· web viewcomo as ações dos seres humanos afetam o habitat? os humanos estão preocupados sobre...

48
XXII MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO ECOLÓGICA ÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Upload: trinhque

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

XXII MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO ECOLÓGICA

ÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

08 e 09/06/2013

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

UM BEM PRECIOSO PARA A VIDA: A ÁGUA !

A água é um bem fundamental para a vida e a forma como lidamos com ela permeia nossa história, nossa cultura e nosso cotidiano. “Deixar as coisas fluir”, ”fluxo de caixa”, “cristalino como água”. Até na nossa fala, a Água é tudo pra nós! Mas, e os cuidados que temos que ter para que a água limpa não falte?

Aos 88 anos de idade e com mais de 75.000 associados em todo o Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil começa o ano de 2013 com o maior efetivo dos últimos 40 anos da sua história. O Movimento Escoteiro “escoa” por todo o Brasil “fertilizando” novas ideias e nunca tivemos tanta “capilaridade” na sociedade como agora. Por isso, é hora de aproveitar nosso alcance para cumprir com nossa promessa escoteira e fazer o bem ao próximo, em especial na nossa comunidade local, que está “sedenta” da nossa participação... O Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica, nossa maior atividade ecológica, vem se tornando, ano após ano, uma referência e um norte de como educar nossas gerações do presente para que trabalhem pela sobrevivência sustentada das gerações futuras. Este é o 4º. ano em que trabalhamos em equipe na montagem desta atividade com a ajuda dos nossos amigos da REDE AMBIENTAL ESCOTEIRA (RAE)* e, não sem motivo, a participação de Grupos Escoteiros passou de 168 em 2009 para 404 GEs de 25 Estados brasileiros em 2013.

Neste ano, vamos nos juntar ao esforço dos Escoteiros do Brasil para uma maior profissionalização do nosso Movimento, já que os Relatórios serão recebidos pelo SIGUE. Apenas como um movimento organizado é que conseguiremos crescer em quantidade sem deixar a qualidade de lado, alçando o Movimento Escoteiro nacional ao patamar dos países desenvolvidos. Por isso, convocamos a todos para que nos ajudem a manter nosso crescimento e a qualidade das nossas atividades nesse XXII MutEco, para que possamos alcançar “o mundo que queremos”.

Grupo de Trabalho de Sustentabilidade

* A RAE está em www.redeambientalescoteira.org.br. Acesse e participe !

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

ROTEIRO DO XXII MUTECO

1. DETALHAMENTO DA ATIVIDADE

Data: de 08/06/2013 à 14/07/2013

Local: descentralizado, por distrito ou por grupo escoteiro. Público Alvo: ramos lobinho, escoteiro, sênior, pioneiro e comunidade em geral. Investimento do participante: conforme a organização local. Autorizações: eventos escoteiros realizados fora da sede e do horário de reuniões do Grupo Escoteiro devem ser feitos com Autorizações de Pais e do Diretor-Presidente.

2. DESENVOLVIMENTO

No dia proposto, os Grupos realizarão as atividades propostas no item I, observando as recomendações de segurança e a necessidade de autorizações.

Os Grupos Escoteiros terão até o dia 11/08/2012 para enviar o RELATÓRIO SIMPLIFICADO DE ATIVIDADE, contendo fotografias do evento, através do SIGUE.

3. DISTINTIVOS E CERTIFICADOS

Os Grupos Escoteiros que participarem do XXII MutEco receberão Certificados de Eficiência Ecológica através do site da UEB. Os certificados individuais poderão ser baixados na página da UEB em www.escoteiros.org.br, ou em www.redeambientalescoteira.org.br, impressos, preenchidos e entregues aos participantes pelos próprios Grupos Escoteiros. Os distintivos do XXII MutEco poderão ser adquiridos conforme instruções a serem publicadas também na página da UEB. O contato para a aquisição de distintivos é [email protected].

Atenção ! As atividades do XXII MutEco deverão acontecer no período citado acima !

Atividades fora deste período serão consideradas atividades ecológicas extras, p/ efeito do GRUPO PADRÃO e do SIGUE.

