03 06 2015

32

Upload: o-presente-ltda

Post on 08-Apr-2016

243 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 03 06 2015
Page 2: 03 06 2015

ESCOLHAS AINDAPODEM SER FEITAS

É preciso admitir a existência de incomodadosem saber o que de fato a palavra verdade significa.Outros acabam sendo incomodados por querernão levar a expressão muito a sério. Embora cus-temos a admitir, a maioria de nós costuma teralgumas pendências com a verdade. É possívelque com relação à verdade, poucos sejam qualifi-cados a atirar a primeira pedra. Dependendo daposição social ou política do indivíduo, dizer averdade, ou faltar com ela pode ter consequênciascomprometedoras.

Agostinho de Hipona (354-430), consideradoum dos pais da Igreja, já havia descoberto que averdade costuma incomodar pelo aspecto para-doxal que carrega: apreciamos quando nos ilumi-na, mas incomodamo-nos quando somos desco-bertos na nossa falta de verdade. Em suas “Con-fissões”, Agostinho, um pecador angustiado pordiversas situações que não conseguia compre-ender, tenta entender a verdade a partir de algu-mas indagações:

“Por que é que a verdade gera o ódio? Por queé que os homens têm como inimigo aquele queprega a verdade, se amam a vida feliz, que não émais que a alegria vinda da verdade? Talvez poramarem de tal modo a verdade que todos os queamam outra coisa querem que o que amam seja averdade. Como não querem ser enganados, nãose querem convencer de que estão no erro. Assimodeiam a verdade, por causa daquilo que amamem vez da verdade. Amam-na quando os ilumina,e odeiam-na quando os repreende. Não querendoser enganados e desejando enganar, amam-naquando ela se manifesta e odeiam-na quando osdescobre. Porém a verdade castigá-los-á, denun-ciando todos os que quiserem ser manifestadospor ela. Mas nem por isso ela se lhes há de mostrar.É assim, é assim, é assim também a alma huma-na: cega, lânguida, torpe e indecente, procura ocul-tar-se e não quer que nada lhe seja oculto”.

Ao se aproximar dos 90 anos de vida, ZygmuntBauman é conhecido como um pensador que inven-tou de chamar o tempo presente, como “modernida-de líquida”. Ele observa que na modernidade líquidacostuma-se construir muitas fabulações que inver-tem valores. Períodos de campanhas políticas se-riam próprios para fertilização destas construçõesdiscursivas. Para Bauman, a verdade, enquantoatitude tem perdido credibilidade para a mentira,que adquire um estranho valor e que circula impu-nemente tornando-se uma “outra verdade”.

Bauman observa que no mundo da política, amentira parece estar em alta e poucas sobrance-lhas parecem dispostas a se erguer ao saber queoutro político foi apanhado em mentira. “As rotinasde mentir, negar a mentira e depois desdizê-la sóagregam valor ao entretenimento dos políticos,virtude nada desprezível num mundo obcecado eviciado por entretenimento”. Mas este não é umcampo em que as coisas precisam ser necessa-riamente irreversíveis. As coisas podem estarmudando. Diante das análises sombrias da mo-dernidade líquida, que se espalha capilarmentepor todo o mundo, Bauman não deixa de se posi-cionar de forma propositiva sobre o tempo em quevivemos: “Nosso consolo é o fato de que a históriaainda está conosco e pode ser construída. De fato.A história não terminou, de modo que escolhasainda podem ser feitas - e inevitavelmente serão”.

* O autor é docente da Unioeste

[email protected]

Não é justo02 | O PRESENTE EDITORIAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

As leis brasileiras de superproteção a cri-minosos, bandidos, marginais, assassinos commenos de 18 anos voltam à tona com a execuçãode um taxista em Palotina.

Ao ser apreendido, um adolescente suspeitodo crime, que estava com o carro da vítimaprestes a entrar no Paraguai, esbofeteou a Jus-tiça, as leis, os familiares e amigos do trabalha-dor morto e toda uma nação, que cada vez maisestá à mercê desses adolescentes infratores.

Ao dizer “não vai acontecer nada comigoporque sou menor de idade”, ele descortinoumais uma vez a fragilidade dosistema jurídico do país.

E não vai acontecer nadamesmo. Ele está certo. É ca-paz do menino ser solto empoucos dias, já que o Estadonão tem vagas suficientes noscentros de ressocializaçãopara menores de idade e elenão pode ficar apreendido emdelegacias. Um bandido, sus-peito de participar de um ho-micídio de um trabalhadorhonesto, que é menor de idade,mas já formado no mundo do crime, pode voltara caminhar livremente pelas ruas. E vai vol-tar a cometer crimes. Isso é fato.

O que se observa no país, e especificamentena região da tríplice fronteira, é que ser menorde idade bandido é ter carta branca para ma-tar, roubar, estuprar; para cometer qualquertipo de crime com penas definitivamente bran-das, patéticas até. Tem menor que é até conhe-cido da polícia. Polícia que apreende, apreen-de, apreende. Justiça que teima em soltar, sol-tar, soltar.

Que raios de Justiça é essa, senhoras e senho-res? Mais um trabalhador morto, jogado emmeio a um milharal, vai para a conta da impu-nidade no Brasil, especialmente a impunidadeem crimes cometidos por menores de idade.

O país vive um turbilhão de emoções. A popu-lação de bem quer as reformas que o Brasil tantoprecisa, como a redução da carga tributária, adiminuição dos preços, a reforma política. É umbom momento também para debater - e mudar -as ridículas leis brasileiras, que acolhem margi-nais nos braços como uma mãe que amamenta o

bebê, que impressionam pelacapacidade que têm de fazertudo errado.

Leis pré-históricas, que tra-tam o estudante e o vagabun-do da mesma forma, que cui-dam de bandidos como se cuidade um filho. Menor é o*#@_$!*&. Bandido tem queir preso. Lugar de criminoso éna cadeia, tenha 15 ou 30 anos.Assassino tem que mofar nascelas das carceragens brasi-leiras. Perpétuas já!, poderia

ser o novo cartaz de protesto a surgir no Brasil.A rebeldia se dá por conta das cansativas notíci-

as das páginas policiais, que incluem até criançasem assaltos, transporte de drogas, mortes, roubosviolentos... Votar, pode, ser preso não. Esse é o paísda injustiça, que cria suas próprias injustiças.

Já passou da hora de rever as leis que prote-gem bandidos adolescentes, que apelidam as-sassinos e ladrões de menor infrator. Por favor!Quantos cidadãos honestos ainda terão que mor-rer para que algo seja feito? Do jeito que está,não é justo.

Mais um trabalhadormorto, jogado em meioa um milharal, vai paraa conta da impunidade

no Brasil,especialmente a

impunidade em crimescometidos por

menores de idade

Page 3: 03 06 2015

Decisão revistaO Tribunal de Contas do Estado do

Paraná (TCE-PR) julgou parcialmenteprocedente o pedido de rescisão propostopelo Instituto Técnico de Educação e Pes-quisa da Reforma Agrária de São Migueldo Iguaçu, alterando a decisão de acór-dão de 2013.

Com o novo entendimento, o convê-nio celebrado entre o instituto e a Secre-taria de Estado da Ciência Tecnologia eEnsino Superior (SETI) foi julgado regu-lar com ressalva, sendo excluída a penade recolhimento integral do valor do re-passe.

O PRESENTE | 03SEXTA-FEIRA,06 DE MARÇODE 2015

Comentário do dia - I“Minha decisão de devolver a medida provisória não foi contra ninguém.

Ela foi a favor do Congresso e da democracia do Brasil”. Afirmação dopresidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre a devolução da

MP que revisa as regras de desoneração da folha de pagamento.

Comentário do dia - II“Em razão da informação de investigações envolvendo o nome da

presidência da Casa, gostaria de afirmar ao plenário da comissão que esteparlamentar está à disposição para vir aqui e prestar todo e qualqueresclarecimento”. Declaração do presidente da Câmara dos Deputados,

Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao chegar de surpresa na reunião daComissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

“Bitrenzões”A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nes-

ta semana um projeto de lei de autoria do deputadoElio Rusch (DEM), que ele considerou uma vitóriapara os caminhoneiros do Estado. Isto porque, desde2012, o Departamento de Estradas de Rodagem(DER) deixou de renovar a Autorização Especial deTrânsito (AET) aos “bitrenzões” de nove eixos, aindaque o eixo suplementar tenha sido instalado regular-mente. O imbróglio tem caudado uma enxurrada deações judiciais.

“O projeto autoriza a circulação nas nossas estra-das dos ‘bitrenzões’, devolvendo a eles a garantiajurídica que faltava, equiparando o Paraná aos de-mais Estados da União, e obedecendo às resoluçõesdo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sobre acirculação de veículos de peso bruto total superior a57 toneladas”, detalha Elio, segundo o qual, o pró-prio Departamento Nacional de Infraestrutura deTransportes (Dnit), do governo federal, tem concedi-do a AET para que os “bitrenzões” possam circularpelas rodovias federais do país.

O projeto segue agora para sanção do governadorBeto Richa.

Pedro Oliveira/Alep

O que podemos esperar? - IO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, planeja terminar até

hoje (06) a análise dos pedidos de abertura de inquérito feitos pelo procurador-geral daRepública, Rodrigo Janot, na Operação Lava Jato. Até o fim da semana, o sigilo deverá serderrubado e o país finalmente conhecerá os nomes das 54 pessoas que devem serinvestigadas em 28 inquéritos.

O que podemos esperar? - IIEnquanto a lista não é divulgada, a imprensa nacional já adianta que tem nome graúdo

no meio. Entre eles estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ),e do Senado, Renan Calheiros (AL), ambos do PMDB.

A lista pode conter também ao menos o nome de três paranaenses: senadora GleisiHoffmann (PT), seu marido e ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), e opresidente estadual do PP, deputado federal Nelson Meurer.

O que podemos esperar? - IIISó fica uma pergunta: o que um país que vê importantes políticos e com representação

nacional, como o presidente da Câmara dos Deputados e do Senado, possivelmenteenvolvidos em um escândalo como dos desvios de recursos da Petrobras, que ultrapassamas cifras dos bilhões de reais, pode esperar?

O que podemos esperar? - IVAchava-se que depois do processo do mensalão poderia haver mudanças - para o bem

- na política brasileira, com mais moralização. Ledo engano. A Operação Lava Jato é apenasa ponte de um grande iceberg...

Deputado estadual Elio Rusch: “O projeto autoriza a circulaçãonas nossas estradas dos ‘bitrenzões’, devolvendo a eles a

garantia jurídica que faltava”

Dias de turbulência“Não acredito que esses dias de turbulência polí-

tica fomentarão investidas que busquem diminuir oMinistério Público brasileiro, desnaturar o seu tra-balho ou desqualificar os seus Membros. Mas deve-mos estar unidos e fortes”. A mensagem foi enviadapelo procurador-geral da República, Rodrigo Ja-not, a todos os integrantes do Ministério PúblicoFederal, na qual pede “união e força” diante dosdesdobramentos da Operação Lava Jato e diz terconsciência de que o trabalho da Procuradoria emrelação aos políticos citados no esquema de corrup-ção da Petrobras será “esquadrinhado e submetidoaos mais duros testes de coerência”.

O ex-ministro das Comunicações,Paulo Bernardo (PT), tomou um cháde sumiço. Durante dias um oficialde Justiça esteve atrás do petistapara intimá-lo a depor na JustiçaFederal de Curitiba. O depoimentoseria tomado ontem (05). Ele foiarrolado como testemunha de defe-sa do presidente da UTC, RicardoPessoa, no processo contra executi-vos da Camargo Corrêa e UTC daOperação Lava Jato.

O ex-ministro deverá depor porvideoconferência em Brasília emuma nova data.

Chá de sumiço

Page 4: 03 06 2015

A atrativa entrada da Agrícola da Ilha com sua alameda de palmeirasimperiais, ladeada por milhares de hemerocallis muliticoloridos,

é um conjunto de rara beleza e de perspectiva convidativa

HARTO VITECK

“Sem compreender as necessidades de uma cidade e,principalmente, sem compreender as funções das áreas verdes, opaisagista não poderá realizar jardins. O jardim é uma natureza

organizada pelo homem e para o homem”.

- o poeta “sossegado demais”

O moçambicano Mia Couto, de 59 anos, é atualmente um dos escritores maisnotáveis e produtivos da língua portuguesa. Sua obra - 27 títulos entre romancese coletâneas de poemas e ensaios - é considerada um patrimônio da lusofonia.Sua influência é tanta que alguns de seus livros são adotados e discutidos nasescolas brasileiras, ao passo que nenhum autor brasileiro, atual ou não, éestudado na África.

António Emílio Leite Couto é um cidadão pacato. “Sossegado demais”, diz, “oque me permite observar os outros.” Filho de portugueses emigrados, seu pai,Fernando Couto, era poeta. Mia trabalhou como jornalista e professor de biologia.Foi militante de esquerda e participou da luta pela independência moçambicana.

Ele costuma vir ao Brasil para participar de feiras literárias, encontro com alunosdo ensino médio e proferir conferências.

A chuva é uma mulher. Uma dessas viúvas devaidade envergonhada: tem um vestido de sete

cores mas só o veste no dia em que sai com o Sol.

Roberto Burle MarxRoberto Burle MarxRoberto Burle MarxRoberto Burle MarxRoberto Burle Marx1955 – 1994 – artista paulistano-carioca, de múltiplos talentos. Ganhou grande

notariedade como paisagista ao dar às suas criações uma orientação ecológica e configuraçãotropical com o emprego de plantas típicas dos biomas brasileiros. Várias obras suas podem ser

vistas no Brasil e no estrangeiro, como o jardim e painel no “Labor Temple Panting Project”,em Los Angeles (EUA) e os jardins do edifício da Unesco em Paris, entre outros.

harto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .comharto.viteck@gmail .com

04 | O PRESENTE SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

É próprio da mulher o sorriso que nadapromete e permite tudo imaginar.

Sponholz...

. Não há jardins sem flores nemcoração sem amor.

. Uma pá de jardim e umapalavra gentil são duas coisas que

não se deve deixar enferrujar.

. Entre o jardim e a mulher existeuma esperança de Deus.

Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...Cotidianas...

A flor que és,não a que possa comprar,

te venho oferecer.

Porque não tem preçoo que te ofereço.

E se me debruço a colher a pétala,a terra inteira em teus dedos se

desfolha.

E se a mais pura flor para ti desenhoa inteira pétala no nada se

despenha.Porque és a sombra do sonho em

que anoiteço.

Morrer é ter terra finita.E eu tenho a febre da inatingível

margem.Por isso encho de mar o teu olhar.

Cabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de CorujaCabeça de Coruja

ZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSSZUM SCHLUSS

Um homem de 60 ou70 anos é ainda jovem,

pois viveu apenasa metade de sua

vida natural.

“Quando o ser“Quando o ser“Quando o ser“Quando o ser“Quando o serhumano sehumano sehumano sehumano sehumano se

permite ser massapermite ser massapermite ser massapermite ser massapermite ser massade manobra dede manobra dede manobra dede manobra dede manobra de

outrem, abre mãooutrem, abre mãooutrem, abre mãooutrem, abre mãooutrem, abre mãodo que lhe édo que lhe édo que lhe édo que lhe édo que lhe ésagrado: asagrado: asagrado: asagrado: asagrado: aliberdade.”liberdade.”liberdade.”liberdade.”liberdade.”

Agrícola da Ilha: uma enorme paixão por uma florO convite era de tempo do

amigo Henrique Deckmann, ex-prefeito de Maripá, hoje moradorem Joinville¹, para conhecer a his-tória do estupendo empreendi-mento florístico existente naque-la metrópole catarinense - cidademaior que a própria capital.

¹ O nome tem origem noPríncipe de Joinville, François Fer-dinand, que casou-se com a prin-cesa Francisca Carolina, irmã deD. Pedro II, em 1843. Como dotede casamento recebeu do irmão-imperador uma faixa de terras nonordeste de Santa Catarina, próxi-ma à Colônia São Francisco, hojeSão Francisco do Sul.

Em 1848, com a queda dosmonarcas franceses, François eesposa acompanharam os paisdele no refúgio na Inglaterra. Aocomeçar a ter dificuldades fi-nanceiras, o casal de príncipesvendeu parte de suas terras aosenador alemão Christian Mat-thias Schroeder, principal figurada Sociedade ColonizadoraHamburguesa.

Com as terras adquiridas, o

político germânico abriu um gran-de projeto de colonização comfamílias européias – alemães, aus-tríacos e suíços, principalmente. Opróspero empreendimento deuorigem à ocupação do nordestecatarinense e na formação de vá-rias cidades de Santa Catarina.

Depois de muitas vezes reitera-do o convite, fui lá em outubro.Após a calorosa recepção, tão cos-

tumeira no casal Deckmann, segui-mos com o carro da família para olocal de visita, distante uns dezquilômetros, com a senhora Nice,esposa de Henrique, ao volante.

No caminho, ele foi me pas-sando a ficha de sua vida nova e dafamília - sempre envolvidos emprojetos comunitários e culturais -na Cidade das Flores desde quan-do se mudaram de Maripá: “Esta-mos bem aqui hoje. O começo

difícil já passou e estamos acostu-mados com a cidade. Mas possote dizer que a saudade ainda émuita do Oeste do Paraná... muitasaudade do poente do sol sobreas planuras cultivadas, o que nãotemos aqui, porque Joinville érodeada de montanhas”.

Na Cidade das Bicicletas, umadas muitas referências que Joinvilletem pelo amplo e intenso uso da“magrela” por seus moradores, oex-prefeito maripaense é secretá-rio regional da Secretaria de De-senvolvimento Social de Santa Ca-tarina, com abrangência na áreada saúde pública de 23 municípi-os. Anda muito satisfeito com osbons resultados que vem conse-guindo naquele polo regional, apartir da introdução de inovaçõesestratégicas de atuação e umanova dinâmica de trabalho e com-prometimento de equipe .

Da experiência que vive dia-a-dia na problemática da saúde pú-blica, me disse que está convictoque o setor não vai bem porque “oproblema da saúde pública no Bra-sil está em quem discute e definea sua política de ação: são todas

PPPPPoooooeeeeesssssia Aia Aia Aia Aia Annnnnotototototadadadadadaaaaa

Alexander Bogomolets1881 – 1946 – médico-patologista

ucraniano

MIA COUTO

Mia CoutoMia CoutoMia CoutoMia CoutoMia Couto.................................................

A FLOR QUE ÉS...

Do pacifista Simeon KleinSimeon KleinSimeon KleinSimeon KleinSimeon Klein,

em “Condutas para a uma VidaDigna”, em fevereiro de 2015.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

1955 - ... - poeta moçambicano

Div

ulga

ção

- Das Vias Curitibanas -

pessoas que não usam o serviçopúblico de saúde - ao contrário -,têm convênio médico”.

Na tomada de vias - dobra àdireita, dobra à esquerda -, a con-versa segue com Henrique lem-brando que nas horas vagas con-tinua fazendo o que mais gosta:despertar e administratar poten-cialidades humanas para novosempreendimentos, com resulta-dos muito promissores e muitosexemplos de sucesso de jovensempreendedores em novos e dife-renciados projetos.

O bate-papo agradável e pro-veitoso que poderia se estenderpara mais tantos tempos, precisaser interrompido, pois chegamosna entrada da Agrícola da Ilha.

Para nós do Oeste do Paraná ede outras regiões de agriculturaintensiva, a palavra “agrícola” temum sentido um pouco diferente: éassociada a empresas de compra evenda de cereais, produtos quími-cos para lavouras etc. Aqui não!Em Joinville, a Agrícola da Ilha é omundo soberano de uma flor noBrasil: a hemerocallis.

(Segue na próxima coluna)

Mia Couto.......................................................

Div

ulga

ção

Page 5: 03 06 2015

O PRESENTE | 05SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 GERAL

Operação Lava Jato chega a “momento crucial”, diz JanotPara procurador, se STF acatar o pedido para retirar o sigilo do processo, todo o trabalho da PF

e MP será “esquadrinhado” e “submetido aos mais duros testes de coerência” pela sociedade

INVESTIGAÇÃO

Em carta encaminhadaaos membros do MinistérioPúblico Federal (MPF), oprocurador-geral da Repú-blica, Rodrigo Janot, alertouos colegas que a OperaçãoLava Jato chegou a um “mo-mento crucial” com o envio,na terça-feira (03), dos pedi-dos de investigação sobrepessoas com foro privilegia-do ao Supremo TribunalFederal (STF).

