo que lhe dar um perodo de teste gratuito de 30 dias. 2. Baixar uma cpia de trabalho livre de Passo 7 Lite . Existem diferenas

    entre a verso regular do Passo 7 e 7 Passo Lite, mas para fins de aprendizagem que voc pode ir ao longo caminho com a verso Lite grtis.

    First Things First

    A primeira coisa que eu gostaria de fazer com um produto novo obter uma viso geral de tudo. Habituar-se a nmeros de pea e agrupamentos de produtos podem percorrer um longo caminho com o seu nvel de conforto. A melhor coisa para isso o catlogo de vendas (ST 70 - 2005). Voc tambm pode solicitar uma cpia impressa.

    Por onde comear? Manuais, manuais, em toda parte!

    Depois de instalar o software Step 7, haver um diretrio sob a pasta SIMATIC chamado de Documentao, que inclui os manuais mais importantes. Cpias impressas podem ser encomendadas com o nmero de 6ES7810-4CA08-8BW1. Aqui est como eu digeri-los.

    1. Trabalhando com STEP 7 - Esta uma introduo bsica para a Etapa 7, que caminha atravs de um exemplo de motores controladores. Enquanto no o quadro completo que faz facilitar-lhe muito bem na curva de aprendizado do software Step 7.

    2. Programao com manual PASSO 7 - Aqui est o mais completo manual para a interface de programao que tambm a mesma que a ajuda on-line acessado por pressionar a tecla F1.

    3. Hardware Configurao e Conexes de Comunicao STEP 7 Manual - Tudo a ver com o hardware Configurator.

    4. Lista de declarao , Ladder , e funo de bloqueio Manuais de Referncia Diagrama - Estes manuais contm tanto o guia do usurio ea descrio de referncia da linguagem de programao ou tipo de representao. Voc s exigem um tipo de linguagem de programao de um S7-300/S7-400, mas voc pode misturar as lnguas dentro de um projeto, se necessrio. Se voc est mais confortvel com a Lgica Ladder ou funo Bloco Diagrama ento comear por a, mas mais cedo ou mais tarde voc vai ter que se familiarizar com a lista de declaraes.

  • 5. Software de Sistema para S7-300 e S7-400 Sistema e Manual de Referncia Padro Funes - O CPUs S7 tm funes sistema integrado e blocos de organizao includos com seu sistema operacional, o que voc pode usar durante a programao. Este manual fornece uma viso geral das funes do sistema, os blocos de organizao e carregveis funes normais disponveis em S7, e descries detalhadas de interface para seu uso em seus programas.

    Material de Treinamento

    H ouro em que o site se voc apenas fazer uma pequena pesquisa! Se voc est tendo um movimento difcil, com os manuais, ento voc definitivamente deve fazer o download do material de treinamento. No h capturas de tela muito mais e at mesmo uma imagem de um cara careca gorducho para apontar as coisas para voc. O que mais voc poderia querer?

    Tutoriais em Flash

    Se voc no do tipo manual (e mesmo se voc ) verificar as Siemens Passo 7 tutoriais em Flash . Estes so muito profissionalmente com um narrador bom som para lev-lo atravs de todos os fundamentos do software Step 7 e hardware.

    Qual o prximo?

    De todos os lugares comeam a cavar por mais informao que eu encontrar o apoio seo melhor, especialmente se voc tem um nmero de pea ou uma palavra-chave que voc pode pesquisar. Ao clicar no link Suporte ao produto trar uma rvore, no lado esquerdo, que pode ser expandida at o produto de sua afeio. Boa sorte e de caa feliz.

  • Reviso da Siemens SIMATIC STEP 7 Lite Software de Programao

  • gosto Great. Menos filling. ?

    Quando se ouve as palavras Lite ? e software que voc tende a pensar de software that s no realmente utilizvel. Dependendo das suas necessidades isto pode no ser o caso com o pacote PASSO Siemens Lite 7. Os quatro grandes limitaes no passo 7 versos Lite o mais avanado STEP 7 pacote so:

    1. Suporte limitado para o SIMATIC S7-300 PLC, o C7 tudo-em-um PLC e HMI, as CPUs e inteligente da ET200 famlia de E / S distribudas. Assim, nenhuma programao para o S7-200 ou S7-400 PLC da srie.

    2. Sem rede alguma. Remote I / O prateleiras (mdulos IM) so suportados mas there s nada para Profibus DP, mesmo se voc tiver uma porta DP no seu CPU.

    3. No h suporte para multi-projetos ou integrao HMI.4. No processadores de comunicao (CP) ou mdulos de

    funo (FM) suportadas.

    Se you re interessado em mais detalhes em seguida, consulte nossa tabela de diferenas entre o passo 7 pacotes de programas . Ento, h muito algumas limitaes importantes com o software Passo Lite 7, que pode terminar a sua leitura ainda mais desta reviso.

    Por outro lado, a disponibilidade atual de um download gratuito do SIMATIC STEP 7 Lite software torna muito tentador dar uma olhada. Se o seu uso apenas de PLCs Siemens so um S7-300, C7 ou ET200 em uma aplicao independente, sem necessidades especiais (CP ou FM), ento eu poderia recomendo o pacote Lite. Ele tem o mesmo nvel de funcionalidade de programao como a etapa

  • regular 7 pacotes alm de algumas melhorias na interface bacana para tornar mais fcil para os olhos e no crebro. possvel (embora no seja fcil) para converter qualquer software criado no passo 7 Lite para a etapa 7 e vice-versa, tendo em mente as limitaes da verso Lite. Uma vez que os pacotes de suportar uma srie de semelhanas, tambm ser fcil para o aluno a transferir qualquer aprendizagem sobre o pacote Lite at o passo 7.

    Primeiras impresses

    Para um usurio normal do software STEP 7, a primeira coisa a notar que no h SIMATIC Manager. That s porque a verso Lite doesn t suporte multi-projetos ou de rede. O STEP 7 software Lite abre at a tela do editor.

    O objetivo geral do pacote Lite foi para tornar a interface mais fcil para os novos usurios. Eu acho que they que fiz enquanto torna mais amigvel para todos os envolvidos. Os grficos adicionais e cores so uma adio bem-vinda. Outro recurso interessante a amigvel ajuda suspensa estendida sobre os menus e cones onde clicando sobre a ponta da ferramenta expande-o em texto mais ajuda.Na mesma nota a todos os pop-se dilogos so mais claras, ento o seu STEP 7 contrapartida.

  • Uma das principais diferenas pode ser visto na janela do lado esquerdo. Praticamente tudo o programador precisa para manter o projeto bem organizado aqui. There s mesmo uma tachinha conveniente para fix-lo ou torn-lo automaticamente deslizar para dentro e para fora quando necessrio.

    No lado direito a estrutura velha rvore familiar de comandos e blocos. It s faltando a janela de ajuda pouco rpido de referncia sobre o fundo, que foi substitudo por apenas passando o mouse sobre o comando para obter uma melhor ttulo (a tecla F1 funciona da mesma tambm). O FC e blocos FB foram transferidos daqui para um lugar mais lgico na janela do projeto no lado esquerdo.

    A barra do lado esquerdo "Viso geral da CPU e janela de projeto

    A parte superior apresenta uma caixa de CPU com fcil acesso aos controles, diagnsticos (Ctrl + D) e configurao da CPU. That s no algo que eu sinto necessrio estar l o tempo todo para que eu minimizado. Pena there s nenhuma maneira aparente apenas se livrar de tudo isso junto.

    A janela do projeto abaixo grande. Everything s aqui de hardware para documentao. Algo que simplesmente me emocionou o abas abaixo que separam as verses offline e online do programa. No regular software STEP 7 muitas vezes h uma confuso entre quando voc estiver offline ou online. PASSO 7 Lite minimiza confuso que tambm forneceu os esquemas de cores claramente diferenciados para quando voc tem uma linha de bloco aberto. E se isso wasn t de tudo, os smbolos ao lado do hardware e cada bloco imediatamente dizer que as diferenas entre as verses online e offline do seu programa. Voc pode apenas passar o mouse sobre o smbolo para obter mais detalhes.

    It s tambm ter todos os blocos claramente codificados por cores e muito bem dispostos. Voc pode arrastar e soltar em seguida, em qualquer lugar da

    lista. There s ainda um novo recurso de Category ? que simplesmente uma etiqueta organizacional inserido entre os blocos. Nesta tela I ve inserido na categoria Engine Data ? e Special Data ?. Isso pode ser realmente til para logicamente agrupar blocos em projetos maiores.

  • Eu tambm gosto da nova forma de criao de blocos. A partir do menu suspenso, selecione Insert | Bloco | e esta caixa de dilogo bacana aparece com todas as selees sobre ele. Mesmo a seleo OB tem uma gota abaixo caixa agradvel de todos os OBs disponvel com seu nome simblico.

    O Gerenciador de Hardware

    A maior mudana de todas o gerente de hardware revisto. O layout grande e de se esperar, sem a necessidade de levar em considerao a rede. Basta arrastar e soltar o seu hardware sobre a imagem e voc vai longe. There s mesmo uma funcionalidade de comparao de bom hardware mostrando claramente as diferenas entre as configuraes off-line e on-line.

    O Editor

    Grande parte do editor como sua irm mais velha STEP 7. Uma parte notvel that s missing em action ? a vista de detalhe que d acesso rpido a informaes, referncia cruzada, informaes de endereo, etc Uma parte que eu gosto uma ligeira reformulao da tabela declarao. Em vez da rvore

  • como a estrutura it s uma tabela simples com uma coluna indicando sua declarao. Isso significa que no ter que cavar atravs da rvore s para ver todas as variveis de declarao.

    Concluso

    Outros ento o que WEA ve tudo listado pronto no h outras diferenas importantes. A tabela de smbolos, monitor / modificar (aka IVA), e os dados de referncia so todos muito semelhantes para a etapa 7. No geral, se voc pode viver com as limitaes, o STEP 7 verso Lite um pacote pequeno grande. Espero que algumas das melhores implementaes vai encontrar l caminho para o software STEP 7.

    PS ressalva Um pouco que ele ficava travando no meu bastante o Windows XP muito robusto computador de casa. Salvar muitas vezes, arrgh!

  • Passo 7 Conexo, download e uploadEssas so as diretrizes gerais para a conexo, download e upload de um S7-300 ou S7-400 PLC . Os seguintes procedimentos foram criados usando Siemens SIMATIC STEP 7 verso 5.4 do software.

    Para comear, abra o Gerenciador de SIMATIC.

    Agora siga os links abaixo.

    Ligar para o PLC S7Os Cabos de Programao

    Existem trs grandes tipos de cabos de programao:

    1. O carto CP5512 em um slot PCMCIA.

    2. O adaptador PC usando uma conexo serial ou USB

  • 3. Um cabo Ethernet

    O carto CP5512 eo adaptador PC pode se comunicar em qualquer um MPI ou porta PROFIBUS. Note-se que rotulado como PROFIBUS DP sobre as portas de conexo Siemens. Estes cabos podem piggyback em conectores existentes. Esteja ciente de que o adaptador de PC obtm sua energia para o trabalho a partir da porta de conexo para verificar a energia LED para uma operao adequada. O carto CP5512 tira sua energia do computador.

    Para Ethernet (TCP / IP) utilizam um cabo Ethernet padro a partir do computador para a CPU , com uma porta Ethernet, um mdulo de 343/443 ou a uma rede CP mudar tudo pronto ligado ao PLC de rede.

    Comunicaes Verificao

    Com o cabo de programao conectado, voc pode verificar o funcionamento adequado clicando no cone Nodes Acessvel.

  • Se a comunicao for bem sucedido, voc ver uma janela pop-up semelhante ao abaixo. Se sim, ento fechar a janela Nodes Acessvel e proceder ao download ou upload seo.

    Se a comunicao falhar, voc receber uma mensagem como abaixo.

    Isso indica que o cabo no est na porta direita do computador ou o cabo no est conectado corretamente.

    Definir a interface PG / PC

    Para iniciar a comunicao com o PLC ter de coincidir com a "Interface PG" definio com o cabo de programao e protocolo. Para fazer isso, selecione o menu Opes> Definir interface PG / PC .

  • A caixa de dilogo seguinte ir abrir mostrando todas as diferentes interfaces (drivers de comunicao, por exemplo).

  • Cada cabo tem sua prpria interface. Para selecionar a interface Ethernet TCP / IP para a placa de rede de computadores. Tenha cuidado para no selecionar a conexo Ethernet sem fio.

