0)introduÇÃo 1) providÊncias exigidas ou … · - definição da forma jurídica/tipologia de...

66
1 GUIA "COMO EMPREENDER NO EXTERIOR" - CHILE 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU RECOMENDADAS PARA ABERTURA/GESTÃO DE NEGÓCIO NA JURISDIÇÃO 1a) Migratórias - Eventual exigência de status migratório específico do responsável pela solicitação de abertura de negócio; tipos de vistos concedidos a estrangeiros dispostos a investir no país/região; eventual atrelamento da natureza do negócio ao tipo de permissão de estada concedida ao estrangeiro O estrangeiro que deseje investir no Chile, assim como o cidadão chileno, deve, inicialmente, proceder aos seguintes trâmites, perante o “Servicio de Impuestos Internos” (SII): -Inscrição do RUT (equivalente ao CNPJ) para realizar operações econômicas e comerciais. -Declaração de “Iniciación de Actividades” na “Unidade de Impostos Internos” com jurisdição sobre o lugar de domicílio ou casa matriz do contribuinte (onde serão desenvolvidas suas atividades). -Comprovação de domicílio. Uma vez obtida a declaração de “Iniciación de Actividades”, poderá requerer o direito a créditos fiscais de IVA (“Impuesto de Valor Agregado”). Requisitos específicos: No caso de Sociedade Anônima – S.A., apresentar cópia da publicação do registro no Diário Oficial. Se for Sociedade de Responsabilidade Limitada - Ltda., apresentar original ou cópia da Escritura (legalizada com a inclusão da inscrição no Registro de Comércio). - Orientações para obtenção (ainda no Brasil ou no exterior) de visto para exercício de atividade comercial, industrial ou artesanal; procedimentos adicionais eventualmente necessários após a chegada ao país e o início das atividades profissionais Visto Temporário: É o título de residência, que dá direito a residir no país e para executar qualquer atividade lícita, sem limitações particulares. Documentação para pedidos de visto pela primeira vez (deve ser apresentada pelos titulares e dependentes): -Formulário de Pedido de Visto Temporário preenchido e assinado. -Cópia do passaporte (folhas de identificação, número e data de emissão e expiração e folha de carimbo de entrada). -Cópia do último cartão de entrada como turista. Caso se tenha perdido esse cartão, segunda via pode ser obtida junto à Polícia Internacional.

Upload: dangdang

Post on 17-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

1

GUIA "COMO EMPREENDER NO EXTERIOR" - CHILE 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU RECOMENDADAS PARA ABERTURA/GESTÃO DE NEGÓCIO NA JURISDIÇÃO 1a) Migratórias - Eventual exigência de status migratório específico do responsável pela solicitação de abertura de negócio; tipos de vistos concedidos a estrangeiros dispostos a investir no país/região; eventual atrelamento da natureza do negócio ao tipo de permissão de estada concedida ao estrangeiro O estrangeiro que deseje investir no Chile, assim como o cidadão chileno, deve, inicialmente, proceder aos seguintes trâmites, perante o “Servicio de Impuestos Internos” (SII): -Inscrição do RUT (equivalente ao CNPJ) para realizar operações econômicas e comerciais. -Declaração de “Iniciación de Actividades” na “Unidade de Impostos Internos” com jurisdição sobre o lugar de domicílio ou casa matriz do contribuinte (onde serão desenvolvidas suas atividades). -Comprovação de domicílio. Uma vez obtida a declaração de “Iniciación de Actividades”, poderá requerer o direito a créditos fiscais de IVA (“Impuesto de Valor Agregado”). Requisitos específicos: No caso de Sociedade Anônima – S.A., apresentar cópia da publicação do registro no Diário Oficial. Se for Sociedade de Responsabilidade Limitada - Ltda., apresentar original ou cópia da Escritura (legalizada com a inclusão da inscrição no Registro de Comércio). - Orientações para obtenção (ainda no Brasil ou no exterior) de visto para exercício de atividade comercial, industrial ou artesanal; procedimentos adicionais eventualmente necessários após a chegada ao país e o início das atividades profissionais Visto Temporário: É o título de residência, que dá direito a residir no país e para executar qualquer atividade lícita, sem limitações particulares. Documentação para pedidos de visto pela primeira vez (deve ser apresentada pelos titulares e dependentes): -Formulário de Pedido de Visto Temporário preenchido e assinado. -Cópia do passaporte (folhas de identificação, número e data de emissão e expiração e folha de carimbo de entrada). -Cópia do último cartão de entrada como turista. Caso se tenha perdido esse cartão, segunda via pode ser obtida junto à Polícia Internacional.

Page 2: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

2

-Três fotografias recentes, tamanho passaporte (3x2 cm), coloridas, com nome completo e número do passaporte. -Caso se esteja em situação migratória irregular, deve-se dirigir ao Ministério das Relações Exteriores do Chile para regularizar a situação. Documentação específica para o titular: Visto Temporário para Investidores, Empresários ou Comerciantes: Todos os documentos devem ser apresentados em original ou cópia autenticada. a) Se o projeto se encontrar ainda na fase de concepção: Descrição do projeto, atividade ou categoria a executar, que incluirá os seguintes temas: -localização geográfica, número de funcionários, investimento de capital e expectativas gerais. -comprovar a entrada de capitais no país. Se foi dada entrada de capitais no Chile, comprová-lo pelo banco ou por documentação aduaneira, ou ainda por qualquer outro documento. Se o capital não tiver ainda entrado no Chile, provar por qualquer documento o nome da pessoa em causa e demonstrar que o capital estrangeiro lhe permite fazer o investimento declarado. b) Se se tratar de empresa em funcionamento: Comprovar a entrada de capitais no país, e sua vinculação entre a empresa e a pessoa que solicita residência. Se foi dada entrada de capitais no Chile, comprová-lo pelo banco ou por documentação aduaneira, ou ainda por qualquer outro documento. Se o capital não tiver ainda entrado no Chile, provar por qualquer documento o nome da pessoa em causa e demonstrar que o capital estrangeiro lhe permite fazer o investimento declarado. -Escritura de constituição da sociedade e modificações posteriores. -Formulário de “Iniciación de Actividades” do “Servicio de Impuestos Internos” (S.I.I.) e declaração das modificações da empresa junto a esse órgão. -Comprovante do pagamento de licenças municipais. -Contrato de aluguel, compra e venda ou escrituras de propriedade, que respaldem o desenvolvimento do projeto. -Faturas de compras e/ou vendas. -Relatórios comerciais do solicitante e da empresa, emitido pela Câmara de Comércio local, através de seus boletins oficiais. -Último balanço ou pré-balanço contábil assinado pelo contador. -Última Declaração de Imposto de Renda. -Comprovante de pagamento de IVA dos últimos três meses. -Relação de trabalhadores contratados, com seus respectivos certificados históricos de pagamento previdenciário. -Comprovante de autorização das autoridades competentes para efetuar a atividade econômica na área determinada. Documentação específica para dependentes (pessoas inabilitadas para trabalhar): -Cônjuge: certidão de casamento original ou cópia autenticada. -Crianças: certidão de nascimento original, em que conste o nome do pai, ou cópia autenticada.

Page 3: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

3

-Pais do titular: certificado de nascimento original, indicando o nome dos pais, ou cópia autenticada. -Declaração juramentada de despesas em que o titular do visto assume o custo de manter seus dependentes no país, com firma reconhecida (original). -Comprovação da fonte de renda do mantenedor, no Chile. 1b) Documentais - Requisitos e formalidades necessárias/recomendadas para abertura de empresa, conforme o ramo (comercial/artesanal/profissional liberal/de prestação de serviços), incluindo necessidade prévia de registro/ licença junto ao órgão local competente (municipal, estadual e/ou federal), aporte financeiro inicial mínimo, indicação da especialidade do serviço a ser oferecido, apresentação de projeto empresarial e outros: Para definir a constituição legal da empresa há duas possibilidades: ● Como Pessoa Natural ● Como Pessoa Jurídica Existem várias diferenças entre pessoa natural e jurídica. As principais são as seguintes:

PESSOA NATURAL PESSOA JURÍDICA A pessoa exerce todos os direitos e obrigações da empresa em seu nome. A empresa assume todos os direitos e obrigações.

É responsável pessoalmente das dívidas e obrigações da empresa. As dívidas ou obrigações se limitam aos bens da empresa.

Funciona com o mesmo RUT da pessoa natural. A empresa tem seu próprio RUT.

Formada por uma pessoa Pode ser formada por uma ou mais pessoas, tanto naturaiscomo jurídicas.

Não é preciso demonstrar capital para empreender suaatividade.

Requerem capital, em dinheiro ou bens, para suaconstituição.

Pode funcionar como Empresa Individual ou Microempresa Familiar.

Pode funcionar como Sociedade Anônima, Sociedade de Responsabilidade Limitada, Sociedade Coletiva, Sociedade em Comandita ou Empresa Individual de ResponsabilidadeLimitada (EIRL), entre outras.

Quais são os requisitos para sua constituição legal?

PESSOA NATURAL PESSOA JURÍDICA

As empresas de Pessoa Natural somente exigem Cédula de Identidade. Também podem ser constituídas na modalidadede “Microempresa Familiar”, devendo cumprir os seguintes requisitos: • Que a atividade econômica seja exercida residencialmente. • Quem desenvolva a atividade seja legítima (o) ocupante da casa de moradia familiar (casa própria, alugada, emprestada). • Que na moradia não trabalhem mais de cinco pessoas fora da família. • Que seus ativos produtivos (capital inicial efetivo), semconsiderar o valor do imóvel em que funciona, não excedamas 1.000 UF.

As empresas de Pessoas Jurídicas, tais como Sociedades Limitadas, Sociedades (EIRL), Sociedades Anônimas, S.A.P.A. e outras, exigem: • Escritura legal de constituição. • A escritura deve ser publicada no Diário Oficial. • Deve ser inscrita no Registro de Comércio. No Registro de Empresas e Sociedades (RES), a constituição, extrato e registro se realizam em www.tuempresaenundia.cl Os requisitos anteriores são para que as pessoas jurídicas sejam consideradas como tal de acordo ao direito. Se não cumprem com algum dos requisitos mencionados, serão consideradas sociedades de fato, não podendo atuar sob uma razão social de forma independente dos sócios que a compõe.

Page 4: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

4

Quais instituições ou organismos estão envolvidos no processo de constituição de empresas? Dependerá do tipo de empreendimento. De modo geral, podemos mencionar as seguintes:

Servicio de Impuestos Internos (SII) Para efeitos do início de atividades e pagamento dos impostos. Municipalidades (Prefeituras) Para solicitacão de alvarás.

Servicio Nacional de Salud Relacionados com as licenças para comercialização emanipulação de alimentos entre outras.

Tesorería General de la República Arrecadação dos tributos, cobrança de Impostos em atraso, opagamento das obrigações fiscais, entre outras.

Servicio Nacional de Aduanas Para a regulação de importações e exportações, entre outros.

Em resumo, para efeitos tributários, devem ser tratadas como se fossem comunidades (Circular N° 143, de 1972).

Page 5: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

5

Principais procedimentos para abertura de empresa, custos, prazos legais e lugares onde devem ser realizados:

Inscrição Registro de Comércio

(Conservador)

Tipo Empresa

Redigir Escritura

(Advogado)

Legalizar Escritura (Cartório)

Publicação no Diário Oficial

Inscrição RUT – Início de Atividades (SII)

Solicitar Alvará

Outras licenças?

Licenças (Serviços)

Pessoa Jurídica

Pessoa Natural

Carimbo Documentos

(SII)

Início das Atividades

SIM

Obtenção de

Alvará

NÃO

Page 6: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

6

PROCEDIMENTO CUSTO PRAZO LUGAR

Escritura pública e protocolo

Custo variável dependendo do tipo de sociedade e honorários associados

Não tem prazo Cartório

Inscrição no registro de comércio do “Conservador

de Bienes Raíces”

Valor Base de $5.500 pesos chilenos com acréscimo de

2% do capital ($50.000 a $70.000 aprox.)

60 dias desde a data da Escritura Pública

“Conservador de Bienes Raíces” da respectiva

“comuna” (bairro)

Publicação no Diário Oficial

1 UTM ou zero para empresas cujo capital é

inferior a UF 5.000

60 dias desde a data da Escritura Pública Diário Oficial

Gestões no “Servicio de Impuesto Interno” (SII) Zero

Inicio de Atividades: Dentro dos dois meses

seguintes daquele em que comece as atividades

Repartição do SII correspondente ao

domicílio do empreendedor

Registro de Empresas e Sociedades (RES): O Registro de Empresas e Sociedades é um registro eletrônico criado pela Lei nº 20.659, através do qual se instaura um Regime Simplificado que permite, de maneira simples e sem custo, constituir, modificar, transformar, dividir, realizar fusão e dissolução de empresas. O Registro é único, vigente em todo território da República, público, gratuito e administrado pelo Ministério de Economia, Fomento e Turismo. No endereço eletrônico "Tu empresa en un día" (www.tuempresaenundia.cl), é possível constituir formalmente uma empresa. Deve-se ingressar os dados da Sociedade e dos Sócios no formulário eletrônico. A continuação, assinar o formulário. Existem duas formas para assinar o formulário: Se todos os sócios possuem assinatura eletrônica avançada, poderão assinar diretamente o formulário ficando imediatamente constituída a empresa e recebendo o RUT (“Rol Único Tributario”, equivalente ao CNPJ). Se os sócios não contam com assinatura eletrônica avançada, primeiro deverão registrar suas assinaturas em cartório, com o Número de Atendimento que será entregue ao final do preenchimento do formulário de solicitação na página web "Tu empresa en un día". O Regime Simplificado coexiste com o Regime Tradicional (baseado em Escrituras em Cartórios (Notaria), Registro de Comércio (Junta Comercial), Diário Oficial e solicitação do RUT no “Servicio de Impuestos Internos” (SII), podendo, além disso, as empresas migrarem de um sistema para o outro. Os tipos de empresas que podem optar por este Regime Simplificado são as seguintes:

Page 7: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

7

TIPO DE SOCIEDADE Sociedade de Responsabilidade Limitada

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Sociedade por Ações (SpA)

Sociedade Coletiva Comercial Sociedade em Comandita Simples

Sociedade em Comandita por Ações Sociedade Anônima Fechada

Sociedade Anônima de Garantia Reciproca Posteriormente, uma vez terminadas as gestões no Registro de Empresas e Sociedades (RES), os solicitantes devem avisar sobre o Inicio de Atividades ao SII (www.sii.cl), menu “Registro de Contribuintes”, opção “inicio de atividades e consultas de contribuintes acolhidos pelo registro de empresas e sociedades” (RES). Link: https://zeus.sii.cl/AUT2000/InicioAutenticacion/IngresoRutClave.html?https://www3.sii.cl:443/inicioactividades/index.html#menuInicio) Fonte: http://www.sii.cl/mipyme/emprendedor/index.html - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição - tais como empresa individual/trabalhador autônomo, empresa coletiva, sociedade de capital limitado, sociedade anônima, filial, sociedade. Definição de cada formato e implicações jurídicas, fiscais e previdenciárias: Escolha do tipo societário: realizada a gestão de obtenção do RUT, o próximo passo é definir que tipo de empresa será criada. O ordenamento jurídico chileno reconhece vários tipos de sociedades. A decisão a respeito de que tipo de empresa constituir, dependerá da estratégia de negócios do investidor, a dimensão dos aportes de capital e outros fatores. Existem quatro tipos societários que servem de veículo para o investimento estrangeiro: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada: Uma pessoa natural pode adquirir a qualidade de pessoa jurídica sob a figura da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (E.I.R.L). Corresponde a uma pessoa jurídica com patrimônio próprio distinto do titular e com carácter comercial, sem a necessidade de participação de um terceiro. Estão submetidas às normas do Código de Comércio, podendo realizar todo tipo de operações civis e comerciais, exceto as reservadas pela lei às sociedades anônimas. Seu patrimônio fica limitado ao estipulado na respectiva escritura e o proprietário somente responde com seus bens pessoais até o aporte de capital à empresa e, a empresa, responde com todos seus bens. O nome da empresa deve incluir o nome do constituinte ou nome de fantasia fazendo referência ao objeto social e acompanhado da expressão “Empresa Individual de Responsabilidade Limitada” ou “E.I.R.L”. O objeto da empresa deve mencionar o tipo de atividade comercial da mesma e o setor específico em que se desempenhará.

Page 8: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

8

Sociedade de Responsabilidade Limitada: São sociedades pessoais onde os sócios limitam sua responsabilidade ao montante dos aportes efetuados, sem exigência de um mínimo de capital. O objeto, administração e fiscalização da sociedade podem ser livremente pactuados pelos sócios. Os sócios podem ser pessoas naturais ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, não podendo ser inferior a dois nem superior a cinquenta. Para sua constituição será solicitada escritura pública inscrita no conservador de comércio correspondente ao domicílio social e publicado uma vez no Diário Oficial dentro dos 60 dias posteriores a outorga da escritura. O Diário Oficial cobra um preço por carácter, o qual deve ser consultado no momento da publicação, e o Conservador aplica uma taxa de 0,2% do capital inicial. A razão ou firma social poderá conter o nome de um ou mais sócios, ou uma referência ao objeto da sociedade sempre acompanhado da palavra “Limitada”, sem a qual todos os sócios serão solidariamente responsáveis das obrigações sociais. Sociedade Anônima (S.A.): É uma sociedade formada pela reunião de um fundo comum provido por acionistas responsáveis somente por suas respectivas contribuições e administrada por um diretório integrado por pelo menos três membros, essencialmente revogáveis, que procederão a escolher a um gerente e ao presidente. As decisões se tomam por maioria através de votação. O capital inicial da companhia deve encontrar-se integralmente subscrito e pago dentro de um prazo de três anos, do contrário, o capital se reduz automaticamente ao valor efetivamente subscrito e pago. Existem dois tipos de Sociedade Anônima: Abertas: São aquelas que fazem oferta pública de suas ações, possuem 500 ou mais acionistas, ou, pelo menos 10% de seu capital subscrito pertence a um mínimo de 100 acionistas. Estas sociedades estão submetidas à fiscalização da Superintendência de Valores e Seguros (SVS) e devem inscrever-se no Registro Nacional de Sociedades de Valores. Fechadas: São aquelas não compreendidas na definição de abertas, sem prejuízo que voluntariamente possam reger-se pelas normas que regem as Sociedades Anônimas. A Sociedade Anônima se constitui graças a uma Escritura Pública de Constituição que deve conter a identificação de cada acionista, os objetos específicos da associação, sua duração, capital, suas modalidades administrativas e a forma em que se distribuem os lucros, entre outras declarações. Posteriormente, requerem-se: inscrição da S/A no Registro de Comércio respectivo do domicílio social e a publicação no Diário Oficial, gestões que devem ser realizadas dentro dos 60 dias contados a partir da data registrada na Escritura Social. Sociedade por Ações (SpA): Esta sociedade é uma variante das sociedades anônimas, se trata de uma pessoa jurídica criada por uma ou mais pessoas mediante um ato de constituição, cuja participação no capital é representada por ações. A SpA está regida pelas regras aplicáveis as Sociedades Anônimas fechadas, devendo levar um registro de acionistas que é praticamente o mesmo que se exige as sociedades anônimas.

