· web viewtrata-se da pedra pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao...

56
EXERCÍCIOS SOMAR LÍNGUA PORTUGUESA – Prof. Claudinei AULA 1 LINGUAGEM Leia o texto a seguir para responder às questões 1 a 3. Conversando com os mortos Neste exato instante em que seus olhos passam por estas linhas, está ocorrendo um pequeno milagre da tecnologia. Não, não estou falando do computador nem da transmissão de dados pela internet, mas da boa e velha leitura, inventada pela primeira vez cerca de 5.500 anos atrás. Para nós, leitores experimentados, ela parece a coisa mais natural do mundo, mas isso não passa de uma ilusão. Ler não apenas não é natural como ainda envolve cooptar uma complexa rede de processos neurológicos que surgiram para outras finalidades. Acho que dá até para argumentar que a escrita é a mais fundamental criação da humanidade. Ela nos permitiu ampliar nossa memória para horizontes antes inimagináveis. Não fosse por ela, jamais teríamos atingido os níveis de acúmulo, transmissão e integração de conhecimento que logramos obter. Nosso modo de vida provavelmente não diferiria muito daquele experimentado por nossos ancestrais do Neolítico. A conclusão é que, de alguma forma, conseguimos adaptar nosso cérebro de primatas para lidar com a escrita. Para Stanislas Dehaene (matemático e neurocientista francês), operou aqui o fenômeno da reciclagem neuronal, pelo qual processos que surgiram para outras funções foram recrutados para a leitura. A coisa funcionou tão bem que nos tornamos capazes de ler com proficiência e rapidez, obtendo a façanha de absorver a linguagem através da visão, algo para o que nosso corpo e mente não foram desenhados. Antes de continuar, é preciso qualificar um pouco melhor esse "funcionou tão bem". É claro que funcionou, tanto que me comunico agora com você, leitor, através desse código especial. Mas, se você puxar pela memória, vai se lembrar de que teve de aprender a ler, um processo que, na maioria esmagadora dos casos, exigiu instrução formal e vários anos de treinamento até atingir a presente eficiência. Enquanto a aquisição da linguagem oral ocorre, esta sim, naturalmente e sem esforço (basta jogar uma criança pequena numa comunidade linguística qualquer que ela "ganha" o idioma), a escrita/leitura precisa ser ensinada e praticada.

Upload: ngolien

Post on 09-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

EXERCÍCIOS SOMARLÍNGUA PORTUGUESA – Prof. Claudinei

AULA 1 LINGUAGEMLeia o texto a seguir para responder às questões 1 a 3.

Conversando com os mortos

Neste exato instante em que seus olhos passam por estas linhas, está ocorrendo um pequeno milagre da tecnologia. Não, não estou falando do computador nem da transmissão de dados pela internet, mas da boa e velha leitura, inventada pela primeira vez cerca de 5.500 anos atrás. Para nós, leitores experimentados, ela parece a coisa mais natural do mundo, mas isso não passa de uma ilusão. Ler não apenas não é natural como ainda envolve cooptar uma complexa rede de processos neurológicos que surgiram para outras finalidades.

Acho que dá até para argumentar que a escrita é a mais fundamental criação da humanidade. Ela nos permitiu ampliar nossa memória para horizontes antes inimagináveis. Não fosse por ela, jamais teríamos atingido os níveis de acúmulo, transmissão e integração de conhecimento que logramos obter. Nosso modo de vida provavelmente não diferiria muito daquele experimentado por nossos ancestrais do Neolítico.

A conclusão é que, de alguma forma, conseguimos adaptar nosso cérebro de primatas para lidar com a escrita. Para Stanislas Dehaene (matemático e neurocientista francês), operou aqui o fenômeno da reciclagem neuronal, pelo qual processos que surgiram para outras funções foram recrutados para a leitura. A coisa funcionou tão bem que nos tornamos capazes de ler com proficiência e rapidez, obtendo a façanha de absorver a linguagem através da visão, algo para o que nosso corpo e mente não foram desenhados.

Antes de continuar, é preciso qualificar um pouco melhor esse "funcionou tão bem". É claro que funcionou, tanto que me comunico agora com você, leitor, através desse código especial. Mas, se você puxar pela memória, vai se lembrar de que teve de aprender a ler, um processo que, na maioria esmagadora dos casos, exigiu instrução formal e vários anos de treinamento até atingir a presente eficiência.

Enquanto a aquisição da linguagem oral ocorre, esta sim, naturalmente e sem esforço (basta jogar uma criança pequena numa comunidade linguística qualquer que ela "ganha" o idioma), a escrita/leitura precisa ser ensinada e praticada.

As dificuldades não são poucas. Começam nos olhos (só conseguimos ler o que é captado pela fóvea) e se estendem por todo o tecido neuronal. Um problema particularmente interessante é o da invariância. Como o cérebro faz para concluir que A, a, a, a, são a mesma letra, apesar dos diferentes desenhos? Pior, mesmo quAnDo fazemos uma sopa de fontes e mIsturAmos TuDo, continuamos DECIFRANDO A MENSAGEM com pouca perda de velocidade.

(Adaptado de SCHWARTSMAN, Hélio. Conversando com os mortos. Folha de S. Paulo. 14 jun. 2012.)

1. (UFPR) A partir da leitura do texto, considere as seguintes afirmativas: 1. A escrita é um recurso tecnológico, um código, e sua invenção redimensionou o conhecimento humano. 2. Na escrita, observa-se o problema da invariância quando um mesmo sinal gráfico é usado para representar letras diferentes. 3. O aprendizado da leitura é análogo ao da oralidade: ambos dependem de instrução formal e treinamento.

Page 2:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

4. A escrita não possibilita apenas a ampliação da memória humana, mas também a interligação e o compartilhamento de informações. Corresponde(m) ao ponto de vista de Schwartsman no texto a(s) afirmativa(s): a) 1 apenas. b) 2 apenas. c) 2 e 3 apenas. d) 1 e 4 apenas. e) 1, 3 e 4 apenas.

2. (UFPR) Para a adequada interpretação do texto, é necessário identificar a que informações apresentadas previamente correspondem algumas expressões de sentido vago empregadas pelo autor. Considere as seguintes correspondências: 1. "Isso" refere-se à existência de leitores experientes. 2. "Aqui" refere-se à adaptação do cérebro para o uso da escrita. 3. "A coisa" refere-se ao fenômeno da reciclagem neuronal. 4. "Algo" refere-se ao deslocamento de processos de sua função original para possibilitar a leitura. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

3. (UFPR) Nas últimas linhas, observa-se no texto uma formatação não convencional, usada pelo autor com o propósito de estabelecer, entre a forma e o conteúdo do texto, uma relação de: a) descompasso. b) alternância. c) ambiguidade. d) disjunção. e) equivalência.

4. (UEMS) Leia o texto abaixo:

Dois homens tramando um assalto

– Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamorendê o caixa bonitinho. Engrossou, enche o cara dechumbo. Pra arejá.– Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.– Tá com o berro aí?– Tá na mão.Aparece um guarda.– Ih, sujou. Disfarça, disfarça...O guarda passa por eles.

Page 3:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

– Discordo terminantemente. O imperativo categó-rico de Hengel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.– Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer queKierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século XVIII...O guarda se afasta.– O berro, tá recheado?– Tá.– Então vamlá!

VERISSIMO, Luís Fernando. O Estado de S. Paulo, 08 mar. 98.

Sobre a linguagem utilizada nesse trecho são feitas as seguintes considerações:I. Foram utilizados dois níveis de linguagem, sendo um popular, cheio de gírias, e outro culto, com vocabulário rico.II. A linguagem utilizada pelos assaltantes pode ser considerada correta apenas no segundo momento de suas falas, ou seja, na passagem do guarda.III. O conteúdo e o vocabulário da linguagem dos assaltantes não estão de acordo com os níveis de linguagem empregados.

Pode-se afirmar que:

a) Apenas I está correta.b) Apenas II está correta.c) Apenas III está correta.d) I e II estão corretas.e) II e III estão corretas.

GABARITO: 1. d) 1 e 4 apenas. 2. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 3. e) equivalência.4. a) Apenas I está correta.

AULA 2 ORTOGRAFIA

Para responder às questões de números 1 a 5, considere o poema a seguir.

“Você não está mais na idadede sofrer por essas coisas”Há então a idade de sofrere a de não sofrer maispor essas, essas coisas?As coisas só deviam acontecerpara fazer sofrerna idade própria de sofrer?Ou não se devia sofrerpelas coisas que causam sofrimento

Page 4:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

pois vieram fora de hora, e a hora é calma?E se não estou mais na idade de sofreré porque estou morto, e mortoé a idade de não sentir as coisas, essas coisas?(ANDRADE, Carlos Drummond de. Essas coisas. As impurezas do branco. Rio de Janeiro: José Olympio, 3. ed., 1976, p.30)

1. (FCC) Infere-se corretamente do poema que a) a alegria é maior nas horas calmas da vida. b) na vida há uma idade apropriada para sofrer por certas coisas. c) quando se é jovem, o sofrimento deve ser evitado. d) a ausência de sofrimento só é possível na morte. e) o sofrimento é mais comum na velhice do que na juventude.

2. (FCC) “é porque estou morto”O elemento sublinhado acima também pode ser corretamente empregado na lacuna da frase: a) Não entendi o ...... da sua atitude na reunião. b) Percebi logo ...... ele demorou para chegar. c) ...... você não confia nas suas ideias? d) Esclareça o ...... da necessidade desse procedimento. e) Os jovens às vezes erram ...... são muito ansiosos.

