jucienebertoldo.files.wordpress.com€¦  · web viewquestÃo 35 (descritor: analisar em um texto...

31
INTRODUÇÃO Professor de Biologia da 1 a série, O banco de questões deste 2 o semestre contempla os seguintes conteúdos: Anatomia de um vegetal. Fisiologia de um vegetal. As plantas- movimento e defesa. Qualidade de vida. Saúde: valor universal. Desequilíbrios da saúde. Intervenção do homem na natureza. As questões foram cuidadosamente elaboradas, visando ao desenvolvimento das habilidades e competências propostas pelo nosso projeto pedagógico. As questões de múltipla escolha possuem uma única resposta, totalmente falsa ou verdadeira, de acordo com o enunciado. As questões abertas além de desenvolverem a habilidade da escrita, também desenvolvem o raciocínio e a criatividade do aluno. Fique atento, Professor! As respostas dadas pelo banco constituem uma sugestão de gabarito. Lembre-se de que o aluno poderá dar respostas diferentes e totalmente viáveis. Tenho a certeza de que essas questões tornarão o seu trabalho mais ameno. Use-as na íntegra ou faça pequenas modificações, que atendam à realidade regional. Afinal esse é um passo relevante no processo ensino-aprendizagem. 1 BANCO DE QUESTÕES Disciplina: Biologia Série: Segmento: Ensino Médio Semestre: 2º/2004

Upload: duongtu

Post on 19-Sep-2018

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INTRODUÇÃO

Professor de Biologia da 1a série,

O banco de questões deste 2o semestre contempla os seguintes conteúdos:

Anatomia de um vegetal. Fisiologia de um vegetal. As plantas- movimento e defesa. Qualidade de vida. Saúde: valor universal. Desequilíbrios da saúde. Intervenção do homem na natureza.

As questões foram cuidadosamente elaboradas, visando ao desenvolvimento das habilidades e competências propostas pelo nosso projeto pedagógico.As questões de múltipla escolha possuem uma única resposta, totalmente falsa ou verdadeira, de acordo com o enunciado. As questões abertas além de desenvolverem a habilidade da escrita, também desenvolvem o raciocínio e a criatividade do aluno.Fique atento, Professor! As respostas dadas pelo banco constituem uma sugestão de gabarito. Lembre-se de que o aluno poderá dar respostas diferentes e totalmente viáveis.Tenho a certeza de que essas questões tornarão o seu trabalho mais ameno. Use-as na íntegra ou faça pequenas modificações, que atendam à realidade regional. Afinal esse é um passo relevante no processo ensino-aprendizagem.

1

BANCO DE QUESTÕES

Disciplina: BiologiaSérie: 1ª

Segmento: Ensino Médio Semestre: 2º/2004 Elaborador(a): Marília Dias Lages

SUGESTÕES DE QUESTÕES

I) QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01 (Descritor: identificar as aquisições evolutivas dos vegetais em relação ao grupo que os originou)

Assunto: Anatomia de um vegetal

A origem provável dos vegetais foi a partir das algas verdes. No decorrer da evolução várias aquisições vieram favorecer a adaptação desses novos organismos ao ambiente terrestre.

É CORRETO afirmar que NÂO foi uma aquisição dos vegetais:

a) o caule adaptado à condução da seiva e â sustentação das partes aéreas. b) as raízes adaptadas à absorção de nutrientes e à sustentação do vegetal. c) as folhas adaptadas à absorção de luz , com vasos capazes de conduzirem seiva. d) os gametas e o processo de reprodução sexuada que favoreceu a recombinação genética.

QUESTÃO 02 (Descritor: associar o tipo de raiz com a função exercida pelo vegetal)

Assunto: Anatomia de um vegetal

As orquídeas e as bromélias são consideradas, por muitos leigos, como plantas parasitas. Caso isso fosse verdade, essas plantas teriam raízes do tipo:

a) axial.b) tuberosa.c) grampiforme.d) haustórios.

