1 educação matemática na rede pública estadual de são paulo: registros e perspectivas. mutsu-ko...

Upload: internet

Post on 16-Apr-2015

Page 1: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Educação Matemática na rede pública

estadual de São Paulo: registros e perspectivas.

Mutsu-ko Kobashigawa.

Sílvio Gomes Bispo.

Agosto/2007

Page 2: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Parte I

Retrospectiva: alguns registros

Page 3: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Nas últimas décadas... ampliaram-se os estudos sobre o

ensinar e o aprender Matemática; foram propostas inovações curriculares

no mundo inteiro e, em particular, no Brasil e no Estado de São Paulo;

multiplicaram-se as pesquisas sobre a educação, o aluno, o professor, a didática, os currículos;

configurou-se uma área de conhecimento: a Educação Matemática.

Page 4: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Um ponto consensual em relação à Educação Matemática diz respeito ao seu caráter interdisciplinar. Ela herda questões advindas da própria Matemática e acrescenta outras, porque tem lugar dentro de uma certa sociedade, numa dada instituição, numa sala de aula particular, com interesses e necessidades específicas.

Assim, são suas fontes principais:•a Matemática

•a História e a Epistemologia da Ciência•a Sociologia, •a Psicologia•a Pedagogia,

•a Lingüística, dentre outras.

Page 5: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Educação Matemática

Escola Francesa

Etnomatemática

Escola Anglosaxônica

Aluno

Ensino aprendizagem

Professor

Interações

Formação

Aspectos culturais e sociais

Page 6: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Educação Matemática vista sob a ótica das reformas curriculares.

Alan Bishop(1991), um pesquisador americano que estuda currículos, afirma que a idéia de proposta curricular começou a aparecer na literatura a partir das décadas de 50 e 60, com o entendimento de que currículo é muito mais do que programa e deve incluir objetivos, conteúdos, metodologia e procedimentos de avaliação.

Page 7: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Bishop destaca que antes de 1960, o currículo era na verdade uma lista de temas (os programas) e que, geralmente, essas listas eram organizadas de uma maneira cronológica e de acordo com uma certa estrutura Matemática, buscando ensinar pequenas partes do programa, uma depois da outra, gradualmente, formando partes maiores.

Page 8: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Décadas de 60 e 70

Enfoque Estruturalista: baseado na teoria de Bruner e Dienes, orientava o currículo a partir da estrutura das disciplinas científicas.

Enfoque da Matemática Moderna: se caracterizava por uma descrição sistemática da Matemática destacando estruturas e uma linguagem unificadora.

Page 9: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Décadas de 60 e 70

Na prática:- ênfase na linguagem matemática, no rigor;- adoção da teoria dos conjuntos como eixo;- ênfase na abordagem algébrica;- abandono do ensino da Geometria;- descuido com as questões de natureza prática: medidas, proporcionalidade etc.

Avanços: pesquisa de materiais didáticos e a busca para fazer com que os alunos pudessem concretizar as idéias matemáticas.

Page 10: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 70 – SEE/SP – CENPGuias Curriculares

Subsídios para a implementação dos Guias Curriculares

Geometria Experimental

Page 11: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 70 – SEE/SP – CENP

Início da Monitoria

Missão

Apoiar, acompanhar e avaliar a implementação de projetos especiais ou o processo de

desenvolvimento curricular da SEE, regionalmente.

Page 12: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 80

ênfase na aprendizagem com compreensão, na aprendizagem significativa;

investimento nas explicações dos “porquês” e na busca de procedimentos que pudessem ser justificados para o aluno;

investimento na proposição de aulas por meio de atividades, experiências, descobertas pelos alunos: o fazer Matemática na sala de aula;

menor preocupação com a linguagem formal e diminuição da ênfase anteriormente dada à Teoria dos Conjuntos e tentativa de recuperar o ensino de geometria e de outros temas de caráter aplicativo.

Page 13: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Na da década de 80, com base na experiência do Geometria Experimental e dos Subsídios para a implementação dos Guias Curriculares, são elaborados materiais com finalidade de implementação curricular, que usavam um enfoque caracterizado por Kilpatrick (1991):

Enfoque condutista: tentava melhorar a aprendizagem por meio da análise de tarefas de uma área de conteúdo dando como resultado um procedimento detalhado, passo a passo, para uma aprendizagem seqüencial.

