090423 - teoria da conspiração - camelot guinevere e lancelot

Upload: deldebbio

Post on 30-May-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    1/16

    Blog Culpados

    Camelot, Guinevere e Lancelot

    23 abr 2009 | por Marcelo del Debbio em Teoria da Conspirao s 17:20 editar

    Ol crianas,

    Procurar por:Busca

    Google Search

    Eu era rainha e perdi a minha coroa,Mulher e quebrei os meus votos;Amante e arruinei quem amava:No h maior massacre.H poucos meses atrs eu era rainha,E as mes mostravam-me os seus bebsQuando eu chegava de Camelot a cavalo.

    *Guinevere de Sara Teasdale

    Como a quarta parte deste pequeno estudo sobre as lendas esotricas do Rei Arthur, comentaremos sobre oelemento TERRA, representado nas lendas arthurianas por Camelot e pela Tvola Redonda.Para quem chegou agora no blog, recomendo que leiam antes os textos a respeito dos outros elementos:FOGO (Merlin, Jos de Arimatia e o Bardo Taliesin), GUA (O Santo Graal e a Linhagem Sagrada) eAR (Excalibur, Rei Arthur e Sabres de Luz).

    Desde os mais remotos perodos, o Elemento Terra est associado aos rituais de fertilidade e prosperidade. No Egito e na Babilnia, era a partirda uva e do trigo que se real izavam os rituais de plantao, chegando at a consagrao final do ritual de prosperidade do po e do vinho, queeram repartidos entre os companheiros (esta palavra vem de Companionem, ou aqueles que dividem o po). Jesus, como sacerdote essnio,realizou este mesmo ritual no Pessach, que ficou conhecido pela posteridade como a Santa Ceia.

    Apesar de hoje ele ser sempre lembrado como cristo, a origem deste ritual babilnica. Dos ritos Osirianos at os essnios, a tradio do po edo vinho dividido entre os sacerdotes pode ser encontrada ao final das grandes celebraes. E com Yeshua e seus apstolos no seria diferente.

    Pscoa, Po, Vinho e Hieros GamosNa cultura Celta, antes da Igreja destruir este culto e transform-lo no que se conhece hoje em dia como bruxaria, este perodo entre Abril eMaio era marcado pelas celebraes da Primavera, ou comemoraes em homenagem deusa Eoste (de onde vem a palavra Easter). Oscamponeses iam para os bosques de carvalhos noite e acendiam enormes fogueiras para a Deusa, o que tornou esta festividade conhecidacomo As Fogueiras de Beltane.

    Nesta poca e local, os princpios morais vigentes eram outros, a mulher era um ser livre e no havia o machismo como hoje se conhece. Associedades possuam um equilbrio entre os sexos, cada um desempenhando uma funo dentro do todo. Sendo assim, nesta noite de Beltane, asmoas virgens (e mesmo as casadas, que poderiam ir para as florestas com seus maridos ou no), iam para os bosques na celebrao do que sechamava Hieros Gamos onde os rapazes copulavam com as moas sob a lua cheia guiados pelo instinto num ritual de fecundidade e vida. Eu falei sobre o Hieros Gamos em colunas antigas.

    Page 1 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    2/16

    As crianas que fossem geradas nesta noite eram consideradas sagradas e, normalmente, as meninas viravam sacerdotisas vestais e os meninosmagos/druidas. Alm disso, o ritual era consagrado Deusa para que esta trouxesse sempre boas colheitas atravs da fertilidade da Terra.Embora o culto fosse predominantemente feminino, no se exclua, de forma alguma, o papel do Deus, pois, a essncia de Beltane, sendo afecundao, impunha sempre, a presena do feminino e masculino.

    Sendo assim, no Beltane, os meninos tinham a sua cerimnia de passagem da adolescncia para a maturidade.O rapaz personifica o Deus Cornfero e a virgem, a Deusa. Na escolha de um rei, o rapaz veste a pele de umGamo (um veado real) e desafia um gamo de verdade, o lder da manada, e luta com ele at a morte de umdeles.Se o rapaz for o vencedor, ter sido escolhido Rei representando o Deus, o Gamo Rei e ter uma noite com aVirgem que representa a Deusa onde um herdeiro ser concebido. O novo herdeiro, um dia dever disputarcom o pai pelo trono. O Gamo Novo e o Gamo Velho A capa vermelha tradicional do rei e a coroa nadamais so do que resqucios deste antigo ritual de sobrevivncia.Se eu no me engano, no livro das Brumas de Avalon a escritora descreve este ritual realizado por Arthur(me corrijam se eu estiver errado, eu no li o Brumas, uma amiga me contou isso).

