06 abril 15 - união de freguesias de abrunheira, verride ... · de valetas, de 2 sumidouros e da...

10
BOLETIM Informação das Actividades da Freguesia N.º 6 Abril/15

Upload: nguyendieu

Post on 07-Feb-2019

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

BOLETIM

Informação das Actividades da Freguesia

N.º 6 Abril/15

BOLETIM

2

N.º 6 Abril/15

Introdução

A presente Informação enquadra-se no preceituado na alínea e), n.º 2, artigo 9.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de Setembro e abrange o período compreendido entre 8 de Dezembro de 2014 e 13 de Abril de 2015.

Serviços Administrativos

Em virtude de incumprimento com o fornecedor de serviços do portal de internet da Freguesia foi deliberado prescindir dos serviços da firma “renatofdigital”. Mais, foram efectuados pedidos de orçamento às empresas “Innovdigital”, do Porto; “Freguesia Digital” e “Naweb”, de Viseu; tendo as duas primeiras apresentado propostas de dois mil duzentos e quarenta euros e quatrocentos e trinta e cinco euros, respetivamente. A terceira empresa não apresentou qualquer proposta. Após análise, foi deliberado por unanimidade adjudicar a construção e manutenção do portal de internet da Freguesia à empresa “Freguesia Digital”.

Balanço de licenciamento e registo de canídeos, atestados e documentos similares:

DESIGNAÇÃO Quant. Agregado familiar 03 Ausência de meios financeiros para custas judiciais 02 Conhecido também por outro nome 02 Não residência na Freguesia 01 Prédio construído antes de 1951 04 Proprietário de máquina agrícola 01 Prova de vida 26 Residência 06 Residência e agregado familiar 02 Residência e ausência de horários compatíveis com acções de formação 04 Registo de Canídeos 03 Licenças de Canídeos 08

Gestão Urbanística e Ambiente

Na rua da Enchida e na Travessa de S. Pedro realizaram-se durante a primeira quinzena de Janeiro do corrente ano obras de grande reparação do piso. Foram removidos inertes inadequados e substituídos por tout-venant, seguindo-se o revestimento com massas asfálticas.

BOLETIM

3

N.º 6 Abril/15

Foi construído um muro destinado a dotar de condições de segurança para pessoas e bens, pois o talude apresentava algumas fragilidades, tendo ocorrido deslizamentos de terras, pondo em risco quer a circulação rodoviária (intensa no local) quer pedonal, causando outros prejuízos nomeadamente no piso da estrada e no sistema de drenagem, já que a queda frequente de terra e pedras impossibilitam o escoamento das águas pluviais na valeta existente junto à sua base. Esta construção permite, ainda, o alargamento do caminho que passa acima do talude proporcionando maior qualidade no acesso aos moradores.

Por se considerar pertinente o alargamento de um troço da rua Dr. Contente Ribeiro, em Reveles, junto a uma estação elevatória do sistema de saneamento da Freguesia e tendo em consideração a disponibilidade do senhor Pedro Caldeira, proprietário do prédio confrontante, na cedência de cerca de metro e meio de terreno ao longo do troço em causa, foi construído um muro de vedação com vinte e um metros de comprimento, um metro e cinquenta centímetros de altura à cota da rua.

Tendo em consideração o valor cultural e patrimonial dos fontenários sitos junto à igreja matriz de Vila Nova da Barca e no Largo Dr. José Cristino, em Verride; foi deliberado mandar fazer a ligação destes fontenários à rede pública de abastecimento de água.

Durante o período abrangido por este documento foram efectuadas reparações do piso com massas asfálticas nas ruas da Fonte Nova, do Vale Grande (Abrunheira), das Cerejas (Reveles), da Escola Primária e de S. Pedro (Verride), de Nossa Senhora da Conceição, do Arneiro, da Carreira (Vila Nova da Barca); no largo da Caixa Agrícola (Abrunheira); no beco da Choupana (Vila Nova da Barca) e na estrada de Verride ao Carvalhal de Azóia (limite do concelho).

Foram efetuados trabalhos de limpeza de bermas, passeios, passagens hidráulicas, sarjetas e sumidouros em Reveles, Abrunheira e Verride. Na rua das Cerejas (Abrunheira) foi removida uma barreira caída.

Na rua de Martinlongo (Verride) efectuaram-se trabalhos de beneficiação, tendo-se procedido ao corte de vegetação e arbustos invasivos. Procedeu-se, também, à limpeza de valetas, de 2 sumidouros e da vala adjacente.

Obras de construção civil em Muros, Passeios e Valetas: 1. Reparação de cerca de 2 metros lineares do muro de suporte da capela de S.

