02.04.2018 segunda-feira portugalrúcula,Óptima,quinoa&primei-rosrebentos,eanova gourmet....

16
02.04.2018 Segunda-feira PORTUGAL Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3107. Jornal diário gratuito. © ISTOCK PORTUGUESES POUCO DEDICADOS AOS HOBBIES ESTUDO REVELA QUE LUSOS NÃO GOSTAM DE CURSOS E FORMAÇÕES EMPREGO&FORMAÇÃO • 13 Capital celebra o espírito da revolução dos cravos Programa de cultura e lazer “Abril em Lisboa” comemora ao longo deste mês o espírito e legado do 25 de Abril de 1974. CIDADES • 02 ATUALIDADE • 04 Biomassa ainda é uma ‘mina’ por explorar Associação fala em potenciais 3,45 milhões de toneladas de resíduos florestais e agrícolas por rentabilizar. A biomassa gerou 5% da energia consumida, faturando quase 86 milhões de euros. Governo quer mais. Ryanair não responde a acusações sindicais Companhia irlandesa admite contactar trabalhadores para substituir grevistas, mas não comenta alegadas ameaças. ATUALIDADE • 05 Sérgio quer três pontos, mas lamenta ambiente Treinador do FC Porto quer vencer, hoje no Restelo, e deixa críticas ao atual momento que se vive no futebol nacional. DESPORTO • 09 Um canal, literalmente, cheio de saúde na TV No final deste mês o novo canal S+, exclusivamente dedicado à saúde e bem- -estar, começa a ser transmitido na NOS. FAMA&TV • 11

Upload: others

Post on 09-Mar-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

02.04.2018 Segunda-feira PORTUGAL

Diretor: Diogo Torgal Ferreira | Edição nº 3107. Jornal diário gratuito.

© ISTOCK

PORTUGUESES POUCODEDICADOS AOS HOBBIESESTUDO REVELA QUE LUSOS NÃOGOSTAM DE CURSOS E FORMAÇÕESEMPREGO&FORMAÇÃO • 13

Capital celebra o espíritoda revolução dos cravosPrograma de cultura e lazer “Abril emLisboa” comemora ao longo deste mêso espírito e legado do 25 de Abril de 1974.

CIDADES • 02

ATUALIDADE • 04

Biomassa ainda é uma‘mina’ por explorarAssociação fala empotenciais 3,45milhões de toneladas de resíduos florestais e agrícolas por rentabilizar.A biomassa gerou 5%da energia consumida, faturando quase 86milhões de euros. Governo quermais.

Ryanair não respondea acusações sindicaisCompanhia irlandesa admite contactartrabalhadores para substituir grevistas,mas não comenta alegadas ameaças.

ATUALIDADE • 05

Sérgio quer três pontos,mas lamenta ambienteTreinadordo FCPorto quervencer,hoje noRestelo, e deixa críticas ao atualmomento que se vive no futebol nacional.

DESPORTO • 09

Um canal, literalmente,cheio de saúde na TVNo final deste mês o novo canal S+,exclusivamente dedicado à saúde e bem--estar, começa a ser transmitido na NOS.

FAMA&TV • 11

Page 2: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

CIDADES

sexta-feira, na Alameda dos Oceanos,no Parque das Nações, um «trabalhodapremiadafotojornalistaMoniqueJa-ques sobre jovens mulheres que cres-cem na Faixa de Gaza», mostra com-postapormaisde20fotografiascriada«especialmenteparaoespaçopúblico».

Mulheres em focoAs portuguesas também são protago-nistas deste “Abril em Lisboa”, com apeçaElas também estiveram lá– quo-tidianos de resistência e de revoluçãodemulheres,criaçãodoTeatrodoVes-tido,comdireçãodeJoanaCraveiro(13e 21 de abril), e que levará o público apassear entre a Av. da Liberdade e a“saladacensura” do CinemaS. Jorge.

No dia 25, o Museu do Aljube – Re-sistência e Liberdade festeja o seu 3ºaniversário, com propostas artísticasvariadasincluindoosDiasdaMemória.

02.04.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt02

©DR

Celebrar o espírito deAbril na capital alfacinha

PUB

A EGEAC, “motor” municipal da cultura e animação deLisboa, preparou um programa variado para este mês.

Toda a programação no site oficial:www.egeac.pt/evento/abril-em-lisboa

REDAÇÃ[email protected]

De6a30deabril,aEGEAC-Empresa de Gestão deEquipamentoseAnimaçãoCultural apresenta “Abril

emLisboa”,iniciativadeculturaelazerquecelebraoespíritoelegadodarevo-lução do 25 de Abril de 1974, trazendo«paraaruaumaprogramaçãocentra-danosdireitoshumanos,atravésdapa-lavra, dafotografia, do teatro e damú-sica, este ano com um olhar especialparaas histórias das mulheres e rapa-rigas». Segundo informação daEGEAC, pontapé de saída da progra-mação fica a cargo da exposição “Ra-parigas de Gaza”, já no dia 6, próxima

EM DEZSEGUNDOS

LAZER

Marcelo abremostra de fotosPresidente da República inau-gura hoje a exposição de foto-grafia “Mais Alto eMais Longe –Poruma causa”, deÂngelo Fel-gueiras, noCentroColombo,contando comapresença deJoãoMaria de Lencastre deBra-gança, presidente daAcreditar.