    Mas o que isto tem a ver com a lenda do Rei Arthur?Calma Padawan tudo a seu tempo Esta caracterstica cultural dos celtas e principalmente das RainhasGuerreiras/sacerdotisas (cuja linhagem das Damas do Lago vai at os primrdios das ilhas britnicas e atravsdas bacantes gregas e prostitutas sagradas da babilnia) era extremamente chocante para os religiosospuritanos de Roma.Imagine saber que a rainha, enquanto o rei estava fora em campanha, possua um ou mais concubinos

    responsveis por satisfaz-la sexualmente na ausncia de seu esposo? Esta uma das provveis origens do termo levar os chifres. Os romanosdiziam que os guerreiros celtas, enquanto estavam na floresta levando os chifres para casa, suas esposas estavam aquecidas na cama comoutros homens.

    E chegamos finalmente relao entre Guinevere, Arthur, a Tvola Redonda e Lancelot.As bases histricas e lendrias de GuinevereO nome Guinevere vem de Gwenhwyfar (cujo nome significa Fantasma Branco) e aparece pela primeiravez nas histrias chamadas Triad of the Island of Britain, do sculo VIII, onde Arthur se casa no com uma,mas com trs Gwenhwyfars (Uma delas era filha do rei Cywryd, outra Gwenhwyfar era fi lha do rei GwythyrAp Greidiol e finalmente Gwenhwyfar filha de Ogrfan Gawn). Malditos celtas que fugiram da fila ondeestavam sendo distribudas as vogaisEstes trs casamentos, com trs fases distintas da fantasma branca esto relacionadas diretamente com ocasamento do Hieros Gamos do rei Sol com a rainha Lua, em suas trs fases (a chamada Trplice lunar), emdiversas recorrncias na mitologia celta.Ela tambm aparece no Mabinogion, nos contos de Culhwch and Olwen mencionada algumas vezes comoGwenhwy-fawn. Em latim, chamada de Gwanhumara ou Genebra (nome que deu origem capital daSua).Em alguns dos textos mais antigos, a rainha, antes de se tornar esposa de Arthur, retratada como tendo umconcubino chamado Medrawd, em textos do sculo VI (que mais tarde, nos primeiros textos que serviram de

    prottipo para a lenda de Arthur, especialmente os textos de Geoffrey de Monmouth Historia RegumBritanniae, o chamam de Mordred e o colocam como amante de Guinevere que, graas a esta desgraa,causou a destruio de Camelot.E nunca mais as rainhas tiveram direito a concubinos!

    O casamento de Arthur com Guinevere firmou a sua corte. Como dote Guinevere recebeu a lendria Tavola Redonda e o casal real tornou-se ocentro do brilhante circulo dos cavaleiros de Arthur.A herana de Guinevere varia conforme as diferentes lendas. De acordo com Malory, Guinevere (em gals Gwenhyvar) era filha do ReiLeodegrance de Cameliarde. Na tradio galesa, o seu pai chamava-se Gogrvan ou Ocvran. Na pea de Thelwall The Fairy of theLake (1801) posta a hiptese de ela ser filha de Vortigen. Em algumas histrias, ela tinha uma irm chamada Gwenhwyvach e uma lendafrancesa fala de uma irm gmea chamada Guinevere the False. Em outro conto, ela tinha um irmo que se chamava Gotegrin.Como vocs podem ver, a falta de copyrights durante o perodo antigo/medieval fez com que o que chamamos de Histrias do Rei Arthurseja, na verdade, um samba do crioulo doido de autores que escreviam seus poemas de acordo com suas vises e interesses.

    Assim que Arthur subiu ao trono e apesar dos avisos de Merlin que ela um dia o haveria de trar, Arthur escolheu Guinevere para sua mulher.Como dote, ela recebeu do pai de Arthur a grandiosa Tavola Redonda, feita por Merlin, a qual tinha capacidade para sentar 150 cavaleiros (em

    outras lendas, esta tvola j estava pronta e seria um presente de casamento do pai de Guinevere).

    Guinevere e PersfoneEm Gawain and the Green Knight afirmado que Morgan le Fay enviou o Cavaleiro Verde paraCamelot para assustar Guinevere. Uma das razes foi a velha rivalidade entre elas, ocorrida no incio doreinado de Arthur, em que Guinevere expulsou da corte um dos amantes de Morgana. Outra razoinvocada foi o fato de Guinevere e Morgana serem duas deusas de aspectos muito diferentes. Morgana,originalmente como personagem de Morrighan (ou Morrigu), uma deusa negra que representa aspoderosas qualidades do Inverno e da guerra. Por outro lado, Guinevere chamada the FlowerBride (a noiva das flores), representando a Primavera e o desdobramento da vida. Como tal, estas duasmulheres so o oposto uma da outra. Lancelot, o defensor de Guinevere, tornou-se o amargo adversriode Gawain que o Cavaleiro da Deusa defensor de Morgana.Simbolicamente, esta verso trata da permanente disputa entre o Inverno e o Vero.

