1210 manual rosqueadeira

Upload: carlos-medeiros

Post on 07-Jul-2015

243 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

1210 - Mquina Rosqueadeira

1210MANUAL DO OPERADOR

Mquina RosqueadeiraBrasil

IMPORTANTEPara sua prpria segurana, antes de montar ou operar esta mquina, leia com cuidado todo o contedo deste manual de operao. Aprenda a operao da mquina, suas possveis aplicaes e os perigos potenciais na sua operao.

1210 - Mquina Rosqueadeira

1210 - Mquina RosqueadeiraMquina Rosqueadeira Para os seus arquivos, anote o N de Srie da sua mquina, a data da compra, Fornecedor e N da Nota Fiscal.N de Srie Data da Compra N Nota Fiscal

1210Mquina Rosqueadeira

Fornecedor

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

3

1210 - Mquina Rosqueadeira

SeguranaPrecauo!! Leia e entenda todas as intrues deste manual de operao ANTES de montar, ligar, ou operar a mquina. A falta destes cuidados poder resultar em choque eltrico, fogo e/ou leses corporais.

A tomada deve estar de acordo com a norma ABNT NBR n 7845 de acordo com a voltagem indicada na chapa da mquina. Use sempre cabos de extenso com quatro condutores (3 fases + terra) observando as seguintes especificaes:

Segurana na rea de TrabalhoA rea de trabalho deve ser limpa e bem iluminada. No opere a mquina em ambientes explosivos onde tenha liquidos, gases ou p inflamveis. Mantenha as crianas ou curiosos afastados durante a operao da mquina para evitar distraes. No deixe as crianas ou curiosos tocarem a mquina ou o cabo eltrico. Tabela 1 Cabos de Extenso

Segurana EltricaO plugue desta mquina est provido de um pino terra. Deve-se usar uma tomada do mesmo padro e verificar se o pino correspondente est ligado num terra adequado. No deve ser usado um adaptador e nunca deve ser removido o pino terra.

Segurana PessoalMantenha-se em alerta, observando bem a operao que est sendo executada. No opere a mquina quando estiver cansado ou sob influncia de alcool, txicos ou medicamentos. No use roupa ou jias soltas. Mantenha cabelos compridos, roupas e luvas longe de peas em movimento. Evite partidas acidentais. Verifique se a mquina est desligada quando for ligar o plugue. Antes de ligar a mquina, verifique se no h nenhuma ferramenta de ajuste perto de peas giratrias. Nunca estenda o brao por cima da mquina em funcionamento. Mantenha o equilibrio sempre.

Figura 1 Ligao com Fio Terra Evite contato com superfcie aterradas. A possibilidade de choque eltrico ser ainda maior se o seu corpo estiver em contato com a superfcie aterrada. No exija muito do cabo eltrico e substitua-o quando estiver desgastado. Mantenha o cabo eltrico longe da superfcie quente, cantos vivos ou peas em movimento. No deixe a mquina na chuva ou em lugares midos.

Use sempre culos de segurana.

Segurana na Operao da MquinaA mquina deve ser fixada no cho ou numa bancada para evitar a possibilidade de capotar. Nunca opere a mquina quando o interruptor estiver com problemas. Desconecte o plugue antes de fazer qualquer ajuste na mquina.

4

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

1210 - Mquina RosqueadeiraUtilize ferramentas de corte bem afiadas para evitar o esforo da mquina. Verifique o bom funcionamento da mquina, reportando qualquer condio de mal alinhamento, travamento ou quebra de peas. Use somente peas de reposio recomendadas pela RIDGID. Mantenha os volantes e botes limpos. Bomba de leo Utilize sempre um suporte de tubo quando o tubo a ser rosqueado for comprido. Aperte o mandril e a centradora traseira ANTES de ligar a mquina. A bomba usa um sistema girotor com impulsor de ao. Auto-sangrante. Equipamento de Norma Cabeote de abertura rpida Modelo 610 Jogo de Cossinetes Especiais Gold e * Jogo de Cossinetes Especiais Gold 1 a 2 * Escariador Modelo 334 Cortatubo Modelo 354 Um quarto de galo de Refrigerante Especial da RIDGID Mandril Dianteiro Mandril de acionamento rpido sem necessidade de chave. Centrador Traseiro Centrador acionado por espiral para centralizar materiais de maior comprimento. Ele gira em sincronia com o mandril dianteiro.

