03 | conheça©rgio murad carneiro filho, joão bosco de oliveira, josé eduardo aníbal, nilberto...

28

Upload: vuongdien

Post on 10-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

03 | Conheça

ROBERTO ARUTIMPRESIDENTE

A

EDITORIAL

O ANO D

s boas notícias referentes à economia brasileira já começam a ganhar man-chetes em jornais. A recessão começa a

dar lugar à retomada do crescimento. Essa era a nossa expectativa desde o final do ano pas-sado, que agora começa a se confirmar.

Esse ano de 2018 é o ano “D”, ou seja, o ano em que o país começa a vencer a crise que vinha assolando o país há vários anos e a retomada do crescimento já pode ser sentida em alguns segmentos da economia nacional.

Apesar do caos político dos últimos anos, o Brasil finalmente deixou para trás a mais pro-funda, longa e dura depressão econômica da sua História. O PIB cresceu nos 3 primeiros meses do ano e os indicadores já conhecidos sugerem que o ritmo de crescimento se ace- lerou.

A confiança dos consumidores e de em-presários de todos os setores da economia vêm melhorando. Os empregos começaram a voltar e milhões de pessoas antes desempre-gadas voltaram a trabalhar. A nova legislação trabalhista vem ajudando a sustentar esta tendência.

O futuro é sempre incerto, mas outras duas importantes propostas ainda devem influen-ciar o desenvolvimento: a Reforma da Pre- vidência e a Reforma Tributária. Se forem aprovadas, podem contribuir para melhorar as contas públicas e fortalecer a competividade da economia brasileira, colaborando para o aumento dos investimentos produtivos e, por consequência, para a geração de mais em-

pregos e para um crescimento mais acelerado e mais duradouro.

Temos ainda a incerteza eleitoral. Ainda não sabemos ao certo quem serão os candidatos, menos ainda o que farão se eleitos. Apesar disso, acreditamos que todos os programas de governo que forem apresentados, estarão mostrando propostas e soluções para a melho-ria da economia.

Não podemos ainda nos esquecer da Copa do Mundo de Futebol, que vai atrair a atenção do mundo inteiro. É claro que nos dias dos jo-gos da seleção brasileira o país vai parar. Mas o comércio poderá estar mais aquecido.

Para nossa cidade, não podemos ainda nos esquecer da Festa do Peão, que é um dos grandes fatores responsáveis pela economia da cidade. São milhares de reais que acabam girando na cidade, que também vão aquecer o mercado. Passada a Festa do Peão, já esta-remos nos preparativos para as eleições. Será um segundo semestre bem agitado.

Lembro sempre que a recessão por que passamos, nos ensinou a superar barreiras, a driblar a crise e sobreviver às turbulências do mercado.

“Por isso, 2018 é o ano que es-taremos vivendo a retomada do crescimento da economia nacional. É o ano que vamos comemorar o fim da crise”.

03 | Conheça

ÍNDICE Presidente: Roberto Arutim1º Vice-Presidente: Paulo Sérgio Soprano2º Vice-Presidente: Rodrigo Sanches Oliveira3º Vice-Presidente : Renato Reis1º Tesoureiro: José Luiz da Silva2º Tesoureiro: José Carlos Abrão Miziara1º Secretário: Edson Takashi Abe2º Secretário: Renato PeghimDiretores: Luiz Carlos Silva, André Luiz P. Ângelo, Cláudio Roberto A.MuroniConselho Consultivo: Giovani Barroti, Marco Aurélio Domingues, Carlos Orest-

es Pereira, Laerte H. Chiqueto, Carlos Henrique Nunes, José Francisco A. Junior, João Carlos Ribeiro, Antônio Roberto Filisbino, Manoel Luiz Neto, Antônio João Guimarães Junior, Luiz Rogério Leonardi, Leandro Leme Cruz, José Jesus Aparecida Faria, Joaquim Antônio de Souza, Marcos Roberto Ferro, Alessandro Ubaldino de Souza, Chade Rezeck

Diretoria Departamento IndústriaSérgio Murad Carneiro Filho, João Bosco de Oliveira, José Eduardo Aníbal, Nilberto

Andrade, José Muzetti JuniorDiretoria Centro: Antônio Marcos de Oliveira, Antônio Roberto Esteves, Caio Lemos

Miziara, Elias Dib, Reginaldo Humberto QueirózDiretoria Departamento Serviços: Orlando Carlos de Carvalho, Daniel Bampa Neto,

Luiz Carlos Almado, Fernando H. T. de OliveiraDiretoria Bairros: José Carlos Dalbo, Renato C. Serradela Teles, Ronaldo Antônio

Marques, Benedito Habib Jajah, Edson Berger Zactiti

Endereço: Rua 20 n°725 CEP: 14.780-070Tel/Fax: (17) 3321-3200 e-mail: [email protected]

Site: www.acibarretos.com.br

DIRETORIA

Diretor da Revista: Edson Takashi AbeJornalista Responsável: José Renato A. Pereira, Mtb 24.492Redação, Diagramação, Projeto Gráfico: Camila Marçal V. de Souto.Capa: Camila Marçal Vieira de SoutoFotos: Acervo, Patrício Augusto, Maurício Fotógrafo, Nivaldo Gomes, Aquino

José, O Diário, Tininho Junior, Santos | Silva FotografiaFontes: www.acibarretos.com.br, Site da Prefeitura Municipal de Barretos,

IBGE, SEADE, MDIC, DENATRAN, O DiárioTiragem: 2 mil exemplaresFotolitos e Impressão: Gráfica Barretos

EXPEDIENTE

EDITORIAL .........................................3ACIB..............................................6 e 7MEMÓRIA............................................8HISTÓRIA ...........................................9SAÚDE...............................................12INFRAESTRUTURA..........................14INDÚSTRIA.......................................16INDÚSTRIA COUNTRY.....................17EDUCAÇÃO.......................................22BARRETENSE DA GEMA .................20BARRETENSE DA CORAÇÃO..........21EDUCAÇÃO.......................................22TURISMO..........................................24LAZER...............................................25COMÉRCIO.......................................26COMÉRCIO EM FOTOS ...................27

Revista Conheça Barretos do Peão, da Saúde, das Águas Termais, Cidade Universitária e muito mais!

N° 53 - Ano XVIII - Abril de 2018

Consultoria JurídicaPresta consultoria gratuita aos associados

e disponibiliza informações atualizadas e preventivas, visando contribuir com a se-gurança jurídica das relações empresariais, buscando formas de conscientizar, evitar prejuízos e prevenir problemas jurídicos.