No documento, enviadoquarta-feira (04) e tornadopúblico ontem (05), o chefedo MPF pediu que o órgãose mantenha unido, demodo a enfrentar “investi-das que busquem diminuiro Ministério Público brasi-leiro, desnaturar seu traba-lho ou desqualificar seusmembros”.

Na carta, Janot ressaltouque examinou “cuidadosa-mente” as particularidadesapresentadas pelo grupo detrabalho baseado em Brasí-lia e pela força-tarefa sedia-da em Curitiba. Ressaltou

que usou critérios “técnicose objetivos” ao preparar apeça enviada ao STF, com28 pedidos para investigar54 pessoas e os sete de arqui-vamento contra políticos ci-tados.

“Não espero unanimida-de e não a terei. Desejo econfio, neste momento sin-gular do país, particularmen-te do Ministério Público bra-sileiro, que cada um dosmeus colegas tenha a certe-za de que realizei meu traba-lho em direção aos fatos in-vestigados, independente-mente dos envolvidos, dosseus matizes partidários oudos cargos públicos que ocu-pam ou ocuparam”, acres-centou Janot.

O procurador-geral res-saltou que, caso o ministroTeori Zavascki, relator daOperação Lava Jato no STF,concorde com o pedido pararetirar o sigilo do processo,todo o trabalho da PolíciaFederal e do MP será “es-quadrinhado” e “submeti-

do aos mais duros testes decoerência” pela sociedade epelo que classificou como“parte disfuncional do siste-ma político”.

“Não guardo o dom deprever o futuro, mas tenhoexperiência bastante paracompreender como a partedisfuncional do sistema po-lítico comporta-se ao enfren-

tar atuação vigorosa do Mi-nistério Público no combateà corrupção. Assim ocorre-rá, porque é um valor cen-tral da democracia e do Prin-cípio Republicano a submis-são de qualquer autoridadepública ao crivo dos cida-dãos brasileiros”, afirmouJanot.

O ministro Teori Zavas-

cki e assessores analisam omaterial desde a envio dosrequerimentos de aberturade inquérito e de arquiva-mentos propostos pela Pro-curadoria-Geral da Repúbli-ca. É possível que Zavasckianuncie hoje (06) a decisãode acatar ou não o pedido deJanot para que o processodeixe de ser sigiloso.

Lista tem pedidos de investigaçãocontra 45 deputados e senadores

A Procuradoria-Geral daRepública (PGR) pediu ao Su-premo Tribunal Federal (STF) aabertura de inquérito contracerca de 45 parlamentares commandato, conforme apurou ojornal O Estado de S.Paulo. Naquarta-feira (04), a PGR enviouao Supremo 28 pedidos de aber-tura de inquérito envolvendo54 investigados com ou semforo privilegiado. Esse últimocaso pode abranger tanto par-lamentares sem mandato quan-to pessoas sem prerrogativade foro que tiveram atuaçãopróxima aos políticos no supos-to esquema de corrupção naPetrobras.

O Estadão menciona quejuntamente com os pedidos deabertura de inquérito, Janot so-licitou ao STF o cumprimentode ao menos quatro mandadosde busca e apreensão, quebrasde sigilos telefônico e bancário.O sigilo telefônico poderia con-firmar não o teor, mas que hou-ve conversas entre os investi-gados, uma vez que o pedidoserá para ter acesso ao extrato

da conta telefônica.Na lista de pedido de aber-

tura de inquérito estariam opresidente da Câmara, Eduar-do Cunha (PMDB-RJ), o presi-dente do Senado, Renan Ca-lheiros (PMDB-AL), os senado-res Lindhberg Farias (PT-RJ),Gleisi Hoffmann (PT-PR), Ro-mero Jucá (PMDB-RR), EdisonLobão (PMDB-MA) e FernandoCollor (PTB-AL). A PGR pediuainda o arquivamento do ex-presidente da Câmara, Henri-que Eduardo Alves (PMDB-RN),e do senador Aécio Neves(PSDB-MG). O procurador-ge-ral da República, Rodrigo Ja-not, descartou pedir investiga-ção da presidenta Dilma Rous-seff (PT), que teve o nome cita-do pelo doleiro Alberto Yous-sef, um dos delatores do es-quema, por considerar que amenção à petista é anterior aomandato de presidente.

Aos procuradores, os dela-tores da Operação Lava Jatocitaram o envolvimento de par-lamentares do PT, PMDB, PP,PSDB e PSB.

Produção de veículoscai 28,9% em fevereiro

A produção de veículosautomotores caiu 28,9% emfevereiro na comparaçãocom o mesmo mês do anopassado, informou ontem(05) a Associação Nacionaldos Fabricantes de VeículosAutomotores (Anfavea). Nomês passado, foram produ-zidas 200,1 mil unidades,contra 281,6 mil em igualmês de 2014. Na compara-ção com janeiro, quando aprodução somou 204,8 milunidades, houve queda de2,3%. No acumulado desteano, foram produzidos 404,9mil veículos, 22% a menosdo que o total do mesmoperíodo do ano passado(518,9 mil).

“A produção de fevereiroreflete diretamente o desem-

penho do mercado interno,assim como o das exporta-ções, e mostra forte necessi-dade de ajuste dos estoques.Nós voltamos à mesma pro-dução de fevereiro de 2009”,destacou o presidente da An-favea, Luiz Moan.

O licenciamento regis-trou retração de 28,3%,com a venda de 185,9 milveículos em fevereiro, nú-mero menor do que as259,3 mil unidades de fe-vereiro de 2014. Na com-paração com janeiro, quan-do foram comercializados253,8 mil veículos, houvequeda de 26,7%. Nos doisprimeiros meses de 2015,as vendas totalizaram439,75 mil unidades, 23,1%a menos do que no mesmo

período de 2014.“O licenciamento sofreu

uma queda substancial e umdos motivos é que tivemos oCarnaval em fevereiro, sen-do que no ano passado foiem março. Há também oefeito do aumento do Im-posto sobre Produtos Indus-trializados (IPI) e a perda donível de confiança do consu-midor em função da série deajustes feitos pelo governo”,explicou Moan.

Ele destacou ainda a que-da das vendas no setor deveículos usados. “A perdada confiança não se restrin-ge aos novos, mas tambémaos usados. A queda de 6,6%nas vendas é um indicadorextremamente preocupantepara o setor”, expõe.

Procurador-geral da República, Rodrigo Janot: “Não espero unanimidade e não a terei. (...) Realizeimeu trabalho em direção aos fatos investigados, independentemente dos envolvidos”

Divulgação

Page 6: 03 06 2015

06 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

CPI convoca Graça Foster,Gabrielli, Cerveró e Zelada

Ex-gerente da estatal Pedro Barusco deverá depor àcomissão na terça-feira (10). Sessão foi marcada

por discussão acalorada entre deputados

PETROBRAS

A CPI da Petrobras na Câ-mara aprovou ontem (05) as con-vocações dos ex-presidentes daestatal, Graça Foster e SergioGabrielli, além do ex-diretor deAbastecimento, Paulo RobertoCosta, do ex-diretor de Serviços,Renato Duque, e dos ex-direto-res da área Internacional, Nes-tor Cerveró e Jorge Zelada. Dife-rentemente dos convites, as con-vocações tornam a ida à Câma-ra obrigatória.

Recentemente, em meio àsdenúncias de corrupção na pe-troleira, Graça Foster renun-ciou ao cargo de presidente jun-to de outros cinco diretores. Elaestava no comando da empresadesde 2012. A renúncia ocorreuum dia após reunião de Graçacom a presidenta Dilma Rous-seff no Palácio do Planalto.

Também foram aprovadasna comissão as convocações doex-gerente-geral da refinariaAbreu e Lima, Glauco Legatti; odoleiro Alberto Youssef; JúlioFaerman, ex-representante co-mercial da SBM; e Luiz EduardoCarneiro, ex-presidente da em-presa Sete Brasil. As datas dosdepoimentos ainda não forammarcadas.

Foi aprovado, ainda, umconvite para depoimento dodiretor de Governança da Pe-trobras, João Adalberto ElekJunior. Mais cedo, a comissão jáhavia aprovado a convocaçãodo ex-gerente de Serviços daestatal Pedro Barusco. Segun-

do o presidente da comissão,Hugo Motta (PMDB-PB), a in-tenção é ouvi-lo já na terça-fei-ra (10), quando o colegiado de-verá se reunir novamente.

BARUSCOEm seu depoimento de dela-

ção premiada, Barusco acusouo PT de receber entre US$ 150milhões e US$ 200 milhões empropina oriunda de contratosda estatal. Ele afirmou que osvalores se referem a propina em90 contratos da Petrobras comgrandes empresas fechados en-tre 2003 e 2013, durante os go-vernos Luiz Inácio Lula da Sil-va e Dilma Rousseff.

Barusco atualmente estápreso em regime domiciliar. Opresidente da comissão obser-vou que existe um ato da mesadiretora da Câmara, de 2006,que veda a oitiva de presos nasdependências da Casa e que oassunto precisaria ser discuti-do com a polícia legislativa.

A ida de Barusco à CPI de-penderá de autorização judici-al. “Iremos primeiro oficiar ojuiz que tem a tutela, já que elecumpre prisão domiciliar, paraque ele autorize a vinda”, expli-cou o presidente da CPI. Paraele, o depoimento de Baruscopoderá ser “esclarecedor”.

A comissão também autori-zou a contratação da consulto-ria Kroll para auxiliar a identi-ficar recursos de delatores emcontas no exterior.

SUB-RELATORIASNa sessão de ontem, também

foram criadas pelo presidente dacomissão quatro sub-relatorias,que vão ser comandadas porPSDB, PTB, PSC e PR. Após o anún-cio das sub-relatorias, partidoscontrários à medida, como o PT eo PSOL, protestaram, e houveforte discussão entre os parla-mentares. Deputados questiona-ram a indicação de cada sub-relator, que não foi submetida aoplenário da CPI.

A justificativa de Hugo Mot-ta para a criação das sub-rela-torias é descentralizar os tra-balhos. Na prática, a medidadeverá enfraquecer os poderesdo relator da CPI, Luiz Sérgio(PT-RJ), em mais um indício dedescontentamento do PMDBcom o governo.

DISCUSSÃOAos gritos e com o dedo em

riste, o deputado Edmilson Ro-drigues (PSOL-PA) chamou opresidente da comissão de “mo-leque” diversas vezes. “Nãoserei fantoche para me subme-ter. Não tenho medo de grito”,rebateu Motta, exaltado.

“Não fomos ouvidos paranenhuma candidatura. É umfato grave, estranha, causa des-confiança entre aqueles que for-mam o bloco”, afirmou o líderdo PPS, Rubens Bueno (PR),acrescentando que a legendadeixará o bloco parlamentarcom o PSDB e o PSB.

Exigência de renúncia decandidato à reeleição recebe apoios

O plenário do Senado reali-zou ontem (05) a segunda ses-são de discussão, em primeiroturno, da Proposta de Emendaà Constituição (PEC) 73/2011,que pode tornar obrigatória arenúncia dos chefes do PoderExecutivo (presidente, gover-nadores e prefeitos) candidatosà reeleição. A matéria, queaguardava análise em plenáriodesde março de 2014, faz partedo conjunto de projetos da re-forma política examinada pelo

Congresso.O emprego do termo “renún-

cia” foi sugestão do senador LuizHenrique (PMDB-SC), relator damatéria durante o exame naComissão de Constituição, Jus-tiça e Cidadania (CCJ). O textooriginal da PEC, do ex-senadorWilson Santiago (PMDB-PB),referia-se à obrigação de “afas-tamento do cargo”. Para o rela-tor, no entanto, a redação pode-ria dar margem a interpreta-ções de que esse afastamento

não seria definitivo.A previsão é de que a renún-

cia ao cargo ocupado ocorra seismeses antes do pleito. O autorjustificou, ao apresentar a PEC,a necessidade de impedir o usoda máquina pública. Outro ob-jetivo seria vedar o proveitoque o governante-candidatopossa obter com o destaque nosmeios de comunicação que éinerente ao cargo e, com isto,desequilibrar a disputa eleito-ral a seu favor.

Os brasileiros, de modo geral, não confiam mais nestespolíticos que ocupam os principais cargos no país. Isso é fato.

A pesquisa publicada ontem (05) indica que mais de 50%dos eleitores que votaram na presidenta Dilma, no segundoturno, hoje não repetiriam o voto.

Não deve ser muito diferente com os governadores. Talveznem com os deputados.

Mas então, o que esperam as pessoas que protestam?Medidas paliativas para resolver problemas localizados?

Talvez algumas categorias sim. Se analisarmos sob a óticados motoristas, baixar o preço do diesel pode motivar a volta ànormalidade.

Para os professores, aceitar alguns itens da pauta de reivin-dicações pode levá-los de volta à sala de aula.

Mas o que esperam os empresários, agricultores, prestado-res de serviço, médicos, dentistas, funcionários etc?

Para eles, não há algo específico que possa mudar a opinião,o seu descontentamento com o governo.

Mas protestar apenas contra a corrupção é algo abstrato,que não se pode ver, nem perceber.

Logo, para essa grande maioria dos brasileiros que não temuma pauta específica para reivindicar, que sabe que medidasausteras precisam ser adotadas, seja quem for o governante,para esses parece que há somente uma forma de “aliviar” apanela de pressão.

A renúncia, afastamento ou a cassação de todos os envol-vidos nos processos de corrupção ou os que assistiram tudo issoe se omitiram durante todos esses anos.

Enquanto esses governantes estiverem ocupando seus car-gos e a população, a grande maioria pelo menos, acredita queeles são de fato corruptos ou pelo menos omissos, dificilmenteencontraremos um clima de otimismo e comprometimento daspessoas com os governos instalados hoje no país.

As mentiras ditas e repetidas nos palanques eleitorais,contrastando com tudo que fizeram na prática depois da posse,revela um grau de insatisfação e distanciamento jamais perce-bido na recente história do país.

Não é apenas contra a presidenta Dilma, e nem só contra ogoverno da presidenta Dilma.

A revolta das pessoas é com essa “podridão” que a cada diafica mais evidenciada, com tudo que passou a ser divulgado etantas coisas que sabemos que ainda não foram divulgadaspela imprensa.

Não adianta demitir alguns ministros, trocar algumas peçase manter a roubalheira como está.

Está muito claro: saímos desta campanha eleitoral piores doque entramos, estraçalhados moralmente.

A democracia foi violentada pelas mentiras e por escolhasque não se repetiriam hoje.

Como na democracia, em tese não há arrependimento,exceto quando os políticos querem, provavelmente vamosconviver insatisfeitos pelo tempo que durar o mandato dosatuais governantes.

Menos mal que um dia teremos a chance de nos manifestarnovamente nas urnas, quem sabe teremos mais sorte ou maisdiscernimento.

Isso se não formos ludibriados novamente por novas pro-messas e novas mentiras, que, repetidas inúmeras vezes,parecem verdades.

* O autor é jornalista e diretor* O autor é jornalista e diretor* O autor é jornalista e diretor* O autor é jornalista e diretor* O autor é jornalista e diretordo Jornal O Presentedo Jornal O Presentedo Jornal O Presentedo Jornal O Presentedo Jornal O Presente

SINAIS DE REBELDIA

Page 7: 03 06 2015

SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 ESTADO O PRESENTE | 07

PARANÁ

Apesar de decisão judicial,greve dos professores continua

APP-Sindicato afirma não ter sido notificadaoficialmente e informa que vai recorrer

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Lancenet! (@lancenet)Site abre apostas para duelo de @RondaRousey contra um homem

no @UFC.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)Professores mantêm mobilização e não voltam a dar aulas no Paraná.

Folha Poder (@folha_poder)Advogado diz que investigadores 'insistiram' sobre Aécio com Youssef.

Faeg Senar (@SistemaFaeg)Brasil aposta na reabertura de dois mercados internacionais.

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)No último mata-mata no Brasileiro, 10 dos 12 grandes tiveram menos

público, e por goleada, do que em 2014.

Dunga surpreende e chama #Robinho em primeira convocação de 2015.

Folha de S.Paulo (@folha)Coreia do Norte chama ataque a embaixador dos EUA de

'castigo justo'.

Portal R7.com (@portalR7)Dólar para turista já custa R$ 3,34 em casas de câmbio.

Janot pede que Supremo não abra investigação sobre @dilmabr e@AecioNeves na Lava Jato.

Gleisi Hoffmann (@gleisi)Senadora do PT

Gleisi esclarece que não fez parte da Operação Lava Jato e colocaà disposição sigilos bancários, telefônicos e fiscal.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)‘Boom’ da mídia digital desafia o controle da imprensa na Venezuela.

Zero Hora (@zerohora)Comer nozes e amendoim pode fazer bem ao coração.

G1 (@g1)Namorada de Suzane von Richthofen é transferida de presídio para

cumprir semiaberto.

Valor Econômico (@valor_economico)Mais uma faculdade obtém liminar contra reajuste do Fies.

PSDB-PR (@PSDBParana)No Paraná, 82% desaprovam Dilma.

BandNews FM Curitiba(@BandNewsFMCtba)

Advogado consegue liminar na Justiça para pagar IPVA 2015 semaumento de 40%.

Marcelo Tas (@MarceloTas)Jornalista

Mês 3, dólar a 3... Dilma deve estar torcendo para o ano acabar erecomeçar logo.

Felipe Patury (@FelipePatury)Colunista da Época

Relator da CPI da Petrobras quer convocar Graça, Gabrielli,Duque e Barusco.

Veja (@Veja)F1: piloto entra na Justiça contra Sauber e ameaça vaga de Nasr.

Câmara Notícias (@CamaraNoticias)#Aposentadoria compulsória aos 75 anos poderá ser ampliada para

os #servidorespúblicos.

Após uma assembleiageral que lotou o Estádioda Vila Capanema na ma-nhã de quarta-feira (04),educadores e funcionári-os da rede estadual de edu-cação foram surpreendi-dos por uma decisão daJustiça que determinou oretorno imediato às salasde aula sob pena de multadiária de R$ 20 mil. A li-minar do desembargadorLuiz Mateus de Lima res-

pondeu ao pedido feitopelo Governo do Paranápara que a greve iniciadano dia 09 de fevereiro fos-se declarada abusiva.

Por volta das 18h20 deontem (05), porém, a APP-Sindicato, representante dacategoria, informou emuma rede social que aindanão havia sido notificada ofi-cialmente. Segundo MarleiFernandes, secretária de fi-nanças da entidade, com isso

permanece a decisão da as-sembleia pela continuidadeda paralisação. Ela tambémadiantou que assim quehouver a notificação o sin-dicato vai tomar todas asmedidas cabíveis.

Embora a greve conti-nue, à tarde o Governo doEstado atualizou a lista doscolégios e escolas que tive-ram aulas ontem. Confor-me nota, 36 instituiçõesabriram as portas.

82% dos paranaenses desaprovam a gestão DilmaApós um início de se-

gundo mandato turbulen-to, a popularidade da pre-sidenta Dilma Rousseff(PT) entre os paranaensescaiu 22% entre dezembrode 2014 e fevereiro desteano. Segundo levantamen-to do Instituto Paraná Pes-quisas, encomendado pelaGazeta do Povo, 82% doseleitores do Estado desa-provam a gestão da petis-ta. Além disso, 51% daspessoas que votaram nelano segundo turno das elei-ções de 2014 não repetiri-

am seu voto hoje, de acor-do com a pesquisa.

A impopularidade dapresidenta no Paraná estáligeiramente acima da dogovernador Beto Richa(PSDB), seu adversário po-lítico - pesquisa publicadana terça-feira (03) mostrouo governador com 76% dedesaprovação. A naturezada queda, entretanto, é di-ferente. Se Richa caiu deuma alta aprovação emquestão de dois meses, Dil-ma já vinha perdendo po-pularidade desde 2013.

