1- ano: banca: consulplan/Órgão: tj-mg/prova: 2 - ano ... · a)não poderá ser recebida, em...

24
1 Professor: Eduardo Luna 1- Ano: 2017/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: Oficial de Apoio Judicial Na Constituição Federal/1988, na organização dos poderes a)cada Unidade da Federação não poderá ter menos de 08 (oito) ou mais de 70 (setenta) deputados. b)cada senador será eleito com 03 (três) suplentes. c)cada Estado e o Distrito Federal elegerão 03 (três) senadores com 02 (dois) mandatos de 04 (quatro) anos cada. d)a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal. 2 - Ano: 2017 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRF - 2ª REGIÃO Prova: Técnico Judiciário - Sem Especialidade De acordo com o Art. 71, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, “o controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União (...)”. À luz da interpretação do referido preceito constitucion al e das normas que lhe são correlatas, assinale a afirmativa correta. a)O Tribunal de Contas da União, como órgão do Poder Judiciário, não está subordinado ao Congresso Nacional. b)Como o Tribunal de Contas da União é órgão auxiliar do Congresso Nacional, as decisões que profira podem ser revistas por este último. c)O Tribunal de Contas da União não exerce diretamente o controle externo, sob o prisma financeiro e orçamentário, dos entes da administração direta e indireta. d)O Tribunal de Contas da União possui competências próprias, que exerce de modo autônomo, sem subordinação ao Congresso Nacional. 3 - Ano: 2015/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TRE-MG/Prova: Técnico Judiciário - Administrativa Dentre as inúmeras atribuições do Poder Legislativo existem aquelas que devem obter a san ção do Presidente da República; nesse caso está a a)autorizar referendo. b)aprovar o estado de defesa. c)resolução de tratado internacional. d)transferir temporariamente a sede do Governo. 4- Ano: 2012/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TSE/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa Pedroso Pereira, deputado federal eleito e diplomado, ainda não empossado, é investigado como mandante do crime de homicídio qualificado ocorrido no município onde mantém sua base eleitoral. No espaço de tempo entre a diplomação e a posse do parlamentar, o Ministério Público denuncia o político em face do fato ocorrido. Considerando a situação apresentada, é correto afirmar que a denúncia a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal de Justiça do Estado em que ocorreu o crime. c)pode ser recebida e processada pelo Supremo Tribunal Federal. d)poderá ser recebida, mas o processo judicial será suspenso até o término do mandato do parlamentar. 5 - Ano: 2012Banca: CONSULPLAN/Órgão: TSE/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Upload: others

Post on 27-Oct-2020

3 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

1

Professor: Eduardo Luna

1- Ano: 2017/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: Oficial de Apoio Judicial

Na Constituição Federal/1988, na organização dos poderes a)cada Unidade da Federação não poderá ter menos de 08 (oito) ou mais de 70 (setenta) deputados. b)cada senador será eleito com 03 (três) suplentes. c)cada Estado e o Distrito Federal elegerão 03 (três) senadores com 02 (dois) mandatos de 04 (quatro) anos cada. d)a Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada território e no Distrito Federal.

2 - Ano: 2017

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TRF - 2ª REGIÃO

Prova: Técnico Judiciário - Sem Especialidade

De acordo com o Art. 71, caput, da Constituição da República Federativa do Brasil, “o controle

externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da

União (...)”. À luz da interpretação do referido preceito constitucional e das normas que lhe são

correlatas, assinale a afirmativa correta. a)O Tribunal de Contas da União, como órgão do Poder Judiciário, não está subordinado ao Congresso Nacional. b)Como o Tribunal de Contas da União é órgão auxiliar do Congresso Nacional, as decisões que profira podem ser revistas por este último. c)O Tribunal de Contas da União não exerce diretamente o controle externo, sob o prisma financeiro e orçamentário, dos entes da administração direta e indireta. d)O Tribunal de Contas da União possui competências próprias, que exerce de modo autônomo, sem subordinação ao Congresso Nacional.

3 - Ano: 2015/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TRE-MG/Prova: Técnico Judiciário - Administrativa

Dentre as inúmeras atribuições do Poder Legislativo existem aquelas que devem obter a san

ção do Presidente da República; nesse caso está a a)autorizar referendo. b)aprovar o estado de defesa. c)resolução de tratado internacional. d)transferir temporariamente a sede do Governo.

4- Ano: 2012/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TSE/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Pedroso Pereira, deputado federal eleito e diplomado, ainda não empossado, é investigado como

mandante do crime de homicídio qualificado ocorrido no município onde mantém sua base eleitoral. No

espaço de tempo entre a diplomação e a posse do parlamentar, o Ministério Público denuncia o político

em face do fato ocorrido. Considerando a situação apresentada, é correto afirmar que a denúncia a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal de Justiça do Estado em que ocorreu o crime. c)pode ser recebida e processada pelo Supremo Tribunal Federal. d)poderá ser recebida, mas o processo judicial será suspenso até o término do mandato do parlamentar.