A

ACIB

ACIB: A Casa do Empresário BarretenseACIB, Associação Comercial e Indus-trial é a entidade que representa no município de Barretos, Comércio, In-dústria e Serviços.

É a Casa do Empresariado Barretense, ofere-cendo todo o suporte às empresas da cidade.

Possui diversos serviços e produtos dis-poníveis aos seus associados, como:

Confira os serviços e produtos

1

SCPC - Serviço Central de Proteção ao Crédito

É a maior e mais completa base de dados eletrônicos de inadimplentes da América Latina, com abrangência nacional. Pos-sibilita ao usuário maior segurança e dis-ponibiliza o melhor conteúdo para ope- rações de crédito, por meio das informações coletadas junto à entidades de todo o País.

2

EDUCAÇÃO | ESTÁGIOSContribui com a formação de novas ge-

rações de profissionais através do PROE Estágios: agente de integração entre estu-dante a partir de 16 anos, empresa e insti-tuições de ensino, para contratação de es-tagiários, e do Programa Jovem Aprendiz, que coloca no mercado de trabalho estu-dantes de 14 a 24 anos.

3

EMPREGOSFerramenta prática para cadastro de cur-

rículos e vagas de emprego com o objetivo de tornar os processos de recrutamento e seleção de empresas mais ágeis, seguros e sem custos.

4

REVISTA E JORNALA Revista da Associação têm publicação

trimestral e o Jornal mensal, voltados à co-municação empresarial de Barretos.

5

AUDITÓRIOSRealiza cursos e palestras em sua sede

periodicamente. Possui 3 auditórios. Sendo, um com capacidade para 40 lu-gares, ar-condicionado e cadeiras com pranchetas. Um segundo com 100 lugares, ar-condicionado e multimídia completa. E um terceiro com capacidade de 180 lu- gares, ar condicionado, sala vip, hall e multimídia, além de salas de reunião.

6

PARCERIASMédico Hospitalares: UNIMED e SÃO

FRANCISCO SAÚDE. Odontológicos: PRODOC - Radiologia e Documentação Odontológica, São Francisco Odontolo-gia e Clínica Odontológica Oper Riso. A adesão aos planos poderá ser feita para em-presários, dependentes, funcionários e de-pendentes. Escolares: Colégio e Faculdade Barretos, ISEB - Instituto Superior de Edu-cação de Barretos, CCBEU Idiomas, Liceu-Tec, Instituto Federal, SEBRAE e SENAC. Além de outras, como SERCON Digital.

7

CARTÃO ACCREDITOOferece à seus associados o cartão AC-

Credito - Alimentação: substituto da ces-ta básica, os funcionários das empresas poderão adquirir gêneros alimentícios in natura.

8

MAPAS | LISTA TELEFÔNICA | CDC

Confecciona 5 mil mapas atualizados da cidade de Barretos, com distribuição gra-tuita. E ainda, 40 mil exemplares de Lis-tas Telefônicas de Barretos, e o Código de Defesa do Consumidor e Calendário de Funcionamento do Comércio.

9

06 | Conheça

ACIB

A pesquisa de satisfação realizada pela Acib, têm como objetivo apontar o nome do empresário do ano 2018, a empresária destaque e as empresas que mais se sobressaíram em preferência e popularidade, sendo assim, a pesquisa não tem como objetivo destacar qual é a melhor, e sim as preferidas pelos consumidores.

A pesquisa reúne uma série de informações que são de grande utilidade para os empresários em geral, sendo uma importante ferramenta para ajudar os em-presários a traçar uma meta de planejamento.

Com as informações obtidas do resultado da Pesqui-sa, os empresários podem avaliar o desempenho de sua empresa e assim planejar investimentos, mídia, diversificação de produtos, qualificação dos colabora-dores e outros itens que possibilitarão um melhor ren-dimento da empresa. O jantar de gala em homenagem acontece no dia 04 de agosto, no Espaço Berrantão, no Parque do Peão.

do ano 2018Pesquisa Empresário

08 | Conheça

P

MEMÓRIA

A Música

Meninu se tu qué ir pra Barretos / Bota sentido nas coisa / Que tu precisa arruma / Tu pega um lápis e um papel / Escreva com letra de forma / Que é pra tu não te enganá / Tu compra um aba larga janota / Bombacha e um par de botas / Camisa e lenço

de cor / Três boca de fogo e um metro de faca / Efeita de bala guaiaca / E te garre com nosso senhor.

odemos considerar como primeiras ex-pressões musicais, as violeiras do Cate-retê e as batucadas da Congada, duas ex-pressões culturais do início do povoamento de Barretos.

A primeira Banda de Música de Barretos foi a “Euterpe Barretense”, nascida no ano de 1898, sob o comando do professor de música Olavo de Carvalho. Essas bandas multiplicaram-se, surgindo a “Lira

Popular” (1902), a “Lyra de Operários” (1907) e a “Orphelina Barretense” (1908), regida pelo maestro Osvaldo Martins da Silva, vindo de Batatais a convite do Cel. João Carlos de Almeida Pinto. Devemos citar também o capitão e maestro

Antônio Gomide, que se destacou no cenário musical barretense. Este maestro também era compositor; foi autor da marcha “O Sertanejo”, que escreveu em homenagem ao primeiro jornal da cidade e de um tango, intitulado “João Bobo”, (pseudônimo de Almeida Pinto).A “Corporação Musical Lira Barretense”, foi

fundada em 1925. Outra expressão musical mui-to concorrida na cidade foram as serenatas. Luiz Agostinho da Silva Brandão foi um seresteiro, ainda residente na cidade. Na década de 1930 existia em Barretos uma

Banda de Jazz, a “Cassiano and Boys”, coman-dada por Zé Cassiano, seus irmãos e amigos. No próprio nome do grupo podemos perceber a influência norte-americana. O estilo dos anos 20 e 30, nos EUA era chamado de jazz de Nova Orleans ou Dixieland e caracterizava-se, princi-palmente, pela improvisação.Da iniciativa pública tivemos a fundação, em

1938, do Conservatório Municipal de Música de Barretos. Segundo o Álbum do Centenário, ensinava-se ali o piano, violino e canto, sendo diretores os professores Décio Luiz Nogueira e

(“Barretos 1910” - Composição: Bezerra de Menezes)

barretense

Luiza Nogueira Colugnati, ambos formados em Conservatórios de São Paulo. Décio fez parte da Orquestra Brasil, foram dos

quadros dessa orquestra que mais tarde surgiria o famoso grupo musical “Night and Day”.Outro músico de destaque foi Aymoré do Bra-

sil, vindo para Barretos na década de 1940 como professor efetivo de canto orfeônico. Formou-se também pelo Conservatório Paulista de Canto Orfeônico, além de diplomação no Conservatório Musical Carlos Gomes, de Campinas; sua for-mação era para piano e violino. Outro exemplo barretense neste sentido foi Adelaide Rosária Galati, formada em piano no Conservatório Dramático Musical em São Paulo. Outro com-positor de destaque foi Francisco Assis Bezerra de Menezes, Bezerrinha. Está entre suas maiores composições a música “Perfil de São Paulo”, que ganhou em concurso o título de hino do IV Cen-tenário de São Paulo, no ano de 1954.

