· web viewconselho federal de engenharia e agronomia - confea. ... em consonância com as...

21

Click here to load reader

Upload: duongquynh

Post on 05-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº01/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 3:51:44 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Carreira de Engenheiro no EstadoI – Situação existente:Desconhecimento dos benefícios da contratação de profissionais legalmente habilitados da engenharia e da agronomia, no atendimento das demandas públicas.Gestão pública ineficaz e sub otimizada devido à ausência de profissionais legalmente habilitados da área tecnológica das profissões abrangidas pelo sistema Confea/CREA e pela falta de padronizações.II – Descrição da ProposiçãoEsclarecimento e divulgação da profissão do engenheiro e do agrônomo, da transparência e dos benefícios da contratação do engenheiro e do agrônomo para o poder público.Esclarecer e orientar sobre os benefícios da engenharia/agronomia pública e da contratação de um profissional legalmente habilitado.Criação do cargo de Engenheiro e de Agrônomo na carreira de estado nos âmbitos federal, estadual e municipal.III – JustificativaDescumprimento da legislação federal existente por parte do poder público e inexistência de legislação específica que determine a obrigatoriedade de profissionais legalmente habilitados nos setores que demandam serviços técnicos especializados com a respectiva anotação de responsabilidade técnica, em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ? WEC 2005.IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66Lei Federal nº 6.496/77Decreto Federal nº 23.569/33Decreto Federal nº 23.196/33

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoEdição de catálogos instrutivos / orientativos;Divulgação através de eventos, palestras, workshops, seminários, congressos e mesa redonda nas Entidades de Classe, instituições de ensino e nas Associações comunitárias e na AMM- Associação Mineira de Municípios em parceria com o Ministério Público.Criação de Lei específica para a criação do cargo de engenheiro na carreira de estado.

Page 2:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº02/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 3:53:48 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Valorização profissionalI – Situação existente:Desorganização e descompasso dos setores produtivos na utilização de ferramentas facilitadoras e eficazes de produção e controle nas áreas da engenharia e da agronomia.

II – Descrição da ProposiçãoRealizar campanha para esclarecimento e orientação da transparência e dos benefícios na utilização de ferramentas e processos de produção baseadas no tripé: Planejamento, execução e controle (auditoria e fiscalização) exigindo-se as respectivas A.R.T. - Anotação de Responsabilidade Técnica de todas as etapas.III – JustificativaValorização das profissões tecnológicas abrangidas pelo sistema Confea/CREA e Mútua, bem como o resgate da autoridade técnica com a orientação dos benefícios e da transparência que estes procedimentos podem trazer ao poder público e à sociedade.IV – Fundamentação legalLei Federal nº 8.666/93;Lei Federal nº 10.520/02;Lei Federal nº 12.462/11;Lei Federal nº 5.194/66;Lei Federal nº 6.496/77;Decreto Federal nº 23.569/33;Decreto Federal nº 23.196/33.V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCampanha de valorização profissional e confecção de folders orientativos sobre os benefícios da utilização dos instrumentos de gestão disponíveis podem trazer à sociedade.

Page 3:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº03/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 3:58:29 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Licitações com projetos executivosI – Situação existente:Licitações e obras realizadas somente com a exigência de projeto básico, gerando alto investimento e menor benefício para a sociedade devido à falta das informações mínimas necessárias para mensurar investimentos e prazos.

II – Descrição da ProposiçãoAlteração / atualização / modernização das Leis nº 8666/93 (Licitações), Lei nº 10.520/02 (pregão eletrônico), Lei nº 12.462/11 (regime diferenciado de contratações públicas) e afins.

III – JustificativaMelhoria do planejamento, orçamento e execução dos serviços/obras, cumprindo as metas de custos e prazos estabelecidos no edital de licitações eliminando a necessidade de aditivos (custos e prazos) bem como promovendo a melhoria da qualidade técnica executiva.IV – Fundamentação legalLei nº 8.666/93 (licitações)Lei nº 10.520/02 (pregão eletrônico)Lei nº 12.462/11 (regime diferenciado de contratações públicas)Lei nº 5.194/66Dec. Fed. nº 23.569/33Dec. Fed. nº 23.196/33Resolução nº 218/73Resolução nº 1.073/16Art. 2º da LeV – Sugestão de mecanismo de implantaçãoGestão junto ao poder público e congresso nacional para alteração ou modernização das leis supramencionadas, inserindo e explicitando a exigência dos projetos executivos para a realização de licitações de obras/serviços de engenharia e agronomia.