Atenção ! Os Relatórios Simplificados do XXII MutEco deverão ser enviados pelo SIGUE até o dia 11/08/2012 !

Relatórios entregues fora deste período serão considerados de atividades ecológicas extras, p/ efeito do GRUPO PADRÃO e do SIGUE.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

SUMARIO DAS ATIVIDADES

As atividades estão separadas por objetivos da IMMA e por ramo (L = lobinho, etc...)

1. Objetivo 1: Água e ar limpos para todos

Flores reveladoras (L)..........................................................................................................5Detetives da água (L,E)........................................................................................................6Análise da água (E,S)..........................................................................................................7Bacia hidrográfica x corrente sanguínea (E,S).....................................................................9

2. Objetivo 2: Ecossistemas para todas as espécies

Teia aquática (L)................................................................................................................10Corrida da energia (L,E,S).................................................................................................11Autobiografia de uma árvore (E,S)....................................................................................12

3. Objetivo 3: Substâncias perigosas aos meio ambiente

Aquamóvel (L,E).................................................................................................................13Purificador de água (E,S)...................................................................................................15Sabão ecológico a frio (E,S)...............................................................................................16

4. Objetivo 4: Melhores práticas ambientais

Quem sou eu nesse pedaço ? (L,E)...................................................................................17Melhores práticas ao acampar (E,S)..................................................................................19Trilhas vistas com outros olhos (S,P).................................................................................21

5. Objetivo 5: Desastres ecológicos

Futebol da mata ciliar (L,E)................................................................................................23Concurso de charges (E,S)................................................................................................25Observação de áreas de risco (S,P)..................................................................................26

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 1.1FLORES REVELADORAS

Objetivo da IMMA 1: Água e ar limpos para todos

Objetivo didático: Demonstrar como as plantas são atingidas pela poluição do solo.

Ramo: Lobinho

Materiais: 2 garrafas PET transparentes cortadas ao meio Corantes (anilina ou pó de refresco de morando, cereja ou framboesa) 2 flores brancas (as rosas brancas são melhores)

Modo de fazer:Adicionar águas às garrafas em volumes iguais. Adicionar a uma das garrafas o corante, que vai representar a poluição do solo por excesso de fertilizantes ou defensivos agrícolas. Coloque uma flor em cada garrafa, mas antes, faça um corte no talo de cada uma.

Aguardar pelo menos um dia e observar o que aconteceu com a coloração das duas flores. Aquela que recebeu o corante deve ter manchas nas pétalas, demonstrando como a poluição chega às pétalas. O tempo de absorção depende de fatores como temperatura, estado das flores, etc.

Para que os lobinhos compreendam como a água chega às pétalas, você pode conseguir um tubo capilar num laboratório de análises clínicas e compará-lo a um canudinho transparente, colocando ambos na água. A água sobe por capilaridade pelo tubo capilar e é assim que sobe pelo caule das plantas. Alternativamente, o efeito capilar pode ser demonstrado colocando-se a extremidade de uma folha de papel poroso (guardanapo, por exemplo) na água.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Que poluentes os lobinhos conhecem que são lançados ao solo e afetam as plantas desta forma? (herbicidas, por exemplo)

2. O que podemos fazer para evitar esse lançamento ? (Você conhece os alimentos orgânico? Sabia que eles são cultivados sem agrotóxicos?)

3. Os lobinhos sabem por que são necessários usar agrotóxicos ? (Para proteger a plantação de pragas. Mas, por que ocorrem as pragas?)

(Sugestão de Reginaldo Valdir da Silva, 315º./SP GE Welligton A. Medeiros)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 1.2DETETIVES DA ÁGUA

Objetivo da IMMA 1: Água e ar limpos para todos

Objetivo didático: Mostrar a importância dos microrganismos para a vida de um corpo d'água:

Ramos: Lobinhos e escoteiros

Material: Microscópio e amostras de água naturais

Modo de fazer:Colha água de um rio ou lago e use uma lupa ou microscópio para observação de fito plânctons e plânctons. Guarde essa água em um frasco e observe a proliferação das espécies existentes e o desenvolvimento de outras também.

