10 dicas parenting para lidar com uma criança altamente sensível

8
10 Dicas Parenting para lidar com uma criança altamente sensível DEBOLINA RAJA GUPTA EM 13 DE ABRIL DE 2015 Criança altamente sensível Image: Shutterstock O seu filho está sempre à beira das lágrimas? O seu filho de repente ir tudo tranquilo, ou se coíbe de pessoas e situações? Você sente reações de seu filho são um pouco demasiado emocional? Você deve estar pensando como pai de uma criança sensível. Se você sentir suas competências parentais estão exigindo reações extremas de seu filho, talvez seja hora de fazer uma verificação da realidade. Leia para saber se o seu filho é altamente sensível eo que você precisa fazer para lidar com ele com care.Parenting a criança altamente sensível tem que ser com muito cuidado. Quais são as características de uma criança altamente sensível? Uma criança altamente sensível, como o nome sugere, é mais suscetível às pessoas e situações ao seu redor. Aqui estão algumas características que você pode perceber em seu filho se ele é altamente sensível: [ 1 ] 1. irão reagir emocionalmente a quase tudo: Seu filho altamente sensível vai reagir com um monte de emoções para quase tudo. Isso pode significar uma simples visita a uma

Upload: fmapldsl

Post on 14-Dec-2015

9 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

dicas

TRANSCRIPT

Page 1: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

10 Dicas Parenting para lidar com uma criança altamente sensível

DEBOLINA RAJA GUPTA EM 13 DE ABRIL DE 2015

Criança altamente sensível

Image: Shutterstock

O seu filho está sempre à beira das lágrimas? O seu filho de repente ir tudo tranquilo, ou se coíbe de pessoas e situações? Você sente reações de seu filho são um pouco demasiado emocional? Você deve estar pensando como pai de uma criança sensível.

Se você sentir suas competências parentais estão exigindo reações extremas de seu filho, talvez seja hora de fazer uma verificação da realidade. Leia para saber se o seu filho é altamente sensível eo que você precisa fazer para lidar com ele com care.Parenting a criança altamente sensível tem que ser com muito cuidado.

Quais são as características de uma criança altamente sensível?

Uma criança altamente sensível, como o nome sugere, é mais suscetível às pessoas e situações ao seu redor. Aqui estão algumas características que você pode perceber em seu filho se ele é altamente sensível: [ 1 ]

1. irão reagir emocionalmente a quase tudo:

Seu filho altamente sensível vai reagir com um monte de emoções para quase tudo. Isso pode significar uma simples visita a uma loja de animais poderia deixá-lo sentindo-se miserável para os animais lá. Isso pode significar um olhar severo simples de você poderia reduzir o seu filho às lágrimas. Sendo altamente sensíveis também faz seu filho mais em sintonia com a forma como os sentimentos dos outros. O seu filho pode sentir preocupação em relação a alguém, a um ponto onde ele quer ir para fora do seu caminho e ajuda. Ele pode se preocupar muito com os outros e quero fazer as coisas direito.

2. vai se sentir mais:

Page 2: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

Se o seu filho é altamente sensível, ele vai aprofundar as coisas que a maioria das outras crianças de sua idade. Para o seu filho, um evento simples, como incapacidade de atingir um alvo em particular não vai ser apenas isso. Seu filho vai mergulhar profundamente para descobrir sua causa, por que ele não percebeu o erro no tempo, o que ele poderia ter feito sobre isso e por que ele não fez isso. Em casos graves, a criança pode chocar demais, e sofrem de estresse e ansiedade.

3. Tudo é pessoal:

Para o seu filho, sendo altamente emocional significa que tudo o que acontece é pessoal. Seu filho vai reagir a tudo de uma forma onde ele sente que quer que os outros dizem é aplicável somente a ele.

[Leia: Como lidar com uma criança emocional ]

4. achará difícil escolher:

Um traço comum entre as crianças altamente sensíveis é a dificuldade em tomar uma decisão. Seu filho vai olhar para vários detalhes e sutilezas, tornando-se difícil para ele escolher. Por exemplo, se solicitado a escolher um sabor de sorvete, seu filho vai levar muito mais tempo para decidir qual sabor ele deve ter. Em certos casos, a criança pode ter dificuldade para escolher se ele tem que fazer uma escolha emocional, como algo tão simples como escolher um parceiro para um jogo.

