1 - ciclo_de_vida

31
Família e Transições do Ciclo de Vida Dr.ª Marciele Guimarães Fagundes Dr.ª Marciele Guimarães Fagundes Internato em Medicina de Família e Comunidade - PUCPR

Upload: marciele-guimaraes-fagundes

Post on 25-Jun-2015

266 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1 - CICLO_DE_VIDA

Família e Transições do Ciclo de Vida

Dr.ª Marciele Guimarães FagundesDr.ª Marciele Guimarães FagundesInternato em Medicina de Família e Comunidade -

PUCPR

Page 2: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA

“A família é um grupo psicossocial que consiste do paciente e de uma ou mais pessoas, crianças ou adultos, na qual há uma comissão dos membros para a educação dos outros”.

“Qualquer grupo de pessoas relacionadas biologicamente, emocionalmente ou legalmente”

Pequegnat e Bray – 1997

Page 3: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

O conceito do ciclo de vida familiar foi tirado da sociologia e envolve a noção de que, ao longo do tempo, a família deve atravessar uma série de estágios previstos, separados por transições previsíveis.

Cada estágio será marcado por alguma mudança em algum membro da família (nascimento, morte, saída de casa etc).

Page 4: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

A família é a única forma de organização que incorpora novos membros apenas pelo nascimento, adoção ou casamento

E os membros só deixam de existir para esta organização através da morte de algum de seus membros, mesmo assim existirá na lembrança, na história da família.

Page 5: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

Apesar de as famílias possuírem papéis e funções diferentes, consideramos como seu principal valor os relacionamentos, que são insubstituíveis.

Se um dos progenitores for embora ou morrer, uma outra pessoa poderá preencher uma função paterna/materna, mas jamais substituirá o progenitor em seus aspectos emocionais.

Page 6: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDAAntigamente a criação dos filhos ocupava os adultos por todo o seu período de vida ativa. Atualmente ocupa menos da metade do período de vida adulta que antecede a terceira idade.A mudança do papel feminino nas famílias é central nas modificações dos padrões de ciclo de vida familiar.A identidade feminina era determinada primariamente por suas funções familiares como mãe e esposa.

Page 7: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

As fases no ciclo de vida estavam ligadas quase que exclusivamente aos seus estágios nas atividades de criação dos filhos.

Por outro lado, o estágio do ciclo de vida dos homens era quase, que determinado pela única variável - sua idade cronológica.

Page 8: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

A face do tradicional ciclo de vida familiar que existiu e persistiu durante séculos, não serve mais, pois não corresponde a realidade.Afastamo-nos de uma descrição tradicional do ciclo de vida familiar como começando no namoro ou no casamento e terminando na morte de um dos cônjuges.

Page 9: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDAPodemos considerar como seis os estágios de ciclo de vida familiar (descritos por Wright & Leahey, 2002):

ADULTOS JOVENSCASAMENTO (O CASAL)FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOSFAMÍLIA COM FILHOS ADOLESCENTESLANÇANDO OS FILHOS E SEGUINDO EM FRENTEFAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO DA VIDA

CRISES ACIDENTAIS E INTERNAS

Page 10: 1 - CICLO_DE_VIDA

ADULTOS JOVENSA fase do jovem adulto é um marco, que requer que ele se separe da família de origem sem romper relações ou fugir reativamente para um refúgio emocional substituto.Quanto mais satisfatoriamente puderem se diferenciar emocionalmente da família de origem, melhores serão as chances de enfrentarem os ciclos de vida em sua nova família.É a chance de escolherem emocionalmente aquilo que levarão da família de origem, aquilo que deixarão para trás e aquilo que irão construir sozinhos.

Page 11: 1 - CICLO_DE_VIDA

O CASAMENTO

Na mudança de nossa cultura atual, onde o papel feminino mudou, é freqüente o casamento de parceiros de meios culturais diferentes.

As grandes distâncias físicas entre os membros da família, acabam colocando uma carga maior nos casais - no sentido de definirem seu próprio relacionamento.

Page 12: 1 - CICLO_DE_VIDA

O CASAMENTO

O casamento tende a ser erroneamente compreendido como uma união de dois indivíduos - o que realmente ocorre é a modificação de duas famílias e o desenvolvimento de uma terceira.

Neste momento é importante, que fronteiras sejam definidas, para proteger este casal ajudando-os a estabelecer novos padrões de comunicação com as famílias de origem.

Page 13: 1 - CICLO_DE_VIDA

O CASAMENTOO casamento é uma aliança de valores

- valores cultivados pela família DELE e DELA – nem sempre conscientes, nem sempre ditos, nem sempre reconhecidos.