Figura 1 – Atividade de observação da água do 11º./RS Isaac Bauler

Caso possível, peça ajuda de empresas de tratamento de água, para que mostrem aos jovens amostras contendo microrganismos ou insetos importantes como indicadores da qualidade das águas.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Vocês tinham noção de que uma gota d’água teria esta quantidade de microrganismos?

2. Vocês saberiam dizer quando uma água está pura só vendo seus microrganismos?3. Vocês conseguem relacionar o grau de pureza ao tipo de microrganismos encontrados

nela?

(Sugestão de Reginaldo Valdir da Silva, 315º./SP GE Welligton A. Medeiros)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 1.3ANÁLISE DA ÁGUA

Objetivo da IMMA 1: Água e ar limpos para todos

Objetivo didático: Conhecer a qualidade da água na sua localidade

Ramos: Escoteiro e sênior

Material: Kit de análise de água do WWMC

Modo de fazer:Os Escoteiros do Brasil estão ajudando a Federação de Ambientes Aquáticos (WEF) e a Associação Internacional da Água (IWA) a promoverem o Desafio Mundial de Monitoramento da Água (WWMD) no Brasil. Através deste Programa, ficamos conhecendo os dados de qualidade da água de vários países, enviados por milhares de pessoas de todo o mundo. Embora o Dia Mundial de Monitoramento da Água seja comemorado em 18 de setembro, os dados podem ser enviados anualmente de 22 de março ATÉ 31 DE DEZEMBRO.

Os Grupos Escoteiros interessados em receber gratuitamente kits simples para análise de água podem se cadastrar no site http://www.worldwatermonitoringday.org/. São kits de fácil manuseio para o monitoramento da qualidade da água de algum córrego, rio ou corpo d’água próximo. Os kits contêm os materiais necessários para 50 testes de pH, oxigênio dissolvido, temperatura e turbidez da água. Depois de obtidos, você coloca os resultados no banco de dados no mesmo site, contribuindo para conhecermos a qualidade das águas de sua localidade e de todo o mundo.

Peça um número pequeno de kits (no máximo 2) para evitar custos extras. Durante o Congresso Nacional Escoteiro de Pernambuco, a ser realizado de 26 a 28 de abril de 2013, estaremos entregando um grande número de kits aos participantes que se interessarem.

Após obtidos, você pode enviar seus dados para o WWMD de duas maneiras:

1. Entrando no site www.wwmd.org/, clicando em "participate" e cadastrando-se em "database login". É só seguir as instruções (“site” é o nome do curso d’água que você está monitorando).

2. Você pode também preencher um arquivo em word com os dados de analise e encaminhar para o WWMC. Na página da Rede Ambiental Escoteira, em downloads, colocamos o arquivo “WWMC-formulario-de-dados”, que você pode preencher e enviar para o e-mail [email protected].

Em ambos os casos, será necessário colocar as coordenadas geográficas do riacho onde você coletou a amostra. Para isso, caso você não tenha GPS, basta encontrar o riacho no

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

GoogleEarth e anotar as coordenadas que vão aparecer no canto inferior esquerdo quando você posicionar o ponteiro do mouse sobre o local. Se você não conseguir achar o riacho no GoogleEarth, pode, em último caso, colocar as coordenadas geográficas da cidade onde fica o riacho. Se você não tem o GoogleEarth, pode baixá-lo gratuitamente em http://www.google.com/intl/pt-PT/earth/index.html.

Ao invés de baixar o GoogleEarth, você pode também acessar a página http://itouchmap.com/latlong.html e encontrar o curso d’água ou da cidade no mapa. Nesta página, basta clicar no local para ver as coordenadas do ponto.

Estes programas serão bastante úteis para você programar todas as suas atividades escoteiras.

Figura 2 – Atividade de análise da água do 11º./SC Pindorama

Se não conseguir descobrir as coordenadas do riacho ou da cidade, nos avise em [email protected] que damos um jeito de ajudar.

