03 18 2014

44

Upload: orangotoe

Post on 01-Mar-2016

258 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

03-18-2014.pdf

TRANSCRIPT

Page 1: 03 18 2014
Page 2: 03 18 2014

As reformas do Brasil...

02 | O PRESENTE EDITORIAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Não vamos nos iludir com as reformas que os nossos políticospropõem para o Brasil.

Na década de 70/80 foi a reforma da Constituição. Chama-vam a Constituição de então de “colcha de retalhos”...

Liderados pelo PMDB na época, todos concordaram queera preciso mudar a Constituição para o Brasil crescer e ficarmais “humano”.

A nova Constituição de 1988 chegou a ser chamada de“cidadã” pelo falecido Ulisses Guimarães, tamanha era o sensode justiça e evolução que propunha...

Antes da nova Constituição ser promulgada pelo presi-dente da Constituinte, o então presidente José Sarney chegoua declarar que ela tornaria o Brasil ingovernável, para orepúdio dos políticos que, com muito entusiasmo, estavamconfeccionando a peça.

Parece que Sarney tinha razão.Se a Constituição anterior virou uma

colcha de retalhos, o que seria a atual, uma“bíblia” onde se lê que tudo é dever doEstado e direito do cidadão?

Depois, já na década de 90, veio aproposta para reforma tributária, que che-gou a ser confundida com a proposta doimposto único...

Quem não lembra da proposta do Im-posto Único? Era para ser único e acabouvirando mais um...

Ainda bem que as outras reformas nãoprosperaram, porque eram muitas e cadauma geraria mais demandas, novos impos-tos, mais empregos públicos, mais gastosmalfeitos... E assim por diante.

Agora vem a reforma política, proposta por quem? Justa-mente os que transformaram nossa legislação eleitoral nessa“colcha de retalhos”.

O que vai mudar na prática?Escrevam aí, de todas as mudanças propostas, apenas uma

vai vingar de verdade e pra valer, que é o financiamento públicodas campanhas eleitorais... E pronto!

O resto, nenhum desses políticos que está aí no CongressoNacional será capaz de mudar, até porque qualquer mudançapara a sociedade deve ser para gastar menos e para os políticosé para gastar mais... Nunca haverá uma sintonia entre a realidadeque propõe a sociedade e a realidade dos políticos.

Não vamos nos enganar, eleições de quatro em quatro anosnão vão mudar nada. Vão mudar apenas para piorar, pois se agorasó temos serviços eficientes e preocupação com as pessoas emépoca eleitoral, imagine quando formos reduzir os pleitos para dequatro em quatro anos?

É isso que vai ser aprovado por esse Congresso, eleições dequatro em quatro anos, porque isso lhes interessa e financia-mento público das campanhas, porque isso também interessaa muitos políticos com menos capacidade arrecadadora nascampanhas eleitorais.

O resto, o que a sociedade gostaria, é balela, é conversafiada... Não vamos nos iludir, é isso mesmo e acabou.

Político não tem interesse em mudar nada para melhorar,tem interesse em mudar para melhorar o seu negócio que éfazer política.

Nós, que ingenuamente acreditamos em algumas teses, boasaté, mas que acabam sendo deturpadas durante as discussões láem Brasília e todas elas se viram contra a sociedade que pagaimpostos e produz nesse Brasil.

Se permitirmos que nossos políticos façam a reforma política,podemos nos preparar, os impostos vãoaumentar mais ainda!!!

E aí é preciso dizer que nem todos ospolíticos estão lá interessados só emfazer as coisas erradas. Eles acabamembarcando nesses projetos e depoispercebem que podem se beneficiar tam-bém, e acreditem, aí todos querem.

Vamos acabar com esses discursosde reforma disso e reforma daquilo, issoé só munição de político em campanhaeleitoral, depois vira combustível paraaumentar impostos e gerar novas e da-nosas demandas para o Brasil.

E pior, vão dizer que foi a sociedadeque pediu... Aqui ó!!!

O que definitivamente muda a polí-tica, e por isso precisa ser banidas do processo eleitoral, são areeleição do Executivo e as reeleições infinitas para o Legislativo,que garantem a uma determinada turma permanecer no podercomo se tivessem cadeiras cativas.

O que precisa ser punida são as promessas não cumpridaspelos eleitos.

O que precisa ser punida é a mentira deslavada queocorre durante as campanhas.

O que precisa ser punida é a corrupção eleitoral, em queo candidato declara pequenas quantias e visivelmente gas-ta milhões...

Mas isso não vai acontecer através da uma eventualreforma feita pelos políticos.

Então, não vamos gastar nossa energia e nossa boavontade apoiando propostas que em nada mudam para asociedade, apenas são do interesse dos próprios políticos,como a eleição de quatro em quatro anos, por exemplo.

“AOS SEUS ANJOS DARÁ ORDEMA TEU RESPEITO, PARA TE

GUARDAREM EM TODOS OS TEUSCAMINHOS”. (SL 91:11) 2ª PARTEBernadoro Roeder relata: “Trabalhávamos no Sul de

Workuta, Rússia. Em nossa brigada recebemos dois cristãosde outra companhia. Os dois cristãos eram um homem velhoe um jovem que foram condenados por sua fé. Estes doishomens não trabalhavam no domingo, mesmo que por estemotivo eram maltratados. Em todos os detalhes os doishomens se mantinham firmes nos mandamentos de Deus.Com tudo isso o comandante ficou muito irritado e queria selivrar dos dois cristãos.

Quando no próximo domingo os dois cristãos novamentenão foram trabalhar, o comandante de repente apareceu nolugar do trabalho e deu a ordem de que os dois imediatamentefossem para fora do acampamento.

Todos sabiam o que isso significava. E os dois saíramcalmamente pelo portão. Os dois tiraram seus bonés em sinalde respeito e juntaram suas mãos em sinal de oração. Destamaneira foram ao encontro de seu destino já desconhecidoa esta altura. Quando apenas tinham se afastado, como porum tiro de pedra, o comandante soltou seis cães da guardae os atiçou atrás deles. Os homens ouviram os cães seaproximar a toda velocidade, os dois se voltaram para oscães e olharam para o céu.

Pelo latir horrível dos cães, não foi possível saber se oshomens estavam orando ou cantando. Os cães alcançaramos homens e queriam lançar-se sobre eles, mas de repentepararam confundidos e rodearam os dois homens como aosseus antigos donos.

O terrível latir dos cães transformou-se em um suavechoramingar, e em um simpático gemido. Finalmente oscães lambiam os sapatos dos dois homens e parecia queeram os seus antigos donos”.

Bernardo Roeder concluiu: “Ainda há poucos minutosconsiderávamos os dois homens como mortos, mas derepente ficamos como paralisados, diante do milagre. Ocomandante ficou pálido e emudecido abandonou o lugardo trabalho”.

Roeder, que assistiu este episódio na Rússia, conclui:“Eu entendi naquele momento que Deus enviou seus anjospara guardar suas fiéis testemunhas".

Os anjos do Senhor estavam ocultos ao comandante,certamente também aos dois cristãos, mas os cães foramenvolvidos pela ação divina do mundo celestial.

O Dr. Gerd Schimansky relata: “Estávamos em marcha deretirada com nossa companhia de combate. De repente nossogrupo se encontrava sobre uma espécie de ilha rodeada deum pântano, e não havia mais como sair daquela emboscada.O inimigo já havia rasteado nosso grupo e aviões de combatenos bombardeavam o tempo todo. Nossa situação estava semnenhuma perspectiva de salvamento. Entre o nosso grupohavia um homem a quem os soldados debochando chamavamde ‘O santo’. O comandante do grupo disse ao ‘santo’ agorajá não temos mais saída, agora você pode orar. O ‘santo’realmente retirou-se alguns passos e ajoelhou-se para ora-ção. Logo em seguida surgiu um ‘homem estranho’ para o‘santo’. Este ‘estranho’ disse: Eu vou conduzir vocês, poisconheço os caminhos aqui. Os outros soldados estavamemudecidos e todos seguiram ao ‘homem estranho’. Esteconduziu-nos até ao lugar onde novamente encontramoschão firme debaixo de nossos pés, e então o ‘estranho’desapareceu misteriosamente como havia surgido”.

Certamente foi um anjo do Senhor que atendeu aoração do soldado crente, que sabia orar e clamar a Deus.O mundo angelical está mais próximo que podemos imagi-nar. Entregue você também a vida ao Senhor e sejaenvolvido pelo mundo celestial.

* O autor é pastor da Igreja de Deus no Brasilem Marechal Cândido Rondon(www.ecosdaliberdade.com.br)

[email protected]

Vamos acabar com essesdiscursos de reforma

disso e reforma daquilo,isso é só munição de

político em campanhaeleitoral, depois vira

combustível paraaumentar impostos egerar novas e danosas

demandas para o Brasil

Page 3: 03 18 2014

O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA,18 DE MARÇODE 2014

Comentário do dia”Processo vai afunilando, o serpentário

se agita. Onde compro soro antiofídico?”.Declaração do ex-vice-presidente dePessoa Jurídica da Caixa Econômica

Federal e pré-candidato a governador daBahia, Geddel Vieira Lima (PMDB).

DEBATE ACIRRADO Festa cooperativistaO município de Missal - onde nasceu a célula coopera-

tiva da Lar - inicia hoje (18) os festejos alusivos aos 50 anosda empresa. Logo às 08 horas a Câmara de Vereadores domunicípio realiza sessão solene para homenagear o pio-neiro do cooperativismo, Ignácio Aloysio Donnel, com otítulo de Cidadão Honorário de Missal. A comenda teve ainiciativa do vereador Eugênio Schwendler (DEM) e contacom o apoio de todos os parlamentares missalenses.

Na mesma solenidade, o atual presidente da Coopera-tiva Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues, receberáMenção Honrosa, por iniciativa dos vereadores integrantesda Aliança Democrática Progressista - ADP de Missal.

As homenagens aos líderes cooperativistas se justificamnos relevantes serviços prestados ao município, que foi oberço da Cooperativa Comasil - primeira denominação dadaquando da sua criação, no ano de 1964, em Missal.

O programa segue às 09 horas com a inauguração domonumento em homenagem aos 50 anos do cooperativis-mo e logo em seguida será rezada uma missa em ação degraças pela data.

A festa cooperativista será encerrada com o show docantor Leonardo, no Centro de Eventos de Missal.

“Foi mal Osmar”O ex-presidente Lula (PT) pediu desculpas públicas ao ex-

senador Osmar Dias (PDT) por ter ido a Curitiba, em 2006, apoiarRoberto Requião (PMDB) na disputa pelo Governo do Estado. Setivesse conhecido Osmar antes, assegurou o petista, o apelo devotos seria para ele. Por isso, Lula lamentou ter contribuído paraa derrota de Osmar por poucos votos de diferença.

E foi nessa toada que lançou Osmar pré-candidato a vice dasenadora Gleisi Hoffmann (PT), no encontro estadual do PT em SãoJosé dos Pinhais, na última sexta-feira (14). Parecia coisa combi-nada: Osmar foi recebido com gritos de “Osmar é o vice”.

A doação definitiva do terreno onde funciona a sede da Associação Comerciale Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), construída numa áreadoada pelo município em 1974, cuja escritura restringe até hoje a possibilidade da

entidade fazer eventual negociação desse imóvel poroutro, para fins de construir sua nova sede, virou alvode acirradas discussões na Câmara de Vereadores.

Enquanto um grupo de vereadores defende quea cláusula que impede a transferência do imóvelnão seja retirada, outros entendem que isso seriamais correto.

O vereador Elmir Port (PTB) disse que nãofaz mais sentido a entidade ficar impedida detransferir o referido imóvel, não podendoofertar ele em troca de outro, por conta de

uma exigibilidade prevista na lei que fez adoação em 1974, sendo que a Acimacar

já cumpriu todos os objetivos pre-vistos na legislação para esse fim,

conforme reconheceinclusive o parecer ju-rídico do procuradordo município.

De acordo com oassessor jurídico daAcimacar, Flávio Er-vino Schmidt, a do-ação definitiva é pos-sível e prevista nalegislação, basta a

prefeitura enviar o projeto e os vereadores aprovarem.Por outro lado, o procurador jurídico da Câmara, Victor Eduardo Bertoldi

Boff, elaborou parecer contrário, alegando que a retirada da cláusula restritiva éinconstitucional.

Situação parecidaO vereador Elmir Port lembra que um projeto com o mesmo objetivo foi

aprovado em 2013 para possibilitar que o CTG pudesse vender a propriedade paraadquirir uma nova área, mais adequada para construir sua sede nova. Logo, omunicípio de Marechal Cândido Rondon já adotou postura semelhante no casodo CTG. Por essa razão, não há justificativa que explique para os associados daAcimacar por que os vereadores podem não ter a mesma atitude que tiveram comrelação ao CTG, pondera o vereador do PTB.

A Festa Nacional do Cupim de Pato Braga-do é um momento único na nossa região. Oevento é tão bem organizado que nem dá tantotrabalho... Parece irônico, mas é isso...

Em Pato Bragado - diferentemente de al-guns municípios, que por falta de experiência oupor birras políticas tentaram inovar demais emudar tudo - entra prefeito, sai prefeito e a festacontinua a mesma, a mesma organização - aísó se percebe melhorias a cada ano, a mesmareceptividade, a mesma simpatia dos braga-denses para receber seus visitantes... Até afumaça parece ser sempre a mesma.

Quem vai a Pato Bragado degustar ocupim uma vez quer retornar sempre. Quemvai sempre, acha cada ano melhor. Impres-sionante mesmo!

Vereador Elmir Port: “O certo é liberar a Acimacar

para que ela possa construir sua sede nova”

Arq

uiv

o/O

P

Na foto, prefeito Arnildo Rieger e primeira-dama

Maidi: os prefeitos de Pato Bragado mudam, a

festa não, só melhora e fica maior a cada ano...

Ma

rili

Be

sso

Defensivosagrícolas

“É uma vergonha o que está acontecendo com os gené-ricos no Brasil. No Paraguai, o custo do genérico é de 1/3dos produtos para agropecuária. Além do mais, faz 34anos que o Ministério da Agricultura, a Anvisa e o Ibamanão aprovam um produto genérico, por estar a serviço dasmultinacionais. O parlamento tem a obrigação de dimi-nuir os custos dos agricultores”. A afirmação sobre osdefensivos agrícolas genéricos foi feita ao Jornal O Presen-te pelo deputado federal Nelson Padovani (PSC), no do-mingo (16), durante visita à Festa Nacional do CupimAssado, em Pato Bragado.

Segundo o parlamentar, há 600 projetos parados noCongresso, que se aprovados poderiam gerar 25% a maisde renda ao agricultor.

Continuaa mesma

Page 4: 03 18 2014

04 | O PRESENTE ESTADO TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Estado facilita crédito para academiase profissionais de Educação Física

Com as linhas de crédito disponibilizadas, será possívelutilizar recurso para adquirir equipamentos, fazer

reformas e adaptações de estruturas físicas

FOMENTO PARANÁ

Ano complicadoO ano mal começou e já vai adiantado. Este é especial.

Diferente dos outros que começaram depois do Carnaval.

Começado em março, este vai ser mais curto. Temos um mês

perdido entre junho e parte de julho, pela Copa, com tudo que

ela pode reservar aos brasileiros. Depois uns 100 dias que se

desenvolvem aos trancos e barrancos, pelo período eleitoral.

Isso se tudo terminar em 05 de outubro, no primeiro turno. O que

chama a atenção desde já, quando apesar das proibições da

legislação eleitoral as campanhas começam a ganhar as ruas,

com uma predominância da divulgação do governo federal, e

poucos espaços aos adversários, é a repetição do que sempre

aconteceu. Não há falas sobre projetos de governo. Só se

sinaliza para projetos de poder. No caso do PT, continuidade de

um governo que está ainda longe de cumprir as metas assumi-

das em 2010. Verdade seja dita, castigado por alguns proble-

mas climáticos, como a escassez de água num sistema ener-

gético que abandonou outras fontes, para se dedicar quase que

exclusivamente à geração de energia por hidrelétricas. Pagan-

do agora um alto preço pelas poluidoras térmicas. A campanha,

a prevalecerem os primeiros movimentos, vai se reduzir à

exaltação dos programas sociais, acrescidos agora do Mais

Médicos que, por sua vez, estará na mira dos adversários, pela

forma como foi implantado. Verdade que se não ocorrerem

mudanças significativas, como, por exemplo, a saída do PMDB

do grupo de apoio, com seu preciosíssimo tempo de televisão,

que somado aos de outros partidos mais facilmente negocia-

dos dariam à campanha oficial metade do tempo, a oposição

dividida terá pouco espaço para vender seu peixe. Com tempo

no horário eleitoral, somado aos minutos diários e exclusivos

que terá até lá, fornecidos por televisões bem remuneradas

pelas verbas estatais, o resto é deixar por conta dos magos

marqueteiros que já abrem seus baús da felicidade, levando

aos lares as maravilhas vividas por um povo feliz. Como a

coluna lembrou dias atrás, o país está precisando de um choque

de realismo, não apenas de populismo e vendas de ilusão.

Dinheiro nãoé problema!

A expressão do ex-presi-

dente Lula, no lançamento es-

cancarado da candidatura de

Gleisi Hoffmann, na sexta-fei-

ra (14), embora sabendo da

proibição que poderia lhe im-

plicar em multa, dá o tom de

suas visitas a outros Estados,

antes mesmo das convenções

que oficializam candidaturas.

“Os companheiros, ao invés

de uma 'vaquinha' (como a

feita em favor de Dirceu, Delú-

bio, Cunha, Genoino) vão pre-

cisar de um boi para pagar as

(suas) multas”.

País do jeitinhoUm problema que certamen-

te marcará o programa Mais

Médicos e que demorou a apare-

cer. Municípios de escassos re-

cursos aproveitaram-se do pro-

grama para despedirem médi-

cos contratados, habilitando-se

aos médicos estrangeiros ofere-

cidos pelo governo federal. Es-

tão sendo agora obrigados pela

Justiça a recontratá-los, com

carteira assinada.

Retificaçãoa ser feita

Matéria do jornal Gazeta

do Povo sobre o atraso no

julgamento da leva de ações

contra as aposentadorias pa-

gas a ex-governadores e viú-

vas de governadores (do Pa-

raná e alguns outros Estados),

recebida há três anos pelo

Supremo Tribunal Federal

(STF), faz uma observação in-

completa. Depois de relacio-

nar todos os que cumpriram

mandato quase completo e

vices que completaram tais

mandatos, hoje aquinhoados

com o benefício, refere-se a

Alvaro Dias como “o único ex-

governador que abriu mão do

benefício”. Consta que um de-

les, embora não aceite que se

divulgue, doa os R$ 26,5 mil

que recebe a uma importante

instituição da área de saúde.

Pés no chãoAcossada por supostos pro-

blemas éticos a merecerem uma

investigação proposta na Câma-

ra Federal, e outras da Polícia

Federal e de outro órgão da Repú-

blica, a Petrobras ainda vê-se a

braços com o endividamento pro-

duzido pela venda de gasolina e

diesel a preços defasados, provo-

cando a duplicação de seu endi-

vidamento em relação à geração

de caixa. Pelo menos com metas

mais realistas, a atual presiden-

te Graça Foster tem se esforçado

para cumprir suas metas. No

pré-sal está tendo sucesso!

O governador Beto Richaassinou ontem (17), no Palá-cio Iguaçu, em Curitiba, umconvênio que vai facilitar aprofissionais de Educação Fí-sica, personal trainers e aca-demias de musculação e gi-nástica o acesso às linhas decrédito do Banco do Empre-endedor, da Fomento Para-ná, para aquisição de equipa-mentos, reformas e adapta-ções de estruturas físicas.

O documento foi assinadopelo presidente da FomentoParaná, Juraci Barbosa So-brinho, e o presidente do Con-selho Regional de EducaçãoFísica do Paraná, AntônioEduardo Branco. O secretárioestadual do Esporte e Turis-mo, Evandro Roman, tambémparticipou da solenidade.

Atualmente, mais de 12 milempresas e 23 mil profissio-nais liberais são associadosao Conselho. Pelo convênio,a entidade vai ajudar a divul-gar as linhas de crédito daFomento Paraná entre profis-sionais e empresas do setor. OConselho, as federações e as-sociações poderão se conve-niar para fazer as operaçõesde financiamento diretamen-te. Para isso, as entidades in-dicarão funcionários, que se-rão capacitados pela FomentoParaná para atuar como agen-te de crédito.

Governador Beto Richa assina convênio que garante o acesso de

profissionais de Educação Física e academias de musculação e ginástica às

linhas de crédito do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná

As linhas de crédito dispo-nibilizadas pela Fomento Pa-raná têm taxas de juros redu-zidas, entre as mais baixas dopaís, para financiar investi-mentos produtivos - entre0,51% e 1,07% ao mês. Astaxas são menores para em-preendedores que participamde algum curso de capacita-ção gerencial.

“Queremos oferecer ao se-tor, principalmente aos pe-quenos empreendedores, aoportunidade de ampliar ne-gócios com financiamento ajuros acessíveis”, disse BetoRicha. Ele lembrou que o tra-balho dos profissionais deEducação Física e das acade-mias ajudam a incentivar umestilo saudável e a estimular a

prática esportiva. “Acreditono poder transformador doesporte, que afasta os jovensdas drogas e contribui para odesenvolvimento físico e men-tal”, disse o governador.

Para o presidente do Con-selho de Educação Física doParaná, Antônio Branco, oacesso ao crédito será muitobem aproveitado pelos pro-fissionais, principalmente, osrecém-formados. “É a opor-tunidade dos jovens de em-preender, abrir seu próprionegócio. O trabalho do Con-selho vai muito além de fisca-lizar o exercício da profissão.Consiste em oferecer benefíci-os aos associados, e a ofertade crédito a baixo custo émuito atrativa”, afirmou.

Paraná cria 25.612 vagas de empregoem fevereiro, recorde para o mês

O Paraná criou 25.612 em-pregos formais em fevereiro,um aumento de 0,94% em rela-ção ao mês anterior, segundodados do Cadastro Geral deEmpregados e Desempregados(Caged), divulgado ontem (17)pelo Ministério do Trabalho eEmprego (MTE). O saldo de fe-vereiro de 2013 representa umrecorde para o mês na sériehistórica do Caged.

O desempenho paranaen-se foi o quinto melhor do país.Para o secretário do Trabalho,Emprego e Economia Solidá-ria, Luiz Cláudio Romanelli,

os números confirmam o dina-mismo do mercado de trabalhodo Paraná. “Tivemos o melhorresultado para o mês de feve-reiro desde o início das pesqui-sas do Caged, em 2003. Em doismeses, geramos mais de 38 milpostos de trabalho, o que de-monstra a vitalidade da econo-mia paranaense”, avalia.

Ele ressaltou que o Paranácriou desde o início do gover-no Beto Richa, 341.933 empre-gos com carteira assinada.“No mesmo período Santa Ca-tarina criou 268.982 e o RioGrande do Sul criou 336.450

novas vagas”, disse.No ano passado, o Paraná

foi o terceiro maior gerador deocupações com carteira assi-nada no país, respondendo por8,1% das vagas abertas, fican-do atrás somente de São Paulo(24%) e Rio de Janeiro (9%).

Especificamente no mês defevereiro de 2013, o Estadoficou atrás apenas de SãoPaulo (77.928 postos ou0,61%), Santa Catarina(27.891 postos ou 1,40%),Rio Grande do Sul (26.487postos ou 1%,) e Rio de Janei-ro ( 25.820 postos ou 0,67 %).

Arnaldo Alves/ANPr

Page 5: 03 18 2014

O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 GERAL

Empossados, novos ministros prometem acelerar projetosCinco dos seis ministros que deixaram o cargo saem para se candidatar às eleições de outubro

GOVERNO FEDERAL

Os novos ministros de Desen-volvimento Agrário, das Cidades,da Pesca e Aquicultura, da Ciên-cia, Tecnologia e Inovação, daAgricultura, Pecuária e Abasteci-mento e do Turismo, que assumi-ram suas pastas ontem (17), ga-rantiram que irão trabalhar paramanter e melhorar os projetos játocados pelos ministérios. Cincodos seis ministros que deixaramo cargo saem para se candidataràs eleições de outubro.

O novo ministro da Ciência,Tecnologia e Inovação, ClelioCampolina Diniz, declarou que oprincipal desafio do Brasil é me-lhorar a posição do país no setor.“Pretendo elaborar projetos con-sistentes para a educação, ciên-cia e tecnologia para que o paísaproveite as mudanças que estãoacontecendo no cenário mundiale melhore sua posição de inser-ção na ordem global”, expôs.

Ele garantiu que vai analisarrapidamente todos os projetosdo setor. “Eu sou um pesquisa-dor, eu varo madrugadas, rapi-damente tomarei conhecimentode tudo, essa é a minha tarefa,minha missão de vida”, resumiu.

