09547315-ap int gii - fix-aula 10 - urbanização · 2016. 7. 28. · 02. a urbanização não...

1
GEOGRAFIA II AULA 10: URBANIZAÇÃO EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SEMESTRAL VOLUME 3 OSG.: 095473/15 01. A) A população urbana em 2020 está entre 4,0 bilhões de habitantes e 5,0 bilhões de habitantes, dessa forma, a alternativa A é considerada falsa. B) e c) Levando em consideração a proporção utilizada na análise dos outros anos, percebemos que, no ano de 2020, a população está acima dos 4,15 bilhões de habitantes. E) Para que a população urbana de 2020 fosse de 4,5 bilhões de habitantes era preciso que o gráfico estivesse marcando um ponto equidistante a 5,0 e 4,0 bilhões de habitantes. A correta: D) É a única alternativa que mais se aproxima do valor indicado no gráfico, levando em consideração as outras proporções. Resposta: D 02. A urbanização não elimina a pobreza. Geralmente ela transforma a pobreza rural em pobreza urbana. Resposta: E 03. O atual surto de urbanização que ora ocorre no planeta, está se processando em nações subdesenvolvidas, uma vez que, nas nações desenvolvidas, a urbanização ocorreu durante a primeira e segunda Revoluções Industriais. Resposta: C 04. A) Distintos fatores impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos. Entre eles, destacam-se: os desastres naturais; a concentração fundiária no campo; a atração por empregos, saúde e educação mais presentes nas cidades que no campo. B) Podem ser destacados os seguintes problemas em uma gama bastante ampla: mobilidade urbana, em especial a precariedade do transporte público; a violência urbana; a periferização da população pobre. 05. A Favelização e a segregação urbana são dois processos que estão diretamente ligados. Tais fenômenos são decorrentes das desigualdades socioeconômicas e dos problemas de planejamento e gestão urbanos. O processo de favelização é decorrente, sobretudo, do processo de inchamento urbano ou macrocefalia urbana. Resposta: B CINTHIA: – Rev.: JA 09547315-fix-Aula 10 - Urbanização.

Upload: others

Post on 01-Nov-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 09547315-AP Int GII - fix-Aula 10 - Urbanização · 2016. 7. 28. · 02. A urbanização não elimina a pobreza. Geralmente ela transforma a pobreza rural em pobreza urbana. Resposta:

GEOGRAFIA IIAULA 10:

URBANIZAÇÃO

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃOSEMESTRAL

VOLUME 3

OSG.: 095473/15

01. A) A população urbana em 2020 está entre 4,0 bilhões de habitantes e 5,0 bilhões de habitantes, dessa forma, a alternativa A é

considerada falsa. B) e c) Levando em consideração a proporção utilizada na análise dos outros anos, percebemos que, no ano de 2020, a população

está acima dos 4,15 bilhões de habitantes. E) Para que a população urbana de 2020 fosse de 4,5 bilhões de habitantes era preciso que o gráfi co estivesse marcando um ponto

equidistante a 5,0 e 4,0 bilhões de habitantes.

A correta:D) É a única alternativa que mais se aproxima do valor indicado no gráfi co, levando em consideração as outras proporções.

Resposta: D

02. A urbanização não elimina a pobreza. Geralmente ela transforma a pobreza rural em pobreza urbana.

Resposta: E

03. O atual surto de urbanização que ora ocorre no planeta, está se processando em nações subdesenvolvidas, uma vez que, nas nações desenvolvidas, a urbanização ocorreu durante a primeira e segunda Revoluções Industriais.

Resposta: C

04. A) Distintos fatores impulsionam a urbanização mundial, levando à formação de megacidades nos países menos desenvolvidos. Entre

eles, destacam-se: os desastres naturais; a concentração fundiária no campo; a atração por empregos, saúde e educação mais presentes nas cidades que no campo.

B) Podem ser destacados os seguintes problemas em uma gama bastante ampla: mobilidade urbana, em especial a precariedade do transporte público; a violência urbana; a periferização da população pobre.

05. A Favelização e a segregação urbana são dois processos que estão diretamente ligados. Tais fenômenos são decorrentes das desigualdades socioeconômicas e dos problemas de planejamento e gestão urbanos. O processo de favelização é decorrente, sobretudo, do processo de inchamento urbano ou macrocefalia urbana.

Resposta: B

CINTHIA: – Rev.: JA09547315-fi x-Aula 10 - Urbanização.