5 - Ano: 2012Banca: CONSULPLAN/Órgão: TSE/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Page 2: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

2

Professor: Eduardo Luna

O Poder Legislativo tem sido alvo de inúmeras críticas por parte dos meios de comunicação e da

sociedade civil em geral, no que tange à conduta dos representantes políticos eleitos. Com relação a

vedações e autorizações a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituição, a)investidos em cargo de Ministro de Estado não perderão os respectivos mandatos eletivos. b)a partir da posse, não podem firmar contrato com pessoa jurídica de direito público, exceto quando o contrato obedecer a cláusulas uniformes. c)durante a vigência de estado de sítio e do estado de defesa, poderão ter suspensas as imunidades parlamentares, mediante o voto de dois terços dos membros da Casa a que os deputados e senadores pertencerem. d)quaisquer informações recebidas, em razão do exercício do mandato ou não, são protegidas pelo sigilo de fonte.

6 - Ano: 2008/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TRE-RS/Prova: Técnico Administrativo - Prova Anulada

Compete privativamente ao Senado Federal, EXCETO:

a)Elaborar seu regimento interno. b)Aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de magistrados, nos casos estabelecidos na Constituição da República. c)Aprovar, previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente. d)Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice- Presidente e os Ministros de Estado. e)Estabelecer limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

7 – Ano: 2017/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros -

Remoção

Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado que detêm Deputados e

Senadores, assinale a afirmativa correta: a)Os membros do Congresso Nacional poderão ser presos em flagrante pela prática de contravenções penais tipificadas na Lei nº 3.688/41. b)Nos casos de prisão em flagrante por crime afiançável, independerá de autorização da Casa respectiva para instauração de inquérito policial. c)No caso de prisão em flagrante dos membros do Congresso Nacional, por crime inafiançável, a manutenção da prisão dependerá de deliberação da Casa respectiva, pelo voto da maioria de seus membros. d)O recebimento da denúncia pelo STF contra Deputados e Senadores depende de autorização da Casa respectiva.

8- Ano: 2017/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros -

Provimento

Considerando as regras constitucionais que disciplinam o foro privilegiado do Presidente da República,

Deputados e Senadores, assinale a afirmativa INCORRETA: a)O recebimento de denúncia contra Senador ou Deputado pelo Supremo Tribunal Federal independe de autorização da Casa respectiva. b)O partido político poderá propor a sustação do andamento da ação penal instaurada perante o STF contra Deputados e Senadores, desde que seja a proposta aprovada por maioria dos membros da Casa. c)O Presidente da República ficará suspenso de suas funções por 180 dias, após o recebimento da denúncia contra pelo STF pela prática de crime comum cometido no exercício da função.

Page 3: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

3

Professor: Eduardo Luna

d)A instauração de inquérito contra o Presidente da República pela prática de crime comum praticado no exercício da função presidencial depende de autorização de 2/3 dos membros da Câmara.

9 - Ano: 2015/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registros -

Remoção

Quanto às normas que dispõem sobre a organização dos poderes, assinale a alternativa correta: a)Compete privativamente à Câmara dos Deputados processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade. b)Compete privativamente ao Senado Federal processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes comuns e de responsabilidade. c)Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República. d)Não pode propor a ação direta de inconstitucionalidade e a ação declaratória de constitucionalidade a confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional

10 - Ano: 2013/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TRE-MG/Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

Ronaldo exerce a função de Presidente do Congresso Nacional e pretende fixar os subsídios dos

parlamentares. No regime de atribuições do Congresso, tal ato a)atrai a ratificação por referendo. b)constitui competência exclusiva do Congresso. c)depende de sanção do Presidente da República. d)compõe ato complexo envolvendo dois poderes. e)estabelece limites remuneratórios para a República.

11 - Ano: 2013/Banca: CONSULPLAN/Órgão: TRE-MG/Prova: Analista Judiciário - Área Administrativa

Paulo é Deputado Federal e, da tribuna da Câmara dos Deputados, lança afirmações caluniosas

contra o empresário José que, imediatamente, apresenta as ações penais e civis cabíveis. Nesse

caso, consoante as normas constitucionais, a)haverá sanção penal. b)ocorre a indenização civil. c)aplica-se a imunidade material. d)incide a responsabilidade criminal. e)caracteriza-se a inviolabilidade formal.

12 - Ano: 2011/Banca: CONSULPLAN/Órgão: CREA-RJ/Prova: Engenheiro Civil

Se um determinado Estado da Federação possui 38 deputados estaduais, sabe-se que o número de

deputados que o representa na Câmara de Deputados é: a)14 b)15 c)17 d)19 e)38

Page 4: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

4

Professor: Eduardo Luna

13 - Ano: 2011/Banca: CONSULPLAN/Órgão: CREA-RJ/Prova: Engenheiro Civil

Sobre a Organização dos Poderes na Constituição da República Federativa do Brasil, analise as

afirmativas:

I. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.

II. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa do Congresso Nacional e

de suas Comissões serão tomadas por maioria de votos, presente a maioria relativa de seus membros.

III. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos pelo sistema proporcional em

cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s): a)I b)II c)III d)I, II e)I, III

14 - Ano: 2007/Banca: CONSULPLAN/Órgão: EMBRAPA/Prova: Advogado

No que concerne às Comissões Parlamentares de Inquérito está correto afirmar que: a)Serão criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, em conjunto ou separadamente, mediante requerimento de dois terços de seus membros. b)Objetivam a apuração de fatos certos e indeterminados, de relevante interesse para vida política, econômica, jurídica ou social do país. c)Devem encaminhar suas conclusões ao Poder Judiciário para que, se for o caso, seja promovida a responsabilidade civil ou criminal dos infratores. d)Podem decretar a prisão temporária. e)Não podem determinar a interceptação telefônica do indiciado.

15 - Ano: 2010/Banca: FCC/Órgão: TRE-AC/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

No que diz respeito ao Poder Legislativo, é correto afirmar que a)o Senado Federal e a Câmara dos Deputados compõem- se de representantes eleitos pelo princípio majoritário. b)o Poder Legislativo federal ou estadual é bicameral, enquanto que o municipal é unicameral. c)a Câmara dos Deputados é composta por representantes dos Estados, enquanto que o Senado Federal por representantes do povo. d)o Congresso Nacional atua sempre por meio de sessões conjuntas e, excepcionalmente, por manifestações em separado. e)exerce funções atípicas como administrar e julgar, assim como funções típicas como a de legislar e fiscalizar.

16 - Ano: 2014

Banca: FCC

Órgão: TJ-AP

Prova: Técnico Judiciário - Área Judiciária e Administrativa

A teor do art. 45, § 1o , da Constituição Federal: O número total de Deputados, bem como a

representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por ...I... , proporcionalmente à

população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma

Page 5: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

5

Professor: Eduardo Luna

daquelas unidades da Federação tenha menos de ...II... ou mais de ...III... Deputados.

Preenche, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:

a)lei complementar - quatro - sessenta

b)lei complementar - sete - oitenta

c)lei complementar - oito - setenta

d)lei - oito - setenta

e)lei - quatro – oitenta

17 - Ano: 2013/Banca: FCC/Órgão: TRE-RO/Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Considere a seguinte situação hipotética: Vinicius e Gilberto são senadores. Sueli é Deputada. Vinicius

foi investido no cargo de Ministro de Estado e Gilberto chefe de missão diplomática temporária. Sueli foi

investida no cargo de Secretária de Estado. Nestes casos, de acordo com a Constituição Federal

brasileira,

a)apenas Gilberto perderá o mandato.

b)apenas Sueli perderá o mandato.

c)apenas Vinicius e Sueli perderão o mandato.

d)Vinicius, Gilberto e Sueli perderão o mandato.

e)Vinicius, Gilberto e Sueli não perderão o mandato.

18 - Ano: 2013/Banca: FCC/Órgão: MPE-MA/Prova: Técnico Ministerial - Administrativo

Marcos, Senador, requereu licença, sem remuneração, para tratar de interesse particular. Neste caso,

de acordo com a Constituição Federal brasileira, Marcos

a)não perderá o mandato independentemente do período de afastamento.

b)perderá o mandato, já que não há previsão constitucional para afastamento de Senador que visa tratar de interesse particular.

c)perderá o mandato se o referido afastamento ultrapassar trinta dias por sessão legislativa.

d)perderá o mandato se o referido afastamento ultrapassar quarenta e cinco dias corridos.

e)perderá o mandato se o referido afastamento ultrapassar cento e vinte dias por sessão legislativa.

19 - Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TRT - 6ª Região (PE)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Em relação ao Poder Legislativo, é correto afirmar:

a)Os Senadores representam os Estados e o Distrito Federal e possuem mandato de oito anos, embora a legislatura do Congresso Nacional dure, apenas, quatro anos.

b)O Congresso Nacional reúne-se, anualmente, na Capital Federal, de 2 de janeiro a 30 de junho e de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Page 6: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

6

Professor: Eduardo Luna

c)Os Deputados Federais representam o povo e possuem mandato de quatro anos, embora a legislatura do Congresso Nacional dure oito anos

d)A convocação extraordinária do Congresso Nacional será feita pelo Presidente da Câmara dos Deputados em caso de decretação de estado de defesa ou de intervenção federal.

e)As comissões parlamentares de inquérito são permanentes e possuem poderes para apurar fatos de relevância política, bem como para aplicar sanções.

20 - Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TRT - 11ª Região (AM e RR)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

José, Deputado Federal, é investido no cargo de Secretário de um determinado Estado da Federação.

