1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. - comperve.ufrn.br · explique como a teoria econômica ortodoxa aborda...

23
1. Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste caderno, você será eliminado do Concurso. 2. Este Caderno contém, respectivamente, duas questões discursivas , uma proposta de redação e trinta questões de múltipla escolha, assim distribuídas: 01 a 20 > Conhecimentos Específicos; 21 a 30 > Conhecimento Geral de Informática. Não destaque nenhuma folha. 3. Nas questões discursivas e na redação, você será avaliado exclusivamente por aquilo que escrever dentro do espaço destinado a cada resposta, não devendo, portanto, ultrapassá-lo. 4. Cada questão de múltipla escolha apresenta apenas uma opção de resposta correta. 5. Verifique se o caderno está completo e sem imperfeições gráficas que possam dificultar a leitura. Detectado algum problema, comunique-o, imediatamente, ao fiscal. 6. Escreva de modo legível. Dúvida gerada por grafia, sinal ou rasura implicará redução de pontos durante a correção. 7. Você dispõe de, no máximo, quatro horas para responder as questões (múltipla escolha e discursivas), elaborar, em caráter definitivo, a Redação e preencher a Folha de Respostas. 8. O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade. 9. Antes de retirarse definitivamente da sala, devolva ao fiscal este Caderno e a Folha de Respostas. Nome (em letra de forma) Nº da Inscrição Nº da turma Assinatura

Upload: phamtram

Post on 11-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1. Identifique-se na parte inferior desta capa. Caso se identifique em qualquer outro local deste caderno, você será eliminado do Concurso.

2. Este Caderno contém, respectivamente, duas questões discursivas, uma proposta de redação e trinta questões de múltipla escolha, assim distribuídas: 01 a 20 > Conhecimentos Específicos; 21 a 30 > Conhecimento Geral de Informática. Não destaque nenhuma folha.

3. Nas questões discursivas e na redação, você será avaliado exclusivamente por aquilo que escrever dentro do espaço destinado a cada resposta, não devendo, portanto, ultrapassá-lo.

4. Cada questão de múltipla escolha apresenta apenas uma opção de resposta correta.

5. Verifique se o caderno está completo e sem imperfeições gráficas que possam dificultar a leitura. Detectado algum problema, comunique-o, imediatamente, ao fiscal.

6. Escreva de modo legível. Dúvida gerada por grafia, sinal ou rasura implicará redução de pontos durante a correção.

7. Você dispõe de, no máximo, quatro horas para responder as questões (múltipla escolha e discursivas), elaborar, em caráter definitivo, a Redação e preencher a Folha de Respostas.

8. O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

9. Antes de retirar−se definitivamente da sala, devolva ao fiscal este Caderno e a Folha de Respostas.

Nome (em le t ra de forma) Nº da Inscr ição

Nº da turma Ass inatura

Economista Questão Discursiva 1 Explique por que, a despeito da ampla austeridade fiscal anunciada e das sucessivas “reformas” e dos programas de privatização, a relação dívida interna/PIB, no Brasil, tem crescido de forma acelerada desde o primeiro mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso até o primeiro ano do mandato do Presidente Luiz Inácio da Silva.

Para rascunho desta questão, utilize o verso da capa e a página 2.

RESPOSTA

Mais espaço para resposta na página 3.

UFRN Concurso Público / maio 2004 1

2 UFRN Concurso Público / maio 2004

Continuação da resposta à questão 1.

UFRN Concurso Público / maio 2004 3

4 UFRN Concurso Público / maio 2004

Economista Questão Discursiva 2 As empresas tomam decisões que freqüentemente envolvem uma análise intertemporal de custos e benefícios. Explique como a teoria econômica ortodoxa aborda essa questão quanto ao uso dos recursos esgotáveis.

Para rascunho desta questão, utilize as páginas 4 e 6.

RESPOSTA

Mais espaço para resposta na página 7.

UFRN Concurso Público / maio 2004 5

6 UFRN Concurso Público / maio 2004

Continuação da resposta à questão 2.

UFRN Concurso Público / maio 2004 7

8 UFRN Concurso Público / maio 2004

Economista

Redação

Devido às exigências de um mundo em constantes transformações, muitas profissões tendem

a desaparecer ou modificar-se. Mas também haverá aquelas que permanecerão na linha do

tempo. Em seu ponto de vista, qual das profissões atuais, mais provavelmente, terá sua

permanência assegurada neste século? Por quê?

