01 aula7 op lidera

37
Opinão Pública Opinão Pública e Propaganda e Propaganda Liderança e democracia Liderança e democracia

Upload: artur-araujo

Post on 19-Dec-2014

483 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 01 Aula7 Op Lidera

Opinão Pública Opinão Pública e Propaganda e Propaganda

Liderança e democraciaLiderança e democracia

Page 2: 01 Aula7 Op Lidera

Recado importante: provaRecado importante: prova

As provas foram marcadas As provas foram marcadas inicialmente para os dias:inicialmente para os dias: 27 de outubro – turma da manhã27 de outubro – turma da manhã 29 de outubro – turma da noite29 de outubro – turma da noite

Vamos postergar a avaliação, de Vamos postergar a avaliação, de modo a ampliar o conteúdo modo a ampliar o conteúdo ministrado em classe. As provas vão ministrado em classe. As provas vão passar para os dias:passar para os dias: 17 de novembro – turma da manhã17 de novembro – turma da manhã 19 de novembro – turma da noite19 de novembro – turma da noite

Page 3: 01 Aula7 Op Lidera

Recado importante: exercícioRecado importante: exercício

Hoje teremos exercícios a Hoje teremos exercícios a serem feitos em sala de aulaserem feitos em sala de aula

Page 4: 01 Aula7 Op Lidera

Eleições: uma análiseEleições: uma análise

A política, compreendida como A política, compreendida como uma vocação, deve ser entendida uma vocação, deve ser entendida para também como algo que vai para também como algo que vai além do imediato jogo eleitoral: é além do imediato jogo eleitoral: é tanto um jogo de xadrez quanto tanto um jogo de xadrez quanto como uma corrida de 100 metros como uma corrida de 100 metros rasos.rasos.

Page 5: 01 Aula7 Op Lidera

Reconhecimento 1Reconhecimento 1

Qual a primeira meta de qualquer Qual a primeira meta de qualquer candidato? candidato?

Ser conhecido. Quanto mais Ser conhecido. Quanto mais pessoas conhecem o candidato, pessoas conhecem o candidato, melhor são as suas chances.melhor são as suas chances.

Page 6: 01 Aula7 Op Lidera

Reconhecimento 2Reconhecimento 2

O propósito de se tornar conhecido deve O propósito de se tornar conhecido deve ser uma prioridade do candidato muito ser uma prioridade do candidato muito antes da campanha eleitoral.antes da campanha eleitoral.

Entre outras tarefas, a missão do Entre outras tarefas, a missão do profissional de marketing político é, profissional de marketing político é, durante o pleito, ajudar o candidato a ser durante o pleito, ajudar o candidato a ser reconhecido.reconhecido.

Essa característica do processo político Essa característica do processo político tem se tornado cada vez mais acentuada tem se tornado cada vez mais acentuada com a consolidação da democracia com a consolidação da democracia brasileira.brasileira.

Page 7: 01 Aula7 Op Lidera

Basta ser reconhecido?Basta ser reconhecido? Não. Um candidato deve inspirar no seu Não. Um candidato deve inspirar no seu

público em potencial pelo menos um público em potencial pelo menos um desses quatro sentimentos:desses quatro sentimentos:

IdentificaçãoIdentificação AdmiraçãoAdmiração Gratidão Gratidão Boa expectativaBoa expectativa

Campanhas Campanhas contracontra candidatos costumam candidatos costumam usar justamente uma, duas ou todos esses usar justamente uma, duas ou todos esses três sentimentos para enfraquecer o três sentimentos para enfraquecer o potencial eleitoral do rival:potencial eleitoral do rival:

Desidentificação (identificação)Desidentificação (identificação) Desprezo (admiração)Desprezo (admiração) Ingratidão (gratidão)Ingratidão (gratidão) Má expectativa (boa expectativa)Má expectativa (boa expectativa)

Page 8: 01 Aula7 Op Lidera

Campanha de 2006Campanha de 2006

DesidentificaçãoDesidentificaçãoDesprezoDesprezoIngratidãoIngratidão

Má expectativaMá expectativa

Mas que papelão, disse que era do povo, só vi corrupção!