Page 9: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

9

O ato de constituição social da Sociedade por Ações consiste em uma escritura pública ou um instrumento privado subscrito pelos outorgantes, cujas assinaturas devem ser autorizadas por notário público, quem realiza o protocolo do documento. Este ato deve ser inscrito no Registro de Comércio correspondente ao domicílio social, assim como deverá ser publicado pelo menos uma vez no Diário Oficial, dentro do prazo de um mês da assinatura. Para maiores informações sobre o Registro de Comércio de Santiago, consultar: www.conservador.cl. Consultas sobre publicações no Diário Oficial, revisar: www.diariooficial.cl. Trabalhador Independente: Para os trabalhadores independentes que emitem boletas de honorários e devem apresentar mensalmente a “Declaración Mensual y Pago Simultáneo de Impuestos (Formulario 29)”, já está disponível no endereço eletrônico do SII (www.sii.cl) uma proposta de declaração, similar a de Renda. A proposta do Formulário 29 para trabalhadores independentes beneficia grande universo de contribuintes, entre os quais se destacam: médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiras, advogados, arquitetos, cabelereiros, entre outros trabalhadores, que emitem boletas a pessoas naturais e, portanto, devem realizar o pago provisional mensal de 10% dos ingressos recebidos. Para facilitar a realização do procedimento, a aplicação incorpora automaticamente a informação das boletas de honorários eletrônicas emitidas pelo contribuinte naquele período, portanto não é necessário incluir o valor a ser declarado no código correspondente, evitando erros por preenchimento equivocado. Tal medida tem como objetivo facilitar o cumprimento de outras obrigações tributárias, tais como a Declaração de Renda, já que a informação fica registrada no SII (www.sii.cl) sem erros. Adicionalmente, a aplicação oferece uma vista “personalizada” do formulário, incorporando somente os códigos correspondentes ao tipo de contribuinte. Em resumo, permite ter acesso a um sistema seguro, simples e inclusive economizar tempo no cumprimento de suas obrigações. Esta aplicação é uma das ferramentas tecnológicas que o SII coloca a disposição dos contribuintes, para facilitar o cumprimento tributário dos cidadãos. Além da declaração online, também é disponibilizado os serviços de: fatura eletrônica, notificação por correio eletrônico, o expediente eletrônico e o e-RUT, já disponíveis em todo território chileno. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/guia-del-inversionista/icomo-iniciar-un-negocio-en-chile/ - Exigências adicionais para o registro/licenciamento em setores específicos como gastronomia e saúde: Gastronomia: Certificado de Informações Preliminares (documento concedido pelas “Municipalidades”, equivalente às Prefeituras): a correta escolha do imóvel, no qual se exercerá a atividade comercial, é fundamental para o sucesso de um negócio deste tipo. Sugestões a serem consideradas:

Page 10: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

10

- Análise de Viabilidade: se a propriedade selecionada já funcionava com o tipo de atividade comercial, o mais provável é que não tenha problemas; no entanto, se não tinha antecedentes de uso comercial, é importante verificar sua viabilidade, que dependerá do Plano Regulador de cada Município. Tudo isso deve ser analisado antes da locação ou compra do imóvel, a fim de garantir que cumprirá com os requisitos. - Obtenção de Certificado de Informações Preliminares: o Certificado de Informações Preliminares deverá ser solicitado no Departamento de Obras Municipais e especifica os antecedentes de zoneamento de uma propriedade, ou seja, o uso do terreno, requisitos de construção, utilidade, etc., permitindo verificar a sua adequação para que possa operar de acordo com a atividade comercial desejada. Este certificado é pré-requisito para a posterior obtenção da licença sanitária e o alvará de funcionamento. Tanto o tempo de entrega, quanto o custo, depende de cada município. - Pedido de Autorização Sanitária (Secretaria Regional Ministerial - SEREMI de Saúde): uma vez definido o local, você deverá dirigir-se aos escritórios da SEREMI correspondentes ao bairro no qual instalará o negócio e solicitar o Formulário de Solicitação de Autorização Sanitária para local de “Elaboração e Venda de Alimentos”. No caso de montar um restaurante, devem ser anexados os seguintes antecedentes: Plano ou esboço da planta e das instalações sanitárias: deve ser solicitada a partir de uma escala “Architect 1:50 ou 1: 100” e incluir, entre outras informações, a localização de móveis local e instalações sanitárias (banheiros, cozinha, fogões, refrigeradores máquinas, vitrines, etc.). Ele também deve especificar os locais de manutenção ou de armazenagem de alimentos e matérias-primas. Croqui de sistemas de remoção de calor, odor, vapor e sistema de frio: este esboço deve especificar o local, materialidade e tipo de sistemas de ventilação de banheiros, cozinha, armazéns, etc. Sistema de eliminação de resíduos orgânicos: deve-se estar ciente de que os resíduos deverão permanecer isolados em latas de lixo com tampas e em um local específico para esta finalidade; portanto, deve estar detalhado no croqui ou no plano da planta local. Certificado ou Comprovante de Água Potável e Esgoto Público: este certificado é emitido pela empresa sanitária correspondente ao bairro onde a empresa estará sediada. No caso de precisar construir, deverá solicitar à Seremi de Saúde uma autorização das obras de água potável e saneamento básico. Os certificados simples emitidos pela autoridade sanitária são grátis, mas a entrega do documento pode demorar vários dias. Certificado de Zoneamento: este documento é emitido pelo Departamento de Obras da Prefeitura correspondente e é um pré-requisito para a obtenção da autorização sanitária e o alvará de funcionamento do local comercial. Especifica o zoneamento de uma propriedade, ou seja, uso do solo urbano e as exigências para as construções em uma determinada área. Para obtê-lo, deve apresentar no Departamento de Obras da Prefeitura o Formulário de Autorização Sanitária, junto com os supracitados documentos.

Page 11: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

11

Taxas e Prazos: no que se refere ao custo do Requerimento do Alvará de Autorização Sanitária, sugere-se consultar diretamente nos escritórios correspondentes. Com relação ao tempo de duração das tramitações, a resolução pode variar de 25 a 30 dias úteis, mas durante este período, a equipe de fiscais da “Seremi” de Saúde realiza visitas de fiscalização em terreno para comprovar a veracidade do que foi declarado nos planos e, nesse processo, o inspetor pode sugerir certas modificações que muitas vezes atrasa a autorização. Portanto, é aconselhável, antes de entregar os antecedentes, fazer todas as consultas prévias. “Patente Comercial” (Alvará de Localização e Funcionamento): este documento é concedido pela “Municipalidad” (Prefeitura) do bairro onde estará sediado o estabelecimento. - Requisitos: para solicitar o Alvará de Localização e Funcionamento, deverá apresentar os antecedentes indicados pela “Municipalidad”, assim como a Resolução Sanitária Favorável emitida pela “Seremi” de Saúde. - Duração da Tramitação e Custos: o tempo que leva para aprovação pode variar entre 3 e 20 dias úteis, a contar da data de recepção do formulário e a entrega de todos os antecedentes. Durante este tempo, os inspetores municipais fiscalizam as instalações, para constatar que estas cumprem com todos os requerimentos. Os valores dependem de cada município e pode oscilar entre 0,25% e 0,5% do capital inicial declarado pela empresa. É importante considerar que devem ser pagas, junto com o alvará, as taxas referentes ao recolhimento do lixo e publicidade. Estes últimos variam e dependem também das dimensões e das características dos letreiros. No caso de solicitar a licença para a venda de bebidas alcoólicas, também deve apresentar os antecedentes para este propósito, levando em consideração que a aprovação da licença depende da Câmara Municipal, que se reúne uma vez por mês e avalia a emissão destas autorizações. Fonte: http://www.porech.cl. Saúde: Requisitos para a abertura de Centros de Saúde: DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A AUTORIZAÇÃO SANITÁRIA DE ABERTURA E FUNCIONAMENTO DE UMA CLÍNICA E/OU DE UM CONSULTÓRIO MÉDICO (D.S. N° 283/1997 y D.S. N° 829 de 1931) Deverá encaminhar a solicitação ao Secretário Regional Ministerial de Saúde da região pedindo autorização para a abertura e funcionamento da clínica/hospital/consultório, indicando o endereço, telefone e razão social do estabelecimento, com os seguintes dados: - Identificação do(s) proprietário(s) - (documentação legalizada). Se for uma Sociedade, fotocópia autenticada da Escritura Pública de Constituição da Sociedade, fotocópia autenticada do extrato e fotocópia autenticada da inscrição no “Conservador de Bienes Raíces” (equivalente à Junta Comercial). - Declaração Juramentada do profissional que encabeça a Diretoria Técnica, com fotocópia autenticada do Título Profissional e da Cédula de Identidade.

Page 12: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

12

- Lista dos funcionários com suas respectivas cédulas de identidade e fotocópias dos títulos profissionais ou a certificação profissional de competências, indicando a jornada de trabalho que desempenhará cada um deles. Lista das atividades médicas e paramédicas que serão desenvolvidas na clínica/consultório. - Planos do estabelecimento, que indique a distribuição funcional das dependências. - Planos das instalações de eletricidade, água potável, esgoto e de gás ou certificações timbradas pelas autoridades competentes. - Fotocópia autenticada do Contrato de Locação ou Certificado Legalizado que comprove a titularidade do domínio imobiliário, se procede. - Declaração de Capital Inicial do estabelecimento a ser autorizado. - Certificado do Departamento de Obras Municipais que indique que não existe objeção para que a clínica/hospital/consultório seja instalada naquela localização. - Livros de registros para sugestões, reclamações e visitas de inspeção (podem ser adquiridos na SEREMI). - Referência ao Sistema de Registros de Atividades Clínicas. - Pagamento da Taxa + 0,5% de Capital Inicial. - Entregar dossiê com todos os documentos na Oficina de Partes (recepção) da Autoridade Sanitária correspondente à jurisdição onde será aberto o estabelecimento de saúde. - Observação importante: se a clínica ou consultório médico tiver laboratório clínico, sala de coleta para realização de exames laboratoriais, sala de procedimentos, centro cirúrgico de pequeno porte, equipamento de radiação ionizante ou outros recintos destinados a diferentes áreas de saúde, adicionalmente, deverá solicitar autorizações de acordo à normativa vigente. Fonte: http://www.minsal.cl/ Farmácias: Revisar requisitos em: http://www.ispch.cl/anamed/subdeptofarmacia/formularios - Documentos de identificação para estrangeiros e como obtê-los: Cédula de identidade para estrangeiros (obtenção e renovação): é o documento oficial que acredita a identidade de estrangeiros maiores de 18 anos que têm residência definitiva no Chile. A tramitação pode ser feita durante todo o ano. Os que desejarem que a informação do seu título profissional obtido fora do Chile apareça na cédula devem realizar um processo de validação dos estudos realizados no estrangeiro ou submeter-se aos tratados vigentes.

Page 13: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

13

Importante: o documento deve ser tramitado nos 30 dias seguintes à entrega do Certificado de Residência definitiva no Chile ou desde que o visto é timbrado no passaporte. Se a solicitação for feita fora desse prazo, previamente, deverá obter uma autorização especial do “Departamento de Extranjería y Migració”n, do Ministério do Interior ou da Intendência Regional respectiva. 1. Beneficiários Estrangeiros com residência definitiva que cumpram com os seguintes requisitos: - Serem maiores de 18 anos; - Serem titulares de qualquer tipo de visto ou de permanência definitiva; - Serem titulares de habilitação de trabalhador temporário, ou de temporada, outorgadas no âmbito do convênio laboral chileno-argentino. - A permanência definitiva não é requisito para obter a cédula para os menores de 18 anos titulares de algum tipo de visto, ainda que estejam obrigados a fazer a tramitação dentro dos 30 dias seguintes à data em que façam aniversário. Não se concede o documento aos estrangeiros que: - Sejam titulares de um visto de residente oficial. Entretanto, poderá obtê-lo quando a solicitação da cédula venha acompanhada pela autorização outorgada pela Direção do Cerimonial e Protocolo do Ministério das Relações Exteriores. - Sejam titulares de um cartão de turismo ou de tripulantes. 2. Vigência Igual ao do respectivo visto, exceto no caso dos titulares de permanência definitiva (cuja duração será de 5 anos).

3. Documentos necessários - Passaporte vigente, com o visto de residência estampado e com a certificação de inscrição no registro de estrangeiros da Polícia Internacional. - Fotocópia simples das páginas do passaporte, nas quais apresentem: identificação do titular, vigência do passaporte e do visto concedido, data de entrada no país (se o visto for consular) e do cartão de registro para estrangeiros. - Documento Nacional de Identidade (DNI) no lugar do passaporte, no caso de argentinos titulares da habilitação de trabalhador temporário ou de temporada. - Renovação da cédula de identidade para estrangeiros. O interessado deverá obter a renovação do seu visto prévio ao término do prazo da vigência e solicitar a renovação de sua cédula, para a qual deve apresentar os mesmo documentos que foram necessários durante o processo de obtenção. Estrangeiros titulares da licença de permanência definitiva devem apresentar o certificado outorgado pelo Ministério do Interior e acreditar que não permaneceram no estrangeiro por mais de um ano através do certificado concedido pela Polícia Internacional de Investigações do Chile.

Page 14: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

14

4. Custo aproximado (novembro/2016): $4.270 pesos chilenos. Fonte: https://www.chileatiende.gob.cl 1c) Fiscais - Imposto de Renda para empreendimento (pessoa física ou jurídica) no exterior: como obter o número de identificação de contribuinte, declarar a renda e solicitar os descontos devidos: O primeiro passo que toda pessoa natural ou jurídica deve tomar para desenvolver uma atividade econômica no país é a obtenção do Rol Único Tributario (RUT), documento que concede o Serviço de Impostos Internos (www.sii.cl) em qualquer dos seus escritórios ao longo do país. O Rol Único Tributario (RUT) identifica todos os contribuintes do país. Tratando-se de pessoas naturais, a Cédula Nacional de Identidade emitida pelo Registro Civil é seu equivalente e as identifica com um sistema de numeração que está vinculado com os utilizados para outros efeitos civis. Para entidades legais e investidores estrangeiros, o Serviço de Impostos Internos (SII) é o responsável pela concessão do RUT. A obtenção do RUT é requisito para os que investem no Chile, nos seguintes casos:

• Sociedades não residentes no Chile que efetuem investimentos no país, qualquer que seja a forma do investimento.

• As pessoas naturais ou jurídicas não residentes nem domiciliadas no Chile que venham a participar de sociedade como sócios ou acionistas.

• As pessoas não residentes nem domiciliadas no Chile que montem agências ou sucursais no país ou exerçam atividades através de um estabelecimento permanente.

• Pessoas naturais não residentes ou representantes, turistas, funcionários internacionais e seus familiares residentes no Chile, se realizam investimentos no país, tais como a aquisição de bens imóveis.

Processo simplificado: As pessoas sem residência nem domicílio no Chile, que sejam pessoas naturais, jurídicas ou outras entidades jurídicas, que investem no Chile com o objetivo de obter rendimentos provenientes da compra e venda de ações de sociedades anônimas abertas com cotação em bolsa, instrumentos de renda fixa, instrumentos de intermediação financeira, quotas de fundos mútuos e em certos contratos, podem utilizar o mecanismo simplificado para a obtenção do RUT, o qual poderá realizar-se através das instituições que atuam como custodiantes. No caso de não operar através de custódia, os investidores podem obtê-lo com os corretores de bolsa chilenos com os quais trabalhem. (Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/guia-del-inversionista/) Como obter o RUT e fazer o Início de Atividades? Através do “Formulario 4415 de Inscripción al Rol Único Tributario y/o Declaración de Início de Actividades”, os contribuintes formalizam este aviso tributário diante do Serviço de Impostos Internos (SII). Esta tramitação deve ser feita na Unidad del SII correspondente ao domicílio no qual se desenvolverá a atividade comercial do contribuinte.

Page 15: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

15

O “Formulario 4415 de Inscripción al Rol Único Tributario y/o Declaración de Início de Actividades” deve ser apresentado na “Unidad del SII” correspondente ao domicílio comercial do contribuinte dentro do prazo que correspondente aos dois meses seguintes após o início das atividades comerciais. Por exemplo, as atividades comerciais foram iniciadas em 15.09.2011, o prazo para apresentar o aviso será até 30.11.2011. Para obter maiores informações sobre o tema, visite a página web do SII: http://www.sii.cl/pagina/registro_contribuyentes/ayuda_Início_actividades.pdf Para pequenas empresas familiares se consideram os seguintes aspectos: Há procedimento simplificado de “Início de Atividades“ para pequenas empresas familiares utilizando Formulário de Inscrição, Declaração Juramentada e Declaração de Início de Atividades. O empreendedor deverá dirigir-se à municipalidade respectiva, onde poderá solicitar dito formulário, o qual deverá ser preenchido diante de funcionário para fazer inscrição no Registro Municipal. Depois o empreendedor deverá se dirigir à Unidade do Serviço de Impostos Internos correspondente a seu domicílio, e apresentar, no setor de tramitações gerais, os seguintes documentos: - Cédula de identidade - Cópia-contribuinte e cópia SII do Formulário de Inscrição, Declaração Juramentada e Declaração de Início de Atividades timbradas pelo município respectivo. Se o empresário estiver interessado em formalizar sua situação, deverá dirigir-se primeiro a sua municipalidade para receber orientação jurídica, verificar se cumpre com os requisitos e preencher, diante de funcionário municipal, formulário único de inscrição, declaração juramentada e iniciação de atividades. Posteriormente, deverá se dirigir ao escritório do Serviço de Impostos Internos correspondente ao seu domicílio com cópia de dito formulário, para fazer sua iniciação de atividades. Todas as pequenas empresas têm obrigação de fazer Iniciação de Atividades no SII e obter Alvará de Funcionamento. Considerando que esses contribuintes necessitam de apoio para seu desenvolvimento, o Estado chileno disponibiliza ferramentas para auxiliá-los, por meio de diversas instituições, dentre as quais: Banco Estado, CORFO (Corporación de Fomento de la Producción), FOSIS (Fondo de Solidaridad e Inversión Social), INDAP (Instituto de Desarrollo Agropecuario), SENCE (Servicio Nacional de Capacitación y Empleo), SERCOTEC (Servicio de Cooperación Técnica), PROCHILE (Dirección de Promoción de Exportaciones) e www.chilecompra.cl (Portal de compras do Estado). Deve-se considerar que pequenas empresas atuantes no setor formal têm a vantagem do acesso a melhores opções de financiamento, a contratar e vender serviços para empresar de maior porte, e a possibilidade de ampliar sua cobertura de clientes, formando alianças com outras empresas. Fonte: http://www.sii.cl/portales/mipyme/Início.htm

Page 16: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

16

- Declarações fiscais obrigatórias/recomendadas Estrutura Tributária no Chile: os impostos chilenos se classificam em: Imposto de Renda, Imposto de Vendas e Serviços, Impostos Específicos e Outros Impostos. Maiores informações sobre a estrutura tributária no Chile podem ser consultadas em: www.sii.cl Que tipo de tributação afeta cada forma de organização? Às pessoas físicas, pequenas empresas familiares, empresas individuais de responsabilidade limitada (E.I.R.L.) e Sociedades Limitadas é aplicado o regime geral de tributação, isto é, impostos de Primeira Categoria, Global Complementário ou Adicional, determinados mediante contabilidade. Com relação ao “Impuesto al Valor Agregado” (IVA), o regime geral compreende a emissão de documentos de vendas (faturas, nota fiscal e outros) e a obrigação de utilizar o Livro de Compras e Vendas. Entretanto, cumprindo algumas condições especiais, é possível ter acesso a regimes simplificados de tributação para o Imposto de Renda (artigos 22 e 84 do Decreto Lei Nº824 sobre o Imposto de Renda) e para o IVA (artigo 29 do Decreto Lei Nº825 sobre o Imposto de Vendas e Serviços), além de poder optar pela liberação da obrigação de manter a contabilidade completa (artigo 23 do Código Tributário). - Regime simplificado do Imposto de Renda: os denominados pequenos contribuintes podem optar por esta modalidade, pagando um imposto único anualmente. De acordo com o artigo 22 da Lei sobre o Imposto de Renda, são pequenos contribuintes:

a. Os "pequenos garimpeiros", expressão utilizada para fazer referência às pessoas que trabalham pessoalmente em mina, próprias ou alheias, com ou sem a ajuda de sua família e/ou com um máximo de cinco dependentes assalariados. As sociedades legais e as cooperativas de mineração que estejam constituídas por seis sócios, no máximo, também se enquadram nessa denominação, sempre e quando os sócios ou colaboradores possuam todas as características de garimpeiros artesanais, de acordo ao conceito exposto anteriormente.

b. Os "pequenos comerciantes que desenvolvem atividades na via pública", entendendo-se por estes as pessoas naturais que prestem serviços ou vendam produtos na via pública, de forma ambulante ou estacionada e diretamente ao público, de acordo com a qualificação que ficará registrada na respectiva autorização municipal, não obstante o Diretor Regional esteja apto para excluir determinado contribuintes do regime estabelecido neste parágrafo quando existam circunstâncias que os coloquem em uma situação de exceção com relação ao resto dos contribuintes de atividades semelhantes ou quando a rentabilidade de seus negócios não seja justa com a tributação especial a que estão submetidos.

c. Os "jornaleiros", entendendo-se por estes os pequenos comerciantes que exercem a atividade de vender nas via pública jornais, revistas, folhetos, fascículos e álbuns de figurinhas, bem como outras impressões análogas.

