01 31 2015

44

Upload: o-presente-ltda

Post on 07-Apr-2016

325 views

Category:

Documents


47 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

TODOS FICARAM ADMIRADOSCOM SEU ENSINAMENTO

E AUTORIDADEA primeira parte da vida pública de Jesus acon-

teceu na Galileia, região Norte de Israel. O cenáriodo nosso evangelho é a cidade de Cafarnaum,situada às margens do Mar da Galileia. A sinagogafica a poucos metros da casa de Simão e André,onde Jesus passou a morar, depois que deixou asua aldeia, Nazaré.

Sábado é um dia sagrado para os israelitas, “diade descanso como ordenou Deus” (Ex 20,8-11); diapara relembrar as grandes ações de Deus na cami-nhada com seu povo no intuito de libertá-lo e salvá-lo. Depois da destruição do templo, durante o exílio,os israelitas se reuniam na sinagoga para rezar e leros livros da lei. Tornou-se, então, um lugar de reu-nião para a liturgia de sábado e interpretação da lei.

Ensinar na sinagoga significava, nesta época,explicar e atualizar a lei na vida cotidiana dosjudeus. Por isso Jesus está ali segundo o costumeda sua religião.

Marcos insiste em afirmar que Jesus inicia suamissão num dia sagrado para os judeus, sábado,num lugar também sagrado, em uma sinagoga,onde ensina como um verdadeiro mestre, com au-toridade. É ali que Jesus fala pela primeira vez comomestre. Seu ensinamento revela uma autoridadepessoal, diferente daquela dos outros mestres, eprovoca admiração.

De repente a realidade sagrada é transformadapela presença de “um homem possuído por umespírito mau”. Naquele tempo qualquer doença quealterasse o comportamento das pessoas era con-siderada como “possessão demoníaca”. Eram os“espíritos maus” que se apropriavam dos homense os tornavam prisioneiros. As pessoas afetadaspor esses males deixavam de cumprir a lei (asnormas corretas de convivência social e religiosa)e ficavam numa situação de “impureza” - isto é,afastadas de Deus e da comunidade. Na perspec-tiva dos contemporâneos de Jesus, esses “espíri-tos maus” que afastavam os homens de Deustinham um poder absoluto, que ninguém conseguiavencer. Acreditava-se que só Deus, com o seu podere autoridade absolutos, era capaz de vencer os“espíritos maus” e devolver aos homens a vida e aliberdade perdidas.

A presença de Jesus provoca uma reação nestehomem: ele grita, tem medo e reconhece Jesuscomo o Messias, o Santo de Deus. Jesus, então, ointimida e liberta o homem de seu sofrimento como poder de suas palavras, revelando nesta atitude asua missão: a libertação que Deus quer oferecer àhumanidade está acontecendo através d’Ele. O“Reino de Deus” instalou-se no mundo. Jesus,cumprindo o projeto libertador de Deus, pela suapalavra e pela sua ação, renova e transforma emhomens livres todos aqueles que vivem prisionei-ros do egoísmo, do pecado e da morte.

O “homem com um espírito impuro” representatodos os homens e mulheres, de todas as épocas,cujas vidas são controladas por esquemas de ego-ísmo, de orgulho, de autossuficiência, de medo, deexploração, de exclusão, de injustiça, de ódio, deviolência, de pecado. O Evangelho deste domingo(1º) garante-nos, porém, que Deus não desistiu dahumanidade, que Ele não se conforma com o fatode os homens trilharem caminhos de escravidão,e que insiste em oferecer a todos a vida plena. Épara essa humanidade prisioneira de uma culturade morte, que caminha à margem de Deus e dassuas propostas, que aposta em valores efêmerose escravizantes que os discípulos são enviados,que hoje nós somos enviados a anunciar a BoaNova da salvação que é Jesus Cristo. “Arrependei-vos e crede no Evangelho”.

* O autor é bispo da Diocese de Toledo

[email protected]

Show Rural vem aí02 | O PRESENTE EDITORIAL SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Todos os anos, em fevereiro, os olhares demuita gente se voltam para o Show Rural, rea-lizado em Cascavel. O evento, considerado umadas maiores feiras agrícolas do país, recebe mi-lhares de visitantes. Em 2015 não será diferente.De segunda (02) a sexta-feira (06), no ParqueTecnológico da Coopavel, mais uma vez agricul-tores, de grandes ou pequenas propriedades, enão só da região, mas de diferentes partes doBrasil e visitantes de outros países, estarão lápara conferir as novidades em sementes, insu-mos, máquinas agrícolas, tecnologia de preci-são, avicultura e pecuária. São esperadas cercade 220 mil pessoas nos cincodias. E elas terão muito a visi-tar. Serão 480 expositores, 40a mais que em 2014 - a maioriado setor de agronegócio.

Não vai faltar oportunida-de para conferir lançamentos,resultados de pesquisas, meto-dologias que estão dando certono campo, produtos e equipa-mentos com tecnologia de pon-ta e opções que garantem mai-or produtividade. Sem dúvida,o Show Rural é sempre umavitrine tecnológica de encher osolhos para quem é ligado ao agronegócio, cominformação de qualidade e crédito facilitado.

Devido à grandiosidade do evento e ao núme-ro de pessoas que ele atrai, empresas de todos osportes fazem questão de marcar presença paradivulgar suas marcas e comercializar seus pro-dutos. Mas não são só elas, os políticos em geraltambém adoram prestigiar o Show Rural e man-ter um contato mais próximo com seus eleitores.

Quando é ano eleitoral, então, isso fica aindamais evidente. Todo dia “chove” político cami-nhando pelas ruas do Parque Tecnológico Coopa-vel, querendo medir e melhorar a popularidade,de olho nos votos que pretende somar meses

depois. É cumprimento daqui, aceno dali, pausapara fotos e por aí vai.

Quando não é ano eleitoral, porém, a agenda devisitas de autoridades não fica tão recheada. Nesteano, por exemplo, que não teremos campanha, hámuito político que não vai dar o ar da graça emCascavel, como fez em 2012 e/ou em 2014.

Beto Richa, por ser governador, não tem comofugir à regra. Vai prestigiar o evento na terça-feira (03), juntamente com alguns integrantesdo seu secretariado. Já a presidenta Dilma Rous-seff e sua ministra da Agricultura, Katia Abreu,não devem pousar por essas bandas. Katia vai

casar neste fim de semana eestará em lua de mel e a presi-denta não tem viagem previstana próxima semana.

Diante do atual quadro dosgovernos, após aumento de im-postos, tarifaços etc, os chefesdo Executivo não se sentemmuito confortáveis em partici-par de certos eventos; preferemficar mais reclusos e evitar umcontato mais direto com o povo.Medidas impopulares sempregeram uma série de transtor-nos, os quais Dilma, Beto e suas

equipes estão tendo que lidar, então, aparecer empúblico, nessas horas, depois de reajustes genera-lizados, definitivamente não é a melhor opção.Eles nunca sabem o que podem encontrar, o quepodem ver ou ouvir.

Mas, nem sempre é possível deixar a poeirabaixar. As políticas de governos seguem e a agen-da de compromissos também. Por isso, quandonão dá para evitar, é mostrar a cara e ponto.

Quem é político sabe que não é possível somen-te obter bônus; sempre há o ônus e é preciso estara postos para encará-lo.

Vamos ver como o público do Show Rural vaiolhar para os políticos que por lá passar.

Medidas impopularessempre geram uma série

de transtornos, então,aparecer em público, nessashoras, depois de reajustes

generalizados,definitivamente não

é a melhor opção para osgovernantes. Eles nunca

sabem o que podemencontrar, o que

podem ver ou ouvir

O PRESENTE | 03SÁBADO,31 DE JANEIRODE 2015

O mais experienteO mais experienteO mais experienteO mais experienteO mais experienteO deputado es tadual E l io Rusch

(DEM) assume amanhã (1º) seu 7ºmandato consecutivo. Dentre os de-putados reeleitos e os novos quetomarão posse, não há nenhum par-lamentar na Assembleia Legislati-va que tenha assumido mandatoantes de 1990, ano em que somentetrês dos atuais deputados - Elio Rusch,Plauto Miró e Nelson Justus (todosdo DEM) - entraram na Casa.

“DECANO”

Com a mudança ocorridano quadro da Assembleiae a posse dos 54 deputa-dos eleitos, Elio Ruschserá o político de mai-or experiência no Le-gislativo paranaensee também o que con-quistou o maior nú-mero de mandatosconsecutivos. “Aconfiança dos elei-tores que votaramem mim, o apoiode minha famíliae da minha equipe, e a humildade constante nestes 38 anos de caminhada políticaé o que me trouxeram até aqui e formam o compromisso que rege o meutrabalho”, destaca.

38 ANOS DE VIDA PÚBLICA

Elio Rusch começou sua vida pública há 38 anos, em 1976, quando foi eleitovereador em Marechal Cândido Rondon pela primeira vez, com 1.382 votose apenas 24 anos de idade. Por 14 anos ininterruptos ele serviu a populaçãorondonense, até que em 1990 disputou e conquistou pela primeira vez umacadeira na Assembleia. Ao todo, Elio Rusch já recebeu 264.721 votos durantesua trajetória política.

EleiçãoCom a posse dos deputados estaduais eleitos e reeleitos em

outubro de 2014, em cerimônia marcada para amanhã (1º),acontece também a eleição da mesa diretora que comandaráos trabalhos na Assembleia Legislativa no biênio 2015/2016.

O caminho traçado segue tranquilamente para a eleiçãode Ademar Traiano (PSDB), que era o líder do governo nalegislatura passada, como novo presidente. Outra mudançaé que a mesa deve ser composta ainda pelo 1º vice-presidenteJonas Guimarães (PMDB).

Outros dois cargos permanecem com os atuais titulares:Plauto Miró (DEM) como secretário e o rondonense AdemirBier (PMDB) como 2º secretário.

Comentário do dia“Desta vez morri de morte matada e cheguei a essa conclusão porque no fim

do ano passado não recebi a enxurrada de cartões e tampouco os rios deagendas e calendários”. Do deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) às

vésperas de deixar a Câmara.

Para ampliar horizontesO secretário estadual do Desenvolvimento Urbano (Sedu), Ratinho Junior, estará

na manhã de segunda-feira (02) no Show Rural Coopavel, em Cascavel. “Vouconhecer as novidades, os avanços em maquinários e no agronegócio nacional einternacional, além de verificar as alternativas das diversas linhas de crédito dispo-níveis, para ampliar ideias e ajudar nosso povo em seus municípios”, disse.

O governador Beto Richa, por sua vez, marca presença na terça-feira (03). Já ochefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, vai bater ponto quase todos os dias.

Nova dataO Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) confirmou ontem

(30) que foi agendada uma nova data para a abertura daspropostas do procedimento licitatório, via concorrência, visandoà construção do edifício do Fórum da Comarca de MarechalCândido Rondon. A informação consta em ofício circular assina-do pela chefe da Divisão de Licitações do Departamento doPatrimônio do TJ-PR, Janete Lulek.

Inicialmente, a data da abertura das propostas estava agenda-da para o último dia 22. Como foi adiada, agora ocorrerá no dia05 de março, às 13 horas, ou no primeiro dia útil subsequente, nahipótese de não haver expediente nessa data.Deputado Elio Rusch será empossado amanhã (1º) para o 7º mandato

consecutivo na Assembleia: ao todo, são 38 anos de vida pública

AUSÊNCIAO Show Rural Coopavel começa segunda-feira (02) e

prossegue até sexta-feira (06). Durante a semana, emtorno de 220 mil visitantes são esperados na estruturalocalizada às margens da BR-277, na saída de Cascavel.

Mas uma coisa tem chamado atenção. No ano pas-sado, em ano eleitoral, a presidenta Dilma Rousseffmarcou presença na programação. Neste ano, nem sinalde que ela vai desembarcar em solo paranaense.

Outro fato que chama ainda mais atenção é a ausênciada ministra da Agricultura, Kátia Abreu. Ao menos naagenda de autoridades seu nome não aparece. Como elase casa neste fim de semana, o argumento é de que nãoparticipará porque es-tará em lua de mel.Ora essa!

Já nos outrosanos a presençado ministro daAgricultura eracerta...

Arquivo/OP

Div

ulg

açã

o

[email protected]

04 | O PRESENTE SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

JAIRO EDUARDO

Toledo x Cascavel já protagonizaramum dos maiores clássicos regionais. EraCobra x Porco, o Clássico da Soja. Adisputa agora, se existe, está em outroscampos, com momentânea desvantagempara a autodenominada “Capital do Oes-te”. Estima-se um placar de 7x1, de tristelembrança. Eles, os toledenses, são oscarrascos alemães. Vamos aos gols decada equipe: a implantação de novas regiõesmetropolitanas estava travada porque,segundo a lenda, lideranças do vizinhonão aceitavam pertencer à Região Metro-politana de Cascavel. Então, o Iguaçu esua maioria na Assembleia tiveram queceder e criar duas regiões, a de Toledo ea de Cascavel: 1x0 para os porcos. Lunitti,o prefeito supermercadista, concedeuentrevista na Rádio T e relatou o vigor dascontas públicas em Toledo. Na mesmasemana, Edgar Bueno acenou com maisum arrocho por dificuldades de caixa: 2x0.A Câmara de Toledo, com apenas doisvereadores a menos, funciona com a me-tade dos cargos comissionados e asses-sores: 3x0. Diário local publicava nestasemana que os agricultores cascavelen-ses se mobilizam para arrumar as estra-das em mutirão, por conta própria. EmToledo, há 230 quilômetros de estradasrurais pavimentadas: 4x0. A cobra semovimenta para ampliar o número de va-gas dos cursos de Medicina. No campusde Cascavel da Unioeste, o número decadeiras está estagnado e ainda precisa-mos dividir os já parcos recursos com ocurso similar (ou genérico) de FranciscoBeltrão. Nesta semana, Lunitti divulgouum ofício em que a Universidade Federaldo Paraná (UFPR) aceita a área doadapelo município para implantar um curso deMedicina no município: 5x0. O TeatroMunicipal de Cascavel está projetado faz24 anos. E continua espelhando o nada alina Rio de Janeiro. O de Toledo é um dosmais imponentes do Brasil, está pronto há15 anos, construído com dinheiro de emen-da parlamentar em apenas dois anos: 6x0.Com inserções diárias na Globo, empre-

Luciano Hang anuncia desistência da nova loja na Tancredo

endedores toledenses anunciam um “big”shopping lá, o segundo da cidade. Aqui, oCatuaí permanece no esqueleto: 7x0.

Ôpa, falta o nosso gol de honra! O FCCascavel, através da iniciativa privadamovida por um grupo de abnegados, retor-nou à primeira divisão do Paranaense emontou uma equipe competitiva, patroci-nada por grandes empresas como Euca-tur, Havan e Sicredi. O futebol do Porcoestá na segunda divisão: ok, se serve deconsolo, 7x1.

HAVAN DESISTE - O empresário Lu-ciano Hang comunicou ao Pitoco, na últimaterça-feira (27), que desistiu da compra daárea dos Mylla, nas margens da AvenidaTancredo Neves. O negócio estava fecha-do. Então surgiu um casal de moradores daregião reivindicando usucapião da área.Eles pedem 48 mil metros quadrados. Te-riam pedido R$ 1,5 milhão para um “acerto”extrajudicial. “Não pago e os Mylla tambémnão vão pagar. Está desfeito o negócio”,disse Hang.

O local receberia uma megaloja de 17mil metros quadrados, uma réplica gigan-te da estátua da liberdade - que poderiaser vista da BR 277 - e R$ 50 milhões deinvestimento. Com o impasse, Cascavelperde também a destinação de uma áreade dez mil metros quadrados para ampli-ação do Hospital Universitário e 300 pos-tos de trabalho.

Edi tor ia lPodemos, se procurarmos, encontrar inúmeros itens em que Cascavel sesobrepõe a Toledo. Porém, o objetivo não é confrontar as cidades coirmãs,cujas economias são complementares e não concorrentes. A questão é derepresentação política. Em Toledo, quando fecham as urnas, movidas pelopragmatismo - que não dispensa alguma dose de cinismo -, as liderançasse unem no entorno das causas do município. Em Cascavel, asdesavenças, ódios, ressentimentos e vaidades se sobrepõem ao interessepúblico e ninguém consegue juntar a representação política no entorno deuma causa. Eis a diferença fundamental entre “cobras e porcos”.

Divulgação

Vizinho mete7x1 em Cascavel

Teatro de Toledo foi construído em dois anos

CASCAVEL, 27 DE JANEIRO DE 2015

Foi por sugestão de um leitor que a palavra“Cascavel” surgiu na frente da data, logoabaixo do logotipo do Pitoco. A ideia partiu doRomero, urologista que ia fundo, e nos deixouano passado. Doutor também das letras e daspalavras, Romero admirava Érico Veríssimo, ogaúcho que eternizou o seguinte mantra naobra Solo de Clarineta: “tem me animado aideia de que o menos que o escritor podefazer, numa época de atrocidades e injustiçascomo a nossa, é acender a sua lâmpada,fazer luz sobre a realidade de seu mundo,evitando que sobre ele caia a escuridão,propícia aos ladrões, aos assassinos e aostiranos. Sim, segurar a lâmpada a despeito danáusea e do horror. Se não tivermos umalâmpada elétrica, acendamos o nosso toco devela ou, em último caso, risquemos fósforosrepetidamente, como um sinal de que nãodesertamos do nosso posto”.A propósito, foi num 27 de janeiro, em 1880,que Thomas Edison patenteou a lâmpadaelétrica. Foi em 27 de janeiro que o ExércitoSoviético libertou os judeus no campo de extermínio de Auschwitz. Até hoje, nestadata, celebra-se o Dia da Recordação do Holocausto.Veja outros fatos de 27 de janeiro: a Capital do Brasil saiu de Salvador e foi para o Rio,em 1763. Começou a Guerra do Paraguai, em 1865. A Apple lança o Ipad (2010). Foi em27 de janeiro que nasceram o músico erudito austríaco Mozart e o capitão do Titanic,Edward Smith. Foi no vigésimo sétimo dia de janeiro que morreram 242 jovens noincêndio da Boate Kiss. É o Dia da Mãe Terra, segundo tradição romana.Em 27 de janeiro de 1997 nascia o newsletter Pitoco. Fato que talvez não mereçaregistro histórico e nem pode ser comparado com os acontecimentos relatados, mas,tal qual preconiza Veríssimo, mantém sua lâmpada acesa a despeito da náusea e dohorror que o ato de ler ideias diferentes possa gerar em alguns.Não deixa de ser um feito memorável o panfleto chegar à maioridade, escapando doelevado índice de mortalidade infantil relegado aos veículos impressos alternativos.Notadamente em um caldo de cultura que estranha o diferente, em que amplos setoresconsideram um gasto expressivo dispender algum caraminguá para ler jornal, quandonão, perda de tempo.É neste cenário adverso, em que a imprensa escrita se vê ameaçada pelo conteúdogratuito e raso da internet - quando não pelos fuzis de fanáticos - que o Pitococompletou 18 anos em 27 de janeiro de 2015.

EM TEMPO: nos 6.570 dias que se seguiram após a fundação do Pitoco, em suas1.857 edições, seguramente acertamos e erramos. Reconhecendo nossas fragilidades,não reivindicamos a condição de melhores que os demais. Nos basta sermosdiferentes. Para tanto, impõe-se à cada edição o desafio de provar que é possível dizermuito com poucas palavras. E continuar merecendo sua confiança. Obrigado leitor(a)!

ANÁLISE - O criador que escreve sobre a criatura sempre incorre no risco deparecer pedante, presunçoso, soberbo. Porém, poucas vezes a data de aniversário doPitoco coincidiu com o dia em que o newsletter circula. Daí o momento oportuno paraum apelo: prestigie a imprensa local. Não precisa ser o meu, mas assine um jornal ourevista local. A mobilização na França pós fuzilamento dos chargistas - quando a pastade assinantes do Charlie Hebdo saltou de sete mil para 120 mil em uma semana -mostra a relevância que os cultos imputam ao jornalismo impresso local e à liberdadede expressão. De nossa parte, por pelo menos mais 18 anos, mantemos a intenção deacender nosso toco de vela ou, em último caso, riscar fósforos repetidamente, comoum sinal de que não desertamos do nosso posto.

O dia em que Thomas Edisonacendeu sua lâmpada e vieram à luzMozart e o comandante do Titanic

Falou e disse“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser,mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

(Voltaire, filósofo francês / 1694-1778)

Sob nova direçãoO jornalista Jadir Zimmermann assume a direção dos jornais “O Paraná”, “Hoje” e “Tribuna”,todos inclusos no processo de falência da Diplomata. Jadir vem de Marechal Cândido Rondon,onde atuou uma década no jornal “O Presente”. Ele foi indicado pelo administrador judicial, edirige a transição até o leilão dos jornais. A propósito, o juiz acaba de incluir no processofalimentar o Instituto Alfredo Kaefer.

Damaceno retratou alonga caminhada

Divulgação

O PRESENTE | 05SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

Deputados e senadores serão empossados amanhãNo mesmo dia a Câmara Federal e o Senado elegem suas novas mesas diretoras

CONGRESSO NACIONAL

A posse dos candidatoseleitos para ocupar as 513cadeiras da Câmara dos De-putados ocorre amanhã (1º).Às 10 horas, em sessão pre-paratória, o deputado MiroTeixeira (PROS-RJ), o maisidoso entre os com maiornúmero de mandatos, pro-clamará o nome dos eleitos etomará deles o compromis-so de “defender e cumprir aConstituição, observar asleis, promover o bem geraldo povo brasileiro e susten-tar a união, a integridade e aindependência do Brasil”.

Entre os que tomarão pos-se, 289 são deputados reelei-tos, 26 já tiveram mandatoem algum momento e 198são novos deputados - quechegam à Câmara Federalpela primeira vez. A grandemaioria dos eleitos é homem(462), possui Ensino Superi-or completo (410) e tem en-tre 51 e 60 anos (187). Hápredomínio de brancos(80,1%), com 15,8% de par-dos e apenas 4,1% de negros.As mulheres representam10% da Casa - 51 deputadas.

Após a cerimônia de pos-se, os deputados terão até as13h30 para registrarem aformação de blocos parla-mentares na Secretaria-Ge-ral da Mesa Diretora (SGM).Às 14h30, ocorre a primeirareunião de líderes para defi-nir quais partidos ou blocosocuparão quais cargos na

mesa diretora, que é com-posta pela presidência, duasvice-presidências, quatrosecretarias e igual númerode suplências. Todos têmmandato de dois anos.

Até ontem (30), quatroparlamentares anunciaramoficialmente suas candida-turas à presidência da Casa:Arlindo Chinaglia (PT-SP),com apoio do PT, do PROS,do PCdoB e de parte do PR edo PSD; Chico Alencar(PSOL-RJ), candidato ofici-al pelo PSOL; Eduardo Cu-nha (PMDB-RJ), apoiado porPMDB, PTB, Democratas,Solidariedade e PSC; e JúlioDelgado (PSB-MG), comapoio do PSB, do PSDB, doPV e do PPS. Os nomes paraos demais cargos devem serdefinidos na reunião de líde-res de amanhã. O prazo finalpara o registro das candida-turas na SGM se encerra às17 horas, e a eleição da mesacomeça às 18 horas.