Para expressar seu ponto de vista sobre as questões apresentadas, produza um texto acerca

do tema a profissão do futuro.

Atente ainda para o fato de que seu texto deverá apresentar um título, ser coeso e

coerente, estar escrito em língua culta padrão e conter, no mínimo, 20 (vinte) linhas.

Não assine o texto produzido e, para rascunho, utilize a página 8.

ESPAÇO DESTINADO AO TEXTO DISSERTATIVO QUE SERÁ AVALIADO

Título

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

UFRN Concurso Público / maio 2004 9

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

10 UFRN Concurso Público / maio 2004

Economista Conhecimentos Específicos > 01 a 20

Para rascunho, utilize qualquer espaço em branco, a partir desta folha.

01. Conforme o modelo IS-LM, quando o governo aumenta a oferta de moeda, ele provoca

A) aumento da inflação e da produção.

B) redução da taxa de juros e aumento da produção.

C) elevação da taxa de juros e redução da produção.

D) diminuição da produção e aumento da inflação.

02. Segundo o economista John Maynard Keynes, para sair de uma recessão, um governo deve

A) promover desvalorização da taxa de câmbio.

B) restringir oferta de moeda e de crédito.

C) reduzir gastos públicos e/ou aumentar impostos.

D) diminuir impostos e/ou aumentar gastos públicos.

03. Suponha que um mercado opere sob concorrência perfeita e, coeteris paribus, ocorra um aumento na demanda pelo produto nele negociado. Com base nisso, é correto afirmar:

A) se a elasticidade-preço da oferta for zero, então a produção aumentará para atender à demanda sem elevação de preços.

B) quanto menor for a elasticidade-preço da oferta, maior será o efeito sobre a produção e menor sobre os preços.

C) quanto maior for a elasticidade-preço da oferta, maior será o efeito sobre a produção e menor sobre os preços.

D) se a elasticidade-preço da oferta for positiva mas finita e o governo fixar um teto para o preço do produto inferior ao de equilíbrio, a quantidade ofertada a este preço será superior à demandada.

04. Considerando o pensamento do economista Joseph A. Schumpeter, é correto afirmar:

A) os empresários introduzem inovações visando à obtenção de lucros monopólicos em seus mercados e, quando obtêm êxito, atraem imitadores.

B) as empresas pequenas, operando em condições de concorrência perfeita, promovem um número maior de inovações do que grandes empresas operando em mercados nos quais a concorrência não é perfeita.

C) as empresas que operam em concorrência perfeita são mais eficientes do ponto de vista dinâmico, enquanto as grandes empresas dos setores de pouca concorrência em preço são mais eficientes do ponto de vista estático.

D) os empresários utilizam como principal forma de concorrência a guerra de preços, tanto na concorrência perfeita quanto na imperfeita.

UFRN Concurso Público / maio 2004 11

05. Os acordos feitos pelo governo brasileiro com o FMI nos últimos anos têm sido caracterizados pelo estabelecimento de metas de superavit fiscal (conceito primário) que, via de regra, têm sido cumpridas. Contudo, o exame do orçamento revela a presença sustentada de déficits fiscais quando estes são mensurados pelo conceito operacional. As diferenças de resultados decorrentes da aplicação dos conceitos primário e operacional são causadas por

A) elevado peso do deficit da Previdência Social, que é contabilizado no conceito de deficit operacional, mas não no conceito de deficit primário.

B) elevado peso dos juros incidentes sobre a dívida pública, que são contabilizados no conceito de deficit operacional, mas não no conceito de deficit primário.

C) elevado e sistemático prejuízo das empresas estatais, que é contabilizado no conceito de deficit operacional, mas não no conceito de deficit primário.

D) elevado deficit dos Estados e dos Municípios, que é contabilizado no conceito de deficit primário, mas não no conceito de deficit operacional.

06. Desde o final do século XIX até final dos anos 1970, a economia brasileira foi uma das que mais cresceu em todo o mundo. A partir de 1980, porém, sua taxa de crescimento per capita vem mantendo-se quase estagnada, com o que o país caiu do 7o para o 13o lugar no rol das economias de maior PIB, configurando uma situação de retrocesso econômico relativo. Estão entre as causas desse fenômeno:

A) a crise da dívida externa, que elevou de forma moderada as taxas de inflação, valorizou acentuadamente o câmbio e reduziu a dívida pública até a implementação do Plano Real.