Page 17: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

17

d. Os "proprietários de uma oficina artesanal ou trabalhador", entendendo-se por tais as

pessoas naturais que possuam pequena empresa, e que a desenvolvam pessoalmente, destinada à fabricação de bens ou prestação de serviços de qualquer espécie, cujo capital efetivo não supere 10 unidades tributárias anuais (valor UTA) ao começo do exercício respectivo. A empresa não pode contar com mais de cinco operários, incluindo os aprendizes e os membros do núcleo familiar do contribuinte. O trabalho pode ser exercido no local, na oficina ou no domicílio, e está permitida a utilização de materiais próprios ou alheios.

e. Os pescadores artesanais inscritos no registro estabelecido sob o regime da Lei Geral de Pesca e Aquicultura, que sejam pessoas naturais, qualificadas como armadores artesanais, cujos nomes figurem em uma ou duas embarcações que, em conjunto, não superem as quinze toneladas de arqueação.

- Regime simplificado IVA: esta modalidade abarca os pequenos comerciantes, artesãos e pequenos prestadores de serviços que vendam ou prestem serviços ao público consumidor, pagando uma alíquota fixa mensal. Condições: - Ser pessoa física - O valor mensal, em média, de suas vendas e serviços produzidos (excluído o IVA – Imposto sobre o Valor Agregado), correspondente ao período de doze meses imediatamente anteriores ao mês no qual deve fazer a declaração para aderir-se ao regime simplificado, não deve ser superior a 20 unidades tributárias mensais em média (valor UTM). Fonte: http://www.sii.cl/portales/mipyme/Início.htm - Outros impostos específicos para empreendimentos comerciais Declarações de Imposto: as seguintes declarações de impostos devem ser apresentadas pelas empresas dentro dos prazos legais estabelecidos para tal efeito, entre outras, as seguintes:

1. Declaração mensal de IVA: Esse processo refere-se à declaração e ao pagamento de impostos mensais sobre o valor agregado (IVA), provenientes dos documentos de vendas emitidos e de compras recebidos, os quais foram registrados no Livro de Compras e Vendas, entre outros. Registram-se nessa declaração de imposto o Débito Fiscal (vendas), Crédito Fiscal (compras), Vendas Isentas e de Exportações e outros impostos, tais como: Retenções de 2ª. Categoria (Honorários), de Imposto Único aos Trabalhadores, os Pagamentos Mensais de Previsão Social (PPM) obrigatórios e os créditos e remanescentes de empresas construtoras. Para cumprir com esse procedimento fiscal, deve-se utilizar o Formulário 29 da Declaração Mensal e Pagamento Simultâneo, o qual pode ser apresentado pela Internet por meio de aplicação eletrônica disponível na plataforma virtual do SII: clicar no menu Impuestos Mensuales (IVA-F29, F50) e depois a opção Declarar y pagar (F29 Y F50).

Page 18: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

18

Qualquer instituição financeira autorizada pode receber o Formulário 29 em papel, quando existe um pagamento associado. Entretanto, essas instituições não recebem declarações sem movimento ou com movimento e sem pagamento. As declarações de Imposto Mensal sem Pagamento podem ser apresentadas nas unidades do Serviço de Impostos Internos. Para evitar que as declarações estejam fora do prazo legal, e considerando as diversas declarações que podem ser processadas de acordo com a sua realidade como contribuinte, recomenda-se usar o calendário de apresentação do IVA baseando-se nas modalidades destas. Todas as informações encontram-se disponíveis na página web do SII: www.sii.cl.

2. Declaração Mensal Formulário 50:

Esse formulário é usado para cumprir com as seguintes obrigações fiscais: - Lei da Renda: aplica-se principalmente às pessoas sem domicílio nem residência no Chile, aquelas que obtiverem qualquer tipo de ingresso ou rendimento, pelos quais deverão reter as taxas e os impostos a que estão sujeitos e restituí-las ao Fisco nos prazos estabelecidos - Lei 18502: impostos sobre os combustíveis - Lei sobre os jogos de azar - Lei da Renda – Imposto Único: retiradas programadas dos excedentes de livre disposição. Contribuição previdenciária Art. 71 DL 3500 - Rendas esporádicas de primeira categoria, Art. 69 Nº 3 - PPM (Pagos Provisionales Mensuales) voluntário, Art. 88 - PPM por assessorias técnicas – Lei 18.768, Art. 13 - Imposto Único aos Trabalhadores declarado pelos próprios trabalhadores, Art. 42 - Devoluções de restituição - Decreto Lei 828, sobre imposto sobre o tabaco - Ad-Valorem Zona Franca, Art. 11 da Lei 18211 - Direito de exploração ENAP, Art. 6 D.L. 2,312/1978

3. Declaração Anual do Imposto de Renda:

Page 19: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

19

A exigência desse requisito se justifica pela necessidade de se cumprir com a normativa do Decreto Lei Nº 824 sobre o Imposto de Renda. Corresponde à declaração de rendas anuais que deve ser apresentada pelas empresas e pessoas naturais para cumprir com suas obrigações fiscais. Dependendo da diferença entre as contribuições provisórias pagas durante o ano, créditos que possa utilizar e o montante a pagar em impostos por ditos rendimentos, o contribuinte pagará ao fisco ou obterá uma devolução pela diferença. Devem apresentar a Declaração de Imposto de Renda Anual todas as pessoas residentes ou domiciliadas no Chile que tenham obtido rendimentos de qualquer origem, com as seguintes exceções que indicam a lei: - Aqueles que só recebem salários e pensões e que não tenham efetuado investimentos com direito à devolução de impostos; - As rendas líquidas globais menores ou iguais a 13,5 UTA, ainda que estejam sujeitos aos impostos da categoria que as corresponda; - os contribuintes que sejam comerciantes ambulantes ou da via pública com autorização municipal, jornaleiros sujeitos ao imposto único e garimpeiros artesanais, cujo imposto único foi retido pelos compradores dos minerais.

Maiores detalhes sobre quais contribuintes devem declarar e quais não estão obrigados a fazê-lo podem ser encontrados no Suplemento Tributário de Renda, disponível na página web do SII (www.sii.cl). Anualmente, durante o mês de abril, apresenta-se o Formulário 22 de Renda para cumprir com esta obrigação fiscal. Para as declarações apresentadas no papel, o prazo vence dia 30 de abril todos os anos. Para as declarações apresentadas através da internet sem pagamento, o prazo de entrega é prorrogado até o dia 10 de maio. Posteriormente a essas datas, toda declaração que seja apresentada sofrerá acréscimo em multas e juros. Entretanto, se a declaração apresentada fora do prazo for feita pela internet, esta receberá desconto ou mesmo o indulto de tais multas.

4. Declarações Prévias de Renda (Declarações Juramentadas): Essas declarações, juramentadas, devem ser feitas e apresentadas pelos trabalhadores, pelas instituições financeiras, empresas comerciais, etc., que devem informar ao SII as diferentes receitas ou rendimentos que pagam às pessoas físicas. Por exemplo, os empregadores e as empresas devem apresentar, entre outras, as seguintes Declarações Juramentadas: - Formulário 1879: retenções efetuadas por Rendas Pagas dos Arts. 42 N°2 e 48 da L.I.R. - Formulário 1886: retiradas e créditos pertinentes - Formulário 1887: Rendas do Art. 42 Nº 1 (salários e rendas extras ou complementárias) e retenções do Imposto Único efetuadas.

Page 20: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

20

Esse procedimento se realiza anualmente entre os meses de fevereiro e março, pelos rendimentos ou ingressos obtidos no ano anterior. A apresentação pode ser feita pela Internet através da aplicação eletrônica disponível na página web do SII (www.sii.cl) ou por meio de formulários em papel impresso. Maneiras de declarar este tipo de Declarações Juramentadas pela Internet: - Formulário eletrônico; - Software gratuito; e - Software certificado. Maiores informações encontram-se disponíveis na página web do SII (www.sii.cl): https://alerce.sii.cl/dior/dej/html/dj_index.html

5. Benefícios tributários:

- Artigo 14, II da Lei da Renda: sobre o regime opcional de tributação com o Imposto de Primeira Categoria; - Artigo 14 III, de Tributação Simplificada da Lei da Renda; - Isenção do imposto de primeira categoria, Art. 14 IV. - Pesquisa e desenvolvimento sobre crédito ao imposto de primeira categoria e gasto da empresa; - Doações sobre créditos ao imposto de primeira categoria e gastos da empresa; - Incentivo ao investimento, sobre crédito ao imposto de primeira categoria pelas compras de ativos fixos.

Fonte: http://www.sii.cl/portales/mipyme/Início.htm 1d) Financeiras - Conta bancária: requisitos para abertura; bancos que oferecem maiores facilidades para imigrantes empreendedores:

Conta corrente bancária: Estando a companhia já estabelecida, será necessário abrir conta corrente bancária. A conta corrente bancária é um contrato entre banco e pessoa, na qual o banco se compromete a cumprir com as ordens de pagamento do seu cliente de acordo com a quantia depositada ou do crédito estipulado. Não há impedimento legal para que duas ou mais pessoas abram conta conjunta, estando habilitados para efetuar saques conjuntos ou indistintamente, de acordo com a conveniência. Os requisitos básicos para a abertura são: Pessoa Física - Comprovação da identidade, por meio da apresentação de documento;

Page 21: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

21

- Fotografia recente 3 x 4 ou de passaporte; - Impressão digital do polegar direito na ficha pessoal do banco; - Extratos bancários atualizados do interessado; - Registro, no banco, da assinatura que será utilizada para emitir cheques; - Entrega de antecedentes relativos à atividade e solvência (ativos, bens ou dívidas) que o banco estime necessários; - Registro de domicílio no país; - Assinatura do documento que contém as condições gerais da conta corrente. Pessoa Jurídica - Comprovar que a Sociedade está legalmente constituída e que seus representantes estão devidamente autorizados; - Comprovação da identidade apresentando o Rol Único Tributario da empresa; - Todos os requisitos que procedem para Pessoa Física com relação ao registro de identidade, fotografia, impressão digital e assinatura são necessários também para os representantes legais que abram conta em nome da Sociedade; - Todos os requisitos que procedem para Pessoa Física com relação aos extratos bancários, domicílio e contrato também fazem parte das exigências para a Sociedade; - Outros requisitos que o banco estime necessário estabelecer.

É possível fecha a conta corrente bancária, em qualquer momento, por decisão unilateral do seu titular.

É conveniente que o titular da conta corrente bancária verifique previamente que não existam cheques cuja cobrança ainda esteja pendente, sendo necessário manter fundos suficientes para cobrir os pagamentos. Da mesma forma, no caso em que se haja contratado débitos automáticos em conta corrente, é aconselhável liquidá-los com antecedência.

Recomenda-se que o titular comunique em forma escrita a decisão de encerrar a conta no banco, de preferência na agência na qual abriu a conta corrente bancária, guardando cópia carimbada até que se finalize o processo.

Para maiores informações sobre contas correntes bancárias, visite a plataforma virtual da Superintendência de Bancos e Instituições Financeiras: www.sbif.cl. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/guia-del-inversionista/iniciacion-de-actividades/ - Histórico de crédito (credit score): eventual necessidade, procedimentos para constituir e manter O Chile mantém seu próprio sistema de “credit score”. As seguintes instituições trabalham com “credit score” no país: Câmara de Comercio de Santiago (CCS) - www.ccs.cl Databusiness S.A. - www.databusiness.cl Equifax Chile - www.dicom.cl/ SINACOFI - http://www.sinacofi.cl/

Page 22: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

22

1e) Referentes a Saúde, Previdência Social e Seguro - Planos de seguro de saúde – eventual obrigatoriedade, funcionamento, regras gerais, acidente de trabalho; tipos de apólices, como obter e como agir em caso de acidentes; planos especiais para expatriados - Cursos de segurança para o trabalhador - eventual obrigatoriedade; informações práticas - Garantia eventual a acesso hospitalar emergencial para empregados sem apresentação de seguro médico Sempre que houver uma relação de trabalho, é obrigatória a contribuição para a Segurança Social chilena. No entanto, a Lei 18.156 Isenta de contribuição técnicos estrangeiros e empresas que contratam sob as seguintes condições: a) Se o trabalhador estiver inscrito num regime de pensões ou da segurança social fora do Chile, independentemente da sua natureza jurídica, que lhe confere benefícios em casos de doença, invalidez, velhice e morte. b) Se o respectivo contrato de trabalho prevê a disposição do funcionário em manter aquela inscrição (na isenção prevista anteriormente não se incluem os riscos de acidentes e doenças ocupacionais). Entende-se como “técnicos” os trabalhadores com conhecimento de uma ciência ou arte, que pode ser apoiada em documentos comprovatórios devidamente autenticados. As contribuições obrigatórias à Seguridade Social no Chile, que se descontam da remuneração bruta do trabalhador, se indicam no quadro seguinte:

A cargo do empregador

A cargo do empregado

Trabalhador independente

Pensões AFP (Administradoras de Fundos de Pensão) - 10% 10%

Seguro Invalidez e Sobrevivência AFP, SIS 1,26% - 1,26%

Comissão AFP 0,77% a 2,36% 0,77% a 2,36%

Saúde (Isapre /Fonasa) - 7% 7% Seguro de Acidentes de Trabalho e Enfermidades Professionais, ATEP (Mutualidades ou ISL)

0,95% - 0,95%

Seguro de Demissão: Prazo Indefinido 2,4% 0,60% - Seguro de Demissão: Prazo Fixo 3,0% - - Sistema público de saúde e previdência social, incluindo possibilidade de inscrição de indocumentados

Page 23: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

23

Previdência Social – Fundos de Garantia Todo trabalhador deve estar afiliado a uma Administradora de Fundos de Pensões (AFP), sendo obrigação do empregador descontar o montante da contribuição do salário, e depositá-lo na respectiva AFP. A afiliação é um processo que deve ser feito pelo empregado de forma independente, já que poderá escolher a AFP de sua preferência. Esta, por sua vez, enviará uma notificação ao empregador, informando o valor que deverá pagar. O valor a pagar equivale a um 10% do salário bruto, que será destinado integralmente à conta de capitalização individual para financiar a aposentadoria, mais 2.3%, aproximadamente, que contempla Seguro de Invalidez e Sobrevivência e a comissão da AFP. O desconto total mínimo será de, aproximadamente, 12.3% do salário bruto. Sistema de Saúde O desconto obrigatório destinado à saúde corresponde a 7% do salário bruto. Contudo, o empregado pode fazer acordo prévio com a instituição para obter um desconto maior. Esse montante deve ser pago mensalmente pelo empregador ao Fondo Nacional de Salud (FONASA), que é público, ou à “Institución de Salud Previsional “ (ISAPRE), que é privada e de livre escolha do empregado. A afiliação de saúde, assim como a previdenciária, é de responsabilidade do empregado, que poderá optar por FONASA ou pela ISAPRE de sua preferência, devendo estes últimos enviar uma notificação ao empregador sobre o valor a ser pago mensalmente. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/guia-del-inversionista/contratacion-de-personal/ 1f) De outra natureza - Carteira de motorista: procedimentos para emissão da carteira estrangeira e prazo para eventual utilização da carteira brasileira: No Chile não é permitido dirigir com a carteira de motorista do Brasil. Somente a carteira de motorista argentina é aceita. Qualquer outro estrangeiro tem que vir com a licença internacional. Turistas brasileiros devem contar com a habilitação internacional e os residentes devem obter a carteira de habilitação no bairro (comuna) em que vivem ou trabalham. A carteira de habilitação é concedida pela prefeitura (“municipalidade”). Portanto, o procedimento pode ter variações de bairro para bairro. O horário de atendimento também varia e deve ser consultado com antecedência. Todo o procedimento pode ser realizado em um só dia e para os que terminem antes das 11:00hs, o documento é entregue no mesmo dia. Os tipos de habilitação mais comuns: B – carros C - motos Requisitos para primeira carteira de motorista para estrangeiros:

Page 24: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

24

- Cédula de identidade nacional para estrangeiros dentro do prazo de validade. Permite-se tirar a carteira de motorista no Chile aquelas pessoas que ainda não têm o RUT, basta apresentar o certificado de residência temporária, mas, ao renovar ou passar para a definitiva, terá que renovar a carteira de motorista também. - Comprovar estudos acadêmicos / ensino básico: apresentar diploma de primeiro grau, segundo grau ou universitário. No caso de estrangeiros, o diploma tem que estar legalizado no Ministério das Relações Exteriores do Chile e traduzido por tradutor juramentado. Apresentar cópia autenticada em cartório (notaria), já que o documento fica no processo aberto na “Municipalidad”. - Ter 18 anos de idade (excepcionalmente, pode-se optar por 17 anos, com a autorização em cartório dos pais ou representante legal e certificado original de aprovação do curso na autoescola); - Comprovação de Residência: se a pessoa mora no mesmo bairro da prefeitura (“municipalidade”) na qual deseja tirar a carteira de motorista, deve apresentar conta de serviço no seu nome ou, em sua ausência, uma declaração de vizinho (os requisitos para obter a declaração de vizinho variam dependendo do bairro e deve ser consultado com antecedência). Se a pessoa apenas trabalha no bairro, deve apresentar uma certidão assinada pelo empregador, com firma reconhecida, informando que a empresa o autoriza a solicitar carteira de habilitação na referido bairro, usando seu endereço. Apresentados os documentos, o próximo passo é tirar foto e fazer as seguintes provas: - Psicotécnico, que avalia os dados psicológicos de maneira sistemática; - Psensométrico, que mede a aptidão física, aptidão mental e coordenação motriz; - Entrevista médica; - Teórico (35 perguntas, das quais 32 valem um ponto e 3 valem dois pontos. São 45 minutos para fazer o exame e dos 38 pontos tem que acertar um mínimo de 33 para aprovar) e - Prático (a pessoa deve ir com seu veículo - próprio ou de terceiros - fazer a prova, que é por ordem de chegada. O exame dura mais ou menos meia hora). Importante! No Chile, desde 01/01/2016, é obrigatório manter faixa refletora no carro, que deve ser adquirida em lojas do setor de materiais para casa e construção. A licença tem validade de seis anos. Procedimento para Renovação: apresentar documento de identidade e a carteira de habilitação vencida e fazer dois exames, psicotécnico e psensométrico. Valor da primeira habilitação: $ 29.821 pesos chilenos (janeiro de 2016); renovação: $ 25.326 pesos chilenos. Fonte: https://www.chileatiende.gob.cl - Procedimentos para contratação de serviços públicos: requisitos e depósitos de garantia

Page 25: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

25

As compras públicas no Chile são realizadas pelo sistema “Chile Compra”, acessível em: http://www.chilecompra.cl/ Para ter acesso ao sistema é necessário registrar a empresa por meio do seguinte link: http://webportal.mercadopublico.cl/inscripcionyregistro/paso1.aspx?_ga=1.261913037.1594204723.1418330555 2) LEGISLAÇÃO LOCAL DE REFERÊNCIA E SUA FISCALIZAÇÃO PELOS ÓRGÃOS LOCAIS - Legislação migratória - regime de vistos para o empreendedor, sua família e funcionários Visto Temporário para Investidores, Empresários ou Comerciantes: Todos os documentos devem ser apresentados em original ou cópia autenticada. a) Se o projeto se encontrar ainda na fase de concepção: Descrição do projeto, atividade ou categoria a executar, que incluirá os seguintes temas: -localização geográfica, número de funcionários, investimento de capital e expectativas gerais. -comprovar a entrada de capitais no país. Se foi dada entrada de capitais no Chile, comprová-lo pelo banco ou por documentação aduaneira, ou ainda por qualquer outro documento. Se o capital não tiver ainda entrado no Chile, provar por qualquer documento o nome da pessoa em causa e demonstrar que o capital estrangeiro lhe permite fazer o investimento declarado. b) Se se tratar de empresa em funcionamento: Comprovar a entrada de capitais no país, e sua vinculação entre a empresa e a pessoa que solicita residência. Se foi dada entrada de capitais no Chile, comprová-lo pelo banco ou por documentação aduaneira, ou ainda por qualquer outro documento. Se o capital não tiver ainda entrado no Chile, provar por qualquer documento o nome da pessoa em causa e demonstrar que o capital estrangeiro lhe permite fazer o investimento declarado. -Escritura de constituição da sociedade e modificações posteriores. -Formulário de “Iniciación de Actividades” do “Servicio de Impuestos Internos” (S.I.I.) e declaração das modificações da empresa junto a esse órgão. -Comprovante do pagamento de licenças municipais. -Contrato de aluguel, compra e venda ou escrituras de propriedade, que respaldem o desenvolvimento do projeto. -Faturas de compras e/ou vendas. -Relatórios comerciais do solicitante e da empresa, emitido pela Câmara de Comércio local, através de seus boletins oficiais. -Último balanço ou pré-balanço contábil assinado pelo contador. -Última Declaração de Imposto de Renda. -Comprovante de pagamento de IVA dos últimos três meses. -Relação de trabalhadores contratados, com seus respectivos certificados históricos de pagamento previdenciário. -Comprovante de autorização das autoridades competentes para efetuar a atividade econômica na área determinada.

