11/05/2018 - 1...xii encontro municipal dos suinocul-tores e avicultores. o evento inicia às...

7

Upload: others

Post on 31-Dec-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

11/05/2018 - 1

Page 2: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

2 - 11/05/2018 11/05/2018 - 3

No dia que Nova Alvorada com-pleta 30 anos de emancipação, João Luiz Correa e Os Monarcas realiza-rão um baile, no salão paroquial.

A festa inicia às 21h e é tem en-trada franca. A festividade integra a programação do aniversário do mu-nicípio, promovida pela Administra-ção Municipal.

Demais programaçõesNo dia 20 de maio, a Linha Auxi-

liadora prepara uma festa em honra a Nossa Senhora Auxiliadora e Ma-ria Bambina. O evento inicia com celebração religiosa, às 10h30min, almoço e tarde dançante, com jogo de bochas.

SÁBADO TEM SHOW COM JOÃO Luiz Correa e Os Monarcas

Agricultores do município e da re-gião tem um encontro marcado para o dia 26 de maio, quando acontece o XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura.

Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma festa na Linha Borelli, no dia 27 de maio. A programação inicia às 10h30min, com missa, almoço e reunião dan-çante.

Para encerrar as comemorações do mês de maio, no dia 30, a Comis-são Emancipacionista e os ex-ges-tores do município receberão uma homenagem. O Ato solene inicia às 19h, na Casa da Cultura.

João Luiz Correa e Os Monarcas se apresentarão no sábado

PREFEITO LUCIANO RELEMBRA A TRAJETÓRIA E AS

conquistas de Nova AlvoradaHá 30 anos Nova Alvorada enfrentava um de

seus maiores embates, a luta pela emancipação

O prefeito Luciano Maronezi está no comando de Nova Alvo-rada desde o início de 2017, e está tendo o privilégio de ser o administrador municipal no ano em que o município comemora seu 30º aniversário.

Maronezi relembra que há 30 anos, no dia 12 de maio de 1988, era criado oficialmente através da Lei Estadual 8.632, o Município de Nova Alvorada.

Segundo o prefeito, três décadas depois, Nova Alvorada é um muni-cípio próspero, em pleno crescimen-to e desenvolvimento. Possui indi-cadores sociais e econômicos que o colocam em destaque no cenário regional, estadual e nacional. Tem na sua gente a maior riqueza que um município pode ter, pois através dos cidadãos novalvoradenses, com sua força de trabalho e determina-ção, forjam o crescimento diário de Nova Alvorada. Muitas mãos ajuda-

ram a construir este grande municí-pio, antes mesmo de ser município, quando os primeiros imigrantes ita-lianos chegaram neste local e nas demais comunidades do interior, e aqui iniciaram com muita coragem e trabalho uma longa história de conquistas, isso a mais de 100 anos. “Hoje podemos afirmar que muitas pessoas vieram de outros municípios e também ajudaram a construir o crescimento de Nova Alvorada. Com a emancipação, através das Admi-nistrações Municipais, tudo começou a tomar forma, várias obras públicas municipais foram sendo construí-das ao longo dos anos, ruas foram abertas e pavimentadas, estradas e pontes foram sendo projetadas, a li-gação asfáltica entre Marau e Nova Alvorada foi construída, máquinas e equipamentos foram sendo adquiri-dos, programas e incentivos muni-cipais foram criados, tudo isso pen-sando no bem-estar do nosso povo, que é a nossa maior riqueza”, ressal-tou o prefeito.

Em 2018, Nova Alvorada com-pleta o seu 30º aniversário de eman-cipação político-administrativo. Para Maronezi é uma satisfação e um compromisso muito grande fazer parte desta história. “Principalmente, pela oportunidade que me foi dada para administrar e liderar nosso mu-nicípio, confiança que procuro retri-buir com muito trabalho e dedica-ção”, defendeu.

O prefeito afirmou que durante o ano de 2017 e nos meses deste ano, juntamente com o vice-prefeito e com toda a equipe de governo e ser-vidores municipais, procurou apri-morar os serviços públicos, fazendo aquisições, melhorando a infraes-trutura urbana e rural, ampliando programas e incentivos e investindo de modo geral na melhoria da qua-lidade de vida da nossa gente, que é nosso principal objetivo.

