073000 cariacica/es 159238 concurso pÚblico nº 002/2016 – funÇÃo... · pouco mais alta da...

20
MaPP - Função Pedagógica CONCURSO PÚBLICO Nº 002/2016 Organizadora: Prefeitura Municipal de Cariacica/ES 073000 159238 0 Tarde

Upload: hoangtruc

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MaPP - Função Pedagógica

CONCURSO PÚBLICONº 002/2016

Organizadora:

Prefeitura Municipal deCariacica/ES

07

30

00

15

92

38

0

Tarde

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 2 -

CCAARRGGOO:: MMaaPPPP –– FFUUNNÇÇÃÃOO PPEEDDAAGGÓÓGGIICCAA

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Passeio à infância

Primeiro vamos lá embaixo no córrego; pegamos dois pequenos carás dourados. E como faz calor, veja, os lagostins saem da toca. Quer ir de batelão, na ilha, comer ingá? Ou vamos ficar bestando nessa areia onde o sol dourado atravessa a água rasa? Não catemos pedrinhas redondas para a atiradeira, porque é urgente subir no morro; os sanhaços estão bicando os cajus maduros. É janeiro, grande mês de janeiro!

Podemos cortar folhas de pita, ir para o outro lado do morro e descer escorregando no capim até a beira do açude. Com dois paus de pita, faremos uma balsa, e, como o carnaval é no mês que vem, vamos apanhar tabatinga para fazer fôrmas de máscaras. Ou então vamos jogar bola-preta: do outro lado do jardim tem pé de saboneteira. Se quiser, vamos. Converta-se, bela mulher estranha, numa simples menina de pernas magras e vamos passear nessa infância de uma terra longe. É verdade que jamais comeu angu de fundo de panela?

Bem pouca coisa eu sei: mas tudo que sei lhe ensino. Estaremos debaixo da goiabeira; eu cortarei uma forquilha com o canivete. Mas não consigo imaginá-la assim; talvez se na praia ainda houver pitangueiras... Havia pitangueiras na praia? Tenho uma ideia vaga de pitangueiras junto à praia. Iremos catar conchas cor-de-rosa e búzios crespos, ou armar o alçapão junto do brejo para pegar papa-capim. Quer? Agora devem ser três horas da tarde, as galinhas lá fora estão cacarejando de sono, você gosta de fruta-pão amassada com manteiga? Eu lhe dou aipim ainda quente com melado. Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horroroso o nosso pobre doce de abóbora e coco.

Mas eu a levarei para a beira do ribeirão, na sombra fria do bambual; ali pescarei piaus. Há rolinhas. Ou então ir descendo o rio numa canoa bem devagar e de repente dar um galope na correnteza, passando rente às pedras, como se a canoa fosse um cavalo solto. Ou nadar mar afora até não poder mais e depois virar e ficar olhando as nuvens brancas. Bem pouca coisa eu sei; os outros meninos riram de mim porque cortei uma iba de assa-peixe. Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros, e havia uma mulher do outro lado do rio gritando.

Mas como eu poderia, mulher estranha, convertê-la em menina para subir comigo pela capoeira? Uma vez vi uma urutu junto de um tronco queimado; e me lembro de muitas meninas. Tinha uma que era para mim uma adoração. Ah, paixão de infância, paixão que não amarga. Assim eu queria gostar de você, mulher estranha que ora venho conhecer, homem maduro. Homem maduro, ido e vivido; mas quando a olhei, você estava distraída, meus olhos eram outra vez os encantados olhos daquele menino feio do segundo ano primário que quase não tinha coragem de olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.

Adoração de infância. Ao menos você conhece um passarinho chamado saíra? É um passarinho miúdo: imagine uma saíra grande que de súbito aparecesse a um menino que só tivesse visto coleiros e curiós, ou pobres cambaxirras. Imagine um arco-íris visto na mais remota infância, sobre os morros e o rio. O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar se balançando sob a onda clara, junto da pedra.

Ardente da mais pura paixão de beleza é a adoração de infância. Na minha adolescência você seria uma tortura. Quero levá-la para a meninice. Bem pouca coisa eu sei; uma vez na fazenda riram: ele não sabe nem passar um barbicacho! Mas o que eu sei lhe ensino; são pequenas coisas de mato e de água, são humildes coisas, e você é tão bela e estranha! Inutilmente tento convertê-la em menina de pernas magras, o joelho ralado, um pouco de lama seca do brejo no meio dos dedos dos pés.

Linda como a areia que a onda ondeou. Saíra grande! Na adolescência me torturaria; mas sou um homem maduro. Ainda assim às vezes é como um bando de sanhaços bicando cajus de meu cajueiro, um cardume de peixes dourados avançando, saltando ao sol, na piracema; um bambual com sombra fria, onde ouvi silvo de cobra, e eu quisera tanto dormir. Tanto dormir! Preciso de um sossego na beira do rio, com remanso, com cigarras. Mas você é como se houvesse demasiadas cigarras cantando numa pobre tarde de homem.

(BRAGA, Rubem. 50 crônicas escolhidas – 3ª edição – Rio de Janeiro: BestBolso, 2011.)

01 Na sequência que constitui o 2º§ do texto podem ser identificados, respectivamente: A) Sugestão, convocação, oposição e dúvida. B) Convite, acréscimo, proposição e justificativa. C) Possibilidade, alternância, condição e convite. D) Participação, exclusão, alternância e conclusão.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 3 -

02 Em todo o texto apresentado, o emprego do acento grave é registrado por quatro vezes. Dentre os trechos destacados a seguir, a exigência da regência de acordo com a norma padrão da língua só NÃO faz parte da justificativa para tal ocorrência em: A) “Passeio à infância.” B) “[...] passando rente às pedras, [...]” (4º§) C) “Tenho uma ideia vaga de pitangueiras junto à praia.” (3º§) D) “Ainda assim às vezes é como um bando de sanhaços [...]” (8º§)

03 “Tudo o que era guardado à chave permanecia novo por mais tempo. Mas meu propósito não era conservar o novo, e sim renovar o velho. ” (Walter Benjamin.)

Considerando o texto “Passeio à infância”, pode-se afirmar que, em relação à citação transcrita de Walter Benjamim, A) demonstra preocupação com a conservação da memória, ação refutada pela citação. B) há uma contraposição, pois, no texto, a volta ao passado é vista como essencial para o autor. C) possui um conteúdo que condiz com o pensamento citado, sendo considerados textos com ideias afins. D) desvincula os dois períodos que constituem a citação, confirmando apenas a ideia expressa pelo primeiro.

04 O mesmo referente pode ser identificado através dos elementos de coesão textual destacados no trecho a seguir, com EXCEÇÃO de:

“Eu lhe(I) dou aipim ainda quente com melado. Talvez você(II) fosse como aquela(III) menina rica, de fora, que achou horroroso o nosso pobre doce de abóbora e coco. (3º§)

Mas eu a(IV) levarei para a beira do ribeirão, na sombra fria do bambual; ali pescarei piaus. Há rolinhas. Ou então ir descendo o rio numa canoa bem devagar e de repete dar um galope na correnteza, passando rente às pedras, como se a canoa fosse um cavalo solto.” (4º§) A) I. B) III. C) I e IV. D) II e III.