    Para faz-lo funcionar rapidamente melhor para selecionar a interface com a designao automtica. Isto ir descobrir as configuraes de trabalho e us-los automaticamente.

    Para o adaptador de PC clique no boto Propriedades e certifique-se da Estao Parmetros Endereo um endereo de rede exclusivo. Ele no deve entrar em conflito com PLC existente e dispositivos escravos na rede. Alm disso, verifique na guia Conexo Local e certifique-se de seleo de conexo corresponde porta o cabo est conectado em.

    Uma vez que a interface apropriada selecionada e as propriedades so definidas em seguida, clique em OK e use a janela Nodes Acessvel para verificar a comunicao bem-sucedida. Ele deve funcionar. Se no verifique a conexo e cabo. Com os cabos do adaptador CP5512 e PC, voc deve usar a porta MPI, pois esta a conexo padro para a Siemens.

  • Se isso no funcionar, ento eu no sei o que te dizer.

    DownloadPrimeiro, a fim de permitir que os comandos do menu de download, voc deve selecionar o Bloco de pasta na estao do projeto que voc deseja baixar.

    Existem trs mtodos de download.

    1. Download parcial de blocos selecionados2. Download completo de todos os blocos e dados do sistema3. Conclua excluso de linha PLC blocos e depois o download de todos os

    blocos e dados do sistema

    Descarregar parcial

    Downloads parciais so usados em projetos existentes, onde apenas um ou mais blocos sero baixados. Para executar este tipo de download selecione o bloco (s) que deseja baixar e selecione o PLC> item de menu Download ou no boto de download .

  • Mantendo a tecla Ctrl ou a tecla Shift permite que mais de um bloco a ser selecionado por vez. Tenha cuidado, porm, como a ordem de download ir ocorrer na ordem em que os blocos foram selecionadas. Isso pode significar que um erro ocorrer se um bloco chamado antes de ser transferido.

    A CPU ter de ser no modo de parada antes de baixar o Sistema Bloco de Dados (SDB), pois esta equivalente a um download de configurao de hardware. Isso geralmente no necessrio em um PLC que tem tudo pronto teve seu hardware configurado. Se voc fizer o download dos dados do sistema, as seguintes mensagens ir pedir-lhe atravs das transies.

  • Se o processador est no modo Run, ento voc ser solicitado a parar o CPU. O software far o Run to Stop transio, quando voc clica em OK.

    Depois de baixar o SDB voc ser solicitado a executar o CPU novamente.

    Clicando Yes automaticamente voltar a colocar o CPU em modo de execuo.

    Full Download

    Para baixar todos os blocos de uma s vez verifique se voc est na pasta e selecione Bloquear as Editar> Selecionar tudo item de menu. Clique no cone de download . Voc ser solicitado a substituir os blocos existentes e, se voc quiser carregar os dados do sistema (ver acima).

    Limpar a memria da CPU e depois download

    Os mtodos de download parcial e total acima ir substituir blocos existentes, mas no ser todos os blocos de memria. A fim de eliminar completamente o programa existente na CPU e baixar um novo projeto, selecione a pasta Blocos e depois usar o PLC> Programa do Usurio Download para memria item de menu Carto.

  • A caixa de dilogo seguinte aparecer solicitando que voc sobre a supresso de todos os blocos e os dados do projeto no PLC. Clique Sim para executar a operao.

    Aps isso, siga o procedimento de download normal.

    UploadExistem dois mtodos para upload. A primeira quando voc tem o projeto original e voc quer preservar os smbolos e comentrios. O segundo mtodo, quando voc no tem o projeto original, vai carregar tudo, desde a CPU , mas no ter qualquer documentao associada (isto , smbolos e comentrios).

    Upload para um projeto existente

    Com o projeto aberto existente, selecione Exibir> item de menu Online.

  • Isto o mesmo que o boto Online na barra de cones.

    Isto ir abrir outra janela chamada Parceiro Online. Ela mostra os blocos existentes no interior da CPU. A verso on-line indicado pela barra de ttulo realada.

  • H uma conexo entre as duas verses para que o upload do parceiro on-line faz questo de preservar todos os smbolos e comentrios. Tenha cuidado. Aps o upload, certifique-se de fechar o parceiro on-line e fazer todo o trabalho a partir da verso offline.

    Para carregar blocos individuais, selecione-os na viso Online e escolher o PLC > Publique a PG item de menu. Para uma completa upload, selecione o Bloco de pasta e fazer o mesmo.

  • Carregar sem um projeto existente

    Siga estes passos quando voc no tem o projeto original, mas que desejam fazer o upload do programa para fins de backup. Com um projeto aberto existente ou um novo projeto em branco selecione oPLC> Estao Enviar a PGA | seleo de menu.

    Na tela seguinte, preencha o slot da CPU est em (este sempre 2 para S7-300) e o endereo do n da porta de comunicao sobre a CPU. No caso abaixo, estamos falando de uma CPU mais MPI com endereo de n 10.

  • Aps clicar em OK, todo o contedo do PLC, incluindo todos os blocos e configurao de hardware ser carregado em uma nova estao no projeto.

  • Enquanto esse projeto no contm nenhuma documentao, que pode ser usado como um backup para baixar mais tarde, se necessrio.

    Passo 7 Lite, Passo 7 e Step 7 diferenas profissionais

    PASSO 7 Lite STEP 7PASSO 7

    Professional

    Configurando

    PLCs S7-300/C7 S7-300 / S7-400 / C7 / WinAC

    Mdulos Digital, E / S analgica, MFI centralizado apenas

    Digital, E / S analgica, IFM, FM, CPcentralizada e distribuda (DP)

    Rede / comunicaes No

    Time-driven, a transmisso cclica de dados entre os componentes de

    automao; MPI, PROFIBUS ou Ethernet Industrial

    E / S distribuda No Sim

    A configurao de alarme (display-> HMI) No Sim

    Leitura / gravao de / para o MMC Sim, em apenas CPU

    Sim, em CPU e direto sobre PG / PC(atualizao do PLC sistema operacional

    possvel)

    Import / Export Programa, smbolos Programa, smbolos, configurao de hardware

  • Funo de documentao Includo

    Includo - S7-DocPro opo para compatvel com o padro de

    documentao do projeto de S7

    Multi-lngua de documentao de projetos Sim Sim

    Multi-usurio de engenharia No Sim

    Programao

    Idiomas LAD / FBD / STL LAD / FBD / STL e STL fontes

    Como Passo 7 + S7-Graph

    (sequenciador) / S7-SCL (linguagem de alto nvel textual)

    Estruturada / programao simblica Sim / Sim Sim / Sim

    Verifique / estabelecer consistncia programa

    Sim / Sim Sim / Sim

    Bibliotecas padro do usurio / bibliotecas Sim / No Sim / Sim

    Funes online

    Acesso on-line MPI MPI, Profibus, Opo: Ethernet Industrial

    Funes de teste Monitor, controle, fora Monitor, controle, fora, nica etapa (depurao)

    Funo de comparao offline / online

    Programa, configurao de hardware Programa

  • Diagnstico Diagnstico do sistemaDiagnstico do sistema, r elatrio falha do sistema, diagnsticos de processos

    integrados de falha no S7-Graph

    Pacotes opcionais

    Opcionais linguagens de programao Nenhum

    S7-Graph, S7-SCL, S7-

    HiGraph, CFCS7-HiGraph, CFC

    Opes para documentao, simulao, diagnsticos e manuteno remota

    S7-PLCSIM, S7-Teleservice

    S7-PLCSIM, S7-Teleservice, S7-

    DocPro, S7-Pdiag

    S7-Teleservice, S7-DocPro, S7-Pdiag(S7-PLCSIM est

    tudo pronto includo no pacote)

    O caso do SIMATIC STEP 7 Falta de Documentao

    "Ns tivemos a documentao de uma vez."

    Isso soa familiar? Voc de repente se as alteraes que foram feitas no PLC , mas no no programa offline? Ningum sabe o que aconteceu.

    Infelizmente, este um fenmeno muito comum com o SIMATIC STEP 7 da Siemens software. Os problemas decorrem da flexibilidade do software, tanto para download e edio do programa online.Se a pessoa no est familiarizado com o software muito fcil ficar confuso se as mudanas esto sendo feitas no computador ou no controlador.

    Como resolver esse problema? Vamos em primeiro lugar comentrio alguns terminologia bsica. Depois disso, um passo a passo quando as melhores prticas de programas de edio. Por fim, vamos destacar as armadilhas e os indicadores que indicam se voc est online ou offline. Este procedimento aplica-se a verso SIMATIC Step 7 5.4.

    Terminologia

  • Programa desligada - O programa que so armazenados no disco rgido do computador. Este ir conter a documentao. muito importante manter uma cpia pura do programa offline como a documentao associada no armazenada no PLC.

    Programa on-line - Este o programa residente no PLC.

    Baixar - O ato de tomar o programa offline no computador e fazer o download para o PLC.

    Carregar - Levando o programa no PLC e trazendo-o para o computador. Fazer isso sem ter o programa associado desligada aberta vai causar uma perda de documentao.

    Salvar - Armazena o bloco aberto para o disco rgido. importante perceber que um bloco editado pode ser baixado para o PLC sem salv-lo offline. Note-se que isso s salva o bloco aberto e no quaisquer outros que so ao mesmo tempo abrir.

  • Estas podem parecer termos simples, mas importante para compreender como eles so utilizados no ambiente Siemens.

    Aqui esto alguns outros termos que possam surgir.

    PG / PC - Este Siemens maneira de se referir a um PC ou laptop rodando o software SIMATIC.

    Ns - Refere-se a qualquer dispositivo programvel (no nosso caso, um CLP) na rede que ter seu prprio endereo.

    Melhores Prticas

    A melhor prtica ter a certeza que esto a trabalhar a partir de um arquivo offline. No h realmente nenhuma razo para estar trabalhando no programa dentro do PLC. Naturalmente, isso pressupe que voc tenha uma cpia de funcionamento bom para comear. A cpia de "ouro" do programa deve viver em algum lugar em um servidor de rede ou de ter um local dedicado em um computador ou laptop. Eu mesmo ouvi de algumas empresas que utilizam cartes de memria USB para armazenar mais recente e maior, que grande, mas uma cpia original ainda deve viver em um computador que feito backup.

    1. Abra o arquivo offline a partir do menu suspenso Arquivo e selecione Abrir ou use o cone Abrir projeto na barra de ferramentas. Na caixa de dilogo, selecione o projeto sob a guia do projeto do usurio. Clique em OK. Voc pode ter que selecione Procurar para encontr-lo na estrutura de diretrios. Observe se o gerente foi fechada com um projeto aberto, ento ele vai abrir para trs at que o projeto automaticamente.

    2. Expanda a rvore do projeto at os arquivos de programa e selecione a pasta Blocos. boa prtica dita que todos os blocos devem ser abertas a partir de aqui.

    3. Uma vez que as alteraes foram feitas:1. Salve o bloco para o disco rgido, clicando no cone Save (ou

    menu File item | Salvar)2. Baixar o bloco clicando no cone de download (ou item de

    menu PLC | Download). Se o bloco tudo pronto existe no PLC, ento ele ir confirmar que voc deseja substituir um .Clique em Sim.

    3. Note-se que o download a partir daqui que s envia um bloco para o PLC. No baixar o programa inteiro.

  • 4. Para monitorar o bloco certifique-se de abri-lo usando os passos 1 a 3 e, em seguida, pressione o cone do Monitor (ou item de menu Debug | Monitor). Barra de ttulo da janela ir destacar uma mscara bonita de azul para indicar uma conexo com a CPU . importante notar aqui que voc ainda est trabalhando com o programa no computador e no o PLC. Se o procedimento no passo 3 no foi seguido, em seguida, podem ocorrer divergncias entre o que voc est monitorando no PLC e que exibido no software SIMATIC.

    isso a. Aps estas etapas simples ir poupar muita dor de cabea.

    As Armadilhas e sinais de alerta

    Ento, onde que algumas pessoas se perdem? Aqui esto alguns erros comuns e sinais de alerta seus. Se voc receber qualquer destas caixas de dilogo, ento voc deve realmente voltar atrs e comear de novo, porque voc est no caminho para perder a sua documentao.

  • Essas caixas de dilogo esto dizendo que no possvel encontrar a documentao para os parmetros locais e smbolos. Mais provvel que tambm no mostram quaisquer comentrios de rede ou ttulos.

