02 11 2015

36

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

257 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

OS JOVENS PRECISAM SABERNeste tempo tumultuado e com revelações de

novos escândalos a cada dia, o governo segueassaltando o bolso do cidadão para arrecadar maise com isso pagar o preço da incompetência e faltade planejamento que nos conduziu à beira de umabismo, sendo que um apagão geral pode ocorrera qualquer momento. De todos os apagões pos-síveis, o mais grave e preocupante é o apagão moral.

As mentiras da última campanha política e arealidade revelada após a posse dos reeleitos,tanto no governo estadual como federal, sepulta-ram a esperança de que a prosperidade prome-tida estava próxima e que começaríamos a usu-fruí-la já em 2015.

Os roubos são muitos e a investigação está sóna Petrobras ainda. Vem mais por aí porque nestemato ainda tem muito cachorro. Os jovens precisamsaber que nem sempre foi assim. Mesmo que osgovernos militares tenham sido vítimas de umapropaganda orquestrada nos últimos 12 anos ten-tando desmoralizá-los, é necessário resgatar valo-res da época, especialmente a honestidade comque exerceram o poder. Nenhum dos presidentesdo período militar saiu rico do governo e todosviveram o resto de suas vidas com uma evidência:a honestidade pessoal de cada um. E para que sefaça justiça vamos recordar. Quanto Castelo Brancomorreu num desastre de avião, verificaram os her-deiros que seu patrimônio limitava-se a um aparta-mento em Ipanema (RJ) e umas poucas ações deempresas públicas e privadas. Costa e Silva, aco-metido por um derrame cerebral, recebeu de favor oprivilégio de permanecer até a morte no Palácio dasLaranjeiras, deixando para a viúva a pensão deMarechal do Exército e um apartamento em constru-ção em Copacabana (RJ). Emilio Garrastazu Médicidispunha como herança de família uma fazenda degado em Bagé (RS), mas quando adoeceu precisouser tratado no hospital do Galeão no Rio de Janeiro.Ernesto Geisel, antes de assumir a Presidência daRepública, comprou o sítio de Cinamonos em Tere-sópolis (RJ), que a filha vendeu mais tarde parapoder manter-se num apartamento de três quartose sala no Rio de Janeiro. João Figueiredo, depois dedeixar o poder, não aguentou as despesas do Sítiodo Dragão em Petrópolis (RJ), vendendo primeiroos cavalos e depois a propriedade. Sua viúva, recen-temente falecida, deixou um apartamento que osfilhos venderam em mau estado de conservação.Antes de morrer Figueiredo foi operado no Hospitaldos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Os cinco generais presidentes até podem tercometido erros, mas não se meteram em negócios,não organizaram quadrilhas para roubar empresaspúblicas, não enriqueceram, não receberam be-nesses de empreiteiras beneficiadas durante seusgovernos. Também não criaram institutos destina-dos a preservar seus documentos ou agenciar con-tratos para consultorias e palestras regiamenteremuneradas que cheiram à lavagem de dinheiro.Bem diferente dos tempos atuais. Certa ocasião, opresidente Ernesto Geisel estava sendo entrevista-do e, perguntado sobre a abertura política, respon-deu de forma profética: “se é vontade do povo brasi-leiro, eu promoverei a abertura política no Brasil.Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudadedos governos militares, pois, muitos desses quelideram o fim da ditadura, não estão visando o bemdo povo, mas, sim, os seus próprios interesses”.Nós que vivemos somos testemunhas disso.

* O autor é professor em Nova Santa Rosa

[email protected]

O tempo não para02 | O PRESENTE EDITORIAL QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

A indústria da transformação no Brasil sofrecom diversos gargalos que impedem seu maiordesenvolvimento, como falta de infraestruturalogística, alto custo de produção e dificuldade emencontrar mão de obra. Este último é um dosentraves que atrapalham também as indústriasem Marechal Cândido Rondon, que observam suacapacidade de produção ser reduzida por falta detrabalhadores qualificados para o setor. A escassezda mão de obra é tamanha que algumas empresase cooperativas da cidade estão buscando trabalha-dores em outras cidades, Estados e até em outroscontinentes. Foi a forma encontrada para tentaramenizar o problema.

Não de hoje, diversas entida-des ligadas aos setores produti-vos, especialmente à indústria,trabalham para reverter essequadro, diminuir o déficit e ofer-tar mão de obra para que asempresas possam se desenvol-ver a plenos pulmões, gerarempregos e riquezas para as fa-mílias e para os cofres públicos,por meio dos impostos da “pro-dução excedente”.

Entre as entidades que buscam acabar comessa dificuldade do empresário da indústria emlocalizar e, especialmente, manter seus funcio-nários está o Senai, o Serviço Nacional de Apren-dizagem Industrial, que oferta cursos, inclusivegratuitos, para que o trabalhador se qualifique ese solidifique no mercado de trabalho. Somenteno ano passado, cerca de quatro mil pessoasforam qualificadas pela entidade presente emsolo rondonense. Para este ano, a expectativa éaumentar ainda mais esse número, com novoscursos, já que a entidade espera ansiosamente aconclusão das obras do novíssimo Centro de

Formação Profissional, que deve iniciar suasatividades já no segundo semestre.

É uma boa notícia para o setor, que, a duraspenas, vem convivendo com os postos de traba-lho não preenchidos, especialmente em suas li-nhas de produção. O vazio do chão das indústri-as significa perdas diretas, tanto para o investi-dor, quanto para o cidadão e também ao municí-pio. Ampliar as possibilidades de melhorar aqualificação profissional é um desafio que vemsendo constante no município, seja por iniciati-va de entidades públicas ou privadas.

Junto com a nova obra de qualificação, o Senaiinveste em uma gerência pró-pria, localizada no município,não mais em Toledo, o que, emtese, garante maior resolutivi-dade de problemas e aproximaainda mais o setor industriallocal da entidade de classe. Aobra de R$ 4 milhões e a centra-lização do gerenciamento indi-cam que o Senai está disposto ainvestir em Marechal Rondon,que o município tem potencialde crescimento industrial, que a

cidade é pujante e que tem demanda para consumiro que o Senai pode oferecer.

Em um ano que se apresenta carrancudo, coma expectativa de crescimento beirando o zero, éuma boa notícia saber que existem entidades queapostam e apostam alto. O setor industrial deMarechal Cândido Rondon vem crescendo pau-latinamente e precisa de entidades que o apoi-em. É hora de arregaçar as mangas, correr atrásdas boas iniciativas e mostrar que, apesar docenário adverso, há, sim, como crescer e alcançaro desenvolvimento que tanto se corre atrás. Otempo não para.

O vazio do chão dasindústrias significa

perdas diretas,tanto para o

investidor, quantopara o cidadão e

também aomunicípio

O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA,11 DE FEVEREIRODE 2015

O CÂNCER NO BRASIL

Comentário do dia - I“O maior perigo para a Dilma (Rousseff, PT) e a Constituição são os que acercam querendo negar a realidade. Por negar ouvir crítica o governo Dilma

levou o Brasil à crise econômica. Por não ouvir críticas atuais pode estarlevando o povo às ruas”. Declaração do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Comentário do dia - II“O escândalo da Petrobras coloca em xeque todos os partidos da ordem,

como PT, PSDB e PMDB, demonstrando a falência do sistema político”.Da ex-deputada federal e candidata à Presidência da República na eleição

de 2014, Luciana Genro (PSOL).

Está chegando a hora...Pode estar chegando a hora do julgamento do prefeito de

Cascavel, Edgar Bueno (PDT), no Tribunal Superior Eleitoral(TSE). A ministra Luciana Lóssio requereu a inclusão empauta do processo de cassação do mandato do pedetista.

Na última sexta-feira (09) houve várias movimentações naação, uma delas encaminhando o processo para julgamento.Portanto, é possível que uma decisão final sobre esse casoocorra ainda nesta semana.

A greve dos professores da rede estadual de ensino foi o assunto mais discutido na Câmarade Vereadores de Marechal Cândido Rondon, na segunda-feira (09), até em razão da presençade diversos representantes da categoria na sessão.

Vários vereadores usaram a tribuna para se manifestar contra o pacote de projetos enviadopelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa, visando à redução de gastos que poderiamatingir o funcionalismo público.

Em seu discurso, Elmir Port (PTB) lembrou que um dos grandes problemas no Brasil équando o Executivo possui maioria no Legislativo. “Esse problema é o câncer e a vergonhanacional”, declarou, expondo que a situação atinge todas as esferas. “Não é diferente nosmunicípios”, emendou.

ALICIAMENTO

Conforme o edil, setornou prática co-mum, independentedo âmbito que for -federal, estadual oumunicipal, em todopaís -, o Executivo ali-ciar o Legislativo parater a maioria e conse-guir aprovar projetosde seu interesse.

Elmir ainda fri-sou que os regimen-tos internos das Ca-sas de Leis não sãoelaborados para aminoria. “Eles (regi-mentos) só são fei-tos para a maioria.Hoje, no Governodo Estado, porexemplo, o Executi-vo tem a ampla mai-oria para aprovar osprojetos que quiser.Assim estamos namesma situação emMarechal Rondon.Isso é péssimo paraa comunidade. Se osExecutivos ouvis-sem mais as oposi-ções, mesmo sendominorias, poderiamevitar diversos er-ros”, opinou.

Vereador Elmir Port: “Se os Executivos ouvissem mais as oposições,mesmo sendo minorias, poderiam evitar diversos erros” MAIS UMA

DERROTAO PT sofreu mais uma derrota na Câmara dos

Deputados. Depois de ficar de fora da mesa diretora e docomando das principais comissões da Casa, o partidotambém não terá papel de destaque na comissão dereforma política, que seria instalada ontem (10).

Em acordo com o presidente da Câmara, EduardoCunha (PMDB-RJ), seria eleito para o comando dacomissão o deputado Rodrigo Maia (RJ), ex-líder doDEM na Casa e ferrenho opositor das gestões do PT nogoverno federal. Para a relatoria seria indicado odeputado Marcelo de Castro (PMDB-PI).global de gas-tos para o turista comum no exterior é de US$ 300 eUS$ 500, respectivamente.

O PODEROSOCHEFÃO

O esforço para conter gastos, cortar despesas eeliminar excessos na máquina para alcançar economiade até 25% no orçamento, o equivalente a R$ 11 bilhões,exige a concentração de poderes nas mãos do novosecretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa.Nada acontecerá sem a sua anuência.

Decreto assinado pelo governador Beto Richa mos-tra todo o poder que o secretário assumiu no governo.A medida concede poder para consultar a qualquermomento a movimentação bancária de secretarias, fun-dos, autarquias, empresas de economia mista e univer-sidades. E para tomar medidas imediatas para evitardesvios e “anomalias”.

Dissoluções no PPSO diretório do PPS do Paraná aprovou, em reunião

realizada na segunda-feira (09), a dissolução de 58comissões provisórias e diretórios municipais que nãoatingiram a meta estabelecida de votação nas eleições dedeputado federal e estadual em 2014.

Ao todo, foram notificados e avaliados 185 municípios.Os dirigentes tiveram a oportunidade de manifestar ejustificar o desempenho. Em seguida, a comissão eleitoralestadual do partido elaborou um relatório que foi expos-to para apreciação dos dirigentes e filiados. “O processode dissolução e reestruturação é importante para o PPS sepreparar para as eleições municipais”, disse o presidenteda comissão eleitoral estadual, Rubico Camargo.

Na regional de Marechal Cândido Rondon, a medidaatinge os municípios de Mercedes, Pato Bragado e Toledo.Maria Cristina Kunzler

04 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Mudança atingirá trabalhadorcom dispensa a partir do dia 28

Com a nova regra, que valerá a partir de março, desempregadodeverá ter recebido salários por pelo menos 18 meses nos últimos

dois anos para fazer a primeira solicitação

SEGURO-DESEMPREGO

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

ESPN/SportsCenter (@ESPNagora)Forlán rebate acusações sobre lavagem de dinheiro: “Me usaram de

gancho”.

Diferença de dias entre exames de Anderson pode ser suficiente para“mascarar” doping.

Valor Econômico (@valor_economico)Setor de serviços teme “seca” no Carnaval carioca.

Decisão sobre concessão do Maracanã deve sair em março.

Já supera 80% a chance de o Copom elevar Selic em 0,50 ponto emmarço, por pressão inflacionária.

Veja (@Veja)Número de trabalhadores na indústria cai 3,2% em 2014.

Câmara Notícias (@CamaraNoticias)Renan Calheiros e Eduardo Cunha se reuniram para discutir uma

agenda legislativa em comum.

Congresso poderá votar novas regras para análise de #vetos apóso Carnaval.

Folha de S.Paulo (@folha)Graça Foster vai se desligar da Petrobras e gozar aposentadoria.

Valdomiro Cantini (@CantiniCBN)Radialista da CBN Cascavel

TSE pode julgar cassação do prefeito @edgarbueno12 esta semana!Penso que fica.

CGN (@cgncascavel)Alta incidência de casos de dengue leva a cancelamento de aulas em

duas cidades.

Míriam Leitão (@MiriamLeitaoCom)JornalistaNo PT, quem se coloca contra o ajuste fiscal não tem noção do buraco

fiscal que a presidente Dilma pôs o país.

A Voz do Brasil (@avozdobrasil)#EmpregoIndustrial varia 0,4% em dezembro e fecha 2014 em -3,2%.

Política Estadão (@EstadaoPolitica)Para amenizar impacto da Lava Jato, Dilma acelera medidas

anticorrupção.

Congresso em Foco (@congemfoco)Não há indício de envolvimento de Dilma com corrupção, diz ministro

da Justiça.

Jornal Extra (@jornalextra)Assolado pela violência, Brasil é tricampeão mundial de mortes

relacionadas ao futebol.

Jornal do Brasil (@JornaldoBrasil)Renan Calheiros nega envolvimento com Alberto Youssef. Presidente

do @SenadoFederal diz que não conhece doleiro.

Estadão (@Estadao)Desemprego cai para 6,5% no 4º trimestre de 2014, aponta IBGE.

Melhores Destinos (@passagensaereas)TAM fecha 2014 como maior companhia do Brasil, mas GOL reduz a

diferença.

Notícias do Senado (@Agencia_Senado)Senadores divergem sobre movimento para pedir impeachment de Dilma.

Jornal O Globo (@JornalOGlobo)Merval Pereira: candidatura de Lula em 2018 já está nas ruas.

Os trabalhadores cuja datada dispensa seja a partir de 28de fevereiro de 2015 vão enfren-tar as novas “travas” no acessoao seguro-desemprego. Essadata foi estabelecida pela Medi-da Provisória 665, publicadano Diário Oficial da União de 30de dezembro do ano passado.

Conforme a redação da MP665, as novidades entrariam emvigor 60 dias depois da publi-cação da Medida Provisória, ouseja, 28 de fevereiro.

Sobre as mudanças, o Mi-nistério do Trabalho e Emprego(MTE) informou ontem (10) que"as providências nesse sentidoestão sendo tomadas" e que "oSistema Mais Emprego está sen-do adequado para atender àsnovas exigências da MedidaProvisória, no prazo estabele-cido pela MP 665/2014".

Segundo o entendimentojurídico, explica o MTE, as no-vas regras para solicitação doseguro-desemprego exigidaspela Medida Provisória 665passam a valer no prazo de 60dias da data da publicação da

MP. "Assim, todos os trabalha-dores requerentes do benefícioseguro-desemprego, cuja datada dispensa seja a partir de 28de fevereiro de 2015, estarãosendo habilitados segundo asnovas regras".

O QUE MUDAA norma anterior exigia

seis meses trabalhados nos úl-timos três anos para que o be-nefício fosse liberado. Com anova regra, que valerá a partirde março, o desempregadodeverá ter recebido saláriospor pelo menos 18 meses nosúltimos dois anos para fazer aprimeira solicitação.

Para a segunda solicitação,serão 12 salários nos últimos 16meses. Para a terceira, ele deve-rá ter recebido salários nos seismeses imediatamente anterio-res à data da dispensa.

Na prática, as novas normasprejudicarão quem está há me-nos tempo no mercado de traba-lho. O MTE destacou, ainda, queas regras relacionadas ao segu-ro do pescador artesanal têm

sua vigência, conforme texto daMP 665, para o "primeiro dia doquarto mês subsequente à datade sua publicação", ou seja, de-morarão um pouco mais paraentrar em vigor.

REDUÇÃOA mudança nas regras no

seguro-desemprego pode dimi-nuir o acesso ao benefício emmais de 25%, conforme levan-tamento divulgado em 16 dejaneiro pelo Ministério do Tra-balho. O cálculo foi feito a partirde uma simulação de como se-ria a concessão de benefícios seas novas regras fossem aplica-das na base de dados de 2014.

No ano passado, o seguro foisolicitado por cerca de 8,5 mi-lhões de pessoas. De acordo comos números apresentados, coma nova regra prevista na MP665, mais de 2,2 milhões de pes-soas desse total teriam o pedidorecusado, ou 26,58% do total.

O número é quase sete vezesmaior que os 351 mil benefíciosde fato recusados em 2014, ain-da sob a regra antiga.

Feriados podem gerar perdas para aindústria de R$ 64,6 bilhões em 2015

Os nove feriados nacionaisprevistos para este ano e setepontos facultativos, dos quais trêsjá são considerados feriados nopaís (segunda-feira e terça-feirade Carnaval e Corpus Christi),somados aos 43 feriados estadu-ais, podem gerar perdas de até R$64,6 bilhões para a indústria na-cional, alertou ontem (10) o ge-rente de Economia e Estatísticada Federação das Indústrias doEstado do Rio de Janeiro (Firjan),Guilherme Mercês.

Um estudo da Firjan sobre oimpacto dos feriados para asindústrias foi divulgado ontem.Mercês disse que dos 12 feria-dos nacionais, 11 caíram emdias de semana, resultando emtrês a mais do que no ano passa-do. Nos Estados, um feriado amais cai também em dia útil.

Segundo Mercês, a perdacalculada para a indústriabrasileira com os feriados re-presenta 4,8% de tudo que aindústria produz. Em 2014, a

perda representou 3,6% do Pro-duto Interno Bruto (PIB) indus-trial. Os números consideramum PIB industrial estimado deR$ 1,355 trilhão para 2015.

O economista advertiu queno cenário atual em que o Brasilprecisa crescer e o governo preci-sa arrecadar mais impostos, asperdas previstas ultrapassam oâmbito das empresas. “As in-dústrias param de produzir porconta dos feriados e o governoarrecada menos”, enfatiza. A es-timativa é que R$ 18 bilhões dei-xarão de ser arrecadados, pelogoverno, da indústria de trans-formação este ano em função dosferiados nacionais e estaduais.

ESTADOSPor Estados, as maiores per-

das em valores absolutos sãoencontradas nas regiões mais in-dustrializadas do país: São Pau-lo (R$ 19,5 bilhões ou o equiva-lente a 4,82% do PIB industrial),Rio de Janeiro (R$ 10,1 bilhões ou

5,24% do PIB industrial) e Mi-nas Gerais (R$ 6,4 bilhões ou4,4% do PIB industrial).

Para o conjunto dos 27 Esta-dos brasileiros, a perda proje-tada com a arrecadação do Im-posto sobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços (ICMS) podeatingir R$ 572 milhões por diaparado. Para o governo federal,a perda a cada feriado nacionalpode chegar a R$ 964 milhões.

Tendo em vista a meta deredução do custo Brasil e deaumento da competitividade daindústria nacional, a Firjan pro-põe que os feriados que caem emdias úteis sejam mudados parasegunda-feira ou sexta-feira.

Conforme Mercês, isso ate-nuaria as perdas. “Pelo me-nos, a gente acabaria com osenforcamentos (de dias úteis).Muitos países já adotaramesse tipo de procedimento. Issoé um ponto positivo para aprodutividade e para reduzircustos das empresas”, pontua.