Mas não se esqueça: não deixe de enviar seus dados até 31/12/2013, principalmente se tiver obtido seu kit por doação ! O que está em jogo é o nome do Escotismo Brasileiro !

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. O que vocês acharam da qualidade da água do curso d’água que analisamos?2. Porque ela está assim? 3. Como podemos melhorá-la?4. Como nossas atitudes no cotidiano impactam sobre a qualidade das águas?

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 1.4BACIA HIDROGRÁFICA X CORRENTE SANGUÍNEA

Objetivo da IMMA: 1 – Água e ar limpos para todos

Objetivo didático: Fazer um paralelo entre uma bacia hidrográfica e nossa corrente sanguínea

Ramos: Escoteiro e sênior

Materiais: Um mapa de bacia hidrográfica Um desenho da corrente sanguínea

Modo de fazer:

Mostre para a seção os dois desenhos acima, que podem ser baixados na seção downloads da Rede Ambiental Escoteira em www.redeambientalescoteira.org.br. Faça uma breve discussão abordando as semelhanças e diferenças entre os desenhos e como nossas atitudes no dia-a-dia podem afetar tanto nossos rios quanto nossa circulação.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Que semelhanças existem entre os dois sistemas?2. e que diferenças?3. Que atitudes do cotidiano que podemos tomar para manter os dois sistemas

funcionamento bem?

Fonte: Dias, G.F., Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental, Ed. Gaia, São Paulo, 2010.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 2.1TEIA AQUÁTICA

Objetivo da IMMA 2: Ecossistemas para todas as espécies

Objetivo didático: Ajudar os lobinhos a perceberem as relações entre as espécies no meio aquático

Ramo: Lobinho

Materiais: Argolas, Cartões com imagens de animais ou plantas aquáticas Novelo de lã ou cordão

Modo de fazer:Cada lobinho receberá uma argola, um cartão com imagens de animais, plantas ou ecossistemas e formarão um círculo. Escolhido um cartão inicial, o participante receberá o novelo e deverá dizer que relações existem entre os animais, plantas, ecossistemas do seu cartão e os outros. Quando determinar outro participante com cujo cartão tem uma relação, segurará uma ponta e entregará o novelo de linha para o integrante que porta o outro cartão, demonstrando a ligação entre as figuras.

Este, por sua vez, deverá passar o novelo por dentro da sua argola e procurar um outro cartão que se relacione com o animal, planta, ecossistema ou palavra que está representado em seu cartão, passando o novelo para o participante e assim por diante.

A dinâmica termina quando todos os integrantes já estiverem envolvidos pela teia. Neste momento pode-se fazer uma reflexão sobre a interdependência dos seres vivos nos ecossistemas. Pede-se para uma pessoa mexer sua linha e vê-se todas as voltas da linha se mexendo junto, já que a linha passa por dentro das argolas.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como as ações dos seres humanos afetam o habitat?2. Os humanos estão preocupados sobre como suas ações afetam as criaturas que

vivem ao redor deles? 3. Se considerarmos como nossas ações afetam o meio-ambiente, nós deveríamos

tomar decisões diferentes? (Quanto mais consumimos, mais áreas precisam ser desmatadas p/ produzir os bens de que precisamos !)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 2.2CORRIDA DA ENERGIA

Objetivo da IMMA 2: Ecossistemas para todas as espécies

Objetivo didático: Ajudar os jovens a compreender o transporte de energia através das cadeias alimentares.

Ramo: Lobinho, escoteiro e sênior (Dificultar a atividade conforme a seção)

Materiais: Esponja Balde com Água Copos Garrafa PET

Modo de fazer:Para que a atividade ocorra de forma positiva, é importante que o chefe trabalhe um fundo de cena, se possível com usar adereços, imagens e tudo mais que estiver disponível.