    O resultado da abertura do bloco fica assim

  • Este um vazio exemplo de documentao. Observe os parmetros locais todos dizem TEMP. No existem comentrios ou ttulos. No h smbolos por isso tudo no endereamento direto. A cpia devidamente documentadas se parece com isso ...

  • Pitfall # 1 - Usando Nodes acessveis para abrir Blocos

    A exibir ns Acessvel seleo no menu PLC uma maneira prtica para ver o que est conectado rede, mas ele nunca deve ser usado para abrir blocos. Abertura quadras daqui envios direto da PLC e produz as caixas de avisos de dilogo mostrado acima.

  • Pitfall # 2 - Online Visualizando de gerente SIMATIC

    Uma vez que um projeto aberto e uma conexo com um PLC estabelecida em seguida, selecionando o boto Online (menu Exibir | Online) traz uma rvore de projeto semelhante que mostra o contedo dentro do PLC. A barra de ttulo da janela destacada em azul para indicar seu status online. Trabalhando a partir desta janela apresenta menos de um perigo para perder documentao, mas confuso e pode levar a problemas. Por exemplo, se um bloco renomeado offline e, em seguida, o antigo aberto online, ento ele no ter a documentao associada.

    A maneira correta de ver um bloco on-line para abrir o bloco e selecione o cone de estabelecer conexo com CPU Configurado . Apenas certifique-se que voc est vendo foi transferido para o PLC.

  • Pitfall # 3 - Abrindo o parceiro online

    Se um bloco offline aberto, selecionar o cone parceiro aberto Offline / Online (item de menu Arquivo | Online Aberto) vai mudar para a verso on-line do bloco para edio. Essencialmente, este coloca-o no mesmo lugar como armadilha # 2.

    Concluso

    Programao com SIMATIC STEP 7 bastante diferente de outros tipos de CLPs para jogar fora o usurio casual. Sempre trabalhando a partir da cpia offline ir torn-lo menos provvel de estragar. A abertura de um bloco a partir

  • da janela ns acessvel sempre um no-no. Da mesma forma, a abertura de uma quadra de uma janela que tem uma barra de ttulo azul destacou tambm causar problemas potenciais. Certifique-se e ler todas as caixas de dilogo especialmente os que mostramos no artigo. Evitar as armadilhas e manter a documentao. Mistrio resolvido.

    Nota de rodap:

    (1) caixas de dilogo Siemens tem uma opo que diz: "No mostrar esta mensagem novamente." Isso til para alguns pop-ups irritantes, mas no realmente uma boa idia para desligar os avisos importantes, como para a substituio de blocos. Estes avisos so especialmente crucial se voc estiver trabalhando em mquinas reais. Se mais de uma pessoa est usando o software, voc pode redefinir essas mensagens para visualizar novamente, indo para o SIMATIC Manager e selecione o menu Opes | Personalizar. Clique na guia Geral e pressione o boto Ativar. Se ele cinza, em seguida, todas as mensagens so definida para exibir.

    S7 Biblioteca FunesEu no poderia encontrar uma listagem completa de todos os blocos de funo no padro Bibliotecas Siemens S7 ento fiz um para mim. Isso me ajuda a ter uma melhor viso geral do que est disponvel.A lista completa tambm est disponvel como uma planilha Excel para que voc pode classificar ou ajustar s suas necessidades.

    Blocos de Funo do Sistema

    Nmero Nome Famlia Descrio

    SFB 0 CTU IEC_TC Contar-se

    SFB 1 CTD IEC_TC Count Down

    SFB 2 CTUD IEC_TC Conte para cima / baixo

    SFB 3 TP IEC_TC Gerar um pulso

    SFB 4 TON IEC_TC Gerar um atraso no

    SFB 5 TOF IEC_TC Gerar um Atraso

  • SFB 8 USEND COM_FUNC Envio descoordenada de Dados

    SFB 9 URCV COM_FUNC Recebimento descoordenada de Dados

    SFB 12 BSEND COM_FUNC Envio de dados segmentadas

    SFB 13 BRCV COM_FUNC Recebendo dados segmentados

    SFB 14 GET COM_FUNC Ler dados de um CPU remoto

    SFB 15 PUT COM_FUNC Gravar dados em uma CPU remoto

    SFB 16 IMPRIMIR COM_FUNC Enviar dados para a impressora

    SFB 19 COMECE COM_FUNC Iniciar uma reinicializao quente ou frio em um dispositivo remoto

    SFB 20 PARE COM_FUNC Mudando um dispositivo remoto para o estado de paragem

    SFB 21 RESUME COM_FUNC Iniciar uma reinicializao de acesso em um dispositivo remoto

    SFB 22 STATUS COM_FUNC Consultar o status de um parceiro remoto

    SFB 23 USTATUS COM_FUNC Receber o status de um dispositivo remoto

    SFB 29 HS_COUNT CONTADORES Contador (contador de alta velocidade, funo integrada) (s existe no 312 CPU IFM e CPU 314 IFM)

    SFB 30 FREQ_MES CONTADORES Medidor de freqncia (medidor de freqncia, funo integrada (s existem 312 no CPU IFM e CPU 314 IFM)

    SFB 31 NOTIFY_8P COM_FUNC Gerando a bloquear mensagens relacionadas sem indicao de reconhecimento

    SFB 32 TAMBOR TEMPORIZADORES Implementar um seqenciador

    SFB 33 ALARME COM_FUNC Gerar Bloco de Mensagens Relacionadas com Display Reconhecimento

    SFB 34 ALARM_8 COM_FUNC Gerar Bloco de Mensagens Relacionadas sem valores para 8 Sinais

  • SFB 35 ALARM_8P COM_FUNC Gerar Bloco de Mensagens Relacionadas com valores para 8 Sinais

    SFB 36 NOTIFY COM_FUNC Gerar Bloco de Mensagens Relacionadas sem Display Reconhecimento

    SFB 37 AR_SEND COM_FUNC Enviar dados Arquivo

    SFB 38 HSC_A_B CONTADORES Contador A / B (funo integrada) (s existe no 314 CPU IFM)

    SFB 39 POS Icont Posio (funo integrada) (s existe no 314 CPU IFM)

    SFB 41 CONT_C Icont Controle Contnuo (s existem 314 no CPU IFM)

    SFB 42 CONT_S Icont Controle de Passo (s existem 314 no CPU IFM)

    SFB 43 PULSEGEN Icont Pulso Gerao (s existem 314 no CPU IFM)

    SFB 44 ANALOG TEC_FUNC Posicionamento com sada analgica (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 46 DIGITAL TEC_FUNC Posicionamento com sada digital (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 47 CONTAGEM TEC_FUNC Controlar o Contador (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 48 Frequenc TEC_FUNC Controlar a Medio de freqncia (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 49 PULSE TEC_FUNC Controlar Pulse Width Modulation (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 52 RDREC DP A leitura de um registro de dados

    SFB 53 WRREC DP Escrevendo um registro de dados

    SFB 54 RALRM DP Receber uma interrupo

    SFB 60 SEND_PTP TEC_FUNC Envio de dados (ASCII, 3964 (R)) (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 61 RECV_PTP TEC_FUNC Recebendo dados (ASCII, 3964 (R)) (s

  • existem em CPUs S7-300C)

    SFB 62 RES_RECV TEC_FUNC Excluindo o buffer de recebimento (ASCII, 3964 (R)) (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 63 SEND_RK TEC_FUNC Envio de dados (RK 512) (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 64 FETCH_RK TEC_FUNC Buscando dados (RK 512) (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 65 SERVE_RK TEC_FUNC Receber e fornecer dados (RK 512) (s existem em CPUs S7-300C)

    SFB 75 SALRM DP Enviar interromper a mestre DP

    SFB 81 RD_DPAR IO_FUNCT Leia parmetro predefinido

    Funo chamadas de sistema

    Nmero Nome Famlia Descrio

    SFC 0 SET_CLK CLK_FUNC Definir Relgio do Sistema

    SFC 1 READ_CLK CLK_FUNC Leia Relgio do Sistema

    SFC 2 SET_RTM CLK_FUNC Definir tempo de execuo medidor

    SFC 3 CTRL_RTM CLK_FUNC Start / Stop medidor de tempo de execuo

    SFC 4 READ_RTM CLK_FUNC Leia em tempo-Meter

    SFC 5 GADR_LGC IO_FUNCT Endereo lgico de consulta de um Canal

    SFC 6 RD_SINFO DB_FUNCT Leia OB Informaes Iniciar

    SFC 7 DP_PRAL DP Desencadear uma interrupo de hardware no mestre DP

    SFC 9 EN_MSG COM_FUNC Ativar mensagens de status Bloco-relacionados, Smbolo-relacionadas e Grupo

    SFC 10 DIS_MSG COM_FUNC Desativar Block-relacionados, relacionados a smbolos e mensagens de grupo de status

    SFC 11 DPSYC_FR DP Sincronizar grupos de escravos DP

  • SFC 12 D_ACT_DP DP Desativao e ativao de escravos DP

    SFC 13 DPNRM_DG DIAGNSTC Ler dados de diagnstico de um escravo DP (Diagnstico Escravo)

    SFC 14 DPRD_DAT DP Ler dados consistentes de um escravo DP Padro

    SFC 15 DPWR_DAT DP Escrever dados consistentes para um escravo padro DP

    SFC 17 ALARM_SQ PMC_FUNC Gerar reconhecvel Bloquear Mensagens Relacionadas

    SFC 18 ALARM_S PMC_FUNC Gerar permanentemente reconheceu Bloquear Mensagens Relacionadas

    SFC 19 ALARM_SC PMC_FUNC Consultar o estado de reconhecimento do ltimo Mensagem Estado ALARM_SQ Entrando

    SFC 20 BLKMOV MOVER Variveis cpia

    SFC 21 FILL MOVER Inicializar uma rea de memria

    SFC 22 CREAT_DB DB_FUNCT Criar Bloco de Dados

    SFC 23 DEL_DB DB_FUNCT Excluir Bloco de Dados

    SFC 24 TEST_DB DB_FUNCT Bloco de dados de teste

    SFC 25 COMPRESS DB_FUNCT Comprimir a memria do usurio

    SFC 26 UPDAT_PI IO_FUNCT Atualize o Processo Tabela de atualizao da imagem

    SFC 27 UPDAT_PO IO_FUNCT Atualize o Processo Tabela de Sada da Imagem

    SFC 28 SET_TINT PGM_CNTL Definir tempo do dia de interrupo

    SFC 29 CAN_TINT PGM_CNTL Cancelar Hora do dia de interrupo

    SFC 30 ACT_TINT PGM_CNTL Ative hora do dia-Interrupt

    SFC 31 QRY_TINT PGM_CNTL Interrupo da hora do dia-consulta

    SFC 32 SRT_DINT PGM_CNTL Iniciar Atraso-Interrupt

    SFC 33 CAN_DINT PGM_CNTL Cancelar atraso de tempo de interrupo

    SFC 34 QRY_DINT PGM_CNTL Interrupo de Tempo de retardo-consulta

  • SFC 35 MP_ALM PGM_CNTL Interrupo Multicomputing gatilho

    SFC 36 MSK_FLT DIAGNSTC Mascarar erros sncronos

    SFC 37 DMSK_FLT DIAGNSTC Desmascarar erros sncronos

    SFC 38 READ_ERR DIAGNSTC Leia Registrar erro

    SFC 39 DIS_IRT IRT_FUNC Desativar interrupes novos e erros assncronos

    SFC 40 EN_IRT IRT_FUNC Ativar interrupes novos e erros assncronos

    SFC 41 DIS_AIRT IRT_FUNC Atraso Interrupes maior prioridade e erros assncronos

    SFC 42 EN_AIRT IRT_FUNC Ativar interrupes de maior prioridade e Erros assncronos

    SFC 43 RE_TRIGR PGM_CNTL Re-trigger Monitoramento Tempo de Ciclo

    SFC 44 REPL_VAL DIAGNSTC Transferncia de valor substituto para um acumulador

    SFC 46 STP PGM_CNTL Altere a CPU para STOP

    SFC 47 ESPERE PGM_CNTL Atraso de Execuo do Programa do Usurio

    SFC 48 SNC_RTCB CLK_FUNC Sincronizar relgios secundrios

    SFC 49 LGC_GADR IO_FUNCT Consultar o slot do mdulo Pertencer a um endereo lgico

    SFC 50 RD_LGADR IO_FUNCT Consultar todos os endereos lgicos de um mdulo

    SFC 51 RDSYSST DIAGNSTC Leia uma lista de status do sistema ou Lista parcial

    SFC 52 WR_USMSG DIAGNSTC Escrever um evento definido pelo usurio de diagnstico para o buffer de diagnstico

