002. prova de conhecimentos específicos e redação · corpóreo de um filhote de galináceo que...

24
13.10.2019 AUSENTE USO EXCLUSIVO DO FISCAL Assinatura do candidato Nome do candidato Prédio Sala Carteira Inscrição RG PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR | MEDICINA 2020 002. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS E REDAÇÃO Confira seus dados impressos neste caderno. Nesta prova, utilize caneta de tinta preta. Assine apenas no local indicado. Será atribuída nota zero à questão que apresentar nome, rubrica, assinatura, sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato. Esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de redação. A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspondente. Não serão consideradas respostas sem as suas resoluções, nem as apresentadas fora do local indicado. Encontra-se neste caderno a Tabela Periódica, que poderá ser útil para a resolução de questões. Esta prova terá duração total de 4h e o candidato somente poderá sair do prédio depois de transcorridas 3h, contadas a partir do início da prova. Os últimos três candidatos deverão se retirar juntos da sala. Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao fiscal a Folha de Redação e o Caderno de Questões.

Upload: others

Post on 21-Sep-2020

9 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

13.10.2019

AUSENTE

USO EXCLUSIVO DO FISCAL

Assinatura do candidato

Nome do candidato

Prédio Sala CarteiraInscriçãoRG

PRoCeSSo SeletIvo veStIbulAR | MEDICINA 2020

002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO

Confira seus dados impressos neste caderno. Nesta prova, utilize caneta de tinta preta. Assine apenas no local indicado. Será atribuída nota zero à questão que apresentar nome, rubrica, assinatura,

sinal, iniciais ou marcas que permitam a identificação do candidato. esta prova contém 20 questões discursivas e uma proposta de redação. A resolução e a resposta de cada questão devem ser apresentadas no espaço correspondente. Não serão

consideradas respostas sem as suas resoluções, nem as apresentadas fora do local indicado. encontra-se neste caderno a tabela Periódica, que poderá ser útil para a resolução de questões. esta prova terá duração total de 4h e o candidato somente poderá sair do prédio depois de transcorridas 3h,

contadas a partir do início da prova. os últimos três candidatos deverão se retirar juntos da sala. Ao final da prova, antes de sair da sala, entregue ao fiscal a Folha de Redação e o Caderno de Questões.

Page 2: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

2FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTArASCUNhO

QUESTãO 01

Analise a teia alimentar.

(www.industrialbearingresource.com)

a) Suponha que no hábitat dos seres vivos dessa teia alimentar ocorra contaminação por chumbo. Cite os dois animais que teriam maior concentração desse elemento químico no corpo. Por que isso ocorre?

b) Um hábitat de mar fechado, onde vivem os seres dessa teia, recebeu uma carga elevada de esgoto doméstico e nu-trientes minerais, o que provocou a eutrofização. Qual a consequência disso para os consumidores dessa teia? Justi-fique sua resposta.

Page 3: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

3 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 02

Em galináceos, o sexo é determinado pelo sistema ZW. Um alelo recessivo ligado ao cromossomo Z determina o nanismo, fenótipo que ocorre devido a mutações em um gene que produz a proteína receptora do hormônio de crescimento.

a) Em que local das células estão as proteínas receptoras do hormônio de crescimento? Como é denominado o quadro corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas receptoras?

b) Suponha que o cruzamento entre um galo heterozigoto e uma galinha não anã originou 10 ovos. Se apenas um desses ovos der origem a um galo, qual a probabilidade desse animal apresentar nanismo? Se os 10 ovos originarem fêmeas, quantas delas não serão anãs?

Page 4: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

4FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 03

A moreia é um animal vertebrado, pertencente ao grupo dos osteíctes, que apresenta algumas semelhanças com as ser-pentes, por exemplo, possui formato alongado e ausência de patas. Entretanto, existem várias características anatômicas e fisiológicas que as diferenciam.

a) Quais são os órgãos respiratórios da moreia e da serpente, respectivamente?

b) A moreia apresenta um par de opérculos ósseos e algumas serpentes peçonhentas apresentam um par de fossetas loreais. Qual a função de cada uma dessas estruturas?