    Quando as lendas Arthurianas foram rescritas por escritores cristos, aps o perodo da Vulgata, tantoGuinevere, a deusa das flores e da luz, como Morgan, a Deusa Negra, permaneceram, durante algum

    tempo, num convento de freiras (?!?!).Como Noiva das Flores, o mito diz que Guinevere raptada por um dos seus pretendentes, sendodepois salva por outros opositores astuciosos, com a mudana das estaes. Um exemplo disso descrito em Life of Gildas de Caradoc de Llancarfan. Nesse texto, Melwas of the Summer Countryraptou Guinevere, sendo, mais tarde salva por Arthur. A cena do rapto volta a repetir-se em diversos

    Page 2 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    3/16

    contos em que o raptor Meliagraunce, o cavaleiro que desejava Guinevere. Neste conto, o salvador LANCELOT, em vez de Arthur.Neste segundo ciclo, mais voltado para a simbologia Greco-romana, temos uma releitura do rapto de Persfone por Hades e seu retornoposterior para o mundo dos vivos, e Lancelot passa a fazer o papel do Sol, trazendo novamente a primavera para o ciclo do ano.

    Guinevere e Sir Lancelot apaixonam-se. A Falsa Guinevere ocupou o lugar de Guinevere enquanto ela procurava amparo em Lancelot emSorelois. A Falsa Guinevere e o seu cavaleiro Bertholai admitiram por fim a sua fraude e, depois da morte desta, a verdadeira Guineve entregue a Arthur. Nessa altura, Guinevere e Lancelot j estavam irremediavelmente apaixonados e a luta de Lancelot com a sua conscinciamantinha-o longe de Camelot.Quando Guinevere e Lancelot decidiram terminar o seu romance, para o bem do reino, Mordred, filho ilegtimo de Arthur, encontrou-os noquarto dela. Lancelot fugiu e Mordred forou Arthur a condenar Guinevere morte.

    Lancelot acaba salvando-a da execuo, matando acidentalmente Gareth e Gaheris, irmos de Gawain, tendo comeado assim a guerra entre osexrcitos da Frana e da Inglaterra. Enquanto Arthur estava longe lutando com Lancelot, Mordred declarou o seu pai morto, proclamando-se reie anuncia o seu casamento com Guinevere. Ela recusa o casamento e se auto-aprisionou-se a si prpria na Torre de Londres. Arthur regressoupara lutar, uma vez mais, com Mordred, tendo sido atingido mortalmente por uma lana. Neste ponto, j misturam ao ciclo passagens do ReiPescador e do ciclo de contos do Graal (eu falei que as lendas do Rei Arthur eram uma salada de frutas, no falei?).

    Depois da morte de Arthur, Guinevere foi para um convento de freiras em Amesbury, permanecendo l at sua morte. Um outro conto, dePerlesvaus, diz que ela morreu como prisioneira dos Pictos (habitantes celtas da antiga Esccia), tendo sido sepultada ao lado de Arthur.

    Crculos de Pedra e a Tvola RedondaAs descries da Tvola Redonda mais antigas diziam que ela acomodava sem maiores problemas 150 cavaleiros com suas respectivasarmaduras ao seu redor. O curioso que o texto no menciona que os cavaleiros estejam sentados, mas chegaremos a isto em breveFazendo uma conta simples, temos que uma pessoa de armadura ocupe um espao de 1m em uma mesa. Teramos, ento, uma mesa com ocomprimento de 150m. Usando a frmula mgica 2*PI*R = 150, temos que R = aprox. 23,87m, ou o Dimetro de 47m.

    Abaixo, fiz um pequeno desenho em escala desta suposta mesa em um Campo de Futebol oficial, para vocs terem uma idia das dimenses.

    Nos parece bvio que a Tvola que teria pertencido a Gwenhyvar no era exatamente um mesa nas lendas mais antigas celtas e britnicas.Mas o que exatamente poderia ser, que estivesse sob os domnios da Deusa-trplice-lunar, que fosse utilizada para celebraes e que conseguissereunir ao mesmo tempo os 150 cavaleiros?