SOLIDARIEDADE

Dar mais aquem precisaACruzVermelhaPortuguesaeaMissãoContinente,sobomote“consigodamosmaisaquempre-cisa”,vãopromoverumarecolhadealimentos,entre6e8deabril,nasmaisde400lojasContinenteeMeuSuperdetodoopaís.

CULTURA

Page 3: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB

Page 4: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

JOÃ[email protected]

Resíduos podemrender milhões

ECONOMIA CIRCULAR

Não há nenhum estudo quepermita estabelecer o va-lor global da utilização dabiomassaemsolo nacional.

O lamento é feito ao Destakpelo Bio-Based Industries Consortium (BIC).Ainda assim, a organização sem finslucrativos com sede em BruxelasapontaPortu-

As poucas centrais de biomassa produzem 5% da energia consumida e o Governoquer lançar mais. Há 3,45 milhões de toneladas de material por ano para aproveitar.

gal como um dos países europeuscom maior potencial para as bioin-dústrias.

O que se explicapela«amplaativi-dade industrialdos setores primáriosda indústria agroalimentar, silvicul-tura e pescas, a par da produção deprodutos de cortiça e de couro». Ati-vidades que «geram quantidadesabundantes de fluxos residuais queconstituem uma fonte de potencialmatéria-prima».

Numrelatório sobre o nosso país, oBIC estima que, por ano, existam

1milhão de toneladas de re-síduos de origemagrícola,

1,7 milhões de toneladasde resíduos florestais“verdes” e 0,75 mi-lhões de toneladas deresíduos secos: umtotal de 3,45 tonela-das de materialmaioritariamentedesaproveitado.

Tarifamais altaOvalormonetáriodes-

ta biomassa é difícil dequantificar,dependendoda sua utilização (ver

apoio lateral), que atual-

mente se restringe à produção de ele-tricidade. Dados da ERSE - EntidadeReguladora dos Serviços Energéticosque o Destakconsultou revelam que,em2017,dospoucomaisde22,2milhõesdemegawatts(MW)produzidosemre-gimeespecial,717milMWtiveramori-gemnabiomassa,o que implicou umafaturação de 85,9 milhões de euros,umavez que o MWé vendido a119,84euros – só a energia fotovoltaica émais rentável entre as renováveis(299,36€/MW). E estes dados pode-rão estar ultrapassados em breve,uma vez que o Governo portuguêspretende fazerumaatualização «con-siderável» neste montante de modoaincentivar acriação de umapeque-narede de centrais de biomassa, faceao papel essencial que podem ter nagestão florestal e prevenção dos in-cêndios (ver apoios laterais).

Nesse sentido, o Executivo está anegociar com a Comissão Europeiaaformacomo atarifaapagarporestetipo de energiapoderáseraindamaisaltado que nas outras energias reno-váveis. Certo é que há potencial decrescimento. Segundo aRen - RedesEnergéticas Nacionais, cerca de 5%daenergiaconsumidano país temori-gem na biomassa.

Biomassa florestal é tudo o que se acumula no chão; agrícola é o sobrante de culturas como arroz, milho ou olival

©PSNH

ATUALIDADE 02.04.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt04

©ODF

DADOS A RETER

DIFICULDADES NA RECOLHA

Duas centraisdedicadasem exclusivoAlémdas centrais associadasàs empresas de celulose quese dedicamàqueima da cascado eucalipto, aproveitandoosseus próprios resíduos, Portugaltemduas centrais principaisdedicadas à biomassa. OBICaponta a dificuldade de recolhacomoumdos problemas.

PREVENÇÃO DE FOGOS

Contributopara mantera floresta limpaOsfogosde2017 tornaramaapostanabiomassaaindamaisinteressante, umavezquepoten-cia agestão florestal eapreven-ção.Nãosóatravésdacriaçãodepostosde trabalho indiretosnumaatividadeatéagorapoucolucrativa,mas tambémporevitarquese façamqueimadas.

PRODUTOS QUÍMICOS

Reconversãopode ser maisrentávelAlémda produção elétrica, abiomassa pode serbemmaisrentável se convertida empro-dutos químicos e outrosmate-riais usados para alimentaçãohumana e animal, refere oBIC.Só que isso obriga a avultadosinvestimentos embiorrefinariasde âmbito local e regional.

INVESTIMENTO

Oito projetoslicenciadospelo GovernoEm2006,metadeda explo-raçãodabiomassa colocadaemconcursopúblico ficouporatribuir. Na atual legisla-tura já estão licenciadasoitonovas centrais, que implicamum investimentodecentenasdemilhõesdeeuros. Acapa-cidadedeprocessamento irásubirpara 2 toneladas/ano.