Page 5: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

5 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 04

Analise o gráfico que ilustra as variações de alguns hormônios que atuam no ciclo menstrual. As letras indicam alguns eventos marcantes desse ciclo.

a) Qual letra indica o período da menstruação? Qual tecido uterino é eliminado nesse período?

b) Qual letra indica o período fértil? Como é possível identificar esse período, de acordo com os níveis hormonais?

Page 6: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

6FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 05

A figura representa de forma didática o material genético de uma célula com dois pares de cromossomos homólogos.

a) O que evidencia que essa célula passou pela segunda etapa da intérfase? Quantas moléculas de DNA estão represen-tadas na figura?

b) Caso essa célula entre em meiose, quantos possíveis gametas diferentes, em relação aos alelos indicados, seriam formados? Qual é o fenômeno que garante a formação dessa variedade de gametas?

Page 7: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

7 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

QUESTãO 06

A figura representa uma raiz de angiosperma.

(www.biologia.edu.ar)

a) Cite o tecido da gema apical que a coifa protege e que contém células em constante mitose. Por que a região pilífera pode ser comparada às microvilosidades intestinais?

b) Qual o principal hormônio do crescimento produzido na gema apical da raiz de uma angiosperma? Explique o que ocor-re com esse hormônio quando a raiz recebe luz unilateralmente.

rASCUNhO

Page 8: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

8FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 07

Três moléculas de ácidos nucleicos foram analisadas e as porcentagens das bases nitrogenadas de cada uma foram indi-cadas nas tabelas a seguir.

Molécula 1

A C T G

23,4% 29,6% 15,4% 31,6%

Molécula 2

A C U G

32% 20% 22% 26%

Molécula 3

A C T G

23,4% 26,6% 23,4% 26,6%

a) Qual das três moléculas corresponde a uma molécula de DNA de dupla-hélice? Justifique sua resposta.

b) Suponha que a molécula de RNA, indicada em uma das tabelas, seja um RNA mensageiro. Por que não é possível descobrir, com as porcentagens fornecidas, os tipos de aminoácidos que podem ser codificados por essa molécula?

Page 9: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

9 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 08

O fígado é um órgão vital, pois desempenha mais de quinhentas funções no corpo humano. Entre estas, pode-se citar a transformação de algumas substâncias tóxicas, como o álcool, em compostos mais simples, a regulação da glicemia, a metabolização da amônia, a produção da bile e a destruição das hemácias em desuso.

a) Qual polissacarídeo de reserva encontrado no fígado tem papel na normalização da glicemia? Qual hormônio pancreá-tico facilita a formação desse polissacarídeo?

b) Quais substâncias orgânicas metabolizadas geram a amônia? Por que a metabolização da amônia pelo fígado é um mecanismo adaptativo do corpo humano?

Page 10: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

10FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

QUESTãO 09

A dissolução de substâncias em água modifica as propriedades desse solvente, tais como a sua condutividade elétrica e sua pressão de vapor. Considere duas soluções aquosas de mesma concentração em mol/L, uma delas contendo cloreto de cálcio (CaCℓ2) e a outra contendo etilenoglicol (CH2OH – CH2OH). No gráfico de variação de pressão de vapor em fun-ção da temperatura, as curvas A, B e C representam, não necessariamente nessa ordem, água pura, solução de cloreto de cálcio e solução de etilenoglicol.

a) Relacione as soluções de cloreto de cálcio e de etilenoglicol a suas respectivas curvas no gráfico.

b) Equacione a dissociação da substância que forma solução eletrolítica. Por que essa solução é condutora de corrente elétrica?

rASCUNhO

Page 11: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

11 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 10

A metilamina, uma substância muito utilizada em sínteses orgânicas, é produzida por meio da reação entre o clorometano e a amônia, conforme a equação a seguir:

CH3 – Cℓ + NH3 CH3 – NH2 + HCℓ

A metilamina, em meio aquoso, produz o íon metilamônio:

CH3 – NH2 + H2O CH3 – NH3+ + OH–

a) Qual a geometria da molécula de amônia? Indique qual espécie química atua como uma base conjugada na reação de produção do íon metilamônio, de acordo com a teoria de Brönsted-Lowry.

b) Com base nas energias de ligação apresentadas na tabela, calcule o ∆H da reação de produção da metilamina a partir de clorometano e amônia. Classifique essa reação em relação ao calor envolvido.

Ligação Energia de ligação (kJ/mol)

C – H 410

C – Cℓ 330

C – N 305

N – H 390

H – Cℓ 432

Page 12: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

12FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 11

A separação do β-caroteno e da xantina, componentes de uma mistura de pigmentos naturais extraídos do espinafre, foi realizada por meio de cromatografia, uma técnica de separação de misturas baseada na diferença de afinidade entre os componentes da mistura e uma determinada fase estacionária. Quanto maior a afinidade de um componente da mistura com a fase estacionária, menor será sua velocidade de migração ao longo da fase estacionária. Os componentes da mis-tura foram dissolvidos em dodecano (C12H26), e a fase estacionária utilizada na separação era constituída de sacarose, não solúvel em dodecano. As fórmulas estruturais da sacarose, do β-caroteno e da xantina estão representadas a seguir.

a) A que função orgânica pertence o β-caroteno? A que função orgânica pertence a xantina?

b) Por que a sacarose não é dissolvida pelo dodecano? Explique, com base no tipo de interação intermolecular, qual dos pigmentos migrará mais lentamente pela fase estacionária de sacarose.

Page 13: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

13 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

Leia o texto para responder às questões 12 e 13.

A galvanização é uma técnica empregada no revestimento de semijoias (brincos, pulseiras e outros acessórios) por metais nobres, como ouro e prata. Esses metais são solubilizados em água na forma de sais, como o K[Au(CN)2], K[Au(CN)4] e AgNO3. Um dos problemas ambientais envolvendo essa prática é a liberação do íon CN– nos efluentes. A eliminação desse íon pode ser feita adicionando-se peróxido de hidrogênio ao efluente, de acordo com a reação representada pela equação a seguir:

CN– + H2O2 OCN– + H2O

Os peróxidos são substâncias instáveis que podem ser decompostos em seus respectivos óxidos, liberando oxigênio mo-lecular.

QUESTãO 12

Considere que, em uma empresa de galvanoplastia, a análise da composição do efluente detectou uma concentração de íons CN– igual a 0,52 mg/L.

a) Escreva a fórmula estrutural do peróxido de hidrogênio e equacione sua reação de decomposição.

b) Calcule a massa de peróxido de hidrogênio que deve ser utilizada, por litro de efluente, para transformar todos os íons CN– em OCN–, considerando que a reação apresenta um rendimento de 80%.

Page 14: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

14FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 13

Uma empresa que trabalha com galvanização de semijoias utiliza tetracianoaurato(III) de potássio, K[Au(CN)4], para re-vestimento das peças com ouro e AgNO3, em cubas ligadas em série, para revestimento com prata, como mostra a figura. Um funcionário sugeriu a substituição do K[Au(CN)4] por K[Au(CN)2], afirmando que essa mudança traria economia para a empresa.

(https://solitaryroad.com. Adaptado.)

a) Indique o número de oxidação do ouro no K[Au(CN)2]. Com base nos números de oxidação do ouro nos dois sais e con-siderando que o preço desses sais seja similar, explique por que a mudança sugerida pelo funcionário traria economia para a empresa.

b) Em quais eletrodos devem ser presos os acessórios que serão galvanizados? Considerando que, durante certo tempo de operação, foram consumidos 4,32 g de íons prata, calcule a massa de ouro(III) consumida nesse mesmo intervalo de tempo.