    SFC 54 RD_PARM IO_FUNCT Leia parmetros definidos

    SFC 55 WR_PARM IO_FUNCT Escreva parmetros dinmicos

    SFC 56 WR_DPARM IO_FUNCT Escreva Parmetros padro

    SFC 57 PARM_MOD IO_FUNCT Atribuir Parmetros para um Mdulo

  • SFC 58 WR_REC IO_FUNCT Escreva um registro de dados

    SFC 59 RD_REC IO_FUNCT Leia um registro de dados

    SFC 60 GD_SND COM_FUNC Enviar um pacote GD

    SFC 61 GD_RCV COM_FUNC Buscar uma Recebido Pacote GD

    SFC 62 CONTROLE COM_FUNC Consultar o status de uma conexo Pertencer a uma Instncia SFB Comunicao

    SFC 63 AB_CALL PLSTICOS Assemblia Cdigo Block (s existe para CPU 614)

    SFC 64 TIME_TCK CLK_FUNC Leia a Hora do Sistema

    SFC 65 X_SEND COM_FUNC Enviar dados para um parceiro de comunicao fora do local S7 Estao

    SFC 66 X_RCV COM_FUNC Receber dados de um parceiro de comunicao fora do local S7 Estao

    SFC 67 X_GET COM_FUNC Ler dados de um parceiro de comunicao fora do local S7 Estao

    SFC 68 X_PUT COM_FUNC Gravar dados em um parceiro de comunicao fora do local S7 Estao

    SFC 69 X_ABORT COM_FUNC Abortar uma conexo existente para um parceiro de comunicao fora do local S7 Estao

    SFC 70 GEO_LOG IO_FUNCT Determine Iniciar Endereo de um Mdulo

    SFC 71 LOG_GEO IO_FUNCT Determine o Slot Pertencer a um endereo lgico

    SFC 72 I_GET COM_FUNC Ler dados de um parceiro de comunicao dentro do local S7 Estao

    SFC 73 I_PUT COM_FUNC Gravar dados em um parceiro de comunicao dentro do local S7 Estao

    SFC 74 I_ABORT COM_FUNC Abortar uma conexo existente para um parceiro de comunicao dentro do local S7 Estao

    SFC 78 OB_RT DIAGNSTC Determine OB execuo do programa

    SFC 79 SET BIT_LOGC Defina um intervalo de sadas

    SFC 80 RSET BIT_LOGC Redefinir uma gama de sadas

  • SFC 81 UBLKMOV MOVER Uninterruptible mover o bloco

    SFC 82 CREA_DBL DB_CTRL Crie um bloco de dados na memria de carga

    SFC 83 READ_DBL DB_CTRL Ler de um bloco de dados em memria de carga

    SFC 84 WRIT_DBL DB_CTRL Escrever a partir de um bloco de dados em memria de carga

    SFC 85 CREA_DB DB_FUNCT Crie um bloco de dados

    SFC 87 C_DIAG COM_FUNC Diagnstico do estado da ligao real

    SFC 90 H_CTRL HF_FUNCT Operao de Controle em Sistemas H

    SFC 100

    SET_CLKS CLK_FUNC Definir a hora do dia eo Estado TOD

    SFC 101

    RTM CLK_FUNC Manuseio metros de tempo de execuo

    SFC 102

    RD_DPARA IO_FUNCT Redefiniu Parmetros

    SFC 103

    DP_TOPOL DP Identificar a topologia de barramento em um sistema mestre DP

    SFC 104

    CIR PGM_CNTL Controlar CIR

    SFC 105

    READ_SI PMC_FUNC Leitura recursos do sistema dinmico

    SFC 106

    DEL_SI PMC_FUNC Excluindo recursos do sistema dinmico

    SFC 107

    ALARM_DQ PMC_FUNC Gerao de mensagens sempre reconhecvel e Bloco-Related

    SFC 108

    ALARM_D PMC_FUNC Gerao de mensagens sempre reconhecvel e Bloco-Related

    SFC 112

    PN_IN PROFIne2 Atualize entradas na interface do programa do usurio de componentes PROFINET

    SFC 113

    PN_OUT PROFIne2 Atualize sadas na interface do programa do usurio de componentes PROFINET

  • SFC 114

    PN_DP PROFIne2 Atualizao DP interconexes

    SFC 126

    SYNC_PI IO_FUNCT Processo de atualizao de imagem da tabela de entrada de partio no ciclo sncrono

    SFC 127

    SYNC_PO IO_FUNCT Processo de atualizao de imagem de sada tabela de partio no ciclo sncrono

    S5-S7 Convertendo Blocos

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FC 61 GP_FPGP S5_CNVRT Alterar nmero de ponto fixo para ponto flutuante

    FC 62 GP_GPFP S5_CNVRT Alterar o nmero de ponto flutuante para nmero de ponto fixo

    FC 63 GP_ADD S5_CNVRT Adicionar nmeros de ponto flutuante

    FC 64 GP_SUB S5_CNVRT Subtrair nmeros de ponto flutuante

    FC 65 GP_MUL S5_CNVRT Multiplique o nmero de ponto flutuante

    FC 66 GP_DIV S5_CNVRT Dividir nmeros de ponto flutuante

    FC 67 GP_VGL S5_CNVRT Comparar nmeros de ponto flutuante

    FC 68 RAD_GP S5_CNVRT Extrato da raiz de nmeros de ponto flutuante

    FC 69 MLD_TG S5_CNVRT Gerador de clock

    FC 70 MLD_TGZ S5_CNVRT Gerador de clock (elemento temporal)

    FC 71 MLD_EZW S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente nico, wordwise, A

    FC 72 MLD_EDW S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente duplo, wordwise, A

    FC 73 MLD_SAMW S5_CNVRT Mensagem coletada, wordwise (alerta sonoro)

    FC 74 MLD_SAM S5_CNVRT Mensagem coletada, bit a bit

    FC 75 MLD_EZ S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente nico, bit a bit, A

  • FC 78 MLD_EDWK S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente duplo, wordwise, A, M +

    FC 79 MLD_EZK S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente nico, bit a bit, A, M +

    FC 80 MLD_EDK S5_CNVRT Mensagem do primeiro valor com luz intermitente duplo, bit a bit, A, M +

    FC 81 COD_B4 S5_CNVRT Alterar o nmero BCD de 16 bits nmero dual

    FC 82 COD_16 S5_CNVRT Mudar de 16 bits nmero dual ao nmero BCD

    FC 83 MUL_16 S5_CNVRT Multiplique 16 bits nmeros dupla

    FC 84 DIV_16 S5_CNVRT Divida 16 bits nmeros dupla

    FC 85 ADD_32 S5_CNVRT Adicionar 32 bits nmeros dupla

    FC 86 SUB_32 S5_CNVRT Subtrair 32 bits nmeros dupla

    FC 87 MUL_32 S5_CNVRT Multiplique 32 bits nmeros dupla

    FC 88 DIV_32 S5_CNVRT Divida 32 bits nmeros dupla

    FC 89 RAD_16 S5_CNVRT Extrair razes de 16 bit nmeros duais

    FC 90 REG_SCHB S5_CNVRT Bi-direcional mudana de registro, bit a bit

    FC 91 REG_SCHW S5_CNVRT Bi-direcional mudana de registro, wordwise

    FC 92 REG_FIFO S5_CNVRT Memria buffer (FIFO)

    FC 93 REG_LIFO S5_CNVRT Stack registo (LIFO)

    FC 94 DB_COPY1 S5_CNVRT Bloco de cpia de dados, atribuio direta de parmetros

    FC 95 DB_COPY2 S5_CNVRT Bloco de cpia de dados, atribuio indireta de parametrizao

    FC 96 Retten S5_CNVRT Economizar memria de rascunho

    FC 97 LADEN S5_CNVRT Carregar a memria de rascunho

    FC 98 COD_B8 S5_CNVRT Alterar o nmero BCD para 32 bits nmero dual

    FC 99 COD_32 S5_CNVRT Alterar 32 bit nmero dupla ao nmero BCD

  • FC 100 AE_460_1 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 101 AE_460_2 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 102 AE_463_1 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 103 AE_463_2 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 104 AE_464_1 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 105 AE_464_2 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 106 AE_466_1 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 107 AE_466_2 S5_CNVRT Leia valor analgico

    FC 108 RLG_AA1 S5_CNVRT Valor da sada analgica

    FC 109 RLG_AA2 S5_CNVRT Valor da sada analgica

    FC 110 PER_ET1 S5_CNVRT Ler e Escrever para periferia estendida (atribuio direta de parmetros)

    FC 111 PER_ET2 S5_CNVRT Ler e Escrever para periferia estendida (atribuio indireta de parmetros)

    FC 112 SINUS S5_CNVRT Sine (x)

    FC 113 COSINUS S5_CNVRT Co-seno (x)

    FC 114 Tangens S5_CNVRT Tangente (x)

    FC 115 COTANG S5_CNVRT Cotangente (x)

    FC 116 Arcsin S5_CNVRT Arco seno (x)

    FC 117 ARCCOS S5_CNVRT Arco cosseno (x)

    FC 118 ARCTAN S5_CNVRT Arco tangente (x)

    FC 119 Arccot S5_CNVRT Arc cotangens (x)

    FC 120 LN_X S5_CNVRT Logaritmo natural ln (x)

    FC 121 LG_X S5_CNVRT IOG dcada logaritmo (x)

    FC 122 B_LOG_X S5_CNVRT Log logaritmo geral (x) para base b

    FC 123 E_H_N S5_CNVRT e potncia de n

  • FC 124 ZEHN_H_N S5_CNVRT 10 para a potncia de n

    FC 125 A2_H_A1 S5_CNVRT AKKU 2 potncia de um AKKU

    Blocos de Funo IEC

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FC 1 AD_DT_TM IEC Math ponto Adicione durao para um tempo

    FC 2 CONCAT IEC Combinar duas variveis String

    FC 3 D_TOD_DT IEC Combine DATA e TIME_OF_DAY para DT

    FC 4 APAGAR IEC Excluir em uma varivel STRING

    FC 5 DI_STRNG IEC Dados DINT converso de tipo para STRING

    FC 6 DT_DATE IEC Extraia o DATA de DT

    FC 7 DT_DAY IEC Extrair o dia da semana de DT

    FC 8 DT_TOD IEC Extraia o TIME_OF_DAY de DT

    FC 9 EQ_DT IEC Comparar DT para igual

    FC 10 EQ_STRNG IEC Compare STRING para igual

    FC 11 ENCONTRAR IEC Encontre em uma varivel STRING

    FC 12 GE_DT IEC Comparar DT para maior ou igual

    FC 13 GE_STRNG IEC Comparar STRING para maior ou igual

    FC 14 GT_DT IEC Comparar DT para maior

    FC 15 GT_STRNG IEC Compare STRING por mais de

    FC 16 I_STRNG IEC Dados INT converso de tipo para STRING

    FC 17 INSIRA IEC Inserir em uma varivel STRING

    FC 18 LE_DT IEC Comparar DT para menor ou igual

    FC 19 LE_STRNG IEC Compare STRING para menor ou igual

    FC 20 ESQUERDA IEC Parte esquerda de uma varivel STRING

  • FC 21 LEN IEC Comprimento de uma varivel STRING

    FC 22 LIMITE IEC Limite de Matemtica de ponto

    FC 23 LT_DT IEC Comparar DT para menor do que

    FC 24 LT_STRNG IEC Compare STRING para menor do que

    FC 25 MAX IEC Ponto de Matemtica mxima Selecionar

    FC 26 MID IEC Parte do meio de uma varivel STRING

    FC 27 MIN IEC Math ponto Selecione mnimo

    FC 28 NE_DT IEC Comparar DT de desigual

    FC 29 NE_STRNG IEC Compare STRING para desigual

    FC 30 R_STRNG IEC Converso de dados tipo REAL para STRING

    FC 31 SUBSTITUIR IEC Substituir em uma varivel STRING

    FC 32 DIREITO IEC Parte direita de uma varivel STRING

    FC 33 S5TI_TIM IEC Dados S5TIME converso de tipo para TIME

    FC 34 SB_DT_DT IEC Math ponto Subtrair dois valores de tempo

    FC 35 SB_DT_TM IEC Ponto de durao Subtrair Matemtica de uma poca

    FC 36 SEL IEC Ponto de seleo binrio Matemtica

    FC 37 STRNG_DI IEC Dados STRING converso de tipo para DINT

    FC 38 STRNG_I IEC Dados de converso de tipo STRING para INT

    FC 39 STRNG_R IEC Dados STRING converso de tipo para REAL

    FC 40 TIM_S5TI IEC Dados TEMPO converso de tipo para S5TIME

    Blocos de Controle PID

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FB 41 CONT_C Icont Controlo Contnuo

    FB 42 CONT_S Icont Etapa de Controle

  • FB 43 PULSEGEN Icont Gerao de Pulso

    FB 58 TCONT_CP CONTROLE Controlador de Temperatura contnua

    FB 59 TCONT_S CONTROLE Controlador de temperatura Passo

    Blocos de comunicao

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FB 2 IDENTIFICAR CP_300 Para dispositivo de verificao de propriedades

    FB 3 LEIA CP_300 L os dados de uma rea de dados do parceiro de comunicao especificado por um nome ou de ndice dependendo da atribuio de parmetros para o trabalho.