Page 4:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº04/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:02:32 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Cadastro Territorial MultifinalitárioI – Situação existente:Relativo ao CTM - Cadastro Territorial Multifinalitário, identifica-se uma total desorganização dos municípios em relação à infraestrutura básica necessária para a implementação dos planos gestores advindas da falta de informações técnicas para viabilidade da proposição descrita abaixo.II – Descrição da ProposiçãoObrigatoriedade da implantação do CTM - Cadastro Territorial Multifinalitário nos municípios tornando o mesmo a base para todos os planos gestores - como por exemplo: diretor, de mobilidade, de saneamento, de abastecimento, de regularização fundiária ? advindas da falta de informações técnicas.III – JustificativaPadronização das informações;Atualização dos dados técnicos para os municípios;Promoção da justiça tributária;Organização dos municípios com base nos critérios técnicos;Transparência, democratização e disponibilização das informações técnicas para a sociedade.IV – Fundamentação legalLei Federal nº 10.257/01Lei Federal nº 5.194/66Decreto Federal nº 23.569/33Decreto Federal nº 23.196/33Decreto Federal nº 89.817/84Diretrizes do CTM ? Portaria nº 511 - MINCPor não existir lei federal que oriente seu funcionamento, atualmenteV – Sugestão de mecanismo de implantaçãoGestão junto ao poder legislativo e executivo federal, por meio da Assessoria parlamentar do Confea, para a criação de lei com a obrigatoriedade da implantação do CTM e disponibilização de recursos públicos financiar a execução dos mesmos.

Page 5:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº05/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:08:40 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Recursos mineraisI – Situação existente:O Brasil é um grande fornecedor de recursos minerais, que não traduz o seu aproveitamento no parque industrial nacional.

II – Descrição da ProposiçãoCriação de um fundo para o desenvolvimento da ciência e tecnologia responsável pela transformação do minério em produto acabado para o mercado que apoiará a pesquisa.

III – JustificativaO desenvolvimento industrial impacta positivamente outros setores com a geração de bens e riqueza, colaborando para a melhoria da qualidade de vida.

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoMuniciar a Assessoria Parlamentar do Confea, para que o sistema Confea/CREA e Mútua envide esforços junto aos poderes legislativo e executivo federal, para que seja destinado o valor correspondente à 5% (cinco por cento) do fundo Mineral para pesquisa e desenvolvimento do setor.

Page 6:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº06/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:10:48 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Valorização profissionalI – Situação existente:As profissões regulamentadas pelo sistema Confea/CREA e Mútua são pouco divulgadas e reconhecidas pela sociedade.

II – Descrição da ProposiçãoCampanha de valorização das profissões regulamentadas abrangidas pelo sistema Confea/CREA e Mútua, ressaltando a importância das profissões, dos profissionais, das Entidades de Classes, das Associações e Sindicatos.

III – JustificativaTornar conhecidas as profissões e sua importância; Valorização Profissional; Maior participação e valorização dos profissionais na sociedade;

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66;Decreto Federal nº 23.569/33;Decreto Federal nº 23.196/33;Artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Federal de 1988;Leis, Decretos e resoluções das profissões do sistema Confea/CREA e Mútua.V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoRealização de campanha nacional de valorização profissional pelo sistema Confea/CREA e Mútua a ser iniciada o mais breve possível em todas as mídias disponíveis.

Page 7:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº07/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 5:17:05 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Projetos e serviços de engenharia e agronomiaI – Situação existente:Análise, verificação e aprovação de projetos e serviços de engenharia e agronomia.

II – Descrição da ProposiçãoCriação de Leis modernas e atualizadas, obrigando que os cargos técnicos sejam ocupados por profissionais legalmente habilitados, com o registro da devida A.R.T.- Anotação de Responsabilidade Técnica para todas as atividades desenvolvidas.

III – JustificativaProteção à sociedade, com a eliminação de riscos de implementação de projetos e serviços da área tecnológica das profissões abrangidas pelo sistema Confea/CREA e Mútua, no que diz respeito à inadequação técnica / orçamentária / segurança / meio ambiente e qualidade.IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66;Lei Federal nº 6.496/77.Lei Federal nº 8.666/93;

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração/modernização/substituição da Lei Federal nº8.666/93 e afins, e o cumprimento das Leis Federais nº 5.194/66 e nº 6.496/77. Intensificar as ações de fiscalização nos órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal.

Page 8:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº08/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:19:52 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Ensino tecnológico brasileiroI – Situação existente:Ensino tecnológico brasileiro vinculado ao MEC.

II – Descrição da ProposiçãoSeparar ensino básico do ensino médio-técnico-graduação transferindo para o MCTI Comunicações.