O PRESENTE | 05QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

DEM e PMDB vão comandar comissão sobre reforma políticaColegiado foi instalado na tarde de ontem (10), mas trabalhos

devem começar efetivamente somente após o Carnaval

CÂMARA DOS DEPUTADOS

A comissão especial daCâmara dos Deputados quediscute a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC 352/13) da Reforma Política teráum parlamentar da oposi-ção na presidência. O colegi-ado, que seria instalado natarde de ontem (10), serápresidido pelo deputado Ro-drigo Maia (DEM-RJ) e terácomo relator o peemedebistaMarcelo Castro (PI).

A decisão dos nomes foitomada ontem, após reuniãode líderes, e foi comemoradapelo líder do DEM, MendonçaFilho (PE). “É um sinal positi-

vo para a oposição na Casa”,declarou. De acordo com odemocrata, os nomes foramescolhidos após pedido feitoao presidente da Casa, Eduar-do Cunha (PMDB-RJ), paragarantir que a reforma políti-ca não tenha o “viés só daoposição ou só do governo”.

Já o líder do governo, JoséGuimarães (PT-CE), procurouminimizar o fato do PT nãoter garantido espaço na co-missão: “Isso foi fruto de acor-do político e agora nós vamospara um franco debate”.

Mesmo com a definição dapresidência e relatoria da co-

missão especial, os trabalhossó devem começar após o Car-naval. Ela foi criada após osdeputados aprovarem, na úl-tima semana, a admissibilida-de da proposta no plenário. APEC estava parada na Comis-são de Constituição, Justiça eCidadania (CCJ) por diver-gências quanto a seu teor.

A emenda prevê, dentreoutros pontos, o voto facul-tativo, o fim da reeleição paragovernadores e prefeitos, alémde alterar a forma de coliga-ção partidária nas eleições pro-porcionais e determinar queas eleições municipais, esta-

duais e federal coincidam, apartir de 2018.

Contudo, um dos pontoscentrais do debate - o financi-amento de campanha - divideparlamentares. Eduardo Cu-nha defende a manutenção dofinanciamento empresarial,considerado por movimentossociais e organizações, como aOrdem dos Advogados doBrasil (OAB) e a ConferênciaNacional dos Bispos do Brasil(CNBB), a porteira da corrup-ção nas eleições brasileiras.

O líder do DEM afirmouque, apesar de o tema nãoter sido debatido no parti-

do, defende a adoção de umsistema misto, com fundospúblicos e da iniciativa pri-vada. “Com critérios detransparência e fiscalizaçãomais amplos possíveis paraa sociedade”, ressalta.

Já o líder do PT defende ofim do financiamento empre-sarial e o uso de fundos pú-blicos. “A minha posição éfundamentalmente consoli-dada a favor do financia-mento público. Se não derpara passar, nós vamos pelomenos pela proibição do fi-nanciamento de empresas”,afirmou Guimarães.

Presidente do Senado negaenvolvimento com doleiro Youssef

Ex-ministra Miriam Belchior vaiassumir a Presidência da Caixa

O presidente do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL), negou que tenha tidoencontro com o doleiro Al-berto Youssef, preso na Ope-ração Lava Jato e consideradoum dos principais integran-tes do esquema de desviosocorridos na Petrobras.

A negativa ocorreu apóso senador ser questionadosobre declarações dadas à im-prensa por Meire Poza, ex-contadora de Youssef. Se-gundo ela, o peemedebistase reuniu com o doleiro paratratar de uma operação mili-onária de compra de debên-tures para a Marsans Via-gens e Turismo, uma agên-cia que tinha o doleiro comoum dos investidores. “Sin-ceramente, a chance de queeu possa ter tido encontrocom essa gente é zero. Abso-lutamente zero. Nenhumachance”, garantiu o peeme-debista, que também negouconhecer o doleiro. “Não seinem quem é. Não conheçonenhum desses. Não sei

quem é, nunca ouvi falar, sópelos jornais”, ressaltou.

Em outubro do ano pas-sado, Meire Poza relatou emsessão da CPMI da Petrobrasque, na manhã do dia 12 demarço, ela e Youssef toma-ram café juntos, ocasião emque o doleiro disse que, na-quela noite, ele conversariacom Renan Calheiros paratratar do aporte de R$ 25milhões da Funcef. Segundoela, a outra parte da opera-ção, também no valor deR$ 25 milhões, já tinha sidoacertada com o PT e seriafeita por meio da Postalis.

A ex-contadora de Yous-sef afirmou ainda, na oca-sião, que era preciso “acer-tar esta ponta, que era doPMDB”. Ela disse que a ope-ração com a Funcef não seconcretizou porque o dolei-ro foi preso por envolvimen-to na Operação Lava Jato,da Polícia Federal, no dia 17de março, a segunda-feiraposterior ao suposto encon-tro com Renan.

A ex-ministra do Plane-jamento Miriam Belchior,vai assumir a Presidência daCaixa Econômica Federal nolugar de Jorge Hereda. Umadas missões da nova diri-gente será preparar o bancopara uma abertura de capi-tal, ideia levantada por Dil-ma Rousseff no fim do anopassado, mas que ela pró-pria disse que será um “pro-cesso demorado”.

Em dezembro de 2014, a

presidenta Dilma confirmouque iria trabalhar para abriro capital da Caixa. Em caféda manhã com jornalistas,ela não deu detalhes de comopretende formalizar a ope-ração, mas integrantes dogoverno acreditam que amedida demorará até doisanos para ser realizada por-que a presidenta precisa or-ganizar o banco antes deiniciar o processo.

O projeto da equipe atual

seria fazer uma oferta públicainicial de ações (IPO, na siglaem inglês) daqui a um ano emeio aproximadamente, poisantes da operação, o bancoteria de passar por um pro-cesso de saneamento.

A nova equipe econômica,segundo interlocutores, reco-nhece a pertinência e o funda-mento econômico da ideia,mas considera que não estáentre as prioridades a seremimplementadas de início.

Câmara deixa votação da PEC daBengala para depois do Carnaval

A definição e votação daProposta de Emenda à Cons-tituição (PEC 457/2005), achamada PEC da Bengala,ficará para depois do Carna-val. De acordo com o líderdo governo, José Guimarães(PT-CE), foi firmado umacordo para a análise da pro-posta que eleva de 70 para 75anos a idade de aposentado-ria compulsória de magis-trados.

“Vai sair de pauta, estásendo apresentado um reque-rimento para só voltar à dis-cussão após o Carnaval”, dis-se o parlamentar depois dareunião com líderes partidá-rios, na manhã de ontem (10).

Antes, o líder do PT, Sibá

Machado (AC), afirmou queapresentaria a proposta nareunião. Segundo o petista, aPEC gera dúvidas porque“mexe um pouco na questãoprevidenciária”.

Para o líder petista, o maispreocupante da PEC é a pos-sibilidade da medida inviabi-lizar a magistratura. “(Ela)estrangula quase que de mor-te a estrutura das carreiras ehá a possibilidade de pedidosde aposentadorias precocesno Judiciário, porque o juizde primeira instância não vêna carreira a possibilidade devirar desembargador e assimpor diante”, opinou.

Sibá Machado defende re-gras de transição, caso a medi-

da seja adotada. “Temos quecriar uma regra de transição,porque ao se mexer na datatem que ser para futuros enão para as pessoas que es-tão trabalhando”, expôs.

Ele evitou comentar apossibilidade, caso a propos-ta seja aprovada, de a presi-denta Dilma Rousseff (PT)perder a chance de indicarquatro novos ministrospara o Supremo TribunalFederal (STF) e criticou aoposição. Pelo critério atualda idade, cinco ministros doSTF se aposentam até 2018:Celso de Mello, Marco Au-rélio, Ricardo Lewando-wski, Teori Zavascki e RosaWeber.

06 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Indústria quer apoio do Congresso para medidas de incentivoSegmento necessita de medidas e legislações que possam dar

fôlego ao setor produtivo, por meio de redução de custo

PROPOSTAS

Um dia depois de se reunircom a presidenta Dilma Rous-seff e com ministros e mem-bros do Conselho Nacional deDesenvolvimento Industrial,o presidente da ConfederaçãoNacional da Indústria (CNI),Robson Andrade, pediu on-tem (10) apoio do presidentedo Congresso, senador RenanCalheiros (PMDB-AL), paraaprovar propostas que incen-tivem o setor.

Segundo Andrade, a in-dústria necessita de medidas elegislações que possam dar fô-lego ao setor produtivo, pormeio de redução de custos.Citou como exemplo de legis-lação que precisa ser modifica-

da o ICMS, que funciona com“guerra” tarifária entre os Es-tados. “(O funcionamento doICMS) é um horror e cria umainsegurança jurídica muitogrande. (Estamos discutindopara ver se há) alguma alter-nativa”, destacou o dirigente.

O presidente da CNIacrescentou que Calheirosvai marcar uma reunião comsetor produtivo, que tam-bém terá a presença do presi-dente da Câmara, EduardoCunha (PMDB-RJ), para tra-tar de uma pauta de interes-se da indústria.

Apesar de deixar claro quenão está esperando nenhumpacote do governo para in-

centivar o setor, Andrade de-mostrou preocupação com aindústria brasileira. “O que oBrasil precisa hoje na realida-de é dar competitividade paraa exportação. O mundo intei-ro está travando uma guerraenorme com relação à produ-ção industrial. Na Europa, oBanco Central Europeu colo-cou um volume grande derecursos para reativar a eco-nomia de alguns países, osEstados Unidos continuamcrescendo, a China mesmotendo diminuído continuacrescendo um pouco e essespaíses estão procurando mer-cados para colocar os seusprodutos”, expôs.

Para o dirigente, o paísprecisa ter mais condições decompetitividade, com um câm-bio mais favorável, visandoaumentar as exportações. Oempresário declarou apoio àsmedidas provisórias editadaspelo governo que mudam asregras para benefícios traba-lhistas como seguro-desem-prego e abono-salarial. “Achoque o governo está certo. Umpaís que tem um desempregode menos de 5% não podegastar R$ 50 bilhões com se-guro-desemprego e abonosalarial. Há alguma coisa er-rada: ou temos desempregomaior ou há fraude no siste-ma”, observou.

Número de devedorescresce 3,12% em umano, mas aumento éo menor desde 2010

O número de consumidorescom débitos em atraso cresceu3,12% em janeiro deste ano, emcomparação com igual mês doano passado, na menor variaçãoanual para meses de janeiro des-de 2010, quando a pesquisa co-meçou. Com relação a dezem-bro, houve alta de 0,15%, se-gundo o Serviço de Proteção aoCrédito (SPC Brasil) e a Confe-deração Nacional dos Dirigen-tes Lojistas (CNDL), que divul-garam os dados ontem (10).

Atualmente, existem cercade 54,6 milhões de consumi-dores inscritos em serviços deproteção ao crédito no país. Amaior parte dos devedores ematraso em janeiro de 2015(26,87%) eram pessoas comidade entre 30 e 39 anos. Emseguida, vieram os devedoresque tinham de 40 a 49 anos,que representavam 19,38% dototal em janeiro; os que ti-nham de 50 a 64 anos(17,03%); os que estavam nafaixa de 25 a 29 anos (13,9%)e os de 18 a 24 anos (9,97%).

Quanto ao número de dívi-das, houve alta de 2,4% emjaneiro passado, na compara-ção com o mesmo mês de 2014.A média de dívidas para cadaconsumidor inadimplente fi-cou em 2,074. Os segmentosque mais registraram aumentono volume de dívidas dos con-sumidores foram as empresasde comunicação, que prestamserviços de telefonia, TV a caboe internet (alta de 9,84%) e asconcessionárias de água e luz(8,35%). No segmento do co-mércio, houve retração de0,54% no número de dívidas.

Para economistas do SPCBrasil, “o ritmo de desacelera-ção da inadimplência, obser-vado desde junho de 2014, nãoencontra como explicação prin-cipal uma conjuntura econô-mica positiva, mas um con-texto de fraca atividade econô-mica combinada com a freadana tomada de empréstimos”.

MEC não vai abrir mãode média do Enem para

contratos do FiesO Ministério da Educa-

ção (MEC) não vai abrir mãoda exigência de média de 450pontos nas provas do Exa-me Nacional do Ensino Mé-dio (Enem) para garantir oacesso ao Fundo de Financi-amento Estudantil (Fies).Segundo o secretário-execu-tivo do MEC, Luiz CláudioCosta, o Sistema Fies estaráaberto para novos contratosmuito antes de abril. “Esta-mos trabalhando com ques-tão de dias”, garantiu, mes-mo sem precisar datas.

O secretário participouontem (10) de seminário coma Associação Brasileira deMantenedoras do EnsinoSuperior. As mudanças noFies, feitas por meio de porta-ria no final do ano passado,provocaram queda das açõesde grandes instituições edu-cacionais e causaram polêmi-ca no setor, pela possível re-dução de contratos. “Do prin-cípio da qualidade não se abremão”, enfatizou o secretário,referindo-se à pontuação.

De acordo com Costa, dosmais de 6,1 milhões de can-didatos que fizeram o Enemneste ano, quase cinco mi-lhões alcançaram a pontua-ção exigida. Ele diz que a

questão dos repasses às ins-tituições, reduzidos pela por-taria de 12 para oito vezespor ano, está sendo rediscu-tida e que a pasta busca umacordo junto com as entida-des. Para os estudantes, osistema está aberto para adi-tamento de contratos emandamento, mas ainda estásendo reformulado para no-vos financiamentos. “O mi-nistro da Educação (CidGomes) tem dialogado como Ministério da Fazenda ecom a Casa Civil para quetenhamos um prazo com aurgência que o próprio ca-lendário e o início das aulasnos impõem”, reforçou.

O novo sistema trará mu-danças. A intenção é que sejasemelhante ao ProgramaUniversidade para Todos(ProUni) e ao Sistema de Se-leção Unificada (Sisu), emque as instituições oferecemas vagas e os estudantes es-colhem. “É um sistema vito-rioso e está sendo dialogadolevá-lo para o Fies. Ele não élimitador, pelo contrário, oti-miza a utilização das vagas econtribui para que a pessoapossa escolher com qualida-de o curso que quer”, afir-mou Costa.

Desemprego fica em 6,8% em2014, segundo Pnad Contínua

A taxa de desocupação noBrasil ficou em 6,8% em 2014contra um resultado de 7,1%em 2013, segundo os dados daPesquisa Nacional por Amos-tra de Domicílios (Pnad) Con-tínua, divulgados ontem (10)pelo Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística (IBGE).

No quarto trimestre de 2014,a taxa de desemprego ficou em6,5%. O resultado é maior doque o verificado em igual tri-mestre de 2013, quando a taxade desemprego foi de 6,2%. Masinferior à taxa do terceiro tri-mestre de 2014, de 6,8%.

A população desocupada nototal do Brasil somava 6,5 mi-lhões de pessoas no quarto tri-mestre de 2014, montante me-nor que o verificado no trimes-tre imediatamente anterior,quando totalizava 6,7 milhõesde indivíduos. No entanto, noquarto trimestre de 2013, a po-pulação desocupada havia so-mado 6,1 milhões de pessoas.

Os dados sobre a popula-ção ocupada mostram que92,9 milhões de pessoas ti-nham alguma ocupação noquarto trimestre de 2014, con-tra os 92,3 milhões verifica-dos no trimestre imediata-mente anterior. No quartotrimestre de 2013, a popula-ção ocupada somava 91,9 mi-lhões de pessoas.

REGIÕESEntre todas as regiões, o

Sul registrou a menor taxa dedesemprego do país no quartotrimestre de 2014 - 3,8%, mes-mo desempenho do quatro tri-mestre de 2013. Em relação aoterceiro trimestre de 2013, hou-ve um recuo de 4,2% na taxade desemprego da região.

Na sequência aparecem asregiões Centro-Oeste (5,3%),Sudeste (6,6%), Norte (6,8%)e Nordeste (8,3%), que teve opior desempenho do país noquarto trimestre de 2014.

Regionalmente, no 4º tri-mestre de 2014, as regiões queapresentaram os maiores per-centuais de pessoas trabalhan-do entre aquelas em idade detrabalhar foram a Centro-Oes-te (61,5%) e a Sul (61,2%),enquanto na região Nordestefoi verificado o menor nívelda ocupação, 52,2%.

PESQUISADesde janeiro de 2014, o

IBGE passou a divulgar umataxa de desocupação com pe-riodicidade trimestral paratodo o território nacional. Anova pesquisa tem por obje-tivo substituir a PesquisaMensal de Emprego (PME),que abrange apenas seis re-giões metropolitanas, e tam-bém a Pesquisa Nacional porAmostra de Domicílios(Pnad) anual, que produzinformações referentes so-mente ao mês de setembro decada ano.

QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 ESTADO O PRESENTE | 07

PARANÁ

Emprego industrial fechadezembro com recuo de 2,8%Situação foi na contramão da indústria nacional, que apresentou

ligeira recuperação de 0,4% em dezembro do ano passado,em relação ao mês de novembro

No Paraná não falta água para o abastecimento, dife-rentemente do que ocorre nos Estados vizinhos, como SãoPaulo e São Catarina, onde é mais do que conhecida acrise hídrica e seus impactos.

As causas são várias. A principal é a não ocorrênciaregular de chuva, indispensável para encher rios e reporo volume de água armazenado em represas e aquíferos.

Gostaria de refletir com os leitores sobre dois aspectosda estiagem que dizem respeito diretamente aos gestoresda Companhia de Saneamento do Paraná e aos nossosconsumidores.

Os técnicos e executivos da Sanepar têm a responsabili-dade de observar o sistema de abastecimento olhando opresente e o futuro. Desde 1940, a demanda de água deCuritiba e região metropolitana é acompanhada pelo PlanoDiretor - estudo atualizado a cada dez anos - que aponta ondedevem ser feitas as obras para garantir que não falte água nacasa das pessoas, até mesmo em situações adversas.

Implantar e manter em condição ideal um sistemapúblico de abastecimento de água é atividade cara ecomplexa. Entre as principais estruturas é necessárioconstruir a captação no manancial (rio, barragem ou poço),a estação de tratamento de água, reservatórios, laborató-rio, adutoras para transportar a água bruta e a água tratadae as redes de distribuição.

Nos 345 municípios atendidos pela Sanepar, estão emoperação 168 estações de tratamento de água, 1.019poços, 50 mil quilômetros de rede de água e cerca de 1,7mil reservatórios de água tratada e de água bruta.

Construir essa malha de prédios, redes e reservatóriosexigiu, ao longo dos anos, planejamento e recursos. Masa Sanepar conta com técnicos altamente preparados e queconhecem as respostas para estes desafios. Nos últimosquatro anos, a empresa investiu mais de R$ 2 bilhões, omaior da história. Porque mantém em operação essagigantesca infraestrutura é que agora não falta água noParaná. Mesmo quando cai a vazão dos mananciais,produzimos e armazenamos a água durante a noite paradistribuir em outros horários.

A falta de água ocorre por curtos períodos, quando aSanepar precisa executar serviços de manutenção ou deimplantação de obras. Por ano, executamos mais de cincomilhões de consertos, instalação de equipamentos, ex-pansão de trechos de rede e outras ações para melhoraras condições de abastecimento.

Apesar de toda a logística, que funciona 24 horas seminterrupção, o cliente só percebe a falta de água quandoa sua torneira está seca. No entanto, só fica sem águaquem não possui caixa-d’água, conforme orienta a Asso-ciação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Instalar acaixa-d’água no imóvel é uma das responsabilidades dosconsumidores, assim como usar a água de forma consci-ente e racional.

Todos devem colaborar frente à atual crise hídrica, comatitudes de preservação da água. Isso inclui envolver osfilhos e os trabalhadores domésticos para que tambémajudem a economizar. Os síndicos têm papel fundamental.Nos edifícios há muito desperdício.