05 Algumas decisões em relação à estruturação do texto estão relacionadas ao objetivo da comunicação, dentre elas a que diz respeito ao nível de linguagem utilizado. Assinale a seguir o trecho destacado que representa a utilização de uma linguagem coloquial. A) “É janeiro, grande mês de janeiro!” (1º§) B) “É verdade que jamais comeu angu de fundo de panela?” (2º§) C) “Ou vamos ficar bestando nessa areia onde o sol dourado atravessa a água rasa?” (1º§) D) “Ou então vamos jogar bola-preta: do outro lado do jardim tem pé de saboneteira.” (2º§)

06 “Homem maduro, ido e vivido; mas quando a olhei, você estava distraída, meus olhos eram outra vez os encantados olhos daquele menino feio do segundo ano primário que quase não tinha coragem de olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.” (5º§) Assinale, a seguir, a reescrita que mantém a correção semântica e gramatical do período destacado anteriormente. A) Quando a olhei, homem maduro, ido e vivido; você estava distraída. Meus olhos eram outra vez aqueles olhos do

menino feio do segundo ano primário os quais quase não tinha coragem de olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.

B) Homem experiente, ido e vivido; todavia, quando a olhei, estava distraída, meus olhos eram outra vez os encantados olhos daquele menino feio do segundo ano primário que quase não tinha coragem de olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.

C) No momento em que lhe olhei, homem maduro, ido e vivido; você estava distraída, meus olhos eram outra vez os encantados olhos daquele menino feio do segundo ano primário não tendo coragem para olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.

D) Homem maduro, ido e vivido; somente quando a olhei, você estava distraída, meus olhos eram os mesmos encantados olhos daquele menino feio do segundo ano primário que quase não tivera coragem de olhar a menina um pouco mais alta da ponta direita do banco.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 4 -

07 Os vocábulos a seguir não podem substituir sem alteração de sentido a palavra destacada em “Imagine um arco-íris visto na mais remota infância.” (6º§), EXCETO: A) Lauta. B) Longínqua. C) Adjacente. D) Improvável.

08 “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.”

(Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas.)

Comparando as ideias expostas no trecho anterior com o texto “Passeio à infância” pode-se afirmar que há em comum (indique C para o correto, e I para o incorreto): ( ) A tipologia textual predominante apresentada. ( ) A escolha feita pela sequência narrativa referente à ordem cronológica dos fatos. ( ) A intenção discursiva através do desejo de retomar e de referenciar fatos vividos. ( ) A variação temporal como um dos principais elementos para a estruturação textual. A sequência está correta em A) I, C, I, I. B) C, I, C, I. C) I, I, C, C. D) C, I, C, C.

09 De acordo com os propósitos do autor, pode-se afirmar, tendo em vista o foco narrativo assumido no texto, que o narrador, elemento do mundo ficcional, A) tende à neutralidade através de sua posição pessoal apresentada no texto. B) se aproxima em alguns momentos – e se distancia em outros – dos personagens e da ação. C) submente os fatos aos efeitos de sua objetividade, apresentando-os com marcas emocionais. D) participa dos dados e fatos do mundo construído, constituindo o que se chama narrador-personagem.

10 É possível identificar a ocorrência de um processo anafórico presente nos trechos a seguir, EXCETO: A) “[...] como o carnaval é no mês que vem, vamos apanhar tabatinga […]” (2º§) B) “Converta-se, bela mulher estranha, numa simples menina de pernas magras […]” (2º§) C) “Ou vamos ficar bestando nessa areia onde o sol dourado atravessa a água rasa?” (1º§) D) “Mas não consigo imaginá-la assim; talvez se na praia ainda houver pitangueiras...” (3º§)

RACIOCÍNIO LÓGICO

11 Um programa de televisão premiou os participantes de um concurso da seguinte forma:

o primeiro colocado recebeu metade da premiação total;

o segundo colocado recebeu 2/3 da premiação restante;

o terceiro colocado recebeu metade do que sobrou;

o quarto colocado recebeu 1/4 do que ainda sobrou; e,

os concorrentes que ficaram da quinta à décima colocação dividiram R$ 3.000,00. A premiação total dada pelo programa aos concorrentes foi: A) R$ 24.000,00. B) R$ 36.500,00. C) R$ 45.000,00. D) R$ 48.000,00.

12 A fim de aumentar a produção, uma confecção decidiu adotar medidas que elevassem o rendimento de seus funcionários. Essas medidas foram baseadas a partir das informações obtidas do gráfico “produção de peças/hora do dia” cuja lei de formação é f(x) = –52x2 + 350x + 1000 e 1 ≤ X ≤ 8. Após adotar essas medidas, o dono da confecção constatou um aumento de 75% na produção no horário que tinha o menor rendimento. O número de peças produzidas atualmente nesse horário é: A) 472. B) 657. C) 826. D) 902.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 5 -

13

Pedro, Carlos e Marcos estão conversando a respeito de suas moradias. Joana ouviu parte da conversa que explicitou

as seguintes informações:

a moradia de Carlos é amarela;

Pedro ou mora em uma mansão ou em um apartamento;

a casa é azul; e,

a mansão não é verde.

Joana tendo conhecimento de que um dos três amigos mora em uma casa, outro em um apartamento e o outro em uma mansão, de cores amarela, verde e azul, não necessariamente nessa ordem, chegou a conclusão de que quem mora em um apartamento, em uma moradia amarela, em uma moradia azul, em uma mansão e em uma casa são,

respectivamente: A) Marcos, Carlos, Pedro, Marcos e Pedro. C) Pedro, Carlos, Marcos, Carlos e Marcos. B) Pedro, Carlos, Marcos, Pedro e Marcos. D) Carlos, Pedro, Marcos, Pedro e Marcos.

14

Observe a sequência a seguir: 3B , 7F , 14M , 18Q, 36I , 40M . . .

A letra que acompanha o número do 9º termo desta sequência é:

A) K. B) L. C) E. D) F.

15

Para atender uma nova demanda, uma empresa selecionou três de seus 16 funcionários e formou um grupo. Um dos três funcionários do grupo foi designado líder, outro foi designado analista e o outro gerente. O número de

combinações possíveis para a formação desse grupo é: A) 560. B) 680. C) 3360. D) 4080.

16

Em uma biblioteca ocorre um curioso fenômeno: em determinada ordem de gênero, o número de livros de um

gênero é igual ao número de livros do gênero anterior na ordem, somado a dois. Sabendo que a biblioteca possui 2040 livros, distribuídos em 40 gêneros, então o número de livros do gênero “Clássicos”, 17º nessa ordem de gênero, é:

A) 36. B) 40. C) 42. D) 44.