Nova Alvorada, 30 anos de de-senvolvimento, de prosperidade e de conquistas. Todos nós fazemos parte desta história.

Parabéns Nova Alvorada! Vamos unir, trabalhar e progredir. Contem conosco e um forte abraço a todos!

Luciano fala da trajetória e conquistas

Carolaine Gaspar

EDITORIAL

Um jeito que faz toda a

diferençaQuem chega em Nova Alvorada pela primeira vez, pensa estar

chegando em uma cidade de primeiro mundo. De cara o padrão dos imóveis chama a atenção, a cidade lim-

pa, asfaltada, enfeitada, espaços públicos bem planejados, ajar-dinamento por todo lado. Em Nova Alvorada não se vê vila, muito menos miséria, muito pelo contrário, a prosperidade está estam-pada em todos os cantos e é cartão postal da cidade.

Nova Alvorada está entre as cidade que mais cresce no estado. Com excelentes índices na área da saúde e educação o município também comemora os número de sua produção, tanto primária quanto industrial.

O que faz Nova Alvorada se destacar tanto? O jeito simples, trabalhador e comprometido do seu povo pode ser uma das res-postas. Descendentes de italianos que escolheram esta região para chamar de sua casa, misturaram fé e trabalho e descobriram a receita da prosperidade.

Comemorando 30 anos de emancipação, Nova Alvorada ce-lebra inúmeras conquistas neste período e sua gente sabe que a emancipação foi o primeiro passo de uma longa e profícua cami-nhada em prol do desenvolvimento.

Parabéns a todos os Novalvoradenses pelos 30 anos de emancipação.

Carolaine Gaspar

Page 3: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

4 - 11/05/2018 11/05/2018 - 5

Ser soberana é muito mais do que usar um vestido, coroa e faixa. Ser soberana é representar a beleza de todas as mulheres novaalvoraden-ses, divulgar o município e suas po-tencialidades em todo o Estado.

Com o objetivo de valorizar todas as mulheres que fizeram parte da história do município, que a Admi-nistração Municipal, por meio da Se-cretaria de Educação e Cultura inau-gurou, na noite de terça-feira, dia 08 de maio, a galeria de fotos das cortes de soberanas do município. O me-morial encontra-se na Casa de Cul-tura Nayr Maria Menegon.

A homenagem as 15 soberanas que representaram e representam a cidade contou com a participação do prefeito Luciano Maronezi, vice-pre-feito Neuri Casagrande, presidente do Legislativo, Luciano Marques de Ramos e demais vereadores, secre-tária Juliane Casagrande Scariot e demais secretários, frei Adair Cenci e comunidade em geral.

Maronezi relembrou a trajetória de crescimento de Nova Alvorada e

GALERIA DAS SOBERANAS foi inauguradaSolenidade integrou a programação do 30º aniversário de Nova Alvorada

destacou a importância das sobe-ranas para o município. “Quando olhamos para traz e observamos como era Nova Alvorada há 30 anos, e tudo que foi conquistado ao longo do tempo, nos orgulhamos ainda mais em ser gestores deste municí-pio. E pensando nisso, sabemos que cada soberana fez parte disso, e esta galeria nada mais é do que uma ho-menagem pelos serviços prestados”, disse.

Autoridades e comunidade em geral participaram da solenidade

Fotos: Ana Paula Mello

Galeria foi inaugurada por soberanas

Corte de Soberanas 2011/2012Rainha Natalia Ferreira1° Princesa Suellen Sutilli Salla2° Princesa Olivia Bombonatto Lo-catelliMiss Turismo Daniela Lima da CunhaCorte de Soberanas 2013/2014Rainha Rafaela CasagrandePrincesa Regina FrancisconPrincesa Sabrina Portella BagestonMiss Simpatia Roberta Cristina dos Santos

Corte de Soberanas 2015/2016Rainha Fabiana Debortolli Mar-telloPrincesa Érica CampanholoPrincesa Noeli Marcon Miss Simpatia Patrícia Martello.Corte de Soberanas 2017/2018Rainha Larissa Debortolli Bages-ton1º Princesa Ana Carolina Camar-go2° Princesa Mikeli Andretta Deon.