Sebastião. 2. Reparação (pavimentação e/ou repavimentação) de valetas nas ruas do Apeadeiro

[40 m.] e de Nossa Senhora da Saúde [6 m.] (Reveles), da Escola Primária [2 m.], de S. Sebastião [10 m.] e Martinlongo [30 m.] (Verride), do Vale Grande [40 m.].

3. Construção de cerca de 30 metros quadrados de passeio na rua do Outeiro (Reveles).

4. Reparação de cerca de 20 metros quadrados de passeio na rua da Fonte Nova (Abrunheira), 10 metros quadrados na rua do Apeadeiro e de um metro quadrado na rua do Rancho dos Malmequeres (Reveles).

5. Construção de tampa em betão para caixa de recepção de águas pluviais na Rua Central (Caixeira).

Desenvolvidas operações de limpeza e poda de árvores no largo do Chafariz (Abrunheira), ruas Dr. Contente Ribeiro, do Arrabalde (Reveles), Ladeira do Rio e da

BOLETIM

4

N.º 6 Abril/15

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Verride) e Centro de Dia de Vila Nova da Barca.

Tendo em vista a melhoria das condições de segurança na circulação automóvel foram instalados espelhos parabólicos nas ruas do Vale Pequeno, em Abrunheira (no entroncamento com a via de acesso ao Complexo Sénior da Casa do Povo de Abrunheira), de Nª Senhora da Saúde, em Reveles (no entroncamento com o caminho de acesso à Capela e ao Parque de Merendas de N.ª Senhora da Saúde) e da Escola Primária, em Verride (acesso a moradores).

Procedeu-se à limpeza dos adros da capela de S. Sebastião e das igrejas de Reveles e Vila Nova da Barca.

Intervenção junto da EDP no sentido de debelar diversas avarias na rede de iluminação pública da Freguesia.

No âmbito do Protocolo estabelecido com a Organização Não Governamental “Associação Humana” foram recolhidas as seguintes quantidades de vestuário e calçado destinado a reciclagem e reutilização têxtil, bem como à venda da roupa em bom estado em lojas sociais, visando o financiamento de projectos de cooperação e desenvolvimento daquela ONG:

Local Out./2014 Nov./2014 Dez./2014 Total (Kg) Abrunheira 105 75 50 230 Verride 62 25 91 178 Vila Nova da Barca 14 35 30 079

Total 181 135 171 487

Rua da Enchida: Durante e após a intervenção

Rua da Fonte Nova: Reparação de passeio Rua da Escola Primária: Construção de muro

BOLETIM

5

N.º 6 Abril/15

Rede viária rural

Realização de trabalhos em caminhos rurais: 1. São Nicolau (Abrunheira): Reabertura de valetas em vários troços, numa extensão

de cerca de 300 metros. 2. Cardeira (Abrunheira): Remoção de 3 barreiras, regularização do piso e limpeza de

valetas, numa extensão de cerca de 100 metros. 3. Pedrejal (Abrunheira): Remoção de 2 barreiras caídas, limpeza de valetas. Reparação

e pavimentação com tout-venant de um troço de cerca de 20 m2. 4. Sevelha (Verride): Reaberturas de valetas e desentupimento de 2 passagens

hidráulicas. 5. Sorraipa (Verride): Reabertura de cerca de 30 metros de valetas e desentupimento

de 2 passagens hidráulicas. 6. Sevelha-Almiara (Verride): Reparação geral do caminho, com aplicação de tout-

venant.

Foram efetuados trabalhos de tratamento de bermas, com corte de vegetação, nos caminhos do Requeixo (Verride/Vila Nova da Barca), Relvas e Costa Alta/Brulho (Abrunheira/Verride), Pedreira, Quinta da Arroteia e Queimado (Verride), S. Nicolau e Carregueira (Abrunheira), Valmoreiras (Reveles/Verride) e das Susanas (Vila Nova da Barca).

Parques, Jardins e Fontes

Parque de Merendas do Lavadouro (Abrunheira): Foi efectuada a limpeza geral, com corte de relva, limpeza do tanque, dos arruamentos e das instalações sanitárias.

Parque de Merendas da Senhora da Saúde (Reveles): limpeza geral, com corte de relva e das instalações sanitárias.

Parque Dr. António Joaquim Simões (Abrunheira): limpeza geral, com corte de relva e poda de árvores.

Jardim de Reveles: Limpeza do espaço e poda das árvores. Jardim Central de Verride: limpeza geral, com corte de relva. Jardim do Cemitério de Verride: corte de relva e tratamento de arbustos. Parque de Merendas do Outeiro da Moura: limpeza geral, com corte de relva. Parque do Centro de Dia de Vila Nova da Barca: limpeza geral e corte de relva.

Rua do Apeadeiro: Construção de valetas e Passeios

Rua de Martinlongo: Reconstrução de valetas

Rua Dr. Contente Ribeiro: Construção de muro e Alargamento da rua

BOLETIM

6

N.º 6 Abril/15

Chafariz de Abrunheira: limpeza do exterior da fonte.