17

Observe a sequência a seguir: x + 5, 3x + 15, 9x + 45 . . .

Sabendo que a soma dos oito primeiros termos dessa sequência equivale a 3280, o valor de “x” é:

A) –4. B) –3. C) 2. D) 4.

18

Uma empresa de telefonia oferece planos com junção de até três tipos de serviços: telefone fixo, TV por assinatura e

telefone móvel. Após um lavamento, a empresa constatou que dos seus clientes:

64,3% assinam um plano que possuía o serviço de TV por assinatura;

27% assinam um plano que possuía o serviço de telefonia fixa;

53% assinam um plano que possuía o serviço de telefonia móvel;

8,5% assinam um plano que possuía os serviços de TV por assinatura e telefonia fixa;

35% assinam um plano que possuía os serviços de TV por assinatura e telefonia móvel; e,

3,3% assinam um plano que possuía os serviços de Telefonia Móvel e telefonia fixa. Sabendo que a empresa possui 50.000 clientes, então o número de clientes que assinam o plano que contém os três

tipos de serviços é:

A) 850. B) 1250. C) 1650. D) 4250.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 6 -

19 Com a seguinte tabela de carga horária dos funcionários, a pavimentação de uma rodovia tem previsão de 30 dias para sua conclusão:

Horas/dia Número de funcionários

4 6

6 8

8 3

Para reduzir a previsão de conclusão da obra para 20 dias, a empresa responsável pela pavimentação aderiu uma nova tabela de carga horária:

Horas/dia Número de funcionários

4 4

6 X

8 10

Considerando que todos os funcionários tenham o mesmo rendimento de trabalho, então o número de funcionários que trabalharão 6 horas por dia na obra, segundo a nova tabela de horários, é: A) 6. B) 7. C) 8. D) 9.

20 Sabendo que o resto da divisão de 3x4 + (3m – 8)x3 + x2 + (2m – 3)x – (6m + 10) por x + 3 é 2, então o valor de m é: A) 3. B) 5. C) 6. D) 7.

ATUALIDADES

21 “Todo presidente dos Estados Unidos se dedica a duas tarefas simultâneas: governar o dia a dia e preparar seu lugar na história. Quanto mais próximo o fim do mandato, mais se fala do legado. Que marca deixará? Barack Obama, presidente desde janeiro de 2009, deixará a Casa Branca depois do fim do seu segundo mandato. Em uma entrevista à revista The New Yorker, publicada em 2014, Obama refletiu sobre a limitada capacidade dos presidentes de mudar o mundo e disse: ‘Nós só tentamos que o nosso legado seja correto’.”

(Disponível em: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/01/11/internacional/1452533002_110738.html.)

Assinale a alternativa que contém uma ou mais ações marcantes do governo de Obama. A) Aprovação da lei que proíbe a venda de armas nos EUA. B) Retomada do diálogo com o Irã e reaproximação de Cuba. C) Embargo econômico de Cuba, por conta de retaliações políticas. D) Fechamento, ainda no primeiro mandato, da prisão de Guantánamo.

22 “A Receita Federal libera, a partir das 9 h desta quinta-feira (08/09/16), a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015. Estão incluídos nesse 4º lote de restituição do IR deste ano 2.106.171 contribuintes, totalizando R$ 2,5 bilhões em restituições. O pagamento será feito no dia 15 de setembro.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/economia/imposto-de-renda/2016/noticia/2016/09/receita-abre-consulta-ao-4-lote-do-ir-2016-nesta-quinta.html.)

No fim de abril, a Receita Federal informou que 716 mil declarações já estavam retidas na malha fina do IR devido a inconsistências das informações prestadas. Sobre a “Malha Fina”, assinale a afirmativa correta. A) Caso a Receita Federal perceba erros, o contribuinte terá seus direitos cassados, como passaporte, título de eleitor e

bolsas públicas, até que os ajustes e investigações sejam feitas. B) Se refere ao processo de verificação de inconsistências da declaração do IR. Caso o sistema da Receita Federal

perceba informação errada, separa a declaração para uma análise mais apurada. C) Informar despesas inconsistentes e lançar valores e dados na ficha de rendimentos tributáveis diferentes daqueles

relacionados nos informes de rendimento é crime e a penalidade é a retenção inafiançável. D) Ao cair na malha fina, se o cidadão apenas admitir que errou, a multa é nula e o caso arquivado sem mais

verificações, uma vez que não caracterize o uso de “má-fé” ou de intencionalidade de sonegação.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 7 -

23

(Disponível em: http://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/exposicao-na-praca-maua-exibe-inedita-no-brasil.)

A imagem mostra uma importante pintura do modernismo brasileiro que será exibida pela primeira vez no Brasil

desde que foi pintada, em 1927. Trata-se de “Samba”, uma tela de quase 2 m x 1,60 m pertencente ao marchand

uruguaio Martin Castillo e pintada por:

A) Di Cavalcanti. B) Anita Malfatti. C) Oswaldo Goeldi. D) Cândido Portinari.

24

“A desaceleração da economia da China terá consequências negativas na economia mundial em 2016, especialmente

nos países emergentes, afirmou a agência de classificação Moody's. O enfraquecimento mais pronunciado do que o

antecipado da economia chinesa é atualmente um dos maiores riscos para a economia global, avaliou a agência no

documento. O mundo olha atento para a desaceleração do ritmo de crescimento econômico da China, que pode afetar

as economias de diversos países, inclusive o Brasil.” (Disponível em: http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2016/05/19/desaceleracao-da-china-mais-aos-paises-emergentes-avalia

moodys.htm.)

Apesar dessa crise, a China continua sendo a segunda maior economia do mundo. Esse crescimento acelerado teve

início principalmente a partir

A) do governo de Deng Xiaoping que obteve apoio dentro do Partido Comunista para implantar sua política de abertura

e integração gradual do país à economia mundial.

B) da Revolução Proletária Chinesa, comandada pelos trabalhadores da indústria urbana, que impulsionou a produção e

criou na China o chamado socialismo de mercado.

C) das diversas medidas adotadas no projeto político-social denominado “Grande Salto para Frente”, liderado por Mao

Tsé-tung como chefe supremo e líder religioso da China.

D) da queda da URSS e da partilha da Alemanha, o que transformou a China numa economia que era ao mesmo tempo a

maior perseguidora do capitalismo mundial e a maior representante do mesmo.

25

“As medidas de combate ao tabagismo poderão ser ampliadas. Está pronto para ser votado na Comissão de Assuntos

Sociais (CAS) o projeto que proíbe a venda de fumígenos para menores de 21 anos (PLS 236/2016). O autor do projeto, o

ex-senador Ricardo Franco (DEM-SE), argumenta que uma restrição mais rigorosa é uma questão de saúde pública e

também um direito dos jovens brasileiros. Ele destaca que a proibição alcança o uso e a venda de cigarros, cigarrilhas,

charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco.” (Disponível em: http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/09/06/projeto-proibe-venda-de-cigarros-para-menores-de-21-anos.)