Em dezembro de 2012,a petista ainda vivia umaespécie de lua de mel como eleitor do Estado, com72% de aprovação. Oitomeses depois, em agostode 2013, após as manifesta-ções nas ruas, esse índicecaiu para 41% - e trouxe,consequentemente, umadesaprovação de 55%.Após uma ligeira recupe-ração, esse índice voltou acair em dezembro de 2013.No final de 2014, a desa-provação estava em 60% - ea aprovação em 35%.

Justiça afasta Irineu Colomboda Reitoria do IFPR

A 11ª Vara Federal deCuritiba determinou sus-pensão imediata de IrineuColombo do cargo de rei-tor do Instituto Federal doParaná (IFPR). Além disso,a instituição deve adotar asprovidências necessáriaspara “imediata convocaçãodo processo eleitoral”. A de-cisão da juíza Silvia ReginaSalau Brollo é de terça-feira(03) e foi divulgada ontem(05) pelo Sindicato dos Tra-

balhadores da Educação Bá-sica, Técnica e Tecnológicado Estado do Paraná (Sindi-edutec). Cabe recurso.

A ação foi ajuizada comoação popular pelo professorFrederico Fonseca da Silvam,que alega prorrogação inde-vida do mandato. Isto por-que o decreto 6.986/09, quecriou os institutos federais,determina mandato de trêsanos para a Reitoria. QuandoColombo assumiu no lugar

do ex-reitor Alípio SantosLeal Neto, que renunciouem janeiro de 2011, o Mi-nistério da Educação (MEC)teria determinado manda-to de quatro anos de formaindevida. No entendimen-to da Justiça o mandato éilegal desde 1º de maio de2014. Decisão similar já ha-via sido tomada pelo Tribu-nal Regional Federal da 4ªRegião, em Porto Alegre,em 22 de julho de 2014.

Page 8: 03 06 2015

08 | O PRESENTE ESTADO SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

Governadores discutem soluções para a crise do etanolEM GOIÁS

Atualmente, há hoje dezenas de usinas paradas ou em recuperação judicial no país

O governador do Paraná,Beto Richa, participou na tar-de de ontem (05), em Goiânia,do encontro de governadoresdos principais Estados pro-dutores de álcool e de açúcar.Convocada pelo governadorMarconi Perillo, a reuniãoteve como objetivo tratar dapolítica para a produção doetanol no Brasil e as perspec-tivas para o setor. O encontroreuniu, também, os governa-dores Geraldo Alckmin (SãoPaulo), Reinaldo Azambuja

Governador deGoiás, Marconi

Perill, anfitrião doevento, com osgovernadores

Geraldo Alckmin(São Paulo), BetoRicha (Paraná),

Reinaldo Azambuja(Mato Grosso do

Sul) e PedroTaques (Mato

Grosso)

(Mato Grosso do Sul) e PedroTaques (Mato Grosso).

Atualmente, há hoje deze-nas de usinas paradas ou emrecuperação judicial no país.Também acompanham o go-vernador o presidente da Fe-deração da Agricultura doParaná (Faep), Agide Mene-guette, o presidente da As-sociação dos Produtores deÁlcool e Açúcar do Paraná(Alcopar), Miguel RubensTranin, e o deputado PedroLupion. Uma das propostas

de solução é a retomada daincidência da Contribuição deIntervenção no Domínio Eco-nômico (Cide) sobre a gasoli-na para ampliar a competitivi-dade do etanol.

A outra proposta, a de au-mento da mistura de etanolna gasolina (de 25% para27%), foi confirmada oficial-mente na quarta-feira (04) peloministro das Minas e Energia,Eduardo Braga. Até o fecha-mento desta edição o encon-tro não havia terminado.

Alta da Selic comprometeretomada do crescimento

econômico, diz CampagnoloO presidente da Federação

das Indústrias do Paraná (Fiep),Edson Campagnolo, avalia queo novo aumento da taxa básicade juros (Selic) é mais uma me-dida que prejudica o setor pro-dutivo brasileiro e comprometea retomada do crescimento eco-nômico do país. Na noite de quar-ta-feira (04), o Comitê de PolíticaMonetária (Copom) do BancoCentral elevou a Selic de 12,25%para 12,75% ao ano - retornandoao patamar de janeiro de 2009.

Para Campagnolo, o governonão pode restringir o combate àinflação apenas ao aumento daSelic, medida que reduz o poderde consumo da população, inibeinvestimentos privados e com-promete ainda mais os resulta-dos das empresas, afetando todaa economia. “Será que este mo-delo ortodoxo de combate à infla-ção ainda dá resultado? Não se-

riam necessárias outras medi-das, além do simples aumento dejuros?”, questiona.

Ele acrescenta que, ao mes-mo tempo em que onera o se-tor produtivo e a população comaumentos de juros e tambémde impostos, o governo não dádemonstrações de que estejafazendo sua parte no combateà inflação. “Não vemos umamedida concreta de reduçãodas despesas públicas, medidaapontada por todos os especi-alistas como fundamental paradiminuir a pressão inflacioná-ria. Ao invés de promover umverdadeiro ajuste fiscal, o go-verno opta por aumentar tribu-tos para acertar suas contas esubir os juros para frear o con-sumo, o que certamente vaireduzir ainda mais a atividadeeconômica do país”, diz Cam-pagnolo.

Rodrigo Cabral

Page 9: 03 06 2015

O PRESENTE | 09SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 GERAL

Comunidade Unidos na Fé aguarda 350 pessoas em almoçoMARECHAL RONDON

Objetivo é arrecadar fundos para investir na ampliação do templo e salas para demais atividades

A diretoria da Comuni-dade Evangélica Unidos naFé, do bairro Vila Gaúcha,em Marechal Cândido Ron-don, ultima os preparativospara o almoço que será servi-do amanhã (07), às 12h30,no Pavilhão da ComunidadeMartin Luther. Conforme otesoureiro da ComunidadeUnidos na Fé, Adriano Frei-tag, e Romeo Weber, o pratoserá porco no tacho, commacarrão, molhos, saladas e

acompanhamentos.Freitag lembra que fichas

podem ser obtidas ao valor deR$ 20 adulto e R$ 12 infantil(para pessoas de sete a 12 anos).Em visita ao Jornal O Presentepara divulgar o almoço, We-ber e Freitag explicaram que oobjetivo é arrecadar fundospara investir na ampliação dotemplo, cuja ideia é construirmais 100 metros quadrados.“Será construída uma salaespecífica para uso da Oase,

reuniões, banheiros e espaçopara atividades diversas dacomunidade e seus departa-mentos”, afirmam.

Mais informações podemser obtidas com Freitag, pelotelefone (45) 9102-7408, comRomeo e Jane Weber, presiden-te da comunidade, pelo telefone8429-7740, ou ainda na secreta-ria da Comunidade MartinLuther, pelo telefone 3254-1314.Eles lembram que devem serlevados pratos e talheres.

Romeo Weber eAdriano Freitag,

em visita aoJornal O Presente,

para divulgar oalmoço em prolda comunidade

Joni Lang/OP

Palestra show vai marcarDia da Mulher em Palotina

Para marcar o Dia In-ternacional da Mulher, aSecretaria Municipal deAssistência Social de Pa-lotina vai promover umapalestra show com VilsonCechetti e a dupla David &Eduardo. O evento será naquinta-feira (12), no Cen-tro Luterano de Eventos,a partir das 20 horas. Aprogramação será abertaà participação de todas as

mulheres.O secretário de Assistên-

cia Social, Darcy Gris, frisaque o objetivo é promover amotivação das mulheres, re-conhecendo principalmentesua importância. “Convida-mos todas as mulheres paraque prestigiem este momen-to importante. Trata-se deuma palestra motivadorarepleta de boas surpresas”,destaca.

Page 10: 03 06 2015

10 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

JOÃO EMÍLIO MODES

“O Rodrigo vem sendo o melhorprefeito que o município teve”

Vereador completa 38 anos dededicação à política, fazuma análise da conjuntura emNova Santa Rosa e comentasua atuação, cargos, desafiose o que pretende fazer

O presidente do PDT de Nova SantaRosa e vereador João Emílio Modes, que fazparte da base de governo comandada peloprefeito Rodrigo Fernandes (PP) e vice-prefeito Ademar Bloch (DEM), está com-pletando 38 anos de vida pública em 2015.

Ele apoiou a criação do município nova-santa-rosense em 1976, sendo favorável àeleição do primeiro prefeito Armindo Fis-cher. Modes foi candidato pela primeiravez em 1982, sem êxito. Tornou-se candi-dato novamente em 1988, quando elegeu-se prefeito. Foi ainda vice-prefeito, secre-tário municipal de Viação e Obras Públi-cas por duas vezes em dois mandatos, evereador em outras duas oportunidades,sendo a segunda vez na atuallegislatura.

Em visita ao Jornal O Pre-sente, ontem (05), ele falou so-bre sua trajetória, eleições e aatual conjuntura política domunicípio. Confira.

O Presente (OP): Dos car-gos eletivos no município, osenhor já ocupou pratica-mente todos: foi prefeito,vice-prefeito e vereador. O que mais al-meja na vida pública?

João Modes (JM): O povo de Nova SantaRosa delegou a mim a oportunidade de participarda vida pública desde a criação do município atéhoje. Dia 29 de abril o município festejará seu38º aniversário de emancipação político-admi-nistrativa. Em todos estes anos participei davida pública, seja na administração, assim comona agricultura, indústria e comércio. Fui prefei-to, vice-prefeito, vereador e secretário. Conheço avida pública e sei qual a responsabilidade, o quepode e o que não pode ser feito. Hoje temos umimpasse criado por políticos que entendo nãoserem dignos da sociedade a qual pertencemos.De momento não almejo nada. Quero continuarsendo vereador, cumprir o meu mandato e, prin-cipalmente, apoiar o prefeito Rodrigo, o viceAdemar e sua administração, o que mais meinteressa para o bem-estar da comunidade.

OP: Já pensa na eleição do ano que vemou encerra a carreira política? E se forcandidato, será a vereador ou busca uma

indicação à majoritária?JM: É muito cedo dizer se serei ou

não candidato. Vai depender das co-ligações e do nosso candidato. O meucandidato, sou franco em dizer, éRodrigo Fernandes para reeleição.Este é o ideal para Nova Santa Rosae tenho certeza que o munícipe vaiapoiar novamente, porque o Rodrigoé um homem simples, honesto, devisão e que tem amor no coração. Fuiadversário político dele, mas quandoele venceu as eleições o cumprimenteie desejei que fizesse uma boa gestão,além de afirmar que poderia contarcomigo como vereador, procurandofazer o melhor à comunidade e àadministração, apoiando prefeito, vice,secretários e equipe.

OP: O grupo político de situ-ação rompeu, recentemente,com o presidente da Câmara deVereadores, Amauri Ladwig

(PSDB). Como osenhor avalia esserompimento?

JM: Avalio de forma grada-tiva e natural, pelos fatos queocorreram. Não foi o prefeitoque rompeu, e sim o grupo intei-ro cobrou do prefeito que eletomasse uma decisão em rela-ção ao vereador Amauri La-dwig. O prefeito se sensibilizououvindo os cinco vereadores queo apoiam, os secretários, ocu-

pantes de cargos em comissão, professores eempresários. O prefeito cumpriu, rompendocom Ladwig e exonerando sua esposa (Josema)do cargo de secretária de Assistência Social.Apoio esta atitude do prefeito, pois foi tomadapara o bem da administração e do grupo. Queo rapaz (Ladwig) faça daqui para frente o quebem entender.

OP: Que reflexos isso pode trazer parao grupo, em especial para o ano que vem,quando haverá nova eleição municipal?

JM: Nós vamos ter muito trabalho. O prefeitoestá iniciando o terceiro ano de mandato, temmuitos projetos, muitas obras em andamento emuita coisa boa vai aparecer. A raiva maior quedeu no vereador Amauri foi que ele ficou em 6º,7º lugar em uma avaliação. Ele acusou o prefeitode que teria comprado a pesquisa, pois nãoestaria nessa posição. O prefeito falou para overeador fazer uma pesquisa para confirmar seera isso ou não. O prefeito não precisa mentir enão precisa comprar. O prefeito é digno e conhe-cedor dos fatos.

“Apoio esta atitudedo prefeito, pois foitomada para o bemda administração e

do grupo. Que orapaz (Ladwig) façadaqui para frente oque bem entender”

OP: O senhor espera que o PSDB conti-nue na coligação?

JM: Acredito que sim, pois o PSDB tem trêsvereadores, o Amauri, o Jairo Arndt e a IveteNiedermayer, de Alto Santa Fé. Esses doisúltimos vereadores estão com o prefeito e nãoabrem mão. A grande maioria da executiva edos filiados não aprovam o Amauri Ladwig,ficam com o prefeito e a coligação. Nós somoscinco vereadores - eu sou do PDT, o Lari Hitzé do DEM e o Jaime Theling é do PP. Todosestão coligados apoiando o nosso prefeito Ro-drigo. Por isso, ele (Amauri) falou que iriaformar uma terceira ala, então automatica-mente ele vai ter que abandonar o PSDB e criaruma nova sigla em Nova Santa Rosa.

OP: Por sua vasta experiência na vidapública, como tem avaliado o trabalho doprefeito Rodrigo Fernandes, que é um dosmais jovens prefeitos da região?

JM: Com a minha experiência de 38 anosna polít ica de Nova Santa Rosa, vejo oRodrigo sendo o melhor prefeito que o muni-cípio teve até o momento, apesar de dois anose dois meses completos de mandato, faltan-do ainda um ano e dez meses da administra-ção. Tenho certeza absoluta de que com o quefoi feito nesses dois anos a oposição está cominveja do governo Rodrigo e Ademar. Ele(prefeito) faz as coisas acontecerem. Nãotem prefeito que bate ele em recursos recebi-dos e programados, sem um único recurso definanciamento.

Joni Lang/OP

Vereador João Emílio Modes: “É muito cedo dizer se serei ou nãocandidato. Vai depender das coligações e do nosso candidato. O meucandidato, sou franco em dizer, é Rodrigo Fernandes para reeleição”

Page 11: 03 06 2015

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Valorize a saú-de e tenha hábitos maispositivos, ariano. Umdia importante para

você refletir como está agindo notrabalho.

TOURO: Reflita sobrecomo tem se comporta-do emocionalmente. Éum dia interessante para

atividades e interesses criativos.

GÊMEOS: Atençãocom as relações famili-ares e questões domés-ticas. Não tente ter con-

trole sobre tudo ou achar que tudodeve ser perfeito.

CÂNCER: As palavrase a lógica não se sinto-nizam com a profundi-dade do momento. É

um dia importante para aperfei-çoar estudos.

LEÃO: Hoje estão des-favorecidas as negocia-ções e as finanças. É umdia interessante para

você refletir sobre os seus valores.

VIRGEM: A Lua estáfora de curso em seusigno hoje, virginiano.O momento é favorável

para as questões subjetivas.

LIBRA: Momento quepede reflexão, interiori-zação e aperfeiçoamen-to. Procure finalizar

pendências e se concentrar na suaevolução.

ESCORPIÃO: Evite ba-ter de frente com ami-gos ou em situações ins-titucionais. O dia exige

melhorias em relação ao trabalhoem equipe.

SAGITÁRIO: Fase queenfatiza a necessida-de de refletir sobre car-reira e desenvolvimen-

to profissional. Saúde é funda-mental.

CAPRICÓRNIO: Cuidadocom a tendência a duvi-dar de sua capacidade.Momento interessante

para aprimorar conhecimentos.

AQUÁRIO: Reflita so-bre como está lidandocom finanças e negoci-ações. Momento que

enfatiza a eliminação e transfor-mação de situações.

PEIXES: Atenção coma tendência a conflitosem seus relacionamen-tos. Não exija das pesso-

as um comportamento exemplar.

PENNE PARISIENSE COMMEDALHÃO DE FILÉ MIGNON

Modo de preparo:Medalhão de filé mignon com bacon: tempere os quatro

filés a gosto e acrescente uma colher de sopa de cerveja emcada medalhão. Enrole o bacon nos filés e prenda as fatias combarbante ou palito de dente. Numa frigideira, coloque dois fiosde azeite e frite os medalhões dos dois lados até dourar. Retireda frigideira e coloque no refratário. Leve ao forno preaquecidoa 200°C, por 20 minutos. Se preferir, o azeite e os temperos quesobrarem na frigideira podem ser colocados sobre a carne.Penne: esquente a água. Após começar a borbulhar, coloquesal (para um litro de água o ideal são duas colheres de soparasa) e o penne. Em dez minutos já deve estar al dente. Molhoparisiense: em uma panela, coloque a margarina e espere eladerreter, adicione a cebola e mexa até ficar clarinha. Adicioneprimeiro o creme de leite para pegar sabor e mexa por doisminutos. Coloque a maisena dissolvida no leite, sal e a pimenta-do-reino e depois mexa até sentir que o molho engrossou. Emuma frigideira, coloque para refogar por três minutos o presuntocom as ervilhas, e depois coloque na panela com o molho. Mexapor mais alguns minutos e desligue o fogo. Coloque o parmesãoralado no molho e mexa mais um pouco.

SEXTA-FEIRA (06)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Maurílio conversa com um carcereiro. Xana conversa comCristina sobre Maria Clara. Amanda e José Pedro discutem.Magnólia repreende Severo. Orville e Helena desconfiam daviagem repentina de Jonas. Enrico e Cláudio se despedem.Lorraine lê um bilhete misterioso que está na casa de Silviano.Maria Ísis aceita dormir na casa de José Alfredo. Lorraine vaiaté a joalheria Império com Ismael. Danielle liga para Érika.Silviano conversa com Merival sobre a prisão de Maurílio. MariaClara mostra a José Pedro e João Lucas os desenhos da suanova coleção. José Alfredo questiona José Pedro. José Alfredose encontra com Maria Marta e eles descobrem quem comproua mansão de Petrópolis.

IMPÉRIO

Bélgica e Tina se disfarçam e não deixam Nicolas perceberque se conhecem. Suzana desconfia de que foi Heitor quem aseguiu e colocou a roupa de Oscar na cozinha. Tina revela seusegredo para Bélgica. Kitty não resiste às tentativas de sedu-ção de Gustavo e acaba beijando o menino. Meire pede aSalvador que não faça nada contra Afeganistão. Samantharecebe um pedido de premonição de um sultão árabe, que lhepromete uma recompensa milionária. Marieta diz a Samanthaque Maktub é uma cidade perigosa e tenta proibir a filha deviajar. Marcos observa Caíque e Laura se beijando.

ALTO ASTRAL

Lobão ameaça os integrantes da Galera da Ribalta. Jadetenta convencer Bianca e Duca de sua mudança. Pedro sedeclara para Karina, mas ela ignora o ex-namorado. Dandaraincentiva os alunos a darem uma segunda chance para Jade. Sole Wallace se oferecem para cuidar do bebê para que Jeff e Maripossam ir para a Ribalta. João sugere um plano para Pedroreconquistar Karina. Nat conversa com Karina sobre Pedro. Jadeapoia Lucrécia e afirma que ajudará Joaquina a ficar com Lírio.João, Pedro, Nando e a turma da Galera da Ribalta se preparampara ajudar Pedro a reconquistar Karina.

MALHAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

ASSALTANDO A LOIRAUma loira está andando na rua com celular na mão. Um

bandido se aproxima dela, aponta uma arma e diz:- Passe tudo o que você tem!A loira questiona:- Mas, o seu celular tem bluetooth?

BÊBADO NO VELÓRIOO bêbado está de pé diante do defunto, quando um desco-

nhecido se posta ao lado do caixão, olha para todas as pessoasque estão no velório e pergunta:

- Quem é o morto?O bêbado aponta o dedo e diz:-É esse aí que tá deitado.