3. (FCC) Considerando-se que elipse é a supressão de um termo que pode ser subentendido pelo contexto linguístico, pode-se identificá-la no verso: a) As coisas só deviam acontecerb) Ou não se devia sofrerc) e a de não sofrer maisd) é a idade de não sentir as coisas, essas coisas?e) Você não está mais na idade

4. (FCC) “pois vieram fora de hora, e a hora é calma?”Considerando-se o contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído, sem prejuízo do sentido e da lógica, por: a) visto queb) portantoc) porémd) entãoe) desse modo

5. (FUVEST) Assinale a frase gramaticalmente correta. a) Não sei por que discutimos. b) Ele não veio por que estava doente. c) Mas porque não veio ontem?d) Não respondi porquê não sabia. e) Eis o porque da minha viagem.

Page 5:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

6. (UNIMEP-SP) Assinale a alternativa que contém o período cujas palavras estão grafadas corretamente: a) Ele quiz analisar a pesquisa que eu realizei. b) Ele quiz analizar a pesquisa que eu realizei. c) Ele quis analisar a pesquisa que eu realizei. d) Ele quis analizar a pesquiza que eu realisei. e) Ele quis analisar a pesquisa que eu realisei.

GABARITO:

1. d) a ausência de sofrimento só é possível na morte. 2. e) Os jovens às vezes erram ...... são muito ansiosos.3. c) e a de não sofrer mais4. a) visto que5. a) Não sei por que discutimos. 6. c) Ele quis analisar a pesquisa que eu realizei.

AULA 3 INTERPRETACAO DE TEXTOS

Leia a tirinha, a seguir, e responda à questão.

1. (COPS-UEL) Sobre a tirinha, é correto afirmar que é um texto:a) do tipo expositivo, que traz explicações para os termos e os relacionam a episódios reais ou ficcionais de determinadas histórias.b) opinativo que desconsidera o ponto de vista do destinatário e enfatiza o próprio dizer.c) do tipo narrativo gráfico-visual, cuja progressão temporal se organiza quadro a quadro, apresentando desenhos e balões, onde é inserido o texto verbal.d) descritivo que apresenta a dimensão psicológica da personagem principal da história.e) argumentativo que defende um ponto de vista veiculado pela personagem da tirinha.

2. A crônica muitas vezes constitui um espaço para reflexão sobre aspectos da sociedade em que vivemos.

Page 6:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou o meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.Talvez não fosse o Menino de Família, mas também não era um Menino de rua. É assim que a gente divide. Menino de Família é aquele bem-vestido, com tênis de moda e camisa de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão. (...). Na verdade não existem meninos De rua. Existem meninos Na rua. E toda vez que um menino está Na rua é porque alguém botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares (...). Resta ver quem os põe na rua. E por quê.”

(COLOSSANTI, Mariana. In: Eu sei, mas não devia. Rio de Janeiro: Rocco, 1999)

No segundo parágrafo em “... não existem meninos De rua. Existem meninos Na rua”, a troca de De por Na determina que a relação de sentido entre “menino” e “rua” seja.a) de localização e não de qualidade.b) de origem e não de posse.c) de origem e não de localizaçãod) de qualidade e não de origeme) de posse e não de localização.

3. (FCC) Considere a tira de André Dahmer para responder à questão.

Ao usar o termo novela, no terceiro quadrinho, a personagema) demonstra que tem presenciado fatos característicos de um noticiário.b) confessa passar por um período de marasmo, em que nada acontece.c) revela estar plenamente satisfeita com suas experiências de vida.d) sugere que tem vivido situações complicadas e de difícil solução.e) conclui que sua conduta é irretocável e deveria servir de modelo.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 4 A 7

Page 7:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego
Page 8:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

4. (CESGRANRIO) De acordo com as ideias desenvolvidas pelo autor no texto, a dificuldade em escrever existe pela falta de

a) dedicação diária ao hábito da leiturab) interesse verdadeiro do público leitorc) relação direta entre pensamento e escritad) estímulo constante para a prática da redaçãoe) interação adequada entre professores e alunos

5. (CESGRANRIO) A analogia entre a atividade de escrita e o ofício do professor fundamenta-se no seguinte motivo:a) as aulas devem seguir estritamente o planejamento elaborado pelo professor.b) os alunos precisam estar sempre atentos às novidades ensinadas.c) a experiência acumulada conduz sempre a um exercício mecânico das atividades.d) a tentativa de responder a dúvidas apresentadas aprofunda os conhecimentos do professor.e) as hesitações frequentes e inseguranças podem levar ao fracasso.

6. (CESGRANRIO) A expansão do significado mais concreto das palavras é recurso largamente utilizado. 

Observa-se expansão de significado mais concreto para outro, mais abstrato, em:a) “a não ser que já escreva mecanicamente, apenas repetindo frases e fórmulas” (L. 13-15) b) “funciona para alimentar nossas decisões cotidianas, mas não funciona se for expresso, em voz alta ou por escrito” (L. 16-18)c) “professor é aquele que de repente aprende” (L. 25)

Page 9:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

d) “Pela mesmíssima razão, todo aluno não quer que ninguém leia sua redação enquanto a escreve” (L. 55-57) e) “Quem escreve sente de repente todas as suas hesitações, lacunas e omissões” (L. 61-63)

7. (CESGRANRIO) Considerando as ideias desenvolvidas no texto, observa- se uma visão negativa do autor sobre certo comportamento quando ele emprega a palavra que está destacada no seguinte trecho:

a) “a não ser que já escreva mecanicamente,” apenas repetindo frases e fórmulas. (L. 13-15)b) “Via de regra, nosso pensamento é caótico” (L. 16)c) “Não à toa o jagunço Riobaldo, personagem do escritor Guimarães Rosa” (L. 23-25)d) “ou eu mesmo daqui a alguns anos, ou quem sabe a posteridade.” (L. 44-45)e) “o quanto ainda precisa se refazer, se inventar” (L. 66-67)

GABARITO:

1. c) do tipo narrativo gráfico-visual, cuja progressão temporal se organiza quadro a quadro, apresentando desenhos e balões, onde é inserido o texto verbal.2. a) de localização e não de qualidade.3. c) relação direta entre pensamento e escrita4. d) a tentativa de responder a dúvidas apresentadas aprofunda os conhecimentos do professor.5. b) “funciona para alimentar nossas decisões cotidianas, mas não funciona se for expresso, em voz alta ou por escrito” (L. 16-18)6. a) “a não ser que já escreva mecanicamente,” apenas repetindo frases e fórmulas. (L. 13-15)7. a) “a não ser que já escreva mecanicamente,” apenas repetindo frases e fórmulas. (L. 13-15)

AULA 4 FIGURAS DE LINGUAGEM

Para responder às próximas duas questões, leia atentamente a tirinha abaixo:

WALKER, Mort. Recruta Zero. O Estado de São Paulo, São Paulo, 26 fev. 2003.

1. O humor da tirinha se constrói com base na surpresa que temos com a última afirmação do Sargento. O que significa “tomar vulto”? a) ficar difíceis de entenderb) fazer-se grandec) atrapalhar o serviçod) desaparecere) distorcer-se

Page 10:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

2. Qual é a figura de linguagem presente na expressão “um milhão de erros”? a) polissíndetob) hipérbolec) metáforad) antítesee) elipse

3. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáforab) hipérbolec) hipérbatod) anáforae) antítese

4. (FCC) Considere a tira de André Dahmer para responder à questão.

Ao usar o termo novela, no terceiro quadrinho, a personagema) demonstra que tem presenciado fatos característicos de um noticiário.b) confessa passar por um período de marasmo, em que nada acontece.c) revela estar plenamente satisfeita com suas experiências de vida.d) sugere que tem vivido situações complicadas e de difícil solução.e) conclui que sua conduta é irretocável e deveria servir de modelo.

5. (VUNESP) No trecho: "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo", a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáforab) hipérbolec) hipérbatod) anáforae) antítese

6. (FUVEST - adap) Identifique a figura de linguagem empregada nos versos destacados:

“No tempo de meu Pai, sob estes galhos,Como uma vela fúnebre de cera,

Page 11:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

Chorei bilhões de vezes com a canseiraDe inexorabilíssimos trabalhos!”

a) antíteseb) prosopopeiac) hipérboled) paradoxod) gradaçãoe) elipse

7. Marque a opção em que há uma metáfora.

a) Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor.” (Mário Quintana)b) A floresta cochichava seus segredos à garota da capa vermelha.c) As crianças cantavam e dançavam e agitavam a festa de Carminha. d) “Olhe, meu filho, os homens são como formigas.” (Érico Veríssimo)

GABARITO

1. b) fazer-se grande2. b) hipérbole3. e) antítese4. d) sugere que tem vivido situações complicadas e de difícil solução.5. e) antítese6. c) hipérbole7. a) Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor.” (Mário Quintana)

AULA 5 FONOLOGIA

O texto abaixo se refere às questões 1 a 4

A MENTIRA

Sei da história de um pastor americano ou escocês (já não me lembra o hemisfério deste conto) o qual uma vez, ao largo e atento auditório que costumava ouvi-lo, fez saber que no dia seguinte iria falar sobre a mentira.

- Vou pregar amanhã sobre a mentira, advertiu o pastor. Peço, porém, a todos os meus queridos ouvintes que, para melhor preparação do que irei dizer, leiam todos o capítulo dezessete de São Marcos. Considero indispensável essa leitura prévia.

No dia seguinte, compareceram todos. E logo, o pastor inquiriu previamente:Aqueles que leram o capítulo dezessete de São Marcos, conforme minha

recomendação, queiram levantar-se.Levantaram-se todos como um só homem. E o pastor prosseguiu:- Sois vós realmente os verdadeiros ouvintes de meu sermão de hoje sobre a

mentira. Porque, em verdade, não existe o capítulo dezessete. O evangelho de São Marcos tem apenas dezesseis capítulos.