QUESTÃO 03 (Descritor: identificar o tipo de órgão comestível de vegetais e algumas das suas características)

Assunto: Anatomia de um vegetal

Comparando as partes comestíveis de uma cenoura e de uma batata inglesa um aluno fez as seguintes afirmações:

I. A cenoura e a batata são raízes por crescerem sob a terra.II. Os dois vegetais apresentam gemas de onde brotam as raízes secundárias.III. Apenas a batata apresenta caule do tipo tubérculo contendo reservas nutritivas.IV. Apenas a cenoura apresenta nós e entrenós nas raízes.V. Os órgãos comestíveis desses dois vegetais são suas regiões reprodutivas.

As afirmações CORRETAS feitas pelo aluno é (são):

a) I, II e III.b) I e IV.c) Apenas I.d) Apenas III.

2

QUESTÃO 04 (Descritor: identificar o tipo de tecido vegetal a partir da especificação de suas funções)

Assunto: Histologia vegetal

Originário da China, aperfeiçoado e difundido no Japão, o bonsai é a arte de cultivar miniaturas de árvores e arbustos. As espécies usadas passam por um processo de miniaturização mediante a eliminação de zonas de crescimento apicais e radiculares, a poda regular de raízes e galhos, redução do fornecimento de água e orientação dos ramos.

As zonas de crescimento, às quais o texto refere-se, pertencem ao tecido:

a) meristemático.b) parenquimático.c) colenquimático.d) esclerenquimático.

QUESTÃO 05 (Descrito: relacionar a germinação de uma semente a fatores ambientais)

Assunto: Fisiologia vegetal

A germinação de uma semente depende, também, de fatores ambientais como a umidade, a temperatura e a luz. Em relação à luz e ao processo de germinação, é correto afirmar que as sementes:

a) só germinam na presença da luz, b) podem ou não germinar na presença de luz.c) só germinam no escuro uma vez que ficam sob a terra.d) independem da luz uma vez que não possuem clorofila.e) só germinam na ausência de luz devido ao fototropismo negativo.

QUESTÃO 06 (Descritor: identificar as funções dos hormônios vegetais)

Assunto: Fisiologia vegetal

No meio rural é comum a colocação de cachos de bananas suspensos sobre o fogão a lenha para que as bananas amadurecem mais rapidamente.

É CORRETO afirmar que o amadurecimento mais rápido das bananas é devido à liberação de um hormônio resultante da queima da madeira denominado

a) etileno.b) giberelina.c) Ácido abscissíco.d) Auxina.

3

QUESTÃO 07 (Descritor: identificar as características das angiospermas levando em consideração o número de cotilédones)

Assunto: Fisiologia vegetal

cotiledones

Um vegetal que possui as sementes, como as da figura, apresentará também:

a) raiz do tipo fasciculada.b) caule do tipo colmo ou estipe.c) flores tetrâmeras ou pentâmeras.d) folhas com nervuras paralelas.

QUESTÃO 08 (Descritor identificar em um tronco a estrutura responsável pela formação dos anéis anuais)

Assunto: Fisiologia vegetal

A idade de uma árvore pode ser estimada através do número de anéis de crescimento presentes no seu tronco. Esses anéis são formados pela proliferação de células do câmbio representados na figura pelo número

4

Alburno

Cerne

a) 1. b) 3. c) 4. d) 5.

QUESTÃO 09 (Descritor: identificar a seqüência das aquisições de estruturas na evolução dos vegetais)

Assunto: Fisiologia vegetal

O esquema abaixo representa a aquisição de estruturas na evolução dos vegetais.

A presença de flores com ovários, vasos condutores de seiva e sementes estão representados, respectivamente, pelos números

a) I, II e III.b) II, I e III.c) III, I e II.d) I, III e II.e) II, III e I.

QUESTÃO 10 (Descritor: identificar as características das bactérias)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

A alternativa que apresenta uma propriedade comum a todos as bactérias é:

a) ausência de metabolismo próprio. b) tipo único de ácido nucléico. c) parasitas obrigatórias. d) procariontes e unicelulares.

5

QUESTÃO 11 (Descritor: caracterizar o Reino ao qual pertence os cogumelos)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

O desenho esquemático mostra o representante de determinado Reino.

É INCORRETO afirmar que nesse Reino: a) algumas espécies podem causar alucinações. b) os organismos são autótrofos ou heterótrofos. c) os organismos são unicelulares ou pluricelulares. d) d ) algumas espécies vivem na ausência de oxigênio.