- Cada membro do casal inicia a relação com um conjunto de expectativas em relação ao outro e a relação conjugal

Page 14: 1 - CICLO_DE_VIDA

O CASAMENTOConscientes – aquilo que sei que espero do outro no casamento que se pretende viver

Inconscientes – atitudes, palavras e ações que “espero”(mas não sei que espero) que o outro irá ter para comigo e para com a relação. (São a maioria)

Page 15: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOS

É neste estágio que os jovens adultos, de maneira definitiva, assumirão o compromisso de aprenderem a ser pai ou mãe, pois é mitológico pensar que se sabe ser mãe ou pai a partir do nascimento da "cria".Quando estes adultos não conseguem sair do papel de filhos, problemas podem surgir, tais como: entre o casal, em assumir responsabilidades, recusa/incapacidade de se comportarem como

pais - na medida em que não conseguem exercer autoridade e colocar limites,

ou ainda, não conseguem a paciência necessária para permitir que seus filhos se expressem adequadamente.

Page 16: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA COM FILHOS PEQUENOS

Quando os dois pais trabalham, a briga muitas vezes centraliza-se quanto à disposição das responsabilidades, cuidados com a criança, a divisão com as tarefas domésticas etc.

Nesta fase, são freqüentes as queixas de disfunção sexual e depressão.

Esta é a fase do ciclo de vida familiar que possui o índice mais elevado de divórcio.

Page 17: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA COM FILHOS ADOLESCENTES

Tanto os papéis dos pais como dos filhos sofrerão mudanças. As famílias neste momento necessitam estabelecer fronteiras qualitativamente diferentes das famílias com filhos mais jovens. Os pais não podem e nem conseguirão impor uma autoridade completa; os adolescentes trazem para dentro da família todo um cortejo de amigos, novos valores – começam a estabelecer seus próprios relacionamentos, há uma identificação com seus pares.O grupo permite ao adolescente se reconhecer como tal e estabelecer sua identidade nesta fase.

Page 18: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA COM FILHOS ADOLESCENTES

São importantes ajustes especiais entre pais, filhos e avós, para permitir e estimular esses novos relacionamentos. Na vida conjugal é o momento para a "crise do meio da vida", de um ou de ambos os cônjuges. Questões existenciais emergem com bastante força - satisfações e insatisfações pessoais, profissionais e conjugais.É o momento do casal renegociar o casamento, e não é raro chegar ao divórcio.

Page 19: 1 - CICLO_DE_VIDA

LANÇANDO OS FILHOS E SEGUINDO EM FRENTE

Tradicionalmente, a maioria das famílias ficava ocupada com a criação dos filhos durante toda sua vida adulta até a velhice.

Porém, na atualidade, os pais lançam seus filhos quase vinte anos antes de se aposentar, devendo então encontrar outras atividades na vida além da paternidade/maternidade.

Page 20: 1 - CICLO_DE_VIDA

LANÇANDO OS FILHOS E SEGUINDO EM FRENTE

É um momento de grande desafioOs pais não apenas precisam lidar com a mudança de seu status, conforme vai nascendo uma nova geração e vão se tornando avósTambém precisam aprender a lidar com os próprios pais, que estão envelhecendo e, muitas vezes, ficando dependentes, algo que traz, especialmente às mulheres, consideráveis responsabilidades.

Page 21: 1 - CICLO_DE_VIDA

LANÇANDO OS FILHOS E SEGUINDO EM FRENTE

Novamente o casal deverá se reestruturar, e maneiras adequadas deverão ser encontradas, afinal pode ser um momento de liberação. As responsabilidades financeiras poderão estar mais leves e objetivos novos poderão ser visualizados, como novas carreiras, viagens etc.Este momento dependerá da fluidez e flexibilidade que a família vêm se desenvolvendo em outros estágios: para alguns, será um momento de expansão para a exploração

de novos papéis outros poderão viver como algo devastador, de rompimento,

de sentimento de vazio, depressão e desintegração.

Page 22: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO DA VIDA

Aqui deverão ocorrer ajustamentos à aposentadoria, que muitas vezes além do óbvio vazio para o aposentado, poderá trazer uma tensão especial a um casamento que até então foi considerado equilibrado em esferas diferentes. A insegurança e a dependência financeira são dificuldades, especialmente àqueles que dão valor a administrar as coisas sozinhos.Nesta fase perdas são previsíveis, porém a perda de um cônjuge é o ajustamento mais difícil.Reorganizar toda uma vida sozinho e, ainda, ter menos relacionamentos para ajudar a substituir o que foi perdido.