Após uma apresentação simples sobre transporte de energia entre seres vivos, o chefe pede para os jovens se posicionarem em fila e coloca nas extremidades da fila um balde com água e na outra a garrafa, explica aos jovens que a água é um dos itens fundamentais para fazer a primeira fonte de energia que é a fotossíntese, então o primeiro da fila que é o “produtor” deve pegar água com o copo e fazer a fotossíntese para gerara à energia, para isso ele deve passar a água do copo para a esponja, feito isso, a esponja deve ser passado jovem por jovem até chegar ao primeiro que vai colocar a água na garrafa, mas todos devem passar a esponja por cima da cabeça assim que o primeiro da fila terminar de encher a colocar a água ele deve correr e assumir o local do ultimo, entregando a esponja para o que agora é o penúltimo da fila, o ultimo da fila novamente pega a balde, molha a esponja e reinicia o ciclo.

O chefe deve ir afastando cada vez mais o balde e até mesmo colocando alguns obstáculos, até chegar ao ponto de não ter mais água.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. E se essa garrafa na verdade fosse um ser vivo que depende da energia gerada pela fotossíntese que tínhamos naquela região, ou necessitasse da energia de seres vivos que vivessem naquela água, o que aconteceria?

2. E os outros que estavam na fila? O que representam?

(Sugestão de Reginaldo Valdir da Silva do 315º./SP GE Welligton A. Medeiros)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 2.3AUTOBIOGRAFIA DE UMA ÁRVORE

Objetivo da IMMA 2: Ecossistemas para todas as espécies

Objetivo didático: Promover a compreensão das dificuldades enfrentadas pelos seres vivos para sobreviver.

Ramo: Escoteiro e sênior

Materiais: Consiga uma seção de corte de uma árvore ou tronco serrado mostrando os anéis de

desenvolvimento de uma árvore (Observação: NÃO CORTE ÁRVORES só para fazer a atividade, encontre um pedaço de tronco já serrado ou tente conseguir um tronco em alguma serraria.)

Modo de fazer:Mostre o tronco à seção e, em conjunto com os jovens, promova uma discussão acerca dos acontecimentos enfrentados pela árvore em seu crescimento. Abaixo, algumas pistas de como interpretar os anéis de uma árvore.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Você consegue imaginar o tempo passando para uma árvore? 2. Você consegue perceber que a árvore é um ser vivo como nós?

Fonte: Dias, G.F., Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental, Ed. Gaia, São Paulo, 2010

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 3.1AQUAMÓVEL

Objetivo da IMMA 3: Substâncias perigosas ao meio ambiente

Objetivo didático: Estimular o espírito de equipe para conservar os recursos hídricos que ainda restam.

Ramos: Lobinho e escoteiro

Materiais: 15 copos plásticos para um grupo de até 50 participantes (os copos devem ser

reaproveitados, por exemplo copos plásticos de requeijão); jarros transparentes de plástico ou garrafas plásticas reaproveitadas com o gargalo

cortado (1 para cada equipe); água; réguas graduadas de papel; fita adesiva; grãos ou elementos, como restos de lixo ou tinta, que representem a contaminação ou

poluição da água.

Modo de fazer:Copos que contenham somente água irão representar a água limpa e copos que contenham água e restos de lixo ou sujeira, representarão a água contaminada. Preparar os copos, por exemplo, 7 com água limpa e 8 com água poluída.Posicionar os copos, espalhados pela área, escondendo-os em diversos locais. Em cada jarro plástico ou garrafa reaproveitada colar uma régua graduada para medição do resultado de cada equipe.

Todas as equipes têm uma missão em comum: salvar a Terra antes que ela se transforme num imenso deserto. Encontrar água é o grande desafio, mas ela não pode estar contaminada.

Cada equipe será um aquamóvel, compondo um pequeno círculo, todos voltados com o rosto para fora, de costas, e agrupados com os braços “enganchados”, como na ilustração. Cada aquamóvel receberá um jarro ou garrafa reaproveitada sem água e graduado. O objetivo é encher o jarro ou garrafa com a maior quantidade possível de água limpa, durante um tempo estabelecido.

Uma pessoa da equipe será o tripulante do aquamóvel com a função de abastecer o tanque coletor de água. As outras pessoas exercerão a função de observadores que observarão as ações do tripulante e o cumprimento das regras da atividade.