QUESTÃO 12 (Descritor: reconhecer a importância do tratamento da água)

Assunto: Saúde - valor universal

No nosso país não se paga pela água e sim pelo seu tratamento. Há, ainda, muitas cidades em que a Prefeitura local não cobra pela água, pelo fato de ela não ser tratada.

É INCORRETO afirmar que a falta de tratamento da água pode acarretar:

a) menor custo para a população.b) maior probabilidade de gastos com doençasc) maior incidência de doenças como a diarréia, por exemplo.d) menor quantidade de metais pesados presentes na água.

QUESTÃO 13 (Descritor: identificar o nome do fenômeno responsável pela formação de gotículas de água nas bordas das folhas)

Assunto: Fisiologia vegetal

Em várias ocasiões, ao amanhecer, podemos observar, em muitas espécies de plantas, gotículas de água nas margens de suas folhas. Sabe-se que essas gotículas não são provenientes do orvalho ou da chuva.

O surgimento dessas gotículas está relacionado ao fenômeno denominado:

a) transpiração.b) gutação.c) secreção.d) tropismo.

6

QUESTÃO 14 (Descritor: identificar características do agente causador da Sars)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

No ano passado, uma epidemia de Sars matou 812 pessoas em todo o mundo, 348 das quais na China. A Sars é uma doença respiratória com sintomas similares ao da gripe e causada por um:

a) parasita intracelular obrigatório. b) unicelular procarionte. c) pluricelular heterótrofo. d) unicelular anaeróbio estrito.

QUESTÃO 15 (descritor: reconhecer as medidas que devem ser tomadas ao ser atacado por cobra venenosa)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Um indivíduo foi atacado por uma cobra que apresentava pupila vertical, cauda afinando bruscamente e cabeça triangular. As medidas que esse indivíduo deve tomar são:

I. Utilizar torniquete.II. Fazer um corte no local atacado e sugar o veneno com a boca.III. Tomar o soro específico.IV. Movimentar-se o mínimo possível.

São CORRETAS as afirmativas:

a) I, e II b) I e III. c) III e IV d) I, II, III.

QUESTÃO 16 (Descritor: estabelecer um paralelo entre epidemia e condições ambientais)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Suponha que numa dada região exista o vetor da malária, mas não a doença. Para que nessa região inicie-se um pequeno foco da doença, podendo chegar a uma epidemia é necessário que: a) para essa região migre indivíduos doentes. b) seja paralisada a vacinação da população. c) haja a redução das casas de pau a pique. d) diminua a quantidade de bromélias.

QUESTÃO 17 (Descritor: identificar o tipo de droga a partir dos efeitos provocados a curto e a longo prazo)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Perda de memória e dificuldade de organizar idéias são conseqüências do uso prolongado de determinada droga, que tem como efeito imediato espasmos maxilares, secura na boca acompanhada de aumento da temperatura corporal entre outros efeitos.

Os efeitos descritos são da droga denominada:

a) ópio.b) heroína.

7

c) maconha.d) Ecstasy.

QUESTÃO 18 (Descritor: identificar a principal medida preventiva da catapora)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

A catapora é uma virose, cuja incidência diminuiu muito nos últimos anos. Essa redução pode ser atribuída a(ao):

a) isolamento dos doentes.b) uso de antibióticos.c) utilização de vacina.d) utilização de soro.

QUESTÃO 19 (Descritor: reconhecer a importância da compostagem)

Assunto: Intervenção do homem na natureza

A compostagem, uma prática agrícola bastante antiga, envolve a ação microbiana sobre resíduos orgânicos e constitui-se em um processo relativamente simples, que pode minimizar o problema: a) do lixo nas grandes cidades. b) da liberação de gases tóxicos. c) do aumento do número de bactérias. d) da formação de compostos nitrogenados tóxicos.

QUESTÃO 20 (Descritor: identificar o hospedeiro intermediário de determinada doença a partir dos sintomas descritos)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Anemia, diarréia, fraqueza, falta de ar, dores abdominais, febre e, principalmente, grande aumento do fígado e do baço são sintomas de uma parasitose que tem como hospedeiro intermediário o

a) mosquito Aedesb) carrapatoc) boid) caramujo Biomplalaria.

QUESTÃO 21 (Descritor: reconhecer o grupo ao qual pertence o agente etiológico de algumas doenças)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Dentre as doenças infecciosas, algumas são há muito conhecidas, como a hanseníase e a malária.