Para o presidente ser elei-to no primeiro turno, o can-didato deve receber a maio-ria absoluta dos votos, inclu-ídos os votos brancos e ex-cluídos os nulos. Caso hajasegundo turno, realiza-senovo processo de escolha.Nesse caso, não é necessáriamaioria qualificada. Quemobtiver a maior parte dosvotos dos presentes vence.Em caso de empate, será elei-to o candidato mais idoso,

dentre os de maior númerode legislaturas. Somentequando essa etapa é decidi-da, passa-se à apuração dosvotos para os demais cargosda mesa.

SENADO

Os senadores eleitos emoutubro de 2014 serão em-possados às 15 horas de ama-nhã, em reunião a ser reali-zada no Plenário da Casa.Assim como na Câmara tam-bém haverá a eleição do pre-sidente e, se houver acordo,dos demais membros damesa diretora que irá co-mandar os trabalhos do Se-nado no biênio 2015/2016.

A mesa é composta pelopresidente, dois vice-presi-dentes, quatro secretários equatro suplentes, todos comfunções definidas pelo Regi-mento Interno. A escolhaocorre em votação secreta.Caso exista só um candida-to, o voto poderá ser dadopor meio do painel eletrôni-co, se houver entendimentodo plenário. Havendo maisde um candidato, a votaçãoutilizará cédulas de papel.

Até quinta-feira (29), ape-nas o senador Luiz Henri-que (PMDB-SC) anunciouoficialmente sua candidatu-ra à presidência do Senado.Ele poderá ter como adver-sário o senador Renan Ca-lheiros (PMDB-AL), quepreside a Casa.

Ministros parlamentares selicenciam dos cargos e votam amanhãOs ministros Pepe Var-

gas (Relações Institucionais),Patrus Ananias (Desenvol-vimento Agrário), EdinhoAraujo (Portos) e KátiaAbreu (Agricultura) se li-cenciam hoje (31) de seuscargos para assumir man-dato parlamentar. Os doisprimeiros, deputados fede-rais eleitos para a próximalegislatura, tomam posseamanhã (1º) e participam davotação para a presidênciada Câmara. Kátia Abreu faz

o mesmo no Senado.Apesar de ser obrigatório

o retorno deles e a permanên-cia por, pelo menos, um diano Congresso para garantiro mandato parlamentar, oreforço na votação para asmesas diretoras das duas ca-sas faz parte também da estra-tégia do governo para man-ter uma composição que lheseja minimamente favorável.

A coordenação política dogoverno se reuniu com a pre-sidenta Dilma Rousseff no Pa-

lácio da Alvorada. A pautanão foi divulgada, mas deveter os dois assuntos prioritá-rios do momento: as eleiçõesno Congresso e a crise naPetrobras, que teve nota decrédito rebaixada pela agên-cia de classificação de riscoMoody's. Fazem parte da co-ordenação política os minis-tros Aloizio Mercadante (CasaCivil), Jaques Wagner (Defe-sa), Miguel Rossetto (Secreta-ria-Geral), José Eduardo Car-dozo (Justiça) e Pepe Vargas.

Na volta doCongresso, oposição

tentará emplacarquatro CPIs

A oposição decidiu que vairecolher assinaturas a partirda próxima semana, quandoo Congresso volta das férias,para tentar criar quatroComissões Parlamentares deInquérito (CPIs) contra o go-verno Dilma Rousseff (PT).

Além da nova CPI paratratar do escândalo da Pe-trobras, PSDB, DEM e PPSquerem instalar comissõespara investigar o setor elé-trico, os fundos de pensãoe os financiamentos doBNDES. A linha de atuaçãofoi definida em reunião naquinta-feira (29) entre os lí-deres das bancadas de de-putados federais do PSDB,Antonio Imbassahy (BA), edo DEM, Mendonça Filho(PE). Para que uma CPI sejainstalada são necessárias asassinaturas de pelo menos171 dos 513 deputados.Além disso, o presidente daCâmara pode barrar seufuncionamento caso avalienão haver o chamado “fatodeterminado” que justifi-que a investigação.

Como tem maioria noCongresso, o governo Dil-ma pode conseguir evitaressas novas CPIs, mas teráque contornar rebeliões emsua própria base, entre elasa do PMDB, que já declarouque apoiará a nova CPI daPetrobras. De acordo comImbassahy, a justificativapara a CPI do setor elétricosão os apagões e a políticapara a definição das tarifasde energia. “Dilma foi a prin-cipal gestora do setor nosúltimos anos”, afirmou, lem-brando que a presidenta foiministra de Minas e Energiano início do primeiro man-dato de Luiz Inácio Lula daSilva (2003-2010).

Sobre o BNDES, a oposi-ção mira empréstimos fei-tos, entre outros, a grandesfinanciadores políticos, prin-cipalmente o grupo JBS, cam-peão em doações a candida-tos nas últimas eleições. Aoposição também acusa ogoverno de usar os fundosde pensão das estatais parafins político-partidários.

06 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

ÍNDICE CNI

Pesquisa revela pessimismodo consumidor com a economia

Queda na confiança dos brasileiros estárelacionada à inflação e ao emprego

O Jornal O Presente também está no Twitter.Acompanhe: twitter.com/o_presente (@O_Presente)

Valor Econômico (@valor_economico)Governo vai aumentar foco em infraestrutura, indica Levy. Dívida líquida do setor público soma 36,7% do PIB em 2014, diz BC. Oposição prevê nova CPI da Petrobras e outras três.

Estadão (@Estadao)Brasil registra 98 mortes por raio no ano; Estado de São Paulo e

Capital lideram. Toyota investirá R$ 100 milhões e anuncia contratações no interior de

São Paulo. Mudança no seguro-desemprego atinge os menos escolarizados e

com menor renda.

Greenpeace Brasil (@GreenpeaceBR)#DireitosIndigenas é moeda de troca na @CamaraDeputados. Novo

presidente, respeite os índios, respeite o Brasil!

Josias de Souza (@blogdojosias)Jornalista

Liberação de emendas vira moeda de troca na eleição da Câmara.

O Globo_Esportes (@OGlobo_Esportes)Ferrari apresenta o novo carro para a temporada de 2015

da Fórmula 1.

Blog do Planalto (@blogplanalto)Número de trabalhadores com carteira assinada cresce 59,6% no

Brasil em 12 anos.

Fábio Campana (@fabiocampana)Jornalista

Douglas Fabrício assume Esporte e Turismo no dia 05. Filha de Paulo Roberto Costa recebeu R$ 500 milhões por engano.

Carta Capital (@cartacapital)Pesquisas mostram que a oposição desconstruiu governo Dilma só

na economia.

CBN Cascavel (@cbn_cascavel)(Economia) Comércio apresenta pessimismo em relação ao

ano de 2015. Sinteoeste critica postura de Beto Richa ao descaso sobre o pagamento

do um terço de férias.

Veja (@Veja)Confiança do comércio e do setor de serviços é a menor da

série histórica.

Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo)Colunista de Veja

Ministros de Dilma vão à luta para chantagear deputados em favor deChinaglia. Que conspiração de éticos!

Globoesporte.com (@globoesportecom)Por pisão, Federação Inglesa impõe gancho de três jogos a

Diego Costa.

Portal R7.com (@portalR7)Chávez morreu meses antes de anúncio oficial, diz ex-agente.

Folha de S.Paulo (@folha)“Não há intenção de manter o câmbio artificialmente valorizado”, diz Levy. Consumo de energia no Brasil teve menor avanço em cinco

anos em 2014.

Anthony Garotinho (@blogdogarotinho)Ex-governador do Rio de Janeiro

Cicatrizes da campanha levam tucanos a apoiar Eduardo Cunha.

A expectativa dos consumi-dores brasileiros com a econo-mia piorou pelo terceiro mêsseguido, conforme revelou o Ín-dice Nacional de Expectativado Consumidor (Inec), divul-gado ontem (30) pela Confede-ração Nacional da Indústria(CNI). Em relação a dezembrodo ano passado, o indicador tevequeda de 4,6% em janeiro.

O indicador de Expectativade Inflação caiu 10% este mês nacomparação com dezembro e de16,3% na comparação com ja-neiro do ano passado. Já o indi-cador de Expectativa de Desem-prego recuou 6,1% sobre dezem-bro. Quanto maior a queda dos

indicadores, maior é o númerode pessoas que acreditam que ainflação e o desemprego aumen-tarão nos próximos seis meses.De acordo com a CNI, a queda naconfiança do consumidor é re-sultado, sobretudo, do aumentodo pessimismo em relação à in-flação e ao emprego.

O Indicador de Expectativassobre a Evolução da Renda Pes-soal registrou queda de 4,2% e ode Situação Financeira caiu 4,8%em relação a dezembro. Dos seiscomponentes da pesquisa, oúnico aumento foi registradona percepção de endividamen-to. O crescimento em 0,5% mos-tra melhora da expectativa dos

entrevistados.Para Marcelo Azevedo, es-

pecialista de Políticas de Indús-tria da CNI, os valores registra-dos demonstram o impacto nademanda dos consumidorespara os próximos seis meses.“Um dos principais problemasque a indústria enfrenta é a faltade demanda. O que o Inec mos-tra é que isso não vai melhorarnos próximos meses”, analisa.

O Inec funciona como termô-metro da confiança do consumi-dor. Quanto maior o índice,maior o otimismo. Realizada emparceira com o Ibope, a pesquisaouviu, entre os dias 15 e 19, 2.002pessoas em 142 municípios.

Moro quer justificativa para indicaçãode agente público como testemunhas

O juiz federal Sérgio Moro,responsável pelas investigaçõesda Operação Lava Jato, pediuontem (30) que a defesa do presi-dente da UTC, Ricardo Pessoa,justifique a necessidade de indi-car ministros e parlamentarespara prestarem depoimentocomo testemunhas de defesa nasações que o executivo responde.

Na quinta-feira (29), ao apre-sentar defesa preliminar à 13ªVara Federal em Curitiba, a defe-sa de Pessoa, que está preso, arro-lou como testemunhas os depu-

tados federais Arlindo Chinaglia(PT-SP), Paulo Pereira da Silva(SD-SP), Jutahy Júnior (PSDB-BA),Arnaldo Jardim (PPS-SP), que estálicenciado, além do ministro daDefesa, Jaques Wagner, e do ex-ministro das Comunicações,Paulo Bernardo.

Por determinação do juiz, adefesa de Ricardo Pessoa deverá,em cinco dias, esclarecer a relevân-cia dos depoimentos das pessoasindicadas e informar se os agentespúblicos arrolados têm conhecidodos desvios na Petrobras ou se

podem esclarecer algo a respeito.Segundo Moro, o processo

judicial não pode gerar cons-trangimento a agentes públi-cos sem relação com a investi-gação. “Há a possibilidade deque tais testemunhas tenhamsido arroladas apenas com pro-pósitos meramente abonatóri-os, o que não seria justificável,pois testemunha é quem sabefatos relevantes para o julga-mento, ou seja, deve ter conhe-cimento sobre fatos que sãoobjeto da imputação”, disse.

Brasil encerra 2014 com 280,7milhões de linhas ativas

O Brasil terminou o anode 2014 com 280,731 milhõesde linhas ativas na telefoniamóvel, representando umcrescimento de 3,55% em re-lação a dezembro de 2013. Odado foi divulgado ontem(30) pela Agência Nacionalde Telecomunicações (Ana-tel). A teledensidade, ao fimdo ano, era de 137,96 acessospor cem habitantes.

A Anatel destaca que, dototal, o Brasil fechou dezem-bro de 2014 com 6,76 milhõesde acessos móveis LTE (dequarta geração), o que repre-senta um crescimento de416,55% em relação a dezem-

bro de 2013, quando havia 1,31milhão de linhas ativas de 4G.

Do total de acessos móveisem operação no fim de dezem-bro, os pré-pagos totalizavam212,93 milhões (75,85% do to-tal) e os pós-pagos, 67,80 mi-lhões (24,15%).

O Distrito Federal encer-rou 2014 com a mais elevadateledensidade, de 217,82 aces-sos móveis para cada grupode cem habitantes. O Mara-nhão registrou o índice maisbaixo, de 97,11 celulares paracem habitantes.

O Estado de São Paulo,sozinho, fechou o ano com68,102 milhões de acessos

móveis, ou seja, mais de 24%do total de celulares de todoo país. A teledensidade pau-lista ao fim de 2014 era de154,06 celulares para cadacem habitantes.

Na divisão de mercado, aVivo terminou 2014 na lide-rança, com 79,937 milhõesde acessos móveis (28,47%do total). Em segundo lugarficou a TIM, com 75,720 mi-lhões (26,97%).

A Claro ficou na terceiraposição, com 71,106 milhõesde celulares (25,33%). A Oiocupou o quarto lugar, com50,917 milhões de acessosmóveis (18,14%).

O PRESENTE | 07SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

MINISTRO ADIANTA

Governo não usará câmbio para dar competitividade à economiaEm evento em São Paulo, Joaquim Levy afirmou que não se deve esperar “mágica” ou “grande auxílio”

O ministro da Fazenda, Jo-aquim Levy, disse ontem (30)em São Paulo que o governonão pretende deixar o dólarse valorizar para ajudar a au-mentar a competitividade dasempresas nacionais. Falandoa uma plateia de cerca de 600executivos, investidores e em-presários clientes do Brades-co BBI, ele afirmou que a metado governo é restabelecer oequilíbrio fiscal e recuperar aconfiança, mas que caberá aosetor privado um papel maisativo para recuperar a com-petitividade, retomar o inves-timento e ajudar no cresci-mento econômico.

“O câmbio tem um efeito,mas não é uma variável quese vá fazer grandes alteraçõespor ali”, disse, completando:“Não há intenção de se man-

ter um câmbio artificialmentevalorizado, e também não sedeve ficar esperando umamágica, um grande auxílioque vamos fazer. A responsa-bilidade do governo é facili-tar, dar segurança e batalharpor redução de custos da por-ta da fábrica para fora”.

Segundo Levy, o desafioimediato do governo é “esta-belecer uma situação fiscalque dê tranquilidade a to-dos”. Diante da repercussãodesta declaração no mercadode câmbio, ao deixar o even-to, a assessoria de imprensado ministro procurou os jor-nalistas para dizer que o mi-nistro deu declarações refe-rentes ao câmbio mundial enão somente do Brasil.

Levy voltou a afirmar queas políticas de subsídios man-

tidas pelo governo até o anopassado não deverão conti-nuar. “A economia tem quefuncionar por si. A políticade aditivos fiscais alcançouseu limite”, frisou.

Ele reafirmou ainda a in-tenção do governo de reduzira discrepância existente entre aTaxa de Juros de Longo Prazo(TJLP) e a Selic. O governo jáelevou de 5% para 5,5% a TJLP,mas a Selic foi a 12,25% nasemana passada. “A TJLP estásob análise e não há expectati-va de fazermos nada brusco.Há ainda um grande estoquede contratos (atrelados àTJLP), o que significa uma sub-venção explícita”, disse. “O im-portante é termos uma visãode onde estamos indo. Temosque diminuir essa dualidadeno mercado”, conclui.

Agência de classificação derisco rebaixa notas da Petrobras

A agência de classifica-ção de risco Moody's rebai-xou todos os ratings da Pe-trobras na noite de quinta-feira (29), citando preocu-pações com investigaçõessobre corrupção na estatale possível pressão sobre aliquidez da companhia emfunção de atraso na divul-gação de resultados finan-ceiros auditados. Segundoa Moody's, os ratings per-manecem em revisão pararebaixamento adicional.

A avaliação de risco é umsistema de nota desenvolvi-do por agências de análise deriscos para alertar os investi-dores de todo o mundo sobreos perigos do mercado ou daempresa que eles escolhempara aplicar seu dinheiro.

Na tarde de quinta-feira,

a Petrobras admitiu a pos-sibilidade de não pagar divi-dendos a acionistas, depen-dendo da avaliação da situa-ção financeira da companhia.Dividendos correspondem aparcela dos lucros da compa-nhia que são distribuídosentre os acionistas. “Há apossibilidade, ainda não co-locada no momento, mas quepoderá ser considerada. Sejulgada por qualquer com-panhia que há uma situaçãode estresse financeiro, há pos-sibilidade de não haver divi-dendos. É uma alternativaque poderá ser considerada,a depender da avaliação fi-nanceira da companhia”, dis-se o diretor financeiro da es-tatal, Almir Barbassa, em te-leconferência com analistas einvestidores.

Classe C é consciente nas compras, mostra pesquisaUma pesquisa inédita da

Boa Vista SCPC, em parce-ria com o programa Finan-ças Práticas, revelou que 85%dos consumidores da classeC entrevistados têm o cos-tume de controlar o quantoganham e gastam no mês. Olevantamento eletrônico re-alizado com mil consumido-res em todo o Brasil buscoumapear a classe C em seushábitos de consumo e con-trole das finanças.

Dentro desse universo daclasse C, 79% avaliam o quan-to do orçamento já está com-prometido até o pagamentoda última parcela, antes deefetuarem uma nova dívida,

94% realizam pesquisa de pre-ço antes de uma compra, e72% levam em consideraçãose o valor da parcela caberáno orçamento.

Conscientes em relação àscompras, 57% afirmam queas ofertas não influenciam deforma determinante na aqui-sição de um bem ou produto,além do planejado. Dos res-pondentes, 67% costumamler tabloides e folhetos de lo-jas e supermercados em bus-ca de ofertas, e declaram quea maior parte dos produtosadquiridos é decorrente depromoções, 83% preferemqualidade a preço, e 69% op-tam por lojas com varieda-

des, mesmo que tenham quese deslocar para isso.

“Esses comportamentosrevelam que a maioria dosconsumidores vem usando asinformações e promoções a seufavor, e não consumindo porímpeto, arriscando o controlede seu orçamento e a sua re-putação no crédito”, analisa opresidente da Boa Vista SCPC,Dorival Dourado.

Para determinação da clas-se social, foi utilizado o Crité-rio FGV 2012, que consideraconsumidores com rendimen-to familiar mensal entreR$ 2.030,00 a R$ 8,7 mil comopertencentes à Classe Médiaou Classe C.

Caminhoneiros terão que fazer exametoxicológico para renovar habilitação

Os motoristas que foremobter ou renovar a CarteiraNacional de Habilitação(CNH) nas categorias C, D eE serão obrigados, a partir de30 de abril, a fazer exame toxi-cológico de larga janela - uti-lizado para identificar ou nãoo consumo de drogas por lon-gos períodos. Caso o laudo,que terá validade de 30 dias,constate a utilização de dro-gas ou substâncias proibidas,o motorista será consideradoinapto temporário.

O exame, que deverá serfeito em clínicas credenciadaspelo Departamento Nacionalde Trânsito, testará, no míni-mo, a presença de maconha ederivados, cocaína e deriva-dos, incluindo crack e merla,opiáceos, incluindo codeína,morfina e heroína, ecstasy

(MDMA e MDA), anfetaminae metanfetamina.

Para conseguir a autori-zação para obter ou renovara CNH, o exame do motoristadeve apresentar resultadosnegativos para um períodomínimo de 90 dias, retroati-vos à data da coleta. Para oteste, será coletado materialbiológico que poderá ser ca-belos ou pelos; na ausênciadestes, unhas.

De acordo com resoluçãodo Conselho Nacional deTrânsito (Contran), publica-da ontem (30) no Diário Ofi-cial da União, os motoristasque não se submeterem aoexame também serão conside-rados inaptos temporários ouinabilitados enquanto nãoapresentarem o laudo negati-vo do exame toxicológico.

Ministro diz que vai trabalharduro para garantir energia

O ministro de Minas eEnergia, Eduardo Braga, dis-se ontem (30) que é preciso“trabalhar duro e firme”para garantir o fornecimen-to de energia aos consumi-dores e que o cenário atualdo país é “desafiador”. Bra-ga participou, no Rio de Ja-neiro, de reunião com o con-selho do Operador Nacionaldo Sistema Elétrico (ONS).

“Energia nós temos. O

problema é quando temospicos de demanda. Agora te-mos, de qualquer forma,uma crise hidrológica nosEstados de São Paulo, doRio de Janeiro e de MinasGerais, que também afeta osetor elétrico. Nós estamosmonitorando, acompanhan-do”, afirmou o ministro. “Aavaliação que temos no mo-mento é que estamos, com acontribuição de todos e com

uma série de medidas, con-seguindo atender plena-mente o mercado brasilei-ro”, acrescentou.

Perguntado sobre o ris-co de racionamento porcausa do volume de chu-vas abaixo da média espe-rada, o ministro anunciouque nova avaliação do ce-nário energético será feitano dia 12 de fevereiro, emuma reunião em Brasília.

08 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Ademar Traiano deve ser conduzido à presidência da AlepEleição da nova mesa da Assembleia Legislativa do Paraná se dará em seguida da posse dos deputados

AMANHÃ

Órgão colegiado com a fun-ção de dirigir os trabalhos le-gislativos e administrativos daCasa, a mesa da AssembleiaLegislativa será eleita amanhã(1º), na segunda sessão prepa-ratória, que sucederá a possedos deputados eleitos para a18ª legislatura (2015-2018). Oinício da sessão de posse estámarcado para as 15 horas. Con-forme o disposto nos artigos 5º

ao 9º do Regimento Interno, oprocesso eleitoral que ocorreráem seguida será conduzido,sempre que possível, pela mes-ma mesa da sessão anterior enos termos do art. 4º, § 1º do RI.

Como o deputado ValdirRossoni (PSDB) elegeu-se de-putado federal, caberá ao de-putado reeleito Nelson Justus(DEM), o mais idoso dentre osdetentores de maior número

de mandatos, comandar osprocedimentos para a eleiçãosimultânea do presidente, trêsvice-presidentes e cinco secre-tários que comporão a novamesa. A eleição do presidenteimportará a dos demais mem-bros com ele inscritos na cha-pa. Após a proclamação doseleitos, o presidente das duassessões preparatórias dará porencerrada sua missão, entre-

gando o posto ao parlamentareleito para liderar o Legislati-vo estadual pelos próximosdois anos. Até ontem (30),tudo se encaminhava para queo deputado Ademar Traiano(PSDB), que foi líder do go-verno na atual legislatura, sejaconduzido para a presidência.

A eleição dos membros damesa será feita por meio devotação nominal, utilizando-

se o painel eletrônico de vota-ção. O Regimento Interno defi-ne que a eleição se dará pormaioria absoluta de votos. Osintegrantes da mesa terão man-dato de dois anos e na suacomposição será observada,tanto quanto possível, a repre-sentação proporcional dos par-tidos ou blocos parlamentaresformados até o dia da posse, noinício da cada legislatura.

Dívida de curto prazo do governo chega a quase R$ 1,3 bilhãoO Governo do Paraná ter-

minou 2014 com uma dívida decurto prazo de quase R$ 1,3 bi-lhão, segundo relatório de ges-tão fiscal publicado no DiárioOficial de ontem (30). Isso signi-fica que a dívida anunciada umano antes pela então secretária

da Fazenda, Jozélia Nogueira,de R$ 1,1 bilhão, subiu quase20% em 12 meses.

O número aparece no relató-rio de dívida fiscal do Estado,sob a rubrica de “passivos reco-nhecidos”. O número final apre-sentado é de R$ 1.298.193.657,47.

Em tese, o valor ainda podemudar até março, quando o go-verno presta contas ao Tribunalde Contas do Estado, caso algu-ma inconsistência venha a serencontrada nos dados.

A dívida de curto prazo re-presenta, em geral, pagamen-

tos devidos pelo governo a for-necedores que fizeram negóci-os com a administração pú-blica, e que tem recursos a re-ceber à vista ou em parcelas.São diferentes das dívidasconsolidadas, que acontecemquando o governo negocia em-

préstimos com bancos ou ins-tituições financeiras interna-cionais, por exemplo.

