02- processo de forjamento

Upload: emerson-merida

Post on 07-Jul-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 02- Processo de Forjamento

    1/5

    ForjamentoO forjamento é um processo de conformação mecânica, que resulta em uma

    mudança permanente nas dimensões finais e nas características metalúrgicas de uma peça. Ele deforma o material forjado por martelamento ou por prensagem e é usado parase obter produtos com alta resist ncia mecânica porque refina a estrutura metalúrgica dometal. !ependendo do tipo de processo adotado no forjamento, pode"se gerar mínima perda de material e uma boa precisão dimensional.

    !i#ersas técnicas produti#as são adotadas para se conseguir forjar peças emel$orar as características metalúrgicas, algumas dessas técnicas são milenares, com bai%o grau tecnol&gico, caras e demoradas e outras técnicas são de última geração ecom ele#ado grau de automati'ação.

    (estas técnicas mais modernas é comum o uso de programas computacionaiscomple%os, que proporcionam gan$o de tempo e redução de desperdício de energia ematerial, con$ecidos como )*!+)* , quando do estudo das deformações que omaterial ir- sofrer no seu forjamento.

    (a maioria das operações de forjamento emprega"se um ferramental constituído por um par de ferramentas de superfície plana ou c nca#a, denominadas matri'es ouestampos, que dão formato /s peças.

    Forjamento por Martelamento:O forjamento por martelamento é feito aplicando"se pancadas 0golpes ou

    batidas1 r-pidas e sucessi#as no metal, aplicando pressão sobre as peças no momentoem que e%iste o contato do martelo de forja e a peça met-lica. 2or sua #e', esta pressão éabsor#ida pelo metal que se deformando muitorapidamente.

    (o forjamento por martelamento sãousados martelos de forja que aplicam golpes

    r-pidos e sucessi#os ao metal por meio de umamassa que #aria de poucos quilos a #-rias

  • 8/18/2019 02- Processo de Forjamento

    2/5

  • 8/18/2019 02- Processo de Forjamento

    3/5

    todo o impacto e moldam a peça, suportando altas pressões de trabal$o, tendo queag:entar enormes #ariações térmicas em ciclos produti#os contínuos e repetiti#os, por mil$ares e até mil$ões de #e'es. *s matri'es de forjamento normalmente são feitas deaços especiais, recebem apurado tratamento térmico e muito caras.

    Forjamento Livre ou Forjamento em Matrizes Abertas:

    (o forjamento em matri'es abertas, as matri'es normalmente t m formatos degeometria b-sica e bem simples. ;ma parte da matri' fica presa na parte superior domartelo de forja e a outra parte da matri' fica fi%a na parte inferior do equipamento, não

    $a#endo nen$uma outra parte nas laterais da peça que #en$a a restringir ou impedir adeformação, dei%ando este espaço li#re para a deformação do metal. (o forjamento emmatri'es abertas d-"se o golpe, #ira"se a peça a e #olta"se a bater, quando for possí#el e o processo for por martelamento, quando for por prensagem a deformaçãoocorre um único aperto. 7ão utili'adas para a produção de peças grandes e em lotes produti#os pequenos.

    ?

  • 8/18/2019 02- Processo de Forjamento

    4/5

  • 8/18/2019 02- Processo de Forjamento

    5/5

    Defeitos dos Produtos Forjados:uitos defeitos podem ocorrer quando se fala de forjamento de metais, ainda

    mais porque se trabal$a com metais em altas temperaturas e sob ele#adas cargas de pressão ou impacto, #amos e%emplificar alguns que normalmente são os principaisG

    Falta de eduç!o G 2reenc$imento incompleto do metal na ca#idade daferramenta. 4sto ocorre porque o metal não fluiu como planejado na ca#idade da matri'e não completou a peça, faltando partes da mesma, ou porque a força aplicada não foisuficiente para fa'er isso.

    "rincas #uperficiais G Hac$aduras que aparecem na superfície da peça, que sede#e ao e%cessi#o trabal$o na superfície da peça em temperatura bai%a ou por fragilidade a quente inerente ao material 0metal1.

    "rincas nas ebarbas G Hac$aduras que aparecem nas regiões das rebarbas,ap&s o rebarbamento 0retirada do e%cesso de metal do forjamento1. *parecem porque ometal apresenta impure'as oriundas da fundição ou porque quando ao se rebarbar oesforço aplicado é muito lento, não cortando, mas sim arrancando a rebarba.

    "rincas $nternas G Hac$aduras que aparecem na parte interna da peça, ocorrendode#ido /s tensões origin-rias por grandes deformações, ele#adas temperaturas detrabal$o e impure'as presentes no metal.

    %ota Fria G *parente rac$adura que apresenta o formato de uma ruga nasuperfície da peça e pode ser mais ou menos profunda. 4sto ocorre de#ido a bai%atemperatura de forjamento do metal ou da bai%a temperatura de trabal$o da matri'.

    &antagens e Desvantagens da aplicaç!o do Forjamento:&antagens:

    '( )ontrolando a deformação durante o processo de forjamento, pode"se mel$orar as propriedades mecânicas da peça produ'indo um alin$amento direcional, mel$orandoassim propriedades de tensões, ductibilidade, impacto e resist ncia a fadiga'( *s fibras podem ser alin$adas na direção em pontos onde ocorrem m-%imas tensões'( enor custo de fabricação, pois se tem a mínima perda de material.

    Desvantagens:'( *s peças a serem forjadas geralmente necessitam de usinagem ap&s o processo deforjamento'( Os equipamentos são muito caros.

    I