(João B. Ribeiro. Revista Pedagógica Brasileira – n. 19-20)

Page 12:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

1. Em relação ao texto, é incorreto afirmar: a) Ao pedir que aqueles que leram o capítulo dezessete de São Marcos se levantassem, todos ficaram em pé.b) O narrador do texto não tem certeza sobre a nacionalidade do pastor.c) O pastor avisou a todos que falaria sobre a mentira no dia seguinte.d) O pequeno auditório que ouvia o pastor não prestava atenção ao que ele dizia.e) Seria impossível às pessoas atenderem ao pedido do pastor.

2. Leia as três afirmações abaixo, acerca do texto:I. Todos mentiram ao se levantar quando o pastor perguntou quem leu o capítulo dezessete de São Marcos.II. Todos compareceram ao sermão do pastor no dia seguinte.III. A mentira era o tema do capítulo dezessete de São Marcos, sobre o qual o pastor iria discorrer naquele dia.Está(ão) de acordo com o que se pode inferir da leitura do texto: a) I apenas.b) I e II apenasc) II e III apenasd) II apenase) III apenas.

3. Assinale a alternativa em que não há o fonema /s/ na palavra, lembre que esse fonema pode ser representado por mais de uma letra: a) pastor b) preparação c) dezessete d) compareceram e) brasileira

4. “E logo, o pastor inquiriu previamente” – o verbo inquirir, no contexto em que foi inserido, tem o sentido de: a) indagarb) explicarc) tirar ondad) pensar em voz altae) concluir

5. Há encontros consonantais em todas as palavras da alternativa: a) carro, trocar, metrôb) carro, metrô, bicicletac) metrô bicicleta, trocard) bicicleta, positivamente, trocare) positivamente, trocar, carro

6. (FUNDATEC/CREA-PR) Assinale a alternativa cujas informações acerca de palavras do texto estejam corretas. [o texto foi suprimido por não ser necessário para a resolução da questão] a) Em inteira (l. 02) há 6 fonemas, devido à ocorrência de um dígrafo.b) Na palavra determinado (l. 04), ocorre um dígrafo, representado por rm.c) Em conhecimentos (l. 11), o segmento nh representa um encontro consonantal.

Page 13:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

d) Nas palavras texto (l. 20) e deixam (l. 21), a letra x representa o mesmo fonema.e) A palavra diferentes (l. 25) possui o mesmo número de letras e de fonemas.

GABARITO

1. d) O pequeno auditório que ouvia o pastor não prestava atenção ao que ele dizia.2. b) I e II apenas3. e) brasileira 4. a) indagar5. c) metrô bicicleta, trocar6. a) Em inteira (l. 02) há 6 fonemas, devido à ocorrência de um dígrafo.

AULA 6 ACENTUACAO GRAFICA I

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 A 3

Page 14:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

No que se refere às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue cada item como CORRETO ou ERRADO

1. Infere-se das informações do texto que o transporte por hidrovia ajuda a preservar o meio ambiente, dado o baixo consumo de combustível, e reduz a dependência do transporte rodoviário.

2. O emprego de acento gráfico em “água”, “distância” e “primário” justifica-se pela mesma regra de acentuação.

3. Estaria mantida a correção gramatical do texto, caso a expressão “com transporte” (L.13) fosse reescrita como por meio de transporte.

4. (NC-UFPR) Tendo em vista as regras de acentuação gráfica, considere os seguintes grupos de palavras:

1. usuário, sanguínea, distância. 2. ângulo, próximo, médico. 3. deverá, distância, após. 4. razoável, pés, ângulo.

Em que grupos as palavras são acentuadas com base na mesma regra ortográfica?

a) 1 e 2 apenas.b) 2 e 3 apenas.c) 1, 3 e 4 apenas.d) 1 e 4 apenas.e) 2, 3 e 4 apenas.

GABARITO

1. C2. C3. C4. a) 1 e 2 apenas.

AULA 7 ACENTUACAO GRAFICA II

1. (CESGRANRIO) Das palavras acentuadas reúne, países, águas, última e vêm, as duas que recebem acento por seguirem a mesma norma ortográfica são:

a) águas e vêm b) última e vêm c) reúne e águas d) reúne e países e) países e última

Page 15:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

2. (NC-UFPR) A palavra vocabulário acentua-se pelo mesmo motivo que justifica a acentuação de todas as palavras listadas na alternativa: a) prêmio – espontânea – referência – série.b) eufemístico – descontraído – público – negócio.c) gráfico – óleo – mérito – equívoco. d) ingênuo – médio – gênio – insubstituível.e) presidência – importância – usuário - catálogo.

3. (PUC-SP) Indique a alternativa em que todas as palavras têm, em sua sílaba tônica , uma vogal nasal?a) cartomante, diferença, rindo, algum b) consulta, andado, continuou , interrompeu c) criança, andar, andado, antes d) mesma, moço, como, medo e) tinha, motivo, rindo ,acreditam

4. (FGV-RJ – adap.) Assinale a alternativa que completa as frases: I - Cada qual faz como melhor lhe ....... . II - O que ....... estes frascos? III - Nestes momentos os teóricos ....... os conceitos. IV - Eles ....... a casa do necessário. a) convém, contêm, reveem, proveem b) convém, contém, reveem, provém c) convém, contém, revêm, provém d) convêm, contém, reveem, proveem e) convêm, contêm, reveem, proveem

GABARITO

1. d) reúne e países 2. a) prêmio – espontânea – referência – série.3. a) cartomante, diferença, rindo, algum 4. a) convém, contêm, reveem, proveem

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS I

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 E 2

Em nossa última conversa, dizia-me o grande amigo que não esperava viver muito tempo, por ser um “cardisplicente”.- O quê?- “Cardisplicente”. Aquele que desdenha do seu próprio coração.Entre um copo e outro, fui ao dicionário.- “Cardisplicente” não existe, você inventou – triunfei.- Mas se eu inventei, como é que não existe? – espantou-se o meu amigo.Semanas depois deixou em saudades fundas companheiros, parentes e bem-amadas. Homens de bom coração não deveriam ser “cardisplicentes”.

Page 16:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

1. (Fuvest-SP) Conforme sugere o texto, “cardisplicentes” é:a) Um jogo fonético curioso, mas arbitrário¹.b) Palavra técnica constante de dicionários especializados.c) Um neologismo desprovido de indícios de significação.d) Uma criação de palavra pelo processo de composição.e) Termo erudito empregado para criar um efeito cômico.

¹Arbitrário: resultante de arbítrio pessoal, sem fundamento em regras.

2. (Fuvest-SP) "- Mas se eu inventei, como é que não existe?" - Segundo se deduz da fala espantada do amigo do narrador, a língua, para ele, era um código aberto

a) A ser enriquecido com contribuições pessoais.b) Ao qual se incorporam palavras fixadas no uso popular.c) A ser enriquecido pela criação de gírias.d) Pronto para incorporar estrangeirismos.e) Que se amplia graças à tradução de termos científicos.

Considerando as ideias expressas no texto, bem como seus aspectos tipológicos e linguísticos, julgue cada item subsequente como CORRETO ou ERRADO.

3. (CESPE) A expressão “Fique ligado" (l.12), típica da oralidade, é empregada no texto com o significado de fique atento e funciona como uma estratégia para estabelecer uma relação de proximidade com o interlocutor.

4. (CESPE) Há no texto elementos característicos das tipologias expositiva e injuntiva.

5. (CESPE) Na linha 2, o termo “como o ouro e o cobre" expressa uma informação que torna mais preciso o significado de “materiais preciosos" (l.1).

Page 17:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

6. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.

7. Assinale a alternativa em que o termo destacado não seja substantivo:a) O dia amanheceu lindo, havia uma névoa sobre as águas.b) Tomamos um suco que tinha o nome de uma fruta nativa da regiãoc) Descemos a encosta da montanha até chegarmos à beira do mard) A vista que tínhamos compensava a dificuldade da descidae) O mar estava agitadíssimo e suas ondas ferozes faziam um barulho ensurdecedor.

8. (CESGRANRIO) Assinale a oração em que o termo cego(s) é um adjetivo:a) Os cegos habitantes de um mundo esquemático, sabem onde ir...b) O cego de Ipanema representava naquele momento todas as alegorias da noite escura da alma…c) Todos os cálculos do cego se desfaziam na turbulência do álcool.d) Naquele instante era só um pobre cego.e) ... da Terra que é um globo cego girando no caos.

9. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que ambos os termos não admitem flexão de gênero: a) inglesa pálida b) jovem leitor      c) alguns mestres d) semelhante criaturae) moça ideal

GABARITO

1. d) Uma criação de palavra pelo processo de composição.2. a) A ser enriquecido com contribuições pessoais.3. C4. C5. C6. d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;7. e) O mar estava agitadíssimo e suas ondas ferozes faziam um barulho ensurdecedor.8. e) ... da Terra que é um globo cego girando no caos.9. d) semelhante criatura

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS II

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 A 3

Page 18:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

Um aplicativo na internet vai monitorar postagens nas redes sociais que reproduzam mensagens de ódio, racismo, intolerância e que promovam a violência. Criado pelo Laboratório de Estudos em Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o instrumento será lançado este mês [novembro de 2015] e permitirá que usuários sejam identificados e denunciados. 

De acordo com o professor responsável pelo projeto, Fábio Malini, os direitos humanos são vistos de maneira pejorativa na internet e discursos de ódio têm ganhado fôlego. “É preciso desmantelar esse processo", defende. Ele acredita que, por meio da disponibilização dos dados, é possível criar políticas públicas para amparar e “empoderar" as vítimas. 