Page 5: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

caagreve emcurso como «desneces-sária e injustificada».

Prática «viral na Europa»Em causa estão as acusações doSNPVAC,quedenunciouontemqueaRyanairestáacontactartripulantesnaEuropaparasubstituíremosgrevistasportugueses, chegando inclusivamen-te aameaças de despedimento. No se-gundodetrêsdias[ontem]deparalisa-ção não consecutiva, que termina naquarta-feira, «a Ryanair está a substi-tuirostripulantesdecabineportugue-ses, contactando outras bases euro-peias»,disseàLusaapresidentedosin-dicato,LucianaPasso,salientandoquesetratadeumapráticaquesetemtor-nado«viralnaRyanairnaEuropa»,quepassapor«telefonaraostripulantesqueestão de prevenção e dizer que estãonomeados paraos voos emPortugal».

©KEV

IN.HACKER

T

Ryanair não comentaacusações sindicaisEm causa denúncia sobre alegadas ameaças a quem serecuse a substituir tripulantes portugueses em greve.

A operadora irlandesa admitiuontem ter recorrido a voluntários

REDAÇÃ[email protected]

ARyanair recusou-se ontema comentar as acusaçõesdo SNPVAC - SindicatoNacionaldo Pessoalde Voo

da Aviação Civil sobre alegadasameaças dacompanhiaaos trabalha-dores que se recusemasubstituir tri-pulantes de cabine portugueses emgreve. «Não comentamos conversa-ções com os nossos colaboradores,nem qualquer tipo de rumor ou espe-culação», disse, em comunicado, acompanhia aérea.

A Ryanair garante ainda que amaioria dos tripulantes portuguesesde cabine está a trabalhar e classifi-

EM DEZSEGUNDOS

SAÚDE

Nova tabela daADSE já em vigorAnovatabeladepreçosapagaraosprestadoresdecuidadosdesaúdeaosbeneficiáriosdaADSEentrouontememvigor,apósnegociaçõescomosoperadoreseumaadendacom15alterações,abrangendoáreascomoconsultas,imagiologiaoupróteses.

MADEIRA

Queda na levadamata turistaUm turista, cuja nacionalidadeainda é desconhecida,morreunodia de ontemaocair deuma altura de40 a 50metrosna Levada Rabaçal - 25 Fontes,no concelho daCalheta,a oeste da ilha daMadeira.

TRANSPORTES

ATUALIDADE02.04.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 05

PUB

Page 6: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

ATUALIDADE

a urgência em ver a presença do res-suscitado» e serem «encontrados porEle»:otúmulovago,concluiu,«éosinaldapresençatotal» de Deus.

02.04.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt06

©MÁRIO

CRUZ/LUSA

Cardeal apela àprocura de Deus

PUB

Dom Manuel Clemente defende que fiéis têm o deverde procurar Deus e repercutir os seus ensinamentos.

Cardeal Patriarca celebrou ontema tradicional homilia pascal na Sé

REDAÇÃ[email protected]

OCardeal Patriarca de Lis-boaconsiderou, nasuaho-miliapascal celebradaon-tem, na Sé de Lisboa, que

os cristãos têm o dever de procuraro ressuscitado e a missão de reper-cutir os ensinamentos de Deus.

«Ocristãoéaquelequeanseiaencon-traro ressuscitado emcadamomentodasuavida»,declarouDomManuelCle-mentenahomiliacelebradaontem,do-mingodePáscoa.Osfiéis,acrescentou,«têmatarefade o procurare amissãode repercutir no pequeno mundo, navida de cada um, os seus ensinamen-tos».OCardealPatriarcadeLisboadis-se aindaque o que define oscrentes«é

PÁSCOA MAIS NO MUNDO

PETRÓLEO

Bahrein descobrecampo inéditoOComité SupremodosRecursosNaturais e Segurança EconómicadoBahrein anunciou ontemades-coberta do «maiorcampodepetró-leo da história do reino»doGolfoPérsico, alémdenovas reservas degás. Segundo coma agência oficialde notícias do reino, BNA, é pri-meira dogénero desde 1932.

© EPA

ONU

Portuguesesatacados na RCAUmapatrulha constituída pormilitares portugueses namissãodaONUnaRepública Centro-Afri-cana (RCA) foi atacada nopassadosábado, emBangui, porumgrupoarmado, não se registandobaixas,informou ontemoEstadoMaiorGeneral das ForçasArmadas.

GAZA

Israel rejeitainvestigaçãosobre violênciaIsrael rejeitouontemosapelosinternacionaisparauma investi-gação independenteapósamorte,napassadasexta-feira,depelomenos16palestinianosduranteconfrontoscomoexér-cito israelita juntoafronteiraentreGazaeoEstadohebreu.Ominis-trodaDefesa israelita,AvigdorLieberman,qualificoucomo«hipócritas»osapelosparaabriruma investigaçãoaosucedido.