Que decepção! Pra essa gente, meu voto eu não dou não! Não! Não!

Page 9: 01 Aula7 Op Lidera

Campanha de 2006Campanha de 2006

IdentificaçãoIdentificaçãoAdmiraçãoAdmiraçãoGratidão Gratidão

Boa expectativaBoa expectativa

A voz de Deus é a voz do povoOlha Lula aí de novoLula é um grande presidenteE vai continuar com a genteNão troque o certo pelo duvidosoEu quero o Lula de novoNosso Brasil no rumo certoDeixa o homem trabalharO futuro não é mais incerto Deixa o homem trabalharNosso povo agora é quem decideLula vai continuarEu quero o Lula láDeixa o homem trabalharTá tudo andando direitinhoDeixa o homem trabalharEle trata o povo com carinhoEu quero o Lula láE a gente não tem porque mudar

Page 10: 01 Aula7 Op Lidera

Nesse contexto, o que Nesse contexto, o que é o voto?é o voto?

O conceito de voto, O conceito de voto, assim como a própria assim como a própria origem do poder político, origem do poder político, está vinculado a princípios está vinculado a princípios religiosos.religiosos.

O lingüista francês Émile O lingüista francês Émile Benveniste, ao estudar a palavra Benveniste, ao estudar a palavra “voto”, identificou no termo uma “voto”, identificou no termo uma relação “contratual” entre o devoto e relação “contratual” entre o devoto e a divindade: consagrava-se uma a divindade: consagrava-se uma oferenda em troca de um benefício oferenda em troca de um benefício da divindade.da divindade.

Émile BenvenisteÉmile Benveniste(1902 - 1976)(1902 - 1976)

Page 11: 01 Aula7 Op Lidera

A permuta dos santos

São José de porcelana vai morarna matriz da imaculada conceiçãoO bom José desalojado pode agora despertare acudir os seus fiéis sem terra sem trabalho e pão

Vai a Virgem de alabastro Conceiçãona carroça para a igreja do Bonfima Conceição incomodada, vai escutar nossa oraçãonos livrar da seca, da enxurrada e da estação ruim

Bom Jesus de luz neon sai do Bonfimpra capela de São Carlos Borromeuo Bom Jesus contrariado deve se lembrar enfimde mandar o tempo de fartura que nos prometeu

Borromeu pedra-sabão vai pro altarpertencente à Estrela-mãe de Nazaréa Nazaré vai de mudança pro mosteiro de São Joãoe o evangelista pra basílica de São José

Mas se a vida mesmo assim não melhoraros beatos vão largar a boa fée as paróquias com seus santos, tudo fora de lugarsanto que quiser voltar pra casa, só se for a pé

Page 12: 01 Aula7 Op Lidera

Compromisso e Compromisso e representaçãorepresentação

O voto se fundamenta em O voto se fundamenta em uma relação contratual: uma relação contratual: o voto nasce do um apoio o voto nasce do um apoio fundamentado em um compromisso.fundamentado em um compromisso.

E qual a natureza do compromisso E qual a natureza do compromisso no âmbito da política?no âmbito da política?

A representação.A representação.

Émile BenvenisteÉmile Benveniste(1902 - 1976)(1902 - 1976)

Page 13: 01 Aula7 Op Lidera

A representação na políticaA representação na política

O sentido mais profundo da O sentido mais profundo da representação no sistema político é representação no sistema político é o de “desempenhar papel ou o de “desempenhar papel ou qualidade de outro”.qualidade de outro”.

O jogo político é um jogo de O jogo político é um jogo de representação e isso não deve ser representação e isso não deve ser compreendido em um sentido compreendido em um sentido pejorativo: a representação política pejorativo: a representação política significa a capacidade de significa a capacidade de desempenhar papel ou qualidade de desempenhar papel ou qualidade de um ou mais grupos sociais.um ou mais grupos sociais.

Page 14: 01 Aula7 Op Lidera

Representação e força políticaRepresentação e força política

Quanto mais ampla a Quanto mais ampla a “representação”, maior o respaldo “representação”, maior o respaldo popular do político.popular do político.