(Adaptado de: App vai monitorar mensagens racistas nas redes sociais. Disponível em: http://exame.abril.com.br/ brasil/noticias/app-vai-monitorar-mensagens-racistas-nas-redes-sociais. Acesso em: 02/11/2015) 

1. (FCC) O aplicativo apresentado no texto 

a) tem o potencial de promover a redução de atos violentos na internet, ao contribuir para identificar agressores. b) tem o propósito de vigiar e punir indivíduos que utilizam a internet para praticar ações criminosas de modo geral. c) visa esclarecer os internautas a respeito de práticas preconceituosas, listando os principais tipos de racismo. d) busca instruir a população acerca de seus direitos e deveres, divulgando os direitos humanos nas redes sociais. e) prestará auxílio a vítimas de racismo e intolerância, permitindo que elas compartilhem suas experiências na internet.

2. (FCC) A disponibilização de dados permitirá criar políticas públicas que

a) impeçam o uso da internet para qualquer fim que não seja educativo. b) ofereçam apoio às pessoas que sofreram algum tipo de violência pela internet. c) limitem o uso das redes sociais para promover campanhas contra o racismo. d) conscientizem a sociedade acerca do fato de que o uso de palavras rebuscadas é crime. e) definam como ato criminoso a omissão em face de atitudes que promovam a desigualdade.

3. (FCC) Uma passagem do texto corretamente reescrita, com o sentido preservado, em linhas gerais, está em: a) ... o instrumento será lançado este mês... / ... o instrumento virá a público no mês corrente... b) Um aplicativo na internet vai monitorar postagens... / Um aplicativo virtual vai reproduzir mensagens... c) ... os direitos humanos são vistos de maneira pejorativa... / ... os direitos humanos são considerados plausíveis... d) ... discursos de ódio têm ganhado fôlego. / ... discursos odiosos estão esmaecendo. e) É preciso desmantelar esse processo... / É importante reestruturar esse procedimento...

Page 19:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

4. A substituição da expressão sublinhada daria lugar a um pronome pessoal do caso reto em:a) Um aplicativo na internet vai monitorar postagens nas redes sociais que reproduzam mensagens de ódiob) e que promovam a violênciac) discursos de ódio têm ganhado fôlegod) preciso desmantelar esse processoe) é possível criar políticas públicas

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

Tu amarás outras mulheresE tu me esquecerás!É tão cruel, mas é a vida. E no entretantoAlguma coisa em ti pertence-me!Em mim alguma coisa és tu.O lado espiritual do nosso amorNos marcou para sempre.Oh, vem em pensamento nos meus braços!Que eu te afeiçoe e acaricie...

(Manuel Bandeira: A Vigília de Hero. In: O RITMO DISSOLUTO. POESIA COMPLETA E PROSA. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967, p. 224.)

5. (Ufscar) Manuel Bandeira usa, no poema, os pronomes pessoais com muitas variações. O pronome pessoal de primeira pessoa do singular, por exemplo, está empregado na sua forma reta e nas formas oblíquas (eu, me, mim). O mesmo acontece com o pronome pessoal dea) segunda pessoa do singular. b) terceira pessoa do singular. c) primeira pessoa do plural. d) segunda pessoa do plural. e) terceira pessoa do plural.

6. (IBGE) Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua:

a) Ele entregou um texto para mim corrigir.b) Para mim, a leitura está fácil.c) Isto é para eu fazer agora.d) Não saia sem mim.e) Entre mim e ele há uma grande diferença.

GABARITO

Page 20:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

1. e) prestará auxílio a vítimas de racismo e intolerância, permitindo que elas compartilhem suas experiências na internet.2. b) ofereçam apoio às pessoas que sofreram algum tipo de violência pela internet. 3. a) ... o instrumento será lançado este mês... / ... o instrumento virá a público no mês corrente... 4. c) discursos de ódio têm ganhado fôlego5. a) segunda pessoa do singular. 6. a) Ele entregou um texto para mim corrigir.

AULA 10 COLOCAÇÃO PRONOMINAL

3. (MACK) A colocação do pronome oblíquo está incorreta em:a) Para não aborrecê-lo, tive de sair.b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.c) Não me submeterei aos seus caprichos.d) Ele me olhou algum tempo comovido.e) Não a vi quando entrou.

4. Assinale a alternativa que substitui corretamente os termos destacados por pronome oblíquo.A. Eu tentei encontrar sua casa.B. Ele propôs pagarem a conta em vinte vezes.C. Chutem a bola em direção ao gol, rapazes!D. Encontrei o seu pai caído na esquina.a) Encontrá-la, pagarem-a, chutem-a, encontrei-lheb) Encontrar-la, pagarem-la, chutem-na, encontrei-lhec) Encontrá-la, pagarem-na, chutem-la, encontrei-od) Encontrá-la, pagarem-na, chutem-na, encontrei-oe) Encontrar-lhe, pagarem-lhe, chutem-a, encontrei-lhe

5. (UDESC) Na oração “com o fim único de um belo dia abri-las bruscamente” o autor faz uso da ênclise. Assinale a alternativa incorreta, quanto à colocação pronominal.a) Sorria, embora me entristecesse internamente aquela cena.b) Durante a festa não se faziam outros comentários.c) Em se tratando de flagrantes, Aristarco estava sempre presente.d) Aqui, se estudam línguas românicas.e) No internato, nunca se julgariam os alunos pela aparência.

4. (UEL)I. Nem filhos, nem netos, ninguém lhe dava ouvidos.II. Quando a viu na sala, dirigiu-lhe a palavra.III. Me avisaram do acidente por telefone.

Nas frases anteriores, a colocação pronominal está correta em a) I, apenas.b) II, apenas.c) III, apenas.d) I e II, apenas.e) I, II e III.

Page 21:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

GABARITO

1. b) Quando sentiu-se em dificuldade, pediu ajuda.2. d) Encontrá-la, pagarem-na, chutem-na, encontrei-o3. d) Aqui, se estudam línguas românicas.4. d) I e II, apenas.

AULA 11 OUTROS PRONOMES

1. (FGV) “Nesta semana nacional do trânsito pelo menos mil pessoas vão ter morrido nas ruas e nas estradas. Não podemos mais tolerar esses números e, para que isso mude realmente, é preciso que você e cada um de nós sejamos de fato os agentes da mudança na direção de um trânsito mais seguro. Com certeza você pode contribuir para isso, aproveite esta semana para refletir e conversar sobre o tema com seus entes queridos e amigos, afinal, quem morre no trânsito é amigo ou parente de alguém. Ninguém está livre disso".

Nesse parágrafo, há um conjunto de demonstrativos empregados de forma correta. O comentário inadequado sobre seu emprego é:

a) “nesta semana" / a forma “esta" se refere ao momento presente da enunciação;b) “tolerar esses números" / a forma “esses" se refere ao número de mortos citado anteriormente;c) “para que isso mude" / a forma “isso" se refere ao alto número de acidentes fatais;d) “você pode contribuir para isso" / a forma “isso" se refere à mudança do número de mortos;e) “ninguém está livre disso" / a forma “disso" se refere à possibilidade de ter um amigo ou parente morto no trânsito.

2. (FGV)Brasileiro, Homem do Amanhã

(Paulo Mendes Campos)

Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo. Brasileiro até demais. Colunas da brasilidade, as duas colunas são: a capacidade de dar um jeito; a capacidade de adiar. A primeira é ainda escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso. Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é no Brasil uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental. Não, é mais, é bem mais forte do que qualquer princípio da vontade: é um instinto inelutável, uma força espontânea da estranha e surpreendente raça brasileira. Para o brasileiro, os atos fundamentais da existência são: nascimento, reprodução, procrastinação e morte (esta última, se possível, também adiada).

No segundo parágrafo, para referir-se às colunas da brasilidade, anunciadas no parágrafo anterior, o cronista empregou, respectivamente, as palavras “a primeira” e “a segunda”. Caso fossem empregados pronomes demonstrativos em substituição a esses numerais ordinais, as formas adequadas seriam, respectivamente:

Page 22:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

a) esta / essa;b) essa / aquela;c) aquela / esta;d) aquela / essa;e) essa / esta.

3. (FGV) "Quanto aos alagamentos, ocorrem por falta de algum serviço ou obra, esta já prevista".

O emprego do pronome demonstrativo sublinhado se justifica porquea) se refere ao primeiro de dois elementos citados anteriormente.b) se prende a um elemento que ocorre na atualidade.c) se liga ao último de dois elementos antes referidos.d) indica uma realidade que ainda vai ser citada.e) aponta para um termo oculto por elipse.

4. (IBFC) Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

Não entendi______ ele reagiu tão_____ quando_____ contaram a notícia.a) porque - mau - ob) porque - mal - lhec) por que - mal - od) por que - mau - lhee) por que - mal - lhe

GABARITO

1. d) “você pode contribuir para isso" / a forma “isso" se refere à mudança do número de mortos;12. c) aquela / esta;3. c) se liga ao último de dois elementos antes referidos.4. e) por que - mal - lhe

AULA 12 VERBOS

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1 E 2

Sonhar é como ir ao cinema. Seus olhos se fechando são como as luzes do cinema se apagando, e seu sonho é como um filme projetado na tela. Só que... Só que, mesmo que você não saiba exatamente o que vai ver no cinema, tem uma ideia. Leu uma sinopse do filme no jornal, viu o cartaz. Sabe se vai ser um drama ou uma comédia. Sabe quem são os atores. Sabe que, se for filme de horror, vai se assustar, se for um filme com o Silvester Stallone, vai ter soco etc. Quer dizer: você entra no cinema preparado. Mas você nunca dorme sabendo o que vai sonhar. (Luís Fernando Veríssimo, fragmento)

1. (IBFC) Em “Só que, mesmo que você não saiba”, o verbo em destaque, em função do modo em que se encontra flexionado, apresenta um sentido de:

Page 23:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

a) ordemb) possibilidadec) certezad) sugestão

2. (IBFC) Segundo o texto, a diferença essencial entre o filme e o sonho é:a) a objetividade do primeiro.b) o desconhecimento do segundo.c) a recorrência do primeiro.d) a previsibilidade do segundo.