Prefeito Luciano Maronezi

Corte 2013/2014

Corte 2011/2012Rainha Fabiana Martello representou a corte 2015/2016

Presidente do Legislativo, Luciano, prefeito Luciano, vice Neuri, Frei Adair e soberanas

Cortes de soberanas receberam homenagem durante a noite Secretária da Educação e Cultura, Juliane Casagrande Scariot é quem acompanha o trio

Corte atual é composta por Mikeli Bruna Andretta Deon, Larissa Debortoli Bageston e Ana Carolina Camargo

A noite foi animada pelo intérprete Telmo

Carolaine Gaspar

Page 4: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

6 - 11/05/2018 11/05/2018 - 7

“EMANCIPAR PARA PROGREDIR”,

foi norte do movimentoCarolaine Gaspar

Em busca de uma vida pro-missora, os primeiros imigrantes

sendo eles em sua maioria de origem italiana, batizaram as terras que viriam a colonizar

como Alvorada, eles dedicaram--se aos cuidados das terras as tornando férteis, trabalharam

arduamente nas construções dos primeiros comércios, escolas e igrejas. Com as bases sólidas,

Alvorada foi cada vez mais expandindo, a diversificação das origens já atribuía a sua

realidade uma miscigenação de povos descendentes de alemães,

portugueses e poloneses.

O distrito que até então era per-tencente à Arvorezinha, alimentou o sonho de sua emancipação, em qua-tro de abril de 1987, foi dado início aos trabalhos. A partir daí foram dias de lutas, formaram uma Co-missão Pró-Emancipação, composta por oito pessoas, presidida por Edilio Luiz Chesties tendo como vice-presi-dente Orides Maronezi; 1° secretário Jaime Casagrande e 1° tesourei-ro Luiz Locateli; 2° tesoureiro Paulo Casagrande e os conselheiros fiscais Lorino Scariot, Darci Boreli e Gilmar Chesties, a comissão foi responsável pelo encaminhamento de documen-tos exigidos por lei.

Logo após o encaminhamento dos primeiros passos pró-emanci-pação surgiram os afrontamentos as idealizações, especialmente por par-te do município mãe, Arvorezinha, que lutou para não ter seu território reduzido. Arvorezinha se posicionou contrária a emancipação e buscou através da justiça e do convencimen-to de lideranças, demover a ideia emancipacionista. Até um mandado de segurança no Tribunal de Justiça tentou impedir a emancipação.

Porém o anseio por liberdade e desenvolvimento falou mais forte e uma comunidade unida por um úni-co propósito, Alvorada muniu-se de forças, conseguindo com que o man-dado fosse retirado do poder Judici-ário, e o primeiro plebiscito marcado para o dia 4 de abril de 1988, onde a maioria da população presente posi-cionou-se favorável à emancipação.

Alvorada passou a se denominar Nova Alvorada, por já existir outro município com o nome, seguindo a lei que restringe o uso repetitivo de nomes. Com o lema da campanha emancipacionista, “Emancipar para progredir”, pode-se observar como esta frase foi o norte da comunida-de, que passou a investir e dedicar--se em conjunto para o desenvolvi-mento de Nova Alvorada até os dias atuais.

Da emancipação a implantação do município

Logo após a emancipação, a co-munidade precisou eleger o primeiro prefeito, vice-prefeito e vereadores.

O reflexo da liderança de Edilio Luis Chesties e elegeu através de um consenso o primeiro prefeito da ci-dade, acompanhado do vice-prefeito Jaime Casagrande. Logo após a elei-ção, iniciou-se um árduo trabalho de implantação do município.

Estabeleceu-se a Câmara de Ve-readores e a prefeitura de forma provisória para que os trabalhos pu-dessem ser iniciados. De lá para cá muitas lideranças deram sua contri-

Veja as legislaturas:

GESTÃO 1989 /1992Prefeito: Edilio Luis ChestiesVice-prefeito: Jaime CasagrandePrefeito: Teolindo João Basso -

06/10/92 a 31/12/921- Aquelino Maronezi – 3323-11332- Antonio Dalci Borelli – Ver c/ Fabi3- Edilson Antonio Romanini – 3323-

12304 -Gilmar Chesties – 3323-11105- Juarez Portella – 3323-13576- Luiz Brandelero – 3323-11907- Orides João Maronezi – 3323-