Page 7: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB

Page 8: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

MARCAS&EMPRESAS 02.04.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt08

Estrelitas chega ao mercadocom uma imagem renovadaNoanoemque celebra 32 anosde presença nomercadonacional,amarca de cereais Nestlé Estrelitassurge agora comum“novo rosto”.Comuma imagemmaismoderna,‘clean’ e apelativa, Estrelitas temcomo ingredientes principais cereaisintegrais (comoo trigo integral),comumdelicioso saboramel quetanto caracteriza estes cereais emformade estrela, semcorantes nemaromas artificiais.Produzidos emPortugal, Estrelitascombinamos cereais integrais crocan-tes comosuave saboramel, ou bola-chamaria, que as crianças tanto ado-

ram, tornando aquela que é a refeiçãomais importante dodia nummomento especial. Contémaindavitaminas (D, B1, B2, B3, B5, B6, B9)eminerais (cálcio, ferro). Disponíveisnomercado emduas versões – Estreli-tasMel e Estrelitas SaborBolachaMaria – os cereais apresentam-seemembalagens de 300g e500ge270g na variedadeBolachaMaria.Atualmente Estrelitas émarca líderno segmento de cereais NãoChoco-late com34%dequota demercado.Umadas outras novidades damarcaé a renovaçãodoCapitão Estrela,mascote que foi lançada em 1991.

Famílias juntas à mesacom Limiano AmanteigadoAPáscoa é a época dos doces, dasamêndoas, dos ovos de chocolate,dos folares, das tradições e dafamília, tal comoLimiano, umamarca de queijo comquase60anos, genuína e autêntica, ligadaà infância damaioria dos portugue-ses e aos bonsmomentos emfamília.Umqueijo commuitas histórias ememórias, que passou de geraçãoemgeração, coma sua texturaamanteigada que o torna difícilde cortare comoseu sabor suavedifícil de esquecer, sendooqueijoideal para celebrarocasiões tão

especiais comoesta. Seja comoentrada ou sobremesa, comLimianoAmanteigadodesfrutarácomquem lhe émais próximodeummomento único e cheiode saboràmesa.Surpreenda comLimianoAmantei-gadoCuradodeVaca, umqueijocurado comuma textura amantei-gada e umdelicioso sabor suave,ou satisfaça opaladarde toda afamília, desde osmiúdos aos graú-dos, comodelicioso LimianoAmanteigadodeVaca eOvelha.Promete sero queijo ideal parareunir família ou amigos àmesa.

Florette com opção gourmetentre as saladas completasAFlorette – umdos principais‘players’ europeus na produçãoe comercializaçãode saladas evegetais frescos, lavados cortadose prontos a consumir – confirmao seu pioneirismoe acrescentaà sua gamadeSaladasCompletasa nova referência Gourmet.Composta porumamistura de pri-meiros rebentos de base vegetal(alface, espinafre e endívia lisa),queijo de cabra,maçã, nozes,sementes de papoila e passas, aSaladaCompletaGourmet é tem-perada comummolho vinagretede frutos vermelhos e apresenta-se

comoa alternativamais gourmetda gamadeSaladasCompletasFlorette, no formato de tigela, comtalher: César, NewYorker, Pasta&Rúcula, Óptima, Quinoa&Primei-ros Rebentos, e a nova Gourmet.Comumavasta rede de camposde cultivo próprios emEspanha edeNorte a Sul de Portugal (Porto,Lisboa, Pegões, Comporta, Grân-dola,Montijo eMilharado), a Flo-rette Ibéria desenvolve a sua ativi-dade emestreita colaboração comagricultores locais, fazendo comqueos produtos, 100%naturais,sejamcolhidos nomomento ideal.

Page 9: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB

DESPORTO 09

EM DEZSEGUNDOS

INGLATERRRA

‘Spurs’ comvitória históricaOTottenhamHotspur(4º) ven-ceuontememcasadorivalChel-sea (5º)por3-1, em jogoda32ªjornadadaLiga inglesade fute-bol, registando, assim, aprimeiravitória naquele redutodesde1990eaumentadoparaoitopontosavantagemsobreorival.

UCRÂNIA

Paulo Fonsecasoma e segueOShakhtarDonetsk, treinadopelo português Paulo Fonseca,reforçou ontema liderançado campeonato ucranianode futebol, ao venceroZoryaLuhanskpor3-0 na terceira jor-nada do ‘playoff’ de campeão.

O Sportingpagou mais 100 mil eu-ros ao Sporting de Braga no âmbitodatransferênciado futebolistaBatta-glia, mas o presidente dos leões, Bru-no de Carvalho, diz tersido por«meraprecaução» e espera ver esse valordevolvido. «O Braga quis enganar oSporting em cerca de 300 mil euros,tendo agora, pormeraprecaução nos-sa, recebido cerca de 100 mil eurosque vaiterde devolver», escreveuon-tem o líder leonino na sua página ofi-cial no Facebook.

