13 aap lp 2em aluno

12
1 Avaliação de Língua Portuguesa – 2 a série do Ensino Médio Leia o texto e responda às questões 1 e 2. O fogo na cidade A reunião já tinha desandado há um bom tempo, tinha chegado àquele ponto em que todo mundo começa a repetir os próprios argumentos, acrescentan- do aqui e ali algum advérbio como “realmente”, “definitivamente” ou “absolu- tamente” – então eu olhei pra fora em busca de ar fresco e vi que na calçada da esquina em frente tinham colocado uma churrasqueira, e um fogo recém- -aceso serpenteava nos tocos de carvão. [...] Logo o garçom do boteco apareceu com os espetinhos de linguiça, coração de frango, peito de frango em cubos e carne bovina e os dispôs sobre a grelha. Eu não estava com fome e voltei a prestar atenção no fogo. Sua textura era diferente de todas as outras que meus olhos podiam alcançar naquela paisagem do centro. Asfalto, tijolo, casca de árvore, folha, grama, rosa, concreto, pele humana, crina de cavalo da polícia, ferro de pistola, cobertor de mendigo, veludo de calça, jeans de saia, água de nuvem, telha de casa e azul do céu – nada era tão bonito quanto as labaredas cor de laranja. Nem tão bonito nem tão puro nem tão frágil. Nem tão potencialmente devas- tador. Era como se eu visse o fogo pela primeira vez, ou como se o visse após um longo tempo – um amigo querido e esquecido e reencontrado; uma ex- -namorada por quem subitamente nos reapaixonamos durante uns poucos e intensos minutos. [...] CORSALETTI, Fabrício. O fogo na cidade. In: Revistasãopaulo. Série O melhor de sãopaulo. 10. ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2013. GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Língua Portuguesa 2 a série do Ensino Médio Turma _________________ 1 o semestre de 2014 Data _____ / _____ / _____ Escola __________________________________________________ Aluno __________________________________________________ 13 13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 1 18/12/13 15:02

Upload: robson-rocha

Post on 31-Mar-2016

291 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Leia o texto e responda às questões 1 e 2.

O fogo na cidade

A reunião já tinha desandado há um bom tempo, tinha chegado àquele ponto em que todo mundo começa a repetir os próprios argumentos, acrescentan-do aqui e ali algum advérbio como “realmente”, “definitivamente” ou “absolu-tamente” – então eu olhei pra fora em busca de ar fresco e vi que na calçada da esquina em frente tinham colocado uma churrasqueira, e um fogo recém--aceso serpenteava nos tocos de carvão. [...]

Logo o garçom do boteco apareceu com os espetinhos de linguiça, coração de frango, peito de frango em cubos e carne bovina e os dispôs sobre a grelha. Eu não estava com fome e voltei a prestar atenção no fogo.

Sua textura era diferente de todas as outras que meus olhos podiam alcançar naquela paisagem do centro. Asfalto, tijolo, casca de árvore, folha, grama, rosa, concreto, pele humana, crina de cavalo da polícia, ferro de pistola, cobertor de mendigo, veludo de calça, jeans de saia, água de nuvem, telha de casa e azul do céu – nada era tão bonito quanto as labaredas cor de laranja.

Nem tão bonito nem tão puro nem tão frágil. Nem tão potencialmente devas-tador. Era como se eu visse o fogo pela primeira vez, ou como se o visse após um longo tempo – um amigo querido e esquecido e reencontrado; uma ex--namorada por quem subitamente nos reapaixonamos durante uns poucos e intensos minutos.

[...]

CORSALETTI, Fabrício. O fogo na cidade. In: Revistasãopaulo. Série O melhor de sãopaulo. 10. ed. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2013.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULOSECRETARIA DA EDUCAÇÃO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO

Língua Portuguesa 2a série do Ensino Médio Turma _________________

1o semestre de 2014 Data _____ / _____ / _____

Escola __________________________________________________

Aluno __________________________________________________

13

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 1 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio2

Questão 01 Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir para responder à questão:

I) “Eu não estava com fome e voltei a prestar atenção no fogo”.