Parte do texto retirado do LIVRO: DESCOBRINDO BARRETOS - Karla de Oliveira Armani | Priscila Ventura Trucullo | Roseli Aparecida Tineli | Sueli de Cássia Tosta Fernandes

Banda Cassiano and Boys

Orphelina Barretense - Acervo “Museu Ruy Menezes”

09 | Conheça

HISTÓRIA

Fazem JOCKEY CLUBFundado em 1947, tinha um

acervo de realizações sociais e esportivas digna de maior admi-ração. Teve sua primeira assem-bleia, nesse mesmo ano, realiza-da no Sindicato Rural Vale do Rio Grande, onde, meses depois, foram aprovados os Estatutos so-ciais e eleita e empossada a pri-meira diretoria, que dirigiu o des-tino do clube até janeiro de 1950.

Em 1948 eram inauguradas as instalações do provisório Hipódromo Barretense. As insta-lações definitivas, dentre as quais se sobressaía uma gigantesca arquibancada, com todos os re- quisitos, foram inauguradas em 1953. No ano de 2014 o Jockey Club de Barretos reabriu suas portas aos associados

UNIÃO DOS EMPREGA-DOS DO COMÉRCIO

Foi da necessidade de outra en-tidade social na cidade, que um grupo de jovens idealizadores fundou a União dos Empregados do Comércio. A primeira reunião antes da fundação aconteceu em agosto de 1914, reunindo pes-soas que trabalhavam no comér-cio, e em 30 de agosto o projeto foi aprovado. O objetivo inicial era de amparo e proteção ao profissional do comércio e pos-teriormente promover recreação. A primeira sede do Clube foi na Rua 20. Hoje o clube está desa-tivado.

RIO DAS PEDRAS COUNTRY CLUB

A história do Rio das Pedras Country se mistura com a de nos-sa cidade. No ano de 1962, alguns cidadãos barretenses juntamente ao Hussein Gemha resolveram construir em Barretos um local

parte da história

que pudesse propiciar lazer à po- pulação. No ano de 1975, trans-formou-se o “Córrego de Pedras”, além das praias artificiais, restau-rante, bar, salões para jogos e outras dependências. Algum tem-po depois houve a construção da segunda praia artificial, além da pavimentação das alamedas inter-nas e da via de acesso ao parque. Atualmente conta com área de lazer, com lagos, praias artifici-ais, quiosques, área para cam- ping, salão social, de jogos infan-tis, quadras de tênis, vôlei, futebol de campo, social, bocha, praça de eventos, pesque e pague piscinas, solarium e muito mais.

GRÊMIO LITERÁRIO E RECREATIVO

No dia 26 de abril de 1910 foi fundado o Grêmio Literário e Re- creativo de Barretos. Em 1º de ju-lho, a diretoria adquiriu um novo prédio, que ficou com sede própria durante 42 anos. Em 13 de fe-vereiro de 1953, fizeram uma per-muta, trocando a sede da Rua 18 por meio quarteirão, conhecido, como Largo da Feira. Em 1952 foi montada a Boate Bambu nos fun-dos do Clube. Além da Varanda e do Restaurante.

O início da Praça de Esportes se deu na década de 30, quando na época Dr. Amir Cotrim, fun-dou o Tênis Esporte Clube, no ano de 1941 com sede própria. Em 1964 iniciou-se a moder- nização da Praça de Esportes, com a construção das quadras poli es-portivas e a reforma do campo de futebol, seguido do novo conjun-to aquático, reforma do casarão, construção de mais 3 quadras de tênis, sauna, campos de bochas e por fim, um novo campo de fute-bol, quadra de tênis coberta e uma nova área de estacionamento.

Sãoparte de Barretos

SAÚDE

mpulsionado pela preocupação com a saúde e o culto ao corpo, o segmento fitness tem registrado momento positivo no País.

Com o número cada vez maior de pessoas optan-do por uma vida mais saudável, a preocupação com a saúde do corpo cresce e o desejo de envelhecer bem são alguns dos motivos deste crescimento. Há quem arrisque dizer que daqui uns tempos, ser saudável vai ser tendência, se já não é.

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Fran-chising), existem mais de 6 mil franquias relaciona-das ao setor fitness, como academias, restaurantes, vestuário e calçados. O setor já representa 8% do total de franquias no país — em 2013, eram 3%.

O Brasil detém o posto de segundo maior merca-do de academias do mundo, segundo dados da As-sociação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), o país possui mais de 33 mil academias, o que sig-nifica que em número de estabelecimentos do tipo, só perdemos para os Estados Unidos.

Este cenário não poderia ser diferente em Barre-tos, a importância da prática esportiva, e a busca por uma vida mais saudável tem levado milhares de barretenses para as academias. Atualmente, Bar-retos conta com mais de 40 academias, dezenas de academias de danças e lutas. A cidade possui hoje, mais de 20 clínicas de estética, além, de dermato-

logistas que oferecem atendimento especializado. A preocupação com a alimentação, e com a nu-

trição também cresceu junto à este mundo fitness, isto pode ser observado em Barretos, antigamente, era possível ser atendido por poucos nutricionistas ou nutrólogos na cidade, hoje mais de 30 nutri-cionistas oferecem atendimento aos barretenses e à toda região.

A venda de alimentos voltados para o públi-co fitness se popularizou e deixou de ser restrito apenas a lojas especializadas, surgiram na cidade vários empórios de produtos naturais, sem con-tar o número de restaurantes preocupados com esta tendência saudável e fitness na alimentação, a moda das “marmitas fit” também cresceram por aqui, e por fim, o mercado de nutrição esportiva, como as lojas de suplementos que têm atraído no-vos investidores para a cidade.

Esta premissa de cuidar do corpo, da saúde e da mente, é responsável por este “boom” fitness que estamos vivendo .

Esta grande oferta do setor fitness na cidade, não está nem no começo, e se continuar neste embalo da preocupação dos brasileiros com o corpo e a saúde, a expectativa é de que em 2020, o fatura-mento do mercado fitness no país ultrapasse R$ 1,1 bilhão.