10138- Theolindo João Basso – 3323-

1158

GESTÃO 1993/1996Prefeito: Jaime Casagrande Vice-Prefeito: Claudir Sutilli1- Antonio Dalci Borreli – Ver c/ Fabi2- Arcemiro Tardetti – 3323-11423- Dirceu Francescon – 3323-

1183/10714- Enio Rudilar Cenci - 3323-10465- José Zanchin – 3323-16656- Juarez Portella – 3323-13577- Orides João Maronezi – 3323-

10138- Theolindo João Basso – 3323-

11589- Valdecelio Bavaresco – 3323-

1337/9144-6541

GESTÃO 1997/2000Prefeito: Edilson RomaniniVice-prefeito: Egidio A. Bombo-

natto1- Aquelino Maronezi – 3323-11332- Argemiro Tardetti – 3323-11423- Ildo Francescon – 3323-13744- Itacir Bressani Debortoli – 3323-

13215- Juarez Portella – 3323-13576- Loris Paloschi Borelli – Ver c/ Fabi7- Nelci Marolli Molossi – 3323-17108- Romano Pedro Guerra – 3323-

12589- Theolindo João Basso – 3323-

1158

GESTÃO 2001/2004Prefeito: Jaime CasagrandeVice-prefeito: Aquelino Maronezi1- Antonio Carlos Martello – 3323-

12982- Carlino Formagini – 3323-1309

3- Deoclides Lazarotto – (54)9625-3459

4- Enio Rudilar Cenci – 3323-10465- Ildo Francescon – 3323-13746- João Carlos de Lima Taborda –

91387416 / 9154-8254 (Mercado)7- Julcemar Chesties - 3323-10868- Luiz Bressani Debortolli – 3323-

13219- Valdecelio Bavaresco – 9144-6541

GESTÃO 2005/2008Prefeito: Jaime CasagrandeVice-prefeito: Braulio Chesties1- Ademar Pierezan – 3323-1671 /

9951-76312- Carlos Burille – 9976-14673- Clademnir Romanini – 3323-13374- Dejair Alves Soares – 9968-33445- Delcio Renato Danielli – 9972-4612

/ 9924-99446- Eli Molossi – 3323-16317- Elio Mesacasa – 3323-12008- Jovino Zanella Lodi – 3323-12359- Luciano Casagrande – 9181-3527

GESTÃO 2009/2012Prefeito: Edilson RomaniniVice-prefeito: Claudir Sutilli1- Ademar Pierezan - 3323-1671 /

9951-76312- Amarildo Francescon – 9136-07013- Ari Faccio – 3323-17394- Everaldo Fontana – 3323-1757 /

9135-90305- Joarez Brufatti – 9957-04826- Lindonês de Fátima Pelegrini -

3323-1914 / 9138-87237- Marcos Zilli – 3323-1104 / 9945-

21698- Pedrinho Pancotte – 9976-1650 /

3323-1214 (R.233)9- Rafael Lazzaroto – 3323-1680

GESTÃO 2013/2016Prefeito: Edilson RomaniniVice-prefeito: Oneide Basso1- Ademar Pierezan - 3323-1671 /

9951-76312- Amarildo Francescon – 9136-07013- Ari Faccio – 3323-17394- Deoclides Lazarotto - (54)9625-

34595- Dilamar F. Borges – 9676-3456 /

(51)9692-89646- Dulce Bettu Zanella – 9166-7715 /

3323-12247- Jair Campagnolo – 9981-6294 /

3323-1724

Comissão Pró-emancipação

buição para o desenvolvimento de Nova Alvorada, os poderes foram or-ganizados e estruturados e a cidade

evoluiu, ganhando ares de município progressista, feito por gente que tra-balha.