    Agora tudo faz mais sentido. As lendas celtas no falavam em castelos, mas sim em rituais de solstcios e equincios envolvendo os crculos depedra. Porm, medida em que as lendas vo sendo atualizadas para os princpios cavaleirescos, o crculo de pedra se torna uma fortificaoque se torna um castelo; a Tvola se torna um Castelo com o teto estrelado e mais tarde ainda, apenas Camelot. Na prxima vez que vocestiver em um Templo Manico, descendentes distantes dos Templrios e dos Cavaleiros do Graal, olhe para cima.

    J desvendamos todos os principais mistrios do ciclo Arthuriano. O Santo Graal, Excalibur, Merlin e agora Camelot.Na prxima coluna, Quem quem na Tvola Redonda!

    -Finalmente encontrei uma utilidade para o Twitter.-Palestra aberta sobre Astrologia Hermticadia 25/04/2009, as 10h00 AM

    Page 3 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    4/16

    Palcio Manico r. So Joaquim, 457 prox. Metr S. JoaquimEntrada franca-Textos novos no blog Teoria da Conspirao e do Blog de RPG da Daemon:

    - Faa sua prpria Moeda da sorte- So Jorge, o Drago e a princesa- o Sermo na Montanha- Resultados da Hospitalaria Fev/Mar 2009- Escotismo e Maonaria- O poder dos Sons- 13 perguntas cticas sobre Astrologia- O que so Sigilos Pessoais?- O Tarot, a Kabbalah e a Alquimia- Os Illuminati- Histria da Umbanda

    45 Protestos Compartilhe

    Comentrios

    1. Victor23 de abril Editar

    Est certo. Em As Brumas.., Arthur precisa passar por esse ritual para ser coroado rei . Nesta noite, ele engravida sua irm Morgana, deacordo com os planos da Senhora do Lago (Viviane), dando origem a Mordred.Em as Brumas, Morgana e Guinevere so adversrias, mas Guinevere crist e convence Arthur a substituir a bandeira do Pendragon pelabandeira de Nossa Senhora, determinando a supremacia do Cristinanismo sobre a Velha Religio.

    2. TH1323 de abril Editar

    Programao normal, ento!

    @MDD: as moas virgens (e mesmo as casadas, que poderiam ir para as florestas com seus maridos ou no),

    Mesmo porque, nessa fase de respeitabilidade do feminino, as casadas podiam muito bem serem virgens, dentro do conceito esotrico devirgem passado em outras colunas. ou seja: s no participavam as impuras, certo?

    3. Paulinho23 de abril Editar

    Muito bom texto tio Marcelo!!!!Quando comecei a ler os seus posts, eu ficava entrigado como voc conseguia fazer isso. Sabe ligar uma coisa que no tem nada havercom a outra, mas agora vejo que fcil!!! s ler muito e ter boa percepo.Quem poderia imaginar que a lenda do rei Artur tinha alguma coisa haver com os circulos de pedra!!!!!Estou aprendendo muito contigo, continue assim tio!!!!

    4. paulinhocuca23 de abril Editar

    h, eu j ia esquecendo. Por acaso o Santo Graal a Tbua de Esmeralda do Hermes Trimegistus????Ainda no consegui chegar a essa concluso!!!! Mais creio que seja, j que Yeshua seria descendente dos caras que guardavam segredossupostamente hermticos!!!!Ento assim os mans, teriam o verdadeiro Segredo guardado com eles, j que eles so descendentes dos caras que andavam comYeshua, e dos Templrios, que viviam atrz do tal objeto!!!

    @MDD procure pelos textos gnsticos que ligam o Graal Esmeralda de Lcifer.

    Page 4 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    5/16

    5. Joao Lucas23 de abril Editar

    Boa Tarde Sir Marcello.

    aguardava ansiosamente por este post pois sou muito fa da mitologia Arturiana.

    Quando vc mencionou as Brumas de Avalon (de Marion Bradley Zimmer) realmente eh uma colecao que compila de uma forma bembacana os ultimos 4 posts. Eh uma visao romantizada do mito mas eh de leitura bem agradavel.

    Fica aih a dica.

    abracos! keep up the good work!

    6. Val Valiant Thor23 de abril Editar

    No li As Brumas de Avalon, mas vi o filme H exatamente o ritual descrito e grande parte da histria do Rei Arthur, Mordrer eGuinevere

    S no sei ao certo o quanto fiel .

    Ia te perguntar o que achava sobre o filme mas, como acho que no viuMas bem legal.

    Stonehenge tem alguma ligao com a histria do Rei Arthur?