No jogo político (mesmo em um No jogo político (mesmo em um regime não democrático), a perda de regime não democrático), a perda de representatividade implica o representatividade implica o esvaziamento da força política do esvaziamento da força política do candidato.candidato.

Daí o jogo de conquista do voto Daí o jogo de conquista do voto implicar os sentimentos de gratidão implicar os sentimentos de gratidão e de expectativa.e de expectativa.

Page 15: 01 Aula7 Op Lidera

A gratidão e o contratoA gratidão e o contrato

A gratidão é o fundamento contratual A gratidão é o fundamento contratual da representação política no da representação política no processo do voto. processo do voto.

Por isso tantas mensagens políticas Por isso tantas mensagens políticas enfatizam o “fulano fez, fulano fará”. enfatizam o “fulano fez, fulano fará”. Você “deve” votar no candidato Você “deve” votar no candidato porque ele te ajudou. Na hora do porque ele te ajudou. Na hora do voto, é o momento de o eleitor voto, é o momento de o eleitor retribuir a ajuda, mostrar-se grato.retribuir a ajuda, mostrar-se grato.

Page 16: 01 Aula7 Op Lidera

A expectativa e o contratoA expectativa e o contrato

A expectativa é outra base contratual A expectativa é outra base contratual da representação política no processo da representação política no processo do voto. do voto.

O eleitor escolhe um candidato com O eleitor escolhe um candidato com base na expectativa de que ele o base na expectativa de que ele o beneficie, seja como indivíduo, seja beneficie, seja como indivíduo, seja como representante de um segmento como representante de um segmento social, econômico ou geográfico.social, econômico ou geográfico.

Exemplos:Exemplos: Se eleito, vou te contratar (clientelismo)Se eleito, vou te contratar (clientelismo) Se eleito, vou defender os trabalhadoresSe eleito, vou defender os trabalhadores Se eleito, vou estimular a agriculturaSe eleito, vou estimular a agricultura Se eleito, vou trazer mais verbas para Se eleito, vou trazer mais verbas para

CampinasCampinas

Page 17: 01 Aula7 Op Lidera

O voto e o “pós-venda”O voto e o “pós-venda”

O “pós-venda” é um dos maiores O “pós-venda” é um dos maiores desafios do marketing eleitoral: há desafios do marketing eleitoral: há uma grande defasagem entre os uma grande defasagem entre os compromissos assumidos pelos compromissos assumidos pelos candidatos e o modo que eles são e candidatos e o modo que eles são e se comportam na arena política após se comportam na arena política após obter a oportunidade de assumir o obter a oportunidade de assumir o poder.poder.

Page 18: 01 Aula7 Op Lidera

Desilusão e amadurecimentoDesilusão e amadurecimento

Essa é a origem da Essa é a origem da desilusão com a desilusão com a classe política em classe política em todas as dimensões todas as dimensões do espectro do espectro ideológicos. ideológicos.

O efeito colateral O efeito colateral dessa atitude é, na dessa atitude é, na sociedade brasileira, sociedade brasileira, um aumento no nível um aumento no nível de exigência por parte de exigência por parte do eleitor.do eleitor.

Page 19: 01 Aula7 Op Lidera

““Democracia, Liderança, Democracia, Liderança, Compromisso”, de GalbraithCompromisso”, de Galbraith Para Galbraith, o mundo Para Galbraith, o mundo

contemporâneo vive contemporâneo vive uma fase de mudança de uma fase de mudança de valores positiva. valores positiva. ““O homem branco não O homem branco não

mais acredita que ele mais acredita que ele foi feito pela natureza foi feito pela natureza ou enviado pelos céus para ou enviado pelos céus para governar aqueles que são negros, governar aqueles que são negros, pardos ou amarelos”.pardos ou amarelos”.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 20: 01 Aula7 Op Lidera

Liderança, palavra-chave do jogo Liderança, palavra-chave do jogo político na maioria dos paísespolítico na maioria dos países

O jogo político para o autor, na O jogo político para o autor, na maioria das sociedades, é maioria das sociedades, é fundamentado no papel de fundamentado no papel de liderança. Fundamenta-se na liderança. Fundamenta-se na capacidade de escolher líderes capacidade de escolher líderes que comandem o poder público.que comandem o poder público.