Page 26: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

26

Documentação específica para dependentes (pessoas inabilitadas para trabalhar): -Cônjuge: certidão de casamento original ou cópia autenticada. -Crianças: certidão de nascimento original, em que conste o nome do pai, ou cópia autenticada. -Pais do titular: certificado de nascimento original, indicando o nome dos pais, ou cópia autenticada. -Declaração juramentada de despesas em que o titular do visto assume o custo de manter seus dependentes no país, com firma reconhecida (original). -Comprovação da fonte de renda do mantenedor, no Chile. - Legislação aplicável à abertura de negócios, incluindo os diferentes formatos jurídicos previstos para empreendimentos em diferentes estágios de desenvolvimento: Qual é o primeiro passo para formalizar um empreendimento? O primeiro passo para a formalização de um empreendimento é o Aviso de Inscripción en el RUT e Início de Actividades, que dá início ao denominado Ciclo de Vida Tributario, que abrange todas as ações que vão desde o início das atividades até o Término de Giro, ou seja, o encerramento da atividade comercial . Cabe recordar que é importante conhecer o Código da Atividade Econômica (http://www.sii.cl/catastro/codigos_economica.htm), já que agiliza o processo. O Início das Atividades é o mesmo para uma Pessoa Física ou Jurídica? É idêntico, com a diferença de que as Pessoas Jurídicas devem solicitar, adicionalmente, o RUT que as identificará. Isso pode ser feito através do preenchimento do Formulário N° 4415 (http://www.sii.cl/formularios/imagen/4415.PDF) de Inscrição do RUT e/ou a Declaração Juramentada do Início das Atividades. Para empresas constituídas no Registo de Empresas e Sociedades (RES), no site "Tu empresa en un día" (http://www.empresasenundia.cl/), o sistema lhe entregará automaticamente um RUT. Fonte: http://www.sii.cl/mipyme/emprendedor/index.html - Legislação comercial - O Código de Comércio da República do Chile é o ordenamento jurídico que regula a atividade comercial e industrial do país. - Lei de Reorganização e Liquidação de Empresas e Pessoas (Lei N°20.720): regula a renegociação de dívidas ou a liquidação de bens, a fim de oferecer uma solução a diferentes tipos de devedores: Micro, pequenas, médias ou grandes empresas, pessoas jurídicas sem fins lucrativos e pessoas naturais. - Lei nº 18.046 – Sociedades Anônimas - Lei nº 3918 – Sociedades de Responsabilidade Limitada - Lei nº 19857: Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada. - Lei nº 19749: Microempresas familiares. - Lei nº 18045: Lei do mercado de valores.

Page 27: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

27

O inteiro teor dos ordenamentos legais está disponível em: http://www.bcn.cl/. (Biblioteca Nacional del Congreso). - Direitos/defesa do consumidor e responsabilização do empreendedor - product safety, liability e outros O Serviço Nacional do Consumidor (SERNAC) é a agência estatal chilena encarregada de zelar pela proteção dos direitos dos consumidores estabelecidos na Lei Nº 19.496. O SERNAC intercede ou atua como mediador em conflitos de consumo entre empresas e consumidores. Quando alguém reclama no SERNAC, este envia um comunicado à empresa para informar-lhe da situação existente e solicitar resposta ao caso. Para saber mais sobre como exercer seus direitos como consumidor, pesquise no ¿Cómo se presenta un reclamo? (como fazer uma reclamação?) no site www. sernac.cl. A missão do SERNAC é informar, educar, e proteger os cidadãos consumidores através de uma estrutura técnica de eficácia, eficiência e transparência da ação institucional e dos mercados e do papel responsável, ativo e participativo de cada um dos atores. Dados institucionais: Servicio Nacional del Consumidor - SERNAC Endereço: Teatinos 50 – Santiago Mesa Central (desde telefone fixo): 600 594 6000 Mesa Central (desde celular): 02 2594 6000 Página web: www.sernac.cl No Chile, a relação entre os fornecedores de bens ou serviços e os consumidores está regulamentada pela Lei N° 19.496 de proteção dos direitos dos consumidores. Entre as principais questões que regulamenta, inclui-se:

- O direito de contar com informação verídica e oportuna sobre bens e serviços oferecidos, seus respectivos preços, condições de contratação, a garantia dos produtos, a possibilidade de anular uma compra, e o respeito ao estabelecido nos contratos;

- A não discriminação arbitrária por parte das empresas fornecedoras de bens e serviços; - A regulamentação da publicidade enganosa e a eliminação da denominada “letra chica”

nos contratos. - Facilitar a criação de associações de consumidores. - Favorecer ações coletivas quando os direitos dos consumidores são violados.

Em dezembro de 2011, o Congresso chileno ampliou as atribuições do SERNAC em matérias financeiras com a Lei Nº 20.555. Acessar o conteúdo de lei: http://www.sernac.cl/wp-content/uploads/2012/03/Ley-del-Consumidor-19496_07-MAR-1997.pdf Direito à qualidade e garantia legal:

Page 28: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

28

O consumidor tem direito a que o produto adquirido cumpra com as características e promessas de funcionamento outorgadas e que, diante de falhas ou deficiências, a empresa se faça responsável. Recordar os seguintes passos depois de efetuar a compra: - Guarde a nota fiscal: a nota fiscal ou qualquer outro documento que possa servir como comprovante da compra, como, por exemplo, o utilizado na compra com o cartão de crédito ou seu extrato bancário com o débito vinculado ao estabelecimento comercial e que permite exercer seu direito à garantia. - Exigir a garantia legal: você tem direito a exigir a devolução do seu dinheiro, trocar a mercadoria ou a reparação do produto (à sua escolha) nos três meses seguintes à compra quando for um produto novo que: - Não cumpra com as normas de segurança; - Não respeite o que foi informado no rótulo ou na etiqueta; - Não serve para a finalidade na qual foi destinada; - Não cumpre com o acordo assumido entre o consumidor e a empresa; - Quando tenha vícios ocultos que impossibilitem o seu uso. A garantia legal aplica-se a todos os produtos novos. Não corresponde exigi-la para produtos recondicionados ou de segunda mão, quando estas características foram devidamente informadas pelo fornecedor. Para exercer o direito de garantia, deve-se dirigir-se ao local onde o produto foi comprado e apresentar nota fiscal ou outro documento que sirva como comprovante da compra. Deve-se explicar o inconveniente ao vendedor, ou ao chefe do estabelecimento. Quando se exige o à direito de garantia, a loja deve outorgar as mesmas facilidades oferecidas no momento da compra. Por exemplo, caso se opte pela reparação, não se pode enviar o produto a nenhum serviço técnico autorizado muito distante do local onde efetuou a compra, nem fora do horário de atendimento para a venda. A garantia legal tem prazo de três meses para os produtos novos e 30 dias úteis no caso dos serviços, inclusive serviços de reparação. A garantia para produtos perecíveis é a que aparece indicada como data de vencimento. No caso de não estar indicada, será de sete dias, no máximo. Quais são os casos que não tem direito de garantia? Quando alguém não gostou do produto ou, por exemplo, era do tamanho errado. Algumas empresas oferecem garantias voluntárias que complementam a garantia legal. Exemplo: o prazo de 10 dias para que possam revocar a compra em algumas lojas ou a entrega de reparação grátis durante um ano.

Page 29: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

29

Uma vez que a empresa ofereça essa garantia voluntária, deverá respeitá-la, pois se converte em obrigação legal. O consumidor também deverá respeitar as condições de garantia voluntária para ter acesso aos seus benefícios. Direito de segurança:

- Os fornecedores devem dispor de condições adequadas para a comercialização de seus produtos;

- Devem incorporar as instruções de uso (em espanhol), as advertências e indicações necessárias para que o emprego dos produtos seja feito com a maior segurança possível;

- Devem oferecer produtos e serviços que não prejudiquem a saúde das pessoas ou impliquem nenhum risco;

- Que o produto cumpra com a função para a qual foi adquirido e que o cliente receba a informação necessária;

- Os fornecedores têm a obrigação de alertar as autoridades competentes, com a devida presteza, sobre os riscos e os perigos que podem ter os produtos colocados à venda e que não tenham sido avisados anteriormente;

- Direito a participar de espetáculos, de caráter esportivo ou cultural, que sejam seguros e nos quais não exista sobrevenda de entradas.

Direito de arrependimento: Em alguns casos excepcionais, o consumidor pode arrepender-se quando contrata um serviço. No Chile, chama-se Derecho a Retracto. Esse direito pode ser exercido em três situações:

- Assina-se contrato em reuniões convocadas por empresas. Por exemplo, as vendas do sistema de multipropriedades imobiliárias (“time sharing”), em que se deve expressar a aceitação do serviço no mesmo dia em que foi realizada a reunião. Para efetivar-se o direito de arrependimento, deve-se enviar carta registrada ao fornecedor, no endereço indicado e no prazo de 10 dias desde a contratação do serviço e antes da respectiva prestação.

- Em contratos realizados por meios eletrônicos ou em que se aceita oferta através de catálogos, avisos ou qualquer forma de comunicação à distância. Nesse caso, será possível utilizar os mesmos meios empregados para celebrar o contrato para revogá-lo. O prazo legal para efetivar o arrependimento será contado desde a data em que se recebeu o bem, ou desde a celebração do contrato, no caso de serviços, sempre que o fornecedor cumpra com a obrigação de mandar a confirmação escrita dos termos, condições e modalidades oferecidas ou combinadas para a entrega do bem ou prestação de serviço. De outra forma, o prazo do arrependimento se prorrogará por 90 dias. O consumidor deverá devolver o produto em boas condições e em embalagem original.

- Nos contratos de Ensino Superior, quando se ingressa no primeiro ano da carreira: nesses casos, o arrependimento permite ao aluno que pagou pelo seu ingresso em qualquer instituição de Ensino Superior (centros de formação técnica, institutos profissionais e universidades) solicitar a restituição do dinheiro já pago, quando é aceito em uma segunda instituição. Tal fato deve se dar dentro do prazo de 10 dias contados a partir da primeira publicação dos resultados das candidaturas às universidades que pertencem ao Conselho

Page 30: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

30

de Reitores das universidades chilenas, apresentando o documento que comprove a segunda matrícula.

Exija que respeitem o que lhe ofereceram: - O fornecedor deve respeitar o preço final que determinar para um produto ou serviço; - Exija informação clara e precisa com relação às ofertas, seu tempo de duração, produtos ou serviços incluídos, quantidade de bens ou serviços em ofertas, etc. - Deve-se entregar explicação clara ao consumidor sobre as instruções de uso dos produtos, advertências, se há contraindicações no consumo e informação sobre a instalação de determinados produtos, sempre no idioma espanhol. Diante de uma situação de discriminação, pode-se contatar o SERNAC pelo telefone 600 594 6000. Quais são suas obrigações como consumidor? - Realizar compras e contratações somente em comércios estabelecidos; - Ler detalhadamente os contratos antes de assiná-los, de maneira a que se possa compreender totalmente seu conteúdo. - Tomar decisões de compra livremente e bem informadas; - Exigir o cumprimento da publicidade. O que diz a publicidade é exigível como parte do contrato; - Rechaçar as cobranças por bens ou serviços que não foram aceitos; - Informar-se sobre bens e serviços oferecidos no mercado, seu preço, condições de contratação e outras características relevantes. - Solicitar a reparação ou indenização por danos materiais ou morais derivados de atos de consumo e conforme os meios indicados pela Lei. - Adotar as medidas que sejam necessárias para evitar riscos derivados do uso ou consumo de bens e serviços. - Não fazer denúncias imprudentes contra os fornecedores, ou seja, denúncias carentes de fundamento. - Informar-se e buscar os meios para ter acesso à educação que lhe permita um consumo responsável. Educação e Informação ao consumidor Você tem direito a receber educação e informação para ser um consumidor ou consumidora responsável e tirar o melhor proveito do seu orçamento familiar. O SERNAC dispõe da seguinte página web com informação atualizada para orientar suas compras e contratações: www.sernac.cl. Para consultas telefônicas, ligar para 600 594 6000 – informações sobre direitos e deveres como consumidor. Fonte: http://www.sernac.cl/proteccion-al-consumidor/ley-del-consumidor/ - Setores com legislações especiais ou com restrições a investimentos estrangeiros, tais como comércio pela internet/e-commerce, serviços financeiros, bancos, mídia e difusão, telecomunicações, energia e outros

Page 31: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

31

Existe algum tipo de restrição aos estrangeiros para ter acesso aos diversos setores produtivos? No Chile, o capital estrangeiro pode representar até 100% do capital de uma empresa sem que existam prazos máximos de vigência para os direitos de propriedades. Os investidores estrangeiros têm amplo acesso a todos os setores produtivos de bens e serviços, com exceção de um limitado número de restrições em certos setores especiais, como o de cabotagem, de transporte aéreo e dos meios de comunicação. No caso da pesca, as restrições encontram-se submetidas ao princípio de reciprocidade internacional. O Estado tem um papel limitado na economia e não existem setores econômicos que se encontrem destinados a este, com a exceção de certas atividades estratégicas, como a exploração de lítio e dos hidrocarbonetos líquidos ou gasosos; a exploração de jazidas existentes em águas marítimas submetidas à jurisdição nacional ou situadas em zonas determinadas por lei como de importância para a segurança nacional; a produção de energia nuclear para fins pacíficos e o direito de primeira opção de compra do tório e do urânio. Entretanto, em certas circunstâncias, o capital estrangeiro pode chegar a participar destas atividades. Existe alguma regra para as empresas que desejem incorporar trabalhadores estrangeiros? Os trabalhadores estrangeiros estão sujeitos à mesma legislação dos trabalhadores chilenos. No caso de empresas com mais de 25 empregados, os estrangeiros não podem representar mais de 15% da força de trabalho, salvo algumas exceções. Os trabalhadores estrangeiros precisam de um visto de trabalho concedido pela autoridade de imigração para trabalharem no Chile, cuja tramitação deve ser realizada no Consulado do Chile no país de origem do trabalhador estrangeiro. O organismo estatal encarregado de outorgar estes vistos é o Departamento de Extranjería e Inmigración do Ministério do Interior do Chile. A documentação necessária para solicitar o visto sujeito a contrato de trabalho a ser apresentada ao Consulado do Chile é a seguinte: · Passaporte vigente; · Certificado de Antecedentes Pessoais: registro criminal; · Certificado de Saúde (não ser portador de doenças infectocontagiosas); · Quatro (4) fotografias tamanho passaporte; · Carta de solicitação dirigida ao Diretor de Política Consular e Imigração: a redação da carta, em espanhol, deverá explicar os motivos da contratação; · Contrato de trabalho assinado pelo empregador diante de um Notário; · Contrato da Sociedade contratante e · Curriculum Vitae do estrangeiro contratado. Maiores informações estão disponíveis na página web do Ministério das Relações Exteriores: www.minrel.gov.br. No caso daqueles trabalhadores estrangeiros que só venham ao Chile para realizar atividades de capacitação dos trabalhadores nacionais, a concessão de visto de trabalho não é necessária e o interessado pode ter acesso ao incentivo fiscal que promove o desenvolvimento de programas de treinamento dentro das empresas, encabeçado pelo Serviço Nacional de Capacitação e Emprego (SENCE).

Page 32: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

32

Essa franquia permite às empresas privadas descontar do montante a pagar pelos seus impostos de primeira categoria uma parte ou o total do dinheiro investido no planejamento, programação e execução de programas de capacitação em prol dos trabalhadores, sócios ou proprietários das empresas. Essa isenção fiscal tem teto máximo de 1% da folha de pagamento da remuneração bruta anual. Essa informação encontra-se detalhada na página do SENCE - Servicio Nacional de Capacitación y Empleo (www.sence.cl). Investimentos estrangeiros: InvestChile é o organismo público que promove o Chile como destino de investimento estrangeiro direto no mercado global, conectando interesses dos investidores estrangeiros com oportunidades de negócios, em linha com as políticas de desenvolvimentos econômico do país. Que faz o InvestChile? Desenvolve iniciativas cujo objetivo seja informar, promover, coordenar e executar ações para incentivar o ingresso de Investimento Estrangeiro Direto (IED) no país. Fornece informação geral sobre o Chile, seu ambiente econômico e social, seu sistema jurídico e suas políticas em matéria de investimentos estrangeiros, bem como informação específica sobre como iniciar um negócio e os procedimentos e regulamentos a que todo investidor deve atender para realizar investimentos no país. Publica periodicamente relatórios sobre o ambiente de negócios no Chile e as oportunidades concretas de investimento em projetos, tanto públicos quanto privados, e coordena reuniões de negócios, conferências e seminários. Coordena a defesa e representação da República do Chile perante os tribunais de arbitragem nos quais é demandada pelos investidores estrangeiros por meio do Programa de Defesa em Arbitragens de Investimento Estrangeiro. Dados de contato: Ahumada 11, Piso 12 – Santiago, Chile Tel: (56-2) 2663 9200 E-mail: [email protected] http://www.investchile.gob.cl/ Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/faq/ - Legislação trabalhista - deveres e direitos do empregador e dos empregados; programas de voluntariados e estágios Para realizar investimentos diretos, é indispensável conhecer as normas trabalhistas e de segurança social do Chile. O Código do Trabalho do Chile regula os diversos tipos de contratos de trabalho, as obrigações e direitos que possuem tanto os trabalhadores como os empregadores. Nacionalidade dos trabalhadores:

Page 33: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

33

O Código do Trabalho estabelece limitação para a contratação de estrangeiros. Segundo o Artigo 19, para todo empregador com mais de 25 trabalhadores, pelo menos 85% de seu pessoal deve ter nacionalidade chilena. Estão excluídos dessa norma os empregadores que tenham menos de 25 trabalhadores. Para calcular a proporção, considera-se o número total de trabalhadores da empresa em território nacional, e não o numero individual de trabalhadores em cada filial de maneira separada. Há, por lei, as seguintes exceções: •Serão excluídos os funcionários técnicos/especialistas que não possam ser substituídos por funcionários nacionais, o que deverá ser comprovado pelo empregador ante eventual fiscalização. •Também se considera como chileno o estrangeiro cujo cônjuge ou seus filhos sejam chilenos ou que seja viúvo ou viúva de cônjuge chileno. •Se considerará também como chilenos os estrangeiros residentes por mais de cinco anos no país. Requisitos básicos para assinar um contrato de trabalho: A idade mínima dos trabalhadores é 18 anos. Entretanto, os menores de 18 anos e maiores de 15 poderão celebrar contratos de trabalho sempre que sejam considerados de baixa carga de trabalho e que não prejudiquem sua saúde e desenvolvimento. Devem contar com autorização expressa de seu responsável. Além disso, previamente, deverão acreditar a conclusão da Educação Média ou estar atualmente cursando esta ou a Educação Básica. Nesse caso, as funções fixadas no contrato não deverão dificultar sua assistência regular a aula e sua participação em programas educativos. Estipulações do Contrato de Trabalho: Entre as especificações que devem consagrar o contrato de trabalho, figura a natureza dos serviços e do lugar em que são prestados. Também, valor, forma e período de pagamento da remuneração acordada, sua duração e a distribuição da jornada de trabalho e do prazo do acordo. Também deve-se mencionar os benefícios adicionais que possa fornecer o empregador, tais como moradia, luz, combustível, alimento e outras prestações. O contrato deve constar por escrito e ser assinado por ambas as partes em dois exemplares, ficando um em poder de cada contratante. Qualquer modificação deve ser consignada por escrito e assinada pelas partes. Está proibido condicionar a contratação a obrigações de caráter econômico, financeiro, bancário ou comercial. Sempre deve ser garantido tratamento digno com a condição humana e a liberdade de trabalho, proibindo qualquer tipo de atos de discriminação: distinções, exclusões ou preferências baseadas em etnia, cor, sexo, idade, estado civil, sindicalização, religião, opinião política, nacionalidade, ascendência ou origem social. Deve ser mantida a igualdade de oportunidades e de trato. Os direitos estabelecidos pela lei aos trabalhadores são irrenunciáveis.