III – JustificativaAlterar projeto de pedagógico para andragógico face à introdução de novas metodologias de ensino e necessidade de nivelamento em nível mundial

IV – Fundamentação legalLDB;Diretrizes básicas da Engenharia;Lei 5.194/66.Artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Federal de 1988.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAções parlamentares junto à Câmara de deputados, Senado e poder executivo, com vistas a sensibilizar o MEC/CNE a proceder a alteração.

Page 9:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº09/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:22:23 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Valorização e reconhecimento do sistema Confea/CREA e MútuaI – Situação existente:Desconhecimento por parte dos profissionais e estudantes da legislação que rege sua profissão - sistema Confea/CREA e Mútua.

II – Descrição da ProposiçãoDivulgação de palestras institucionais do sistema Confea/CREA e Mútua em todas as mídias existentes.

III – JustificativaValorização e reconhecimento do sistema Confea/CREA e Mútua, bem como da carreira profissional e dos benefícios do ensino continuado (extensão de atribuições) pelos profissionais e estudantes da área tecnológica.

IV – Fundamentação legalResolução nº 1.073/16;Resolução nº 1.010/2005;Resolução 218/73;Decreto Federal nº 5773/06;Lei Federal nº 4.950-A/66;Lei Federal nº 5.194/66.V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriação pelo departamento de Comunicação e marketing do sistema Confea/CREA e Mútua de uma campanha de divulgação da legislação.

Page 10:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº010/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:25:33 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Licitações com projetos executivosI – Situação existente:Obras realizadas sem os projetos executivos, utilizando somente o projeto básico da licitação.

II – Descrição da ProposiçãoTodas as obras a serem executadas pelo poder público somente poderão ser licitadas com os projetos executivos de todas as fases.

III – JustificativaGarantir a assertividade dos processos de licitação com planejamento, orçamento, execução, garantia de qualidade e cumprimento dos prazos.

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66;Lei Federal nº 6.496/77;Lei Federal nº 8.666/93 (licitações);Lei Federal nº 10.520/02 (pregão eletrônico);Lei Federal nº 12.462/11 (regime diferenciado de contratações públicas).V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração, atualização ou substituição para melhoria das leis de licitação e contratação dos serviços de engenharia e agronomia nos órgãos públicos competentes (federal, estadual e municipal) garantindo o correto procedimento técnico orçamentário e executivo.

Page 11:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº011/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:31:14 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Instrumentos normativos do Sistema Confea/CREA e MútuaI – Situação existente:As exigências documentais para registro de empresa júnior são semelhantes às para registro de empresa nacional.

II – Descrição da ProposiçãoRevisar e atualizar os instrumentos normativos do Sistema Confea/CREA e Mútua, de forma a contemplar o registro das empresas juniores, em conformidade com a Lei 13.267, de 06/04/2016.

III – JustificativaO formulário de declaração de responsabilidade técnica declara que o RT da empresa não recebe remuneração mensal inferior ao que preceitua a Lei Federal nº 4950-A. No caso de empresa júnior da instituição pública tem como R.T. (Responsável Técnico) um profissional docente de dedicação exclusiva.IV – Fundamentação legalArtigo 27, alínea ?f? da Lei Federal nº 5.194/66 (Atribuição do Confea de baixar, publicar resoluções, decisões e normativos);Resolução 1034/2011;Resolução 1057/2011;Artigo 3º, inciso I e artigo 9º, inciso I do Regimento do Confea;Artigo 5º, incisV – Sugestão de mecanismo de implantaçãoElaborar resolução específica do sistema Confea/CREA e Mútua para regulamentar a participação de professores legalmente habilitados no sistema Confea/CREA e Mútua, com dedicação exclusiva das empresas juniores de instituições de ensino.

Page 12:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº012/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:33:36 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Registro profissionalI – Situação existente:Os egressos dos cursos de pós-graduação em engenharia e agronomia podem exercer sua atividade profissional somente após seu registro no sistema Confea/CREA e Mútua, o que ocorre no período entre 6 a 8 meses.

II – Descrição da ProposiçãoQue o sistema Confea/CREA e Mútua aceite - para o registro dos egressos - o ofício/declaração fornecido pelas I.E. e assinado pelo reitor ou diretor da secretaria de registro escolar, informando os dados dos egressos, concedendo um prazo para a posterior apresentação do certificado, com base na listagem de formandos fornecidas pelas Instituições de Ensino para o CREA.III – JustificativaAgilizar o registro profissional, permitindo que o formando ingresse o mais rápido possível no mercado de trabalho.