3. (Unifenas-MG) Assinale a opção em que se indica um elemento ausente do relato abaixo.

“Foi libertado ontem na China o dissidente Ren Wanding, um dos mais antigos do país, que ficou sete anos preso por sua atuação nos protestos pró-democracia de 1989.” (Folha de S. Paulo)

a) o tempo b) o lugar c) o modo d) a causa e) a personagem

4. (ESPM) Na frase : “Qualquer dia desses,ainda passo na sua casa, Jacinto.”, a forma verbal grifada:a) Está no presente, indicando uma ação momentânea ou pontual.b) Está no pretérito, indicando uma ação durativa ou repetitiva que começa num passado mais ou menos distante e perdura ainda no momento em que se fala.c) Está no presente, indicando uma verdade universal.d) Está no presente, indicando que a ação se dará num tempo futuro.e) Está no futuro, indicando que a ação se dará num tempo presente.

5. Na frase : “O ser humano desconfia de tudo o que lhe parece diferente.”, a forma verbal grifada:a) Está no presente, indicando uma ação momentânea ou pontual.b) Está no pretérito, indicando uma ação durativa ou repetitiva que começa num passado mais ou menos distante e perdura ainda no momento em que se fala.c) Está no presente, indicando uma verdade universal.d) Está no presente, indicando que a ação se dará num tempo futuro.e) Está no futuro, indicando que a ação se dará num tempo presente.

6. (PUC) Uma das alternativas abaixo está errada quando à correspondência no emprego dos tempos verbais. Assinale qual é esta alternativa:

a) Porque arrumara carona, chegou cedo à cidade.b) Se tivesse arrumado carona, chegaria cedo à cidade.

Page 24:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

c) Embora arrume carona, chegará tarde.d) Embora tenha arrumado carona, chegou tarde.e) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade.

GABARITO

1. b) possibilidade2. d) a previsibilidade do segundo.3. c) o modo 4. d) Está no presente, indicando que a ação se dará num tempo futuro.5. c) Está no presente, indicando uma verdade universal.6. e) Se arrumar carona, chegaria cedo à cidade.

AULA 13 CONECTORES - PREPOSICOES

Interpretar não é simplesmente coletar dados em um texto. É compreendê-lo, entender por que sua história foi escrita, o que o autor quis dizer, qual sua visão de mundo, quais mensagens ele quis nos passar.

A história abaixo circula pela internet com o sugestivo título de Simples como Pão com Manteiga. É um bom exemplo de como uma história pode ser simbólica, ou seja, como uma história pode nos levar a interpretar a situação descrita ligando-a ao nosso cotidiano. Como todo autor, quem criou essa história também queria passar com ela uma mensagem que vai além de uma cena em que um casal está tomando café da manhã.

Preste atenção à história e veja se você consegue interpretá-la para entender as mensagens que o autor quis passar. A leitura da história é necessária para que você responda às questões 01 a 03.

SIMPLES COMO PÃO COM MANTEIGA

Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata.

A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo.

Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo.   Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".

Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: "Muito obrigado por este presente, meu amor... Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!"

Page 25:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

01. Para a mulher qual era a melhor parte do pão? Por que ela não comia essa parte?a) Ela gostava da casca, mas não a comia porque o marido não gostava do miolo e ela não queria jogar o miolo fora. O jeito era comê-lo.b) Ela gostava da casca, mas não a comia porque imaginava que o marido gostava também, então ela dava a casca para o marido em uma demonstração de carinho.c) Ela gostava do miolo, mas não o comia porque imaginava que o marido também gostava dessa parte, então ela dava o miolo ao marido, numa demonstração de amor.d) Ela gostava do miolo, mas não o comia porque imaginava que o miolo engordava mais que a casca do pão, e ela não queria engordar.

02. De qual parte do pão o marido gostava mais? E qual parte ele comia? Por quê?a) Ele gostava da casca, mas comia o miolo porque imaginava que a mulher gostasse da casca do pão. b) Ele gostava da casca e era essa a parte do pão que ele comia porque a mulher preferia o miolo.c) Ele gostava de qualquer parte, por isso deixava que a mulher escolhesse antes a parte de que ela gostava mais.d) Ele gostava do miolo, mas comia a casca para evitar discussões com a sua mulher.

03. Qual é a relação estabelecida pela preposição “com”, no título do texto? a) companhiab) matériac) conteúdod) lugare) posse

4. “Ele tirou uma carteira velha e suja do bolso, mas lá dentro havia apenas uma moeda, insuficiente para pagar a conta. Por isso, eu a paguei”.

Em relação aos termos destacados no período dado, assinale a alternativa correta:a) Todos os termos destacados são artigos.b) Há dois artigos e dois numerais.c) Em suas duas ocorrências, a palavra “uma” é artigo indefinido.d) A palavra “uma” é artigo indefinido na primeira ocorrência e numeral na segunda ocorrência. e) Em suas duas ocorrências, “a” é artigo definido.

GABARITO

1. c2. b3. c4. d

Page 26:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

AULA 14 CONECTORES II - CONJUNCOES

“Embora não seja oficialmente reconhecida como doença, a dependência de internet preocupa os profissionais de saúde.”

1. (NC-UFPR) Que alternativa reescreve a frase acima preservando as mesmas relações de sentido? a) Mesmo que a dependência da internet não seja reconhecida como doença, preocupa os profissionais de saúde.b) Porque não é oficialmente reconhecida como doença, a dependência da internet preocupa os profissionais de saúde.c) A dependência de internet preocupa os profissionais de saúde, pois não foi oficialmente reconhecida como doença.d) A dependência de internet preocupa os profissionais de saúde, portanto não foi oficialmente reconhecida como doença.e) A fim de não ser oficialmente reconhecida como doença, a dependência de internet preocupa os profissionais de saúde.

Pedra Pintada, passeio por registros misteriosos de nossos ancestrais 

    Em Roraima, existe um lugar que representa um momento único de observar os registros de nossos ancestrais. Trata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado.     Os pesquisadores dizem que a principal pedra do sítio tem mais de 35 metros de altura em uma altitude de 83 metros em relação ao nível do mar, onde existe uma caverna cujas paredes apresentam pinturas rupestres. Lá também foram encontrados pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos.     Pelo lado de fora é possível ver pinturas em cor branca rosada, fato que deu o nome de Pedra Pintada. O sítio arqueológico localiza-se nos limites da terra indígena de São Marcos, a 140 quilômetros da Capital, no sul do Município de Pacaraima, quase na divisa com o Município de Amajari.     Os registros rupestres da Pedra Pintada podem lançar luz sobre a compreensão do passado, mas as pesquisas arqueológicas não avançaram e o local não está protegido como deveria, a não ser com placas indicando que se trata de área do patrimônio histórico a ser preservada.     Há indício de ter servido de abrigo para povos primitivos em um passado muito remoto. O paredão de granito altaneiro é como se fosse um mural feito há milênios por “artistas” do passado, com várias pinturas, algumas alcançando até mesmo cerca de 15 metros de altura, como se a pedra tivesse sido escalada para que a pintura fosse realizada.     Para alguns pesquisadores, a Pedra Pintada teria surgido na Era Mesozoica, nos períodos do Cretáceo e Jurássico, há aproximadamente 67 e 137 milhões de anos. Outros adotaram a teoria de que a região teria sido um grande lago chamado de Lago de Manoá e que cobria parcialmente a Pedra Pintada, justificando assim a altura em que são encontradas certas pinturas gravadas em seus paredões retilíneos. 

(Adaptado de: SOUZA, Jessé, 20/10/2015. Disponível em: http://roraimadefato.com/main/2015/10/20/pedra-pintada-passeio-por-registros-

misteriosos-de-nossos-ancestrais. Acesso em: 21/10/2015) 

2. (FCC/2015) De acordo com o texto, afirma-se corretamente que a) a autoria exata das pinturas encontradas na Pedra Pintada permanece incerta.

Page 27:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

b) os índios da reserva de São Marcos são os atuais proprietários da Pedra Pintada. c) os sinais da Pedra Pintada revelam que nossos ancestrais conheciam o alfabeto atual. d) os utensílios encontrados na Pedra Pintada evidenciam que ela foi escalada por seus pintores. e) as pinturas rupestres feitas pelos índios no interior de uma caverna dão o nome à Pedra Pintada.

3. (FCC/2015) A partir da leitura do texto, é correto concluir que a) a decifração dos desenhos rupestres que cobrem o paredão permitiu obter informações a respeito do período em que surgiu a Pedra Pintada. b) o progresso acelerado dos estudos empreendidos por arqueólogos possibilitou precisar quem foram os antigos moradores da Pedra Pintada. c) as pinturas da Pedra Pintada estão preservadas até hoje graças à devida proteção que o local recebe, por meio da fiscalização contínua do patrimônio histórico. d) a presença de alguns artefatos, como machadinhas e contas de colar, é sinal da provável existência de povos primitivos na região da Pedra Pintada. e) o formato retilíneo dos paredões da Pedra Pintada tem intrigado os pesquisadores, que supõem que a pedra tenha sido esculpida por antigos artistas.