Page 34: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

34

O empregador tem um dever geral de proteção, higiene, segurança, previsão, e capacitação, educação e ocupação efetiva. Por parte dos trabalhadores, há os deveres de diligência e cuidado, fidelidade, lealdade e segredo profissional. Modalidades de Contrato de Trabalho: •Contrato indefinido: aquele cujo término não tenha sido previamente fixado pelas partes, sendo o mais comum. É firmado por toda vida útil do trabalhador e pode terminar por causas contidas no Código do Trabalho. •Contrato a prazo fixo: quando as partes fixam seu período de vigência. Tem duração máxima de um ano e excepcionalmente dois anos para o caso de gerentes ou pessoas que tenham um título profissional ou técnico outorgado por instituição de Educação Superior. Os contratos a prazo fixo podem ser renovados por uma só vez. Se renovados pela segunda vez, transformam-se em contratos indefinidos. O mesmo acontece quando o trabalhador continua prestando serviços com conhecimento do empregador, uma vez expirado o prazo pactuado. •Contrato por obra: o trabalhador se obriga a executar uma obra material ou intelectual específica e determinada, cuja vigência se encontra limitada a sua duração. •Contrato de prestação de serviços profissionais: essas relações são regidas por normas de direito civil ou comercial, conforme o caso, porque não têm todas as peculiaridades de uma relação laboral, como subordinação e dependência, continuidade e prestação de serviços pessoais. Remunerações: No Chile, a remuneração deve ser pactuada de comum acordo entre o trabalhador e o empregador. Entretanto, não pode ser menor ao chamado ingresso mínimo mensal, que se estabelece anualmente pela resolução legislativa e se aplica para os trabalhadores maiores de 18 anos e menores de 65 anos. Férias: Os trabalhadores com mais de um ano de serviço têm direito a férias anuais de 15 dias úteis com remuneração integral. Particularmente, os trabalhadores que prestam serviços na Região de Magalhães e da Antártica Chilena, Região de Aysén do General Carlos Ibáñez del Campo e na Província de Palena têm direito a 20 dias úteis. As férias são concedidas de preferência na primavera ou verão; considerando as necessidades do serviço, devem ser contínuas, porém sendo superior a 10 dias úteis podem ser fracionadas de comum acordo. As férias não podem ser compensadas em dinheiro. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/guia-del-inversionista/contratacion-de-personal/ - Legislação fiscal/tributária Existem prazos para realizar o início das atividades? A Declaração de Início de atividades é uma declaração jurada formalizada perante o “Servicio de Impuestos Internos” (SII), dando conhecimento sobre o começo de qualquer tipo de negócios ou trabalhos suscetíveis de produzir rendas sujeitas a impostos. O prazo para apresentar esta declaração é dentro dos dois meses seguintes de iniciadas as atividades.

Page 35: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

35

Formalização de início de atividades perante o SII Onde se realiza tal procedimento? Em www.sii.cl, menu “Registro de Contribuyentes”, opção “Inicio de Actividades”. Também pode ser feito na sede do SII correspondente ao domicilio informado como sede da empresa. Para tal, deve-se apresentar o Formulário 4415 de Inscrição ao “Rol Único Tributario” e/ou “Declaración Jurada de Inicio de Actividades”. As empresas constituídas em “Registro de Empresas y Sociedades” (RES) - “Tu empresa en un día”, somente poderão fazer o aviso de Início de Atividades online em: www.sii.cl, menu “Registro de Contribuyentes”, quando já tenha sido constituída a sociedade e obtido o RUT. Essa obrigação pode ser realizada por qualquer sócio ou representante legal que conte com registro de usuário e senha para acessar a plataforma em www.sii.cl. Quais documentos deverão ser apresentados? As Pessoas Naturais, de maneira geral, devem apresentar sua Cédula de identidade, o Formulário 4415 de Inscrição ao RUT e/ou declaração Jurada de Início de Atividades preenchido e assinado, e comprovar domicílio. As Pessoas Jurídicas, em termos gerais, devem demonstrar sua constituição legal e que possuem um ou mais representantes, a Cédula de Identidade do representante legal, Formulário 4415 de Inscrição ao RUT e/ou declaração Jurada de Início de Atividades preenchido e assinado, e comprovante de domicílio. Os documentos que se apresentem (escrituras) devem ser originais ou cópias autorizadas perante cartório (notário) outorgante do instrumento. No caso de Início de Atividades por Internet, o sistema validará automaticamente a informação ingressada, reportando as inconsistências e mencionando que deve concluir o trâmite na sede do SII, para sanar as observações e para requerer uma verificação de atividade quando corresponda. Quais documentos tributários são necessários para começar a operar? Toda pessoa ou contribuinte que empreende uma atividade econômica, deve emitir documentos tributários autorizados ou carimbados pelo SII, para respaldar suas vendas. Existem vários tipos de documentos tributários que devem ser carimbados pelo SII, entre os quais se destacam: - Boletas - Faturas - Faturas de Início - Guias de Despacho - Notas de Débito - Notas de Crédito Adicionalmente, deve-se carimbar os registros obrigatórios para respaldar a contabilidade da empresa, entre os quais se podem mencionar: - Livro Diário - Livro Maior - Livro Inventário e Balanços

Page 36: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

36

- Livro FUT (Fundo de Utilidade Tributária) - Livro de Compras e Vendas É possível emitir de forma imediata faturas pelas vendas? Em geral, os contribuintes que avisam o Início de Atividades devem ser verificados por funcionários do SII no domicílio comercial definido. Dessa forma, devem esperar, pelo menos, dez dias úteis para poder emitir faturas ou outros documentos que dão direito ao Crédito Fiscal IVA. Entretanto, podem emitir imediatamente fatura eletrônica se inscritos no Sistema de Faturamento gratuito, no www.sii.cl. Link: (http://www.sii.cl/factura_electronica/index.html). Para emitir documentos em papel, podem fazer mediante Faturas de Início, as quais devem ser confeccionadas e posteriormente carimbadas. Maiores informações: http://www.sii.cl/documentos/resoluciones/2011/reso12.htm. Como podem ser realizados tais procedimentos de maneira mais simples? O SII, com o objeto de facilitar as obrigações tributárias, disponibilizou a emissão gratuita de Documentos Tributários Eletrônicos (DTE) e envio de Relatórios Eletrônicos de Compras e Vendas, ambas opções disponíveis em: www.sii.cl, menu “Factura Electrónica”, através de dois sistemas:

SISTEMA DE FATURAMENTO GRATUITO SII

SISTEMA DE FATURAMENTO PROPRIO OU DE MERCADO

Permite, sem custo para o contribuinte, emitir e receber DTE, Faturas Eletrônicas, Notas de Crédito, Notas de Débito e Guias de Despacho. Administrar os documentos emitidos e recebidos, registrar e enviar a Informação Eletrônica de Compras e Vendas, ceder suas Faturas Eletrônicas a terceiros, entre outras funcionalidades.

Os contribuintes podem desenvolver software próprio ou adquirir no mercado um sistema que lhe permita operar com fatura eletrônica.

Como modificar e/ou atualizar informação? Os antecedentes entregues ao avisar sobre o Início de Atividades podem variar ou mudar com o tempo. Neste caso, os dados devem ser atualizados através do Aviso de Modificações e/ou Atualização da Informação, no prazo de 15 dias úteis desde que se produziu a mudança. As modificações que podem ser informadas, entre outras, são as seguintes: - Atualizar domicílio - Incluir/eliminar filiais - Alterar/ampliar tipo de atividade econômica - Alterar e-mail e/ou telefone celular - Alteração de Razão Social - Modificar Representante Legal - Diminuição de Capital - Atualizar sócios Algumas alterações podem ser realizadas em: www.sii.cl, menu “Registro de Contribuyentes” (https://zeus.sii.cl/AUT2000/index.html), opção: “Avisos y Modificaciones”. E também na sede do SII correspondente ao seu domicílio comercial. Para tais fins, utiliza-se o Formulário N° 3239 (http://www.sii.cl/formularios/imagen/3239.pdf).

Page 37: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

37

Fonte: http://www.sii.cl/mipyme/emprendedor/ - Disputas comerciais: sistemas vigentes de resolução de conflitos - administrativo, judicial, conciliação, arbitragem, sentenças estrangeiras O Centro de Arbitragem e Mediação de Santiago (CAM Santiago) é uma instituição sem fins de lucro, fundada em 1992 pela Câmara de Comércio de Santiago (CCS) com apoio do Colégio de Advogados do Chile e da “Confederación de la Producción y del Comercio de Chile”. A CCS, por seu carácter de associação gremial, cumpre com as disposições legais que regem esse tipo de entidades, as quais são registradas no Ministério de Economia. Desde sua fundação, o CAM Santiago oferece serviços de arbitragem e mediação para a resolução de controvérsias nacionais e internacionais, com o fim de conferir segurança jurídica e soluções eficientes à comunidade empresarial e jurídica, tanto chilena como estrangeira. Em 1998, o Centro incorporou a suas atividades o serviço de mediação, que consiste em método voluntário de solução de controvérsias, por meio do qual as partes em disputa negociam diretamente, sempre assistidas por mediador especialista e neutro. O mediador ajuda as partes a se comunicarem de forma efetiva e a produzir soluções criativas para seu conflito. A partir de 2006, com a publicação da Lei 19.971, sobre Arbitragem Comercial Internacional, o CAM Santiago amplia seus serviços à arbitragem comercial internacional, destinada a resolver controvérsias originadas em relação jurídica na qual existe algum fator internacional conforme a lei; como também as causas em que as partes expressamente pactuaram a aplicação do Regulamento de Arbitragem Comercial Internacional do CAM Santiago. O CAM Santiago desenvolve numerosos projetos e atividades destinadas à difusão e ao aperfeiçoamento dos métodos alternativos de resolução de controvérsias, tais como a publicação das sentenças dos árbitros do Centro, a realização de variadas atividades no âmbito acadêmico e a geração de um sistema de seguimento eletrônico dos processos de arbitragem e mediação. No âmbito internacional, o CAM Santiago é a Seção Chilena da Comissão Interamericana de Arbitragem Comercial (CIAC), com sede em Nova York, e forma parte da Rede de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos (Rede ADR), a qual integra centros de resolução de conflitos de mais de 10 países latino-americanos. Centro de Arbitraje y Mediación - CAM SANTIAGO Monjitas #392, Piso 11, Santiago - Chile +56 2 2360 7015 [email protected] Fonte: http://www.camsantiago.cl/ ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES DA EMPRESA Por iniciativa própria da EMPRESA

Page 38: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

38

Toda pessoa natural ou jurídica que, por encerramento de suas atividades comerciais ou industriais, deixe de estar sujeita a impostos, deverá dar aviso por escrito ao SII, acompanhado do balanço final ou dos antecedentes que este estime necessário. Deverá também pagar o imposto correspondente até o momento do balanço, dentro dos dois meses seguintes ao encerramento da atividade. (por exemplo, se o contribuinte termina suas atividades no dia 17 de outubro, tem prazo para apresentar o aviso até o dia 18 de dezembro). O Formulário 2121 de Encerramento de Atividades é o documento que o contribuinte deve apresentar ao SII, junto com os antecedentes que sejam pertinentes. Pode-se obter maiores informações em: www.siis.cl, opção “Ayuda” – “¿Cómo se hace para..?” – “Registro de Contribuyentes” – “Efectuar Término de Giro”. Por proposta do SII Aos contribuintes que completem períodos sem movimentos ou sem declarações de imposto (Formulário 29 de IVA e Formulário 22 de Renda), o SII lhes propõe a possibilidade do encerramento ou de suspensão temporária de atividade - decisão que deve ser oficializada por meio de alguma das seguintes opções: - Declaração Jurada de Suspensão Temporal de Atividade, que confirma sua continuidade na atividade; - Dar Aviso de Encerramento. Maiores informações: (www.sii.cl), menu “Legislación” – “Normativa y Jurisprudencia” – “sección Circulares” - Circular N°12 de 04 de Fevereiro de 2003, que instrui sobre a Resolução Ex. N° 29, de 2002, complementada pela Resolução Ex. N° 41, de 2002, sobre o Encerramento de Atividades, que determina, resumidamente, o seguinte: - Contribuintes que completem os períodos estabelecidos na data de entrada em vigência da normativa tributária: os contribuintes de IVA que, com sua declaração de dezembro (que deve ser apresentada em janeiro do ano seguinte), completem 12 ou mais períodos seguidos sem movimento ou sem declaração, deverão apresentar perante o SII, dentro de dois meses (até março), a ‘Declaración Jurada de Suspensión Temporal de Giro’, que confirma sua continuidade na atividade. Do contrário, é preciso dar aviso de encerramento. O mesmo é válido para os demais contribuintes de 1ª categoria que, em sua Declaração de Renda (que poderá ser apresentada sem movimento “online” até maio do mesmo ano), completem três ou mais anos seguidos sem movimento ou sem declaração. Os dois meses se contam a partir da data de apresentação dessa Declaração de Renda, ou seja, o prazo de apresentação do Aviso de Encerramento da ‘Declaración Jurada de Suspensión Temporal de Giro’ é até 31 de Julho do ano em questão. - Demais contribuintes: os contribuintes de IVA que, a contar de 31 de dezembro, completem 12 períodos seguidos declarando sem movimento ou não declarando, deverão apresentar perante o SII declaração jurada de suspensão temporal de atividade comercial, ou dar aviso de encerramento da atividade comercial dentro dos dois meses seguintes.

Page 39: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

39

Idêntica situação opera a respeito do resto dos contribuintes de 1ª categoria que a partir de sua declaração de Renda (que pode ser apresentada até maio do ano seguinte se for por Internet e sem movimento) vão completando três anos contínuos declarando sem movimento ou não declarando. Sistema simplificado de Indulto por Encerramento de Atividade Comercial Aos contribuintes que apresentem o Aviso de Encerramento de Atividade Comercial e que carecem de F.U.T. (Fondo de Utilidad Tributaria) ou tenham renda inferior a 2 UTM (valor UTM), e cujo capital próprio seja inferior a $ 1.000.000, serão perdoadas as multas que procederem pela não apresentação de declarações ou pela perda de livros, faturas, boletas ou outros documentos, os quais serão declarados sem valor tributário. Idêntica medida se aplicará aos contribuintes que dentro do prazo assinalado não apresentarem a Declaração Jurada de Suspensão Temporal de Atividade Comercial, a quem será enviada carta determinando um mês adicional para apresentar a Declaração Jurada. Caso esta não seja apresentada, o SII aceitará de oficio seu Encerramento de Atividades. Declaração Jurada de Suspensão Temporal de Atividade Comercial A apresentação da “Declaración Jurada de Suspensión Temporal de Giro”, Formulário 2125, permite aos contribuintes não dar aviso do Encerramento da Atividade Comercial durante um ano. Ao final de tal período, se o contribuinte continua declarando sem movimento ou não declarando, deverá apresentar nova “Declaración Jurada de Suspensión Temporal de Giro” ou o respectivo aviso de Encerramento. A apresentação de tal declaração jurada não exime os contribuintes da apresentação normal de suas declarações tributárias obrigatórias (F-22, F-29, etc.). Fonte: http://www.sii.cl/portales/mipyme/termino_negocio.htm - Proteção à informação privada - privacy & data protection Em consonância com a Constituição, o Código do Trabalho consagra a privacidade do trabalhador como aspecto fundamental do emprego. Assim, o artigo 5º do Código estabelece, dentre as garantias constitucionais dos trabalhadores, a privacidade. Da mesma forma, é garantido ao empregador o direito ao acesso a todas as informações e dados de todos os seus trabalhadores, gerados durante a relação de trabalho. 3) CAPACITAÇÃO - Informações básicas sobre cursos/oficinas gratuitas ou pagas, presenciais ou a distância, bem como sobre literatura especializada disponíveis sobre diferentes aspectos da gestão empresarial: No Chile há incentivos especiais para capacitar os trabalhadores e melhorar a produtividade e a manutenção da competitividade do país nos mercados internacionais. O governo chileno oferece franquia tributária aos programas destinados ao treinamento e capacitação laboral. Administrada por meio do “Servicio Nacional de Capacitación y Empleo” (SENCE), a franquia permite às empresas classificadas como contribuintes de Primeira Categoria da Lei de Imposto de Renda

Page 40: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

40

descontar os custos destinados à capacitação, com valor máximo de 1% da planilha de remunerações imponíveis anuais, do pagamento de seus impostos corporativos. A empresa pode usar os 10% da redução tributária para financiar diagnóstico de suas necessidades de capacitação, e 15% para operar um departamento de capacitação. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/faq/ CORFO: http://www.becascapitalhumano.cl/

Gestão financeira, Gestão de pessoal, Marketing e Técnicas de Venda Há diversas instituições de ensino que ministram cursos de capacitação em gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e vendas. Entre elas, destacam-se: Universidade Adolfo Ibañez (http://www.uai.cl/), PUC Chile (http://www.uc.cl/), Universidad de Los Andes (http://www.uandes.cl/) e IEDE (http://www.iede.cl/).