No caso da dívida consoli-dada do Estado, o valor osci-lou pouco durante 2014, bai-xando de R$ 20 bilhões paraR$ 19,9 bilhões.

Parceria público-privada pretende auxiliar no combate ao mosquito da dengue

O PRESENTE | 09SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 ESTADO

Campanha vai intensificar ação em imóveis fechadosCONTRA DENGUE

Atualmente, no Paraná, uma em cada dez casas visitadas pelas equipesde saúde não pode ser vistoriada devido à recusa ou ausência do morador

O secretário estadual daSaúde, Michele Caputo Neto,participou na quinta-feira (29),em Curitiba, do lançamento dacampanha “Dengue Não”, daimobiliária paranaense Apolar.

A iniciativa, que tem o apoio doGoverno do Estado, vai incor-porar ações de combate à doen-ça ao trabalho de vistoria técni-ca de imóveis cadastrados naempresa para venda e locação.

Atualmente, no Paraná, umaem cada dez casas visitadaspelas equipes de saúde nãopode ser vistoriada devido àrecusa ou ausência do mora-dor. Grande parte disso se deve

a casas abandonadas ou fecha-das a espera de locação e ven-da, o que impossibilita a elimi-nação de potenciais criadou-ros do mosquito da dengue.

De acordo com CaputoNeto, a campanha está alinhadaàs estratégias adotadas peloGoverno do Paraná para dimi-nuir os índices de infestação domosquito transmissor. “Sabe-mos que cerca de 90% doscriadouros do Aedes aegyptisão encontrados dentro dascasas e quintais. Por isso, cadaum deve fazer sua parte e man-ter seus imóveis livres de fo-cos de dengue”, destacou.

Para o secretário, o apoioda iniciativa privada é essencialpara que novas cidades nãoentrem em situação de epide-mia no Paraná. “Vivemos ummomento crítico em diversasregiões. As condições climáti-cas estão favoráveis para o avan-ço da doença e, por isso, todaajuda é bem-vinda”, afirmou.

ESTUDOAinda na quinta-feira, a Se-

cretaria Estadual da Saúde di-vulgou o resultado de um am-plo estudo sobre os locais maispropícios para a proliferação do

mosquito da dengue no Paraná.De acordo com o levantamen-to, 52% dos criadouros encon-trados em 2014 foram classifica-dos como lixo pelos agentes decombate a endemias.

O estudo aponta que, noano passado, as equipes de saú-de identificaram 17,7 mil cria-douros em todo o Estado, sen-do que 9,3 mil eram materiaispara descarte, como copos plás-ticos, garrafas pet, latas, saco-las e até pneus velhos. Os reci-pientes expostos em quintaissão locais ideais para o acúmu-lo de água da chuva. Aliado aoclima quente dos últimos me-ses, esta situação pode ser umperigo devido ao risco de epi-demias de dengue.

No ranking de criadourosmais frequentes também estãoos depósitos móveis (pratos evasos de plantas), depósitos deágua ao nível do solo (tonéis,bacias e cisternas), depósitos ele-vados de água (caixas d’água) edepósitos naturais (ocos de tron-co de árvore, bromélias e outrasplantas).

A coordenadora do CentroEstadual de Vigilância Ambien-tal, Ivana Belmonte, ressalta quea principal recomendação é que

a população realize inspeçõesperiódicas em suas casas. “Quin-ze minutos por semana são sufi-cientes para fazer uma varreduraem casa e eliminar recipientesque possam acumular água. Alémdisso, é preciso que as pessoasauxiliem o trabalho do PoderPúblico e permitam que os agen-tes de endemias realizem visitasde rotina”, informou.

NÚMEROSDe acordo com último

boletim da dengue, além deItaúna do Sul e Paranapoema,os municípios de São João doCaiuá, São Pedro do Paraná eRio Bom também atingiramtaxa de incidência superior a300 casos por 100 mil habitan-tes, o que os coloca em pata-mar epidêmico.

De agosto/2014 até agora,641 casos da doença já foramconfirmados no Paraná, sendoque 22 pacientes apresentaramquadros clínicos mais graves.Ainda não há registro de mor-tes causadas pela doença, em-bora um caso ainda esteja sen-do investigado. Trata-se de umamoradora de São Carlos doIvaí, de 66 anos, que morreu noúltimo dia 21 em Paranavaí.

Venilton Küchler/Sesa

10 | O PRESENTE ESTADO SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

PESSIMISMO

Confiança do industrial paranaense cai em janeiroNa indústria de transformação a queda é de 1,9% e na construção civil chega a 4,3%

O industrial paranaenseestá mais pessimista nestemês de janeiro em compara-ção a dezembro de 2014. OÍndice de Confiança da In-dústria de Transformação doParaná caiu 1,9% e na indús-tria da construção civil aqueda foi ainda maior, che-gando a 4,3%. O Índice deConfiança é composto pelaanálise das condições atuaise expectativas futuras. A pes-quisa é realizada pelo depar-tamento econômico da Fede-ração das Indústrias do Pa-raná (Fiep).

A queda do nível de confi-ança do empresário da indús-tria de transformação acon-tece pelo 13º mês consecutivoe na construção a queda serepete há nove meses. O indi-cador de confiança varia de 0a 100. Valores acima de 50pontos revelam empresáriosconfiantes e abaixo de 50 in-

dicam pessimismo. Na indús-tria de transformação, em ja-neiro o indicador ficou em40,7 pontos e na construçãocivil a pontuação chegou a42,3, mostrando que em am-bos os segmentos o industri-al está pessimista.

Os índices são obtidos pelaponderação dos sentimentosdos empresários em relação àscondições da economia comoum todo e em relação às con-dições específicas de sua em-presa. “O maior impacto ne-gativo adveio das condiçõesda economia, apontada pelosindustriais tanto da indústriade transformação quanto daconstrução civil, como a gran-de causa do pessimismo”, in-forma o coordenador do de-partamento econômico daFiep, Maurílio Schmitt.

HISTÓRICONa indústria de transfor-

mação, houve uma estabili-dade no ano de 2012. Em 2013,o índice apresentou tendên-cia de queda com o pontomais baixo sendo registradoem julho, no momento dosprotestos havidos no Brasil.Naquele mês, o indicador deconfiança situou-se em 46,9.A queda se acentuou em 2014,chegando a 39,7 pontos.

Na indústria da constru-ção civil, em 2012 houve umaligeira tendência de aumen-to no índice de confiança. Oano de 2013 se caracterizoupelo declínio no primeiro se-mestre e melhora no segun-do. Em 2014 a queda foi con-tínua, atingindo o menornível de confiança em no-vembro com 38,4 pontos. Oano de 2015 começa com opior nível de otimismo detodos os janeiros desde 2009,quando a pesquisa começoua ser feita.

Abastecimento no Paraná não éafetado pela crise hídrica do Sudeste

A crise hídrica que atin-ge os Estados de São Paulo,Rio de Janeiro e Minas Ge-rais não afeta o abastecimen-to de água tratada no Para-ná. Nos municípios atendi-dos pela Companhia de Sa-neamento do Paraná (Sane-par) são verificados apenasproblemas pontuais, quan-do a empresa realiza servi-ços de manutenção ouobras. A falta de água, namaioria das vezes, só é per-cebida pelo cliente que nãopossui caixa d’água instala-da no imóvel, conformeorienta a Associação Brasi-leira de Normas Técnicas(ABNT).

O presidente da Sanepar,Mounir Chaowiche, desta-ca que a empresa tem traba-lhado para ampliar, a cadaano, o volume de investi-mentos. “O governadorBeto Richa entende que oabastecimento de água noParaná é um serviço priori-tário. Nós sabemos da im-portância da regularidadedas chuvas no Paraná, nes-te momento. E, por determi-nação do governador, va-mos manter os investimen-tos de forma abrangente, portodo o Estado”, declarou.

A Sanepar é responsávelpelo fornecimento de águapara dez milhões de parana-

enses em mais de 700 locali-dades. Destas, apenas em pe-quenos sistemas a produçãopode ficar comprometida pelaredução de vazão dos poços,em decorrência da estiagem.Quando isto ocorre, a em-presa perfura outros poçosou abastece, emergencial-mente, por caminhão-pipa.

O aumento da tempera-tura também pode afetar oabastecimento. No Paraná,quando as altas temperatu-ras superam as médias tradi-cionais, o consumo podeaumentar em até 30% emrelação ao inverno. “Com ocalor das últimas semanas, apopulação está consumindo10% a mais de água em rela-ção aos verões anteriores”,afirma o diretor de Opera-ções da Sanepar, Paulo Al-berto Dedavid.

Dedavid reitera que, ape-sar da situação tranquilaquando comparada com ados Estados do Sudeste ecom as dificuldades do setorelétrico, o momento requeratenção dos paranaenses.“Cada cliente precisa econo-mizar, usando água tratadaracionalmente. Agora a esti-agem não nos afeta, mas asatitudes responsáveis em re-lação a este bem devem serpraticadas todos os dia.”,observa.

Travestis e transexuais podem usarseus nomes sociais em serviços de saúde

O secretário estadual da Saú-de, Michele Caputo Neto, as-sinou na quinta-feira (29) a reso-lução que permite a travestis etransexuais utilizarem seus no-mes sociais nos serviços do Sis-tema Único de Saúde (SUS) doParaná, a começar pelas unida-des próprias do Governo do Es-tado. A assinatura aconteceu du-rante encontro do secretário comrepresentantes do Comitê Saú-de Integral da população LGBT,em Curitiba, em comemoraçãoao Dia Nacional da VisibilidadeTrans. “Essa resolução é maisum passo para a quebra do pre-conceito em nossa sociedade epara a garantia dos direitos soci-ais de travestis e transexuais”,afirmou o chefe da pasta.

O nome social é como traves-tis e transexuais escolhem serchamados publicamente. Ele nãosubstitui o nome civil, registra-do em documentos oficiais, porexemplo, mas deverá ser utiliza-do na identificação da pessoa emhospitais, unidades de saúde, la-boratórios de saúde pública,entre outros setores do SUS.

Para a superintendente deVigilância em Saúde, ElianeChomatas, nos últimos quatroanos várias conquistas podemser comemoradas junto à popu-lação LGBT, mas é preciso am-pliar o trabalho. “Evoluímoscom a promoção de semináriose conferências e com o atendi-mento a esse grupo no Centro de

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinoua resolução que permite a travestis e transexuais utilizarem

seus nomes sociais nos serviços do Sistema Único de Saúde doParaná, a começar pelas unidades próprias do Governo do Estado

Pesquisa e Atendimento às Tra-vestis e Transexuais (Cepat) na2ª Regional de Saúde, em Curiti-ba, porém ainda temos muito aavançar”, frisou.

Para a representante dotransgrupo e membro do Comi-tê Saúde Integral da populaçãoLGBT, Rafaelly Wiest, o Gover-no do Estado está proporcio-nando o acesso às políticas pú-blicas na área da saúde. “TrezeEstados brasileiros têm comitêsLGBT, mas somente o Paranáestá conseguindo avançar comações para atender a saúde inte-gral dessas pessoas”, disse.

Na reunião ordinária doComitê LGBT, realizada na quin-ta-feira, foi destacado o cumpri-

mento de 95% das metas previs-tas no Plano Estadual LGBT paraa área da saúde. Segundo o gru-po, o destaque principal foi parao trabalho desenvolvido no am-bulatório do Cepat, onde sãoatendidos atualmente cerca de130 travestis e transexuais emtratamentos de hormoniotera-pia, atendimento psicológico ede endocrinologia. O secretárioMichele Caputo Neto se com-prometeu a ampliar esse tipo deserviço nas demais regionais desaúde. “Vamos trabalhar paraque possamos ter ambulatóriosLGBT nas 22 Regionais de Saúdee ainda estimular municípiospara que ofereçam o serviço”,citou.

Decreto exonera assessor acusadode exploração sexual de menores

Marcelo Caramori, presoem Londrina sob suspeitade favorecimento e explora-ção sexual de menores, foiexonerado do cargo de as-sessor da Governadoria doParaná. O decreto da exone-ração foi publicado na edi-ção de ontem (30) do DiárioOficial do Paraná. De acor-do com o governo estadual,o assessor foi exoneradologo depois da prisão.

Caramori foi preso naquinta-feira (29), preventi-vamente, segundo o Minis-tério Público do Paraná (MP-PR). Segundo a promotora

da 6ª Vara Criminal de Lon-drina, Caroline Esteves, res-ponsável pela investigação,o acusado supostamente ali-ciava adolescentes com idadeentre 14 e 18 anos.

De acordo com o governoestadual, Marcelo Caramoriera servidor público e exerciaa função de fotógrafo, emLondrina. O advogado dele,Leonardo Vianna, disse queainda não teve acesso ao pro-cesso e que, por isso, não sepronunciaria sobre quaismedidas serão tomadas. Elereiterou que não há comocomprovar os crimes, por ora.

Venilton Küchler/Sesa

Mande sua sugestão, crítica ou piada para [email protected]ÁRIES: Momento de for-talecer a proximidade deseu relacionamento. Asensação de cansaço

está atrasando suas atividades.

TOURO: Você tem umaimensa necessidade defugir de sua rotina e issoo está levando a conhe-

cer novas pessoas interessantes.

GÊMEOS: Sua fran-queza vai valer a penae ganhar pontos comas pessoas ao seu re-

dor. Fase ideal para o início deoutras atividades.

CÂNCER: Você está noprocesso de plantar assementes para colheruma vida melhor. É

hora de descansar e deixar seucorpo se recuperar.

LEÃO: Uma ajuda exte-rior vai auxiliá-lo a lidarcom um problema deuma vez por todas. Sua

moral vai voltar com muita força.

VIRGEM: Ao prestar maisatenção nas coisas es-senciais, você será pre-senteado com oportuni-

dades incomuns e positivas. Nãoseja rígido.

LIBRA: Você terá proble-mas para se concentrarhoje se tiver coisas parafazer; os diálogos domi-

narão. É hora de tirar uma folga.

ESCORPIÃO: Você temum senso de humor de-terminado e não seráint imidado por nin-

guém. Você corre risco de pareceregocêntrico.

SAGITÁRIO: Você teráoportunidade para tirarconclusões a partir deeventos passados. Seus

níveis de energia estarão elevados.

CAPRICÓRNIO: Hojeserá um dia calmo. Éhora de pensar maisem você e em sua fa-

mília. Suas atividades podemcausar tensão.

AQUÁRIO: Sua visão otorna mais flexível comos outros e com bom hu-mor! Sua calma permiti-

rá que você ganhe autoconfiança.

PEIXES: Você está ca-rente de paciência e ain-da vai ter que repensarsua maneira de fazer as

coisas para conseguir o que quer.

LOMBO COMVINHO BRANCO

Modo de preparo:Tempere o lombo com os temperos e o vinho. Deixe na

geladeira por uma hora tampado com filme plástico. Coloque umpouco de azeite em uma panela. Doure o lombo dos dois ladose acrescente todo o tempero. Conforme vai secando, coloqueágua quente aos poucos. Retire quando ficar bem douradinho emacio. Fatie o lombo e coloque em uma travessa. Na panela ficaum molho, acrescente um pouco de água, duas colheres de cháde amido de milho e duas colheres de sopa de molho inglês.Engrosse, coe e coloque em cima do lombo. Sirva acompanha-do de arroz, farofa e uma salada caprichada.

Se o preparo for devagar e durar em média duas horas, ficamacio e saboroso.

Ingredientes:1 lombo suíno de 2 kgSuco de 1 limão400 ml de vinho brancoseco

SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 VARIEDADES O PRESENTE | 11

SÁBADO (31)

*

* Os resumos dos capítulos estão sujeitos amudanças em função da edição das novelas.

Caíque afirma a Laura que eles não podem mais ficar juntos.Marcos confessa a Maria Inês que não quer se casar com Sueli.Itália termina o namoro com Fernando. Para manter Lauraafastada, Caíque diz a ela que está gostando de outra mulher.Laura se surpreende ao ver Caíque e Samantha se beijando.

ALTO ASTRAL○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Elísio e Vitória têm uma conversa difícil. Otávio fica revoltadoe Rafael tenta acalmá-lo. Vitória diz que voltará para casa.Vitória compete com Sandra pelo amor de Otávio e Cláudia.Vicente discute com Augusta. Tadeu conta para Danielle queVitória voltou para o Brasil. Carlota e Ágata trocam acusações.Sandra insinua para Luisa que pode ter descoberto o segredo deCarlota. Fernando se preocupa com Vitória. Vitória procuraBeto. Cury leva Carlota para depor sobre o inquérito contraSusana. Gustavo afirma que questionará Carlota sobre a prisãode Ivan. Vitória volta para a mansão. Carlota se surpreende aoencontrar Ágata na delegacia.

BOOGIE OOGIE

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Maurílio vê Maria Marta entrando na casa de Cláudio.Cláudio apresenta Maria Isis para dois casais de amigos.Robertão e Érika trocam mensagens. Cristina e Antoninhoconversam sobre o novo esconderijo de José Alfredo. Maurílioobserva de longe a movimentação na casa de Cláudio eBeatriz. Maria Clara e Vicente conversam sobre o jantar emhomenagem à Magnólia e Severo. José Pedro se revolta como fato de Maria Marta ter ido ao jantar na casa de Cláudio. Dupede para João Lucas conversar com José Alfredo. Maria Isise Magnólia fazem as pazes. Jurema espezinha Reginaldo.Brigel segue o carro de Josué. Maria Marta pega um táxi paraSanta Teresa. Maria Isis chega ao barracão da Unidos deSanta Teresa e encontra José Alfredo.

IMPÉRIO

2 dentes de alho espremido2 sticks de temperoAlecrim a gostoÁgua quente o suficientepara o cozimento

COPO D’ÁGUAUm cara chega com muita sede ao bar do Manuel e

imediatamente dirige-se ao balcão e pede:- Ô Manuel, pelo amor de Deus, me arruma um copo d’água aí?O português, com uma cara estranha, responde:- Copo d’água? Não tenho.O cara, chateado, reclama:- Pô Manoel, negando um copo d’água?E o Manoel responde:- Olha aqui meu rapaz, eu tenho copos, mas são todos de

vidro, ora pois!

CONVERSA COM O ABAJURA mulher foi ao médico:- Doutor, o meu marido está completamente louco! Vira e

mexe ele começa a conversar com o abajur!- E o que ele diz?- Eu não sei!- Como não sabe? A senhora não disse que viu ele conver-

sando com o abajur?- Não, eu não disse isso… eu disse apenas que ele conversa

com o abajur.- Mas, então, como foi que a senhora descobriu?- Foi o abajur que me contou!

QUERO UM IPHONE- Mãe, eu quero um iPhone!- Por quê?- Porque todo mundo comprou um.- E se todo mundo pular da ponte você também vai querer pular?- Claro que não. Eu vou ficar com o iPhone deles.

O PRESENTE | 13SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

SAÚDE

UPA da Vila Becker inicia atendimento hoje em ToledoUnidade funcionará 24 horas e atenderá casos de urgência e emergência

Solenidade realizada on-tem (30), em Toledo, marcoua inauguração da infraestru-tura, paisagismo e entrega deequipamentos da Unidade dePronto Atendimento (UPA)Doutor José Ivo Alves daRocha, da Vila Becker. A par-tir das 07 horas de hoje (31), aestrutura passará a atenderos casos de urgência e emer-gência da população de Tole-do e região.

Durante a cerimônia, oprefeito Beto Lunitti desta-cou os esforços para aberturada unidade, que foi entregueem 2012 com apenas o prédiofinalizado. Ao todo, a UPArecebeu cerca de R$ 3 milhõesem investimentos, destesR$ 719 mil foram em equipa-mentos, por meio do governofederal, e R$ 400 mil em infra-estrutura externa, por inter-médio da municipalidade.

“Para garantir o funcio-namento da UPA, tivemosque tomar decisões difíceis,mas que temos plena convic-

ção de que são assertivas.Empenhamos-nos nesse tem-po para garantir recursospara equipagem do prédio,como também realizar asobras necessárias e assegurarrecursos humanos para atu-ar na UPA. Agora temos amissão de consolidar esseequipamento de saúde pré-hospitalar, que vai qualificaros serviços em Toledo”, des-tacou o prefeito.

Conforme o deputado fe-deral Zeca Dirceu, o governofederal tem feito o seu papelem Toledo, sendo o municí-pio uma das cinco cidades doParaná que mais receberãoinvestimentos per capita paraestruturar e equipar a saúde.“O prefeito Beto Lunitti estáde parabéns, pois investe qua-se 30% do seu orçamento nosetor, quando a legislaçãoexige 15%”, declarou.

A secretária de Saúde, De-nise Campos, por sua vez,lembrou que a UPA é estra-tégica para a estruturação

da saúde toledana. “Nossomunicípio era deficiente emum serviço de urgência/emergência e essa unidade éestratégica devido ao pro-blema hospitalar que esta-mos enfrentando. Sabemosque alterações e ajustes te-rão que ser feitos como emtodo novo serviço, mas esta-mos dispostos a planejar ereplanejar quantas vezesnecessárias”, comentou.

Para a chefe da 20ª Regio-nal de Saúde, Denise Liel, seráum espaço muito importantepara Toledo e os municípiosde abrangência. “Nos coloca-mos à disposição para queessa estrutura funcione cadavez melhor”, enfatizou.

ESTRUTURAA UPA funcionará 24 ho-

ras ininterruptamente e aten-derá os casos de urgência e

emergência encaminhadospelas Unidades Básicas deSaúde (UBSs), Serviço deAtendimento Móvel de Ur-gência (Samu), Bombeiros/Siate e pacientes por procuraespontânea. O novo espaçoconta com estrutura adequa-da e 170 profissionais, entremédicos, enfermeiros, admi-nistrativos, serviço de apoio elaboratório de apoio à dispo-sição da população.

Solenidaderealizada ontem

(30) marcou ainauguração dainfraestrutura,paisagismo e

entrega deequipamentos daUPA Doutor José

Ivo Alves daRocha

Carlos Rodrigues

O clima cinzento da ma-drugada de ontem (30) davao prenúncio de que uma no-tícia ruim estava por chegar.O sol nem havia raiado e ainformação começava a se es-palhar em Marechal Cândi-do Rondon. Um infarto ful-minante vitimou, aos 42anos, o secretário de Agri-cultura e Política Ambientale vereador licenciado HilárioGauer (PMDB).

O fato foi registrado porvolta das 03h30 de ontem. Eleestava em casa e morreu antesmesmo de ser encaminhadoao hospital. Um vizinho teriaajudado a prestar os primei-ros socorros até a equipe doServiço de Atendimento Mó-vel de Urgência (Samu) che-gar ao local, contudo, nadapôde ser feito.

A morte causou comoçãono município. Nas redes soci-ais, várias lideranças, amigos,familiares e conhecidos lamen-

taram a perda do jovem polí-tico. O prefeito Moacir Fro-ehlich (PMDB) decretou lutooficial por três dias, assimcomo o presidente da Câmarade Vereadores, João MarcosGomes (PP). Na Igreja Evan-gélica Martin Luther, onde ocorpo foi velado durante o diade ontem, muitas pessoas pas-saram para prestar as últimashomenagens.

Gauer era funcionário efe-tivo da prefeitura rondonen-se, no cargo de operador demáquinas. Seu trabalho e de-dicação lhe deram reconheci-mento, tanto que em 2012 elefoi candidato a vereador e foieleito ao obter 1.283 votos,sendo o mais votado doPMDB e o terceiro mais vota-do no município.