Os agentes causadores dessas duas doenças citadas são, respectivamente:

a) protozoário e vírus. b) bactéria e bactéria. c) bactéria e protozoário. d) vírus e bactéria.

8

QUESTÃO 22 (Descritor: dado algumas medidas profiláticas, identificar a doença que pode ser evitada por tais medidas)

Assunto: Desequilíbrios de saúde

Ingestão de água filtrada ou fervida, alimentos seguramente higienizados e mãos limpas podem evitar a aquisição de:

a) cisticercose. b) Teníase. c) Esquistossomose. d) Maleita.

QUESTÃO 23 (Descritor: reconhecer entre vários produtos que formam o lixo aqueles que podem contaminar o ambiente)

Assunto: Intervenção do homem na natureza

A produção de lixo, de um modo geral, está diretamente associada à riqueza de uma nação. A tecnologia avançada é responsável, cada vez mais, pela criação de lixo, que pode contaminar o ambiente por conter metais pesados, radioatividade, mercúrio, etc.

Dentre as opções abaixo, a única na qual todos os produtos podem contaminar o ambiente está expressa na opção:

a) lata de alumínio, lâmpada comum, tampas de plástico, pilhas.b) pilha, tintas, bateria de celular, lâmpada de mercúrio.c) disquete, garrafa de vidro, pet, e restos de verduras.d) tinta automotiva, fraldas descartáveis, restos de frutas, garrafas pet.

QUESTÃO 24 (Descritor: identificar a denominação dos organismos geneticamente modificados)

Assunto: Saúde - valor universal

O desenvolvimento da tecnologia permitiu ao homem brincar cada vez mais de Deus e “recriar” de forma vantajosa para ele o que a natureza levou milhares de anos para construir. A técnica baseia-se em modificar o material genético dos organismos. Esses organismos modificados são também corretamente denominados:

a) clones.b) transgênicos.c) partenogenéticos.d) exóticos.

II) QUESTÕES ABERTAS

9

QUESTÃO 25 (Descritor: identificar em desenho esquemático as regiões de uma raiz e a importância de cada uma delas)

Assunto: Anatomia de um vegetal

Baseando-se no desenho esquemático de uma raiz e, em seus conhecimentos, responda as questões propostas.

a) Denomine as região numerada por 5.b) O que acontecerá com um vegetal se a região 1 for excluída?c) Cite o número da região relacionada ao processo de fotossíntese e explicite o papel dessa região nesse

processo.

QUESTÃO 26 (Descritor: reconhecer anatomicamente a parte comestível dos vegetais)

10

Assunto: Anatomia de um vegetal

No preparo do almoço de um restaurante popular foram utilizados alguns vegetais nas seguintes proporções: 10 kg de tomate, 5 kg de quiabo, 20 kg de arroz, 10 kg de feijão, 3 kg de pimentão, 5 kg de chuchu, 10 kg de couve-flor , 10 kg de brócolis, 2 kg de alface, 15 kg de batata inglesa, 5 kg de batata doce, 2 quilos de pinhão e 16 kg de laranja.

Responda as questões propostas levando em consideração apenas as partes comestíveis dos vegetais listados.

a) Cite quantos kg foram consumidos de:

1. raiz.2. caule.3. folha.4. flor .5. semente.6. fruto.

b) Todos os vegetais listados pertencem à mesma Divisão? Justifique.c) Quantos quilos de Angiosperma monocotiledônea foram utilizados?

QUESTÃO 27 (Descritor: identificar diferentes caminhos do transporte da seiva pelas raízes)

11

Assunto: Fisiologia vegetal

O desenho esquemático mostra o corte de uma raiz. Baseando-se nele e em seus conhecimentos responda as questões propostas.

a) Denomine as estruturas numeradas por A e B.b) 1 e 2 mostram diferentes caminhos percorridos por um mesmo constituinte X.

1. Denomine X.2. Qual dos caminhos é o mais rápido? Justifique sua resposta.3. O que aconteceria ao vegetal se os caminhos 1 e 2 deixassem de existir?