    FB 4 RELATRIO CP_300 Permite a transmisso de variveis no confirmado por um servidor FMS.

    FB 5 STATUS CP_300 permite que informaes de estado a ser solicitado o parceiro de comunicaes na conexo FMS especificado.

    FB 6 ESCREVER CP_300 Transferncias de dados a partir de uma rea de dados local especificado para uma rea de dados sobre o parceiro de comunicao.

    FB 8 USEND CP_300 Envio descoordenada de Dados

    FB 9 URCV CP_300 Recebimento descoordenada de Dados

    FB 12 BSEND CP_300 Envio de dados segmentadas

    FB 13 BRCV CP_300 Recebendo dados segmentados

    FB 14 GET CP_300 Ler dados de um CPU remoto

    FB 15 PUT CP_300 Gravar dados em uma CPU remoto

    FB 20 GETIO IO_FUNCT Leia todas as entradas de um padro DP IO Device Escravo / PROFINET

    FB 21 SETIO IO_FUNCT Escreva todas as sadas de uma norma DP IO Device Escravo / PROFINET

  • FB 22 GETIO_PART IO_FUNCT Leia uma parte das entradas de um padro DP IO Device Escravo / PROFINET

    FB 23 SETIO_PART IO_FUNCT Escrever uma parte das sadas de uma norma DP IO Device Escravo / PROFINET

    FB 55 IP_CONFIG CP_300 Transfere um bloco de dados de configurao (CONF_DB), contendo dados de conexo para uma CP Ethernet.

    FB 63 TSEND COMM Envio de dados via TCP nativa e ISO em TCP

    FB 64 TRCV COMM Receber dados via TCP nativa e ISO em TCP

    FB 65 TCON COMM Estabelecendo uma conexo usando TCP nativa e ISO em TCP

    FB 66 TDISCON COMM Encerrando uma conexo usando TCP nativa e ISO em TCP

    FB 67 TUSEND COMM Envio de dados via UDP

    FB 68 TURCV COMM Recebendo dados via UDP

    FC 1 DP_SEND CP_300 transfere dados para a CP PROFIBUS

    FC 2 DP_RECV CP_300 recebe os dados sobre PROFIBUS

    FC 3 DP_DIAG CP_300 usado para solicitar informaes de diagnstico

    FC 4 DP_CTRL CP_300 transferncias de controlar os trabalhos para a CP PROFIBUS

    FC 5 AG_SEND CP_300 os dados por meio de uma ligao configurada para o parceiro de comunicao (

  • estabelecimento da conexo com o FC.

    FC 11 PNIO_SEND CP_300 utilizado para a transferncia de dados em modos CP PROFINET IO controlador ou dispositivo PROFINET IO.

    FC 12 PNIO_RECV CP_300 usado para receber dados na modos CP PROFINET IO controlador ou dispositivo PROFINET IO.

    FC 40 Ftp_connect CP_300 Estabelecer uma conexo FTP

    FC 41 FTP_STORE CP_300 Armazenar um arquivo no servidor FTP

    FC 42 FTP_RETRIEVE CP_300 Recuperar um arquivo do servidor FTP

    FC 43 Ftp_delete CP_300 Excluir um arquivo no servidor FTP

    FC 44 Ftp_quit CP_300 Habilitar uma conexo FTP

    FC 50 AG_LSEND CP_300 os dados por meio de uma ligao configurada para o parceiro de comunicao.

    FC 60 AG_LRECV CP_300 dados por meio de uma conexo configurada a partir do parceiro de comunicao (no-mail).

    FC 62 C_CNTRL CP_300 Consultar um status da conexo para S7-300

    TI-S7 Convertendo Blocos

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FB 80 LEAD_LAG CONVERT Lead / Lag Algoritmo

    FB 81 DCAT TEMPORIZADORES Alarm Timer Controle discreto

    FB 82 MCAT TEMPORIZADORES Motor Temporizador de Controle de Alarme

    FB 83 IMC COMPARAR ndice Matrix Comparar

    FB 84 SMC COMPARAR Digitalizao Matrix Comparar

    FB 85 TAMBOR TEMPORIZADORES Tambor evento Maskable

    FB 86 PACK MOVER Pacote de Dados

  • FC 80 TONR TEMPORIZADORES Temporizador Software Em Delay "Retentive

    FC 81 IBLKMOV MOVER Mover o bloco indireto

    FC 82 RSET BIT_LOGC Redefinir Faixa de sadas

    FC 83 SET BIT_LOGC Definir Faixa de sadas

    FC 84 ATT TABELA Adicionar a Tabela

    FC 85 FIFO TABELA Primeiro In / First Out Unload Tabela

    FC 86 TBL_FIND TABELA Tabela Encontrar

    FC 87 LIFO TABELA ltima In / First Out Unload Tabela

    FC 88 TBL TABELA Tabela

    FC 89 TBL_WRD TABELA Mover tabela para o Word

    FC 90 WSR Tecla SHIFT Palavra Shift

    FC 91 WRD_TBL TABELA Palavra a Tabela

    FC 92 SHRB Tecla SHIFT BIT SHIFT REGISTER

    FC 93 SEG CONVERT Sete Decoder Segmento

    FC 94 ATH CONVERT ASCII para Hex

    FC 95 HTA CONVERT Hex para ASCII

    FC 96 ENCO CONVERT Codificar posio binria

    FC 97 DECO CONVERT Decodificar Posio Binrio

    FC 98 BCDCPL CONVERT Tena s Complemento

    FC 99 Bitsum CONVERT Nmero Soma de Bits

    FC 100 RSETI BIT_LOGC Redefinir Faixa de sadas imediatas

    FC 101 SETI BIT_LOGC Definir Faixa de sadas imediatas

    FC 102 DEV MATH_FP Desvio Padro

    FC 103 CDT TABELA Tabela de dados correlacionados

  • FC 104 TBL_TBL TABELA Mesa em mesa

    FC 105 ESCALA CONVERT Valores de escala

    FC 106 UNSCALE CONVERT Valores Unscaling

    Blocos Diversos

    Nmero Nome Famlia Descrio

    FB 60 SET_SW TIMEFUNC suporta o vero / inverno passagem em CPUs que no tm o status de tempo. Para isso, define a frequncia da CPU para o tempo atual e de acordo com as regras de transio no DB controle.

    FB 61 SET_SW_S TIMEFUNC suporta a passagem de Vero / Inverno em CPUs que tm o status de tempo. Para isso, define o status tempo para o tempo atual e de acordo com as regras de transio no DB controle.

    FB 62 TIMESTMP TIMEFUNC transfere as mensagens em tempo estampado de um IM153-2 em sua DB exemplo.

    FC 60 LOC_TIME TIMEFUNC l o estado do tempo ou o tempo da CPU e calcula o tempo local. , portanto, til apenas em CPUs com status de tempo.

    FC 61 BT_LT TIMEFUNC calcula o tempo local a partir do tempo de base, na entrada.

    FC 62 LT_BT TIMEFUNC calcula o tempo de base a partir da hora local dado na entrada.

    FC 63 S_LTINT TIMEFUNC define o tempo necessrio para interrupo da hora programada. Este tempo dado em hora local.

    Termos tcnicos da SiemensTambm conhecida como Siemens falar. Aqui est uma lista de abreviaturas Siemens especficos e seus significados.

  • Prazo Descrio Explicao

    C7 Combo PLC / HMI sistema Um PLC e tela em um pacote

    CFC Grfico funo contnua Linguagem de programao opcional

    CP Comunicao ProcessadorMdulos utilizados para protocolos de comunicao especiais

    DB Bloco de dados Memria reas de armazenamento de dados do usurio

    FB Bloco de funo Uma funo com o seu prprio bloco de dados

    FBD Diagrama de Blocos Funcionais Linguagem de programao padro

    FC Chamada de Funo Chamado blocos progamado

    FM Mdulo de Funo Mdulos com funes especiais (por exemplo, posicionamento)

    GSD Descrio genrica da Estao Arquivos usados para descries Profibus

    HiGraph Linguagem de programao opcional

    IM Mdulo de Interface Mdulos para conectar prateleiras remotas

    LAD Diagrama de Lgica Ladder Linguagem de programao padro

    M7 Mdulos programveis Um mdulo com capacidades de processamento

    MMC Carto de memria Micro Compact plug-in carto de memria

    MPI Interface Multi-ponto Padro de protocolo de comunicao

    OB Organizao do bloco Blocos para programas do usurio com base em eventos diferentes do sistema operacional.

    OP Painel do Operador Simples exibio com ou sem botes

    PCS Sistema de Controle de Processo Software para toda a cadeia produtiva

    PG Terminal de Dedicado dispositivo Siemens - basicamente um PC

  • Programao

    PPI Aponte para interface ponto Serial comunicao RS-232

    Profibus DP

    Profibus Decentral Perifricos

    Protocolo de rede utilizado para automao de fbrica

    Profibus PA

    Automao de Processos Profibus

    Protocolo de rede utilizado para automao de processos

    S7 SIMATIC STEP 7 linha de produtos

    SCL Linguagem de Controle estruturado Linguagem de programao opcional

    SFB Bloquear a funo do sistema FB integrado de informaes CPU

    SFC Chamada de Funo Sistema FC integrado de informaes CPU

    SM Mdulo de sinal Padro de Entrada / Sada mdulos

    STL Lista de declarao Texto baseado em linguagem de programao

    TP Touch Panel Toque tela

    UDT User-definded tipo de dadosEstruturas especiais de dados definidos pelo utilizador

    IVA Tabela de acesso varivelTabelas usadas para monitorar / modificar os valores no PLC

    Passo 7 Tipos de dados elementaresTipo e Descrio

    Tamanho em Bits

    Opes de Formato

    Gama e Nmero Notation (menor para valores maiores)

    Exemplo de STL

    BOOL (Bit) 1 Texto Boolean

    TRUE / FALSE VERDADEIRO

  • BYTE (Byte) 8 Nmero hexadecimal

    B # 16 # 0 a B # 16 # FF LB # 16 # 10 byte L # 16 # 10

    Texto (Word) 16 Nmero binrio

    2 # 0-2 # 1111_1111_1111_1111

    L 2 # 0001_0000_0000_0000

    Nmero hexadecimal

    W # 16 # 0 a W # 16 # FFFF LW # 16 # 1000 palavra L # 16 # 1000

    BCD C # C # 0 a 999 LC N 998

    Unsigned nmero decimal

    # B (0,0) a B # (255255) LB # (10,20) byte L # (10,20)

    DWORD (Palavra dupla)

    32 Nmero binrio

    2 # 0-2 # 1111_1111_1111_1111_ 1111_1111_1111_1111

    L 2 # 1000_0001_0001_1000_ 1011_1011_0111_1111

    Nmero hexadecimal

    W # 16 # 0000_0000 para W # 16 # FFFF_FFFF

    L DW # 16 # 00A2_1234 L dword # 16 # 00A2_1234

    Unsigned nmero decimal

    B # (0,0,0,0) para B # (255255255255)

    LB # (1, 14, 100, 120) L # byte (1,14,100,120)

    INT (Inteiro) 16 Nmero decimal assinado

    -32.768-32.767 L 101

    DINT (inteiro Duplo)

