€¦ · web viewpara descontaminar a água, o custo é alto - cerca de 20% do tratamento do...

16
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO ESPÍRITO SANTO PROJETO ÓLEO DE COZINHA “Programa de Olho no Óleo” REALIZAÇÃO SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE BARRA DE FRANCISCO – ES Secretária de Meio Ambiente Adriana Herzog

Upload: hoangkien

Post on 11-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO

ESPÍRITO SANTO

PROJETO ÓLEO DE COZINHA

“Programa de Olho no Óleo”

REALIZAÇÃO

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO

SUSTENTÁVEL DE BARRA DE FRANCISCO – ES

Secretária de Meio Ambiente

Adriana Herzog

Equipe Técnica

Carolini de Souza Lopes

Guido Ortega de Oliveira

INTRODUÇÃO

Não existem dúvidas de que estamos vivendo uma terrível crise ambiental de grandes proporções, com o acelerado desenvolvimento econômico no mundoatravés do sistema capitalista, que exerce uma forte pressão sobre os recursosnaturais e assim a capacidade do Planeta Terra em “repor” e suportar a vida, passa a ter dimensões cada vez menores. Visivelmente a população de vários lugares no mundo já sente a falta de alguns recursos naturais indispensáveis para a sobrevivência da vida no planeta. Podemos citar como exemplo, a água que usamos diariamente de diversas formas na nossa vida, desde ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios, para a alimentação humana e dos animais, para o abastecimento de nossas cidades como também a utilização nas indústrias e na irrigação de plantações.

Colocada a todos como um bem e um recurso natural indispensável para a vida, são inaceitáveis que ainda hoje, diante de tanta informação a poluição deste recurso passa despercebida por muitos. Inconscientemente, a partir de gestos simples como a preparação de alimentos mais precisamente no uso do óleo usado na preparação de frituras tanto em casa, como também em restaurantes, lanchonetes, bares estamos colaborando para a destruição do nosso planeta com a contaminação da água pelo óleo, quando este recebe a destinação errada e vai para o “ralo da pia”. A partir desta constatação iniciamos o Projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado, onde nosso principal objetivo é dar uma destinação ecologicamente correta fazendo com que, este óleo não chegue em contato com rios, córregos, e mares.

Caracterizações do Problema

O óleo de cozinha é altamente poluente. Cada litro derramado na pia, além de danificar a instalação hidráulica, é suficiente para poluir até um milhão de litros de água. O prejuízo não para por aí: jogado na natureza, o óleo utilizado em frituras pela dona de casa provoca a morte de peixes e desequilibra o ecossistema. Para descontaminar a água, o custo é alto - cerca de 20% do tratamento do esgoto.

Por desconhecimento ou até mesmo por falta de consciência, vários estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e lanchonetes, e residências jogam o óleo de cozinha diretamente na rede de esgoto. Essa ação prejudica diretamente a saúde da água potável disponível para nós, além de prejudicar o solo, o ar, e, consequentemente, a vida de animais e nossa.

O óleo vegetal é uma gordura obtida através das plantas, predominantemente das sementes. Os óleos vegetais são usados como óleo de cozinha, como lubrificantes, na fabricação de produtos, na pintura e como combustível. Os óleos vegetais são insolúveis em água, porém são solúveis em solventes orgânicos. Em relação ao fato de ser uma fonte de energia e por ser renovável, o óleo vegetal apresenta enormes vantagens nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, podendo ser considerado como um importante fator de viabilização do desenvolvimento sustentável.

O Brasil possui uma enorme diversidade de espécies vegetais oleaginosas, das quais, se podem extrair uma grande quantidade de óleos. Hoje, ao jogarmos apenas 1 litro de óleo usado na pia ou no vaso sanitário, contaminamos até um milhão de litros de água, este volume equivale ao que um ser humano utiliza em quatorze anos de sua vida. Além disso, ao descartar o óleo de cozinha na pia de casa, a tubulação é entupida, porque a substância ao esfriar se une a outros contaminantes e engrossa, e quando a quantidade de eliminação for muito alta em determinada rua, o óleo pode entupir a rede pública de esgoto. Então, jogar esse resíduo na pia da cozinha, é um crime ambiental.

Logo, se imaginarmos o número de pessoas que ainda jogam seu óleo usado na pia, podemos considerar que, o volume gerado causará sim um grande dano ambiental aos animais a flora e a tudo que estiver em sua volta. Outro aspecto desta contaminação visto, é que, ao passar pelos tubos do esgoto (quando existem) a descontaminação custa caro, pois tirar o óleo da água bem como das paredes de tubulações, é um processo complexo, muito mais difícil que outras substâncias. Então se observa que o principal problema envolvendo o óleo vegetal é o seu descarte, pois este óleo usado nas cozinhas de casas, restaurantes, lanchonetes, é destino na maioria das vezes, no lugar mais próximo, “a pia”. Assim, o Programa de Olho no Óleo tem por finalidade promover a consciência ambiental, desde os seus idealizadores, até aqueles que, de alguma maneira possam contribuir, doando o óleo de cozinha usado, para que este tenha uma destinação, ecologicamente, correta. Pois ao destinarmos o

óleo indevidamente, estamos causando um enorme impacto ao meio ambiente. Então, o projeto tem como objetivo, arrecadar a maior quantidade de óleo usado, e dar a destinação correta, o transformado em sabão. Somente teremos êxito nesta empreitada se, a partir de palestras, folhetos, informativos e todo tipo de divulgação, conseguirmos o comprometimento de todos em colaborar com o nosso projeto, e tendo o propósito maior em prol do meio ambiente, e principalmente, a não poluição de nossas águas.