Page 14: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 80

Pesquisa Avaliação do Ensino de Matemática Atividades Matemáticas – 1ª. a 4ª. séries

Propostas Curriculares - EF e EM Projeto Ipê

Page 15: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 90

Desde a década de 80, havia uma influência dos enfoques identificados por Kilpatrick como enfoque formativo e enfoque do ensino integrado.

Ambos partiam do pressuposto que a educação escolar deve proporcionar ao aluno um amplo conjunto de capacidades cognitivas e atitudes afetivas.

Page 16: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 90 ênfase na contextualização dos temas

matemáticos: cotidiano, realidade, interdisciplinaridade, modelagem, etnomatemática, desenvolvimento de projetos;

ênfase na problematização como ponto de partida da atividade matemática: o recurso à resolução de problemas;

investimento no uso das novas tecnologias como ferramentas importantes para o ensino de matemática e na comunicação matemática;

investimento no estabelecimento de conexões entre temas matemáticos;

o reconhecimento das hipóteses construídas pelos alunos e de obstáculos epistemológicos;

o recurso à história da Matemática.

Page 17: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 90 – SEE/SP

Experiências Matemáticas Prática pedagógica

Page 18: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Década de 90 - MEC

PCN – Ensino FundamentalPCN – Ensino Fundamental - EJA

PCN – Ensino Médio

Page 19: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Parte II

As discussões atuais

Page 20: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Por que ensinar Matemática na escola?

Os dois argumentos

Um instrumental para compreender o mundo à nossa volta.Uma área do conhecimento que estimula o interesse, a

curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

A Matemática deve-se apresentar na aula, como uma ferramenta fundamental para resolver situações da vida diária, para compreender melhor o próprio ambiente que nos rodeia, para comunicar, para estimular o raciocínio, a

curiosidade e também articulada ao estudo de outras disciplinas.

Page 21: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Questões fundamentais

• O que é, em que consiste o conhecimento.

Em particular:

O que é, em que consiste, o conhecimento matemático?

Que características relevantes diferenciam o conhecimento matemático de outros?

Por que é importante esse conhecimento?

Que relações o conhecimento matemático tem com as características culturais da sociedade brasileira?

Page 22: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Questões fundamentais

II.O que é, em que consiste um conhecimento útil?

Em particular:

Como se estabelece a utilidade do conhecimento matemático?

Quando se pode dizer que um indivíduo dispõe de conhecimento útil em matemática?

Que critérios indicam a capacidade matemática de uma pessoa?

Quais são os mecanismos sociais que sustentam essa avaliação?

Page 23: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

O que ensinar ?

Critérios para seleção dos conteúdos

•relevância social

•contribuição para o desenvolvimento intelectual do aluno.

Page 24: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

O que ensinar ?

Dimensões do conteúdo

Conceitual Procedimental Atitudinal

Tão importante quanto as dimensões conceitual e procedimental é a dimensão atitudinal:

desenvolver atitudes de segurança com relação à própria; capacidade de construir conhecimentos matemáticos;

aprender com os colegas;perseverar na busca de soluções....

Page 25: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Como organizar os conteúdos a serem ensinados?

Superação da organização linear dos conteúdos, baseada na idéia de pré-requisito e que leva à compartimentação.

O conhecimento é concebido como linearmente organizado, funciona como se os “pontos” fossem se justapondo sem jamais desorganizar o que foi construído anteriormente. Cada ponto está subordinado a uma espécie de "ordem

total": tem lugar definido, não podendo ser antecipado ou postergado, de forma alguma.

Page 26: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Alguns exemplos•números menores que 10; números de 10 a 100;

números de 100 a 1000;•geometria: ponto, reta, plano, espaço; •medidas: comprimento, área, volume;

•conjuntos, relações, funções;•representação fracionária dos racionais antes da

representação decimal;•monômios, binômios, trinômios, polinômios;•grandezas discretas ou grandezas contínuas;

•triângulos, quadriláteros, polígonos; •semelhança, teorema de Pitágoras...