Conforme a legislação brasileira atual, a proibição de venda de fumígenos atinge menores de

A) 12 anos. B) 14 anos. C) 16 anos. D) 18 anos.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 8 -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS

26 A partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado. De acordo com o texto do ECA, à criança e ao adolescente serão assegurados para garantia do Direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, EXCETO: A) Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência. B) Direito de organização e participação em entidades estudantis. C) Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. D) Direito de ser respeitado por seus educadores e de contestar critérios avaliativos, podendo seus responsáveis

recorrer às instâncias escolares superiores.

27 Na perspectiva da educação integral, o conceito de tempo integral suscita várias discussões, uma vez que há algumas correntes dos movimentos sociais ligados à educação que defendem que apenas a ampliação do tempo de estudo não garante o resultado ambicionado pela educação integral no ensino e aprendizagem dos estudantes – resultado que deseja garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. No âmbito das Diretrizes Curriculares Nacionais, a educação integral é assim entendida: I. Considera-se como de período integral a jornada escolar que se organiza em sete horas diárias, no mínimo,

perfazendo uma carga horária anual de, pelo menos, mil e quinhentas horas. II. A proposta educacional da escola de tempo integral promoverá a ampliação de tempos, espaços e oportunidades

educativas e o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e de outras áreas, as famílias e outros atores sociais, sob a coordenação da escola e de seus professores, visando alcançar a melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social e diminuir as diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, em especial entre as populações socialmente mais vulneráveis.

III. O currículo da escola de tempo integral, concebido como um projeto educativo integrado, implica a ampliação da jornada escolar diária mediante o desenvolvimento de atividades como o acompanhamento pedagógico, o reforço e o aprofundamento da aprendizagem, a experimentação e a pesquisa científica, a cultura e as artes, o esporte e o lazer, as tecnologias da comunicação e informação, a afirmação da cultura dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, entre outras. As atividades serão desenvolvidas dentro e fora do espaço escolar.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) II, apenas. D) I e II, apenas.

28 Boa parte das reflexões sobre a função social da escola no Brasil foi canalizada em torno do debate acerca das tendências pedagógicas. Assim, tomando como mote as discussões de Libâneo, é possível identificar papéis propostos para a instituição escolar nas diferentes pedagogias. Estão corretas as correlações entre o papel da escola e as tendências pedagógicas: A) No contexto da tendência liberal tradicional, concebe-se uma escola modeladora do comportamento, com ênfase em

aspectos voltados para que os indivíduos se integrem na máquina do sistema social global. B) No contexto da tendência liberal renovada progressista, a escola é chamada a cumprir uma clássica função: a atuação

da escola consiste na preparação intelectual e moral dos alunos para assumir sua posição na sociedade. O compromisso com a escola é com a cultura.

C) No contexto da tendência liberal tecnicista, à escola cumpre retratar a vida, buscando suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente.

D) No contexto da pedagogia progressista encontramos orientações voltadas para uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário e até uma perspectiva na qual a escola é chamada a cumprir um papel de transmissão dos conhecimentos universais buscando a transformação social.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 9 -

29 De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, o dever do Estado com a educação

escolar pública será efetivado mediante, entre outras providências, a garantia de oferta da educação básica. Esta

oferta deverá ser:

A) Obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino

fundamental; c) ensino médio.

B) Obrigatória e gratuita dos cinco aos dezoito anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino

fundamental; c) ensino médio.

C) Facultativa e gratuita dos cinco aos dezessete anos de idade, organizada da seguinte forma: a) educação infantil;

b) ensino fundamental; c) ensino médio.

D) Facultativa e gratuita dos quatro aos dezoito anos de idade, organizada da seguinte forma: a) educação infantil;

b) ensino fundamental; c) ensino médio.

30 De acordo com as DCNs para o ensino médio, construir a qualidade social pressupõe conhecimento dos interesses

sociais da comunidade escolar para que seja possível educar e cuidar mediante interação efetivada entre princípios e

finalidades educacionais, objetivos, conhecimentos e concepções curriculares. Isso abarca mais que o exercício

político-pedagógico que se viabiliza mediante atuação de todos os sujeitos da comunidade educativa. A escola de

qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, o que pressupõe,

sem dúvida, atendimento a requisitos tais como, EXCETO:

A) Inter-relação entre organização do currículo, do trabalho pedagógico e da jornada de trabalho do professor, tendo

como foco a aprendizagem do estudante.

B) Compatibilidade entre a proposta curricular e a infraestrutura, entendida como espaço formativo dotado de efetiva

disponibilidade de tempos para a sua utilização e acessibilidade.

C) Valorização dos profissionais da educação, com programa de formação inicial, critérios de acesso, permanência,

remuneração compatível com a jornada de trabalho definida no plano de ação do MEC.

D) Realização de parceria com órgãos, tais como os de assistência social, desenvolvimento e direitos humanos,

cidadania, trabalho, ciência e tecnologia, lazer, esporte, turismo, cultura e arte, saúde, meio ambiente.

31

“Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações,

bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado Projeto Político-Pedagógico – o famoso

PPP. Podemos conceituar o PPP definindo as próprias palavras que compõem o documento. É projeto porque

_______________; é político porque _______________; é pedagógico porque _______________.” Assinale a

alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

A) define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem / reúne

propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo / considera a escola como um espaço

de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade,

modificando os rumos que ela vai seguir

B) considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão

individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir / reúne propostas de ação concreta

a executar durante determinado período de tempo / define e organiza as atividades e os projetos educativos

necessários ao processo de ensino e aprendizagem

C) reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo / considera a escola como um

espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na

sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir / define e organiza as atividades e os projetos educativos

necessários ao processo de ensino e aprendizagem

D) define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem /

considera a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão

individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir / reúne propostas de ação concreta

a executar durante determinado período de tempo

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 10 -

32 No caderno currículo, conhecimento e cultura da série indagações sobre o currículo, Moreira e Candau propõem que

se evidenciem, no currículo, a construção social e os rumos subsequentes dos conhecimentos, cujas raízes históricas e

culturais tendem a ser usualmente “esquecidas”, o que faz com que costumem ser vistos como indiscutíveis, neutros,

universais, intemporais. Isso significa

A) expressar a visão de mundo dos grupos dominantes e torná-la prática social.

B) desafiar a suposta neutralidade cultural da ciência quanto a iluminar perspectivas e possibilidades insuspeitadas de

desenvolvimento científico.

C) aceitar a pretensa estabilidade e o caráter “aistórico” do conhecimento produzido no mundo ocidental, cuja

hegemonia tem sido incontestável.

D) caminhar na direção do processo de transposição didática, durante o qual usualmente se costumam eliminar os

vestígios da construção histórica dos saberes.