Na avaliação da presidenta

Dilma Rousseff, o novo ministrosaiu de um bem-sucedido man-dato como reitor da Universida-de Federal de Minas Gerais(UFMG), que se destaca pela in-ternacionalização e pela sua pós-graduação, cujos cursos estãoentre os mais bem conceitua-dos do país.

Para o novo ministro das Ci-dades, Gilberto Occhi, a priorida-de será dar continuidade ao tra-balho da pasta e atender às de-terminações da política públicado governo federal, como nasquestões de mobilidade urbana,do saneamento, da infraestrutu-ra e, principalmente, o ProgramaMinha Casa, Minha Vida. “Va-mos trabalhar com todos os seg-mentos, através do Minha Casa,Minha Vida, desde o rural, enti-dades, movimentos sociais e tam-bém as operações de mercado.Nosso objetivo é entregar até ofinal do ano todas as metas queforam colocadas pelo governo fe-deral”, afirmou.

Occhi era vice-presidente deGoverno da Caixa EconômicaFederal e substitui o ministroAguinaldo Ribeiro. Segundo apresidenta, o ministro acompa-

nhou, como dirigente da Caixa, odesenho e a implementação detodas as políticas que agora teráatribuição de conduzir.

DE OLHO NA COPA

O ministro do Turismo, Vini-cius Nobre Lages, garantiu queassume o cargo com tranqulida-de, independentemente do con-texto de tensão da reforma minis-

terial. “Minha disposição é traba-lhar e dialogar para mostrar queuma indicação técnica pode tertambém capacidade política paraconstruir as alianças e para ter-minarmos esse governo bem,cumprindo as metas e acolhen-do aqueles que virão visitar opaís durante a Copa. Enfim, étrabalho, trabalho, trabalho, nãotenho tempo para pensar em

Ontem (17) foram empossados, por Dilma, seis novos ministros: de Desenvolvimento Agrário, das Cidades, da Pesca

e Aquicultura, da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Turismo

Marcelo Camargo/Agência Brasil

outra coisa”, disse.Em seu discurso, a presidenta

Dilma destacou que Lages trazpara o Ministério do Turismotoda sua experiência com os or-ganismos internacionais daárea, com destaque para suaatuação com a Organização Mun-dial do Turismo e sua presençacomo diretor de turismo e rela-ções internacionais do Sebrae.

Page 6: 03 18 2014

06 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Quadro Próprio marca avanços nacarreira dos servidores da Saúde

Objetivo do governo é estimular que mais profissionais seinteressem pela carreira no serviço público de saúde

PARANÁ

O governador Beto Richavai encaminhar à AssembleiaLegislativa do Paraná o ante-projeto do Quadro Próprio dosServidores da Saúde até o fi-nal de março. A proposta estásendo finalizada nas secreta-rias estaduais da Saúde e daAdministração e da Previdên-cia com orientação da Procu-radoria Geral do Estado paraser encaminhada para vota-ção na Casa de Leis.

“Essa é uma reivindicaçãoantiga da categoria e vai ser umdiferencial importante paramanter os profissionais no ser-viço público estadual”, disse osecretário da Saúde em exercí-cio, René Santos. Ele destacouque o Quadro Próprio dos Ser-vidores da Saúde é um estímulo

para que mais profissionais seinteressem pela carreira no ser-viço público de saúde.

Santos também informouque a Secretaria da Saúde estáfazendo o levantamento da ne-cessidade de novos servidorese que deve encaminhar à Se-cretaria da Administração opedido de abertura de concur-so público ainda em 2014, ob-servando os prazos determi-nados pela lei eleitoral.

AVANÇOSDesde 2011, o Governo do

Estado nomeou 1.897 novosservidores para recompor aforça de trabalho dos hospi-tais, sede e regionais de saúde.

A Secretaria da Saúde man-tém uma agenda permanente

de reuniões com o sindicato dacategoria e o anteprojeto doQuadro Próprio dos Servido-res foi definido com a partici-pação das secretarias estadu-ais da Saúde e Administraçãoe Previdência, SindSaúde eConselho Estadual da Saúde.

A partir de 2012, mais detrês mil servidores tiveramsuas promoções e progressõesde carreira aprovadas. Alémdisso, a gratificação de ativi-dade em saúde, que estava comos valores congelados por cin-co anos, foi reajustada em36,33%.

Em 2013, o Governo do Es-tado transformou o valetransporte em auxílio-trans-porte, que é pago ao servidorna folha de pagamento.

Anatel impedirá operação de celulares piratasA Agência Nacional de Te-

lecomunicações (Anatel) co-meçou ontem (17) a fazer umdiagnóstico dos celulares pi-ratas - sem homologação - queoperam no país. A ideia é que,após a análise, sejam anunci-adas medidas para que só per-maneçam os celulares regula-mentados, bem como o crono-grama para retirada dos apa-relhos irregulares.

Não há prazo definido paraque a Anatel conclua o levan-tamento dos aparelhos pira-

tas. Futuramente, os aparelhossem a certificação do órgão re-gulador deixarão de ser habili-tados pelas operadoras do ser-viço. Em um primeiro momen-to, a medida valerá para novashabilitações e a expectativa éque os celulares em funciona-mento, mas sem homologação,passem por um processo natu-ral de substituição.

A identificação do apare-lho será feita pelas operado-ras de telefonia no ato de ati-vação do acesso do usuário,

quando é inserido um chip decelular para a utilização dotelefone. Nesse momento, aprestadora faz a leitura de umnúmero de série do terminal,conhecido como Imei. Se o apa-relho não é homologado, nãoserá habilitado.

A Anatel recomenda que osusuários só comprem apare-lho com selo da agência, umagarantia de que o telefone se-gue as normas de segurança ede qualidade da regulamenta-ção brasileira.

Presidenta, muito tem sido falado sobre os garga-

los do transporte público. O que tem sido feito para

melhorar as condições de mobil idade urbana no

nosso país? (*)

Presidenta: Há três anos, iniciamos a seleção de projetos

de mobilidade urbana de Estados e municípios a serem apoia-

dos com recursos do governo federal. Fizemos isso porque,

apesar de serem obras de responsabilidade dos Estados e

municípios, elas exigem apoio do governo federal para que

possam ser realizadas, pois são obras que necessitam de um

volume grande de recursos. Além disso, são obras definidas

pelos próprios Estados e municípios, porque quem conhece as

necessidades dessas regiões são seus moradores e os dirigen-

tes estaduais e municipais.

Até junho de 2013, havíamos destinado R$ 93 bilhões para

investimentos em mobilidade urbana, valor que foi acrescido

de mais R$ 50 bilhões a partir do Pacto da Mobilidade Urbana,

que firmamos com governadores e prefeitos no início do

segundo semestre do ano passado. Serão, portanto, R$ 143

bilhões destinados a investimentos em transporte coletivo

urbano de massa nas grandes e médias cidades em todo o país.

Um valor que dá a dimensão da importância que atribuímos ao

tema e do compromisso com a melhoria qualidade de vida em

nossas cidades.

Desde o início, os principais objetivos que nortearam de

seleção de projetos foram a ampliação das redes de transporte

coletivo de alta capacidade e também a integração de diferen-

tes modais - como metrô, trens, ônibus, BRTs, VLTs - visando

ampliar a eficiência do sistema, a rapidez, segurança e confor-

to no deslocamento e a modicidade tarifária. Uma ideia bem

clara que tem por base a convicção de que a mobilidade urbana

é um fator absolutamente determinante da qualidade de vida

nas nossas grandes cidades. Estamos priorizando o transporte

sobre trilhos, tanto no metrô tradicional quanto no VLT, e em

transporte sobre monotrilhos, pela capacidade que esses

modais têm de transportar uma grande quantidade de pessoas

com rapidez e segurança.

Na semana passada anunciamos mais um conjunto de obras

que chegam a R$ 3,85 bilhões e beneficiam o Distrito Federal

e os Estados de Goiás, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins,

Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Nesses Estados, o total das obras de mobilidade urbana

chega agora a R$ 10,7 bilhões, sendo que, deste total, o apoio

do governo federal corresponde a R$ 8,6 bilhões, envolvendo

recursos do Orçamento Geral da União e financiamentos aos

Estados e municípios, sempre em condições muito especiais:

30 anos para pagar, cinco anos de carência e 5% de juros.

Com esse anúncio, estamos beneficiando a população de

98 municípios, nas 27 Unidades da Federação. No total são

mais de 3.500 km de vias em obras para a melhoria do trans-

porte coletivo em nossas médias e grandes cidades.

Além de apoiar a realização de investimentos nos projetos

já selecionados, estamos também apoiando a elaboração de

novos projetos, garantindo a prefeitos e governadores condi-

ções adequadas para planejar as intervenções na mobilidade

urbana em nossas cidades e a continuidade dos investimentos.

Por isso, conto com os governadores e os prefeitos para que

continuem elaborando os projetos e para que realizem as obras

com a maior celeridade possível.

(*) Esta pergunta, que precede a mensagem, foi

formulada pela Secretaria de Imprensa para

melhor entendimento do conteúdo.

Para perguntar à presidenta Dilma Rousseff, mande sua dúvida

pelo e-mail: [email protected],

informando nome completo, idade, ocupação e município.

Page 7: 03 18 2014

O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 POLÍTICA

Deputados do PMDB boicotamposse de novos ministros

Em nova rodada de conversas para tentar conter a crise, o líder doPMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), foi convidado para uma reunião

no Palácio do Planalto para tratar sobre o Marco Civil da Internet

REBELIÃO CONTINUA

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Comunique-se (@comuniquese)“Alguém cometeu um crime”. Governo do DF quer punir autor de foto

que ilustra capa da Veja.

Joice Hasselmann (@joicehasselmann)Jornalista

Custo de energia no país deve aumentar com leilão do governo.

Globoesporte.com (@globoesportecom)Derrota são-paulina acirra rivalidade, provoca polêmica e irrita

corintianos.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Pistorius encomendou seis armas à época do incidente fatal da

namorada.

Portal R7.com (@portalR7)Evidências apontam para sequestro de avião da Malaysia Airlines, diz

especialista americano.

“Você vai sair dessa rapidinho”, escreve Lívian para Renato Aragãoapós infarto.

São já 26 os países que buscam avião, da Indonésia ao Cazaquistão.

Estadão (@Estadao)Crédito total aos brasileiros registra menor crescimento desde 2003.

Copa: Custo do Estádio Mané Garrincha dobra e chega a R$ 1,6 bilhão.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)“Me sinto com 20 anos”, diz André Marques após perder 50 kg.

PMDB mantém boicote à cerimônia de posse dos novos ministros.

Economistas elevam projeção de inflação a 6,11% em 2014.

Valor Econômico (@valor_economico)Analistas pioram expectativa para a indústria, mas elevam a do PIB.

Boca Maldita (@Boca_Maldita)Lula é ingrato com Requião, diz Richa.

José Simão (@jose_simao)Colunista da Folha de S.Paulo

Corinthians desclassificado é como nota de cem reais, só dá alegria!

Terra Notícias (@TerraNoticiasBR)Obama: EUA estão prontos para impor sanções à Rússia.

Melhores Destinos (@passagensaereas)Promoção para os Estados Unidos por 18 mil pontos na econômica e

45 mil na executiva no TAM Fidelidade!

UOL Notícias (@UOLNoticias)Eduardo Campos acha o timbre de sua campanha: cáustico com Dilma,

uma seda com Lula.

Revista Canamix (@Canamix)Preço do etanol hidratado sobe em 19 Estados.

zhEsportes (@zh_esportes)Com patrocínio, Corinthians anuncia que bancará estruturas

temporárias da Copa.

Mauro Moraes (@mauro_moraes)Deputado estadual do PSDB

Vergonha: ex-governadores consomem anualmente R$4 milhõescom aposentadorias.

Gazeta do Povo (@gazetadopovo)PF desarticula quadrilha que movimentou R$ 10 bilhões no Paraná e

mais 6 Estados.

Apesar do esforço do Palá-cio do Planalto para tentarabafar a crise com o PMDB daCâmara, a posse dos seis no-vos ministros do governoDilma Rousseff (PT) eviden-ciou ontem (17) que a rebeliãoainda não foi pacificada: ne-nhum deputado da sigla com-pareceu à cerimônia. No mes-mo horário, o presidente daCâmara, Henrique EduardoAlves (PMDB-RN), optou porum evento do Solidariedade,sigla de oposição ao governofederal, em seu Estado.

A troca ministerial foi ne-cessária porque cinco delesvão concorrer a cargos naseleições deste ano e, por lei,

precisam deixar a cadeira atéseis meses antes do pleito.Os novos ministros são Gil-berto Occhi (Cidades), Mi-guel Rossetto (Desenvolvi-mento Agrário), ViniciusNobre Lages (Turismo),Neri Geller (Agricultura),Eduardo Lopes (Pesca) e Clé-lio Campolina Diniz (Ciên-cia e Tecnologia).

Em nova rodada de con-versas para tentar conter acrise, o líder do PMDB naCâmara, Eduardo Cunha(RJ), foi convidado para umareunião no Palácio do Pla-nalto para tratar sobre oMarco Civil da Internet, quepode ser votado nesta sema-

na. Os ministros José Eduar-do Cardozo (Justiça) e IdeliSalvatti (Relações Instituci-onais), acompanhados pelovice-presidente da Repúbli-ca, Michel Temer, tentambuscar um acordo sobre oprojeto, que trava a pautada Câmara desde o ano pas-sado. Cunha trabalha con-tra o projeto do governo.

Embora as alterações prio-rizem os interesses partidári-os de Dilma nas eleições desteano e trazem pouco avanço àestrutura pública, a presiden-ta Dilma Rousseff disse, noevento, que "o povo brasilei-ro é sábio e percebe muitobem quem está do lado dele".

Assembleia aprova requerimentocontra feriado em dias da Copa

A Assembleia Legislativaencaminhará expediente àCâmara Municipal de Curiti-ba para sugerir que os verea-dores se manifestem contrari-amente à realização de feria-dos em Curitiba nos dias dejogos da Copa do Mundo.Um requerimento do presi-dente do Legislativo estadu-al, deputado Valdir Rossoni(PSDB), propondo a manifes-

tação, foi aprovado ao finalda sessão plenária de ontem(17), pela unanimidade dosdeputados estaduais.

Rossoni lembrou que otema dos feriados e da Copa doMundo será motivo de umaaudiência pública na Câmarade Curitiba na próxima segun-da-feira (24), fato que tornaoportuna a sugestão da As-sembleia, “em favor dos seto-

res produtivos da Capital e detoda a região polarizada”. Se-gundo o presidente, caso sejamaprovados feriados nos dias dejogos, “teremos um grandeprejuízo para atividades relati-vas ao comércio e a todo o setorprodutivo de Curitiba e região,bem como à população, queterá serviços públicos somenteem escala de plantão, dificul-tando a vida de todos”.

Alvaro Dias apresenta projetopara aprimorar Lei das Licitações

O senador Alvaro Diasapresentou, ontem (17),projeto de lei para aprimo-rar a Lei 8.666, que instituinormas para licitações econtratos da administra-ção pública. Pela propos-ta, nenhuma licitação podeser iniciada sem que existaum projeto básico da obra.Esse projeto deve estabele-cer o nível de precisão ade-quado, para caracterizar aobra ou serviço, elaborado

com base nas indicações dosestudos técnicos prelimina-res, que assegurem a viabili-dade técnica e o adequadotratamento do impacto am-biental do empreendimento,e que possibilite a avaliaçãodo custo da obra e a defini-ção dos métodos e do prazode execução.

O projeto determina ain-da que, caso a norma nãoseja cumprida, o dirigente doórgão responsável pelo pro-

cesso licitatório deve res-ponder por crime de res-ponsabilidade. "O que maisse faz no Brasil é iniciarobras sem esse projeto, queé o DNA da obra. É exata-mente com esse artifício quese superfaturou, por exem-plo, o Contorno Norte deMaringá, em que houve ummonumental superfatura-mento na execução de 17quilômetros de R$ 412 mi-lhões", revela.

Page 8: 03 18 2014

08 | O PRESENTE POLÍTICA TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

EXERCÍCIO 2002

Câmara reprova contas do ex-prefeito Edson WasemCom decisão da Casa de Leis, ex-prefeito poderá ter seus direitos políticos cassados, entre outras sanções

O Poder Legislativo de Ma-rechal Cândido Rondon repro-vou, na sessão de ontem (17), ascontas da Prefeitura relativasao exercício de 2002, período emque o município era administra-do pelo prefeito Edson Wasem.Os vereadores Ilario Hofstaet-ter (Ila), João Marcos Gomes,Josoé Pedralli, Cleiton Freitag(Gordinho do Suco), DorivaldoKist (Neco) e Ceno Unfried vota-ram pela reprovação das con-tas, enquanto que Elmir Port,Marcio Rauber e Arlen Güttgesforam favoráveis.

A votação da prestação decontas havia entrado na pauta doPoder Legislativo na sessão dasemana passada. Na ocasião overeador Josoé Pedralli, mem-bro da Comissão de Finanças,Orçamento e Fiscalização, pediuvistas para melhor análise docaso. Contudo, ontem, logo noinício da sessão, Pedralli solicitouao presidente da Casa, IlarioHofstaetter, para que incluísse avotação na ordem do dia.

PARECERA Comissão de Finanças, Or-

çamento e Fiscalização do Poder

Com novidades, Cooperfarma Vila Gaúcha reinaugura farmáciaOferecer mais comodida-

de e variedade de produtos emum espaço amplo e remodela-do. Este é o conceito da Farmá-cia Cooperfarma Vila Gaúcha,localizada na Avenida RioGrande do Sul, em MarechalCândido Rondon.

Há quase 11 anos no mer-cado, sob direção do casal Re-nato Luiz e Gissele MarçalLamberty, o empreendimen-to foi reinaugurado na últimasexta-feira (14). Na oportuni-dade, os proprietários e equi-pe receberam os clientes paraapresentar a nova farmácia,que passou por uma reformu-lação. Além do que já pode ser

visto, mais novidades serão im-plantadas no decorrer das pró-ximas semanas.

A Cooperfarma Vila Gaú-cha teve todo o layout inova-do. O ambiente agora tambémestá climatizado, garantindomais conforto para os clientes.Para os pais, a novidade é quea empresa passa a ter um es-paço interno voltado exclusi-vamente para as crianças brin-carem. O local possui mesa ebrinquedos.

Outra novidade é que a far-mácia passou a trabalhar comuma linha de alimentos especi-al da Jasmine, empresa referên-cia no segmento de alimentação

saudável e funcional. Dentre asopções de produtos estão os semglúten e sem lactose, bem comoos diet e light.

A Cooperfarma Vila Gaúchaparticipa do programa AQUITEM FARMÁCIA POPULAR eainda oferece o cartão COOPER-FÁCIL, no qual os clientes rece-bem descontos especiais nosmedicamentos. Atende de se-gunda a sexta-feira, das 07h30às 19h30, e aos sábados das07h30 às 17 horas. A farmácianão fecha para o almoço.

Legislativo não foi unânime emseu parecer do processo. O rela-tor, vereador Elmir Port, votoupela regularidade das contas doentão prefeito Edson Wasem noexercício de 2002. Já o presidentee o membro da Comissão, JoãoMarcos Gomes e Josoé Pedralli,respectivamente, foram favorá-veis à reprovação.

O debate sobre a questão deu-se em razão de duas decisõesque foram tomadas pelo Tribunalde Contas do Paraná (TCE-PR).Em 2008, o auditor do TCE, Ro-berto Macedo Guimarães, rati-ficou o parecer prévio do Tribu-nal, que havia recomendado ojulgamento pela irregularidadedas contas da administraçãomunicipal, em face da aberturade créditos adicionais acima daautorização da Lei Orçamentá-ria Anual (LOA) e sem a devidaautorização de lei específica.Edson Wasem recorreu da deci-são e, em acórdão de 2012, o TCE-PR reformou sua decisão e reco-mendou à Câmara rondonense aaprovação das contas.

Para Elmir Port, a votação dosvereadores sobre as contas doexercício de 2002 deveriam estar

embasadas na segunda decisãodo Tribunal. “Não se trata de vo-tar contra ou a favor das contasdo ex-prefeito Edson Wasem.Mas votar pela manutenção daorientação do próprio Tribunal deContas”, argumentou Elmir.

Mas João Marcos e Josoé Pe-dralli tiveram opinião diversa edefenderam que a Câmara de-veria considerar como válida aprimeira recomendação do Tri-bunal, ou seja, pela reprovação.Pedralli classificou as suple-mentações não autorizadas pelo

Votação terminou com seis votos a favor da reprovação das contas e três contrários

Cristiano Viteck

Poder Legislativo à época comoum “abuso autoritário”. “Paramim, aprovar essas contas serianão desrespeitar somente quemme elegeu, mas toda a popula-ção de Marechal Cândido Ron-don”, considerou.

Já João Marcos ressaltou ofato do prefeito ter suplementa-do em 60% o orçamento sem au-torização da Câmara. “Para queserviu o Legislativo de MarechalRondon naquela época? Se vo-tarmos a favor desse pareceresquisito do Tribunal de Contas

do Paraná nós estaremos invali-dando a necessidade de existên-cia do Poder Legislativo”, pon-derou. “Extrapolou o ex-prefei-to. Talvez não houve dolo, frau-de, porém a sua assessoria de-veria responder de forma soli-dária porque não orientou corre-tamente o prefeito”, completouo vereador.

Com a reprovação das contaspela Câmara, o ex-prefeito Ed-son Wasem poderá ter seus di-reitos políticos cassados, entreoutras sanções.

Page 9: 03 18 2014

O PRESENTE | 09TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 GERAL

Lideranças enaltecem importância da recuperação de rodoviaIGUIPORÃ A PORTO MENDES

No total foram 17 quilômetros de estrada recapada, além de outros serviçosCom investimentos de cerca

de R$ 3 milhões, o Governo doEstado, através do Departamen-to de Estradas de Rodagem (DER),realizou o reperfilamento do pa-vimento de 17,5 quilômetros darodovia que liga o distrito deIguiporã a Porto Mendes, no in-terior de Marechal CândidoRondon. As obras compreendemna colocação de uma camada de2,5 centímetros de asfalto, alémde desconfinamento na lateraldo pavimento. Na sede dos dis-tritos também foram realiza-das melhorias no acostamento.Após a conclusão do recape se-rão realizados trabalhos na si-nalização horizontal.

No último sábado (15), au-toridades e lideranças visita-ram as obras, entre elas o pre-feito Moacir Froehlich, vice-prefeito Silvestre Cottica, de-putado estadual Ademir Bier,um dos responsáveis por inter-ceder pela obra junto ao Gover-no do Estado, vereador Dori-valdo Kist (Neco), e a liderançada localidade, ex-vereador Nil-son Hachmann. Na oportuni-dade, as autoridades conversa-ram com moradores, que res-saltaram a importância da obra.

O trecho é utilizado por mora-dores daquelas regiões e tam-bém por frequentadores do dis-trito turístico de Porto Mendes,oriundos de várias regiões.

Conforme o deputado esta-dual Ademir Bier, trata-se deuma obra bastante necessáriapara a região e que foi atendidapelo Governo do Estado. “Aobra é uma reivindicação anti-ga da comunidade e das lide-ranças locais. Muitas vezes re-alizou-se um trabalho paliati-vo, através de operação tapa-buraco. Para solucionar o pro-blema e garantir segurança aosmotoristas e uma estrada boni-ta e de qualidade, foi realizadaa recuperação total do pavi-mento. O Governo do Estadoentendeu a necessidade e aten-deu a nossa solicitação”, enfati-za o deputado.

Liderança da localidade, oex-vereador Nilson Hach-mann destacou que as obrastrarão inúmeros benefíciospara os usuários da via e, espe-cialmente, para a comunidadelocal. “Agradecemos ao depu-tado Ademir por intercederjunto ao Governo do Estado.Os moradores estão agrade-

Audiência pública hoje discute proposta voltada a cães e gatosA Câmara de Vereadores de

Marechal Cândido Rondonconvoca a população para par-ticipar, hoje (18), a partir das18h30, de audiência públicapara debater o projeto de leique pretende disciplinar a cri-ação, propriedade, posse, guar-da, uso e transporte de cães egatos no município.

Uma das questões que maischamam a atenção na proposta é

o registro de todos esses animaisatravés de microchip eletrônico.Entre as informações que deverãoconstar no registro de cada cão egato estão a raça e nome do ani-mal, além do nome, endereço, CPF,RG e telefone do proprietário.

De acordo com o vereadorArlen Güttges, autor do projetode lei, o custo da chipagem poranimal é de aproximadamenteR$ 15, sendo que o projeto de lei

prevê que esse serviço seja ofere-cido de forma gratuita a pessoascomprovadamente carentes.Caso o projeto seja aprovado, osproprietários de animais que nãofizerem o registro ficarão sujeitosà intimação e até mesmo multa.