Tão logo foi empossadopara a vereança, em 1º dejaneiro de 2013, o peemede-bista se licenciou para serconduzido para o cargo de

secretário. Ele permaneceucomo chefe da Secretaria deAgricultura até o dia 10 dedezembro de 2014, quandoprotocolou no paço munici-pal o requerimento de suaexoneração. O objetivo eraretornar para o Legislativovisando participar da elei-ção da mesa diretiva, queaconteceu no dia 15 de de-zembro. Após pouco maisde um mês, no último dia 19Gauer voltou a ser nomeadosecretário, tendo em vistaque o prefeito fez um novoconvite para que ele retor-nasse ao primeiro escalão.

CORAÇÃO

No ano passado, Gauerpassou por um procedimentocirúrgico no coração. Segun-do informações, a situação foidelicada e, na época, ele quasemorreu. O episódio lhe fezficar afastado da prefeitura porum longo período.

Autoridades de Marechal Cândi-do Rondon lamentaram ontem (30)a morte do secretário municipal evereador licenciado Hilário Gauer edestacaram seu comprometimentoe dedicação com o trabalho.

Em nota enviada à imprensa, oprefeito Moacir Froehlich lamen-tou o ocorrido, ressaltando se tra-tar de uma perda muito grandepara o município. Ele lembrou queteve a oportunidade de trabalhardiretamente com Gauer tambémem administrações anteriores,quando o chefe do paço municipalfoi secretário de Agricultura e se-cretário de Viação e Serviços Pú-blicos. “Gauer sempre foi um ex-celente funcionário público. Nosdois mandatos de Moacir e (Silves-tre) Cottica (vice-prefeito), tambémse destacou por sua dedicação nolabor. No fim do ano de 2014, quan-do deixou o cargo de secretário,voltou a operar máquinas. Estefato exemplifica o grau de deter-minação e vontade de dar suacontribuição para a sociedade.É com profundo pesar, juntamentecom o vice-prefeito SilvestreCottica e toda a equipe de gover-no, que nos despedimos deste gran-de companheiro”, declarou.

Gauer já era funcionário públi-co quando Ademir Bier (PMDB) foieleito prefeito (gestão 1993/1996).Ao Jornal O Presente, o deputadoestadual destacou que mais doque um companheiro de partido,perde um amigo. “O Gauer era umexemplo de servidor público. Sem-pre foi dedicado em todas as ativi-dades. Havia uma dedicação ex-clusiva daquilo que o servidor pú-blico tem que ser efetivamente,que é servir a sua gente. O Gauertinha muito disso”, relembra. “Eletinha um sonho de ser vereador

para poder contribuir ainda maiscom o município. Conquistou essesonho com uma votação expres-siva e pôde se dedicar na Secreta-ria de Agricultura a um papel im-portante que desempenhou”, ex-põe, emendando: “Marechal Ron-don perdeu alguém que era preo-cupado com o município”, conclui.

Presidente da Câmara de Ve-readores, João Marcos Gomesmencionou que a morte do colegade Legislativo e secretário é umaperda irreparável para o municí-pio. “Era um jovem político, queestava iniciando na carreira. Jádemonstrou na Secretaria de Agri-cultura, como secretário e diretor,bem como na Secretaria de Via-ção e Serviços Públicos, uma com-petência muito grande, principal-mente para atender todas as de-mandas, tanto na cidade com nointerior. Acredito que ele teria umfuturo muito grande na política.Agora abre-se uma lacuna difícilde ser preenchida”, enalteceu.“Apesar de o nosso grupo políticoser grande e contar com muitaslideranças, ele possuía uma ca-racterística única. Vai fazer umagrande falta”, lamenta.

Já o presidente do PMDB deMarechal Rondon, vereador Dori-valdo Kist (Neco), afirmou que amorte de Gauer não representaapenas uma perda para o partido,para a prefeitura e para a Câmara,mas também para o município.“Era um companheiro e um gran-de colega. Somos do interior epodemos afirmar que como secre-tário ele sempre procurava aten-der o município como um todo. Aúltima campanha certamente mos-trou que era uma pessoa que tinhaum futuro promissor, pois foi o maisvotado do nosso partido”, citou.

A aprovação em uma vagaem universidade estadual oufederal pelo Sistema de Sele-ção Unificada (Sisu) foi o fi-nal feliz dos estudos iniciadosna preparação para o ExameNacional do Ensino Médio(Enem) em 2014. Estudantesde todo o país que foramaprovados no Sisu comemo-raram a conquista confirma-da na última segunda-feira(26), depois que o Ministé-rio da Educação e Cultura(MEC) divulgou a relaçãodos aprovados para as205.514 vagas de 5.631 cur-sos em universidades esta-duais, federais e institutostecnológicos. A lista de apro-vados está disponível no sitewww.sisu.mec.gov.br.

O Sisu usa como critériode seleção a nota do candi-dato no Enem. Os candida-tos aprovados devem fazer amatrícula nas instituições deensino que oferecem as va-gas, até terça-feira (03), apre-sentando os documentos exi-gidos por elas e pela lei fede-ral de cotas.

UNIOESTEA Pró-Reitoria de Gradu-

ação da Universidade Esta-

dual do Oeste do Paraná (Uni-oeste) abriu ontem (30) o pe-ríodo de matrículas aos can-didatos aprovados na primei-ra chamada do vestibular epelo Sisu. Os aprovados de-vem comparecer na secretariaacadêmica do campus de fun-cionamento do curso, pararealizar as matrículas, cujoprazo permanece aberto se-gunda-feira (02) e encerra naterça-feira (03). O horário deatendimento é das 08h30 às11h30 das 14 horas às 17 ho-ras e das 19 horas às 21 horas.

A documentação necessá-ria a ser apresentada e a lista-gem dos classificados cons-tam no site www.unioeste.br/sisu. Já os candidatos da se-gunda chamada devem rea-lizar a matrícula no próxi-mo dia 25; a matrícula, paraos alunos convocados na ter-ceira chamada, será no dia09 de março.

A Unioeste teve 28.461 ins-crições ao Sisu para o anoletivo de 2015. No campus deMarechal Cândido Rondon,enquanto o vestibular teve1.572 candidatos a 214 vagasem 13 cursos, o número deinscritos no Sisu foi de 3.695interessados.

De acordo com o secretá-rio acadêmico do campus deMarechal Rondon, PauloLüdeke, até as 15h50 de on-tem o total de matriculadosera de 82 pessoas. “É umnúmero baixo, pois em ou-tros anos mais aprovadoscostumavam vir no primei-ro dia para se matricular.Desse número, 63 eram es-tudantes aprovados no ves-tibular, enquanto 19 erampessoas classificadas na listado Sisu”, comenta.

SONHOA estudante Jaqueline Da-

niele de Souza, de 17 anos,nasceu em Marechal Rondon,mas reside no vizinho muni-cípio de Mercedes há dois

meses. Jaqueline foi classifica-da no Enem com média geral610 e tirou expressivos 820pontos na redação, terror demuitos alunos.

A estudante não prestouconcurso vestibular, porémse inscreveu no ProgramaUniversidade para Todos(Prouni) para o curso deDireito na Unipar de Tole-do. “A minha preferênciaestá na Unioeste, pois que-ro cursar Educação Física”,conta. Na tarde de ontem,Jaqueline efetuou sua ma-trícula no curso escolhido,modelo licenciatura.

“Para mim, ser convoca-

da pelo Sisu em primeira cha-mada foi a realização de umsonho. Estou muito conten-te. Quando terminar a facul-dade e me formar, quero se-guir com especialização. Pre-tendo trabalhar como perso-nal trainer, para atuar emacademia”, revela.

VESTIBULAR E SISUDaniel Airton Kamphorst

também tem 17 anos e cursoutodo o Ensino Médio no Co-légio Agrícola de Toledo, for-mando-se técnico em agrope-cuária. O jovem prestou otradicional concurso vestibu-lar para Agronomia, na Uni-

oeste de Marechal Rondon,porém não foi classificadoentre os aprovados.

Kamphorst, que nasceu nodistrito de Porto Mendes, in-terior de Marechal Rondon,tirou nota 600,05 no Enem e680 na redação; o estudanteescolheu como primeira op-ção do Sisu o curso de Agro-nomia e como segunda op-ção o curso de Zootecnia. EmAgronomia o jovem está nafila de espera, ao passo emque foi aprovado em pri-meira chamada para cursarZootecnia, o que foi garanti-do através do Sisu.

O estudante deve se matri-

cular segunda-feira no cursoescolhido, Zootecnia, e acre-dita que a rotina enquantouniversitário será pesada, aconsiderar que o curso é inte-gral. “Voltarei a morar commeus pais em Porto Mendes,então usarei o transporte di-ariamente para estudar. Te-nho preferência por Agro-nomia, pois me identificomais com ela, mas como meuspais são agricultores, sintoafinidade com as duas áreas.Independente de cursarZootecnia ou Agronomia, seraprovado no Sisu foi muitobom para mim. Estou muitofeliz”, finaliza.

18 | O PRESENTE

LORENA [email protected]

SÁBADO,31 DE JANEIRO DE 2015

Dia 31: Afonso Neto

Dia 31: Alice Regina Kunzler

Tomasi

Dia 31: Anderson Batschke

Dia 31: Elmir Port

Dia 31: Jeisi Carletto

Dia 31: Joel Weçolovis

Dia 31: Júlio Ignácio Schneider

Dia 31: Kelly Cristini Hepp

Dia 31: Lidiane Fiorini

Dia 31: Luciana Zago

Dia 31: Marcia Beatriz SeelentBrandt

Dia 31: Wagner Wommer

Dia 1º: Ana Clara Sossmeier

Dia 1º: Bernadete Besen

Dia 1º: Claudina Exteckoetter

Dia 1º: Edson Luiz Rohde

Dia 1º: Evandro Primon

Dia 1º: Gustavo Siedleski

Dia 1º: Henrique Bernardon

Leonardi

Dia 1º: Luciane Daiane Schmidz

Dia 1º: Mércio Sebastiani

Dia 1º: Naudé Pedro Prates

Dia 1º: Neuza Zwick

Dia 1º: Nicole Konieczniak

Dia 1º: Rosângela Zimmermann

Dia 02: Antônio Anzolin Neto

Dia 02: Beatriz Barth Lenz

Dia 02: Carla Buenevides

Dia 02: Charles Peiter

Dia 02: Diana Kozerski

Dia 02: Elenor Haag

Dia 02: Eunice Martins de

Lima Rodrigues

Dia 02: Ivanete Dunq

Dia 02: Lennander Lugli

Dia 02: Mauro José Rauber

Dia 02: Nilson Lampert

Dia 02: Norbert Tierling

Dia 02: Omar Schimidt

Dia 02: Sirlene Haupenthal

Dia 02: Valmir Renner

Dia 02: Valões Pereira dos Santos

Dia 02: Vanderlei Britzke

Dia 02: Vanderlei Paulo Picoli

Dia 02: Vinicius Miranda Corrêa

CUIDADO COM ACIDENTESNessa época do ano é muito comum a maior incidência de

animais peçonhentos em todas as regiões do Paraná. Para evitaracidentes, os serviços de saúde trabalham na sensibilização dapopulação para os procedimentos de prevenção a picadas dearanha-marrom, escorpiões e serpentes, queimaduras por água-viva e lagartas, entre outros. O objetivo é diminuir ano a ano onúmero de ocorrências dessa natureza, que em 2014, até o dia 13de outubro, foram 7.416 casos no Paraná. Em 2012 e 2013foram registrados 9.326 e 10.953, respectivamente. Diante disso,manter a população atenta e bem informada sobre o assuntocontribui para a redução dessa estatística.

Arquivo pessoal

Dupla comemoração hoje (31) na família do vereador rondonenseElmir Port e da empresária Marli. O casal comemora 39 anos decasados e ele estreia idade nova. Parabéns e muitas felicidades!

O PRESENTE | 19SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 SOCIAL

Carlos Eduardo eEmanuelle Cardozoprestigiando eventoem MarechalCândido Rondon

João LiviPARCEIROS SEXUAISOs brasileiros sabem a impor-

tância do uso da camisinha naprevenção de doenças sexualmen-te transmissíveis, um número pró-ximo a 94% da população. No en-tanto, 45% dos sexualmente ativosnão usaram preservativo em rela-ções ocasionais em 2013, percentu-al estável desde 2004. Os dados sãode uma pesquisa do Ministério daSaúde, que entrevistou 12 mil pes-soas na faixa etária de 15 a 64 anos.O levantamento aponta que entre2004 e 2013 aumentou de 4,1% para12,1% a proporção de brasileirosque teve mais de cinco parceiros noúltimo ano. A pesquisa mostra tam-bém que, enquanto em 2004 poucomais de 19% da população, entre15 e 64 anos, tiveram mais de dezparceiros sexuais na vida, em 2013o número passou para 43,9%.

Segundo o ministério, 734 milpessoas vivem com HIV no Brasil.A incidência do vírus é de 20,4casos por grupo de 100 mil habi-tantes, mas a prevalência sobe para41,3 no Rio Grande do Sul e para33,4 no Amazonas.

PESQUISA EM EDUCAÇÃOSeguem abertas, até o próximo dia 22, as inscrições para

o 1º Seminário Nacional de Pesquisa em Educação: Conexões eDiálogos na Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oestedo Paraná (Unioeste) do campus de Francisco Beltrão, que serárealizado no período de 24 a 26 de março. A taxa é de R$ 50 epara ouvintes R$ 30. As inscrições devem ser realizadas pelosite do evento http://www.unioeste.br/eventos/senpe/. Maisinformações podem ser obtidas pelo telefone (46) 3520-4841ou pelo e-mail [email protected].

R$ 6,6 BILHÕES NO CARNAVALDurante o Carnaval deste ano, 6,77 milhões de turistas

brasileiros deverão circular pelo país, gastando R$ 6,66 bilhões,principalmente nos Estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Pernam-buco e Bahia. Se as previsões do Ministério do Turismo seconfirmarem, haverá crescimento de 2,6% no número de visitantese de 8,2% no faturamento em relação ao Carnaval do ano passado.Em 2014, a maior festa popular brasileira levou 6,6 milhões deturistas a viajarem pelo país e a gastarem R$ 6,1 bilhões. Osnúmeros são de levantamento feito pelo Ministério do Turismo, queconsidera o período que vai de 13 a 18 de fevereiro. Segundo apasta, esse período de seis dias representa 3% do faturamentoanual da indústria de viagens e turismo no país. Em 2015, cadaturista deverá desembolsar, em média, R$ 984,76.

Karine Munarini

Edson Kehle FrancieleBrigantinimarcando

presença emrecenteevento

social nacidade de

SantaHelena

SANTA HELENA

UBS de São Roque será reinaugurada na segunda-feiraAlém das reformas, equipe foi reformulada, com a vinda de uma enfermeira

que passou no processo seletivo e dará continuidade aos trabalhos

20 | O PRESENTE GERAL SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Acontece na segunda-feira(02), em Santa Helena, a rei-nauguração da Unidade Bási-ca de Saúde (UBS) EstratégiaSaúde da Família (ESF) de SãoRoque. A solenidade, que con-tará com a presença de autori-dades e lideranças, está mar-cada para as 09 horas.

Os trabalhos de reforma fo-ram realizados em quatro uni-dades de saúde, sendo que nodistrito de São Roque a UBS foitoda requalificada. Houve pe-quenas ampliações nas salas eadequações internas a fim detornar a estrutura mais acon-chegante para a população, pro-porcionando um atendimento

de melhor qualidade.De acordo com a secretária

de Saúde, Terezinha Bottega,buscou-se um programa dogoverno federal, por meio doqual foram repassados ao mu-nicípio R$ 244 mil para as re-formas em cinco UBS - a UBSde São Roque é a quarta a serreinaugurada.

Segundo Terezinha, alémdas reformas, a equipe foi re-formulada, com a vinda deuma enfermeira que passou noprocesso seletivo e dará conti-nuidade aos trabalhos. “Te-mos tido uma resposta positi-va da comunidade e uma apro-ximação maior a equipe Estra-

tégia Saúde da Família, alémdas duas médicas disponíveispara São Roque, São Miguelzi-nho e Linha Navegantes”, in-forma a secretária.

Ela menciona que o atendi-mento do dentista será feitocom equipamentos novos naUnidade de São Roque. “A co-munidade vai ter todos os ti-

pos de atendimentos a partirde agora”, menciona.

A UBS da Vila Rica tam-bém será reinaugurada emcerca de 30 dias.

Unidade Básicade Saúde de SãoRoque recebeu

trabalhos deampliações nas

salas eadequações

internas

Após turno único, Prefeitura de São Miguel restabelece atendimentoA Prefeitura de São Miguel

do Iguaçu volta a funcionarcom expediente normal a par-tir de segunda-feira (02), emdois turnos, das 08 horas às11h30 e das 13h30 às 17h30. Oprefeito Claudio Dutra revo-

gou o turno especial de traba-lho nas repartições públicasmunicipais por meio do de-creto nº 020/2015, assinadoontem (30).

O turno único teve início dia20 de outubro de 2014, segundo

o decreto nº 347/2014, porém osserviços considerados essenci-ais não foram afetados.

Dutra também assinou odecreto nº 021/2015, institu-indo ponto facultativo para oexpediente das repartições

públicas municipais jurisdi-cionadas ao município, emvirtude do Carnaval, sendoque dia 16 de fevereiro (se-gunda-feira) será ponto facul-tativo em período integral;dia 17 (terça-feira) é feriado

de Carnaval e dia 18 (quarta-feira) expediente normal apartir das 13h30.

Este decreto não atingirá osserviços considerados essenci-ais, tais como saúde, vigilânciae coleta de lixo.

Divulgação

O PRESENTE | 21SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 GERAL

ENTRE RIOS

Integrantes de clubes de mães planejam atividades de 2015Primeiro café será realizado no dia 28 de março, organizado pelo Clube de Mães Unidas da Sede

Reunião com representan-tes dos dez clubes de mães deEntre Rios do Oeste foi realiza-da na quinta-feira (29) para dis-cussão e planejamento dos tra-balhos que serão realizados em2015. Estiveram presentes oprefeito Jones Neuri Heiden, asecretária de Assistência Soci-al, Clarice Mombach, a diretorado Centro de Convivência,Francieli Kaufmann, a assisten-te social do Órgão Gestor, Susa-ne de Lima Souza, a coordena-dora dos clubes de mães domunicípio, Antonia Gomes deSouza, e a presidente do Conse-lho da Mulher Empresária,Vanda Biesek.

No encontro foi realizadoo sorteio dos clubes de mãesque sediarão os tradicionaiscafés, sendo que ficou defini-do que o primeiro café serárealizado no dia 28 de março,organizado pelo Clube deMães Unidas da Sede.

A professora Joceli WickertSchmitt informou os presentesque as ginásticas nas localida-

Representantes dos dez clubes de mães do município participaram dereunião com autoridades e lideranças, na prefeitura, na quinta-feira (29)

des do interior do municípioirão continuar neste ano e quetoda a comunidade poderá par-ticipar. Também serão inicia-das atividades na academia daterceira idade; os interessadosem participar precisam entrarem contanto com Joceli para

mais informações.A presidente do Conselho

da Mulher Empresária infor-mou que a tradicional Noiteda Mulher será realizada nodia 06 de março.

Para a secretária de Assis-tência Social, o clube de mães é

uma entidade importante paraa troca de experiências e conví-vio entre as mães, para fortale-cer ainda mais os laços de uni-dade entre as pessoas de umamesma localidade e proporcio-nar momentos de descontra-ção e aprendizado.

Guaíra celebraNossa Senhorados Navegantes

A comunidade católica de Gua-íra está em contagem regressivapara celebrar o Dia de Nossa Se-nhora dos Navegantes, padroeirado município. Os festejos tambémlembrarão os 60 anos da ParóquiaNossa Senhora dos Navegantes.Amanhã (1º), às 19h30, será reali-zada a tradicional romaria conheci-da como “bênção das velas”. Oitinerário inclui as principais aveni-das da cidade (avenidas Mate La-ranjeira e Coronel Otávio Tosta),saindo da Paróquia de Nossa Se-nhora de Aparecida em direção àParóquia de Nossa Senhora dosNavegantes. Também será realiza-da a benção da garganta (São Bráz).

Na manhã de segunda-feira (02),os devotos de Nossa Senhora dosNavegantes realizam a histórica ben-ção dos barcos, a partir das 09horas. Às 09h30 será realizada umamissa solene com crisma e às 11h30haverá um almoço festivo. Os in-gressos estão sendo comercializa-dos por R$ 20 e podem ser adquiri-dos na secretaria paroquial. Maisinformações podem ser obtidas pelotelefone (44) 3642-1869.

Divulgação

O pavilhão da IgrejaMatriz Católica de Mare-chal Cândido Rondonrecebeu em torno de 350pessoas na noite de quin-ta-feira (29), em eventono qual aconteceu aapresentação oficial dacomissão técnica e dosjogadores da equipe defutsal Copagril/SempreVida/Penalty/MarechalCândido Rondon para asdisputas da temporada2015. Na ocasião, estive-ram presentes represen-tantes das empresas pa-trocinadoras e parceiras

do time, além de autori-dades municipais.

De acordo com a di-retora do convênio Sem-pre Vida, Ana CarolinaSeyboth - que falou emnome dos patrocinado-res -, além de ser umprojeto esportivo, o timeda Copagril tambémparticipa de campanhassociais, como no últimoano, quando os atletasparticiparam da campa-nha de combate ao cân-cer de mama. Segundoela, a equipe forma umtime forte e consolidado

no meio esportivo esta-dual e nacional.

O secretário munici-pal de Esportes e Lazer,Roberto Braatz, e o pre-feito Moacir Froehlichdestacaram o apoio ofe-recido pelo municípioao setor esportivo e àCopagril Futsal, reafir-mando que a parceriapode ser ampliada. “Aequipe leva o nome domunicípio a todo país,pois nas disputas naci-onais é o nome da cida-de que é mencionado.Pelos atletas e pela co-

missão técnica, acredi-tamos que este será umano muito profícuo”,enfatizou o prefeito.

De acordo com o pre-sidente da AssociaçãoAtlética Cultural Copa-gril (AACC) e presiden-te da equipe, Jaime Vila-ni, o projeto do futsalé importante para adivulgação da marca edos produtos Copagril.Vilani também reafir-mou o compromisso daCopagril, através daAACC, em fortalecer ascategorias de base paraformar bons atletas, tan-to no futsal quanto nofutebol de campo.

APROXIMAÇÃOConforme o diretor-

presidente da Coopera-tiva Copagril, RicardoChapla, a Copagril Fut-sal, desde o ano de 2001,vem trazendo conquis-tas a Marechal Rondon.“A equipe foi campeãda Série Bronze e daPrata, com um time cri-ado em 2001. Depoisconquistou dois títulosde campeã na SérieOuro. São vários títu-los para poucos anosde história”, afirma.

Segundo ele, a equi-pe conquistou bons re-sultados dentro e forade quadra, tanto emcampeonatos como re-sultados gerais para asempresas apoiadoras doprojeto. “Conseguimoscriar mais um bom pro-jeto e consolidar o timeentre os melhores doEstado e do país. Agoraprecisamos manter osatletas como bons exem-plos aos jovens atletas,estudantes e comunida-de. A AACC tem as es-colinhas de base com ascrianças e no futuroparte delas poderá ter oesporte como profis-

são”, declara.Chapla enfatiza, ain-

da, que as pessoas queresidem nos outros mu-nicípios onde a Copa-gril atua e tem entre-postos são torcedores dotime de futsal. “Isso fazcom que percebamosque o esporte cria ami-zades e aproxima as pes-soas. É assim no futsal,no futebol de campo,na ginástica rítmica enas outras modalidadesque apoiamos. Além deter uma equipe compe-titiva no futsal, procu-ramos sempre manter orespeito entre jogado-res, patrocinadores ecomunidade. Para esteano foi criada uma equi-pe competitiva em bus-ca de ótimos resulta-dos”, salienta.