A exceção é o governo suíço, A exceção é o governo suíço, cujo regime político é baseado cujo regime político é baseado na participação popular, que se manifesta na participação popular, que se manifesta principalmente na forma de referendo. principalmente na forma de referendo. Cada cidadão é responsável pelo destino Cada cidadão é responsável pelo destino do país ao manifestar-se.do país ao manifestar-se.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 21: 01 Aula7 Op Lidera

Liderança, palavra-chave do jogo Liderança, palavra-chave do jogo político na maioria dos paísespolítico na maioria dos países

Para Galbraith, os estilos Para Galbraith, os estilos de governo nos EUA e de governo nos EUA e Reino Unido Reino Unido (acrescento (acrescento aqui Brasil)aqui Brasil) são são marcados pelo pelo marcados pelo pelo princípio da liderança.princípio da liderança. ““Nós não resolvemos o poder por Nós não resolvemos o poder por

nós mesmos; em vez disso, nós mesmos; em vez disso, procuramos o homem ou a mulher procuramos o homem ou a mulher que poderá fazê-lo. A nossa não é que poderá fazê-lo. A nossa não é uma política do povo, mas sim uma uma política do povo, mas sim uma política de governantes”.política de governantes”.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 22: 01 Aula7 Op Lidera

O estilo fundamentado na O estilo fundamentado na liderançaliderança O autor destaca que o O autor destaca que o

fundamento do Poder Legislativo fundamento do Poder Legislativo nos EUA e Reino Unido é muito nos EUA e Reino Unido é muito mais o de informar do que o mais o de informar do que o imaginado por Montesquieu e imaginado por Montesquieu e que dá nome ao regime: a que dá nome ao regime: a essência do parlamento é mais essência do parlamento é mais informar que legislar.informar que legislar.

As intervenções de Eduardo Suplicy e As intervenções de Eduardo Suplicy e das CPIs mostra que no Brasil a situação das CPIs mostra que no Brasil a situação não é muito diferente do que acontece lá não é muito diferente do que acontece lá fora, no que o autor complementa:fora, no que o autor complementa: ““Nos EUA, política significa escolher o Nos EUA, política significa escolher o

presidente”.presidente”.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 23: 01 Aula7 Op Lidera

Escolha de candidatos é jogo Escolha de candidatos é jogo político de ‘caciques’político de ‘caciques’ Galbraith descreve em seu Galbraith descreve em seu

livro que a decisão das livro que a decisão das candidaturas políticas, candidaturas políticas, enfatizando as majoritárias, enfatizando as majoritárias, ocorre no alto comando dos ocorre no alto comando dos partidos. É coisa de caciques partidos. É coisa de caciques políticos. políticos.

Em São Paulo, o comando do PSDB Em São Paulo, o comando do PSDB escolheu Kassab para disputar a escolheu Kassab para disputar a prefeitura. A rebeldia de Alckmin foi prefeitura. A rebeldia de Alckmin foi punida com o esvaziamento do apoio punida com o esvaziamento do apoio político interno.político interno.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 24: 01 Aula7 Op Lidera

Poder econômico dita o Poder econômico dita o processo políticoprocesso político

Galbraith destaca que o Galbraith destaca que o poder econômico é o poder econômico é o grande ator por trás do grande ator por trás do sistema político sistema político contemporâneo nos EUA.contemporâneo nos EUA. ““O nosso sistema eleitoral dá poderes ao O nosso sistema eleitoral dá poderes ao

eleitor. E, não se tenha a menor dúvida, eleitor. E, não se tenha a menor dúvida, dá poder ao dinheiro. O povo é numeroso, dá poder ao dinheiro. O povo é numeroso, os ricos são apenas alguns. Mas acontece os ricos são apenas alguns. Mas acontece que os políticos precisam de dinheiro. E que os políticos precisam de dinheiro. E os que estão bem de vida são muito mais os que estão bem de vida são muito mais influentes do que a média das pessoas”.influentes do que a média das pessoas”.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 25: 01 Aula7 Op Lidera