    32 Nmero decimal assinado

    L # L # -2147483648 a 2147483647

    LL # 101

    REAL (Nmero de ponto flutuante)

    32 IEEE nmero de ponto flutuante

    Limite superior + /-3.402823E + 38 Limite inferior + /-1.175495e-38

    L 1.234567e 13

    S5TIME (tempo SIMATIC)

    16 S7 tempo em intervalos de 10 ms (padro)

    S5T # 0H_0M_0S_10MS para S5T # 2H_46M_30S_0MS e S5T # 0H_0M_0S_0MS

    L # S5T 0H_1M_0S_0MS L S5TIME # 0H_1H_1M_0S_0MS

  • TIME (tempo IEC)

    32 IEC tempo em passos de 1 ms inteiro assinado

    T # 24D_20H_31M_23S_648MS a T # 24D_20H_31M_23S_647MS

    LT # 0D_1H_1M_0S_0MS TEMPO L # 0D_1H_1M_0S_0MS

    DATA (data IEC)

    16 IEC data em passos de 1 dia

    D # 1990/01/01 a D # 2168/12/31

    LD # 1996/03/15 DATA L # 1996/03/15

    TEMPO _OF_DAY (Tempo)

    32 Tempo em passos de 1 ms

    TOD # 0:0:0.0 a TOD # 23:59:59.999

    L TOD # 1:10:3.3 L TIME_OF_DAY # 1:10:3.3

    CHAR (Personagem)

    8 Caracteres ASCII

    A ',' B ', etc 'E' L

    NOTAS S5TIME

    Sublinhados em hora e data so opcionais No necessrio especificar todas as unidades de tempo (por exemplo: T #

    5h10s vlido) Valor de tempo mximo = 9,990 segundo ou 2H_46M_30S

    Formato S5TIME

    Base de tempo Cdigo Binrio

  • 10 ms 00

    100 ms 01

    1 s 10

    10 s 11

    Smbolo endereos de tabela admitidos e tipos de dados

    Ingls Mnemnicos

    Alemo Mnemnicos Descrio Tipo de dados

    Faixa de endereo

    I / O Signals

    Eu E Bit de entrada BOOL 0-65.535,7

    IB EB Byte de entrada BYTE, CHAR 0-65535

    IW EW Palavra de entrada PALAVRA, INT, S5TIME DATA, 0-65534

    ID ED Palavra de entrada duplaDWORD, DINT, REAL, TOD, TEMPO 0-65532

    Q A Bit de sada BOOL 0-65.535,7

    QB AB Byte de sada BYTE, CHAR 0-65535

    QW AW Palavra de sada PALAVRA, INT, S5TIME DATA, 0-65534

    QD AD Palavra de sada duplaDWORD, DINT, REAL, TOD, TEMPO 0-65532

    Memria marcador

    M M Bit de memria BOOL 0-65.535,7

    MB MB Byte de memria BYTE, CHAR 0-65535

    MW MW Palavra de memria PALAVRA, INT, S5TIME DATA, 0-65534

  • MD MD Palavra de memria duplaDWORD, DINT, REAL, TOD, TEMPO 0-65532

    Perifrico I / O

    PIB PEB Byte de entrada perifrica BYTE, CHAR 0-65535

    PIW PEW Palavra de entrada perifricaPALAVRA, INT, S5TIME DATA, 0-65534

    PID PED Palavra de entrada perifrica duplaDWORD, DINT, REAL, TOD, TEMPO 0-65532

    PQB PAB Byte de sada perifrica BYTE, CHAR 0-65535

    PQW PAW Palavra de sada perifricaPALAVRA, INT, S5TIME DATA, 0-65534

    PQD PAD Palavra de sada perifrica duplaDWORD, DINT, REAL, TOD, TEMPO 0-65532

    Temporizadores e contadores

    T T Cronmetro TIMER 0-65535

    C Z Contador CONTADOR 0-65535

    Blocos Lgicos

    FB FB Bloco de funo FB 0-65535

    OB OB Organizao bloco OB 1-65535

    FC FC Funo FC 0-65535

    SFB SFB Bloco de funo do sistema SFB 0-65535

    SFC SFC Funo do sistema SFC 0-65535

    Blocos de Dados

    DB DB Bloco de dados DB, FB, SFB, a UDT 1-65535

    Definidos pelo usurio, tipos de dados

    UDT UDT Tipo definido pelo UDT 0-65535

  • usurio dados

    Siemens S7 Endereamento Indiretopor treinamento de Automao

    A seguir fornecida por treinamento de Automao de sua excelente formao Siemens Passo 7 manual. Esta uma explicao muito legal de um assunto difcil, mas importante. Confira o site deles para aulas de treinamento hands-on e on-line.

    Introduo

    A forma mais comum de endereamento usado na S7 Siemens PLCs direto e simblico. Quando uma direta dirigida referenciado por uma instruo no h dvida quanto localizao na memria. A seguir, so exemplos de endereamento direto:

    Entradas: I4.0, IB4, IW4, ID4

    Sadas: Q124.0, QB124, QW124, QD124

    Markers: M11.0, MB10, MW10, MD10

    Temporizadores: T34

    Contadores: C23

    Local: L0.0, LB1, LW2, LD4

    Bloco de Dados: DB5.DBX2.0, DB5.DBW6, DBD8

  • Ao utilizar os mtodos de endereamento indirecto o endereo utilizado por uma instruo pode ser modificada para apontar para qualquer nmero de locais. Neste caso, a localizao de memria armazena um pointer ? para um outro local de memria. Enquanto isto pode aumentar a dificuldade de resoluo de problemas, a sua vantagem a de reduzir significativamente o nmero de redes e as instrues necessrias para controlar um processo. tambm um mtodo que deve ser entendido para usar algumas das funes de biblioteca e chamadas do sistema fornecido pela Siemens.

    O ponteiro e quaisquer tipos de dados

    Um tipo de dados ponteiro usado para formatar um nmero para ser aceito como um endereo em vez de um valor. Um ponteiro sempre precedida por um smbolo # P. O endereo do ponteiro pode ser em trs formatos diferentes.

    Formato ExemploMemria de armazenamento

    P # . P # 8,0 P # 124,3

    4 Bytes

    P # . P # M50.0 P # I4.0

    6 Bytes

    P # . P # DB25.DBX0.0 BYTE 14 P # M0.0 WORD 2 P # I0.0 DWORD 5

    10 Bytes

    A QUALQUER tipo de dados usado para passar um parmetro de um tipo de dados desconhecido ou indefinido. Algumas funes na biblioteca de usar a qualquer tipo de dados para trabalhar em setores inteiros da memria. Para fazer isso, o mtodo de ponteiro ltimo usado para descrever uma rea. Por exemplo, o endereo P # DB25.DBX 0,0 Byte 14 aponta para o primeiro byte do DB25 com um comprimento de 14 bytes.

    NOTA: A DINT pode ser convertido para um ponteiro, simplesmente deslocando a palavra dupla deixado por 3 bits.

    Dados Instrues de Bloco

  • Ao trabalhar com endereamento indireto s vezes necessrio, antes de tudo um DB aberto e, em seguida, comear a trabalhar no endereo sem diretamente referindo-se a qualquer um DB. Isto feito usando o OPN instruo. A instruo OPN pode abrir ou um bloco de dados compartilhado (DB) ou um bloco de dados de instncia (DI).

    OPN DB 10 / / DB10 Abrir como um bloco de dados compartilhada

    L DBW 36 / / Carregar palavra de dados de 36 de DB10 em ACCU1

    T MW 22 / / Transferir o contedo de ACCU1 em MW22

    OPN DI 20 / / DB20 Abrir como um bloco de dados de instncia

    L DIB 12 / / Carregar byte de dados a partir de 12 em DB20 ACCU1

    T DBB 37 / / Transferir o contedo de ACCU1 aos dados / byte / 37 do bloco de dados aberto compartilhada DB10

    Ao monitorar em STL o nmero DB compartilhada exibida na coluna DB1 eo nmero DB instncia exibido na coluna do DB2.

    Alm disso, h instrues para confirmar que o nmero correcto DB aberto e que suficientemente grande para a operao seguinte.

    L DBNO / / Carrega o nmero da abriu bloco de dados / / compartilhada em ACCU1

    L DBLG / / Carrega o comprimento da abriu bloco de dados / / compartilhada em ACCU1

  • L DINO / / Carrega o nmero da abriu bloco de dados / instncia / em ACCU1

    L Dilg / / Carrega o comprimento da abriu bloco de dados / instncia / em ACCU1

    Memria Endereamento Indireto

    O primeiro mtodo de endereamento indirecto chamada a memria de endereamento indirecto porque permite para uma localizao de memria (M, L ou DB) para determinar ou apontar para outro.

    A rea de memria identificadores T, C, DB, DI, FB e FC usar uma palavra (16 bits) local do ponteiro em formato inteiro. Dois exemplos so os seguintes:

    L 5 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    T MW 2 / Transferncia / ponteiro para MW2

    L T [MW 2] / Load / ACCU1 com T5 valor de tempo atual

    OPN DB [# DB_Temp] / / DB Aberto, cujo nmero do bloco de dados / / a partir do parmetro temperatura de interface / / chamado DB_Temp

    A memria identificadores rea I, Q, M, L, DB usar uma palavra dupla (32 bits) local usando o tipo de dados ponteiro.

    L P # 0,7 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    T MD 2 / Transferncia / ponteiro para MD2

    A Eu [MD 2] / / Verificar estado de I0.7

  • = M [MD 2] / / Atribuir valor de RLO para M0.7

    OPN DB 5 / / Open DB5

    L P # 2.0 / Load / ponteiro para ACCU1

    T # TempPointer / Transferncia / ponteiro para localizao temporria

    L DBW [# TempPointer] / / Carrega o valor em DB5.DBW2 em ACCU1

    L 0 / / Carrega um zero em ACCU1

    > D / / Verifique se o valor for maior / / ento zero

    Quando a memria de monitoramento de endereamento indireto a coluna INDIRETOS exibe o atual endereo da instruo est usando.

    Note-se que a matemtica pode ser feito sobre o tipo de dados PONTEIRO usando as instrues matemticas duplas (por exemplo, P # 2,0 # 5,0 + P = P # 7.0).

    L P # 2.0 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    L P # 5,0 / Load / ACCU1 com valor secondpointer

    + D

    T MD 0 / / MD0 agora contm o valor P # 7,0

  • Como a posio pouco s vai para oito o resultado de P # 8,7 + 1,1 = P # P # 10.0 e no P # 9.8. Estes mtodos podem ser utilizados para compensar o endereo ou aumentar / diminuir o apontador em um ciclo.

    O endereo de Registros

    Alm dos acumuladores regulares, existem dois registos de 32 bits de endereo (AR1, AR2) para armazenar ponteiros usados em mtodos de endereamento registar indirectos. Uma srie de instrues de tipo diferentes de carga e de transferncia pode ser utilizado para trabalhar com AR1. Um conjunto semelhante est disponvel para AR2.

    STL Descrio

    LAR1 AR1 cargas com o contedo de ACCU1

    LAR1 P # M100.0 Carrega AR1 com um ponteiro constante

    LAR1 MD24 Carrega AR1 com o ponteiro na MD24

    LAR1 AR2 AR1 cargas com o contedo de AR2

    TAR1 Transfere o contedo para AR1 ACCU1

    TAR1 MD28 Transfere o contedo em AR1 numa localizao de memria

    TAR1 AR2 Transfere o contedo em AR1 para AR2

    CAR Trocas o contedo da AR1 com AR2

  • Adicionalmente pode ser feito directamente no AR1 e AR2 com o seguinte:

    STL Descrio

    + AR1 Adiciona o contedo de ACCU1 para AR1 e armazena o resultado em AR1

    + P # AR1 100,0 Adiciona o ponteiro constante para AR1 e armazena o resultado em AR1

    Registre-rea interna Endereamento Indireto

    A rea interna registo mtodo de endereamento indireto usa um do endereo registra mais um ponteiro para determinar o endereo da instruo a referncia. O formato :

    identificador de endereo [registo de endereos, ponteiro]

    O identificador de endereo pode ser I, Q, M, L, DI ou DB em pouco, forma da palavra byte, word ou double. O registro do endereo deve ser previamente carregado com um ponteiro palavra dupla, sem referncia ao identificador de endereo. O endereo exato determinado adicionando o endereo registar com o ponteiro. O exemplo a seguir mostra o mtodo de rea-interno usando localizaes de bits.

