02 - fundação procon-sp · pode admitir integralidade limitada ou parcial. o sempre mestre iiely...

34
"11. 11AXII:1111ZA & TED(IliglIZA ADVOGADOS ASSOCIADOS ANZEC ALV 51; (.41C. , ;(l5 L X.'H ORA c:ewro., AILOYSIO jUSÉ V 'E Ui )S.) '11(.: XXI wesp 2ç 4,5 r,,I;Wax (1•) 363 - ir à",, Prot., - SIP EXMO. SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO: ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS, devidamente qualificado(a)(s) e identificado(a)(s) nos instrumentos de mandado, cuja copia segue inclusive na contra-fé (doc. 01), por seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de V.Exa., propor a presente AÇÃO ORDINÁRIA com fundamento no artigo 202 e seguintes do Código de Processo Civil, contra o FAZENDA PÚBLICA DOESTADO DE SAO PAULO (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE) , na pessoa de seu Procurador Chefe, sito na rua Pamplona, n° 221, 5 0 andar, (11)3372-6445, São Paulo, Capital, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor: I DOS FATOS: 02 O(a) Autor(a) é servidor(a) público(a) estadual prestudor(a) de serviços junto à SECRETARIA DA SAÚDE..-DO ESTADO DE SÃO PAULO, autarquia estadual sem personalidade jurídica, admitido(a)(s) corno temporário(s)-estável(eis) (Lei n° 500/74) ou efetivos, contando, portanto, com mais de cinco (05) anos de efetivo exercício público estadual (docs. 02). Por cada qüinqüênio de serviço completado, o(a) Autor(a) passam a ter direito a receber o adicional por tempo de serviço, estatuído pelo artigo 129 da Constituição Paulista. Referido adicHonal corresponde a cinco por cento (5%) dos vencimentos do servidores. Todavia, referido adicional não vem sendo pago corretamente, Haja vista que o Réu não o faz incidir sobre a

Upload: others

Post on 29-Dec-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

"11.11AXII:1111ZA & TED(IliglIZA ADVOGADOS ASSOCIADOS

ANZEC ALV 51; (.41C.,;(l5 L X.'H ORA

c:ewro.,

AILOYSIO jUSÉ V 'E Ui )S.) '11(.: XXI wesp 2ç 4,5

r,,I;Wax (1•) 363 - ir à",, Prot., - SIP

EXMO. SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE SÃO PAULO - SÃO PAULO:

ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS, devidamente qualificado(a)(s) e identificado(a)(s) nos instrumentos de mandado, cuja copia segue inclusive na contra-fé (doc. 01), por seu advogado e procurador que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de V.Exa., propor a presente AÇÃO ORDINÁRIA com fundamento no artigo 202 e seguintes do Código de Processo Civil, contra o FAZENDA PÚBLICA DOESTADO DE SAO PAULO (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE) , na pessoa de seu Procurador Chefe, sito na rua Pamplona, n° 221, 50 andar, (11)3372-6445, São Paulo, Capital, pelos motivos de fato e de direito que passa a expor:

I — DOS FATOS:

02

O(a) Autor(a) é servidor(a) público(a) estadual prestudor(a) de serviços junto à SECRETARIA DA SAÚDE..-DO ESTADO DE SÃO PAULO, autarquia estadual sem personalidade jurídica, admitido(a)(s) corno temporário(s)-estável(eis) (Lei n° 500/74) ou efetivos, contando, portanto, com mais de cinco (05) anos de efetivo exercício público estadual (docs. 02).

Por cada qüinqüênio de serviço completado, o(a) Autor(a) passam a ter direito a receber o adicional por tempo de serviço, estatuído pelo artigo 129 da Constituição Paulista. Referido adicHonal corresponde a cinco por cento (5%) dos vencimentos do servidores.

Todavia, referido adicional não vem sendo pago corretamente, Haja vista que o Réu não o faz incidir sobre a

Page 2: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

111X1EHR A & '11EXXIEÍRA ADVOGADOS ASSOCIIADOG

ANDRÉ ALVES EUN1tis

ALOYS10 }USE VELWS0 'PEDCIURA riligiSP15Arie,

Roa Vi+cood• de i:xxitariioadd" rpe, 24,4 — :cot ro 14.ouole O Irel/Vax (16)75631-551.i -'Ribe.irao Pret., -

integralidades dos vencimentos dos mesmos, mas tão somente sobre seus salários-bases.

Essa situação imposta ao(a) Autor(a), além de ilegal, causa-lhes prejuízos.

Senão vejamos:

11.-EJ[MFEITO:

Il. 1 . ARTIGO 1 29 DA CARTA PAULISTA:

O artigo 129 da Constituição do Estado de São Paulo promulgada em 05 de outubro de 1989, estabeleceu:

"Art. 129 - Ao servidor público estadual é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por quinquênio, e vedada a sua limitação bem como a sexta parte dos vencimentos integrais concedida aos vinte anos de efetivo exercício, que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos observado o disposto no artigo 115, XVI, desta Constituição". (grifamos)

Analisando as normas acima em apreço, verifica-se que as mesmas não impuseram qualquer limitação quanto a base de cálculo, observando-se, ainda, que se o Estado pretendesse

estabelecer base de cálculo diversas - uma para os qüinqüênios e outra para as sextas-partes -- bastaria ter (eito essa distinção.

Observe-se que tal interpretação da norma constitucional do artigo 129, para aduzir que a base de cálculo do adicional por tempo de serviço seriam Os vencimentos (entendido como todas as parcelas salariais componentes de seus holerites!) dos servidores, se faz dentro de seus próprios limites e atentando-se à disposição expressa no artigo 115, XVI do mesmo diploma legal.

Com efeito, da própria interpretação do artigo 129 da Constituição de São Paulo é possível aferir que o legislador, ainda que do forma não explícita, pretendeu não só a incorporação aos vencimentos da parcela chamada "sexta parte" como também do adicional por tempo de serviço. E que a expressão contida no texto legal "bem como" constitui conjunção coordenativa aditiva, cujo predicado é "que se incorporação aos vencimentos para todos os efeitos".

A fim de complementar e esclarecer o artigo supra transcrito e encerrar quaisquer dúvidas sobre o beneficio concedido pelo artigo 129 da Carta Paulista, em especial sua formula de cálculo, em 12 de abril de 1993 foi publicada a Lei Complementar Estadual n° 712, que assim preconiza em seu artigo 11, item I:

"Adicional por tempo de serviço, de que trata o artigo 129 da Constituição do Estado que será calculado na base de 5% (cinco por cento) por quinquênio ■ de serviço sobre o valor dos vencimentos..." (doc. 03) (grifei)

Ainda, a Lei Complementar Estadual n° 674, de 8 de Abril de 1992, que institui o plano de cargos, vencimentos e salários para ú Secretaria da Saúde e Autarquias á ela vinculadas, bem como institui o sistema de gratificações da _saúde para os

03

ando ind — 2 -

Page 3: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

-111:11X11:11K A ADVOGADOS ASSOCIADOS

ANDRÉ ALVES 1:0Nn

A LOYS10 JIOSÉ VELLOSO .:'EDCENRA °A1~4, 0.1\13:1,11.2;4(.5

C L,....,...—ToUN,06~2~516eirá,Preto-SP

servidores que especifica e dá outras providências, assim determina em seu artigo 9°, inciso I:

"Adicional por tempo de serviço de que trata o artigo 129 da constituição do estado de São Paulo, que será calculado na base de 5% (cinco por cento) por qüinqüênio de serviço sobre o valor dos vencimentos não podendo essa vantagem ser computada nem acumulada para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento, nos termos do inciso XVI do artigo 115 da mesma constituição." (g.n.) (doc. 04)

Se não bastasse toda a legislação sobre o tema, consta no Manual do Servidor Público Estadual, editado eletronicamente no endereço: h t tp: //www. recu rsoshuma nos . sp. gov. br/ s ervidor/direi t o:3va tagens3 . h tin:

"Adicional por Tempo de Serviço O Adicional por Tempo de Serviço, sempre concedido a cada 1825 dias de efetivo exercício, é garantido pela Constituição Estadual (C.E./89 - Art. 129). O adicional por tempo de serviço será calculado na base de 5% (cinco por cento) por qüinqüênio de serviço, sobre o valor dos vencimentos, do salário ou da remuneração (L. 6.628/89 - Art. 18). Sua concessão independe de recolhimento do servidor, devendo ser concedido pela autoridade competente no prazo máximo de 180 dias (L.C. 792/95). Os servidores regidos pela Lei 500/74 e pela C.L.T. fazem jus ao adicional, podendo computar inclusive o tempo de serviço prestado ao Estado anteriormente à edição da Lei Complementar n° 180/78 (D.N.G. de 2, D.O.E. de 03/08/85; D.N.G. de 17, D.O.E. de 18/05/85).