Ao sinal de saída, todos os aquamóveis sairão à procura dos copos com água. Ao encontrar um copo, todos do aquamóvel deverão abaixar-se, pegar o copo e jogar a água dentro do jarro ou garrafa reaproveitada.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Regras:- os braços não podem se soltar, pois todos os tripulantes estão interligados; se isso acontecer, o aquamóvel entrará em colapso e se desmanchará;- a água coletada não pode estar poluída ou contaminada;- caso o grupo derrube a água do copo, deve abandoná-lo.

Os observadores de cada equipe anotarão as “infrações” cometidas pelo tripulante, bem como observarão o comportamento dos participantes podendo estabelecer “prendas”, se for o caso.

Deixar claro que a atividade não é uma corrida, mas um desafio a ser cumprido com a cooperação de todos. Após o término do tempo determinado todos os aquamóveis medirão a quantidade de água obtida em cada jarro. A idéia é não desperdiçar nenhum dos jarros, sendo todos os aquamóveis vencedores e convidados a continuar a missão por muitos anos.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Qual a relação da quantidade de água coletada com a quantidade necessária para a sobrevivência de todos?

2. Qual o comportamento dos grupos para obter água limpa? Houve competição? Espírito de equipe? Organização? Planejamento? Motivação?

3. Imaginar essas atitudes para a situação da água no Planeta. Pessoas competindo, sem critérios, pelos mesmos recursos, enquanto outras vivem em completa escassez. Como gerar a co-responsabilidade de cada um nesse cenário?

4. Nem todos os participantes tiveram a mesma condição de acesso aos copos de água durante a atividade. Em nossa sociedade, muitas comunidades não dispõem de água encanada e nem tratada. Como os escoteiros / seniores pensam que esse assunto pode ser trabalhado na comunidade onde o Grupo está inserido? (Pode-se fazer um diagnóstico das condições locais, trabalhando as diferenças e a importância que a água tem na vida de pessoas que não têm acesso a ela; comparando com aquelas que possuem acesso facilitado. Quais as limitações para o desenvolvimento social, econômico e ambiental desta comunidade? Alguém já viveu uma situação precária e hoje tem melhor qualidade de vida? Como isso foi possível e como os participantes podem se mobilizar para que as pessoas tenham melhor acesso à água limpa?).

Fonte: WWF-Brasil. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Guia de Atividades. 2006. Sugestão de Luciano Cordeiro de Loyola, do 111/PR GE São Marcelino Champagnat e Ereni Mendonça Albino do 1º./AM GE Murilo Braga

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 3.2PURIFICADOR DE ÁGUA

Objetivo da IMMA 3: Substâncias perigosas ao meio ambiente

Objetivo didático: Mostrar aos jovens como construir um purificador de água simples para a água que contém apenas impurezas sólidas (areia, etc.).

Ramos: Escoteiro e sênior

Materiais: Garrafa Pet

Modo de fazer:A água é tão necessária que o organismo humano sobrevive por cerca de três dias apenas, sem água. Ela ajuda a regular a temperatura interna do corpo e deve ser consumida mesmo em climas com temperaturas muito baixas. Em uma situação de sobrevivência, por exemplo, podemos obter água de diversas fontes e formas, como as águas de chuva retidas por bambus, cipós e poças de água no chão.

Entretanto, um importante aspecto que não deve ser negligenciado é a purificação e o tratamento para consumo dessa água. Ela deve estar livre de bactérias, parasitas ou outros micro-organismos e impurezas, que são nocivos à saúde humana e podem causar vários males tais como cólera e diarréia, causando entre outras coisas a desidratação e a morte.

Por isso, é útil conhecer formas de tratamento e purificação de água, como usar pílulas ou tabletes de cloro, iodo ou permanganato de potássio ou fervê-la com recipientes metálicos. A água que vem direto da nascente pode ser consumida de imediato, mas as águas de um riacho, embora num ambiente natural, podem estar contaminadas por algum animal morto rio acima.