A audiência pública tam-bém vai debater outros itens doprojeto. Um deles é o que esta-belece uma política pública, pormeio da Secretaria de Saúde, de

esterilização de cães e gatospara fazer o controle populaci-onal destes animais.

A proposta em tramitaçãona Câmara ainda disciplina acriação e venda de cães e gatospara fins comerciais, incluindocoelhos, roedores em geral eoutros animais exóticos ou do-mésticos. Com relação à doaçãode cães e gatos, o projeto prevêa realização de eventos para

esse fim somente em estabeleci-mentos legalizados. Já o aban-dono de animais será punidocom multa.

Para passeios em vias pú-blicas, o projeto pretende obri-gar que todo o animal deve usarcoleira e guia e ser conduzidopor pessoas com idade e forçasuficientes para controlá-lo. Jáos maus tratos serão punidostambém com multa.

cendo pela obra realizada, es-pecialmente na sede dos dis-tritos de Iguiporã e Bom Jar-dim, onde o pavimento tam-bém foi melhorado”, expõe.

O vereador Neco ressaltou a

qualidade dos trabalhos reali-zados. Durante a visita pode-seconstatar isso. “Era uma obrabastante aguardada por todos.A empresa realizou um exce-lente trabalho, com muita agi-

lidade. A comunidade está sa-tisfeita, bem como todos aque-les que buscam lazer no parqueem Porto Mendes. Agradece-mos a todos os envolvidos naobra”, menciona.

Autoridades, lideranças e moradores por ocasião da visita às obras realizada na rodovia estadual

Roges Freitag

Page 10: 03 18 2014

A municipalizaçãodo trânsito exigi-da desde 1998 com

o Código de Trânsito Brasi-leiro, está aos poucos se con-cretizando em Marechal Cân-dido Rondon. Desde que a

atual administração munici-pal assumiu o Executivo oplano era promover a mu-dança. O primeiro passo foicriar a Secretaria Especial deProgramas em Segurança eTrânsito, que desde então tem

seguido o passo a pas-so para implementar anovidade.

Ontem (17), mais umobstáculo foi vencidonessa direção, com a re-alização de uma reuniãoentre o secretário da pas-ta, Jossoé Hahn Pinto, quevem conduzindo o pro-cesso desde o início, e oConselho Executivo deTrânsito de MarechalRondon (Coetran). Napauta, definir uma estra-tégia para avançar e con-seguir, ainda em 2014,ter o trânsito rondonen-se municipalizado. Em45 dias, uma minuta deprojeto deve ser apre-sentada aos vereadores,que não participam doprocesso, já que a muni-cipalização deve partir da admi-nistração municipal.

Atualmente, o trânsito ron-donense, a exemplo de quase 90%dos municípios do Estado, é decompetência da Polícia Militar(PM), que fiscaliza, gera multas erepassa ao Estado a ampla mai-

oria da arrecadação. Municipa-lizando, o município cria umaentidade que vai gerenciar o se-tor, passa a ter poder de polícia ecentraliza os recursos. “O quepretendemos com isso é garantirmais segurança no trânsito dacidade e eficiência na fiscaliza-

ção, reduzindo riscos a motoris-tas e pedestres”, diz Jossoé.

Ele explicou aos conselheiros,ligados a várias entidades repre-sentativas, como funciona a im-plantação e quais as ações que jáforam feitas desde que a pasta foicriada. “Estamos trabalhando

com a municipali-zação há muito tem-po. Antes de pro-pormos à popula-ção, fizemos inúme-ras adequações emelhorias no trân-sito local, como ainauguração daAvenida Írio Welp,a reforma de váriasruas e avenidas docentro e bairros, aregulamentação doestacionamentopara motos e carrose a ampliação da si-nalização, seja ho-rizontal ou verti-cal”, pontua. “An-tes de implantar amunicipalização,

Page 11: 03 18 2014

nós estruturamos o setor de trân-sito rondonense”, garante.

A FAVOR

DA PROPOSTA

O presidente do Coetran, pre-feito Moacir Froehlich, conduziua reunião e pediu para cada umdos conselheiros que opinasse afavor ou contra o processo. “Maisde 90% dos conselheiros são afavor da municipalização dotrânsito em Marechal Rondon”,disse, após a reunião. “Temos aaprovação de quase todos. Mes-mo assim, para legitimar essavontade é necessário ouvir o Le-gislativo”, menciona.

O secretário de Segurança eTrânsito diz que uma minuta doprojeto de municipalização deveser apresentada na próxima reu-nião do Coetran, com a partici-pação dos vereadores. “As açõesveem acontecendo há muito tem-po e agora, depois dos primeirostrâmites e da estruturação queexecutamos em Rondon, elasdevem ganhar mais ritmo. Deve-mos apresentar essa minuta em

45 dias”, disse Jossoé, que esperater o trânsito municipalizadoainda em 2014.

Para a maioria dos conselhei-ros, o município necessita comurgência avançar para a munici-palização. “Não há mais comovoltar atrás. Seria um retroces-so”, disse o comandante do Bata-lhão de Polícia de Fronteira(BPFron), major Erich Osternack.“Se não fiscalizarmos com maisrigor, ainda vamos ter muitasvítimas do trânsito”, avalia.

Entre os principais defenso-res do novo modelo de geren-ciamento do trânsito na cida-de está a Polícia Militar, quehoje atua com apenas quatropessoas - duas a cada turno -para cuidar os cerca de 40 milveículos do município. “É umgrande avanço, que trará bonsfrutos. A municipalização vaitrazer resultados surpreenden-tes”, diz o comandante da PM,capitão Valmir de Souza.

Ainda de acordo com Jossoé,a municipalização possibilita aadministração ampliar o nú-mero de semáforos, colocar ra-dares fixos na cidade e implan-tar o Estacionamento Regula-mentado, conhecido como Es-taR. Com isso, a expectativa éampliar o número de vagas deestacionamento no centro co-mercial rondonense. “São ins-trumentos que devemos usarpara melhorar a segurança dosatores do trânsito”, declarou.

Para municipalizar o trân-sito, o município precisa, basi-camente, criar uma Junta Ad-ministrativa dos Recursos In-fracionais (Jari), que vai geriros recursos das autuações e vaicontratar os agentes de fiscali-zação. Para o estacionamentoregulamentado, a ideia, deacordo com exemplos de su-cesso em municípios como Cas-cavel, Toledo e Pato Branco, éterceirizar o serviço.

Page 12: 03 18 2014

12 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

A Prefeitura de PatoBragado e a ComissãoCentral Organizadora(CCO) comemoram o re-corde de equipes partici-pantes na 26ª edição doConcurso Nacional doCupim Assado, reakliza-do no domingo (16) e quemarcou o 21º aniversáriodo município. Foram 269equipes no total, sendo142 na categoria local e127 na visitantes. A cada20 quilos da carne davadireito a uma inscrição.Em 2013, já havia sidoregistrado o maior nú-mero de todas as edições,o que foi mais uma vezsuperado nesse ano.

Pelo regulamento doconcurso foram premia-das com um boi cada umadas três primeiras colo-cadas nas duas categori-as e, como prêmio de con-solação, um boi foi sorte-

ado entre todas as demaisequipes participantes.

Na categoria local, em 1ºlugar ficou o Posto Braga-dense, 2º lugar Urban e Equi-pe e em 3º a Associação daLinha Dois Vizinhos A. Já nacategoria Visitantes, a JJ -Chico Decker ficou em 1º lu-gar, em 2º o CTG Tertúlia doParaná B e em 3º a Nutricli-ma, todas de Marechal Cân-dido Rondon. A equipe doAuto Posto Bragadense so-mou o maior número de pon-tos (1.190) e ficou com o tro-féu giratório. O prêmio con-solação foi sorteado para aequipe Barracão da Madeirade Marechal Rondon.

Os critérios avaliados pe-los jurados foram o aroma,sabor e cozimento do cupim.

MISSA festa foi aberta na últi-

ma sexta-feira (14), com a 15ªedição do Concurso de Miss.

Em meio a oito candidatas,Mayara Scherer levou o títu-lo máximo, sendo escolhidatambém como a Miss Fotoge-nia pelos internautas. Como2ª Miss os jurados elegeramDeisi Andréia de Queiroz, 3ªMiss e Miss Simpatia, KarinNiceli Heinemann. O eventoculminou com baile da ban-da Olho D’Água.

A festa seguiu no sábado(15), com o 2º Motocar, DJPinky, show com Pedro Pau-lo e Alex e banda Buana.

SATISFEITOO sucesso da festa é come-

morado pelo prefeito Arnildo

Rieger e vice Leomar Rohden(Mano), Câmara de Vereado-res, Comissão Organizado-ra, entidades e associações. Oprefeito enaltece a participa-ção de todos que colabora-ram diretamente ou indire-tamente com o evento.

Segundo a autoridade,nos dados iniciais repassa-dos pelo presidente da Co-missão Central Organizado-ra, Rogério Scherer (Picão),cerca de 20 mil pessoas circu-laram pelo parque nos trêsdias. “Só no domingo forammais de 12 mil. Além disso,com o aumento do númerode equipes participantes a

Pato Bragado comemora maior edição da Festa do CupimSUCESSO

Público nos três dias chegou a 20 milpessoas e Concurso do Cupim Assadoregistrou 269 inscrições

JJ - Chico Decker levou o troféu de primeiro lugar na categoria visitantes

Assim como no pavilhão central, o bosque foi tomado por pessoas no domingo

Equipe do Posto Bragadense levou o título de campeã geral do concurso

venda de cupins tambémsuperou a dos anos ante-riores e chegou a 5,9 milquilos. A exposição foi no-vamente a vitrine dos ne-gócios para empresárioslocais e regionais. Tive-mos mais de 40 espaçoscomercializados. Com aexposição, show, bailes egastronomia, a Festa doCupim é uma feira de ne-gócios, que movimenta aeconomia local”, destaca.

A prestação de contasocorre nos próximos dias.O lucro será revertido paraas 28 associações e entida-des parceiras do evento.

Prefeito Arnildo Rieger e a primeira-dama Maidi Rieger ladeiam a Miss Pato Bragado e Miss Fotogenia, Mayara

Scherer. Também foram eleitas: 2ª Miss Deisi Andréia de Queiroz, e 3ª Miss e Miss Simpatia Karin Niceli Heinemann

Fotos: Marili Besso

Page 13: 03 18 2014

ÁRIES: Momento queenfatiza a sua capaci-dade de entrar em acor-do, conciliar e ser par-ceiro. Você conta com

a intuição e a sensibilidade.

TOURO: Desafios rela-cionados ao trabalho,ao relacionamento comcolegas e parceiros pro-fissionais. Você deve

rever a forma de trabalhar.

GÊMEOS: Sensibilida-de e imaginação. Co-nhecimentos e conta-tos relacionados à car-reira ganham desta-

que. Use sua sensibilidade.

CÂNCER: Em questõesrelacionadas à casa,imóveis e famíl ia éimportante rever asbases e fundamentos.

Aprenda com as experiências.

LEÃO: Bom períodopara retomar estudosou interesses que esta-vam esquecidos. Cui-dado com discussões

devido às opiniões.

VIRGEM: Hora de con-versar sobre temas im-portantes nas relações,sendo sensível e com-preensivo. Cuidado

para não se deixar iludir.

LIBRA: Tolerância, di-plomacia e parceria sãoos desafios. Evite pre-cipi tações, pr incipal-mente nos relaciona-

mentos e associações.

ESCORPIÃO: O mo-mento enfatiza o queestá ocorrendo nos bas-tidores, em sigilo e in-ter iormente. Diálogo

sensível e amoroso.

SAGITÁRIO: Ref l i tasobre questões relaci-onadas ao lar, à famí-lia e às emoções. Re-veja suas ati tudes e

situações vinculadas a empresas.

CAPRICÓRNIO: Mo-mento importante pararever parcerias e obje-tivos profissionais. En-trar em acordo é o gran-

de desafio.

AQUÁRIO: Evi te agirde forma dogmát icaem relação aos seusconceitos e verdadespessoais. Respeite as

diferenças.

PEIXES: Inteligência ése expressar com sensi-bi l idade, seguindo aintuição e a voz interi-or. Criatividade, inspi-

ração e imaginação.

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]

OVO DE

PÁSCOA NA

TRAVESSA

Modo de preparo:Misture o leite condensado, o leite, as gemas e a maisena napanela e ao fogo. Mexa sem parar até engrossar. Retire do fogoe acrescente a baunilha. Junte o creme de leite, misture e reserve1/3 deste creme. Nos 2/3 restantes, pique o chocolate meioamargo e mexa bem até o derreter por completo. Em um pirexmonte a sobremesa assim: uma camada de creme de chocolate,uma camada do creme branco reservado, uma camada decreme de chocolate. Salpique a castanha de caju. Para a cober-tura derreta o chocolate ao leite e coloque por cima, espalhandodevagar para cobrir todo o pirex. Leve para gelar. Quanto maisgelado estiver, melhor.

Ingredientes:3 latas de leite condensado2 medidas (da lata) de leite6 gemas peneiradas2 colheres (sopa) de mai-

sena1 colher (sobremesa) de

PERNA CONFUNDIDAO cara chega ao médico e diz:- Doutor, doutor... Eu estava jogando bola, aí minha perna foi

confundida!- Não seria contundida, meu jovem?- Não doutor, confundida mesmo. Chutaram a minha perna ao

invés de chutar a bola!

FRUTOS NO CARRODepois de uma longa noite tomando todas, dois bêbados

entram em um carro para ir para casa e um deles começa a gritar:- Fomos roubados! Depenaram o nosso carro!- Nossa... É mesmo! - concorda o amigo - Roubaram o som,

o volante... Até o painel!- Roubaram tudo!- Socorro, políííciaaaa!Um guarda noturno que passava pelo local vê o escândalo e

vai falar com eles:- Ei, vocês dois! Por que não param de gritar e sentam no banco

da frente?baunilha400 gramas de chocolate meio

amargo1/2 xícara de castanha de caju

picado1 caixa de creme de leite

TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 VARIEDADES O PRESENTE | 13

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

TERÇA-FEIRA (18)

Anita e Julia chegam ao campingonde aconteceu a história envol-vendo Ben. Luciana limpa e arrumao casarão de um jeito nada conven-cional. Sofia e Ben se divertem jun-tos. Raíssa revela a Flaviana queSerguei, Meg, Vera e Bernardeteliquidaram suas dívidas escolares.O dono do camping afirma a Anitaque não havia mais ninguém na noiteem que esteve lá com Ben. Guilher-me apoia João Luiz em seus novosplanos. Pedro tem uma ideia paradesmascarar Maura. Sofia armapara ir à praia de carro e Ben nota.

JOIA RARAKléber fica sensibilizado com o

pedido de Fátima. William conseguepegar o pingente da mão de um dosseguranças da Comunidade, masAndré não deixa que o rapaz destruaa fórmula. Kléber decide libertar Ma-tias. William pensa em Lili. Nilson orga-niza um evento para Selma e Rita,filmado por Cacá. Thomaz decide fi-car com Fernanda. Inês não gosta desaber que será avó. LC, Angelique,Hermes e Tereza esperam ansiososa chegada da fórmula à Comunidade.Thomaz se preocupa com seu envol-vimento com Fernanda.

EM FAMÍLIASelma e Laerte vão para

Goiânia fazer uma avaliação dacasa. Cadu passa mal enquan-to corre na praia e é socorridopelo dono de um quiosque. Lu-iza fica indignada ao ver queAlice sofre preconceito racial nauniversidade. Virgílio decide irpara Goiânia ver como é o espa-ço onde será sua exposição.Benjamin resgata seu antigocachorro e o leva para a casa deHelena. Shirley ouve uma con-versa de Leto e Paulinha e des-cobre que Laerte admira Luiza.

ALÉM DO HORIZONTE○

MALHAÇÃO

*

Gertrude chega ao hospital eimplora para o filho se entregar.A polícia resolve arrombar a por-ta, mas quando entra no quartode Ernest, Manfred não está maislá. Décio fala para Franz queManfred pretende fugir do país esequestrar Amélia. Arlindo dizpara Volpina que está apaixona-do por ela e eles se beijam. Dr.Rubens fala para Gaia que elatem pouco tempo de vida devidoa uma doença nos rins. Ernestrecebe alta e vai para casa. Tonipede para conversar com Hilda eeles acabam se beijando.

O PAPAGAIO SURDOO cliente entrou na loja de animais e pediu ao dono:- Eu quero comprar um papagaio, mas quero um que não fale

palavrão.O dono da loja foi aos fundos, trouxe um e disse ao homem:- Esse aqui é perfeito, ele é surdo, não vai aprender a dizer nenhum

palavrão.O cara levou o papagaio embora.Passados dois meses, o cara voltou com o papagaio e falou ao dono:- Eu trouxe seu papagaio de volta, você me enganou! Você me disse

que ele não falava palavrão porque é surdo, e agora toda vez que euchego em casa ele me chama de corno.

O dono olhou bem para o cliente e respondeu:- É, meu amigo, ele é surdo, mas enxerga muito bem.

Page 14: 03 18 2014

Centenas de pessoasparticiparam ontem(17), em Guaíra, do

Fórum de Esclarecimento dasDemarcações de Terras Indíge-nas no Paraná. O evento reuniulideranças do setor agropecuá-rio, entre eles advogados e umantropólogo da Federação daAgricultura do Estado do Para-ná (Faep), empresários, líderessindicais e autoridades políti-cas para dar uma resposta àFundação Nacional do Índio (Fu-nai), que reativou um Grupo deTrabalho (GT) que pretende de-marcar terras para dar aos índi-os na região de Guaíra e TerraRoxa. As lideranças são contrá-rias às demarcações especial-mente porque muitos produto-res perderiam suas terras e nãoreceberiam nada em troca.

Em 19 de fevereiro, a Funaipublicou uma portaria reati-vando o Grupo, criado em 2009e que estava inoperante. A par-tir desta data, quatro membrosligados à Funai e que compõemo GT têm 130 dias para promo-ver estudos ambiental, antro-pológico, geográfico e de-marcatório.Caso as

demarcações sejam aprovadas,uma enorme área ainda nãocalculada iria ficar com os cercade 1,5 mil indígenas que vivemem 18 propriedades invadidasem Terra Roxa e Guaíra. Juntas,as propriedades têm área supe-rior a quatro mil hectares.

A publicação da portaria sur-preendeu até mesmo os atoresenvolvidos com a causa. “Essareativação do grupo para pro-duzir o estudo de demarcaçãoveio na contramão do diálogoque estávamos tendo com lide-ranças paranaenses que ocupamcargos no governo federal. Fo-mos pegos de surpresa”, diz oprefeito Fabian Vendruscolo.

Ainda de acordo com ele, aFunai vai errar administrati-vamente se não inserir outrasinstituições na realização do es-tudo. “Até agora a administra-ção de Guaíra não recebeu ne-nhuma notificação de que o es-tudo vai começar. Esperamosser convidados”, diz o prefeito,que amplia: “Sou a favor dosíndios, mas entendo que um as-sentamento amigável é a solu-ção. Somos contra as demarca-ções e vamos fazer de tudo para

que isso não aconteça. O go-verno precisa adquirir

áreas para esse assen-tamento”, frisa Ven-

druscolo. “Estouaqui para dialogarcom todas as par-tes, mas não que-remos demarca-ções”, ratifica.

Para as lide-ranças, o ponto-chave da questão éo direito à proprie-dade, que seria vio-

lado com as demar-cações. “As pessoas colo-

nizaram essa região, conquis-

taram o título da terra do go-verno há 40 ou 50 anos e agorao mesmo governo quer retiraras terras dessas famílias”, pon-dera o presidente da Organiza-ção Nacional de Garantia aoDireito de Propriedade (Ongdip)em Guaíra, Roberto Weber.“Temos que lutar para garantiro que já é nosso de direito. Essasdemarcações não estão certas”,amplia Weber.

Conforme o presidente doSindicato Rural de Guaíra, Sil-vanir Rosset, propondo as de-marcações a Funai cria umembate entre índios e agricul-tores. “O governo federal estácolocando nós (produtores ru-rais) contra os indígenas. En-quanto não houver uma guerracivil esse povo (governo) nãovai sossegar”, desabafou. “Émuito triste termos que nosdefender do governo, que deve-ria nos proteger”, emenda.

INSEGURANÇAJURÍDICA

De acordo com o deputadoestadual Elio Rusch, é difícilexplicar porque o governo estápropondo essa ação. “Demar-car áreas de pessoas que com-praram ou herdaram essas ter-ras não é justo. Por um lado, aFunai tem muito poder, poroutro o governo não toma umamedida forte para resolver asituação”, diz. De acordo com oparlamentar, os prejuízos seri-am incalculáveis. “Vamos per-der capacidade de produção,mas o pior é a insegurança jurí-dica que se instala e torna tudoum caos”, entende Rusch.

A mesma opinião tem o pre-feito de Terra Roxa, Ivan Reis.“Não podemos abrir mão dodireito à propriedade. Não exis-te necessidade de mais demar-

cações. Temos que unir forças ebuscar os meios legais para queessa demarcação não aconteçae para garantirmos segurançajurídica”, defende.

Ainda segundo Rusch, apolêmica demarcação no Oestedo Paraná traz suspeita. “Esta-mos em uma área de fronteira.Com a demarcação, nem mes-mo a Polícia Federal poderiaentrar nessa área, a não ser commandados. Temo até mesmoque os índios possam ser utili-zados como massa de manobrapara outros fins, como o con-trabando e o tráfico”, frisa omandatário.

O deputado federal DilceuSperafico lembrou da impor-tância do agronegócio para opaís e relatou que algumas áre-as no Brasil estão sendo demar-cadas. “A situação é crítica, porisso precisamos nos unir. Nãovai ser fácil reverter essa situa-ção”, pontua. Ainda segundoSperafico, hoje os índios detêm12,3% de todo o território naci-onal. “O governo quer que esseíndice chegue a 23%”, revela.

Para o presidente do Sindi-cato Rural de Terra Roxa, Vag-ner José Rodrigues, as demar-cações vão reduzir a arrecada-ção do município, essencial-mente agrícola, e também des-valorizar os preços dos imó-veis. “Quem vai querer umaárea onde há índio perto? Nãose sabe quais são as intençõesdo governo. Hoje eles demar-cam uma área, amanhã podemampliar para as propriedadesvizinhas”, pontua. “Seria umimpacto muito forte”, avalia.

Ainda de acordo com o pre-sidente da Ongdip, o Grupode Trabalho é parcial e o re-sultado do estudo é previsí-vel. “Eles vão querer as de-

marcações”, avalia.Após as explanações, o even-

to contou com palestra de umadvogado especializado notema e de um antropólogo,ambos ligados à Faep, que de-vem passar a prestar assistên-cia aos dois municípios.

Page 15: 03 18 2014
Page 16: 03 18 2014

16 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

"Estamos vivendo um momento inseguro no meio produtivo"Deputado federal crítica trabalho realizado pela Funai, a qual estaria criando

um impasse no Brasil na relação entre agricultores e índios

NELSON PADOVANI

Integrante da FrenteParlamentar Agropecu-ária, o deputado federalNelson Padovani (PSC)também analisa a Pro-posta de Emenda à Cons-tituição (PEC) 215, quetrata da demarcação deterras indígenas no Bra-sil. Em visita ao municí-pio de Pato Bragado noúltimo domingo (16), porocasião da Festa Nacio-nal do Cupim Assado, oparlamentar concedeuentrevista ao Jornal OPresente, quando decla-rou que os índios estãosendo enganados pelaFundação Nacional doÍndio (Funai).

Ocorre que na últimasemana uma comitiva delideranças indígenas deinúmeros locais do paísfoi à Câmara dos Deputa-dos para pressionar par-lamentares do PT e departidos aliados na ten-tativa de que estes mobi-

lizem outros deputadosvisando à rejeição daPEC, haja vista que amesma trata da transfe-rência à competência pelademarcação de terras in-dígenas do governo fede-ral para o Congresso.

Os indígenas alegamque a PEC 215 acaba comseus direitos, colocandoponto final na demarca-ção de novas terras. Du-rante entrevista, Pado-vani deixou claro que istonão é verdade. “Nós te-mos no Brasil 896 mil ín-dios, sendo que desses,36% residem em cidades.O Congresso entende queos índios já detêm 12,5%das terras do Brasil, oque representa uma áreamaior do que paísescomo França e Inglater-ra”, revela.

O deputado vai além efaz duras críticas ao tra-balho realizado pela Fun-dação Nacional do Índio

(Funai). “O que a Funaifaz com aquele grande or-çamento? A obrigaçãodela é cuidar dos índios.Mas eles (os representan-tes) gastam o dinheiro doorçamento no aluguel decarros, helicópteros ebarcos, e ficam dando asterras do meio produti-vo aos índios. O índio nãoquer mais terra, o índioquer qualidade de vida”,declara.

