05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

7
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO (NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Todo capítulo deve ser iniciado com uma idéia geral do assunto a ser abordado e terminar com uma frase que possibilite a seqüência para o próximo capítulo. Os capítulos devem começar no início da página, mesmo que o capítulo anterior não tenha preenchido a página. No Capítulo 1 os itens são iguais para todas as monografias.) Esta monografia constitui-se no Trabalho Final de Graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo e trata-se de uma das exigências para a obtenção do Título de Arquiteto e Urbanista. 1.1 Justificativa 1.2 Objetivos Os objetivos deste trabalho dividem-se em objetivos geral e específicos, a saber: 1.2.1 Objetivos geral (relativos à proposta de intervenção) 1.2.2 Objetivos específicos (relativos a fundamentação teórica) 1

Upload: gislaine-bianchi

Post on 14-Apr-2017

89 views

Category:

Art & Photos


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Todo capítulo deve ser iniciado com uma idéia geral do assunto a ser abordado e terminar com uma frase que possibilite a seqüência para o próximo capítulo. Os capítulos devem começar no início da página, mesmo que o capítulo anterior não tenha preenchido a página. No Capítulo 1 os itens são iguais para todas as monografias.)

Esta monografia constitui-se no Trabalho Final de Graduação do Curso de

Arquitetura e Urbanismo e trata-se de uma das exigências para a obtenção do Título

de Arquiteto e Urbanista.

1.1 Justificativa

1.2 Objetivos

Os objetivos deste trabalho dividem-se em objetivos geral e específicos, a saber:

1.2.1 Objetivos geral (relativos à proposta de intervenção)

1.2.2 Objetivos específicos (relativos a fundamentação teórica)

1.3 Metodologia (para a fundamentação teórica)

1.4 Considerações finais (do capitulo )

(indicar expectativas relativas prévia de resultados da pesquisa = pressupostos)

(Dar noção geral como o trabalho se estrutura)

1

Page 2: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! A Revisão Bibliográfica deve abarcar os conhecimentos existentes sobre o objeto de pesquisa – incluem-se também as áreas de conhecimento afins - , sobre os pilares da Arquitetura adotados na proposta, as correntes do Urbanismo e do Patrimônio Arquitetônico que darão suporte à proposta, sobre a comunidade envolvida na pesquisa, entre outros. Importante que o texto não se caracterize como um enumerado de citações de autores sobre o assunto abordado. O texto deve apresentar uma seqüência lógica de raciocínio sobre o assunto, deixando claro o posicionamento do autor (VOCÊ!!!) em relação ao assunto. A Revisão Bibliográfica deve explicitar aos leitores qual o recorte que o autor (VOCÊ!!!) da Monografia imprimiu no objeto de estudo. Isto inclusive confirma, ou não, a justificativa do trabalho.)

Este capítulo aborda a revisão bibliográfica, o conceito, as propriedades e os fatores

condicionantes do objeto de estudo que, por sua vez, possam fornecer embasamento

para a proposta arquitetônica e/ou urbanística, objeto de estudo desta monografia.

2

Page 3: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 3 – METODOLOGIA ADOTADA

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Este capítulo é destinado à apresentação da metodologia utilizada na pesquisa. Deve apresentar os parâmetros, critérios, antecedentes de trabalhos que utilizaram determinado método de averiguação, verificação, constatação de dados.)

3

Page 4: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 4 – CARACTERIZAÇÃO DAS

VARÍVEIS ENVOLVIDAS

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Neste capítulo devem ser caracterizadas todas as variáveis envolvidas na pesquisa, tais como, comunidade - perfis social, econômico, cultural e político; sítio – aspectos físico, geográfico, históricos. Os dados sempre devem ser transformados em informações relevantes para a pesquisa. Dados são somente conseqüência de determinada situação, mas não explicam as causas de determinadas conjunturas estabelecidas. Estas devem ser explicitadas pelo autor do trabalho com o objetivo de caracterizar a problemática do objeto de estudo, deixando claro para o leitor que suas justificativas e seus objetivos são reais diante do contexto apresentado.)

4

Page 5: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 5 – PROPOSTA

ARQUITETÔNICA E/OU URBANÍSTICA

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Este capítulo é destinado à apresentação da proposta arquitetônica e/ou urbanística, juntamente com o Programa de Necessidades, Memoriais Justificativo e Descritivo. As pranchas da Monografia devem ser apresentadas em tamanho da série A, de acordo com as dimensões da ABNT. São 4 pranchas numeradas: 1/4, 2/4, 3/4, 4/4. Se houver necessidade de pranchas adicionais, as mesmas não devem ser numeradas, perfazendo um total de até 12 pranchas).

5

Page 6: 05 (28 04-08) estrutura para monografia (parte 03)

CAPÍTULO 6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

(NÃO DESFORMATAR O DOCUMENTO!!! Este capítulo é destinado à enumeração das conclusões ou considerações finais obtidas com a realização do trabalho – aspectos positivos e negativos da metodologia adotada, ganho para a comunidade científica ou não, referenciais de Arquitetura e de Urbanismo adotados em função da problemática, entre outros. É importante que ao final do capítulo sejam propostas diretrizes para a realização de outros trabalhos científicos tomando-se como base a monografia em questão. Estas diretrizes indicam que o autor não considera a pesquisa como acabada e, sim, como o ponto de partida para outras pesquisas).

6