B) os elevados gastos sociais, que consumiram recursos anteriormente destinados à importação de tecnologias mais avançadas, fundamentais para o processo de crescimento econômico.

C) as políticas monetárias fortemente restritivas, que, concebidas para combater a inflação, colocaram as taxas reais de juros do Brasil entre as mais elevadas do mundo.

D) o rápido processo de industrialização, que tem caracterizado a economia nacional e que, com poucas exceções, tem promovido a especialização da economia brasileira em produtos de alto valor agregado.

07. O Plano Real, implementado no início da década de 90, obteve sucesso na redução significativa das taxas de inflação no país. Associa-se a esse plano de estabilização

A) o congelamento generalizado de preços e salários.

B) a rápida abertura da economia brasileira às importações.

C) a manutenção de baixas taxas de juros.

D) o processo acentuado de desvalorização da taxa de câmbio real.

12 UFRN Concurso Público / maio 2004

08. A UFRN comprou um imóvel por R$ 35.450,00. O setor de contabilidade não fez o pagamento no período devido. O credor cobrou 1.5% de juros compostos ao mês. O período de atraso foi de um ano e quatro meses. Assinale a opção que corresponde, respectivamente, ao valor pago pela UFRN e ao percentual de juros acumulados no período.

A) R$ 44.986,05 ; 26,90%.

B) R$ 41.207,08 ; 16,24%. C) R$ 43.958,00 ; 24,0%.

D) R$ 60.974,00 ; 72%.

09. Suponha que, em 2000, o orçamento da UFRN era de R$ 14.000.000,00. Desses recursos, 20% foram alocados para pagamento de dívidas atrasadas. Do restante, 35% vincularam-se ao custeio e 20% à manutenção. Dos recursos que sobraram, 25% foram destinados a pagamento da energia elétrica e o restante se destinou ao investimento novo, cujo valor era

A) R$ 8.960.000,00.

B) R$ 3.780.000,00.

C) R$ 1.960.000,00.

D) R$ 196.000,00.

10. O responsável pelo setor de compras da UFRN assinou uma promissória, na qual se comprometia em pagar ao fornecedor, em dez meses, com juros de 26,82% ao ano, a quantia de R$ 3.000,00. No entanto, faltando quatro meses para a data de vencimento da promissória, o setor de compras quitou a dívida. Considerando os juros compostos, o setor de compras pagou

A) R$ 3.670,50.

B) R$ 3.422,30.

C) R$ 3.378,49.

D) R$ 3.394,20.

11. Suponha que, em 2002, a UFRN tenha gastado metade do orçamento com manutenção e a outra metade em investimento. Em 2003, o orçamento nominal aumentou 10%, os custos de manutenção aumentaram 20% e o investimento não se alterou. É correto afirmar que, em relação a 2002, o orçamento real

A) aumentou 5%.

B) aumentou 10%.

C) diminuiu significativamente.

D) permaneceu inalterado.

UFRN Concurso Público / maio 2004 13

12. Na Contabilidade Social, o produto de uma determinada economia pode ser medido a partir de três óticas, quais sejam:

A) do dispêndio, que avalia o produto considerando os valores dos bens e serviços produzidos no período, que foram absorvidos como insumos; do produto, considerando o valor efetivamente adicionado no processo de produção em cada unidade produtiva; da renda, que considera o montante de remunerações pagas a todos os fatores de comercialização, no período citado.

B) do dispêndio, que avalia o produto considerando os valores dos bens e serviços produzidos no período e que não foram absorvidos como insumos; do produto, considerando o valor efetivamente adicionado no processo de produção em cada unidade produtiva; da renda, que considera o montante de remunerações pagas a todos os fatores de produção, no período citado.

C) da despesa, que considera o montante de remunerações pagas a todos os fatores de produção, no período citado; do produto, considerando o valor efetivamente adicionado no processo de produção em cada unidade produtiva; da renda, que considera o montante recebido pelos compradores de insumos, que os utilizarão para a produção de novos produtos.