12

QUESTÃO 28 (Descritor: identificar e associar as estruturas florais com suas respectivas funções e número cromossômico)

Assunto: Fisiologia vegetal

O desenho esquemático representa estruturas de uma Angiosperma. Utilize a figura e os seus conhecimentos e responda as questões propostas

a) JUSTIFIQUE a razão dessa flor ser classificada como completa.b) CITE o número das estruturas que formam os verticílios protetores dessa flor.c) Na figura representada faça uma seta na estrutura que representa o esporo masculino.d) Supondo-se que a estrutura 3 possua 20 cromossomos, cite o número de cromossomos que terá

1. a oosfera.2. o endosperma.

13

QUESTÃO 29 (Descritor: identificar estruturas vegetais e suas respectivas funções em um desenho esquemático)

Assunto: Fisiologia vegetal

O desenho esquemático mostra o corte da epiderme inferior de uma folha. Responda as questões propostas baseando-se na figura e nos seus conhecimentos.

a) O que aconteceria a um vegetal se 1 deixasse de existir?b) Dê a classificação do tecido a que 3 pertence e cite sua função.c) As estruturas de número 2 são células modificadas da epiderme. Dê uma característica dessas células.

QUESTÃO 30 (Descritor: relacionar a formação do fruto às estruturas florais)

Assunto: Fisiologia vegetal

Partindo uma banana nanica no sentido transversal observamos estruturas arredondadas e escuras.

a) Essas estruturas são as sementes do fruto da banana? Justifique.b) Cite o nome da estrutura da flor que deu origem ao fruto desse vegetal.

14

QUESTÃO 31 (Descritor: identificar o objetivo de determinado experimento baseando-se em desenho esquemático)

Assunto: Fisiologia vegetal

O desenho esquemático representado abaixo mostra o experimento realizado por Went em 1928 . Analise-o e responda as questões propostas.

a)R

ELACIONE a integridade do coleópito ao crescimento da planta.b) QUAL foi o papel do agar nesse experimento?C) CITE o nome da substancia citada na fase E do experimento.

QUESTÃO 32 (Descritor: reconhecer o ciclo reprodutivo de um musgo e suas características)

15

Assunto: Fisiologia vegetal

O desenho esquemático mostra o exemplar de um musgo. Responda as questões propostas referentes à figura e ao grupo ao qual o vegetal pertence.

a) O musgo representado é uma planta masculina ou feminina? Justifique sua resposta.b) As regiões representadas por 1 e 2 possuem número de cromossomos diferentes. Justifique essa

afirmação.c) Cite a função de A e B.d) A estrutura C representa uma raiz verdadeira? Justifique sua resposta.

QUESTÃO 33 (Descritor: relacionar a obesidade aos hábitos do mundo moderno)

Assunto: Qualidade de vida

OMS aprova estratégia global contra a obesidade

Genebra - Em uma iniciativa que foi marcada pela pressão de produtores de açúcar e de empresas de alimentos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou a primeira estratégia global contra a obesidade e por uma dieta saudável. Os negociadores dos mais de 180 países já haviam batido o martelo sobre o texto na sexta-feira, mas faltava a adoção final por parte da Assembléia Mundial da Saúde. Apesar de aprovado, o Brasil fez questão de declarar que estava "preocupado" com um eventual uso da estratégia para legitimar políticas agrícolas protecionistas por parte de outros governos. Com a estratégia, a OMS espera reduzir o número de doenças não-transmissíveis, como diabete e câncer, que representam 60% das mortes no mundo.

Jornal O Estado de São Paulo, 22/05/04

a) A estratégia prevê, entre vários aspectos, que seja reduzido o consumo excessivo de duas classes de alimentos altamente calóricos. Cite essas duas classes.

b) Estabeleça uma relação entre a obesidade e os países desenvolvidos. c) Além das doenças citadas no texto, cite duas outras que podem estar associadas à obesidade.

QUESTÃO 34 (Descritor:relacionar a utilização das vacinas e soros na prevenção e no tratamento de doenças.)

16

Assunto: Desequilíbrios de saúde

a) a) Sabemos que a BCG é a primeira vacina tomada pelo recém-nascido sendo utilizada na prevenção contra a tuberculose. Explicite a maneira que os antígenos presentes na vacina atuam no organismo.

b) Uma pessoa que foi atacada por uma cobra peçonhenta toma o soro antiofídico e não a vacina. Justifique o porque desse procedimento.