Descrio e EspecificaesDescrioA mquina rosqueadeira eltrica RIDGID modelo 1210 uma oficina completa para trabalhar tubos. Ela prende o tubo ou vergalho girando o mesmo para fazer roscas, cortar e escariar. Possui um motor robusto monofsico que faz o servio sem diminuir muito a velocidade. A maior novidade desta mquina o fato dela no utilizar leo, apenas um refrigerante para resfriar o trabalho o qual evapora-se quanto em contato com o tubo.

* Rosca para tubo BSPT (BSP) ou NPT conforme solicitado Peso Lquido 26,100 Kgs. (sem suporte) Acessrios:

EspecificaesCapacidade de roscas em tubo: 1 A mquina fornecida com cossinetes especiais gold para rosquear tubos de 1 na rosca solicitada (BSPT ou NPT). Cortatubo Capacidade: Tubos: 1/2- 1 Velocidade 25 RPM sem carga Escariador Cnico, para tirar as rebarbas em tubos de 1/2- 1.

Suporte: Modelo 120 Suporte Dobrvel

InstalaoA rosqueadeira 1210 deve ser utilizada com o suporte No. 120 ou fixada sobre um superfcie firme para no correr o perigo da mesma capotar durante o uso. Quando o tubo que estiver sendo trabalhado for comprido, dever ser sempre apoiado com um suporte RIDGID Modelo BJR-99. A mquina deve ser ligada numa tomada 220V conforme indica a placa localizada embaixo do centrador traseiro. muito importante aterrar o fio verde que passa por de trs do plug. Qualquer extenso utilizada deve estar de acordo com a tabela constante neste manual.

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

5

1210 - Mquina RosqueadeiraSempre usar o Refrigerante Especial RIDGID. O uso de outras substncias nesta mquina pode causar danos e anular a garantia. 1. Completar o nvel de Refrigerante no reservatrio. Ao lado do centrador existe uma janela para ver o nvel. Este reservatrio tem capacidade para aproximadamente 470ml o que deve servir para 75 a 100 roscas dependendo da bitola do tubo.

OperaoConhea a sua MquinaMandril Centrador Mandril Dianteiro Cortatubo Cabeote Escariador

Cabo p/ transporte

Figura 4 Enchendo o Reservatrio

Bandeja

Volante Interruptor

Figura 2 Mquina 1210 de Frente

Tampa do Reservatrio Cabo para Transporte

Figura 5 Reservatrio Cheio 2. Levante a tampa do reservatrio para permitir a entrada de ar. Se isto no for feito, a bomba vai criar um vcuo que impedir a passagem do Refrigerante.

Vidro p/ Verificar Nvel de Refrigerante

Figura 3 Mquina 1210 por Trs

Verificando o Refrigerante(Ver Figuras 4, 5, 6 e 7) Figura 6 Tampa do Reservatrio Levantado

6

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

1210 - Mquina Rosqueadeira3. Importante: Se a mquina for nova ou est a algumas horas sem uso, haver a necessidade de encher as passagens do Refrigerante. Para isto, ligar a mquina e com o cabeote abaixado pressione o mesmo apertando a vlvula de esfera que fica embaixo. Quando o Refrigerante comear a pingar sobre os cossinestes, a mquina estar pronta para trabalhar. 5. Feche o mandril dianteiro puxando o volante em sentido do operador dando vrias batidas contra os mordentes. Este martelado o que far os mordentes prenderem melhor o tubo. Para soltar o tubo, s girar o volante ao contrrio.