Segundo ele, falta àFunai o papel de desem-penhar o seu trabalho,“pois o índio quer for-mar seus filhos em uni-versidades, a exemplodos Estados Unidos,onde há indígenas em-presários. Então nós es-tamos com a PEC 215para trazer ao Congres-so Nacional as demarca-ções de terras indígenas.Nós temos que colocar aEmbrapa, o Ministério daAgricultura e o Ibama

para fazer o estudo serealmente as terras exi-gidas são de direito dosíndios”, afirma.

De acordo com Pado-vani, a fase é crítica porconta do impasse geradopela Funai. “Nós esta-mos vivendo um mo-mento inseguro no meioprodutivo e o Brasil vaiprecisar dessas terraspara o futuro”, ressalta,a considerar que o paístem 10% das terras agri-cultáveis do planeta, po-rém não produz maispor conta da interferên-cia de instituições e or-ganismos estrangeiros.

Polêmica ou não, o de-putado tem uma propos-ta que pode render boasdiscussões: “Sou autordo projeto de lei que dáao índio o direito de ar-rendar suas terras. Creioque o índio pode arren-dar aquelas terras que jáforam demarcadas, que

Com pouco mais de 100 dias para as últimas conversações e articulaçõesobjetivando a formação de coligações para concorrer às eleições deste ano,Padovani comenta que o partido do qual é um dos vice-líderes na Câmara dosDeputados se desvinculou do governo federal na última semana. “Nós vamos tomaruma posição para o governo estadual e governo federal na convenção. Nossopartido é pequeno, são 19 deputados federais e dois senadores, e entendemos queo povo brasileiro exige uma mudança”, afirma.

No Paraná, o PSC atualmente é situacionista, tendo o deputado federal licenciadoRatinho Júnior como secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano.

CORTE NO ORÇAMENTOPor outro lado, Padovani é enfático ao comentar o corte no orçamento da Polícia

Federal. “Nós vemos bilhões gastos em estádios, no entanto, o governo cortou umaemenda da bancada do Paraná no valor de R$ 130 milhões, aqui da fronteira, paraque nós tivéssemos munições, veículos, combustível para os policiais federais nãodeixarem entrar droga e contrabando nesse nosso país. É um dinheiro que vai fazerfalta para a segurança, principalmente em Foz do Iguaçu e Guaíra, mas PatoBragado e outros municípios da fronteira também serão afetados”, conclui.

Eleições

Santa Helena ampliaassistência técnica a produtores

Os agricultores familia-res de Santa Helena, a partirde agora, contarão com oatendimento de seis técni-cos do Instituto Emater, atra-vés de projeto voltado à agri-cultura familiar. A assistên-cia será dirigida à produçãode grãos, olericultura, pisci-cultura, fruticultura, produ-ção de leite e assistência nasáreas econômica, ambien-tal e produtiva, segundo fon-tes da Emater. O projeto teráduração de três anos.

Segundo o chefe regio-nal da Emater de Toledo,

Deputado federal Nelson Padovani: “Creio que o índio pode

arrendar aquelas terras que já foram demarcadas, que foram

homologadas antes da Constituição de 1988”

Ivan Raupp, haverá gran-de intensificação da assis-tência técnica, tendo emvista que, até agora, SantaHelena contava com o aten-dimento apenas de um en-genheiro agrônomo e, apartir da implantação doprojeto, passa a ter os ser-viços de seis técnicos emáreas específicas.

A administração deSanta Helena tem parceriacom a Emater através dacedência de três funcioná-rios que auxiliam no cum-primento das demandas da

unidade de atendimento.Além disso, os profissionaisdo Instituto desenvolverãoas atividades em conso-nância com os projetos daSecretaria Municipal deAgricultura, Meio Ambien-te e Abastecimento.

Ações com planejamen-to de propriedades e plane-jamento comunitário esta-rão contempladas e serãopotencializados projetos epolíticas públicas voltadosaos produtores familiares,com acesso aos programasde governo.

Joni Lang/OP

foram homologadas an-tes da Constituição de1988. Aí será um ganho,uma fonte de riqueza

para os índios. Eles nãoprecisarão mais de ter-ras para sua sobrevivên-cia”, argumenta.

Page 17: 03 18 2014

O PRESENTE | 17TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 GERAL

Congresso debate desafios e potenciais do Oeste do ParanáMais de 250 lideranças regionais participaram dos dois dias do evento realizado no Parque Tecnológico Itaipu

CACIOPAR

Diretores de entidades declasse, empresários, técnicos elíderes políticos dedicaramdois dias para aprofundar sa-beres sobre a atualidade e oque se quer para o Oeste doParaná daqui para frente. O2º Congresso Caciopar, reali-zado no fim de semana noParque Tecnológico Itaipu, emFoz do Iguaçu, já é considera-do um dos maiores eventos jápromovidos para entendermelhor sobre as ferramentas eos caminhos que deverão seracionados para conduzir a re-gião a um novo momento noseu processo de consolidaçãosocial e econômica.

Todos os inscritos pude-ram sugerir e apontar dire-ções sobre eixos conectados àtemática central do Congres-so, que foi "O papel da inicia-tiva privada no desenvolvi-mento territorial". “Não que-remos imediatismo. Buscamoscrescimento consolidado,com sustentabilidade, gera-

Carlos Paiva, profundo conhecedor dos pilares das teorias do desenvolvimento

territorial, falou no Congresso da Caciopar: "Um dos primeiros passos para o

desenvolvimento territorial é identificar o gargalo e combatê-lo"

Fábio Conterno

ção de oportunidades, comdignidade e trabalho”, diz opresidente da Coordenado-ria das Associações Comer-ciais e Empresariais do Oes-te do Paraná (Caciopar),Mario César Costenaro.

Além de uma análise sobrea atualidade regional, os par-ticipantes refletiram sobre osdesafios, as potencialidades eas perspectivas para a região.Os temas do 2º CongressoCaciopar deram sequência àsabordagens da primeira edi-ção, realizada em novembrode 2012, em Guaíra, e queaproximaram líderes empre-sariais dos conceitos do de-senvolvimento territorial.

RESULTADOSAs oficinas mostraram

que, apesar da enorme po-tencialidade principalmentea partir da cadeia propulsi-va do agronegócio, o Oestetem como principais carên-cias infraestrutura, mão de

obra qualificada, investi-mentos na agregação dematérias-primas, urgência deaproximação das forças or-ganizadas e de novas parce-rias que envolvam os seto-res privado e público das ins-tituições de pesquisa e ensi-no. As informações coleta-das foram analisadas peloprofessor e consultor CarlosPaiva, profundo conhecedordos pilares das teorias dodesenvolvimento territorial.

Citando o pensador AlbertHirschmann, Paiva lembrouque uma característica co-mum dos países da AméricaLatina é não ter a capacidadede priorizar. “Somos movi-dos por um misto de solida-rismo, igualitarismo e opor-tunismo. Quando não prio-rizamos, ocorrem dois pro-blemas: os setores que real-mente precisam de recursosnão recebem investimentos eoutros obtêm somas vultuo-sas mesmo sem precisar, pro-

vocando desequilíbrios”.Um dos primeiros passos

para o desenvolvimento ter-ritorial é identificar o garga-lo e combatê-lo. Os proble-mas, os desafios e as oportu-nidades não são os mesmosde uma região para outra,por isso cada uma delas pre-cisa de um estudo próprio ede ações singulares, enalte-ceu, na ocasião.

Perceber as oportunidadesde investimento é outro fatorprimordial no contexto do de-senvolvimento territorial.Carlos Paiva deu uma dica:muitas estão nas compras queas cadeias produtivas fazemem outros lugares. Esse itemadquirido em outras regiões éum indicativo de que ele podeser produzido localmente eatender a demanda.

Page 18: 03 18 2014

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

TERÇA-FEIRA,18 DE MARÇO DE 2014

Dia 18: Eliane Luiz Schumacher

Dia 18: Eron Schio

Dia 18: Higor Beelin

Dia 18: João Hartekoff

Dia 18: Marlete Bottoni

Dia 18: Nilson Schwingel

Dia 18: Norma Gonçalves

Dia 18: Oldemar Rohloff

Dia 18: Patricia Molinari

Dia 18: Renaldina Staats

Dia 18: Rodrigo Ratz

Dia 18: Vanessa Helmich

Dia 18: Wilson Carlos Hubner

Os diretores do Jornal O Presente, Arno Kundo jornal na Festa Nacional do Cupim Assad

de Esporte e Turismo, Evandro 3ª MOSTRA DE FILMES ALEMÃESSERÁ O SONNENALLEE

O curso de Letras Português/Alemão e o Laboratório de Pesquisas,Práticas Culturais e Identidades - Mestrado em História, do campus deMarechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste), convidam a comunidade para a exibição do filme Sonnenallee,que faz parte da 3ª Mostra de Filmes Alemães, no sábado (22), às 19horas, no Tribunal do Júri. A Mostra está sendo realizada no 4º sábadode cada mês, de fevereiro até novembro deste ano, com entrada franca.O projeto, coordenado pelas professoras Elise Schmitt, do curso deLetras, e Meri Frotscher, de História, tem como objetivo possibilitar aopúblico acadêmico e à comunidade em geral o acesso às produçõesfílmicas mais recentes produzidas na Alemanha.

CONCURSO DE MISSE MISTER MUNDO

Estão abertas até o fim do mês, em Marechal CândidoRondon, as inscrições para o concurso de Miss e MisterMundo. As inscrições custam R$ 150 e devem ser realiza-das junto à Marlô Modas. Os vencedores da etapamunicipal terão despesas pagas para participar da etapaparanaense. A etapa que acontecerá em Marechal Ron-don será realizada no dia 17 de maio, no Clube Aliança,e está aberta a rapazes com idade entre 18 e 29 anos emulheres com idade entre 18 e 25 anos.

CURSO DECONFECÇÃODE CARTAZESA Associação Comercial e Em-

presarial de Marechal Cândido Ron-don (Acimacar) promove, no próxi-mo dia 26, curso de confecção decartazes. A capacitação é voltadapara profissionais, estudantes eaqueles que pretendem conhecer edesenvolver habilidades de letristae cartazista. Ministrado por EdgarEvangelista Araujo, o curso terá osseguintes conteúdos: normas decartazes, letras e números de ten-dência, decoração com cartazes,visão de marketing, primeiros so-corros nos pincéis e como confec-cionar rápido um cartaz. Mais infor-mações e inscrições pelo telefone(45) 3284-5704, com Simone ou di-retamente na Acimacar.

Revelest

Oldemar e Leonir Rohloff em recente evento social.Oldemar aniversaria hoje (18). Parabéns!

Page 19: 03 18 2014

O PRESENTE | 19TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 SOCIAL

Arno Kunzler e Paulo Rodrigo Coppetti, receberam no estandeupim Assado, em Pato Bragado, a visita do secretário estadual, Evandro Rogério Roman, e lideranças da região

Joni Lang/OP

NOVIDADE NO PARQUE DAS AVESO Parque das Aves de Foz do Iguaçu irá inaugurar uma nova atração

para a região. Trata-se de um viveiro gigante, com 60 metros de compri-mento, que vai dar ao visitante um novo tipo de experiência de tirar ofôlego, cercado por centenas de aves voando. Ao mesmo tempo ele forneceespaço dando refúgio para araras e papagaios resgatados do tráfico emaus tratos. O viveiro atualmente abriga 145 aves de 20 espécies, sendoque quatro são espécies ameaçadas de extinção. O viveiro irá receber outras85 araras de centros de resgate nos próximos dois meses. A intenção foicriar uma experiência espetacular para o visitante e ao mesmo tempoprover um espaço que dará às aves uma alta qualidade de vida, tornandopossível longos voos, interação com outras aves e muitas atividades deenriquecimento ambiental.

Arquivo pessoal

O casal Sirio Gonçalves Silva Filho e Norma

Guzella. Norma recebe abraços e flores hoje (18)

pela estreia de idade nova. Tim-tim!

Page 20: 03 18 2014

20 | O PRESENTE GERAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Comitiva busca novos atrativos para Expo RondonGrupo foi conhecer a 26ª Expobel, considerada a 3ª maior feira do Paraná,

que é realizada a cada dois anos e tem dez dias de duração

EM FRANCISCO BELTRÃO

O presidente da Associa-ção Comercial e Empresarialde Marechal Cândido Rondon

(Acimacar), Josué Maioli, e osecretário municipal de Indús-tria, Comércio e Turismo,

Guido Herpich, ambos acom-panhados por integrantes desuas equipes de colaborado-

res, estiveram em FranciscoBeltrão na última quinta-fei-ra (13). O objetivo foi conhe-cer a 26ª Expobel - Feira Agro-pecuária, Industrial e Comer-cial daquele município para,através da troca de experiên-cias com os organizadores,criar novos atrativos para aExpo Rondon, que será reali-zada em julho.

Diferente da festa rondo-nense, a Expobel, considera-da a 3ª maior feira do Paraná,é realizada a cada dois anos.Porém, cada edição tem dezdias de duração. Outra dife-rença é que, em Francisco Bel-trão, em oito dias do eventoexiste a cobrança de ingressopara o acesso ao parque deexposições e somente em doisdias a entrada é gratuita.

A Expobel é organizada egerenciada pela AssociaçãoComercial de Francisco Bel-trão (ACEFB), Sociedade Ru-ral e pela Rural Leite. A ACE-BF é responsável pela contra-tação e organização de todo oevento, sendo somente osshows contratados por em-presa terceirizada, que repas-

Registro da comitiva da Acimacar e da Secretaria de Indústria,

Comércio e Turismo que esteve em Francisco Beltrão

sa para a Associação Comer-cial um percentual da arreca-dação da bilheteria.

Neste ano, a prefeitura in-vestiu cerca de R$ 4,5 milhõesna infraestrutura do parquede exposições para melhorreceber os expositores e visi-tantes da Expobel.

A feira, que iniciou nodia 07 e encerrou no domin-go (16), teve shows de JotaQuest, Paula Fernandes,Luan Santana, Chimarruts,Garotos de Ouro, Munhoz eMariano, Cézar e Paulinhoe Radiophonics.

Entre outras autoridadese lideranças, a comitiva ron-donense foi recebida pelo pre-feito Antônio Cantelmo Netoe pelo presidente ACEBF,Antonio Pedron. Eles expla-naram sobre projetos existen-tes em Francisco Beltrão, comoos de turismo rural, Prodetec(incentivos estadual na áreaindustrial), o modo de funci-onamento do Sine e a forma-lização da situação de indús-trias que possuem terrenosem concessão nos parquesindustriais.

GRUPO HEIMATLANDMarcos Elieser

O Grupo Folclórico Alemão Heimatland, de Nova Santa Rosa,

se apresentou na última nesta sexta-feira (14) na Noite Cultural

do curso de Letras, do campus da Unioeste de Marechal Cândido

Rondon. O Heimatland, que existe desde 2002, é mantido pela

Prefeitura de Nova Santa Rosa, por meio da Secretaria de

Educação e Cultura, e está sob a coordenação do professor

Márcio Cristiano da Silva. O grupo conta atualmente com

20 integrantes, formando dez pares de dança.

Divulgação

Page 21: 03 18 2014

O PRESENTE | 21TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Missal registra aumento no número de casos de dengueJá foram emitidas 14 notificações, sendo que três casos deram positivo

e outros sete ainda aguardam resultado de exame

ALERTA

GERAL

Os casos de dengue nomunicípio de Missal come-çam a colocar a cidade emestado de alerta. São três ca-sos confirmados até o mo-mento. Mas a maior preocu-pação gira em torno do au-mento do índice de infesta-ção do mosquito. Segundoos responsáveis pelo setor, oLevantamento Rápido doÍndice de Infestação por Ae-des aegypti (LIRAa) aumen-tou de 0,8% para 2,03% emmenos de um mês. O reco-mendado pelo Ministério daSaúde é que o LIRAa estejaabaixo de 1%. Acima dessenúmero já coloca a localida-de em estado de alerta.

Já foram emitidas 14 noti-ficações, sendo que em qua-tro o resultado foi negativo,em três positivo e outros seteaguardam resultado de exa-mes, podendo aumentar os

casos nos próximos dias. Opedido é de atenção redobra-da, pois esse período com mui-ta incidência de chuvas e oregistro de ondas de calor setorna ambiente propício paraa proliferação do Aedes ae-gypti, mosquito transmissorda dengue.

O responsável pelo setorde endemias em Missal, JairDonel, reforça o pedido deatenção. “Estamos trabalhan-do no combate ao mosquito,mas para o trabalho ser efeti-vo precisamos da compreen-são e o apoio da populaçãopara que eliminem possíveisfocos do mosquito. Não po-demos facilitar nesse momen-to”, enfatiza, lembrando quecom a incidência de focos domosquito o responsável pelapropriedade pode ser multa-do se não eliminar o foco notempo estabelecido.

Praça Criança Feliz é inaugurada em MercedesLocalizada no bairro Bela

Vista, em Mercedes, foi inaugu-rada na última sexta-feira (14) aPraça Criança Feliz. A constru-ção da obra recebeu investimen-to total de R$ 128.134,20. O pro-jeto é fruto de um trabalho de-senvolvido pelas professorasCleide Fiedler Alves e DarleneElisa Wall Tamiosso, bem comodos alunos da Escola Munici-pal Tiradentes com o apoio dadireção e pais da Associação dePais e Mestres (APM), junta-mente com o assessoramentodo programa A União Faz aVida, do Sicredi.

A solenidade de inaugura-ção contou com a presença daprefeita Cleci Loffi, que na opor-tunidade destacou a impor-tância da obra para a comuni-

O projeto da Praça Criança Feliz buscou, a partir das ideias de alunos,

transformar uma área de utilidade pública do município

que se encontrava abandonada

Divulgação

dade, vice-prefeito e secretáriode Viação, Obras e Serviços Ur-banos, Vilson Martins, e demaisautoridades do município.

O projeto buscou, a partirdas ideias dos alunos de me-lhorarem o ambiente, trans-formar uma área de utilidadepública do município, a qual se

encontrava abandonada. Apartir das sugestões foi pos-sível perceber que aquele es-paço poderia se tornar umabela praça, melhorando a qua-lidade de vida das criançasque frequentam o local, assimcomo os demais moradoresda cidade.

Produtor em dia com nota rural concorre a prêmios em RondonA Secretaria Municipal de

Agricultura e Política Ambien-tal e o Conselho Municipal deDesenvolvimento Agropecuá-rio de Marechal Cândido Ron-don iniciam em 2014 uma cam-panha para que todos os agri-cultores do município regula-rizem anualmente a situaçãodo Bloco do Produtor Ruraldentro do prazo determinado.Neste ano, o prazo encerra em10 de abril. Para incentivar aregularização, os produtoresem dia concorrem a prêmios.

Todos os blocos emitidos eretirados na prefeitura até o fimde 2013, com validade até 28 defevereiro de 2014, devem ser de-volvidos ao Setor de Notas doProdutor Rural, na prefeitura,

para a devida prestação de con-tas. Conforme o responsável pelosetor, João Carlos Klein, os produ-tores que estiverem em dia com adevolução dos blocos vão concor-rer a prêmios como motosserra,roçadeiras, furadeira, caixa de fer-

ramentas, entre outros. Klein ex-plica que a prestação de contas éobrigatória e que a arrecadaçãodo município depende dessacomprovação de produção. “Apremiação será feita em parce-ria com o Conselho Municipal de

Desenvolvimento Agropecuário,junto com a Premiação do Produ-tor Destaque, realizado anual-mente nas festividades alusivasao aniversário do município.Queremos estimular os agricul-tores para realizar a prestação decontas dentro do prazo determi-nado, colaborando com os servi-

ços da secretaria e, especialmen-te, com o município”, aponta.

Ao todo, o município conta-biliza cerca de 4,8 mil cadastrosde produtores que devem fazera prestação de contas. O Setorde Bloco atende na Secretariade Agricultura, das 08 horas às11h45 e das 13h15 às 17 horas.

Equipe está preparada para atender os agricultores com rapidez e eficiência

Divulgação

POSTO DE SAÚDE DA GAÚCHA SERÁ REFORMADO E AMPLIADOJosnei Wolfart

A Unidade Básica de Saúde Gaúcha, de

São Miguel do Iguaçu, será totalmente

reformada e ampliada. A estrutura irá

receber uma nova sala para atendimento

odontológico e condicionadores de ar. A

informação foi confirmada pela

secretária de Saúde, Maria Elisabete de

Borba. Segundo ela, “quando se fala em

saúde, os são-miguelenses precisam ter

locais apropriados, limpos e arejados,

onde se sintam bem”. Na região da

Gaúcha moram muitos pioneiros de São

Miguel do Iguaçu, sendo a Avenida

Floreta - onde está localizada a unidade

- a primeira rua do município. O edital da

licitação para contratação da empresa

que executará o serviço foi publicado na

última quarta-feira (12).

Page 22: 03 18 2014

Divulgação

Divulgação

Divulgação

CURSO JO-VEM AGRI-CULTORAPRENDIZA fim de mostrar as

potencialidades do

serviço no campo, suas

oportunidades e

oferecer qualificação

no meio rural, o

município de Quatro

Pontes firmou parceria

com o Senar, Colégio

Estadual, Sindicato

Rural e Aciquap para

oferecer o curso

“Jovem Agricultor

Aprendiz”.

As aulas acontecem na

Associação Comercial e

somarão carga de 144

horas. Estão participan-

do jovens de 14 a 17

anos de idade.

INSCRIÇÕESAO CURSO DEMANEJO EORDENHAA Prefeitura de Quatro Pontesfirmou parceria com o SindicatoRural, Senar e Aciquap paraviabilizar a realização do curso“Manejo de Bovino de Leite”, queacontece nos dias 1º, 02, 03, 04e 08 de abril, na AssociaçãoComercial, ministrado por MiltonFiebig. Segundo a diretora doDepartamento deDesenvolvimento Econômico,Cleonice Zanette, todos osagricultores quatropontensesestão convidados. Nos dias 04e 08 serão realizadas visitas àspropriedades dos participantes.Inscrições podem ser feitas noDepartamento de Agricultura,na prefeitura.

CENTRO DEATLETISMOSerá construído em Cascavel oCentro Nacional Alto Rendimentoem Atletismo do Sul do Brasil.Serão investidos R$ 18,7 milhõesno novo espaço esportivo, que terá7.948 metros quadrados. O centrode atletismo será o mais modernodo Brasil, o que deve impulsionara modalidade para a Olimpíadano Rio de Janeiro em 2016.

NOVASAVENIDASAs avenidas Presidente Kennedy eIndependência, em Palotina, estãorevitalizadas. O investimento nasobras foi de R$ 3,6 milhões, feitocom recursos do Sistema Financeirode Ações Municipais. Foram refor-mados mais de 12 quilômetros depavimento com novas calçadas,ciclovias, iluminação pública eurbanização.

Na última sexta-feira(14) aconteceu maisum encerramento decurso da Escola deQualificação deMissal. Trata-se docurso de derivados depescados, no qual dezpessoas aprenderama preparar alimentosà base de tilápia. Acapacitação foirealizada a partir deuma parceria entre aprefeitura, através daEscola deQualificação, e oSenar. O prefeitoAdilto Ferrari esteveno encerramento eteve a oportunidadede degustaralguns pratos

Conselheirostutelares de Maripá,que participaram decapacitação realiza-da pelo ConselhoMunicipal dosDireitos da Criançae do Adolescente,em parceria com aSecretaria doTrabalho e Assistên-cia Social

Quatro Pontesfirmou parceriacom o Senar,Colégio Estadu-al, SindicatoRural e Aciquappara oferecer ocurso “JovemAgricultorAprendiz”. Estãoparticipandojovens de 14 a17 anos deidade

22 O PRESENTE

TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Page 23: 03 18 2014

O PRESENTE | 23TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 GERAL

ENTRE RIOS DO OESTE

Prefeitura alerta munícipes para renegociação de tributosEntrerriense com débitos atrasados deverá formalizar o Refis 2014 diretamente no

Setor de Tributação da prefeitura até a data máxima de 30 de abril

A Prefeitura de Entre Rios doOeste está promovendo o Pro-grama de Recuperação Fiscal(Refis) 2014, que tem a finalida-de de regularizar os débitos tri-butários como água, IPTU, as-falto, alvará, dentre outros, edébitos não tributários, comopagamento de serviços presta-dos pelo Poder Público para pes-soas físicas e jurídicas. Trata-sede débitos pendentes que tive-ram seus vencimentos até o dia31 de dezembro de 2013.