IV – Fundamentação legalArtigo 48 da Resolução Nº 1.007/2003 (inciso ?I?);Artigo 5º, inciso XIII, da Constituição Federal de 1988;

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoAlteração do inciso ?I?, do artigo 48, da Resolução Nº 1.007/03, da Resolução nº 218/73 e da Resolução nº 1.073/16.

Page 13:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº013/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:39:20 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Propostas CNPI – Situação existente:Apesar de ser um fórum deliberativo não há o acompanhamento dos prazos e da implantação das propostas aprovadas no CNP.

II – Descrição da ProposiçãoAcompanhamento da implantação das propostas aprovadas pelo Congresso Nacional de Profissionais ? CNP do sistema Confea/CREA e Mútua.

III – JustificativaFalta de transparência e informações sobre a implantação das propostas aprovadas, gerando descrédito, descontentamento e frustração profissional além da sensação de mobilização, discussões e debates inócuos.

IV – Fundamentação legalCumprimento da decisão de que as propostas aprovadas no CNP são de cunho deliberativo. Apresentação de um estudo e de um planejamento estratégico para a implantação das referidas propostas contendo os prazos e os responsáveis.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriação do sistema denominado ?Gestão à Vista? (quadro de demandas) para a apresentação do histórico e do acompanhamento, transparente e acessível, das ações de implantação pelos profissionais do sistema das propostas aprovadas nos CNP ? Congressos Nacionais de Profissionais.

Page 14:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº014/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:42:12 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Projetos pedagógicos dos cursos do sistema Confea/CREA e MútuaI – Situação existente:Os projetos pedagógicos dos cursos registrados no sistema Confea/CREA e Mútua estão desatualizados com relação aos registrados no MEC.

II – Descrição da ProposiçãoFirmar convênio com o MEC para o repasse das informações da relação das Instituições de Ensino que atualizaram ou modificaram seus projetos pedagógicos junto ao MEC para atualização das informações no sistema Confea/CREA e Mútua.

III – JustificativaApesar de prevista legalmente, as Instituições de Ensino não atualizam no sistema Confea/CREA e Mútua as atualizações/modificações/alterações dos projetos pedagógicos de seus cursos. Considerando que esta informação é imprescindível para a concessão das atribuições iniciais aos egressos faz-se necessário que o sistema tenha essas informações atualizadas.IV – Fundamentação legalResoluções 218/73, 1.010/05 e 1.073/16;Lei Federal nº 5.194/66;Decreto Federal nº 23.569/33;Decreto Federal nº 23.196/33.Lei 8.666/93;Portaria Interministerial CGU/MPF/MP 507/2011

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoQue o sistema Confea/CREA e Mútua firme convênios de mútua cooperação com o MEC para repasse das informações de atualização / modificação / modernização do projeto pedagógico, tão logo protocolado e aprovado pelo MEC.

Page 15:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº015/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:43:53 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: FiscalizaçãoI – Situação existente:Dificuldade de acesso às informações necessárias para a realização de fiscalização junto ao poder público, aos representantes dos setores cartorário, aos setores de obras e de planejamento.

II – Descrição da ProposiçãoPromover a interação e firmar convênio com órgãos na esfera federal, estadual e municipal.

III – JustificativaPotencialização das atividades fiscalizatórias do sistema Confea/CREA e Mútua.

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66;Lei Federal nº 6.496/77;Portaria Interministerial CGU/MPF/MP 507/2011.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoFirmar convênios de mútua cooperação com os órgãos de controle (federal, estadual e municipal); Padronização, aprimoramento e treinamento dos agentes fiscais do sistema Confea/ CREA.

Page 16:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº016/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:45:16 PMEIXO REFERENCIAL: 2. Tecnologia e inovaçãoTítulo da Proposição: Incentivo à pesquisaI – Situação existente:Apesar da importância para o desenvolvimento nacional existe pouco ou nenhum incentivo à pesquisa nas áreas regulamentadas pelo sistema Confea/CREA e Mútua.

II – Descrição da ProposiçãoCriação de uma comissão da Ciência e Tecnologia para atender as demandas do sistema Confea/CREA e Mútua.

III – JustificativaApoiar/incentivar a pesquisa e inovação tecnológica, priorizando o setor produtivo.

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 5.194/66.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriação de legislação específica e realização de gestão junto ao Governo Federal, para criação de um fundo de apoio financeiro viabilizando a aplicação de recursos na pesquisa e inovação.

Page 17:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº017/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:46:39 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Profissionais estrangeiros no paísI – Situação existente:Desestabilização do sistema Confea/CREA e Mútua pelo tripé de abalo da imagem, enfraquecimento econômico e ausência de controle do ingresso de profissionais estrangeiros no país.