Cortar material com o cortatubo N 354 (Ver Figura 8) 1. Com a mquina ligada, o escariador e o cabeote na posio vertical, abaixe o cortatubo sobre o material a ser cortado. Se o mesmo estiver muito fechado, abra-o at cair na posio de corte. 2. Gire o volante do carrinho at que a roda cortadora esteja posicionada sobre a marca. 3. Ligue a mquina e comece a girar o cabo alimentador do cortatubo. Continue a girar at terminar o corte.

Esfera Figura 7 Pressionando o Cabeote para avanar o Refrigerante 4. Quando terminar de usar a mquina, abaixe a tampa do reservatrio para evitar evaporao ou derrame do refrigerante. 5. Observao: A utilizao de outros fluidos a no ser o Refrigerante RIDGID anula a garantia da Rosqueadeira Modelo 1210 e poder prejudicar a operao da mquina assim como danificar os cossinetes. O Refrigerante RIDGID no pode ser utilizado em qualquer outro tipo de equipamento de rosquear RIDGID.

Instalao do Tubo1. Abra o mandril dianteiro totalmente. Tambm abra totalmente o centrador traseiro. 2. Se o tubo for comprido suficientemente para ser apoiado pelo centrador traseiro ele poder ser introduzido pela frente ou pr trs. Se o tubo for curto, introduza-o pela frente (mandril dianteiro). 3. Se o tubo for comprido, ele tem que ser apoiado pr um suporte como o RIDGID modelo BJR-99. Isto evitar que a mquina capote. 4. Feche o centrador apenas com a mo, verificando se o tubo ficou centralizado.

Figura 8 Cortando um Tubo

4. Desligue a mquina e coloque o cortatubo na posio vertical. Escariar tubos com o escariador N 334 (Ver Figura 9) 1. Com o cortatubo e o cabeote na posio vertical, abaixe o escariador encaixando o brao na ranhura. 2. Com a mquina ligada, avance o carro com o escariador no sentido do tubo girando o volante do carro. 3. Forando ligeiramente o volante, o escariador eliminar as rebarbas internas do tubo.

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

7

1210 - Mquina RosqueadeiraArandela de Trava

Linha de Calibragem

Cabeote Elo

Alavanca de Abertura

Alavanca de Trava Barra de Calibragem

Figura 10 Calibragem no Cabeote 610 Figura 9 Escariando um Tubo 3. Abaixe o cabeote 610 verificando se os cossinetes foram ajustados na medida desejada. 4. Coloque os cossinetes sobre o tubo acionando o volante do carro. Force o volante um pouco at os cossinetes prender o tubo. Solte o volante j que ele se alimentar sozinho.

4. Desligue a mquina e coloque o escariador de volta na posio vertical. Rosquear material com o cabeote 610 (Ver Figura 10, 11 e 12) Antes de efetuar esta operao, o tubo tem que estar cortado bem no esquadro (de preferncia na prpria mquina). Os cossinetes indicados para a rosca e tamanho desejados de tubo devem j estar colocados no cabeote. (ver instrues sobre troca de cossinetes).

Observao: O cabeote 610 foi projetado para uso exclusivo na rosqueadeira RIDGID modelo 1210. No compatvel com qualquer outra rosqueadeira da marca RIDGID. Tambm, nenhum outro cabeote RIDGID pode ser utilizado nesta mquina.

Figura 11 Rosqueando com o Cabeote 610 5. Quando a ponta do tubo chegar ao fim do cossinete (Ver Figura 11), levante a alavanca do cabeote jogando a mesma para trs. Isto abrir os cossinetes os quais deixaro de rosquear.