II) “[...] nada era tão bonito quanto as labaredas cor de laranja”.

III) “Sua textura era diferente de todas as outras que meus olhos podiam alcançar naquela paisagem do centro”.

IV) “Logo o garçom do boteco apareceu com os espetinhos de linguiça, coração de frango, peito de frango em cubos e carne bovina [...]”.

A opinião do autor encontra-se expressa em:

(A) II e III

(B) I e II

(C) III e IV

(D) IV e I

Questão 02 No último parágrafo do texto, o autor, observando as labaredas, faz a seguinte apreciação em relação a elas:

“Nem tão bonito nem tão puro nem tão frágil. Nem tão potencialmente de-vastador.”

A supressão das vírgulas em “Nem tão bonito nem tão puro nem tão frágil” e o uso do ponto final antes de “Nem tão potencialmente devastador” são recur-sos utilizados pelo autor para:

(A) Evidenciar os aspectos positivos das labaredas produzidas pelo carvão.

(B) Deixar evidentes as qualidades negativas que as labaredas apresentam.

(C) Imprimir ritmo às frases, realçando o aspecto devastador do fogo.

(D) Destacar, de modo ritmado, o horror provocado pelas labaredas laranja.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 2 18/12/13 15:02

3Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Questão 03 Leia o texto e responda à questão 3.

Disponível em: <http://colunistas.ig.com.br/cip/2008/02/20/anuncio-comemora-doacao-de-livros-em--santa-catarina/>. Acesso em: 27 de setembro de 2013.

O slogan da campanha “Mais livros Mais livres”, associado às imagens do car-taz, revela a intenção de que:

(A) a leitura transforma o leitor em um herói.

(B) livros mudam positivamente a vida das pessoas.

(C) doar livros faz com que haja mais espaços livres em casa.

(D) a leitura impede que as pessoas sejam livres.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 3 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio4

Leia o texto para responder à questão 4.

O hobbit

Escrito por J. R. R. Tolkien, O Hobbit — ou Lá e de volta outra vez — conta a histó-ria de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vive pacificamente em sua toca, com muito conforto, bebida e com seu cachimbo de fumo. Até que numa manhã ele recebe a visita do mago Gandalf, que está à procura de alguém para uma aventura, um tanto perigosa e inesperada; porém, valiosíssima. E como todo bom hobbit, que preza pela comodidade, Bilbo tenta desconversar sobre o assunto, mas é inter-rompido a cada minuto por um visitante que bate à porta de sua toca. São eles: Dwalin, Balin, Kili, Fili, Dorin, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur e Thorin, trezes anões unidos e preparados a iniciarem uma longa jornada.

Após muitas refeições e diálogos, os quinze aventureiros, e aqui inclui-se Bilbo, a contragosto desse, partem para a expedição da qual nenhum deles sabe se retornarão.

Tolkien, J. R. R. O hobbit. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009. Disponível em: <http://www.infoescola.com/livros/o-hobbit/>. Acesso em: 19 de setembro de 2013.

Questão 04 Em: “Após muitas refeições e diálogos, os quinze aventureiros, e aqui inclui-se Bilbo, a contragosto desse, partem para a expedição da qual nenhum deles sabe se retornarão” a palavra sublinhada refere-se

(A) aos quinze aventureiros.

(B) a uma expedição perigosa.

(C) à falta de vontade de aventurar-se.

(D) ao hobbit chamado Bilbo.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 4 18/12/13 15:02

5Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Questão 05 Leia o texto e responda à questão 5.

Disponível em: <http://www.essaseoutras.xpg.com.br/melhores-charges-sobre-violencia-e-criminalida-de-critica-engracada/>. Acesso em: 16 de dezembro de 2013.

Na charge, há humor porque

(A) o jornal trata de assuntos referentes à violência nas cidades.

(B) o tema das notícias do jornal desperta a curiosidade de todos.

(C) o rapaz loiro busca algo diferente do que é tratado no jornal.

(D) os dois leitores apreciam o tema tratado pelo jornal “O Violento”.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 5 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio6

Leia o texto e responda à questão 6.