II – Descrição da ProposiçãoAtuação coordenada e estratégica do sistema Confea/CREA e Mútua, através de seu presidente com o envolvimento do Colégio de Presidentes de CREA para a devida articulação política, objetivando o resgate da autoridade técnica nacional junto aos três poderes, ao MEC e à sociedade, melhorando a imagem dos profissionais e do sistema.III – JustificativaCom o conhecimento e reconhecimento de evidências objetivas veiculadas na mídia da articulação coordenada para desestabilização do sistema Confea/CREA e Mútua, no tocante à regulamentação das profissões abrangidas pelo sistema.

IV – Fundamentação legalTD 171 (Restrições legais à abertura do mercado brasileiro);Lei Federal nº 6.496/77 (A.R.T.)

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoGestão junto aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, visando a análise de equivalência na titulação e concessão de atribuições aos profissionais estrangeiros egressos no país, bem como a criação de sistema de gestão pelo Confea objetivando controlar a entrada e migração dos profissionais estrangeiros.

Page 18:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº018/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:48:44 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Representatividade dos profissionais do nível técnico do sistema do Confea/CREAI – Situação existente:Os profissionais de nível técnico do sistema do Confea/CREA e Mútua não têm representatividade no Plenário e nas Câmaras Especializadas dos CREA, ficando sem voz e voto nas situações que envolvem seus conhecimentos e experiência profissional.II – Descrição da ProposiçãoQue o sistema Confea/CREA e Mútua envide os esforços necessários para que os profissionais de nível técnico tenham legalmente assento nos Plenários do sistema.

III – JustificativaOs profissionais de nível técnico estão sem representatividade no sistema, não tendo espaço para suas contribuições, e nem para expor suas preocupações e problemas.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66.Artigo 5º da Constituição Federal

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoModificação/modernização da Lei 5.194/66, contemplando a participação / integração dos profissionais de nível técnico no plenário do sistema Confea/CREA e Mútua.

Page 19:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº019/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 4:50:10 PMEIXO REFERENCIAL: 3. Carreira eprerrogativas da Engenharia e da AgronomiaTítulo da Proposição: Reajuste da anuidade do sistema Confea/CREA e MútuaI – Situação existente:O reajuste da anuidade do sistema Confea/CREA e Mútua é realizado por um índice incompatível com a condição financeira de reajuste salarial dos profissionais.

II – Descrição da ProposiçãoQue O sistema Confea/CREA e Mútua estabeleça como índice de reajuste para o aumento das anuidades o INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ou outro que venha substituí-lo.

III – JustificativaA grande maioria dos profissionais tem o reajuste salarial com base no INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que não é o mesmo utilizado para o reajuste (aumento) das anuidades, tornando-a cada vez mais cara.

IV – Fundamentação legalLei 5.194/66;Criar legislação específica.

V – Sugestão de mecanismo de implantaçãoCriar legislação específica, definindo o assunto.

Page 20:   · Web viewCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA. ... em consonância com as recomendações da UNESCO/ONU feitas na World Engeneering Convencion ?

SERVIÇO PÚBLICO FEDERALCONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA

PROPOSTA Nº020/2016-CREA-MG

Evento: 9º CEP – CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAIS DO CREA-MG

Data e Hora de Envio: 7/14/2016 5:05:29 PMEIXO REFERENCIAL: 1. Defesa e fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à sociedadeTítulo da Proposição: Licitações por menor preçoI – Situação existente:Licitações realizadas e definidas pelo critério de menor preço, deixando de lado a técnica e a qualidade.

II – Descrição da ProposiçãoQue os critérios de decisão da proposta vencedora das licitações considerem não só o critério de menor preço, mas também os critérios de melhor técnica.

III – JustificativaCom as licitações de engenharia e agronomia sendo definidas pelo critério de menor preço, a qualidade das obras/serviços licitadas fica relegada ao segundo plano.

IV – Fundamentação legalLei Federal nº 8.666/93 (licitações);Lei Federal nº 10.520/02 (pregão eletrônico);Lei Federal nº12.462/11 (regime diferenciado de contratações públicas);Lei Federal nº 5.194/66;Decreto Federal nº 6.476/77;Decreto Federal nº 23.569;Decreto FedeV – Sugestão de mecanismo de implantaçãoGestão junto ao Poder Legislativo nos âmbitos federal, estadual e municipal para atualização/modernização/substituição da Lei Federal nº 8.666/93 e legislação afim, incluindo as questões de consideração da qualidade e da melhor técnica, não se limitando somente ao critério de menor preço e concomitantemente a criação de um fórum para a discussão e elaboração de propostas de atualização/modernização/substituição da referida lei.