4. (FCC/2015) Os registros rupestres da Pedra Pintada podem lançar luz sobre a compreensão do passado, mas as pesquisas arqueológicas não avançaram e o local não está protegido como deveria... (4º parágrafo)

O trecho sublinhado está corretamente reescrito, preservando-se as relações de sentido do texto original, em linhas gerais, em:

a) tanto que as pesquisas arqueológicas não podiam avançar e o local não está protegido como deveria... b) porém as pesquisas arqueológicas não poderam avançar e o local não estando protegido como deveria... c) embora as pesquisas arqueológicas não tenham avançado e o local não esteja protegido como deveria... d) portanto as pesquisas arqueológicas não tinham avançado e o local não estivesse protegido como deveria... e) apesar que as pesquisas arqueológicas não avanção e o local não está protegido como deveria...

5. (FCC/2015) ... o local não está protegido como deveria, a não ser com placas indicando que se trata de área do patrimônio histórico a ser preservada. (4º parágrafo)

O fragmento que substitui corretamente o sublinhado é: 

a) com exceção de placas indicativas de tratar-se b) a escetuar placas sinalizando de tratar-se c) existe se não placas com o alerta que se trata d) salvo placas que trás a informação que se trata e) a fora placas que instruem há cerca de tratar-se

Para alguns pesquisadores, a Pedra Pintada teria surgido na Era Mesozoica, nos períodos do Cretáceo e Jurássico, há aproximadamente 67 e 137 milhões de anos.

Page 28:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

Outros adotaram a teoria de que a região teria sido um grande lago chamado de Lago de Manoá e que cobria parcialmente a Pedra Pintada... (último parágrafo)

6. (FCC/2015) No contexto, as formas verbais sublinhadas − teria surgido e teria sido − expressam 

a) opiniões indiscutíveis no que se refere à data de surgimento da Pedra Pintada. b) relatos comprovados das transformações sofridas no tempo pela Pedra Pintada. c) suposições infundadas a respeito da idade do lago que circunda a Pedra Pintada. d) análises precisas do material de que é composta a Pedra Pintada. e) afirmações hipotéticas com relação ao passado histórico da Pedra Pintada.

7. “Como estávamos cansados, voltamos para casa”. No período acima, a conjunção como estabelece uma relação de: a) causa.b) comparação. c) conformidade. d) consequência. e) finalidade.

GABARITO

1. a) Mesmo que a dependência da internet não seja reconhecida como doença, preocupa os profissionais de saúde2. a) a autoria exata das pinturas encontradas na Pedra Pintada permanece incerta. 3. d) a presença de alguns artefatos, como machadinhas e contas de colar, é sinal da provável existência de povos primitivos na região da Pedra Pintada. 4. c) embora as pesquisas arqueológicas não tenham avançado e o local não esteja protegido como deveria... 5. a) com exceção de placas indicativas de tratar-se 6. e) afirmações hipotéticas com relação ao passado histórico da Pedra Pintada.7. a) causa.

AULA 15 CONCORDÂNCIA NOMINAL

1. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que a concordância nominal indicada entre parênteses NÃO é aceita pela NORMA CULTA:a) Aprecio a cultura e a história .......... . (europeia)b) Procure sempre comprar jornais e revistas .......... . (brasileiros)c) Esses meninos estão com os pés e as mãos .......... . (sujas)d) Encontrei ........... as cadeiras e o sofá. (reformadas)e) Essa professora contou-nos .......... lendas e contos. (antigos)

2. (UFSC) Marque a única frase onde a concordância nominal aparece de maneira inadequada.

a) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçada.b) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçados.c) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas.

Page 29:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

d) Obrigava sua corpulência a forçado exercício e evolução.e) Obrigava sua corpulência a forçada evolução e exercício.

3. Assinale a alternativa em que o uso do vocábulo destacado não respeita a norma culta da língua:a) Há bastantes pessoas aqui.b) Estamos pouco acostumados com tanto movimento.c) Há muita gente aqui.d) Agora, é meio dia e meio.e) Ela fica meio tonta depois de andar de carro.

4. (CESGRANRIO/2015) A palavra destacada apresenta a concordância nominal de acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa em:

a) Várias agências bancárias estão implementando a biometria, nos caixas eletrônicos, baseados nas características físicas dos clientes.b) O avanço dos serviços bancários e sucesso das moedas virtuais, ocorridas nos últimos anos, oferecem aos usuários conectados experiências prazerosas.c) O aumento do uso dos cartões fornecido por vários bancos representa um dos elementos mais importantes e característicos na área financeira do século XX.d) A construção estratégica de curto e médio prazos, compatível com os padrões de competitividade do mercado bancário, tornou os mecanismos de prevenção mais eficientes.e) As tecnologias de mobilidade e a competência dos funcionários são característicos da rede bancária na atualidade.

5. (CESGRANRIO) Há erro de concordância em:a) atos e coisas másb) dificuldades e obstáculo intransponívelc) cercas e trilhos abandonadosd) fazendas e engenho prósperase) serraria e estábulo conservados.

GABARITO

1. e) Essa professora contou-nos .......... lendas e contos. (antigos)2. c) Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas.3. d) Agora, é meio dia e meio.4. d) A construção estratégica de curto e médio prazos, compatível com os padrões de competitividade do mercado bancário, tornou os mecanismos de prevenção mais eficientes.5. d) fazendas e engenho prósperas

AULA 16 SINTAXE I

1. (PUC-SP) Indique a afirmativa correta no que se refere ao sujeito da oração “Da chaminé da usina, subiam para o céu nuvens de fumaça”.a) Simples, tendo por núcleo chaminé.

Page 30:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

b) Simples, tendo por núcleo nuvens.c) Composto, tendo por núcleo nuvens de fumaça.d) Simples, tendo por núcleo fumaça.e) Simples, tendo por núcleo usina.

2. Assinale a alternativa cujas formas verbais completam corretamente as lacunas da frase abaixo:

No nordeste não chove ........ muitas semanas. Em todo o solo do Sertão ........ fendas que ........ pequenas veias na terra seca amarelada. a) fazem, existe, desenhab) faz, existem, desenhamc) fazem, existem, desenhamd) faz, existe, desenhame) fazem, existem, desenha

3. Está incorreta a expressão verbal destacada em:a) Amanhã faz trinta dias que estou longe de casa e da minha família.b) Mesmo que ele fale a verdade, haverão pessoas falando que mentiu. c) Não há motivos para vocês ficarem assim, tão preocupados comigo.d) Não há problema que uma boa conversa não possa ajudar a resolver.e) Faz mais de um ano que não vejo os meus parentes mais próximos.

4. Assinale a alternativa em que a expressão após o verbo é sujeito da oração. a) A capa, as folas, a etiqueta, tudo era reciclado. b) O raio X torna possível a visão do interior de uma pessoa. c) Os fios de cabelo, no rosto dele, ficavam mais escuros. d) Naquele dia 1° de dezembro, começou a minha vida.

5. Assinale a alternativa em que o termo destacado desempenhe a mesma função sintática do termo destacado na frase abaixo:

Deu-nos o Senhor a nossa chance.

a) Chamaram-me, amigo, pelo seu nome.b) Chocolates deixam todos mais felizes. c) Ultimamente andam me enviando muitas propagandas por e-mail.d) Há muitos bons conselhos nesse livro.e) Estou reconhecendo você agora.

6. Ocorre sujeito indeterminado no trecho: a) Conquistaram poucos votos os candidatos do PT.b) Garçom, derramaram vinho no meu terno branco!c) Fizemos uma história sem personagens.d) Os bandidos fugiram da cadeia e roubaram meu carro.e) Alguém ligou pra mim.

GABARITO

Page 31:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

1. b) Simples, tendo por núcleo nuvens.2. b) faz, existem, desenham3. b) Mesmo que ele fale a verdade, haverão pessoas falando que mentiu. 4. d) Naquele dia 1° de dezembro, começou a minha vida.5. b) Chocolates deixam todos mais felizes. 6. b) Garçom, derramaram vinho no meu terno branco!

AULA 17 SINTAXE II

1. (UNIMEP-SP) Existem muitas definições de sujeito. Uma delas é: “Sujeito é aquele que pratica a ação verbal”. Das frases a seguir, qual contraria tal definição?a) O rato foi comido pelo gato.b) O rapaz leu o gibi.c) A menina brinca com a boneca.d) O menino entregou o jornal.

O Bicho

Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

2. (UFMS) O substantivo “bicho” aparece três vezes nos versos do poema, exercendo, na ordem, as seguintes funções sintáticas: a) complemento verbal, sujeito, aposto. b) objeto indireto, sujeito, sujeito. c) complemento nominal, agente da passiva, sujeito.d) objeto direto, sujeito, sujeito. e) objeto indireto, sujeito, aposto.

3. (COPS-UEL) A partir do fragmento Em 1990, a subnutrição era a doença com maior “peso”, ou seja, aquela que mais tirava anos de vida saudável da humanidade, considere as afirmativas a seguir.

Page 32:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

I. A palavra “aquela” retoma o termo “doença”. II. A expressão que inicia o período indica circunstância temporal. III. As aspas no termo “peso” marcam o duplo sentido da palavra. IV. A expressão “ou seja” tem sentido adversativo.

Assinale a alternativa correta.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretasc) Somente as afirmativas III e IV são corretas.d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

4. Assinale a alternativa em que o termo destacado seja objeto indireto:a) Ás vezes os cérebro responde sem pensar.b) A resposta foi dada imediatamente.c) Ninguém imaginava a reação dele.d) Eu desconfio de meus reflexos. e) De repente, subiu o sangue à minha cabeça.

GABARITO

1. a) O rato foi comido pelo gato.2. b) objeto indireto, sujeito, sujeito. 3. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.4. d) Eu desconfio de meus reflexos.

