08 setembro 15 - uf-abrunheiraverridevilanovadabarca.pt · caminho da quinta de almiara a sevelha:...

11
N.º 8 Setembro/15 BOLETIM Informação das Actividades

Upload: duongcong

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

N.º 8 Setembro/15

BOLETIM

Informação das Actividades

BOLETIM

2

N.º 8 Setembro/15

Introdução

A presente Informação enquadra-se no preceituado na alínea e), n.º 2, artigo 9.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro e abrange o período compreendido entre 14 de Junho e 14 de Setembro de 2015.

Serviços Administrativos

Foi aprovado uma adenda ao Contrato de Prestação de Serviços entre os CTT Correios e a Junta de Freguesia, saindo reforçado o serviço de correios prestado pela Junta de Freguesia.

Prestação de serviços de correios e telefone público, através de protocolo celebrado com os CTT – Correios de Portugal.

Balanço de atribuição de alvarás, licenciamento e registo de canídeos, atestados e documentos similares:

DESIGNAÇÃO Quant. Agregado familiar e Residência 01 Autorização de saída de menor do país 01 Capacidade Eleitoral 01 Confrontações de imóvel 02 Declaração para CP 01 Não exerce atividade profissional nem aufere rendimentos 01 Não usufrui de qualquer rendimento 01 Proprietário de equipamento agrícola 01 Prova de vida 12 Residência 12 Residência e ausência de horários compatíveis com acções de formação 05 Toponímia 02 Registo de Canídeos 15 Licenças de Canídeos 68 Licença de atividades ruidosas de carácter temporário que respeitem a festas populares, romarias, feiras, arraiais e bailes

04

Gestão Urbanística e Ambiente

Durante o período abrangido por este documento foram efetuadas reparações do piso com massas asfálticas nas ruas do Vale Pequeno, Dr. Cardo, do Forno, Pedrejal, Ferrador, das Cerejas, dos Arneiros e de Santo António, becos da Tremoceira, da Oficina e dos Outeiros; e no largo da Oliveira (Abrunheira), ruas da Igreja, do Rancho das Cantarinhas e de Nossa Senhora da Saúde (Reveles), ruas da AFUV, dos Fornos, dos Calafates, da República e de Martinlongo; e beco da Mina (Verride).

BOLETIM

3

N.º 8 Setembro/15

Na rua do Campo, junto ao apeadeiro ferroviário de Reveles, procedeu-se à remoção de uma enorme massa de inertes que havia deslizado para a via devido a temporal. Antecipadamente foram retiradas algumas árvores que igualmente deslizaram para a referida via. Depois dos trabalhos de limpeza foram reabertos cerca de 200 metros de valeta.

Foram efetuados trabalhos de limpeza e/ou reabertura de bermas, ruas, passeios,

passagens hidráulicas, sarjetas e sumidouros em toda a Freguesia. Destaque para os trabalhos de limpeza da linha de água que atravessa a povoação da Caixeira, com

BOLETIM

4

N.º 8 Setembro/15

remoção de vegetação invasiva, lamas e inertes. Também na rua de Martinlongo (Verride) se realizaram trabalhos de limpeza, com corte de canas e outra vegetação, poda de árvores e desobstrução da vala de escoamento de águas pluviais

No espaço ajardinado do entroncamento da rua Dr. Contente Ribeiro com a rua do Arrabalde (Reveles) foi substituída uma torneira de rega e procedeu-se ao tratamento do espaço, com corte da vegetação excessiva e limpeza.

Procedido ao corte de vegetação das bermas nas seguintes estradas: Estradas de Presalves a Sevelha, do Outeiro da Moura e de Vila Nova da Barca a Brunhós (extremo do concelho), ruas das Alminhas (Reveles), das Fontaínhas (Reveles), das Cerejas (Reveles a Abrunheira), do Campo (Abrunheira), da Ladeira do Rio (Verride), da Quinta de Almiara (Verride), da Quinta das Cardosas (Verride) e de Santa Ana (Caixeira).

Obras de construção civil em Passeios e Valetas: 1. Na rua Dr. Contente Ribeiro (Reveles) foi construída uma passagem hidráulica e

cerca de 50 metros de valeta. 2. Construção de cerca e 30 metros quadrados de passeio na Praça Dr. José Regalão

(Abrunheira), em colaboração com o morador.