8- Leandro Caproski – 9198-42879- Lindonês de Fátima Pelegrini -

3323-1914 / 9138-8723

GESTÃO 2017/2020Prefeito: Luciano MaroneziVice-prefeito: Neuri Casagrande1- Ademar Pierezan - 3323-1671 /

9967-16532- Cláudia Giovane Fioravanço – (54)

9-8407-9453 3- Dirceu Grolli – (54) 9-9160-96034- Jacir Antônio Romanini – (54)

9-8168-15235- Jair Campagnolo (54) 9-9676-

55836- Leticia Pancotte - (54) 9-8412-

95907- Luciano Casagrande – 8- Luciano Marques de Ramos – (54)

9-9996-9886 9- Vanderlei Molozzi – (54) 9-9176

RELAÇÃO DE TODOS OS VEREA-DORES PRESIDENTES DA CMV NOVA ALVORADA

1989 – Sr. Edilson Antonio Romanini1990 – Sr. Irineu Miguel Guerra1991 – Sr. Orides João Maronezi1992 – Sr. Theolindo João Basso1992 – Sr. Gilmar Chesties1993 – Sr. Antonio Dalcir Borelli1994 – Sr. Theolindo João Basso1995 – Sr. Orides João Maronezi1996 – Sr. Dirceu Francescon1997 Sr. Theolindo João Basso1998 Sr. Juarez Portella1999 Sr. Nelci Maroli Molozzi2000 Sr. Ildo Francescon2001 Sr. Enio Rudilar Cenci2002 Sr. Carlino Formagini2003 Sr. Antonio Carlos Martello2004 Sr. Ildo Francescon2005 – Sr. Ademar Pierezan2006 – Sr. Clademir Romanini2007 – Sr. Élio Mesacasa2008 – Sr. Luciano Casagrande2009 – Sr. Ari Faccio2010 – Sr. Pedrinho Pancotte2011 – Sr. Rafael Lazzaroto2012 – Sr. Lindonês de Fátima Pele-

grini2013 – Sr. Ari Faccio2014 – Sr. Leandro Caproski2015 – Sra. Dulce Bettu Zanella2016 – Sr. Ademar Pierezan2017 – Sr. Jair Campagnolo2018 – Sr. Luciano Marques de Ramos

O presidente da Câmara Mu-nicipal de Vereadores de Nova Alvorada, Luciano Marques de

Ramos é enfático ao destacar o perfil da população como uma

das coisas mais valorosas e importantes de Nova Alvorada. “Nossa gente é um povo feliz e batalhador, que construiu com seu esforço os 30 anos de pro-

gresso de Nova Alvorada.

Para Marques Ramos 30 anos de emancipação é um marco histórico da cidade, foram 30 anos de muito trabalho de todos os moradores de Nova Alvorada, uma construção sóli-da respaldada pelo respeito e empe-nho de todos.

Como presidente da Câmara ele destacou o trabalho e o papel do poder Legislativo em prol do desen-volvimento de Nova Alvorada. “Nós legisladores temos um papel primor-

Nova Alvorada completa ama-nhã, dia 12 de maio, 30 anos de emancipação. O pequeno muni-cípio tem um futuro promissor, é o que afirma o vice-prefeito Neu-ri Casagrande.

Nessa data, Casagrande destaca que o principal pilar da Administra-ção é o povo de Nova Alvorada. “É um governo com um olhar diferen-ciado, pensamos no coletivo”, sa-lienta.

Neuri parabeniza toda a comu-nidade e fala do orgulho de estar à frente do Executivo, juntamente com o prefeito Luciano Maronezi. “Para nós é um orgulho estarmos traba-lhando para um povo honesto, tra-balhador e acolhedor que mora e ajuda a construir Nova Alvorada to-

TEMOS UM POVO

feliz e batalhadorPerfil da população chama

a atenção e é atributo para o nível de desenvolvimento local

“NOVA ALVORADA TEM

futuro promissorӃ assim que o

vice-prefeito Neuri Casagrande classifica Nova AlvoradaDenise Borsatto

Denise Borsatto

Luciano Marques Ramos parabenizou os no-valvoradenses

Vice-prefeito Neuri Casagrande

dial neste sentido, sempre buscando impulsionar o desenvolvimento de nossa cidade”, finalizou parabeni-zando a todos os novalvoradenes pelos 30 anos de emancipação. dos os dias. Parabéns”, finalizou.

Page 5: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

8 - 11/05/2018 11/05/2018 - 9

Empreendimento e capaci-dade de produzir com eficiência

e qualidade são algumas das potencialidades de Nova Alvora-

da, que tem em seus empreen-dedores a garantia de um futuro

promissor, com geração de em-prego, renda e desenvolvimento.