    7. Val Valiant THor23 de abril Editar

    O livro As Brumas de Avalon eu no li, mas assisti o filme. Ele ilustra muito bem o que voc descreveu sobre o ritual e a histria doRei Arthur, Mordred e Guinevere

    Uma dvida, Stonehenge tem alguma ligao com a lenda?

    8. Victor23 de abril Editar

    Isso mesmo. Em As Brumas.. Arthur precisa passar pelo ritual do Gamo Rei para poder ser coroado. nessa noite que ele engravidasua irm Morgana, dando origem a Mordred.Mas, no livro, Guinevere crist, e acaba convencendo Arthur a abandonar a bandeira do Pendragon, em troca da de Nossa Senhora,causado o desaparecimento da Velha Religio e da ilha de Avalon.

    9. cassio freire23 de abril Editar

    pra ir na palestra tem que deixar o nome em alguma lista,ou s aparecer por l?

    10. Marcos Aguiar23 de abril Editar

    Excelente !!!

    Page 5 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    6/16

    11. DiegoFerreira23 de abril Editar

    Ai MDD, muita coisa boa rolando por aqui. Mas vou fazer uma pergunta sobre algo externo mas muito conectado a tudo isso.

    J jogou Assassins Creed? Impressionante as conexes que fazem no jogo, mas no sei dizer at onde posso confiar no que est l. De

    qualquer forma uma tima diverso.

    Abraos

    12. Val Valiant Thor23 de abril Editar

    T diferente na hora de postar o comentrio. Achei que no tinha ido da primeira vez, reescrevi e saiu duas vezes

    Se souber de alguma ligao entre Stonehenge e O Rei Arthur, coloca ai.

    Abr

    13. Joo23 de abril Editar

    Tudo muito bonito, e os sacrificios humanos que ocorriam nesse eventos?Ah sim, somos puritanos demais e jamais entenderemos como isso to lindo em eventos astrais como solticios e festas de primavera

    @MDD Vou falar sobre os wicked man quando chegar no perodo das fogueiras nem nisso a Igreja Catlica foi originalhehehe

    14. Romariz24 de abril Editar

    No aguardo do texto sobre Ogum no http://www.deldebbio.com.br

    15. Aislan Adi24 de abril Editar

    No blog MuitaPimenta.com saiu um post tambm sobre a deusa Eostre, veja s: http://muitapimenta.com/pascoa-carnaval-coelhos-ovos-e-primavera-ha-o-que-tudo-isso-tem-haver.html

    Acho que peguei a relao da tvola. To achando que a histria do rei Arthur no uma salada de frutas no, parece mais uma saladarussa, so elementos extremamentes distintos que foram se misturando. Legal ver que naquele desenho A espada era a lei j tinha issoum pouco escancarado;

    valeu tio DD.

    16. Mrcio24 de abril Editar

    @mdd:Ela recusa o casamento e se auto-aprisionou-se a si prpria na Torre de Londres.Acredito que no seja um descuido e sim uma nfase em um exlio auto-imposto

    Page 6 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    7/16

    17. Liv24 de abril Editar

    Marcelo, acho que vc iria gostar de ler as brumas de avalon, apenas por curiosidade.quando li achei que fosse 100% inveno da autora, ento divertido identificar as referncias.

    quem viu o filme vai gostar muito mais do livro, sabe como , sempre se perde algo nas adaptaes

    18. Diego C. Castro24 de abril Editar

    Excelente texto Tio Marcelo ! Se superou dessa vez.

    Parabns.

    19. Melquisedeque24 de abril Editar

    Ol Marcelo,

    bem que vc falou, as lendas artunianas so uma mistureba, ainda bem que os simbolismos principais ainda no foram perdidos.

    abraos.

    20. TH1324 de abril Editar

    T, ok, foi um comentrio que no agrega muito, mas no precisava cortar assim sem mais nem menos era s uma crtica, no sentido deque voc reclama da terminologia errada que os vulgos usam mas voc mesmo no obedece a terminologia que voc ensina em seus posts(virgem = mulher pura, no necessiariamente que nunca teve cpula, ou seja,pode ser uma mulher casada, o que torna pleonstica aexpresso e mesmo as casadas usada no post, cmo se mulher casada fosse oponvel a virgem).

    Enfim, era um elogio ao post quando tudo o que eu tenho para falar isso, que bem irrelevante quando se analisa, porque um bompost

    21. Juliana Matarazzi24 de abril Editar

    Oi tio, rs

    Depois desse teu post no pude deixar de comentar.Leio tuas colunas aqui desde a primeira.e finalmente queria te perguntar alguma coisinhas.