Page 15: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

15 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 14

O salbutamol (massa molar = 239 g/mol) é uma substância indicada para o tratamento de asma, pois aumenta a absorção de oxigênio pelo organismo. Pelo mesmo motivo, é considerado doping, pois aumenta a capacidade aeróbica do atleta, além de possuir efeito anabolizante. A Agência Mundial Antidoping (AMA) considera um atleta dopado quando a concen-tração de salbutamol na urina está acima de 1 × 10–6 g por mililitro. A fórmula estrutural do salbutamol está representada a seguir.

a) Qual o número de pares de elétrons não compartilhados existentes em uma molécula de salbutamol? Qual o número de isômeros ópticos do salbutamol?

b) Em exame antidoping, um atleta forneceu uma amostra de 50 mL de urina, cuja análise indicou a quantidade de 6 × 10–6 mol de salbutamol. Determine, com base nos cálculos, se o atleta deve ser considerado dopado.

Page 16: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

16FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 15

Um motorista dirigia seu automóvel por uma estrada plana, horizontal e retilínea, mantendo a velocidade constante de 108 km/h. Ao se aproximar de uma praça de pedágio, ela reduziu a velocidade para 36 km/h em um intervalo de tempo de 8,0 segundos, sem alterar a direção do movimento.

a) Calcule o módulo da aceleração média aplicada ao automóvel, em m/s2, quando o motorista reduziu a velocidade ao chegar próximo à praça de pedágio.

b) Após passar pelo pedágio, o motorista manteve por certo tempo a velocidade de 20 m/s. Durante esse período, a força de resistência que atuava sobre o automóvel era dada pela expressão FR = k · v2, sendo v a velocidade do automóvel e k uma constante que, para o automóvel considerado, tem valor 0,40 N · m–2 · s2. Nessa situação, calcule a potência, em watts, desenvolvida pelo motor do automóvel.

Page 17: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

17 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 16

A figura mostra uma mola de constante elástica k = 1 300 N/m, comprimida 0,20 m por um objeto. A força de atrito entre o objeto e a superfície vale 5,0 N.

a) Calcule a menor intensidade da força , em newtons, para que o objeto seja mantido em repouso.

b) Caso a força seja retirada e a força de atrito se mantenha constante e igual a 5,0 N durante todo o movimento do objeto, qual será a energia cinética do objeto, em joules, quando ele perder o contato com a mola?

Page 18: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

18FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 17

Uma barra rígida e homogênea, de comprimento 2,0 m, peso 100 N e volume 1,25 × 10–3 m3, está com suas extremidades apoiadas em dois suportes verticais de mesma altura. Uma pessoa de peso 600 N se pendura na barra, com uma mão no centro da barra e a outra a 0,50 m de distância, como mostra a figura.

(www.ativo.com. Adaptado.)

a) Considerando a aceleração gravitacional igual a 10 m/s2, calcule a densidade do material, em kg/m3, que constitui a barra.

b) Sabendo que as intensidades das forças aplicadas por ambas as mãos da pessoa sobre a barra são iguais, determine, em newtons, as intensidades das forças exercidas pelos suportes sobre as extremidades da barra.

Page 19: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

19 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 18

O diagrama mostra o ciclo de funcionamento de uma máquina térmica, na qual o gás passa por quatro transformações.

Sendo a temperatura do gás no ponto B igual a 30 oC, calcule:

a) a temperatura, em kelvins, do gás no ponto C;

b) o calor absorvido, em joules, pelo gás durante o trecho DAB.

Page 20: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

20FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

rASCUNhO

QUESTãO 19

Um feixe de luz monocromática, propagando-se no vácuo, atinge a superfície plana de um bloco de vidro no ponto P, for-mando um ângulo de 60o com a reta normal à superfície. Parte do feixe é refletido, passando pelo ponto Q, distante 6,0 m da superfície do bloco, e parte penetra no bloco, como mostra a figura.