Entre os destaques de empre-endedorismo estão às empresas de grande porte como a Basso Pancotte e a Gold Brasil, que atuam no mer-cado atacadista e de distribuição de produtos agropecuários e de cons-trução para o RS e grande parte do País e que colocam Nova Alvorada em destaque pela ousadia e empre-endedorismo.

O comércio varejista é composto por micro e pequenas empresas que são de extrema importância para o município. O diferencial que impul-siona o desenvolvimento são as ca-racterísticas dos comerciantes, que tem no atendimento a simpatia, es-tratégia, dedicação, trabalho e von-tade de crescer junto da cidade.

O setor industrial do município também tem grande potencial na cidade, exemplo disso é a Cimento-tubo que é referência em pavimen-

UMA CIDADE RICA PELA POTENCIALIDADE

de seus empreendedoresDenise Borsatto

Há dois anos, a Cabaplast Indús-tria e Comércio está instalada no município de Nova Alvorada. A em-presa é uma das empresas respon-sáveis pelo retorno do ICMS ao mu-nicípio e pela geração de emprego e renda.

Atualmente, o empreendimen-to conta com oito empregos, mas segundo o sócio diretor Anderson Silvestre, estão projetando uma am-pliação que empregará em torno

tação.

Geração de emprego

e rendaPara ter uma vida digna, as pes-

soas precisam de um emprego, de uma fonte de renda para o sustento de suas famílias, e isso, o povo de Nova Alvorada tem. As inúmeras indústrias, empresas ou até mesmo a agricultura são o que garantem o desenvolvimento social e econômico do município.

“Cabaplast e Nova Alvorada andam juntas”Quem afirma isso é o sócio diretor da empresa, Anderson Silvestre

de 30 pessoas. “Quando iniciamos as atividades no município, foi para experimentar, porém nos depara-mos com uma cidade que cresce, dia após dia, e com um povo acolhedor e trabalhador. Esses foram os fatores que fizeram nós estudarmos a via-bilidade de projeto para ampliação da empresa e serviços prestados. Logo, estaremos dispondo de servi-ço de início, meio e fim. Vamos ter o processo completo aqui na cidade”,

completa. Para ampliar o trabalho, Silvestre

destaca que precisa de um espaço maior. “Estamos estudando junto a Administração Municipal um incenti-vo para nos instalarmos em um local maior que suportará todo o processo que queremos implantar. É por isso que a Cabaplast e Nova Alvorada andam juntas, pois tem pessoas que pensam no desenvolvimento do mu-nicípio”, finalizou.

Comércio é diversificadoBasso Pancotte é referência de Nova Alvorada – emprega mais de 300 pessoas

Cabaplast está no município há dois anos

Carine Pom

permaier

MUNICÍPIO É DESTAQUE PELO

crescimento socioeconômicoCarolaine Gaspar

Produtores rurais e empreen-dedores de Nova Alvorada, atra-vés de suas atividades, fortale-cem a economia do município. O anseio por crescimento, inovação e investimentos dos novalvora-denses coloca o município em po-sição de destaque no Estado.

O município não para de crescer, sua população ultrapassa 3.400 ha-bitantes, contrariando a realidade de outros municípios, onde o mais co-mum é o êxodo da população para grandes centros. Pode-se destacar como precursor do crescimento de Nova Alvorada a grande oferta de empregos, qualidade de vida e os in-centivos recebidos.

O comércio é um dos setores que mais contribuem para a economia do município, gerando além de ren-da, emprego para a população, se-guido pelas indústrias que tem tido crescimento gradativo. A agricultura é o segundo setor que mais contribui para a arrecadação de ICMS, a pe-cuária, produção de grãos e leite são destaques, dentre outras atividades que vem surgindo, dentro da agri-

cultura moderna é possível perceber diversos novos investimentos tecno-

Frota em março de 2018Automóvel – 1.362 automóveis.Caminhão – 212 caminhões.Caminhão trator – 10 tratores.Caminhonete – 292 caminhone-tes.Camionete – 56 camionetes.Micro-ônibus – 6 micro-ônibus.Motocicleta – 246 motocicletas.Motoneta – 12 motonetas.Ônibus – 17 ônibus.Reboque – 17 reboques.Utilitário – 14 utilitários.Total de veículos: 2.256 veículos.Fonte: Ministério das cidades, De-partamento Nacional de Trânsito – DENATRAN – 2018.