33 A escola é o lugar onde se concretiza o objetivo máximo do sistema escolar, ou seja, o atendimento direto de seus

usuários nas relações de ensino-aprendizagem. É nela que as metas governamentais são atingidas ou não, e que as

políticas educacionais se realizam tal como o previsto ou sofrem distorções. Ao discutir autonomia da escola, Veiga

destaca algumas dimensões consideradas básicas para o bom funcionamento de uma instituição educativa e que,

segundo ela, devem ser relacionadas e articuladas entre si:

I. Autonomia administrativa: consiste na possibilidade de elaborar e gerir seus planos, programas e projetos e

autonomia jurídica – diz respeito à possibilidade de a escola elaborar suas normas e orientações escolares.

II. Autonomia financeira: refere-se à disponibilidade de recursos financeiros capazes de dar à instituição educativa

condições de funcionamento efetivo.

III. Autonomia pedagógica: consiste na liberdade de propor modalidades de ensino e pesquisa. Está estreitamente

ligada à identidade, à função social, à clientela, à organização curricular, à avaliação, bem como aos resultados e,

portanto, à essência do projeto pedagógico da escola.

Estão corretas as afirmativas

A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.

34 A divergência entre as teorias curriculares deve fazer com que a escola discuta qual currículo quer adotar para se

chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Político-Pedagógico

(PPP) e do conhecimento das características mais marcantes sobre as teorias curriculares. Assinale a alternativa que

apresenta uma característica das teorias críticas.

A) Currículo como narrativa étnica e racial, reafirmando uma superação da dinâmica de classe como única no processo

de reprodução das desigualdades sociais.

B) Questionamento do predomínio da heterossexualidade como a identidade considerada normal, discutindo a forma

como os processos discursivos de significação tentam fixar determinada identidade sexual.

C) Currículo com a função de conter uma estrutura que permita uma perspectiva libertadora em favorecimento das

massas populares. As práticas curriculares vistas como um espaço de defesa das lutas no campo cultural e social.

D) Pedagogia como cultura, e a cultura como pedagogia – consequências da virada culturalista na teorização curricular,

na qual se percebe uma redução das fronteiras entre conhecimento acadêmico/escolar e conhecimento

cotidiano/cultura de massa.

35 Embora seja uma das bandeiras da Escola Nova e o conceito de aprender a aprender continue o mesmo, atualmente,

na prática ele muda radicalmente. Se antes era visto como o desenvolvimento da lógica do aprendiz, atualmente

sabemos que há o desenvolvimento da lógica sim, mas apenas isso não garante essa capacidade. Dessa forma, Telma

Weisz afirma que para ser capaz de aprender permanentemente, a bagagem necessária, hoje, é

A) socioafetiva. C) acadêmico-social.

B) sociocultural. D) acadêmico-cultural.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 11 -

36 A tendência habitual de situar os diferentes conteúdos de aprendizagem sob a perspectiva disciplinar tem feito com que a aproximação à aprendizagem se realize segundo eles pertençam à disciplina ou à área. Se mudarmos de ponto de vista e, em vez de nos fixar na classificação tradicional dos conteúdos por matéria, consideramo-los segundo a tipologia conceitual, procedimental ou atitudinal, poderemos ver que existe uma maior semelhança na forma de aprendê-los e de ensiná-los, pelo fato de serem conceitos, fatos, métodos, procedimentos, atitudes etc., e não pelo fato de estarem ligados a uma ou a outra disciplina. Contudo, Zabala alerta que é conveniente prevenir do perigo de compartimentar o que nunca se encontra de modo separado nas estruturas do conhecimento, pois: I. Todo conteúdo, por mais específico que seja, sempre está associado e, portanto, será aprendido junto com

conteúdos de outra natureza. II. As atividades de aprendizagem são substancialmente semelhantes segundo a natureza do conteúdo. III. A estratégia de diferenciação tem sido basicamente a partir da análise da aprendizagem e não do ensino. Estão corretas as afirmativas A) I, II e III. B) I e II, apenas. C) I e III, apenas. D) II e III, apenas.

37 A escola, em qualquer sociedade, tende a renovar-se e ampliar seu âmbito de ação, reproduzir as condições de existência social formando pessoas aptas a ocupar os lugares que a estrutura social oferece. Com a religião e o esporte, a educação pode se constituir num instrumento do poder e, nessa medida, o professor é o instrumento da reprodução das desigualdades sociais em nível escolar. Acerca das relações de poder na escola, analise as afirmativas a seguir. I. A escola se constitui num centro de discriminação, reforçando tendências que existem no “mundo de fora”. O

modelo pedagógico instituído permite efetuar vigilância constante. As punições escolares não objetivam acabar ou ‘recuperar’ os infratores. Mas, ‘marcá-los’ com um estigma, diferenciando-os dos ‘normais’, confiando-os a grupos restritos que personificam a desordem, a loucura ou o crime.

II. As áreas do saber se formam a partir de práticas políticas disciplinares, fundadas na vigilância. Isso significa manter o aluno sob um olhar permanente, registrar, contabilizar todas as observações e anotações sobre os alunos, através de boletins individuais de avaliação.

III. A prática de ensino em sua essência reduz-se à vigilância. Não é mais necessário o recurso à força para obrigar o aluno a ser aplicado, é essencial que o aluno, como o detento, saiba que é vigiado. Porém há um acréscimo: o aluno nunca deve saber que está sendo observado, mas deve ter a certeza de que poderá sê-lo sempre.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) A) I, II e III. B) I, apenas. C) I e II, apenas. D) I e III, apenas.

38 É comum responsabilizar a escola de ensino regular por não saber trabalhar com as diferenças e excluir seus alunos e a escola especial por se colocar de forma segregada e discriminatória. A implementação da educação inclusiva requer a superação desta dicotomia eliminando a distância entre o ensino regular e o especial, que numa perspectiva inclusiva significa A) garantir o direito de todos os alunos com necessidades especiais oferecendo centros educacionais especializados em

todas as escolas comuns de ensino, com recursos, serviços e o atendimento educacional especializado, atuando com profissionais especializados, intérpretes, ledores, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

B) garantir o direito dos alunos à escolarização nas escolas comuns de ensino regular e implementar a educação especial, em escolas especiais que disponibilizam recursos, serviços e realiza o atendimento educacional especializado, que se transformam em centros especializados do sistema educacional, atuando como processo de escolarização complementar.

C) efetivar o direito de todos os alunos com necessidades especiais em escolas comuns de ensino regular e oferecer atendimento especial, com base numa proposta pedagógica que disponibiliza recursos, serviços e realiza o atendimento educacional especializado, em salas de atendimento especializados na própria escola, atuando com aulas de reforço e terapia ocupacional.