Enfim, porque a Sanepar planejou com muita antece-dência as suas intervenções - e continua planejando - éque, no Paraná, hoje, temos uma situação confortável. Istonão quer dizer que possuímos blindagem frente à eventualcrise hídrica no futuro. O que temos é uma estruturacompatível com as demandas, mas que nos obriga aestarmos vigilantes - companhia e clientes - para perenizaro abastecimento público de água.

* O autor é presidente da Sanepar* O autor é presidente da Sanepar* O autor é presidente da Sanepar* O autor é presidente da Sanepar* O autor é presidente da Sanepar

PARA NÃO FALTAR ÁGUA

O emprego no setor industri-al do Paraná fechou em dezem-bro com recuo de 2,8%, na con-tramão da indústria nacional queapresentou ligeira recuperaçãode 0,4% em dezembro do anopassado, em relação ao mês denovembro. Com isso, o Estadocontribuiu para que o empregono setor industrial no país ter-minasse 2014 com queda acu-mulada de 3,2%. O principalimpacto negativo sobre a médiaglobal veio de São Paulo (-4,7%).

Ao fechar com a taxa anuali-zada (acumulada dos últimos 12meses) de 3,2%, o emprego na in-dústria manteve a trajetória des-cendente iniciada em setembrode 2013, quando a taxa de empre-go ficou negativa em 1%. Os da-dos da Pesquisa Industrial Men-sal, Emprego e Salário (Pimes) fo-ram divulgados ontem (10) peloInstituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE) e indicam que,na comparação com dezembrode 2013, o emprego no setor caiu4% - o 39º resultado negativo con-secutivo nessa comparação.

Por outro lado, os dados doIBGE indicam que no acumula-do dos 12 meses de 2014 a quedade 3,2% reflete resultados nega-tivos em 13 dos 14 locais anali-sados e em 16 dos 18 setoresavaliados. O principal impactonegativo no ano veio de São Pau-lo (-4,3%), seguido por Rio Gran-de do Sul (-4,2%), Paraná (-4,2%),Minas Gerais (-2,8%), regiãoNordeste (-2,1%), Rio de Janeiro(-2,8%) e região Norte e Centro-Oeste (-1,7%). Já o Estado de Per-

nambuco foi o único a registrarligeiro avanço, de 0,1%.

Setorialmente, ainda no índi-ce acumulado do ano, as contri-buições negativas mais relevan-tes para o emprego vieram deprodutos de metal (-7,3%), meiosde transporte (-5,4%), máquinas eequipamentos (-5,5%), máquinase aparelhos eletroeletrônicos e decomunicações (-7,2%), calçados ecouro (-8%), vestuário (-3,4%),outros produtos da indústria detransformação (-4,5%), produtostêxteis (-4,4%), refino de petróleoe produção de álcool (-7,5%) emetalurgia básica (-4,1%).

Em dezembro de 2014, onúmero de horas pagas aos tra-balhadores da indústria, já des-contadas as influências sazo-nais, teve variação negativa de0,1%, na comparação com o mêsimediatamente anterior. O re-sultado foi a oitava taxa negati-va consecutiva, acumulandoperda de 4,9% no período.

No índice acumulado de ja-neiro a dezembro de 2014, hou-ve recuo de 3,9% no número dehoras pagas, com 16 dos 18 se-tores pesquisados apontandoredução. Os impactos negati-vos mais relevantes foram ve-rificados nos ramos de produ-tos de metal (-8,5%), máquinase equipamentos (-7%), meios detransporte (-6,2%), máquinas eaparelhos eletroeletrônicos e decomunicações (-8,7%), calçadose couro (-9%), vestuário (-3,8%),alimentos e bebidas (-1,1%).

Em dezembro de 2014, noentanto, o valor da folha de pa-

gamento real dos trabalhado-res da indústria, ajustado sa-zonalmente, avançou 1,9% fren-te ao mês imediatamente ante-rior, eliminando parte do recuode 2,4% registrado em novem-bro último. Vale destacar quenesse mês verifica-se a influên-cia positiva tanto da indústriade transformação (1,6%), comodo setor extrativo (3,7%).

Apesar do avanço de dezem-bro, no índice acumulado nos 12meses de 2014, o valor da folha depagamento real fechou negativoem 1,1%, com taxas negativasem 11 dos 14 locais pesquisados.

ENFRAQUECIMENTOPara o economista do Insti-

tuto Paranaense de Desenvolvi-mento Econômico e Social (Ipar-des), Francisco José Gouveia deCastro, os números negativosdo emprego industrial resultamdo enfraquecimento da econo-mia brasileira, ao longo dos úl-timos quatro anos. “Isso é expli-cado pela morosa recuperaçãoda economia mundial e pelosefeitos da orientação macroeco-nômica da gestão federal, prin-cipalmente a expressiva eleva-ção do déficit externo, o aumen-to do desequilíbrio das contaspúblicas e a aceleração da infla-ção”, diz. “O quadro interfere nofuncionamento do sistema pro-dutivo, especialmente o setor in-dustrial, que vem experimen-tando substancial perda de ca-pacidade competitiva, tanto noterritório doméstico quanto nomercado internacional”, afirma.

08 | O PRESENTE ESTADO QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Após invasão, Assembleia adia votação de pacote do governoReunião na manhã de hoje (11) deve definir retomada da sessão interrompida

PROTESTO

A sessão da Assembleia Le-gislativa que iria votar o pacotede medidas propostas pelo Go-verno do Paraná foi suspensapor volta das 18 horas de ontem(10). A sessão começou às 14h30e por volta das 17h50 os parla-mentares aprovaram uma co-missão geral por 34 a 19 votos.

Um dos líderes da oposição,Tadeu Veneri (PT), criticou aaprovação da comissão. “Eununca vi ninguém dar parecercontrário em comissão geral.Não há o mesmo rito que há naCCJ. É simplesmente um tiro natesta”, bradou.

Único a falar em defesa doprojeto, o líder do governo, LuizCláudio Romanelli (PMDB), foiintensamente vaiado, mas nãointerrompeu o discurso. “To-dos os direitos estão preserva-dos. Tivemos uma discussãocom a APP-Sindicato, na tenta-tiva de estabelecer uma mesade negociação para que a grevetermine e possamos resolverpendências. Toda a área da edu-cação foi preservada”, decla-rou, sob os gritos de “não temacordo” vindo do plenário.

Com a aprovação da comis-são geral, os manifestantes fi-caram revoltados e invadiramo local.

Assim que recebeu infor-mação de que a Casa estavasendo invadida, o presidenteda Assembleia, Ademar Trai-ano (PSDB), interrompeu a ses-são. Os deputados saíram àspressas e se esconderam emuma sala anexa ao plenário.Posteriormente, cada um foiescoltado por seguranças até

seu respectivo gabinete.Os manifestantes permane-

ceram no prédio, entoando pa-lavras de ordem, e chegaram acantar o Hino Nacional. As ga-lerias e o anexo onde ficam osgabinetes dos deputados tam-bém foram invadidos. O ar-condicionado e os elevadoresforam desativados. O forneci-mento de água ao prédio tam-bém foi interrompido.

Os manifestantes passari-am a noite dentro do prédio.

INVASÃOParte dos manifestantes

rasgou papéis que estavam so-bre as mesas dos parlamenta-res e quebrou a porta que dáacesso à Sala de Imprensa, esti-lhaçando uma vidraça. A mesados deputados que dirigem aAssembleia também teve umvidro quebrado.

Parte da invasão foi mostra-da ao vivo pela TV Sinal, canaloficial da Assembleia Legislati-va. A transmissão foi interrom-pida às 18h19. Segundo a asses-soria da Casa, as câmeras fo-ram quebradas.

Pelo menos dois manifestan-tes passaram mal - um delessofreu uma espécie de convul-são - e foram socorridos pelaequipe médica da Assembleia.

Às 18h45, mais grevistastentavam entrar no prédio, masdesta vez foram contidos pelospoliciais miliares. O deputadoRequião Filho (PMDB) tentavaintermediar as negociações,para que a entrada deles fosseliberada. Muitos manifestantespermaneciam na rampa de aces-

so à Assembleia.Às 19 horas, cerca de 50 poli-

ciais, que até então estavam dolado de fora, adentraram o pré-dio e passaram a orientar os ma-nifestantes para que não hou-vesse vandalismo. Um policialinformou que houve um acordocom centrais sindicais para queos invasores não quebrem nada.

O presidente da Assembleiadisse que se reunirá com as lide-ranças dos demais partidos namanhã de hoje (11) para definircomo será feita a continuidadeda sessão interrompida.

PARALISAÇÃOA paralisação dos profes-

sores da rede estadual é de 100%da categoria, desde segunda-feira (09). No protesto de on-tem, eles receberam apoio deservidores de outras áreas, quetambém podem ser afetadospelo pacote de medidas. Eles fi-zeram fila para acompanhar asessão na Assembleia. Segundoa Polícia Militar, a manifesta-ção do funcionalismo públicoreuniu cerca de dez mil pes-soas no Centro Cívico.

Os servidores protestamcontra um pacote de medidas dogoverno estadual que, entre ou-

tros itens, afeta a carreira dosprofessores. Entre as exigênciasdos trabalhadores da educaçãoestão o pagamento de benefíciosatrasados e a reabertura dos tur-nos fechados no fim de 2014.“Nós vamos ocupar a Assem-bleia até que o projeto seja reti-rado”, afirmou o presidente daAPP-Sindicato, Hermes Leão.

“PACOTAÇO”Uma reunião entre o gover-

no e 37 deputados estaduais foirealizada na noite de segunda-feira. Três itens do pacote demedidas, que propõe mudan-ças nos benefícios do funciona-lismo público por meio de doisprojetos de lei, foram alterados.Os benefícios serão mantidos eo plano de carreira dos servido-res da educação não será alte-rado. Também no acordo, o go-verno decidiu não suspender oquinquênio e anuênio, queassegura reajustes automáticosa todo o funcionalismo.

O auxílio-transporte paraservidores do magistério queestejam afastados do trabalhoe o direito a licenças, cuja con-cessão caberá exclusivamenteao secretário estadual da Edu-cação ou diretor-geral da pas-

ta, também será mantido,assim como o Plano de Desen-volvimento da Educação (PDE)para promoção e progressões.

O pacote de medidas do Go-verno do Paraná foi apresentadoaos deputados estaduais em re-gime de urgência no último dia04 e visa equilibrar as finançasdo Estado. O “pacotaço”, como échamado, faz parte da segundaetapa de um ajuste fiscal que co-meçou em 2014, com o aumentoda alíquota de impostos.

DEPUTADOS QUEVOTARAM A FAVOR

DA SESSÃO EMCOMISSÃO GERAL

Dezenove deputadosassinaram o pedido (apre-sentado pelo líder do go-verno - deputado LuizClaudio Romanelli) paratransformação da ses-são em comissão geral.São eles:

Alexandre Cury (PMDB)Artagão (PMDB)Bernardo Carli (PSDB)Cristina Silvestre (PPS)Dr. Batista (PMN)Elio Rusch (DEM)Evandro Junior (PSDB)Felipe Francischini (SD)Guto Silva (PSC)José C. Schiavinato (PP)Jonas Guimarães (PMDB)Mara Lima (PSDB)Marcio Nunes (PSC)Maria Victória (PP)Mauro Moraes (PSDB)Nelson Justus (DEM)Paulo Litro (PSDB)Pedro Lupion (DEM)Plauto Miró (DEM)

Com a aprovação de uma comissão geral por 34 a 19 votos, os manifestantes ficaramrevoltados e invadiram a Assembleia por volta das 18 horas de ontem (10)

Fotos: Franklin de Freitas

Manifestantes permaneceram no prédio, entoando palavrasde ordem, e chegaram a cantar o Hino Nacional

O PRESENTE | 09QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 ESTADO

Estradas do Paraná são campeãs em acidentesRODOVIAS FEDERAIS

Estado também registrou aumento no número de mortes e foi um dos“campeões” em autuações e prisões por embriaguez ao volante

A Polícia Rodoviária Fede-ral (PRF) divulgou o balançodas atividades no ano de 2014nas rodovias federais do país.E em todas as estatísticas, oParaná aparece com destaque.O Estado, por exemplo, regis-trou aumento de 3,86% nonúmero de mortes, foi umdos “campeões” em autua-ções e prisões por embria-guez ao volante e também sedestacou nas apreensões dedrogas e armas.

O número de mortes re-gistrou alta no Paraná. En-quanto em todo o Brasil hou-ve queda de 2,4%, o Estadoregistrou alta de 3,86% nasmortes em rodovias federaisno ano passado, com 779 víti-mas, o que coloca o territórioparanaense novamente em 3ºlugar, atrás da Bahia (792) ede Minas Gerais (1.166).

Por outro lado, com rela-ção aos acidentes, as rodovi-as federais que cortam o Pa-raná registraram redução nonúmero de acidentes e deferidos. Enquanto em 2013foram 19,7 mil ocorrências,em 2014 o número caiu para17 mil, uma redução de15,6%, acima da queda emtodo o país, que foi de 9,7%.Ainda assim, o Estado é o 3ºem número de acidentes,atrás apenas de Santa Cata-rina (18.114) e Minas Gerais(21.805). Já no número de

feridos, a variação foi maistímida, de 1,71%, com onúmero de feridos passan-do de 11,5 mil para 11,3 mil.

Os dados chegam a sercuriosos, já que a maior partedas rodovias federais que cor-tam o Paraná são concessio-nadas e estariam em boascondições. Segundo a PRF, afalta de atenção é o principalmotivo dos acidentes commortes na estrada, fator apon-tado como responsável por32% das ocorrências em todoo Brasil. Em seguida, estãovelocidade incompatível(20% dos casos) e ultrapassa-gens indevidas (12%).

No Paraná, porém, a em-briaguez ao volante tambémpode ser apontada como mo-tivo para boa parte dos aci-dentes e das tragédias. É queo Estado é o 2º em autuaçõespor alcoolemia (álcool no san-gue) e o campeão em prisões.Em 2014, foram 4.458 infra-ções lavradas, o que coloca oParaná novamente logo atrásdos mineiros (4.462 autua-ções). Contudo, em MinasGerais foram realizados maistestes: 229.426 contra162.496. Já no número deprisões, as estradas parana-enses “reinam absolutas”:foram 1.171, o que represen-ta 13,83% das 8.461 prisõesefetuadas em todo o país aolongo do ano passado.

Secretário da Segurançareforça decisão do governo

de manter o quinquênioO secretário da Seguran-

ça Pública e AdministraçãoPenitenciária, FernandoFrancischini, se reuniu comrepresentantes dos agentespenitenciários, na manhã deontem (10), e reforçou a de-cisão do Governo do Estadode manter o quinquênio dacategoria. A manutençãoestá no texto substitutivo àspropostas enviadas peloPoder Executivo à Assem-bleia Legislativa do Paranáe que foram votadas ontem.

Francischini recebeu re-presentantes do Sindicatodos Agentes Penitenciáriosdo Paraná (Sindarspen) jun-to com o atual diretor doDepartamento de ExecuçãoPenal (Depen), CezinandoParedes, e com o delegadoda Polícia Federal, RobertoMilaneze, que assumirá oDepen nas próximas sema-nas. “Queremos manter odiálogo e a parceria com osindicato para estruturar oDepen e, daqui a algunsanos, contar com profissio-nais com qualificação acadê-mica, especializada, na car-reira de agente penitenciá-rio”, afirmou o secretário da

Segurança Pública.Durante o encontro,

Francischini salientou a re-gulamentação da concessãodo porte de arma de fogo aosagentes penitenciários doParaná, a partir da resolu-ção nº 19/2015, assinada pelaSegurança Pública na últi-ma semana.

ALTERAÇÃO

Na noite de segunda-feira(09), o governador Beto Ri-cha reuniu 37 deputados es-taduais e definiu a redação deum texto substitutivo aosdois projetos de lei encami-

nhados para a AssembleiaLegislativa na semana pas-sada para adequar despesase receitas do Estado.

O novo texto, construí-do em conjunto com os de-putados, traz três altera-ções em relação à propostaoriginal, mantém benefíci-os e não altera o plano decarreira dos servidores daeducação. No acordo comos parlamentares, o gover-no decidiu não alterar nalegislação do quinquênio eanuênio, que assegura rea-justes automáticos a todoo funcionalismo.

Secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini,durante reunião com agentes penitenciários

Sesp

10 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Comarca pode ganhar primeiro Procon Regional do ParanáProposta partiu da 1ª Promotoria, que sugeriu um Termo de Ajustamento deConduta aos prefeitos para a criação de um órgão de defesa do consumidor

MARECHAL RONDON

Em 27 de maio de 1999, oentão presidente da Câmarade Vereadores de MarechalCândido Rondon, Pedro Rau-ber, sancionou a lei nº 3.201,que tinha como objetivo criare regulamentar o Conselho ea Coordenadoria Municipalde Proteção e Defesa do Con-sumidor do município. A le-gislação previa que o Proconseria vinculado à SecretariaMunicipal de Administração.

Já em 2006, outro presi-dente da Casa de Leis, NilsonHachmann, assinou a lei nº3.669, de 10 de abril, que au-torizava o Poder Executivorondonense a instalar o Pro-con, estabelecer o ProgramaMunicipal de Proteção e Defe-sa do Consumidor e celebrar

convênio com o Procon/PR,com o objetivo de desenvol-ver programas de treinamen-to aos técnicos e de assessoriatécnica permanente.

No Legislativo, por diver-sas vezes foram apresentadosrequerimentos pedindo a ins-talação do Procon. Isso ocor-re quase todos os anos. Noentanto, o assunto nunca foiadiante.

Desta vez, contudo, surgeuma nova luz no fim do tú-nel. Isto porque a 1ª Promo-toria de Justiça de MarechalRondon encaminhou umaproposta de Termo de Ajusta-mento de Conduta (TAC) aosprefeitos dos municípios queintegram a comarca para aimplantação de um Procon

Regional. O objetivo é fazercom que os consumidores damicrorregião passem a disporde um órgão por meio doqual possam resolver, emâmbito administrativo, even-tuais demandas.

Atualmente, os morado-res das seis cidades que inte-gram a comarca (Nova SantaRosa, Mercedes, MarechalRondon, Entre Rios do Oeste,Quatro Pontes e Pato Braga-do) precisam contratar advo-gados e ingressar com açõesna Justiça quando têm pro-blemas com bens adquiridos.Em função do custo dos pro-cessos judiciais, muitos con-sumidores acabam nem recla-mando seus direitos.

Os prefeitos têm 15 diaspara analisar a proposta e semanifestar sobre o interesseem firmar o TAC. Neste pra-zo, as prefeituras tambémdeverão apresentar um cro-nograma para a instalaçãodo órgão. Caso não concor-dem com a proposta e nãoapresentem alternativas, asadministrações municipaisficarão sujeitas às medidasjudiciais cabíveis.

PRIMEIRO DO PARANÁ

De acordo com o promo-tor Ricardo Barison Garcia,caso os prefeitos sinalizempositivamente pela implan-tação do Procon Regional,será o primeiro órgão noParaná nesse molde, abran-gendo seis municípios. Omodelo foi inspirado no quejá existe atualmente no Esta-do de Minas Gerais.

“O Ministério Público temum procedimento instaura-do há alguns anos relativo ànão existência de Procon emcada município da comarca.Assumimos a Promotoria hácerca de cinco meses e identi-ficamos que trata-se de umproblema sério e que afetadiretamente a população, por-que o consumidor não pos-sui um órgão administrativoem que pode reclamar as le-sões”, declara Garcia, segun-do o qual, se o cidadão nãoconsegue resolver o proble-ma junto à empresa precisarecorrer aos meios judiciais,que representam custo com acontratação de advogados.“A Constituição Federal ex-põe expressamente que o Es-

tado em si tem que dar estru-tura para que o consumidortenha um acesso maior à Jus-tiça à reclamação dos produ-tos que adquire com vícios edefeitos”, detalha.