D) da despesa, que avalia o produto considerando os valores dos bens e serviços produzidos no período e que não foram absorvidos como insumos; do produto, que mostra a formação do produto interno líquido, incluindo os bens intermediários no cômputo do valor efetivamente adicionado no período; da renda, que considera o montante de remunerações pagas a todos os fatores de produção, no período citado.

13. Observe o seguinte quadro, referente a uma economia hipotética, que só produz um tipo de bem, não mantém relações com o exterior e não tem a entidade governo.

Período Produto Nominal (em milhões de R$) Preço do bem

1999 1.500 35

2000 1.700 45

2001 1.900 55

2002 2.500 65

De acordo com o quadro e considerando-se 1999 como ano-base, é correto afirmar que o crescimento nominal da economia foi de

A) 66,67%, enquanto o crescimento real ou efetivo ficou em 41,03%, revelando um forte componente inflacionário no período.

B) 41,03%, enquanto o crescimento real ou efetivo ficou em 66,67%, revelando um forte componente deflacionário no período.

C) 14,15%, enquanto o crescimento real ou efetivo ficou em 2,84%, revelando um forte componente inflacionário no período.

D) 50,00%, enquanto o crescimento real ou efetivo ficou em 17,24%, revelando uma inconsistência entre o crescimento do produto e a produtividade geral da economia.

14 UFRN Concurso Público / maio 2004

14. A elaboração do orçamento exige o cumprimento de uma série de regras que aumentam a possibilidade do controle parlamentar sobre o executivo. Assinale a opção que contém exclusivamente os princípios orçamentários a serem considerados.

A) da pluralidade de orçamentos dentro de uma mesma unidade governamental, da universalidade, dos valores brutos, da semestralidade da apresentação orçamentária, da não-afetação de receitas, da especialização, da exclusividade, do equilíbrio, da clareza, da publicidade, da exatidão e da programação.

B) da pluralidade de orçamentos dentro de uma mesma unidade governamental, da universalidade, dos valores líquidos, da anualidade, da não-afetação de receitas, da especialização, da exclusividade, do equilíbrio, da clareza, da publicidade, da exatidão e da programação.

C) da unidade, da parcialidade da apresentação das receitas e despesas, dos valores brutos, da anualidade, da não-afetação de receitas, da especialização, da exclusividade, do equilíbrio, da clareza, da necessidade de resguardar informações estratégicas, da exatidão e da programação.

D) da unidade, da universalidade, dos valores brutos, da anualidade, da não-afetação de receitas, da especialização, da exclusividade, do equilíbrio, da clareza, da publicidade, da exatidão e da programação.

15. No orçamento, do ponto de vista da classificação econômica, a diferença entre inversões financeiras e investimentos

A) consiste na estrutura organizacional das esferas do setor público no que se refere ao aspecto funcional-programático, posto que as inversões financeiras estão inseridas nas funções de administração geral e financeira, enquanto os investimentos estão contidos na função de indústria e comércio.

B) reside basicamente na visão patrimonial do órgão público, na medida em que as inversões financeiras agregam recursos que possibilitam a execução de obras públicas e de assistência social, enquanto os investimentos representam o aporte de capital para a esfera produtiva (industrial e comercial) e geram lucros para as estatais.

C) está no fato de que as inversões financeiras não têm efeito positivo na criação de renda e se referem a empreendimentos comerciais e financeiros, enquanto os investimentos têm o sentido de criar e aumentar riqueza através de empreendimentos produtivos e auxiliares aos produtivos.

D) está na classificação da Receita segundo a origem, visto que as inversões financeiras se referem basicamente a recursos arrecadados do Tesouro Nacional, enquanto os investimentos se relacionam aos recursos arrecadados pelo Setor Produtivo Estatal e aplicados unicamente na recomposição do capital dessas empresas para novos investimentos.

16. A taxa interna de retorno (TIR) de um projeto serve para

A) indicar o custo de oportunidade do capital diante da possibilidade de escolha entre uma aplicação no mercado financeiro ou no setor produtivo.

B) verificar o nível de rentabilidade da firma diante de um mercado fortemente competitivo.

C) comparar diferentes projetos entre si e com a rentabilidade geral da economia, representando um instrumento de determinação do mérito do projeto.

D) determinar quanto tempo de funcionamento é necessário para que a empresa permita aos investidores recuperar o capital investido.