    Primeiro uma observao:Todos esses posts sobre Arthur, Morgana, Ygraine, Vivianne, Mordred, Acollon so BEM descritos nos 4 livros da srie As Brumas deAvalon. A chegada de Jose de Arimateia em Avalon e como ele conheceu Yeshua so descritas brevemente em A Senhora deAvalon.todos da escritora Marion Zimmer Bradley.O filme (como sempre) muito ruim perto do livro que muito completo !!

    Agora a dvida:Gostaria de saber aonde podemos encontrar alguma fonte (ordem, centro, templo, rs) que seja voltado as energias lunares.Ja fui atras desses negocios de Wicca e no achei srio (talvez as fontes q no eram serias), parecia alguma coisa infundada, e no baseadanas antigos cultos.Sei la, acho q uma coisa de intuio e eu posso dizer q no gostei.

    As vezes vou num centro kardecista, e as vezes vou no templo Hare Krishna ali no metro paraso.mas no consigo achar alguma coisapara me focar.Espero q vc de uma luizinha no caminho.de algum lugar srio onde se possa estudar mais sobre os templos lunares (femininos).

    Page 7 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    8/16

    Amanh quero ir na palestra, at mais =D

    22. A.K.24 de abril Editar

    A ttulo de curiosidade, no livro As Brumas de Avalon, Gareth, Gaheris e Gawain so filhos de Morgause, irm de Igraine e Viviane,

    que criou Mordred, filho de Arthur e Morgana.

    No recomendo o filme a ningum que no tenha lido os livros antes, pois alm de ser impossvel resumir quatro tomos de 300 pginascada um em uma hora e meia, inventaram coisas que no aparecem no livro. E sugiro tambm que, antes de l-lo, leiam A Casa daFloresta, A Senhora de Avalon, e A Sacerdotisa de Avalon, que conta o incio da linhagem de Morgana com a filha da Rainha dasFadas e o incio de Avalon.

    uma pena que no tenhas lido a obra da Marion Zimmer Bradley, MDD, pois ela comenta que Jos de Arimatia viajou at Glastonburye fundou a igreja de l. Ela t ransformou Santa Helena, me de Constantino, em sacerdotisa da Deusa. Sei que ela realizou vasta pesquisapara escrever sua obra, mas nunca consegui descobrir se isso possui algum fundamento histrico ou se apenas licena potica. Fazseis anos que li todos os livros, no me lembro dos detalhes, mas h uma passagem em que os novos cavaleiros tinham que passar a noitena igreja, o que remeteria a antigos rituais e iniciaes.

    Duas frases marcantes e determinantes da obra, na minha opinio: Um smbolo nada , enquanto a realidade tudo; Todos os deusesso um s deus, todas as deusas so uma s deusa, e h apenas um Iniciador. E cada homem, a sua verdade. E deus com ela.

    23. Sleip24 de abril Editar

    do Brumas de avalon ta certo mesmo, como o elvis falo

    mas tem uma coisa A Sua conta com 7,581,520 [7] de habitantes resultando numa densidade populacional de 188 habitantes porquilmetro quadrado. A capital administrativa Berna. Outras cidades importantes so Zurique, Genebra, Lausana e Basileia.http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%AD%C3%A7a

    no q o erro va mudar alguma coisa eu s to sendo chato ^^

    @MDD No no, vc est certssimo, Berna mesmo mas fico feliz que vocs estejam prestando ateno no texto!!!

    24. Vitor Bolis24 de abril Editar

    Mto bom.quanod vc falou do teto estrelado ja sabia do que tava falando.uma das coisas que sempre me veem na cabea quando estoulendo essas lendas de Arthur so a Ordem DeMolay e as Filhas de J.

    Outra coisa agora eu serei o encarregado de cuidar da garotada da ORDEM DOS ESCUDEIROS DA TVOLA REDONDA, que reunejovens de 7 a 12 anos se quiser souber mais entra ai no flog que tem um texto sobre isso explicando tudo bem explicadinho.

    e agora tambm Cavaleiro.

    Abrao,Sir Vitor Bolis xD

    25. christina24 de abril Editar

    ..e se auto-aprisionou-se a si prpria na Torre de Londres. ahahah!

    timo texto.

    26. ahoyhoy24 de abril Editar

    Page 8 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    9/16

    Cara, eu acho que voc escreveu a maior redundncia de todos os tempos nesse texto, auto-aprisionou-se a si prpria realmentedemais, isso pra ficar bem claro pra todo mundo ou foi falta de reviso no texto mesmo?

    @MDD voc novo aqui, ne?