A saúde do corpoA preocupação dos brasileiros com o corpo e a saúde, gera a expectativa

de que em 2020, o faturamento do mercado fitness no país ultrapasse R$ 1,1 bilhão

I

14 | Conheça

arretos é uma das cidades que mais se desenvolveu nos últimos anos do interior de São Paulo, ocupando a 25º posição

Estadual , e 37ª posição Nacional na lista das 100 cidades mais desenvolvidas do Brasil, se-gundo IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvi-mento Municipal – um estudo do Sistema FIR-JAN.

A cidade tornou-se conhecida mundialmente pela Festa do Peão, importante evento de ro- deio, o maior da América Latina, e também por ser referência na área da saúde com o Hospital de Câncer de Barretos, um dos melhores cen-tros de referência no tratamento para a doença do Brasil.

É um Município brasileiro do Estado de São Paulo, situada ao Norte, distante 424 km da Capital. Sua população estimada é de 120.638 habitantes (DADOS/IBGE), mais a população flutuante de aproximadamente 15.000 hab. Barretos é o sétimo maior município de São Paulo, sendo o principal da 13ª Região Admi- nistrativa.

A distribuição de energia elétrica na cidade é realizada pela CPFL Paulista. Através 3 sub-estações de energia, abastece mais de 40 mil imóveis com ligações de energia.

O SAEEB é responsável pelos os serviços de água potável e de esgotos sanitários, são 500 Km de redes no sistema de distribuição de água, contando com 100% de água e esgoto coletado e tratados.

Na área da educação de Barretos são 4 Esco-las Particulares, 13 Escolas Estaduais, 22 Esco-las Municipais, sendo 1 no Distrito de Alberto Moreira, e 1 Escola Pública Federal, possui ainda 4 Escolas no Perímetro Rural. Além dis-so, a cidade conta com uma unidade do SESI (Serviço Social da Indústria - Educação). E ain-da, 4 escolas técnicas, 46 escolas pré-escolas, 40 creches, incluindo 27 CEMEIEF – Centro Municipal de Educação Infantil e Escola Fun-damental, 7 CEMEP - Centro Municipal de Ensino Profissionalizante, 3 CEMUP – Cen-

tro Municipal Profissionalizante, 3 escolas do Projeto Futuro Certo e 2 Cavalgando para o Futuro. O Ensino Superior é composto por 5 Instituições, juntas oferecem mais de 50 cursos superiores, além do Instituto Federal e da Fa- culdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata, e dos Polos EAD.

Na saúde é servida por aproximadamente 60 estabelecimentos de saúde, com atendimento pelo SUS e particular, e ainda, 4 Hospitais, 2 AMEs - AME Cirúrgico e AME Clínico e 15 UBS – Unidades Básicas de Saúde, além de mais de 60 clínicas na área da saúde dentre as mais variadas especialidades, e ainda uma uni-dade do SAMU.

O aeroporto que Barretos é o Aeroporto Mu-nicipal Chafei Amsei, que tem uma pista maior do que a do Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

Na segurança é sede do 33º BPMI - Batalhão da Polícia Militar – contando com unidades do Canil, Rocam, Radiopatrulhamento, Poli-ciamento Ostensivo a pé, Base Comunitária Móvel, Patrulhamento Tático Móvel e Postos Policiais Fixos. Polícia Civil do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Polícia Ro-doviária (Posto Rodovia Faria Lima), Posto Polícia Ambiental, Policia Cientifica, Conse-lho Tutelar e Agentes Municipais de Trânsi-to. Delegacia da Mulher, 1º Cia Policia Mili-tar Ambiental, 1º Distrito Policial, 2º Distrito Policial, 3º Distrito Policial Civil, Delegacia de Investigações Gerais – DIG, Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes – DISE e Delegacia Seccional de Polícia.

O comércio central e o North Shopping Bar-retos possuem lojas no padrão de grandes cen-tros e oferecem produtos e serviços diferencia-dos e de qualidade, e completam o comércio da cidade.

INFRAESTRUTURA

Barretos: 25ª cidade mais desenvolvida do BrasilUma das cidades que mais se desenvolveu nos últimos anos no interior, se-gundo a FIRJAN

B

16 | Conheça

INDÚSTRIA

empresa de produtos químicos e biológi-cos para agricultura VitalForce, que pro-duz fertilizantes e defensivos de diversos tipos, expandiu sua fábrica em Barretos,

ampliando em cinco vezes sua capacidade e in-corporando equipamentos de alta tecnologia. O projeto conta com apoio da Investe São Paulo, a agência de promoção de investimentos do Go- verno do Estado de São Paulo.

“O setor de insumos para o agronegócio tem muito espaço para se desenvolver em São Paulo. O crescimento da VitalForce mostra uma decisão acertada da empresa, que investiu sabendo a força do agronegócio. É um orgulho ver a nossa cadeia produtiva tornar-se cada vez mais diversi-ficada, tecnologicamente avançada e pronta para conquistar mercados externos”, explica o diretor da Investe SP, Sérgio Costa. A agência apoiou a VitalForce principalmente no contato com a pre-feitura e em questões de licenciamento ambien-tal e infraestrutura.

A decisão por expandir veio pelo sucesso de vendas da marca que resultaram em uma deman-da por produtos especiais e de alta tecnologia que oferecessem maior produtividade e eficiência para o cultivo. O projeto envolveu investimen-tos acima de R$ 5 milhões (recursos terceiros e próprios) e a contratação de 17 novos profissio-

nais. Os produtos da VitalForce atingem as regiões Sudeste, Centro Oeste, além de serem exportados para o Paraguai, Colômbia, Argentina e Uruguai. Segundo os executivos da empresa, estão sendo realizados estudos para que a VitalForce amplie sua atuação no mercado de defensivos biológi-cos nos próximos anos. Algumas fórmulas es-tão, atualmente, em aprovação no Ministério da Agricultura, mas o primeiro defensivo orgânico da marca já é comercializado.

VitalForce:Expande fábrica em Barret0s

A

Sobre a VitalForceFundada em 2007, a VitalForce fabrica

soluções inovadoras para solos e folhas na agri-cultura, sempre de acordo com as exigências am-bientais e as demandas do mercado. Com sede e fábrica em Barretos, a empresa tem produtos que agregam produtividade sem impactar o meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimen-to sustentável e a inovação do setor. Para isso, a VitalForce também investe constantemente em estudos e novas tecnologias.