Nesse caso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, José

a)perderá o mandato de Deputado Federal se permanecer no cargo de Secretário de Estado por mais de seis meses.

b)perderá o mandato de Deputado Federal independentemente do prazo que permanecer no cargo de Secretário de Estado.

c)não perderá o mandato de Deputado Federal e poderá optar pela remuneração do mandato.

d)não perderá o mandato de Deputado Federal e receberá a remuneração de Secretário de Estado.

e)poderá cumular os cargos de Deputado Federal e Secretário de Estado, optando-se por uma das remunerações estabelecidas.

21 - Ano: 2012/Banca: FCC/Órgão: TCE-AP/Prova: Técnico de Controle Externo

Os Deputados Federais

a)julgam processo de impeachment contra o Presidente da República.

b)são eleitos por suas bases estaduais, na medida em que devem representar os interesses federativos de seus Estados-Membros no Congresso Nacional.

c)elegem-se pelo sistema majoritário com dois suplentes.

d)possuem mandato de quatro anos, podendo ser reeleitos para um único período subsequente.

e)não perderão o mandato se forem investidos no cargo de Ministro do Estado.

22 - Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Em relação aos Deputados Federais e Senadores, é correto afirmar: a)Recebida a denúncia, por crime ocorrido antes da diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto de um terço de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.

Page 7: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

7

Professor: Eduardo Luna

b)Desde os resultados das eleições, não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, sendo que nesse caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão. c)Desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. d)O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de trinta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. e)Serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato e sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.

23 - Banca: FCC

Órgão: TRE-TO

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o

a)princípio majoritário, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

b)sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.

c)princípio majoritário, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão cinco Senadores, com mandato de quatro anos.

d)sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão cinco Senadores, com mandato de quatro anos.

e)sistema proporcional, sendo que cada Estado e o Distrito Federal elegerão seis Senadores, com mandato de quatro anos.

24 - Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-TO

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Considere as seguintes assertivas a respeito dos Deputados e Senadores:

I. Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o

Supremo Tribunal Federal.

II. Os Deputados e Senadores serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou

prestadas em razão do exercício do mandato.

III. A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, militares e em tempo de guerra, não

dependerá de prévia licença da Casa respectiva.

IV. Não perderá o mandato o Deputado ou Senador investido no cargo de Ministro de Estado.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)I, II e III.

b)I, II e IV.

c)I e III.

d)I e IV.

Page 8: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

8

Professor: Eduardo Luna

e)III e IV.

25 - Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: TRE-AC

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

No que diz respeito ao Poder Legislativo, é correto afirmar que

a)o Senado Federal e a Câmara dos Deputados compõem- se de representantes eleitos pelo princípio majoritário.

b)o Poder Legislativo federal ou estadual é bicameral, enquanto que o municipal é unicameral.

c)a Câmara dos Deputados é composta por representantes dos Estados, enquanto que o Senado Federal por representantes do povo.

d)o Congresso Nacional atua sempre por meio de sessões conjuntas e, excepcionalmente, por manifestações em separado.

e)exerce funções atípicas como administrar e julgar, assim como funções típicas como a de legislar e fiscalizar.

Gabarito : 1-A; 2–D; 3-D; 4-C; 5-A; 6-D; 7-C; 8-D; 9-C; 10-B; 11-C; 12 –A; 13-E; 14-E; 15-E; 16-C; 17-E; 18-E;

19-C;20-C;21-E;22-C; 23 – A; 24-D; 25-E

Poder Judiciário

1 - Ano: 2017

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TRF - 2ª REGIÃO

Prova: Técnico Judiciário - Sem Especialidade

“Após proferir sentença desfavorável aos interesses de Alfa, influente político da localidade,

determinado Juiz Federal recebeu a ‘ameaça’ de que sofreria uma representação, na qual seria

solicitada a sua remoção compulsória para outra Seção Judiciária. Nesta representação, seriam

narrados supostos ilícitos praticados pelo magistrado.” À luz da sistemática constitucional, é

correto afirmar que o Juiz Federal, caso viesse a sofrer a representação noticiada por Alfa e fosse

confirmada a conduta inadequada,

a)por força da garantia da inamovibilidade, não poderia ser removido compulsoriamente.

b)somente poderia ser removido compulsoriamente por decisão unânime dos membros do CNJ, assegurada ampla defesa.

Page 9: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

9

Professor: Eduardo Luna

c)somente poderia ser removido por força de decisão proferida em processo judicial, assegurado o contraditório e a ampla defesa.

d)poderia ser removido compulsoriamente pelo voto da maioria absoluta do respectivo tribunal, assegurada ampla defesa.