Acompanhamento das obras municipais de construção da rede de saneamento da Freguesia e de pavimentação de arruamentos em toda a Freguesia (estrada de Vila Nova da Barca a Verride, da Caixeira a Verride, ruas da Ladeira do Rio e Associação Filarmónica União Verridense (Verride), Praça Dr. José Regalão, ruas de Santo António e Senhora da Graça (Abrunheira), Largo do Jardim, ruas Dr. Contente Ribeiro, Arrabalde, Rancho dos Malmequeres, dos Fonsecas, Nossa Senhora da Saúde e do Chafariz (Reveles), e rua da Quinta do Outeiro (Carril/Presalves).

Intervenção junto da EDP no sentido de debelar diversas avarias na rede de iluminação pública da Freguesia.

Equipamento Urbano

BOLETIM

5

N.º 8 Setembro/15

Os abrigos de passageiros das carreiras de autocarros foram intervencionados, tendo-se procedido à remoção de cartazes, lavagem e colocação da imagem institucional da Junta de Freguesia.

Rede viária rural

Realização de trabalhos em caminhos rurais: 1. Carregueira (Abrunheira): Regularização do piso, numa extensão de cerca de 200

metros. 2. Lagar da Carregueira (Abrunheira): Regularização do piso, numa extensão de cerca

de 50 metros a limpeza de valetas. Corte de vegetação em toda a extensão. 3. Matinha (Abrunheira): Regularização do piso, numa extensão de cerca de 50 metros. 4. Adoeira I (Abrunheira): Corte de vegetação em todo o percurso. 5. S. Nicolau (Abrunheira): Corte de vegetação em todo o percurso. 6. Costa Alta (Abrunheira/Verride): Corte de vegetação em todo o percurso. 7. Caminho de Requeixo (Verride): Corte de vegetação no troço entre as ruas de

Martinlongo e da Quinta das Cardosas. 8. Senhora da Saúde (Reveles): regularização pontual do piso e corte de vegetação em

todo o percurso. 9. Quinta da Boa Vista (Marujal): regularização pontual do piso e corte de vegetação

em todo o percurso. 10. Caminho da Quinta de Almiara a Sevelha: Corte de vegetação em todo o percurso.

Fontes e Espaços Verdes

1. Parque de Merendas da Senhora da Saúde (Reveles): limpeza geral, com corte de relva e das instalações sanitárias.

2. Parque de Merendas do Lavadouro (Abrunheira): Foi efectuada a limpeza geral, com corte de relva, limpeza do tanque e das instalações sanitárias.

3. Parque Dr. António Joaquim Simões (Abrunheira): limpeza geral e corte de relva. 4. Fonte Nova (Abrunheira): limpeza do depósito, da fachada e do espaço envolvente. 5. Jardim de Reveles: Limpeza do espaço. 6. Jardim Central de Verride: limpeza geral, com corte de relva e poda de árvores. 7. Jardim do Cemitério de Verride: corte de relva e tratamento de arbustos. 8. Parque de Merendas do Outeiro da Moura: limpeza geral, com corte de relva. 9. Parque do Centro de Dia de Vila Nova da Barca: limpeza geral e corte de relva.

10. Chafariz de Abrunheira: limpeza do reservatório e do exterior da fonte.

Na Fonte do Boco (Reveles): Realizaram-se obras de recuperação do espaço, com a limpeza geral que incluiu o reservatório da fonte, o tanque de lavagem e espaço envolvente. Procedeu-se, ainda, ao desbaste de árvores e à vedação do perímetro sem resguardo com rede de segurança.

BOLETIM

6

N.º 8 Setembro/15

Cemitérios da Freguesia

Tendo em vista a modernização dos ficheiros e arquivos dos cemitérios, prosseguiu o processo de digitalização de todos os livros de registos de inumações e as concessões de sepulturas do cemitério de Reveles. Este trabalho estender-se-á, depois, aos restantes cemitérios.

Obras efetuadas nos Cemitérios: 1. Verride: Trabalhos de limpeza, bem como a remoção de terras excedentes,

regularização do piso do talhão n.º 9. 2. Reveles: Trabalhos de limpeza e substituição de torneira. 3. Vila Nova da Barca: Trabalhos de limpeza.