Ingredientes:400g de macarrão penne1 litro de águaSal

Molho parisiense:1 colher de sopa de marga-rina2 xícaras de chá de leite1 caixinha de creme deleite1 colher de sopa de maisenaPimenta-do-reino1 xícara de chá de parme-são ralado

1 cebola pequena bempicada4 colheres de sopa deervilha200g de presunto fatiado emtiras

Filé mignon:4 medalhões de filé mignon4 fatias de bacon4 colheres de sopa decervejaTempero a gostoAzeite

Page 12: 03 06 2015

12 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

MARECHAL RONDON

Pesca da Corvina terá mais de R$ 70 mil em prêmiosEvento neste ano terá outras novidades, entre elas um almoço

à base de boi no rolete para as equipes participantesA Prefeitura de Marechal

Cândido Rondon, por inter-médio da Secretaria de In-dústria, Comércio e Turis-mo, está empenhada na or-ganização de mais uma Pro-va Aberta de Pesca da Corvi-na. Trata-se da 18ª edição,que terá novidades que pro-metem mais uma vez atraircentenas de pescadores aoParque de Lazer AnnitaWanderer, em Porto Men-des. O evento também temo apoio do Clube SempreVerde, Itaipu Binacional,Clube Amigos da Pesca eempresas rondonenses.

A programação aconte-cerá nos dias 28 e 29 destemês. Um dos principaisatrativos será a premiação,que neste ano somarámais de R$ 70 mil em prê-mios, entre eles cinco bar-cos de alumínio, quatromotores Yamaha 15 HP,uma carreta para barco, kitde pesca, caixas de pesca,além de brindes e troféus.

Haverá, ainda, o sorteiode um barco para as equipesque participarem de, no mí-nimo, duas horas de pesca.Outro diferencial será o ofe-recimento de um almoço

para as equipes participan-tes, à base de boi no rolete.

A Secretaria de Esporte eLazer estará organizando apesca de barranca, que terácomo premiação duas bici-cletas, nas categorias adultoe infantil.

PROGRAMAÇÃOA programação inicia no

dia 28 (sábado), com bar-queata às 16 horas, saindodefronte ao Parque Ecológi-co Rodolfo Rieger (Lago Mu-nicipal). Chegando em Por-to Mendes será feita a entre-ga dos kits pescador e, nasequência, será servido o jan-tar no Clube Sempre Verde.

No dia 29 (domingo) aprogramação inicia às 06h30com a distribuição de kits decafé da manhã. Ao meio diaserá servido almoço e à tar-de, às 14h30, será feita a en-trega da premiação.

INSCRIÇÕESAs inscrições podem ser

feitas pelo site www.turismorondon.com.br, na Secre-taria de Indústria, Comér-cio e Turismo ou pelo tele-fone (45) 3284-8796, ou ain-da na Tropical Moto Náuti-

ca, telefone 3254-4140. Atéo dia 13, o valor para parti-cipar do evento é R$ 330;até o dia 20, R$ 370; e apóso dia 20, R$ 400. As primei-ras 300 inscrições terão di-reito a um kit pescador. Aexpectativa, neste ano, é su-perar o número de inscri-ções do ano passado, quechegou a quase 280.

O secretário de Indústria,Comércio e Turismo, GuidoHerpich, convida todos ospescadores a participar doevento. “Estamos ano a anomelhorando e incrementan-do a programação. Nesta edi-ção serão sorteados mais prê-mios, o café da manhã seráservido na forma de kits eserá serviço almoço, no do-

mingo, para todos os inscri-tos na competição, à base deboi no rolete. Esperamosbater o recorde de inscriçõesde todos os anos. Convida-mos os pescadores de Mare-chal Rondon, da região e deoutros Estados para o even-to. Estamos preparando tudopara atender bem a todos”,destaca.

Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Guido Herpich, e outros integrantesda pasta realizam reuniões periódicas para definir detalhes do evento

Ademir Herrmann

Senac oferece cinco cursos gratuitos na unidade rondonenseEstão abertas as inscrições

para os cursos do ProgramaSenac de Gratuidade, desen-volvido com o objetivo de aten-der às necessidades da popu-lação de baixa renda, ou seja,com renda familiar mensalpor pessoa de dois salários-mínimos.

Os candidatos a essas va-gas devem ser alunos cursan-do ou concluintes de quais-quer dos níveis da educaçãobásica e trabalhadores empre-gados ou desempregados.Aqueles que atenderem asduas condições - aluno e tra-balhador - terão prioridade.

Para o mês de março estãoabertas inscrições para os cur-sos de cuidador infantil, auxi-liar de pessoal, manicure e pe-dicure, cabeleireiro assisten-te e auxiliar administrativo.Os interessados devem pre-

encher os pré-requisitos exi-gidos para o curso e realizarsua inscrição através do sitewww.pr.senac.br ou na uni-dade do Senac, na Rua SantaCatarina, 5736, em MarechalCândido Rondon.

Os cursos têm vagas limi-tadas e os inscritos serão cha-mados por edital para reali-zar suas matrículas por or-dem de classificação. Mais in-formações podem ser obtidaspelo telefone (45) 3284-4200.

Conforme o técnico de rela-ções com o mercado, IvandroVieira, dois cursos continuamcom inscrições abertas até ter-ça-feira (10), enquanto outrostrês seguem com inscrições atéa próxima sexta-feira (13). Oobjetivo é capacitar os inte-ressados para aprender umofício ao entrar no mercado detrabalho.

(6ª Série)Inscrições: até sexta-feira (13)Período: 06/04 a 07/08, das 08 horasàs 12h10, de segunda a sexta-feira

Cabeleireiro AssistenteCarga horária: 220 horasIdade mínima: 18 anosEscolaridade mínima: Ensino Fundamental(6ª Série)Inscrições: até sexta-feira (13)Período: 13/04 a 21/07, das 13h30 às 17h40,de segunda a quinta-feira

Auxiliar AdministrativoCarga horária: 180 horasIdade mínima: 16 anosEscolaridade mínima: Ensino Médio (1ª Série)Inscrições: até sexta-feira (13)Período: 22/04 a 26/06, das 08 horasàs 12h10, de segunda a sexta-feira

Cuidador InfantilCarga horária: 180 horasIdade mínima: 18 anosEscolaridade mínima: Ensino FundamentalconcluídoInscrições: até terça-feira (10)Período: 16/03 a 21/05, das 07h50 às12 horas, de segunda a sexta-feira

Auxiliar de PessoalCarga horária: 180 horasIdade mínima: 16 anosEscolaridade mínima: Ensino Médio (1ª Série)Inscrições: até terça-feira (10)Período: 16/03 a 30/04, das 08 horas às12h10, de segunda a sexta-feira

Manicure e PedicureCarga horária: 204 horasIdade mínima: 18 anosEscolaridade mínima: Ensino Fundamental

Page 13: 03 06 2015

O PRESENTE | 13SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 GERAL

PATO BRAGADO

Definida programação da Festa Nacional do CupimHaverá baile, show, encontro de motos e carros antigos, exposição do comércio e concurso gastronômico

Muitas atrações estão sen-do preparadas para mais umaedição da Festa Nacional doCupim Assado de Pato Braga-do, que acontecerá de 20 a 22deste mês e marcará o 22º ani-versário de emancipação domunicípio. Haverá baile, Encon-tro de Motos e Carros Antigos(Motocar), Exposição do Comér-cio e da Indústria e concursogastronômico, além de showcom Fred e Gustavo.

De acordo com o presidenteda Comissão Central Organi-zadora (CCO), Rogério Scherer(Picão), e o secretário de Viação,Obras e Urbanismo, Lércio Kirs-ten, atualmente estão sendo exe-cutados serviços no parque, taiscomo limpeza, reparo das ins-talações, construção de novosquiosques e churrasqueiras co-bertas. Eles informam que até adata do evento o local estará emcondições de receber os muní-cipes e visitantes.

Segundo Picão, a realizaçãoda festa não será afetada porgreves ou manifestações, uma

vez que os produtos já foramrecebidos.

CONCURSOAtualmente, estão abertas

as inscrições para equipes deassadores interessados emparticipar do concurso gastro-nômico. Conforme o presiden-te da CCO, a expectativa é con-tar com a participação de 250 a300 equipes de assadores. “Se-rão assados entre cinco a seismil quilos de cupim durante afesta”, prevê Picão.

A CCO comercializa o cu-pim ao valor de R$ 16 o quilo.No domingo do evento (dia 22),haverá almoço sendo servidono refeitório, cuja ficha custaráR$ 30. As bebidas terão valorúnico de R$ 3,50.

A premiação para os vence-dores do concurso de assadoresterá sete bois, sendo três delespara as equipes melhores colo-cadas na categoria de empresaslocais, três para equipes de forado município e um boi será sor-teado entre todos os demais par-

ticipantes. Serão distribuídos,ainda, 15 troféus.

PROGRAMAÇÃOA programação será aberta

no dia 20 (sexta-feira), com bai-le sem cobrança de ingressos,que terá início às 21 horas. No

dia 21 (sábado), às 14 horas,acontece simultaneamente aabertura da Exposição Comer-cial e Industrial organizada pelaAssociação Comercial (Acibra);e também a Exposição de Motose Carros Antigos (Motocar). Ocomércio e indústria também

atenderão durante o dia todono domingo.

Já no dia 22 ocorre a tradi-cional Festa do Cupim, comalmoço à base do prato típicodo município. Na parte da tar-de haverá matinê e premiaçãodo concurso.

Presidente daComissão Central

Organizadora,Rogério Scherer

(Picão): “Arealização da

festa estágarantida e serão

assados entrecinco a seis mil

quilos de cupim”

Divulgação

Page 14: 03 06 2015

14 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

Fábrica de suplementos será instalada em MercedesEmpresa venceu o processo licitatório e obteve a concessão de direito

real de uso de um barracão com área de 550 metros quadrados

PARQUE INDUSTRIAL

O município de Mercedes,através da Secretaria de In-dústria e Comércio, viabili-zou a instalação de uma fá-brica de suplementos mine-rais no Parque Industrial I.Regular vencedora do pro-cesso licitatório, a empresaSuplemath - Indústria de Su-plementos Minerais obteve aconcessão de direito real deuso de um barracão indus-trial com área de 550 metros

quadrados, comprometendo-se a realizar toda a adequa-ção necessária ao desenvol-vimento de suas atividades.O secretário de Indústria eComércio, Altair Loffi, este-ve no local essa semana paraacompanhar as obras.

A expectativa dos sócios-proprietários Charles Cardo-so de Aguiar e Justino Car-doso de Aguiar é fornecersuplementos para toda re-

gião e, inclusive, para Esta-dos vizinhos, tendo em vis-ta a relevância que o agro-negócio assume no atual ce-nário econômico.

O secretário Loffi destacaque a iniciativa vai proporci-onar a geração de empregos,renda e receita para o muni-cípio, resultando em benefí-cios de ordem econômica esocial para toda a comunida-de mercedense.

Secretário deIndústria e

Comércio, AltairLoffi, esteve no

barracãoindustrial paraacompanhar as

obras deadequação

Divulgação

Rondonense será homenageadapela Fecomércio PR

O Sistema FecomércioSesc Senac PR, por meio daCâmara da Mulher Empre-endedora e Gestora de Ne-gócios (CMEG), em reconhe-cimento do esforço das mu-lheres à frente dos negócios,realizará a 8ª edição do prê-mio “Mulher Empreendedo-ra”, em comemoração ao DiaInternacional da Mulher.

Neste ano o evento temcomo tema “As mulheres nojogo da vida”. A programa-ção acontece na segunda-fei-ra (09), no Rafain Palace Ho-tel & Convention Center, emFoz do Iguaçu. Ao todo, 24mulheres de destaque no Es-tado receberão a honraria,sendo 21 indicadas pelas Câ-maras instaladas no Paraná e

outras três homenagens es-peciais, concedidas para mu-lheres que se destacaram napolítica estadual, na gestão depolíticas sociais e na liderançade mulheres empreendedoras.Na lista das homenageadasestá a empresária de MarechalCândido Rondon, RosemeriHepp.

A vice-governadora CidaBorghetti será a homenagea-da como destaque da política;a diretora superintendente daAssociação dos Amigos doHC, Maria Elisa Paciornik, re-ceberá o reconhecimento comodestaque na gestão de políticassociais; e Elizabeth Lobo Elporeceberá o prêmio de destaquena liderança de mulher empre-endedoras será conhecido.

Page 15: 03 06 2015

O PRESENTE | 15SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 GERAL

CAMPUS MARECHAL RONDON

Projeto de autonomiauniversitária é avaliado na Unioeste

Comando de greve da Adunioeste sugere que deputados mediemdiálogo com Governo do Estado visando retirada do projeto

A sala do Tribunal do Júrido campus da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná(Unioeste) de Marechal Cân-dido Rondon foi sede de reu-nião, na manhã de ontem (05),entre professores e agentesuniversitários da institui-ção local. Em torno de 150pessoas participaram do en-contro, cujo tema tratado foia exposição de dados acercado projeto de autonomia fi-nanceira, avaliado por pro-fessores como prejudicial,devido à extinção do planode carreira, além de eventu-almente congelar o cresci-mento da Universidade nofuturo, que hoje é a terceira,mas que pode despontarcomo a maior do Estado.

Os trabalhos foram con-duzidos pelo professor docurso de Enfermagem docampus de Cascavel da Uni-oeste, doutorando Luiz Fer-nando Reis. De acordo comele, a avaliação da Associa-ção dos Docentes da Unioes-te (Adunioeste) é que o proje-to de autonomia financeiradeve ser retirado pelo Go-verno do Estado. “Ele pre-tende vincular o financia-mento das universidades aum percentual das receitastributárias líquidas do Esta-do, mas nós não concorda-mos com o projeto”, adianta.

Conforme Reis, na pro-posta está previsto o fim dodireito do professor e do ser-

vidor técnico da revisão anualde salários, que é um direitogarantido por lei para o funci-onalismo. “Nós achamos quenão há razão para discrimi-nar. Por que só professores eagentes universitários não te-riam revisão anual de saláriosquando o governo mantémisso para os demais? Outraquestão é que o projeto colocaem risco a carreira do profes-sor e do agente universitário,aprovado por deputados e queestabelece garantias com re-lação às conquistas dos últi-mos 30 anos”, completa.

Reis explica que o projetotende a criar problemas, poisa universidade que tiver maisdinheiro poderá pagar melho-res salários aos docentes. “Oorçamento de Londrina émaior que o da Unioeste, en-tão a tendência é dos profes-sores de Londrina terem maisdinheiro que os da Unioeste.Nós entendemos que o pro-fessor universitário deve tero mesmo salário em todos oslocais”, enfatiza.

EXPANSÃOA Unioeste é uma universi-

dade em expansão, portanto,na opinião do professor, defi-nir um índice fixo da receitatributária para financiar ainstituição significa um pro-vável congelamento no pro-cesso de crescimento. “O ex-governador Jaime Lerner pro-pôs um índice e se em 2015

tivesse 0,87% do ICMS previs-to em 1996, hoje a Unioeste teriaR$ 168 milhões, quando temosna Lei Orçamentária AnualR$ 261 milhões, ou seja, a Unio-este não teria crescido tanto. Ocampus de Rondon cresceu e acidade se beneficiou”, expõe.

“Universidade é sinônimode investimento. Há um estudonão divulgado revelando que acada emprego na Unioeste sãogerados dois novos empregosna região; para cada real inves-tido na Unioeste, outros setesão gerados na região, portantoa universidade é uma indústriasem chaminés”, salienta o do-cente, destacando que não setrata de uma greve por salário,e sim de uma greve para defen-der a instituição, direitos pre-vistos em lei e a manutenção daatual forma de financiamento.

“Nós temos um sonho nes-ta universidade. A Unioeste foicriada junto com a Unicentro,enquanto Londrina (UEL), Ma-ringá (UEM) e Ponta Grossa(UEPG) foram criadas em 1970.Nós éramos uma ‘faculdadezi-nha’, surgimos da agregaçãoda Facimar, Fecivel, Facitol eda Facisa, incorporando Fran-cisco Beltrão. Hoje somos a ter-ceira maior universidade doParaná, ultrapassando a Uni-centro e Ponta Grossa, e esta-mos muito próximos de Lon-drina e Maringá. Podemos sera maior universidade estadu-al”, declara.

O professor lembra que aUnioeste tem dado retorno con-

sistente através da graduação,pós-graduação, de pesquisado-res que auxiliam o desenvolvi-mento de técnicas agrícolas e odesenvolvimento econômico dacidade e da região. “Este é opatrimônio econômico que asociedade precisa entender edefender. Nós fazemos a nossaparte e esta é uma luta da comu-nidade como um todo. Não pe-dimos um centavo. O governopode terminar a greve retiran-do o projeto da previdência enão encaminhando o projeto deautonomia financeira”, expõe.

ÍNDICESegundo Reis, o governo

pretende definir um índice fixoda receita tributária e dos im-postos e uma parte será distri-buído à Unioeste. “Em termosgerais talvez o problema nãoseja este. Se tomarmos o finan-ciamento do ensino mais os hos-pitais universitários, a médiatem sido 10% do ICMS, algunsanos cai, alguns melhora e omais alto foi em 1997 no Gover-no Lerner, com mais de 12%,enquanto no Governo Requiãochegou a pouco mais de 5% edepois voltou a subir”, cita.

O professor frisa que a pre-ocupação é para com as univer-sidades em expansão. “Se nóstivéssemos definido um índicefixo em 1997, nós teríamos pou-co mais da metade do que temoshoje para 2015, o que significaque provavelmente os cursosde Agronomia e Zootecnia nãoteriam sido criados no campus.

Cursos novos nas áreas desaúde não teriam sido cria-dos nos outros campi, comoo de Medicina em FranciscoBeltrão, do qual o deputadoAdemar Traiano teve papeldecisivo”, lembra.

Conhecedor de númerose do projeto, Reis comentaque as universidades têmcusto equilibrado e suportá-vel. “Definir um custo fixopode congelar a expansão daUnioeste”, diz.

DIÁLOGOApós a discussão do pro-

jeto no campus rondonense,a decisão será tomada naassembleia da Adunioeste.“O comando de greve daUnioeste está fazendo umesforço para que os deputa-dos percebam a força e im-portância das universida-des. Nós não gostamos defazer greve. Reivindicamos evamos conversar com todosque queiram nos ouvir. Que-remos que eles (deputados)apresentem um requerimen-to para que a AssembleiaLegislativa constitua umgrupo de deputados paramediar o diálogo entre nós eo secretário da Casa Civil,Eduardo Sciarra. A grevedeve ser negociada o maisrápido possível. Queremosabrir diálogo e que os depu-tados apoiem a retirada dereforma da previdência e deautonomia financeira dasuniversidades”, conclui.

A reunião de discussão do projeto recebeu a participação de150 pessoas, entre professores e agentes universitários

Professor Luiz Fernando Reis: “Definir um custo fixopode congelar a expansão da Unioeste”

Fotos: Joni Lang/OP

Page 16: 03 06 2015

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SEXTA-FEIRA,06 DE MARÇO DE 2015

Dia 06: Ana Paula LizzoniDia 06: Claudemir FriesDia 06: Daniela PaludoDia 06: Diogo WeissDia 06: Eliane de PaulaDia 06: Elsi ArnholdDia 06: Gerson Jair FroehnerDia 06: Herton TrautenmullerDia 06: Larissa Rosana SchneiderDia 06: Leandro NiedDia 06: Maico Morais dos SantosDia 06: Rodrigo MullerDia 06: Rúbia Carla CassoliDia 06: Sandra MaibergDia 06: Valdecir LohmannDia 06: Wilson Riedlinger

ENCONTRO SOBRE DIABETESPromovido pela Associação de Farmacêuticos e Bioquímicos de

Marechal Cândido Rondon e Região (Assfabio), em parceria comprofissionais de saúde, será realizada hoje (06) uma programaçãoespecial para abordar a diabetes. O evento inicia às 19 horas noauditório do Senac de Marechal Rondon. Haverá palestras com omédico endocrinologista Manuel Lindo, nutricionista Dalila KatbehSchuck, professora Zelina Berlatto Bonadiman, farmacêutica LésleiBauermann e a bioquímica Gisele Pasetti. A entrada é um quilo dealimento não perecível.