Duelo entre Bragae Sporting aindasem fim à vista

POLÉMICA

Confronto continua fora de campo

©MOVEN

OTÍCIAS

çãoéclaro:«Émuitomauversituaçõescomo a do Vagner [guarda-redes doBoavista] no fim dos jogos. Se o joga-dor não acerta é porque estava com-prado.Istocomeçaaserinsuportável».

©MOVEN

OTÍCIAS

Sérgio criticaclima de suspeiçãoTreinador do FC Porto perspetiva um jogo difícil hoje emBelém e lamenta ambiente atual no futebol português.

Dragões querem vencer no Restelo eregressar à liderança do campeonato

REDAÇÃ[email protected]

Na antevisão que fez ontemparao encontro de hoje en-treoBelenenseseoFCPor-to,emBelém,às20h,Sérgio

Conceiçãoabordouaindaofactodepar-tirparaoestejogocomosazuisdoRes-telono2º lugar,aindaqueàcondição–está a 1 ponto dos 72 do Benfica, mascomumjogo amenos –, aproveitandoparalançarcríticasaocalendário:«Ti-rando as provas da Europa, acho queisso[jogardepoisdosadversáriosdire-tos]foiumaconstantenocampeonato.Umasvezescompreensível,outrasnemtanto.Atéaofimdocampeonato,salvoerro, vamos jogar sempre depois dosadversários. Se me perguntarem por-quê, não sei. Se houve reuniões? Hou-ve», salientou o técnico dos dragões.

Ambiente “insuportável”No que toca ao atual momento escal-dante do futebol luso, Sérgio Concei-

LIGA

Page 10: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB

Page 11: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

noresenvolvidos:comuminvestimen-to inicial de 2 milhões de euros, o ca-nal terá uma equipa de 30 pessoas.

A emissão será ininterrupta, es-treando todos os dias 8 horas de pro-gramas, cinco delas produzidas emPortugal. É aqui que entra o magazi-ne diário Saúde em Dia, que terá re-pórteres a partir de Lisboa, Porto eCoimbra. Histórias Clínicas é o outroprograma diário que será apresenta-do«porummédicocarismático»,cujonomeserádivulgadooportunamente.

Entre diários e semanais, a ofertaserá composta por 17 programas. É ocaso de magazines como ComTodo oGosto, onde serão abordadas as into-lerâncias alimentares, ou Sexualida-des.Aisto juntam-se«osmelhoresdo-cumentários e programas estrangei-ros» – Ask Dr. Nandi e You ShouldReally See a Doctor são exemplos.

©DR

Canal 100% dedicadoà saúde e ao bem-estarNo fim deste mês, o S+ começa a ser transmitido naNOS. Mas em 2019 estará na Altice/Meo e Vodafone.

Entre programas diários e semanais,oferta é composta por 17 programas

JOÃ[email protected]

Depois das rubricas e até deprogramas em nome pró-prio na oferta televisiva jádisponível, a saúde e bem

estar vai ter um canal inteiramentededicado a estas temáticas. Com achancela da Mediapro, que criou oPorto Canal e se anuncia como omaior grupo de televisão da Europa,o S+ vai para o ar no fim deste mês.

Até ao fim do ano, a NOS tem o ex-clusivo da transmissão, mas o canalserá disponibilizado nos concorren-tes Altice/Meo e Vodafone apartirdejaneiro de 2019. Os responsáveis re-velaramao Destakalgunsdosporme-

TELEVISÃO

GRELHAPRINCIPAL

DIA 2, FOX LIFE, 22H20‘FOR THE PEOPLE’NanovasériedeShondaRhimes,acompanhamos jovensadvoga-dosquetratamdoscasosfede-raismais importantesdopaísnotribunaldistritaldeNova Iorque.

© DR

DIA 3, FOXCOMEDY, 22H00‘BLACK-ISH’Estreia amanhã a terceira tem-porada de uma comédia quevenceu umGlobo deOuro eoutros 32 prémios – ... e a quar-ta temporada arranca dia 20.

© DR

DIA4, CRIME, 23H00RICOS E CULPADOSPrograma traça operfil de indi-víduos de renomedomundodapolítica, da sociedade, do entre-tenimento e das finanças queinfringirame influenciarama lei.

© DR

Documentáriosmostram ‘outra’Coreia do Norte

Numaalturaemque asrelaçõesdaCoreiadoNorte ‘descongelaram’comos Estados Unidos, o National Geo-graphic vaitransmitir, todos os sába-dos deste mês, quatro documentáriosque mostramo país e o seulíder, KimJong-Un, como nunca o vimos. Umdos testemunhos é de Heyonseo Lee,ativistanorte-coreanaque estarápre-sente em Lisboa no National Geo-graphic Summit, a 11 de abril.