O promotor reconheceque as dificuldades orçamen-tárias estão presentes nosmunicípios e, por isso mes-mo, a proposta foi por umProcon Regional em vez deuma unidade em cada cidadeda comarca, como é o queocorre tradicionalmente.“Entendemos que é verda-deiramente possível a forma-ção de um Procon regionali-zado, com sede em MarechalRondon”, afirma.

Conforme o representantedo Ministério Público, a ideiaé que seja formalizado um con-vênio, a partir do qual cadamunicípio contribui com suaparcela de responsabilidade. “É

uma medida extremamente im-portante para os municípiosque fazem parte da comarca”,enfatiza. “O Ministério Públi-co tem como orientar e auxili-ar juridicamente nesse senti-do”, complementa.

QUEM NUNCA?

Quem nunca teve um pro-blema com empresa telefôni-ca, por exemplo? Essa é a per-gunta que Garcia faz parajustificar a importância de umProcon Regional. “E o quão édifícil resolver esse problemadiretamente com a empresa”,admite. “Através de um ór-gão legalizado, que tenhapoderes de requisição e admi-nistrativos referentes a essasempresas, inclusive com po-deres de aplicação de sançõespecuniárias (multas), isso fa-cilitará e muito a vida do con-sumidor”, reforça.

Promotor Ricardo Barison Garcia: “Espero que os prefeitos sesensibilizem com essa situação e verifiquem que é uma medida

extremamente importante para o cidadão de cada município”

Maria Cristina Kunzler

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]: Amizades e con-tatos com grupos flui-rão melhor. Coloqueem prática as reflexões

e reavaliações que você fez nasúltimas semanas.

TOURO: Momento quefavorece a carreira. É horade colocar em prática asideias e projetos que você

repensou nos últimos dias.

GÊMEOS: Coloque emprática as reflexões quefez sobre os seus ideaise valores. Estudos, cur-

sos, aprendizados e viagens ficamfavorecidas.

CÂNCER: Momento opor-tuno para lidar de formamais consciente com asfinanças. Emoções e ne-

gociações tendem a fluir com maisnaturalidade.

LEÃO: Os relaciona-mentos e os contatosleoninos ganham umanova energia. Favore-

cimento para uma melhor intera-ção com as pessoas.

VIRGEM: Questões re-lacionadas ao trabalhoe saúde tendem a fluirmelhor. Coloque em

prática suas ideias para melhorqualidade de vida.

LIBRA: Momento opor-tuno para expressar asideias e projetos criati-vos que você teve re-

centemente. A comunicação afe-tiva fica favorecida.

ESCORPIÃO: Aja deuma forma mais consci-ente em relação à famí-lia e às emoções. Se

abra mais para a vida e pratiquesuas recentes reflexões.

SAGITÁRIO: Amizadese contatos com empre-sas tendem a fluir me-lhor. Momento de olhar

para a frente, tendo aprendidocom os erros do passado.

CAPRICÓRNIO: Os ne-gócios tendem a fluirmelhor agora. É a opor-tunidade de você colo-

car em prática ideias em relaçãoa negócios e finanças.

AQUÁRIO: Coloque emprática o que esteve re-avaliando e nos últimosdias. A energia mental

e as situações do cotidiano ten-dem a fluir melhor.

PEIXES: Momento emque as coisas passam afluir com mais naturali-dade. É hora de colo-

car em prática as intensas refle-xões que você teve nas últimassemanas.

PANQUECA AO VINHOBRANCO E DOCE DE LEITE

Modo de preparo:Massa: coloque no liquidificador os ovos, o leite e o óleo. Depois de bater

por alguns minutos, vá acrescentando aos poucos a farinha. Após toda afarinha, coloque o sal. Unte a frigideira com um pouco de óleo. Pegue a massacom uma concha, despeje no meio da frigideira e vá girando até que a massase espalhe. Cuide para que ela não fique muito grossa. Quando as bordasestiverem se soltando, está quase na hora de virar. Recheio: coloque emuma panela a manteiga e as bananas picadas. Deixe a manteiga derreter eapós acrescente o vinho, em fogo baixo. Depois que o vinho evaporarsalpique um pouco de canela em pó. Pegue a massa da panqueca e passepor todo lado de dentro uma camada de doce de leite. Em um canto acrescenteo recheio e enrole. Em poucos minutos no forno (180°C) estará pronta. Sirvacom uma bola de sorvete de creme.

Ingredientes:Massa:1 e 1/2 xícara (chá) de farinhade trigo1 xícara (chá) de leite2 ovos4 colheres (sopa) de óleoSal a gosto

QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

Recheio:4 bananas (do tipo branca)cortadas em cubos1 colher de manteiga3/4 de xícara (chá) de vinhobranco (suave/seco)Doce de leiteCanela a gosto

QUARTA-FEIRA (11)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

José Alfredo discute com Maurílio e Danielle fica intrigada. Enrico fogedo hospital e Vicente tenta falar com ele. Magnólia instrui Noely e Severoobserva a moça. Pietro conta para Téo sobre o atentado contra Cláudio.Jonas e Carmem se unem contra Orville. Cora se oferece para falar sobreo passado de José Alfredo e Téo fica animado. Maria Clara encontra Enricoe avisa a Beatriz. Cora pede que Téo a ajude a ter um encontro com JoséAlfredo. Tuane pede para desfilar da escola de samba. Beatriz dá umultimato em Enrico. José Alfredo demite José Pedro.

IMPÉRIO

Marcos revela para todos que Israel é dependente de remédio e quasetirou a vida de um paciente. Caíque leva Azeitona para um centro espíritaonde André o acolhe. Israel tem uma crise de pânico, liga para a linha de ajudae fala com Bia. Caíque e Maria Inês reprovam a sabotagem de Marcos contraIsrael. Bella perde a cor e Caíque não entende o que acontece com a menina.Laura consegue entrar no prédio em que Tina está em São Paulo.

ALTO ASTRAL

Carlota impede Vitória de falar com o Corvo. Sandra e Rafael conversamsobre o curso de Pedro. Augusta se anima para fazer o almoço de Vicente.Pedro se destaca nas aulas do curso de mecânica. Elísio não deixa Beatrizentrar em casa. Diana vê Paulo consolando Beatriz e discute com o marido.Vitória conta para Fernando que Carlota não deixou que ela falasse com oCorvo. Ágata manda Homero dar um recado para Vitória. Cristina procurao diamante de Susana. Beatriz enfrenta Elísio. Vitória se encontra com Corvonovamente. Cristina ameaça ficar com o diamante de Susana se Fernandonão voltar para ela.

BOOGIE OOGIE

Jade aceita o pedido de Cobra e não ameaça Bianca. Sol beija Wallacepara provocar Barbara. Lucrécia conversa com Dandara sobre sua saúde.Bianca se desconcentra no ensaio da peça e Edgard se irrita. Henrique seinsinua para Bianca. Duca pensa em Nat e Roberta o aconselha a sedesculpar com a lutadora. Nat questiona Heideguer sobre o supostoassassino de Alan. Delma estranha que Nando tenha viajado sem avisar.Dandara vence a rifa e convida Gael para jantar no Perfeitão. Tomtomaconselha Pedro a contar seu segredo para Karina. Duca procura Nat.

MALHAÇÃOCOMPRANDO PÃO

A mãe de um menino chamado Jesus lhe fez um pedido:- Filho, vá até a padaria e me compre dez pães.O menino, meio distraído, pegou o dinheiro e foi. Alguns minutos depois

Jesus ainda não havia encontrado a padaria, até que viu uma igreja, eachando interessante entrou nela.

Chegando lá no meio de uma missa, o padre anunciou:- Jesus veio para nos salvar.E o menino disse:- Não! Eu só vim comprar pão...

PESCARIA COM O FILHONum belo domingo de manhã, o pai levou o seu filho para pescar. Mais

tarde na volta, o homem perguntou ao filho:- Então, filhão? Gostou de pescar?- Gostei, pai. Quando vamos comer os peixes?- Primeiro temos que limpá-los.- Mas pra que limpar se eles já estavam na água?

NÃO FAÇA ISSOA esposa está na cozinha e escuta o marido na sala gritando com a TV:- Não! Não faça isso, seu idiota!A esposa pergunta:- O que você está assistindo?E o marido responde:- Nossa filmagem do casamento.

VESTIDO DE SEDAA professora pergunta ao Joãozinho:- Joãozinho, qual o animal que tem de trabalhar muito para a sua mãe

conseguir um vestido de seda.- É o meu pai, professora!

MARECHAL RONDON

Gabinete de Gestão Integrada retoma atividadesPrimeira ação será a realização da Operação Carnaval, envolvendo todos os órgãos de segurança

em diversas atividades no município, especialmente nas rodovias e em pontos estratégicosCriado em 2011, em Mare-

chal Cândido Rondon, o Ga-binete de Gestão Integrada -Municipal (GGI-M) tem porobjetivo promover ações con-juntas para o enfrentamentoda criminalidade, evitar afragmentação das ações e seg-mentos, valorizar o servidorque atua na segurança pú-blica e atuar em três eixosque é o da gestão integrada,atuação em rede e perspecti-va sistêmica. Tem como co-ordenador-geral o prefeitoMoacir Froehlich e secretá-rio-executivo o secretário deCoordenação de Programasem Segurança e Trânsito,Arlen Güttges. Também écomposto por representan-tes de órgãos públicos muni-cipais, estaduais e federais,como secretarias municipais,polícias Civil, Militar, Rodo-viária Estadual, Federal, Ro-doviária Federal, Corpo deBombeiros, Ministério da Jus-tiça e Batalhão de Polícia deFronteira (BPFron).

Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de 2015, autoridades e liderançasdiscutiram assuntos relevantes para o combate e o controle da violência no município

A reunião realizada on-tem (10), na prefeitura, coma presença de representantesde todos os entes que inte-gram o Gabinete, além deoutras entidades já convida-das a compô-lo, como a As-sociação Comercial (Acima-car), marcou a efetivação dasatividades do GGI-M no mu-nicípio.

“Tivemos a oportunidadede reunir todas as liderançasda área de segurança do mu-nicípio para, juntamente como prefeito Moacir e o vice-prefeito Silvestre Cottica, dis-cutir assuntos relevantespara o combate e o controleda violência no município.Apresentamos o que é o Ga-binete de Gestão Integrada edecisões importantes já fo-ram tomadas, como a Opera-ção Carnaval, que vai envol-ver todos os órgãos de segu-rança com diversas ativida-des no município, especial-mente nas rodovias e em ou-tros pontos estratégicos”,

destaca Güttges.Segundo ele, as reuniões

do GGI-M serão bimestrais,oportunidade em que as enti-dades e órgãos integrantes tra-

rão assuntos relevantes, alémde debater propostas de açõesefetivas a serem implementa-das. “É um momento ímpar.Estamos dando um passo

muito grande nas ações decombate ao crime no municí-pio”, finaliza o secretário deCoordenação de Programasem Segurança e Trânsito.

Justiça determina reabertura de turma para atender alunos do meio ruralA Vara da Infância e da

Juventude de Marechal Cân-dido Rondon determinou areabertura imediata da tur-ma do período vespertinodo 1º ano do Ensino Médiodo Colégio Estadual doCampo Professor NilsoFranceski, localizado no dis-trito de Iguiporã. A decisãoliminar foi proferida na últi-

ma sexta-feira (06), em res-posta à ação civil pública ajui-zada pela 3ª Promotoria deJustiça do município.

O Núcleo Regional de Edu-cação de Toledo, ao qual oestabelecimento de ensino estásubordinado, alegou que amedida não acarretaria emprejuízo aos alunos, já quetodos seriam atendidos no

turno da manhã. Justificoutambém que a mudança ocor-reria com o objetivo de cum-prir o disposto na Resolução4527/2011, que fixa o númeromínimo de estudantes por salade aula (35), nas escolas darede pública do Paraná.

Na ação, a promotora deJustiça Roberta de AlmeidaSaid Coimbra ressaltou que o

fechamento da turma irá cer-cear o direito de acesso à edu-cação de jovens que residemna comunidade rural de Igui-porã e redondezas. Isso por-que eles auxiliam os pais nosafazeres rurais (plantações ecuidados com os animais) noperíodo da manhã, não po-dendo frequentar a escolanesse turno, mas somente à

tarde. Outro fator conside-rado na decisão judicial é ofato de a escola estar em ple-no funcionamento durantea tarde, não havendo, por-tanto, altos custos para ma-nutenção a serem conside-rados. O descumprimento damedida judicial acarretaráem multa diária no valor deR$ 10 mil.

Ademir Herrmann

12 | O PRESENTE GERAL QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

O PRESENTE | 13QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 GERAL

BR-163

Engenheiros do Dnit repassam informações sobre duplicaçãoMáquinas começam a operar no trecho a partir do mês de abril e as obras devem ser concluídas em 30 mesesO prefeito de Toledo, Beto

Lunitti, recebeu um grupo deengenheiros do Departamen-to Nacional de Infraestrutu-ra de Transportes (Dnit), nasegunda-feira (09). O encon-trou serviu para que os repre-sentantes do órgão repassas-sem informações sobre o pro-jeto de duplicação da BR-163,intervenção que vai atingirdiretamente o município.

Lunitti afirmou que, desdeo anúncio da duplicação dotrecho entre Toledo e Mare-chal Cândido Rondon, o go-verno municipal demonstroupreocupação para que a trafe-gabilidade dos cidadãos tole-danos seja mantida. “O nossoPlano Diretor prevê áreas in-dustriais margeando a BR-163.Para acessarmos o AeroportoMunicipal vamos precisar cru-zar esta via e tantas outrassituações”, comenta o prefei-to. Segundo ele, as obras pre-cisam oferecer segurança e umalogística propícia nestes casos.

O prefeito diz que esta in-

tervenção precisa melhorar avida das pessoas. “O objetivoé colaborar com todos, pro-dutores rurais, agropecuári-os e as indústrias”, enaltece.

Conforme o mandatário,o início das obras aconteceráapós a finalização de todosestes trâmites. “Enquantoisso o projeto passa por ajus-

tes para que não ocorramprejuízos, seja por meio daexecução ou nas desapropri-ações”, concluiu.

Para dar tranquilidade à po-pulação e também à adminis-tração municipal, durante aelaboração do planejamentohouve a discussão sobre pon-tos de cruzamento, travessia

para maquinários agrícolas,viadutos e vias marginais. To-das estas análises já foram ini-ciadas e, de acordo com o enge-nheiro Adriano Odilon, a obracontemplará todos os meca-nismos para que a duplicaçãonão se torne um entrave para odesenvolvimento de Toledo.“Esse trecho da BR-163 que

corta Toledo precisa ter viadu-tos, trincheiras, passarelas eoutros recursos para que o mu-nicípio continue crescendo seminterferências”, comentou.

A previsão é que as má-quinas comecem a operar notrecho a partir do mês de abrile as obras devem ser concluí-das em 30 meses.

Em reunião comum grupo de

engenheiros doDnit, prefeito BetoLunitti apontou asnecessidades domunicípio para

que atrafegabilidade

dos cidadãostoledanos seja

mantida

Mayara Schaffner

A greve dos servidoresda educação, deflagrada nasegunda-feira (09), continuaem todo o Estado e por tem-po indeterminado. Ontem(10), em Marechal CândidoRondon, os professores esti-veram concentrados na Pra-ça Wil ly B a r t h d u r a n t etodo o dia e acompanha-vam a possibilade de vota-ção das propostas 001/2015e 002/2015 enviadas pelo go-vernador Beto Richa (PSDB)à Assembleia Legislativa doParaná. Para hoje (11) estámarcada nova concentra-ção na praça.

Segundo o diretor daAPP-Sindicato de Toledo,rondonense Carlos LuizHarnisch, a greve continua,independente do resulta re-

sultado da votação. “Inde-pendente do resultado davotação na Assembleia Le-gislativa, nós estaremosconcentrados a partir das09 horas e das 14 horas dehoje na praça”, reforça.

Ele comenta que, depen-dendo do clima, os servido-res poderão realizar uma ca-minhada por algumas ruasda cidade. Atividades tam-bém estão programadas paraoutras cidades da região.

APOIOOs líderes dos Grêmios

Estudantis dos colégios es-taduais de Marechal Ron-don declaram apoio à gre-ve e também estiveram reu-nidos com os professoresontem, na praça. Os estu-

dantes e integrantes daUnião dos Jovens Socialis-tas (UJS), União Brasileirados Estudantes Secundaris-tas (Ubes), União Paranaen-se dos Estudantes Secunda-ristas (Upes) e da Associa-ção Rondonenses de Estu-dantes Secundaristas (Ares)estão programando um ma-nifesto para sábado (14) àtarde, em apoio às pautasdos professores.

UNIVERSIDADESADEREM À

PARALISAÇÃOUma caravana de servi-

dores da Universidade Es-tadual do Oeste do Paraná(Unioeste) e do HospitalUniversitário do Oeste doParaná (Huop) está em Cu-

ritiba, juntamente com di-rigentes sindicais e outrostrabalhadores do funciona-lismo público, participan-do das manifestações con-tra as medidas do governoestadual. Hoje haverá as-sembleia dos funcionáriosda Unioeste, em Cascavel, epara amanhã (12) o Sindi-cato dos Trabalhadores emEstabelecimentos de Ensi-no Superior do Oeste do Pa-raná (Sinteoeste), tambémorganiza uma assembleiageral para discutir se ade-rem à greve.

Os docentes da Universi-dade Estadual de PontaGrossa (UEPG) decidiramparalisar as atividades aca-dêmicas a partir de segun-da-feira (16). No Norte do

Estado, os professores daUniversidade Estadual deLondrina (UEL) tambémaprovaram a paralisação dasatividades, prorrogando oinício do ano acadêmico,programado para a próxi-ma semana.

Na Universidade Esta-dual de Maringá (UEM) asatividades continuam nor-malmente. De acordo com oSindicato dos Trabalhado-res em Estabelecimento deEnsino de Maringá (Sintee-mar), os servidores se reu-nirão hoje (11) para decidirse deflagram greve.

Em Guarapuava, cerca de400 professores da Universi-dade Estadual do Centro-Oes-te (Unicentro) aprovaram agreve em assembleia realiza-da na segunda-feira. A Uni-centro tem cerca de 850docentes e, conforme o sin-dicato, a adesão será emtodos os campi da insti-tuição.

SERVIDORESDA SAÚDE

Por meio da assessoria deimprensa, o Sindicato dosTrabalhadores da Saúde Pú-blica do Estado (SindSaúde)confirmou que os servidoresque trabalham nos hospitaisgeridos pelo Governo do Pa-raná também decidiram en-trar em greve por tempo inde-terminado a partir de hoje. Aparalisação foi aprovada emassembleia realizada no sába-do (07), em Guarapuava.

A categoria pretende fa-zer uma “operação tartaru-ga” em seus locais de traba-lho e protestar contra asmedidas de austeridade pro-postas pelo Estado em fren-te à Assembleia Legislativa.

Os servidores alegam queo governo não pagou direi-tos fundamentais dos servi-dores, como a parcela de fé-rias, o auxílio-alimentação,adicional de tempo de servi-ço e horas-extras.

16 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

QUARTA-FEIRA,11 DE FEVEREIRO DE 2015

Dia 11: Abel Sauer

Dia 11: Brian Fischer Müller

Dia 11: Caroline Pizzatto Nardello

Dia 11: Celson Nestor Allenbrandt

Dia 11: Djéssica Aliny Justen

Dia 11: Edna Paslack

Dia 11: Elizeti Alves

Dia 11: Maria Amália Ritt Haab

Dia 11: Maria de Lurdes Rech

Dia 11: Tiago Port

Prestigiando recente inauguração em Marechal Cândido Rondon,Leandro Vivian, Jaime Vilani e Vilson Rheinheimer

LIVRO SOBREMEIO AMBIENTE

O professor Edinei Carlos Dal Magro, da UniversidadeEstadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal

Cândido Rondon, teve sua dissertação lançada em formade livro, intitulada como “O direito fundamental ao meioambiente ecologicamente equilibrado na sociedade de

risco: em busca da construção de uma nova racionalidadeambiental”. A dissertação foi realizada no mestrado deDireito Econômico e Socioambiental, Minter Pontifícia

Universidade Católica (PUCPR) e Unioeste, e abordou odireito fundamental ao meio ambiente ecologicamente

equilibrado previsto no art. 225, da Constituição Federale sua racionalidade jurídico-ambiental.