1. Instale um jogo de cossinetes no cabeote dependendo do dimetro do tubo a ser rosqueado. Um jogo para tubos de e e o outro jogo e para tubos de 1

2. Solte a alavanca de trava do cabeote e ajuste a linha marcada do elo com a linha na barra de acordo com a medida do tubo a ser rosqueado. Aperte a alavanca da trava.

8

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

1210 - Mquina Rosqueadeira

Barra de Calibragem Alavanca de Abertura

Figura 12 Parar Quando a Ponta do Tubo Chega no Fim do Cossinete

Alavanca da Trava

Figura 14 Soltar os Cossinetes 3. Os cossinetes podem ser retirados.

6. Gire o volante do carro at o cabeote ficar livre do tubo. Coloque o cabeote de volta na posio vertical. 7. Verifique a qualidade da rosca e a profundidade do filete. Conforme o fabricante do tubo ou das conexes, s vezes, deve-se abrir ou fechar ligeiramente os cossinetes para compensar pequenas diferenas. Troca de cossinetes (Ver Figuras 13, 14 e 15) 1. Com a mquina desligada, retire o cabeote e coloque-o sobre uma bancada com os nmeros para cima.

4. Coloque os novos cossinetes observando sempre que o nmero do cossinete coincida com o nmero marcado na carcaa do cabeote. Eles devem ser introduzidos at a linha marcada insert to line.

Figura 15 Colocao dos Cossinetes

5. Jogue a alavanca acionadora para trs, ajuste o cabeote na medida desejada e fixe esta posio com a alavanca de aperto. 6. Coloque o cabeote de volta. 7. Ligue a mquina, pressione o cabeote para baixo e verifique que o Refrigerante esteja pingando normalmente. Figura 13 Retirar o Cabeote 2. Solte a alavanca de aperto e retroceda-a umas 4 voltas. Puxe a arandela de trava para fora da ranhura e puxe o conjunto no sentido da marca de 3/4 estampada na barra de medidas. A alavanca acionadora deve estar para trs (sentido da marca de 1/2 na barra de medidas).

ManutenoConforme o uso da mquina 1210 ter que ser feito manuteno peridica. Troca de Insertos (Ver Figura 16)

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

9

1210 - Mquina Rosqueadeira1. Abra totalmente os mordentes dianteiros. 2. Para retirar o inserto, coloque uma puno no furo localizado por cima. Pressione com fora para baixo at sentir que a mola afundou totalmente. 3. Mantendo a presso da puno sobre a mola interna, puxe o inserto para frente at ele sair.

Figura 17 Levantando o Tampo de Acesso

Figura 16 Trocando os Insertos 4. Para instalar um novo inserto, coloque a mola com o plug no lugar e o pressione para baixo. Coloque o inserto pela frente do mandril empurrando o mesmo at que o plug encaixe no rasgo inferior do inserto. O inserto tem um chanfrado para ajudar nesta colocao. Troca dos Carves (Escovas) (Ver Figuras 17 e 18) Observao: O desgaste dos carves deve ser verificado conforme o uso da mquina, porm no mnimo a cada 6 meses. Quando o carvo estiver com menos de 12 mm de comprimento, est na hora de troca-los. 1. Tire o plug da tomada 2. Usando uma chave de fenda, levante a tampa de plstico que fica ao lado do reservatrio de cavacos. Embaixo encontrar o acesso ao porta carves superior do motor. O acesso do carvo inferior do motor na parte inferior da mquina. Figura 18 Acesso a Tampa de Carvo Superior

3. Remova as tampas dos carves cuidadosamente usando uma chave de fenda grande. 4. Retire os carves para inspeo. 5. Se algum deles estiver gasto, troque os dois carves por carves originais RIDGID. 6. Coloque novamente as tampas do motor como a tampa de plstico de acesso.