Crescimento gradativo é visível

lógicos, inovando as atividades e a qualidade da produção.

MUNICÍPIO COREDE IPM 2017 IPM 2018 VARIAÇÃO 18 X 17NOVA ALVORADA Produção 0,08037 0,080893 0,65%

Índices Econômicos

População Total (2016): 3.413 habitantesÁrea (2015): 149,4 km²Densidade Demográfica (2013): 21,9 hab/km²Taxa de analfabetismo de pessoas com 15 anos ou mais (2010): 7,82 %Expectativa de Vida ao Nascer (2010): 75,25 anosPIB (2015): R$ 136.236,74 (mil)PIB per capita (2015): R$ 39.707,59Data de criação: 12/5/1988 - (Lei nº . 8632)

Page 6: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

10 - 11/05/2018 11/05/2018 - 11

Nove trabalhadores foram homenageados em sessão

A quinta-feira, dia 03, foi especial para nove tra-balhadores do município de Nova Alvorada. Eles receberam uma homena-gem do Poder Legislativo durante a sessão.

A solenidade iniciou logo após a discussão do único projeto em pauta. Além dos vereadores e homenageados, o prefeito Luciano Maronezi e o frei Adair Cenci participaram do ato.

Na noite, cada vereador entregou uma placa de reco-nhecimento pelos valorosos trabalhos prestados no muni-cípio a um trabalhador indica-

Joaquim Marques de Ramos – Luciano Marques de Ramos

Itelvina Cecícilia de Assis – Cláudia Fioravanço

José Carlos Pancotte – Letícia Pancotte

João Portella de Lima – Rudá de Lima

Paulo Bavaresco – Cel-so Tedesco

Neivi Pádova – Jacir Antonio Romanini

Neri Maronezi – Van-derlei Molozzi

Alecir Cavalini – Julia-na Collet

Homenageado e vereador que homenageou

Denise Borsatto

Vereadores entregaram uma placa em homenagem ao Dia do Trabalho

Ana Paula Mello

Coral e alunos realizaram homenagem de Dia das MãesFoi realizado no dia 03 de

maio, na Casa da Cultura Pro-

Caroliane Gaspar fessora Nair Menegon, a apre-sentação do Coral de Nova Alvorada, sendo uma realiza-

ção do Ministério da Cultura com o patrocínio de Basso e Pancotte, produção de Skené Projetos Culturais e apoio do Jornal Eco Regional. A apre-sentação encerrou o ciclo de reestruturação do Coral Nova Alvorada, que foi iniciado em junho de 2017 e contou com a direção artística e regência do maestro Ademir Camargo de Passo Fundo.

Ainda, durante a noite, alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Vicente Guerra realizaram homenagens às mães, para celebrar o 13 de maio, Dia das Mães.

Coral de Nova Alvorada

Carolaine Gaspar

Alunos da EEEM Vicente Guerra

Túnel do Tempo mostra a evolução de Nova Alvorada

Espaço está aberto para visitação

Muitos foram os registros ao longo desses 30 anos de história do município de Nova Alvorada. Para relembrar os marcos e mostrar a evolução do município, a Administração construiu um Túnel do Tempo.

A atividade integra a pro-gramação do aniversário do município e o objetivo é mos-trar que a história de uma ci-dade é construída por todos, num processo de mudanças e permanência, semelhanças e diferenças e que o passado se articula com o presente e o futuro.

Baseado em fotografias e dividido por anos, o túnel está localizado na Casa da Cultura e aberto ao público em geral. “Convidamos todos que ve-nham fazer essa viagem co-

Denise Borsatto

nosco”, convidou a secretária da Educação e Cultura Juliane Casagrande.

Local relembra história do município de Nova Alvorada

Fotos: Denise Borsatto

do pelo edil. Após as homena-gens, foi servido um coquetel aos presentes.

Baile da Prenda Jovem integrou

calendário oficial de eventos

Durante a sessão ordiná-ria, os vereadores aprovaram a inclusão do Baile da Prenda Jovem de Nova Alvorada, no calendário oficial de eventos de 2018.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 17 de maio, às 19h, na Câmara de Vere-adores.