(i) Como realizar pequenas exportações a partir do Brasil

Exporta Fácil dos Correios: O Exporta Fácil é um conjunto de serviços dos Correios do Brasil que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas (artesãos, agricultores, etc.) que desejam exportar seus produtos de maneira simples. Como funciona o Exporta Fácil? O exportador contrata a logística postal de sua mercadoria até o país de destino, e os Correios providenciam o registro da operação no Sistema de Comércio Exterior - SISCOMEX da Receita Federal. Tudo sem custos adicionais ou burocracia. Quem exporta pelo Exporta Fácil não precisa obter antecipadamente o registro de Importador/Exportador, nem aguardar a emissão da Declaração Simplificada de Exportação. Para usar o Exporta Fácil basta seguir alguns passos:

1. Procurar uma das Agências dos Correios no Brasil. Pode exportar de qualquer cidade brasileira. 2. Preencher o formulário único de postagem do serviço (AWB). Ele é autoexplicativo. O preenchimento também pode ser feito pela Internet. Assim, o interessado leva o formulário pronto ao correio. 3. Fazer a postagem na agência. Quem tem um contrato com os Correios, pode usar o serviço Disque Coleta (* 3003-0100 - Destinado a capitais, regiões metropolitanas e cidades - sedes de DDD; * 0800 725 7282 - Vale para todas as demais localidades brasileiras que não têm tecnologia para serem atendidas pelo 3003). A partir desse momento os Correios serão os responsáveis pelo seu produto.

Mais informações sobre o Exporta Fácil dos Correios: http://www.correios.com.br/para-sua-empresa/exportacao-e-importacao/exportacao

Page 41: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

41

Outras informações sobre transportes: http://www.investexportbrasil.gov.br/informa%C3%A7%C3%B5es-gerais?l=pt-br

(ii) Como realizar estudos de mercado

No portal Invest&ExportBrasil há informações disponíveis sobre pesquisas de mercado: http://www.investexportbrasil.gov.br/pesquisas-de-mercado Também podem ser contratadas empresas de consultoria para preparação de estudos de mercado. Contatos sugeridos: WORLD TRADE CENTER SANTIAGO Av. Nueva Tajamar 481, sala 202, Las Condes, Santiago, Chile Tel: +56 2 23397000 [email protected] www.wtcs.cl Price Waterhouse Coopers Av. Andrés Bello 2711, 5º andar, Las Condes, Santiago Tel.: (56 2) 2940 0707 [email protected] www.pwc.com/cl Corporación de Desarrollo Tecnológico de Bienes de Capital Marchant Pereira 3188, Ñuñoa, Santiago, Chile Tel:(56 2) 2694 3800 [email protected] http://www.cbc.cl/

(iii) Como participar em feiras e eventos comerciais Para detalhes sobre local e data, consultar o portal Invest & Export Brasil (http://www.investexportbrasil.gov.br/calendario-brasileno-de-exposiciones-y-ferias) ou enviar e-mail para o Secom Santiago ([email protected]). Principais Feiras anuais EDIFICA Feira Internacional de Maquinaria, Equipamentos e Sistemas de Construção. Feira de máquinas, materiais de sistema, tecnologias, equipamentos, serviços, softwares e produtos em geral para o setor da construção. Promotor: FISA S.A. E-mail: [email protected] www.fisa.cl Moneda 1160, 11º andar, Centro - Santiago E-mail: [email protected]

Page 42: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

42

Tel: (56 2) 2530 7000 http://www.feriadelaconstruccion.cl/salon_edifica.php ESPACIO FOOD AND SERVICE Destinada a fornecedores, produtores e distribuidores de matérias primas, produtos e serviços, equipamentos, arquitetura, logística e outros serviços associados à indústria. Promotor: Espacio Riesgo. Avenida El Salto 5000, Huechuraba, Região Metropolitana http://espaciofoodservice.cl/ EXPO HOSPITAL Exposição internacional de produtos, serviços e tecnologias para hospitais, clínicas e laboratórios. Promotor: FISA S.A. Moneda 1160, 11º andar, Centro - Santiago Tel.: (56 2) 2530 7000 [email protected] www.expohospital.cl www.fisa.cl Principais Feiras Bianuais AGROTECH Exposição Internacional de maquinário, equipamentos, serviços e insumos dos setores agropecuários e agroindustriais. Promotor: FISA S.A. Moneda 1160, 11º andar, Centro - Santiago Tel: (56 2) 2530 7000 [email protected] www.fisa.cl EXPOMIN Exposição Mundial de Mineração. Feira internacional para a indústria de mineração. Promotor: FISA S.A. Moneda 1160, 11º andar, Centro - Santiago Tel.: (56 2) 2530-7000 [email protected] www.expomin.cl www.fisa.cl EXPO NAVAL Exposição internacional de defesa naval e marítima para América Latina. Promotor: FISA S.A. Moneda 1160, 11º andar, Centro – Santiago Tel: (56 2) 2530 7000 [email protected] www.exponaval.cl www.fisa.cl

Page 43: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

43

FIDAE Feira Internacional do Ar e Espaço. Feira aeroespacial e de defesa. Promotor: FIDAE Av. Diego Barros Ortiz 2300, Setor Norte, Pudahuel - Santiago Tel: (56 2) 2976 9502 [email protected] www.fidae.cl Outros links para consultas de feiras e atividades comerciais: http://www.prochile.gob.cl/calendario-de-actividades/ http://www.portalferias.com/ferias-chile/p14/ 4) ASSISTÊNCIA JURÍDICA, CONTÁBIL E FISCAL - Funções de assessores jurídicos, desde a fase de criação de empresas (criação de pessoa jurídica, escolha do tipo de empresa mais adequado, definição das atividades de negócio) até o seu funcionamento, incluindo questões fiscais, contábeis e trabalhistas Tais conteúdos estão explicados no item 1b. Para assessoria jurídica sugere-se contato com algum dos escritórios jurídicos associados à Câmara Chileno-Brasileira de Comércio (CCBC): Albagli, Zaliasnik Abogados http://www.az.cl/ Baranda y Cía., Abogados http://www.baranda.cl/ Chirgwin Abogados http://www.chirgwin.cl/ Wagermann y Cia. http://wycia.cl/ Lagos Maclean http://www.lmabogados.cl/ Montt Y Cia S.A. http://www.monttgroup.com/ Philippi , PrietoCarrizosa & Uria http://www.prietocarrizosa.com/ 5) REGULAMENTAÇÃO APLICÁVEL A MERCADORIAS - Normas de qualidade e de segurança O “Instituto Nacional de Normalización” (INN ) é o órgão do governo chileno encarregado da normatização técnica no país: http://www.inn.cl/

Page 44: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

44

- Produtos submetidos à política comercial comum: Cotas, contingentes e vigilância Informações sobre a política comercial do Chile podem ser obtidas em: https://www.direcon.gob.cl/ - Normas sanitárias, embalagens e rótulos (incluindo tradução dos rótulos de produtos importados) Os produtos embalados devem estar marcados de forma que mostrem a qualidade, pureza, ingredientes ou misturas, assim como o peso neto ou medida dos conteúdos. Os alimentos embalados ou enlatados importados ao Chile devem exibir etiquetas em Espanhol, detalhando todos os ingredientes, aditivos, datas de fabricação e vencimento, junto ao nome do produtor ou embalador ou distribuidor, além do importador, sem prejuízo dos requisitos de regulação específicos que se estabeleça para cada tipo de alimento. Da mesma forma, é preciso converter todos os tamanhos e pesos dos conteúdos netos ao sistema métrico. Quanto aos “pallets” que ingressem com mercadorias no país, se exige tratamento e selo ("carimbado") que certifique que a madeira está desinfetada (livre de pragas). Normas para Pessoas naturais e jurídicas que importam produtos alimentícios e/ou despachantes de aduanas com autorização vigente: Importante: em ambos os casos, as pessoas devem estar registradas no sistema Autoridade Sanitária Digital do Ministério da Saúde. Vigência: A resolução de autorização mantém sua vigência até que os produtos da importação sejam utilizados totalmente, ou até a data de vencimento de cada produto. Documentos Requeridos - Certificado de destinação aduaneira (CDA). - Cópia de fatura de compra. - Cópia da resolução sanitária do depósito autorizado (no caso dos procedimentos eletrônicos somente se adjunta uma vez). - Certificado sanitário do país de origem do produto, válido para cada importação ou certificado de livre venda dos produtos. - Ficha técnica emitida pelo fabricante do produto, em espanhol, para os produtos importados por primeira vez ao país ou com mudança de fórmula a respeito dos importados previamente. Custo: depende dos quilos do produto. As tarifas são atualizadas uma vez ao ano automaticamente (10 de janeiro de cada ano), conforme a variação experimentada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Marco Legal: Lei N° 18.164, do Ministério da Fazenda. Regulamento Sanitário dos Alimentos, Decreto 977/96, do Ministério da Saúde - normativa que rege seu controle e fiscalização.

Page 45: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

45

Resolução 473/08, Ministério da Saúde. Fonte: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/ver/184 - Marcas e patentes O conteúdo da Lei de propriedade industrial pode ser acessado em: http://www.inapi.cl/portal/normativa/603/w3-article-631.html - Particularidades do sistema de medição e pesagem utilizado na jurisdição O sistema de medição e pesagem no Chile é o mesmo adotado no Brasil. - Adaptação de embalagem e rótulos à regulamentação local e proibição de uso de substâncias controladas Lei de etiquetado de alimentos: Lei nº 20.606, disponível em: https://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1041570 Os alimentos embalados devem conter em seu rótulo a advertência aos usuários sobre os altos níveis de açúcar, calorias, sódio e gorduras saturadas que compõem o produto. O regulamento da Lei de etiquetado de alimentos busca: - Melhorar a informação disponível sobre os alimentos, simplificando a informação nutricional dos componentes relacionados com obesidade e outras doenças não transmissíveis. - Proteger as crianças e adolescentes da publicidade de alimentos “ALTOS EM” nutrientes relacionados com a obesidade e outras doenças não transmissíveis. - Melhorar a oferta e a disponibilidade de alimentos nos estabelecimentos educacionais. Fonte: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/ver/40557 6) PATENTES E PROPRIEDADE INTELECTUAL - Registro de novas marcas e proteção da propriedade intelectual – procedimentos O procedimento para se registrar marca comercial no Chile compreende basicamente três etapas: ingresso e exame de forma da solicitação, gestões para a publicação no Diário Oficial e exame do conteúdo da solicitação. Formas de apresentar as solicitações: a) Presencial: ingressando o formulário respectivo no INAPI (Av. Libertador Bernardo O´Higgins 194, 1º andar, de 9:00 a 14:00 horas, Segunda a Sexta). O formulário deve ser digitado e em seguida deve ser paga a taxa, em conta única fiscal, mediante o Formulário Nº 10 sobre Ingressos

Page 46: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

46

Fiscais. Este pagamento deve ser realizado previamente em um Banco ou Instituição arrecadadora de impostos. b) Online: ingressando a solicitação eletrônica em www.inapi.cl. Neste caso, a taxa deve ser paga eletronicamente (débito em conta corrente, cartão de crédito, de débito, etc.). Para ingressar suas solicitações online, é necessário estar registrado como usuário, assim pode-se obter a identificação de usuário e senha, caso contrário o sistema não permitirá acesso. Etapas de tramitação: 1.- Apresentação: O procedimento para registro de uma marca inicia-se com a apresentação de uma solicitação, utilizando os formulários padrões que o INAPI disponibiliza para apresentação, seja presencial ou eletrônica. 2.- Exame da forma: Apresentada a solicitação, o INAPI examina os aspectos formais do formulário, especialmente os antecedentes do solicitante, procuração, símbolo pedido e a descrição dos produtos e/ou serviços específicos que se solicita proteger. Se houver alguma observação, estas deverão ser esclarecidas em 30 dias úteis. Sem observações ou se estas forem corrigidas, a solicitação será aceita, devendo o solicitante requerer a publicação dentro dos 20 dias seguintes. 3.- Publicação no Diário Oficial: Uma vez aceito o procedimento começa a correr o prazo de 20 dias úteis para solicitar a publicação, mediante pagamento da taxa do Diário Oficial. É possível gestar a publicação online em: www.diariooficial.cl, ou diretamente no link: http://pagos.diarioficial.cl/pagomarcas/. 4.- Período de espera de oposições: Uma vez publicado no Diário Oficial, começa a correr o prazo de 30 dias úteis para que qualquer interessado apresente oposição, que deve estar fundamentada em alguma das causais contempladas no artigo 20 da Lei nº 19.039. 5.- Exame do conteúdo: Após a publicação no Diário Oficial e não tendo sido apresentado perante o INAPI nenhuma oposição à solicitação dentro do prazo legal, o INAPI analisa os fundamentos que determina, finalmente, se a marca solicitada cumpre corretamente com os requisitos de registro para ser aceita como uma nova marca comercial registrada. Desta forma, a solicitação é examinada em aspectos relativos a ser genérica; descritiva; se induz a erro por enganar ou confundir o consumidor; se é contrária à ordem pública ou à moral; se contém símbolos pátrios; ou seja, é analisada em todas suas especificidades de acordo com o Art. 20 da Lei de Propriedade Industrial. Resolução definitiva: Finalizado o exame do conteúdo, o INAPI ditará resolução definitiva, decidindo:

(i) Aceitar o registro da marca se esta não tiver nenhum impedimento; (ii) Rejeitar, dando aviso prévio ao solicitante de que sua marca será rejeitada e

concedendo 30 dias para apresentar argumentos. Finalizado este exame por parte do INAPI, a solicitação de marca pode:

Page 47: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

47

· Ser OBSERVADA em seu conteúdo, para o qual o usuário pode responder a esta observação dentro do prazo de 30 dias úteis. · Ser ACEITA como marca, neste caso deverá pagar e acreditar pagamento dos direitos definitivos no INAPI. · Ser REJEITADA como marca, o que significa que não poderá ser registrada. De qualquer maneira, a lei estabelece que o interessado pode apelar de tal decisão perante o Tribunal de Propriedade Industrial, o que requer representação de advogado. 6.- Acreditação de pagamento de registro: se a solicitação foi aceita, o solicitante conta com prazo de 60 dias para o pagamento da taxa de registro. 7.- Outorga do número de registro: Uma vez comprovado o pagamento no INAPI, será outorgado número de registro. As marcas têm duração de 10 anos desde a data do registro renováveis a cada 10 anos. Tipos de formulários de marcas O Chile possui sete tipos de formulários para apresentação de solicitações de registro de marcas comerciais. As solicitações são multi-classes, ou seja, no mesmo formulário de produtos podem ser pedidos mais de uma classe de produtos, ou no mesmo formulário de serviços podem ser pedidos mais de uma classe de serviços. Entretanto, não é possível pedir, no mesmo formulário, produtos e serviços ao mesmo tempo. Os sete tipos de formulários servem para distinguir: PRODUTOS: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para uma marca que distinga um ou mais produtos, que sejam ou não da mesma classe. Para o cálculo do pagamento, dependerá do número de classes solicitadas, independente do número de produtos que compreenda cada classe. SERVIÇOS: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para marca que distinga um ou mais tipos de prestações de atividades lícitas que consistam em serviços. ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para marca que distinga um estabelecimento no qual se compra e vende um ou mais produtos que correspondam a uma ou mais classes. Deverão ser detalhados os produtos de cada classe (o único formulário que tem cobertura por região, em consequência, se paga por classes e por região solicitada). ESTABELECIMENTOS INDUSTRIAIS: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para marca que distinga um estabelecimento que se dedique a fabricação ou elaboração de um ou mais produtos de uma ou mais classes de produtos. Deverão ser detalhados os produtos de cada classe (se paga por classe ou classes de produtos solicitados). FRASES DE PROPAGANDA: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para frase que sirva para publicar uma marca previamente inscrita. Em consequência, para requerer uma frase de propaganda, é necessário contar com registro de marca. A cobertura da Frase de Propaganda depende do registro a publicar. Na Solicitação de Frase de Propaganda, pode-se limitar a

Page 48: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

48

cobertura, mas não se pode obter mais cobertura do que compreende o registro invocado ou a que se aplica. MARCAS COLETIVAS: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para marca que será usada coletivamente e que distinga a procedência, o material, o modo de fabricação ou outra característica comum de um bem ou serviço, produzido por uma associação, permitindo diferenciá-la dos produzidos por outros que não pertencem a tal agrupação. Estas marcas não podem ser transferidas nem concedidas. MARCAS DE CERTIFICACÃO: Mediante este formulário pode-se solicitar proteção para marca destinada a ser aplicada a produtos ou serviços, com o objeto de acreditar alguma ou algumas determinadas características comuns dos mesmos. A função de tais marcas é certificar ou garantir que os produtos ou serviços que distinguem cumpram com certos padrões pré-estabelecidos, para o qual deveria existir um controle prévio e contínuo do responsável de certificar. Valores de tramitação de marcas comerciais Os pagamentos de taxas ou direitos em caso de marcas novas no Chile estão divididos em duas etapas: no início da apresentação da solicitação e no final da tramitação, ou seja, uma vez aceitas a registro (neste último caso o solicitante dispõe de 60 dias para pagar e comprovar o pagamento de direitos finais). O pagamento inicial é de 1 Unidade Tributaria Mensal (UTM) e o pagamento final é 2 UTM por cada classe solicitada. O custo total de registrar uma marca no Chile é de 3 UTM total por cada classe solicitada. Além disso, deve ser considerada a obrigação legal de se publicar extrato da solicitação no Diário Oficial do Chile. O custo desta publicação dependerá da extensão da descrição dos produtos e/ou serviços. Uma vez notificada (por carta certificada ao domicílio do solicitante ou de seu representante), a resolução que aceita a registro uma marca, deve-se efetuar, dentro dos 60 dias úteis seguintes, o pagamento final. Detalhe das taxas fixadas para o caso de registro de marcas novas no Chile:

PAGAMENTO

INICIAL

CUSTO PUBLICAÇÃO Diário Oficial

(**)

PAGAMENTO FINAL OBSERVAÇÕES

PRODUTOS 1 UTM Cálculo caso a caso 2 UTM Por cada classe

solicitada

SERVICOS 1 UTM Cálculo caso a caso 2 UTM Por cada classe

Page 49: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

49

ESTABELECIMENTO COMERCIAL 1 UTM Cálculo

caso a caso 2 UTM Por cada classe e região solicitada

ESTABELECIMENTO INDUSTRIAL 1 UTM Cálculo

caso a caso 2 UTM Por cada classe solicitada

FRASE PROPAGANDA 1 UTM Cálculo

caso a caso 2 UTM Não está sujeita ao pagamento por classe solicitada

(*) Sobretaxa 20% a partir do segundo mês

O pagamento pode ser feito de forma presencial, imprimindo a ordem de pagamento disponível na página web do INAPI e pagando em qualquer banco ou na Tesouraria Geral da República. Se for pago em forma presencial deverá comprovar o pagamento nas dependências do INAPI apresentando o comprovante de pagamento na recepção, dentro do prazo legal. As solicitações sem comprovante de pagamento dentro do prazo serão consideradas abandonadas e arquivadas. O pagamento online no endereço eletrônico da Tesouraria Geral da República é a única forma de comprovação de pagamento de forma automática, ou seja, não é necessário comparecer as dependências do INAPI. Apresentação de poderes Quando o solicitante de registro de marca comercial é uma empresa ou várias pessoas ,aqueles que solicitam a marca devem atuar representados, e seu representante deve apresentar os poderes correspondentes para realizar a tramitação da solicitação de registro de uma marca comercial. Por isso, é recomendável que ANTES de apresentar online ou de forma presencial a solicitação, compareça, por uma única vez, ao INAPI, levando cópias autorizadas perante notário da escritura de constituição da sociedade junto ao formulário de custódia, denominado "FPI-50", disponível em: www.inapi.cl. Apresentados os documentos comprobatórios do representante da pessoa jurídica ou dos titulares, o INAPI entregará um número de custódia que poderá ser citado em todas as solicitações que apresente em forma presencial ou online, incluídas as que sejam apresentadas no futuro. Caso resida fora de Santiago, o solicitante pode enviar os documentos por correio certificado para Av. Libertador Bernardo O´Higgins 194, piso 1, Oficina de Partes, Santiago. Se a empresa foi constituída através da plataforma "Empresa en un día", o solicitante deverá enviar o formulário PFI-50 com os dados solicitados e o Certificado de Estatutos Atualizado em formato PDF ao correio eletrônico: [email protected]. O Certificado de Estatutos Atualizado deve ser baixado do endereço eletrônico da plataforma “Empresa en un Día” (http://www.empresasenundia.cl/). Após os documentos serem recebidos e processados, o INAPI comunicará por e-mail o número de custódia atribuído.