Oficina da Foto

ClarissíPommereningcom os filhos

Madassa eUylian. Clarissí

estreia novaidade no dia de

hoje (06). Nafoto, registro

feito porRosane, da

Oficina da Foto

Page 17: 03 06 2015

O PRESENTE | 17SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 SOCIAL

O PEQUENO PRÍNCIPEHoje (06) acontece, no Teatro Municipal de Toledo, a partir das 20 horas, a encenação da peça

“O Pequeno Príncipe”, numa realização da ACPT e Prefeitura de Toledo, através da Secretariada Cultura. O Pequeno Príncipe é uma obra literária mundialmente reconhecida, traduzida para80 idiomas, cativando os mais distintos povos de todos os cantos do planeta. A história mágicanarra o encontro do Pequeno Príncipe, vindo de um lugar distante, com um aviador perdido nodeserto. Juntos, eles compartilham experiências que divertem, encantam e tocam o coração.

INSCRIÇÕES PARA FESTIVALCANTA PALOTINA

Os intérpretes interessados em participar do Festival de MúsicaCanta Palotina poderão se inscrever até o próximo dia 20, na BibliotecaPública Municipal Castro Alves. O Departamento Municipal de Cultura,vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já iniciou ospreparativos para a 10ª edição do evento, que busca valorizar os talentoslocais. A programação acontece entre os dias 16 e 18 de abril, no CentroLuterano de Eventos. Haverá apresentações nas categorias adulto, in-fantil e juvenil. Poderão se inscrever intérpretes nos gêneros musicaisPopular, Sertanejo e Gospel. A premiação será em troféus e dinheiro paraos melhores colocados de cada categoria. Os intérpretes que ficarem em1º lugar na categoria adulto irão representar Palotina na fase elimina-tória do Festival Regional de Música do Oeste do Paraná (Fermop). Aanimação do festival ficará a cargo da Banda Detroit.

João Livi/OP

O superintendente de Meio Ambiente da Itaipu, Jair Kotz, com aprefeita de Mercedes, Cleci Loffi, por ocasião da assembleia doConselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Eles aproveitaramo encontro para discutir projetos para o município mercedense

Arquivo pessoal

As profissionais do cabelo, Elsi Arnhold eTatiani Cattini. Elsi estreia idade nova

hoje (06). Parabéns!

Page 18: 03 06 2015

NOVA SANTA ROSA

Inscrições para o PSS estão abertas até terça-feiraEdital de abertura, com todos os detalhes, está disponível no site oficial da prefeitura

18 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

As inscrições para o Pro-cesso de Seleção Simplificado(PSS) da Prefeitura de NovaSanta Rosa para professor,educador infantil, psicólogoe serviços gerais, visandocompor banco de reservapara futuras contrataçõesnos estabelecimentos da redemunicipal de ensino e nasdependências de prédios e lo-gradouros públicos, estãoabertas até terça-feira (10).

O edital de abertura, comdetalhes sobre a inscrição einformações adicionais estádisponível no site oficial daPrefeitura de Nova Santa Rosa(www.novasantarosa.pr.gov.br),onde também será feita a di-vulgação dos candidatosaprovados no Processo deSeleção Simplificado. A pon-tuação final será divulgadaaté o próximo dia 16.

A aprovação dependerá daavaliação e pontuação adqui-ridas nos documentos apre-sentados pelo candidato, re-ferentes à escolaridade, ao

tempo de serviço e aos títulosde aperfeiçoamento profissi-onal, que terão notas de 0 a100, somando-se todos ositens. A pontuação será defi-nida de acordo com cada car-go especificadamente, com li-mite de pontos para cada umdos itens.

INSCRIÇÕESE SALÁRIOS

As inscrições podem serrealizadas na Secretaria Mu-nicipal de Educação e Cultu-ra (anexo à prefeitura), loca-lizada na Avenida Tucun-duva, 833, Centro. No atoda inscrição o candidato de-verá preencher formulário,informando dados pessoais,endereço, comprovante deescolaridade e de tempo deserviço. Os salários variamde R$ 755,45 até R$ 2.143,50.A contratação ocorrerá emRegime Especial de acordocom a Lei Municipal nº 1.411,de 07 de dezembro de 2011, ena Lei Municipal de nº 1.705,

de 16 de fevereiro de 2015.“As contratações serão

feitas por tempo determina-do de até um ano, podendo

ser prorrogadas uma únicavez por até mais um ano,como determina a Lei nº1.411/2011, não gerando vín-

culo estatutário com o mu-nicípio”, explica a secretáriade Educação e Cultura, VeraLorenzatto.

Inscrições para o PSS estão sendo feitas na Secretaria de Educação e Cultura,de segunda à sexta-feira, das 08 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas

Emanuela Schaedler Schnekemberg

Page 19: 03 06 2015

O PRESENTE | 19SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 AGRONEGÓCIO

PARANÁ

Apenas 6% dos produtores fizeram o Cadastro Ambiental RuralApesar do baixo número, o Estado ainda está entre os cinco que mais

têm propriedades cadastradas. Prazo se encerra em 05 de maioO Paraná tem cerca de 530

mil propriedades rurais quedeverão ter seus dados regis-trados no Cadastro Ambien-tal Rural (CAR). O prazo vaiaté 05 de maio e, até o mo-mento, apenas 6,20% estãocadastradas. Este primeiro re-latório do Governo do Esta-do foi apresentado durantereunião na quarta-feira (04),com diversas instituições daagricultura paranaense.

Os proprietários que nãose cadastrarem terão dificul-dades para conseguir linhas

de crédito e financiamentos.Além disso, quem não fizer oCAR dentro do prazo perderábenefícios previstos no NovoCódigo Florestal, como a sus-pensão de multas adminis-trativas por corte irregular devegetação no imóvel e a pos-sibilidade de regularizar áre-as de Reserva Legal.

O CAR é gerenciado pelogoverno federal. No Paranáesses cadastros serão homo-logados pelo Instituto Ambi-ental do Paraná (IAP), quepassou a ter acesso ao sistema

nesta semana.O primeiro relatório mos-

tra que, até o fim de fevereiro,33.078 das mais de 532 milpropriedades rurais parana-enses estão cadastradas. Ape-sar do baixo número, o Para-ná ainda está entre os cincoEstados que mais têm propri-edades cadastradas. O muni-cípio paranaense que tem amaior índice de cadastramen-to rural é Wenceslau Braz,com 40% de todas as proprie-dades rurais já cadastradasno CAR.

Brasil quer reduzir barreirasexternas a produtos agropecuários

O Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento (Mapa)pretende atuar firme para redu-zir as barreiras enfrentadas pe-los produtos brasileiros no exte-rior, sejam sanitárias, fitossani-tárias ou tarifárias. O assunto foidiscutido na quarta-feira (04) emBrasília (DF), durante reuniãoentre os ministros da Agricultu-ra, Kátia Abreu; das RelaçõesExteriores, Mauro Vieira; e daIndústria, Desenvolvimento eComércio Exterior (MDIC), Ar-mando Monteiro.

Uma força-tarefa foi criadano Mapa para acelerar milharesde processos que dependem deanálise. Também foram estabe-lecidas as diretrizes do Planeja-mento Nacional de Defesa Agro-pecuária, programa que deveráser lançado nos próximos meses.

De acordo com Kátia Abreu,há cerca de cinco anos o setor

trabalha no planejamento paraaprimorar e reorganizar todosos pontos da defesa agropecuá-ria. “Vamos reduzir entraves bu-rocráticos e avançar no nossocomércio exterior”, garantiu.

CARNES E GRÃOSSegundo a secretária de Re-

lações Institucionais do Minis-tério da Agricultura, Tatiana Pa-lermo, os principais obstáculosestão no mercado de carnes ede grãos. O ministério trabalhapara habilitar novos estabeleci-mentos para exportar carnesbovina, suína e de aves e paraaprovar novos transgênicos, emespecial de milho e soja.

Alguns dos mercados priori-tários para o Brasil são China,União Europeia, Estados Uni-dos, Rússia, Venezuela, Japão,Arábia Saudita, Coreia do Sul,Índia e África do Sul.

Conab realiza novo leilão de venda de feijãoNa quarta-feira (11), a Com-

panhia Nacional de Abasteci-mento (Conab) realizará mais umleilão de venda de feijão cores.Serão ofertadas mais de 12 miltoneladas do produto. O preço devenda do feijão será divulgado

em R$/kg, ICMS excluso, com an-tecedência de até dois dias úteisda data de realização do leilão.

O feijão a ser vendido pelaConab está depositado nos se-guintes Estados: Bahia (800 t), Dis-trito Federal (3,23 mil t), Goiás

(277 t), Minas Gerais (349 t), MatoGrosso do Sul (31 t), Paraná (5mil t), Santa Catarina (2 mil t) eTocantins (326 t). O produto po-derá ser vistoriado dentro doarmazém, não sendo permitidaa retirada de amostra.

Page 20: 03 06 2015

20 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

Copagril se prepara para Copa dos Campeões do ParanáFederação Paranaense alterou a tabela, marcando o clássico entre Copagril e Cascavel para abrir a competição

FUTSAL

EQUIPE DE GINÁSTICA RÍTMICARECEBE MATERIAL EM MERCEDES

A equipe de ginástica rítmica(GR) do projeto Atleta do

Futuro/Sesi/MCR Amidos, domunicípio de Mercedes, foi

contemplada ontem (05) com orecebimento de materiais paraa prática da modalidade, como

bolas, fitas, arco e massa. Oobjetivo é somar esforços para

desenvolver o projeto deiniciação esportiva em suas

diversas formas demanifestação. A prefeita Cleci

Loffi, o vice-prefeito VilsonMartins, o gerente de negóciosdo Sesi, João Eduardo Bólico,

e demais autoridadesprestigiaram o ato.

Divulgação

A partir de quarta-feira (11), a Copagril/Sempre Vida/Penalty/Marechal Cândido Ron-don encara o segundocompromisso oficial des-te ano: a Copa dos Cam-peões do Paraná. A com-petição será em Guara-puava, com todos os jo-gos no Ginásio JoaquimPrestes, casa do atualcampeão de futsal doEstado, o Guarapuava.

De acordo com o téc-nico da Copagril Futsal,Joarez Souza Júnior (Ju-ninho), a equipe segueem fase de pré-tempora-da, até começar o Cam-peonato Paranaense Sé-rie Ouro, o que deveacontecer no fim do mês.“É claro que entramosnas competições desteperíodo visando o títu-lo, mas também usamospara preparação, paracorrigir erros e entrosaro time”, explica.

O técnico Juninho repassou informações sobre competir pela busca do 2º título na competição

DivulgaçãoCom pouco mais deum mês de trabalho, Ju-ninho avalia bem o de-senvolvimento da equi-pe. “Na Copa Catarataspudemos ver onde acer-tamos e onde pecamos eé nisso que temos quefocar”, conta. Comoexemplo do que precisaser corrigido, o técnicocita a defesa de bola pa-rada e as finalizações.

O comandante dotime revela que ficou sa-tisfeito com a parte táticadefensiva do coletivo,com o sistema de ataquee com a força de vontadeda equipe. “Mesmo queos primeiros jogos nãotenham sido como pla-nejamos, não nos deixa-mos abater e fizemos onosso melhor jogo, jus-to com a equipe mais for-te do grupo. Fiquei felizcom a maturidade na to-mada de decisões dosatletas”, relata.

COPA DOSCAMPEÕES

A Copa dos Campe-ões, uma competição daFederação Paranaensede Futebol de Salão(FPFS), chega a sua 2ªedição. No ano passa-do, a Copagril ficou com

o título, disputado emUmuarama, e havia ga-nhado o direito de re-presentar o Estado naLiga Sul. Esta regra,porém, foi alterada noarbitral da Federação,realizado em fevereiro.

Agora, quem fica coma vaga é o 1º colocado da1ª fase da Série Ouro des-te ano, exceto os timesque estão na Liga Naci-onal Futsal, ou seja, Co-pagril, Guarapuava,Umuarama e Cascavelnão poderão jogar aLiga Sul. O objetivo des-ta alteração é dar opor-tunidade para que as de-mais equipes tambémparticipem de competi-ções nacionais.

Como somente cin-co equipes participarão,a competição será emturno único e quem ti-ver somado mais pon-

tos ao final de quatrojogos, leva o título. Oprêmio, neste ano, seráa isenção da taxa de ins-crição da Série Ouro de2016, além de troféu emedalhas.

Divulgada na se-gunda-feira (02), a ta-bela foi alterada e o clás-sico entre Copagril eCascavel abrirá o cer-tame. Confira a seguiros outros jogos.

JOGOS DE QUARTA-FEIRA (11)18h30 Cascavel x Copagril20h30 Guarapuava x Caramuru

JOGOS DE QUINTA-FEIRA (12)18h30 Umuarama x Caramuru20h30 Guarapuava x Copagril

JOGOS DE SEXTA-FEIRA (13)18h30 Copagril x Caramuru20h30 Cascavel x Umuarama

JOGOS DE SÁBADO (14)18h30 Cascavel x Caramuru20h30 Guarapuava Futsal x Umuarama

JOGOS DE DOMINGO (15)09h00 Umuarama x Copagril11h00 Guarapuava x Cascavel

Page 21: 03 06 2015

O PRESENTE | 21SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 ESPORTES

NOVA SANTA ROSA

Três jogos movimentam sequência do Municipal de FutsalA 2ª rodada acontece hoje (06), a partir das 19h30, no Ginásio de Esportes Eurides Priebe

O 1º Troféu Copagril deFutsal de Nova Santa Rosa,masculino, feminino e infan-til, teve sua abertura na quar-ta-feira (04), no Ginásio deEsportes Eurides Priebe. Ocampeonato é realizado pelaPrefeitura de Nova Santa Rosa,através da Secretaria de Es-portes. A abertura contou coma presença do secretário deAdministração e Planejamen-to, Luiz Vicente München,representando o prefeito Ro-drigo Fernandes, secretário deAtividades Institucionais,Marcos Elieser, e a secretáriade Esportes, Cleide Lima.

O pontapé inicial do cam-peonato foi dado por Mün-chen e por Cleide Lima. A 1ªrodada contou com três jo-gos, todos pelo masculino.No primeiro, a equipe daMetalúrgica JM/DMD Pré-Moldados venceu por 2 a 1 aequipe da Linha Guaçu/Far-mácia Santo Cristo; Juventu-de Cascavel venceu por 3 a 2 aequipe da Juventude Nova

Santa Rosa. E o último jogoda noite ficou empatado em 1a 1, entre Cooatol/Sicredi/JLConstru&cia e Frigorosa/Pos-to Cosaco.

A 2ª rodada acontece hoje

Lavacar Diamantevence o Torneio deFutsal Juvenil

Foi realizado no último sába-do (28) e domingo (1º), o 1º Tor-neio de Futsal Juvenil, organiza-do pelo Departamento Munici-pal de Esportes de São Miguel doIguaçu. As competições aconte-ceram no Centro Esportivo Val-ter Marcon, com a participaçãode oito equipes, com atletas nas-cidos em 1998, 1999 e 2000, queresidem e estudam no município.

O evento foi realizado com oobjetivo de revelar os talentos e aintegração entre os times. Alguns sedestacaram e poderão fazer parte daequipe de rendimento do municí-pio. No final do torneio, as equipesque conquistaram o 1º (LavacarDiamante), 2º (Parara Tibum) e 3ºlugar (Sul Móveis) foram premia-dos com medalhas. A entrega foirealizada pelo diretor de Esportes,Carlos Henrique Guilhen.

Emanuela Schaedler Schnekemberg

Jogos equilibrados marcaram a 1ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal

(06), a partir das 19h30, noGinásio de Esportes EuridesPriebe. Os jogos da noite serãotodos pela categoria masculi-no. A partida de abertura en-volve Borracharia Avenida/

FarmaVip/Pavimentação Soa-res e Estofaria Friedrich, o se-gundo é entre Planalto do Oes-te e JS Artefatos, e o últimoentre Auto Escola Oeste/Des-pachante Tupi e Alto Santa Fé.

Page 22: 03 06 2015

22 | O PRESENTE ESPORTES SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

SELEÇÃO BRASILEIRA

China investe alto e impõe Tardelli na lista de DungaPaís é o segundo mercado com maior gasto na última janela, atrás da Inglaterra

Segundo a lenda, o termoEldorado se referia ao impe-rador de uma cidade que ti-nha o hábito de cobrir-se deouro em pó para ficar com apele dourada tamanha era ariqueza de seu império. Apalavra foi utilizada ontem(05) pelo técnico da SeleçãoBrasileira, Dunga, para falardo alto investimento feito pelofutebol chinês para contarcom duas das principais es-trelas do futebol brasileiro: osatacantes Diego Tardelli e Ri-cardo Goulart.

“A Europa era quem maiscomprava jogadores brasilei-ros, com 28, 29 anos. Com opassar do tempo, os países daCortina de Ferro passaram acontratar jogadores com 18,19 anos. Agora, a Ásia está

contratando jogadores expe-rientes e a China transfor-mou-se em novo Eldorado.Essa é a história do futebolatual e temos que nos adaptarda melhor maneira possível,sem prejuízo para a SeleçãoBrasileira”, analisou o treina-dor, logo após divulgar osconvocados do Brasil.

Na lista, enquanto o ex-jogador do Atlético-MG foichamado pelo treinador paraos dois próximos compromis-sos da equipe nacional, no dia26, diante da França, em Paris,e três dias depois contra oChile, em Londres, o ex-atletado Cruzeiro ficou fora da lista.Na cabeça de Dunga, pelo fatode ser início de temporada, osatletas não estariam nas suasmelhores condições.

Diretor do Grêmio é denunciadopor declarações contra o STJD

A Procuradoria do SuperiorTribunal de Justiça Desportiva(STJD) denunciou o diretor jurídi-co do Grêmio, Nestor Hein, pelasdeclarações ofensivas contra ainstituição. Em entrevista ao siteda ESPN, Nestor criticou a atua-ção do STJD e do procurador-geral Paulo Schmitt. O ato rendeudenúncia ao dirigente por incitarpublicamente o ódio, ofensa econduta contrária à disciplina eética. O processo ainda não temdata para julgamento.

A entrevista de Nestor foipublicada terça-feira (03). Nome-ado novo diretor jurídico do Grê-mio, ele será responsável poracompanhar os processos do clu-be no STJD. “Vou ter de compare-cer com um prendedor nasal emvirtude de seu mau cheiro. Nãotemos força contra o teatro que

são aqueles julgamentos. É o ór-gão mais abjeto e nojento domundo”, afirmou Hein.

Logo após, o dirigente comen-tou a decisão do Pleno do STJDque absolveu o auditor RicardoGraiche, acusado de publicar in-júrias raciais em uma rede sociale responsável por punir o Grê-mio no episódio de racismo con-tra Aranha, e criticou o procura-dor-geral Paulo Schmitt. “O Grê-mio foi julgado, apedrejado pe-

las pessoas e viu sua torcida serestereotipada até mesmo em ho-rário nobre. Agora, fazem issoem uma ação de compadres - ou‘compadrio‘, como falam aqui emPorto Alegre. É horrível traba-lhar com essa gente, com essePaulo Schmidt, corajoso apenascom os clubes de menor forçapolítica, mas, salvo exceções,temos que viver com essas figu-ras lamentáveis”, disse o diretordo Grêmio.

Sem marcar há três jogos,Fred revela incômodo com jejum

O Botafogo que se cuide.No que depender de Fred, oGlorioso vai sofrer com afome de gols do artilheiropara o clássico de domingo(08), no Maracanã. Apesarde ser o artilheiro do Campe-onato Carioca, ele não es-conde o incômodo com o je-jum de três jogos sem marcarna competição.

Segundo o atacante, estapartida é fundamental paraos objetivos do Fluminense.“É ruim não marcar. Um jogome irrita, dois também, três

pior ainda. Estou faminto.Estou tranquilo e tenho queganhar domingo. Estou ven-do essa vontade em cada jo-gador e temos que levar todoesse trabalho pra dentro decampo”, explica.

Na próxima rodada, o jo-gador terá a vítima preferidadesde que ele chegou ao tri-color. Em 16 jogos contra oBotafogo, o camisa 9 já mar-cou em dez oportunidades.Nenhum outro clube sofreutantos gols de Fred quanto oalvinegro.