( g . n )

A Lei Estadual n° 6.628 de 27.12.1989, que reajusta os vencimentos, salários e valor-base da remuneração dos funcionários, servidores e inativos do Estado e dá outras providências, cl i.spõs em seu artigo 18, colocando urna pá de cal nas divagações sobre o tema (doc. 05) :

"Art. 18. O adicional por tempo de serviço de que se trata o artigo 129 da Constituição Estadual será calculado, na base de 5% (cinco por cento) por qüinqüênio de serviço, sobre o valor dos vencimentos, do salário ou da remuneraçáo, não podendo ser computado nem acumulado para fins de concessão de acréscimos ulteriores, sob o mesmo título ou idêntico fundamento, nos termos do inciso XVI, do artigo 115, da Constituição do Estado." (g.n. )

De tal sorte, atentando para as leis complementares acima citadas, não se pode admitir o pagamento do referido adicional como vem sendo pago, calculado tão somente sobre o salário básico do servidor.

11.2. SOBRE O SENTIDO DO TEXTO LEGAL — VOCÁBULO "VENCIMENTOS":

Em sua interpretação do texto legal, o Réu procede o calculo do adicional por tempo de serviço, exclusivamente, sobre o salário base e o salário complementação percebido pelo (a ) Autor (a) .

No entanto, o artigo 129 da Carta Bandeirante, bem corno as leis complementares citadas falam em vencimentos, o que não pode ser Interpretado restritivamente para se entender, como entende o Réu, dizer respeito somente ao salário-base ou a parcelas isoladas da remuneração paga aos demandantes.

O 1

- 3 -

Page 4: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

.P11:1[X1LIIK A ,Se '1OEXXIEIRA ADVOGADOS ASSOCIADOS

AND:XL ALVES X ;IRA

ALOYSIO JOSÉ V IE I .1 OSO TEIXEIRA "All/SP 25.465

..l.o — Tel;Nax (,6) }6,2-5540 - ào Pret., - Si'

De conformidade com o disposto no art. 129 da Carta Paulista e nas leis estaduais complementares citadas, patenteado está que o cálculo da sexta parte e do adicional por tempo de serviço devam incidir sobre a somatória de todas as parcelas pagas com habitualidade (gratificações incorporadas ou não, adicionais, abonos, etc.) ou seja, sobre a remuneração total (vencimentos integrais) e não somente sobre o salário—base.

Orá, é pacifica a jurisprudência e unânime a doutrina no sentido de que o legislador, ao se referir a VENCIMENTOS, no plural, já manifestara a sua intenção de fazer a sexta parte incidir sobre todas as parcelas que compõem a remuneração, mas, para que dúvidas não houvessem, reforçou a determinação, referindo—se a VENCIMENTOS INTEGRAIS, já que não se pode admitir integralidade limitada ou parcial.

O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim

preleciona:

"Quando o legislador pretende restringir o conceito ao padrão do funcionário, emprega o vocábulo no singular - vencimento; quando quer também atingir as vantagens conferidas ao servidor usa o termo no plural - vencimentos". (in Direito Administrativo Brasileiro, São Paulo: Malheiros, 1997, 22° ed., p. 404) (grifo nosso)

No mesmo sentido o entendimento da Professora ODETE MEDAUAR, c expressar que "os vocábulos 'vencimentos. ou 'remuneração' designam o conjunto formado pelo vencimento (referência) do cargo ou função mais outras importâncias percebidas, denominadas vantagens pecuniárias" (Direito administrativo moderno, São Paulo: 55, 2000, p. 324)

Ou ainda, como o sempre brilhante vocabulista DE PLÁCIDO E SILVA define:

"L'encimento. Bem por essa razão, noladamente no plural, é a expressão entendida como a totalidade de remunerações recebidas, ou percebidas, por uma pessoal dentro de um certo período: são as vantagens, proventos, os ordenados, os salários do empregado. E o que vence, ou o que se ganha.- (Vocabulário jurídico, Rio: Forense, 1993, p. 463, vol. 9.)

Na mesma esteira desse raciocínio, a Lei Federal 110 8.8i:2/94, que tratou sobre a aplicação dos artigos 37, incisos XI e XII, e 39, 57 1', da Constituição Federal, e deu outras providências, assim dispôs:

"Art. 1°. Para os efeitos desta Lei, a retribuição pecuniária devida na administração pública direta, indireta e fundacional de qualquer dos Poderes da União compreende:

- como vencimento Básico: a) a retribuição a que se refere o artigo 40 da Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, devida pelo efetivo exercício do cargo, para os servidores civis por ela regidos. ' b) (Revogado)

oS

1 Lei Federal n° .112/90, que trata do regime jurídico único dos servidores

públicos federais, e fixa em seu artigo 40 que: "Art. 40. Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo publico, com valor fixado em lei. Parágrafo único. Nenhum servidor receberá, a titulo de vencimento, importância inferior ao salário mínimo."

- 4 -

Page 5: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

11'11AXII:NIK A a, -1[1:11X1IURA ADVOGADOS ASSOCIIA DOS

AND'IL: ALVES DriN;;T:.; ALOYSr,0)0SÉ VIEN.U,S0 -Ji'EIXEURA t,Alit/ SP 10, 4,1 07414,'S11.

06

ua Vice, mde de iákhaáma," 44o - 4 -- - CEP. .4 olo-ttn, - Tel I Pax (lt) 3631.4;54 g'brir á., Prece -

c) o salário básico estipulado em planos ou tabelas de retribuição ou nos contratos de trabalho, convenções, acordos ou dissídios coletivos, para os empregados de empresas públicas, de sociedades de economia mista, de suas subsidiárias, controladas ou coligadas, ou de quaisquer empresas ou entidades de cujo capital ou patrimônio o poder público tenha o controle direto ou indireto, inclusive em virtude de incorporação ao patrimônio público;

II - como vencimentos, a soma do vencimento básico com as vantagens permanentes relativas ao cargo, emprego, posto ou graduação;

[...)"(9")

Do exposto se conclui que quis o constituinte fazer incidir o adicional por tempo de serviço sobre o salário base e demais vantagens recebidas por todos os servidores do Estado (celetistas, estatutários e os temporários da Lei 500/74) a qualquer título, incorporarias ou não.

Dessa maneira, o pagamento como efetuado ao(a) Autor(a) se mostra incorreto, devendo ser regularizado para que o qüinqüênio incida sobre seus vencimentos, sendo-lhes pagos, ainda, as diferenças vincendas até o presente.

11.3. SOBRE A EXPRESSÃO — SERVIDOR PÚBLICO (AD CAUTELAM):

Deve ainda ora ficar consignado, que a expressão "servidor público" constante do art. 129 da Carta Magna Estadual não traz distinção entre funcionários públicos efetivos, nomeados ou contratados e celetistas, e, patenteado está que não cabe ao Réu fazer qualquer distinção.

A doutrina é clara e objetiva ao tratar das pessoas que prestam serviços para a Administração Pública, MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO, in Direito Administrativo (são Paulo: Atlas, 1998, p. 354) , ensina que "são servidores públicos, em sentido amplo, as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Pública indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos". Nesse conceito, prossegue, estão

compreendidos "os servidores estatutários, sujeito ao regime estatutário e ocupantes de cargos públicos; os empregados públicos. contratados sob o regime da legislação trabalhista e ocupantes de emprego público e os servidores temporários, contratados por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (art. 37, IX. da Constituição)".

Diferenciar os servidores pelo critério de seu regime é violar o princípio da igualdade preceituado pelo artigo 5' da nossa Carta Maior, já que a Lei não os diferenciou.

Assim, incluído está, o servidor admitido pelo regime da Lei n° 500/74 na abrangência da denominação "servidor público", logo, nos termos da Lei (art. 129, c. Paulista) fazem jus a perceber o adicional por tempo de serviço sobre o total dos vencimentos, ou seja sobre sua remuneração, direito esse, inquestionável após novembro de 1989, com a promulgação da Constituição Paulista.

O cálculo do adicional por tempo de serviço sobre a remuneração, ou vencimentos integrais, portanto, a todos servidores públicos é obrigatória a partir cia vigência da Constituição Estadual.

e,l — 5

Page 6: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

)11'111IXEIRA ais TOMAR A ADVOGADOS ASSOCIADOS

ANDRÉALVESafN'flISTE:XY.NRA ALOYMO~VEILCISWIEIX ATRA

l.hlR / SP 011.03."51P 2!; t.5

RIXA VIN.. dC C lidnt.100 - ilFax (16)3651-5549.,a, ir ão Pret,. - SP

Se antes, os beneficiários do recebimento do adicional sobre os vencimentos integrais eram os funcionários públicos estrito sensu, com a norma constitucional, após 12.11.89, passaram a ser todos os servidores públicos, pois, repetindo-se, onde a norma não distingue, não cabe ao operador fazê-lo.

Patenteado está que o adicional por tempo de serviço deve incidir sobre todas as parcelas pagas com habitualidade (gratificações incorporadas ou não, abonos, etc.) ou seja, sobre a remuneração total (vencimentos integrais) e nãc somente sobre o salário-base.