O livro trata do direito fundamental ao meioambiente ecologicamente equilibrado, previsto no

caput do artigo 225 da Constituição Federal de 1988a partir da teoria da racionalidade ambiental

proposta por Enrique Leff.

FRATERNIDADE: IGREJA E SOCIEDADENa sexta-feira (13), às 09h30, na Cúria Diocesana, em Toledo, acontece coletiva de

imprensa com o bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme. Ele discorrerá sobre oinício da Quaresma, tempo de profunda reflexão para os cristãos, e apresentará em nível

diocesano a proposta da Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema“Fraternidade: igreja e sociedade” e lema “Eu vim para servir” (Mc 10,45). Além de D. João,

também estão confirmadas as presenças do coordenador diocesano da Campanha daFraternidade 2015, padre André Boffo Mendes, e de professores que auxiliaram na

elaboração da Cartilha Fraternidade Viva, distribuída gratuitamente para educadores ealunos de escolas públicas e privadas da região. Este ano a Cartilha chega à 10ª edição.

DOAÇÃOO Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) chama a atenção da

população para a necessidade de aumentar as doações voluntárias de sangue antes doferiado de Carnaval. O objetivo é ampliar os estoques de bolsas de sangue em uma

condição ideal para suprir a demanda dos 384 hospitais assistidos em todo o Estado porum período mínimo de cinco dias. Atualmente, a Rede Hemepar tem estoque suficiente

para atender a demanda de sangue por, no máximo, três a quatro dias.

João Livi

O PRESENTE | 17QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 SOCIALDE PORTAS FECHADAS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que asagências bancárias fecharão as portas na segunda (16) e na terça-feira (17) de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (18) os bancos

abrirão a partir do meio-dia. A entidade recomenda que, nos dias emque os bancos fecham, a população use os canais eletrônicos para

realizar operações bancárias. No caso de contas a pagar, as que têmvencimento durante o feriado podem ser pagas no primeiro dia útil

subsequente, ou seja, na Quarta-Feira de Cinzas. No entanto, osclientes que preferirem agendar o pagamento podem usar caixas

eletrônicos, a internet ou o telefone, dependendo do banco.

CONSUMIDOR EM FOCOO Governo do Estado lançou na semana passada o “Procon-

PR em Números”, uma plataforma de informações quedeverá melhorar a relação entre consumidores e empresas. O

site disponibilizará análises a respeito das reclamações dapopulação e do comportamento do fornecedor no mercadode consumo. Para acessar o serviço, basta clicar no banner

“Procon-PR em Números” disponibilizado nos portaiswww.justica.pr.gov.br e www.procon.pr.gov.br.

DE OLHONA BALANÇA

Para entender a importânciada alimentação balanceada eda prática de exercícios físicos

em um processo deemagrecimento, é fundamental

compreender como ocorre aredução de peso. Uma pessoaperde peso quando consegue

realizar um balanço energéticonegativo. Ou seja, ingerir

menos calorias e aumentar ogasto energético em atividades

do dia a dia e na prática dealgum exercício físico.

DIAGNÓSTICOPREVENTIVO

Motivados pela importância da prevenção aocâncer, dois médicos paranaenses desenvolveramo primeiro programa brasileiro de gerenciamento

de risco da doença. Batizado de PreviNeo, oprojeto se baseia num questionário que apontaa probabilidade de uma pessoa desenvolver os

cinco tipos mais comuns de câncer, além deindicar as melhores medidas para preveni-los.Os médicos Rodrigo Camargo e Helio Rubensde Oliveira Filho se basearam em estatísticas

mundiais para criar a proposta.A Organização Mundial da Saúde afirma que 30%dos casos de câncer poderiam ser prevenidos commudança de hábitos, como deixar de fumar e fazerexercícios físicos regulares. Uma rotina saudável

seria suficiente para evitar cerca de 2,46 milhões demortes em 2012, segundo estatísticas da entidade.

ESPORTE AQUÁTICOA Secretaria de Esporte e Lazer de Cascavel está com

inscrições abertas para aulas de hidroginástica noCentro Esportivo Ciro Nardi. São ofertadas 100 vagas.

Para participar os interessados precisam ter a partir de16 anos de idade. As aulas serão duas vezes por

semana, com 40 minutos de duração cada. Após ainscrição os alunos vão passar por um exame médico

entre os dias 1º e 03 de março.

Paula, Karine, Franciele e Suziane prestigiando eventosocial da temporada em Santa Helena

Karine Munarini

O casal Noelie Elvis

Lammel emrecente

evento emMarechalCândidoRondon

João Livi

A falta de trabalhadores qua-lificados para a indústria é umdos gargalos enfrentados pelosetor no Brasil. Sem profissio-nais especializados, a indústriada transformação precisa ope-rar abaixo de sua capacidadetotal, deixando máquinas ou atélinhas inteiras de produção pa-radas, retraindo o Produto In-terno Bruto (PIB) do país. EmMarechal Cândido Rondon a si-tuação não é diferente. De acor-do com a Agência do Trabalha-dor local, o número de vagasociosas nas indústrias rondo-

nenses oscila entre 200 e 300diariamente. O índice pode serainda maior, já que, de acordocom o próprio órgão, boa partedas indústrias não procuram aAgência do Trabalhador pararecrutar seus colaboradores.

Não é difícil encontrar pelostrês parques industriais domunicípio placas com a expres-são “temos vagas”, estampan-do os portões das indústriaslocais. “Nem tiro a placa doportão”, diz um industrial queprefere o anonimato. Dono deuma metalúrgica que produz

peças e acessórios, tem atualmen-te cinco postos de trabalho nãopreenchidos. “Estou com 18 fun-cionários e cinco vagas de em-prego. Não encontro mão de obra,ou por não ter o perfil da empre-sa, ou por não se encaixar na faixasalarial, ou por falta de qualifica-ção”, diz o empresário. O resulta-do se vê não chão da fábrica. Espa-ços vagos e máquinas paradasfazem parte do cenário, comum àampla parte das pequenas, mé-dias e grandes indústrias insta-ladas no município. “Estou comtrês máquinas paradas, produ-

zindo menos”, destaca. “Hoje te-nho dois profissionais de Joinvi-lle (SC) porque não encontro pes-soa qualificada aqui”, emenda.

O vice-presidente da Associa-ção Comercial e Empresarial(Acimacar), Paulo Rodrigo Co-ppetti, explica que as indústri-as deixam de crescer por contadas vagas ociosas e, com isso, omunicípio também deixa degerar riquezas. “A falta de tra-balhadores qualificados é hojeum dos grandes problemas en-frentados pelo setor industrialde Marechal Rondon”, ressalta.

Algumas entidades traba-lham para reverter esse quadro,como a própria Associação Em-presarial e outras especializa-das no assunto, como o ServiçoSocial da Indústria (Sesi) e o Ser-viço Nacional de AprendizagemIndustrial (Senai). A boa notíciaé que o Senai, que só no ano pas-sado qualificou próximo a qua-tro mil trabalhadores no muni-cípio, deve ampliar sua oferta decursos com o início das ativida-des do novo Centro de Forma-ção Profissional, a partir do se-gundo semestre deste ano.

Quem explica a ampliaçãodo Senai no município é o novogerente do Sesi/Senai em Mare-chal Rondon, Thiago D'Arisbo,que assumiu o cargo há umasemana e projeta o crescimentoda entidade no apoio ao setorindustrial. “Antes, o Sesi tinhaum gerente e o Senai tinha ou-tro, ambos em Toledo. Agora,as duas entidades têm um úni-co gerente, que fica em Rondon.É a gerência compartilhada elocalizada. A nova obra e a ge-rência local significam que es-tamos investindo na cidade,por acreditar no potencial in-dustrial de Marechal Rondon,por enxergar que temos umacidade promissora”, pontuaD'Arisbo.

Com capacidade para aten-der 450 alunos por dia, em áreade 1,1 mil metros quadrados einvestimento aproximado deR$ 4 milhões em parceria com oBNDES, o novo Centro de For-mação Profissional deve pas-sar a ofertar mais cursos pro-fissionalizantes para qualificaro trabalhador e o estudante,inclusive os trabalhadores hojeempregados nas indústrias, emambientes mais modernos ecompatíveis com as atuais ne-cessidades do Senai. “O novoprédio terá equipamentos deponta, laboratórios, salas deaula, salas para professores eadministração, entre outras

Conforme o empresário dametalurgia em Marechal Cân-dido Rondon, a ampliação dasatividades do Senai no muni-cípio pode ser bastante benéfi-ca para o terceiro setor, comum trabalho feito em parceriacom os industriais, para aten-der as demandas atuais. Paraele, a qualificação pode reduzira rotatividade de funcionári-os, que desgasta administrati-va e financeiramente a indús-tria. “Hoje o funcionário vai deuma indústria para outra porR$ 50, R$ 100 a mais do querecebe, mas não leva em consi-deração o tempo de serviço, aestabilidade que encontra emuma indústria e as chances decrescer (na empresa). Essa ro-tatividade atrapalha e onera osetor, reduz a produtividade”,pontua.

O empresário, que já con-versou com o novo gerente doSesi/Senai, Thiago D’Arisbo,deve matricular alguns de seus

instalações. Já estamos com 90%da obra concluída. Esperamoscomeçar as atividades no se-gundo semestre deste ano, emuma estrutura moderna e com-pleta, com equipamentos deponta”, frisa o gerente.

D’Arisbo destaca a parceriapara formar novos trabalha-dores e para qualificar os já em-pregados. “Vamos oferecercursos específicos, de aperfei-çoamento, que podem ser aber-tos à comunidade ou mesmopara uma única indústria, con-forme a necessidade. Temostambém cursos a distância, es-tes totalmente gratuitos, para acomunidade em geral”, comen-ta o novo gerente, entusiasma-do com a nova fase do Sesi/Se-nai em Marechal Rondon.

Conforme o vice-presiden-te da Acimacar, Paulo RodrigoCopetti, o novo prédio do Senaie a vinda da gerência para Ma-rechal Rondon vão facilitar oacesso à informação, ampliar aresolutividade dos gargalos dosetor e oferecer cursos de espe-cialização, necessários para omunicípio. “O Senai tem con-tribuído com a indústria deRondon e essa parceria vai sesolidificar ainda mais a partirdeste ano”, explica. “A expan-são do Senai pode contribuirpara reverter esse déficit de mãode obra qualificada que incomo-da o setor industrial”, amplia.

funcionários em um curso queinicia nos próximos dias peloServiço Nacional de Aprendi-zagem Industrial. “Já conver-sei com o Thiago e um dos cur-sos que será aberto em breveterá a participação de algunsfuncionários da nossa indús-tria”, diz. “Hoje são vários se-tores que não se encontramprofissionais. Eu tenho umamáquina que pouca gente sabeoperar. Se começarmos a qua-lificar as pessoas hoje, tere-mos mais pessoas qualifica-das no mercado, outras indús-trias podem investir em no-vos equipamentos. Com maispessoas qualificadas, a ten-dência é que o setor cresça e osprofissionais, mais qualifica-dos e especializados, deixemde ser disputados para seguircarreira sem trocar tanto deemprego. É um trabalho quetem resultado a médio prazo,entre três e cinco anos”, enten-de o industrial.

20 | O PRESENTE QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Um lugar especial:Jonas: Santa Helena.Rodrigo: minha casa.

Uma inspiração:Jonas: a vida.Rodrigo: meu estado de espírito, humor.

Para me divertir:Jonas: churrasco.Rodrigo: churrasco com família e amigos.

Para espantar a tristeza:Jonas: cantarRodrigo: fé em Deus.

Perfume:Jonas: Animale.Rodrigo: Hugo Boss.

Mando bem quando:Jonas: me concentro.Rodrigo: estou tranquilo, feliz.

Um sonho:Jonas: que não houvesse guerras e que a diferença de poder

aquisitivo fosse menor entre as classes.Rodrigo: conhecer o Brasil inteiro.

Em casa adoro:Jonas: dormir.Rodrigo: assistir a filmes.

Atividades atuais:Jonas: academia e corrida.Rodrigo: músicas novas, projeto novo.

O que me tira do sério:Jonas: mentira.Rodrigo: teimosia.

O que me enche de orgulho:Jonas: saber que existem pessoas lutando por um mundo melhor.Rodrigo: superar dificuldades.

Preciso melhorar:Jonas: minha ansiedade.Rodrigo: o meu joelho (rs). Quero voltar a jogar futebol!

Seu lema é:Jonas: ser determinado.Rodrigo: superação.

Uma mania:Jonas: dormir tarde.Rodrigo: prefiro não comentar (rs).

Família:Jonas: o que todo ser humano precisa para sua formação.Rodrigo: minha direção.

Amigos:Jonas: ninguém vive sem.Rodrigo: é muito bom estar com eles.

Uma boa lembrança:Jonas: minha avó.Rodrigo: infância.

Filosofia de vida:Jonas: sempre fazer o bem.Rodrigo: devemos nos adaptar a ela (vida).

Ser músico:Jonas: consequência de quem nasce com o dom da música.Rodrigo: dom.

Para se destacar como músico é preciso:Jonas: ser formado em teoria musical, depois se dedicar

diariamente à parte prática do seu instrumento.Rodrigo: preparo, dedicação.

Maior desafio encontrado no dia a dia na profissão que atuam:Jonas: sempre estar provando para as pessoas que seu

trabalho tem qualidade e merece ser valorizado.Rodrigo: se destacar sempre, conquistar espaços.

Música sertaneja/sertanejo universitário:Jonas: tudo na vida é um ciclo e esse estilo é a bola da vez,

quem está no meio deve se adaptar.Rodrigo: a preferência da massa brasileira.

O que falta em Santa Helena:Jonas: não tenho o que reclamar de Santa Helena, foi onde

minha carreira profissional teve início, sou grato a tudo que passeie ainda vivo em Santa Helena.

Rodrigo: nada.

Nota 10 para Santa Helena:Jonas: lugar ótimo para se viver.Rodrigo: não daria outra nota.

O PRESENTE | 21QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Wood’s13/02 - GRITO DE CARNAVAL -LOUBETBielle Club14/02 - CARNAVAL BIELLE2015Hooligans Pub13/02 - CHARLIE BROWN JR.COVER13/02 - IRA + ULTRAJE ARIGOR - BANDA B1214/02 - CORLEONE14/02 - COLORS NEVER SEEN16/02 - ACDC COVER16/02 - ON THE ROCKSMinistterio Club12/02 - CLUBE DA QUINTAESPECIAL14/02 - WEEKEND SERTANEJOE PAGODE

Wood’s13/02 - JOÃO VITOR &MATHEUS14/02 - ALEXANDRE CAZARIN+ GABRIEL SMANIOTTO +DJ Ono17/02 - CARNAVAL KIDS 2015

Casa B14/02 - TOCA RAUL (RAULSEIXAS COVER) + ACÚSTICOON THE ROAD (BLUES EROCK)

Six Irish Pub13/02 - BICO & RAFA (ROCKBLUES ACÚSTICO)Aruba Café14, 15, 16 e 17/02 - CARNAVAL2015

Balneário Terra das Águas13, 14, 15 e 16/02 - CARNAVAL2015

Empório Santa Maria13/02 - MICARETA SERTANEJAAbbey Road Pub14/02 - THE HITZ16/02 - IRA Vs. ULTRAJE ARIGOR - BANDA B12 +CLÁSSICOSLiv Music Club12/02 - FUNKNEJO

Fonte: internet

DIA DO REPÓRTEREm 16 de fevereiro celebra-se o Dia Nacional do Repórter.

Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem afunção de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notíci-as e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Façachuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levaras notícias até a população. Todo repórter é jornalista, masnem todo jornalista é repórter - o Dia do Jornalista é comemo-rado em 29 de janeiro ou 07 de abril. O repórter, geralmente,cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como osjornais são divididos em editoria, seus profissionais tambémsão. Existem repórteres de política, esportes, educação,cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dosrepórteres fotográficos.

Flash da SemanaArquivo pessoal

Ka

rin

e

Mu

na

rin

i

Felicidades para a aniversariante de sexta-feira (13), aFelicidades para a aniversariante de sexta-feira (13), aFelicidades para a aniversariante de sexta-feira (13), aFelicidades para a aniversariante de sexta-feira (13), aFelicidades para a aniversariante de sexta-feira (13), asanta-helenense Abigail Miranda. Na foto, com osanta-helenense Abigail Miranda. Na foto, com osanta-helenense Abigail Miranda. Na foto, com osanta-helenense Abigail Miranda. Na foto, com osanta-helenense Abigail Miranda. Na foto, com o

namorado Rodrigo Cardoso. Parabéns!namorado Rodrigo Cardoso. Parabéns!namorado Rodrigo Cardoso. Parabéns!namorado Rodrigo Cardoso. Parabéns!namorado Rodrigo Cardoso. Parabéns!

E s t r e a n d oE s t r e a n d oE s t r e a n d oE s t r e a n d oE s t r e a n d oidade nova noidade nova noidade nova noidade nova noidade nova nodomingo (15),domingo (15),domingo (15),domingo (15),domingo (15),a l inda santa-a l inda santa-a l inda santa-a l inda santa-a l inda santa-

h e l e n e n s eh e l e n e n s eh e l e n e n s eh e l e n e n s eh e l e n e n s eS a b r i n aS a b r i n aS a b r i n aS a b r i n aS a b r i n aV a r n i e r .V a r n i e r .V a r n i e r .V a r n i e r .V a r n i e r .

P a r a b é n s ,P a r a b é n s ,P a r a b é n s ,P a r a b é n s ,P a r a b é n s ,f e l i c i d a d e sf e l i c i d a d e sf e l i c i d a d e sf e l i c i d a d e sf e l i c i d a d e s

S a b r i !S a b r i !S a b r i !S a b r i !S a b r i !

VOCÊ SABIA?

DESTAQUE

22 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

CORINTHIANS

Tite confirma Uendel; Danilo e Luciano disputam vaga no timeTreinador ainda tem uma dúvida para duelo de hoje (11) contra

o Once Caldas, em Manizales, pela primeira fase da LibertadoresDepois de brilhar e fazer o gol

da vitória por 1 a 0 sobre o Pal-meiras, em Dérbi do último do-mingo (08), o meia Danilo podeser titular do Corinthians hoje(11), diante do Once Caldas, emManizales (COL), pelo duelo devolta da primeira fase da CopaLibertadores. Em entrevista co-letiva ontem (10), o técnico Titefalou que ele ou Luciano vai subs-tituir Guerrero, expulso na par-tida de ida, na última semana,na Arena Corinthians.

“Os dois teriam de ser adapta-

dos. Luciano dá velocidade, pro-fundidade. Já Danilo dá retenção,tem bola aérea, espera e oferece opasse para os demais”, disse o co-mandante, jurando que ainda estáem dúvida e não faz mistério.

Para a vaga de Fábio Santos,que também recebeu cartão ver-melho na semana passada, Titeconfirmou Uendel. O lateral-es-querdo recuperou-se de lesãomuscular na coxa esquerda e teráchance diante dos colombianos.Já na defesa, Felipe segue comotitular ao lado de Gil. O treinador

falou que ele manteve a posiçãopelo bom desempenho da vitóriana partida de ida contra o OnceCaldas, quando o defensor fezum dos gols. Edu Dracena, titularcontra o Palmeiras no domingo,volta para o banco.