Ano: 2015

Banca: CONSULPLAN

Órgão: TJ-MG

Prova: Titular de Serviços de Notas e de Registro

Em relação ao Poder Judiciário, é correto afirmar, EXCETO:

a)É assegurada autonomia administrativa e financeira, sendo que os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.

b)É da competência da Justiça Federal processar e julgar os crimes contra a organização do trabalho.

c)O Conselho Nacional de Justiça, assegurada ampla defesa, pode rever, de ofício, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano.

d)Os Tribunais de Justiça podem, com aprovação da maioria absoluta do órgão especial e por razões de conveniência e oportunidade, criar e extinguir cargos de seus serviços auxiliares.

3 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRE-PB

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Entende-se por quinto-constitucional:

a)O volume proporcional de votos no escrutínio para a aprovação de Lei Complementar, a qual somente ocorrerá por intermédio de quórum qualificado de três-quintos.

b)O volume total de votos no escrutínio para a aprovação de Emenda Constitucional, a qual somente ocorrerá por intermédio de quórum qualificado de três-quintos.

c)A reserva de um-quinto das vagas dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Estaduais e do Distrito Federal, e Territórios, que deverão ser ocupadas por membros do Ministério Público e por Advogados, observada a proporcionalidade entre eles.

d)A parcela máxima que pode ser deduzida dos vencimentos do servidor público efetivo caso este venha a ser colocado em disponibilidade em razão de interesse público.

Page 10: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

10

Professor: Eduardo Luna

e)A parcela máxima que pode ser deduzida dos proventos do servidor público aposentado por invalidez.

4 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Sobre as garantias constitucionais que gozam os juízes e sobre as vedações as quais estão submetidos,

é correto afirmar que:

a)a vitaliciedade é adquirida na posse.

b)a irredutibilidade de subsídio é absoluta.

c)podem exercer atividade político-partidária.

d)podem ser submetidos a ato de remoção por motivo de interesse público.

e)podem exercer qualquer outro cargo ou função se estiverem em disponibilidade.

5 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)

Prova: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação

(+ provas)

Resolvi certo

Considere:

I. Supremo Tribunal Federal.

II. Conselho Nacional de Justiça.

III. Tribunais Militares.

Page 11: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

11

Professor: Eduardo Luna

IV. Tribunais de Contas.

Nos termos da Constituição Federal, são órgãos do Poder Judiciário o constante em

a)I, II, III e IV.

b)I, II e III, apenas.

c)I, II e IV, apenas.

d)I, apenas.

e)II, III e IV, apenas.

6 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)

Prova: Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Tecnologia da Informação

(+ provas)

A competência para processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns, os membros dos Tribunais

Regionais do Trabalho é

a)do Supremo Tribunal Federal.

b)dos Tribunais dos Estados e do Distrito Federal e Territórios.

c)do Conselho Nacional de Justiça.

d)dos Tribunais Regionais Federais.

e)do Superior Tribunal de Justiça.

7 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRE-AP

Prova: Técnico Judiciário - Administrativa

Page 12: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

12

Professor: Eduardo Luna

João é brasileiro nato, advogado, tem 70 anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada.

Francisco é brasileiro nato, desembargador do Tribunal Regional Federal, tem 40 anos de idade, notável

saber jurídico e reputação ilibada. João

a)não poderá compor o Supremo Tribunal Federal nem o Superior Tribunal de Justiça; Francisco poderá compor o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

b)e Francisco poderão compor o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

c)não poderá compor o Supremo Tribunal Federal, mas sim o Superior Tribunal de Justiça; Francisco poderá compor o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça.

d)poderá compor o Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justiça; Francisco não poderá compor nem o Supremo Tribunal Federal nem o Superior Tribunal de Justiça.

e)e Francisco não poderão compor o Supremo Tribunal Federal nem o Superior Tribunal de Justiça.

8 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 4ª REGIÃO (RS)

Prova: Técnico Judiciário - Administrativa

Nos termos da Constituição Federal, Juiz do Trabalho no efetivo exercício das funções há dois anos e

membro de Tribunal Regional do Trabalho nomeado pelo quinto constitucional gozarão de

a)estabilidade, ambos, desde logo.

b)estabilidade dentro de um ano, o primeiro, e vitaliciedade, desde logo, o segundo.

c)vitaliciedade dentro de um ano, o primeiro, e estabilidade, desde logo, o segundo.

d)vitaliciedade, ambos, desde logo.

e)vitaliciedade, desde logo, o primeiro, e dentro de dois anos, o segundo.

9 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRT - 3ª Região (MG)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Resolvi certo

Page 13: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

13

Professor: Eduardo Luna

Após o decurso de quatro anos de exercício da magistratura, determinado Juiz foi removido de comarca,

por motivo de interesse público, independentemente de sua vontade, por decisão da maioria absoluta do

respectivo tribunal, em processo que respeitou a ampla defesa do magistrado. Um ano mais tarde, o

mesmo Juiz praticou ato criminoso que lhe acarretou a perda do cargo por decisão judicial transitada em

julgado. Essa situação é

a)compatível com a Constituição Federal, não tendo sido violadas as garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade.

b)compatível com a Constituição Federal, uma vez que não se aplicam a esse magistrado as garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade em razão do pouco tempo de exercício do cargo.

c)incompatível com a Constituição Federal, por violação da garantia da inamovibilidade, uma vez que apenas o Conselho Nacional da Justiça poderia ter determinado a remoção do magistrado por motivo de interesse público.

d)incompatível com a Constituição Federal, por violação da garantia da inamovibilidade, uma vez que a remoção do magistrado não poderia ter ocorrido senão a pedido dele próprio.

e)incompatível com a Constituição Federal, por violação da garantia da vitaliciedade, uma vez que apenas o Conselho Nacional de Justiça poderia ter determinado a perda do cargo do magistrado.