11.4. O TEMA INTERPRETADO POR Nossos TRIBUNAIS:

Quanto ao direito do(a) Autor(a) auferir o adicional por tempo de serviço sobre seus vencimentos integrais, a jurisprudência do nosso Tribunal de Justiça é remansosa:

"Tribunal de Justiça de São Paulo EMENTA SERVIDOR PÚBLICO - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Vencimentos - Adicional por tempo de serviço pago com atraso - Competência da Justiça Comum Estadual - Base de cálculo que (leve corresponder à efetiva remuneração do servidor - Diferença entre o valor pago e o valor devido que deve ser atualizada até a data da satisfação do crédito do servidor - Recursos não providos." (Apelação Cível n. 10.726-5 - São Paulo - 8° Câmara de Direito Público - Relator: Antonio Villen - 17.12.97 - V. U.) (grifo meu)

"EMENTA FUNCIONÁRIO PÚBLICO - Adicional por tempo de serviço - Incidência sobre os vencimentos do cargo efetivo, quando deixado o cargo em comissão - Pretensão inversa do apelante - Inadmissibilidade - Isonornia - Postulação do servidor, em equiparar sua função à outra, de paradigmas diversos - Ação improcedente - Recurso não provido." (Apelação Cível n. 238.820-1 - São Bernardo do Campo - 7° Câmara de Direito Público - Relator: Luiz Sabbato -10.08.98 - M. V.) (grifei)

"EMENTA

SERVIDOR AUTÁRQUICO - Professor - Adicional por tempo de serviço pago com atraso - Correção monetária que deverá ser calculada com base nos vencimentos devidos, mês a mês, e a partir de então -Acórdão alicerçado em julgamento anterior da Càmara - Sentença mantida - Recurso não provido." (Apelação Cível n. 10.820-5 -São Paulo - 2° Câmara de Direito Público - Relator: Aloisio de Azevedo - 05.02.98 - V. U.

Diante dos fundamentos, devem o(a)(s) Autor(a)(es) ter corrigido a forma de cálculo do adicional recebido, bem como, devem, ainda, receberem a diferença resultante do correto cálculo do adicional por tempo de serviço, (mês a mês), desde o advento da Constituição do Estado de São Paulo ou desde que completados os qüinqüênios, incidindo o mesmo sobre todas as parcelas que compõem os seus vencimentos ou remuneração.

111 — DO PEDIDO:

Page 7: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

'111:1IXI:111R.A ADVOGADOS ASSOCIAI IOS

A ND::e ALVES IK-iN":T.:S X tA A LOYS;O JOSÉ VIELL, ,,S(> TEME;RA /AII.I/SN• (A3/S,, 25465

g .a

oeo

Ante o exposto, requer a condenação do Réu a:

a) corrigir o cálculo do adicional por tempo de serviço pago ao(a)(si Autor(a)(es), para que ele passe a incidir sobre seus vencimentos integrais, ou seja, sobre todas as parcelas que compõem os vencimentos ou remuneração de cade mês, com a inclusão de todas as vantagens e gralLficações pecuniárias, incorporadas Pu não. Ficando requerido, também a condenação do Réu a manter integro o pagamento das gratificações recebidas, sem supressão de qualquer uma, sob pena de infringência das disposições do inciso VI, do artigo 7° da Constituição Federal;

b) pagar-lhe(s) a(s) diferença(s) mensaliais) entre o valor paga e o devido das parcelas vencidas desde o advento da Carta Magna Paulista ou desde quando eles completaram cinco (05) anos de efetivo serviço público, além das diferenças devidas relativas às parcelas vincendas no cura desta demanda, até a data da implantação em folha do contido no item "a" supra, a ser apurado em liquidação de sentença;

c) a pagar-lhe os valores atinentes a incidência das diferenças apuradas, supra mencionadas, nos 13° salários, férias + 1/3 e no Abono Pecuniário de férias, quacdo for o caso.

d) a incidência sobre o principal de correção monetária e juroz de mora a contar do vencimento de cada parcela, bem como a condenação do Réu ao pagamentos das despesas processuais e honorários advocatícios, nos termos do § 3° do art. 20 do CPC;

IV — DOS REQUERIMENTOS:

Por fim requerem o(a)(s) Autor(a)(es):

Os benefícios da justiça gratuita, nos termos do artigo 4° da Lei 1.060/50, por não terem os mesmos condições de demandar ser prejuízo de seu sustento (docs. 06).

Que seja(m) considerado(s) o(s) eventual(ais) crédito(s) concedido(s) de natureza alimentar para os efeitos da execução, bem como sobre os mesmo não se sujeitam aos descontos do imposto de renda, por não se tratarem de renda e sim direito do(a)(s) Autor(a)(es).

Seja fornecido pelo Réu as planilhas contendo todos os dados necessários ao cálculo da correção monetária e juros para a elaboração da memória individualizada de cálculos.

Que seja o Réu instado a apostilar os títulos do(a)(s) Autor( a)(es) para que prevaleça no futuro o que restar decidido neste rocesso.

O julgamento antecipado da lide, a teor do

h, • - 7 --

Page 8: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

F • N

P. Lferimento.

Preto/São o, 18 de julho de 2006. Ri

IXEIR OAB/SP 163.413

" Alk A ,e5,: '1(.1E11M:11RA ADVOGADOS ASSkOC AEI.C.DS

ANDRÉ ALVES DT)N2:S ,1:RA ALOYSX0 JOSÉ VIEtUDS)'rEiXEIRA omem,25-05

R.a v 1;,-,1.,". - - — (16)3631-5;49 - Pret. - SP

artigo 330, I do CPC., por se tratar de matéria exclusivamente de

direito.

Por fim, requerer a observância e aplicação do

artigo 71 da 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), que assegura a prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância, caso do(a) ora demandante (doc. 07).

Ex-Posins, requer se digne V.Ema., determinar a citação do Réu, no endereço declinado, na forma da lei, para que, em querendo, contestem a presente no prazo legal, sob as penas da lei, para que ao final seja decretada a PROCEDÊNCIA INTEGRAL DE SEUS PEDIDOS,

condenando o Réu a cumprir e pagar o principal acrescido de juros de mora e correção monetária, despesas processuais e honorários advocaticios incidentes sobre o valor da condenação a teor do § 3°

do art. 20, do diploma processual e demais cominações legais.

Protesta pela produção de todos os meios de prova em direito admitidas, tais como o depoimento pessoal do representante de, Réu, oitiva de testemunhas, juntada de novos documentos, perícias, vistorias e tudo mais que esclarecer possa, sem exceção.

Dá-se a presente o valor de R$3.000,00 (três mil reais).

Termos estes, j. esta de documentos, D.R.A.