O Corinthians entrará emcampo com: Cássio, Fagner, Fe-lipe, Gil e Vendel; Ralf, Elias,Jadson e Renato Augusto; Emer-son Sheik e Danilo (Luciano).Ontem à noite o time partici-pou de um treinamento no es-tádio Palogrande.

Danilo decidiu Dérbi do último domingo (08)

Eduardo Viana/Lance!Press

Cárdenas é regularizado e já pode estrear pelo Atlético-MGO técnico Levir Culpi rece-

beu uma boa notícia ontem (10).O nome do colombiano Cárde-nas apareceu no Boletim Infor-mativo Diário (BID) da Confede-ração Brasileira de Futebol (CBF)e, com isso, ele está apto paraestrear pelo Galo no sábado (14),contra o Democrata de Gover-

nador Valadares, no Indepen-dência, pela 3ª rodada do Cam-peonato Mineiro.

A partida pode ser uma boaoportunidade para Cárdenas co-meçar a ganhar ritmo de jogo e seentrosar com os novos compa-nheiros. Afinal, o confronto peloestadual no sábado de Carnaval é

o último jogo antes da estreia doAtlético-MG na Copa Libertado-res, contra o Colo-Colo, fora decasa, no próximo dia 18.

Com seis pontos, o Atlético-MG é o líder isolado do Campe-onato Mineiro e o único clubeque ainda possui 100% de apro-veitamento na competição.

Wellington Paulista viaja como Coritiba, mas espera pelo BID

O atacante Wellington Pau-lista viajou ontem (10) para Fozdo Iguaçu e dependia da Confe-deração Brasileira de Futebol(CBF) para estrear pelo Coriti-ba. Caso seu nome fosse publi-cado no Boletim InformativoDiário (BID) até o fim do dia, ojogador de 30 anos se tornariaopção para o técnico Marqui-nhos Santos no segundo tempoda partida contra o Foz, hoje(11), às 22 horas, no Estádio doABC. Além do centroavante, oCoxa também conta com o late-ral-direito Norberto, que ainda

não estreou no Paranaense porcausa de uma lesão.

Wellington Paulista, que par-ticipou do primeiro treino táticona segunda-feira (09), não vaicomeçar entre os titulares. Comofez quase toda a pré-temporadacom o Internacional, clube que oemprestou por um ano, e já estábem condicionado, deve ser uti-lizado na etapa final. “O impor-tante é (os jogadores que aindanão estrearam) pegarem ritmo edentro das oportunidades iremse colocando à disposição, mos-trando potencial. Quem escala

não é treinador, são os própriosjogadores. Está aí a prova doRafhael Lucas, que teve oportu-nidade na pré-temporada, con-quistou seu espaço e eu, de ma-neira coerente, procuro colocarquem se encontra em melhorescondições”, disse o treinador.

O time base do alviverde éo mesmo que derrotou o Ope-rário no último sábado (07):Vaná; Ivan, Luccas Claro, Le-andro Almeida e Carlinhos;João Paulo, Rosinei e PedroKen; Negueba, Mazinho e Ra-fhael Lucas.

Sem Maikon Leite, Verdão divulgarelacionados para pegar o Rio Claro

O atacante Maikon Leite, titu-lar do Palmeiras na derrota por 1a 0 para o Corinthians, no domin-go (08), pelo Campeonato Paulis-ta, não foi nem relacionado parao duelo contra o Rio Claro, às20h30 de hoje (11), no Allianz Par-que, também pelo estadual. Alémdele, Victor Luis e Renato sãooutros que já estão inscritos noPaulistão e ficaram fora da lista.

O meia Ryder, que havia ficadofora do banco contra a Ponte Pretae Corinthians, voltará a ser opção.Ele foi o grande destaque do jogo-treino contra o Santo André, ontem(10), ao marcar dois gols e sofrer umpênalti que Rafael Marques con-

verteu. No treino, Oswaldo de Oli-veira testou a seguinte formaçãotitular: Fernando Prass, Lucas,Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto;Gabriel e Robinho; Rafael Marques,Alan Patrick e Dudu; Cristaldo.

O zagueiro Tobio e o meia Alli-one fizeram fortalecimento mus-cular e ainda há chance de quecomecem jogando nas vagas deJackson e Rafael Marques.

BAIXA

O Palmeiras divulgou na tardede ontem os últimos sete jogado-res inscritos para a primeira fasedo Campeonato Paulista. A princi-pal baixa é a do meia Cleiton Xavier,

contratado na semana passada,cuja documentação não ficou pron-ta a tempo. Por outro lado, a ausên-cia do armador abriu espaço parao jovem atacante Gabriel Jesus, de17 anos, que chegou a ser descar-tado por Oswaldo de Oliveira nanoite de segunda-feira (09).

Além da joia, o Palmeiras re-gistrou o goleiro Aranha, o late-ral-direito João Pedro, o zagueiroNathan (ambos de volta apósparticiparem do Sul-AmericanoSub-20 pela Seleção Brasileira), ovolante Arouca, o meia Valdivia(em recuperação de uma lesãona coxa esquerda) e o zagueiroVictor Ramos.

O PRESENTE | 23QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 ESPORTES

Muricy faz treino secreto e deve utilizar Dória e CenturiónTécnico fechou atividade da véspera do clássico por cerca de 50 minutos e não divulgou escalação.

Inscrito no Paulista, zagueiro deve ser titular, enquanto argentino deve ficar no banco

CONTRA O SANTOS

Muricy Ramalho, como decostume, fez mistério e fechouo treino que definiu o time doSão Paulo para o clássico dehoje (11), contra o Santos, naVila Belmiro, pela quarta ro-dada do Campeonato Paulis-ta. Ontem (10) o treinadorcomandou um treino táticosem a presença da imprensapor cerca de 50 minutos e nãodivulgou a escalação. No en-tanto, ele deve contar com pelomenos duas novidades: as es-treias do zagueiro Dória e domeia-atacante Centurión.

Inscritos no estadual, osreforços participaram do trei-no fechado e devem ser relaci-onados, porém com situaçõesdistintas no clássico. O za-gueiro deve começar como ti-

tular ao lado de Rafael Toloina zaga por uma necessidademaior do time, enquanto Cen-turión fica no banco de reser-vas. Neste caso, quem perde-ria a vaga seria Lucão.

A intenção de Muricy éutilizar os reforços o quantoantes para avaliá-los visandoà estreia na Copa Libertado-res, no próximo dia 18, pro-vavelmente contra o Corin-thians. O técnico tem na ca-beça que tanto o zagueiroquanto o argentino podemcomeçar como titulares noimportante confronto. Cen-turión jogaria aberto pela es-querda, como companheirode Luis Fabiano no ataque, jáque Pato não poderia atuarpor força de contrato. Outra

opção é Alan Kardec, masMuricy prefere utilizá-lo comocentroavante.

Quando a atividade foiaberta para a imprensa, osjogadores já se preparavampara disputar o tradicionalrachão, já com as formaçõesdesfeitas para não dar pistassobre o time. No entanto,foi possível ver que Souza,recuperado de uma pancadana perna direita, treinou du-rante todo o tempo e devejogar. Se tudo ocorrer comoMuricy espera, o São Paulodeve ter: Rogério Ceni, Bru-no, Rafael Toloi, Dória e Rei-naldo; Denilson, Souza,Ganso e Michel Bastos; Ale-xandre Pato (Alan Kardec) eLuis Fabiano.

Grêmio faz treino fechado antesde encarar o Brasil de Pelotas

Na tarde de ontem (10),o grupo de atletas do Grê-mio realizou o último trei-namento, na Arena, antesde encarar o Brasil de Pelo-tas pela 4ª rodada do Cam-peonato Gaúcho. O con-fronto valerá a liderança iso-lada da competição.

Com portões fechadosdurante toda a atividade de-senvolvida, o acesso da im-prensa foi liberado apenas nofinal, quando foi possívelobservar que o atacante

Marcelo Moreno treinounormalmente. O meia Giu-liano e o zagueiro Geromel,em recuperação após cirur-gia, correram em torno dogramado.

Para o duelo diante doXavante, hoje (11), às 19h30,na Arena, o técnico LuizFelipe Scolari não contarácom o atacante Luan, sus-penso, assim como o volan-te Araújo e o zagueiro Ga-briel Silva, que necessitamde regularização.

Gabigol recusa folga de umasemana e volta a treinar

na véspera de clássicoO atacante Gabigol, de 18

anos, retornou da SeleçãoBrasileira sub-20 e apareceuno para treinar ontem (10),no CT Rei Pelé. Junto do late-ral-esquerdo Caju e do vo-lante Thiago Maia, que tam-bém estavam no Uruguai, noMundial da categoria, o ca-misa 10 recebeu uma semanade folga, no entanto, recusouo descanso para fazer um tra-balho específico.

Ele ainda não está inscritono Campeonato Paulista ecompletará a lista com Caju.Já Thiago Maia disputará a

última vaga para ser inscritono estadual com Jubal, querecebeu uma promessa quefará parte da relação.

Na atividade tática, na vés-pera do clássico contra o SãoPaulo, pela 4ª rodada do Cam-peonato Paulista, Gabriel nãoesteve presente e apenas cor-reu em volta do gramado. Ele,inclusive, fez algumas brin-cadeiras com companheiros,enquanto fazia a corrida.

No ano passado, como cen-troavante, ele participou de56 jogos e fez 21 gols, sendo oartilheiro do time no ano.

Mais um lutador é flagradoem exame antidoping

O anúncio da retirada doduelo entre Rory MacDonald eHector Lombard, do UFC 186,dia 25 de abril, sendo substitu-ído por Demetrious Johnsoncontra Kyioji Horiguch pegoumuitos de surpresa, por nãoentenderem o motivo para isso.No entanto, a explicação é queo cubano foi flagrado em exa-me antidoping, por uso de umesteroide anabolizante cha-mado desoximetiltestosterona.

A informação foi confir-mada pelo site MMA Figh-

ting e afirmou que a Comis-são Atlética de Nevada tes-tou o lutador antes do duelocontra Josh Burkman, no UFC182, no dia 02 de janeiro des-te ano, em embate que o cu-bano venceu por decisãounânime dos jurados.

Assim como Anderson Sil-va, outro pego em teste antido-ping recentemente, Lombardaguarda agora como ficará suasituação no Ultimate, que ain-da não anunciou nenhuma pu-nição ao meio-médio.

Aguirre esboça Inter com mudançana zaga e Anderson entre os reservas

O elenco do Internacionaltreinou ontem (10) de olho napartida contra o Cruzeiro-RS.Na atividade, o técnico esbo-çou o time com uma mudançana zaga, colocando Alan Cos-ta no lugar de Paulão, e tam-bém deixou Anderson entreos reservas. A entrada do de-fensor foi a única alteração emrelação à equipe que empatouem 4 a 4 com o São José-RS, naúltima semana.

O treinamento foi dividi-

Elenco do Inter treinou ontem (10) de olho no confronto de hoje (11) contra o Cruzeiro-RS

Divulgação

do em três partes. Primeiro osatletas jogaram futevôlei, de-pois realizaram trabalhos fí-sicos. Na última parte, umgrupo de jogadores treinoubolas paradas enquanto ooutro fez um treino tático.

O treinamento mostrou queo treinador deve deixar Ander-son no banco hoje (11), poden-do ser aproveitado e fazer suaestreia pelo Inter. Outra novi-dade no treino foi o retorno dogoleiro Alisson, que voltou a

trabalhar com bola. Porém, oarqueiro segue como dúvidapara a partida. No final daatividade, os jogadores dispu-taram o tradicional rachão emvésperas de jogos.

A provável formação colo-rada deve ter Alisson (Muriel);Léo, Alan Costa, Ernando eFabrício; Nilton, Aránguiz,D'Alessandro, Vitinho e Eduar-do Sasha; Nilmar. O Inter en-frenta o Cruzeiro-RS às 22 ho-ras, no Vieirão, em Gravataí.

24 | O PRESENTE ESPORTES QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Marechal Rondon sedia etapa da Copa Verão de VelocrossEvento será realizado no parque de lazer de Porto Mendes. Expectativa

é reunir cerca de 100 pilotos de 30 municípios, além do Paraguai

DIAS 21 E 22

Marechal Cândido Ron-don receberá nos próximosdias 21 e 22 a 1ª etapa da CopaVerão Costa Oeste de Velo-cross 2015. Trata-se de umevento promovido pela pre-feitura, por meio da Secreta-ria Municipal de Indústria,Comércio e Turismo, e orga-nizado pela MZ Sports Com-petições & Eventos, com asupervisão da Federação Pa-ranaense de Motociclismo.

A programação acontece-rá no Parque de Lazer AnittaWanderer, no distrito de Por-to Mendes. A expectativa éreunir cerca de 100 pilotos de30 municípios, além do paísvizinho, o Paraguai.

Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Köhler,e secretário da pasta, Guido Herpich, estão empenhados

na organização e divulgação do evento

O secretário de Indústria,Comércio e Turismo, GuidoHerpich, destaca que a pro-gramação integra a propostado Festival de Ecoturismo,realizado no mês de novem-bro, que é de levar mensal-mente atrações para o distri-to turístico de Porto Men-des. “A expectativa para esteevento mais uma vez é bas-tante grande. As provas pro-metem muita adrenalina aopúblico. No sábado a pro-gramação será das 07 às 20horas e no domingo das 07às 18 horas. Desde já convi-damos a comunidade a pres-tigiar mais esta promoção emPorto Mendes”, enaltece.

Ademir Herrmann

Abertasinscrições aoCampeonato deBocha em Trios

A Secretaria de Educa-ção, Cultura e Desportos deMaripá, por meio do Depar-tamento de Esportes, está cominscrições abertas para o Cam-peonato Municipal de Bochaem Trios.

Conforme o diretor do De-partamento de Esportes, ElvioPegoraro, a taxa de inscrição éde R$ 25 por atleta. “Quempode participar são pessoas li-gadas a clubes, associações,empresas do comércio e indús-tria e de outros segmentos domunicípio. Os jogos serão rea-lizados nas canchas das equi-pes participantes”, explica.

Os dias dos jogos ainda nãoforam definidos. A reunião téc-nica será realizada no próximodia 21, data do Torneio Início.

TORNEIO INÍCIOO Clube Crema promove

nos próximos dias 21 e 22 oTorneio Início. A competiçãoserá realizada na cancha doClube Crema, com início às13h30 do dia 21. A taxa deinscrição também é de R$ 25por atleta, incluso uma fichade almoço. A modalidade dotorneio é individual, podendoparticipar atletas vinculadosao município.

Para mais informações, osinteressados podem entrar emcontato com Pelé pelo telefone(44) 9960-6888 ou no Ginásiode Esportes (44) 3687-1448.

Toledanos vencem Maratonado Vinho no Rio Grande do Sul

Treze atletas maratonistasde Toledo participaram, nodomingo (08), da Maratonado Vinho, que aconteceu noMorro dos Vinhedos, em Ben-to Gonçalves (RS), na SerraGaúcha. A prova teve 42.195metros de extensão. Os cor-redores fazem parte da equipeIgast/Correr Toledo e dispu-tam provas desta categoriaem todo o país com o apoio daSecretaria Municipal de Es-portes e Lazer (Smel). Nesteano, a Associação Correr To-ledo receberá recursos do Pro-grama Esporte Cidadão.

A secretária de Esporte e

Lazer, Marli Gonçalves Costa,acompanhou os atletas e des-tacou a organização, o empe-nho e a dedicação dos atletas.“É impressionante. O nome deToledo é divulgado por todo oterritório nacional e tambéminternacional pela garra e dedi-cação destes cidadãos toleda-nos”, enfatiza.

O toledano Luis Veroneseconquistou o 3º lugar na com-petição. Na maratona mista,os prêmios foram para OsmarMelo e Rejane Michels, ambosna 3ª colocação. O 1° lugar damaratona pertenceu à atletaEliana Maria de Lima.

Atletas da equipe Igast/Correr Toledo conquistaram o pódio na competiçãoque aconteceu no Morro dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Divulgação

MARCO DAMKE ASSUMESECRETARIA DE ESPORTES

Coreio do Lago

Marco Damke, que respondia pelas secretarias de Planejamento ede Esportes de Santa Helena, assume em definitivo a pasta deEsportes. Damke já tem experiência no setor, uma vez que foi

secretário da pasta entre os anos de 2001 e 2004. Nospróximos dias serão definidos os nomes dos diretores de

esporte e lazer. Ainda não foi definido se Marco acumulará as duassecretarias ou se outra pessoa assumirá a Secretaria de Planejamento.

Campeonato de Bolão começahoje com jogos no feminino

Começa hoje (11) o 2ºCampeonato MunicipalSmel/Associação de Bolão deToledo. O primeiro jogo dacategoria feminina aconteceàs 20 horas, no Toledão.As disputas da categoriamasculina iniciam amanhã(12), no Yara Country Clu-

be, também às 20 horas. Acompetição é organizada pelaAssociação de Bolão de Tole-do e pela Secretaria Munici-pal de Esportes e Lazer.

Serão cinco equipes - Dezde Maio, Dois Irmãos, YaraCountry Clube, Toledão eVila Nova - disputando os

naipes feminino e masculi-no. As caminhadas aconte-cem uma em cada bolão, coma classificação dos quatro pri-meiros para a caminhada fi-nal. O troféu giratório per-manece com a equipe queconquistar o campeonatopor três vezes.

O PRESENTE | 25QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 POLICIAL

CADEIA EM RONDON

Pedido de interdição esbarra na falta de vagasApesar do promotor Sidiklei Rosolen de Oliveira defender que cadeia seja interditada, ele

entende que falta de vagas no sistema prisional praticamente inviabiliza a interdiçãoO Ministério Público (MP)

de Marechal Cândido Ron-don, a Vigilância Sanitária e oCorpo de Bombeiros fizeramontem (10) mais uma vistoriana cadeia pública de MarechalCândido Rondon. É a primei-ra depois que a Polícia Civildeixou o prédio para um ou-tro imóvel, ofertando todo oespaço para os detentos, agen-tes carcerários e outros funci-onários que trabalham no lo-cal. Pouca coisa mudou emrelação à última visita, em abrildo ano passado, ocasião emque o MP pediu à Justiça domunicípio a interdição do lo-cal. As informações são dopromotor público em Mare-chal Rondon Sidiklei Rosolende Oliveira, em entrevista àreportagem de O Presente.

“A situação praticamenteé a mesma da que foi vista naúltima vistoria. Um prédiosem condições de abrigar cer-

Promotor SidikleiRosolen de

Oliveira: “O idealseria interditar o

prédio, mas a PECem Cascavel nãoestá recebendo

detentos, não hápara onde levá-los”

Giuliano De Luca/OP

ca de 120 pessoas, em espaçoideal para apenas 18, comcondições insalubres e inca-paz oferecer a ressocializa-ção”, explica o promotor. Deacordo com ele, a superlota-ção não é o único problemado local, na Avenida RioGrande do Sul, no centro dacidade. “O prédio não temalvará e não tem como libe-rar o alvará por conta dascondições insalubres e de in-fraestrutura”, pontua.

As condições são inade-quadas a ponto do promotorpensar em pedir uma novainterdição do local, que já foiinterditado ao menos duasvezes desde 2013. Entretanto,as duas decisões foram rever-tidas a favor do Estado, noTribunal de Justiça do Para-ná. Para o promotor, a faltade vagas no sistema prisionaldeixa o sistema de mãos ata-das, sem ter para onde remo-

ver esse contingente de pre-sos que lotam a cadeia rondo-nense. “O ideal seria interdi-tar o prédio, mas a PEC emCascavel não está recebendodetentos, não há para ondelevá-los”, explica. “Embora acadeia em Rondon não ofere-ça condições, temos que apli-car medidas de acordo comnossas possibilidades”, acres-centa. Entretanto, Oliveiranão descarta a possibilidadede interditar o prédio. “Estu-damos, sim, a possibilidadede um pedido de interdição”.