Cemitérios da Freguesia

Tendo em vista a modernização dos ficheiros e arquivos dos cemitérios foi iniciado um processo de digitalização de todos os livros de registos de inumações e as concessões de sepulturas do cemitério de Reveles. Este trabalho estender-se-á, depois, aos restantes cemitérios.

Obras efectuadas nos Cemitérios: 1. Verride: Implantação de um portão, a fim de possibilitar, fundamentalmente, o

acesso técnico para trabalhos. Foi substituída uma torneira e reparado um tubo de distribuição de água. Realizado corte de relva, aparo de arbustos e limpeza.

2. Reveles: Foi substituída uma torneira. Reparado um troço do muro exterior (danificado por um camião) e efectuados trabalhos de limpeza.

3. Vila Nova da Barca: Efectuados trabalhos de limpeza.

Balanço do movimento dos Cemitérios da Freguesia, neste período de tempo:

ACTOS Quantidades

Inumações 09 Averbamentos a Alvarás de Concessão de Sepulturas Perpétuas 01

Imóveis, Terrenos, Equipamentos e Viaturas

Foram efectuados trabalhos de reparação geral e de adaptação hidráulica visando o acoplamento de roçadora mecânica no tractor da Junta de Freguesia.

Tendo em consideração que o tempo de trabalho do corta-silvas disponibilizado pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho não consegue prover todas as necessidades da Freguesia e o aluguer a empresas da especialidade se revelar bastante oneroso, foi deliberado por unanimidade adquirir uma roçadora mecânica para o serviço da Junta de Freguesia.

Colocação de um vidro de proteção na porta gradeada nas Alminhas do Vale (Abrunheira).

Foram reparadas as instalações sanitárias públicas de Vila Nova da Barca.

Com a finalidade de dar maior segurança ao Parque de Materiais de Vila Nova da Barca foi construído um muro de vedação e implantado um portão de acesso ao referido Parque.

Foi colocado um vidro na porta das “Alminhas de Nossa Senhora de Fátima”, em Abrunheira, para proteção à entrada de poeiras e de segurança do imóvel.

Efectuados trabalhos de limpeza em edifícios da Junta de Freguesia: Sedes, Instalações sanitárias e Multiusos.

BOLETIM

7

N.º 6 Abril/15

Acção Social e Apoio ao Consumidor

Manutenção do serviço de Centro de Dia, em Vila Nova da Barca, em colaboração com o Centro Paroquial de Solidariedade Social da Freguesia de Verride.

No âmbito do projecto de incentivo à natalidade “Enxoval do Bebé”, foi atribuído subsídio a uma cidadã residente na União de Freguesias.

Integração de um cidadão residente na Freguesia no cumprimento de trabalho comunitário por decisão judicial.

Celebrado um “Protocolo de Colaboração” com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho, que se destina “ao apoio administrativo da Associação, integrado num amplo processo de reestruturação desta, ainda em curso, à socialização implementada na associação, que visa fundamentalmente a aproximação da Associação à população deste concelho e vice-versa, bem como, à proximidade do nosso associado através de serviços descentralizados”; onde se insere a divulgação da campanha e inscrição de novos associados, recebimento das quotas dos associados, recebimento de serviços prestados, afixação e divulgação de editais e de eventos, venda de artigos e a aceitação de reclamações dos associados e utentes.

Tecido Associativo, Desporto e Cultura

A Junta de Freguesia ofereceu a todas as associações, pelo segundo ano consecutivo, uma assinatura anual do “Jornal de Montemor”. A iniciativa visa a promoção da leitura e a divulgação da actualidade da freguesia e do concelho.

Para apoio logístico a actividades culturais, desportivas e de acção social, foram cedidas instalações e equipamentos da Freguesia às seguintes instituições: � Casa do Povo de Abrunheira: de 9 a 16 de Março; mesas, cadeiras e móveis de

cozinha, para apoio logístico no Festival do Arroz e da Lampreia. � Grupo Recreativo Revelense: 11 de Abril; mesas e cadeiras para apoio logístico à

“Noite de Fados”. Cedência de viaturas da Freguesia a associações: � Grupo Recreativo Revelense: 4 de Fevereiro, para transporte de louça adquirida; � Paróquia de Abrunheira: 5 de Abril, para apoio à Visita Pascal;

Foram atribuídos os seguintes subsídios a instituições da Freguesia: � Ao Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Verride: 300.00 €, para

comparticipação na organização das festas em honra de S. Sebastião; � À Associação Filarmónica União Verridense: 1000.00 €, referente a comparticipação

financeira do Programa de Apoio ao Movimento Associativo. � À Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira: 1000.00 €, referente a de

comparticipação financeira do Programa Apoio ao Movimento Associativo.