Page 23: 1 - CICLO_DE_VIDA

FAMÍLIA NO ESTÁGIO TARDIO DA VIDA

Infelizmente a velhice é totalmente desvalorizada em nossa cultura, assim fica difícil para todos neste momento.

Os membros da geração do meio muitas vezes não sabem como fazer a modificação adequada no status relacional com seus pais.

Page 24: 1 - CICLO_DE_VIDA

CRISES ACIDENTAIS E INTERNAS

...ou variações maiores ou crises não-previsíveis.

Divórcio Doença e morte de entes queridos Mudança de domicílio Desemprego Incapacidades físicas e psicológicas Mudanças de hábito e estilo de vida Miséria Violência

Page 25: 1 - CICLO_DE_VIDA

CICLO DE VIDA

Série de eventos previsíveis que ocorrem dentro da família,

Visualizar os problemas ( antecipadamente)

e situação vivida pelo paciente

2 movimentos básicos : expansão e contração

Fase = tarefa

Transição = mudança ( dificuldades)

Caos X oportunidade

Papel do médico de família

Page 26: 1 - CICLO_DE_VIDA

CASO CLÍNICOSra Susi, 23 anos, chegou na 1ª consulta na sala de

observação com queixa de intensa epigastralgia, dores musculares e desânimo. Insistia que fosse pedida uma porção de exames, pois estava com medo de reumatismo. O médico fez alguns sintomáticos e pediu retorno.

Alguns dias depois retornou com exames normais (inclusive uma EDA normal de solicitação externa). Na investigação da queixa de desânimo, não houve outros itens para sustentar um diagnóstico de depressão, a não ser as dores no corpo que continuavam.

No exame físico, estava BEG, LOTE, ansiosa, com as mãos agitadas e frias, vestimenta descuidada, falando rápido. Obesa (IMC=32); PA=130/80; demais sistemas sem alterações.

Page 27: 1 - CICLO_DE_VIDA

CASO CLÍNICO

Alguns fatos que ela comentou para o médico após ser interrogada “como era a sua família”:

1. casou grávida do Sr MC aos 15 anos, mas achava que seria feliz;

2. não gosta mais do marido, está casada porque precisa sustentar as crianças;

3. o marido tem bebido mais do que o normal e tem ameaçado bater nela.

Page 28: 1 - CICLO_DE_VIDA

CASO CLÍNICO 2º momento

Foi feita uma Visita Domiciliar de manhã para chegar antes que o marido saísse para beber...

Na visita, foi conversado com o Marcos sobre os problemas que a esposa estava enfrentando, ele achou que era tudo “frescura” dela e que se ele tivesse dinheiro tudo estaria bem (alguns dias eles pediam comida emprestada pra vizinha).

Page 29: 1 - CICLO_DE_VIDA

CASO CLÍNICO 3º momentoA equipe planejou falar com o casal após alguns

dias e abordar a questão de papéis em casa. Os dois brigaram muito porque não estavam satisfeitos com a colaboração do outro.

O médico deixou eles falarem bastante e percebe que os dois gostavam de estar juntos, mas não conseguiam dividir os papéis. Foi sugerido um contrato entre eles, e o Marcos se propôs a parar de beber para o “bem da saúde dela” e pelo exemplo de drogadição que estava dando para os filhos. A Susi iria deixar os filhos na creche para procurar emprego (a assistente social priorizou o caso deles e se prontificou a ajudá-los).

Page 30: 1 - CICLO_DE_VIDA

CASO CLÍNICO 4º momento

Após 1 mês, a equipe retorna e descobre que o Marcos estava empregado num “bico” e a Susi já estava conseguindo trabalhar 3 dias por semana como diarista. As dores melhoraram.

O Marcos parou de beber e de ameaçá-la. Ela foi inscrita no Programa Saúde da Mulher e está usando contraceptivo. Combinamos de conversar com o casal em alguns meses e de medir a pressão dela mais vezes e verificar se ela conseguiu perder peso.

Page 31: 1 - CICLO_DE_VIDA

ANÁLISEEstágio do Ciclo de Vida : Família com Filhos Pequenos

Crises não previsíveis ocorrendo junto:desemprego, pobreza

Problemas nas Tarefas : divisão de papéis, negociação dos cuidados; questões de gênero...

Prevenção realizada:alcoolismo, drogadição, divórcio, contracepção, hipertensão, doenças cardiovasculares, depressão...