Balanço do movimento dos Cemitérios da Freguesia, neste período de tempo:

ACTOS Quantidades

Inumações 06 Exumação 01 Alvarás de Concessão de Sepulturas Perpétuas 02 Licenças para revestimento de sepulturas perpétuas 02

Imóveis, Terrenos, Equipamentos e Viaturas

Efetuados trabalhos de limpeza em edifícios da Junta de Freguesia: Sedes, Instalações sanitárias e Multiusos. Pintura das portas interiores da Sede de Verride.

No Salão Multiusos de Abrunheira foram reparados os seguintes equipamentos: exaustor, máquinas de fritar e de lavar loiça e a canalização de gás.

Acção Social e Apoio ao Consumidor

Manutenção do serviço de Centro de Dia, em Vila Nova da Barca, em colaboração com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Verride.

Colaboração com a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, na sinalização de famílias carenciadas para inserção no projecto “Montemor So(u)lidário”.

Integração de um cidadão residente na Freguesia no cumprimento de trabalho comunitário por decisão judicial.

No âmbito do projecto de incentivo à natalidade “Enxoval do Bebé”, foi atribuído subsídio a uma cidadã residente na União de Freguesias.

Tecido Associativo, Desporto e Cultura

Foi organizado no dia 11 de Julho o “I Encontro Território e Cultura”. Tratou-se de um evento que focou as valências estratégicas inerentes ao desenvolvimento local, interagindo com a identidade cultural desta sociedade do Baixo Mondego. Teve, ainda, a finalidade de dar a conhecer o espólio conseguido pelo arqueólogo Marco Penajóia no território da Freguesia no campo da arqueologia e da geologia, para além de material cedido por outras instituições, nomeadamente o Museu Municipal da Figueira da Foz. Ao evento juntou-se uma conferência em que foram convidados, o próprio arqueólogo Marco Penajoia (com o tema “Arqueologia e Património”), padre José Luís Ferreira (“Projetos Paroquiais e Sociais”) e Ricardo Brites (“Nutriaquia e Hidroponia em Abrunheira”). Na animação cultural participaram o Ensemble de Clarinetes da AFUV,

BOLETIM

7

N.º 8 Setembro/15

os ranchos das Cantarinhas de Abrunheira e dos Malmequeres de Reveles e os Gaiteiros Ecos do Mondego. Promoveu-se, ainda, uma exposição de artesanato, bicicletas clássicas e licores artesanais com a participação de António Jesus Cardoso, Mário Mano, Delminda Duarte, Arménio Machado, Grupo de Bordados e Bainhas Abertas de Vila Nova da Barca, Fernando Silva, Marco Penajóia e Isabel Sá.

Considerando que a população desta Freguesia é maioritariamente envelhecida e

que o projeto Lata 69 apresentado por Mistaker Maker, Associação de Intervenção Criativa apresenta qualidade e inovação em conceitos como o envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações, a Junta de Freguesia promoveu um workshop de Arte Urbana para idosos, entre os dias 22 e 29 de Julho, divididos em 3 etapas. Estas ações decorreram em Reveles, Verride e Abrunheira, contando com o apoio do G. R. Revelense, do C. P. de Verride e da C. P. de Abrunheira no desafio à participação dos seus utentes ou associados mais idosos. O modelo desenhado para o workshops, segundo aquela associação é “ juntar pequenos grupos de pessoas que já passaram a idade da reforma e assistidos por artistas urbanos, os participantes aprendem a história do Graffiti e da Arte Urbana, os vários termos ‘técnicos’, as várias técnicas de intervenção na rua e por fim, vão para a rua, partilhar com o mundo as suas ideias, numa parede da localidade”.

De salientar a excelente aceitação do projecto pela comunicação social, com amplo acompanhamento na imprensa regional e a cobertura televisiva por parte da RTP e SIC.

BOLETIM

8

N.º 8 Setembro/15

A Junta de Freguesia propõs o senhor Arménio Lopes Machado, residente em

Verride, nesta União de Freguesias, para ser contemplado com a Medalha de Mérito Municipal do corrente ano, que foi atribuída no Dia do Concelho. Arménio Machado, um homem social, cultural e humanamente extremamente ativo; foi dirigente associativo na Comissão de Melhoramentos de Verride, no Centro Paroquial de Solidariedade Social de Verride, na Associação Filarmónica União Verridense e no Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Verride. É, também, importante registar que ao longo dos anos tem tido assento na política local, designadamente na Assembleia de Freguesia.

A Junta de Freguesia está a promover, no Centro de Dia de Vila Nova da Barca, e aberto a toda a população, um curso de “Bordados e Bainhas Abertas”.