    L P # 0,7

    / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    LAR1 / Load / AR1 com ponteiro no ACCU1

    A I [AR1, P # 0.0] / / Verifique a entrada I0.7

    = Q [AR1, P # 1.1] / / Se RLO = 1 volta em Q2.0

    rea Crossing-Registre Endereamento Indireto

  • rea de passagem registar endereamento indirecto semelhante ao mtodo de rea-interno, excepto o ponteiro carregados no registo de endereos faz referncia a uma rea de memria (por exemplo, P # M P # 10.0 ou DBX 0.0). Isto significa que o identificador de endereo usado antes do colchete de abertura no necessrio se referenciando um pouco caso contrrio, ser um B para byte, W por palavra ou D para a dupla. O exemplo a seguir mostra o mtodo de rea-cruzamento usando localizaes de bits.

    L P # I0.7 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    LAR1 / Load / AR1 com ponteiro no ACCU1

    L P # Q124.0 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    LAR2 / Load / AR2 com ponteiro no ACCU1

    A [AR1, P # 0.0] / / Verifique a entrada I0.7

    = [AR2, P # 1.1] / / Se RLO = 1 volta em Q125.1

    Este prximo exemplo mostra rea de passagens de mtodos usando uma palavra e formato de palavra dupla.

    L P # M0.0 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    LAR1 / Load / AR1 com ponteiro no ACCU1

    L W [AR1, P # 10.0] / / Carrega a palavra cujo endereo / / determinado pelo contedo de / / AR1 mais 10 bytes (MW10) em ACCU1

    OPN DB 5 / / Open DB5

  • L P # DBX 0,0 / Load / ACCU1 com valor de ponteiro

    LAR2 / Load / AR2 com ponteiro no ACCU1

    L L # 0 / Carga / zero em ACCU1

    T D [AR2, 50,0 P #] / / Transfira o valor em ACCU1 a palavra / / double cuja localizao exata / / o endereo em AR2 mais 50 bytes / / (DB5.DBD50)

    Exerccio # 1

    1. Comentar as linhas de STL abaixo para descrever o que essa rede faz:

    A Eu 0,0

    JC M001

    L P # M10.0

    JU M002

    M001: L P # Q0.0

    M002: LAR1

  • A Eu 0,1

    = [AR1, P # 0.1]

    1. Digite o cdigo, monitor-lo e verificar suas respostas.

    Exerccio # 2 (avanado)

    1. Criar um banco de dados com um conjunto de 10 nmeros reais. Preencher a matriz com valores aleatrios.

    2. Crie uma funo que ir retornar o nmero mximo na matriz e sua posio. Use o mtodo de endereamento indireto de sua escolha.

    Palavra de Estado Siemens S7Em PLCs Siemens da Palavra de Estado uma CPU interna registar usado para manter o controle do estado das instrues que esto sendo processed. Para usar STL mais eficaz importante para entender a Palavra de Estado e das suas funes.

    Cada bit na palavra de estado tem uma funo especfica de acompanhar a lgica de bits (RLO, STA), matemtica (OV, OS), operaes de comparao (CC0, CC1) e se a lgica deve continuar, ser aninhados ou comear de novo (/ FC, OR, BR). Apenas o primeiro 9 dos 16 bits so utilizados.

    Posies bit

    8 7 6 5 4 3 2 1 0

    BR CC0 CC1 OV OS OU STA RLO / FC

    Cada instruo pode fazer o seguinte para cada bit na palavra de estado.

    - No ler ou escrever

    * Ler

    x Pode escrever "1" ou "0"

  • 0 Repor a "0"

    1 Definido para "1"

    A palavra de estado pode ser visto exibindo a coluna STATUS durante o monitoramento em STL view. O RLO (bit 1) e STA (bit 2) tambm so exibidos na RLO e coluna STA.

    Os Bits palavra mais importante de status

    / FC "primeiro cheque (bit 0)

    Se o / FC bit um 0, ento a instruo considerada como sendo a primeira instruo processed. Se o FC / um 1, ento a instruo a ser digitalizado usar a lgica do anterior instruction. Certas instrues como =, S e R ir definir o bit / FC a 0, iniciando nova lgica aps as instrues it. Outros, como A ou O vai definir o bit / FC para uma sinalizao de combinar a lgica com a prxima instruo.

    RLO Resultado "da operao lgica (bit 1)

    O bit RLO armazena o estado lgica de funcionamento da lgica de processamento atualmente pouco instructions. Certain e instruo comparao vai virar o RLO para 1 quando a condio TRUE e escrever um 0 quando a condio FALSE. Outras instrues ler o RLO ( =, S, R), para determinar como estas esto a ser executada.

    STA Estado "(bit 2)

    O bit STA reflete o estado do endereo atual Boolean.

  • Ajuda com RLO, STA e / FC

    Se voc est acostumado a lgica ladder e lutando para entender o propsito da RLO e STA pode ajudar a visualizar um degrau como below. O STA usado para manter o controle do estado do O addresses. RLO usado para manter acompanhar o estado da linha.

    A STL equivalente mostrado abaixo.

    Ele percorre a lgica da seguinte forma:

    1. No incio do primeiro cheque bit (/ FC) zero para um e instruo ser logicamente espelhar o bit de estado (STA) para o resultado da operao lgica (RLO). Neste caso o endereo I0.0 um modo que o STA um e o resultado da lgica (RLO) ser 1.a A instruo A escreve um FC 1 a /.

    2. Na segunda linha, o / bit FC agora 1 o que indica que esta linha precisa de usar o RLO do line. anterior O endereo I1.1 em que o = STA 1.a A RLO desde a ltima linha 1 e este ~ anded com a STA atual

  • com um resultado de 1 no RLO atual.

    3. A mesma coisa acontece na segunda linha, mas desta vez em 1 e 0 faz com que a corrente de RLO = 0.

    4. A quarta a instruo Assign que leva o RLO e grava-o para fora para o correspondente address. Neste caso, o RLO final = 0 at a sada ser off. Se M0.0 foi de 1, ento o And ?operao vai avaliar a verdade fazendo o RLO = 1 que ir ligar a sada Q1.0.

    Os Outros Bits de Status

    OR (bit 3)

    O bit OR usado para combinar e funes antes ou funes.

    OS estouro "armazenado (bit 4)

    No caso de uma sobrecarga (OV bit 5) o bit OS ir armazenar o valor, mesmo aps o bit OV foi reset. Os comandos seguintes repor o bit OS: JOS (Ir se OS = 1), as instrues de chamada de bloco do bloco, instrues finais.

    OV estouro "(bit 5)

    O bit OV definido por uma instruo matemtica, com nmeros de ponto flutuante depois de uma falha ocorreu (estouro, operao ilegal, a comparao no-ordenada). O bit OV reposto quando a culpa eliminado.

  • CC0, CC1 cdigo de condio "(bits 6 e 7)

    Os bits de cdigo de condio fornecer resultados para comparao e instrues matemticas.

    Instrues de Comparao

    CC 1 CC 0 Significado

    0 0 ACCU 2 = 1 ACCU

    0 1 ACCU 2 1 ACCU

    1 1 Desordenada (comparao de ponto flutuante apenas)

    Instrues de Matemtica, sem estouro

    CC 1 CC 0 Significado

    0 0 Resultado = 0

    0 1 Resultado 0

    Inteiros Instrues de Matemtica, com estouro

    CC 1 CC 0 Significado

    0 0 Estouro intervalo negativo em ADD_I e ADD_DI

    0 1 Estouro intervalo negativo em MUL_I e MUL_DI

    1 0 Estouro intervalo negativo em ADD_I, ADD_DI, SUB_I, e SUB_DI

    1 1 A diviso por 0 na DIV_I, DIV_DI e MOD_DI

    Instrues de ponto flutuante matemtica, com estouro

  • CC 1 CC 0 Significado

    0 0 Underflow gradual

    0 1 Estouro intervalo negativo

    1 0 Estouro faixa positiva

    1 1 No um nmero de ponto flutuante vlido

    Shift e Rotate Instrues

    CC 1 CC 0 Significado

    0 0 Pouco deslocado para fora = 0

    1 0 Pouco deslocado para fora = 1

    Lgica instrues do Word

    CC 1 CC 0 Significado

    0 0 Resultado = 0

    1 0 Resultado 0

    BR Resultado Binrio "(8 bits)

    O resultado binrio transfere o resultado das operaes para a instruo seguinte para reference. Quando o bit de BR um que permite a sada do bloco (ENO) para VERDADEIRO e, assim, permitir que outros blocos depois de ser processed. SAVE , instrues JCB e JNB definir o bit BR.

    Declarao de lista (STL) cheat sheetsSe voc um usurio do PLC Siemens ento voc mais provvel, portanto, ter executado em programao Declarao List (STL). STL corresponde linguagem lista de instrues definido na especificao IEC 61131-3. A

  • programao feita com mnemnicos muito simples que pode ser difcil de lembrar, se voc no us-lo muitas vezes.

    Estes cheat sheets fornecer um guia de referncia rpida para todas as instrues e formatao. So duas pginas, mas se voc pode imprimir em frente e verso, em seguida, eles fazem uma referncia folha agradvel um.

    STL listadas em ordem alfabtica

    Melhor usado quando se tenta interpretar um programa existente. Download: PDF (131KB)

    STL listados por categoria

    . Melhor quando fazer a programao Download: PDF (140KB)

  • Conectando IFIX SCADA Siemens S7 usando TCP / IP

    Definir uma ligao S7 usando TCP / IP

    O mtodo TCP / IP de comunicao ao S7-300 e S7-400 PLC 's via TCP / IP usa o mdulo de comunicao S7WIN, S7WINSP, S7NT, ou S7NTSP protocolo.

    Requisitos de Software

    Siemens SIMATIC NET software v6.1 SOFTNET-S7 Ethernet Industrial IFIXSCADA v5.x ou acima Windows XP + SP1

    Os requisitos de hardware

    Placa de rede padro S7-300 com CPU315-2 DP Siemens alimentao PS30/5A Siemens CP343-1 TCP

    Os mdulos de hardware ocupar os seguintes slots no PLC Siemens:

    1. Siemens alimentao2. S7-300 CPU 315-2 DP3. Ethernet CP343-1 TCP

    Exemplo de configurao

    Toda a fiao deve ser instalado de acordo com a documentao da Siemens.

    Instalando o software SIMATIC NET

    Voc deve fazer login como administrador para instalar o software SIMATIC NET. Feche todos os aplicativos em execuo, incluindo qualquer software antivrus que voc pode estar em execuo.

  • 1. No ecr de SIMATIC NET, inicie a instalao clicando em Instalar software SIMATIC NET .

    2. A tela de configurao do PC aparece. Clique em Avanar .3. Selecione o Ingls opo de idioma, em seguida, clique em

    Avanar . Clique em Avanar novamente.4. Clique sim para a tela de acordo de licenciamento.5. Digite seu nome e Empresa na tela de registro do usurio.6. Se voc j tem software SIMATIC NET instalada, esta ser a unidade

    selecionada por padro. Limpar a autorizao Run automtico opo e clique em prximo . A configurao: tela de configurao ser exibida.

    7. Seleccionar todas as opes de aplicao a ser instalado. (Isto necessrio se voc no tiver STEP7 instalado em sua mquina. STEP7 Se v5.2 ou superior j estiver instalado, voc no tem que selecionar a NCM PC/S7 v5.2 aplicao.) Clique em Avanar.

    8. Os aplicativos selecionados sero instalados. No prompt, clique em OK para reiniciar o sistema. O sistema reinicia e instala os aplicativos selecionados. Clique em Concluir para reiniciar o sistema novamente.

    O software SIMATIC NET est instalado.

    Configurando o software SIMATIC NET

    Esta etapa envolve o uso do Assistente de Comissionamento para configurar o software instalado na etapa anterior.

    Configurando o Mdulo

    Quando o sistema for reiniciado depois que o software foi instalado, a configurao do hardware do sistema digitalizado. O Assistente de Comissionamento aparece automaticamente. (Voc tambm pode acessar o Assistente de Comissionamento em Iniciar / Simatic / SIMATIC NET / Configuraes / Comissionamento Assistente ).

    O nmero de passos necessrios depende do nmero de cartes de Ethernet PC (ou mdulos) detectadas no seu PC. Os mdulos mais voc operam no computador, os passos so necessrios mais.