10 - Ano: 2015

Banca: FCC

Órgão: TRE-RR

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Resolvi certo

Dentro da estrutura constitucional Brasileira, o Órgão máximo do Poder Judiciário é o

a)Tribunal Federal de Recursos.

b)Conselho Nacional de Justiça.

c)Superior Tribunal de Justiça.

d)Tribunal Superior Eleitoral.

e)Supremo Tribunal Federal.

11 - Ano: 2014

Banca: FCC

Órgão: TRF - 4ª REGIÃO

Page 14: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

14

Professor: Eduardo Luna

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Considere as seguintes situações:

I. Após sete anos de exercício da função, em primeiro grau, um juiz perde o cargo, mediante sentença

judicial transitada em julgado.

II. É determinada a remoção de certo magistrado, contrariamente à sua vontade, por motivo de interesse

público, conforme decisão do voto da maioria absoluta do tribunal a que pertence.

III. Determinado magistrado, membro de Tribunal de Justiça estadual, sofre redução em seu subsídio

mensal, a fim de que este seja adequado ao valor fixado para o do Governador do Estado.

Seria incompatível com a Constituição da República, por infringir garantia que esta expressamente

outorga aos juízes, o que consta em

a)I, II e III.

b)I, apenas.

c)I e II, apenas.

d)II e III, apenas.

e)III, apenas.

12 - Ano: 2014

Banca: FCC

Órgão: TRT - 16ª REGIÃO (MA)

Prova: Técnico Judiciário - Administrativa

Mário é Juiz do Tribunal de Justiça do Maranhão, ocupando atualmente o cargo de Juiz Titular de

determinada Vara Cível da Comarca de São Luís, figurando como o Magistrado mais antigo na Lista de

Antiguidade na sua entrância. Aberto concurso de promoção para o cargo de Desembargador do

Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão pelo critério de antiguidade, o tribunal somente poderá

recusar o juiz mais antigo pelo voto

a)fundamentado de no mínimo dois terços de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa.

b)fundamentado da maioria simples de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa.

c)de no mínimo dois terços de seus membros, mediante procedimento próprio e com voto secreto.

Page 15: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

15

Professor: Eduardo Luna

d)fundamentado de no mínimo metade de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa.

e)da maioria simples de seus membros, mediante procedimento próprio e com voto secreto.

13 - Ano: 2014

Banca: FCC

Órgão: TRT - 2ª REGIÃO (SP)

Prova: Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

(+ provas)

Resolvi certo

Relativamente ao Poder Judiciário, é correto afirmar:

a)Todas as decisões e todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário de segunda instância serão públicos, sob pena de nulidade

b)Os juízes gozam da garantia de vitaliciedade, que no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício.

c)A atividade jurisdicional será ininterrupta, com exceção das férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, período em que o atendimento será transferido à primeira instância.

d)Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

e)Aos juízes é vedado exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou antes de decorridos cinco anos do afastamento por aposentadoria ou exoneração.

14 - Ano: 2014

Banca: FCC

Órgão: TRT - 19ª Região (AL)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Isaura Beatriz de las Nieves, juíza do trabalho do primeiro grau há 15 anos, nos termos do estatuto

constitucional da magistratura,

a)não pode exercer qualquer outro cargo ou função.

b)deve proferir suas decisões de modo público e fundamentado, não podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados.

Page 16: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

16

Professor: Eduardo Luna

c)não será promovida se retiver, injustificadamente, autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.

d)não poderá ser promovida por merecimento, em razão de sua antiguidade.

e)pode dedicar-se à atividade político-partidária no âmbito estadual.

15 - Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: MPE-MA

Prova: Técnico Ministerial - Administrativo

Marta, Joaquim e Godofredo são juízes de direito que estão buscando promoção de entrância para

entrância. Considerando que Marta figurou por três vezes consecutivas em lista de merecimento;

Joaquim figurou por cinco vezes alternadas também em lista de merecimento e Godofredo figurou por

duas vezes consecutivas também em lista de merecimento, de acordo com a Constituição Federal

brasileira, será obrigatória a promoção de

a)Joaquim, apenas.

b)Marta, apenas.

c)Marta e Godofredo, apenas.

d)Marta, Joaquim e Godofredo.

e)Marta e Joaquim, apenas.

