04 utilizando os filtros do flash 8

4
Utilizando os Filtros do Flash 8 Uma das novidades mais esperadas pela maioria dos designers, a utilização de Filtros. Explicaremos de forma sucinta os aspectos gerais e funcionamento de cada filtro. E já aviso de antemão que para visualizar os exemplos desse artigo o Plugin do Flash Player 8 é requerido. De início temos de saber onde e como podemos usar os filtros. O painel Filtros foi criado como "filho" do painel Properties e tem como opções principais: Drop Shadow >> Sombra Blur >> Embaçar ou Desfocar Glow >> Brilho Bevel >> Chanfro Nós só podemos inserir filtros em objetos que possam ser referenciados por programação, ou seja, Movie Clips e Buttons . Não existe limitação quanto a se aplicar os filtros separadamente, na figura abaixo vocês podem ver que foram aplicados dois filtros ao mesmo tempo: 1 - Objeto do tipo Movie Clip selecionado. 2 - Aba Filtros e a relação dos filtros aplicados. No caso Drop Shadow e

Upload: reuel-lopes

Post on 25-Jun-2015

322 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 04 utilizando os filtros do flash 8

Utilizando os Filtros do Flash 8

Uma das novidades mais esperadas pela maioria dos designers, a utilização de Filtros.Explicaremos de forma sucinta os aspectos gerais e funcionamento de cada filtro.

E já aviso de antemão que para visualizar os exemplos desse artigo o Plugin do Flash Player 8 é requerido.

De início temos de saber onde e como podemos usar os filtros. O painel Filtros foi criado como "filho" do painel Properties e tem como opções principais:Drop Shadow >> SombraBlur >> Embaçar ou DesfocarGlow >> BrilhoBevel >> Chanfro

Nós só podemos inserir filtros em objetos que possam ser referenciados por programação, ou seja, Movie Clips e Buttons.

Não existe limitação quanto a se aplicar os filtros separadamente, na figura abaixo vocês podem ver que foram aplicados dois filtros ao mesmo tempo:

1 - Objeto do tipo Movie Clip selecionado. 2 - Aba Filtros e a relação dos filtros aplicados. No caso Drop Shadow e Blur.3 - Com um filtro selecionado, abre-se as Opções de Manipulação desse filtro.

Page 2: 04 utilizando os filtros do flash 8

Utilizaremos um arquivo de exemplo do próprio Flash 8 no qual bolas de bilhar se chocam. Nesse arquivo fazendo-se uso de filtros como Drop Shadow e Blur mais alguns sons, simula-se de forma realista colisões de bolas.

Abaixo foi capturada uma imagem que mostra a aplicação de filtros em uma das bolas durante a animação:

1 - Movie Clip bola selecionado. 2 - Aplicação e manipulação de Filtros.

Para visualizar o SWF desse exemplo, para aqueles que já tem o Flash 8 instalado, o fonte desse exemplo encontra-se em:

X:\Arquivos de programas\Macromedia\Flash 8\Samples and Tutorials\Samples\Graphics\AnimationAndGradients

“Um dos fatos mais favoráveis para a utilização de filtros está na liberdade na forma de criá-lo e manipulá-lo.”

Nós podemos fazer isso de duas formas: 1ª Utilizando a aba Filters no painel Properties como ilustrado anteriormente.2ª Fazendo-se uso de programação.

No caso da segunda opção, precisamos apenas importar as classes referentes aos filtros desejados e programar nossos efeitos.

Utilizaremos um exemplo do Flash 8, só que dessa vez com várias alterações como a inserção dos controles de Glow, Drop Shadow e Blur:

Page 3: 04 utilizando os filtros do flash 8

Nesse exemplo manipulamos dinamicamente a aplicação dos filtros, basta marcar o filtro desejado e alterar os parâmetros para se visualizar o efeito.

Novamente para aqueles que já tiverem o Flash 8 instalado, o arquivo que serviu de base para esse exemplo pode ser encontrado no seguinte caminho:

X:\Arquivos de programas\Macromedia\Flash 8\Samples and Tutorials\Samples\ActionScript\Filters

Tenho certeza que de cada 4 designer no mínimo 2 diriam que os filtros são a novidade mais empolgante.

Agora podem estar certos de que esses novos recursos serão usados a exaustão, e isso fatidicamente nos levará a trabalhos que irão abusar de filtros e efeitos, cabe a nós termos o bom senso para uma criação sensata e equilibrada.

Para aqueles que ainda não usam o Flash 8 eu deixo o recado: Baixem o Trial, façam seus testes e criem cada vez mais experiências agradáveis para o usuário.