Page 9: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

fls. 1 Página 1 de 1 40

Processo No 583.53.2006.135858-6

Texto integral da Sentença

Imprimir Fechar

113 Vara da Fazenda Pública Autos n° 1706 053 06 135858 6 Vistos. Trata-se de ação ordinária interposta por ROSÂNGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS, qualificada, em face da FAZENDA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Alega, a autora, em resumo, a condição de servidora pública lotada na Secretaria Estadual de Saúde, admitido sob o regime da Lei 500/74; requer, com a presente demanda, o cômputo do adicional de tempo de serviço (qüinqüênio) sobre a totalidade dos vencimentos, nos termos do art. 127, da Lei 10.261/68. Aduziu que a Constituição Estadual assegura o direito ao adicional por tempo de serviço, calculado sobre os vencimentos integrais. Contudo,a referida vantagem vem sendo calculada pela ré de forma equivocada, incidindo apenas sobre o salário base, deixando de calculá-la sobre as demais vantagens e gratificações que compõem os vencimentos do servidor. Assim, pede a condenação da ré ao pagamento do adicional por tempo de serviço calculado sobre os vencimentos integrais, salvo as eventuais, bem como no apostilamento e incorporação para todos os efeitos, nos termos do art. 129 da CE; pagamento das diferenças devidas, respeitada a prescrição qüinqüenal, a serem apuradas em execução, acrescidas da correção monetária, desde a lesão patrimonial e juros de mora desde a citação. Juntou documentos. É O RELATÓRIO. DECIDO. É caso de julgamento do feito na forma do estabelecido no artigo 285-A do Código de Processo Civil. Reporto-me à seguinte sentença, dentre outras, proferida em caso idêntico por este Juízo: "lla Vara da Fazenda Pública Autos n° 1416 053 04 023783 7 Vistos. (...) É caso de julgamento antecipado, na forma do artigo 330, I, do Código de Processo Civil, eis que a matéria em exame é tão-somente de direito. O artigo 129 da Constituição Estadual vem redigido nos seguintes termos: Art. 129 - Ao servidor estadual é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por qüinqüênio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta-parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de efetivo exercício, que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos, observado o disposto no artigo 115, XVI, desta Constituição. A questão, assim, tem por elemento central verificar se a expressão "vencimentos integrais", do art. 129 da Constituição de São Paulo, também diria respeito aos qüinqüênios. Basta simples leitura no disposto no referido artigo da Constituição do Estado de São Paulo para concluir que o legislador apenas quis estabelecer que os vencimentos integrais seriam a base de cálculo da sexta-parte, não podendo, assim, haver interpretação extensiva porque implicaria criação de algo não previsto no ordenamento legal. Mesmo que as gratificações pudessem ser consideradas como aumento salarial, como a Constituição do Estado de São Paulo não estabeleceu a base de cálculo do qüinqüênio, pode o legislador infraconstitucional estabelecer qual o critério que deve ser observado para o pagamento desse benefício. Ora, não vejo como possa o Poder Judiciário alterar a redação do texto legal, como pretende fazer crer a parte Autora, porque não pode o julgador alargar o comando normativo diante da regra constitucional de Separação de Poderes. É inadmissível possa o julgador agir como legislador positivo e determinar que se faça a leitura de algo que não existe na lei. Esse, aliás, é o posicionamento do Eg. Supremo Tribunal Federal. Destaco: "... a declaração de inconstitucionalidade, se acolhida como foi requerida, modificará o sistema da Lei pela alteração do seu sentido, o que importa sua impossibilidade jurídica, uma vez que o Poder Judiciário, no controle de constitucionalidade dos atos normativos, só atua como legislador negativo e não como legislador positivo" (Tribunal Pleno, ADIn n° 1822/DF, rel. Min. Moreira Alves, j. 26.6.98, vu, DJU de 10.12.99, p. 3). A matéria, aliás, está pacificada no C. Superior Tribunal de Justiça: RESP - Constitucional -Administrativo - Servidor Público - Adicional por Tempo de Serviço - Qüinqüênios - Base de Cálculo -Incidência sobre o vencimento básico - Precedentes. 1- Conforme reiterada jurisprudência deste Tribunal, o adicional por tempo de serviço incide somente sobre o vencimento básico do cargo efetivo ocupado pelo servidor, não alcançando assim, quaisquer outras gratificações. (STJ, REsp. n° 49257/RJ, reg. no 199400163053, 53 T., Rel. Min. Gilson Dipp, j. 22.11.1999, vu, Dl 22.11.1999, p. 173). Posto isso, na forma do art. 269, inc. I, do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE. Em razão da sucumbência, os autores arcarão com custas, despesas processuais e honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da causa, corrigido desde o ajuizamento e dividido igualmente entre os vencidos. Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. São Paulo, 08 de março de 2005. a) Márcia Cardoso - Juíza de Direito" Posto isso, com fund mento nos artigos 285-A e 269, I, ambos do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE Arcará a autora com as custas. Deixo de fixar verba honorária em virtude de não ter ocorrido a aa ão. Defiro o pedido de gratuidade processual e de prioridade na tramitação do feito.

,....

Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. São Paulo, 06 de dezembro de 2006. MÁRCIA CARDOSO Juíza de Direito

Imprimir Fechar

// 1 -- 1 /1/1 i,

Page 10: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULA

41

ACÓRDÃO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACORDÃO/DECISÃO MONOCRATICA

REGISTRADO(A) SOB N°

H1111111111 111111111Illl 02030961

Vistos, relatados e discutidos estes autos de

APELAÇÃO CÍVEL COM REVISÃO n° 705.415-5/2-00, da Comarca de

SÃO PAULO, em que é apelante ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS

SANTOS sendo apelado FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO:

ACORDAM, em Sétima Câmara de Direito Público do

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, proferir a

seguinte decisão: "DERAM PROVIMENTO PARCIAL AO RECURSO, y.

U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este

acórdão.

O julgamento teve a participação dos

Desembargadores WALTER SWENSSON (Presidente), GUERRIERI

REZENDE.

São Paulo, 03 de novembro de 2008.

NOGUEIRA DIEFENTHALER Relator

196

Page 11: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

4Z

Voto n° 6564 Processo 705.415-5/2-00 Apelantes: Rosângela Cristina Caetano dos Santos Apelados: A Fazenda do Estado de São Paulo Comarca de São Paulo 7a Câmara de Direito Público

SERVIDORES ESTADUAIS. ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO. BASE DE CÁLCULO. VANTAGENS REMUNERATÓRIAS NÃO EVENTUAIS. A teor do art 129 da Constituição Estadual, o adicional por tempo de .sei viço deve ter os vencimentos integrais como base de calculo, excluindo tão só as vantagens remuneratórias de caráter eventual Recurso parcialmente provido.

Vistos;

ROSÂNGELA CRISTINA CAETANO

DOS SANTOS ajuizou demanda em face da FAZENDA

DO ESTADO DE SÃO PAULO, pretendendo calcular e

apostilar a incidência dos quinqüênios sobre todas as

vantagens percebidas, bem como ao pagamento de

diferenças daí advindas, desde a data que passou a

receber o benefício, respeitando-se a prescrição

quinqüenal.

Por meio da r. sentença de fls.

46/48 a D. Magistrada fez por bem julgar

improcedente a demanda, por entender que o

comando do art. 129 da Constituição Estadual, no

Origem lla Vara da Fazenda Pública-- Processo 135858/2006 "

ARTES GRAF ICAS Tj 4 1 0035

ap705415

Page 12: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

que se refere a base de cálculo, se dirige somente à

sexta-parte.

Inconformada com referida decisão,

apela a Autora, buscando reformá-la.

Defende a procedência do pedido

em razão da clareza do texto constitucional em

determinar o cálculo dos qüinqüênios sobre os

vencimentos integrais e, também, diante dos

inúmeros precedentes desta E. Corte.

Recurso em ordem e bem

processado; Instruído com a contrariedade das

razões adversas; Em seguida os presentes autos

vieram-me para decisão.

É o relatório. Passo ao voto.

I O recurso comporta provimento.

O cerne do feito cinge-se em saber

qual a extensão do vocábulo "vencimentos integrais",

contido no art. 129 da Constituição Estadual.

O vocábulo vencimento é

considerado pela doutrina como a composição do

padrão "e as vantagens pecuniárias auferidas pelo

servidor a título de adicional ou gratificação. Quando

o legislador pretende restringir o conceito ao padrão

Apelação Cível com Revisão no 705 415-5/2-00

2 Comarca de São Paulo - 7a Cámacp-di Direito Público Origem' lia Vara da FazendajMaca Processo 135858/2006

43

ARTES GRÁFICAS - TJ

41 0035

Page 13: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

do servidor, emprega o vocábulo no singular -

vencimento; quando quer abranger também as

vantagens conferidas ao servidor, uso o termo no

plural — vencimentos" (Hely Lopes Metrelles In Direito

Administrativo Brasileiro, 15' ed., p.392).

E tal precisão de vernáculo foi

considerada no art. 129 da Constituição Estadual

quando estabeleceu que "Ao servidor público estadual

é assegurado o percebimento do adicional por tempo

de serviço, concedido no mínimo por quinquênio, e

vedada a sua limitação, bem como a sexta-parte dos

vencimentos integrais, concedida aos vinte anos de

efetivo exercício, que se incorporarão aos

vencimentos para todos os efeitos, observado o

disposto no art. 115, XVI, desta Constituição".

Por tal razão, não haveria de afastar

esta conclusão o fato da composição dos vencimentos

do servidor considerar gratificações que, em sua

disciplina legal, vedam seu computo no beneficio do

art. 129 da Constituição Estadual. Ora, a Constituição

é diploma normativo de hierarquia superior às leis

citadas pela Fazenda; por isso, cedem passo e não

podem se auto-excluir da base de cálculo do

quinquênio.

Apelação Cível com Revisão no 705.„4-15=5/2-00 Comarca de São Paulo - 76 Câmara de Direito Público Origem: lla Vara da Fazenda Pública Processo 135858/2006

3

ARTES GRÁFICAS - TJ 4I 0035

Page 14: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

15 PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Considerando a natureza jurídica de

cada uma, se são pagas independentemente da

cessação do serviço prestado, incorporam-se e

devem ser consideradas quando do pagamento do

benefício pleiteado, sem que se cogite de afronta ao

art. 115, inciso XVI da Constituição Estadual ou ao

art. 37, inciso XIV da Constituição Federal. É que não

há cumulatividade com outras vantagens concedidas

"sob o mesmo título ou idêntico fundamento", daí a

insubsistência das alegações da Fazenda Estadual

nesse tocante. Neste sentido, decisão do Pretório

Excelso em RE 219740/SP (Rei.: Min. Marco Aurélio,

j.: 11 de setembro de 2001): "O preceito não tem o

condão de obstaculizar verdadeira melhoria de

vencimentos outorgada pela legislação local em face

da passagem do tempo".

A base de cálculo da vantagem a ser

apostilada no título da apelante deverá considerar

todas as vantagens incorporadas ou incorporáveis,

excluindo-se tão só as vantagens eventuais, no

mesmo sentido do decidido no incidente de

uniformização de jurisprudência 193.485-1/6-03 e

art. 17 da Lei estadual 6.995/90. Logo, a parcial

procedência da ação é de rigor, devendo haver o

recalculo do benefício para incluir na ba?e cie cálculo

Apelação Cível com Revisão no 705 415-5/2,00 Comarca de São Paulo - 7a Câmara de-Direito Público Ortgem• 11a Vara da Fazenda Pi51311ea .̀ Processo 135858/2006

4

ARTES GRÁFICAS -TJ 41 0055

Page 15: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

4‘ PODER JUDICIÁRIO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

todas as vantagens que não sejam de caráter

eventual, com o consequente apostilamento.