QUESTÃO 35 (Descritor: analisar em um texto sobre problemas cardíacos e identificar os fatores de risco de infarto)

Assunto: Desequilíbrios de saúde

Até pouco tempo atrás, tinha-se por certo que o grande responsável pela morte do músculo cardíaco era a formação de uma ou mais placas duras na parede das artérias coronárias. Essas placas, formadas por cálcio, colesterol e outras gorduras circulantes, bloqueariam o fluxo de sangue para o coração, ocasionando o infarto agudo do miocárdio. A descoberta que está revolucionando a medicina cardíaca mostra que essas placas duras são responsáveis por uma porção pequena dos infartos – cerca de 30%. A grande maioria deles, 70%, é causada por um processo totalmente diferente, mais complexo e invisível. Nesse processo, placas moles, formadas basicamente de gordura, se rompem, desencadeando um engarrafamento bioquímico dentro da artéria coronária. Esse engarrafamento produz um coágulo e é ele que interrompe o fluxo de sangue no momento crucial do ataque cardíaco. É uma mudança e tanto na compreensão do infarto e no seu tratamento.

Revista Veja 21/04/04

a) CITE 4 fatores de risco que podem levar a formação das placas duras e conseqüentemente ao infarto de cerca de 30% dos indivíduos infartados.

b) Sugira uma maneira de se prevenir o infarto causado pelas placas moles.

QUESTÃO 36 (Descritor: identificar a importância dos alimentos na nossa alimentação diária)

17

Assunto: Desequilíbrios da saúde

A figura abaixo representa uma pirâmide alimentar que separa os alimentos em 4 grupos. Analise-a e responda as questões propostas.

a) JUSTIFIQUE a razão dos alimentos da nossa dieta terem sido representados em uma pirâmide.b) CLASSIFIQUE os alimentos dos grupos 1, 2 3 e 4.c) Como você justifica a escolha dos alimentos que formam a base da pirâmide?d) O que, provavelmente, aconteceria a um indivíduo caso ele resolvesse inverter os alimentos da pirâmide passando a colocar os da base no ápice e vice-versa?

18

QUESTÃO 37 (Descritor: reconhecer em um texto algumas doenças parasitarias e relaciona-las à biologia dos agentes etiológicos e aos danos provocados ao hospedeiro)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Utilize o trecho da música do Chico Buarque e responda as questões propostas

“Procurando bemTodo mundo tem perebaMarca de bexiga ou vacinaE tem *piriri, tem lombriga, tem amebaSó a bailarina que não temE não tem coceiraBerruga nem frieiraNem falta de maneiraEla não tem”

* Piriri é um dos nomes popular de diarréia.

a) Lombriga e ameba são parasitas do homem. Cite uma semelhança e uma diferença entre esses parasitas.b) Um indivíduo apresentou problemas relacionados ao sistema nervoso. O diagnostico médico foi a de que

esse distúrbio estava sendo causado pela Entamoeba histolytica. O diagnóstico médico pode ser verdadeiro? Justifique.

c) Sabemos que a frieira é uma doença bastante comum. O agente etiológico dessa doença pertence a qual Reino?

QUESTÃO 38 (Descritor: dado parte do ciclo reprodutivo de determinado parasita, indentificar o parasita e os danos provocados por ele ao seu hospedeiro)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

A figura esquemática mostra a contaminação do homem por determinado parasita.

a) CITE o nome da doença causada por ele e o local onde vive o parasita adulto.b) A forma de contaminação representada é uma larva. DÊ o habitat dessa larva.c) Observamos a penetração do parasita através da pele. É possível ocorrer, também, uma contaminação

passiva? JUSTIFIQUE.d) CITE duas medidas profiláticas que podem ser utilizadas nessa parasitose.

19

QUESTÃO 39 (Descritor: identificar os seres vivos e o número de indivíduos de cada grupo em um gráfico, caracterizando cada um deles)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

Analise o ciclo reprodutivo representado abaixo e responda as questões propostas.

a) CITE o nome popular do verme representado.b) Esse parasita é monoxeno ou heteroxeno? JUSTIFIQUE utilizando-se da figura..c) CITE o habitat do verme adulto.d) A contaminação do homem é passiva ou ativa? JUSTIFIQUE.e) O estágio representado por 4 mostra o parasita atingido o pulmão. CITE a importância desse órgão no ciclo do parasita.