TRABALHOE DEDICAÇÃO

Para o técnico JoarezSouza Júnior (Juni-nho), o trabalho se fazem conjunto, com atua-ção em equipe. “Nos pri-meiros dias os jogado-res seguem com examesde saúde e avaliações fí-sicas, para então iniciar

os treinoscom bola.M o n t a m o sum time jo-vem e acredi-tamos que de-vemos ter umano bastanteprodutivo, de-vido aos atle-tas que for-mam o elenco eà qualidade dacomissão técni-ca”, expõe.

Trabalho e muita de-dicação é o compromis-so da Copagril Futsalpara esta temporada, re-força o técnico Juninho.“Não vou prometer aconquista de títulos, po-rém, montamos umaequipe muito forte e com-petitiva, que entrará emquadra em busca dosmelhores resultados emtodos os campeonatos.Vamos lutar para estarentre os melhores emtodas as disputas queparticiparmos, almejan-do estar nas semifinais efinais, nos posicionan-do entre os primeiros co-locados. A partir daí,conquistas e títulos po

dem vir como consequ-ência do esforço de to-dos”, ressalta.

HISTÓRIAMARCANTE

Após os pronunci-amentos, foi exibidoum vídeo contando ahistória da equipe ealguns de seus mo-mentos marcantes. Osaplausos foram bas-tante intensos paraValença, fixo que estáretornando à equipee conquistou o carinho datorcida no passado, e RafinhaMüller, rondonense que aju-dou a Copagril a subir para aelite do futsal paranaense.

Para encerrar as apresen-tações, foi exibido o novouniforme da equipe, trajadopelos atletas da base: Carlos,

Augusto, Rafael Silva e Obi-na. Os uniformes serão utili-zados pelos atletas nos trei-nos, bem como nas disputasdo Campeonato ParanaenseSérie Ouro e na Liga Nacio-nal Futsal. A equipe aindaatuará na Copa Cataratas, em

Foz do Iguaçu, como prepa-ração à temporada de compe-tições oficiais que será inicia-da entre março e abril. Aolongo do ano, o time faráamistosos e terá outras dis-putas, como os Jogos Aber-tos do Paraná (JAPs).

Felipão pede paciência para primeiros jogos no GauchãoTreinador elenca cinco jogadores impedidos de atuar e projeta evolução a partir do terceiro duelo

26 | O PRESENTE ESPORTES SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

GRÊMIO

Ainda em Porto Alegre,horas antes do embarquerumo à pré-temporada emGramado, em 11 de janeiro, otécnico Luiz Felipe Scolari(Felipão) havia traçado umobjetivo: testar o máximopossível durante a passagempela serra gaúcha para estre-ar no estadual com o timeencaminhado. Ficou só naideia mesmo. O Grêmio co-meça efetivamente 2015 hoje(31), às 17 horas, diante doUnião Frederiquense, na Are-na, longe da base considera-da ideal pelo treinador. O queo faz pedir paciência.

Felipão sofreu com algunscontratempos durante a pré-temporada. Giuliano e Gero-mel, por exemplo, começaramo ano no departamento médi-co, em recuperação de cirur-gias. O zagueiro Erazo se en-

Eduardo Moura/GloboEsporte.com

Felipão foi meticuloso no treino e na entrevista

volveu num imbróglio com oseu clube, o Barcelona-EQU,o que retardou o acerto e,consequentemente, sua docu-mentação. Entraves burocrá-ticos também tiraram Dou-glas da estreia. Para comple-tar, Ramiro se lesionou noúltimo teste em Gramado,contra o Novo Hamburgo.

Virou desfalque até quemera reserva imediato, caso deGabriel Silva. O jovem za-gueiro seria titular ao lado deRhodolfo, mas igualmente nãoteve seus documentos libera-dos a tempo - ele fora vendidoao Hoffenheim no início datemporada. O lateral e volan-te Marcelo Oliveira será colo-cado na função. Ou seja, boaparte da espinha dorsal dotime não estará presente di-ante do União Frederiquense.Tanto que a lista de inscritos,

que permitia até 32 nomes, foienviada à Federação Gaúchade Futebol com apenas 24 re-lacionados para a largada.

“A base não está pronta.Tenho quase metade de umabase fora para os primeiros doisou três jogos. Tem que ir comcalma, trabalhar com o pesso-al, como reagem os mais jo-vens, a equipe, que antes joga-va no 4-2-3-1 com um jogadorde velocidade, que hoje temalguma semelhança, emboraretenha a bola mais, que é oEverton”, explicou Felipão, naentrevista de ontem (30).

Felipão optou por não tra-tar o Campeonato Gaúchocomo Copa do Mundo, ao con-trário do que Ivo Wortmann eMarcelo Grohe falaram recen-temente. Mesmo assim, enten-de como fundamental o esta-dual para colocar a equipe no

rumo certo. O Grêmio deve ira campo com: Marcelo Grohe;Galhardo, Rhodolfo, Marcelo

Oliveira e Marcelo Hermes;Araújo, Fellipe Bastos, Linco-ln e Luan; Moreno e Barcos.

Tite ensaia jogadas em treinoe Dracena volta ao elencoEm um último ajuste para

a estreia no Campeonato Pau-lista, amanhã (1º), contra oMarília, o técnico Tite teve aArena Corinthians à disposi-ção para fazer seus jogadoresse acostumarem às medidasdo estádio e treinarem umasérie de jogadas ensaiadas. Natarde de ontem (30), com tran-quilidade, o técnico teve tem-po para afinar lances de bolaparada com seus titulares.

A novidade do dia, porém,esteve entre os reservas. Re-cuperado de uma torção notornozelo direito, o zagueiroEdu Dracena voltou a com-por o elenco e tem chances de

ficar no banco de reservas napartida de amanhã. Ele trei-nou ao lado dos outros defen-sores do time em uma ativida-de focada nas bolas aéreas. Naquinta-feira (29), ele havia fi-cado em tratamento no CTJoaquim Grava.

No treino de jogadas en-saiadas e finalizações, Tite con-firmou novamente a equipeque vai entrar em campo:Cássio, Fagner, Gil, Felipee Fábio Santos; Ralf, Elias,Lodeiro e Renato Augusto;Emerson Sheik e Guerrero. Oelenco corintiano volta ao CThoje (31), no último treinoantes de enfrentar o Marília.

SAUBER ADOTA PINTURA BRASILEIRAPARA CHEGADA DE FELIPE NASR

Divulgação

Definitivamente, a chegada de Felipe Nasr, que estreia na Fórmula 1como titular em 2015, teve um grande peso na Sauber. A equipe suíçaapresentou o C34-Ferrari ontem (30) e no lugar do cinza dos últimosanos, seu novo carro é predominantemente azul e amarelo, cores do

patrocinador trazido pelo brasiliense e também da bandeira do Brasil,em uma pintura que lembra os carros guiados por Nasr na GP2. São

também as cores da bandeira do país do piloto sueco Marcus Ericsson.

Douglas Coutinho adia ida àEuropa e continua no Atlético-PR

O atacante Douglas Cou-tinho é o principal “reforço”do Atlético-PR para a tempo-rada 2015. O atacante não irámais para a Holanda (PSV eAjax tentavam a contrataçãodo jogador) na atual janela detransferências internacionaisque se encerra na segunda-feira (02). A negociação, dadacomo certa, vai acontecer ape-nas em agosto.

“Ele vai ficar até a metadedo ano. Está confirmado”,disse Renato Duprat, repre-sentante da Doyen Sports noBrasil. O grupo de investido-res de Malta, que adquiriu70% dos direitos econômicosde Coutinho em novembrodo ano passado, acredita queneste momento o ganho queo atacante teria indo para aEuropa é menor do que ele

terá ficando no Atlético-PR.A decisão foi tomada em

conjunto entre clube, joga-dor e investidores. No entan-to, Coutinho viajou com oAtlético-PR com a permanên-cia praticamente acertada. Se-gundo o empresário TacianoPimenta o próprio atleta pe-diu para ficar. Coutinho rece-beu um substancial aumentode salário para ficar no clube.

Ginola retira candidatura,mas Figo enfrenta BlatterO sonho de buscar a pre-

sidência da Fifa chegou aofim para David Ginola.Após afirmar que lutariapelo posto mesmo sem aparceria com a casa de apos-tas que entraria com a ver-ba no início da campanha,o francês anunciou ontem(30), que não conseguiu oapoio requerido pela enti-dade máxima de futebol efoi obrigado a interrompera candidatura. Por outrolado, o português LuísFigo confirmou as indica-

ções necessárias e segue naluta contra Joseph Blatter.

“Eu tenho que concluir quenão obtive as cinco indica-ções necessárias dentro doprazo e, infelizmente, eu nãoserei capaz de continuar coma minha candidatura à presi-dência da Fifa. Ao contráriode alguns relatos, eu não de-sisti. Assim como fiz comojogador, dei o máximo até oapito final”, declarou o ex-jogador francês.

Outros dois candidatosainda não revelaram as reco-

mendações. Com apoio dafederação inglesa, o príncipeAli Bin Al-Hussein, atualvice-presidente da Fifa, jácriticou a gestão de Blatter eexpressou a vontade de tiraro suíço do poder. O francêsJérôme Champagne, que des-de janeiro já havia manifes-tado a vontade de se tornarpresidente da entidade, tam-bém não deu detalhes sobreos parceiros na campanha edeixa em aberto a perma-nência como candidato naeleição de maio.

O PRESENTE | 27SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 ESPORTES

FUTEBOL

Internacional divulga lista ao Gauchão com 26 jogadoresWellington Paulista, liberado para acertar com o Cruzeiro, e Ygor estão fora do grupo

A demora na regularizaçãode Réver e Vitinho no BoletimInformativo Diário (BID) daConfederação Brasileira deFutebol (CBF) evitou que o téc-

nico Diego Aguirre os inscre-vesse no Campeonato Gaúcho.Pelo menos por enquanto. Adupla está com Willians, quenegocia sua ida para o Cruzei-

ro, e Jorge Henrique, que saiudos planos do clube.

Wellington Paulista, libera-do para se acertar com o Coritiba,e Ygor, que também deve ter umnovo rumo, ficaram de fora danominata. O clube enviou a listacom 26 jogadores para a Federa-ção Gaúcha de Futebol (FGF).Como a competição permite a ins-crição de 32, há espaço para maisseis. Há ainda a possibilidade detrocar três peças até 13 de março.

Entre os nomes já regulari-zados, Léo e Nilton aparecemcomo as principais novidades.O garoto Geferson, que atuacomo lateral-esquerdo, tambémpode ser visto como uma sur-presa. No ataque, não apareceMaurides, mesmo que Welling-ton Paulista tenha sido liberadopara acertar com o Coritiba. Háapenas Rafael Moura, que serátitular amanhã (1º) contra oLajeadense, como uma alterna-tiva a Nilmar, além de EduardoSasha e Taiberson como outrosjogadores de frente. O jogo valetambém para definir o campeãoda Recopa Gaúcha.

A lista de ontem (30) com osnomes dos 26 atletas tem os go-

leiros Agenor, Alisson, Muriel eDida; laterais Alan Ruschel,Cláudio Winck, Fabrício, Gefer-son, Léo; zagueiros Alan Costa,Ernando, Juan e Paulão; volan-tes Aránguiz, Bertotto, Nilton eRodrigo Dourado; meias Alex,Alisson Farias, D'Alessandro,Luque e Valdívia; atacantesEduardo Sasha, Nilmar, RafaelMoura e Taiberson.

LIBERTADORESDepois de encaminhar a con-

tratação de Anderson, o Intercomeça a busca pelo seu quartojogador estrangeiro. O clube

prospecta no mercado europeuum argentino ou uruguaio. Mastambém analisa reforços nospaíses vizinhos. O meia uru-guaio Álvaro Fernández, 29anos, do Gimnásia La Plata foisugerido por Diego Aguirre.

Fernández esteve no gru-po da seleção uruguaia naCopa do Mundo de 2010. Apreferência da direção colora-da é por jogadores mais jo-vens, em torno dos 24 ou 25anos. Fernández sai um poucodo padrão, ainda que seja umacontratação mais fácil quebuscar um reforço na Europa.

Colorados participaram de animado treino no CT Parque Gigante

Atacante Centurión vibra após acerto com São PauloApós confirmar acerto com

o São Paulo, na madrugada deontem (30), por quatro tempo-radas, o meia-atacante Centu-rión, ex-Racing, comemorou suatransferência para o Tricolor.Segundo o argentino, que já sedespediu de seus companheirosem Avellaneda, ida para a equi-pe do Morumbi é um grandeavanço dado na sua carreira.

“Já me despedi dos compa-nheiros. Falei com Cocca e comMilito e eles me entenderam. É umpasso muito importante paraminha carreira. Vou contente esaindo pela porta da frente. Que-ria dar algo à torcida e fiz isso como título do Campeonato Argenti-no. Estou mais maduro e tranqui-lo. Quero jogar e dar meu melhorpelo São Paulo”, disse o jogador.

O jogador também agrade-ceu a torcida do seu ex-clube, quesegundo o meia-atacante, apoi-am nos momentos bons e ruins.O São Paulo pagou cerca deR$ 12,7 milhões por 70% dos di-reitos econômicos do jogador. Achegada do argentino ao Brasildeve acontecer até a manhã dehoje (31) e no começo da próximasemana ele fará exames médicos.

Flamengo empresta meia Mattheus ao Estoril, de PortugalO meia Mattheus, do Fla-

mengo, trocará de time pelaprimeira vez. Foi acertado oempréstimo do jogador parao Estoril, de Portugal. A dura-ção é de seis meses, com opçãode prorrogação e compra aofim do contrato. O valor esti-

pulado para uma eventual aqui-sição dos direitos econômicos émantido em sigilo.

Vinculado ao Fla até maio de2016, o filho de Bebeto dificil-mente voltará a vestir a camisarubro-negra. Em novembro des-te ano, inclusive, pode assinar

um pré-contrato com outraequipe. Com a saída de Mat-theus, de 20 anos, o Flamengodefine o destino para todos osjogadores que ficaram fora dosplanos de Vanderlei Luxem-burgo. A informação foi divul-gada ontem (30).

Gabigol afirma que ganhar da Argentina é melhor aindaA partida contra a Argenti-

na acontece só amanhã (1º),mas os jogadores da SeleçãoBrasileira sub-20 não escon-dem a ansiedade para o duelo.Em entrevista concedida on-tem (30), por exemplo, o ata-cante Gabriel ressaltou a riva-lidade que envolve o clássico,destacou o caráter decisivo dojogo para a disputa do título

do Campeonato Sul-America-no e deixou claro: há um gostoespecial quando se ganha doshermanos.

“A gente sabe que vai ser umgrande jogo, por tudo que en-volve. A rivalidade é sempremuito grande, ainda mais va-lendo título, acho que fica mai-or ainda. Brasil e Argentina ésempre um jogo à parte, pela

tradição que tem. A gente vaicom os pés no chão, com muitadedicação e garra. É bom ga-nhar, e ganhar da Argentina émelhor ainda”, disse o camisa 7brasileiro. Autor de um gol noSul-Americano, Gabriel tematuado fora da área, mais comoum ponta. Apesar disso, estácontente com seu desempenhoe diz estar muito tranquilo.

Tomás Hammes/GloboEsporte.com

Aasma é umadoença crônicaque acomete asvias respirató-

rias e tem a genética comoorigem. Milhões de pessoassão atingidas por ela em todoo país, fazendo aumentar aprocura por tratamentoprincipalmente no inverno,devido às temperaturas bai-xas, ou no verão, quando amudança climática é brusca.

Conforme o médico pneu-mologista Emerson Bolsona-

ro, de Marechal CândidoRondon, a pessoa já nascecom a doença, que pode sedesenvolver em qualquerfase da vida. “Nos pri-meiros meses, ou depoisde uma certa idade,quando adulto; não há

um padrão específi-co para ela se apre-

sentar. As mani-festações clínicasou sintomas sãofalta de ar, can-saço para cami-nhar e fazer ati-vidades físicas,quando pegaresfriado ou gri-pe fica com o pei-

to chiando, dificuldade pararespirar, muita tosse e bas-tante catarro”, explica.

Resfriado e gripe podemser alguns indícios de que ascrianças têm asma. “Os paislevam os filhos para seremavaliados em consultóriospor estarem resfriados e gri-pados, então as crianças to-mam remédio e em poucassemanas estão novamentedoentes. Muitas vezes estãose manifestando sintomasde asma ou bebê chiador.Com tratamento continua-do é possível inibir essascrises e exacerbações”, co-menta Bolsonaro.

De acordo com o médi-co, é preciso imaginar umaárvore. “Por ser específicadas vias respiratórias, aasma acomete os galhosdesta árvore e não as fo-lhas. Os galhos seriam asvias de condução do ar; agente respira pelo nariz epela boca e para o ar chegarnas folhas da árvore, passapelas vias. A asma atinge asvias, causando estreitamen-to e dificultando a passa-gem do ar até o pulmão,impedindo que seja oxige-

nado, processo necessárioao organismo”, expõe.

TRATAMENTOCom o avanço nos trata-

mentos, os principais medi-camentos são de uso inalató-rio, porém antigamente nãohavia tanta opção. “Algunsmedicamentes mantêm asvias abertas por 12 horas eos novos mantêm elas aber-tas por 24 horas, por dose.Dependendo do grau, nãofunciona apenas broncodi-latador para abrir, precisan-do tratar a inflamação dosbrônquios, fazendo com quesejam desinflamados”, men-ciona o pneumologista.

Apesar da asma ser umadoença sem cura, é possívelcontrolar um paciente as-mático para que ele leve umavida normal. “O que não sepode fazer é descuidar dadoença, pois quando nãoestá sob controle, ela evolui.Por exemplo, se a pessoa temcapacidade pulmonar limi-tada a determinadas ativida-des, sem tratamento ela vaiser muito maior em cinco,dez e 15 anos. Se controlarcom medicações e fizer o tra

Fo

tos:

Jo

ni

Lan

g/O

P

Rondonense LurdesWeiss fez a provacompleta nesta semanade função pulmonar paradiagnosticar em quenível está a asma: elasofre com a doençadesde bebê

tamento certo, ela estabili-za e o paciente recupera boaparte da capacidade pulmo-nar”, afirma.

Presente em todas as fai-xas etárias, é comum diag-nosticar crianças com asma,entretanto, a quantidade depessoas idosas que são diag-nosticadas com a doença tam-bém é considerável. Portan-to, não há idade ideal, tudo éuma questão dos sintomas eda intensidade deles.

Apesar das crises de asmaserem mais comuns no in-verno, devido ao frio, no ve-rão, as altas temperaturasassociadas a um clima secosão igualmente prejudiciaisàs vias respiratórias, pela eli-

minação de líqui-dos. “Se você nãoingere a quantida-de adequada de lí-quidos, provavelmen-te as suas vias vão ficar res-secadas e para quem já temproblema respiratório ,como asma, fica o alerta. Aqueda brusca de tempera-tura também é prejudicial,pois as vias respiratóriasnão aceitam bem mudan-ças radicais. O choque tér-mico do ambiente muitoquente e depois do ar gela-do pode desencadear um fe-chamento parcial das viasrespiratórias, gerando umacrise de bronquite”, alertaBolsonaro.

A época mais quente do ano é tempo de descontra-ção e curtição, porém os cuidados com a saúde devemser igualmente observados por crianças, jovens eadultos. Segundo o pneumologista, as pessoas sadiastambém estão sujeitas a infecções, mas em escalabem menor no verão se comparado com o inverno. “Oclima seco exige mais cuidados, pois resseca as viasrespiratórias e provoca lesões. Para quem tem pro-blemas como asma, enfisema pulmonar e bronquite,além das vias ressecadas isso favorece crises e osurgimento de infecções. A rinite também é comumnesta época pelo pólen, colheita e proliferação defungos, podendo acarretar ainda infecções de gar-ganta e sinusite. As pessoas sadias devem apenas sehidratar; já quem tem doença respiratória deve to-mar cuidado redobrado, podendo aí sim levar umavida normal”, orienta.

Cuidado no verãoCuidado no verãoCuidado no verãoCuidado no verãoCuidado no verão

Médico pneumologista EmersonBolsonaro: “O que não se pode fazer édescuidar da doença, pois quando nãoestá sob controle, ela evolui. Secontrolar com medicações e fizer otratamento certo, ela estabiliza e opaciente recupera boa parte dacapacidade pulmonar”

A rondonense Lurdes Weisstem 50 anos e desde criança sofrecom problemas respiratórios. Elajá tevê crises que duraram maisde 24 horas. “Era muito complica-do, porque os recursos eram todosfeitos em casa. As crises eram defalta de ar e eu não sabia o que eraisso quando criança, então meuspais faziam receitas naturais, comocompressa quente e chá com melquente”, relembra Lurdes, que naquinta-feira (29) fez teste de espi-rometria para diagnosticar emque grau está a asma.

Segundo ela, naquela épocaera comum esperar as crisespassar, pois não tinha médico.“Hoje há muita alternativa e osmédicos acompanham bastan-te. Felizmente a minha asmaestá controlada. Há tempo eunão tinha mais problema, até

que ela voltou,entretanto as cri-ses são rápidase eu consigo mecontrolar como uso de bom-binhas”, co-menta.

Dona Lur-des tem duasfilhas que tam-bém são asmáticas. Elas tiveramcrises que foram passando atéquase desaparecer por seguirema cartilha de recomendação mé-dica. “Para mim também melho-rou. Tive crises desde bebê atéos dez anos e nas filhas o trata-mento eliminou elas. O proble-ma é que quando surge, faltamuito ar e a pessoa procura umlugar fresco para ficar”, expõe.

A rondonense diz que faz

tratamento com médicos há seisanos, quando as crises retorna-ram. “Hoje uso bombinha comcomprimido, mas, apesar de sercontrolada, nesta semana a asmatem sido crítica para mim. Osdias estão difíceis devido à mu-dança repentina no clima, mascom o tratamento ela vem me-lhorando e no geral está contro-lada, permitindo fazer outrasatividades”, comenta.

Lurdes conta que a quedabrusca de temperaturanesta semana a deixou

em uma fase crítica,contudo ela explica que

geralmente a doençaestá bastante controlada,

permitindo que façadiversas atividades

Afetando as vias respiratórias e o pulmão, aasma atinge 6,4 milhões de brasileiros acima de 18anos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde (PNS)do Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geo-grafia e Estatística (IBGE). As mulheres são as maisacometidas pela doença: cerca de 3,9 milhões delasafirmaram ter diagnóstico da enfermidade contra 2,4milhões de homens - prevalência de 39% a mais entreo sexo feminino.

A PNS é o primeiro estudo que monitora a ocorrên-cia da asma em adultos no país. A doença é maiscomum em crianças e tende a desaparecer, na mai-oria dos casos, com o desenvolvimento do sistemaimunológico. A ocorrência mais acentuada entre asmulheres pode ser explicada pelo fato de que elasprocuram mais os serviços de saúde e, por isso,apresentam maior oportunidade de diagnóstico.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimaque 300 milhões de pessoas no mundo, incluindocrianças, sofrem com a asma. O sintoma é caracte-rizado, principalmente, por dificuldade respiratória(falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito eansiedade. Isso ocorre porque os brônquios doasmático são mais sensíveis e tendem a reagir deforma mais abrupta quando há exposição aosdiferentes desencadeadores da doença: frio, mu-dança de temperatura, fumaça, ácaros ou fun-gos, e até odores fortes. A manifestação dadoença é ainda mais frequente pela manhã ou noperíodo da noite.