As diferenças serão corrigidas

monetariamente desde quando devidas, ou seja,

desde a data em que a autora passou a receber o

benefício, e acrescidas de juros moratórias desde a

citação, ressalvada a prescrição quinqüenal cf. art. 30

do decreto 20.910/32.

II - O percentual dos juros de mora

deverão incidir desde a citação, na forma do art. 10-F

da Lei federal 9.494/1997; apesar de comungar

entendimento de que o outorgar à Fazenda Estadual

juros diferenciados confrange com o princípio da

igualdade (art. 50 da Constituição Federal), adoto,

com ressalva deste posicionamento, o quanto

decidido no Recurso Extraordinário 453.740 (rel.

Ministro Gilmar Mendes, j. 28 de fevereiro de 2007),

em que se decidiu no sentido da constitucionalidade

do dispositivo

1H - Embora a recorrida não tenha

fundamentado resistência neste sentido, insta-nos

esclarecer, para o fim de elidir embargos de

declaratórios, que adotou-se como razão de decidir o

reconhecimento de direito com amparo legal, sem

desobediência ou afronta aos arts. 20,yinciso II, 37

Apelação Cível com Revisão no 705 415-

5/

2-00, 5 Comarca de São Paulo - 7a Câmara de Dereit6.-Público Ongem• lia Vara da Fazenda Pública Processo. 135858/2006

AP TES GRAFICAS - TJ 41 0035

Page 16: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

e 39 da Constituição Federal -; reconheceu-se

apenas direito cuja base genética é o Estatuto do

Funcionalismo Público Estadual. Não há, igualmente,

afronta ao art. 37, inciso XV, considerando que não

há cumulatividade com outras vantagens concedidas

"sob o mesmo titulo ou idêntico fundamento": - a

sexta-parte e o adicional por tempo de serviço são

vantagens que tem em comum tão só o fator tempo,

embora concedidas a título diverso:

respectivamente, bonificação por vinte anos de

serviço e acréscimo de vencimentos a cada cinco

anos.

IV - Cumpre-nos anotar, por fim, que a

autorização decorrente do art. 20, §40 do Código de

Processo Civil - arbitramento por equidade, não

significa que tal verba haja sempre de ser fixada com

modicidade -; deve, ao contrário, representar

remuneração de profissional essencial à

administração da Justiça (art. 133 da Constituição

Federal), bem como refletir o trabalho desenvolvido

pelo advogado no decorrer da lide.

Em face destas considerações,

orientado pelas diretrizes das alíneas do §30, art. 20

do Código de Processo Civil, fixo os honorários 10%

sobre o valor da condenação, cqn‘rd-crando que a

Apelação Chiei com Revisão n° 705415-5/2-00 Comarca de São Paulo - 70 arn"-a-ra de Direito Público Origem 11a Vara da FazendlPública Processo 135858/2006

6

ARTES GRÁFICAS - TJ 41 0035

Page 17: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

matéria debatida nos autos é objeto de

jurisprudência assentada nesta Corte (art. 20, §40

combinado com §30, alínea "c"). Não se cogite que a

estimação em honorários advocatícios tomados em

percentual do valor da causa confrontaria com o art.

20, §40 do Código de Processo Civil; Veja-se pois o

quanto acha-se decidido Recurso Especial

542.249/SC, julgado em 17 de outubro de 2006, (133

04.12.2006 p. 277).

Posto isso, voto no sentido do

parcial provimento do recurso para reformar a r.

sentença e julgar a demanda parcialmente

procedente, para condenar a ré a proceder o

recálculo da sexta-parte para incluir na base de

,cálculo todas as vantagens que não sejam de caráter

eventual, bem como a saldar as diferenças apuradas

desde a concessão do benefício a cada autor,

obse—rvand—Or:"Te-,--contudo a prescrição quinquenal,

NOGUEIRA DIEFENTHÃLER RELATOR

Apelação Cível com Revisão no 705 415-5/2-00

7 Comarca de São Paulo - 7a Câmara de Direito Público Origem 11a Vara da Fazenda Publica Processo 135858/2006

4,8

AFITES GRÁFICAS - TJ

41 0035

Page 18: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SIO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACORREGDAO/DECISÃO MONOCRÁTICA

ACÓRDÃO ISTRADO(A) SOB N°

1111115111111119JEMP Meg

45

Vistos, relatados e discutidos estes autos de

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO n2 705.415-5/4-01, da Comarca de SÃO

PAULO-FAZ PUBLICA, em que são embargantes e reciprocamente

embargados FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO E ROSANGELA

CRISTINA CAETANO DOS SANTOS:

ACORDAM, em Sétima Câmara de Direito Público do

Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, proferir a

seguinte decisão: 1RECEBERAM AMBOS OS EMBARGOS, V.U.",1 de

conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.

O julgamento teve a participação dos

Desembargadores GUERRIERI REZENDE (Presidente), MOACIR PERES.

São Paulo, 09 de março de 2009.

NOGUEIRA DIEFENTHÃLER Relator

37

Page 19: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Voto n° 7406 Embargos de Declaração n. 705.415-5/4-01 • Embargantes e embargados: Fazenda do Estado de São Paulo e Adriana Mazieíro Rezende Comarca de São Paulo 7a Câmara de' Direito Público

EMBARGOS DE DECLARAÇÃO ERRO MATERIAL. Dispositivo do julgado que

-equivocadamente fez menção ao beneficio da sexta-parte, quando a pretensão, de fato, envolve o adicional por tempo de serviço - Correção do erro material - alteração do dispositivo do v. acórdão. Embargos acolhidos

Vistos;

Embargos de Declaração opostos

em face do v acórdão de fls 85/92 que ,deu parcial

provimento ao recurso interposto ao recurso

interposto.

Buscam as partes sanar

contradição no julgado, consistente na equivocada

menção no dispositivo da decisão do termo ,"sexta-

parte", quando, de fato, trata-se de pretensão que

envolve o adicional por tempo de serviço.

É o relatório.

embargos merecem

acolhimento.

Page 20: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

De- fato, há nítido erro máterial no

dispositivo do julgado, consistente na errônea

menção ao benefícid da "sexta-parten-, quando a

pretensão, de fato,, envolve o adicional por tempo

de serviço.

Logo, irripõe-,se a correção do

referido equívoco para fazer com que o dispositivo

passe a ter a seguinte redação:

"Posto isso, voto no sentido do

parcial provimento do recurso para reformar a r.

sentença e julgar a demanda parcialmente

procedente, para condenar a ré á proceder o

recalculo do adicional por tempo de serviço para

incluir na base de cálculo todas as vantagens que

não sejam de _caráter eventual, bem como a sald

as .diferenças apuradas desde a concessão do

benefício a cada autor, observando-se, contudo, a

prescrição qüinqüenal."

Posto isso, acolho ambos os

embargos.

NOGUEIRA DIEFENTHALER RELATOR

Embargos de Declaração n: 705.415-5/4-01

2 Comarca de São Paulo - 7a Câmara de Direito.Público

Page 21: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

22. fls. 3

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

Secretaria Judiciária Serviço de Processamento de Recursos aos Tribunais Superiores

do 1° ao 4° Grupo de Câmaras de Direito Público Av. Brigadeiro Luís Antônio, 849 — 5°andar - sala 502

Processo n° 0161718-65.2007.8.26.0000/50001

CERTIDÃO DE DECURSO DE PRAZO

Certifico que decorreu o prazo legal sem interposição de agravo

em recurso extraordinário.

São Paulo, 5 de fevereiro de 2015.

Escrevente Técnico Judiciário Elaine Aparecida lanhes Peruzin matr. M028049

REMESSA

Remeto os presentes autos à 1P Vara de Fazenda Pública da

Comarca de São Paulo - Foro Fazenda Pública / Acidente

Trabal h

São Paulo, 5 de fevereiro de 2015.

Escrevente Técnico Judiciário Elaine Aparecida lanhes Peruzin matr. M028049

N

O_ o o o o o ir o cs) 0 o o o a) O o

C \I CC; N: o

Lr; 9 co

o co

o cr)

RJ 2 O_

Cr O LU o_ E cn ,.2 .a z - Q < rn O - oi

< < LLI Z CD < - iii W —I o. - -C O a) 0- (1./ c7) ▪ O • ci) E 2 as o o cr, o c o 3 o c C9 orD c

N C,92

Cl O O _ 0

cts

0 C CL

N cn

O a) o - o 17) o U.1

Page 22: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

23 PROCURADORIA GERAL DO ESTADO

PROCURADORIA JUDICIAL

INTERESSADO(A) : ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

EXECUÇÃO DE SENTENÇA : OBRIGAÇÃO DE FAZER

AUTOS DE PROCEDIMENTO : ORDINÁRIO

PROCESSO N° : 0135858-34.2006.8.26.0053

PRAZO: 30 DIAS.