UFRN Concurso Público / maio 2004 15

17. Supondo que a economia esteja em condições normais e que as solicitações de financiamento superem a disponibilidade de recursos, é correto afirmar que a finalidade da avaliação financeira e econômica de um projeto por um Organismo de Fomento é determinar se a empresa terá

A) condições de ocupar, com esse financiamento, uma posição de liderança no setor em que opera, transformando-se numa empresa-líder e se o projeto que solicita financiamento está de acordo com os objetivos macroeconômicos da nação de modo que possa ser classificado como prioritário, de acordo com a sua capacidade de contribuir para esses objetivos.

B) rentabilidade financeira e capacidade de pagamento que garantam o retorno do financiamento e do capital próprio empregado e se o projeto que solicita financiamento está de acordo com os objetivos microeconômicos do empresário e do seu setor de modo que possa ser classificado como prioritário, de acordo com a sua capacidade de contribuir para esses objetivos.

C) responsabilidade e capacidade financeira e econômica que possibilite recorrer a capital de terceiros e se o projeto que solicita financiamento está de acordo com os objetivos macroeconômicos da nação de modo que possa ser classificado como prioritário, de acordo com a sua capacidade de contribuir para esses objetivos.

D) rentabilidade financeira e capacidade de pagamento que garantam o retorno do financiamento e do capital próprio empregado e determinar se o projeto que solicita financiamento está de acordo com os objetivos macroeconômicos da nação de modo que possa ser classificado como prioritário, de acordo com a sua capacidade de contribuir para esses objetivos.

18. Normalmente as empresas precisam decidir se um determinado investimento em

capital é viável economicamente. Um dos instrumentos utilizados para tal fim é o critério do Valor Presente Líquido (VPL). Com base no VPL, o investimento somente deve ser efetivado quando

A) o desconto utilizado no cálculo do VPL for superior à taxa de lucros do investimento.

B) o Valor Presente Líquido for igual a zero.

C) o Valor Presente Líquido for menor que zero.

D) o fluxo de caixa futuro esperado do investimento for maior do que o custo do investimento.

19. A empresa T&M, ampliando seus investimentos, aplicou R$22.000.000,00 em uma nova fábrica. A partir do primeiro ano, o fluxo de receita atingiu R$ 10.000.000,00 e o de despesa R$2.000.000,00. Considerando-se que a taxa de desconto encontrava-se em 10% ao ano, é correto afirmar que, nos quatro primeiros anos, o empreendimento

A) apresentará um VPL maior que zero.

B) apresentará um VPL igual a zero.

C) será viável com um VPL menor que zero.

D) será inviável, mesmo com um VPL positivo.

16 UFRN Concurso Público / maio 2004

20. A taxa de juros de mercado é de 10% ao ano. Considerando que ela não sofrerá alteração e que, com essa taxa, os indivíduos podem conceder ou solicitar empréstimos conforme desejarem, pode-se afirmar que a opção mais rentável economicamente é

A) receber uma doação de R$20.000,00 hoje.

B) tomar um empréstimo de R$ 24.000,00 em quatro parcelas anuais de R$ 6.000,00, a ser pago no quinto ano sem juros ou custos.

C) receber uma doação de R$ 25.000,00 daqui a um ano.

D) tomar um empréstimo de R$100.000,00 a ser pago em 4 anos, sem juros ou custo.

UFRN Concurso Público / maio 2004 17

18 UFRN Concurso Público / maio 2004

Economista Conhecimento Geral de Informática > 21 a 30 21. Considerando os diferentes serviços disponíveis na Internet, é correto afirmar:

A) serviços de busca são criados para permitir estabelecer bate-papo eletrônico entre usuários remotos.

B) um site na Internet pode ser construído utilizando-se qualquer linguagem de programação, exceto PHP, Java e MySQL.

C) o Webmail é um mecanismo que permite aos usuários da Internet acessar suas correspondências de correio eletrônico.

D) é possível transmitir qualquer evento de vídeo em tempo real, sem preocupações com a velocidade de transmissão dos links.

22. A repetição da mesma informação em mais de uma tabela do banco de dados é

denominada

A) integridade.

B) relacionamento um-para-muitos.

C) relacionamento muitos-para-muitos.

D) redundância.

23. Considere as afirmativas seguintes a respeito do Microsoft PowerPoint.

I Possui apenas quatro modos de exibição: Normal, Classificação de Slides, Slides e Apresentação de Slides.