O munícipe com débitosatrasados deverá formalizar oRefis 2014 diretamente no Se-tor de Tributação da prefeituraaté a data máxima de 30 de abril.Uma vez inserido no programa,a pessoa física ou jurídica aindapoderá optar pelo parcelamen-to do pagamento. Quem optarpelo pagamento único de seus

débitos antigos, não precisarápagar multas e juros, ou seja,pagará somente o valor acumu-lado dos tributos contabiliza-dos. Já quem optar em saldarseus débitos com o municípioem três parcelas obterá um des-conto de 80% nas multas e jurosprevistos anteriormente.

O desconto dos acréscimoschega a 70% para quem optarpagar os valores em seis parce-las. Caso o munícipe for pagarseus débitos em 12 parcelas, eleainda terá um desconto de 50%nos juros e multas. No entanto,como meio de facilitação no pa-gamento de seus débitos, o Refisainda prevê a possibilidade de omunícipe pagá-los em 24 meses,sendo concedido, neste caso, umdesconto de 25% nos juros e mul-tas. O secretário de Finanças domunicípio, Alcindo Schneiders,

informa que o valor da parcelanão poderá ser inferior a 30% doValor de Referência do Municí-pio (VRM), uma taxa variávelconforme a tabela do ICMS, eque pode ser consultada no Se-tor de Tributação. Ele advertepara a observância da data li-mite e que o munícipe enqua-drado na situação descrita pro-cure o setor competente da pre-feitura para optar por um dosplanos previstos do Refis.

Schneiders explica ainda queo munícipe que não cumprir oplano Refis, caso esteja inseri-do, não terá outra oportunida-de de renegociação. "O objeti-vo deste programa é instituirum método de facilitação pararegularizar os casos de inadim-plência, o que é de interesse deambas as partes”, esclarece ochefe da pasta.

Prefeitura de Toledo discute municipalização do licenciamento ambientalA primeira reunião oficial

entre a Prefeitura de Toledo, oInstituto Ambiental do Paraná(IAP) e a Secretaria Estadual doMeio Ambiente e Recursos Hí-dricos (Sema) para discutir ospróximos passos para que omunicípio assuma, futura-mente, a responsabilidade pe-los licenciamentos ambientais,foi realizada ontem (17).

“Municípios bem estrutura-dos, como Toledo, Cascavel eFoz do Iguaçu, devem assumiressa responsabilidade pelo li-cenciamento de todos os em-preendimentos de interesse lo-

cal, como loteamentos urbanos,postos de combustíveis, aterrosanitário etc. Outros municípiosque não tem essa condição deve-rão se unir em consórcios inter-municipais para assumir essa res-ponsabilidade. É como se os mu-nicípios assumissem a maiorida-de na questão ambiental”, expli-cou o superintendente do Escri-tório Regional de Toledo da Sema,Gilmar Jeferson Paludo.

A chefe regional do IAP, Ma-ria Glória Genari Pozzobon, res-saltou que a legislação tambémrepassa outras responsabilida-des ao IAP. “Da mesma forma

que o Estado trabalha no sentidode repassar para os municípiosos licenciamentos ambientais, aUnião repassou uma série desuas atribuições para o Estado,como, por exemplo, a questão domanejo e controle de fauna queera uma atividade exclusiva daUnião”, comentou.

A partir da discussão, o secre-tário de Meio Ambiente, Leocli-des Bisognin, ressaltou que Tole-do só assumirá a responsabilida-de quando tiver a infraestruturanecessária, equipe técnica e adefinição de todos os detalhes,para que de fato possa começar

e não parar mais. “Nós agoravamos oficializar o IAP e enviarcorrespondência para a Semaquestionando quantas licençasforam feitas nos últimos 12 me-ses em Toledo; quais seriam ostécnicos necessários para tra-balhar nessa área; qual o custoque está sendo cobrado, e assimpor diante”, relata.

Segundo Bisognin, a maiorpreocupação do município é coma qualidade dos serviços. “Nóstemos que assumir para fazerum serviço bem feito. Não pode-mos assumir de uma hora paraoutra sem condições de fazer

um serviço de qualidade, por-que temos que dar continuida-de e até melhorar, dar maisagilidade”, destaca.

Conforme o prefeito BetoLunitti, o município vai assumira responsabilidade o quantoantes. “Vamos fazer um estu-do que dê segurança ao gover-no e ainda nesse primeiro se-mestre devemos retomar essaconversa. Nossa intenção é queno ano que vem possamos efe-tivar isso, afinal é algo que te-mos que enfrentar e o faremosda melhor forma, assim quepossível”, afirmou.

Secretário municipal de Finanças de Entre Rios do Oeste,

Alcindo Schneiders: “Casos de inadimplência não procurados

até 30 de abril de 2014 poderão sofrer cobrança judicial”

Divulgação

Page 24: 03 18 2014

24 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

BICICROSS

Marechal Rondon é campeão da 1ª etapa da Copa ParanáDisputas foram realizadas no domingo (16), com atletas do Paraná e Mato Grosso do Sul

Com a presença de deze-nas de competidores de Ma-rechal Cândido Rondon, deoutras cidades da região edo Paraná, além de atletasdo Mato Grosso do Sul, foirealizado no domingo (16),na pista de bicicross no mu-nicípio rondonense, a 1ª eta-pa da Copa Paraná de Bici-cross 2014.

As disputas foram bastan-te acirradas, com os pilotosbuscando sempre as melho-res colocações. Destaque tam-bém para a participação dopúblico, que compareceu em

massa, prestigiando bem oevento: eram crianças, jovense adultos assistindo, tornan-do um ambiente familiar.

A etapa foi organizada pelaFederação de Ciclismo do Pa-raná, em parceria com a Asso-ciação Rondonense de Bici-cross e com a Secretaria deEsporte e Lazer de MarechalRondon, além do apoio doServiço Autônomo de Água eEsgoto (Saae).

Com participação de váriosrepresentantes, os pilotos ron-donenses sagram-se campeõesgerais ao somar 80 pontos.

Atletas rondonensesBruno Andrioli da Cunha 1º lugar categoria boys até 6 anosEdvaldo Oliveira Sousa 3º lugar categoria boys 7/8 anosJulia Stüber Schroeder 6º lugar boys 7/8 anosGabriel Luiz Schroeder 1º lugar boys 11 anosAna Wilma Kotz Inhoatto 1º lugar boys 13 anosGustavo Henrique dos Santos 2º lugar boys 13 anosJohny Henrique Kotz 3º lugar boys 13 anosFelipe Fernando Brand 1º lugar boys 15 anosLeonardo Tonin 2º lugar boys 15 anosRicardo Azevedo Lutkemeyer 3º lugar boys 15 anosJackson Michel Santos 6º lugar expert men 17/24 anosLuz Alberto Müller 1º lugar cruiser 25/29 anosAnderson Schroeder 3º lugar cruiser 30/34 anosGustavo Azevedo Lutkemeyer 1º lugar junior menDayane Carolina Kotz Inhoatto 3º lugar junior menGetúlio Francisco Cruz 3º lugar elite menPedro Henrique Müller 4º lugar elite menJulio Cesar Schroeder 6º lugar na elite men

Autoridades do municí-pio de Missal, como o prefeitoAdilto Luis Ferrari, o presi-dente da Câmara Municipal,Nelson Fernandes dos San-tos, demais vereadores e o di-retor do Departamento de Es-portes, Décio Rohde, estive-ram reunidas recentementecom membros da associaçãopara formar uma equipe quedispute o Campeonato Para-naense Chave Bronze 2014.

A participação na com-petição, tida como certa, atédias atrás ficou ameaçada de-vido a novas condições im-postas pela Federação Para-naense de Futsal para a ins-crição. Porém, com a criaçãoda associação deverão ser sa-nadas até o final deste mês,cujo prazo para inscrição ter-mina no próximo dia 28.

A equipe de Missal quedisputará a Chave Bronze seráformada por pratas da casaque treinam há quase um mês,tendo como técnico AdemirJosé Correia da Silva (Negui-nho). Antes do Paranaense, aequipe participará de duas outrês competições regionais,que servirão de parâmetro parasaber da condição física e téc-nica para ingressar na com-petição estadual.

Ao contrário do que acon-teceu recentemente, quandoda formação do Clube Germâ-nico, que tinha proposta pare-cida com relação a formar aequipe com jogadores da casa,desta vez o grupo está com ospés no chão, “pois o projetonão é a busca por resultadosimediatos dentro de quadra,mas sim a formação de umabase para aqui dois ou trêsanos”, afirmam os dirigentes.

Missal criaassociaçãoparadisputara ChaveBronze

Projeto Mais Vôlei é lançado em ToledoDivulgação

Além da apresentação do projeto, também foram apresentados os uniformes das equipes

O Ginásio de EsportesHugo Zeni, na Vila Industri-al, foi palco de um momentohistórico para o voleibol tole-dano. Na última sexta-feira(14), cerca de 200 pessoas lan-çaram o Projeto Mais Vôlei,da Secretaria Municipal deEsportes e Lazer (Smel), emparceria com a Associação doVoleibol de Toledo (Avotol).

O principal objetivo doprojeto é unificar o trabalhoda Smel em prol da modali-dade e apresentar o novoformato de trabalho entre ostécnicos dos naipes masculi-no e feminino que atuarãoem conjunto.

A formação da Avotol visafomentar o esporte fora doâmbito governamental, con-forme explicou o professor daSecretaria, João Carlos Belo-to. “Temos todo apoio da ad-ministração municipal e a cri-ação da Associação vem parafortalecer ainda mais a buscade recursos e parcerias juntoà iniciativa privada para a

manutenção e fortalecimentodas equipes”, destaca.

A intenção também é in-centivar a participação dasequipes principais, masculi-na e feminina no Campeona-to Paranaense de Voleibol,depois de várias temporadasausentes, e promover a atua-ção das equipes de base emcompetições da Federação Pa-ranaense de Voleibol.

Outra ação importanteanunciada durante o evento eque terá a chancela da Avotol

é o Circuito de Minivôlei, alémdo Circuito Municipal de Vo-leibol, nos naipes feminino emasculino. Para as mulheres,a primeira etapa ocorreu entresexta-feira (14) e domingo (16).

A secretária Marli Gonçal-ves Costa enalteceu o traba-lho e parabenizou aos mem-bros da Avotol pelo empenhoem promover ações que de-senvolvam a modalidade. Elatambém falou sobre a reformado Ginásio de Esportes HugoZeni, que receberá investimen-

tos aproximados de R$ 500 milna troca do piso, construçãode arquibancada, intervençõesnos vestiários e a aplicação deuma manta no telhado.

Durante o lançamento doProjeto Mais Vôlei também fo-ram apresentados os unifor-mes das equipes masculinas efemininas que representam omunicípio. O desfile mostrouaos convidados e patrocinado-res os modelos de treino e jo-gos. As cores predominantessão o verde e o vermelho.

PROJETO DE LAZER NOS BAIRROS MOVIMENTA MARGARIDADivulgação

No último sábado (15) foi realizada mais

uma etapa do projeto de recreação e lazer

nos bairros. A programação aconteceu na

Escola Municipal Costa e Silva, no distrito

de Margarida, interior de Marechal

Cândido Rondon, e contou com a presença

de muitas crianças, além dos familiares

que aproveitaram para prestigiar

momentos agradáveis com seus filhos.

Muitas atividades foram realizadas, como

danças, cama elástica, pinturas, jogos e

atividades recreativas. O objetivo do

projeto é oportunizar aos moradores dos

bairros e distritos a participação em

atividades de lazer e recreação.

Page 25: 03 18 2014

O PRESENTE | 25TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 ESPORTES

Angélica disputa hoje final dos Jogos Sul-AmericanosAtleta compete no arco e na bola. Ontem (17) aconteceu etapa classificatória de maças e fita

GINÁSTICA RÍTMICA

A atleta Angélica Kvie-czynski, da equipe Sadia/Pre-feitura de Toledo/Sesi, que in-tegra a Seleção Brasileira Indi-vidual nos Jogos Sul-Ameri-canos em Santiago, no Chile,está nas finais de arco e bola,cujas disputas serão realiza-das hoje (18). As competiçõesiniciaram no domingo (16).Angélica ficou na liderança noprimeiro dia, nos dois apare-lhos, com 15.850 pontos noarco e 15.717 na bola. NatáliaGaudio também assegurouvaga nas finais de arco e bola.

Apenas duas ginastas porpaís participam das finais poraparelho, que serão disputa-das a partir das 18h30 de hoje.Angélica e Natália, juntamen-te com Andressa Jardim eEmanuelle Lima, participa-ram ontem (17) da fase classi-ficatória de maças e fita. Asdisputas foram iniciadas às18h30 e encerradas às 20h30,seguida pela entrega de pre-miação por equipe e indivi-dual geral.

Sob o comando da técnicatoledana Anita Klemann, 16ginastas representantes do

Brasil, além de Argentina, Bo-lívia, Chile, Colômbia e Equa-dor participam dos Jogos Sul-Americanos. Na última edi-ção da competição, realizadaem 2010, na Colômbia, Angé-lica foi o maior destaque damodalidade, ao conquistar to-dos os ouros possíveis: porequipe, individual geral e nosquatro aparelhos.

A ginasta está confiante etreinou intensamente nos úl-timos dias. “As minhas ex-pectativas são as melhores.Estou treinando bastante eespero ir tão bem como nosjogos passados”, comentou.Também integram a delega-ção brasileira as árbitras Cé-lia Paes e Monika Queiroz.

PARTICIPAÇÃOENCERRADA

A Seleção de Ginástica Rít-mica de Conjunto finalizouno domingo sua participaçãona Copa do Mundo de Debre-cen, na Hungria, em duasfinais. Nos cinco pares demaças e nas três bolas e duasfitas, as brasileiras ficaram em6º lugar. Por equipe, o grupo

Divulgação

A n g é l i c a

t r e i n o u

bastante e

conquistou a

liderança da

competição no

domingo (16)

foi o 4º melhor.Nas maças, o Conjunto do

Brasil apresentou a nova sé-rie pela segunda vez e nova-mente chegou à final. As bra-sileiras conquistaram 14.450pontos, o que as deixou na 6ªcolocação. O 1º lugar foi deIsrael, com 16.967 pontos. Nasbolas e fitas, a nota foi de13.733, sendo o 1º lugar daChina, com 17.517 pontos.Por equipe, o país somou30.867 e ficou em 4º lugar.

A toledana Mayra Gma-ch, da Sadia/Prefeitura deToledo/Sesi, integrou os doisconjuntos. Agora ela e as de-mais ginastas que fazem par-te da equipe - Beatriz PominiFrancisco, Débora Falda, Eli-ane Sampaio, Francielly Pe-reira, Gabriela Ribeiro e Ga-brielle Silva - seguem para aAlemanha para mais uma eta-pa da Copa do Mundo, nopróximo final de semana. Oprojeto de Ginástica Rítmicade Toledo é uma parceira en-tre a Sadia, a Prefeitura deToledo e o Sesi, com o apoioda Itaipu Binacional e Uni-med Costa Oeste.

Leandrinho representaráo Brasil na Copa das Nações

Ala Leandrinho

competirá entre os

dias 27 e 30 em

Uberlândia,

no segundo torneio

do Brasil neste ano

Divulgação

Rondonenses faturam quatromedalhas de ouro no karatêCom disputas realizadas

no Ginásio de Esportes Tan-credo Neves, em Assis Cha-teaubriand, foram realizadasno último sábado (15) as dis-putas válidas pela 1ª Etapa doCircuito Paranaense de Kara-tê Interestilos. A competiçãoé realizada pela Federação Es-tadual de Karatê Interestilos eorganizada pela AssociaçãoConquista.

A etapa contou com a par-ticipação de 350 atletas de di-

versas associações e MarechalCândido Rondon foi repre-sentada pela equipe de karatêda Academia Liberdade, quelevou seis atletas, os quaisconquistaram quatro meda-lhas de ouro, duas medalhasde prata e duas medalhas debronze. Bianca Stein conquis-tou ouro em kumite e prataem kata; Jessyka Toledo Igle-zias levou a medalhe de ouroem kata e bronze em kumite;José Carlos Stein ouro em

kata e ouro em kumite; LuizSulzbach prata em kata; eNicolas Lange bronze em kata.O grupo foi formado aindapor Nikolas Felipe.

O professor Atílio Guiosiagradece aos atletas que re-presentaram o município emmais esse evento de nível esta-dual, aos árbitros André Fran-ciosi, Gladis Schneider e Pau-lo Marafon, e à SecretariaMunicipal de Esportes peloapoio à equipe.A Confederação Brasileira

de Futsal (CBFS) divulgou, naúltima sexta-feira (14), a lista deatletas convocados para defen-der a Seleção Brasileira de Fut-sal na Copa das Nações. Entreeles está o ala Leandro Gonçal-ves (Leandrinho), jogador daequipe Copagril/Sempre Vida/Marechal Cândido Rondon.

Esta não é a primeira vezque Leandrinho é convocadopela seleção. Ele inclusive já con-quistou um campeonato sul-americano e um intercontinen-tal defendendo as cores do Bra-sil, além de participar de quatrodesafios internacionais, um Tor-neio do Egito e um da Malásia.

A Copa das Nações será re-

alizada entre os dias 27 e 30 demarço, em Uberlândia (MG).Este é o segundo torneio oficialque o Brasil disputa neste anona modalidade de futsal.

Por outro lado, com o objeti-vo de se preparar para o Tor-neio dos Campeões, que acon-tece entre quinta-feira (20) edomingo (23), em Umuarama, aCopagril Futsal intensificou ostreinamentos. Ontem (17) osatletas participaram de muscu-lação na parte da manhã e trei-no com bola à tarde; para hoje(18) de manhã está programa-do treino com bola, enquantoamanhã (19) de manhã serárealizado exercício físico e trei-no com bola.

Atletas rondonenses com o professor Atílio Guiosi após o campeonato

Divulgação

Page 26: 03 18 2014

26 | O PRESENTE ESPORTES TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Juan minimiza disputa na zaga e mira recuperar ritmoINTER

Jogador estava afastado devido a dores na coxa direita e viu dupla Paulão e Ernando crescer

Após um mês afastado, Juanretornou ao time do Inter. Avolta aos gramados ocorreu nodomingo (16), na vitória de 1 a0 dos reservas sobre o Lajea-dense. O experiente zagueirode 35 anos estava com dores nacoxa direita e desfalcou a equi-pe em sete partidas. Com a re-cuperação, existe a dúvida seele retomará seu lugar no setordefensivo do time, ao lado dePaulão. Para que isso ocorra,porém, Ernando deve voltar aobanco de reservas.

Juan não quer se preocuparcom o tema. Para o jogador, nãohá disputa. Quem estiver me-lhor ganhará de Abel a vaga.“Não tem muita disputa entremim, Ernando e Paulão. Quemjogar vai estar bem. O maisimportante é suportar o jogointeiro. Ritmo de jogo a gentepega aos poucos”, apontou, após

Juan voltou ao time como capitão dos reservas

a partida que encerrou a faseclassificatória do Gauchão.

O último jogo do zagueirohavia sido contra o Caxias, nareabertura do Beira-Rio, no dia15 de fevereiro, quando o Colo-rado fez 4 a 0. A próxima opor-

tunidade pode ser no sábado(22), nas quartas de final doGauchão, diante do Cruzeiro-RS. O grupo de Abel Braga fol-gou ontem (17) e se reapresen-ta hoje (18), quando treina emdois turnos.

Romarinho é repreendido: "OCorinthians se desclassificou"

Grêmio vê Werley adaptado à tala na mão, mas alerta

O gerente de futebol EduGaspar foi escolhido pela as-sessoria de imprensa do Co-rinthians para conceder en-trevista coletiva, ontem (17),no CT. E a escolha não foipor acaso, afinal, há muitoo que se explicar depois deuma eliminação precoce noCampeonato Paulista.

De cara, o ex-jogador fezquestão de repudiar as de-clarações de Romarinho e asinsinuações de Mano Mene-zes. Deixando claro que fa-lava em nome do clube, EduGaspar rechaçou a culpa doSão Paulo na eliminação al-vinegra, repudiando umapossível facilitação do rivalao Ituano.

Questionado se os co-mandados de Muricy Rama-lho entregaram o jogo, res-pondeu: “Não! Eu digo quenão vamos envolver umacoisa com a outra, a desclas-sificação foi culpa do próprioCorinthians. Agora é saberonde erramos que, para nós,está claro. Os problemas fo-ram as quatro derrotas con-secutivas, deveríamos estarclassificados e não estar bri-gando para estar vivo parauma possível classificação. Éassumir e saber onde erra-mos para não acontecer de

novo”, afirmou. “Hoje estouaqui para representar a to-dos, vim falar pelo clube, apósa reunião que tivemos”, com-pletou Gaspar.

Na sequência, pergun-tado sobre a ênfase que deuno momento de falar "não",o gerente de futebol voltoua dizer que a culpa foi dopróprio clube. “Quanto aoRomarinho e ao Mano, eujá tive lá dentro (como jo-gador) e sei o que é falar nocalor da partida, sabendoda não classificação. Pegavocê ali no pé do campo, nocalor do jogo, é normal fa-lar no calor e o Mano damesma forma”, lembrou.“Obviamente não estavanos planos não estar classi-ficados, tínhamos esse ob-jetivo, mas infelizmente nãoconseguimos. Temos cons-ciência de que o Corinthi-ans, independentemente daimportância da competição,da modalidade, da idade,tem de entrar para ganhar.Vamos tentar reajustar al-gumas coisas para a Copado Brasil e para o Brasilei-ro”, completou.

O Corinthians volta acampo amanhã (19) pelaCopa do Brasil, contra oBahia de Feira de Santana.

A julgar pelos últimos trei-namentos do Grêmio, Werleyestará presente no confronto deamanhã (19) diante do Newell’sOld Boys, pela Libertadores.Acontece que o zagueiro, que serecupera de lesão em um osso(quarto metacarpo) da mão es-querda, terá de atuar com umaproteção no local. E isso depen-de da autorização do árbitro.

O objeto já vem sendo uti-lizado pelo jogador nos traba-lhos no Olímpico. Segundo omédico Márcio Bolzoni, o clu-be está confiante de que a talaserá autorizada. Só é possívelter certeza, porém, nos minu-tos que antecedem a partida.

Em 2012, por exemplo, o late-ral esquerdo Anderson Piconão pôde atuar com o mesmoauxílio no punho esquerdo, empartida diante do Millonari-os, pela Sul-Americana, queterminou com vitória dos es-trangeiros por 3 a 1. Curiosa-mente, o árbitro é o mesmo, oequatoriano Carlos Vera.

“Estamos apreensivos coma possibilidade de o árbitro to-mar a decisão dele poder ou nãojogar com essa órtese. Essa éuma decisão pessoal do árbi-tro. Nós acreditamos que, coma proteção que podemos dar,com o acolchoamento dessatala, ele possa jogar. Essa deci-

são é só na hora do jogo. Com oAnderson Pico, tivemos a pre-sença do quarto árbitro no ves-tiário, mostramos e ele concor-dou, disse que não havia pro-blema nenhum. E, quando en-tramos em campo, o juiz man-dou tirar. Então pode haver dis-cordância entre eles também”,explica Bolzoni.

Além de Werley, outro joga-dor do setor defensivo chegou apreocupar. Rhodolfo deixou otrabalho mais cedo no domin-go (16), com dores no joelho es-querdo. A dupla, porém, parti-cipou normalmente do exercí-cio de ontem (17), o último antesda viagem para a Argentina.

Após derrotas, Botafogotem decisão na Libertadores

Vindo de três derrotas con-secutivas na última semana eeliminado do CampeonatoCarioca, o Botafogo tem umapartida decisiva contra o In-dependiente del Valle, às 22horas de hoje (18), no Maraca-nã. Líder do Grupo 2 da Liber-tadores, com quatro pontos, oGlorioso precisa urgentemen-te vencer para não se compli-car na tabela e, eventualmen-te, na classificação para a pró-xima fase da competição.

Isso porque, mesmo em pri-

meiro do grupo, o Glorioso estáapenas um ponto acima doUnión Española, último coloca-do. Em caso de nova derrota,por exemplo, o alvinegro seriapelo menos o terceiro. Por outrolado, em caso de vitória, o timeencaminha a classificação paraas oitavas de final do torneiosul-americano.

O resultado positivo tam-bém é importante para acal-mar os ânimos. No último sá-bado (15), o técnico EduardoHungaro se indispôs com um

grupo de torcedores na derro-ta sofrida diante do Boavista,por 2 a 1, em Bacaxá. Paravoltar a vencer o quanto an-tes, o comandante alvinegropede para os jogadores levan-tarem a cabeça. “No futebol ébom se habituar com vitórias.Mas temos de levantar a cabe-ça. Vou precisar desses joga-dores. Eles têm valor e estãomuito chateados”, disse o trei-nador, referindo-se aos atle-tas que participaram da der-rota no sábado.