GOLEIROSJefferson (Botafogo)Marcelo Grohe (Grêmio)Diego Alves (Valencia)

LATERAISFabinho (Monaco)Marcelo (Real Madrid)Filipe Luís (Chelsea)Danilo (Porto)

ZAGUEIROSDavid Luiz (Paris Saint-Germain)Marquinhos (Paris Saint-Germain)Thiago Silva (Paris Saint-Germain)Miranda (Atlético de Madrid)

VOLANTESLuiz Gustavo (Wolfsburg)Fernandinho (Manchester City)Elias (Corinthians)Souza (São Paulo)

MEIASOscar (Chelsea)Roberto Firmino (Hoffenheim)Willian (Chelsea)Philippe Coutinho (Liverpool)

ATACANTESNeymar (Barcelona)Robinho (Santos)Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)Diego Tardelli (Shandong Luneng)

Page 23: 03 06 2015

O PRESENTE | 23SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 POLICIAL

Quadrilha desarticulada movimentou R$ 600 milhõesGrupo usava contas bancárias de 87 empresas para receber valores de pessoas físicas e

jurídicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros do Paraguai

OPERAÇÃO BEMOL

A Polícia Federal e a Recei-ta Federal deflagraram ontem(05) a Operação Bemol, quetem o objetivo de desarticularuma organização criminosatransnacional que, em me-nos de cinco anos, desenvol-veu um esquema multimilio-nário de lavagem de dinheiroe evasão de divisas. Foramcumpridos sete mandados deprisão preventiva, 34 manda-dos de prisão temporária, 25mandados de condução coer-citiva e 68 mandados de bus-ca e apreensão nos municípi-os de Foz do Iguaçu, SantaTerezinha de Itaipu, Mate-lândia, Cascavel, Toledo, Pa-lotina, Altônia, Joinville (SC),Soledade (RS), Ribeirão Preto(SP) e Monte Aprazível (SP).Foram envolvidos na ação 230policiais federais e 30 servido-res da Receita Federal.

O grupo criminoso utili-zava contas bancárias de 87empresas, em geral fictícias,para receber vultosos valoresde pessoas físicas e jurídicas,de diversos Estados brasilei-ros, interessadas em adquirirmercadorias, drogas e cigar-ros do Paraguai. A PF cons-tatou que as empresas con-troladas pela organização cri-minosa investigada movi-mentaram mais de R$ 600milhões de origem ilícita. Estegrupo era responsável por

conferir aparência lícita a re-cursos financeiros de origemcriminosa e remeter esse mes-mo dinheiro “sujo” ao Para-guai.

Além dessas atividades, paraatender as exigências de “dolei-ros” paraguaios, a organiza-ção criminosa também era res-ponsável por transferir partedos ativos ilícitos para contasbancárias brasileiras controla-das pelos tais “doleiros”.

A operação foi batizada deBemol por possuir o mesmopropósito da Operação Sus-tenido, deflagrada há menosde um ano pela Polícia Fede-ral e pela Receita Federal emFoz do Iguaçu, que desarti-culou uma organização cri-minosa especializada na prá-tica dos mesmos delitos in-vestigados na Operação Be-mol. A expressão Bemol é umareferência à teoria musical,visto que tanto o sustenidoquanto o bemol representamuma nota intermediária entreduas outras notas musicais.

O papel das organizaçõescriminosas descortinadas pe-las Operações Sustenido eBemol era o de fazer a ligaçãoentre traficantes de drogas,“cigarreiros” e empresáriosbrasileiros, com os fornece-dores de tais produtos resi-dentes no Paraguai. Os doisgrupos criminosos desarticu-

BPFron prende usuáriae suspeitos de tráfico

O Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron) pren-deu, por volta da 01 da ma-drugada de ontem (05), trêspessoas e apreendeu 51 pe-dras de crack. A ação acon-teceu em Guaíra, quandopoliciais realizavam patru-lhamento na Viela SantaCatarina, na Vila Eletrosul.

A equipe avistou umamulher de 32 anos, mora-dora de Guaíra, em atitu-de suspeita. Ao ser reali-zada abordagem foram en-contradas cinco pedras decrack. Ela informou quecomprou a droga na casaao lado de onde estavam.Imediatamente a equipe foiaté a residência e viu um

Corpo de taxista é encontradoFoi encontrado no fim da

manhã de ontem (05) o corpodo taxista Ordalino Zanco,que estava desaparecido des-de a noite de quarta-feira (04),após sair para fazer uma cor-rida. O corpo estava em meioao milharal próximo ao dis-trito de São Camilo.

A vítima saiu na noite dequarta-feira, por volta das 22

horas, para levar dois rapa-zes até São Camilo e depoisnão foi mais visto. O seu veí-culo foi recuperado pela Polí-cia Rodoviária Federal emGuaíra. Ao realizar a aborda-gem, um dos elementos con-seguiu fugir e um menor deidade foi apreendido.

Em contato com a políciade Palotina para saber se ha-

via registro de roubo do veí-culo, os policiais informaramsobre o desaparecimento dotaxista. Os federais de Guaíracomeçaram a indagar o me-nor para saber onde estavaOrdalino, mas, debochandodas leis brasileiras, ele disseque não sabia onde estava eque nada iria acontecer a ele,pois era menor de idade.

O corpo foi retirado dolocal somente após a chegadado Instituto Médico Legal(IML) de Toledo e da PolíciaCivil de Palotina e Toledo. Elefoi encaminhado ao IML paraque a autópsia possa definir omotivo da morte.

A Polícia Civil de Palotinatem suspeitos de envolvimen-to no crime e realiza diligênci-as com o intuito de localizá-los. O menor foi levado à Po-lícia Civil de Palotina.

casal dentro do imóvel. Aoavistar a polícia, o casalfugiu para os fundos, masos policiais conseguiramalcançar os suspeitos. Umhomem de 36 anos e umamulher de 18 anos, ambostambém moradores de Gua-íra, foram detidos.

Durante revista na casaforam encontradas 46 pe-dras de crack, uma balançade precisão, dois aparelhoscelulares, R$ 26,35, além deum pacote com balões deborracha que eram utiliza-dos para embalar a droga.As três pessoas, as drogas eos objetos foram encami-nhados para a Delegacia daPolícia Civil em Guaíra.

lados pelas operações repre-sentavam o elo entre crimi-nosos brasileiros e paraguai-os, ou seja: representam o se-mitom sem o qual a sinfonianão pode ser tocada.

O trabalho realizado pelaPolícia Federal e Receita Federaldemonstrou que o combate àlavagem de dinheiro e à evasãode divisas deve ser uma cons-tante na tríplice fronteira. Evi-dentemente, a droga, o cigarroe outros ilícitos procedentes doParaguai não chegam ao Bra-sil gratuitamente. Os fornece-dores paraguaios enviam seusprodutos ilícitos para o Brasildepois de serem pagos para isso.As organizações criminosas de-sarticuladas pelas duas opera-ções eram responsáveis por ga-rantir o pagamento dos forne-cedores paraguaios.

De acordo com a PF, ani-quilando esse tipo de grupocriminoso dificulta-se a trans-ferência de recursos financei-ros de origem espúria para opaís vizinho e, por consequ-ência, inviabiliza-se a remes-sa de artigos ilícitos do Para-guai para o Brasil.

Na última atualização dodia, a PF informou que tam-bém foram apreendidos cincoveículos, uma arma de calibre38, dez munições, R$ 62.350 eU$ 400, além de vários apare-lhos celulares, computadorese documentos.

QUATRO TONELADAS DE CAMARÃODivulgação/PRF

Por volta da 01 hora da madrugada de ontem (05), uma equipe daPolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão carregado

com quatro toneladas de camarão sem comprovação fiscal ou deinspeção aduaneira. A ação aconteceu em frente ao posto da PRF emSanta Terezinha de Itaipu. O produto de origem argentina, conforme o

motorista, seria levado para Guarapuava. A carga foi encaminhadapara a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu.

Page 24: 03 06 2015

24 | O PRESENTE POLICIAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

MARECHAL RONDON

Companhia da Polícia Militar tem novo comandanteCapitão Marco Aurélio de Carvalho assume o posto deixado pelo capitão Valmir

de Souza, que comandou a corporação nos últimos quatro anosNos últimos quatro anos,

o capitão Valmir de Souzaesteve no comando da 2ªCompanhia da Polícia Mili-tar, sediada em MarechalCândido Rondon e respon-sável pelo policiamento emnove municípios do Extre-mo Oeste do Paraná. Naúltima semana, entretanto,Souza deixou o comandoda unidade policial para par-ticipar de um curso de aper-feiçoamento de oficiais, pré-requisito para galgar a pa-tente de major.

A 2ª Companhia, ligadaao 19º Batalhão da PM doParaná, tem agora o coman-do do capitão Marco Auré-lio de Carvalho, que chegade Toledo para, segundo ele,continuar o trabalho feitopor Souza e ampliar aindamais o patrulhamento parainibir a criminalidade. Paraisso, o capitão Marco Auré-lio terá reforço, com a che-gada prevista para os próxi-mos dias de cerca de deznovas viaturas para a Com-panhia em Rondon, que se-rão distribuídas nos muni-cípios de abrangência.

Marco Aurélio de Car-valho é natural de Cascavel,

tem 37 anos de idade, é casa-do e pai de um filho. Ingres-sou na Polícia Militar aos 18anos. Especializado em poli-ciamento montado, passouos últimos anos no comandoda Polícia Rodoviária Esta-dual em Cascavel, responsá-vel pelos postos rodoviáriosde Marechal Rondon, AssisChateaubriand, Santa Hele-na, Palotina e Iporã.

Em janeiro deste ano as-sumiu o comando da 1ª Com-panhia da PM em Toledo,mas dois meses depois foidesignado para comandar a2ª Companhia.

As primeiras ações no mu-nicípio são de ambientação econhecimento local. “O capi-tão Souza já me levou fazeralgumas visitas, conhecer ojuiz, o promotor, o vice-pre-feito, alguns empresários. Es-tou me ambientando tam-bém com a equipe. Na próxi-ma semana irei fazer maisalgumas visitas, para conhe-cer as lideranças, a comuni-dade”, destaca.

Para Marco Aurélio, es-treitar laços com a comuni-dade é fundamental para fa-zer um bom trabalho. “O po-liciamento precisa de um es-

treito contato com a comuni-dade. A polícia precisa saberos anseios das pessoas, por-que baseado na experiênciadas pessoas é que podemosser eficientes”, revela.

ATUAÇÃOO novo comandante con-

ta que pretende ampliar ain-da mais o patrulhamentoostensivo, a presença do po-licial nas ruas, com o propó-sito maior de coibir crimes.“Temos que fazer a políciaaparecer. Temos que ter po-liciais atentos para o enfren-tamento à criminalidade,mas também para não dei-xar que os crimes aconte-çam”, pontua.

Ele explica que vai tra-balhar também para redu-zir os índices dos princi-pais crimes na região, comofurtos e roubos a residênci-as e a estabelecimentos co-merciais. “Sabemos que háuma certa incidência de ar-rombamentos e queremosreduzir esses números”,acrescenta.

Para essas duas linhas deatuação, o capitão MarcoAurélio garante que vai con-tar com policiais eficazes ededicados. “Só ouvimos fa-lar bem da 2ª Companhia.Já conversei com minhaequipe e vi nos policiais oorgulho de servir a popula-ção. Muitos nasceram, cres-ceram e moram em Mare-chal Rondon e região, gos-tam do que fazem, são cui-dadosos com os equipa-mentos, são comprometi-dos. Minha impressão é

muito positiva”, elogia.

ABRANGÊNCIASão nove os municípios

que fazem parte da 2ª Com-panhia: Marechal Rondon,Mercedes, Terra Roxa, Gua-íra, Nova Santa Rosa, Qua-tro Pontes, Pato Bragado,Entre Rios do Oeste e SantaHelena. “É uma grande áreaa ser policiada. Vamos nosdedicar para reprimir cri-mes contra a vida, contra opatrimônio, dando conti-nuidade ao trabalho feitopelo capitão Souza”, diz.

NOVAS VIATURASMarco Aurélio chega tra-

zendo boas notícias no quetange o equipamento daPolícia Militar. De acordocom ele, cerca de dez novasviaturas zero quilômetrodevem ser incorporadas à2ª Companhia. “Nos pró-ximos dias vão chegar asviaturas novas em um es-forço do major Beserra (co-mandante do 19º Batalhão,Leonel Beserra). As viatu-ras são camionetes VWAmarok, equipadas comalta tecnologia embarcada.“Só acontecer a liberaçãodos documentos que as no-vas viaturas chegam”, con-ta o capitão.

Capitão Souzaagradece

comunidade“Temos uma avaliação positiva des-

ses quase quatro anos (que serãocompletos em abril de 2015) no co-mando da 2ª Companhia. Mantivemosestáveis os índices de criminalidade.Alguns tipos de crimes até reduziram”,diz Souza, que amplia: “Em todo essetempo tivemos o respaldo da comuni-dade e também do público interno (po-liciais), não tivemos nenhum dissaborou acontecimentos mais graves”.

Com o posto de major que ele devealcançar, Souza não pode mais voltarpara a 2ª Companhia, mas garante quevolta para contribuir com a região. “Es-tou em um curso de aperfeiçoamentopara galgar o posto de major. Volto ao19º Batalhão em junho, em outra fun-ção. Vamos ver o que o Comando nosreserva, mas de toda forma volto paracontribuir com a PM da região”, frisa.

Capitão MarcoAurélio de

Carvalho diz quetrabalho será

focado naprevenção de

crimes

Fotos: Giuliano De Luca/OP

Capitão Souza deve avançar para o cargo de major

Page 25: 03 06 2015

25O PRESENTESEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

Parabéns ao casalHugo e GilmaPaludo, residenteem Santa Helena,pelas bodas deouro comemoradasna data de hoje(06). Homenagemdos filhos, genros,noras, netos ebisnetas"

É com muita alegria e felicidade que os pais Samuel e Rosane parabenizamo pequeno Enzo pelo seu 1º aninho de vida, comemorado ontem (05)

Leila Fotografias/Foto Rondon

Oficina da Foto

Com muito orgulho e admiração que os pais Rosane eSamuel e a irmã Aline parabenizam os irmãos maislindos Enzo, pelo aniversário comemorado ontem(05), e Yuri, pelo aniversário na quarta-feira (04)

Oficina da Foto

Empresários do Núcleo de Moveleiros da Acimacar estiveram em Umuarama, no dia 25 de fevereiro, onde conheceram o parqueindustrial da empresa Balaroti. A visita foi acompanhada pelos consultores do Sebrae, Antonio Amaro e Adriano Pereira da Silva,e os nucleados foram recepcionados pelo empresário Alessandro Balaroti, que apresentou a fábrica, o estoque e os maquináriosmodernos. Na sequência, houve visita ao showroom da loja

ÁREA URBANAA Prefeitura de Pato Bragado concluirá neste semestre asobras de recape asfáltico que foram iniciadas no final de2014. Diversas vias do perímetro urbano que estavam como pavimento deteriorado foram contempladas. Tambémserão realizadas melhorias nas ruas do Loteamento Social,que contam atualmente com pedras irregulares. Osinvestimentos somam R$ 750 mil com fundos próprios domunicípio.

ATITUDES DE VENCEDORO Programa de Complementação Educacional (Proe), por meioda Associação Comercial e Empresarial de Palotina (Acipa),promoveu recentemente a primeira palestra de 2015. Naocasião, estudantes e estagiários tiveram uma abordagemmotivacional com o tema “Atitudes de Vencedor”, que foiministrada pela professora Franciele Celant Giombelli.

EMAGRECENDOSEM ESFORÇOPesquisadores americanosdo Instituto Salk criaramum composto chamadofexaramine, que estimula aqueima de gordura nocorpo. A substância, queainda está em testes,funciona como se a pessoa,ao ingerir a pílula, tivesseconsumido calorias emexcesso e, com isso, oorganismo tende a traba-lhar para conter o ganho depeso, além de controlar oaçúcar no sangue e infla-mações.

CHOCOLATE NO BRASILQueda de 2% foi o desempenho da produção de chocolate no Brasil de janeiro a setembro do anopassado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab). Para este ano, aprevisão da entidade é que as vendas se mantenham no mesmo nível registrado em 2014.

Divulgação

Page 26: 03 06 2015

26 | O PRESENTE GERAL SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

FEVEREIRO

Poupança tem pior desempenho mensal da históriaResgates de R$ 6,264 bilhões maiores do que os depósitos nomês passado somam quase a cifra negativa de um ano todo

Com menos sobras pormês e o atual ciclo de alta dosjuros básicos e do dólar tor-nando outros investimentosmais atrativos, a cadernetade poupança teve o pior de-sempenho mensal da histó-ria em fevereiro. Mais doque isso, os resgates R$ 6,264bilhões maiores do que osdepósitos no mês passadosomam quase a cifra negati-va de um ano todo. Em 1999,por exemplo, o volume deretiradas líquidas no acumu-lado do ano foi de R$ 8,769bilhões. Em 2000, o resulta-do ficou negativo em R$7,541 bilhões.

De acordo com dados doBanco Central divulgadosontem (05), o saldo de feve-reiro estava bem pior. Até odia 26, os saques somavamR$ 10,5 bilhões. O valor re-gistrado até o penúltimo diaútil do mês era maior, inclu-sive, do que o ano inteiro de2003, primeiro ano do go-verno do PT, quando os res-gates líquidos da poupançasomaram R$ 10,425 bilhões.Foi o maior volume de reti-

radas em um ano dos últi-mos 20 anos.

Só no último dia de feve-reiro entraram aplicações novalor de R$ 4,229 bilhões. Omovimento de concentraçãono fechamento dos meses écomum por conta de econo-mias dos salários dos poupa-dores que muitas vezes vãode forma automática para aaplicação.

Com o resultado de feve-reiro, o saldo total da pou-pança ficou em R$ 658,191bilhões, já incluindo os ren-dimentos do período, no va-lor de R$ 3,678 bilhões. OBanco Central começou acompilar os dados atuais em1995. Até o dado conhecidohoje, o maior resgate líqui-do mensal da poupança ha-via sido em março de 2006,de R$ 3,8 bilhões, superadoposteriormente pelo resul-tado de janeiro. No primei-ro mês de 2015, as retiradasjá foram superiores às apli-cações em R$ 5,529 bilhões.Foi a primeira vez que issoocorreu após nove mesesconsecutivos de depósitos

superiores aos resgates.Os depósitos na cader-

neta em fevereiro somaramR$ 135,907 bilhões, en-quanto as retiradas foramde R$ 142,171 bilhões. Noprimeiro bimestre do ano, apoupança já acumula umresgate líquido de R$ 11,792bilhões.

RUMORESEm meados do mês pas-

sado, o Ministério da Fazen-da divulgou nota à impren-sa informando que não pro-cediam as “informações queestariam circulando pelamídia social de que haveriarisco de confisco da poupan-ça ou de outras aplicaçõesfinanceiras”. A nota da pastadizia ainda que “tais infor-mações são totalmente des-providas de fundamento,não se conformando com apolítica econômica de trans-parência e a valorização doaumento da taxa de pou-pança de nossa sociedade,promovida pelo governo,através do Ministério da Fa-zenda”.

Dólar sobe pelo quarto diaseguido e se firma acima de R$ 3

O dólar subiu mais de1% pelo quarto dia conse-cutivo e encerrou acimade R$ 3,01 ontem (05), ain-da pressionado por incer-tezas sobre o ajuste fiscal eas intervenções do BancoCentral no câmbio.

A moeda norte-ameri-cana subiu 1,03%, a R$3,0115 na venda, após che-gar a R$ 3,0231 na máxi-ma e R$ 2,9798 na mínimada sessão. Trata-se do mai-or nível de fechamentodesde 13 de agosto de 2004,quando fechou a R$ 3,021.Nos últimos quatro dias, odólar acumulou alta de5,44%, levando a valoriza-ção no ano a 13,27%.

Segundo dados daBM&F, o giro financeiroficou em torno de US$ 2bilhões. “O mercado já estátestando o nível de R$ 3desde ontem (quarta-fei-ra, 04). Bateu, bateu e ago-ra firmou”, resumiu o su-perintendente de câmbioda corretora Intercam, Jai-me Ferreira.

AJUSTE FISCALInvestidores têm de-

monstrado preocupaçãocom a possibilidade de oajuste das contas públicasbrasileiras não ser tão fortequanto o necessário, emmeio a crescentes obstácu-los políticos à implemen-tação de cortes de gastos eaumentos de impostos.