II É possível alterar vários formatos de todos os slides utilizando-se o SlideMestre.

III Através da caixa de diálogo Cabeçalho/Rodapé, o usuário pode aplicar Cabeçalho e/ou Rodapé a todos os slides ou apenas ao slide corrente ou atual.

IV Os slides só podem ser apresentados na ordem em que foram criados.

Assinale a opção cujas afirmativas são verdadeiras.

A) II e III. C) II, III e IV.

B) I, II e III. D) I, III e IV.

24. Considere a figura ao lado que mostra trecho de uma planilha do Excel. Com o ponteiro do mouse sobre o canto inferior direito da célula B1 (que nesse caso assume a forma de uma cruz preta chamada de alça de preenchimento), executando-se um clique duplo com o botão esquerdo do mouse, o conteúdo da célula B7 será

A) Vazio.

B) Julho.

C) ####.

D) Setembro.

UFRN Concurso Público / maio 2004 19

25. Tomando como referência novamente a figura da questão anterior, digitando-se, na célula A8, -soma(A1:A7), e, em seguida, teclando Enter, o conteúdo da célula A8 será

A) #VALOR

B) #NULO

C) 280

D) -280

26. A figura abaixo mostra uma janela do Microsoft Word. Considerando as informações

nela contidas, assinale a opção correta.

A) Os dados da primeira coluna da tabela podem ser classificados apenas em ordem alfabética crescente (A a Z).

B) Colocando-se o cursor no cruzamento da coluna Salário com a linha Total (célula

em branco) e clicando-se no botão , obtém-se o valor 2.150.

C) De acordo com a figura, o cursor (que não está visível) deve estar em algum ponto da segunda coluna do documento.

D) O botão pode ser utilizado para escrever informações nas células da tabela.

27. Considerando a mesma figura da questão anterior, é correto afirmar:

A) as três barras de ferramentas visíveis na figura são: Padrão, Formatação e Desenho.

B) o botão de alinhamento de parágrafo ativo indica que o cursor (não visível) deve estar em uma das células de conteúdo numérico da tabela.

C) nas barras de ferramentas da figura, existem apenas dois botões ativos.

D) é possível afirmar que o documento mostrado tem exatamente duas páginas.

20 UFRN Concurso Público / maio 2004

28. Tendo em vista as características que definem um banco de dados, é correto afirmar:

A) os campos lógicos podem armazenar strings de caracteres quaisquer.

B) a chave primária só pode ser formada por um único campo.

C) as colunas das tabelas que compõem um banco de dados são chamadas campos e as linhas são chamadas registros.

D) a chave primária define uma ordem padrão para a ordenação dos campos de um registro.

29. Analise as afirmativas abaixo relacionadas à Internet.

I A Internet é um agregado de redes interconectadas através de enlaces de diversas tecnologias, com a finalidade de compartilhar e disponibilizar recursos e serviços a usuários localizados em diferentes regiões geográficas.

II É possível ter acesso à Internet através de qualquer computador ligado à rede, exceto aqueles com Sistema Operacional Linux.

III Para acessar informações com segurança através da Internet, é preciso que o site acessado tenha mecanismos de autenticação e criptografia de informaçõesnos seus servidores.

IV Servidor Web é uma máquina em rede contendo um conjunto de arquivos que não podem ser compartilhados com nenhum usuário, a menos que ele esteja usando o próprio servidor.

Assinale a opção cujas afirmativas são verdadeiras.

A) I e III.

B) II e IV.

C) II e III.

D) III e IV.

30. Analise as seguintes afirmativas sobre o Windows.

I A seqüência de teclas CTRL + ALT + DEL desativa o gerenciador de tarefas. II O comando Pesquisar (acessível pelo botão Iniciar ou na barra de ferramentas

do Windows Explorer) possibilita a pesquisa de arquivos pela data de criação ou modificação do arquivo.

III Quando o computador é desligado bruscamente (sem a utilização da opção Desligar), no próximo boot o Scandisk é automaticamente ativado.

IV Para criar uma nova pasta no Windows Explorer, a seqüência de comandos correta é Arquivo – Novo – Pasta.

Assinale a opção cujas afirmativas são verdadeiras.

A) II, III e IV.

B) I, II e III.

C) I, III e IV.

D) I, II e IV.

UFRN Concurso Público / maio 2004 21