AULA 18 SINTAXE III

1, (UFMG) Assinale o item em que a função não corresponde ao termo em destaque: a) Comer demais é prejudicial à saúde. (complemento nominal)b) Jamais esquecerei você. (objeto direto)c) Não tens interesse pelos estudos. (complemento nominal)d) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto)

Na frase dada a seguir, o substantivo homens é caracterizado por dois adjetivos (silenciosos e perigosos), cada um desempenhando uma função sintática. A partir dessa observação, responda às questões 2 e 3:

Os homens silenciosos são perigosos. (La Fontaine)

2. As funções sintáticas de silenciosos e de perigosos são, respectivamente: a) predicativo do sujeito e predicativo do objetob) adjunto adnominal e adjunto adnominalc) adjunto adnominal e predicativo do objetod) adjunto adnominal e predicativo do sujeitoe) adjunto adverbial e adjunto adnominal

3. Se a escrita da frase fosse “Homens silenciosos vivem perigosamente”, a função sintática de perigosamente seria:

Page 33:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

a) sujeito b) objeto diretoc) objeto indiretod) adjunto adverbiale) complemento nominal

4. (FGV-SP) Em cada uma das alternativas abaixo, está destacado um termo iniciado por preposição. Assinale a alternativa em que esse termo não é objeto indireto. a) O rapaz aludiu às histórias passadas, quando a nossa bela Eugênia ainda era praticamente uma criança.b) Quando voltei da Romênia, o Brasil todo assistia à novela da Globo todos os dias.c) Quem disse a Joaquina que as batatas deveriam cozer-se devagar?d) Com a aterrissagem, o aviador logo transmitiu ao público a melhor das impressões.e) Foi fiel à lei durante todos os anos que passou nos Açores.

GABARITO

1. d) Tinha grande amor à humanidade. (objeto indireto)2. d) adjunto adnominal e predicativo do sujeito3. d) adjunto adverbial4. e) Foi fiel à lei durante todos os anos que passou nos Açores.

AULA 19 VOZES VERBAIS

1. (FCC/2015) Ocorre o emprego da voz passiva na seguinte construção:a) O estudo foi realizado com pessoas de 9 a 16 anos... (segundo parágrafo).b) As crianças aprendem a navegar na web... (primeiro parágrafo).c) As informações são do relatório mais recente... (segundo parágrafo).d) ... as crianças mais acessam a internet por dispositivos móveis (segundo parágrafo).e) ... 57% dos pequenos de até 5 anos sabem usar aplicativos... (primeiro parágrafo).

2. (CURSIVA/2015) Analise a voz verbal das frases abaixo:

I. À tarde, a enorme praça é invadida pelas crianças e pelos cachorros.II. Os arquitetos propuseram muitas alterações no projetoIII. Um lindo sol de verão iluminava as praias.Assinale a alternativa que indica quais frases estão na voz ativa:a) Apenas II.b) Apenas II e III.c) I e III, apenas.d) Todas as alternativas estão na voz ativa.

Page 34:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

3. (FUNCAB/2015) De acordo com a norma culta da língua, a frase: “(para que elas possam ser identificadas pelos cientistas).” na voz ativa, deve assumir a seguinte forma:a) para que elas identificassem os cientistas.b) para que os cientistas identifiquem elas.c) para que os cientistas possam identificá-las.d) para que elas identifiquem os cientistas.e) para que elas possam identificá-los.

4. (FCC/2015) Muitas vezes perdemos a serenidade quando...

Transpondo-se o segmento acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

a) é perdida. b) tem-se perdido. c) haverá de ser perdida. d) havíamos perdido. e) perdem-se.

GABARITO

1. a) O estudo foi realizado com pessoas de 9 a 16 anos... (segundo parágrafo).2. b) Apenas II e III.3. c) para que os cientistas possam identificá-las.4. a) é perdida.

AULA 20 A PARTÍCULA SE

Page 35:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

1. (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego do pronome se e o sentido que adquire no contexto. No contexto da narrativa, é correto afirmar que o pronome se, a) em I, indica reflexividade e equivale a "a si mesmas". b) em II, indica reciprocidade e equivale a "a si mesma". c) em III, indica reciprocidade e equivale a "uma às outras". d) em I e III, indica reciprocidade e equivale a "uma às outras". e) em II e III, indica reflexividade e equivale a "a si mesma" e "a si mesmas",

respectivamente.

2. (FMU-SP) Observe os termos destacados:

“Alugam-se VAGAS"“Precisa-se DE FAXINEIROS”.“Paraibana expansiva machucou-SE".

Eles exercem, respectivamente, a função sintática de:

a) objeto direto – objeto indireto – objeto direto.b) sujeito – sujeito – sujeito.c) sujeito – objeto indireto – objeto direto.d) sujeito – objeto indireto – sujeito.e) sujeito – sujeito – objeto indireto.

Vive-se bem nestas ilhas.Há pouco, retiraram-se do museu algumas obras famosas.

3. Nas duas orações acima o termo “se” pode ser classificado como:a) pronome reflexivo e índice de indeterminação do sujeitob) partícula apassivadora e pronome reflexivoc) índice de indeterminação do sujeito e pronome reflexivod) índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadorae) partícula apassivadora e índice de indeterminação

4. (Puccamp – SP) A frase “ Passes escolares são vendidos neste guichê” está corretamente transposta para a voz passiva pronominal (sintética) em:a) Vende–se passes escolares neste guichê.b) Passes escolares foram vendidos neste guichê.c) Vendem–se passes escolares neste guichê.d) Passes escolares têm sido vendidos neste guichê.e) Vender–se–ão passes escolares neste guichê.

GABARITO

1. e) em II e III, indica reflexividade e equivale a "a si mesma" e "a si mesmas", respectivamente.

2. c) sujeito – objeto indireto – objeto direto.3. d) índice de indeterminação do sujeito e partícula apassivadora4. c) Vendem–se passes escolares neste guichê.

Page 36:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

AULA 21 CONCORDÂNCIA VERBAL

1. (NC-UFPR) Considere o texto a seguir:

Um dos estereótipos sobre meninas é a ideia de que seriam naturalmente menos _________ em Matemática. Os campos das Ciências Exatas, como Engenharia e Informática, _____ o problema crônico de _________ poucas mulheres – no Google, por exemplo, menos de 20% dos funcionários técnicos ______ do sexo feminino. A justificativa das empresas é a pouca quantidade de mulheres ________ nessas áreas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.

a) capaz – têm – empregarem – é – formadas.b) capazes – têm – empregar – são – formadas.c) capazes – tem – empregar – é – formada.d) capaz – tem – empregarem – são – formada.e) capazes – tem – empregarem – é – formadas.

2. (IFPR) Assinale a alternativa que está de acordo com as regras de concordância da língua padrão.

a) Para tornar mais claro as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudesse deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários.b) Muitos jovens não consegue concluírem o ensino médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.c) Os objetivos desse plano pode ser resumido na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas.d) Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.e) As ações governamentais, em sua maioria, não visa o bem público, mas valorizar a imagem do governo.

3. (UFMT) A concordância dos verbos haver e fazer merece cuidado também em texto de ordem prática. Assinale a alternativa em que tais verbos estão corretamente empregados.

a) O gerente concordou que houveram muitos problemas.Sabe que faziam anos que não o via?b) Ele sabe que sempre haverão casos estranhos com esses indivíduos. Segundo o chefe, nem fazem 2 meses de sua contratação.c) Todos conhecem as etapas que haviam no procedimento padrão.Comunicamos que já fazem 30 dias desde a última aquisição de materiald) Há graves problemas sociais no país. Faz exatamente 10 anos que estamos nesta empresa.

Page 37:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

4. (FCC) Assinale a alternativa desse exercício que preenche, corretamente, as lacunas do texto.

A Polícia Civil apreendeu 415,4 quilos de crack __________ em uma casa na Avenida Salim Farah Maluf. No local, também __________ dois quilos de maconha. Um homem de 28 anos e um adolescente de 17 __________ .

a) escondidos … havia … foram detidosb) escondido … havia … foram detidoc) escondidos … haviam … foi detidod) escondido … haviam … foram detidose) escondidos … havia … foram detido.

5. (Franciscanas) A relação de verbos que completam, conveniente e respectivamente, as lacunas dos períodos abaixo é:

1- Hoje ....... 24 de janeiro.2- Trinta quilômetros ....... muito.3 – Já ....... uma e vinte.4 - ....... ser duas horas.

a) são – são – eram - devemb) é – são – era – devec) é - é – era – devemd) são – é – era – devee) são – é – eram – deve.

GABARITO

1. b) capazes – têm – empregar – são – formadas.2. d) Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.3. d) Há graves problemas sociais no país. Faz exatamente 10 anos que estamos nesta empresa.4. a) escondidos … havia … foram detidos5. c) é - é – era – devem

AULA 22 REGÊNCIA VERBAL

1. (UFPR) Assinale a alternativa que substitui corretamente as palavras sublinhadas:

1. Assistimos à inauguração da piscina. 2. O governo assiste os flagelados. 3. Ele aspirava a uma posição de maior destaque. 4. Ele aspirava o aroma das flores. 5. O aluno obedece aos mestres.

a) lhe, os, a ela, a ele, lhes b) a ela, os, a ela, o, lhe c) a ela, os, a, a ele, os

Page 38:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

d) a ela, a eles, lhe, lhe, lhes e) lhe, a eles, a ela, o, lhes

1. (SANTA CASA) Observe as frases seguintes: I - Pedro pagou os tomates. II - Pedro pagou o feirante. III - Pedro pagou os tomates ao feirante. Assinale a alternativa que teve considerações corretas sobre tais frases: a) Estão corretas apenas a I e II porque o verbo pagar é transitivo direto. b) A II está errada, porque pagar tem por objeto um nome de pessoa, é transitivo indireto (o certo seria "ao feirante"). c) Apenas a I está correta. d) A frase III é a única correta e pagar é transitivo direto nesta frase. e) Todas as frases estão construídas conforme as regras de regência do verbo pagar.