Segundo analistas, asexpectativas de uma polí-tica fiscal mais contracio-nista eram o único fatoramortecendo a pressãoexercida sobre o dólar peladeterioração dos funda-mentos macroeconômicosbrasileiros. A inflação devesuperar 7% no períodomesmo com a provávelcontração da economiabrasileira. “Os problemasainda são os mesmos. A

tendência no curto, médioe longo prazos é dólar paracima”, disse o gerente decâmbio da corretora Tre-viso, Reginaldo Galhardo.

CENÁRIO EXTERNOA perspectiva de alta dos

juros nos Estados Unidos,que poderia atrair para amaior economia do mun-do recursos atualmenteaplicados em países comoo Brasil, também vem ele-vando as cotações do dólarglobalmente. Investidoresbuscarão mais sinais sobrequando isso de fato acon-tecerá no relatório de em-prego do governo norte-americano, que será divul-gado hoje (06).

O movimento do dólarno Brasil também veio emlinha com os mercados ex-ternos, onde o mercadoeuropeu puxava umaapreciação generalizada dadivisa. A moeda europeiareagia à declaração do pre-sidente do Banco CentralEuropeu, Mario Draghi,de que o BCE pode esten-der seu programa de com-pra de títulos para alémde setembro de 2016, “senecessário”, injetandomais euros no mercadoglobal. “O dólar subiu emtodo o mundo, mas, comosempre, aqui foi pior”,disse o operador de câm-bio da corretora B&T,Marcos Trabbold.

INTERVENÇÃO DO BCA pressão cambial tem

levantado dúvidas sobre ofuturo das intervenções doBanco Central no mercado,marcada para durar pelomenos até o fim deste mês.“Mesmo se os leilões foremacabar, é melhor isso do queficar no escuro. Agora, hámuita incerteza”, disse ooperador de uma corretorainternacional.

Varejo recua 1% em fevereiro,aponta Serasa Experian

De acordo com o Indica-dor Serasa Experian de Ativi-dade do Comércio, o movi-mento dos consumidores naslojas em fevereiro de 2015 re-cuou 1% em relação ao mês dejaneiro/15, já efetuados osdevidos ajustes sazonais. Nacomparação com o mesmomês do ano passado, houvequeda de 2,8% na atividadedo comércio no segundo mêsdeste ano. Já no acumuladodo primeiro bimestre de 2015,a atividade varejista se retraiu2,1% em relação ao primeirobimestre do ano passado.

Segundo os economistasda Serasa Experian, a série deaumentos/reajustes em itensimportantes da cesta de con-sumo (combustíveis, trans-portes urbanos, mensalida-des escolares etc), a deteriora-

ção do cenário econômico re-duzindo o grau de confiançadas famílias e as altas das ta-xas de juros e do dólar, im-pactaram negativamente aatividade varejista durante omês de fevereiro/15.

A queda da atividade docomércio em fevereiro/15 foideterminada pelos recuos de4% no segmento de combustí-veis e lubrificantes, de 2,6% nosetor de tecidos, vestuário,calçados e acessórios, e de 0,8%nos supermercados, hipermer-cados, alimentos e bebidas. Nadireção contrária, o mês defevereiro/15 registrou avançosde 4,3% na movimentação deconsumidores nas lojas dematerial de construção e de0,2% no setor de móveis, ele-troeletrônicos e informática.Por fim, o segmento de veícu-

los, motos e peças ficou estag-nado em fevereiro deste ano.

No acumulado do primei-ro bimestre, os avanços posi-tivos dos segmentos de teci-dos, vestuário, calçados e aces-sórios (+5,4%) e de móveis,eletroeletrônicos e informáti-ca (+0,6%) foram mais quecompensados pelas quedas de0,6% do segmento de super-mercados, hipermercados, ali-mentos e bebidas, bem comopelas variações negativas ex-pressivas dos setores de mate-rial de construção (-16,5%),veículos, motos, peças e aces-sórios (-11,8%) e combustí-veis e lubrificantes (-11,7%).Desta forma, a atividade docomércio apresentou quedade 2,1% no primeiro bimestrede 2015 frente ao mesmo perí-odo do ano passado.

Page 27: 03 06 2015

SÚMULA DE PEDIDO DERENOVAÇÃO DA LICENÇA

DE OPERAÇÃOEdo Miguel Schlindwein torna público que irá

requerer ao IAP a Renovação da Licença de Opera-ção para atividade de avicultura de corte com capaci-dade para 70.500 aves/lote, implantada no lote ruraln°118/B, do 45° perímetro, distrito de Vista Alegre,município de Entre Rios do Oeste, Estado do Paraná.

SÚMULA DE EMISSÃO DELICENÇA DE INSTALAÇÃO

Lidia Engelmann torna público que recebeu doIAP a Licença de Instalação para atividade de pisci-cultura, com validade até 10/06/2015, a ser implanta-da no lote rural nº 147, 31º perímetro da FazendaBritânia, linha Ipiranga, município de Maripá, Estadodo Paraná.

SÚMULA DE PEDIDO DELICENÇA DE OPERAÇÃOLidia Engelmann torna público que requereu ao

IAP Licença de Operação para atividade de piscicul-tura, implantada no lote rural n° 147, 31º perímetro daFazenda Britânia, linha Ipiranga, município de Mari-pá, Estado do Paraná.

EDITAISSEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 Edição 4040 - O PRESENTE | 27

Page 28: 03 06 2015

28 | O PRESENTE - Edição 4040 EDITAIS SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

Page 29: 03 06 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brSEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 O PRESENTE | 29

APARTAMENTO, vendo,150m², cobertura, fase final deconstrução, c/ 2 quartos, suíte,bwc, sala de estar, sala de jan-tar, 2 sacadas, terraço, área deserviço, R. Rio Grande do Norte,próx. ao Cartório Eleitoral, ótimalocalização, MCR, R$420.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,56m² + vaga de garagem, salãode festa e playground, próx. aoParque Barigui, região central, navia rápida Martin Afonso, Ed.Moretti, em Curitiba, R$295.000,00, aceito imóvel emMCR. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

APARTAMENTO, vendo,76m² + vaga de garagem, novo,c/ 2 quartos, R. Rio Grande doNorte, próx. ao Cartório Eleitoral,ótima localização, MCR, R$240.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

BARRACÃO, vendo, c/ 2 ca-sas anexas, terreno 1.050m²,Av. Irio Jacob Welp, MCR, R$1.100.000,00, aceito proposta.Tr. (45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

CASA, vendo, 100m², alve-naria, c/ laje, 2 quartos, suíte, 3salas, cozinha, área de serviço,bwc, garagem, R. Pato Branco,nº 1733, Jd. Paraíso, MCR, R$165.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 100m², c/ 2quartos, suíte grande, sala deestar e jantar, cozinha, bwc, todamurada, averbada, terreno645m², 15x43, R. Men de Sá, nº1729, 50m do Colégio Eron Do-mingues, MCR, R$ 350.000,00,preço de ocasião, pode ser fi-nanciada, aceito proposta. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

CASA, vendo, 100m², c/ 3quartos, forro de madeira, bomestado de conservação, terre-no 208m², R. Umuarama, 100mda Av. Irio Jacob Welp, MCR, R$135.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 105m², nova,c/ laje, 2 quartos, suíte, bwc,sala, cozinha, área de serviço,varanda, garagem c/ chur-rasq., cercada, beiral de laje,telha de concreto, porcelana-to, acabamento em gesso, R.Norberto Neumeister, Lot. An-dorinha, MCR, R$ 259.000,00.Tr. (45) 9801-5352.

CASA, vendo, 130m², mista,esquina, c/ 3 quartos, 2 bwc,sala, cozinha, garagem, lavand.,área de festa, terreno 208m², R.Paraíba, próx. a Unioeste, MCR,R$ 150.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 147m², c/ 2quartos, suíte, 2 bwc, sala, co-zinha planejada, poço de luz c/jardim, garagem p/ 2 carros, la-vand., área de festa, beiral delaje, forro c/ gesso baixo rele-vo, 1 ar Split, terreno 368m², emNova Santa Rosa, R$320.000,00. Tr. (45) 3254-7001ou 9800-4992, Creci J05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 157,50m², al-venaria, c/ 2 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand. fechada, ga-ragem coberta, Av. Rio Grandedo Sul, em frente ao mercadonovo da Copagril, MCR, R$170.000,00. Tr. (45) 3254-0477ou 9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 160m², c/ 3quartos, 2 bwc, cozinha plane-jada, área de festa, garagem p/3 carros, terreno 12x45, emMCR, valor a combinar, aceitoproposta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

CASA, vendo, 212m², c/ 4quartos, 2 salas, cozinha gran-de, garagem p/ 2 carros, áreade festa, lavand., 3 bwc, jane-las e portas em blindex, terreno410m², Travessa Carioca, nº 48,BNH 1, MCR, R$ 260.000,00. Tr.(45) 9972-6390 com Kleber.

CASA, vendo, 230m², c/ 2quartos, suíte, área de festa, pis-cina, garagem p/ 3 carros, terre-no 400m², 20x20, próx. ao colé-gio Rui Barbosa, MCR, R$470.000,00, aceito casa ou pro-posta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

CASA, vendo, 246m², c/ 2quartos, suíte, bwc, sala de es-tar, sala de jantar, cozinha, la-vand. c/ garagem, área de fes-tas, terreno 384m², 16x24, cen-tro, Lot. Trento, MCR, R$380.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 56m², c/ laje, 2quartos, bwc, sala, cozinha, la-vand., terreno 182m², Lot. Les-te, MCR, R$ 115.000,00. Tratarpelo fone (45) 3254-7001 ou9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 60m², c/ salacomercial 120m² nos fundos, al-venaria, terreno 770m², R. BoaVista, Nova Santa Rosa, R$170.000,00, aceito carro. Tratarpelo fone (45) 3254-7001 ou9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 60m², mista, c/3 quartos, terreno 220m², emMCR, R$ 100.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

CASA, vendo, 65,65m², alve-naria, c/ laje, 1 quarto, 1 suíte,sala, cozinha, bwc, jd. de inver-no, lavand. fechada c/ chur-rasq., garagem, R. Arcelino Josedos Santos, Lot. Wollstein, MCR,R$ 135.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 84,95m², al-venaria, c/ 2 quartos, sala,bwc, garagem fechada c/ chur-rasq., lavand. fechada, grade,R. Pato Branco, nº 1736, Jd.Paraíso, MCR, R$ 145.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 89m², esqui-na, c/ 3 quartos, bwc, sala, co-zinha, lavand., garagem, Lot.Maioli, MCR, R$ 190.000,00, podeser financiada. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) comImobiliária Waldow, Creci J03479.

CASA, vendo, 90m², alvena-ria, c/ 3 quartos, bwc, sala deestar, cozinha, garagem, lavand.,churrasq., beiral de laje, pinturanova, c/ espaço nos fundos, ter-reno 177,54m², em MCR, R$220.000,00. Tr. (45) 3254-7001ou 9800-4992, Creci J05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 90m², c/ laje,piscina, área de festa, terreno210m², Lot. Porto Seguro, MCR,R$ 250.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 98m², nova, c/laje, 2 quartos, suíte, garagem,poço de luz, aquecedor solar,cerca, em MCR, R$ 240.000,00.Tr. (45) 8814-2744 ou 9990-8484 com Rudi.

CASA, vendo, alvenaria, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem, Jd. Higienópo-lis, MCR, R$ 115.000,00, peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3254-0477 ou9919-0223, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, nova, c/ sobrade terreno, R. São Pedro, umaquadra do SESI, MCR, R$120.000,00, pelo programa MinhaCasa Minha Vida. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASAS, vendo, 2, 70m² cada,novas, geminadas, c/ 2 quartos,garagem, muro de 2m, Lot. Re-canto Feliz, MCR, R$ 140.000,00cada, aceito proposta. Tratarpelo fone (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

CHÁCARA, vendo, 20.000m²,c/ água corrente nos fundos,sem benfeitorias, escritura indi-vidual, 500m do perímetro urba-no, MCR, R$ 260.000,00, aceitoterreno em MCR. Tratar pelofone (45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo, 42.000m²,Linha Sanga Mineira, 300m da BR163, 1km de Mercedes, R$360.000,00, aceito casa ou ter-reno em MCR ou Quatro Pontes.Tr. (45) 9909-8313.

CHÁCARA, vendo, 73.200m²,c/ 10.000 pés de eucalipto de 7anos, em MCR, R$ 380.000,00,aceito imóveis ou proposta. Tr.(45) 9903-0280 ou 8408-1314,Creci F-26.347.

CHÁCARA, vendo, 99.800m²,boa localização, 200m do asfal-to, em MCR, valor a combinar,aceito permuta por imóveis ouproposta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

SALA COMERCIAL, vendo,49m², nova, c/ cozinha, 2 bwc,R. Rio Grande do Norte, próx. aoCartório Eleitoral, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

SÍTIO, vendo, 14 hectares, c/plantio de eucalipto à cortar deaprox. 4 a 5 anos, área rural,1.000m da principal avenida, emSão José das Palmeiras, R$350.000,00. Tr. (45) 9969-4049ou 3222-2002 com Andrey.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sendo2 em pasto, 16,6 em plantio demandioca, 100% plana, toda cer-cada, c/ casa em alvenaria, emItaquirai, MS, R$ 250.000,00, acei-to troca. Tr. (45) 3254-0477 ou9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 130m², c/ 2quartos, suíte, garagem p/ 4 car-ros, edícula, terreno 315m², Lot.São Francisco, MCR, R$230.000,00, aceito terreno ou pro-posta. Tr. (45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

SOBRADO, vendo, 140m², c/2 quartos, suíte, bwc, sala, co-zinha planejada, poço de luz c/jardim, lavand., área de festa, ga-ragem, sacada, portão elet., 2 arSplit 9.000 btu´s, porcelanato,centro, Nova Santa Rosa, R$310.000,00. Tr. (45) 3254-7001ou 9800-4992, Creci J05266,www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 10 alq., planta7,5, c/ benfeitoria, casa, galpão,açude, estrebaria, chiqueiro,6km de Mercedes, valor a com-binar, aceito casa ou terreno. Tr.(45) 8821-3780 ou 8833-0533.

TERRA, vendo, 32,7 alq., 14c/ planta, 10 em pasto, c/ 30.000pés de eucalipto 2 anos arren-dado, casa em alvenaria 70m²,nascente, Linha Bonfim, MCR,valor: 1.300 scs de soja por alq.,aceito imóvel em MCR. Tratarpelo fone (45) 3254-7001 ou9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

Temperatura: 33º/24º Temperatura: 30º/22º Temperatura: 32º/23º Temperatura: 32º/23º Temperatura: 31º/21ºTemperatura: 30º/21º

TERRA, vendo, 5 alq., planta3.5, c/ casa de madeira, barra-cão, mangueira p/ 150 animais,4 açudes, ideal p/ gado de cor-te, 1.800m do asfalto, em NovoHorizonte, R$ 350.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 20x20, R.Maranhão, Lot. Espelho dasÁguas, MCR, R$ 140.000,00. Tr.(45) 9844-8687 ou 8803-6500.

TERRENO, vendo, 1.000m²,20x50, c/ 4 casas, boa localiza-ção, próx. a Av. Irio Jacob Welp,MCR, R$ 670.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

TERRENO, vendo, 2.704m²,25,75x105, Lot. Balko, de frentep/ Av. Irio Jacob Welp, ótima lo-calização, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com Imobiliária Wal-dow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 20x40, deesquina, ao lado do Hospital Cru-zatti, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9844-8687 ou 8803-6500.

TERRENO, vendo, 21x28, deesquina, Lot. Araucaria, próx. arodoviária, MCR, R$ 110.000,00.Tratar pelo fone (45) 9911-3929com Osvaldo.

TERRENO, vendo, 242,21m²,lote 13, quadra 09, Lot. Maioli,MCR, R$ 60.000,00. Tratar pelofone (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 300m²,15x20, R. 12 de Outubro, cen-tro, MCR, R$ 260.000,00. Tratarpelo (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 308,21m²,12,58x24,50, sol da manhã, Lot.Wollstein, MCR, R$ 70.000,00,preço de ocasião. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) comImobiliária Waldow, Creci J03479.

Page 30: 03 06 2015

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015

TERRENO, vendo, 326m², Lot.Ebenezer, MCR, R$ 36.000,00.Tr. (45) 9974-4340 com Celso.

TERRENO, vendo, 358,80m²,12x29,90, sol da manhã, Res.Vila Flora, próx. a Super Creche,MCR, R$ 85.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou 9991-5266 (tim) com Imo-biliária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 364m²,14x26, sol da manhã, R. 31 deMarço, centro, Lot. Trento, MCR,R$ 175.000,00, pode ser finan-ciado. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 384m², c/casa de madeira, R. das Rosas,MCR, R$ 60.000,00. Tr. (45)9942-1935 com Mario.

TERRENO, vendo, 400m²,20x20, esquina, c/ casa em alve-naria, R. 12 de Outubro, em frenteao Hospital Municipal, MCR, R$230.000,00. Tr. (45) 3254-3083 ou9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 405m²,15x27, esquina, Lot. ParqueEcológico, ótima localização,área nobre, MCR, R$215.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobili-ária Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 406m², c/casa de madeira 57m², Bairro AnaPaula, MCR, valor a combinar,aceito material p/ construção ouproposta. Tr. (45) 9903-0280 ou8408-1314, Creci F-26.347.

TERRENO, vendo, 441,60m²,12x36,80, Lot. Trentine, atrásdo mercado novo da Copagril,MCR, R$ 95.000,00, pode serfinanciado c/ construção. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 442,82m²,23,94x18,50, R. Tocantins esq.c/ R. Bolivia, Lot. Balko, MCR, R$150.000,00. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com Imobiliá-ria Waldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 484,375m²,12,5x38,75, Lot. Monte Carlo, emfrente ao mercado novo da Co-pagril, MCR, R$ 120.000,00. Tr.(45) 3254-3083 ou 9991-5266(tim) com Imobiliária Waldow,Creci J03479.

TERRENO, vendo, 494m²,19x26, p/ construção de 3 casas,R. Mato Grosso esq. c/ R. Cabral,centro, MCR, R$ 180.000,00, acei-to proposta. Tr. (45) 3254-3083ou 9991-5266 (tim) com ImobiliáriaWaldow, Creci J03479.

TERRENO, vendo, 540m²,12x45, Lot. Girassol, MCR, valor acombinar, aceito carro de entra-da. Tr. (45) 9961-1968 com Arno.

TERRENO, vendo, 584m², boalocalização, na quadra da prefei-tura, c/ visão p/ o lago, centro, To-ledo, valor a combinar, aceito per-muta ou proposta. Tr. (45) 9903-0280 ou 8408-1314, Creci F-26.347.

TERRENO, vendo, Cond. Vi-tória, 1.000m da rodoviária, MCR,R$ 90.000,00. Tr. (45) 9809-8838ou 9149-4976 com Gilmar.

TERRENOS, vendo, 2, juntosou separados, c/ asfalto, água,luz, calçada, no alto, liberado p/construção, Lot. Recanto Feliz,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9912-7007 (tim) com Armando.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, 2 bwc, centro, próx. aoAllmayer e posto Stop, MCR, R$650,00. Tr. (45) 9916-2700.

APARTAMENTO, alugo, c/ 1quarto, suíte, bwc, sala, copa,cozinha, lavand., garagem, por-tão elet., interfone, R. Santa Ca-tarina, nº 660, centro, em cimada Lotérica Rondon, MCR, R$750,00 + condomínio. Tr. (45)3254-1928 ou 9988-0262 (ho-rário comercial).

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, demais dependências,garagem p/ moto e bicicleta, pa-rabólica coletiva, R. 7 de Setem-bro, nº 629, Ed. Tonin, centro,em cima da Mari Meri, MCR, R$550,00 + condomínio. Tr. (45)9959-0433 ou 3254-0298.

APARTAMENTO, alugo, c/ 3quartos, 2 bwc, Av. Maripá, aolado da Senacar Veículos, MCR,R$ 650,00 + taxas. Tratar pelofone (45) 3254-8505.