A família Tedesco é tradi-cional no município de Nova Alvorada. Há mais de 60 anos eles residem na Linha Morangueira e o dom de tra-balhar com a atividade pri-mária passa de geração em geração.

Sergio, 67 anos, que her-dou a propriedade do pai, está passando para seu filho o oficio de cuidar da lavoura e da produção e a missão de dar sequência aos negócios da família. Casado com Nei-da, 67 anos, o casal tem dois filhos, mas apenas um per-manece na propriedade. Dil-mar casou-se com Elenite e é eles que vão dando sequên-cia às atividades da família.

Carla P. Zanotelli

AGRICULTURA E PECUÁRIADiversificação fortalece a economia

SETOR PRIMÁRIO

Pequenas propriedades rurais e gente trabalhadora são característicasque destacam Nova Alvorada

Quem anda pelo interior de Nova Alvorada se encan-ta com a beleza das proprie-dades rurais. São pequenas propriedades em termos de área, mas grandes quando se fala em organização e produtividade.

Logo de cara a beleza das propriedades chama a atenção, são edificações de um bom padrão, muitas no-vas, ou com poucos anos de uso, outras em obas, jardins, pátios bem organizados, in-dicam a capacidade de tra-balho e a qualidade de vida

dos novalvoradenses. Nestas propriedades não

é só a beleza que chama a atenção, a produtividade também é um diferencial. Diversificadas, é comum en-contrar propriedades onde são produzidos grãos, leite, suínos e aves, além de cultu-ras de subsistência.

Entre as atividades de maior destaque estão a pro-dução de grãos, no caso a soja, a canola e o milho e a produção de leite, aves e suí-nos. Além disso, fumo, lenha e erva-mate também são di-ferenciais.

Antes da emanci-pação já estávamos

aquiFamília Marques Ramos acompanhou da roça o

desenvolvimento do município

A família de Joaquim e Cla-rinei Marques Ramos reside na Linha Borelli há 40 anos, neste tempo testemunharam a evolução e as mudanças do município.Desde a propriedade da família, a estruturação da comunidade e o desenvolvi-

mento da cidade, a família Marques Ramos consegue apontar e reconhecer uma significativa melhoria. “Aqui não tínhamos sequer estra-das, eram picadas que pre-cisávamos atravessar, com a emancipação tudo mudou”, conta Marques Ramos fa-lando da estrutura viária, saúde, educação e apoio a quem busca empreender no município.Para a família o município conseguiu conquistar uma evolução importantíssima que resultou na melhoria da

qualidade de vida de toda a população.A família investiu e sempre acreditou no lugar onde fixa-ram residência, a proprieda-de da família é muito bonita e chama a atenção para a organização.Na propriedade é produzido fumo e soja, criado animais e cultivadas também as cul-turas de subsistência. O pa-triarca da família fala das vantagens de morar no local, entre as quais a tranquilida-de, paz, para eles o sossego não tem preço.

Carine Pomperm

aier

Joaquin e Clarinei Marques Ramos testemunharam a evolução de Nova Alvorada

Sergio Tedesco, 67 anos e a esposa Neide Maronezi Tedesco, 67 anos, com eles mora o filho Dilmar e a nora Elenite e a neta Milena de 9 anos

Há mais de 60 anos trabalhando em prol do desenvolvimento

A propriedade da família Tedesco é uma referência em termos de beleza e organiza-ção na comunidade de Linha Morangueira. Lá a produção é diversificada e a família di-vide-se para atender a vas-ta demanda de trabalho na produção de leite, frangos, grãos e culturas de subsis-tência.

Sobre os 30 anos de Nova Alvorada, os Tedesco afir-mam que o município tem muito a comemorar. “Neste período evoluímos muito, o município é bastante promis-sor a cidade está estruturada e oferece muitas oportunida-des para quem quer crescer e investir.

Page 7: 11/05/2018 - 1...XII Encontro Municipal dos Suinocul-tores e Avicultores. O evento inicia às 09h30min, na Casa da Cultura. Nossa Senhora do Caravaggio vai ser celebrada durante uma

12 - 11/05/2018