[...]

- É verdade – confirma Silvia. – Eu tenho um professor na faculdade que quando está em sala de aula parece uma gramática de carne e osso, de tão caprichado que fala. Mas quando sai com a gente depois da aula para beber num barzinho, ele fica descontraído e fala igualzinho ao caipira mais caipira que se possa imaginar. Ele nasceu e cresceu num sítio no interior do estado.

- Pois é – retoma Irene. O que caracteriza um falante culto é justamente essa facilidade que ele tem de mudar de registro, como se diz em Linguís-tica. Ele pode passear tranquilamente por todo o espectro de variedades, por todo o continuum, conforme lhe pareça mais adequado às suas inten-ções comunicativas. Por isso é tão importante permitir a todos os falantes o acesso à escola e à norma-padrão. Esse conhecimento permitirá que a pessoa escolha a variedade ou o estilo que quer usar num dado contexto, numa dada situação. [...]

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 17. ed. São Paulo: Contexto, 2013, p.165.

Vocabulário1:

Registro. S.m. 1. Ato ou efeito de registrar.

Continuum – (Latim) S.m. Conjunto contínuo.

Questão 06 O assunto principal do texto é:

(A) Constatar que o falante culto usa a norma-padrão da língua em todos os contextos.

(B) Estudar a norma-padrão é a razão para um professor não falar como o caipira.

(C) Observar que um professor de faculdade interiorano fala como o caipira em todas as situações.

(D) Conhecer a norma-padrão permite ao falante adequar sua fala ao contexto e à situação.

1 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 4. ed Curitiba: Positivo, 2009.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 6 18/12/13 15:02

7Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Leia o texto e responda à questão 7.

[...] Numa noite, dando sequência a esse percurso de pequenas epifanias, ele teve a estranha necessidade de escrever: “Nessa noite, pois, ele acendeu a lam-parina, pôs os óculos, pegou uma folha de papel, um lápis; e como um escolar sentou-se na cama. Tivera a sensata ideia de por ordem nos pensamentos e resumir os resultados a que chegara nessa tarde – uma vez que nessa tarde ele finalmente entendera o que queria. E agora, assim como aprendera a calcular com números, dispôs-se a calcular com palavras”. [...]

Como todo ato de criar, escrever (às vezes até mesmo uma simples carta, rela-tório ou trabalho escolar) é colocar-se na borda do abismo.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. O lápis e a folha em branco. In: A cegueira e o saber. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

Questão 07 No texto lido, a função da linguagem predominante é a

(A) metalinguística, centrada no código, que é utilizado para explicar a si mesmo.

(B) fática, centrada no contato visa a estabelecer o contato com o interlocutor.

(C) emotiva ou expressiva, centrada no emissor da linguagem veiculando seus sentimentos.

(D) conotativa ou apelativa, centrada no receptor da mensagem, visando a convencer os interlocutores.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 7 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio8

Leia o texto e responda à questão 8.

Canção

Quando chegaste, os violoncelos

Que andam no ar cantaram hinos.

Estrelaram-se todos os castelos,

E até nas nuvens repicaram sinos.

Foram-se as brancas horas sem rumo,

Tanto sonhadas! Ainda, ainda

Hoje os meus pobres versos perfumo

Com os beijos santos da tua vinda.

Quando te foste, estalaram cordas

Nos violoncelos e nas harpas...

E anjos disseram: Não mais acordas,

Lírio nascido nas escarpas!

Sinos dobraram no céu e escuto

Dobres eternos na minha ermida.

E os pobres versos ainda enluto

Com os beijos santos da despedida.

GUIMARAENS, Alphonsus de. Canção. In: BARBOSA, Frederico (org.). Cinco séculos de poesia: (an-tologia da poesia clássica brasileira). 4. ed. São Paulo: Aquariana, 2011.

Questão 08 Nos versos “Quando chegaste, os violoncelos/Que andam no ar cantaram hinos” identifica-se a figura de linguagem denominada:

(A) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

(B) sinestesia, que consiste na mistura de sensações, produzindo fortes emoções.