D) efetivar o direito de todos os alunos à escolarização nas escolas comuns de ensino regular e organizar a educação especial, enquanto uma proposta pedagógica que disponibiliza recursos, serviços e realiza o atendimento educacional especializado, na própria escola ou nas escolas especiais, que se transformam em centros especializados do sistema educacional, atuando como suporte ao processo de escolarização.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 12 -

39 O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato. Essa temática é compreendida como A) um trabalho com projetos, pois precisamos aprender a penetrar no âmago da abordagem científica e estabelecermos

limites entre as diferentes disciplinas. B) um princípio de ação pedagógica, pois urge criar macrodisciplinas, em que a cooperação entre as várias disciplinas é

tanta que não dá mais para separá-las. C) uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual as metodologias e conhecimentos de outras disciplinas podem ser

utilizadas por professores de várias disciplinas. D) uma filosofia política, quando elegemos um tema único a ser trabalhado com várias disciplinas, recorrendo à

informação de várias matérias para estudar um determinado elemento.

40 Muito mais do que um conjunto de saberes dividido em áreas de conhecimento, disciplinas, atividades, projetos e outras formas de recorte, por sua vez hierarquizados em séries anuais ou semestrais, ciclos, módulos de ensino, eixos e outras formas de escalonar o tempo, o currículo é o coração da escola. Sobre as formas de organização curricular, é INCORRETO afirmar que: A) O regime ciclado desqualifica o ensino, pois promove automaticamente o aluno sem uma definição clara dos critérios

avaliativos e sem que as aprendizagens tenham se efetivado. B) A lógica do regime seriado é exclusivamente temporal, pois fica estabelecido que determinados conteúdos devam ser

aprendidos, indistintamente, por todos os alunos num tempo também determinado. C) A organização dos tempos e espaços implica no estabelecimento de uma ética curricular que respeita os percursos

individuais, mas que também impõe o trabalho coletivo com vistas à consolidação de uma sociedade democrática. D) O regime ciclado concebe a escola como espaço onde as aprendizagens não se dão apenas a partir de um campo

científico definido, mas também agregando valor formativo a cada um desses ou de outros campos do saber sistematizado.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

41 “No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e a urbanização da sociedade. (...) Historicamente, os fatos marcantes da Escola Nova passam pela criação da Associação Brasileira de Educação em 1924 e a dissidência ocorrida na IV Conferência Nacional de Educação em 1931, que dividiu o pensamento renovador em dois grupos: liberais e católicos. Vale citar que o primeiro grupo, dos liberais, era integrado por nomes conhecidos como Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Anísio Teixeira e outros. Um marco importante foi o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, que apresentava as principais diretrizes políticas, sociais, filosóficas e educacionais do escolanovismo. (...)” (Disponível em http://www.educabrasil.com.br/escola-nova/.)

Considerando o exposto, assinale a afirmativa que NÃO se trata de um dos pressupostos pedagógicos e princípios didáticos preconizados pelo movimento da Escola Nova. A) A escola deve valorizar o trabalho manual tanto quanto o trabalho intelectual, pois, além de corresponder aos

interesses infantis, o trabalho manual desperta o senso de observação, a capacidade de concentração e o espírito inventivo.

B) A Pedagogia e a Didática devem desprender-se do empirismo e da rotina, adotando uma atitude crítica e dinâmica de investigação e reflexão constantes, no sentido de aprimorar sua prática, tanto no que concerne a seus fins quanto a seus meios.

C) Para realizar um trabalho mais efetivo, a escola deve adaptar-se à comunidade e levar em conta as condições de vida social e cultural dos alunos, pois o desenvolvimento humano é influenciado por fatores ambientais e sociais. O professor deve compreender a interdependência existente entre indivíduos e grupos.

D) O ensino deve centrar-se no educando, preocupando-se mais em desenvolver seus processos mentais de pensamento e em acumular conhecimentos memorizados, pois assim estará ativando os processos mentais que o educando precisará deter ao longo do conhecimento acadêmico e chegando à autoestruturação de conhecimentos significativos.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 13 -

Leia o fragmento a seguir para responder às questões 42 e 43.

O professor José Carlos Libâneo, no livro de sua autoria “Democratização da escola pública: a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos”, analisa várias tendências ou propostas didático-pedagógicas, indicando seus pressupostos e fundamentos filosóficos, bem como as práticas educativas a elas relacionadas. Cada proposta pedagógica baseia-se numa determinada concepção de ensino-aprendizagem e da interação professor-aluno. Ele classificou as tendências pedagógicas em liberais e progressistas.

42 Considerando a pedagogia liberal de Libâneo, analise as afirmativas a seguir. I. Defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais na sociedade. II. Sustenta implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. III. As tendências pedagógicas são: tradicional, renovada, renovada não diretiva e tecnicista. IV. As tendências pedagógicas são: libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Estão corretas apenas as afirmativas A) I e II. B) I e III. C) II e III. D) III e IV.

43 O professor Libâneo analisa e caracteriza cada uma dessas tendências a partir do enfoque de seis aspectos: papel da escola, conteúdos de ensino, métodos, relacionamento professor-aluno, pressupostos de aprendizagem e manifestações na prática escolar. Considerando o enfoque da tendência pedagógica crítico-social dos conteúdos, quanto ao aspecto, conteúdos de ensino, assinale a afirmativa correta. A) Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. B) Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. C) Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações-problema. D) São conhecimentos e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades

absolutas.

44 A política educacional brasileira indica, desde meados da década de 80, a necessidade de democratizar a gestão da escola pública. O Conselho Escolar constitui um dos principais elementos de efetivação da gestão democrática. Considere o trecho a seguir, que retrata a fala de um representante do colegiado escolar.

“[...] não somos chamados para participar, somos convidados apenas para uma participação elementar, ou seja, para discussão sobre questões já definidas anteriormente, que passam a ser legitimadas por essa participação. Dentre elas estão: o plano de aplicação financeira da escola, o calendário escolar, o regimento escolar, o Projeto Político-Pedagógico, o plano de ação da escola, a proposta curricular etc. [...].”

Com base nesse relato, assinale, a seguir, a afirmativa que NÃO o representa. A) Revela-se uma prática descentralizadora e participativa no campo da gestão escolar. B) Observa-se que a participação não é suficiente para assegurar a prática democrática. C) É necessário superar a característica fiscalizadora, de forma que o órgão colegiado se constitua num mediador para

discussões e decisões democráticas. D) Ressalta-se a necessidade de a instituição planejar e organizar práticas democráticas por meio de ampla participação

dos segmentos do Conselho Escolar, para juntos construírem a identidade da escola.