BOLETIM

8

N.º 6 Abril/15

A Junta de Freguesia promoveu uma equipa de Futsal, com jogadores residentes e/ou naturais da freguesia para participação no Torneio Inter Freguesias do Concelho de Montemor-o-Velho, que decorrerá entre Setembro de 2014 e Março de 2015. De salientar o excelente ambiente social que se manifestou durante toda a época. Também no plano desportivo o balanço é positivo, com 5 vitórias

alcançadas (Ereira, Pereira, Santo Varão, Liceia e Meãs), 1 empate (Arazede) e 3 derrotas (Montemor/Gatões, Carapinheira e Seixo).

Património

A Junta de Freguesia viu aprovada uma candidatura, para um licenciado em arqueologia, ao Instituto de Emprego e Formação Profissional sobre a “Preservação e Protecção do Património”, que visa implementar actividades que se enquadram no estudo do património natural, cultural e urbanístico, de forma a enriquecer a identidade da população local. Actividades desenvolvidas entre Novembro de 2014 e Fevereiro de 2015: 1. Investigação histórica sobre aspectos de ordem demográfica e laboral; 2. Estudo da actividade e relocalização dos moinhos de Sevelha; 3. Estudo da actividade e relocalização acerca do cais de Almiara e Porto de Verride; 4. Continuação do acompanhamento arqueológico no traçado urbano de Verride,

correspondente às obras de saneamento (abertura de valas, caixas e ramais); 5. Início da proposta relativa ao turismo da natureza, para a implementação de trilhos

pedonais/bicicleta; 6. Início das prospecções arqueológicas nos sítios de Furadouro (Abrunheira),

Presalves, Reveles, Aparta Caminhos - Pedreiras Velhas (Vila Nova da Barca /Verride), Rua do Areal e Quinta da Vegia (Vila Nova da Barca);

7. Análise espacial evidenciando a altimetria de posições com interesse arqueológico.

BOLETIM

9

N.º 6 Abril/15

Sendo a toponímia um elemento fundamental na investigação arqueológica e gestão e no sentido de efetuar uma gestão mais sustentada do território, a União de Freguesias está a promover um questionário à sua população relativamente ao cadastro de terrenos agrícolas.

Comunicação Institucional

Nova Imagem Institucional - A União de Freguesias tem um novo logotipo, demonstrando dar uma nova imagem à Freguesia, que deverá ser utilizada para fins de divulgação e promoção institucional.

O novo logotipo procura transmitir uma imagem de modernidade e de vanguarda, adaptada aos recentes critérios

de marketing e design. Simultaneamente, introduz novos conceitos relativos à imagem da Freguesia, respeitando ainda os símbolos tradicionais, nomeadamente as cores bases dos brasões.

O poliedro apresenta as cores preponderantes dos brasões das freguesias que integraram a União, sendo os lugares que a compõem representados pelos diferentes triângulos que corporizam o mesmo poliedro.

BOLETIM

10

N.º 6 Abril/15

Forte, dinâmica, abrangente e capaz de sintetizar o que de melhor a Freguesia tem para oferecer. Assim se apresenta a nova imagem corporativa, trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia, com o objectivo de modernizar a instituição e de a tornar ainda mais próxima da população. A imagem passará agora a ser utilizada em todos os suportes de comunicação desta entidade.

Esta imagem não pretende de forma alguma substituir os Brasões existentes que continuarão a ser utilizados nos documentos oficiais.

Produção de conteúdos para publicação no sítio de internet, na página de Facebook e na comunicação social. No caso concreto do Facebook foram produzidos 47 conteúdos, tendo atingido 7340 visualizações.

Participação em Actividades Institucionais

O Presidente da Junta de Freguesia participou em actividades institucionais de vária índole, a saber: � 18 de Dezembro: Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho.

Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho. � 30 de Janeiro: Reunião da Câmara Municipal com os presidentes das juntas de

freguesia do concelho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho. � 11 de Fevereiro: Reunião com o Núcleo Concelhio da Liga Portuguesa Contra o

Cancro. Local: Sede da Junta de Freguesia de Montemor-o-Velho. � 22 de Fevereiro: Sessão Solene de Aniversário e assinatura de “Protocolo de

Colaboração” entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho e a Junta de Freguesia de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca. Local: Quartel-sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Velho.

� 26 de Fevereiro: Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 03 de Março: Reunião da Câmara Municipal com os presidentes das juntas de freguesia do concelho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 04 de Março: Reunião do Conselho Municipal de Segurança. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 16 de Março: Reunião da Comissão Municipal de Toponímia. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.

� 27 de Março: Reunião da Câmara Municipal com os presidentes das juntas de freguesia do concelho. Local: Paços do Concelho de Montemor-o-Velho.