PONTO POSITIVOApós a última visita no

ano passado, 60 presos foramtransferidos para presídios doParaná, reduzindo o entãoquadro de detentos em Ron-don para 85. “Como estamosem uma faixa de fronteira,onde ocorrem muitas prisões,passamos de 85 para cerca de

120”, diz. O ponto positivo,de acordo com o promotor deJustiça, foi a instalação de umsistema de tratamento de es-goto para a cadeia. Antes, omau cheiro da fossa e os cons-

tantes vazamentos de esgotona rua incomodavam quemtrabalha no local e os vizi-nhos. Com a implantação darede coletora, esse problemafoi eliminado.

CONTRA JOGOS DE AZARBogoni/Radarbo/Catve

Policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado(Gaeco) de Cascavel fizeram ontem (10), em Toledo, uma ação contra

jogos de azar. Após cerca de três meses investigando a modalidade decrime em Toledo, inclusive com supostos indícios de participação deservidores públicos com a jogatina, cumpriram mandados de busca e

apreensão. Seis pessoas foram conduzidas para a 20ª Subdivisão Policialde Toledo. Alguns materiais foram apreendidos, como máquinas e

canhotos de jogos. A operação foi comandada pelo delegadodo Gaeco em Cascavel, Tiago Nóbrega de Almeida.

Jovem morre ao cair com moto em Santa HelenaUm jovem de 23 anos de

idade morreu no início datarde de ontem (10), em San-ta Helena, depois de sofrerum acidente na estrada queliga o distrito de São Cle-mente à Linha Felicidade, nointerior do município. Diego

Bach estaria indo para o tra-balho quando teria perdidoo controle da sua moto pormotivo ainda não esclareci-do e caído em uma estradarural. Ele conduzia umaHonda CG Fan, com placa deSanta Helena. A vítima che-

gou a ser socorrida por umaequipe de uma ambulânciade Entre Rios do Oeste, masnão resistiu aos ferimentos ejá teria chego sem vida aohospital de Entre Rios. O cor-po de jovem deve ser sepulta-do hoje (11)”.

Nove celulares são encontradosdentro de cadeia em Toledo

Policiais civis, militares eagentes carcerários realiza-ram ontem (10), em Toledo,uma operação de vistoriadentro da carceragem da 20ªSubdivisão Policial. O obje-tivo é garantir a paz e asegurança dos agentes, po-liciais e detentos que ocu-pam o espaço e encontrarmateriais proibidos que, porventura, tenham sido entre-gues aos presos. Durante aação foram localizados eapreendidos nove celularese três porções de maconha.

De acordo com o delega-do-chefe da Polícia Civil,Donizete Botelho, as açõessão realizadas constante-mente para justamente ga-rantir a integridade física

dos próprios reclusos e dosagentes carcerários e polici-ais civis e militares que estãoem constante contato comeles, realizando retirada depresos para audiências ou

transferências. “Não sepode relaxar, pois os riscosexistem. Devemos investi-gar o que foi encontradono interior da cadeia”, co-mentou o delegado.

Aparelhos que estavam dentro das celas foram localizados em operação de vistoria

26 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Seab defende aumento na mistura de fécula na farinhaMedida ajudaria a enxugar a oferta de raiz e, por consequência,

repercutir no preço do produto. Setor vive momento de crise

MANDIOCA

O secretário estadual da Agri-cultura e do Abastecimento, Nor-berto Ortigara, disse na segunda-feira (09) que o Governo do Para-ná apoia os produtores parana-enses de mandioca, que vivemmomento de crise, por causa daqueda nos preços do produto. OEstado apoiou movimento que osprodutores fizeram na segunda-feira na PR-323, em Umuarama,para chamar a atenção sobre asituação do setor.

Ortigara defendeu que sejaelevada a mistura da fécula demandioca na farinha de trigo,como meio de se ampliar o apoioaos produtores de mandioca. Amedida ajudaria a enxugar aoferta de raiz e, por consequên-cia, repercutir no preço do pro-duto. “A medida também be-neficiaria os moinhos de trigo,que ficariam menos dependen-tes de importação”, disse o se-cretário. Ele também sugere acompra de fécula para fabrica-ção de pães e biscoitos para se-

Secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara:“A medida também beneficiaria os moinhos de trigo, que

ficariam menos dependentes de importação”

rem vendidos no Programa deAquisição de Alimentos (PAA),do governo federal.

REIVINDICAÇÕESNa segunda-feira, os produ-

tores encaminharam uma pau-ta de reivindicações ao Ministé-rio da Agricultura, Pecuária eAbastecimento em que pedemmedidas urgentes na área tri-butária para recuperar a com-petitividade das empresas fa-bricantes de fécula (que é o prin-cipal derivado da mandioca),no mercado internacional.

De acordo com o chefe donúcleo da Secretaria da Agri-cultura e do Abastecimento emUmuarama, José Antônio Du-arte, na região de Paranavaí,Umuarama e Cianorte são cer-ca de dois mil produtores, res-ponsáveis por 80% da mandio-ca produzida no Paraná, queestão acumulando prejuízos emtorno de R$ 3 mil por alqueirenos últimos meses.

Juntas, as três regiões pro-duzem 3,7 milhões de toneladasde mandioca em área de 156 milhectares, aproximadamente. “Opreço mínimo de garantia dogoverno federal está fixado emR$ 0,32 por grama de mandioca,mesmo preço pago pelas indús-trias. Mas os custos de produçãojá estão em R$ 0,45 por grama demandioca", explica Duarte.

CARGA TRIBUTÁRIANa pauta encaminhada ao

governo federal, os produto-res pedem reajuste no preçomínimo de garantia e retiradados tributos das indústriaspara que elas tenham maiscompetitividade ao exportar oproduto. “Com isso, poderãoremunerar melhor os produ-tores”, declarou Duarte.

Por causa da carga tributá-ria elevada o custo da fécula demandioca para exportação noBrasil estava em torno de US$ 1mil por tonelada, em 2014, en-

quanto o Paraguai coloca o pro-duto no mercado internacionalpor US$ 700 a tonelada e a Tai-lândia por US$ 600 a tonelada.

Seguro rural é prioridadedo governo, diz Kátia Abreu

Queda do preço internacional faz produtor segurar safra

A ministra da Agricultu-ra, Kátia Abreu, afirmou queestá tranquila em relação aoajuste fiscal feito pelo gover-no. Ela, no entanto, disseque o seguro rural é priori-dade da sua pasta e que luta-rá para que ele não percaespaço e recursos.

Sobre os R$ 300 milhõesem subvenções ao seguro queestavam atrasados, ela espe-ra que o valor seja pago “embreve” por meio de uma me-dida provisória. “Para 2015estamos esperando R$ 750milhões de orçamento para oseguro”, afirmou. “Vou lu-tar muito para o seguro ru-ral não recuar”, declarou.

A ministra disse que en-

caminhará, em 24 de feverei-ro, para aprovação da CasaCivil, o novo Regulamentoda Inspeção Industrial e Sa-nitária de Produtos de Ori-gem Animal (Riispoa). Umasérie de reuniões tem ocor-rido no ministério, com dife-rentes segmentos da produ-ção, para se chegar a umtexto final do regulamento,informou Kátia. Ela tambémcomentou que o governomontou uma força-tarefapara responder a processosburocráticos de exportação.A pasta deve fazer ainda umlevantamento de quanto se-ria o ganho caso todos osprocessos em andamentoestivessem concluídos.

O presidente da AssociaçãoBrasileira das Indústrias de Óle-os Vegetais (Abiove), Carlo Lo-vatelli, disse, na segunda-feira(09), que produtores brasileirosestão segurando os grãos da sa-fra 2014/15 por causa dos preçosfuturos mais baixos do que háum ano na Bolsa de Chicago(CBOT), ainda que o câmbio noBrasil esteja compensando par-te do recuo. “O produtor estácapitalizado por três safras se-

guidas extremamente boas, en-tão ainda está conseguindo do-sar a sua compra e venda, con-seguindo fazer aquele movimen-to de vender só uma posição parapagar os gastos fixos e deixar aoutra posição mais para frentepara ver se o mercado reage”,destacou Lovatelli.

A fluidez da logística de sojano país até o momento tem refle-tido a movimentação ainda lentade grãos para o exterior, confor-

me a associação. “O produtorestá segurando. Tanto é que estámuito calmo o volume indo paraos portos de exportação”, salien-tou. “Não chegou o produto lá.Isso vai ter que ser compensadono decorrer do ano”, menciona.

Segundo Lovatelli, por en-quanto, a preocupação com o im-pacto dos períodos de estiagemem janeiro sobre a produção bra-sileira é pequena. “(O problema)é muito localizado ainda”, pontua.

Brasil expande mercados paraexportação de carne e de lácteos

Com foco na abertura de mer-cados internacionais, o Ministérioda Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento (Mapa) vem trabalhan-do para garantir o acesso de pro-dutos do agronegócio brasileiroao comércio externo. Dentre elesestá o Paquistão, que aprovou, noúltimo dia 19, a habilitação de es-tabelecimentos de carne de avesa exportarem para aquele país.

O Paquistão não importa car-ne de aves de outro país, apesarde ser a principal proteína animalconsumida pela população demais de 180 milhões de pessoas.“A aprovação demonstra o reco-nhecimento do sistema de contro-le oficial brasileiro e possibilitaráo acesso de vários estabelecimen-tos exportadores ao mercado pa-quistanês”, afirmou a secretáriade Relações Internacionais doMapa, Tatiana Palermo.

A Rússia é outro país que está

em constante comércio com oBrasil. No último dia 29, o ServiçoFederal de Vigilância Sanitária eFitossanitária (Rosselkhozna-dzor) autorizou novos estabele-cimentos brasileiros a exporta-rem carne de aves e produtoslácteos para o mercado russo. Nocaso de carne de aves, oito esta-belecimentos foram habilitados,totalizando 52 autorizados a ex-portarem para a Rússia. Já deprodutos lácteos e derivados, trêsnovos estabelecimentos foramautorizados. Com isso, o Brasilpassa a contar com dez laticíniosque podem exportar ao país.“Após visita oficial à Rússia queocorrerá ainda no primeiro se-mestre deste ano, a expectativa éque haja novas habilitações dosestabelecimentos brasileiros”,comentou Tatiana.

Outra novidade é com rela-ção à Venezuela. O Ministério da

Agricultura e Terras do país in-formou que, como fruto da mis-são do Mapa, realizada em janei-ro deste ano, haverá prorroga-ção, até 15 de maio 2015, da habi-litação dos estabelecimentospara exportação de carne de aves,suínos e bovinos ao país.

“Antes da missão, as habilita-ções dos estabelecimentos expor-tadores de carne bovina e de avestinham o prazo de validade até odia 31 de março de 2015. Já osestabelecimentos exportadoresde carne suína estavam com ahabilitação vencida desde 31 dedezembro de 2014”, afirmou asecretária de Relações Internaci-onais. Atualmente, ambos os pa-íses estão negociando o roteiro demissão venezuelana ao Brasil,prevista para início de abril desteano, com intenção à renovação ehabilitação de novos estabeleci-mentos exportadores de carnes.

“Daí a dificuldade das indús-trias em exportar o produto eabsorver a matéria-prima quevem do campo”, explicou.

Arquivo/OP

Edição 4025 - O PRESENTE | 27QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAIS

Continua

28 | O PRESENTE - Edição 4025 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Classificados na internet: www.opresente.com.brQUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 O PRESENTE | 29

APARTAMENTO, ven-do, 53,94m², c/ 3 quartos,sala de estar, cozinha,área de serviço, bwc, por-tão elet., Cond. Canadá,MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiado. Tr.(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo ou troco,185m², mista, terreno750m², em Pato Bragado,R$ 180.000,00. Tratar pelofone (45) 9973-0856.

CASA, vendo, 100m², c/3 quartos, 2 bwc, 2 salas,cozinha, área de festa,churrasq., lavand., terreno439,5m², Lot. Avenidas,MCR, R$ 280.000,00. Tra-tar pelo fone (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 105m²,em construção, c/ 2 quar-tos, bwc, sala, cozinha,garagem, varanda, emMCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 105m²,nova, c/ laje, 2 quartos, su-íte, bwc, sala, cozinha,área de serviço, garagemc/ churrasq., toda cerca-da, beiral de laje, telha deconcreto, porcelanato,gesso, R. Norberto Neu-meister, Lot. Andorinha,MCR, R$ 259.000,00. Tr.(45) 9801-5352.

CASA, vendo, 128m², al-venaria, c/ laje, 3 quartos,sala, cozinha planejada,despensa, 2 bwc, lavand.,área de festas, garagemfechada, portão elet., jane-las blindex, terreno 364m²,14x26, R. Cabral, Lot. Ra-inha, MCR, R$ 220.000,00.Tratar pelo telefone(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 130m²,mista, esquina, c/ 3 quar-tos, 2 bwc, sala, cozinha,garagem, lavand., área defesta, terreno 208m², R.Paraíba, próx. a Unioes-te, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 143m², al-venaria, esquina, c/ 2quartos, sala, cozinha, 2bwc, garagem, área de fes-ta e serviço coberta, óti-ma localização, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45)8821-9999 (tim) ou 8822-5555 com Lodi Corretor deImóveis, Creci F25522.

CASA, vendo, 147m², c/2 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha planejada,poço de luz c/ jardim, ga-ragem p/ 2 carros, lavand.,área de festa, beiral delaje, forro c/ gesso baixorelevo, terreno 368m², emNova Santa Rosa, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 225m², al-venaria, c/ 4 quartos, 2 su-ítes, 2 bwc, 2 salas, cozi-nha, despensa, lavand., 2garagens c/ portão elet.,cercada, murada, terreno800m², R. 31 de Março, nº1122, centro, MCR, R$550.000,00, aceito terrenode menor valor, ou casa,pode ser financiada. Tra-tar pelo fone (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 48m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, Lot. Higienópolis,MCR, R$ 110.000,00,pode ser financiada peloprograma Minha Casa Mi-nha Vida. Tratar pelo fone(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m², c/laje, piscina, área de festa,terreno 210m², Lot. PortoSeguro, MCR, R$250.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 49m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, Lot. Augusto I, MCR,R$ 115.000,00, pode serfinanciada pelo programaMinha Casa Minha Vida.Tratar pelo telefone (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 52,12m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, Lot. São Francisco,MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada peloprograma Minha Casa Mi-nha Vida. Tratar pelo fone(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 54m², c/laje, 2 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., fase finalde construção, terreno196m², Lot. Recanto Fe-liz, MCR, valor a combi-nar, pode ser financiadapelo Minha Casa MinhaVida. Tratar pelo fone (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 54m²,nova, alvenaria, c/ laje, 2quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem c/churrasq., muro nas late-rais, R. Irene Kaefer esq.c/ R. Colombo, Lot. Re-canto Feliz, MCR, R$105.000,00, pelo progra-ma Minha Casa MinhaVida. Tratar pelo fone (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 56m², c/laje, 2 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., terreno182m², Jd. Líder, MCR, va-lor a combinar, pode ser fi-nanciada pelo Minha CasaMinha Vida. Tratar pelo (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 59m², c/1 quarto, bwc, cozinha, ga-ragem, toda murada, c/grade na frente, terreno12x26, R. Nossa Senhorada Penha, nº 265, Lot.Santa Felicidade, próx. aSuper Creche, MCR, R$120.000,00. Tr. (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 65,65m²,alvenaria, c/ laje, 1 quarto,1 suíte, sala, cozinha, bwc,jd. de inverno, lavand. fe-chada c/ churrasq., gara-gem, R. Arcelino Jose dosSantos, Lot. Wollstein,MCR, R$ 135.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 67,24m²,nova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, cozinha,bwc, Lot. São Francisco,MCR, R$ 122.000,00,pode ser financiada peloprograma Minha Casa Mi-nha Vida. Tratar pelo fone(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 70m², al-venaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, terre-no 234m², R. Curitiba, nº75, Lot. Luciana II, emMCR, R$ 120.000,00,pode ser financiada. Tra-tar pelo fone (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

CASA, vendo, 75m²,nova, esquina, alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, salade estar, sala de jantar,cozinha, garagem, área deserviço, janelas blindex,porcelanato, Lot. Boa Vis-ta, MCR, R$ 150.000,00.Tr. (45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CASA, vendo, 84m², se-minova, c/ laje, 2 quartos,sala de estar, hall, cozinha,lavand., bwc, garagem, solda manhã, terreno 261m²,Lot. Gralha Azul, MCR, R$150.000,00, pode serfinanciada. Tratar pelo fone(45) 9979-1080 c/ Adelarou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 90m²,nova, c/ acabamento emgesso, porcelanato, R.Rio Grande do Norte, nº445, centro, ao lado doColégio Eron Domingues,MCR, R$ 250.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², c/ laje, 3 quartos,sala, copa/cozinha, áreade serviço, garagem, chur-rasq., bwc, varanda, todamurada, Lot. Res. Conti-nental, ao lado do BNH II,MCR, R$ 155.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², nova, c/ 2 quartos,suíte, sala, copa, cozinha,área de serviço, 2 bwc, va-randa, garagem, R. Co-lombo, Lot. Imperial,MCR, R$ 255.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.120m², nova, c/ 3 quartos,suíte, sala, copa, cozinha,área de serviço, 2 bwc, va-randa, garagem, toda mu-rada, cercada, beiral delaje, porcelanato, gesso,R. Maceió, Lot. Imperial,MCR, R$ 320.000,00,pode ser financiada. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASAS, vendo, novas,c/ laje, em diversos lotea-mentos, MCR, valor acombinar, podem ser fi-nanciadas pelo programaMinha Casa Minha Vida.Tr. (45) 9979-1080 c/ Ade-lar ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

Temperatura: 36º/25º Temperatura: 33º/23º Temperatura: 35º/24º Temperatura: 35º/24º Temperatura: 34º/22ºTemperatura: 33º/22º

CASAS, vendo, novas,em diversos bairros, MCR,valor a combinar, podemser financiadas pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 3284-1048ou 9962-0082 com Anto-nio Corretor de Imóveis.Creci 17.145.

CHÁCARA , vendo,26.280m², toda plana, cul-tivável, no asfalto p/ DoisIrmãos, 200m de NovoSarandi, R$ 300.000,00,aceito casa ou terreno emMCR. Tratar pelo fone(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CHÁCARA, vendo,28.000m², c/ 2 casas mis-tas, diversas benfeitorias,água corrente, açude,800m do asfalto, 6km deMCR, R$ 300.000,00. Tr.(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARA, vendo,42.000m², Linha SangaMineira, 300m da BR 163,1km de Mercedes, R$360.000,00, aceito casaou terreno em MCR ouQuatro Pontes. Tr. (45)9909-8313.

CHÁCARA , vendo,aprox. 43.000m², 1.8alq., terra plana, c/ ótimoaproveitamento, c/ casade madeira, cural p/ gadoe chiqueiro, energia elét.,água encanada, água depoço, açude pequeno,em Margarida, MCR, R$160.000,00. Tr. (45)3254-7001 ou 9921-9844,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

CHÁCARAS, vendo, 2,sem benfeitorias, próx.ao centro, MCR, valor acombinar. Tratar pelofone (45) 3254-3888 ou9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

SÍTIO, vendo, 18,6 há,sendo 2 em pasto, 16,6em plantio de mandioca,100% plana, toda cerca-da, c/ casa em alvenaria,em Itaquirai, MS, R$250.000,00, aceito troca.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743,www.localizafacilnegocios.com.br.