45 O processo de planejamento permite ao professor organizar antecipadamente a ação didática, contribuindo para a melhoria tanto do trabalho docente quanto discente. É uma das atividades básicas da qual depende em grande parte o êxito da ação docente; é o planejamento didático. Segundo Fusari, o preparo de uma aula comprometida com a efetiva aprendizagem do aluno envolve um conjunto de procedimentos ligados diretamente à competência técnica e ao compromisso do professor. Estes procedimentos, portanto, envolvem o saber do professor, o saber fazer e sua atitude frente ao seu trabalho como educador. NÃO se refere a um dos procedimentos, conforme o exposto: A) Conhecimento concreto do aluno. B) Conhecimento de procedimentos básicos e coerentes com a natureza dos conteúdos. C) Conhecimento de procedimentos de avaliação que avalie a consecução dos objetivos. D) Conhecimento do valor da interação professor-aluno como elemento desvinculado da aprendizagem.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 14 -

46 Segundo a professora Regina Haydt (2011), em termos gerais, a avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar se os objetivos propostos foram atingidos. No âmbito escolar, a avaliação se realiza em vários níveis: no processo ensino-aprendizagem, no currículo, no funcionamento da escola como um todo. A avaliação da aprendizagem do aluno está diretamente ligada à avaliação do próprio trabalho docente. Sobre os pressupostos e princípios da avaliação, analise as afirmativas a seguir. I. A avaliação é um processo assistemático com fim em si mesmo, pode ser esporádica ou improvisada, planejada ou

não e ocorrendo, normalmente, ao longo de todo o processo de aprendizagem. II. A avaliação é funcional porque se realiza em função dos objetivos previstos, que são o elemento norteador da

avaliação. Por isso, avaliar o aproveitamento do aluno consiste em verificar se ele está alcançando os objetivos estabelecidos.

III. A avaliação é orientadora porque possibilita ao professor verificar os avanços e as dificuldades do aluno, ajudando-o a classificá-lo na turma onde está inserido. Assim, numa perspectiva orientadora, a avaliação ajuda o professor a remanejar alunos com dificuldades e possibilitar salas de aulas homogêneas.

IV. A avaliação é integral, mas deve considerar o aluno como um ser de forma compartimentada, pois necessita medi-lo em todas as dimensões do comportamento, incidindo sobre os elementos cognitivos e intelectuais; entretanto, separado dos aspectos afetivos.

Está(ão) correto(s) o(s) pressuposto(s) A) I, apenas. B) II, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) I, II, III e IV.

47 “O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico, num processo em que a cultura é parte fundamental. O desenvolvimento psicológico não é um processo abstrato e o funcionamento psicológico, no que se refere aos Processos Psicológicos Superiores, está baseado fortemente nos modos culturalmente construídos de ordenar o real. Originam-se na vida social, ou seja, na participação do sujeito em atividades compartilhadas com outros.” (Oliveira, M. K., 1997.)

Considerando as ideias centrais da teoria sócio-histórica de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir. I. Os signos são, em sua origem, mediações para regular a conduta dos outros. II. O vetor fundamental de desenvolvimento das funções superiores implica a internalização dos processos de

interação social. III. O desenvolvimento não consiste essencialmente na progressiva socialização de um indivíduo, mas na

individualização. IV. As formas de conhecer são construídas nas trocas com os objetos, tendo uma melhor organização em momentos

sucessivos de adaptação ao objeto. V. O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas esquemas, que o indivíduo utiliza

para representar o mundo e designar as ações. Estão corretas apenas as afirmativas A) I e IV. B) II e IV. C) I, II e III. D) III, IV e V.

48 Considere que procedimentos de ensino são “as ações, os processos ou os comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos” (Turra et al). Portanto, os procedimentos de ensino dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula. O professor pode utilizar os mais variados procedimentos de ensino e oferecer a seus alunos as mais diversas experiências de aprendizagem. No entanto, existem princípios pedagógicos fundamentais que devem ser postos em prática, independentemente dos procedimentos adotados. Sobre o exposto, assinale a premissa INCORRETA. A) Incentivar sempre a participação dos alunos, criando condições para que eles se mantenham numa atitude reflexiva. B) Verificar, por intermédio da avaliação quantitativa, ao final de cada unidade, se o aluno assimilou e compreendeu o

conteúdo desenvolvido. C) Aproveitar as experiências anteriores dos alunos para que eles possam associar os novos conteúdos assimilados às

suas vivências significativas. D) Oferecer ao aluno oportunidade de transferir e aplicar o conhecimento aprendido a casos concretos e particulares

nas mais variadas situações.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 15 -

49 A noção de equilíbrio é a base da teoria de Piaget. Qualquer mudança que ocorra no meio provoca no indivíduo um desequilíbrio, um rompimento do estado de harmonia. A partir daí, o indivíduo busca novamente um equilíbrio com relação ao meio em que vive. Para se equilibrar novamente, o indivíduo aciona dois mecanismos, os quais Piaget chamou de assimilação e acomodação. Sobre esses dois mecanismos, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A interação entre assimilação e acomodação é comum ao longo da vida e está presente em todos os níveis de

funcionamento intelectual e comportamental da criança e, ainda, que assimilação e acomodação sejam processos diferentes e opostos; na prática eles ocorrem ao mesmo tempo.

( ) A acomodação é o processo cognitivo de classificar novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo a um esquema ou estrutura do sujeito.

( ) Assimilação é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser acomodado. Pode ser de duas formas, visto que se podem ter duas alternativas: criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo ou modificar um já existente, de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

( ) Após ter havido a assimilação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema, ocorrendo a acomodação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e, sim, pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.

A sequência está correta em A) V, V, F, F. B) V, F, F, V. C) F, V, V, F. D) V, V, V, V.

50 Considerando as diferenças e as semelhanças entre o pensamento de Piaget e de Vygotsky, analise as afirmativas a seguir. I. Para Vygotsky entre os fatores externos e internos, o que mais importa é a maturação biológica, porque ele acredita

que o desenvolvimento segue uma sequência fixa universal invariante. II. Piaget rejeita a visão universal de desenvolvimento, defende que o desenvolvimento pode variar de acordo com o

ambiente social em que a criança vive. Para Vygotsky, a criança percebe o real de forma espontânea (do individual para o social).

III. Vygotsky vê a criança como um ser que já nasce num mundo social e ao longo de seu desenvolvimento vai percebendo o real a partir da interação com adultos e crianças mais experientes, ou seja, do social para o individual.

IV. Para Piaget, o desenvolvimento é mais importante do que a aprendizagem; portanto, ele valoriza menos o papel da interação social. Já Vygotsky acredita que aprendizagem e desenvolvimento andam juntos e se influenciam de forma mútua.

V. A relação entre pensamento e linguagem também é vista de forma diferente entre Piaget e Vygotsky. Para Piaget, a linguagem vem para expressar o pensamento que, segundo ele, se forma antes da linguagem. O pensamento, para Piaget, não depende da linguagem, mas da coordenação dos esquemas sensório-motores.

Estão corretas apenas as afirmativas A) I, III e IV. B) II, III e IV. C) III, IV e V. D) II, III, IV e V.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 16 -

PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Prova Discursiva é de caráter eliminatório e classificatório, constituída de 2 (dois) itens/questões abertas.