Chão PretoProdutos Naturais

A Chão Preto produtos naturais é uma empresa brasileira, fundada em1985 com atuação nos Es-tados de São Paulo, Minas Gerais, e Goiás, onde a marca está presente nos pontos de venda há mais de 30 anos. A empresa tem como meta cada vez mais expandir sua marca em outras regiões, melhorando e inovando com qualidade em seus produtos, para que os clientes sempre estejam satisfeitos. Acompanhando as transformações do setor alimentício, investindo na oferta de produtos e em sua melhoria, onde atendem às necessidades

da sociedade, o que torna a sua marca reconheci-da através de sua qualidade e tradição. Dentre os principais produtos, farofas, temperos e condi-mentos, farináceos, grãos, condimentos, molhos e temperos, dentre outros. A empresa está instalada em um centro de distribuição com 9.700m2 de área construída.

INDÚSTRIA COUNTRY

“ICEB” – Indústria e Comércio de Esporas Barretos , esta situada em Barretos, atuando no no ramo country, com fabricação e

comercialização de acessórios para cavalos e cava-leiros em geral, como bridões, esporas, freios, estri-bos, canivetes, dentre outros.

Trabalhando seriamente com o comprometimen-to de oferecer à seus clientes/amigos, um acessório

nos devidos padrões e com a mais alta qualidade.Fundada há alguns anos, antes trabalhando ape-

nas com vendas no atacado, a “Esporas Barretos”, seguindo os passos da modernização, atualmente possui uma loja online, possibilitando assim, aos cliente, fazer suas compras direto da fábrica, com segurança e credibilidade.

Esporas Barretos

Uma loja de Barretos para o

mundo

A

Empresa Chapéus Radar esta situada em Barretos , fundada há 12 anos é especializa-da principalmente na fabricação, importação

e comercialização de chapéus “paper”, no melhor estilo americano.

Com experiência de mais de 40 anos no ramo

chapeleiro, coloca atualmente no mercado brasi- leiro o que há de melhor em chapéus paper, palha de palmeira, bangora, algodão e feltro.

A empresa comercializa seus chapéus, a ven-da no varejo em todo o país ou para compras no atacado.

Chapéus Radar Hats

Qualidade tem esta marca

A

Barretos mantém muitas tradições sertanejas, no dia a dia, e em seu comér-cio. O artesanato e os produtos produzidos aqui conquistaram o mercado,

utilizando-se de conhecimento histórico e cultural, criatividade, empreende-dorismo e o carisma característico do interior.

17 | Conheça

20 | Conheça

BARRETENSE DA GEMA

esde os 4 anos o artista plástico natu-ral da cidade de Barretos, interior do Estado de São Paulo, já demonstrava

habilidade em desenhar. E inclusive usava estes desenhos como uma forma de comunicação, que se perpetuou até os dias atuais. Sua ousa-dia em trabalhar nas telas, começou em 1980, utilizando-se das tintas a base de óleo, entre-tanto, uma alergia aos solventes, fez com que começasse a utilizar das tintas acrílicas. Em 1987 já residindo em São Paulo, trabalhando no Bradesco e a noite estudando na Faculdade Anhembi Morumbi teve de um de seus clien-tes, um renomado gravurista, o incentivo para que utilizasse do relevo acrílico em suas obras. A partir disto, começou o diferencial, que per-mitiu participar de várias exposições dentro da Instituição Financeira e também da Faculdade. Formou-se em Comunicação Social com espe-cialização em Publicidade e Propaganda, teve inúmeros convites para ingressar em agências, mas continuou a trabalhar no Banco. Em 1996, incentivado por seus diretores, decidiu dar uma nova guinada em sua vida profissional, sai do banco para se dedicar às artes. Retorna a Bar-retos, e começa a participar de Salões Region-ais, onde conquista importantes premiações, é convidado para participar de Associações Culturais da cidade, chegando a presidência de uma delas em menos de 2 anos. Em 1999 a convite da secretaria de cultura do município de Barretos, participa do Concurso Nacional Brasil 500 Anos de Artes e Design, e fica entre os doze premiados, sua obra segue então para coletiva em Portugal, para as comemorações dos 500 anos do descobrimento. Começa então sua entrada para o mercado europeu das artes, já em 2001 segue para a França, para inaugu-rar o espaço cultural de importante restaurante LES VAPEURS na cidade de Trouville S/Mer, com repercussão em mídias francesas represen-

tativas, recebe convite para outras individuais, incluindo a Foire International de Caen, uma das maiores da Europa, essa feira o projetou definitivamente como Artista Plástico Interna-cional, vendeu obras para dezenas de países ali presentes.

Renato Amisy se dedica também à confecção de obras de artes originais que são coladas no Livro Sagrado a Bíblia e entregues gratuita-mente para os sedentos da palavra. Amisy já entregou esses exemplares aos Presidentes da França, Nicolas Sarkozy, François Hollande e também ao atual Emannuel Macron. Todos lhes enviaram cartas agradecimento ao seu en-dereço no Brasil. Em 2014 enviou uma Bíblia para o Presidente da FIFA Joseph Blatter que agradeceu o presente. Desde 2012 foi o único brasileiro artista plástico convidado de honra do Consul Honorário do Brasil em Lyon, Jean-François Perrier, para expor suas obras nas Festas Consulares na Bellecour que reuni, uma media de 56 países convidados. Em agosto de 2015 foi convidado pelo setor de Captação do Hospital de Câncer de Barretos a confeccio-nar uma obra ligada ao Country para o cantor Americano Garth Brooks, que realizou show em prol da Fundação, totalmente gratuito. Em novembro de 2015, é o artista convidado para a COP21 em Paris, expôs suas obras junto com outros grandes nomes da fotografia e do cine-ma brasileiro. Renato Amisy também foi con-vidado pelo UNIFEB Universidade em Barre-tos, para a confecção da logo dos 50 anos dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica. Atual-mente está com uma exposição individual no espaço do UNIFEB.

O Barretense tem em seu currículo, 67 ex-posições individuais no BRASIL, 52 exposições coletivas no BRASIL, 36 exposições individu-ais no EXTERIOR, 15 exposições coletivas no EXTERIOR.

Renato Amisy PereiraSou artista plástico e tenho em Barretos, algo que aprendi em outras cidades na Europa, preservação da História de Barretos, por isso que invisto na preservação de um imóvel construído no começo do século passado. Onde está meu atelier . Atelier Maison D´Amisy Rua 22 nr 1492, esquina da Av. 5 Bairro Centro.

D

onaldo Antônio Marques nasceu em São Caetano do Sul, é casado com Jane Jura-do Garcia Marques, pai de Caio, Renan

e Tales e avô de João, Geovanna, Pedro e Isabella. Formado em Psicologia, no ano de 1979 e em Direito em 1989. É filho de Antônio Marques Filho e Conceição Siqueira Marques.