Alexandre Lops/Inter

Page 27: 03 18 2014

O PRESENTE | 27TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 ESPORTES

Alex e Rosinei ficam de fora e não enfrentam o NacionalLateral esquerdo sofreu pancada no rosto contra o Boa, enquanto volante deixou o jogo com dores musculares

ATLÉTICO-MG

O técnico Paulo Autuoriorientou um treino táticocom a equipe do Atlético-MG que encara o Nacional-PAR, amanhã (19), no Inde-pendência. O meia Dátolo per-manecerá na lateral esquer-da, já que Alex Silva, quepoderia sacar o argentino dotime, terá que ficar sem prati-car atividades físicas por 48horas. Contra o Boa Esporte,ele deixou o campo desacor-dado por conta de uma en-trada dura de Wander.

Na atividade, Autuoricomandou primeiramenteum treino de posicionamen-to, seguido de um ataquecontra a defesa. Além do jo-vem Alex Silva, o volanteRosinei será outro que fica-rá de fora do banco de reser-vas contra os paraguaios.Com dores na coxa esquer-da, o jogador passaria porexames na noite de ontem(17) para saber quanto tem-

Fernando Martins

Jogadores do Atlético-MG treinaram na Cidade do Galo

po ficará fora dos gramados.

ALTERAÇÃOA Conmebol alterou a data

e o horário do jogo do Atléti-co-MG contra o Santa Fé, daColômbia, válido pela 5ª ro-

dada da fase de grupos daCopa Libertadores. Inicial-mente, a partida no EstádioEl Campín, em Bogotá, seriano dia 1º de abril, às 23h15.Mas a entidade máxima dofutebol sul-americano passou

a partida para o dia 03 deabril, às 23 horas. Com setepontos, o Galo lidera o Gru-po 4 da competição. Já a equi-pe colombiana soma três pon-tos em três jogos e está naterceira posição.

Nico Rosbergvence primeiracorrida daFórmula 1

Um final de semana perfei-to para Nico Rosberg. É assimque pode ser definida a estreiada temporada 2014 da Fórmu-la 1 para o piloto alemão daMercedes, que conquistou avitória no Grande Prêmio daAustrália, no domingo (16).Rosberg largou em 4º e, naprimeira curva, desbancou Ha-milton e Ricciardo e assumiu aliderança da prova, vencendode ponta a ponta.

O piloto liderou um dos trêstreinos livres do GP, perdendoum deles para seu companheirode equipe, Lewis Hamilton, que,mesmo largando na pole, viu seumotor Mercedes perder rendimen-to e abandonou a corrida na quar-ta volta, a fim de não causar maisavarias no componente.

Felipe Massa, da Williams,foi atingido no início da corridae abandonou a prova. O próxi-mo GP acontecerá dia 30, nocircuito de Sepang, na Malásia.

O Atlético-PR fará treinos atéamanhã (19), um dia antes da par-tida contra o Universitario, às 17h30na Vila Capanema, pela 4ª rodadada Copa Libertadores. A boa notíciapara o treinador Miguel Ángel Por-tugal é o retorno do meia Zezinho, queapós cumprir punição de três parti-das está apto para jogar.

A volta dá um nó na cabeça dotreinador, que agora conta com noveopções para o meio. Além de Zezi-nho, que pode ser opção para mar-cação e criação, o comandante atle-ticano conta com os volantes Deivid,João Paulo, Paulinho Dias e Otávioe com os meias de criação FranMérida, Felilpe, Marcos Guilhermee Mirabaje. O Furacão é o terceirocolocado no Grupo 1, com seis pon-tos. É a mesma pontuação do líderThe Strongest e do segundo, VelezSarsfield. Perde no saldo de gols.

Zezinho voltade punição e viraopção no meiodo Atlético-PR

Fórum vai debater Carioca com 12 clubes na 2ª faseEm meio a tantas cobranças,

o presidente da Federação deFutebol do Estado do Rio de Ja-neiro, Rubens Lopes, anunciouontem (17) a criação de um fó-rum para discutir nos próximosmeses a viabilidade de o Campe-onato Carioca ter 12 clubes numasegunda fase, na qual entrariamos quatro grandes, a partir de2016. A ideia é reduzir o númerode datas para ampliar o períodode pré-temporada e também

qualificar mais a competição.O evento contou com a pre-

sença do presidente do Botafo-go, Mauricio Assumpção, e dovice geral do Vasco, AntônioPeralta. Flamengo e Fluminen-se não mandaram representan-tes. A dupla, além do Cruz-Maltino, divulgou um docu-mento em que repudiava a ree-leição de Rubens Lopes, consu-mada na semana passada empleito com chapa única.

O comandante da Ferj evi-tou garantir mudanças e optoupela cautela no discurso. “Nãodisse que vou diminuir (o nú-mero de clubes). A segunda faseteria 12. É uma sugestão que vaiser levada a este fórum de deba-tes. Se isso for um caminho,vamos ver a forma que será im-plementado. Muito se fala, mui-to se acha, mas a Federação jávinha amadurecendo umaideia, um projeto e vamos colo-

car em prática com esse fórumsobre o nosso futebol”, disse.

Desde 2010, o torneio contacom 16 equipes, sendo 12 consi-deradas pequenas no cenárioestadual. A justificativa é ofere-cer a possibilidade de estes clu-bes obterem mais recursos comcotas de TV e patrocinadorespor causa da visibilidade. Com onovo projeto, estes 12 lutariampor oito vagas numa primeirafase, entre dezembro e janeiro.

Relator do Proforte cobra CBF e convida Bom SensoLogo após a proposta do

Bom Senso para o fair play fi-nanceiro, que visa regulamen-tar os gastos dos clubes paraque eles não superem suas re-ceitas, o palco do auditório ondese realizou o seminário organi-zado pelo Bom Senso, ontem(17), em São Paulo, ganhou arespolíticos. O deputado federal

Otávio Leite, relator do Projetode Fortalecimento dos EsportesOlímpicos (Proforte), discursouem favor do projeto.

O Proforte também temcomo um dos princípios o refi-nanciamento das dívidas dosclubes para com o governo. Ovalor atual estimado é de R$ 5bilhões, a maior parte relativa

a débitos com o INSS e a ReceitaFederal. Pelo projeto, isso seriapago em 20 anos, com a maiorparcela destinada a bolsas aatletas e investimento em in-fraestrutura. O benefício se es-tenderia a entidades do espor-te olímpico.

Leite cobrou da Confedera-ção Brasileira de Futebol (CBF)

um auxílio maior aos clubes econvidou os integrantes doBom Senso F.C. a participaremde audiência pública no plená-rio da Câmara dos Deputados,no dia 02 de abril. Além dosrepresentantes do Bom Senso,a audiência deverá ter a pre-sença do presidente do Coriti-ba, Vilson Ribeiro de Andrade.

Leandro Totti domina de ponta a ponta na Fórmula TruckLeandro Totti começou com

o pé direito a temporada 2014da Fórmula Truck. O piloto daMAN Latin America, que lar-gou na primeira posição, lide-rou a corrida de ponta a pontae sagrou-se o vencedor da eta-

pa de Caruaru, Pernambuco, aprimeira do ano, no domingo(16). A prova no Autódromo In-ternacional Ayrton Senna rece-beu cerca de 40 mil pessoas.

Campeão de 2012 da catego-ria, Totti completou as 29 voltas

em 1h01m22s152, com cami-nhão Volkswagen Constellati-on, e vantagem de mais de 13segundos para o segundo colo-cado. O pódio da etapa foi preen-chido por Roberval Andrade, doCorinthians, com caminhão Sca-

nia, e Geraldo Piquet, do San-tos, com caminhão Mercedes.Por ter corrido a pole positione vencido a corrida, Totti so-mou 32 pontos na tabela e li-dera o campeonato. Andradefez 23 pontos e Piquet 18.

Page 28: 03 18 2014

28 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Governador confirma presença em evento da LarINAUGURAÇÃO

Beto Richa estará em Medianeira amanhã (19) para inauguração do novo centro administrativo da cooperativa

O ponto alto das comemo-rações dos 50 anos da Coope-rativa Lar, que projeta umfaturamento bruto de R$ 3bilhões para 2014, aconteceamanhã (19), com a inaugu-ração de um moderno centroadministrativo, com seis milmetros quadrados de áreaconstruída, localizado às mar-gens da BR-277, em Media-neira, em solenidade que seráprestigiada pelo governadorBeto Richa. “A nova sede daempresa é uma resposta àsnecessidades ditadas peloconstante crescimento”, en-fatiza o diretor-presidente Iri-neo da Costa Rodrigues.

Além da visita do gover-nador, a programação de ani-versário da Lar conta comoutras importantes persona-lidades. Hoje (18) um grandeevento está marcado paraacontecer em Missal, com umshow do cantor Leonardo, às21 horas, momento em queserá sorteada mais uma cami-nhonete Hilux da Campanhade Vendas Lar 50 anos. Aindaem Missal, hoje também seráinaugurado um monumentoalusivo à fundação do muni-cípio e da Cooperativa Lar,

Novo centro administrativo conta com monumentos e placas em homenagem a pioneiros

com homenagem a Nossa Se-nhora da Conceição, que é aSanta Padroeira da cidade, às09 horas, seguida de missa.

Em Medianeira há paralela-mente outra programação, quecomeça com almoço no refeitó-rio do novo centro administra-tivo, com a presença de associ-ados fundadores ou seus re-presentantes. Depois será inau-gurado o Bosque dos Pionei-ros e uma estátua em homena-gem à família associada e ao

quadro de funcionários. Asatividades continuam cominauguração de placa em ho-menagem aos associados fun-dadores, no hall de entrada donovo centro administrativo, ede placa em homenagem aospresidentes da CooperativaLar. Tem ainda visita panorâ-mica ao novo Centro Admi-nistrativo e coquetel festivo.

MICHEL TELÓAmanhã, além do gover-

Paraná vaisediar feirade proteínaanimal

O Paraná vai sediar no mêsde março a Tecno Food Brazil,Feira Internacional de Proteí-na Animal, com inovações tec-nológicas para as indústriasde carne e leite. O evento,realizado entre 25 e 27 demarço, juntamente com aMercoláctea Milk Fair, deveatrair cerca de oito mil pessoasao Expotrade Convention Cen-ter, em Pinhais, na Região Me-tropolitana de Curitiba.

A Tecno Food Brazil seráuma oportunidade para os pe-quenos e médios empresáriosencontrarem no Brasil um co-nhecimento disponível no ex-terior, mas sem gastar paraisso. “Haverá uma reviravoltana pequena e na média indús-tria frigorífica ou de laticínios,cujos dirigentes não precisarãomais viajar para outros paísespara acessar inovações e conhe-cimentos, já que estarão dispo-níveis aqui”, disse o diretor-presidente da Agência de Defe-sa Agropecuária (Adapar),Inácio Kroetz. Ele explica queo Paraná foi escolhido parasediar a feira em função daspotencialidades do Estado.

Paralelamente, serão rea-lizados outros dois eventos -o Seminário Internacional deCiência, Tecnologia e Inova-ções para a Indústria da Car-ne, em 26 e 27 de março, e oSeminário Internacional paraa Indústria Láctea, nos dias25, 26 e 27 de março. A pro-gramação inclui palestras téc-nicas com especialistas reno-mados no mundo sobre prote-ína animal e produtos lácte-os, todas com tradução si-multânea.

Durante a feira, a Adaparvai promover a reunião doComitê Estadual de Sanida-de Avícola (Coesa) e tambémparticipará da reunião doFórum Nacional dos Execu-tores de Sanidade Agropecu-ária (Fonesa).

Carne de frango: Paraná responde porquase 30% das exportações brasileiras

O Paraná respondeu por29,18% do faturamento dasexportações brasileiras de car-

ne de frango neste primeirobimestre de 2014, enquantoque em janeiro e fevereiro de

2013 o Estado tinha partici-pação de 25,48%. Os resulta-dos indicam que o setor seguefirme em seu ritmo de retoma-da do crescimento.

De acordo com os núme-ros da Secretaria de ComércioExterior (Secex), vinculadaao Ministério de Desenvolvi-mento, Indústria e ComércioExterior (MDIC), o fatura-mento das exportações alcan-çou US$ 159.158.071 fatura-dos em fevereiro e um acu-mulado de US$ 324.007.841faturados nos dois primeirosmeses do ano, uma alta de4,3% ante ao mesmo períodode 2013, quando o estado fa-turou US$ 310.454.479.

Já o volume registrou cres-cimento de 13%, com 89,31mil toneladas em fevereiro eum acumulado de 183,34 miltoneladas no primeiro bimes-tre deste ano, contra 162,07mil toneladas exportadas em

janeiro e fevereiro de 2013.Os resultados de abate, se-

gundo o Sindicato das In-dústrias de Produtos Avíco-las do Estado do Paraná (Sin-diavipar), também seguemfortes, com 126 milhões decabeças abatidas em fevereiroe 258,52 milhões no períododo primeiro bimestre de 2014,alta de 9,4% em relação aos236,30 milhões de aves abati-das no primeiro bimestre doano passado.

Para o presidente do Sindi-avipar, Domingos Martins, osnúmeros mostram que o Esta-do segue em sua trajetória derecuperação, com um cresci-mento gradual e responsável.“O Paraná conseguiu bons re-sultados mesmo em um mêscom menos dias úteis que ja-neiro. Isso é fruto do trabalhode retomada e crescimento sus-tentável que temos consolida-do no Estado”, afirma.

nador Beto Richa, é muitoesperada a visita do cantormedianeirense Michel Telóna Praça Municipal ÂngeloDarolt, onde ele fará umshow, às 21 horas. Duranteo evento acontece o sorteiode mais uma caminhoneteHilux da campanha de ven-das da Lar. Contudo, a pro-gramação inicia mais cedo,às 17 horas, com a inaugu-ração do centro administra-tivo da cooperativa.

Divulgação

Page 29: 03 18 2014

O PRESENTE | 29TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 AGRONEGÓCIO

Reforço do Plano Agrícola e Pecuário é prioridade de GellerNOVO MINISTRO

Além de ampliar o volume de recursos e abrangência dessas modalidades,Geller pretende dar atenção especial a culturas de maior risco

Empossado pela presidentaDilma Rousseff, ontem (17), noPalácio do Planalto, o minis-tro da Agricultura, Pecuária eAbastecimento, Neri Geller,afirmou que o reforço ao PlanoAgrícola e Pecuário para a sa-fra 2014/15 está entre as prio-ridades na gestão à frente dapasta. “Reconheço os avançosdo governo no plano atual eacredito que ainda há espaçopara desenvolver algumasmodalidades, como o Progra-ma de Subvenção ao Prêmiodo Seguro Rural. Além disso, épreciso reforçar a Política deGarantia de Preços Mínimos.Vou tratar destes temas comoprioritários junto à equipeeconômica”, destaca Geller.

Além de ampliar o volumede recursos e abrangência des-sas modalidades, Geller pre-tende dar atenção especial a

Neri Geller tomou posse junto com outros quatro ministros

culturas de maior risco, comouva e laranja.

O novo ministro é natural domunicípio de Selbach, no RioGrande do Sul, mas foi em Lucasdo Rio Verde (MT) que construiua carreira profissional e políti-ca. “Lucas ainda era um assen-tamento rural quando cheguei,em 1984, aos 15 anos, para tra-balhar. Lá dirigi trator, cami-nhão, fui frentista e gerente deposto de gasolina. Tive uma lon-ga trajetória até me tornar umprodutor rural”, relembra.

Atualmente, desenvolve ati-vidade de plantio e comerciali-zação de grãos, como soja e mi-lho, em sua propriedade. Tam-bém tem empresa no setor decombustíveis e foi vice-presi-dente da Associação dos Produ-tores de Soja e Milho do Estadodo Mato Grosso (Aprosoja), alémde deputado federal em 2007 e

2011. Exerceu, ainda, mandatode vereador em Lucas do RioVerde (1996 e reeleito em 2000).

Antes de assumir a pasta daAgricultura, esteve à frente daSecretaria de Política Agrícolado Ministério desde janeiro doano passado, quando participou

Unioeste renova convênios com municípios para análise de soloA administração do cam-

pus de Marechal CândidoRondon da Universidade Es-

tadual do Oeste do Paraná(Unioeste), prefeitos e re-presentantes de municípios

da região Oeste assinaram,na última sexta-feira (14),renovações de convênios decooperação técnica científicae financeira para análise desolo rural. Os convênios, as-sinados no campus rondo-nense beneficiam dez muni-cípios da região, entre elesMarechal Cândido Rondon.

Os convênios são resulta-do da busca de maior intera-ção com a comunidade agro-pecuária e envolvem as pre-feituras e o Laboratório deQuímica Ambiental e Instru-mental do campus, coorde-nado pelo professor doutorAffonso Celso Gonçalves Ju-nior. O laboratório iniciou as

ativamente da elaboração doatual Plano Agrícola e Pecuárioe trabalhou na aprovação da li-beração de variedades de sojatransgênica por parte da China.

Geller ainda esteve à frentede medidas de apoio aos produ-tores, em 2013, como dos lança-

atividades ainda em 1999 aten-dendo toda a comunidadeagropecuária da região Oestedo Paraná, sendo que a par-ceria por meio destes convê-nios já vem sendo renovadahá mais de uma década. Osagricultores interessados emrealizar análise de solos de-vem procurar as secretariasde Agricultura de seus muni-cípios para receber as infor-mações e materiais necessári-os para a coleta do solo.

Durante a solenidade, odiretor geral de campus, pro-fessor Paulo José Koling, fezuma rápida explanação dosprojetos e obras em anda-mento na Unioeste de Mare-

chal Rondon e destacou aparticipação dos municípiosnas questões que envolvema Universidade e o campusespecificamente.

O prefeito rondonenseMoacir Froehlich destacou aimportância desta parceria eo papel fundamental da uni-versidade para o município.“O campus local é referênciaem várias questões, como oLaboratório de QuímicaAmbiental e Instrumental docampus. A parceria foi re-novada novamente, pois be-neficia com um trabalho dealta qualidade grande nú-mero de agricultores do mu-nicípio”, afirmou.

mentos de Contratos de Opçãode Venda de milho (quando fo-ram adquiridos 2,08 milhões detoneladas pelo governo) e lei-lões de Prêmio Equalizador Pagoao Produtor Rural (Pepro) - comcomercialização de 8,8 milhõesde toneladas do cereal.

Marcelo Camargo/ABr

Prefeito de Marechal Rondon, Moacir Froehlich, juntamente com o

secretário de Agricultura, Hilário Gauer, e demais colaboradores da pasta,

assinaram o convênio na presença do diretor-geral de campus, Paulo

José Koling, e do coordenador do Laboratório de Química Ambiental e

Instrumental do campus, professor doutor Affonso Celso Gonçalves Junior

Roges Freitag

Page 30: 03 18 2014

30 | O PRESENTE POLICIAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

PM fecha mais dois pontos de venda de drogasUm menor de idade foi apreendido e uma mulher foi presa; mais de 300 pedras de crack foram retiradas de circulação

TOLEDO

Subiu para 16 o númerode residências usadas para otráfico de drogas que foramfechadas neste ano pela Polí-cia Militar em Toledo. Asações, de acordo com a PM,têm acontecido por conta dasdenúncias que a populaçãofaz. As últimas duas casasforam descobertas durante ofim de semana.

Na sexta-feira (14), porvolta 21 horas, uma equipedo Serviço Reservado do 19ºBatalhão de Polícia Militarestava monitorando uma re-sidência na Rua Monteiro Lo-bato, no Jardim Europa, pelofato de que havia denúnciasde que o local seria um pontode tráfico. Em dado momen-to chegou ao local um jovemconduzindo uma motocicle-ta. Ao ser dada voz de abor-dagem, o suspeito reagiu, dis-parando três tiros contra a

equipe policial e fugindo a péem seguida.

Os policiais efetuaram doisdisparos e solicitaram apoiode outras equipes. Os policiaisentraram no imóvel, onde osuspeito residia com sua mãe,de 47 anos. No local foramencontradas duas pedrasgrandes de crack, pesando32,5 gramas, que renderiamem torno de 200 pedras dadroga. Foram encontradasainda outras 63 pedras, envol-tas em papel alumínio, pron-tas para venda. Na ocasião foidetida a mãe do suspeito. Orapaz que atirou contra a po-lícia ainda não foi localizado.

Já no sábado (15), por vol-ta das 19 horas, os policiaisintegrantes da Ronda Osten-siva Tático Móvel (Rotam),em patrulhamento pela VilaPaulista, foram abordadospor pessoas que relataram que

na Rua dos Eucaliptos umadolescente de 17 anos estariacomercializando drogas.

A equipe fez um brevemonitoramento e avistou pes-soas chegando e saindo rapi-damente do local - movimen-to típico do tráfico. Em deter-minado momento o adoles-cente deixou a residência e foiabordado na rua. Ao ser ques-tionado sobre ser traficante,disse que estaria comerci-alizando drogas e que teriaadquirido o entorpecente emCascavel.

ARMADurante buscas pela mora-

dia do menor foram localiza-das 40 pedras de crack. Dentrode uma caixa de som foi loca-lizado um revólver calibre 22,municiado com dois cartu-chos. Com o adolescente foiapreendida a quantia de R$ 84.

Material encontrado nas residências usadas para o crime

Divulgação/PM

Detido, drogas e demaisobjetos apreendidos foramencaminhados à Polícia Ci-vil. “Sempre é importantelembrar que a ação policial

obteve sucesso graças às de-nuncias recebidas atravésdos telefones 181 Narcode-núncia e 190”, destaca o po-licial Eduardo Barazetti.

PM intensificafiscalizaçãode trânsito

Cerca de 150 veícu-los foram abordados nodomingo (16) duranteuma operação de fisca-lização de trânsito, re-alizada das 17 às 23 ho-ras pela Polícia Mili-tar em Toledo. Inte-grantes do Grupo deOperações de Trânsito(Gotran) e da RondaOstensiva Tático Mó-vel (Rotam), ligadas ao19º Batalhão, se posi-cionaram na Rua 13 deAbril, próximo Parquedo Povo, e na Rua Ra-imundo Leonardi, noLago Municipal.

Durante a ação fo-ram abordados 148 veí-culos. Doze deles foramapreendidos por apre-sentarem irregularida-des. Uma Carteira Na-cional de Habilitaçãofoi recolhida e 29 noti-ficações de trânsito fo-ram lavradas. Outrasoperações serão realiza-das em outros pontosda cidade, de acordocom prévio planeja-mento por parte do Co-mando da Unidade.

PF apreende 777 quilos de maconhaA Polícia Federal apre-

endeu ontem (17) 777 qui-los de maconha e um veícu-lo em uma residência nomunicípio de Santa Terezi-nha de Itaipu. Uma mulherde 65 anos foi presa.

A ação aconteceu por vol-ta do meio-dia, quando poli-ciais federais receberam in-formações de que um imóvelera utilizado como depósitode drogas. Os agentes se des-

locaram até o local para averi-guar e, após a abordagem,constataram que não haviadrogas no interior da casa.

No entanto, na varandahavia um veículo carregadocom o entorpecente, motivopelo qual a moradora foipresa em flagrante. A presa,o automóvel e a droga fo-ram encaminhados à Dele-gacia de Polícia Federal emFoz do Iguaçu.

Divulgação/PF

C a r r o

c a r r e g a d o

com a

m a c o n h a

estava na

varanda do

i m ó v e l

PRESENÇA NA FESTA DO CUPIMDivulgação/BPFron

Policiais militares do

Batalhão de Polícia

de Fronteira (BPFron)

estiveram presentes

na Festa Nacional do

Cupim Assado, em

Pato Bragado, que

começou na última

sexta-feira (14) e

encerrou no domingo

(16). Na

oportunidade, eles

realizaram

policiamento

preventivo com o

objetivo de manter a

ordem e preservar a

segurança dos

participantes e

visitantes do evento.

De acordo com o

Batalhão, nenhuma

situação de

relevância foi

identificada durante

a festa.

Page 31: 03 18 2014

O PRESENTE | 31TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 POLICIAL

Polícia Federal faz grande apreensão de cocaína e crackCerca de 40 quilos de cocaína e 20 de crack foram descobertos em uma residência

TRÁFICO INTERNACIONAL

A Polícia Federal em Foz doIguaçu fez uma grande apre-ensão de drogas no sábado (15),no Bairro Vila C Nova. Aproxi-madamente 40 quilos de cocaí-na e 20 quilos de crack foramencontrados em um veículo, emuma residência onde estavamcinco homens, que foram presos,e um menor, de 14 anos, apreendi-do. Um dos detidos é paraguaio.

A ação aconteceu por voltadas 17h30, quando policiais fe-derais receberam informaçõesde que um imóvel estaria sendoutilizado como depósito de dro-gas. No momento da aborda-gem, os policiais encontraramtabletes de cocaína no interiorda residência e tabletes de crackdentro de um veículo. Outrosdois carros que estavam no local

Droga trazida do Paraguai seria vendida no Brasil

também foram apreendidos,uma vez que um deles continhaum fundo falso no assoalho eteria sido usado para transpor-tar a droga do Paraguai até oimóvel naquela mesma tarde.