5. Sinta-se culpado:

Depois que seu filho sente que tomou uma decisão errada que ele vai se sentir extremamente culpado. Ele vai refletir sobre por que ele fez isso e como ela vai afetar as coisas agora. Não importa o que você diz ou faz, pode ser difícil fazê-lo se sentir melhor durante esses tempos.

[Leia: Entendimento Psicologia da Criança ]

Parenting A Criança Highly Sensitive:

Page 3: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

Como você provavelmente já sabe, paternidade de uma criança altamente sensível exige cuidado e atenção. Siga estas dicas para lidar com ele com muito tato:

1. Reconhecer seus sentimentos:

Seu filho tem uma alta gama de emoções em execução, e você só tem que entrar em sintonia como um pai.

Compreender sentimentos de seu filho. É um dos primeiros passos que você precisa tomar quando você quer adotar a abordagem parentalidade direita em direção a seu filho altamente sensível.

O seu filho pode sentir emocional o tempo todo, mas lembre-se o tempo em que você se sente magoado, e alguém não entende isso. Deixe o seu filho saber que você entender o que ele sente.

2. Não tente mudá-lo:

Você pode sentir que não é uma coisa tão grande para ser altamente sensível, mas para o seu filho, é um modo de vida.

Como pai, você pode se preocupar que ser altamente sensível pode machucar seu filho na maioria das vezes. É perfeitamente compreensível. Mas você também precisa perceber que essa característica não é algo que seu filho pode simplesmente apagar.

Se você tentar e forçar seu filho a mudar, ele só irá fazê-lo retrair em sua concha.

Ele vai pensar que você desaprova seu comportamento, e ele vai fazer ele se sentir mais culpado e tranquila.

Aceitar e amar o seu filho do jeito que ele é. Faça-o sentir feliz e orgulhoso, e não se sentir como um desajustado.

3. tranquilizá-lo:

Sempre diga ao seu filho que você o ama, não importa o quê.

Use suas palavras e ações para mostrar ao seu filho que você o ama do jeito que ele é.

Seu filho às vezes pode sentir que ele é diferente dos outros, e ele pode ser bastante um pensamento sombrio para ele.

4. Encoraje seus traços positivos:

Page 4: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

Algumas crianças podem ser rude e único para fora seu filho por ser altamente sensível.

Ajude seu filho a superar esses problemas, destacando suas virtudes.

Mostre-lhe como ele pode usar suas habilidades para sua vantagem.

Diga-lhe que ele é uma criança sensível e que é uma coisa boa, porque ele sente pelos outros. Nem todo mundo pode fazer isso.

Seu filho pode ter uma imaginação incrível, ele pode ser extremamente criativo, pode ser um ouvinte maravilhoso, pode perceber as coisas muito melhor e têm uma série de habilidades que nem todas as crianças têm. Ajude seu filho a perceber essas qualidades e ajudá-lo a aprimorar-los mais.

[Leia: maneiras eficazes para promover um comportamento positivo em seus filhos ]

5. guiá-lo lentamente:

Seu filho altamente sensível pode achar que é muito difícil fazer certas escolhas.

Seu filho pode querer ficar fora de situações difíceis ou desconhecidos. Ele não pode querer interagir em uma reunião social e ser excepcionalmente tímido.

Ajude-o a enfrentar a estas situações sociais e, lentamente, guiando-o a interagir com os outros.

Se você sente que não é capaz de convencê-lo, não puni-lo para o mesmo. Fale com ele e discutir as suas preocupações.

Diga-lhe por que você se sente fazendo as coisas de uma certa maneira pode ajudá-lo. Seu filho altamente sensível vai entender a sua lógica muito melhor do que outras crianças de sua idade. Partilhar com ele todos os motivos que você tem para pedir-lhe para seguir o seu conselho.

Seu filho pode não mostrar qualquer melhora imediata, mas ele pode evoluir gradualmente.