NATIONAL GEOGRAPHICPUB

FAMA&TV02.04.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 11

‘REVELAÇÃO’Renanfica irritadoaodescobrirqueasterrasquevaiherdarsãoasmesmasondeZéCondeestáacampado.Naperiferia, a tensãoégrandecomotiroteio. LucasquestionaGeorgesobreahumi-lhaçãoquepassouàfrentedosjornalistas.Caioacertanumdosrapazesdogangueeficaemcho-queaoconstatarquematouummíudo.FaustoeVictória registamGabrielnocartório.CMTV, 14H44

NOVELASRaquel Henriquesafirma ter sidovítima de assédio

«Disse ‘não’ quando fui assediada.Sabiaquepodiaserprejudicada.Epre-judicou! Tanto que não trabalhei mais[na televisão]», revelou, em franca en-trevistaàrevistaTVMais,RaquelHen-riques, ex-modelo e atriz, agora trans-formadaempraticante de culturismo.Em declarações à publicação, RaquelHenriquesafirmouainda,deformacla-ra,que«oassédiosexualexiste»,e«mui-to», no meio televisivo emPortugal.

CELEBRIDADES

Page 12: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

DISCOS DASEMANA

‘O Aniversário’Rodrigo Leão | Uguru

Duplo álbumde celebração de25 anosasolo doaclamado músicoportuguês. Umdisco dividido

entre osclássicos instrumentaise ascançõesde sucesso interpretadaspornomescomo LulaPena, ScottMatthewouAdrianaCalcanhoto.

‘Festival da Canção 2018’Vários | Universal Music

Disco que reúneas 25 cançõesportuguesas quecompetirameste ano nafinaldo Festival da

Canção 2018. Paraalémde CláudiaPascoal – vencedora, como temaO Jardim–, nomes como JP SImões,Janeiro, Beatriz Pessoaou Lili.

‘Madeira’PAUS | Sony Music

Quarto longa--duração de origi-naisdo quartetoportuguêsdabateriasiamesa,umálbumque

apresenta«o somdabandaaapaixo-nar-se pelascorese pelaspessoasque fazemailha[daMadeira], genterodeadaamar, semcondição».

‘Days of Future PassedLive’ | The Moody Blues |

Eagles Records

Disco ao vivoque registaoconcerto que ahistóricabandainglesadeu no

SonyCentre for the PerformingArts, emToronto, Canadá, em 2017,paracelebrar os 50 anos do álbummais famoso dasuadiscografia.

‘In a Poem Unlimited’U.S. Girls | 4AD

Novo e aclamadodisco de MeghanRemy, a composi-tora e cantoracanadiano-ameri-cana que se move

como peixe na água nos terrenosmais alternativos da art pop e damúsica electrónica contemporânea.

2

1

3

4

5

ARTE&LAZER 02.04.2018SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt12

OMuseudoCôavaicelebrar70anosde carreira de Júlio Pomar com a ex-posição“IncisãonoTempo”, comobrasdeváriasfasesdasuavidaartística,pa-tenteaté5deagosto.Mostra,quemar-ca o início das comemorações do 20º

aniversáriodaclassificaçãodasgravu-rasrupestresdoValedoCôacomopa-trimónio da Humanidade, apresentaumnúcleo de gravuras de Pomar, queestabelece uma «relação» com a artepré-históricados gravadores do Côa.

Museu do Côa celebra 70 anos decarreira de Pomar até 5 de agosto

Gravuras do Cõa: 20 anos de distinção

© DR

EXPOSIÇÃO

RÁDIO

Rádio M80 celebra11º aniversárioAM80celebrahojeoseu11ºAniver-sárionarua,concretamentenaesta-çãodemetrodoCaisdoSodré,Lis-boa,comaemissãoemdiretodoprogramaManhãsdaM80,comVandaMirandaePauloFernandes.

ÓBITO

Michel Sénéchalmorre aos 91 anosO tenor francêsMichel Sénéchal,que protagonizou uma aclamadacarreira lírica a nível internacional,morreu, aos 91anos de idade,nos arredores deParis, capital fran-cesa, anunciou ontemumamigo.

CINEMA

IndieJúnior’18 fazo “aquecimento”Duas sessões, de acesso livre, farãoo lançamento demais uma ediçãodo IndieJúnior, a secção infanto--juvenil do IndieLisboa. Dias 7 e14de abril, asmatinés contarãocommúsica, cinema e conversas.

REDAÇÃ[email protected]

Dias da Músicaem Belém este mês

AediçãodesteanodosDiasdaMúsica em Belém, comosempre no CCB, organiza--seestemêssobotítulo“Cas-

tigos, Culpas e Graças Divinas” e, docartaz, constamnomescomo o baríto-noWolfgangHolzmair,otenorAquilesMachado,aOrquestradeCâmaraAle-mã e o Orlando Consort, além de por-tugueses como o violoncelista e maes-troBrunoBorralhinhoouasopranoSó-niaGrané, incluindo o Festival Jovem,ater lugar no dia21 de abril, que apre-sentadiversas orquestras juvenis.