20

QUESTÃO 40 (Descritor: relacionar a presença de animais domésticos à determinadas parasitoses humanas)

Assunto: Desequilíbrios da saúde

O cão é considerado o melhor amigo do homem e por isso mesmo, torna-se tão difícil sacrificar esse tipo de animal quando ele apresenta emagrecimento, pelos arrepiados, crescimento das unhas, etc. provocados pela presença de um parasita que foi transmitido pela picada de um mosquito.

a) CITE o nome da doença apresentada pelo cão. b) CITE o nome popular do mosquito que transmite a doença. c) JUSTIFIQUE a razão do cão ter que ser sacrificado já que ele não passa diretamente a doença para o seu

dono.

21

GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

QUESTÃO 01: D QUESTÃO 13: B

QUESTÃO 02: D QUESTÃO 14: A

QUESTÃO 03: D QUESTÃO 15: C

QUESTÃO 04: A QUESTÃO 16: A

QUESTÃO 05: B QUESTÃO 17: D

QUESTÃO 06: A QUESTÃO 18: C

QUESTÃO 07: C QUESTÃO 19: A

QUESTÃO 08: D QUESTÃO 20: D

QUESTÃO 09: C QUESTÃO 21: C

QUESTÃO 10: D QUESTÃO 22: A

QUESTÃO 11: B QUESTÃO 23: B

QUESTÃO 12: D QUESTÃO 24: B

GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS

QUESTÃO 25

a) A região 5 mostra uma raiz secundária em desenvolvimento. b) A região 1 representa a coifa que tem como função proteger a região de crescimento. Caso ela fosse

excluída a raiz perderia a capacidade de crescimento. . c) A estrutura relacionada à fotossíntese é a de número 3 que tem como função absorver a água que será

transportada até a folha e juntamente com o CO2 , luz e a clorofila realizarão a fotossíntese.

QUESTÃO 26

a) 5kg de raiz, 15 kg de caule, 10 kg de folhas, 20 kg de flores, 32 kg de sementes e 39 kg de frutos. b) Não. O pinhão pertence à Divisão Gimnosperma por apresentar sementes e não apresentar frutos, os

demais vegetais são Angiospermas por possuírem frutos c) Utilizou-se 20 kg de monocotiledônea( arroz) .

QUESTÃO 27

a) A estrutura A representa o pelo absorvente de uma raiz e a estrutura B é o xilema ou vaso lenhoso. b) 1. O componente X representa a seiva bruta, ou seja, água e sais minerais que são absorvidos do solo.

2. O caminho mais rápido está indicado por 2, onde a seiva passa por entre as células, o que torna o transporte mais rápido do que pelo caminho 1 onde ele é feito de célula a célula.

3. O vegetal morreria, pois sem água não há fotossíntese e sem fotossíntese o vegetal não teria como produzir seu alimento.

22

QUESTÃO 28

a) A flor representada possui os dois verticílios protetores e os dois reprodutores.b) Os verticílios protetores estão representados pelos números 3 e 4.

c) A seta deverá indicar os grãos de pólen.d) 1. A oosfera sendo haplóide irá possuir 10 cromossomos. 2. O endosperma se forma após a fecundação, sendo uma estrutura triplóide com 30 cromossomos.

QUESTÃO 29

a) É pela abertura dos estômatos que ocorre as trocas gasosas, caso ele não existisse não ocorreria a fotossíntese, além de dificultar a transpiração.

b) A estrutura 3 representa o parênquima clorofiliano que tem como função a realização da fotossíntese. c) As células guarda são as únicas células clorofiladas da epiderme.

QUESTÃO 30

a) A banana nanica não possui sementes por ser um fruto partenocárpico. As estruturas escuras observadas na banana são os óvulos que não tiveram as oosferas fecundadas.

b) A banana origina-se do ovário que se desenvolveu sem fecundação.

QUESTÃO 31

a) O crescimento do vegetal depende de substancias produzidas pelo coleóptilo, e esse quando retirado, cessa o crescimento da planta devido a ausência da substancia.

b) O Ágar atuou como um meio de dispersão da substancia produzida no coleóptilo. c) A substância é um hormônio vegetal denominado auxina.