Sendo: ; a velocidade de propagação da luz no vácuo igual a 3,0 × 108 m/s; e o

índice de refração absoluto do vácuo igual a 1,0, calcule:

a) o intervalo de tempo, em segundos, entre a incidência da luz no ponto P e a sua passagem pelo ponto Q;

b) a velocidade de propagação da luz no interior do bloco, em m/s.

Page 21: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

21 FMCA1803 | 002-CE-Redação

rESOLUçãO E rESpOSTA

QUESTãO 20

Uma esfera metálica A, inicialmente eletrizada com carga negativa, é colocada em contato simultaneamente com duas outras esferas, B e C, também metálicas e idênticas à esfera A, que estavam inicialmente neutras. Após o contato, cada esfera fica eletrizada com carga elétrica igual a –3,2 × 10–9 C, e as três são dispostas com seus centros ocupando um mesmo plano, como mostra a figura.

a) Sabendo que a carga elétrica de um elétron vale –1,6 × 10–19 C, calcule o número de elétrons em excesso na esfera A, antes do contato entre as esferas.

b) Considerando que a constante eletrostática k é igual a 9,0 × 109 N · m2/C2 e que o potencial elétrico no infinito é igual a zero, calcule a energia potencial elétrica do sistema, em joules e em relação ao infinito, quando se coloca uma partícula eletrizada com carga –1,0 × 10–9 C no ponto P da figura, distante d = 9,0 cm do centro de cada esfera.

rASCUNhO

Page 22: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

22FMCA1803 | 002-CE-Redação

rEDAçãO

TexTo 1

A tecnologia digital e a internet fazem parte do nosso dia a dia e da rotina das crianças.

Uma pesquisa da Revista Crescer, com foco no uso da tecnologia pelas crianças, feita com pais e mães brasilei-ros (com filhos de 0 a 8 anos), mostrou que o tempo que meninos e meninas passam diante de algum tipo de tela aumentou. Hoje, 47% deles gastam mais de três horas com a atividade. Há cinco anos, o volume era de 35%. “Também chama a atenção o grande número de crianças que, com menos de 2 anos, já possuem algum dispositivo digital”, diz o neurologista infantojuvenil Marco Antônio Arruda, do Ins-tituto Glia (SP), que analisou alguns dos dados da pesqui-sa. Segundo o estudo, 38% delas já têm um celular, tablet, computador, videogame ou TV — em 2017, só 6% eram donas de um aparelho.

De acordo com as recomendações da Sociedade Bra-sileira de Pediatria (SBP), para crianças com até 2 anos, o ideal é que não sejam expostas aos aparelhos digitais. A partir dessa idade até os 5 anos, o limite é de uma hora e meia por dia.(Rodrigo Fortes. “Geração mobile: a maneira como as crianças consomem tecnologia mudou”. https://revistacrescer.globo.com, 08.08.2018. Adaptado.)

TexTo 2

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um guia no qual recomenda que crianças com 2 anos ou mais não devem ficar mais de 1 hora por dia diante de TVs, celu-lares ou tablets. Além disso, o contato com telas não deve existir durante o primeiro ano de vida.

Para Maria Isabel de Barros, pesquisadora do progra-ma Criança e Natureza, do Instituto Alana, o problema não está unicamente na exposição destas crianças aos dispo-sitivos eletrônicos. “Uma análise mais profunda desse ce-nário mostra que não foi apenas a falta de ação de pais e mães que fez com que o consumo de vídeos no YouTube por crianças, por exemplo, disparasse. As empresas e pla-taformas digitais lutam pelo bem da atenção dos usuários. E nessa briga de gigantes, as crianças são extremamente vulneráveis, por serem pessoas em estágio inicial de de-senvolvimento”, disse.