O empresário é filho de pai e mãe humildes e trabalhadores, que através de muito esforço conseguiram educar ele e suas irmãs, trans-formando-os em pessoas dignas, honradas e honestas. “Vivi durante 31 anos em São Paulo e mudei-me para Barretos em Maio de 1984. Comecei a trabalhar aos 13 anos como Office boy em uma empresa de esquadrias de ma-deira e ao longo dos 4 anos passei à auxiliar de escritório. Dos 18 aos 22 anos trabalhei na Indústria Automobilística FORD-Brasil, em Rudge Ramos-SP no setor de Recebimento de Peças e Departamento de Impostos”, conta.

Em 1976, Ronaldo iniciou suas atividades no Comércio, inaugurando a XODÓ MA-GAZINE, uma loja de roupas que manteve até mudar-se para Barretos em 1984. De 84 até o início de 86 trabalhou na propriedade rural de seu sogro, no município de Colômbia. Em meados de 1986 junto com sua esposa Jane, inaugurou a STYLUS MAGAZINE. Em 1988 Ronaldo foi candidato a Prefeito de Barretos. No período de 1993 a 1996, no governo do Pre-feito Nelson James Wright, assumiu a chefia de Gabinete.

Nos 5 anos seguintes, administrou a pro-priedade rural da família, e em 2002 iniciou no segmento de veículos. “Com a ajuda de minha esposa, filhos e colaboradores nos-sa Empresa MARK’S VEÍCULOS cresceu e transformou-se em referência na revenda de automóveis novos e seminovos. Por 6 anos consecutivos fomos homenageados pelos Bar-retenses (Pesquisa da ACIB) como a melhor revenda de seminovos, e nossa expectativa é que este ano também aconteça”, acrescenta o empresário.

“Em 2017, fomos também agraciados ge-

BARRETENSE DE CORAÇÃO

nerosamente com a minha indicação (Pesquisa ACIB) como Empresário do Ano. Reconheci-mento que acolhi como resultado do trabalho e dedicação da família e dos colaboradores que juntos formam a Família Mark’s Veículos”, Ronaldo.

Em suas horas de lazer, Ronaldo gosta de uma boa leitura, e se distrai com livros de filo-sofia, psicologia, sociologia, política, além de gostar de assistir bons filmes e documentários. Adora música, principalmente as de sua ge-ração (MPB, Boleros e Tangos).

Quando lhe pergunto se lhe considera um bar-retense de coração, “A infância, adolescência e parte da vida adulta vivi em São Paulo. Estou há 34 anos em Barretos e é como se tivesse na-scido e me criado aqui. Vim e nunca olhei para trás. As grandes cidades pela lógica nos ofere-cem mais oportunidades de trabalho e salários (não atualmente) a acesso a diversidade cul-tural, como, teatro, exposições, palestras, cur-sos, etc., mas não nos poupam do corre-corre, do stress, das horas perdidas no trânsito e da preocupação com a violência. Considero Bar-retos com sua estrutura, uma boa cidade para se viver, as pessoas se conhecem, se cumprimen-tam e isso para mim é o essencial, uma cidade humanizada. Os problemas existem, mas qual cidade não os tem. Acredito que com maior participação e cidadania podemos melhorar o acesso a Saúde, Educação, Cultura, Lazer e geração de empregos, contribuindo para garan-tir a qualidade de vida para nós e as próximas gerações”, comenta.

Quem é Ronaldo Marques, “Sou um sujeito romântico, apaixonado pela vida, pessoas, minha família, pelos animais e pela natureza. Tenho uma Fé inabalável de que todos pode-mos sempre ser seres humanos melhores. Amo Barretos e os Barretenses de coração. Foi Amor a primeira vista. Vim, gostei e fiquei”, finaliza.

Ronaldo Antônio Marques

R

21 | Conheça

O setor educacional de Barretos evoluiu juntamente com a cidade. Barretos é considerada um Polo Educacional, fruto do reconhecimento de vários estudantes que vêem à Barretos pela qualidade do Ensino. O Ensino Supe-rior é composto por 7 Instituições que juntas oferecem mais de 30 cursos superiores, sendo elas Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - UNIFEB, Faculdade Barretos, FISO – Faculdades Integradas Soares de Oliveira, ISEB – Instituto Superior de Educação de Barretos, LiceuTec, Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata e Instituto Federal de São Paulo.

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (FACISB) está entre as escolas médicas paulistas com melhor desempenho no Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) 2017.

A FACISB foi criada dentro de princípios hu-manitários que sempre nortearam a vida de seu patrono, Dr. Paulo Prata, que desde o início de sua brilhante carreira de médico praticava o aten-dimento humanizado aos doentes carentes e seus familiares.

Com uma metodologia de ensino focada na for-mação de profissionais competentes, humanistas e éticos, a instituição, cujo funcionamento foi aprovado através da portaria de nº 1.479 de 07 de outubro de 2011 editada pelo MEC, iniciou seu curso de Medicina no primeiro semestre de 2012, tendo como mantenedora a Sistema Med Serviços Educacionais S.A.

A Sistema Med Serviços Educacionais S.A. constituiu uma equipe de trabalho, formada por profissionais da saúde e da educação, mestres e doutores com larga experiência docente e técni-co-administrativa no âmbito superior para, medi-ante estudos, coordenar a elaboração de projeto pedagógico, sob as bases das novas concepções, metas e diretrizes, repensando a questão da for-mação de profissionais, enfocando o uso das re-centes tecnologias no processo ensino-aprendiza-gem e que viessem ao encontro das necessidades e dos interesses da população da cidade e região.

A Faculdade de Ciências da Saúde de Barre-tos Dr. Paulo Prata tem como missão: “Compro-

EDUCAÇÃO

FACISB: Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata

misso permanente em oferecer educação superi-or na área da saúde com excelência acadêmica e responsabilidade social, fundada nos princípios da qualidade dos serviços prestados, da gestão participativa e da valorização da pessoa”.

As políticas institucionais para o cumprimen-to desta missão estão fundamentadas em com-promissos e valores que permeiam a construção dos Projetos Pedagógicos de seus cursos. Ciente de sua responsabilidade social a Instituição se propõe a oferecer cursos de graduação na área da saúde diferenciados em vários aspectos, a partir de seus pressupostos, dentre os quais destacam-se os seguintes compromissos: compromisso educa-cional, social e cultural.