Os cinco homens que esta-vam na residência, com ida-

des entre 19 e 31 anos, forampresos em flagrante. Com adroga e os veículos, eles fo-ram encaminhados à Delega-cia de Polícia Federal em Fozdo Iguaçu. O menor foi enca-minhado à Delegacia Especi-alizada do Adolescente.

Divulgação/PF

Preso acusado de tentarmatar jovem a facadas

A Polícia Militar de SantaHelena prendeu um homemacusado de tentativa de ho-micídio. O crime foi registra-do por volta das 02 horas dedomingo (16) em um bar, naRua Vereador José Biesdorf.De acordo com a vítima, o ex-marido de sua filha teria lheagredido. Segundo a mulher,ela teria tentado separar umabriga entre a filha e o ex-ma-rido, momento em que o ra-paz agrediu-a com dois so-cos no rosto.

Um primo da vítima tam-bém teria sido agredido pelorapaz, que estaria descontro-

lado. Temendo por sua inte-gridade física, a jovem, ex-mulher do agressor, pediucarona a um conhecido, queacabou sendo esfaqueado nopeito e no braço esquerdo.

O homem esfaqueado foiencaminhado por testemu-nhas para atendimento médi-co. O agressor fugiu, mas foiencontrado pouco tempo de-pois na Avenida Brasil, em fren-te à casa da ex-mulher, onde eleestaria a ameaçando com umafaca. O rapaz foi preso e enca-minhado com a faca para aDelegacia de Polícia Civil emSanta Helena.

Rapaz foi encontrado depois da tentativa

de homicídio em frente à casa da ex-mulher

Supostamente bêbado, homem causa acidente com morteUm acidente envolvendo um

veículo Gol e um Hyundai foiregistrado por volta das 02h30de domingo (16), em frente a umposto de combustíveis no Bair-ro Ipê, em Medianeira, às mar-gens da BR-277. Uma pessoamorreu. O culpado estaria em-briagado no momento da coli-são, que fez com que o veículo davítima capotasse.

O Hyundai estaria trafegan-do em alta velocidade e teriaentrado no pátio do posto, mo-mento em que atingiu o Gol, quesaía do local. Com a força dabatida, o Gol acabou sendoarremessado e capotou, paran-do a mais de 15 metros de dis-tância do local da colisão. NoGol estavam cinco ocupantes -três mulheres, que foram socor-ridas e encaminhadas ao Hos-pital e Maternidade Nossa Se-nhora da Luz, com ferimentos,porém sem risco a vida -, alémde um homem de 38 anos, que

Bafômetro acusou 0,89 miligramas de álcool por

litro de ar no teste feito no motorista do utilitário

ACIDENTE EM SÃO MIGUELDivulgação

Um violento acidente de trânsito foi registrado pela Polícia

Rodoviária Estadual (PRE) do Posto de Santa Helena no último fim

de semana. A ocorrência aconteceu na PR-497, trecho que liga São

Miguel do Iguaçu a Missal. De acordo com informações da PRE, um

Santana com placas de Medianeira transitava sentido São Miguel a

Missal. Próximo a São Miguel, o condutor, de 21 anos de idade,

perdeu o controle do veículo e bateu violentamente contra uma

árvore. O carro capotou diversas vezes após a batida, mas o

motorista já havia sido ejetado, o que provavelmente salvou sua

vida. Ele teve apenas ferimentos leves.

Três colisões deixam feridos em Marechal RondonUm acidente de trânsito

aconteceu por volta das 09 ho-ras de ontem (17), no centro deMarechal Cândido Rondon. Acolisão entre uma Honda Biz eum Corsa, ambos com placas deMarechal, deixou um jovem fe-rido. Segundo informações docondutor do Corsa, o motoci-clista seguia pela Rua Ceará e oCorsa trafegava pela Rua JoséBonifácio. No cruzamento dasvias houve o choque. O rapazque estava na motoneta sofreuferimentos leves, foi socorridopela equipe do Corpo de Bom-beiros e encaminhado para aten-dimento no Hospital Rondon.

Outro acidente aconteceupor volta das 17 horas, no cru-

foi socorrido em estado grave elevado para um hospital de Fozdo Iguaçu, e o condutor, ValmirRodrigues, de 48 anos, que mor-reu no local.

No utilitário estavam trêsocupantes, que sofreram feri-

mentos leves. O condutor aca-bou detido pela Polícia Militare levado ao Batalhão da PolíciaMilitar (PM) para fazer o testedo bafômetro, que acusou 0,89miligramas de álcool por litrode ar. Ele continua preso.

zamento da Avenida Rio Gran-de do Sul com a Rua Indepen-dência, no centro da cidade. Oacidente envolveu um ciclista eum Honda Civic com placas deCianorte. Segundo informaçõesdo condutor do veículo, ele se-guia pela avenida em direçãoao centro da cidade e o ciclista,que seguia pela Rua Indepen-dência, teria atravessado a ave-nida e colidido com o automó-vel. Bertoldo Hiter, de 70 anos,teve ferimentos pelo corpo, foisocorrido pelo Corpo de Bom-beiros e encaminhado paraatendimento médico na Unida-de de Saúde 24 Horas.

Outro acidente nas vias ron-donenses aconteceu por volta das

16 horas de domingo (16), na BR-163.Um Uno com placas de MarechalRondon e um Prêmio com placasde Entre Rios do Oeste colidiramno trevo da AACC. Conforme aPolícia Rodoviária Federal (PRF),o Prêmio seguia pela rodovia nosentido a Guaíra enquanto que oUno se deslocava do Jardim Pri-mavera. No trevo, o Uno teriacortado a frente do Prêmio aoatravessar a BR. O motorista euma mulher que estavam no Unoacabaram se ferindo. Eles foramsocorridos pela equipe do Corpode Bombeiros e encaminhadospara atendimento médico. Nocarro estava ainda uma bebê,que não ficou ferida. Ela estavapresa à cadeirinha.

Correio do Lago

Page 32: 03 18 2014

Classificados na internet: www.opresente.com.br TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 201432 | O PRESENTE

APARTAMENTO, vendo,120 m², suíte, 2 quartos, pis-cina, área de festas, garagem,Ed. Monte Carlo, em frenteao Ruzza, R$ 290.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

APARTAMENTOS, ven-do, novos, em construção,com 2 e 3 quartos, R. RioGrande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, ótima lo-calização,76 e 86 m², vagana garagem, valores e con-dições especiais de lança-mento. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

ARRENDA-SE FAZENDAno Mato Grosso, documen-tada, área total de 1.750 hec-tares para plantio, com casanova e barracão para maqui-nário, fornece anuencia totale 2 anos de carencia, em SãoJosé do Xingu - MT, arrenda-mento no 3º ano 6 sacas desoja por hectare. Tr.(45)9991-5266 com Darlei.

CASA, vendo, 100 m², al-venaria, 3 quartos, área defestas, terreno de 700 m²,Bairro Ana Paula, R$220.000,00. Tr. (45)9815-8023 ou 9921-9844 comImobiliária Bom Negócio.Creci J-05266.

CASA, vendo, 100 m²,com edícula de 68 m², ter-reno 13x34,50, documentosprontos para financiamento,R$ 265.000,00, preço deocasião. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 106 m², 2quartos, suíte, 2 garagens,na Rua Américo Vespucio6362, Lot. Laureth, valor acombinar. Tr. (45)3254-0477ou 9931-9908 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, 110m², al-venaria, anexo barracão de68m², de esquina, ideal p/comércio, próx. ao Posto deSaúde do Bairro São Lucas,em MCR, R$ 210.000,00.Tr. (45) 9955-2966.

CASA, vendo, 114 m², naRua Colombo, 3 quartos, la-vanderia, garagem, 2 bwc,edícula 68 m², excelente lo-calização, na Rua Colombo,próximo ao SESC, R$350.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 120m², al-venaria, c/ laje, semi acaba-da, próx. ao CTG, em MCR,R$ 130.000,00, parcelopgto. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

CASA, vendo, 160 m², 3quartos, 2 bwc e demais de-pendências, com laje, naRua 7 de setembro 2250, R$280.000,00. Tr. (45)3284-1325 ou 9916-2700.

CASA, vendo, 130 m²,com forro de madeira, terre-no 12x34, telhado de eter-nit, na Av. Irio Welp, Jd. Pri-mavera, R$ 175.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 130m²,usada, c/ 3 quartos, sala,cozinha, 2 bwc, área nos fun-dos, garagem, terreno12x45, Av. das Torres, nº237, MCR, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CASA, vendo, 150 m², 3quartos, lavanderia, edícula,terreno inteiro, na Rua doLira 914, Lot. Santa Felici-dade, R$ 190.000,00. Tr.(45)3254-0477 ou 9919-0223www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, 150 m², al-venaria, 1 suíte, 2 quartos,2 salas, escritório, lavande-ria, churrasqueira, garragempara 2 carros, murada, cer-ca elétrica, portão e portade garagem eletrônicos, ter-reno de 12.5 x30, R$220.000,00. Tr. (45)9815-8023 ou 9921-9844 comImobiliária Bom Negócio.Creci J-05266.

CASA, vendo, 156 m², ter-reno 12x38, 3 quartos, la-reira, 2 bwc, lavanderia, áreade festas com churrasquei-ra, garagem para 2 carros,acabamento em gesso,com jardim pronto, na R.Men de Sá 2713, R$265.000,00. Tr. (45)3284-1054 ou 9910-6543.

CASA, vendo, 70 m², al-venaria, 2 quartos, garagem,lavanderia, murada, janelasde blindex, no Lot. GralhaAzul, R$ 120.000,00. Tr.(45)9815-8023 ou 9921-9844com Imobiliária Bom Negó-cio. Creci J-05266.

CASA, vendo, 90 m², al-venaria, forro de PVC, ter-reno 12x36, ótima localiza-ção, pode ser financiada,R. D. João VI, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, 70m², al-venaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., churrasq., na R. Per-nambuco, nº 2260, Lot.Avenidas, próx. à Unioes-te, em MCR, R$140.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 70m²,nova, Av. Irio Jacob Welp,Lot. Lageado Bonito, próx.ao Lot. São Mateus, MCR,R$ 130.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m², c/3 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., terreno12x35, R. Aracaju, nº 177,Lot. Rainha, MCR, R$100.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 85m², c/3 quartos, bwc, sala, cozi-nha, lavand., terreno600m², 15x40, R. Salvador,nº 523, Jd. Gramadinho,MCR, R$ 150.000,00,pode ser financiada. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor deImóveis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 99m²,usada, c/ 3 quartos, sala,lavand., cozinha, bwc, ga-ragem, fundos c/ edícula30m², 1 quarto, cozinha,churrasq., terreno 220m²,no Cond. Guarujá, próx.ao Frankfurt, MCR, R$150.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, alvenaria,118 m², 2 quartos, 1 suí-te, 2 salas, área de servi-ço, garagem, churrasquei-ra, 2 bwc, terreno de 600m², valor a combinar. Tr.(45)9912-5656 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, alvenaria,ao lado do mercado novo daCopagril, MCR, R$230.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-1718 ou 9972-5013 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

CASA, vendo, aprox. 100m², terreno de 334 m², 1 su-íte, 2 quartos, lavanderia, ga-ragem e demais dependên-cias, no Cond. Guarujá/Frankfurt, R$ 180.000,00. Tr.(45)3254-0477 ou 9919-0223www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, aprox. 200m², 3 quartos, 2 bwc, 2 sa-las, lavanderia, despensa,garagem para 2 carros,churrasqueira, 2 varandas,semi mobiliada, na Rua 7 deSetembro, Jd. Alvorada, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, de esqui-na, aprox. 100 m², terrenode 400 m², 3 quartos, lavan-deria, garagem, próximo aoSESC, valor a combinar. Tr.(45)3254-0477 ou 9919-0223www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASA, vendo, na ruaPernambuco, mansãocom piscina, edícula com-pleta com academia e salade jogos, suíte completacom hidromassagem, R$990.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CASA, vendo, no Botafo-go, 3 quartos, área de servi-ço, edicula com churras-queira, com 62 m² de áreaconstruida e terreno de 238m², R$ 140.000,00. Tr.(45)9979-1080 com Adelarou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, 125m², 3 quartos, murada,terreno de 13x28, porce-lanato, beiral de laje, podeser financiada, valor acombinar. Tr. (45)8834-7876 ou 9903-2025.

Temperatura: 30º/20º Temperatura: 29º/20º Temperatura: 29º/20º Temperatura: 30º/21º Temperatura: 29º/20ºTemperatura: 29º/20º

Page 33: 03 18 2014

O PRESENTE | 33TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 CLASSIFICADOS

CASA, vendo, no Jd. Ci-preste, 2 quartos, área deserviço, pintura boa, 44 m²de área construída e terre-no de 253 m², R$ 96.000,00,pode ser financiada. Tr.(45)9979-1080 com Adelarou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, no NovaAmérica, 2 quartos, área deserviço, garagem coberta,pintura nova, 70 m² de áreaconstruída, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tr.(45)9979-1080 com Adelarou 3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, comlaje, no Bairro São Francis-co, 2 quartos, 52 m², terre-no de 154 m², R$110.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45)9979-1080com Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, nova, comlaje, no Bairro São Francis-co, 2 quartos, área de servi-ço, pintura nova, 55 m², ter-reno de 242 m², R$115.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45)9979-1080com Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASA, vendo, seminova,com laje, no Lot. RodaD'água, 105 m² de áreaconstruída, e terreno de 195m², 1 suíte + 52 quartos, jar-dim de inverno, lavanderia,garagem, churrasqueira, R$195.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45)9979-1080com Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

CASAS, vendo, 2, alvena-ria, terreno 20x40, c/ espa-ço p/ construção de prédio,centro, MCR, 2 quadras daBranca de Neve, valor a com-binar. Tr. (45) 9955-2966.

CASAS, vendo, duas nomesmo terreno, na Vila Ga-úcha, R$ 170.000,00. Tr.(45)9815-8023 ou 9921-9844com Imobiliária Bom Negó-cio. Creci J-05266.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, MCR, apartir de R$ 90.000,00, peloprograma Minha Casa Mi-nha Vida. Tr. (45)3254-0477ou 9931-9908 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

CASAS, vendo, novas, emdiversos bairros, MCR, va-lor a combinar, podem serfinanciadas pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

CHÁCARA, vendo,14.250 m², a 50 m do asfal-to, próxima ao frigorífico deaves da copagril, com ben-feitorias, documentos emdia, R$ 300.000,00, entra-da mais prazo. Tr. (45)3254-3083 com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

CHÁCARA, vendo, 3.000m², com casa de alvenria80 m², a 1.5 Km do asfalto,saída para Toledo, excelen-te localização, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

CHÁCARA , vendo,3.500m², terra plana, sempedras, c/ floresta natu-ral, 500m de MCR, valora combinar, preço deocasião, aceito carro oucasa. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

CHÁCARA, vendo, 36.000m², toda cercada, com casade madeira, em Quatro Pon-tes, R$ 120.000,00. Tratarpelo (45)3254-7001 ou9921-9844 com Renato,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo,48.400 m², com 20% de re-serva, sem benfeitorias, a14 Km da cidade, na LinhaMarrecos, R$ 78.000,00.Tratar pelo (45)3254-7001ou 9921-9844 com Rena-to, Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, comrio reserva legal, terra pla-na, ideal para moradia, a70 m do asfalto, 2.700 mde MCR, a partir de R$64.000,00, estudo pro-posta ou financiamentopróprio. Tr. (45)3254-0477ou 9931-9908 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

FAZENDA, vendo, 355hectares, planta 320, pron-ta para plantio de soja,energia elétrica, 2 casas edemais benfeitorias, próxi-ma a cidade, em São Josédo Xingu - MT, R$2.500.000,00, aceito imó-veis na região de Cuiabá ouTocantins. Tr. (45)9991-5266 com Darlei.

FAZENDA, vendo, docu-mentada, 3.363 hectares,planta 2.350 hectares, jácultivada, energia elétrica,3 casas e demais benfei-torias, a 8 km da cidade e35 km da Cargill, em SãoJosé do Xingu - MT, R$24.000.000,00, incluindotodo o maquinário para co-lheita, plantio e manuten-ção, aceito imoveis no Pa-raná, Santa Catarina e re-gião. Tr. (45)9991-5266com Darlei.

FAZENDA, vendo, 370hectares, 291 com planta-ção, 3 casas em alvenaria,barracão de 300 m², poçoartesiano, 79 hectares emreserva, a 18 Km de Naviraí- MS, valor e prazo a com-binar. Tratar pelo (45)3254-0477 ou 9931-9908 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

PRÉDIO, vendo ou troco,comercial, c/ 3 salas, 3apartamentos, centro, emLuiz Eduardo Magalhães,Bahia, valor a combinar,aceito terras na região. Tr.(45) 3254-2851 ou 9933-4794 com Arno.

PREDIO, vendo, comapartamento de 330 m²,sala comercial de 320 m²,barracão com 200 m², gara-gem de 100 m², na Rua 7de Setembro 1744, centro,em MCR, valor a combinar.Tr. (45)9965-1830.

SÍTIO, vendo, 25.800m², c/casa em alvenaria 230m²,nova, 10.000m² em eucalip-to, 5.000m² açude e potreiro,c/ chiqueiro, galpão, espaçop/ ovelhas, Linha Belmonte,MCR, R$ 350.000,00. Tr. (45)9992-2900.

TERRA, vendo, 1 hecta-re, 10.000 m², em São Cris-tóvao, com casa e comer-cio, ao lado da rodovia queliga Toledo a Margarida, R$95.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 10 alq.,6,5 mecanizados, sem ben-feitorias, em Novo Rio doSul, Mercedes, valor a com-binar. Tr. (45) 9978-6422com Raimundo Van DenBonn, Creci F11955J.

TERRA, vendo, 10,5 alq.,9,5 mecanizados, c/ benfei-torias, valor a combinar. Tr.(45) 9978-6422 com Rai-mundo Van Den Bonn, Cre-ci F11955J.

TERRA, vendo, 10.000m²,na BR 163, MCR, em frenteao posto Trovão Azul, valore prazo a combinar. Tr. (45)9924-6339, Creci 21.288.

TERRA, vendo, 11,5 alq.,parte em lavoura, restan-te potreiro, Linha Boa Vis-ta, próx. a São José doIguaçú, valor: 600 scs desoja o alq., sem troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 12 alq.,3.5 alq de plantio, restanteem pastagem, toda cerca-da com mangueira, sembenfeitorias, R$ 570.000,00.Tratar pelo (45)3254-7001ou 9921-9844 com Renato,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 2 alq.,planta 1,15 alq., c/ 3.000pés de eucalipto de 3 anos,na Linha Vorá, Margarida,R$ 135.000,00. Tr. (45)9848-6028 ou 3282-1095.

TERRA, vendo, 2.8 alq.,planta 1.2 alq., sem benfei-torias, na região da LinhaArara, em MCR, documen-tos em dia, R$ 115.000,00,parcelo. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRA, vendo, 3 alq.,sem benfeitorias, 700m doasfalto, próx. a Maripá, va-lor: 2.000 scs de soja oalq., entrada e prazo a com-binar. Tr. (45) 9924-6339 ou8809-1180, Creci 21288.

TERRA, vendo, 3,5 alq.,c/ casa de alvenaria, 2 avi-ários, seminovos, 15x130,em MCR, R$ 800.000,00.Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 300 hec-tares, com barracão e mo-radia, toda plana e em pas-to, 190 km de Unaí, MG,300 km de Brasília, R$1.500.000,00, aceito 70%em imóvel na região ou car-reta. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4,5 alq.,primeira chácara atrás daSperafico, próx. ao Portalde MCR, sem benfeitorias,R$ 350.000,00, troco porcasa. Tr. (45) 9972-5013 ou3254-1718 com ImobiliáriaBier. Creci 2390.

TERRA, vendo, 4.7 alq.,4 alq de plantio, sem ben-feitorias, em Dois Irmãos- Toledo, R$ 470.000,00.Tr. (45)3254-7001 ou9921-9844 com Renato,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 4.89 alq.,Sanga Guaíba, Mercedes,valor a combinar. Tr. (45)3256-1135 ou 8839-1860com Imobiliária do Serginho.

TERRA, vendo, 5.75 alq.,planta 2.5 alq., restante empastagem, toda cercada,com benfeitorias, em SãoRoque, MCR, R$285.000,00. Tr. (45)9815-8023 ou 9921-9844 comImobiliária Bom Negócio.Creci J-05266.

TERRA, vendo, 55 alq.,planta 30, restante empasto, parte da terra pla-na, próx. a São Roque,valor: 60.000 scs de soja,aceito prédio em troca. Tr.(45) 9972-5013 ou 3254-1718 com Imobiliária Bier.Creci 2390.

TERRA, vendo, 52.000m²,sem benfeitorias, na BR163, próx. a Polícia Rodo-viaria Federal, em MCR, va-lor e prazo a combinar. Tr.(45) 9944-0352 ou 9924-6339, Creci 21288.

TERRA, vendo, 6 alq.,planta 4.5 alq., ótima deágua, a 4.5 Km do asfalto,na Linha Ajuricaba, sem ben-feitorias, R$ 420.000,00. Tr.(45) 3254-3083 com Imobi-liária Waldow, Creci J03479.

TERRA, vendo, 6 alq.,planta 4.5 alq., restante emreserva, com casa alvena-ria 150 m², com laje, a 7 Kmde MCR e 2.500 m do as-falto, valor: 1.200 sc de sojapor alq. Tr. (45)3254-7001ou 9921-9844 com Renato,Creci J-05266. www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 6.5 alq.,planta 5.5 alq., em São Luiz,Mercedes, com casa alve-naria de 100 m², laje, gal-pão pré-moldado de 12x20e 9x20, R$ 600.000,00, pre-ço de ocasião. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo ou tro-co, 434m², 16,60x26, Lot.Roda D'água, MCR, R$95.000,00, aceito carrocomo parte de pgto. Tr. (45)9917-3018.

TERRENO, vendo,10.4x40, todo murado, libe-rado para financiamento, R$68.250,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, MCR, R$65.000,00, aceito carro. Tr.(45) 3284-1048 ou 9962-0082 com Antonio Corretorde Imóveis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo,12.50x38.75, Lot. MonteCarlo, em frente ao novomercado da Copagril, R$120.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,12.5x36, murado de umlado, plaino e pronto paraconstruir, no Jd. Imperial, R$85.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo,12.5x39, no Lot. Vale Ver-de, saída para Foz do Igua-çu, R$ 70.000,00, aceito car-ro como parte do pagamen-to. Tr. (45) 3254-3083 comImobiliária Waldow, CreciJ03479.

TERRENO, vendo,12x29,40, Lot. Porto Segu-ro, próximo a Super Creche,R$ 65.000,00. Tr. (45)9972-9499 com Marcelo.

TERRENO, vendo, 12x36,no Lot. Trentine, atras donovo mercado da Copagril,R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 13x30,na rua Colombo, sol da ma-nhã, a 2 quadras da Av. RioGrande do Sul, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 19x20,na Rua Independência, saí-da para Margarida, a 500 mtda rodoviária, R$ 125.000,00.Tr. (45)9815-8023 ou 9921-9844 com Imobiliária BomNegócio. Creci J-05266.

TERRENO, vendo, 304m²,12,6x25, R. José dos San-tos, nº 359, Lot. Wollstein,MCR, ao lado do mercado,R$ 65.000,00. Tr. (45) 9972-5013 ou 3254-1718 comImobiliária Bier. Creci 2390.

TERRENO, vendo,345,10m², Cond. Amazonas,500m da rodoviária, MCR,R$ 100.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 com An-tonio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

TERRENO, vendo,422,40m², 12x35,4, frente p/o sol da manhã, Lot. Aveni-das, MCR, ótima localiza-ção, R$ 120.000,00. Tr. (45)3284-1048 ou 9962-0082com Antonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo, 55x60,de frente para BR, saída paraPato Bragado, excelentepara comercio, R$630.000,00. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 600m², 12 mt de frente, em NovoHorizonte, documentos ok,R$ 55.000,00. Tr. (45)8827-2299 ou 8837-7962.

TERRENO, vendo, 600m²,Lot. Fasbinder, Mercedes,valor a combinar. Tr. (45)3256-1135 ou 8839-1860com Imobiliária do Serginho.

TERRENO, vendo,800m², c/ casa de madei-ra, centro, Mercedes, valora combinar. Tr. (45) 3256-1135 ou 8839-1860 comImobiliária do Serginho.

TERRENO, vendo, 800m²,c/ casa em alvenaria 118m²+ área de festas 30m², naVila Três Irmãs, Mercedes,valor a combinar. Tr. (45)3256-1135 ou 8839-1860com Imobiliária do Serginho.