SECRETARIA/ÓRGÃO/ENTIDADE ONDE SE DARÁ O CUMPRIMENTO: SECRETARIA DA FAZENDA-CAF

Trata-se de ação ordinária proposta por servidora pública, que pleiteia

o recálculo do adicional por tempo de serviço (quinquenio) sobre os vencimentos

integrais.

A FESP foi condenada ao recálculo do quinquenio sobre ós vencimentos integrais, excetuadas as verbas eventuais, assim como, pagar-lhe

as diferenças vencidas, observada a prescrição quinquenal.

Declara o(a) subscritor(a) da presente, com fé pública, nos

termos do inciso II do artigo 19 da Constituição Federal, que a decisão judicial a

ser cumprida transitou em julgado, conforme extrato de andamento processual

anexo, extraído do site do E.TJSP.

Nestes termos, proponho a autuação e remessa deste PJ/F à

SECRETARIA DA FAZENDA-CAF, para que se proceda ao apostilamento do

benefício garantido judicialmente à autora, bem como que apresente as planilhas

informativas dos valores devidos.

Face a fluência do prazo, roga-se urgência no atendimento.

São Paulo, 20 de agosto de 2015.

KARL VIVIANE LOURE r<é i-‘

.2s1 7 1. 1'1 O TOZI SPINARDI

Procurador do Estado

OAB/SP N° 251.616

Rua Maria Paula, 67, lo Andar, Bela Vista, São Paulo-SP 2006.01.029201

Page 23: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

Portal de Serviços e-SAJ Página 1 de 3 2 cf

MOO Tribunal de Justiça de Sào Paulo

RIM

Identificar-se

Bern-vindo > Consultas Processuais > Consulta de Processos do loCirau

Consulta de Processos do 1°Grau

coes

• Processos distribuídos no mesmo dia podem ser localizados se buscados pelo número do processo, com o seu foro selecionado. • Algumas unidades dos foros listados abaixo não estão disponíveis para consulta. Para saber quais varas estão disponíveis em cada foro

dique aqui. • Dúvidas? Clique aqui para mais informações sobre como pesquisar. • Processos baixados, em segredo de justiça ou distribuídos no mesmo dia serão apresentados somente na pesquisa pelo número do

processo.

Dados para pesquisa

Foro:

Pesquisar por:

Número do Processo:

iForo Central - Fazenda Pública/Acidentes

INUmero do Processo

' Unificado (—• Outros

10135858-34.2006 ri.7r , 0053

Dados do processo

Processo: 0135858-34.2006.8.26.0053 (053.06.135858-6)

(Tramitação prioritária)

Classe: Procedimento Ordinário

Área: Cível

Assunto: Adicional por Tempo de Serviço

local Físico: 09/09/2015 00:00 - Fila da Conclusão - Aguardando Remessa a Conclusão 09/09 Distribuição: /01/12/20061as 08:43 - Livre

lla Vara de Fazenda Pública - Foro Central - Fazenda Pública/Acidentes

Controle: 2006/001706

Juiz: Kenichi Koyama

Outros números: 583.53.2006.135858

Valor da ação: R$ 3.000,00

Partes do processo

Rosangela Cristina Caetano dos Santos Advogado: ANDRÉ ALVES FONTES TEIXEIRA

Fazenda Pública do Estado de São Paulo Advogado: SANDRA REGINA DE SOUZA LOMBARDI DIAS Ackeigada: Stela Cristina Furtado

Movimentações

Exibindo todds as movimentações, »Listar somente as 5 últimas.

Data Movimento

09/09/2015 Conclusos para Despacho Aguardando Remessa a Conclusão 09/09

28/08/2015 Petição Juntada agdo juntada de petição

18/08/2015 Autos no Prazo 475 J Vencimento: 17/09/2015

18/08/2015 Certidão de Publicação Expedida

Relação :0286/2015 Data da Disponibilização: 18/08/2015 Data da Publicação: 19/08/2015 Número do Diário: 1948 Página: 1018/1023

17/08/2015 Remetido ao DJE

Relação: 0286/2015 Teor do ato: Cumpra-se o V. acórdão. Requeira a parte interessada o que de direito. No silêncio, cumpra-se o § 5° do art. 4753 do CPC. Int. Advogados(s): Stela Cristina Furtado (OAB 139166/SP), ANDRE; ALVES FONTES TEIXEIRA (OAB 163413/5P), SANDRA REGINA DE SOUZA LOMBARDI DIAS (OAB 105450/SP)

10/08/2015 Remetido ao DJE AGDO. PUBLICAÇÃO RELAÇÃO - 286

06/08/2015 Li Despacho

Cumpra-se o V. acórdão. Requeira a parte interessada o que de direito. No silêncio, cumpra-se o § 50 do art. 475J do CPC. Int.

04/08/2015 Conclusos para Despacho

h ttp://esaj. tjspjus.br/cpopg/show.do?processo.cod igo= 1HZX6EGC2000084processo.f... 25/11/2015

Page 24: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

Portal de Serviços e-SAJ Página 2 d 3

15/07/2015 Conclusos para Despacho Reautuado. Aguardando remessa à conclusão.

10/02/2015 Recebidos os Autos do Tribunal de Justiça REAUTUANDO

30/08/2007 Remessa ao Setor Remetido ao Egrégio TJ- Seção de Direito Público em 31/08/2007 - C

03/05/2007 Aguardando Remessa Aguardando Remessa ao Egrégio Tribunal

27/04/2007 Juntada de Contra-Razões Juntada de Contra-Razões em

09/04/2007 Aguardando Prazo Aguardando Prazo 32

09/04/2007 Confecção de Expedientes Aguardando Expedição de mandado de citação

21/03/2007 Aguardando Publicação Aguardando Publicação

20/03/2007 Despacho Proferido 1. Mantenho a sentença por seus próprios fundamentos, os quais bem resistem às razões recursais. Recebo o recurso apresentado pela autora em ambos os efeitos. Cite-se a ré para oferecer contra-razões (art. 285-A, parágrafo 2°, CPC). 2. Após, subam os autos ao Egrégio Tribunal de Justiça ? Seção de Direito Público Int. 1. Mantenho a sentença por seus próprios fundamentos, os quais bem resistem às razões recursais. Recebo o recurso apresentado pela autora em ambos os efeitos. Cite-se a ré para oferecer contra-razões (art. 285-A, parágrafo 2°, CPC). 2. Após, subam os autos ao Egrégio Tribunal de Justiça ? Seção de Direito Público Int. Fls. 70 - 1. Mantenho a sentença por seus próprios fundamentos, os quais bem resistem às razões recursais. Recebo o recurso apresentado pela autora em ambos os efeitos. Cite-se a ré para oferecer contra-razões (art. 285-A, parágrafo 2°, CPC). 2. Após, subam os autos ao Egrégio Tribunal de Justiça ? Seção de Direito Público Int.

19/03/2007 Recebimento Recebimento de Carga sob n° 159811

05/03/2007 Juntada de Apelação Juntada da Apelação

18/01/2007 Aguardando Prazo Aguardando Prazo 22

29/12/2006 Aguardando Publicação Aguardando Publicação

29/12/2006 Despacho Proferido Vistos. Fls. 51/52: Rejeito os embargos apresentados; ?O órgão judicial, para expressar a sua convicção, não precisa aduzir comentários sobre todos os argumentos levantados pelas partes. Sua fundamentação pode ser sucinta, pronunciando-se acerca do motivo que, por si só, achou suficiente para a composição do litígio? (STJ-1 a Turma ? AI 169.073-SP-AgRg, rel. Min. José Delgado, j. 4.6.98, negaram provimento, v.u., DJU 17.8.98, p. 44). No mesmo sentido: RSTJ 148/356, RT 797/332, RJTJESP 115/207. Em rigor há inconformismo diante da decisão e a irresignação deve vir por recurso próprio. Int. Vistos. Fls. 51/52: Rejeito os embargos apresentados; ?O órgão judicial, para expressar a sua convicção, não precisa aduzir comentários sobre todos os argumentos levantados pelas partes. Sua fundamentação pode ser sucinta, pronunciando-se acerca do motivo que, por si só, achou suficiente para a composição do litígio? (STJ-1. Turma ? AI 169.073-SP-AgRg, rel. Min. José Delgado, j. 4.6.98, negaram provimento, v.u., DJU 17.8.98, p. 44). No mesmo sentido: RSTJ 148/356, RT 797/332, RJTJESP 115/207.

Em rigor há inconformismo diante da decisão e a irresignação deve vir por recurso próprio. Int.

29/12/2006 Conclusos Conclusos para decisão de embargos de declaração.