16 - Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: DPE-RS

Prova: Técnico de Apoio Especializado

A Constituição Federal brasileira dispõe sobre a continuidade da atividade jurisdicional, determinando

que

a)poderá ser interrompida por férias coletivas apenas nos tribunais de segundo grau, que ficam dispensados do plantão judiciário nos dias em que não houver expediente normal.

b)poderá ser interrompida por férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, que ficam dispensados do plantão judiciário nos dias em que não houver expediente normal.

Page 17: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

17

Professor: Eduardo Luna

c)será ininterrupta, sendo permitido férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes de plantão permanente.

d)será ininterrupta, sendo vedado férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes de plantão permanente.

e)será ininterrupta, sendo permitido férias coletivas apenas nos tribunais de segundo grau, funcionando, nos dias em que não houver expediente forense normal, juízes de plantão permanente.

17 - Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: DPE-RS

Prova: Técnico de Apoio Especializado

De acordo com a Constituição Federal brasileira, a regra segundo a qual serão fundamentadas as

decisões proferidas por órgãos do Poder Judiciário

a)não se aplica às decisões administrativas proferidas pelos Tribunais.

b)se aplica a todas as decisões tomadas pelos órgãos julgadores.

c)não se aplica às decisões tomadas no âmbito dos Juizados Especiais.

d)somente se aplica às decisões que imponham condenação penal.

e)não se aplica às decisões tomadas em processos disciplinares.

18 - Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Dentre as normas da Constituição Federal aplicáveis ao Poder Judiciário encontra-se aquela segundo a

qual

a)cabe ao Poder Judiciário dispor sobre o período de férias coletivas nos juízos e tribunais de segundo grau.

b)as decisões administrativas dos tribunais não necessitam ser motivadas.

c)o juiz titular residirá na respectiva comarca, salvo autorização do Tribunal.

Page 18: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

18

Professor: Eduardo Luna

d)é vedado aos servidores do Poder Judiciário receber delegação para a prática de atos de administração e atos de mero expediente sem caráter decisório.

e)a distribuição de processos será imediata apenas em primeiro grau de jurisdição.

19 - Ano: 2013

Banca: FCC

Órgão: TRT - 1ª REGIÃO (RJ)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Suponha que um indivíduo empossado como juiz no ano de 2010 tenha também assumido um cargo de

magistério em instituição pública de ensino. Sem prévia comunicação ao Tribunal ao qual estava

vinculado, filiou-se a partido político, vindo a perder o cargo em 2011 por decisão do respectivo Tribunal.

No ano seguinte, passou a exercer advocacia junto ao mesmo juízo do qual se afastou. Considerando as

normas da Constituição Federal, o indivíduo em questão

a)agiu ilicitamente ao exercer um cargo de magistério em instituição pública de ensino, conjuntamente com o cargo de juiz.

b)somente poderia dedicar-se a atividade político- partidária mediante prévia e expressa autorização do respectivo Tribunal.

c)somente poderia dedicar-se a atividade político-partidária após tornar-se vitalício.

d)agiu ilicitamente ao exercer advocacia junto ao mesmo juízo do qual se afastou, antes de decorridos 3 anos do afastamento do cargo.

e)não poderia ter perdido o cargo por decisão do Tribunal ao qual estava vinculado.

20-Ano: 2012

Banca: FCC

Órgão: TST

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Resolvi certo

Determinado Tribunal de Justiça estadual possui Órgão Especial composto por seu Presidente e mais 24

membros, provendo-se

a)metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelos demais membros do Órgão Especial.

b)2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleição pelo Tribunal Pleno.

Page 19: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

19

Professor: Eduardo Luna

c)metade das vagas por antiguidade e a outra metade por eleição pelo Tribunal Pleno.

d)1/3 das vagas por antiguidade e 2/3 por eleição pelo Tribunal Pleno.

e)2/3 das vagas por antiguidade e 1/3 por eleição pelos demais membros do Órgão Especial.

21-Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-PE

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Aos Juízes é vedado o exercício da advocacia no

a)Tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por exoneração.

b)Juízo do qual se afastou, antes de decorridos cinco anos do afastamento do cargo por exoneração.

c)Tribunal do qual se afastou, antes de decorridos dez anos do afastamento do cargo por exoneração.

d)Juízo do qual se afastou, antes de decorridos cinco anos do afastamento do cargo por aposentadoria.

e)Tribunal do qual se afastou, antes de decorridos quatro anos do afastamento do cargo por aposentadoria.

22-Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRF - 1ª REGIÃO

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

O processo e o julgamento das infrações penais comuns atribuídas aos membros dos Tribunais

Regionais Eleitorais competem

a)ao Tribunal Superior Eleitoral.

b)ao Supremo Tribunal Federal.

c)aos Tribunais Regionais Federais.

d)ao Superior Tribunal de Justiça.

e)aos Juízes Federais da respectiva área de jurisdição.