A Freguesia participou no evento “Freguesias em Festa” integrado na programação da Feira de Ano/Festas Concelhias, com as atuações do Coral Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense, do Rancho Folclórico Os Malmequeres de Reveles (secção de folclore do Grupo Recreativo Revelense) e do Rancho de Cantarinhas Flores das Tricanas de Abrunheira (secção de folclore da Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira).

Na sequência do preceituado no Regulamento de Apoio ao Associativismo, foi disponibilizado apoio logístico às seguintes associações e instituições: 1. Casa do Povo de Abrunheira: cedência de instalações (Multiusos) e equipamentos

(mesas e cadeiras) para a realização da “Festa da Cereja” e “Maratona do Baixo Mondego de BTT”, de 16 a 22 de Junho; e cedência de mesas, cadeiras e equipamento de cozinha, de 1 a dia 15 de Setembro (apoio logístico à participação na Feira do Ano).

2. Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira: cedência do Salão Multiusos (e respetivos equipamentos) e Auditório para a realização de “Marchas de S. João”, no dia 20 de Junho e, de 21 a 25 de Agosto para a realização das festas da Senhora da Graça. Cedência de viatura no dia 6 de Setembro (apoio logístico à participação na Feira do Ano)

3. Associação Filarmónica União Verridense: cedência de equipamento (mesas) para a realização de almoço-convívio do Festival de Bandas.

4. Grupo Recreativo Revelense: cedência de mesas e cadeiras para a realização das festas da Senhora da Saúde, de 31 de Julho a 3 de Agosto. Cedência de viatura nos dias 31 de Agosto, 3, 4, 13 e 14 de Setembro (apoio logístico à participação na Feira do Ano) (apoio logístico à participação na Feira do Ano).

BOLETIM

9

N.º 8 Setembro/15

Património

A Junta de Freguesia concluiu o projeto, para um licenciado em arqueologia, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional sobre a “Preservação e Proteção do Património”, que visou implementar atividades que se enquadrem no estudo do património natural, cultural e urbanístico, de forma a enriquecer a identidade da população local.

Espaço do Cidadão

No dia 8 de Setembro foi inaugurado o “Espaço do Cidadão” da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, num ato presidido pelo secretário de estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa, e a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho.

“O Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder aos serviços digitais disponibilizados pela Administração Central.

A massificação do acesso aos serviços digitais da Administração Pública resulta da concretização da política “Digital por Regra”, ou seja, todos os serviços públicos que possam ser prestados digitalmente, estarão disponíveis online.

Os Espaços do Cidadão serão, assim, uma rede de atendimento aos cidadãos que terá por base a constituição de parcerias entre a administração central e outras entidades, preferencialmente as autarquias, para a prestação dos serviços online, assistida por funcionários qualificados: os mediadores de atendimento digital.

O Espaço Cidadão será um ponto único de contacto para prestação de serviços públicos online onde os cidadãos serão atendidos por pessoas previamente formadas e qualificadas para ajudar os cidadãos a beneficiar dos serviços digitalizados.

A rede de Espaços do Cidadão será complementar à rede de Lojas do Cidadão (atuais e futuras), a disseminar pelo território nacional numa lógica de proximidade dos utilizadores, em especial dos que se encontram em territórios com baixa densidade populacional.”

Comunicação Institucional

Produção de conteúdos para publicação no sítio de internet, na página de Facebook, na comunicação social e um flayer de divulgação da Freguesia.

Participação em Actividades Institucionais

O Presidente da Junta de Freguesia participou em actividades institucionais de vária índole, a saber:

BOLETIM

10

N.º 8 Setembro/15

� 13 de Junho: Sessão Solene de Aniversário da Associação Filarmónica União Verridense. Local: Sede da AFUV.

� 19 de Junho: Reunião do CLAS (Comissão Local de Acção Social). Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 26 de Junho: Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 03 de Julho: Reunião mensal (Junho) das Juntas de Freguesia com a Câmara Municipal. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 10 de Julho: Reunião do CLAS (Comissão Local de Acção Social). Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 24 de Julho: Reunião mensal das Juntas de Freguesia com a Câmara Municipal. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 2 de Setembro: Reunião mensal das Juntas de Freguesia com a Câmara Municipal. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 8 de Setembro: Sessão Solene comemorativa do Dia do Concelho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

BOLETIM

11

N.º 8 Setembro/15