29/12/2006 Juntada de Petição Juntada da Petição

14/12/2006 Aguardando Prazo Aguardando Prazo 26

06/12/2006 Sentença Registrada Número Sentença: 2984/2006 Livro: 710 Folha(s): de 237 até 239 Data Registro: 06/12/2006 18:11:40

06/12/2006 Sentença Proferida 11. Vara da Fazenda Pública Autos n° 1706 053 06 135858 6 Vistos. Trata-se de ação ordinária interposta por ROSÂNGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS, qualificada, em face da FAZENDA PUBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Alega, a autora, em resumo, a condição de servidora pública lotada na Secretaria Estadual de Saúde, admitido sob o regime da Lei 500/74; requer, com a presente demanda, o cômputo do adicional de tempo de serviço (qüinqüênio) sobre a totalidade dos vencimentos, nos termos do art. 127, da Lei 10.261/68. Aduziu que a Constituição Estadual assegura o direito ao adicional por tempo de serviço, calculado sobre os vencimentos integrais. Contudo,a referida vantagem vem sendo calculada pela ré de forma equivocada, incidindo apenas sobre salário base, deixando de calculá-la sobre as demais vantagens e gratificações que compõem os vencimentos do servidor. Assim, pede a condenação da ré ao pagamento do adicional por tempo de serviço calculado sobre os vencimentos integrais, salvo as eventuais, bem como no apostilamento e incorporação para todos os efeitos, nos termos do art. 129 da CE; pagamento das diferenças devidas, respeitada a prescrição qüinqüenal, a serem apuradas em execução, acrescidas da correção monetária, desde a lesão patrimonial e juros de mora desde a citação. Juntou documentos. É O RELATÓRIO. DECIDO. É caso de julgamento do feito na forma do estabelecido no artigo 285-A do Código de Processo Civil. Reporto-me à seguinte sentença, dentre outras, proferida em caso idêntico por este Juízo: ?11. Vara da Fazenda Pública Autos n° 1416 053 04 023783 7 Vistos. (...) É caso de julgamento antecipado, na forma do artigo 330, I, do Código de Processo Civil, eis que a matéria em exame é tão-somente de direito. O artigo 129 da Constituição Estadual vem redigido nos seguintes termos: Art. 129 ? Ao servidor estadual é assegurado o percebimento do adicional por tempo de serviço, concedido no mínimo por qüinqüênio, e vedada a sua limitação, bem como a sexta-parte dos vencimentos integrais, concedida aos vinte an s de efetivo exercício, que se incorporarão aos vencimentos para todos os efeitos, observado o disposto no artigo 115, XVI, desta Constituição. A questão, assim, tem por elemento central verificar se a expressão ?vencimentos integrais?, do art. 129 da Constituição de São Paulo, também diria respeito aos qüinqüênios. Basta simples leitura no disposto no referido artigo da Constituição do Estado de São Paulo para concluir que o legislador apenas quis estabelecer que os vencimentos integrais seriam a base de cálculo da sexta-parte, não podendo, assim, haver interpretação extensiva porque implicaria criação de algo não previsto no ordenamento legal. Mesmo que as gratificações pudessem ser consideradas como aumento salarial, como a Constituição do Estado de São Paulo não estabeleceu a base de cálculo do qüinqüênio, pode o legislador infraconstitucional estabelecer qual o critério que deve ser observado para o pagamento desse beneficio. Ora, não vejo como possa o Poder Judiciário alterar a redação do texto legal, como pretende fazer crer a parte Autora, porque não pode o julgador alargar o comando normativo diante da regra constitucional de Separação de Poderes. E inadmissível possa o julgador agir como

15 http://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.codigo=1HZX6EGC20000&processo.f... 25/11/

Page 25: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

Portal de Serviços e-SAJ Página 3 de 3

legislador positivo e determinar que se faça a leitura de algo que não existe na lei. Esse, aliás, é o posicionamento do Eg. Supremo Tribunal Federal. Destaco: ?... a declaração de inconstitucionalidade, se acolhida como foi requerida, modificará o sistema da Lei pela alteração do seu sentido, o que importa sua impossibilidade jurídica, uma vez que o Poder Judiciário, no controle de constitucionalidade dos atos normativos, só atua como legislador negativo e não como legislador positivo? (Tribunal Pleno, ADIn n° 1822/DF, rel. Min. Moreira Alves, j. 26.6.98, vu, DJU de 10.12.99, p. 3). A matéria, aliás, está pacificada no C. Superior Tribunal de Justiça: RESP ? Constitucional ? Administrativo ? Servidor Público ? Adicional por Tempo de Serviço ? Qüinqüênios ? Base de Cálculo ?Incidência sobre o vencimento básico - Precedentes. 1- Conforme reiterada jurisprudência deste Tribunal, o adicional por tempo de serviço incide somente sobre o vencimento básico do cargo efetivo ocupado pelo servidor, não alcançando assim, quaisquer outras gratificações. (STJ, REsp. n° 49257/RJ, reg. n° 199400163053, 5° T., Rel. Min. Gilson Dipp, j. 22.11.1999, vu, DJ 22.11.1999, p. 173). Posto isso, na forma do art. 269, inc. I, do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE. Em razão da sucumbência, os autores arcarão com custas, despesas processuais e honorários advocatícios que fixo em 10% sobre o valor da causa, corrigido desde o ajuizamento e dividido igualmente entre os vencidos. Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. São Paulo, 08 de março de 2005. a) Márcia Cardoso - Juíza de Direito? Posto isso, com fundamento nos artigos 285-A e 269, I, ambos do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE. Arcará a autora com as custas. Deixo de fixar verba honorária em virtude de não ter ocorrido a citação. Defiro o pedido de gratuidade processual e de prioridade na tramitação do feito. Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. São Paulo, 06 de dezembro de 2006. MÁRCIA CARDOSO Juíza de Direito Sentença n° 2984/2006 registrada em 06/12/2006 no livro n° 710 às Fls. 237/239: Posto isso, com fundamento nos artigos 285-A e 269, I, ambos do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE. Arcará a autora com as custas. Deixo de fixar verba honorária em virtude de não ter ocorrido a citação. Defiro o pedido de gratuidade processual e de prioridade na tramitação do feito. Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. Posto isso, com fundamento nos artigos 285-A e 269, I, ambos do Código de Processo Civil, JULGO a ação IMPROCEDENTE. Arcará a autora com as custas. Deixo de fixar verba honorária em virtude de não ter ocorrido a citação. Defiro o pedido de gratuidade processual e de prioridade na tramitação do feito. Julgamento livre do reexame obrigatório. P.R.I.C. Preparo: Justiça Gratuita.

04/12/2006 Despacho Proferido

PODER JUDICIÁRIO Certifico e dou fé que registrei o presente feito no livro próprio n° 84 sob n° 1706.053.06.135858-6 Em 01.12.06. Eu, , escr. Subscrevi. CONCLUSÃO EM 05.12.06, faço os presentes autos conclusos ao(à) MM.(°) Juiz(a) de Direito da 11° Vara da Fazenda Pública, Dr. (a) MARCIA CARDOSO. Eu„ Sueli P. I. O. Silva, escrevente Chefe, subsc. AUTOS N° 1706.053.06.135858-6

01/12/2006 Processo Distribuído Processo Distribuído por Sorteio p/ 11°. Vara da Fazenda Pública

Petições diversas

Data

Tipo

25/08/2015

Petições Diversas

Incidentes, ações incidentais, recursos e execuções de sentenças

Não há incidentes, ações incidentais, recursos ou execuções de sentenças vinculados a este processo.

Audiências

Não há Audiências futuras vinculadas a este processo.

Histórico de classes

Data Tipo Classe Área Motivo 19/12/2009 Evolução Procedimento Ordinário Cível Implantação

das tabelas unificadas de classes e assuntos (Resolução 46 do CNJ).

24/03/2008 Inicial Procedimento Ordinário (em geral) Cível

I-. e

http://esaj.tjspjus.br/cpopg/show.do?processo.codigo=i1HZX6EGC20000&processo.f... 25/11/2015

Page 26: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

DDPE - FAZENDA CONSULTA DE DADOS PESSOAIS, FUNC. E DE PAGAM MPAPMNA

25/11/2015 DADOS FUNCIONAIS RS/PV = 008017293 03 NOME= ROSANGELA CRISTINA C SANTOS UCD= 01 / 141 RG: NR/DC= 00022673494 8 ORGAO EMISSOR= SSP DATA EMISSAO= 15/04/1993 CARGO.F.A= 4349 OFICIAL ADMINISTRATIVO CAT= A PADRAO= 001 B UA FREQ= 86273 NUCLEO PESSOAL-C.R.T.DST/AIDS SEC/UO/UD= 009 7 110 TIPO PROV/PREENC= NOMEACAO DATA INIC EXERC= 30/12/93 REG.RETR.= LC 1.080/08 - INTERMEDIARIO TAB.VCTO= 2 JORN = 2 BCO= 001 AGENC= 6969 VILA SONIA - SAO PAULO TP= NR/DC= 0008441/7 TAXA PREV= 6 IAMSPE= 2 PREV.5/6= S/S OT.DEP.IR= 02 OT.DEP.SF= LIM.REP.= 010