Page 27: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

(I) Mapas conceituais

No planejamento e na organização do currículo, os mapas conceituais têm a vantagem de servir para

separar a informação significativa da trivial, assim como para escolher exemplos.

A partir de um determinado mapa, professores e alunos podem incluir novos elementos, encontrar novas relações

entre vários deles, trocar idéias diferentes sobre um mesmo conceito inclusor, “negociar” os significados,

etc.

Page 28: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Page 29: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

(II) Redes de significados – Currículos em rede

Um desenho curricular deve ser composto por uma pluralidade de pontos, ligados entre si por uma pluralidade de ramificações/caminhos, em que nenhum ponto (ou caminho) seja privilegiado em relação a outro, nem univocadamente subordinado a qualquer um.

Os caminhos percorridos, embora lineares, não devem ser vistos como os únicos possíveis; um percurso pode incluir tantos pontos quanto desejamos e, em particular, todos os pontos da rede.

Page 30: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

(II) Redes de significados – Currículos em rede

Desse modo, não existe nenhum caminho logicamente necessário e o mais curto pode ser, eventualmente, mais difícil e menos interessante que outro mais longo.

Escolhidos alguns temas (nós), não importa quais, os primeiros fios começam a ser puxados, dando início a percursos ditados pelas significações numa ampliação de eixos temáticos.

Com isso, há condições de se fazer com que o estudo de qualquer conteúdo seja significativo para o aluno e não justificado apenas pela sua qualidade de pré-requisito para o estudo de outro conteúdo.

Page 31: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

5ª Série - Rede - Uma Viagem às Origens da Matemática

Page 32: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Como ensinar?Questões de ordem metodológica.

(I) Fundamentos teóricos de ordem mais geral• Construtivismo?• Construtivismo sócio interacionista?• Interdisciplinaridade? • Transdisciplinaridade?• Projetos?

(II) Fundamentos teóricos de ordem mais específica • Resolução de Problemas • Uso das tecnologias• História da Matemática• Uso de jogos

Page 33: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Questões fundamentais

Em que consiste a aprendizagem matemática?

Como as crianças e jovens constroem conhecimentos matemáticos?

É possível “fazer matemática” na sala de aula ou apenas transmiti-la?

Em que consiste o ensino de matemática?

Como se planejam os processos de ensino?

Como se faz a gestão do processo de ensino?

Que modalidades organizativas podem ser utilizadas?

Qual o papel dos recursos didáticos?

Page 34: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Como avaliar?

A avaliação em suas dimensões processual e diagnóstica deve ser tratada como parte

fundamental do processo ensino-aprendizagem para detectar problemas, corrigir rumos,

estimular projetos de ensino bem sucedidos e acompanhar e orientar o processo de

construção de conhecimentos dos alunos.

Page 35: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Mitos que estão sendo construídos

Aprendizagem sem ensino

(distorção do construtivismo)

Abaixo os conteúdos

(crítica exacerbada ao conteudismo)

Contextualização = Cotidiano

(concepção restrita de contextualização)

Page 36: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Mitos que estão sendo construídos

Metodologia de Projetos e abordagens interdisciplinares como únicas possibilidades de organização curricular(em detrimento de atividades sequenciais, atividades

rotineiras, investigações matemáticas na sala de aula etc)

Não importância da avaliação processual e diagnóstica, articulada ao debate de expectativas de aprendizagem.

(desvirtuamento da avaliação)

Colocar a culpa de chamado fracasso nas inovações trazidas pela Educação Matemática (mesmo que não

tenham sido incorporadas) e usar isso como argumento para a permanência ou a volta ao tradicional.

Page 37: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Parte III

Perspectivas: traçando caminhos

Page 38: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007

Educação Matemática e a formação de crianças e jovens paulistas: estamos em 2007...

As pesquisas sobre desempenho dos alunos mostram dados considerados alarmantes.

As orientações veiculadas pelas SE buscam colocar em prática as idéias discutidas ao longo dos últimos anos nas escolas de educação básica, nas universidades, nos centros de pesquisa. Mas será que elas serão implementadas? Será que conseguiremos mudar o quadro existente?

Page 39: 1 Educação Matemática na rede pública estadual de São Paulo: registros e perspectivas. Mutsu-ko Kobashigawa. Sílvio Gomes Bispo. Agosto/2007