A asma pode ser assintomática em adultos,sendo as crises mais frequentes em crianças.Devido à frequência e risco de desfecho gravedo quadro clínico, a asma é considerada uma

prioridade de atendimento em saúde. Em crianças, adoença leva a internações frequentes e se nãohouver atendimento adequado pode levar a óbito. AOMS também classifica essa doença respiratóriacrônica como prioridade para controle.

No Brasil, a asma é responsável por um númerorepresentativo de internações hospitalares. Somen-te em 2014, período de janeiro a novembro, foram105,5 mil internações pela doença originando umcusto de R$ 57,2 milhões para a rede pública desaúde - segundo dados do Sistema de InformaçõesHospitalares (SIH). Para os que já têm diagnóstico deasma, a recomendação médica é procurar imediata-mente o serviço de saúde em qualquer caso dedificuldade respiratória.

É preciso ter cuidados especiais em relação aosfatores desencadeadores da doença, como formade prevenção de crises. Os pacientes precisam teratenção com a presença de componentes alérgicosno ambiente em que vivem, como tapete, cortina,colchas de cama, que devem ser sempre higieniza-dos. É necessário evitar o uso de roupas de lã.Animais de estimação também podem levar a rea-ções alérgicas nessas pessoas. Em época de chu-va, deve-se estar atento à presença de mofo einfiltração nos lares.

O uso de medicamentos é importante para contro-le da asma. Mesmo não tendo cura para asma, hátratamento e medicamentos específicos para diminuiros sintomas e o agravamento da doença, proporcio-nando maior qualidade de vida. Por meio do SUS, apessoa asmática tem acesso a atendimento integrale gratuito. Os medicamentos definidos para o trata-mento de asma são distribuídos gratuitamente.

Começa na segunda-feira o Show Rural CoopavelUm dos maiores eventos do agronegócio do Brasil será realizado até sexta-feira (06), em Cascavel

COOPAVEL

30 | O PRESENTE AGRONEGÓCIO SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Já está tudo pronto para a 27ªedição do Show Rural Coopavel,que inicia na segunda-feira (02),em Cascavel, e segue até sexta-feira (06), no Parque TecnológicoCoopavel, na BR-277 - KM 577. Oevento é promovido pela coope-rativa Coopavel e deve atraircerca de 220 mil visitantes.

Como já é tradicional, ama-nhã (01) o parque será abertopara uma missa com o bispoDom Mauro Aparecido dos San-tos e o bispo Emérito Dom LúcioIgnácio Baumgaertner, nos jar-dins do parque, às 11 horas. Logoapós haverá almoço no restau-rante do Show Rural e as pesso-as poderão circular pelo local,apesar dos estandes serem aber-tos apenas na segunda-feira,quando iniciam as visitas.

Na terça-feira (03), o gover-nador Beto Richa e comitiva vi-sitam o Show Rural. Entre ou-tras autoridades, ele estará acom-panhado do secretário de Estadoda Agricultura, Norberto Orti-gara, presidente da Sanepar,Mounir Chaowiche, e o diretor-

O diretor-presidente da Copavel, Dilvo Groli, com o coordenador-geraldo Show Rural, Rogério Rizzardi: celebração do agronegócio

Jardins são uma atração à parte em meio a tanta tecnologia

presidente do Iapar, FlorindoDalberto. No mesmo dia, é espe-rado no evento o presidente daMonsanto, Rodrigo Santos.

REFERÊNCIAO Show Rural Coopavel é um

dos principais eventos do agro-negócio brasileiro e o primeirodo calendário de grandes feiras,abrangendo todos os setores pro-dutivos, mas principalmente aagricultura, máquinas e equipa-mentos. O evento acontece emuma área de 72 hectares, e temquase 500 expositores, entre em-presas privadas e instituições pú-blicas, especialmente de pesqui-sa. Em comum, todas apresen-tam tecnologias de ponta e novi-dades para o agronegócio - paraficar só na agricultura, são maisde cinco mil experimentos apre-sentados.

O coordenador-geral do ShowRural, Rogério Rizzardi, destacaque, durante a semana do evento,mais de quatro mil pessoas tra-balham diariamente no ParqueTecnológico. Só a Coopavel tem

mais de mil trabalhadores, desdeequipes de logística e limpeza atétécnicos especializados.

Ele destaca que, todos osanos, diversas melhorias sãoexecutadas no Parque Tecnoló-gico, ampliando a cada edição onúmero de ruas pavimentadascom asfalto e cobertas. Para2015 também foram alargadasas ruas do setor de máquinas eequipamentos e concluída a im-plantação do sistema elétricosubterrâneo. Ele menciona, ain-da, que há no parque mais de 60bebedouros espalhados em cer-ca de 40 pontos de água fresca,potável e gratuita, várias áreasde descanso, e estacionamentopara 12 mil vagas gratuitas. Ser-viços de segurança e saúde fa-zem parte da infraestrutura,bem como restaurante com ca-pacidade para atender ao mes-mo tempo quatro mil pessoas epraça de alimentação. Rizzardicita que os jardins do Show Ru-ral são uma atração à parte, for-mando um mosaico colorido.

LANÇAMENTONa segunda-feira, o Show

Rural contará com uma soleni-dade especial para homenagearos pioneiros do plantio direto noParaná. A Itaipu Binacional lan-çará o livro “Plantio Direto - ATecnologia que Revolucionou aAgricultura Brasileira”, às 11 ho-ras, no auditório principal. Naocasião, serão homenageados ospioneiros Herbert Bartz, FrankeDijkstra e Nonô Pereira, cujashistórias são relatadas no livro.

Participam da solenidade odiretor-presidente da Itaipu,

Jorge Samek, o secretário deAgricultura Norberto Ortiga-ra, diretor-presidente da Ema-ter-PR, Rubens Ernesto Nie-derheitmann, o diretor-presi-dente da Coopavel, Dilvo Grolli,entre outras autoridades.

No decorrer da semana, ou-tras autoridades e executivos de

Caixa Econômica quer fazerR$ 120 milhões em negócios

A Caixa Econômica Federalvai marcar presença no ShowRural da Coopavel, que aconte-ce a partir de segunda-feira (02)até sexta (06), em Cascavel. Paraisso, o banco terá um estande nolocal para oferecer serviços ban-cários, com atendimento rápido,ágil e diferenciado aos produto-res rurais e a todas as empresasdo segmento.

Conforme o superintendenteregional do banco, Edilson Zana-ta, a expectativa é muito positiva.“Na última edição, encaminha-mos propostas para o Brasil todono montante de R$ 60 milhões. Anossa expectativa este ano é dedobrar este valor”, afirma.

Com sua atuação no agro-negócio, a Caixa busca promo-ver a aproximação de clientes ediversas entidades que já atu-am no segmento do crédito ru-ral pela promoção do crédito.

Os recursos são destinados aocusteio agrícola e pecuário, aoperações de investimentos emmáquinas e equipamentos, àaquisição de animais e a proje-tos de infraestrutura rural.

Em 2014, a Caixa lançou asprimeiras linhas com recursosdo Banco Nacional de Desen-volvimento Econômico e Social(BNDES), como o Programa deSustentação ao Investimento(PSI) e o Inovagro, diversifican-do as fontes de recursos para oagronegócio. A meta do banco éser o segundo financiador doagronegócio no Brasil até 2022,alcançando 10% do mercadodeste tipo de crédito. Até o fimda safra 2014/2015, o banco pre-vê o volume de mais de R$ 6bilhões em recursos aplicados,em operações de crédito ruraldestinadas a produtores, coo-perativas e agroindústrias.

Fetaep organiza comitivas para feiraJovens, idosos, mulheres e até

mesmo crianças são presençasconstantes no Show Rural Coopa-vel. Por todos os lados, olharescuriosos vislumbram as novastecnologias e aprendem técnicasdiferentes enquanto passeiampelos 72 hectares do terreno daCoopavel, em Cascavel. Enquan-to que para alguns o passeio éuma forma de distração, para ostrabalhadores e as trabalhadorasrurais o evento representa umagrande oportunidade de investi-mento e de novos aprendizados.

Nesse sentido, a Federação dosTrabalhadores na Agricultura doEstado do Paraná (Fetaep) orgu-lha-se de sua atuação. Em dez anosde participação no evento foramaproximadamente 50 mil agriculto-res familiares que foram levadosao Show Rural pela Federação, emparceria com Senar e Coopavel.

Como resultado, eles aprendemmaneiras diferenciadas de gerir apropriedade visando melhorar arenda e a qualidade de vida.

empresas nacionais e multina-cionais que participam do ShowRural estarão no evento. Cara-vanas de várias regiões do Bra-sil e de outros países são espera-das. “Como sempre, temos a ex-pectativa de um grande eventopara celebrar o agronegócio bra-sileiro”, destaca Rizzardi.

José Mário Bassi, de São José das Palmeiras,que participa há sete anos do Show Rural

No evento, todos são recepcio-nados pela diretoria da Fetaep noestande montado exclusivamentepara atender e melhor orientar osvisitantes. “Repassamos orienta-ções sobre o Show Rural e os enca-minhamos aos setores da feira deinteresse da agricultura familiar.Além disso, também falamos umpouco sobre a importância do Mo-vimento Sindical para a categoriatrabalhadora rural”, comenta o pre-sidente da Fetaep, Ademir Mueller.

São produtores como o traba-

lhador rural José Mário Bassi, deSão José das Palmeiras, que par-ticipa há sete anos do Show Ruralgraças à parceria entre a Fetaep,o Senar e a Coopavel. Na ediçãode 2012, o trabalhador rural adqui-riu, por R$ 16 mil, uma serrariamóvel que faz o beneficiamentoda madeira. “Em seis meses detrabalho com o maquinário recu-perei meu investimento. Alémdisso, graças a ela consegui com-prar um trator que também é muitoútil para meu trabalho”, informa.

Divulgação

Luciany Franco/OP Rural

Divulgação/Copavel

O PRESENTE | 31SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 AGRONEGÓCIO

Dow AgroSciences conclui aquisição da CoodetecMultinacional garante que estrutura de operação atual da cooperativa será mantida

SEMENTES

A Dow AgroSciences,uma subsidiária em caráterintegral da The Dow Chemi-cal Company, concluiu aaquisição do negócio de se-mentes da Coodetec. A aqui-sição, a segunda maior reali-zada pela empresa global-mente em sua plataforma desementes, está alinhada aosplanos da Dow de expandirsua participação nos merca-dos de alto valor agregadoem crescimento, parte da es-tratégia da companhia.

A Dow AgroSciences estáposicionada entre as maioresempresas e de mais rápido cres-cimento no mercado mundialde soja. A aquisição permitiráum crescimento no Brasil pormeio de tecnologias estratégi-cas para soja e milho. “Comesta transação, a Dow AgroS-ciences acelera a entrada nomercado de sementes de sojano Brasil, foco estratégico do

Ivo Carraro, atual diretor-executivo, permanecerá comodiretor-administrativo da Coodetec, que tem sede em Cascavel

Arquivo/OP Rural

crescimento da companhia. Oobjetivo é aumentar nossaparticipação nesse segmentonum curto espaço de tempo.Além disso, fortalece a posi-ção da empresa no mercadoem milho e marca a entradaem sementes de trigo no país”,afirma o vice-presidente donegócio de Sementes da com-panhia, Rolando Meninato.

Para o presidente da DowAgroSciences no Brasil,Welles Pascoal, “a DowAgroSciences incorporará oconhecimento e a tecnologiadesenvolvida pela Coodetecnos últimos 40 anos com estaaquisição, fortalecendo nos-sa capacidade de oferecer so-luções inovadoras para nos-sos clientes nos mercados desementes de soja, milho e tri-go. A transação marca o su-cesso de um relacionamentocomercial e da colaboraçãotecnológica iniciados há mui-

tos anos com a companhiaparanaense”, pontua.

GERENCIAMENTOFoi formado um time lide-

rado por Vitor Cunha, entãodiretor regional de Vendasda Dow AgroSciences, queserá responsável pela super-visão da operação como dire-tor-geral e alinhamento coma liderança da Dow AgroSci-ences. Ivo Carraro, atual di-retor-executivo, permanece-rá como diretor-administra-tivo da Coodetec.

Além de Vitor Cunha, aequipe de coordenação con-tará ainda com Marcio Mou-rão, então diretor de Manufa-tura da Dow AgroSciences,que será responsável pela su-pervisão das operações de pro-dução, e Marco Mello, entãogerente-financeiro da Dow,que supervisionará a área definanças. Esse time exercerá,

ainda, um papel fundamentalna implementação de boaspráticas e conformidade deprocessos associados à DowAgroSciences.

O presidente explica que aestrutura atual da Coodetecserá mantida com a aquisiçãoneste primeiro momento; aCoodetec continuará acessan-

do o mercado da mesma for-ma que vem atuando. “Espe-ramos expandir os laços co-merciais com as cooperativase demais clientes, ampliandoo relacionamento já estabele-cido e disponibilizando tec-nologias para o crescimentode suas atividades”, posicio-na Pascoal.

Unidade Móvel de Prevenção aoCâncer atende público no Show Rural

Pelo segundo ano consecu-tivo, a unidade móvel de Pre-venção ao Câncer do Programa“Cuide-se+”, do Sesi, estará pre-sente no Show Rural Coopavel,evento que acontece em Casca-vel de segunda (02) a sexta-feira(06), realizando exames preven-tivos para câncer de pele, prós-tata, mama e colo de útero, nostrabalhadores das indústriaslocais e suas esposas já identifi-cados pela gerência da unidadede Cascavel. “Nossa participa-ção em 2014 foi muito bem rece-bida pelo público do Show Ru-ral. Este ano, estaremos presen-te novamente para alertar a po-pulação sobre a importância dese prevenir contra o câncer, es-tando com os exames em dia”,ressalta o gerente da unidadedo Sesi em Cascavel, Hugo Ar-

mando Ceron Molina.O eixo de prevenção ao cân-

cer do Programa Cuide-se+iniciou as atividades em 2014e conseguiu atingir excelentesresultados com apenas umaunidade móvel que percorreu21 municípios, esteve em 156empresas, atendeu 4.679 tra-balhadores e realizou 6.513exames (entre PSA, Papanico-lau, avaliações de pele e ma-mografias). “O Sesi no Paranáé o único que conta com umaunidade móvel especialmen-te desenvolvida para essesprocedimentos. Temos a pre-visão de uma segunda unida-de móvel para atuar no pro-grama ainda neste mês de fe-vereiro e no segundo semestrecontaremos com uma terceiraunidade”, adianta Molina.

Primato investe em unidade pararecebimento e secagem de grãos

Com a lei de doação assi-nada pelo governo munici-pal, a Primato inicia uma sé-rie de investimentos, de umtotal de aproximadamenteR$ 20 milhões em recursos,para a construção de uma uni-dade de recebimento e seca-gem de grãos, a primeira dacooperativa. A nova unidadeterá capacidade para receber earmazenar 40 mil toneladasde grãos de milho e soja. Parao presidente da Primato, IlmoWerle Welter, o objetivo é ofe-

Diretores da Primato recebem do prefeito Beto Lunitti o termo de doação

Divulgação

recer soluções para tornar osistema produtivo mais eco-nômico. “O cooperado terá àdisposição serviços para agi-lizar o trabalho no campo eagregar valor à sua produ-ção”, destacou.

Os novos investimentosbuscam proporcionar cresci-mento alinhando as expecta-tivas de todas as partes envol-vidas. “Investimos ano a anopara a melhoria e ampliaçãode nossas estruturas e nossoscooperados têm nos dados

uma resposta positiva a cadauma das ações”, acrescentouo presidente da Primato. Se-gundo ele, a nova unidaderesultará na geração de no-vos empregos e renda.

Uma confraternizaçãomarcou a cerimônia de assi-natura, na qual estiveram pre-sentes membros da diretoriada Primato, o prefeito BetoLunitti, o presidente da Câ-mara de Vereadores, AdrianoRemonti, vereadores e secre-tários municipais.

32 | O PRESENTE POLICIAL SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Cinco ficam feridos em capotamento entre dois veículosAcidente aconteceu no trecho Marechal Rondon/Quatro Pontes. Entre as vítimas

estão três idosos e um rapaz; condutor da caminhonete recusou atendimento

BR-163

Um grave acidente detrânsito foi registrado porvolta das 16h40 de ontem(30), na BR-163, no trechoentre os municípios de Ma-rechal Cândido Rondon eQuatro Pontes. A colisãoentre uma caminhonete S10e um Fiat/147 aconteceu en-tre o posto da Polícia Rodo-viária Federal (PRF) e o tre-vo de Quatro Pontes.

Segundo informações, acaminhonete com placas deTupãssi seguia pela rodoviasentido Toledo a MarechalRondon, quando o Fiat, pla- Veículos capotaram após a colisão, que acabou acontecendo no acostamento

cas de Quatro Pontes, teriaatravessado a pista, fazendocom que os motoristas tentas-sem desviar, porém, a colisãoacabou acontecendo no acos-tamento e os dois carros capo-taram depois do impacto.

A S10 rebocava uma carre-ta com barco, a qual tambémtombou. No Fiat/147 estavaum casal de idosos, identifica-dos como Bruno Pedro Bou-fleur, de 84 anos, e LucilaBoufleur, de 81 anos. Os doissofreram ferimentos, foramsocorridos pela equipe doCorpo de Bombeiros e leva-

dos para atendimento médicoem Marechal Rondon.

A caminhonete era ocupa-da por três homens: o moto-rista Carlos Alberto Maro-chio, de 44 anos, o filho dele,Douglas Bastos Marochio, 24anos, e o pai do motorista,Reginaldo Marochio, de 72anos. O idoso e o jovem sofre-ram ferimentos e foram so-corridos pela equipe do Servi-ço de Atendimento Móvel deUrgência (Samu), enquantoo motorista da caminhonetesofreu escoriações e recusouencaminhamento.

Cristine Kempp/AquiAgora.net

Homem é preso depois de furtardinheiro em Pato Bragado

Um homem foi preso pelaequipe da Polícia Militar dePato Bragado na noite dequinta-feira (29), depois defurtar dinheiro de uma resi-dência. A equipe policial foiacionada às 22h17 para re-gistrar o ocorrido, sendoque a vítima relatou queestava em casa quando es-cutou um barulho em seuquarto e no local se deparoucom uma pessoa mexendoem seus pertences.

O elemento partiu con-tra a vítima e a agrediu com

um tapa no ouvido, mo-mento no qual a vítima gri-tou e o homem saiu corren-do pela janela.

Os policiais realizarambuscas e encontraram umhomem escondido nos fun-dos do terreno ao lado dacasa onde houve o furto ecom o suspeito foram loca-lizados R$ 470, além de umacâmera fotográfica. O ele-mento foi detido e encami-nhado à Delegacia de Polí-cia de Marechal CândidoRondon.

Com o suspeito, que acabou detido, foramlocalizados R$ 470 e uma máquina fotográfica

Condutor perde controle e batecarro em árvore em São MiguelUm acidente foi registrado

na PR-497, em São Miguel doIguaçu, às 03h15 de ontem (30),envolvendo um veículo Corollacom placas de São Miguel. Deacordo com informações, o con-dutor do carro transitava senti-do Itaipulândia/São Miguel,quando, nas proximidades daentrada da comunidade de Urus-sanga, perdeu o controle da di-reção e bateu violentamente emuma árvore. O veículo parou emum barranco de um córrego àsmargens da rodovia.

O Corpo de Bombeiros deSão Miguel foi acionado e pres-tou os primeiros socorros aocondutor Vagner Osni Teixei-ra, que, devido à força do im-pacto e da destruição do veícu-lo, ficou preso entre as ferra-gens. Diante da situação, a equi-

Bombeiros de Medianeira auxiliaram notrabalho, retirando a vítima das ferragens

pe dos solicitou a presença doCorpo de Bombeiros de Media-neira para fazer o desencarce-ramento.

O condutor, depois de retira-do das ferragens, foi encaminha-

do ao Pronto Atendimento Mu-nicipal da cidade. A Polícia Mi-litar esteve no local sinalizandoe prestando apoio necessário atéa chegada da Polícia RodoviáriaEstadual de Santa Helena.

Dona de casa é encontradadegolada em Foz do Iguaçu

Policiais militares de Fozdo Iguaçu foram acionadospara se deslocar até uma resi-dência localizada na Rua Eu-nápio de Queiroz, no BairroVila Borges. A ação ocorreu às11 horas de ontem (30), quan-do uma mulher teria ido cha-mar sua vizinha e se deparoucom a porta aberta e sua vizi-

nha morta sobre a cama.A mulher de 51 anos foi

identificada como Alivia Bo-buhara, que estava degoladacom um ferimento no pescoçoe possivelmente uma tijoladana face. Populares que residemno mesmo terreno informa-ram que o ex-marido da víti-ma ameaçava a mulher de

morte quase que diariamente,sendo que na noite de quinta-feira (29) as ameaças teriamsido repetidas. Com a chegadados policiais, o local foi isola-do. O corpo foi removido aoInstituto Médico Legal (IML)para ser necropsiado e libera-do aos familiares para os pro-cedimentos fúnebres.

Versailles é apreendido com 39 quilos de crack no tanqueA Polícia Rodoviária Esta-

dual apreendeu na manhã deontem (30) um veículo Versai-lles que transportava 39 qui-los de crack no tanque de com-

bustível. A ação ocorreu na PR-317, entre Toledo e Assis Cha-teaubriand. Os policiais da Ro-tam realizaram abordagem derotina e, ao verificar o veículo,

perceberam que a bomba decombustível estava adultera-da e após algumas perguntas, ocondutor acabou confessandoque transportava drogas.

O motorista, de 41 anos, afir-mou que levaria a droga atéSão Paulo e que receberia R$ 12mil pelo serviço, mas não reve-lou qual era o tipo do entorpe-

cente. A polícia abriu o tan-que do veículo para então re-tirar e identificar a droga. Opreso deve ser encaminhadoà Delegacia de Cascavel.

Guia SMI

Divulgação

Classificados na internet: www.opresente.com.brSÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 O PRESENTE | 33

APARTAMENTO, vendo, c/todo o interior reformado, noCond. Tancredo Neves,MCR, R$ 140.000,00. Tr.(45) 9948-8681.

CASA, vendo, 105m²,nova, c/ laje, 2 quartos, suí-te, sala, cozinha, lavand.,área de festa c/ garagem,toda cercada, beiral de laje,telha de concreto, R. Norber-to Neumeister, Lot. Andori-nha, MCR, R$ 259.000,00.Tr. (45) 9801-5352.

CASA, vendo, 105m², se-minova, c/ laje, 2 quartos, 1suíte, bwc, sala, cozinha, la-vand., jd. de inverno, garagemc/ churrasq., murada, cerca-da, Lot. Roda D'Água, MCR,R$ 195.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 140m²,usada, reformada, R. 10 deAbril, próx. ao centro, MCR,R$ 140.000,00, aceito trocaaté R$ 60.000,00. Tr. (45)9997-5811.