    27. Medreut

    24 de abril Editar

    Se eu no me engano, no livro das Brumas de Avalon a escritora descreve este ritual realizado por Arthur (me corrijam se eu estivererrado, eu no li o Brumas, uma amiga me contou isso).

    Voc t de gozao, n?

    28. Fbio24 de abril Editar

    Show, muito legal.

    Dessa sre do Rei Arthur at agora foi a coluna mais facil de ser entendida.

    Marcelo voc pretende escrever alguma coluna sobre o Shakespeare?

    @MDD Claro h muito mais entre Keter e Malkuth do que sonha a nossa v filosofia.

    29. Guilherme25 de abril Editar

    Bom Marcelo, s ficou faltando mesmo tu se retratar com o caso da Dilma Roussef.http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/dilma-a-ficha-da-folha-e-falsa/

    30. Anarcoplayba25 de abril Editar

    Marcelo,

    Algum dia vc pretende falar de Hy Brazil (ou High Bresail, Ui Breasail), etc?

    31. TH13

    25 de abril Editar

    @ahoyhoy:Cara, eu acho que voc escreveu a maior redundncia de todos os tempos nesse texto, auto-aprisionou-se a si prpria realmente demais, isso pra ficar bem claro pra todo mundo ou foi falta de reviso no texto mesmo?

    @MDD voc novo aqui, ne?

    Calma, Marcelo, seno daqui a pouco a pessoa vai querer se auto-suicidar-se a si prpria!

    32. Papael25 de abril Editar

    Legal, entendi o po, o vinho e o hierogamos mas e a pscoa? deve ser ignorncia minha mas no entendi a ligao dos rituais dapscoa com estes.O mais legal de tudo que se copulavam nessa poca(ente abril e maio), levando em conta os 9 meses de gestao, a criana deverianascer perto do final de dezembro, inicio de janeiro acho que dia 25 de dezembro seria um bom dia.Outra pergunta, estamos chegando no Samhain tu vai postar algo em especial para este momento? curioso coisa pouca heheeh.

    Page 9 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    10/16

    Abrao.

    33. Eron G. M.25 de abril Editar

    Prefiro acreditar em Cornwell que nessas baboseiras

    @MDD E Cornwell diz exatamente a mesma coisa do que eu. Deve ser duro ser analfabeto funcional

    34. Eron G. M.26 de abril Editar

    Vem c, estamos falando do mesmo Cornwell, Bernard Cornwell? Escritor de romances histricos que inclusive desmistificam tudo quese conhece por medieval?

    @MDD Exato. Ele um dos muitos autores que serviram de base de pesquisa para esta srie de textos, incluindo As cronicasde Arthur e A Busca do Graal. Cornwell, contudo, escreve a verso DELE, enquanto desconhecedor das cincias ocultas.Cornwell acreditava que os druidas que faziam magia, mas que tudo no passava de coincidncias e afins. E neste ponto ele

    acaba perdendo muito do simbolismo do ciclo arthuriano, tentando encaixaros rituais magicos celtas em uma explicaomaterialista. Ele acaba caindo na sindrome da Tumba do Fara. Mas no tira a qualidade dos textos dele. Eu apenas coloco umaexplicao mais profunda ao comparar diversos mitos arthurianos e celtas com os rituais gregos/celtas e templrios quecertamente infuenciaram os escritores da poca.

    35. Nelson27 de abril Editar

    Primeiro, parabns pela srie sobre Arthur. Uma histria conhecida por todos, mas que ningum conhece.

    Mas, gostaria de perguntar sobre algo no relacionado aos posts. Conhece a tal Ordem dos Gregarios? Recebi um e-mail me convidado aparticipar. estranho.

    Eles tm um site que explica tudo (!) sobre eles Vc sabe o que ???

    gde abrao

    36. Gustavo Dourado27 de abril Editar

    Ol Tio!Quanto tempo tio sem comentar.Tio surgio duas pequenas duvidas:1- A disputa pelo trono, ate a morte, simblica ou realmente existia a luta entre pai e filho, o novo e o velho ate a morte mesmo? Ou

    apenas para simbolizar a passagem do reinado?2- Malditos celtas que fugiram da fila onde estavam sendo distribudas as vogais No entendi a colocao desta frase no texto, ela fazreferencia aos nomes que so sempre os mesmos? Falta de criatividade para colocar os nomes?grande abrao!=)

    37. Gustavo Dourado27 de abril Editar

    Tio uma ultima dvida, o casamento do rei Arthur com as trs Guinevere, ela era uma s e as trs represento respectivamente trs fasesdistintas de uma cerimonia ou so trs mulheres diferentes?abrao!