TERRENO, vendo, de es-quina, 19x26, na rua Matogrosso c/ Cabral, centro, R$TERRA, vendo, 52.000m²,sem benfeitorias, na BR 163,próx. a Polícia RodoviariaFederal, em MCR, valor eprazo a combinar. Tr. (45)9944-0352 ou 9924-6339,Creci 21288.

Page 34: 03 18 2014

TERRENO, vendo, de es-quina, 300 m², na rua Indepen-dência, próximo a Rodoviária,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9912-5656 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

TERRENO, vendo, de es-quina, a 100 mt da Av. RioGrande do Sul, próximo asfuturas instalações do Si-credi, Lot. Porto Alegre, fren-te para o sol da manhã, va-lor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9912-5656 www.localizafacilnegocios.com.br.Creci J 04743.

TERRENO, vendo, noBairro São Francisco, 404m², com água, asfalto eluz, R$ 60.000,00. Tr.(45)9979-1080 com Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, no Lot.Porto Seguro, 512 m², comágua, asfalto e luz, R$75.000,00. Tr. (45)9979-1080com Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, no Lot.Vale do Sol, 562 m², comágua, asfalto e luz, R$85.000,00. Tr. (45)9979-1080com Adelar ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, 2,em Porto Mendes, proxi-mo a praça, sendo 1 deesquina, R$ 45.000,00,cada. Tr. (45)9972-5013 ou3254-1718.

TERRENOS, vendo, bemlocalizados, valor a partirde R$ 45.000,00, R$5.000,00 de entrada e res-tante entre 40 a 60 meses.Tr. (45) 9978-6422 comRaimundo Van Den Bonn,Creci F11955J.

TERRENOS, vendo, c/ in-fraestrutura completa, libe-rado p/ construção, Lot.Maioli, próx. ao centro,MCR, valor a combinar, par-celamento próprio. Tr. (45)9968-4052 ou 3254-2148com Juliano.

TERRENOS, vendo, emQuatro Pontes, 14x25 e12x50, no Lot. Dreyer, cen-tro, entrada e saldo comparcelamento próprio, en-trada de 40% e saldo em36 vezes. Tr. (45) 3254-3083com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENOS, vendo, lan-çamentos, área exclusiva-mente residencial, preçosde ocasião. Tr. (45) 3254-3083 com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENOS, vendo, noLot. Recanto Feliz, de 315m², R$ 45.000,00 a vista ouentrada de R$ 5.000,00 esaldo em 60 meses. Tr.(45)9815-8023 ou 9921-9844 com Imobiliária BomNegócio. Creci J-05266.

APARTAMENTO, ofere-ço para alugar, 2 quartos,garagem com portão eletro-nico, na Rua 7 de Setem-bro, centro, R$ 700,00 +taxas. Tr. (45)9965-0303.

CASA, alugo, nova, ge-minada, c/ 1 quarto, gara-gem, semi mobiliada, R.Olindo Artmann, nº 28, Jd.Modelo, MCR, R$ 530,00,sem condomínio. Tr. (45)9981-9308 com Maria Inês.

QUARTOS, alugo, c/ ousem móveis, próx. A Unio-este, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9913-1604 ou9143-5547.

QUITINETE, ofereço paraalugar, garagem, internet(05 megas) e parabólica (31canais). Av. Irio J. Welp nº2474, Residencial KleinHaus, Valor R$500,00 inclu-so água, internet e condo-mínio, Tr. (45)9923-8068.

SALA COMERCIAL, alu-go, R. Pernambuco, nº1623, MCR, próx. a Unio-este, valor a combinar. Tr.(45) 9969-8051.

SALA COMERCIAL, ven-do, 45 m², centro, ao ladodo 24 h, aluguel garantido,valor a combinar. Tr.(45)9914-3600.

SALA, ofereço para alu-gar, próximo ao Posto To-nin, saída para Curvado, va-lor: 1 salário mínimo. Tr.(45)3254-7858.

ASTRA HATCH 2.0FLEX, vendo, ano 2007,cinza, completo, Cd, ro-das liga leve, única dona,61.000 Km, 2 portas, revi-sado, manual, chave reser-va, R$ 27.900,00. Tr.(45)8803-6565.

CAMINHÃO, vendo, ano2001/01, GMC 15190, mun-ck p/ 20 toneladas, reduzi-do, trucado, valor a combi-nar. Tr. (45) 9129-1359.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

CAPTIVA, vendo, ano2009, 4 pneus novos, com60.000 Km, R$ 50.000,00.Tr. (45)9824-2900.

CELTA, vendo, ano 2008/09, prata, 2 portas, ar cond.,R$ 15.500,00, preço deocasião. Tr. (45) 9829-3262.

CITROEN C3 1.4 GLX,vendo, ano 2011, comple-to, prata, baixa Km,pneus novos, placa A, óti-mo estado de conserva-ção, R$ 27.000,00. Tr.(45)9914-1350.

COROLLA XEI 1.8, ven-do, ano 2009/10, prata,completo, bancos em cou-ro, automático, valor acombinar. Tr. (45)9926-1031 ou 3279-1240.

COROLLA XEI FLEX,vendo, ano 2008/08, ma-nual, R$ 33.000,00. Tr. (45)9129-1359.

CORSA HATCH, ven-do ou troco, ano 2009,completo, premium, ro-das, pneus novos, 2ºdono, impecável, placaA, valor a combinar. Tr.(45)9972-5812.

COURIER, vendo ou tro-co, ano 2004/05, prata,completa, rodas de liga leve,aceito pick-up ano 2010 a2012 e volto a diferença. Tr.(45)9950-8868.

F-1000, vendo, ano 97,azul, bom estado, R$40.000,00. Tr. (45)9853-4743 ou 9137-4004.

F-4000, vendo, ano 81,azul, MWM, pneus novos,revisada, R$ 22.000,00,somente à vista. Tr.(45)9971-8611.

F-4000, vendo, ano 95,6 pneus novos, prata, mo-tor MWM, R$ 40.000,00,sem troca. Tr. (45)9996-7295 com Marcos.

FOCUS GHIA HATCH2.0, vendo, ano 2005/06,cambio automatico, tetosolar, valor a combinar. Tr.(45)9919-6860.

FUSION, vendo, ano2007/08, prata, pneus semi-novos, impecável, valor acombinar. Tr. (45) 9911-9596.

GOL 1.0 G4, vendo, ano2006/06, ar-cond., travas,alarme, rodas de liga levearo 15", pneus e rodas no-vas, valor a combinar. Tr.(45)9961-3599.

GOL 1.0 TITAN, vendo,completo, com manual echave reserva, valor a com-binar. Tr. (45)9975-1933.

GOL G 5 1.6 FLEX PO-WER, vendo, ano 2009, óti-mo estado, ar-cond, vidros,DH, alarme, rodas liga-leve,valor a combinar. Tr.(45)3254-5793 ou 9936-8717.

HILUX SRV, vendo,ano 2006, prata, comple-ta, automática, particu-lar, R$ 75.000,00. Tr.(45)9971-1100.

HYUNDAI AZERA V6,vendo, ano 2011, prata,automático, top de linha,4 pneus novos, estepesem uso, manual e chavereserva, revisado na con-cessionária, com 45.200Km, R$ 59.900,00. Tr.(45)9911-9922.

KA 1.6, vendo, ano2007, preto, completo,65.000km, R$ 19.200,00.Tr. (45) 9914-8999.

KANGOO 1.6, vendo outroco, ano 2003, ótimo es-tado, valor a combinar. Tr.(45)9962-7900.

MERIVA MAXX 1.4 ,vendo, ano 2011, comple-to, IPVA e seguro obriga-tório 2014 pagos, R$31.000,00. Tr. (45)9909-2691 ou 3254-0579.

NISSAN SENTRA 2.0FLEX, vendo, ano 2013,preto, automático, manu-al e chave reserva, revisa-do na concessionária, im-pecável, R$ 55.900,00. Tr.(45)9911-9922.

PALIO 1.0, vendo, ano2002, branco, 8 v, trava ealarme, R$ 10.990,00, valorabaixo da tabela fipe, acei-to moto. Tr. (45)9994-0990.

PALIO FIRE 1.0, vendo,ano 2005/06, 4 portas, ver-melho, basico, R$14.500,00, aceito carro oumoto. Tr. (45)9941-3550.

PRISMA MAX 1.4, ven-do, ano 2008, único dono,completa, com 63.000Km, R$ 22.500,00. Tr.(45)9908-4536.

RANGER XL, vendo outroco, ano 96, completa, 6cilindros, bancos em couro,ar, valor a combinar, aceitocarro de maior valor. Tr.(45)9972-5812.

S-10 ADVANTAGE 2.4FLEX, vendo, ano 2010,completa, couro, rodas deliga leve, Cd, cibié, aces-sórios, impostos 2014 pa-gos, cabine simples, im-pecável, R$ 38.900,00. Tr.(45)8803-6565.

S10 EXECUTIVA, vendo,ano 2007, prata, c/ santo an-tonio, estribo, som, pneusnovos, R$ 55.800,00. Tr. (45)8835-8550 ou 8832-2323.

SANTANA QUANTUM,vendo ou troco, ano 95, com-pleta, teto solar, freios ABS,ar, valor a combinar, aceitocarro de maior valor. Tr.(45)9972-5812.

SAVEIRO 1.6, vendo, ano2003/03, cinza, álcool, com-pleta, bom estado, valor acombinar. Tr. (45) 9848-6028ou 3282-1095 com Mário.

SCENIC PRIVILEGE 1.6,vendo, ano 2004/04, grafite,completa + air bag, freioABS, bancos em couro, va-lor a combinar. Tr. (45)9919-6646 com Mauro.

STILO 1.8, vendo, ano2003, prata, completo, 8v,rodas aro 17, doc. 2014pago, ótimo estado, R$23.500,00, aceito moto oucarro de menor valor. Tr. (45)9909-8313.

STRADA 1.4 FLEX, ven-do ou troco, ano 2011, com-pleta, R$ 26.000,00. Tr.(45)9972-3249.

STRADA ADVENTURE1.8, vendo, ano 2011, e-torq, vermelha, cabine du-pla, R$ 40.000,00. Tr.(45)9991-2647.

STRADA TREKKING 1.4FLEX, vendo, ano 2010,completa, cabine estendi-da, R$ 26.000,00. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

STRADA, vendo, ano2000/01, ótimo estado, R$13.500,00. Tratar pelo(45)9999-4520.

UNO MILLE EX, ven-do, ano 98, prata, 4 por-tas, 2º dono, impecável,valor a combinar. Tr. (45)9855-9195.

UNO MILLE FIRE, ven-do, ano 2008, branco, flex,básico, pneus novos, ótimoestado, R$ 14.500,00. Tr.(45) 9909-8313.

UNO, vendo ou troco,ano 95/96, vermelho, 4 por-tas, vidros eletricos, bási-co, alarme, R$ 7.900,00. Tr.(45)9941-3550.

VECTRA CD 2.0, ven-do, ano 98/98, completo,azul metálico, ar-cond di-gital, 4 pneus novos, revi-sado, R$ 15.000,00. Tr.(45)9972-5556.

VECTRA ELITE 2.4FLEX, vendo, ano 2006,prata, completo, automá-tico, couro, air bag's, abs,Cd original no volante,comp de bordo, piloto au-tomático, revisado, impe-cável, R$ 35.800,00. Tr.(45)9986-9262.

VECTRA EXPRESSION2.0, vendo, ano 2009, pra-ta, 8 v, excelente estado, R$31.990,00, aceito troca. Tr.(45)9994-0990.

Page 35: 03 18 2014

O PRESENTE | 35TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 CLASSIFICADOS

�R

ecorte na linha pontilhada

Produto: ---------------------------------------------- Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: ----------------------------------- Valor: ----------------------------------

Obs.: ----------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Endereço: -------------------------------------------- Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------ Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 10/03/2014.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 11/03/2014

R$ 2,00PARA ASSINANTES

VECTRA GTX, vendo,ano 2008, top de linha, com-pleto, couro, comp de bor-do, controle de som no vo-lante, ABS, air bag, preto,com 62.000 Km, R$37.500,00, aceito carro demenor valor ou moto. Tr.(45)9941-3550.

BIZ +, vendo, ano 2005,azul metálica, doc. 2014 pa-gos, 2 pneus novos, com25.000 Km, R$ 3.700,00. Tr.(45)9908-4536 com Fábio.

BIZ 125 ES, vendo, ano2007/07, prata, com partidaelétrica, R$ 3.700,00. Tr.(45)9924-3041.

BIZ 125 KS, vendo, ano2007/07, preta, R$ 4.200,00.Tr. (45)9952-1092 com Sidi.

BIZ, compro ou troco pormadeiras e materiais de con-trução. Tr. (45)9134-4067.

BROS NXR 150 ES, ven-do, ano 2011/12, preta, R$7.300,00. Tr. (44) 9827-0265(tim) ou (44) 9989-9692 (oi)com Orlando.

CB 300, vendo, ano2010/10, vermelha, valor acombinar. Tr. (45) 9955-2642 com Janete.

DT 180, vendo ou troco,2º dono, aro de aluminio, im-pecável, valor a combinar,aceito carro de maior valor.Tr. (45)9972-5812.

EC 250 SUNDOW, vendoou troco, ano 2006, R$10.500,00, aceito kit barco,motor e reboque. Tr.(45)9979-0889.

FACTOR YBR 125 E, ven-do, ano 2008/09, prata, R$3.200,00. Tr. (45)9914-6553com Meri.

FACTOR YBR 125 K, ven-do, ano 2008/09, prata, bemconservada, R$ 3.500,00. Tr.(45)3254-4140 com Fabiani.

FACTOR YBR K, vendo,ano 2010/11, vermelha, revi-sada, R$ 4.500,00. Tr.(45)3254-4140 com Fabiani.

FALCON, vendo, ano2012/13, vermelha, R$16.000,00. Tr. (45)9941-1088com Marcos.

NEO AT 115, vendo, ano2007/08, prata, R$4.500,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

SHADOW 600, vendoou troco, ano 2000, preta,manual, chave reserva,NF, baixa Km, vários op-cionais, R$ 15.500,00. Tr.(45)9941-3550.

SHINERAY, vendo, ano2012/12, preta, R$ 4.000,00.Tr. (45)9952-1092 com Sidi.

TITAN 150 ES, vendo, ano2007/08, preta, R$ 4.300,00.Tr. (45)9914-6553 com Meri.

TITAN 150 ESD, vendo,ano 2013/14, partida elé-trica, freio a disco, bran-ca, com 6.100 km, valor acombinar. Tr. (45)9995-6381 com Douglas.

TITAN 150, vendo outroco, ano 2004/05, acei-to materias de constru-ção, valor a combinar. Tr.(45)3254-7858.

TITAN KS, vendo, ano2003/03, prata, ótimo esta-do, R$ 3.000,00. Tr.(45)3254-4140 com Fabiani.

XR 200, vendo, ano 2002,vermelha, ótimo estado deconservação, R$ 4.400,00.Tr. (45) 9909-8313.

XRE 300, vendo, ano2010, com ABS, baú, revi-sada, impecável, valor acombinar. Tr. (45)9968-8598.

XTZ 125 X, vendo, ano2012/12, com 2.000 Km,valor a combinar. Tr.(45)9973-4406.

YBR 125 E, vendo, ano2005/05, prata, bom estado,R$ 3.300,00. Tr. (45)3254-4140 com Fabiani.

YBR 125 ED, vendo, ano2002/02, prata, ótimo esta-do, R$ 3.000,00. Tr.(45)9952-1092 com Sidi.

YBR 125 ED, vendo, ano2005/05, prata, toda revisa-da, R$ 3.200,00. Tr.(45)9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, preta, R$ 3.000,00.Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano2005/05, vermelha, R$3.000,00. Tr. (45)9952-1092com Sidi.

YBR 125 K, vendo, ano2007/07, prata, R$ 3.000,00.Tr. (45)9914-6553 com Meri.

YBR 125 K, vendo, ano2008/08, preta, bem conser-vada, R$ 3.500,00. Tr.(45)9941-1088 com Marcos.

BARCO, vendo, 6 mt.,2010, bom estado, valor acombinar. Tr. (45)3254-4140.

BARCO, vendo, 6 mt., bor-da alta, valor a combinar. Tr.(45)3254-4140.

BICICLETA GTS MS,vendo, 21 marchas, sus-pensão manitou, velocíme-tro e acessórios, R$1.000,00. Tr. (45)9809-9234.

CANÁRIO BELGA, ven-do, valor a combinar. Tr.(45)9122-3626.

CASAL PROCURA TRA-BALHO na área rural, com18 anos de experiênciacom gado, lavoura, suinocul-tura, parte veterinária, com8 anos de gerencia nessasáreas. Casal sem filhos. Tr.(45)9918-7009, após as 18h ou no horário do meio dia.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO PARA AUTOMÓ-VEL, crédito de R$17.000,00, entrada de R$8.800,00, assume 42 parce-las de R$ 353,00. Tr.(45)3254-5050 ou 9999-4847com Credcerto.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO PARA IMÓVEL,crédito de R$ 49.300,00,entrada de R$ 9.500,00,assume 62 parcelas de R$898,90. Tr. (45)3254-5050 ou9999-4847 com Credcerto.

CONSÓRCIO DE VEÍCU-LO, vendo, novo, crédito deR$ 25.668,13, prazo: 65meses, parcelas de R$482,47 a partir da 5ª parce-la. Tr. (45)9842-5000 comTânia ou 3254-5000 comCerto Imóveis.

CONSÓRCIO NOVO DEIMOVEL, crédito de R$75.195,03, com 67 parcelasde R$ 1.341,18. Tr.(45)3254-5050 ou 9999-4847com Credcerto.

CONSÓRCIO NOVO DEMOTO, crédito de R$8.000,00, com 58 parcelasde R$ 169,46. Tr. (45)3254-5050 ou 9999-4847 comCredcerto.

FAÇO serviços de pin-turas e soldas em por-tões, grades, janelas,portas e calhas, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE , vendo,yorkshire, com 30 dias,valor a combinar. Tr.(45)9911-2312.

FILHOTES , vendo,pastor alemão, com 3meses, valor a combinar.Tr. (45)9800-9358 ou8807-1687.

GERADOR 110/220, ven-do, Lutian, seminovo, 4 ho-ras de uso, R$ 600,00. Tr.(45)9992-6171.

INSTALADOR DE AN-TENAS, parabólicas, skye digitais, consertos e ins-talações em geral, interes-sados. Tr. (45) 9945-6693com Marcio.

LAVA SOFÁ, lavagem aseco, lava, estereliza e per-fuma, cama box, coberto-res, edredons, tapetes, es-tofados de veículos, corti-nas e persianas, interes-sados. Tr. (45) 9934-8875ou 9105-2280.

LOJA DE ROUPAS,vendo, completa, comacessórios (araras, cabi-des), valor do estoque:R$35.000,00, aceito terrenoou carro. Tr. (45)9800-4992 com Moisés.

MERCEARIA, vendo,com ponto a mais de 20anos, com maquina de as-sar carne, valor a combinar.Tr. (45)9910-7190.

MOTOR 15 HP,vendo,Yamaha, valor a com-binar. Tr. (45)3254-4140.

MOTOR 25 HP, vendo,Mercury, ano 2008, va-lor a combinar. Tr.(45)3254-4140.

OFEREÇO AFIAÇÃODE LÂMINA de maqui-na de corte de cabelo etosa. Tr. (45)3282-1097ou 9987-1394.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ auxiliar de produ-ção, p/ metalúrgica, entre18 e 30 anos, salário + co-missão, interessados. Tr.(45) 9974-5652 ou 3254-7056 com Fabiano.

OFERTA DE TRABA-LHO para montador demóveis, com experiência.Tr. (45)3254-2560 com Rita.

OFERTA DE TRABA-LHO para revendedoras,para MCR, Santa Helena,Palotina, Guaíra, Pato Bra-gado e Nova Santa Rosa.valor a combinar. Tr.(45)9954-5812.

OFERTA DE TRABA-LHO, para cobradores commoto. Tr. (45)9974-7140 ou3284-1131.

PROCURO TRABALHOcomo diarista, zeladora oubabá a noite, Tr. (45)3284-1955 ou 9909-2773.

REBOQUE PARA BAR-CO, vendo, marca Vivan,valor a combinar. Tr.(45)3254-4140.

TREILER PARA CAM-PING, vendo, mobiliadocom cama, mesa, fogão,pia, frigobar, Tv, ar-cond.,bwc, com barraca adicionale 2 colchonetes, R$35.000,00. Tr. (45)8827-2299 ou 8837-7962.

TV, vendo, tela plana, 29",R$ 215,00. Tr. (45)3279-1551 ou 9118-5586.

PEIXES, vendo, tilápia,pacú e carpa, entrego nacasa, valor a combinar. Tr. (45)9994-0190 ou 9135-5492.

PLANTEL DE VACASHOLANDESAS, vendo, 90cabeças, novilhas de alta ge-nética, valor a combinar. Tr.(45)9825-2025 com Vânia.

VACAS JERSEY, vendo,PO, prenha de 6 meses,plantel fechado, R$2.800,00. Tr. (45)9919-5398com Joel.

Page 36: 03 18 2014
Page 37: 03 18 2014

Continua

TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 Edição 3798 - O PRESENTE | 01

Page 38: 03 18 2014

Continua

02 | O PRESENTE - Edição 3798 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Page 39: 03 18 2014

Continua

Edição 3798 - O PRESENTE | 03TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

Page 40: 03 18 2014

Continua

04 | O PRESENTE - Edição 3798 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Page 41: 03 18 2014

FIM

Edição 3798 - O PRESENTE | 05TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

Fernando Barros Fenner Roberto Bernardi

Altair Paulo Kuhn

Ildo Vorpagel Hoffmann Verner Weiss

SÚMULA DEPEDIDO DE

RENOVAÇÃODA LICENÇA

DE OPERAÇÃOMilton Dalbosco

torna público que irárequer ao IAP, a Reno-vação da Licença deOperação para Avicul-tura de Corte com ca-pacidade para92.000aves/lote im-plantada no Lote RuralN°107, do 19° Períme-tro – Linha Quinta dasSeleções. Municípiode Marechal CândidoRondon, Estado doParaná.

SÚMULA DEPEDIDO DELICENÇAPRÉVIA

Vilson Fulber eValdir Fulber tornampúblico que irão requerao IAP, Licença Préviapara o Núcleo de Pro-dução de Ovos Férteis,a ser implantada naParte Nordeste do LoteRural N°25 na LinhaEncruzo Loveira – Dis-trito de Bela Vista.Município de Guaíra,Estado do Paraná.

Page 42: 03 18 2014

LOTOFÁCIL CONCURSO 1030: 01 02 03 04 08 09 10 11 15 16 17 18 19 20 23

R E S U L T A D O L O T E R I A S

LOTOMANIA CONCURSO 1435: 05 10 12 15 16 17 18 34 42 45 46 47 49 55 65 75 81 95 98 00 MEGA-SENA CONCURSO 1582: 01 04 13 17 38 48

FEDERAL CONCURSO 04849: 1º 34.200 / 2º 63.056 / 3º 43.375 / 4º 47.225 / 5º 62.471

06 | O PRESENTE - Edição 3798 EDITAIS TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014

Page 43: 03 18 2014

COMUNICADO NACIONALViemos por meio deste informar a quem possa interes-

sar que desde o dia 17 de março de 2014 o fim da parceria

entre a empresa EVERLANY COSTA OLIVEIRA localizada

na Estância Santa Maria na cidade de Paraíso do Tocan-

tins no Estado do Tocantins através de seu representan-

te GENIVALDO GOMES DE OLIVEIRA, INSCRITO NO CPF

Nº 474.275.409-30 e a Empresa Heidel Refrigeração

Ltda inscrita no CNPJ Nº 82.450.743/0001-28

Diante do encerramento da parceria, a empresa

EVERLANY COSTA OLIVEIRA não está mais autorizada

em qualquer circunstância vender, negociar, fechar

contratos de compra e venda ou receber valores, utili-

zando-se do nome da Heidel Refrigeração Ltda, nem se

valer dos contatos e dos funcionários da mesma.

Eventuais contatos iniciados e /ou serviços solicita-

dos deverão ser encaminhados diretamente para: HEI-DEL REFRIGERAÇÃO LTDA. A/C: Sr. Andre, e-mail:

[email protected] e telefone: (45) 32571302

Endereço: Rod. Pr. 495 s/n Prolongamento da Rua

Tocantins - Bairro Distrito Industrial. CEP 85988-000

ENTRE RIOS DO OESTE -PR

Edição 3798 - O PRESENTE | 07TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014 EDITAIS

Page 44: 03 18 2014

08 | O PRESENTE - Edição 3798 ESPECIAL TERÇA-FEIRA, 18 DE MARÇO DE 2014