10

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

1210 - Mquina Rosqueadeira

NDICE

Segurana .................................................................................................................................04 Segurana na rea de Trabalho .............................................................................................04 Segurana Eltrica .................................................................................................................04 Segurana Pessoal ................................................................................................................04 Segurana na Operao da Mquina .....................................................................................04

Descrio e Especificaes ....................................................................................................05

Instalao ..................................................................................................................................05

Operao ...................................................................................................................................06 Conhea a sua Mquina .........................................................................................................06 Verificando o Refrigerante ......................................................................................................06 Instalao do Tubo .................................................................................................................07 Cortar material com o cortatubo n 354 ..................................................................................07 Escariar tubos com o escariador n 334 .................................................................................07 Rosquear material com o cabeote 610 .................................................................................08 Troca de Cossinetes ...............................................................................................................09

Manuteno ..............................................................................................................................09 Troca de Insertos ....................................................................................................................09 Troca dos Carves (Escovas) .................................................................................................10

RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda.

1210 - Mquina Rosqueadeira

Garantia TotalA boa reputao dos produtos da marca RIDGID e RIDGID/Kollmann resultado de uma consistncia na qualidade dos produtos e o orgulho dos nossos operadores no seu trabalho. Controles rigorosos desde a compra das matriasprimas at o produto embalado, asseguram uma confiana no produto que se tornou a referncia de qualidade no ramo. As mquinas e equipamentos RIDGID e RIDGID/Kollmann tm GARANTIA TOTAL durante toda a sua vida contra defeitos de mo-de-obra ou material. Materiais de consumo, tais como : cabos, varetas e ponteiras da linha RIDGID/Kollmann no tm garantia. Obviamente, tambm esta garantia no cobre problemas causados por uso ou transporte indevido, abuso ou desgaste normal. NENHUMA OUTRA GARANTIA, ESCRITA OU VERBAL APLICVEL, INCLUINDO VENDABILIDADE OU ADEQUAO PARA UM USO DETERMINADO. Nenhum funcionrio, agente, distribuidor ou outra pessoa est autorizada para alterar ou dar qualquer outra garantia em nome da RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda., ou da Ridge Tool Company. Para obter os benefcios desta garantia, o produto completo deve ser enviado com frete pago RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda., ou um dos seus CENTROS DE SERVIOS AUTORIZADOS. Produtos dentro da garantia sero reparados ou substitudos, a nosso critrio, gratuitamente e devolvido com frete pago. Esta garantia limitada a nica garantia dada aos produtos RIDGID E RIDGID/Kollmann, a opo de consertar ou substituir a nica e exclusiva soluo para qualquer inconformidade com esta garantia. A RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda. ou a RIDGE TOOL COMPANY no sero responzabilizadas por danos de qualquer natureza, incluindo danos incindentais ou consequenciais tais como, lucros cessantes. O USO DE PEAS E ACESSRIOS QUE NO SEJAM LEGTIMOS RIDGID ANULA AUTOMATICAMENTE QUALQUER GARANTIA.

Procure Sempre Peas de Reposio RIDGID Originais.Os produtos RIDGID e RIDGID/Kollmann so desenhados de acordo com as normas mais elevadas para poder executar as suas funes mais especficas com a maior eficincia. Os componentes so fabricados para complementar um ou outro na sua funo. Para isto muito importante obedecer tolerncias nos desenhos assim como, tipo de material, tipo de tratamento trmico e dureza. Para manter as normas elevadas de rendimento que se esperam dos produtos RIDGID, muito importante a utilizao de peas de reposio originais RIDGID. Todas as peas de reposio da RIDGID tm passado por um controle de qualidade rigoroso. PROCURE A MARCA RIDGID NA EMBALAGEM PARA EVITAR PROBLEMAS. RIDGID Ferramentas e Mquinas Ltda. Av. Deputado Emlio Carlos, 1910 06310-160 Carapicuba, SP . Fone: (011) 429-5522 Fax: (011) 429-5745 E-mail [email protected] Home Page: www.ridgid.com.br Ridge Tool Company Subsidiria da: Emerson Electric Co.