3. (MACK) Visando ..... objetivo, visou ..... cheque e retirou-se. De acordo com a regência do verbo visar, o preenchimento adequado das lacunas seria: a) o - ao b) a - ao c) ao - o d) ao - ao e) o - o

4. (FCC 2015) O segmento sublinhado está corretamente substituído pelo que se encontra entre parênteses em:a) A serenidade corresponde a um estado de espírito... (à uma condição psicológica)b) O termo serenidade costuma estar associado a mais   de um significado... (à significados diversos) c) ... não convém nos compararmos com as outras   pessoas... (às outras pessoas) d) ... se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir... (à depressões) e) ... conformados com nossas limitações... (à sermos limitados)

5. (UF-PA) Assinale a alternativa que contém as respostas certas: I - Visando apenas os seus próprios interesses, ele, involuntariamente, prejudicou toda uma família. II - Como era orgulhoso, preferiu declarar falida a firma a aceitar qualquer ajuda do sogro. III - Desde criança sempre aspirava a uma posição de destaque, embora fosse tão humilde. IV - Aspirando o perfume das centenas de flores que enfeitavam a sala, desmaiou.a) II - III - IV b) I - II - III c) I - III - IV d) I - III e) I – II

6. (MACK) Indique a alternativa correta: a) Prefiro correr do que nadar. b) Prefiro mais correr que nadar. c) Prefiro mais correr a nadar. d) Prefiro correr a nadar. e) Prefiro correr à nadar.

Page 39:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

GABARITO

1. b) a ela, os, a ela, o, lhe 2. e) Todas as frases estão construídas conforme as regras de regência do verbo pagar. 3. c) ao - o 4. d) ... se andar abaixo dela, tenderá a se deprimir... (à depressões) 5. a) II - III - IV 6. d) Prefiro correr a nadar.

AULA 23 CRASE

1. (ESPM) Entre os usos devidos e indevidos, marque a opção em que o acento grave, indicador da CRASE, é de uso FACULTATIVO: a) EUA, Europa e Canadá levam China À OMC (Organização Mundial do Comércio). b) Disputa sobre tarifas de peças para automóveis leva países À pedir abertura de 10.

(Painel no órgão contra o país asiático). c) A China e o Ocidente estão À beira de uma guerra comercial, depois de levarem o

tigre asiático a um tribunal internacional. d) Regras chinesas impõem taxa de 'veículos completos' À certas combinações de

peças, aumentando as tarifas. e) A China afirma que as medidas se destinam À sua proteção, tanto do aspecto do

consumidor quanto do das taxas alfandegárias.

2. (FGV) Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado de acordo com a norma culta. a) Graças à essa nova visão de ensino, o professor desenvolve atividades inovadoras. b) De aluno dedicado à profissional reconhecido: eis aí um homem de sucesso. c) Ele se dedica à várias espécies de pesquisa experimental. d) É sempre à partir da experiência que se aprende? e) O curso se destina àqueles que valorizam o saber que advém da experiência.

3. (PUC/SP) Assinale a alternativa que preencha, pela ordem, corretamente as lacunas.___ seis horas da manhã, já estávamos ____ esperar o trem que nos levaria _____ cidadezinha, de onde iríamos, ____ cavalo, ____ fazenda do Sr. Juca.a) As, à, a, à, àb) Às, a, à, à, ac) As, a, à, a, àd) Às, a, à, a, àe) As, à, à, a, a

4. (UFSCar-SP) Leia as frases abaixo e indique a alternativa que, na seqüência, preenche as lacunas abaixo corretamente.A conclusão do inquérito foi prejudicial ____ toda categoria.Mostrou-se insensível ____ qualquer argumentação.Este prêmio foi atribuído ____ melhor aluna do curso.Faço restrições ____ ter mais elementos no grupo.a) a, a, à, ab) à, à, à, à

Page 40:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

c) à, à, a, ad) à, à, a, àe) a, a, à, à

5. (Fuvest-SP) “O progresso chegou inesperadamente ___ subúrbio. Daqui ___ poucos anos, nenhum de seus moradores se lembrará mais das casinhas que, ___ tão pouco tempo, marcavam a paisagem familiar.”a) aquele, a, ab) àquele, à, hác) àquele, à, àd) àquele, a, háe) aquele, à, há

GABARITO

1. e) A China afirma que as medidas se destinam À sua proteção, tanto do aspecto do consumidor quanto do das taxas alfandegárias.

2. e) O curso se destina àqueles que valorizam o saber que advém da experiência. 3. d) Às, a, à, a, à4. a) a, a, à, a5. d) àquele, a, há

AULA 24 PRONOMES RELATIVOS e ORACOES ADJETIVAS

1. (TRE-MT) I - O livro ..................... me refiro não está traduzido. II - Os candidatos ............... cartões foram extraviados, poderão fazer a prova.Os termos que completam, respectivamente, as lacunas das frases acima são: a) que - cujos os b) ao qual - dos quais c) onde - cujos d) a que - cujos e) que - dos quais

2. (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o verbo exige a mesma preposição que referir-se em "... a boneca de pano a que me referi": a) O homem .......... quem conversei há pouco. b) O livro .......... que lhe falei há pouco. c) A criança .......... quem aludi há pouco. d) O tema .......... que escrevi há pouco. e) A fazenda .......... que estive há pouco.

3. (FUVEST) I - A arma ............ se feriu desapareceu. II - Estas são as pessoas ............ que lhe falei. III- Aqui está a foto ............ que me referi. IV - Encontrei um amigo de infância ............ nome não me lembrava. V- Passei por uma fazenda ............ se criavam búfalos.

Page 41:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

a) que, de que, à que, cujo, que b) com que, que, a que, cujo qual, onde c) com que, das quais, a que, de cujo, onde d) com a qual, de que, que, do qual, onde e) que, cujas, as quais, do cujo, na cuja

4. (UEL) "Apesar de abominar, por exemplo, a violência e a corrupção, acho-as consequência de nossos atos, pelos quais somos, em medidas diversas, responsáveis." (João Ubaldo Ribeiro - Caderno Mais!, Folha de S. Paulo, 26/12/1999)As palavras as e quais, grifadas no parágrafo acima, referem-se respectivamente a:

a) a violência e a corrupção — nossos atosb) a corrupção — nossos atosc) a violência e a corrupção — responsáveisd) a violência — responsáveise) medidas diversas — nossos atos

5. (UFOP) Assinale o período em que o uso do pronome relativo onde está de acordo com as normas previstas pela gramática tradicional do Português e que contém as seguintes informações: I- Florianópolis é a capital de Santa Catarina. II- Haverá eleições para prefeito em Florianópolis.

a) Florianópolis é a capital de Santa Catarina, onde haverá eleições para prefeito. b) Florianópolis, onde haverá eleições para prefeito, é a capital de Santa Catarina. c) Florianópolis, onde é a capital de Santa Catarina, haverá eleições para prefeito. d) Em Santa Catarina, onde Florianópolis é capital, haverá eleições para prefeito. e) Em Florianópolis, onde a capital é Santa Catarina, haverá eleições para prefeito.

1. A aurora é o terceiro tom .......... fala o poeta.2. A aurora é o terceiro tom .......... se refere o poeta.3. A aurora é o terceiro tom .......... propõe o poeta.4. A aurora é o terceiro tom .......... faz menção o poeta.

6. Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

a) de que, a que, a que, que.b) que, a que, que, a que.c) de que, a que, que, a que.d) a que, a que, que, que.e) de que, que, de que, a que.

GABARITO

1. d) a que - cujos 2. c) A criança .......... quem aludi há pouco. 3. c) com que, das quais, a que, de cujo, onde 4. a) a violência e a corrupção — nossos atos5. b) Florianópolis, onde haverá eleições para prefeito, é a capital de Santa Catarina. 6. c) de que, a que, que, a que.

Page 42:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

AULA 25 PONTUACAO

1. (FGV) Leia atentamente: "O vigilante guarda-noturno e o seu valente auxiliar, nunca esmoreceram no cumprimento do dever." No período acima, a vírgula está mal colocada, pois separa: a) o sujeito e o objeto direto b) o sujeito e o predicado c) a oração principal e a oração subordinada d) o sujeito e o seu adjunto adnominal e) o predicado e o objeto direto

2. (FUVEST) Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?a) Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim.b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.c) Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês.d) A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocadae) Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar.

3. (ITA-SP) Dadas as sentenças:I) Quase todos os habitantes daquela região pantanosa e longe da civilização, morrem de malária. II) Pedra que rola não cria limo. III) Muitas pessoas observavam com interesse, o eclipse solar. Deduzimos que: a) apenas a sentença I está correta; b) apenas a sentença II está correta; c) apenas a sentença III está correta; d) todas estão corretas; e) n.d.a.

4. (Fund. Carlos Chagas) Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.   Assinale a letra correspondente ao período de pontuação correta:

a) Hoje, eu daria o mesmo conselho, menos doutrina e, mais análise. b) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise.c) Hoje, eu, daria o mesmo conselho, menos doutrina e mais análise.d) Hoje eu daria o mesmo conselho menos doutrina e mais análise.e) Hoje eu, daria o mesmo conselho: menos doutrina, e, mais análise.

GABARITO

1. b) o sujeito e o predicado

Page 43:  · Web viewTrata-se da Pedra Pintada, uma formação rochosa situada em um sítio arqueológico ao norte do estado. ... (ENEM) Observando as falas das personagens, analise o emprego

2. b) Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais.3. b) apenas a sentença II está correta; 4. b) Hoje eu daria o mesmo conselho: menos doutrina e mais análise.

AULA 26 HOMONIMOS E PARÔNIMOS MAIS EXPRESSÕES GERAIS

(são expressões e lembretes gerais, não há exercícios específicos sobre esses tópicos)