Qual é a natureza da Qual é a natureza da liderança?liderança? Para Galbraith, liderança Para Galbraith, liderança

nasce a partir de uma certa nasce a partir de uma certa capacidade política de capacidade política de entender as demandas entender as demandas coletivas. coletivas. Todos os líderes sempre tiveram uma Todos os líderes sempre tiveram uma

característica em comum: é a vontade característica em comum: é a vontade de enfrentar inequivocamente os de enfrentar inequivocamente os maiores anseios de seu povo no seu maiores anseios de seu povo no seu tempo.tempo.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 26: 01 Aula7 Op Lidera

Qual é a natureza da Qual é a natureza da liderança?liderança? O discurso político que O discurso político que

cativa é aquele que, de cativa é aquele que, de alguma maneira, encarna alguma maneira, encarna uma determinada vontade uma determinada vontade popular, uma vontade da popular, uma vontade da opinião pública, que pode ser:opinião pública, que pode ser: Justiça social, ordem, tolerância, paz, Justiça social, ordem, tolerância, paz,

prosperidade etc.prosperidade etc.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 27: 01 Aula7 Op Lidera

O desafio Hoover x O desafio Hoover x RooseveltRoosevelt A eleição de 1932 nos EUA A eleição de 1932 nos EUA

foi marcada por um duelo foi marcada por um duelo eleitoral. De um lado, o já eleitoral. De um lado, o já presidente Hebert Hoover presidente Hebert Hoover (Republicano) e, de outro, (Republicano) e, de outro, o democrata Franklin Roosevelt.o democrata Franklin Roosevelt.

Enquanto o detentor do cargo garantia, a Enquanto o detentor do cargo garantia, a cada minuto, que a crise econômica havia cada minuto, que a crise econômica havia passado, o opositor enfatizava o problema passado, o opositor enfatizava o problema que o país enfrentava.que o país enfrentava.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Hebert Hoover1874-1964

Franklin Roosevelt1882 – 1945

Page 28: 01 Aula7 Op Lidera

O culto contra O culto contra o “ignorante”o “ignorante” Hoover era considerado um Hoover era considerado um

homem culto e altamente homem culto e altamente preparado. Já Roosevelt preparado. Já Roosevelt era um político que sofria era um político que sofria de paralisia infantil (o que de paralisia infantil (o que poucos sabiam) e considerado uma poucos sabiam) e considerado uma pessoa pouco culta, apesar de pessoa pouco culta, apesar de agradável.agradável.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Hebert Hoover1874-1964

Franklin Roosevelt1882 – 1945

Page 29: 01 Aula7 Op Lidera

A vitória...A vitória...

A eleição de 1933 foi vencida A eleição de 1933 foi vencida com facilidade por Franklin com facilidade por Franklin Roosevelt.Roosevelt.

Galbraith atribui o sucesso do Galbraith atribui o sucesso do líder, que venceu mais três líder, que venceu mais três eleições presidenciais, não ao eleições presidenciais, não ao fato de ser uma pessoa agradável fato de ser uma pessoa agradável e “boa de papo”. e “boa de papo”.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Hebert Hoover1874-1964

Franklin Roosevelt1882 – 1945

Page 30: 01 Aula7 Op Lidera

O “segredo” sucesso: O “segredo” sucesso: liderançaliderança

O que fez Roosevelt O que fez Roosevelt vencer o pleito, assim vencer o pleito, assim como os demais, foi como os demais, foi sua disposição em sua disposição em enfrentar a crise.enfrentar a crise.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Hebert Hoover1874-1964

Franklin Roosevelt1882 – 1945

Page 31: 01 Aula7 Op Lidera

Encarar desafios, a Encarar desafios, a missão do lídermissão do líder Negar problemas, recusar-se Negar problemas, recusar-se

a ver desafios, é uma a ver desafios, é uma grande ameaça ao potencial grande ameaça ao potencial político de qualquer político de qualquer candidato. candidato.