    @MDD uma representao do casamento alqumico sol-lua.

    Page 10 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    11/16

    38. Lus28 de abril Editar

    Texto bom, embora ache que pela quantidade de informaes e tempo disponvel que deves ter, as idias ficam um pouco confusas, masnada crtico.Marcelo, desculpe a impacincia, h previso para a publicao sobre 2012?

    Abrao

    39. Luke29 de abril Editar

    Prefiro acreditar em Cornwell que nessas baboseiras

    @MDD E Cornwell diz exatamente a mesma coisa do que eu. Deve ser duro ser analfabeto funcional

    kkkkkk. Gostei da resposta. Eu gostaria de saber pq.. Pq esses caras ficam perdendo o tempo deles e dos outros interessados, criticandocoisas q eles nem ao menos conhecem..

    Venho acompanhando o blog desde o incio e realmente ficou muito boa essa matria. ^^

    Parabns D.D.!!

    40. Padre Judas30 de abril Editar

    J que estamos falando sobre Cornwell e Artur, voc poderia me dizer se os termos citados por Merlim como sendo Graus Mitraicos soverdadeiros (provavelmente baseados em algum registro publicamente conhecido, uma vez que voc mesmo diz que o autor no Iniciado) ou uma criao de BC?

    Obrigado.

    41. Felipe Metal01 de maio Editar

    Texto maravilhoso, como sempre. Minha cabea explode quando leio os post aqui do TdC! Mas como td bom admirador no s elogiacomo tambm critica. Tome-lhe:

    e SE AUTO-APRISIONOU-SE A SI PRPIA na Torre de Londres.

    Tome vergonha, um rapaz instrudo como voc fazendo isso. Ora, bolas. Mas ningum perfeito, e na pressa esses errinhos passamdesapercebidos (ou no, hehehe

    Abraos Tio. Continue com o bom trabalho!!! E felicidades!!!

    @MDD e quem disse que isso foi um erro?

    42. Jacques Menezes05 de maio Editar

    Se auto-bolei-me a mim mesmo!

    43. AD&D07 de maio Editar

    auheuaheuhaheuhae

    Page 11 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    12/16

    voc novo aqui, ne? foi timo..o auto aprisionamento na torre significa algo?, ou nem todas as lendas do arthur citadas representam, digamos, alegorias iniciaticas?

    Abraos

    44. camila

    09 de maio Editar

    que saco esse povo que nao entende tuas ironias gramaticais!! pqp!!!!!d raiva, meu..abrao, tio!

    45. Gisele20 de maio Editar

    pena que nenhumas das meninas podero ver o teto estrelado, fora isso timo texto como sempre.um abrao.

    @MDD Como no? volta e meia eu fao palestras abertas ao pblico s ficar ligada no http://www.deldebbio.com.br/

    Participe

    cforms contact form by delicious:days

    Colunas

    Ocioso

    1. Deixe seu comentrio (obrigatrio)

    Faa seu protesto

    Enviar

    Page 12 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    13/16

    Cmplices

    Page 13 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    14/16

    Orkut

    info

    BlogBlogs.Com.Br

    Adicione o S&H:

    total de visitantes

    Contato

    Comercial Parcerias Dicas de Post

    feed

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    15/16

    Blogs Hiperativos

    Jogos Gratis Acidez Mental Megabalaio OMEdi Kibe Loco Procurando Vagas Interney Sac Divino Degraa mais gostoso Recebi por e-mail Jogos Curto e Grosso Siriloko Asttro Pilndia

    Dormiu Wiki Doido Buscar Jogos Preguiza Smelly Cat Copi-Cola

    Categorias

    animaes Arte/Design artigos Cinema/sries/TV colunas comics addicted Dvida Razovel delicinhas Dicionrio das Marcas diversos Galeria games HQ humor imagens Informe Publicitrio Internet inutl lgica mente msicas O Comedor de Lixo publicidade Sarjeta dos Quadrinhos tecnologia Teoria da Conspirao Tosco / Bizarro toys utilitrios

    Page 15 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo

    06/08/2009http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/camelot-guinevere-e-lancelo ...

  • 8/14/2019 090423 - Teoria da Conspirao - Camelot Guinevere e Lancelot

    16/16

    vdeos

    Tema por Tropus Comunicao na Internet Design por Evel RyuMonetizao otimizada por Gesto Ativa WebDesign

    Monetize o seu blog com HOTWords utilizando o plugin WP-HOTWords 4.4.1.

    Page 16 of 16Camelot, Guinevere e Lancelot | Sedentrio & Hiperativo