23

QUESTÃO 32

a) A figura esquemática representa uma planta feminina por ter alem do gametófito, o esporófito representado pelo número 1desenvolvido a partir da fecundação da oosfera, Plantas masculina jamais apresentam essa estrutura.

b) A estrutura 1 é diplóide por ter se originado de uma fecundação e a estrutura 2 é resultante da germinação de um esporo que é haplóide.

c) A função de A é produzir esporos e a de B é realizar a fotossíntese. d) Não, a estrutura C representa rizóides por não possuir vasos condutores de seiva que estão presentes em

raízes verdadeiras.

QUESTÃO 33

a) Os alimentos estão representados pelos carboidratos e pelos lipídeos. b) Os habitantes dos países desenvolvidos por possuírem maior poder aquisitivo abusam da ingestão de

guloseimas altamente calóricas, c) Outras doenças que podem estar associadas á obesidade são os problemas cardíacos, a gota, problemas

intestinais, etc.

QUESTÃO 34

a) Os antígenos são componentes estranhos ao organismo que o recebe. O sistema imunológico do indivíduo reconhece esse “estranho” e passa a produzir uma proteína específica, o anticorpo que irá atuar no combate a esse antígeno.

b) A cobra peçonhenta inocula veneno no organismo de sua presa ao ataca-la, e esse por ser estranho atua como antígeno. O veneno das cobras tem uma ação muito rápida e o organismo não tem tempo de produzir anticorpos para eliminar a ação do veneno, assim sendo, ele recebe o soro que contém anticorpos prontos que foram produzidos em outro organismo.

QUESTÃO 35

a) são fatores de risco: a vida sedentária, a pressão alta (hipertensão arterial), o tabagismo e alterações do colesterol.

b) sabendo-se que as placas moles são causadas por gordura, uma maneira de se prevenir esse tipo de infarto é controlando os níveis de colesterol, principalmente reduzindo os níveis do colesterol ruim ( LDL) e elevando os níveis do bom colesterol (HDL).

QUESTÃO 36

a) A pirâmide representa a quantidade que deve ser ingerida a cada dia. Os alimentos da base em grande quantidade e os do ápice em quantidade bastante reduzida.

b) O grupo 1 é formado pelos alimentos energético, o 2 pelos reguladores, o 3 pelos construtores ou plásticos e o 4 pelos energéticos extras.

c) Os alimentos colocados na base são os energéticos e devem ser consumidos em maior quantidade para fornecerem às células a glicose de que necessitam para o bom funcionamento.

d) Caso fosse feita a inversão da pirâmide, o indivíduo tenderia a um quadro de obesidade e arcaria com suas conseqüências, uma vez que teria como base da sua alimentação açúcares e gorduras em quantidades elevadas.

24

QUESTÃO 37

a) Semelhança: os dois parasitas têm como habitat o intestino. Diferença: a ameba é unicelular e pertence ao Reino Protista, a lombriga é pluricelular e pertence ao Reino Metazoa. b) Sim, a Entamoeba histolytica é invasiva, podendo parasitar qualquer outro órgão que não seja o intestino. c) A frieira é provocada por organismos pertencentes ao Reino Fungi

QUESTÃO 38

a) A doença causada é a esquistossomose, sendo que o verme adulo vive no sistema porta hepático do seu hospedeiro.

b) A larva é o miracídio que tem como habitat a água doce. c) Não. Os homens tomando água contaminada com larvas (cercárias) essas são destruídas pelo suco

gástrico. d) Não nadar em água doce com suspeita de larvas do parasita, tratamento dos indivíduos doentes,

eliminação do caramujos do gênero Biomphalaria, etc.

QUESTÃO 39

a) O nome popular do verme representado é lombriga. b) O parasita é monoxeno pois o seu ciclo se completa em um único hospedeiro, o homem. c) O verme adulto vive no intestino delgado. d) A contaminação do homem é passiva ocorrendo pela ingestão dos ovos. e) As larvas do parasita passam por um período de amadurecimento nos pulmões.

QUESTÃO 40

a) a doença apresentada pelo cão é a leishmaniose. b) o mosquito vetor é conhecido popularmente como mosquito palha. c) o sacrifício desse animal é necessário para que ele não venha a contaminar novos mosquitos, que poderão

aumentar a incidência da doença em outros animais e mesmo no homem.

25