BARRACÃO, procuro p/ alu-gar, p/ metalúrgica, grande ou c/espaço vago no terreno, valor acombinar. Tratar pelo fone (45)9984-2508 com Jocelino.

BARRACÕES, alugo, 2, usa-dos, na Linha Guarani, MCR, R$800,00 cada. Tr. (45) 9908-1875ou 9944-2184.

CASA, alugo, 131m², c/ 2quartos, suíte, bwc, escritório,garagem, área de lazer, R. Con-córdia, Lot. Bem Te Vi, MCR, R$1.300,00. Tratar pelo fone(45) 9812-3000 com FranciscoImóveis, Creci F16647,www.franciscoimoveis.net.

CASA, alugo, 60m², c/ laje,2 quartos, bwc, cozinha, sala,lavand., centro, Nova SantaRosa, R$ 450,00. Tr. (45) 9800-4992 com Moisés.

CASA, alugo, 70m², alvena-ria, c/ 3 quartos, bwc, sala, co-zinha, lavand. fechada, toda mu-rada, R. Alecrim, nº 109, Jd. Higi-enópolis, MCR, R$ 550,00. Tra-tar pelo fone (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 2quartos, 2 bwc, sala, cozinha,área de serviço, lavand., gara-gem, churrasq., fogão caipira,jardim, toda murada, em NovoHorizonte, MCR, R$ 470,00. Tr.(45) 9971-1150 ou 9930-5300.

CASA, alugo, alvenaria, c/ 4peças + bwc, frente, p/ 1 pes-soa ou casal sem filho, R. 10 deAbril, nº 1769, Bairro Ana Pau-la, MCR, R$ 380,00. Tr. (45)8805-2728 ou 3254-6160 comCleiton ou Loiva.

CASA, alugo, alvenaria, c/laje, 2 quartos, suíte, sala, co-zinha, bwc, lavand. fechada,garagem, churrasq., cerca, R.São Paulo, nº 5214, Vila Gaú-cha, MCR, R$ 850,00. Tratarpelo fone (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,sala, cozinha, lavand., garagem,pintura nova, R. Dr. Cesar deSouza Faro, nº 35, Lot. Renas-cer, MCR, R$ 650,00. Tratar pelofone (45) 9812-3000 com Fran-cisco Imóveis, Creci F16647,www.franciscoimoveis.net.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,suíte, 2 salas, 2 bwc, cozinha,lavand., garagem, área de lazer,R. Mato Grosso, nº 1257, emfrente a garagem da Princesados Campos, MCR, valor a com-binar. Tratar pelo fone (45) 9974-7190 com Zenaide.

CASA, alugo, geminada, c/ 1quarto, garagem, demais depen-dências, semi mobiliada, R. Ar-lindo Artmann, nº 28, Jd. Modelo,MCR, R$ 530,00. Tratar pelo fone(45) 9981-9308.

CASA, alugo, pequena, c/quarto, bwc, sala, cozinha, la-vand., R. 31 de março, nº 1028,fundos, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3284-2814.

CASA, procuro p/ alugar, al-venaria, c/ 2 ou 3 quartos, gara-gem, em MCR, até R$ 900,00. Tr.(45) 9983-1592.

QUITINETE, alugo, Av. Irio Ja-cob Welp, nº 2474, MCR, R$500,00, incluso água, internet,condomínio e parabólica. Tr. (45)9981-0118.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, bwc, centro, próx. ao All-mayer e a rodoviária, MCR, R$450,00. Tr. (45) 9916-2700.

QUITINETE, alugo, c/ 1 quar-to, sala, cozinha, bwc, varan-da, Av. Maripá, centro, MCR, R$560,00. Tr. (45) 9969-8051.

QUITINETE, alugo, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha, lavand.,garagem, internet, R. Marechal De-odoro, nº 2060, fundos do Centrode Eventos, MCR, R$ 530,00. Tr.(45) 9941-1230 com Atilio.

QUITINETE, alugo, c/ quarto,sala, bwc, cozinha, sacada, in-terfone, portão elet., R. PastorMeier, nº 80, ao lado da Ivo Re-frigerações, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-3599 ou3254-7056.

QUITINETE, alugo, no centro,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9938-5408.

SALA COMERCIAL, alugo,40m², R. Pastor Meier, 50m daAv. Maripá, MCR, R$ 500,00. Tr.(45) 3254-8505.

SALA COMERCIAL, alugo,aprox. 200m², R. Rio Grande doNorte, nº 1060, no antigo Giovi-alle, MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9938-3259 com Eldon.

SALA COMERCIAL, alugo, R.Pernambuco, próx. a Unioeste,MCR, R$ 880,00. Tratar pelo fone(45) 9969-8051.

SOBRADO, alugo, 175m², alve-naria, c/ 3 quartos, 2 suítes, 2 sa-las, cozinha, 2 bwc, lavand., ga-ragem fechada p/ camionete e 2motos, salão de festa c/ churrasq.,fundos da Super Creche, MCR,R$ 880,00. Tr. (45) 3254-0477 ou9977-5515, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, alugo, 375m², c/6 quartos, suíte, 4 bwc, es-critório c/ bwc, garagem co-berta p/ 4 carros, área de la-zer, 2 lavabos, R. São JoãoDel Rey, nº 5485, Vila Gaú-cha, MCR, R$ 3.000,00. Tr.(45) 9812-3000 com Francis-co Imóveis, Creci F16647,www.franciscoimoveis.net.

ASTRA SEDAN 1.8, vendo, ano2004, prata, álcool original, com-pleto, 4 pneus novos, placa A, R$23.000,00. Tr. (45) 9935-0926.

CAMINHÃO, vendo, ano2005/06, Mercedes Benz Atego1418, c/ munck Argos, ano 2006,toco, carga 4.550t no pé, 2 lan-ças hidráulicas, 2 manuais, R$120.000,00, aceito proposta. Tr.(45) 9934-2058 ou 3254-7027.

CAMINHÃO, vendo, ano 77,Chevrolet D60, R$ 25.000,00. Tr.(45) 3283-1030 ou 9922-6454com Ilson.

CARRETA LS, vendo, ano2003, Guerra, 13.60m, 5 tampas,sem pneus, R$ 40.000,00. Tr.(45) 9978-6848 com Beno.

CARRETAS, vendo, 2, grane-leira e grade baixa, valor a com-binar. Tratar pelo fone (45) 8827-2021 com Joacir.

CORSA HATCH MAXX 1.0,vendo, ano 2006/07, flex, c/ ar,trava, alarme, pneus seminovos,revisado, R$ 19.000,00. Tr. (45)9838-0544 com Claúdio.

CORSA WIND 1.0, vendo, ano2000, 2 portas, todo revisado,R$ 9.500,00. Tr. (45) 9936-5937.

COURIER 1.6 L, vendo, ano2008, prata, R$ 17.500,00. Tr.(45) 9904-4099 com Jandir.

COURIER, vendo, ano 2003,c/ ar, vidro, direção, trava, ca-pota marítima, R$ 12.000,00. Tr.(45) 9904-5031 com Tiarles.

ECOSPORT TITANIUM 2.0,vendo, ano 2013, modelo novo,top de linha, 30.000km, valor acombinar, estudo troca de me-nor valor. Tr. (45) 9989-0805.

ECOSPORT, vendo, ano2007, prata, completo, pneusnovos, R$ 26.500,00. Tr. (45)9936-5937.

FIESTA HATCH 1.0, vendo,ano 2011, prata, 4 portas, bási-co, c/ ar-cond., alarme original,manual, chave reserva,11.000km, estado de novo, R$26.500,00, sem troca. Tratar pelofone (45) 9135-3481 ou 3284-2591 com Elsio.

FOCUS SEDAN GLX 1.6, ven-do, ano 2007/08, preto, flex, c/ar-cond., DH, vidros e travaselét., pneus novos, revisado,valor a combinar. Tr. (45) 9912-7007 (tim) com Armando.

FOCUS SEDAN GLX 2.0, ven-do, ano 2009/09, prata, gasoli-na, automático, modelo bola,completo, computador de bordo,faról de neblina, airbag duplo,pneus ótimos, manual, chavecópia, nota fiscal, original semretoques, revisado, R$32.800,00. Tr. (45) 9912-7007(tim) com Armando.

FUSION 2.3, vendo, ano 2009,preto perolizado, completo, topde linha, c/ teto solar, engate p/barco, aquecedor de banco,sensor de estacionamento ori-ginal, piloto automático, chave re-serva, R$ 40.000,00. Tr. (45)9135-3481 ou 3284-2591.

FUSION AWD TITANIUMECOBOOST, vendo, ano 2014,automático, completo, 9.000km,placa A, único dono, R$115.000,00. Tr. (45) 3254-7707.

GOL GTS, vendo ou troco,ano 92, prata, pneus novos,motor novo, todo revisado, va-lor a combinar. Tr. (45) 9938-0105 com Maickel.

GOL POWER 1.0, vendo, ano2000/01, 16v, 4 portas, c/ DH,R$ 12.500,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

GOL POWER G3, vendo, ano2001/02, prata, 16v, 1.000cc, 4portas, c/ DH, ar quente, R$10.500,00. Tr. (45) 9961-5967 ou9961-3234 com Selonia.

GOL QUADRADO 1.8 AP,vendo, ano 92, bege, gasolina,doc. ok, revisado, bom estadode conservação, valor a combi-nar. Tratar pelo fone (45) 9926-5180 com Alfredo.

GOL TREND G4, vendo, ano2010, prata, flex, 2 portas, c/ ar,vidro, trava, valor a combinar. Tr.(45) 9925-5948.

HILUX 3.0, vendo, ano 2006,prata, diesel, turbo, 4x4, auto-mática, valor a combinar. Tr. (45)8821-3780.

HONDA CIVIC, vendo ou tro-co, ano 2003, prata, completo,câmbio automático, banco decouro, original, valor a combinar.Tratar pelo fone (45) 9905-8531ou 9136-8813.

HONDA CIVIC, vendo, ano2010/10, cinza metálico, mecâ-nico, R$ 42.000,00. Tratar pelofone (45) 9904-8208.

KA 1.0, vendo, ano 2003/04,prata, c/ ar-cond., valor a com-binar, aceito troca. Tratar pelofone (45) 9935-0035.

MONTANA 1.4, vendo, ano2013, prata, completa, c/ airbag,abs, cibié, rack teto, escamote-avel, capota marítima, top de li-nha, placa A, manual, chave re-serva, baixa km, ótimo estado,valor a combinar, pode ser finan-ciada, aceito troca. Tratar pelofone (45) 9941-3550.

Page 31: 03 06 2015

O PRESENTE | 31SEXTA-FEIRA, 06 DE MARÇO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 06/03/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarCompro

VendoTrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 07/03/2015R$ 2,00

PARA ASSINANTES

MONTANA LS 1.4, vendo,ano 2011, branca, econoflex,completa, c/ ar, direção, vidros etravas elét., rodas esportivas,impecável, R$ 30.000,00 à vis-ta. Tratar pelo fone (45) 9920-4966 com Cezar.

PAJERO TR4, vendo, ano2003/04, gasolina, ótimo estadode conservação, R$ 25.000,00.Tr. (45) 3254-1585 com Ivo.

S10 EXECUTIVA 2.8, vendo,ano 2009, prata, 4x2, R$62.000,00. Tr. (45) 9991-4477.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo, ano2007, motor AP, flex, toda revi-sada, R$ 19.500,00. Tr. (45)9936-5937.

SAVEIRO G5, vendo, ano2012, completo, valor a combi-nar, estudo troca. Tratar pelofone (45) 9989-0805.

SAVEIRO, vendo, ano 2011,completa, c/ chave reserva, ma-nual, R$ 27.500,00. Tr. (45)9936-5937.

SCENIC RT 1.6, vendo, ano2003, 16v, 4 portas, c/ ar-cond.,DH, rodas, banco de couro, R$15.500,00. Tr. (45) 9904-4099com Jandir.

SIENA CELEBRATION 1.0,vendo, ano 2008, completo, úni-co dono, estepe sem uso, R$19.500,00. Tr. (45) 9936-5937.

UNO VIVACE, vendo, ano2011, completo, 4 portas, mode-lo novo, baixa km, R$ 24.500,00.Tr. (45) 9936-5937.

VECTRA CD 2.2, vendo, ano2002, automático, completo, c/roda 16, banco de couro, R$22.000,00. Tr. (45) 9902-9334.

VECTRA ELITE, vendo, ano2006, automático, c/ teto solar,couro, rodas 17", R$ 30.000,00.Tr. (45) 9904-5031 com Tiarles.

VECTRA GLS, vendo, ano2000, azul metálico, 8v, comple-to, ar digital, ótimo estado de con-servação, R$ 17.500,00, aceitomoto. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GT, vendo, ano2008, grafite, c/ ar digital, roda17, manual, 2º dono, ótimo esta-do, R$ 30.000,00. Tratar pelofone (45) 9992-3444.

VERONA GLX 1.8, vendo, ano92/92, motor AP, c/ teto solar, ar,direção, vidros elét., R$6.800,00. Tr. (45) 9961-5967 ou9961-3234 com Selonia.

BIZ 100, vendo, ano 2005,vermelha, sem partida, 2 pneusnovos, R$ 2.850,00. Tr. (45)9922-8291 com Wagner.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2010,preta, valor a combinar. Tr. (45)9961-8219 com Rodrigo.

BIZ 125 ES, vendo, ano 2014/14, c/ partida elét., 2.000km, es-tado de nova, valor a combinar.Tr. (45) 9989-0805.

BROS ES, vendo, ano 2005,azul, valor a combinar. Tr. (45)9952-1092 com Sidinei.

CBX 250 TWISTER, vendo,ano 2008, R$ 5.900,00. Tr. (45)9808-1666.

CG 150 ES MIX, vendo, ano2011, c/ partida, alarme, trava,baú, 6.000km, impecável, R$4.500,00 à vista. Tratar pelo fone(45) 9948-8056.

CG FAN 150 ESD, vendo, ano2011/11, preta, único dono, im-pecável, valor a combinar. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CG FAN 150, vendo, ano2013, c/ partida, freio a disco,2.300km, R$ 6.500,00. Tr. (45)9902-9334.

CRYPTON ED, vendo, ano2014, partida elét., freio a disco,50km, valor a combinar, entradade R$ 1.500,00 + parcelas deR$ 132,00 por consórcio, estu-do proposta. Tr. (45) 9989-0805.

DREAM, vendo, ano 96, ver-melha, R$ 1.700,00. Tr. (45)9941-9205.

DREAM, vendo, ano 97/97,toda original, bom estado de con-servação, R$ 2.100,00, estudoproposta. Tr. (45) 9989-0805.

TWISTER, vendo, ano 2008,cinza, bom estado de conser-vação, valor a combinar. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

XT 660 R, vendo, ano 2008,preta, ótimo estado, valor a com-binar. Tratar pelo fone (45) 9952-1092 com Sidinei.

YBR 125 E, vendo, ano 2006/07, vermelha, valor a combinar.Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo, ano2013/14, vermelha, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

ACORDEON, vendo, Todes-chini, Super 5, 80 baixos, celoverde, bom estado, valor a com-binar. Tr. (45) 9801-8163.

BANCOS, vendo, de madei-ra, que viram mesa, R$ 500,00cada. Tr. (45) 9946-7619.

BICICLETA, vendo, elétrica,nova, R$ 3.000,00, pode serparcelado. Tr. (45) 9915-2700.

BICICLETARIA, vendo, c/ cli-entela formada, na Av. Willy Bar-th, em frente a igreja Católica,Pato Bragado, valor a combinar,aceito carro ou moto. Tr. (45)9991-0150.

CANÁRIO, vendo, Belga, ma-cho, R$ 40,00. Tratar pelo fone(45) 9923-3141.

CANÁRIO, vendo, Belga, R$30,00. Tr. (45) 9985-3400 ou3254-3025 com Nelli.

CARRETINHA, vendo, ano2013, 2.30x1.70, fazendinha,pouco usada, valor a combinar.Tr. (45) 9974-4361 com Vili.

CARRETINHA, vendo, p/ car-regar cavalo, documentada, va-lor a combinar. Tratar pelo fone(45) 8813-0545 ou 9821-4197com Geraldo.

CATORITA, vendo, Inglesa,R$ 50,00 o casal. Tr. (45) 3254-3025 ou 9985-3400 com Nelli.

CODORNA, compro, Chine-sa, R$ 50,00 o casal. Tratar pelofone (45) 9985-3400 ou 3254-3025 com Nelli.

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ carro ou moto,crédito R$ 11.842,50, entradaR$ 2.300,00, assume 33 parce-las de R$ 415,96. Tr. (45) 8807-5003 (tim).

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ carro ou moto,crédito R$ 8.242,50, entrada R$1.900,00, assume 30 parcelasde R$ 324,77. Tratar pelo fone(45) 8807-5003 (tim).

CONSÓRCIO CONTEMPLA-DO, vendo, p/ carro ou moto,crédito R$ 9.349,50, entrada R$2.300,00 e assume 26 parcelasde R$ 381,32. Tratar pelo fone(45) 8807-5003 (tim).

ESTEIRA, vendo, elétrica,Caloi, c/ 3 meses de uso, R$400,00. Tr. (45) 9903-0231.

FAÇO serviço de instalaçãoe configuração de antenas skye digitais, interessados. Tr. (45)9861-0289.

FAÇO serviços de montageme instalação de som automoti-vo, interessados. Tratar pelofone (45) 9946-7619.

FAÇO serviços de pinturase colocação de pisos e cerâ-micas, interessados. Tratarpelo fone (45) 9827-5742 ou3284-2813 com Luiz.

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas, calhas e telha-dos, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FILHOTE, vendo, Pastor Ale-mão, capa preta, R$ 150,00. Tr.(45) 3375-1241 ou 8819-3919.

JOGO DE PNEUS, vendo, es-treito, p/ trator, 12.4/38, aro de8 presilhas, bom estado, R$3.000,00. Tr. (45) 3256-1264.

LAVA CAR, procuro p/ alu-gar, valor a combinar. Tr. (45)9853-4743 com Salete.

MOTOR, vendo, 2, Fiat, ga-solina e álcool, bom estado, R$800,00 cada. Tr. (45) 3254-6173 ou 9803-2873.

OFERTA DE TRABALHO p/auxiliar de dentista, c/ experi-ência, 40hs semanais, c/ regis-tro em carteira, interessados.Tr. (45) 9995-2233 com Thiago.

OFERTA DE TRABALHO p/motoboy, interessados. Tr. (45)8405-1369 (tim) com Luiz.

OFERTA DE TRABALHO p/promotor de vendas, c/ experi-ência, p/ trabalho externo naárea de saúde, salário + comis-são, interessados. Tr. (45)9995-2233 com Thiago.

OFERTA DE TRABALHO p/soldador, interessados. Tr. (45)9904-4099 com Jandir.

OFERTA DE TRABALHO p/recepcionista p/ clínica odonto-lógica, c/ experiência, c/ cursode excel ou interessada emaprender, registro em carteira,interessadas. Tr. (45) 9995-2233 com Thiago.

PAINEL DE LED, vendo, 3x2,p/ publicidade e propaganda, naesquina da rotatória da Bandei-ra, MCR, valor a combinar, acei-to troca por carro ou terreno.Tr. (45) 8802-5136 com Sandro.

SALÃO DE BELEZA, vendo,completo, clientela formada,centro, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9846-3009.

AVIÁRIOS, vendo, 3, padrãoSadia, p/ 72.000 frangos, motorgerador novo, poço artesiano, Li-nha Guaçu, Nova Santa Rosa,valor a combinar. Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linhagensRambo da MN, Ranchi Ipê Ouro,Bitelo SS, Basco da S.M, JeruPOI do Brumado e outros, valora combinar. Tr. (45) 3254-2730ou 9800-1944 com Diego.

PLANTADEIRA, vendo, ano2002, Sfill, 9 linhas, completa,valor a combinar. Tr. (45) 9121-1767 ou 9821-9646 (ao meio dia).

VENDO, adubo de aviário, va-lor a combinar. Tratar pelo fone(45) 9948-6042.

VENDO, casca de arroz, va-lor a combinar. Tratar pelo fone(45) 9948-6042.

Page 32: 03 06 2015