Bosch dá omoteEste ano, sendo o famoso tríptico AsTentaçõesdeSantoAntão,deBosch–dacoleçãodoMuseuNacionaldeArteAntiga,classificadocomoTesouroNa-cional –,apeçainspiradoradofestival,um dos concertos realiza-se fora doCCB, precisamente no ‘museu das ja-nelas verdes’. Por outro lado, o CCBirá ser decorado com vários detalhesdaicónicapintura:aideia«émascarar

Tríptico “As Tentações de Santo Antão”, de Bosch, serve de mote aos Dias da Músicaem Belém, que se realizam de 26 a 29 abril, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

todo o CCB, numa espécie de Infer-no/Purgatório/Paraíso, e decidimosorganizar o festival em forma de tríp-tico,masdeparámo-noscomumaras-teira,umaquartaparte,queéaporta-da que fecha o tríptico, ‘A Criação doMundo--OParaíso’»,esclareceAndréCunhaLeal, programador do evento.

Durante quatro dias – de 26 a 29 deabril–estãoprevistosmaisde60acon-tecimentos musicais, de concertos aconferências, entre eles 42 em sala, 12naprogramaçãodaFábricadasArtes,para os mais novos, mais dois‘workshops’ de dança – site oficial emccb.pt/Default/pt/DiasDaMusica.

Orçamento da edição deste ano do evento não ultrapassará os 500 mil euros

©FILIPA

COUTO

/CM

CULTURA

EM DEZ SEGUNDOS

Page 13: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB

10%). Afaixaetáriaentre os 16 e os 18anos é a que está mais recetiva a es-tas formações (22%), notando-se umdesinteresse crescente àmedidaquea idade avança (8% nos seniores).

©DR

Hobbies motivampoucos cursosPortugueses são dos europeus que menos formaçõesfrequentam sobre as áreas que lhes interessam.

Aulas de culinária são um exemplodas chamadas formações coloquiais

JOÃ[email protected]

Aformação relacionadacomos hobbies não parece in-teressar à generalidadedos portugueses. Pelo me-

nos é o que conclui o Eurostat, con-tando paraestaestatísticaas ativida-des letivas não formais que cadapes-soa frequenta, nas suas áreas de in-teresse, para melhorar o seu conhe-cimento, dotes, competências e qua-lificações. Seja por razões pessoaisou sociais.

Os dados, relativos a 2016 e que oDestak consultou, apontam que só5% dos portugueses participou em2016 numaação formativarelaciona-dacomumdos seus hobbies. Este va-lor é menos de metade da média daUnião Europeia (UE) e é o 7º maisbaixo entre os Estados-membros.

Em termos gerais, as mulheres eu-ropeias têm mais interesse por estescursos do que os homens (12% contra

ESTUDO

EMPREGO&FORMAÇÃO 13

PROGRAMA CONTACTO

Sonae recebe75 estagiáriosAs empresas Sonae pretendemproporcionar75 estágios a finalis-tas e recém-graduados de licencia-tura oumestrado na edição de2018doProgramaContacto. Ascandidaturas para esta iniciativa,pioneira emPortugal na captaçãode jovens de elevadopotencial,decorrematé aodia 6 de abril.

© DR

COMPETIÇÃO DE ROBÓTICA

Portuguesesficam no pódioCláudio Lança, JoãoCravo eTomásDuarte, formandos daATECdocurso de especialização tecnoló-gica emAutomação, RobóticaeControlo Industrial, alcançaramo3º lugarna RoboParty, emqueodesafio passa porconstruir robôsmóveis autónomos.

REGIÃO DO ALGARVE

Continentee Well’s com150 vagasNodia19deabril, estarãodisponí-veismaisde150vagasexclusivasparaaregiãodoAlgarvenas lojasContinente,ContinenteModelo,ContinenteBomDiaeWell’s (nafoto).Aaçãoenquadra-sena ini-ciativa “DiaD’Emprego”evaidecorreremtodasas lojasdoAlgarve,apartirdas10h.Os inte-ressadosterãodepreencheracandidaturanumadas lojaseagendaraentrevistapresencial.

MARQUE NA AGENDA

Page 14: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

CLASSIFICADOS

Page 15: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

LISBOAHOJE12ºMÍNIMA

17ºMÁXIMA

AMANHÃ11º MÍNIMA

16ºMÁXIMA

TEMPO

www.destak.pt ou [email protected] ODestak é seu! Emwww.destak.pt esperamos a sua visita, comentários, fotografias.Participe, reclame, elogie e partilhe as suas opiniões e poemas. Pode tambémenviar para o e-mail emcima ou para Rua Luciana StegagnoPicchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa (textos não podemultrapassar 700 caracteres).

LEITOR02.04.2018 SEGUNDA-FEIRAwww.destak.pt 15

PARTICIPE!