SEXTA PARTE = SIM QUINO= 4 QUALIF= DISCIP= RETP = NAO GGE = NAO

CARGA HORARIA = GTCN SAL. ESPOSA= NAO ADIC. INSALUB.= 40,00

CONTAIS. PREVID.= 5 SITUACAO ESPECIAL: TIPO=

SIT.SERV= ATIVO BLOO.OPER= N

DESEJA CONSULTAR OS DADOS FINANCEIROS? ('S' SE SIM)

Page 27: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

CIPJ - Sistema de Informações ao Poder Judiciário

Página 1 de 1

Rol de Autores - Dados Funcionais

Processo PJ :

Processo n° :

Interessado :

Assunto :

PJ-29201-2006

0135858-34.2006.8.26.0053 - 11° Vara Fazenda Pública

ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

OBRIGAÇÃO DE FAZER

Nome ROSANGELA CRISTINA C SANTOS

Data Ingresso 02/04/1992

Data Falec. RG 22673494

RS 8017293

Data de Nascimento 20/09/1971

Sexo CPF F 1460140683

Envio PV 01

EX EV Início Exercício 03/04/1992

Data Situação 09/06/1993

Situação EXCLUI

Cargo 4349

Cat. N

6°Parte N

Quinq Jor 1

Padrão 2

Nível A

Secret. 9

UA 86273

Orgão DSD 1

SO 141

DRA NRH

02 09/06/1993 29/12/1993 EXCLUI 4349 F N 1 2 A 9 86273 1 141 NRH

03 01 22/09/1997 25/09/1998 EXCLUI 4332 N 1 4 9 86273 1 141 NRH

03 02 31/10/2008 28/02/2013 EXCLUI 3915 N 1 6 86273 141 NRH

03 30/12/1993 28/02/2013 ATIVO 4349 C)

86273 1 141 NRH

Total de Autores : 1

25/11/2015 (Caso 8462148

https://sefaznet9.sede.fazenda.sp.gov.br/DIJ/Relatorios/Autor/Encontracio/RolAutoresPv.aspx 25/11/2015

Page 28: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

GOVERNO DO ESTADO DE SAO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA

CAF/ DDPE

PROCESSO PJ/F :

PROCESSO N.2 :

INTERESSADO :

ASSUNTO :

2006.01.029201

0135858-34.2006.8.26.0053 - 11á Vara Fazenda Pública

ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

OBRIGAÇÃO DE FAZER

Objeto da Ação:

Incidência dos adicionais temporais representados pelos quinquênios de forma

que seja calculado sobre os integrais vencimentos/proventos, salvo as

eventuais, nos termos do art. 129 da Constituição Estadual, a partir de

05/10/89.

Fórmula de Cálculo:

• Salientamos que deverá ser processada a implantação do código VD — 08.087 —

Adic. Tempo Serv. sobre vencimentos/proventos integrais — Ação Judicial, por

parte da Fazenda Estadual.

• Em função do julgado deverá ser observado que os autores obtiveram êxito no

judiciário para auferir a incidência dos adicionais temporais (qüinqüênios) de forma

correta sobre os integrais vencimentos/proventos, salvo as eventuais.

• Quando da Obrigação de Pagar, deverá o órgão pagador competente elaborar os

cálculos à vista da situação financeira, para fazer incidir os adicionais temporais

(qüinqüênios) sobre aquelas parcelas que não sofreram essa incidência.

• Ajuizamento da Ação: 01/12/2006.

Page 29: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DA FAZENDA CAF/ DDPE

PROCESSO PJ/F :

PROCESSO N.2 :

INTERESSADO :

ASSUNTO :

2006.01.029201

0135858-34.2006.8.26.0053 - 11?- Vara Fazenda Pública

ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

OBRIGAÇÃO DE FAZER

Trata o presente do cumprimento da Obrigação de Fazer,

face à ação movida por: ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS.

Juntamos às fls. 28, a Fórmula de Cálculo para o

cumprimento do julgado, tendo em vista a manifestação do(a) Procurador(a) da Causa

(fls.23), muito embora não tenha constado do presente os termos do Artigo 72 do

Decreto 28.055/87.

Cumpre-nos ainda informar, que o cumprimento da

Obrigação de Fazer é de competência da Secretaria da SAÚDE.

Cabe esclarecer a necessidade de ser juntada ao

respectivo expediente, que será direcionado às Secretarias competentes, para o

cumprimento da Obrigação de Fazer, cópia da certidão de trânsito em julgado,

visando o atendimento da Instrução n2 01/2002-2 do TCE.

Isto posto encaminhe-se o presente à d. Procuradoria

Judicial para que a Procurador(a) encarregado(a) da defesa do Estado tome

conhecimento dos termos e adote as medidas cabíveis.

DDP/CIPJ, em 30/11/2015.

Luiz Fabiano M Pestana

Assist.Tecn.Faz.Estad. I

ADERVANDO ANTONIO DA SILVA JUNIOR

Diretor Técnico de Divida Fazenda Estadual

À

P.J.

Page 30: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO PROCURADORIA JUDICIAL

REQUERENTE:ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

PROCEDIMENTO ORDINÁRIO N° 0135858-34.2006.8.26.0053

PASTA DIGITAL/PJ N° 2006.01.029201

SECRETARIA/ÓRGÃO/ENTIDADE ONDE SE DARÁ O CUMPRIMENTO: SECRETARIA DA SAÚDE

Conforme informação prestada pela Secretaria da Fazenda, o cumprimento da obrigação de fazer compete à Secretaria da SAÚDE. Deste modo, proponho a remessa deste expediente à SECRETARIA DA SAÚDE, para que dê integral cumprimento à ordem judicial, no PRAZO MÁXIMO DE 15 (QUINZE) DIAS.

Solicito que os servidores responsáveis observem o prazo concedido, com prioridade e urgência, sob as penas estabelecidas em lei e no decreto estadual n° 28.055, de 29 de dezembro de 1987.

São Paulo, 10 de dezembro de 2015.

IICY:4— h RLA VIVIANE LOOt EIRO TO SPINARDI Procuradora do Estado OAB/SP N° 251.616

Page 31: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE COORDENADORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

CENTRAL DE PROTOCOLO EXPEDIÇÃO E ARQUIVO

TERMO DE APENSAMENTO

Nesta data, atendendo à solicitação da Douta Consultoria

Jurídica da Pasta, apensamos ao processo n° 001/0941/029.201/2006

o processo n° 001/0001/005.742/2015.

Devidamente providenciado, encaminhe-se a unidade supra.

CGA/CPEA/PROTOCOLO

18/12/2015

Bettuni

CGA/CPEA/PROTOCOLO

Page 32: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CONSULTORIA JURÍDICA

Fls.: 32 /rd

N° DO PROCESSO 001/0941/029.201/2006

DATA DE ENTRADA: 21/12/2015

DISTRIBUIDO AO DR(a) Nuhad

EM 21/12/2015

Page 33: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

CONSULTORIA JURÍDICA

Processo n° 001/0941/029.201/2006 (Apenso 001.0001.005.742/2015)

Interessado: ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

Ação Judicial n° 0135858-34.2006.8.26.0053 da 11" Vara da Fazenda Pública da Capital — Banca: 12-E.

À CRH-NAA,

para cumprimento da OBRIGAÇÃO DE FAZER,

em caráter de URGÊNCIA, devendo ser a eles juntados todos os elementos hábeis à

defesa do Estado em Juízo, inclusive cópias de todos os documentos, processos ou

expedientes referentes ao assunto.

C.J., 22 de Dezembro de 2015.

NUHAD SAID OLIVER

Procuradora do Eskado Chefe da

Consultoria Jurídica

mbj.

Page 34: 02 - Fundação Procon-SP · pode admitir integralidade limitada ou parcial. O sempre mestre IIELY LOPES MEIRELLES assim preleciona: "Quando o legislador pretende restringir o conceito

GGP/CLP

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Fl. 34 COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS

GRUPO DE GESTÃO DE PESSOAS CENTRO DE LEGISLAÇÃO DE PESSOAL

PROCESSO N°. 001/0941/029.201/2006 (AP N°. 001/0001/005.742/2015)

INTERESSADO: ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS

ASSUNTO: AÇÃO ORDINÁRIA

Encaminhem-se os autos ao Centro de Controle de Recursos

Humanos para que seja providenciada a competente Portaria, DECLARANDO, à vista de

decisão judicial transitada em julgado, constante do Processo n.° 0135858-34.2006.8.26.0053

(11' Vara de Fazenda Pública - Foro Central/SP), PJ/F n°. 2006.01.029201 e AP n.°

001.0001.005.742/2015, que ROSANGELA CRISTINA CAETANO DOS SANTOS, RG

22673494, classificada no Centro de Referência e Treinamento - "DST/AIDS", faz jus a

"incidência dos adicionais temporais representados pelos quinquênios de forma que seja

calculado sobre todas as vantagens que não sejam de caráter eventual, nos termos do

artigo 129 da Constituição Estadual, a partir de 05/10/89. Deverá ser respeitada a

prescrição quinquenal a contar do ajuizamento da ação que ocorreu em 01/12/2006."

CLP, em 6 de janeiro de 2016.

ORLANDO DELGADO FERNANDES DIRETOR TÉCNICO II

JM