    1. Clique em Avanar . uma placa de rede Ethernet com os endereos IP com configuraes mostradas acima foi encontrado. Esta a placa de rede que ser configurado para comunicao com o PLC Siemens. Este colocado em ndice 5. Nota: O ndice da placa de rede pode ser definido com a configurao do PC NCM (configurao de hardware). O ndice da

  • estao padro 5, se voc usar o Assistente de comissionamento.

    2. Selecione a opo Usar o mdulo para operao produtiva na opo PC configurado estao, e depois clique em Avanar.

    3. Limpar o SIMATIC NET OPC Server na opo configurada estao do PC e selecione a opo de configurar mais aplicaes. Em seguida, clique em Avanar.

    4. Registre os nomes para a sua aplicao de usurio: digite VFD1 na Nome caixa de texto. Esta aplicao do usurio colocado no ndice 1. Clique em Avanar . Nota: O nome do aplicativo o nome VFD. Isso vem mais tarde no editor do projeto IFIX em Comunicao | Portos no Especial opes de caixa de texto.

    5. Clique em Avanar . Esta tela aparece, confirmando ter concludo a configurao do mdulo:

    6. A configurao salva e da estao de PC reconfigurado. Seus dados de configurao existente ser substitudo. Clique em OK para confirmar no prompt.

    Isso completa a configurao do mdulo.

    Configurando o projeto com o Assistente de estao do PC

    O prximo passo para configurar o projeto utilizando o Assistente de estao do PC.

    1. Inicie o Assistente de estao do PC.2. Escolha Criar um novo projeto e configurao . Um novo projeto

    criado. Clique em Avanar .3. Definir um novo nome do projeto ; este exemplo

    usa IFIXS7 . Especifique onde a cpia das configuraes das estaes locais de PC reside, e em seguida, clique em Avanar .

    4. Selecione a rede Editar e opo de configurao de conexo, e clique em Concluir . NetPro inicia automaticamente, exibindo a configurao da rede.

    5. Clique na caixa de aplicativos na estao de PC, e ento escolha Inserir | Nova Conexo . A caixa de dilogo Inserir Nova conexo aparece.

  • 6. Escolha o no especificado item na rvore. Do tipo de menu no Conexo rea, escolha conexo S7 . Em seguida, clique Aplicar e clique em OK .

    7. Na caixa de dilogo Propriedades-S7-conexo, o IP Endereo deve ser o endereo da placa de rede no PC. Este exemplo usa 192.168.0.190. O endereo IP parceiro deve ser o do CP343 mdulo Ethernet no PLC, neste caso 192.168.0.148. O ID Local o identificador da conexo desta conexo (aqui est S7-Connection_1). Ele ser usado mais tarde, como o endereo do dispositivo IFIX I / O. Clique Detalhes de endereo . Nota: O ID Local S7-Connection_1 usado posteriormente no Editor de Projeto IFIX em Comunicao | dispositivos I / O na I / O dispositivo caixa de texto de endereo. Este nome sensvel a maisculas e no pode no conter espaos.

    8. Na caixa de dilogo Endereo Detalhes, digite o local do carto da CPU que o SIMATIC S7 comunica. Aqui a localizao da placa 2. Clique em OK . Nota: Algumas fontes de alimentao pode ocupar dois slots. Se assim for, a localizao da placa da CPU superior a 3 um.

    9. Na janela NetPro a conexo S7-Connection_1 novo aparece. Escolha Network | Salvar e Compilar . O Salvar e Compilar caixa de dilogo aparece.

    10. Selecione a compilao e verificar tudo opo e clique em OK .11. Depois de completar a operao de salvar e compilar, uma mensagem

    aparece na janela NetPro. Isso indica os avisos e erros presentes na configurao. Se os avisos ocorrer aqui, ento isso deve ser tratado como informao apenas. Mas se ocorrerem erros, a configurao do projeto no pode ser carregado. Para visualizar os erros, escolha Exibir | Sadas .

    12. Destaque clicando na estao do PC (TESTXP). Depois da tabela conexo desaparece na janela de mensagem. A partir do menu NetPro escolhe PLC | Descarregar | Estaes selecionadospara transferir a configurao do projeto para o PC. Alternativamente, clique com o boto da estao do PC e escolha Download | estaes selecionadas .

    13. Para confirmar a substituir de dados de configurao e para prosseguir com o download, clique em Sim .

    14. Para confirmar parar o mdulo de destino (Network Interface Card), clique em OK .

    15.A configurao agora deve ser carregado com xito. Sair NetPro e clique em prximo , e prximo novamente para terminar o Assistente de Comissionamento. Se voc tiver erros, consulte para mais detalhes.

  • A definio de um ponto de acesso para a aplicao

    O passo seguinte o de definir um ponto de acesso para a aplicao.

    1. Do console de configurao deve aparecer depois que encerra o Assistente de Comissionamento. Se isso no acontecer, abra o console de configurao selecionando START / SIMATIC / Simatic Net / Configuraes / Console de Configurao .

    2. Na caixa de dilogo Configurao do Console, clique com o objeto de ponto de acesso e escolha Novo | Novo ponto de acesso . Nota: Voc pode escolher qualquer nome para o ponto de acesso, mas no pode conter espaos e ter mais de 32 caracteres.

    3. Na caixa de dilogo Novo ponto de acesso, digite seu nome de ponto de acesso (este exemplo usa IFIXS7 ). Selecione o componente de hardware que ser associado a este ponto de acesso (TCP / IP -> ASUSTeK / Broadcom 440x no exemplo). Nota: O nome do ponto de acesso utilizado mais tarde em IFIXSCADA no Editor de Projeto em Comunicao | placas nas Opes Especiais caixa de texto. O nome do ponto de acesso sensvel a maisculas. Depois de criar o ponto de acesso do console de configurao deve ficar assim:

    4. Feche o console de configurao.

    Isso completa a configurao do software SIMATIC NET.

    Configurando o driver S7

    O motorista IFIX S7 precisa de trs nomes (configuraes) do software SIMATIC NET configurao. Os pontos seguintes so necessrios:

    NET SIMATIC Configurao de exemplo

    Informaes IFIX

    Ponto de acesso da aplicao IFIXS7 Quadros, opes especiais de Campo

    VFD Aplicao / Nome VFD1 Portas, Campo opes especiais

    Nome da conexo (ou local S7-Connection_1 IODevices, campo de endereo

  • ID)

    Usando o Assistente de expresso

    Voc pode usar o Assistente Express para configurar suas comunicaes.

    1. Em IFIX Explorer, criar um novo projeto de teste (vazio).2. No Editor de Projeto IFIXSCADA, escolha Comunicao | Express

    Wizard.3. No assistente:

    o Criar um novo I / O Servers por exemplo IOServer .o Criar um novo I / O, por exemplo dispositivo IODev .o Selecione externo como o tipo do dispositivo de I / O (PLC):

    Selecione a Siemens | S7-300 ou S7-400 | TCPIP usando NE2000 placa de rede para Windows NT para NT/W2K/XP/2003 , ou o TCPIP usando rede NE2000 CARD para Windows 95/98 para 95/98/ME opo.

    4. Definem o nome da conexo. Neste exemplo, S7-Connection_1 . Nota: No selecione a ligao de I / O de dispositivos para um banco de dados externo tag opo.

    Isto conclui esta seo.

    Definir o ponto de acesso

    O passo seguinte no processo a de ajustar o ponto de acesso da aplicao.

    1. Abra a caixa de dilogo Conselhos escolhendo Comunicao | Conselhos .

    2. No Especial Opt caixa de texto, digite o ponto de acesso da aplicao. Este exemplo usa IFIXS7 .

    Definir o nome VFD

    O prximo passo definir o nome do VFD.

    1. Abra a caixa de dilogo Portas escolhendo Comunicao | Portos .2. No Especial Opt caixa de texto, digite o nome do VFD. Neste

    caso VFD1 .

    Verificao do nome da conexo S7

  • O prximo passo consiste em verificar o nome da conexo S7.

    1. Abra o I / O caixa de dilogo Dispositivo escolhendo Comunicao | dispositivos I / O .

    2. No endereo campo introduza o nome da ligao ao PLC. Este exemplo usa S7-Connection_1 .

    Declarao da varivel

    O prximo passo declarar as variveis.

    1. Abra o formulrio, escolhendo Tag Tag | Tags variveis .2. Crie uma varivel com as seguintes informaes:

    o Nome Tag varivel : TestIntegero I / O Nome do dispositivo : IODevo Tipo : INTo Endereo : DB190, 0

    Soluo de problemas de conexo S7

    Pergunta: eu recebo a seguinte mensagem de erro ao fazer o download da estao de PC no gerenciador SIMATIC PC NCM:

    "O mdulo de" gestor de estaes "no pode ser contatado. Mudar a interface on-line."

    "Para conexes on-line atravs da interface de PC interno nome de uma estao deve ser atribudo no componente configurador. Esse nome deve ser idntico ao nome da estao de PC, como configurado no STEP7 (ou Net Simatic) do projeto."

    "Online:. Nenhuma conexo pde ser feita o participante no se anunciar."

    Soluo

    1. Entrada SIMATIC PC Manager NCM sob o menu de opes Opes | Set PG / PC Interface , se o ponto de entrada S7ONLINE est ligada com a interface com PC interno (local).

    2. O Editor de Configurao da Estao informa se o mdulo Online. Voc pode iniciar o Editor de Configurao de Estao com um duplo clique no cone. Isso no deve ser OFFLINE , de modo a alterar o seu modo de operao, clique em Change Mode . O modo de operao deve agora mudar para ONLINE .

  • 3. Verifique o nome da estao no Editor de configurao da estao. Isso deve corresponder com o nome em SIMATIC PC Manager NCM. Voc pode mudar o nome da estao no Editor de configurao da Estao clicando nome da estao .

    4. Abra o Editor de Configurao da estao e do PC Manager SIMATIC NCM. Verifique a ordem e o nmero de componentes configurados e os ndices que so usados. Eles devem corresponder

    Manual Siemens SIMATIC STEP 7 programadorWebsite Links Rpidos SiemensQuem tem o software?First Things FirstPor onde comear?Manuais, manuais, em toda parte!Material de TreinamentoTutoriais em FlashQual o prximo?

    Reviso da Siemens SIMATIC STEP 7 Lite Software de ProgramaoPrimeiras impressesA barra do lado esquerdo "Viso geral da CPU e janela de projetoO Gerenciador de HardwareO EditorConcluso

    Passo 7 Conexo, download e uploadLigar para o PLC S7Os Cabos de ProgramaoComunicaes VerificaoDefinir a interface PG / PC

    DownloadDescarregar parcialFull DownloadLimpar a memria da CPU e depois download

    UploadUpload para um projeto existenteCarregar sem um projeto existente

    Passo 7 Lite, Passo 7 e Step 7 diferenas profissionaisPASSO 7 LiteSTEP 7PASSO 7 Professional

    O caso do SIMATIC STEP 7 Falta de DocumentaoTerminologiaMelhores PrticasAs Armadilhas e sinais de alertaConcluso

    S7 Biblioteca FunesBlocos de Funo do SistemaFuno chamadas de sistemaS5-S7 Convertendo BlocosBlocos de Funo IECBlocos de Controle PIDBlocos de comunicaoTI-S7 Convertendo BlocosBlocos Diversos

    Termos tcnicos da SiemensPasso 7 Tipos de dados elementaresSmbolo endereos de tabela admitidos e tipos de dadosSiemens S7 Endereamento IndiretoIntroduoO ponteiro e quaisquer tipos de dadosDados Instrues de BlocoMemria Endereamento IndiretoO endereo de RegistrosRegistre-rea interna Endereamento Indiretorea Crossing-Registre Endereamento IndiretoExerccio # 1Exerccio # 2 (avanado)

    Palavra de Estado Siemens S7Declarao de lista (STL) cheat sheetsSTL listadas em ordem alfabticaSTL listados por categoria

    Conectando IFIX SCADA Siemens S7 usando TCP / IPDefinir uma ligao S7 usando TCP / IPRequisitos de SoftwareOs requisitos de hardwareExemplo de configuraoInstalando o software SIMATIC NETConfigurando o software SIMATIC NETConfigurando o MduloConfigurando o projeto com o Assistente de estao do PCA definio de um ponto de acesso para a aplicaoConfigurando o driver S7Usando o Assistente de expressoDefinir o ponto de acessoDefinir o nome VFDVerificao do nome da conexo S7Declarao da varivelSoluo de problemas de conexo S7