Objetivos e Metas

Objetivo Geral:

O descarte do óleo de cozinha usado é apenas uma pequena parte do grande problema relacionado a geração de lixo no mundo, por isso visa mostrar aos alunos e suas famílias a necessidade da mudança de hábitos e contribuição de seus recursos naturais para as próximas gerações.

Objetivos Específicos:

Recolher a maior quantidade de óleo usado, e fazer com que este resíduo receba a destinação correta, através do apoio da Fábrica de Sabão Ecológico de Montanha, ES.Divulgar a importância em realizar a reciclagem;Mostrar como o meio ambiente reage ao receber este resíduo;Mostrar a importância em preservar o meio ambiente como um todo;Conseguir arrecadar uma quantidade considerável para iniciar a produção de sabão;Conscientizar restaurantes e as escolas a respeito da reciclagem do óleo, envolvendo assim toda a comunidade no processo;

DESENVOLVIMENTO

Métodos e Procedimentos

O Óleo de Cozinha é um elemento presente em todos os lares de nossa região. Nossa maior ferramenta para o sucesso deste projeto é a conscientização. Iremos até as pessoas levar estas informações, através de panfletos explicativo, parceria com as escolas e restaurantes e conversa. Pois é através da informação, que poderemos obter bons resultados.

Nosso foco na divulgação é:

Falar sobre a contaminação que o óleo causa ao meio ambiente;A importância da reciclagem:O que iremos fazer com o óleo arrecadado.

O óleo de cozinha usado será recolhido nas Escolas, onde pais, alunos, e comunidade escolar irá entregar seu óleo usado na Escola mais próxima de sua residência. O carro da Secretaria de Educação irá recolher todo o material que for entregue às Escolas e depositar na Quadra do Antigo Colégio Santa Terezinha, até o dia que o carro da Prefeitura de Barra de São Francisco leve o material até a empresa de reciclagem do óleo.

O material dos restaurantes será entregue pelos próprios empreendedores no local de coleta (Antigo Colégio Santa Terezinha) ou caso seja necessário, serão recolhidos pelo carro da Secretaria de Meio Ambiente, e serão trazidos para a quadra do Antigo Colégio Santa Terezinha.

Os pontos de coleta da comunidade Francisquense será na Casa do Cloro, Supermercado Cardoso, e quem quiser poderá trazer diretamente à Quadra do Antigo Colégio Santa Terezinha.

Estes locais foram escolhido por serem de mais fácil acesso para qualquer pessoa). A Fábrica de Sabão de Montanha também nos apoiará neste projeto, através do recolhimento do material e retornando 10% em forma de sabão para os doadores do óleo usado.

Nosso projeto somente acontecerá se juntos defendermos esta causa. Se juntos aceitarmos este projeto e, principalmente, se todos comprometerem-se em trazer o óleo usado em garrafas tipo “pet”. Não queremos apenas apresentar um problema e suas dimensões, queremos apresentar um caminho ecologicamente correto.

PONTOS DE COLETA

- Quadra do Antigo Colégio Santa Terezinha

- Casa do Cloro

- Supermercado Cardoso

- Escolas Municipais de Barra de São Francisco

Resultados Esperados

Queremos a partir do processo de divulgação que, nossa proposta alcance mais e mais pessoas e assim mais óleo será arrecadado, e então nosso objetivo de fabricar o sabão se tornar um destino ecologicamente correto. E quanto mais óleo arrecadado, menos litros de água serão contaminados.

PARCERIA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra de São Francisco firmou parceria com a Fábrica de Sabão da Cidade de Montanha, Espírito Santo, que receberá o óleo de cozinha usado, onde produzirá o sabão ecológico, com devolução de 10% do óleo enviado em forma de sabão.

CONHECENDO O PROJETO DE MONTANHA – ES

Imagem 01 e 02: Fábrica de Sabão de Montanha. Funcionárias na produção do sabão ecológico.

Imagem 03: Entrada da Fábrica de Sabão.

Imagem 04 e 05: Panfleto de Montanha que é distribuído à população.

Imagem 06: Palestra de educação Ambiental nas escolas de Montanha- ES.

Imagem 07 e 08: Sabão produzido pela fábrica de Montanha.

Imagem 09: Licença de operação das atividades da Fábrica de Sabão em Montanha.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Junho2014

Julho 2014

Agosto 2014

Set 2014

Lançamento do Programa De Olho no Óleo – Dia do meio ambiente (05 de junho)

X

Informativo à comunidade escolar e aos restaurantes à respeito do projeto – Ensinar a forma de separação e como será recolhido (folders e panfletos).

X

Recolhimento do óleo nas escolas, restaurantes.

X X X

Culminância: exposição e distribuição aos participantes das peças de sabão.

X

Logomarca

Programa de Olho no Óleo – Barra de São Francisco – ES

Panfleto

Programa de Olho no Óleo – Barra de São Francisco – ES