Page 50: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

50

Também é possível apresentar a solicitação sem indicar o número de custódia. Contudo, como se trata de exigência formal para o processo, no momento em que o INAPI realizar o exame do conteúdo da solicitação o registro deverá ser acompanhado de procuração. Isto significará demora adicional no tempo de tramitação da solicitação. Apresentação de escritos O solicitante ou seu representante podem apresentar escritos perante o INAPI para responder alguma observação, formular petição a respeito do processo em trâmite ou para informar algum antecedente adicional. Pode-se apresentar os escritos pessoalmente na sede do INAPI ou via Internet. Caso o solicitante decida realizar as apresentações de escritos via Internet, o INAPI estabeleceu um procedimento denominado “enrolamiento”. “Enrolamiento” É um procedimento que, uma vez realizado, permitirá apresentar escritos online. Para tal procedimento, é preciso estar registrado como usuário do portal de trâmites do INAPI (www.inapi.cl). No momento de solicitar o “enrolamiento”, tanto o RUT como o correio eletrônico devem coincidir completamente com os dados registrados no portal do INAPI e com os dados ingressados nas solicitações de marcas. Para o procedimento é preciso baixar o formulário FPI.51 em: www.inapi.cl, completando os antecedentes requeridos. Este formulário deve ser apresentado na sede do INAPI somente por pessoas naturais titulares ou representantes das marcas ou patentes solicitadas. Deve-se apresentar cédula de identidade ou acompanhar fotocópia autorizada perante cartório da cédula de identidade, no caso de não comparecer a pessoa aplicante. Caso resida fora de Santiago, o solicitante pode enviar por correio certificado (INAPI - Av. Libertador Bernardo O´Higgins 194, 1º andar, Santiago, “Oficina de Partes”) o formulário PFI.51 e cópia autorizada perante cartório da cédula de identidade (da pessoa que inscreve). Formulários disponíveis em: http://ion.inapi.cl:8080/Marca/FormulariosImprimibles.aspx Fonte: www.inapi.cl 7) ÓRGÃOS E ENTIDADES LOCAIS DE FOMENTO E APOIO AO EMPREENDEDORISMO - Listagem, incluindo o tipo de apoio oferecido por cada um ao empreendedorismo e à integração de estrangeiros em geral (prestação de informações, assessoria ao microempresário, organização de oficinais e seminários, orientações personalizadas sobre como abrir uma empresa; formas de solicitar apoio e dados de contato e outros):

(i) Órgãos governamentais (âmbito federal, estadual, municipal) Direção de Promoção e Exportação – PROCHILE Instituição do Ministério de Relações Exteriores encarregada da promoção da oferta exportável de bens e serviços chilenos e de contribuir com a divulgação do investimento estrangeiro e o fomento do turismo. A ProChile conta com rede nacional formada por 15 Direções Regionais localizadas em cada região do país e dois escritórios comunais (San Fernando e Ñuble), que também são espaços de encontro para o setor exportador. Os escritórios contam com profissionais com conhecimento

Page 51: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

51

sobre a oferta regional e que poderão orientar os exportadores com informação especializada para facilitar seu processo de internacionalização. Também possuem 55 escritórios comerciais localizados estrategicamente em potenciais mercados globais para atender os interessados em fazer negócios com o Chile. Contato: Teatinos 180, 10º andar, Centro, Santiago Tel.: (56 2) 2827 5100 http://www.prochile.gob.cl/ São Paulo: Av. Paulista, 1009, 10º andar, Sala 1002, São Paulo-SP Tel.: (55 11) 3251 1578/3289 2983 Corporação de Fomento a Produção - CORFO A Corporação de Fomento a Produção (Corfo), criada em 1939, é o organismo do Estado chileno encarregado de impulsionar a atividade produtiva nacional e fomentar o investimento, a inovação e o empreendimento. Maiores detalhes e informações sobre como postular aos programas e concursos de CORFO podem ser encontradas em: http://www.corfo.cl/programas-y-concursos. Contato: Moneda 921, Santiago Tel.: (56 2) 2631 8200 www.corfo.cl START-UP CHILE Start-Up Chile é um programa criado pelo governo do Chile para atrair empreendimentos de alto conteúdo tecnológico, em etapa inicial de desenvolvimento. O objetivo é que tais empreendedores de alto potencial possam usar o Chile como plataforma de desenvolvimento de seus projetos. Além disso, o objetivo do programa é posicionar o Chile como um polo de inovação e empreendimento na América Latina. Start-Up Chile tem um vasto portfólio de empreendimentos, recebendo entre 200 – 250 companhias por ano. Contato: Lastarria 17, Santiago [email protected] http://startupchile.org/

(ii) Órgãos não-governamentais, incluindo Câmaras de Comércio, associações comerciais locais, entidades religiosas de assistência, entidades/ONGs de assistência social, instituições de ensino e/ou profissionais envolvidas e outros escopo das atividade:

Câmara Chileno Brasileira de Comércio, Indústria, Turismo e Transporte Av. Alonso de Córdoba 5870, Sala 1811 Edifício Quantum Las Condes, Santiago Tel.: (56 2) 2231 1144/ 2234 4506 [email protected] / [email protected]

Page 52: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

52

www.camarachilenobrasilena.cl Confederación de la Producción y del Comercio - CPC Monseñor Sótero Sanz 182, Providencia, Santiago Tel: (56 2) 2231 9764 www.cpc.cl Sociedad de Fomento Fabril - SOFOFA Av. Andrés Bello, 2777, 3º andar, Las Condes, Santiago Tel: (56 2) 2391 3100 [email protected] www.sofofa.cl Cámara Nacional de Comercio, Servicios y Turismo de Chile - CNC Merced 230, Centro, Santiago Tel: (56 2) 2365 4000 [email protected] www.cnc.cl Cámara de Comercio de Santiago – CCS Contato: Monjitas 392, Centro - Santiago Tel: (56 2) 2360 7000 [email protected] www.ccs.cl Asociación de Emprendedores de Chile – ASECH Associação de empreendedores que reúne mais de 20.000 sócios de diversos setores, idades e realidades. Cursos e programas oferecidos: http://www.asech.cl/ Contato: San Sebastián 2957, Las Condes, Santiago Tel: (56 2) 3209 1426 [email protected] http://www.asech.cl/

(iii) SECOM Desenvolvimento de ações de promoção comercial com objetivo de fomentar as exportações brasileiras, apoiar a internacionalização e a inserção de empresas brasileiras no mercado chileno, facilitar o intercâmbio bilateral de investimentos e promover Brasil como um destino turístico. Contato SECOM Santiago: Setor de Promoção Comercial, Turismo e Investimentos (SECOM) Av. Apoquindo 3039, 2º andar, Las Condes, Santiago Tel.: (56 2) 2876 3440

Page 53: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

53

e-mail: [email protected] http://santiago.itamaraty.gov.br Guia Como Exportar 2016: Os guias da série "Como Exportar" oferecem informações sobre países específicos ou mercados integrados de interesse do exportador brasileiro. Apresentam dados sobre perfil sociopolítico, comércio exterior, economia e finanças, canais de distribuição, legislação, acesso a mercado, bem como recomendações a empresas brasileiras. https://investexportbrasil.dpr.gov.br/arquivos/Publicacoes/ComoExportar/CEXChile.pdf 8) FINANCIAMENTO - Fontes de financiamento e empréstimos, incluindo instituições bancárias e entidades de economia social e solidária - procedimentos e requisitos - Programas locais de incentivo fiscal a empresas de pequeno e médio porte A “Corporación de Fomento de la Producción” (CORFO) possui programas de promoção ao desenvolvimento industrial. Conta com uma ampla gama de instrumentos de apoio à gestão e ao desenvolvimento da pequena e média empresa. Os instrumentos de fomento pertencem a dois fundos concursáveis orientados ao fomento produtivo (Profo) e ao desenvolvimento tecnológico (Fontec). A CORFO põe à disposição das empresas diversos instrumentos, que incluem créditos em longo prazo e financiamentos solidários. Esta última opção cobre parcialmente o custo de modernização das empresas e exige a contribuição de parte delas, assegurando que as iniciativas empreendidas sejam de real interesse para os beneficiários. A fim de aumentar a eficiência de suas funções, a CORFO estabeleceu rede de colaboração integrada por instituições chilenas e estrangeiras que contribuem ao desenvolvimento empresarial. Parte dessa rede é composta por organizações privadas nacionais cuja participação permite ampliar a cobertura da ação de fomento produtivo, administrar os fundos com maior agilidade e contar com um conhecimento mais certeiro das necessidades empresariais. Com relação a financiamentos, a CORFO apoia estudos de pré-investimento realizados por empresas interessadas em desenvolver projetos, por exemplo, na região de Arica (províncias de Arica e Parinacota), região de Arauco (província de Arauco e as localidades de Lota e Coronel da província de Concepción), e a região Austral (Região de Aysén, de Magallanes e a província de Palena na Região dos Lagos). Nas regiões de Arica e Austral, este subsídio cobre até 50% do custo dos estudos de pré-viablidade e viabilidade de projetos de investimento, com um valor máximo de $ 5 milhões por beneficiário. Na região de Arauco, cobre até 80% do custo dos estudos de pré-viabilidade e até 60% dos estudos de viabilidade, com um valor máximo de $ 8 milhões por beneficiário. A Corfo ainda oferece uma série de benefícios adicionais para as áreas cobertas pelos “Planes Arica”, assim como para as províncias de Arauco (VIII Região) e Valparaíso (V Região). Os projetos de investimento com valor mínimo de US$ 100 mil cumprem os requisitos para receber tais incentivos, que incluem: - Incentivo para os estudos de pré-investimento, que cobre 50% do custo do estudo em zonas cobertas pela Lei Arica, com um valor máximo de US$ 8 mi.

Page 54: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

54

- Co-financiamento dos custos de investimento: há incentivos para cobrir parte do custo da compra de propriedades, construção, equipamento, e em alguns casos, para instalação dos serviços básicos. As condições desses incentivos variam de maneira significativa dependendo da localização do projeto. - Subsídio para mão de obra contratada: o objetivo é reduzir custos de contratação de trabalhadores residentes nas regiões de Arica, Arauco e Austral, estimulando a instalação de empresas, absorção de mão de obra e sua qualificação. - Incentivo para capacitação dos trabalhadores: os investidores podem solicitar incentivos de até US$780- US$2.000 por empregado na região coberta pelo Plano Arica, com a finalidade de treinar e capacitar novos trabalhadores. Há também esse tipo de incentivo para outras zonas especiais. -Garantias de crédito: para ajudar os investidores a obter financiamento, a Corfo oferece garantias ao crédito. Fonte: http://www.investchile.gob.cl/es/faq/ Servicio de Cooperación Técnica – Sercotec Trata-se de instituição subordinada ao Ministério de Economia, Fomento e Turismo, dedicada a apoiar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas e os empreendedores do país, oferecendo linhas de financiamento, tais como: “Capital Semilla” e “Capital Abeja”. Os instrumentos e serviços oferecidos são os seguintes: - fundo de desenvolvimento de negócios “Crece” e serviços de apoio à promoção de canais de comercialização; - assessoria e acompanhamento do fundo de assessorias empresariais “Mejora Negocios”; serviço gratuito de assessoria legal virtual e os centros de desenvolvimento de negócios que operam em todas as regiões do país; - formação empresarial e o portal de capacitação, com cursos online gratuitos; - fundo para negócios associativos; o serviço de redes de oportunidades de negócios; apoio para o fortalecimento de grêmios representantes de micro e pequenas empresas, tanto de nível regional como nacional; apoio a modernização de feiras livres e o programa de fortalecimento de bairros comerciais. A entrega de recursos para investimento agrega conhecimento em forma de assistência técnica, a fim de melhorar as capacidades dos empreendedores para iniciar e aumentar sustentavelmente o valor de seus negócios. Cada região do país conta com planos e estratégias de desenvolvimento, que guiam a ação da Sercotec nos territórios. Assim, os escritórios regionais decidem como orientar preferencialmente seus recursos, incentivando e impulsionando vantagens competitivas de determinados setores produtivos, ou resolvendo falhas de mercado que impedem que as empresas e os empreendedores locais contribuam plenamente ao desenvolvimento regional. Pesquisa sobre o ambiente empreendedor no Chile: http://sgc.sercotec.cl/ksemilla/Boletin_EME_geografia.pdf Fonte: http://www.sercotec.cl/

Page 55: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

55

- Plano de negócio para apresentação a potenciais investidores: orientações para sua elaboração, modalidades, requisitos e documentação necessária O Plano de Negócios deve conter a descrição do projeto, orçamento, base de custos reais demonstráveis e ser coerente com a envergadura e complexidade técnica das atividades a realizar. De maneira geral, o projeto deve conter as seguintes informações: a. Plano de Recursos Humanos: inclui remunerações e honorários do pessoal técnico e profissional contratado para a execução de projeto (incluídos especialistas e assessores). b. Previsão de Gastos de Operação: corresponde aos gastos diretos associados à execução de projetos, como: materiais; aluguel de espaço físico; transporte, aluguel de veículos: compra de bens não inventariáveis relacionados com as atividades do projeto; custo financeiro de garantias; atividades de difusão, capacitação e/ou treinamento, como organização de eventos (seminários, ateliers, fórum), visitas a empresas, exibições e publicações. c. Projeção dos Gastos de Investimento: corresponde aos gastos em aquisição de equipamento, e/ou melhorias de bens inventariáveis destinados ao projeto. Estes gastos deverão ser justificados e relacionados com o desenvolvimento do projeto. d. Gastos de Administração: Poderão ser orçados nesta conta gastos indiretos associados a execução do projeto, tais como serviços básicos (eletricidade, agua, gás, limpeza, Internet, telefonia fixa e móvel), serviços de contabilidade e pessoal administrativo de apoio. Dependendo da postulação, podem ser solicitados antecedentes legais, como constituição legal ou comprovante do início de atividades perante o Serviço de Impostos Internos; natureza jurídica do projeto/empresa, requisitos de carácter tributário, entre outros, podendo ser solicitados antecedentes adicionais ou complementários. Fonte: www.corfo.cl 9) JOINT VENTURES E AQUISIÇÕES - Estabelecimento de parcerias - Associação a empreendimentos em operação - Aquisições de empresas Informações sobre a legislação atinente a joint ventures pode ser acessada em: http://www.sii.cl/preguntas_frecuentes/renta/001_002_4529.htm 10) COSTUMES E DIFERENÇAS LOCAIS, CULTURA DE NEGÓCIOS, IDIOMA - Particularidades locais que afetam o planejamento dos negócios - horários de funcionamento/período de "siesta"; épocas de férias e suas implicações sobre programação de reuniões, eventos, lançamentos de produtos, bem como sobre a organização administrativa interna das empresas

Page 56: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

56

O horário habitual de funcionamento comercial em escritórios é de segunda a sexta-feira, de 9hs a 18hs, com uma hora de almoço, em geral, de 13hs a 14hs. Não há costume de “siesta” no Chile. O período de férias, em geral, recai nos meses de janeiro, fevereiro e julho. Nesses meses não se recomenda a organização de eventos ou viagens de negócios, já que muitas pessoas se encontram fora do ambiente de trabalho. O período ideal para se executar atividades comerciais de qualquer natureza no Chile é entre março a novembro, evitando o mês de julho e, também, setembro (comemoração da festa pátria local). - Calendários locais de compras por parte de empresas e organizações, sobretudo para setores comerciais de varejo que trabalham com sazonalidades, como o de moda (lançamento de coleções); principais picos de vendas ao longo do ano em função de datas festivas; grandes liquidações de verão e de inverno De maneira geral, as compras sazonais mais relevantes no mercado local são de as de inverno e verão. Contudo, observa-se que o comércio varejista realiza compras e encomendas ao longo do ano, dependendo da necessidade e interesse específico em algum produto ou coleção. Existem algumas causas que podem gerar, eventualmente, flutuações sazonais, tais como o próprio calendário, em razão de festividades fixas ou móveis, e as diferenças na quantidade de dias nos meses do ano. Um exemplo é o aumento das vendas de carne bovina no mês de setembro em razão das comemorações das festas pátrias chilenas. As datas importantes fixadas pelas instituições para realizar certas atividades, como, por exemplo, períodos de férias e pagamento de impostos também devem ser consideradas. Nesses casos, o consumidor tende a gastar mais ou menos conforme suas necessidades/possibilidades. Um exemplo concreto seria a maior procura por aluguéis em casas ou apartamentos no litoral chileno durante os meses de janeiro e fevereiro. Já em março, o comércio varejista observa queda de vendas e consumo de maneira geral, pois se trata de mês de pagamento de impostos como o IPTU, IPVA, etc. Além disso, outra razão seria o efeito das estações do ano e o clima que, segundo a temporada, podem gerar impacto na produção ou nas vendas (ex.: colheitas, geadas, chuvas, etc.). E, finalmente, também se considera as expectativas de flutuações estacionais, que são esperadas e previstas, como, por exemplo, o aumento da produção de brinquedos nos meses precedentes ao Natal por expectativas de aumento de vendas futuras em dezembro. - Idioma(s) nos quais o empreendedor deverá ter fluência De maneira geral, facilita as relações interpessoais dominar o idioma local. Portanto, não é fundamental, mas sim ideal, que o empreendedor tenha fluência em espanhol, principalmente quando for residente no Chile e estiver em busca de trabalho. Entretanto, para reuniões de trabalho ou visitas empresariais, pode ser dispensável a fluência no idioma. Nesse caso, sugere-se, caso necessário, a contratação de intérprete ou tradutor que acompanhe o empresário/empreendedor em suas visitas/reuniões. - Como adaptar a folheteria e website da empresa para o idioma local

Page 57: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

57

Para eventos comerciais, como feiras e exposições, é importante contar com material de divulgação e folhetos traduzidos para o idioma local, iniciativa que demonstra consideração e preocupação de parte do empreendedor/empresário com potenciais parceiros comerciais e que pode facilitar as negociações. - Como preparar o serviço de atendimento ao cliente para o idioma local Em geral, o uso de outros idiomas para atendimento ao cliente não é prática comum no Chile, recomendando-se o emprego do espanhol. - Códigos não-escritos em negociações, expectativas e padrões no relacionamento entre empresários e entre empresários e clientes A cultura corporativa chilena engloba algumas peculiaridades: - O ambiente de negócios no Chile é mais formal do que em outros países da América do Sul; - Pontualidade é geralmente respeitada e esperada em ambiente de negócios. Entretanto, em ambiente informal (familiar ou amizades), o chileno adota postura menos rígida; - Os negócios costumam ser conduzidos de forma algo mais lenta do que na Europa e Estados Unidos; - A experiência profissional pode ser, por vezes, menos considerada do que os antecedentes pessoais; - As relações pessoais são importantes para se fazer negócios no Chile. Uma conversa cordial é habitual antes de se iniciar reuniões; - A tomada de decisões é geralmente centralizada e em nível superior. Sendo assim, recomenda-se contato com executivos de nível superior. Executivos de nível médio podem acompanhar as visitas seguintes; - Recomenda-se um bom primeiro contato com as secretárias dos executivos, que em geral são valorizadas. - Sempre é preferível realizar negócios pessoalmente, em lugar de telefone ou e-mail. Transações comerciais importantes podem requerer viagens; - Comunicações via e-mail podem retardar respostas. Recomenda-se complementar o e-mail com uma ligação anterior ou posterior, mencionando a comunicação eletrônica enviada ou por enviar; - Dentro do comportamento empresarial chileno, um pouco de humor é apreciado e aceito; - Espere ser interrompido durante uma reunião de negócios, fato que em geral não é considerado rude;

Page 58: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

58

- Apresente sempre um projeto bem organizado, com termos, opções e obrigações financeiras claramente definidas; - É recomendável solicitar a confirmação de acordos por escrito; - Em visitas a Santiago, dê preferência a hospedagens no setor oriente da cidade (Providencia, Las Condes ou Vitacura). Os chilenos, em geral, consideram as acomodações de seus parceiros comerciais como fator relevante ao avaliá-los. Links para consultas: http://www.cyborlink.com/besite/chile.htm http://www.ediplomat.com/np/cultural_etiquette/ce_cl.htm - Eventual necessidade/conveniência de contar-se com funcionário(s) locais familiarizados com a cultura do país/jurisdição Dependendo do setor de atividade, contar com funcionários locais com experiência e familiarizados com os costumes e a cultura do país pode ser conveniente para a empresa. Desse modo, a mesma poderá adaptar-se aos padrões locais com maior facilidade e mais rapidamente. - O papel da indicação ou recomendação de caráter pessoal e de trocas diretas de informações no sucesso da implantação e consolidação de uma série de ramos profissionais Família e amizades são muito importantes na vida profissional no Chile. Ter uma ampla rede de contatos é fundamental para alcançar determinadas posições e, em alguns casos, fechar negócios. - Otimização do uso da tecnologia digital e da internet com vistas a dar maior visibilidade ao empreendimento e à sua plataforma de vendas As redes sociais são muito usadas no Chile como meio de promoção comercial. O Chile tem uma das maiores taxas de penetração de Internet da América Latina. 11) Socialização/networking Os chilenos são em geral bastante polidos e esperam reciprocidade dos visitantes. Podem parecer formais a princípio, mas se tornam menos rapidamente. Em um encontro casual entre amigos, os chilenos esperam cumprimento com aperto de mãos, um abraço rápido e um beijo no lado direito do rosto. - Relacionamento com instituições locais - Prefeituras, Câmaras de Comércio, Tribunais de Comércio, Juntas Comerciais, Embaixada/SECOM O relacionamento das empresas e empreendedores com entidades gremiais e câmaras de comércio é fundamental para sua instalação, adaptação e imersão na cultura de negócios local. Tais instituições têm como objetivo apoiar e orientar as empresas em assuntos jurídicos, fiscais ou trabalhistas, além de gerar diversas atividades de cunho empresarial e eventos com a finalidade de criar oportunidades comerciais e ter acesso a importantes redes de negócios.