30 | O PRESENTE CLASSIFICADOS QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

SOBRADO , vendo,140m², c/ 2 quartos, suí-te americana, bwc, sala,cozinha planejada, poçode luz c/ jardim, lavand.,área de festa, garagem,sacada, portão elet., 2 arSplit 9.000 btu´s, porce-lanato, terreno 156m²,centro, Nova Santa Rosa,valor a combinar. Tr. (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SOBRADO , vendo,140m², c/ 2 quartos, suítec/ closet, bwc, sala de es-tar, lavabo, cozinha, áreade serviço, garagem, pis-cina, área de festa c/ la-vabo e churrasq., portãoelet., ótimo acabamento,gesso, porcelanato, emMCR, R$ 330.000,00. Tr.(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

SOBRADO , vendo,170m², esquina, c/ 2 quar-tos, suíte c/ hidromassa-gem e closet, sala de es-tar, sala de jantar, cozi-nha, área de festa, 2 bwc,garagem, 2 sacadas, óti-mo acabamento, R. Cas-telo Branco, nº 488, cen-tro, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9962-6232com Follmann Corretor deImóveis, Creci F 18880.

TERRA, vendo ou troco,3 alq., c/ benfeitoria, emMCR, valor a combinar,aceito troca por casa. Tr.(45) 9978-6422 com Imo-biliária Van Den Boon.

TERRA, vendo ou troco,48,4 hectares, 30 em pas-tagem formada e piquete-ada, 6 em eucalipto de 3anos, 7 em lavoura, 5,4em reserva, c/ benfeitori-as, açudes, água corren-te, diversas frutiferas, 3kmde São José das Palmei-ras, valor a combinar. Tr.(45) 9941-7428 ou 8840-1144 com Nelson.

TERRA, vendo, 125 alq.,c/ benfeitorias completas,terra vermelha, 10km dePalotina, valor: 2.000 scsde soja por alq., 50% deentrada + 2 pgtos. Tr. (45)9923-9210.

TERRA, vendo,153.500m², 6,34 alq., 4,5planta, c/ benfeitorias, emMargarida, MCR, R$400.000,00. Tratar pelo fone(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 32,7alq., 14 c/ planta, 6 empasto, c/ 30.000 pés deeucalipto 2 anos arrenda-do, casa em alvenaria70m², nascente, LinhaBonfim, MCR, valor: 1.000scs de soja por alq., acei-to imóvel em MCR. Tr.(45) 3254-7001 ou 9800-4992, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRA, vendo, 7 alq.,planta 5.70, sem benfeito-rias, l inha Ajuricaba,aprox. 4km do asfalto e dofrigorífico da Copagril, emMCR, valor e condições acombinar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo,12,60x40,20, no Lot. NovaAmérica, MCR, R$70.000,00, aceito carro.Tratar pelo fone (45) 3284-1048 ou 9962-0082 comAntonio Corretor de Imó-veis. Creci 17.145.

TERRENO, vendo,17,50x21,50, ideal p/construção de 2 ou 3 ca-sas, Lot. Res. Flamengo,fundo mercado novo daCopagril, MCR, R$125.000,00. Tratar pelofone (45) 9978-4560.

TERRENO, vendo,20x20, R. Maranhão,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9844-8687 ou 8803-6500 com José.

TERRENO, vendo,20x40, esquina, R. Sergi-pe, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9844-8687 ou8803-6500 com José.

TERRENO , vendo ,315m² , 14x22 ,5 , Lo t .Recan to Fe l i z , MCR,R$ 70.000,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Cer toImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,375m², 12,5x30, todo mu-rado, R. XV de Novembro,Bairro Ana Paula, rua semsaída, ao lado da prince-sa dos Campos, ótima lo-calização, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9955-3822 (tim).

TERRENO, vendo,384m², 12x32, comercial,Av. Maripá, próx. a Jara-gua Brindes e a futura ins-talação da Volkswagen,MCR, R$ 230.000,00,aceito veículo como par-te de pgto. Tratar pelo (45)3254-7001 ou 9921-9844,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo,384m², c/ casa em alve-naria 116m², R. 10 de Abril,nº 1757, Jd. Ana Paula,30m da Av. Irio JacobWelp, MCR, R$140.000,00, aceito pro-posta. Tr. (45) 9921-1221com Estanislau.

TERRENO , vendo ,456m², 12x38, Lot. La-jeado Bonito, MCR, R$80 .000 ,00 . Tr. (45 )9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Cer toImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo,465m², 12x38,75, R. Hel-muth Koch, Lot. PortoBelo, 400m do novo mer-cado da Copagril, MCR,R$ 85.000,00, parcelo par-te. Tr. (45) 9135-3481 (tim)com Elsio.

TERRENO, vendo,480m², 12x40, doc. ok,Lot. Hugo Sehn, EntreRios do Oeste, R$75.000,00. Tratar pelofone (45) 9850-6681.

TERRENO, vendo,540m², 12x45, plano, solda manhã, Av. Irio JacobWelp, próx. ao Frankfurt,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo,600m², 12x50, Bairro BoaVista, Lot. Port III, saídap/ Pato Bragado, próx. aoPosto Tonin, MCR, R$110.000,00. Tratar pelo(45) 3254-7001 ou 9921-9844, Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo,770m², c/ casa de madei-ra 60m², sala comercialem alvenaria 120m², R.Boa Vista, Nova SantaRosa, valor a combinar,aceito carro até R$30.000,00. Tratar pelo (45)3254-7001 ou 9800-4992,Creci J05266, www.imobiliariabomnegocio.com.br.

TERRENO, vendo, gran-de, Jd. Líder, MCR, valora combinar. Tr. (45) 9974-0603 com Jurandir.

TERRENOS, vendo, Lot.Recanto do Sul, 3 qua-dras da Av. Rio Grande doSul, próx. a Vila Gaúcha,MCR, valor a combinar. Tr.(45) 9962-6232 com Foll-mann Corretor de Imóveis,Creci F 18880.

TERRENOS, vendo, Lot.Wasem, MCR, a partir deR$ 73.150,00. Tr. (45)9979-1080 c/ Adelar ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, 2 bwc,R. Dom Pedro I, nº 405,centro, próx. ao Allmayere posto Stop, MCR, R$650,00. Tratar pelo fone(45) 9916-2700.

APARTAMENTO, alu-go, c/ 2 quartos, sala, co-zinha, bwc, lavand., emfrente ao mercado da Co-pagril, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 8802-4368.

APARTAMENTO, alu-go, seminovo, c/ 2 quar-tos, sala, cozinha, bwc,Av. Maripá, próx. ao Wei-mann, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9968-8585.

CASA, alugo, 84m², al-venaria, c/ 2 quartos,sala, cozinha, bwc, la-vand., garagem c/ chur-rasq., R. das Rosas, nº200, Bairro Higienópolis,depois da BR 163, emMCR, R$ 550,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, 85m², c/2 quartos, suíte, bwc, emMCR, R$ 550,00. Tr. (45)9961-3234.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 2 quartos, sala, cozi-nha, bwc, lavand. fecha-da c/ cerca, R. Tulipas,nº 889, Lot. Augusto II,MCR, R$ 500,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria,c/ 3 quartos, bwc, sala,cozinha, lavand., chur-rasq., garagem, R. Sergi-pe, nº 1529, próx. a Unio-este, MCR, R$ 780,00. Tr.(45) 9810-9060.

CASA, alugo, alvenaria,esquina, c/ 3 quartos, sala,cozinha, bwc, lavand., R.Tulipas, Lot. Augusto II,MCR, R$ 500,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9977-5515,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, gemina-da, c/ 1 quarto, garagem,demais dependências,mobiliada, R. Arlindo Art-mann, nº 28, Jd. Modelo,MCR, R$ 530,00. Tr. (45)9981-9308.

CASA , alugo, aprox.120m², nova, c/ 3 quar-tos, suíte, sala, copa, co-zinha, área de serviço, 2bwc, varanda, garagem,toda murada, cercada,beiral de laje, porcelana-to, gesso, R. Maceió, Lot.Imperial, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 3254-3888, Creci 13.843, www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 3 quar-tos, suíte, 2 salas, 2 bwc,cozinha, lavand., gara-gem, área de lazer, R.Mato Grosso, nº 1257, emfrente a garagem da Prin-cesa dos Campos, MCR,valor a combinar. Tratarpelo fone (45) 9974-7190com Zenaide.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, 4 peças, portãoelet., centro, próx. ao Ban-co Itaú, MCR, R$ 495,00,incluso condomínio eágua. Tr. (45) 9930-1880com Rosa.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, demais dependên-cias, garagem p/ moto ebicicleta, R. 7 de Setem-bro, nº 729, Ed. Tonin,MCR, R$ 380,00 + condo-mínio. Tr. (45) 9959-0433ou 3254-0298.

ASTRA SEDAN, vendo,ano 2007, preto, comple-to, c/ 4 pneus novos, ma-nual, original, R$24.600,00. Tr. (45) 9941-7811 com Ricardo.

CAMINHÃO, vendo, ano2005/06, Mercedes BenzAtego 17/18, c/ munck Ar-gos, ano 2006, doc. emdia, ipva 2015 pago, bomestado, R$ 120.000,00,aceito proposta. Tr. (45)3254-7027 ou 9934-2058.

CAMINHÃO, vendo, ano74, Mercedes Benz 1316,truck, granel, turbinado,hidráulico, cabine alta,cara preta, estacionário,balão truck, valor a com-binar. Tr. (45) 9972-3207ou 3254-1830 com Rudi.

CARRETA, vendo, usa-da, Randon, toco, c/pneus 295, rodoar, R$20.000,00. Tr. (45) 9978-1303 com Fernando.

CELTA 1.0, vendo, com-pleto, placa A, R$13.200,00. Tr. (45) 9979-7209 ou 9931-3610.

CLIO 1.0, vendo, ano2009, prata, c/ ar-cond.,alarme, trava, som, notafiscal, chave reserva, bai-xa km, único dono, revisa-do, R$ 17.300,00. Tr. (45)9992-5500 com Adriano.

CORCEL II, vendo, ano81, R$ 1.600,00. Tr. (45)9843-9597 ou 3279-1890com Silvio.

CORSA , vendo, ano98, azul, 4 pneus novos,impecável, valor a com-binar, aceito moto. Tr. (45)9965-9142.

CRUZE LT, vendo, ano2013, automático, com-pleto, couro, estepe semuso, 29.000km, R$59.000,00. Tratar pelofone (45) 9979-5579 ou3253-2177 com Aldino.

ESCORT 1.8, vendo,ano 99/00, 4 portas, bomestado, valor a combinar,aceito proposta. Tratarpelo fone (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555.

F-1000, vendo, ano 87,revisada, R$ 25.000,00. Tr.(45) 3281-1234.

FOCUS SEDAN 2.0,vendo, ano 2006, preto,automático, completo, air-bag duplo, rodas liga leve,cd original, doc. 2015 qui-tados, R$ 25.900,00. Tr.(45) 8803-6565.

FUSCA, vendo, ano 75,mecânica ok, bom esta-do, valor a combinar. Tra-tar pelo fone (45) 3281-1224 com Nelson.

GOL QUADRADO 1.8AP, vendo, ano 85, álcool,c/ banco recaro, R$5.000,00, aceito Biz aci-ma do ano 2005 ou mate-riais de construção. Tr.(45) 9982-3251 com Joice.

GOL, vendo, ano 2001,prata, 4 portas, c/ DH, R$9.000,00. Tratar pelo fone(45) 9972-6467.

O PRESENTE | 31QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 11/02/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 12/02/2015R$ 2,00PARA ASSINANTES

HONDA CIVIC, vendo,ano 2010, preto, banco decouro, pneus novos, câm-bio mecânico, único dono,valor a combinar. Tr. (45)9972-4828 com Iomar.

KADETT 2.0, vendo, ano95, grafite, gasolina, c/ vi-dro elét., alarme, trava, cha-ve reserva, manual, notafiscal, R$ 5.800,00. Tr. (45)9825-5266 ou 3254-4417com Cesar.

MERIVA MAXX 1.4, ven-do, ano 2010, flex, 4 por-tas, completo, 65.000km,ótimo estado, R$28.900,00. Tr. (45) 9900-9995 com Eduardo.

MONTANA 1.4, vendo,ano 2013, prata, comple-ta, c/ airbag, abs, cibié,rack teto, escamoteavel,capota marítima, top de li-nha, placa A, manual, cha-ve reserva, baixa km, óti-mo estado, valor a combi-nar, pode ser financiada,aceito troca. Tratar pelofone (45) 9941-3550.

MONZA, vendo, ano 86,R$ 2.500,00. Tratar pelofone (45) 9972-6467.

OMEGA, vendo, ano 94,completo, R$ 11.000,00.Tr. (45) 9972-6467.

PAMPA 1.8 L, vendo,gasolina, bom estado, R$10.990,00. Tratar pelo fone(45) 3254-7707.

PAMPA 1.8 S, vendo outroco, ano 93, ótimo esta-do de conservação, R$10.500,00. Tr. (45) 9947-9090 com Lucas.

PEUGEOT 206, vendo,ano 2001, azul, 4 portas,completo, c/ DH, ar-cond.,ar quente, vidro elét., tra-va, airbag duplo, roda, ba-teria nova, valor a combi-nar. Tr. (45) 9911-5092 ou9925-8185 com Tatiane.

S10 TORNADO, vendo,ano 2010, turbo, 4x4, die-sel, bancos em couro, va-lor a combinar. Tr. (45)9989-3200.

SANTANA GLS 2.0,vendo, ano 97, cinza me-tálico, completo, R$8.900,00. Tr. (45) 9909-8313.

SAVEIRO 1.6, vendo,ano 2010, cinza, flex, ca-bine estendida, geração 5,c/ DH, vidro, trava, alarme,cd, doc. 2015 quitados, ma-nual, chave reserva, R$28.900,00. Tr. (45) 8803-6565.

UNO MILLE EX, vendo,ano 99/00, bordo, R$7.500,00. Tr. (45) 9921-7378 com Maikel.

UNO MILLE FIRE, ven-do, ano 2011/12, branco,básico, valor a combinar,10% menos que a tabelafipe, sem troca. Tr. (45)9134-0994.

VECTRA GLS, vendo,ano 2000, azul metálico,8v, completo, ar digital, óti-mo estado de conserva-ção, R$ 17.500,00, aceitomoto. Tr. (45) 9909-8313.

VECTRA GTX 2.0, ven-do, ano 2009, completo,banco de couro, airbag,manual, 53.000km, pneusem ótimo estado, placa A,R$ 31.900,00. Tr. (45)9995-6993.

BIZ 125, vendo, ano2010, preta, c/ partida, im-pecável, R$ 4.500,00. Tr.(45) 8408-4133.

BROS 150 ESD, vendo,ano 2011/11, completa,valor a combinar. Tr. (45)9911-9596.

BROS ES, vendo, ano2005, azul, R$ 4.500,00.Tratar pelo fone (45) 9952-1092 com Sidinei.

CG 150 EX, vendo outroco, ano 2010/10, verme-lha, flex-mix, c/ manual,chave reserva, revisada,ótimo estado de conser-vação, valor a combinar,abaixo da tabela fipe. Tr.(45) 8809-0202 ou 9941-1088 com Marcos.

CG FAN 125 ES, vendo,ano 2012, 6.300km, valora combinar. Tratar pelofone (45) 3254-2081.

CG TITAN 150 ESD ,vendo, ano 2011/11, pra-ta, flex, bom estado, R$5.300,00. Tratar pelo fone(45) 9930-9525 ou 3284-1020 com Cesar.

JOG, vendo, ano 96, ver-melha, doc. em dia, únicadona, bom estado de con-servação, R$ 1.100,00 àvista. Tr. (45) 9981-0118.

NEO, vendo, ano 2008/08, preta, revisada, ótimoestado de conservação,valor a combinar, abaixoda tabela fipe. Tr. (45)8809-0202 ou 9941-1088com Marcos.

YBR 125 ED, vendo, ano2008/08, preta, R$3.400,00. Tr. (45) 9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR ED, vendo,ano 2013/14, vermelha, óti-mo estado, R$ 6.200,00. Tr.(45) 9914-6553 com Meri.

CARTA DE CRÉDITO,vendo, crédito R$ 9.050,00,entrada R$ 6.300,00, assu-me 17 parcelas de R$288,00. Tr. (45) 8821-9999(tim) ou 8822-5555.

COMPRO, cadeirasplásticas, c/ braços, p/ lan-chonete, entre 40 e 60 uni-dades, valor a combinar.Tr. (45) 9902-4071.

FAÇO serviços de cons-trução e reformas de ca-sas, pintura, soldas, inte-ressados. Tr. (45) 9843-8905 ou 9981-1132.

FAÇO serviços de pintu-ra e colocação de cerâmi-ca e azulejo, interessa-dos. Tr. (45) 9827-5742com Luiz.

FAÇO serviços de pintu-ras e soldas em portões,grades, janelas, portas,calhas e telhados, interes-sados. Tr. (45) 9909-8309ou 9933-4262.

MERCADO, vendo outroco, c/ estoque e benfei-torias, clientela formada,centro, Pato Bragado, va-lor a combinar. Tr. (45)9817-0708.

MOTOR, vendo, p/ Fus-ca, 1.300L, novo, comple-to, valor a combinar. Tr.(45) 9933-8934.

OFERTA DE TRABA-LHO p/ auxiliar de cozi-nha, interessadas. Tr. (45)9938-1174 com Carla.

PAINEL DE LED, vendo,3x2, p/ publicidade e pro-paganda, na rotatória daBandeira, MCR, valor acombinar, aceito troca porcarro ou terreno. Tr. (45)8802-5136 com Sandro.

PÁSSAROS, vendo, ca-toritas e canários, valor acombinar. Tratar pelo fone(45) 9985-3400 ou 3254-3025 com Nelli.

PROCURO casal p/ tra-balhar c/ ordenha de lei-te, c/ experiência e refe-rência, interessados. Tra-tar pelo fone (45) 9962-9682 ou 9134-0994.

VENDO, areia e pedra,carga fechada, R$ 35,00o metro. Tratar pelo fone(45) 9946-4733.

VENDO, lanchonete epastelaria, toda equipada,clientela formada, 4 anosde mercado, no centro,MCR, valor a combinar,aceito carro. Tr. (45) 9944-6310 ou 8831-9120 comLuis ou Haide.

VENDO, restaurante echoperia, c/ clientela for-mada, 4 anos no merca-do, próx. a futura instala-ção da Acimacar, MCR,valor a combinar, aceitocarro no negócio. Tr. (45)9972-5363.

AVIÁRIOS, vendo, 3,padrão Sadia, p/ 72.000frangos, motor geradornovo, poço artesiano, Li-nha Guaçu, Nova SantaRosa, valor a combinar. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

COBERTURAS, vendo,de cavalo, das raçasQuarto de Milha e PaintHorse, nas cores BaioAmarilho, Preto e Branco,Castanho e Branco, 3 ga-ranhões PO e POI, R$1.200,00 cada cobertura.Tr. (45) 3254-2730 ou 9800-1944 com Diego.

GADO, vendo, Nelore,PO, matrizes e tourinhos,linhagens Rambo da MN,Ranchi Ipê Ouro, BiteloSS, Basco da S.M, JeruPOI do Brumado e outros,valor a combinar. Tr. (45)3254-2730 ou 9800-1944com Diego.

PLANTADEIRA, vendo,ano 2011, Semeato, mo-delo Sol Tower, 9 linhas,valor a combinar. Tr. (45)3284-1036.

PLANTADEIRA, vendo,PSM 102, 9 linhas, c/ câm-bio, sulcador deslocavel,disco duplo p/ adubo, mar-cador de linha, valor a com-binar. Tr. (45) 8411-4133.

VACAS, vendo, Jersey,em lactação, valor a com-binar, preço de ocasião.Tr. (45) 9903-3594.

QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 Edição 4025 - O PRESENTE | 01

Continua

02 | O PRESENTE - Edição 4025 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015

Edição 4025 - O PRESENTE | 03QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAIS

04 | O PRESENTE - Edição 4025 EDITAIS QUARTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2015