A resposta à Prova Discursiva deverá ser manuscrita em letra legível, com caneta esferográfica de corpo

transparente, de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas,

salvo em caso de candidato na condição de pessoa com deficiência que esteja impossibilitado de redigir textos, como

também no caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para este fim, nos termos do Edital. Nesse

caso, o candidato será acompanhado por um fiscal do IDECAN devidamente treinado, para o qual deverá ditar o

texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

A resposta a cada item da Prova Discursiva deverá ter a extensão mínima de 10 (dez) e máxima de 20 (vinte) linhas

para o texto. Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do

local apropriado ou que não atingir a extensão mínima ou ultrapassar a extensão máxima permitida.

O candidato receberá nota zero na Prova Discursiva em casos de não atendimento ao conteúdo avaliado, de não

haver texto, de manuscrever em letra ilegível ou de grafar por outro meio que não o determinado no item anterior,

bem como no caso de identificação em local indevido.

A Prova Discursiva terá o valor de 20 (vinte) pontos, sendo 10 (dez) pontos por item/questão.

Para efeito de avaliação da Prova Discursiva serão considerados os seguintes elementos de avaliação:

ELEMENTOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DISCURSIVA

CRITÉRIOS Elementos da Avaliação – Pontos por item/questão

Aspectos Formais e

Aspectos Textuais

Observância das normas de ortografia, pontuação, concordância, regência e flexão,

paragrafação, estruturação de períodos, coerência e lógica na exposição das ideias. 4 pontos

Aspectos Técnicos Pertinência da exposição relativa ao tema, à ordem de desenvolvimento proposto e ao

conteúdo programático proposto. 6 pontos

TOTAL DE PONTOS: 10 pontos por

item/questão

QUESTÃO 01 Considere a situação hipotética de uma turma de 5º ano do ensino fundamental no desempenho em língua portuguesa nos dois bimestres. O valor total das avaliações de cada bimestre é 10 pontos.

Alunos 1º Bimestre 2º Bimestre

Ana 4,0 5,0

Carla 3,0 3,0

Fernanda 8,0 6,0

Josenete 3,0 4,0

Fabiana 3,0 5,0

Alex 2,0 1,0

Carlos 7,0 5,0

João 6,0 5,0

Josemar 5,0 4,0

Fabrício 4,0 4,0

Fernando 2,0 2,0

Manoel 2,0 3,0

Analise e descreva a situação apresentada na tabela anterior, proponha e explique, no mínimo, quatro estratégias a serem desenvolvidas em conjunto, professores e pedagogos, considerando a situação enunciada.

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 17 -

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

CONCURSO PÚBLICO – PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA/ES

Cargo: MaPP – Função Pedagógica (11-T) Prova aplicada em 09/10/2016 – Disponível no endereço eletrônico www.idecan.org.br a partir do dia 10/10/2016.

- 18 -

QUESTÃO 02 Segundo Vasconcellos (2000): “planejar é antecipar mentalmente uma ação ou um conjunto de ações a ser realizadas e agir de acordo com o previsto. Planejar não é, pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa. O planejamento enquanto construção transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo”.

Considerando o exposto, relacione, por ordem decrescente de abrangência e complexidade, os diversos tipos de planejamento existentes no setor da educação e do ensino e disserte sobre as características e a importância de cada um deles.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

   

INSTRUÇÕES

1. Material a ser utilizado: caneta esferográfica de tinta azul ou preta, feita de material transparente e de ponta grossa. Os objetos restantes devem ser colocados em local indicado pelo fiscal da sala, inclusive aparelho celular desligado e devidamente identificado.

2. Não é permitida, durante a realização das provas, a utilização de calculadoras e/ou similares, livros, anotações, impressos ou qualquer outro material de consulta, protetor auricular, lápis, borracha ou corretivo. Especificamente, não é permitido que o candidato ingresse na sala de provas sem o devido recolhimento, com respectiva identificação, dos seguintes equipamentos: bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, ipod, ipad, tablet, smartphone, mp3, mp4, receptor, gravador, calculadora, câmera fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer modelo etc.

3. Durante a prova, o candidato não deve levantar-se, comunicar-se com outros candidatos e fumar.

4. Não será permitido ao candidato realizar anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio.

5. A duração da prova é de 4 (quatro) horas, já incluindo o tempo destinado à entrega do Caderno de Provas e à identificação – que será feita no decorrer da prova – e ao preenchimento do Cartão de Respostas (Gabarito) e Folhas de Textos Definitivos.

6. Somente em caso de urgência pedir ao fiscal para ir ao sanitário, devendo no percurso permanecer absolutamente calado, podendo antes e depois da entrada sofrer revista através de detector de metais. Ao sair da sala no término da prova, o candidato não poderá utilizar o sanitário. Caso ocorra uma emergência, o fiscal deverá ser comunicado.

7. O Caderno de Provas consta de 50 (cinquenta) itens. Leia-o atentamente.

8. Os itens das provas objetivas são do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) opções (A a D) e uma única resposta correta.

9. Serão aplicadas provas discursivas de caráter eliminatório e classificatório, constituída de: 2 (dois) itens/questões abertas.

10. Ao receber o material de realização das provas, o candidato deverá conferir atentamente se o Caderno de Provas corresponde ao cargo a que está concorrendo, bem como se os dados constantes no Cartão de Respostas (Gabarito) e Folhas de Textos Definitivos que lhe foram fornecidos estão corretos. Caso os dados estejam incorretos, ou o material esteja incompleto, ou tenha qualquer imperfeição, o candidato deverá informar tal ocorrência ao fiscal.

11. Os fiscais não estão autorizados a emitir opinião e a prestar esclarecimentos sobre o conteúdo das provas. Cabe única e exclusivamente ao candidato interpretar e decidir.

12. O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando o Caderno de Provas no decurso dos últimos 30 (trinta) minutos anteriores ao horário previsto para o seu término. O candidato, também, poderá retirar-se do local de provas somente a partir dos 90 (noventa) minutos após o início de sua realização, contudo, não poderá levar consigo o Caderno de Provas.

13. Os 3 (três) últimos candidatos de cada sala só poderão sair juntos. Caso o candidato insista em sair do local de aplicação antes de autorizado pelo fiscal, será lavrado Termo de Ocorrência, assinado pelo candidato e testemunhado pelos 2 (dois) outros candidatos, pelo fiscal da sala e, ainda, pelo Coordenador da Unidade de provas, para posterior análise pela Comissão de Acompanhamento do Concurso.

RESULTADOS E RECURSOS

- Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na internet, no site www.idecan.org.br, a partir das 16h00min do dia subsequente ao da realização das provas.

- O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas disporá de 2 (dois) dias úteis, a partir do dia subsequente ao da divulgação, em requerimento próprio disponibilizado no link correlato ao Concurso Público no site www.idecan.org.br.

- A interposição de recursos deverá ser feita via internet, através do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, com acesso pelo candidato ao fornecer dados referentes à sua inscrição apenas no prazo recursal, ao IDECAN, conforme disposições contidas no site www.idecan.org.br, no link correspondente ao Concurso Público.