Page 59: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

59

- Como construir relações de confiança com parceiros/interlocutores locais No mundo empresarial ou em qualquer ambiente de negócios, as relações entre comprador e vendedor estão expostas a diversos fatores determinantes para a construção de uma relação de confiança e de sucesso. É fundamental, por exemplo, a percepção de caráter agradável (por exemplo, um vendedor amável e amistoso), semelhança (o representante compartilha valores e interesses similares), contato social e/ou de negócios frequente, e o tempo que leva a relação. Além disso, o atendimento, a preocupação e consideração com a satisfação do cliente, oferecimento de assistência técnica, pós-venda e serviços adicionais de atenção ao cliente são elementos que geram confiança entre os negociantes e causam um efeito positivo no relacionamento das partes. - Eventual necessidade/conveniência de aproximação dos empresários com as autoridades competentes, com visitas e consultas reiteradas, como no caso da vigilância sanitária, bombeiros, órgãos de saúde pública, que poderão direcionar sobre as obrigações, como alvarás de funcionamento, para cada setor que se pretende empreender Tal como mencionado e explicado em tópicos anteriores, faz-se necessário consultar (em alguns casos solicitar reuniões ou visitas) todos os órgãos e repartições públicas envolvidas no processo de abertura de empresa. É importante conhecer os requisitos para abertura e funcionamento de cada tipo de estabelecimento conforme o setor e obter todos os documentos exigidos para sua operação. - Relação de associações de empreendedores (incluindo associações de empreendedores brasileiros) formais e informais de conselhos de profissões regulamentadas e outros grupos e redes de contatos Asociación de Emprendedores de Chile – ASECH Contato: San Sebastián 2957, Las Condes, Santiago Tel: (56 2) 3209 1426 [email protected] http://www.asech.cl/ Colegio de Abogados Ahumada 341, 2º andar, Santiago, Chile Tels: 56 2 2639 6175 - 2633 6720 - 2639 7945 [email protected] http://www.colegioabogados.cl/ Colegio de Ingenieros de Chile Avenida Nueva de Lyon 145, 9º andar, Providencia, Santiago, Chile Tel: (56) 2 2570 1900 [email protected] http://www.ingenieros.cl/ Colegio Médico de Chile (A.G.) Mesa Central: 2 24294100

Page 60: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

60

Rafael Prado 419, Ñuñoa Tel: 56 2 2345 51 00 [email protected] www.regionalsantiago.cl [email protected] http://www.colegiomedico.cl/ - Como formar associações Todos os cidadãos têm direito a se associar livremente para buscar objetivos lícitos. A afiliação é livre, pessoal e voluntária. As associações podem se reunir em uniões ou federações, e estas, por sua vez, têm liberdade para formar confederações. Estão proibidas as associações contrárias à moral, à ordem pública e à segurança do Estado. Formação de associações: 1. Beneficiários: - Pessoas naturais maiores de 18 anos. - Pessoas jurídicas. 2. Documentos Requeridos: - Ata constitutiva do pacto na assembleia constituinte celebrada na presença de um ministro de fé (ou que seja subscrita perante um), a qual deve conter: Aprovação dos estatutos que irão reger a associação gremial, eleição da mesa diretiva e Individualização dos sócios constituintes. Importante: Devem ser entregues três cópias da ata constitutiva no Ministério de Economia, Fomento e Turismo em um prazo máximo de 60 dias corridos desde a data da assembleia constituinte. Dentro do mesmo prazo, deve ser publicado no Diário Oficial um extrato da ata. O extrato deve conter: - Nome e domicílio da associação gremial. - Seu objetivo. - Nome dos membros do diretório. - Número dos associados à entidade gremial. - Número de registro no Ministério de Economia, Fomento e Turismo. 3. Custo: Não tem custo. 4. Marco Legal: Decreto Lei N°2.757 e Decreto N°110, que aprova o regulamento sobre concessão de personalidade jurídica a corporações e fundações. Fonte: https://www.chileatiende.gob.cl/fichas/ver/34823 Organizações civis O que é uma organização de interesse público?

Page 61: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

61

São as pessoas jurídicas sem fins lucrativos cuja finalidade é a promoção do interesse geral, em matéria de direitos cidadãos, assistência social, educação, saúde, meio ambiente, ou qualquer outra de bem comum, em especial as que funcionem mediante voluntariado. Exemplo de tais organizações são as uniões comunais, agrupações de vizinhos e associações indígenas. Cada associação deve ter estatutos, que devem conter: - O nome e domicílio da pessoa jurídica. - A duração, quando não se constitua por tempo indefinido. - Os fins a que está destinada. - Os bens que formam seu patrimônio inicial e a forma em que se entregam. - Seus órgãos de administração, como serão integrados e as atribuições que lhes correspondam. - Como se reformarão os estatutos e qual será o procedimento de extinção da pessoa jurídica, indicando a instituição sem fins de lucro a qual passarão seus bens neste caso. - Os estatutos de toda associação devem determinar os direitos e obrigações dos associados, as condições de incorporação e a forma e motivos de exclusão. Uma associação não necessariamente deve ter personalidade jurídica. Caso não tenha, outra pessoa (natural ou jurídica) poderá atuar em sua representação, especialmente por obrigações contraídas ante terceiros. As organizações de interesse público podem receber fundos públicos para a execução de projetos, subvenções ou subsídios. Entretanto, devem informar publicamente como se usam tais fundos. Além disso, estas organizações devem publicar um balanço contábil anual. As rendas percebidas de tais atividades somente poderão ser destinadas aos fins da associação ou ao aumento de seu patrimônio. As associações estão obrigadas a levar uma contabilidade, que pode ser examinada por auditores externos e independentes. Fonte: http://www.bcn.cl/leyfacil/recurso/asociaciones-y-participacion-ciudadana-en-la-gestion-publica 12) Dados úteis sobre a conjuntura econômica e tecnológica na jurisdição -Antecedentes históricos Em meados da década de 70, a ditadura militar que então governava o Chile iniciou a implementação de amplo e abrangente programa de reformas econômicas de caráter estrutural. Na área da política econômica interna, tais reformas resultaram na adoção de modelo de economia de mercado que estimulava a concorrência entre os agentes econômicos e a progressiva retirada do setor público da atividade econômica produtiva, com o objetivo de deixar o espaço necessário para que o setor privado passasse a assumir papel de principal promotor do crescimento e do desenvolvimento econômico do país. Na área da política econômica externa, as reformas resultaram na adoção de uma abertura unilateral, quase sem restrições, ao comércio com o exterior e aos investimentos estrangeiros. A política de abertura procurou aproveitar ao máximo as vantagens comparativas do país, dando

Page 62: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

62

especial ênfase ao desenvolvimento da exportação de produtos baseados em recursos naturais, como cobre, celulose, frutas, farinha de peixe, entre outros. Nesse contexto, o Chile tornou-se exportador de produtos de base e importador de bens manufaturados, característica que se mantém em vigor até hoje, apesar dos progressos verificados nos últimos anos em matéria de diversificação e incremento do valor agregado da oferta exportável do país. Assim, a economia chilena está estruturada com base nas seguintes características: a) setor primário muito competitivo que ocupa posições de liderança nos mercados internacionais; hoje, o Chile é o maior produtor e exportador mundial de cobre, segundo maior exportador mundial de salmão, logo depois da Noruega, e o maior exportador de frutas frescas do Hemisfério Ocidental; b) setor secundário pouco desenvolvido que não vai além das tecnologias intermediárias: fábricas de celulose, cimento, refinadoras de petróleo, siderúrgicas produtoras de aço para a construção civil, entre outras. O Chile não tem indústria automotiva nem indústria de aparelhos eletrônicos de tecnologia avançada, como computadores ou telefones celulares; c) setor terciário moderno, rentável e bem desenvolvido, em especial, nas áreas financeira, do comércio varejista, das tecnologias de comunicação e informação, de transportes aéreo e marítimo e da construção civil. O comércio varejista, em especial, os subsetores de lojas por departamento e supermercados acumulam expressivo estoque de investimentos em países vizinhos, como o Peru, Argentina e a Colômbia. - Principais setores em crescimento/ estagnação/ declínio A economia chilena, após ter crescido a uma taxa média em torno de 5,5% no período 2010-2013, reduziu seu ritmo de crescimento para 1,9%, em 2014, 2,3%, em 2015, e para níveis estimados de menos de 2,0%, em 2016. As mudanças ocorridas no cenário econômico externo a partir de meados de 2013, que se traduziram, sobretudo, em uma queda acentuada nos termos de troca com o exterior, explicam, de maneira importante, a conjuntura econômica chilena, marcada pela desaceleração do ritmo de crescimento, contração do investimento, perda de dinamismo da criação de novos empregos e pela deterioração das contas externas e das finanças públicas . No âmbito da demanda externa, a economia local tem sido penalizada pela queda verificada, desde meados de 2013, nas cotações internacionais das principais “commodities” exportadas pelo país. Já a demanda interna diminuiu seu ritmo de expansão, devido à moderação observada nos dispêndios de consumo do governo e pessoas e famílias, bem como à ligeira contração mostrada pelo investimento. No caso das atividades voltadas para os mercados externos, o efeito da queda das cotações internacionais de seus produtos tem sido compensado, em parte, pelo aumento verificado na taxa de câmbio real, devido precisamente à situação mais estreita apresentada pelo país em matéria de contas externas.

Page 63: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

63

Nesse contexto, boa parte das atividades produtivas vem mostrando certa estagnação em seu crescimento. Assim por exemplo, nos anos de 2014 e 2015, a agricultura cresceu – 4,5% e 5,6%, a mineração 2,5% e – 0,2%, a indústria – 0,6% e 2,1% e a pesca 6,9% e – 3,2%. Já as atividades de serviços, voltadas quase exclusivamente ao mercado interno, mostraram desempenho melhor nos anos de 2014 e 2015, conforme demonstram os dados a seguir: serviços financeiros (3,7% e 4,3%); administração pública (3,4% e 3,9%); transportes (2,8% e 3,1%); serviços de eletricidade, gás e água (4,0% e 1,4%); construção civil (2,6% e 2,3%); comércio (- 0,3% e 1,8%) A queda observada nos termos de troca com o exterior pode ser visualizada com nitidez no caso do cobre, o principal produto chileno de exportação, responsável por cerca de 50% do total das receitas auferidas pelo país por esse conceito. A cotação internacional do cobre diminuiu de nível recorde médio de US$ 4,0/libra-peso, em 2011, para US$ 2,5/libra-peso, em 2015, e para menos de US$ 2,2/libra, no decorrer de 2016. Uma notável exceção à evolução mostrada pelas mencionadas atividades setoriais constitui o setor das comunicações, que, na corrente década, vem apresentando expansão continuada, em média, de cerca de 7,0% por ano. - Exportação/importação Em função de sua estrutura econômica, exportar é um imperativo para o Chile. Além de ter reduzido tarifas e aberto sua economia, o Chile, até o momento, assinou 24 acordos comerciais com 63 países, que representam mais de 85% do PIB mundial. Entre os países e blocos com os quais o Chile tem acordos comerciais vale mencionar os Estados Unidos, União Europeia, China, Japão, Coréia do Sul, Mercosul, todos os países da América Latina e Canadá. Uma vez que boa parte dessa ampla rede de acordos comerciais já alcançou a fase da desgravação tarifária total, hoje, a tarifa de importação do Chile, em média, é ligeiramente superior a 1,0%. O Chile tem uma tarifa uniforme e linear, de 6%, para todos os produtos importados, a partir da qual se aplicam as preferências tarifárias negociadas com os parceiros comerciais. Principais produtos exportados pelo Chile, em 2015 (em milhões de dólares FOB) - cobre 30.253 - celulose e papel 3.165 - salmão 3.074 - vinhos 1.848 - uvas 1.347 - maquinárias e equipamentos 1.185 - material de transporte 851 - fertilizantes 771 - ouro 770 - ferro 701 - maçãs 562 - cerejas 510 - carne suína 437 - carne de ave 414 - outros 16.344

Page 64: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

64

Total 62.232 Fonte: Banco Central do Chile Principais produtos importados pelo Chile, em 2015 (em milhões de dólares FOB) - petróleo 5.376 - vestuário 2.687 - telefones celulares 1.562 - caminhões 1.512 - calçados 972 - carnes 914 - aparelhos médicos 824 - geradores e transformadores 816 elétricos - gás natural 801 - carvão 751 - maquinária para mineração e 735 construção - computadores 683 outros 41.105 Total 58.738 Fonte: Banco Central do Chile - Perspectivas nas áreas de inovação, ciência e educação Segundo dados oficiais mais atualizados, em 2013, no Chile, o Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) foi equivalente a 0,4% do PIB do país, nível mais baixo entre os países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). No âmbito da OCDE, naquele ano, a liderança foi ocupado pela Coréia do Sul, com índice equivalente a 4,4% do PIB. Outros países com desempenho de destaque nesta área foram a Alemanha e os EUA, com níveis de investimento em P&D equivalentes a 3,0% e 2,8% do PIB, respectivamente. O Chile também mostra resultados que se comparam negativamente com aqueles dos países posicionados na liderança regional na matéria, isto é, o Brasil (1,2% do PIB) e Argentina (0,7% do PIB). O investimento chileno em P&D tem como principais fontes de origem o governo (38,0% do total), o setor privado (34,0%) , fundos internacionais (15,0%) e instituições de ensino superior (11,0%). Em nível setorial, esse investimento distribui-se da seguinte maneira: indústria manufatureira (21,9%); mineração (17,4%); atividades profissionais científicas e técnicas (17,1%); informação e comunicações (8,8%) e comércio (7,4%). Nos meios políticos e econômicos locais, os resultados pouco favoráveis nesta matéria são atribuídos, em boa medida, à estrutura econômica e ao próprio modelo de desenvolvimento do país, que, ao dar prioridade à especialização na exportação de produtos baseados em recursos naturais, não estimula o investimento em P&D.

Page 65: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

65

Não obstante, há alguns setores específicos onde o investimento em P&D contribui para a inovação. Nesse sentido, vale mencionar projetos executados no setor da mineração do cobre, como o processo de lixiviação, que permite a recuperação do metal a partir de minérios oxidados, bem como tecnologias desenvolvidas no país no plano dos processos produtivos de extração e fundição de cobre. Também vale registrar algumas iniciativas promovidas no país no âmbito das tecnologias de comunicação e informação, como criação de Start-Ups, que, segundo alguns especialistas, apresentam boas perspectivas no plano da inovação, no médio e longo prazo. Em relação à qualidade da educação, nos níveis de ensino fundamental, secundário e superior, o Chile, tradicionalmente, tem ocupado posições de destaque em nível regional. O Chile vem desenvolvendo ampla reforma educacional, que implica aumento nas despesas públicas no setor da ordem de 3,0% do PIB (cerca de US$ 7,2 bilhões) até 2018. A reforma em apreço tem sido alvo de críticas, no sentido de que não se tem traduzido em melhoria da qualidade da educação, em seus diversos níveis. Contudo, é reconhecido que a reforma está tendo impacto favorável no financiamento público da educação dos estudantes mais vulneráveis socioeconomicamente. 13) Outros temas correlatos - Sistema educacional público local, incluindo processo de matrícula nas escolas públicas e exigência ou não de comprovação de status migratório dos pais A matrícula escolar é obrigatória no Chile a partir dos quatro anos de idade, independentemente da situação migratória do menor. Estabelecimentos de ensino podem ser localizados e contatados em: http://www.mime.mineduc.cl/mvc/mime/portada - Procedimentos para a validação de diplomas brasileiros na jurisdição O Brasil assinou um convênio de Cooperação Cultural e Científico com o Chile em 1976, o qual prevê em seu artigo V que os diplomas de ambos os países têm validade recíproca, desde que cumpridos os requisitos formais exigidos. Porém, cada profissão tem o seu procedimento a seguir para permitir seu exercício. Procedimento de validação de diploma: A partir do dia 30 de agosto de 2016, entrou em vigor no Chile a Convenção da Apostila. Para que determinado documento brasileiro gere efeitos no Chile, o interessado terá de solicitar, perante a autoridade brasileira competente, a emissão da Apostila, a qual será anexada ao documento original, tornando-o válido em todos os demais Estados partes da Convenção. Há cinco órgãos públicos brasileiros competentes para emiti-la: Ministério da Justiça, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério das Relações Exteriores e Registro Civil. Para verificar qual as autoridades competentes, no Chile, para cada tipo de documento, bem como para obter mais informações sobre a implementação da Convenção da Apostila no Brasil e no Chile, acesse, respectivamente: http://www.cnj.jus.br/poder-judiciario/relacoes-internacionais/convencao-da-apostila-da-haia http://apostilla.gob.cl/que-es-la-apostilla/

Page 66: 0)INTRODUÇÃO 1) PROVIDÊNCIAS EXIGIDAS OU … · - Definição da forma jurídica/tipologia de constituição da empresa conforme as modalidades verificadas na jurisdição

66

14) Endereços úteis, anexos Embaixada do Brasil (Chancelaria) Av. Apoquindo 3039, salas 201 e 202, Las Condes, Santiago Tel: (56 2) 2876 3400 Fax: (56 2) 2671 5961 E-mail: [email protected] Consulado Geral do Brasil Los Militares 6191, Térreo, Las Condes, Santiago Tel: (56 2) 2820 5800 Fax: (56 2) 2441 9197 E-mail: [email protected] Ministério de Relaciones Exteriores do Chile Teatinos 180, Centro, Santiago Tel.: (56 2) 2827 4200 http://www.minrel.gov.cl/ Embaixada do Chile no Brasil SES Av. Das Nações, Q.803, lote 11 70407-900 Brasília – DF Tel.: (55 61) 2103 6100 / 55 61 2103 6101 Horário (dias úteis): de 09:00 às 14:00 hrs