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Hebert Hoover1874-1964

Franklin Roosevelt1882 – 1945

Page 32: 01 Aula7 Op Lidera

Só o medo a se temerSó o medo a se temer

Franklin Roosevelt1882 – 1945

1° discurso de Roosevelt como presidente

Campanha de José Serra para presidente, em 2002

Page 33: 01 Aula7 Op Lidera

Um fenômeno Um fenômeno pitorescopitoresco Walter Lippmann, um Walter Lippmann, um

dos maiores dos maiores especialistas do século especialistas do século XX em opinião pública, XX em opinião pública, analisou a disputa analisou a disputa Roosevelt X Hoover. Ele Roosevelt X Hoover. Ele concluiu na ocasião que concluiu na ocasião que Roosevelt não teria a menor Roosevelt não teria a menor chance diante de alguém tão inteligente e chance diante de alguém tão inteligente e preparado como Hoover. preparado como Hoover.

Ele errou.Ele errou.

Walter Lippman (1889-1974)

Page 34: 01 Aula7 Op Lidera

O caso NehruO caso Nehru

Nehru (1889 – 1964) Nehru (1889 – 1964) foi o principal líder da foi o principal líder da independência independência indiana ao lado de indiana ao lado de Gandhi. Formou-se em Gandhi. Formou-se em Cambridge, na Inglaterra e Cambridge, na Inglaterra e pertencia à elite cultural do pertencia à elite cultural do país dele, destacando-se país dele, destacando-se pelo refinamento dos modos pelo refinamento dos modos e das atitudes nos ambientes e das atitudes nos ambientes sociais refinados.sociais refinados.

Nehru foi um dos militantes Nehru foi um dos militantes anti-racistas mais importantes anti-racistas mais importantes do cenário político mundial. do cenário político mundial.

Nehru à esq. Nehru à esq. (1889 – 1964) e Gandhi(1889 – 1964) e Gandhi

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 35: 01 Aula7 Op Lidera

O orgulho de ser O orgulho de ser indianoindiano Nehru tornou-se, seja na Nehru tornou-se, seja na

Europa, seja na Índia, Europa, seja na Índia, um militante do orgulho um militante do orgulho de ser indiano.de ser indiano. O discurso oficial de O discurso oficial de

sua época era que sua época era que os indianos eram os indianos eram inferiores aos ingleses. inferiores aos ingleses. Ele fazia questão de usar Ele fazia questão de usar trajes tradicionais da Índia trajes tradicionais da Índia e deixar evidente a cor da pele dele.e deixar evidente a cor da pele dele.

O segredo da transformação de O segredo da transformação de Nehru em líder político Nehru em líder político consagrado na Índia estava no consagrado na Índia estava no compromisso com as causas compromisso com as causas da independência e do culto da independência e do culto à auto-estima do povo indiano.à auto-estima do povo indiano.

Nehru à esq. Nehru à esq. (1889 – 1964) e Gandhi(1889 – 1964) e Gandhi

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 36: 01 Aula7 Op Lidera

Compromisso e atitudeCompromisso e atitude

Uma das características Uma das características que consagram a que consagram a liderança é: liderança é: o conjunto de o conjunto de

compromissos que ela compromissos que ela assume e assume e

a atitude diante a atitude diante desses compromissosdesses compromissos

Nehru foi o grande líder da Nehru foi o grande líder da Índia durante a guerra pela Índia durante a guerra pela independência do Reino Unido. independência do Reino Unido. Quando o país se viu à Quando o país se viu à beira da Guerra Civil entre beira da Guerra Civil entre hindus e muçulmanos, o líder hindus e muçulmanos, o líder da nação não sabia lidar da nação não sabia lidar com o fato.com o fato.

Nehru à esq. Nehru à esq. (1889 – 1964) e Gandhi(1889 – 1964) e Gandhi

John Kenneth Galbraith

1908 - 2006

Page 37: 01 Aula7 Op Lidera

Pergunta da aula de hojePergunta da aula de hoje

Qual o sentido da Qual o sentido da representação no jogo político? representação no jogo político? Explique.Explique.

(redação em duplas)(redação em duplas)