23 - Ano: 2011

Page 20: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

20

Professor: Eduardo Luna

Banca: FCC

Órgão: TRT - 24ª REGIÃO (MS)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

(+ provas)

No tocante ao Poder Judiciário, o Estatuto da Magistratura é disposto por Lei

a)ordinária, de iniciativa do Senado Federal.

b)ordinária, de iniciativa da Câmara dos Deputados.

c)complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal.

d)ordinária, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça.

e)complementar, de iniciativa da Câmara dos Deputados.

24 - Ano: 2011

Banca: FCC

Órgão: TRE-RN

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Os juízes gozam da garantia da vitaliciedade, que,

a)no primeiro grau, só será adquirida após três anos de exercício.

b)no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício.

c)será sempre adquirida após cinco anos de exercício, independente do grau.

d)será sempre adquirida após três anos de exercício, independente do grau.

e)no primeiro grau, só será adquirida após cinco anos de exercício.

25-Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: TRT - 12ª Região (SC)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

O Estatuto da Magistratura será disposto por meio de lei

Page 21: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

21

Professor: Eduardo Luna

a)ordinária, de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça.

b)delegada, de iniciativa da Câmara dos Deputados.

c)ordinária, de iniciativa do Presidente da República.

d)complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal.

e)ordinária, de iniciativa do Senado Federal.

26-Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: TRE-AC

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Em matéria de garantias aos juízes, considere:

I. A que consiste na permanência na comarca em que é titular, salvo por motivo de interesse público.

II. A que implica na sua permanência no cargo, salvo entre outras situações, por sentença judicial

transitada em julgado, exoneração a pedido ou aposentadoria.

As hipóteses dizem respeito, respectivamente,

a)à indisponibilidade e ao juízo natural.

b)à vitaliciedade e a inamovibilidade.

c)ao juízo natural e a inamovibilidade.

d)à inamovibilidade e a vitaliciedade.

e)à vitaliciedade e a segurança jurídica.

27 - Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: SJCDH-BA

Prova: Agente Penitenciário

Para o efeito de cumprimento do quinto constitucional, o Tribunal competente, ao receber as indicações,

formará uma lista tríplice e a enviará, para escolha e nomeação, ao

Page 22: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

22

Professor: Eduardo Luna

a)Poder Executivo.

b)Senado Federal.

c)Congresso Nacional.

d)Supremo Tribunal Federal.

e)Conselho Nacional de Justiça.

28-Ano: 2010

Banca: FCC

Órgão: TRE-AM

Prova: Técnico Judiciário - Enfermagem

(+ provas)

No tocante ao Poder Judiciário, considere as assertivas abaixo.

I. Poderá ser promovido o Juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal,

não podendo devolvê-los ao cartório, porém, sem o devido despacho ou decisão.

II. O Juiz Titular poderá residir em Comarca diversa da sua, independentemente de autorização do

Tribunal.

III. O número de Juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à

respectiva população.

IV. Os servidores receberão delegação para a prática de atos de administração e atos de mero

expediente sem caráter decisório.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)I e II.

b)I e III.

c)II e IV.

d)II e III.

e)III e IV.

Page 23: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

23

Professor: Eduardo Luna

29 - Ano: 2009

Banca: FCC

Órgão: TRT - 3ª Região (MG)

Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

Na hipótese de o Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região elaborar ou alterar o respectivo Regimento

Interno, estará desempenhando uma função

a)atípica administrativa.

b)típica jurisdicional.

c)atípica legislativa.

d)típica judicialiforme.

e)atípica autoexecutiva.

30 - Ano: 2009

Banca: FCC

Órgão: TRT - 3ª Região (MG)

Prova: Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

(+ provas)

A respeito do Estatuto da Magistratura, considere:

I. As decisões administrativas dos Tribunais poderão ser motivadas, em sessão pública, sendo as

disciplinares tomadas pelo voto de três quintos de seus membros.

II. O número de juízes na unidade jurisdicional será proporcional à efetiva demanda judicial e à

representação popular, sendo que a distribuição de processos será imediata em todos os graus de

jurisdição.

III. Os servidores receberão delegação para a prática de atos administrativos e atos de mero expediente

sem caráter decisório.

Está correto o que se afirma APENAS em

a)I e II.

Page 24: 1- Ano: Banca: CONSULPLAN/Órgão: TJ-MG/Prova: 2 - Ano ... · a)não poderá ser recebida, em razão da imunidade processual do deputado. b)pode ser recebida e processada pelo Tribunal

24

Professor: Eduardo Luna

b)I e III.

c)II.

d)II e III.

e)III.

Gabarito: 1-D; 2-D; 3-D;4-D;5-B; 6-E;7 – A;8-D;9-A;10-E; 11-E;12-A; 13-D;14-C;15-E;16 – D;17-B;18-C;19-

D;20-C;21-A;22-D;23-C;24-B;25-D;26-D;27-A;28-E;29-C;30-D