FICHATÉCNICAPropriedade/Editora: Cofina Media, S.A.; Contribuinte n.º 502 801 034; C.R.C. de Lisboa n.º 502 801 034; Capital Social: €22.523.420,40; Principal Acionista: Cofina, SGPS, S.A. (100%);CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Paulo Fernandes (Presidente), João Borges de Oliveira, Luís Santana, Alda Delgado; DIRETOR GERAL COMERCIAL Hernani Gomes DIRETORA GERAL DE MARKETING IsabelRodrigues DIRETOR COMERCIAL ONLINE José Frade DIRETOR DE INFORMÁTICA Rui Taveira DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS Nuno Jerónimo DIRETORA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Alda DelgadoDIRETOR DE CIRCULAÇÃO E ASSINATURAS João Ferreira de Almeida DIRETORA RESEARCH Ondina Lourenço NOME DA PUBLICAÇÃO: Destak; Diretor: Diogo Torgal Ferreira; Chefe de Redação: João Moniz;Colunistas: Duarte Cordeiro, Eduardo Vítor Rodrigues, João Malheiro, José Luís Seixas, Lídia Paralta Gomes, Luísa Castel-Branco; Projeto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo:Túlio Vasco (Editor); Departamento Criativo: Rui Gonçalves; Marketing: DIRETORA: Isabel Rodrigues; João Aleixo (Diretor-adjunto); Gonçalo Sousa (Gestor de Produto); ([email protected]); Passatempos:Vera Nunes; ([email protected]); Departamento Comercial: DIRETOR COMERCIAL: Ricardo Branco; Ana Silveira (Diretora Comercial Adjunta); AGÊNCIAS: Daniel Barata, Margarida Rego, PaulaTavares, Raquel Pinto; DIRETOS: João Pedro Rodrigues (Team Leader), Filomena Mestre, Luis Farinha; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 210 494 204/Fax: 210 493 134/E-mail:[email protected]; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); Telefone: 225 322 309/Fax: 225 322 399; Ativações e Eventos: Tânia Sant’ Ana (Team Leader), Mafalda Esteves, Maria Barbosa; Sede:Administração/Redação/Publicidade: Rua Luciana Stegagno Picchio, n.º 3, 1549-023 Lisboa; ([email protected]); Telefone: 210 494 000/Fax: 210 493 134; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Distribuição:António Caldeira; N.º registo E.R.C.: 123881; Depósito Legal: n.º 170470/01; ISSN 2183-7236; Tiragem média: 70.000; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratuito; Impressão Nacional: Lisgráfica,Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80 1.º 4100-320PORTO Telefone: 225 322 301/Fax: 225 322 399. ESTATUTO EDITORIAL E LEI DA TRANSPARÊNCIA disponíveis em www.destak.pt

PUB

Têm razãoos lesadosdo antigo BESNotíciasvindasapúblicorecente-mentedãocontaquea“limpeza”maisrápidadoschamadoscréditoscomplicadosengrossamovalordosprejuízosdoNovoBanco.Mais,oEstado,quemhaviadeser, irá injectaruma“pequenaquantia”demilhõesdeeuros.Nãosou licenciado,naver-tentechamada“CONTAS”,masper-

incompetentesgestorespartidários,chincou-noscomaastronómicaverbade17milmilhõesdeeuros,foraostrocos.O ‘fabuloso’ordenadomínimonacional,dizemos‘donosdistotudo’, jáestápara ládoadmissível.É impossívelpagartão‘alto’vencimento.Ariquezageradanãodáparaalimentartantabenesse.Então,comosepoderávivercomos‘magros’vencimentosdetantos‘MexiaseCompanhia’?AEconomiaaguenta?JOSÉ AMARALGaia

CARTAS DO LEITOR

guntoaoSr.Prof.Centeno,quesim,sabedenúmeros,seestaoperaçãocontabilís-ticaseadmite?Éque,emdezanos,asajudas doTesouroàbancaportuguesa,já totalizaramcercade17milmilhõesdeeuros!Terminoestas linhasperguntandoaesteExecutivo,enãosó,setodasaque-lasmanifestaçõesorganizadaspormi-lharesemilharesdelesadosdoantigoBES,detodoopaís,queperderamtodasassuaspoupanças, têmounãotêmrazão?Depois,vêmosdistintosgo-vernantesdestepaísapregoar“Portugal,financeiramente,nuncaestevetãobem”.

Nãoseadmite!Évergonhosooqueseestáafazercomos lesadosdoBES!TOMAZALBUQUERQUE Lisboa

Pelotão da frenteAcargafiscalsubiuapatamares jamaispensadosesuportados.Adívidaexternaéumadasmaioresdoglobo.Temosumturismoquedácartasemuitosmilhõesportudoquantoésítio,enquantomuitosnativosficamdemãosvazias,semchetaeachucharnodedo.Abanca,entreguea

PORTOHOJE11º MÍNIMA

15ºMÁXIMA

AMANHÃ11º MÍNIMA

15ºMÁXIMA

Page 16: 02.04.2018 Segunda-feira PORTUGALRúcula,Óptima,Quinoa&Primei-rosRebentos,eanova Gourmet. Comumavastarededecampos decultivoprópriosemEspanhae deNorteaSuldePortugal(Porto, Lisboa,Pegões,Comporta,Grân-

PUB