CASA, vendo, 195m², c/ 2quartos, suíte, 2 salas, áreade festas, demais depen-dências, Lot. Frankfurt, MCR,R$ 350.000,00. Tr. (45)9969-6919 ou 9965-4400com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, 220m², c/laje, 3 quartos, suíte, 2 bwc,sala, cozinha, 2 lavand.,churrasq., despensa, gara-gem p/ 3 carros, terreno800m², R. Ceará, nº 1900,próx. ao Centro de Eventos,MCR, R$ 285.000,00. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 54m², nova,alvenaria, c/ laje, 2 quartos,sala, cozinha, bwc, lavand.,garagem c/ churrasq., muronas laterais, R. Irene Kaeferesq. c/ R. Colombo, Lot. Re-canto Feliz, MCR, R$105.000,00, pelo programaMinha Casa Minha Vida. Tr.(45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 56m², nova,c/ laje, 2 quartos, sala de es-tar, cozinha, lavand., bwc, Lot.Leste, MCR, R$ 115.000,00,pode ser financiada pelo pro-grama Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 64,56m², c/laje, 3 quartos, bwc, sala deestar, hall, cozinha, lavand.,Lot. Gralha Azul, MCR, R$120.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na CertoImóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, 65,65m², al-venaria, c/ laje, 1 quarto, 1 su-íte, sala, cozinha, bwc, jd. deinverno, lavand. fechada c/churrasq., garagem, R. Arceli-no Jose dos Santos, Lot. Wo-llstein, MCR, R$ 135.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9919-0223, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 65m², usa-da, c/ 3 quartos, sala, cozinha,lavand., reformada, em MCR,R$ 110.000,00, aceito trocaaté R$ 60.000,00. Tr. (45)9997-5811.

CASA, vendo, 70m², terre-no 476m², 14x34, em Merce-des, R$ 135.000,00, aceitocarro ou camionete como par-te de pgto. Tr. (45) 9824-2414.

CASA, vendo, 90m², c/ laje,piscina, área de festa, terre-no 210m², Lot. Porto Seguro,MCR, R$ 250.000,00. Tr. (45)3254-0477 ou 9919-0223,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 90m², nova,c/ acabamento em gesso,porcelanato, R. Rio Grandedo Norte, nº 445, centro, aolado do Colégio Eron Domin-gues, MCR, R$ 220.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, vendo, 98m², c/ laje,2 quartos, 1 suíte, bwc, salade estar, cozinha, copa, la-vand., garagem coberta c/churrasq., Lot. Sabka, MCR,R$ 220.000,00, pode ser fi-nanciada. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CASA, vendo, alvenaria, c/2 quartos, suíte, bwc, gara-gem, demais dependências,murada, próx. ao Bairro AnaPaula, MCR, R$ 230.000,00.Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim), Creci F-6630.

CASA, vendo, aprox.100m², c/ laje, 3 quartos,sala, copa/cozinha, área deserviço, garagem, churrasq.,bwc, varanda, toda murada,Lot. Res. Continental, aolado do BNH II, MCR, R$155.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.100m², nova, c/ 2 quartos,suíte, sala, copa, cozinha,área de serviço, 2 bwc, varan-da, garagem, R. Colombo,Lot. Imperial, MCR, R$255.000,00, pode ser finan-ciada. Tr. (45) 3254-3888 ou9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, vendo, aprox.120m², c/ 3 quartos, suíte,sala, copa, cozinha, área deserviço, 2 bwc, varanda, ga-ragem, toda murada, cerca-da, beiral de laje, porcelana-to, gesso, R. Maceió, Lot. Im-perial, MCR, valor a combi-nar, pode ser financiada. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASAS, vendo, em diver-sos bairros, MCR, valor acombinar, pelo programa Mi-nha Casa Minha Vida. Tr. (45)9969-6919 ou 9965-4400com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

CASA, vendo, de madeira,p/ retirar do local, valor a com-binar. Tr. (45) 9914-8181.

CASAS, vendo, novas, c/laje, em diversos loteamen-tos, MCR, valor a combinar,podem ser financiadas peloprograma Minha Casa MinhaVida. Tr. (45) 9992-9598 c/Neco ou 3254-5000 na Cer-to Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

CHÁCARA, vendo, 1 alq., c/benfeitorias, água corrente,açude, próx. a MCR, R$420.000,00, aceito casa oucaminhão. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim),Creci F-6630.

CHÁCARA, vendo,42.000m², Linha Sanga Mi-neira, 300m da BR 163, 15kmde Mercedes, R$ 360.000,00,aceito casa ou terreno emMCR ou Quatro Pontes. Tr.(45) 9909-8313.

CHÁCARA, vendo,5.000m², no clube HípicoMarechal, 150m do asfalto,4km de MCR, R$ 75.000,00,parcelo em até 36 vezes.Tratar pelo (45) 9967-1989,Creci F19.390.

SÍTIO, vendo, 18,6 há, sen-do 2 em pasto, 16,6 em plan-tio de mandioca, 100% pla-na, toda cercada, c/ casa emalvenaria, em Itaquirai, MS, R$250.000,00, aceito troca. Tr.(45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

SOBRADO, vendo, 165m²,c/ 2 quartos, suíte, 3 bwc, salade estar/jantar, cozinha, la-vand., churrasq., garagem c/portão elet., todo murado, óti-mo acabamento, R. DomJoão VI, nº 2255, Jd. O Espi-gão, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

TERRA, vendo ou troco, 3alq., c/ benfeitoria, em MCR,valor a combinar, aceito tro-ca por casa. Tr. (45) 9978-6422 com Imobiliária VanDen Boon.

TERRA, vendo, 2 alq., par-te em reserva legal, restan-te em plantio, sem benfei-torias, ideal p/ chácara delazer, próx. a Margarida,MCR, R$ 150.000,00. Tr.(45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

TERRA, vendo, 5 alq., 4mecanizados, c/ benfeitorias,estrutura completa de leite-ria, porteira fechada, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRA, vendo, 5,7 alq., 2mecanizados, restante empasto formado, água corren-te, pode fazer açude, c/ ben-feitorias, toda cercada, emMCR, R$ 285.000,00. Tr. (45)3254-1345 ou 8405-9418(tim), Creci F-6630.

TERRA, vendo, 6,8 alq., 4mecanizados, c/ benfeitorias,boa localização, em MCR,valor a combinar, aceito casano negócio. Tr. (45) 3254-1345 ou 8405-9418 (tim), Cre-ci F-6630.

TERRENO, vendo, 1.000m²,20x50, em Iguiporã, MCR, R$60.000,00. Tr. (45) 9944-1004com Eliton.

TERRENO, vendo,17,50x21,50, Lot. Res. Fla-mengo, fundo mercado novoda Copagril, MCR, R$118.000,00. Tr. (45) 9978-4560, Creci 13.848.

TERRENO, vendo, 210m²,14x15, R. Colombo esq. c/ R.Pará, Lot. Elio Winter, próx. aoClube dos Milionários, MCR,R$ 85.000,00, aceito propos-ta. Tr. (44) 9995-3443.

Temperatura: 36º/24º Temperatura: 33º/22º Temperatura: 35º/23º Temperatura: 35º/23º Temperatura: 34º/21ºTemperatura: 33º/21º

TERRENO, vendo,2.500m², p/ indústria ou co-mércio, c/ benfeitorias, fren-te p/ a BR 163, próx. ao trevode acesso p/ Nova SantaRosa, MCR, R$ 650.000,00.Tr. (45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

TERRENO, vendo, 312,5m²,12,5x25, Lot. Maioli, MCR, R$90.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 315m²,14x22,5, Lot. Recanto Feliz,MCR, R$ 70.000,00. Tr. (45)9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENO, vendo, 326m²,Lot. Gralha Azul, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9926-1071(tim) com Eloi.

TERRENO, vendo, 375m²,12,5x30, R. 10 de Abril, Lot.Heimerdinger, 4 quadras darodoviária, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9989-8802.

TERRENO, vendo, 480m²,12x40, doc. ok, no centro,Entre Rios do Oeste, R$79.000,00. Tr. (45) 9850-6681.

34 | O PRESENTE CLASSIFICADOS SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

TERRENO, vendo, 751m²,c/ casa aprox. 100m², alve-naria, R. Pernambuco, aolado do Hospital Municipal,MCR, R$ 320.000,00. Tr.(45) 3254-3888 ou 9978-4560, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

TERRENO, vendo,761,45m², 15,70x48,50, lote13, quadra 3, R. Reny AlfredoLaureth, Lot. Laureth, 3 qua-dra do mercado novo da Co-pagril, MCR, R$ 128.000,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9931-9908, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

TERRENO, vendo, 800m²,Av. Santo Cristo, centro, aolado da rodoviária, Nova San-ta Rosa, valor a combinar. Tr.(45) 9903-2981.

TERRENO, vendo, no Jd.Líder, MCR, valor a combinar.Tratar pelo fone (45) 9974-0603 com Jurandir.

TERRENOS, vendo, 2,juntos, c/ 1 casa mista, aolado do posto Tonin, saídap/ Quatro Pontes, em MCR,valor a combinar. Tr. (45)9982-6511 com Izolé.

TERRENOS, vendo, Lot.Raquel Malhas, MCR, apartir de R$ 84.900,00. Tr.(45) 9992-9598 c/ Neco ou3254-5000 na Certo Imó-veis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wasen, MCR, a partir de R$73.150,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, Lot.Wutzke, em Nova SantaRosa, a partir de R$48.000,00. Tr. (45) 9992-9598c/ Neco ou 3254-5000 naCerto Imóveis, Creci J-4248,www.certoimoveis.com.

TERRENOS, vendo, lotea-mento novo, próx. ao merca-do da Copagril II, prolonga-mento da Av. Rio Grande doSul, MCR, valor a combinar.Tr. (45) 9969-6919 ou 9965-4400 com Valdir ou Ivar,www.valdirimoveis.net.br.

APARTAMENTO, alugo,100m², c/ 2 quartos grandesclimatizados, demais depen-dências, cozinha c/ pia e fogão,c/ sofá, necessita avalista, emcima da Multiplex, MCR, R$724,00, incluso internet. Tr. (45)3284-2591 ou 9135-3475.

APARTAMENTO, alugo,60m², c/ 1 quarto, sala, cozi-nha, em MCR, R$ 450,00,sem condomínio. Tr. (45)9972-7350.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, área de festa, vagade garagem, interfone, câme-ra de segurança, Cond. Tan-credo Neves, MCR, R$680,00, incluso condomínio,água, tv a cabo e internet. Tr.(45) 9923-8114.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, sala, cozinha, bwc,lavand., garagem, churrasq.,portão elet., parabólica, R.Concordia, nº 1149, MCR, R$610,00. Tr. (45) 9978-5714.

APARTAMENTO, alugo, c/ 2quartos, suíte, sala, cozinha,garagem, Av. Maripá, nº 1760,prédio da Vorpagel Materiais,MCR, valor a combinar. Tr. (45)8805-4038 ou 3254-2914com Delcio.

APARTAMENTO, alugo, c/ 4quartos, 2 bwc, sala, cozinha,lavand., sacada, garagem,em MCR, R$ 788,00. Tr. (45)9972-7350.

APARTAMENTO, alugo,grande, c/ 2 quartos, suíte,bwc, sala, copa, cozinha, la-vand., garagem p/ 2 carros,área de festas na cobertura,pintura nova, R. Ceará, nº500, Res. Di Cavalcante,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9926-1202.

CASA, alugo, 100m², c/ 3quartos, sala, cozinha, gara-gem, churrasq., em NovoHorizonte, R$ 300,00. Tr. (45)9965-4644 ou 9902-2392com Adilson.

CASA, alugo, 120m², alve-naria, c/ 3 quartos, suíte, ga-ragem, portão elet., Bairro VilaGaúcha, MCR, valor a combi-nar. Tr. (45) 9919-5398 ou9962-0379.

CASA, alugo, 84m², alvena-ria, c/ 2 quartos, sala, cozinha,bwc, lavand., garagem c/ chur-rasq., R. das Rosas, nº 200,Bairro Higienópolis, depois daBR 163, em MCR, R$ 550,00.Tr. (45) 3254-0477 ou 9977-5515, Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CASA, alugo, alvenaria, c/3 quartos, 2 bwc, sala, co-zinha, área de serviço, la-vand., garagem c/ chur-rasq., pintura nova, fundosdo posto, em Novo Horizon-te, R$ 480,00. Tr. (45) 9971-1150 ou 9930-5300.

CASA, alugo, aprox. 120m²,nova, c/ 3 quartos, suíte, sala,copa, cozinha, área de servi-ço, 2 bwc, varanda, garagem,toda murada, cercada, beiralde laje, porcelanato, gesso,R. Maceió, Lot. Imperial, MCR,valor a combinar. Tr. (45)3254-3888, Creci 13.843,www.schoneimoveis.com.br.

CASA, alugo, c/ 1 quarto,demais dependências, próx.ao posto Tonin, saída p/ Cur-vado, MCR, R$ 520,00. Tr. (45)9913-1604.

CASA, alugo, c/ 2 quartos,suíte, garagem, demais de-pendências, churrasq., por-tão elet., no Lot. Andorinhas,MCR, R$ 800,00. Tr. (45)9948-5292 com Ingoberto.

CASA, alugo, c/ 3 quartos,suíte, 2 salas, 2 bwc, cozinha,lavand., garagem, área delazer, R. Mato Grosso, nº1257, em frente a garagemda Princesa dos Campos,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9974-7190 com Zenaide.

COBERTURA, alugo, deprédio, próx. a Unioeste,MCR, valor a combinar. Tr. (45)9923-8087.

QUARTOS, alugo, c/ bwc,c/ ou sem móveis, próx. aUnioeste, MCR, valor a com-binar. Tr. (45) 9913-1604.

QUITINETE, alugo, c/ 1quarto, bwc, sala/cozinha, emMCR, R$ 300,00, sem con-domínio. Tr. (45) 9972-7350.

QUITINETE, alugo, c/ ga-ragem, portão elet., interfo-ne, internet (adsl 5 megas),parabólica (31 canais), p/ 1ou 2 pessoas, Av. Irio JacobWelp, nº 2474, Res. KleinHaus, MCR, R$ 520,00, in-cluso água e internet. Tr. (45)9981-0118.

QUITINETES, alugo, no-vas, c/ estacionamento, in-ternet, gás da cozinha en-canado, R. 31 de Março,próx. a Unioeste, MCR, va-lor a combinar. Tr. (45) 9983-0827 com Luciana.

SALA COMERCIAL, alugo,72m², R. Paraná, Ed. Maioli,centro, próx. ao Rimmava,MCR, valor a combinar. Tr. (45)3254-2148 ou 9968-4052com Juliano.

AGILE 1.4, vendo, ano 2012,completo, c/ abs, airbag,5.000km, R$ 32.500,00. Tr.(45) 9936-5937.

AGILE LTZ, vendo, ano2010, preto, completo, placaA, roda esportiva, bom esta-do de conservação, valor acombinar. Tr. (45) 9977-1419.

AMAROK SE, vendo, ano2012/13, preta, c/ controle deestabilidade, bloqueio dife-rencial, protetor de caçamba,42.000km, particular, R$86.000,00. Tr. (44) 9976-5222.

ASTRA HATCH ADVAN-TAGE, vendo, ano 2008, pre-to, completo, pneus novos,valor a combinar. Tr. (45)9977-1419.

ASTRA HATCH, vendo,ano 2008/08, preto, 4 por-tas, completo, ótimo esta-do, valor a combinar. Tr.(45) 9977-7956 com Juca.

ASTRA SEDAN, vendo outroco, ano 2008, prata, va-lor a combinar, aceito trocade menor valor. Tr. (45)9950-3449.

ASX, vendo, ano 2012, ver-melho perolizado, 4x4, com-pleto, pneus novos, multimí-dia, top de linha, valor a com-binar. Tr. (45) 9923-5443.

BELINA II 1.6 L, vendo, ano86, pneus novos, bom esta-do, R$ 3.990,00. Tr. (45)9944-7004.

BLAZER ADVANTAGE 2.4,vendo, ano 2011, flex, com-pleta, c/ abs, pneus novos,92.000km, R$ 35.000,00. Tr.(45) 9973-6011.

C4 PALLAS EXCLUSIVE,vendo, ano 2011, prata, top delinha, impecável, valor a com-binar. Tr. (45) 9923-5443.

CAMINHÃO, vendo, ano 97/98, Volvo NL12X360, cavalotrucado, revisado, R$90.000,00, pode ser financi-ado. Tr. (45) 9971-1922 ou8808-6247 com Edson.

CAMINHÃO, vendo, ano 99/99, Ford Cargo 1215, toco, c/carroceria, R$ 55.000,00. Tr.(45) 9971-1922 ou 8808-6247 com Edson.

CARRETA, vendo, ano2010/10, Guerra, graneleiraLS, c/ pneus 295, lona nova,assoalho novo, caixa de co-mida nova, geladeira, rodadisco, R$ 63.000,00. Tr. (45)9933-8444.

CAVALO, vendo, ano 2002,Mercedes Benz 1938, bran-co, trucado, R$ 98.000,00,aceito carro até R$40.000,00. Tr. (45) 9954-4696ou 8422-6025.

CELTA 1.0, vendo, ano2002, 2 portas, completo, R$13.200,00. Tr. (45) 9979-7209ou 9931-3610 com Amarildo.

CELTA 1.0, vendo, ano2003, branco, 2 portas, R$12.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9991-4477.

CORCEL, vendo, ano 81,R$ 1.600,00 à vista. Tr. (45)9972-6467.

CORSA CLASSIC, vendo,ano 2004, prata, 4 portas,básico, R$ 14.000,00, aceitomoto. Tr. (45) 9991-4477.

CORSA HATCH MAXX,vendo, ano 2004, bege, com-pleto, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

CORSA SEDAN PREMIUM,vendo, ano 2012, preto, com-pleto, valor a combinar. Tr.(45) 9923-5443.

ECOSPORT TITANIUM 2.0,vendo, ano 2013, top de li-nha, modelo novo, baixa km,valor a combinar, estudo tro-ca de menor valor. Tr. (45)9986-5434.

ECOSPORT, vendo, ano2007, prata, completo, pneusnovos, R$ 27.000,00. Tr. (45)9936-5937.

ESCORT XR3, vendo ou tro-co, ano 88, álcool, valor acombinar, aceito veículo atéR$ 20.000,00. Tr. (45) 9103-9544 com Luiz.

F-1000, vendo, ano 82, ca-bine dupla, doc. em dia, lata-ria e estofamento necessitade reparos, R$ 11.000,00. Tr.(45) 9847-1155 ou 3254-2471 com Ubiratã.

F-2000, vendo, ano 81,motor na garantia, R$28.000,00. Tr. (45) 3284-2055ou 9974-0173.

F-4000, vendo, ano 78,motor mwm, DH, toda revisa-da, valor a combinar. Tr. (45)3053-1288.

FIESTA HATCH 1.0, vendo,ano 2011/11, prata, 4 portas,básico, alarme original, ma-nual, chave reserva,11.000km, ótimo estado, R$22.500,00, sem troca. Tr. (45)9135-3481 ou 3284-2591com Elsio.

FIESTA, vendo, ano 99,4 portas, c/ DH, R$7.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9989-0805.

FIORINO, vendo, ano 94,álcool, bom estado, valora combinar, preço de oca-sião. Tr. (45) 9859-6367ou 9999-4891.

FLUENCE 2.0, vendo,ano 2012, prata, automá-tico, couro, placa A, únicodono, valor a combinar. Tr.(45) 9923-5443.

FOCUS HATCH 1.6, vendo,ano 2010/11, prata, flex, valora combinar. Tr. (45) 9966-7667 com Vilson.

FUSCA, vendo, ano 75,mecânica ok, bom estado,valor a combinar. Tr. (45)3281-1224 com Nelson.

GOL 1.0, vendo, ano2004, cinza, 4 portas, R$13.000,00, aceito moto oucarro c/ ar de maior valor.Tr. (45) 9991-4477.

GOL BOLINHA 1.0, vendo,ano 97/97, prata, gasolina, 2portas, motor feito a poucotempo, som, bom estado, R$9.000,00, sem troca. Tr. (45)9910-7058 ou 9128-1775.

GOL POWER 1.6, vendo,ano 2013, prata, completo,27.000km, geração VI, únicodono, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

GOL, vendo, ano 2001, pra-ta, 4 portas, c/ DH, pneus no-vos, R$ 9.500,00 à vista. Tr.(45) 9972-6467.

GOL, vendo, ano 2004/04,cinza, c/ manual, chave reser-va, álcool original de fábrica,ótimo estado, R$ 11.000,00,sem troca. Tr. (45) 9991-4256ou 9852-7248 com Airton.

GOL, vendo, ano 99, bran-co, 8v, c/ roda, engate, ar, R$8.500,00. Tr. (45) 9988-6799.

HILUX SRV 3.0, vendo, ano2010, prata, 4x4, automático,couro, top de linha, doc. 2015quitado, valor a combinar. Tr.(45) 9977-1419.

HILUX SRV, vendo, ano2012/12, preta, automática,diesel, bancos em couro,44.000km, ótimo estado, va-lor a combinar, abaixo da ta-bela fipe. Tr. (45) 9903-0231.

HONDA CIVIC, vendo ou tro-co, ano 2003, completo,câmbio automático, banco decouro, original, valor a com-binar. Tr. (45) 9905-8531.

KA 1.0, vendo, ano 2003/04, prata, c/ ar-cond., valor acombinar. Tr. (45) 9935-0035.

KOMBI 1.4, vendo, ano2009, flex, passageiro, ótimoestado, R$ 26.990,00. Tr. (45)9944-7004.

O PRESENTE | 35SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 CLASSIFICADOS

Recorte na linha pontilhada

Produto: ----------------------------------------------Marca: ---------------------------------

Novo/usado/ano: -----------------------------------Valor: ----------------------------------

Obs.: ---------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tratar com: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Endereço: --------------------------------------------Cidade: --------------------------------

Remetente: ------------------------------------------Fone: ----------------------------------

Assinatura do responsável: -----------------------------------------------------------------Obs.: Não nos responsabilizamos pela publicação de cartões rasurados e por informa-

ções incorretas. Entregue este cartão na recepção do Jornal O Presenteentre 08 e 12 horas do dia 30/01/2015.

Ofereço para alugar

Preciso para alugarComproVendo

TrocoMarcar com X:

Este cartão é válido somente para a edição do dia 31/01/2015R$ 2,00

PARA ASSINANTES

MONTANA 1.4, vendo, ano2013, prata, completa, c/ air-bag, abs, cibié, rack teto, es-camoteavel, capota marítima,top de linha, placa A, manual,chave reserva, baixa km, óti-mo estado, valor a combinar,pode ser financiada, aceitotroca. Tr. (45) 9941-3550.

MONTANA ARENA, vendo,ano 2010, completa,57.000km, valor a combinar.Tratar pelo fone (45) 8819-2021 com Cristina.

OMEGA, vendo ou troco,ano 95, chumbo, completo,R$ 11.000,00, aceito moto. Tr.(45) 9972-6467.

PALIO 1.0, vendo, ano2007, prata, 4 portas, comple-to, 4 pneus novos, R$17.000,00, aceito carro demaior valor. Tratar pelo fone(45) 9991-4477.

PALIO FIRE, vendo, ano2011/12, vermelho, 4 portas,completo, pneus novos,manual, impecável, R$23.900,00. Tr. (45) 9933-8444.

PAMPA 1.6, vendo, ano92, álcool, motor AP, origi-nal, R$ 10.000,00, aceitomoto de menor valor. Tr.(45) 9991-4477.

PEUGEOT 206 1.6, vendo,ano 2001, completo, c/ ar-cond., ar quente, DH, travaelét., vidro elét., pneu bom, R$12.000,00. Tr. (45) 9925-8185com Tatiane.