(C) prosopopeia, que consiste em atribuir características humanas a seres inanimados ou irracionais.

(D) gradação, que consiste em organizar uma sequência de ideias em sentido crescente ou decrescente.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 8 18/12/13 15:02

9Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Leia o fragmento da crônica que segue e responda à questão 9.

Vamos acabar com esta folga

O negócio aconteceu num café. Tinha uma porção de sujeitos, sentados nesse café, tomando umas e outras. Havia brasileiros, portugueses, franceses, argeli-nos, alemães, o diabo.

De repente, um alemão forte pra cachorro levantou e gritou que não via ho-mem pra ele ali dentro. Houve a surpresa inicial, motivada pela provocação, e logo um turco, tão forte como o alemão, levantou-se de lá e perguntou:

- Isso é comigo?

- Pode ser com você também – respondeu o alemão.

[...]

PONTE PRETA, Stanislaw. O Melhor da Crônica Brasileira – 1. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1997, p. 71. Disponível em: <http://www.releituras.com/spontepreta_folga.asp>. Acesso em: 16 de setembro de 2013.

Questão 09 No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com mar-cas da linguagem informal, pois se trata de uma crônica que reproduz um episódio do cotidiano brasileiro, em que o autor procura usar a linguagem popular.

Assinale a alternativa que contém o trecho pertencente à variedade padrão formal da linguagem:

(A) “Tinha uma porção de sujeitos, sentados nesse café”.

(B) “Houve a surpresa inicial, motivada pela provocação”.

(C) “O negócio aconteceu num café”.

(D) “[...] um alemão forte pra cachorro levantou”.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 9 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio10

Leia o texto e responda à questão 10.

Biodiversidade

Biodiversidade é o nome que se dá à variedade e à quantidade de plantas e animais que existem no planeta ou numa determinada região. O Brasil é o país com a maior biodiversidade. Aqui estão 20 por cento da biodiversidade do planeta.

Imagine uma grande floresta, com inúmeras espécies de seres vivos. Ao ha-bitar essa área, plantas e animais interagem entre si e com o ambiente que os cerca — elementos não vivos como o sol, a terra, a água e o ar. A esse conjunto dá-se o nome de ecossistema em que os seres vivos obtêm do meio os nutrientes e a energia necessários para a sobrevivência. Se a biodiversida-de é de alguma forma afetada, essas relações alimentares se desequilibram, pondo em risco a continuidade da vida. Por isso, a biodiversidade está ligada à preservação da vida no planeta.

[...]

Para muita gente, a grande variedade de plantas e animais é algo imutável, um bem natural garantido. Na prática, porém, não é bem assim. A ação humana sobre a natureza, como a derrubada de florestas e a queima de gasolina, repre-senta uma grande ameaça para o ambiente. [...]

A preservação da biodiversidade é tarefa de todos. Governos, proprietários de terras e a população em geral podem contribuir para a manutenção da diversi-dade biológica. Como? Tomando decisões que tenham impacto mínimo sobre o ambiente e possam garantir a preservação da flora e da fauna do planeta. Diminuir a produção de lixo, reciclar e poluir menos são algumas formas de ajudar a preservar o ambiente.

Biodiversidade. In Britannica Escola Online. Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article/482995/biodiversidade>. Acesso em: 20 de setembro de 2013. (Adaptado).

Questão 10 O trecho “A ação humana sobre a natureza, como a derrubada de florestas ...” (3º parágrafo) é um dos argumentos utilizados pelo autor para sustentar a tese de que:

(A) Todos somos responsáveis pela preservação da diversidade biológica.

(B) A biodiversidade é um bem imutável, um bem natural garantido a todos.

(C) Preservar a flora e a fauna do planeta não é responsabilidade dos governos.

(D) O Brasil detém a parcela de 20% da maior biodiversidade do planeta.

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 10 18/12/13 15:02

11Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio

Anotações

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 11 18/12/13 15:02

Avaliação de Língua Portuguesa – 2a série do Ensino Médio12

13_AAP_LP_ 2EM_aluno.indd 12 18/12/13 15:02