Para a pesquisadora, as empresas de tecnologia pre-cisam desenvolver produtos pensando em um design hu-manizado: jogos, aplicativos, plataformas de streaming que não tenham como objetivo principal de negócio capturar a atenção das crianças a qualquer custo e mantê-las por ho-ras em frente a uma tela, mas sim oferecer a elas experiên-cias com proteção de privacidade, livres de publicidade, e que incentivem laços sociais saudáveis.

Do outro lado, pais e educadores são responsáveis por mediar o envolvimento das crianças com os dispositivos e conteúdos. Segundo Maria Isabel, as experiências digitais

devem ser experiências compartilhadas. “O problema está quando a criança é deixada sozinha, sem o olhar atento de uma referência. É aí que deixa de ser uma experiência produtiva que vai fazer bem pra ela”, afirmou.

(Fernanda Giacomassi. “O tempo de tela recomendado para crianças, segundo a OMS”. www.nexojornal.com.br, 25.04.2019. Adaptado.)

TexTo 3

Os dependentes de tela sofrem de transtornos compor-tamentais devido à tecnologia. Parte do problema nasce na família. “Com três anos lhes dão o tablet para distraí-los durante as refeições ou para acalmá-los de uma birra. Isso significa ensinar a criança a regular suas emoções através de um aparelho”, diz José Moreno, psicólogo e diretor do Centro de vícios tecnológicos da comunidade de Madri.

A família deve dar exemplo. “As crianças fazem o que veem, não o que os pais mandam, por isso uma solução é escolher áreas livres de tecnologia dentro de casa e horá-rios. Guardar todos os aparelhos em um armário à noite e evitar que sejam colocados na nossa cama”, adverte Ste-phen Balkam, fundador do Family Online Safety Institute, uma organização nos Estados Unidos que pesquisa práti-cas responsáveis no mundo digital.(Ana Torres Menárguez. “Os dependentes de telas: o ‘vício sem substância’ que começa aos 14 anos”. https://brasil.elpais.com, 12.04.2019. Adaptado.)

TexTo 4

Dois importantes acionistas da Apple enviaram uma car-ta oficial ao comitê executivo do gigante tecnológico em que compartilham sua preocupação com as “consequências ne-gativas involuntárias” que seus produtos podem ter sobre a saúde neurológica dos usuários mais jovens. Os acionistas reconhecem que não é mais segredo que as mídias sociais e os aplicativos nos quais o iPhone “atua como intermediário” para o consumidor foram projetados para ser o mais viciante possível ou para consumir o máximo de tempo possível.

Os acionistas propõem na carta uma aliança entre a Apple e o mundo da pesquisa, encoraja-os a dar informa-ções e orientações educacionais aos pais para que estes tomem melhores decisões e sugerem o lançamento de mais produtos para os pequenos, como smartphones para crianças ou melhores ferramentas de controle para os pais, ajudando-os a recuperar a atenção perdida de seus filhos.

Depois de décadas de pesquisa sobre o efeito da tela, continuam sem efeito as advertências dos especialistas que recomendam retardar a idade de uso. Pedir a uma criança que ainda não tem capacidade de inibição que se autorre-gule em relação ao consumo de algo que foi programado para viciar não só transforma os pais em policiais como é fonte de frustração, pois é uma tarefa impossível.

(Catherine L’Ecuyer. “A pressão interna na Apple para prevenir o vício de crianças pelo iPhone”. https://brasil.elpais.com, 19.01.2018. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, em-pregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Crianças dependentes da tela:responsabilidade dos pais ou das empresas tecnológicas?

Page 23: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

23 FMCA1803 | 002-CE-Redação

RASCUNHO

NÃO ASSINE ESTA FOLHA

Os rascunhos não serão considerados na correção.

Page 24: 002. prOVA DE CONhECIMENTOS ESpECíFICOS E rEDAçãO · corpóreo de um filhote de galináceo que produziu excesso de hormônio de crescimento e não tem problema nas pro-teínas

TAB

ELA

pEr

IÓD

ICA