PUNTO SPORTING 1.8,vendo, ano 2013/13, top delinha, teto, único dono, baixakm, valor a combinar, estudoproposta. Tr. (45) 9832-4373.

SANTANA GLS 2.0, vendo,ano 97, cinza metálico, com-pleto, R$ 8.900,00. Tr. (45)9909-8313.

SAVEIRO 1.6 MI, vendo,ano 2007, motor AP, flex, todarevisada, R$ 19.500,00. Tr.(45) 9936-5937.

SAVEIRO G5 1.6, vendo,ano 2012, completa, únicodono, R$ 29.500,00, estudoproposta. Tr. (45) 9989-0805.

SAVEIRO, vendo, ano 91/92, R$ 7.500,00. Tr. (45)9946-2881.

SIENA FIRE, vendo, ano2008, flex, completo, valor acombinar, estudo proposta.Tr. (45) 9917-5987.

SORENTO, vendo, ano2008, preto, diesel, automá-tico, pneus novos, couro, pla-ca A, top de linha, valor a com-binar. Tr. (45) 9977-1419.

STRADA, vendo ou troco,ano 2004, valor a combinar,aceito Strada completa demaior valor. Tr. (45) 9961-5123 com Marcelo.

UNO VIVACE, vendo, ano2011, completo, 4 portas,modelo novo, baixa km, R$24.500,00. Tr. (45) 9936-5937.

VECTRA ELEGANCE, ven-do, ano 2011/11, prata, c/banco de couro, airbag du-plo, impecável, R$ 38.000,00.Tr. (45) 9935-0035.

VECTRA ELITE 2.0, vendo,ano 2010, preto, automático,bancos de couro, teto solar,84.000km, valor a combinar.Tr. (45) 9995-1222.

VECTRA GLS 2.2, vendo,ano 2000, c/ ar digital, ótimoestado de conservação, R$15.500,00. Tr. (45) 9929-1565.

VECTRA GLS, vendo ou tro-co, ano 98/98, cinza, 8v, c/ ardigital, revisado, ótimo esta-do, R$ 13.200,00, aceito Sa-veiro ou Strada. Tr. (45) 3256-1316 ou 9807-4598.

VECTRA GLS, vendo, ano2000, azul metálico, 8v, com-pleto, ar digital, ótimo es-tado de conservação, R$17.500,00, aceito moto. Tr.(45) 9909-8313.

VOYAGE 1.0, vendo, ano2009, preto, completo, placaA, valor a combinar. Tr. (45)9923-5443.

ZAFIRA CD, vendo, ano2004, completa, valor a com-binar. Tr. (45) 9957-8228.

BIZ 100, vendo, ano 2005,2 pneus novos, bom estadode conservação, R$2.900,00, estudo proposta.Tr. (45) 9986-5434.

BIZ 125 ES, vendo, ano2007, partida elét., 2 pneusnovos, 18.000km originais,revisada, ótimo estado, R$4.000,00. Tr. (45) 9924-2727com Tiago.

BROS 150 ESD, vendo, ano2008, ótimo estado, R$5.500,00. Tr. (45) 9944-7004.

BROS 150 ESD, vendo, ano2011/11, completa, valor acombinar. Tr. (45) 9911-9596.

BROS ES, vendo, ano 2005,azul, valor a combinar. Tr. (45)9914-6553 com Meri.

CBR 600 F, vendo, ano2012/12, c/ pneus novos, ma-nual, chave reserva, 8.700km,único dono, impecável, valora combinar, aceito casa nonegócio. Tr. (45) 9107-2095.

CG 150 EX, vendo ou troco,ano 2010/10, vermelha, flex-mix, c/ manual, chave reser-va, revisada, ótimo estado deconservação, valor a combi-nar. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

CG TITAN 125, vendo, ano98, doc. em dia, pneus e rai-os novos, ótimo estado, R$1.990,00. Tr. (45) 3254-4512ou 9911-8128 com Fernando.

CRYPTON 115 ED, vendo,ano 2014, branca, partida elét.,freio a disco, 50km, emplaca-da, valor a combinar, estudoproposta. Tr. (45) 9989-0805.

NEO, vendo, ano 2008/08,preta, revisada, ótimo esta-do de conservação, valor acombinar. Tr. (45) 8809-0202ou 9941-1088 com Marcos.

XTZ TENERE 250, vendo,ano 2011, branca, R$10.500,00. Tr. (45) 9952-1092com Sidinei.

YBR 125 ED, vendo, ano2008/08, vermelha, c/ manu-al, chave reserva, pneus no-vos, revisada, ótimo estadode conservação, valor a com-binar. Tr. (45) 8809-0202 ou9941-1088 com Marcos.

YBR 125 K, vendo, ano 2008/09, prata, R$ 4.000,00. Tr. (45)9941-1088 com Marcos.

YBR FACTOR E, vendo, ano2005/05, prata, R$ 2.900,00.Tr. (45) 9914-6553 com Meri.

CÂMARA FRIA, vendo,branca, 950lts, Zero Grau,valor a combinar. Tr. (45)9946-4718.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, crédito R$45.300,00, entrada R$13.700,00, assume 51 par-celas de R$ 820,00. Tr. (45)9969-2492.

CONSÓRCIO CONTEM-PLADO, vendo, p/ carro oumoto, crédito R$ 8.278,09,entrada R$ 2.600,00, assu-me 45 parcelas de R$186,64. Tratar pelo fone (45)8807-5003 (tim).

FAÇO serviços de pinturase soldas em portões, grades,janelas, portas, calhas e te-lhados, interessados. Tr. (45)9909-8309 ou 9933-4262.

FLORICULTURA, vendo, Av.Maripá, nº 2121, MCR, valor acombinar. Tr. (45) 9994-7092ou 9810-3805 com Juares.

INSTALADOR DE ANTE-NAS, parabólicas, sky e digi-tais, consertos e instalaçõesem geral, interessados. Tr.(45) 9945-6693 com Marcio.

JET SKI, vendo, ano 2007,Yamaha, 1100cc, 4 tempos,c/ carreta rodoviária, valor acombinar. Tr. (45) 3254-4140ou 9967-9634.

LANCHA, vendo, ano 2009,Focker 190, completa, valora combinar. Tr. (45) 3254-4140 ou 9967-9634.

LANCHA, vendo, Boto LX,semi chata, c/ motor Yamaha60hp, 4 tempos, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140 ou9967-9634.

LANCHA, vendo, TropicalBoats 170, valor a combinar. Tr.(45) 3254-4140 ou 9967-9634.

MÁQUINA DE SORVETE,vendo ou troco, usada, valora combinar. Tr. (45) 9951-3155 com Ana.

MERCADO, vendo ou alu-go, em Novo Três Passos,MCR, valor a combinar. Tr. (45)3284-6527 ou 9902-9772com Ivo ou Neli.

MERCADO, vendo ou troco,c/ estoque e benfeitorias, cli-entela formada, centro, PatoBragado, valor a combinar. Tr.(45) 9817-0708.

MERCADO, vendo, c/ insta-lações e mercadorias, valora combinar. Tr. (45) 9944-1983 com Rui.

MOTOR, vendo, ano 2006,Yamaha 08hp, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140 ou9967-9634.

MOTOR, vendo, ano 2012,Yamaha 20hp, 4 tempos, va-lor a combinar. Tr. (45) 3254-4140 ou 9967-9634.

MOTOR, vendo, Yamaha90hp, 4 tempos, valor a com-binar. Tr. (45) 3254-4140 ou9967-9634.

MUDANÇA, vendo, com-pleta ou avulsa, valor a com-binar. Tr. (45) 9913-1604.

OFERTA DE TRABALHO p/empregada doméstica, perí-odo da manhã, de segundaà sexta, entre 30 e 40 anos,c/ experiência e referência,interessadas. Tr. (45) 9903-0005 com Suzana.

PAINEL DE LED, vendo,3x2, p/ publicidade e propa-ganda, na rotatória da Ban-deira, MCR, valor a combi-nar, aceito troca por carro outerreno. Tr. (45) 8802-5136com Sandro.

PROCURO moça p/ dividirapartamento em Cascavel,ao lado da Unipar, interessa-das. Tr. (45) 9915-5013.

PROCURO trabalho comodiarista ou p/ cuidar de ido-sos, interessados. Tr. (45)9903-6862.

VENDO, aparelho de sol-da Mig, marca Sumig 208C, 220v, bom estado deconservação, sem cilindrode gás, R$ 2.300,00. Tr.(45) 9916-2062.

VENDO, areia e pedra, car-ga fechada, R$ 35,00 o me-tro. Tr. (45) 9946-4733.

VENDO, máquinas p/ pa-nificadora e confeitaria, gôn-dolas, freezer, máquina desalgado, seminovas, valor acombinar. Tr. (45) 9942-1864com Salete.

AVIÁRIOS, vendo, 3, pa-drão Sadia, p/ 72.000 fran-gos, motor gerador novo,poço artesiano, LinhaGuaçu, Nova Santa Rosa,valor a combinar. Tr. (45)3254-0477 ou 9931-9908,Creci J 04743, www.localizafacilnegocios.com.br.

CAVALO, vendo, p/ monta-ria, manso, c/ sela nova, R$2.400,00. Tr. (45) 8827-1598ou 3279-1364.

COBERTURAS, vendo, decavalo, das raças Quarto deMilha e Paint Horse, nas co-res Baio Amarilho, Preto eBranco, Castanho e Branco,3 garanhões PO e POI, R$1.200,00 cada cobertura. Tr.(45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

GADO, vendo, Nelore, PO,matrizes e tourinhos, linha-gens Rambo da MN, RanchiIpê Ouro, Bitelo SS, Basco daS.M, Jeru POI do Brumado eoutros, valor a combinar. Tr.(45) 3254-2730 ou 9841-7917 com Diego.

SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 Edição 4018 - O PRESENTE | 01

Continua

02 | O PRESENTE - Edição 4018 EDITAIS SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Edição 4018 - O PRESENTE | 03SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

04 | O PRESENTE - Edição 4018 EDITAIS SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Continua

Edição 4018 - O PRESENTE | 05SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 EDITAIS

06 | O PRESENTE - Edição 4018 EDITAIS SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Edição 4018 - O PRESENTE | 07SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015 GERAL/EDITAIS

Índice de Homicídio na Adolescência aponta 3,2 mortes a cada mil jovens

12 A 18 ANOS

Paraná diminui índice deassassinato entre jovensO Paraná ocupa a 15ª

posição do ranking nacio-nal que elenca os Estadosbrasileiros com maior riscode morte para adolescentesentre 12 e 18 anos, de acordocom a 5ª edição do Índice deHomicídio na Adolescência(IHA), divulgada na quarta-feira (28). Em 2012, conformeo estudo, o índice no Estadofoi de 3,12 assassinatos paracada mil jovens.

O IHA caiu no Paraná.O Estado passou da 8ª, em2010, para 15ª posição, em2012. O levantamento é pre-parado pela Secretaria deDireitos Humanos da Pre-sidência da República(SDH/PR), pelo Fundo dasNações Unidas para a In-fância (Unicef), pelo Obser-vatório de Favelas e peloLaboratório de Análise daViolência da Universidadedo Estado do Rio de Janeiro(LAV-UERJ).

Os dados mostram ain-da que o risco para os ado-lescentes que vivem emCuritiba também diminuiu.A cidade passou da 9ª paraa 20ª colocação - com IHAde 2,23 mortes para cadamil adolescentes.

A lista com as cidades,que não são Capitais e pos-suem mais de 200 mil habi-tantes, traz três municípiosparanaenses entre os maisperigosos: Foz do Iguaçu,conhecido pela violênciacaracterística de fronteira,Cascavel e Colombo, naRegião Metropolitana deCuritiba.

Foz é a única cidade quejá ingressava o ranking em2010. Entretanto, ao se com-parar com os últimos da-dos, percebe-se que o IHAdiminuiu. A cidade caiu da9ª posição para a 16ª. JáColombo ocupa o 19ª lugar,e Cascavel a 20ª posição.

Quando se analisa osdados dos municípios commais de 100 mil habitantesno Paraná, tem-se, porexemplo, Araucária, comIHA de 8,56, Almirante Ta-mandaré, com 4,69, e Pi-nhais, 5,21 para cada grupode mil adolescentes.

O levantamento aindatraz comparações por re-gião. No caso do Sul, o Pa-raná foi o Estado que maissofreu com a criminalidadeenvolvendo os adolescen-tes. No Rio Grande do Sul, amaior parte dos municípi-os, de acordo com a pesqui-sa, apresenta valores infe-riores a dois adolescentesperdidos.

Já no Paraná, os municí-pios de Foz do Iguaçu, Cas-cavel, Araucária e Colom-bo são os casos mais com-

plexos - o índice superou opatamar de seis adolescen-tes vítimas de homicídios acada grupo de mil. SantaCatarina teve o menor IHAda região.

ESTIMATIVASPara os técnicos res-

ponsáveis pelo levanta-mento, depois de um au-mento no número de mor-tes de adolescentes entre2010 e 2011, o IHA caiu em2012, contrariando a ten-dência de quase todas asoutras regiões e ajudandoa moderar um pouco o va-lor nacional. Em uma pers-pectiva futura, são espera-das, segundo a pesquisa,de 2013 a 2019, 3.854 mortesde jovens antes do 19º ani-versário. A estimativa na-cional é de 42 mortes.

Praias artificiais do interiorcontinuam próprias para banho

De acordo com o 9º bo-letim de balneabilidade, di-vulgado ontem (30), estãopróprios para banho os 17pontos das regiões Oeste eNorte do Estado que sãomonitoradas pelo InstitutoAmbiental do Paraná (IAP).

Os locais monitoradosestão em nove municípios:

Foz do Iguaçu, Santa Te-rezinha de Itaipu, São Mi-guel do Iguaçu, Itaipulân-dia, Missal, Santa Helena,Entre Rios do Oeste, Ma-rechal Cândido Rondon,na região Oeste, e em Pri-meiro de Maio, no Nortedo Estado.

O monitoramento ava-lia a concentração de bac-térias Escherichia coli(E.coli) na água, que pos-sibilita a verificação da con-taminação por esgoto sani-tário clandestino, de acordocom os padrões estabeleci-dos pelo Conselho Nacionaldo Meio Ambiente (Cona-ma). Por isso, o IAP alertapara que, ao alugar umacasa para a temporada, overanista verifique se o imó-vel está devidamente liga-do à rede de esgoto do mu-nicípio ou se a fossa sépticaestá devidamente limpa.

Tomar banho em águacontaminada pode causardoenças de pele, gastren-terite e infecções nosolhos, ouvidos e garganta.Doenças mais graves tam-bém podem ser transmiti-das pela água, como he-patite A, cólera e febre ti-foide. Os veranistas detodo Estado podem obterinformações no site do IAP(www.iap.pr.gov.br).

Assim como a agricultura extensiva é essencial para aprodução de grãos e matérias-primas industriais, como soja,milho, trigo, algodão e cana-de-açúcar, a agricultura familiar tempapel fundamental no desenvolvimento do agronegócio domundo inteiro. Tanto que pequenos e médios produtores estãomerecendo maiores atenções de associações de produtores,órgãos de pesquisas, agentes públicos e entidades representa-tivas do agronegócio internacional.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimen-tação (ONU/FAO), por exemplo, defende que, fazendo melhoruso da tecnologia e informação, os agricultores familiares terãoparticipação destacada no desafio de produzir alimentos comquantidade, qualidade, sanidade e diversidade necessárias aoabastecimento de população de nove bilhões de pessoas,prevista para 2050.

Isso porque a produção de determinados alimentos, comohortifrutigranjeiros, além da criação de pequenos animais,como suínos, frangos e peixes, são próprios da pequena emédia propriedade, com vocação e tradição na atividade, alémde mão de obra familiar disponível.

Diante dessa realidade, governos, iniciativa privada, socie-dade civil organizada e organismos da comunidade internacio-nal, planejam começar a agir em conjunto em programasdestinados a estimular e ordenar o crescimento da produçãomundial de alimentos básicos.

No país, conforme levantamento do Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística (IBGE), cinco milhões de pequenos emédios produtores rurais respondem por 75% da produção dealimentos consumidos diariamente pela população nacional etêm participação de 38% na composição do Valor Bruto daProdução Agropecuária (VBPA).

Para demonstrar a importância da agricultura familiar para aalimentação da população brasileira e seu potencial de expansão,visando o atendimento das demandas nacionais e internacionais,entidades de classe e empresas especializadas destacam exem-plo de produtores modelos, de diversas regiões do país.

Na Serra Gaúcha, por exemplo, são citados produtores demorango e maçã, pois oferecem frutos de qualidade e comerci-alizam em grandes redes de supermercados do Rio Grande doSul, além de grandes centros consumidores, como São Paulo, Riode Janeiro, Belo Horizonte e Capitais do Nordeste.

Já no Vale do Ribeira, no Sul de São Paulo, os destaques sãopequenos cultivadores de banana, que produzem o suficientepara o abastecimento de várias regiões do país.

Agricultores com propriedades de apenas cinco hectares oupouco mais e somente um funcionário conseguem abastecerdiversos atacadistas, que distribuem a fruta para grandes cen-tros consumidores do país.

Casos semelhantes podem ser encontrados em todo oBrasil, especialmente nas regiões com pequenas e médiaspropriedades rurais e próximas de centros urbanos.

Em comum, independentemente das culturas exploradaspelos agricultores familiares, todos têm tradição na atividade evocação para a vida no campo, dando continuidade às tarefasde pais e avós.

No interior do Paraná estão muitos outros bons exemplos deprodutores familiares, que abastecem a merenda escolar, ins-tituições beneficentes e até restaurantes populares. Além dis-so, diversificam a produção, cultivando maçãs, pêssegos uvase outras frutas, garantem matérias-primas para agroindústriase atendem feiras-livres de cidades da região, sempre comalimentos de qualidade, sanidade e diversidade.

* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná* O autor é deputado federal pelo Paraná

dep.di [email protected] [email protected] [email protected] [email protected] [email protected]

A IMPORTÂNCIA DAAGRICULTURA FAMILIARPARA O PAÍS E O MUNDO

08 | O PRESENTE - Edição 4018 GERAL SÁBADO, 31 DE JANEIRO DE 2015

Paraná estima colher21,7 milhões de toneladas

Volume representa um aumento de 5% em relação aestimativa de janeiro da safra passada, quando foram

colhidas 20,6 milhões de toneladas de grãos

SAFRA DE VERÃO

O Paraná começou a co-lher a safra de verão 2014/15e já está plantando a segun-da safra. Conforme o relató-rio de janeiro do Departa-mento de Economia Rural(Deral) da Secretaria de Es-tado da Agricultura e doAbastecimento (Seab), a es-timativa é de uma colheitade 21,7 milhões de tonela-das, a maior parte soja, mi-lho e feijão. O volume repre-senta um aumento de 5% emrelação a estimativa de janei-ro da safra passada, quandoforam colhidas 20,6 milhõesde toneladas de grãos.

O volume total, se soma-da a safrinha (segunda sa-fra) de milho, soja e feijão daseca, deve ser de 32,3 mi-lhões de toneladas - cerca de3% inferior a esse período dasafra passada.

A boa colheita se dá apesardo calorão. “As principais la-vouras de grãos sofreramcom as altas temperaturas re-gistradas em janeiro, que in-fluenciaram na redução deprodutividade em algumasregiões”, afirma o secretárioNorberto Ortigara.

Os próximos 15 dias ain-da serão determinantes paraa consolidação das lavourasde milho e soja porque gran-de parte está em fase de flo-ração e frutificação, portan-to, vulneráveis às oscilaçõesdo clima.

COMERCIALIZAÇÃO A expectativa agora fica

por conta da comercializa-ção, que está assustando umpouco o produtor rural doParaná. Com a recomposi-ção dos estoques internacio-nais de grãos, a tendência éque ele venda sua produçãopor preços menores que emanos anteriores.

Para o diretor do Departa-mento de Economia Rural(Deral), Francisco Carlos Si-mioni, nos últimos três anoso Paraná produziu boas sa-fras e o produtor conseguiucomercializar a produção porpreços mais atraentes, situa-ção diferente da atual con-

juntura de mercado nacionale internacional para as prin-cipais commodities.

SOJAOscilações do clima duran-

te o ciclo de produção e, prin-cipalmente, as temperaturaselevadas registradas no Esta-do em meados de janeiro leva-ram os técnicos do Deral afazerem ajustes na estimativade produção da safra de soja.A previsão de colher uma sa-fra recorde de 17 milhões detoneladas foi reduzida para16,4 milhões de toneladas.

A cultura ocupa uma áreade cinco milhões de hectares,3% superior a safras anterio-res e ao longo do ciclo sofreucom falta de chuvas regularesno final de outubro e novem-bro do ano passado, que atin-giu principalmente os planti-os mais precoces na regiãoOeste. No Norte Pioneiro, aslavouras sentiram mais o au-mento das temperaturas nes-se início de ano, fatores queinfluenciaram na redução daprodutividade.

Cerca de 4% da área plan-tada está colhida e do restantea maior parte encontra-se emfase de floração e frutificação.Os produtores estão de olhono clima dos próximos dias emais cautelosos com a comer-cialização da produção. Essemês houve avanço de apenas1% na venda da safra, quepassou de 10% da safra vendi-da no mês passado para 11%esse mês. No ano passado, nomesmo período, 24% da safrade soja já estava vendida.

MILHOTambém foi iniciada a co-

lheita do milho da primeirasafra, sendo que 6% da áreaplantada já foi colhida. Naregião Sudoeste do Estado, aprodutividade média está al-cançando entre 9 mil a 9,5 milquilos por hectare. A maiorparte das lavouras ainda estáem fase de floração e frutifica-ção, portanto vulnerável aoscilações do clima.

Segundo o Deral, a pri-meira safra de milho no Para-

ná é uma safra pequena. Nes-te ano serão colhidas 4,6 mi-lhões de toneladas, o que cor-responde a uma queda de 16%sobre a safra passada que tam-bém já foi pequena.

Também para o milho, aexpectativa do produtor é comrelação ao preço. Atualmente,o grão está cotado a R$ 20,73 asaca com 60 quilos, conside-rado um preço razoável, comperspectiva de se manter maisregular em relação aos de-mais grãos. A segunda safrade milho começou a ser plan-tada e a expectativa é de co-lher 9,9 milhões de toneladasdo grão.

MANDIOCAA mandioca produzida no

Paraná estava abastecendo omercado paranaense e os mer-cados dos Estados do Nor-deste, além de outras praçasdo país, e por isso, gerava boarenda aos produtores. Agoraentra numa fase de desacele-ração da comercialização de-vido a uma oferta mais regu-lar nos principais Estados pro-dutores. Com as chuvas emoutras regiões do país, a pro-dução nacional de mandiocase recompôs, o que fez os pre-ços despencarem cerca de 60%.

A mandioca que chegou aser vendida por R$ 550 a tone-lada em dezembro de 2013 foivendida por R$ 219 a tonelada,um ano depois. Em janeirodesse ano o preço caiu mais umpouco e chegou a R$ 199 atonelada da mandioca coloca-da na indústria.

Segundo o Deral, não háexpectativa de reação nos pre-ços da mandioca nos próxi-mos meses. Para evitar que ospreços caiam mais ainda,muitos produtores estão adi-ando a colheita.

No ano passado, foramplantados 156 mil hectarescom mandioca e esse ano oplantio é feito em 165 mil hec-tares. A produção avançoude 3,8 milhões de toneladas demandioca no ano passadopara uma expectativa de co-lheita de quatro milhões detoneladas esse ano.