6. Etapas do bebê e trabalhar como uma equipe:

O seu apoio pode ajudar seu filho em grande forma. Parenting da criança sensível inclui um monte de apoio:

Haverá muitos casos em que o seu filho vai se beneficiar muito de seu papel como um parceiro do que apenas um dos pais.

Page 5: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

Por exemplo, seu filho pode ter dificuldade para fazer amigos em uma nova escola ou classe. Ajude-o para fora, planejando interações individuais. Você pode mandar para datas do jogo separados em seu lugar, onde seu filho possa interagir com um ou alguns novos amigos. Ela irá ajudá-lo gradualmente quebrar o gelo e se sentir mais confortável e confiante.

7. Não peça desculpas em seu nome:

Como pai, você pode, por vezes, pedir desculpas em nome do seu filho quando você sente que ele não é socialmente confortável.

Pare de se desculpar em nome de seu filho altamente sensível, se você sente que cometeu um erro social. Entenda que ele está achando difícil de ajustar e está tendo um momento difícil.

Se você pedir desculpas para os outros para o comportamento do seu filho, ele imediatamente envia uma mensagem errada. Seu filho vai sentir que ele é um motivo de constrangimento para você, e é por isso que você está pedindo desculpas para os outros. Ele vai fazer o seu filho um introvertido, e ele pode sentir-se à vontade em discutir seus sentimentos com você mais tarde.

Aceitar o seu filho do jeito que ele é e apoiá-lo em uma multidão.

8. Plan Ahead:

Situações súbitas pode ser muito difícil para o seu filho altamente sensível a handle.Parenting uma criança sensível nesta situação pode ser feito da seguinte maneira.

Você já sabe que o seu filho não gosta de grandes interações e encontros sociais. Esperando que talvez ele vai trabalhar e planejando algo sem o seu conhecimento pode ser um desastre em vez de um sucesso.

É sempre melhor primeiro planejar as coisas com o seu filho altamente sensível. Sente-se com ele e levá-lo através de tudo o que você está planejando. Diga-lhe por que você sente que ele deve ir em frente com a mesma, mesmo se ele se sente desconfortável.

Conte a ele sobre toda a diversão que você pode ter em conjunto e quanto ele e toda a gente vai gostar.

Diga-lhe que ele sempre pode fazer uma pausa com você no meio do evento, se ele não gostar.

Pergunte ao seu filho se ele gostaria de ajudá-lo a planejar as coisas. Envolvê-lo nas atividades de preparação para ajudá-lo a lidar com a situação.

9. Ensine seu filho a gerir uma crise:

Seu filho altamente sensível pode muitas vezes não ser capaz de lidar com uma situação social.

Page 6: 10 Dicas Parenting Para Lidar Com Uma Criança Altamente Sensível

Mesmo que você esteja sempre ao lado do seu filho, pode haver momentos em que ele tem de gerir sozinho. Poderia ser na escola, na sala de aula ou na casa de um amigo ou parente.

Ensine seus filhos maneiras em que ele pode se acalmar e controlar suas ansiedades.

Repetindo 'está tudo bem, eu posso lidar com isso' ou 'isso vai acabar logo "e" eu posso fazer isso "pode ajudá-lo a se sentir melhor. Ensine-o a cantar estas palavras mágicas suavemente.

Além disso, ensinar seu filho alguns exercícios de respiração profunda simples. Ele irá ajudar seu filho durante a súbita ataques de pânico ou episódios de ansiedade, quando você não pode estar por perto para ajudá-lo.

[Leia: sinais de ansiedade social em crianças ]

10. Fique calma:

É um mantra parentalidade extremamente crucial.

É normal que às vezes você pode perder a calma como um pai, especialmente quando todos os seus esforços para ajudar a ir resíduos.

Entenda que isso não é uma condição, mas um traço de personalidade. Você só precisa aprender a começar a olhar para as coisas de sua perspectiva.

Não se sinta culpado se os seus melhores estratégias não estão funcionando.

Mantenha a calma e dar-se algum tempo. Faça uma pausa e pergunte ao seu parceiro para ajudar, especialmente se você sente que pode perder o seu temperamento.