Estes três compromissos como fundamentos, que emergem em todos os propósitos de atuação, pelos quais foram delineados os objetivos dos Cursos se reúnem na proposta de que o ensino, a atenção à saúde e a pesquisa para o desenvolvi-mento das ciências da saúde são interdependentes nos seus processos de consecução e de evolução e que, assim sendo, deve caber à escola médica um papel catalisador na convergência do apren-dizado, da assistência e da ciência que objetivam o mais alto ideal de saúde humana, como aquele que é proposto pela Organização Mundial de Saúde.

As dependências físicas que compõem a Facul-dade de Ciências da Saúde de Barretos “Dr. Paulo Prata” foram projetadas e construídas de modo a garantir ao aluno a utilização, com segurança, de todos os espaços pedagógicos.

Centro de Simulação Realística

Laboratórios de Anatomia e Morfofuncional

Enfermaria

22 | Conheça

TURISMO

arretos hoje é uma realidade entre os atra-tivos do turismo no Estado de São Paulo, e tornou-se Município de Interesse Turístico

– MIT, as ações pelo fomento da atividade turísti-ca, agora, vão muito além do título da capital do rodeio brasileiro.

A cidade recebe anualmente cerca de 1,5 mi-lhão de turistas, sendo hoje e Turismo uma das atividades econômicas que mais crescem na ci-dade. Possui potencial em diversas áreas do tu- rismo, a diversidade é tão grande que não conse-guimos descrever todos os tipos de turismo que temos aqui, turismo de Eventos, de Negócios, de Saúde, Cultural, de Lazer, Rural e Termal, dentre outros.

Barretos, distante 432 quilômetros da Capi-tal, também tem roteiros de compras envolven-do artes, chapéus, orquidários e demais artigos. No turismo de lazer, a área rural, também re- serva atrativos para quem quer viver o sossego do interior, com hotéis e fazendas que remetem às tradições rurais, até mesmo pesqueiros para la-zer e gastronomia típica. Os turistas podem visitar comunidades rurais, e vivenciar o dia a dia do campo, experimentando comidas típicas, fazendo passeios a cavalos, trilhas e muito mais.

O Turismo de Festas na cidade é movimentado e aquecido o ano todo, Barretos não possui ape-nas a Festa do Peão como atividade turística, aqui ainda são realizadas a PEC Show, Motor Cycle, Antigomobilismo, Rally Barretos, SuperCross, Festa do Divino, Copa Três Tambores, e outras.

A fé e a devoção também ganham espaço nos passeios e roteiros pensados para os turistas. No Turismo Religioso, a Cidade Maria, situada na Vicinal Nadir Kenan, foi inaugurada em 1981, local erguido para abrigar congregações católi-cas, atrai centenas de turistas religiosos. Já a Ca- tedral do Divino Espírito Santo, os fundadores de Barretos por serem devotos do Divino Espíri-to Santo, doaram oitenta e dois alqueires de terra à igreja e construíram a primeira capela. No final do século XIX, deu-se início a construção da ca- tedral, tendo a frente o mestre Pagani Fioravante. A obra obedece o estilo romano de linhas sober-

bas com colunas olímpicas e imagens de santos, bem como obras de arte pintadas em vitrais e nas paredes, e também faz parte do circuito de Turismo Religioso. A Mesquita de Barretos foi construída na década de 1960 e guarda várias curiosidades e traços realmente interessantes do islam no Brasil. O primeiro desses aspectos interessantes é o fato de a mesquita ser a pri-meira a ser construída no interior paulista, bem como é a primeira de duas mesquitas no Brasil a ser construída em uma cidade com menos de 130 mil habitantes (a outra é a de Loanda, no Paraná).

Passando pelo Turismo gastronômico, o arroz carreteiro, feijão gordo, churrasco de carne sere-nada e paçoca de carne - que integram a Queima do Alho - é um dos pratos mais procurados na região, sem contar os diversos bares e restau-rantes da cidade oferecem sabores diferenciados de vários países.

Sua privilegiada localização em meio a uma região de águas termais envolve uma significa-tiva infraestrutura nesta área, e atraem muitos turistas para a cidade, que vêm em busca de uma boa dose de diversão e descanso, o Barretos Thermas Park movimenta este setor, oferecendo piscinas aquecidas e passeios diferenciados para seus visitantes.

O Turismo de Negócios, onde muitos em-presários e empreendedores vêm à cidade para finalizar negócios, ou em busca de novos em-preendimentos, e assim utilizam da infraestru-tura oferecida pela cidade neste setor. Barretos têm muito mais no Turismo do que se imagina.

Importante ressaltar que, a cidade conta tam-bém com um grande fluxo de visitantes na área da saúde por conta do Hospital de Câncer de Barretos, mantido pela Fundação Pio XII. Hoje referência no tratamento, prevenção e pesquisa da doença, atendendo mais de cinco mil pacien-tes, por dia, oriundos de todo Brasil, integral-mente pelo SUS- Sistema Único de Saúde.

Tudo isso e muito mais pode ser encontrado em Barretos. Aqui o turismo tem lugar o ano todo!

Município de Interesse TurísticoCerca de 1,5 milhão de turistas visitam a cidade anualmente

B

24 | Conheça

25 | Conheça

No ano de 1995 foi dada a grande largada pela bus-ca do turismo permanente em Barretos. Neste ano, o empresário e advogado paulista Eduardo Ferreira Leite adquiriu, em sociedade com um Stefan Gerd Richard Weltzer, o então hotel Albatroz, atual Barre-tos Country Hotel. Na época, o Hotel contava com espaços limitados e pouco mais de 10 funcionários, hoje o local é conceituado em todo o país e leva o título de Primeiro Resort Country com Acquapark do Brasil, uma mudança de gestão empresarial que fez com que o empreendimento mudasse o panorama turístico da cidade. Atualmente, o empreendimento conta com área de mais de 200 mil metros quadra-dos que contempla desde o setor hospedagem, lazer e eventos, e com sua mais recente expansão, união com o grupo GR, deve crescer em ritmo ainda mais acelerado, a partir da implantação de um complexo imobiliário, o Barretos Country Thermas Suítes, que já prevê entrega de novos apartamentos para 2018, e a exploração de água termal em breve.

O empreendimento que antes era apenas um ho-tel, hoje é um espaço de negócio com investimentos consideráveis em sua área de lazer, eventos e tam-bém alimentação. O estilo country e a simplicidade das pessoas que moram no interior paulista, deram desde o início, vida e prosperidade ao complexo. “Sempre acreditei na marca Barretos e levar para dentro do hotel características da cidade foi im- prescindível, foi um processo natural”, afirmou Dr. Eduardo Ferreira Leite, diretor do empreendimento. Ainda segundo o proprietário, a preservação da cul-tura e tradições do interior, valoriza ainda mais o empreendimento. Inaugurado em 2009, o comple-to complexo aquático integrado ao hotel, Barretos Thermas Park, é outro grande investimento que atraí turistas de todo o país em busca de lazer e diversão. Em 2015, o parque aquático recebeu investimentos e implantou uma das maiores piscinas de ondas com praia do Estado de São Paulo. O sucesso foi taman-ho que em 2016 o parque recebeu cerca de 50 mil pessoas e em 2017 mais de 100 mil visitantes.

Atualmente emprega cerca de 150 pessoas e em meses de maior fluxo aumenta sua equipe em cerca de 20%. A receita deste crescimento está, também, na programação oferecida ao turista, que hoje bus-

LAZER

Pioneiro na busca do turismo permanente em Barretos

ca refúgio nos campos do interior paulista. Com equipe de lazer especializada, a programação con-templa mais de 50 atividades de recreação que en-volvem cultura e lazer em meio a infraestrutura da fazenda, minizoológico e parque de aventuras, isso sem contar com a presença de animais exóticos que são uma atração a parte como lhamas, avestruzes, búfalos, entre outros animais que estão diretamente em contato com os hóspedes, fortalecendo o con-ceito de turismo de vivência do hotel.

Também está localizado no empreendimento o único Centro de Convenções de Barretos. O es-paço conta com 2 mil metros quadrados de área construída e realiza diversos eventos sociais e cor-porativos simultaneamente, uma vez que conta com tecnologia de última geração e divisórias acústicas modulares, tudo para atender uma demanda local e regional, uma vez que Barretos ainda não contava com espaço para esta finalidade. E a mais recente expansão do Grupo barretense, iniciada em 2015, a construção de complexo imobiliário turístico, tem previsão de ser concluída próximo a 2022, com a construção total de 216 apartamentos, nesta primei-ra etapa, de um total 712 aptos que constam no pro-jeto integral. A primeira fase do Barretos Country Thermas Suítes recebeu aporte de R$ 50 milhões e deve ser entregue em breve, com uma torre com 72 apartamentos com opções de dois dormitórios, um dormitório e estúdio com varanda para venda de propriedade compartilhada. O conceito adota-do pelo complexo visa garantir férias vitalícias ao turista ou visitante, uma vez que ao adquirir frações imobiliárias de uma a quatro semanas, o investi-dor tem ainda a possibilidade de trocar a estadia adquirida por hospedagens em hotéis e resorts de mais de 5 mil destinos em 100 países, tudo através de parceria firmada com a empresa líder mundial em intercâmbios de férias – Resort Condominium International – RCI. Com tantos investimentos e ações diversificadas, no grupo Barretos Country, o barretense, o turista e o visitante podem sentir de perto o progresso do setor e também os esforços do empreendimento na busca da valorização e con-tinuidade do turismo permanente, incluindo defini-tivamente a cidade na rota turística do Brasil.

Barretos Country

COMÉRCIO

arretos abriga aproximadamente 15.000 empresas ativas em diversos setores comerciais como, alimentação, hotelaria,

vestuário, construção, calçados, confecções, con-cessionárias, serviços e vários outros segmentos, e continua atraindo os olhadores de investidores, que vêm a Barretos para abrir seus negócios.

O Comércio não estar centralizado apenas no Comércio do “Calçadão”, centro da cidade, ele está dividido em vários polos comerciais: Bom Jesus, Avenida 43, Necker Carvalho de Camar-gos, Professor Roberto Frade Monte, Paulo Prata (Fundação Pio XII), Mercadão Municipal, Mes-sias Gonçalves, North Shopping Barretos.

O Bom Jesus: abriga farmácias, lojas de roupas, sorveterias, lanchonetes, fábricas, escolas, igreja, lotéricas, dentre outros.

Comércio Diversificado por toda cidadeA cidade abriga cerca de 15.000 empresas ativas

B

A Avenida 43: com mais de 100 empre-sas como supermercados, postos de gasolina, auto elétricas, casas de carne, bancos, flori-culturas, correio, transportadoras, churras-caria, farmácias, hotel, confecções, revenda de carros e motos, farmácias, casa de tintas, oficinas, órgãos públicos, dentre diversos outros.

A Messias Gonçalves: lá você encontra farmácias, consultórios, sorveterias, loja de sapatos, academias, escolas, posto de com-bustível, oficinas para autos, motos e cami- nhões, loja de matérias para construção, bares, casa de rações, distribuidora de água, gás e bebidas, dentre outros.

A Avenida Professor Roberto Frade Monte: abriga bares, lanchonetes, setores de contabilidade, despachante, alimentação, moto táxi, instituições de ensino, academia, drogarias, auto posto, além de ser a principal via de acesso à Unifeb, Friboi, Hospital de Câncer e ao North Shopping.

A Avenida Necker Carvalho de Ca-margos: possui um comércio baseado em concessionárias de veículos novos e usados, pneus e tratores, dentre outros.

O Mercadão Municipal: abriga mais de 50 espaços comerciais, como supermerca-do, açougue, bijuterias, exotéricos, roupas, produtos naturais, lanchonetes, restaurante, doces, artesanatos e hortifrútis.

O Bairro Paulo Prata: onde está loca- lizado a Fundação Pio XII, conta com farmácias, hotéis, pousadas, posto de gasoli-na, padarias, lanchonetes, restaurantes, brin-quedos, souvenirs.

O North Shopping Barretos: possui 09 lojas âncora, dentre elas Riachuelo e Lojas Renner, 110 lojas satélites, com lojas nas áreas de artigos esportivos, Calçados Mascu-linos, Femininos, Infantil, Casa de Câmbio, Cosméticos, Decoração, Moda Masculina e Feminina, Óticas, Joias, Perfumes, Relógios, além de abrigar uma unidade do Supermerca-do Savegnago.

O Comércio central e adjacências: possuem lojas de alto padrão, e abriga diver-sos segmentos como roupas, restaurantes, lan-chonetes, sapatos, eletrodomésticos, artigos esportivos, grandes redes, drogarias, óticas, aparelhos celulares, fotografias, bancos, dentre outros.

Comércio central26 | Conheça

COMÉRCIO EM FOTOS

FOTO KING ESTÚDIO

ATÊLIE DA PIZZA

MARK´S VEÍCULOS

MINERVA BEEF SHOP

CONTAINER STEAKHOUSE

AUTO POSTO LELA’S META FIAT CIRÚRGICA DROGADADA

CASA INGLESA

Em fotos, algumas empresas dos mais variados setores da cidades...