Um técnica fácil de se filtrar a água e retirar dela materiais particulados e algumas bactérias é feita usando-se uma garrafa PET com uma camada de cascalho por cima, outra de areia intermediária e por último uma de carvão. Embaixo de tudo, pode ser colocado um tecido tipo camiseta ou lenço (usar tecido branco, para evitar o desprendimento de corantes).

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Que tipos de impurezas podem ser retiradas por esse purificador?2. Como seriam os métodos de purificar a água para uma cidade?

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 3.3SABÃO ECOLÓGICO A FRIO

Objetivo da IMMA 3: Substâncias perigosas ao meio ambiente

Objetivo didático: Mostrar aos jovens o impacto do lançamento do óleo de cozinha no meio ambiente e como recicla-lo.

Ramos: Escoteiro e sênior

Materiais: 5 copos de 200mL de óleo usado (o melhor óleo é o usado uma ou duas vezes no

máximo. Quanto mais claro, melhor ficará o sabão). 1/2 copo (100 mL) de água 1/2 copo (100 mL) de álcool ou desinfetante 1 copo (200 mL) de soda cáustica líquida

Modo de fazer:Bater tudo dentro de uma garrafa pet de 2,5L e deixar secar por 24h. Cortar em pedaços. Não precisa levar ao fogo.

Figura 3 – Atividade de recolhimento de óleo usado do 329º./SP Paraibuna

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como podemos diminuir o impacto do lançamento de óleo sobre o meio ambiente?2. Que outras substâncias perigosas os jovens conhecem e como evitar seu

lançamento?

(Sugestão de Flávia Elizabeth de Castro Viana Silva, 52º./MG GE Duque de Caxias)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 4.1QUEM SOU EU NESSE PEDAÇO ?

Objetivo da IMMA 4: Melhores práticas ambientais

Objetivo didático: Saber como nossas atitudes diárias impactam nos recursos naturais.

Ramo: Lobinhos e escoteiros

Materiais: Jogo de cartões de papel apito pregadores de roupa ou fita adesiva cartolinas

Modo de fazer:Escolher cinco temas relacionados à água e que tenham a ver com a nossa realidade. Cada tema deve ser representado numa cartolina (21 x 29 cm), por uma frase ou um desenho ilustrativo. Selecionar também frases que representem atitudes cotidianas escolhidas para cada tema, reproduzindo-as num cartão (5 x 5 cm). Veja os exemplos do quadro anexo.

O número de cartões com as frases deve ser igual ao número de participantes. Os participantes formam um grande círculo e recebem um cartão que deve ser afixado em suas costas sem que ninguém veja o que está escrito. O cartão contém atitudes de degradação e de conservação relacionadas ao meio ambiente e à água.

Explicar que o objetivo do jogo é que cada um encontre o seu lugar. A atitude que ele representa deve ser posicionada num dos temas principais, mas ele não sabe qual é. Para que isso aconteça, cada um pode contar

com a ajuda dos colegas, mas respeitando a regra: a comunicação só pode ser feita por gestos e mímicas.

Ao som de um apito, os participantes, organizados em duplas, começam a se ajudar observando o conteúdo de seu parceiro. De frente um para o outro, e um por vez, fazem mímicas e gestos sobre o conteúdo e tentam descobrir qual o seu lugar. A confirmação da posição correta é dada pelo componente da dupla, mas ainda sem falar. Quando todos estiverem agrupados em seus cantos, a comunicação será liberada para que os participantes verifiquem se pertencem ao lugar. Pode acontecer de alguém pertencer a mais de um tema e, neste caso, ele deverá falar sobre isso ao grupo.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como foi a integração entre as pessoas? Houve cooperação e colaboração? 2. Quais as maiores dificuldades? Como foram resolvidas?3. Você age como na frase que recebeu?

Tema 1: O rio está muito sujo!Eu jogo o lixo no chão.Eu não consigo mais viver da pesca, pois os peixes morreram.Eu oriento as pessoas para jogarem lixo no lixo.Eu não me importo com a beleza do rio e arranco as árvores de suas margens.Eu sei que o lixo entope os bueiros e causa as enchentes, indo parar nos rios.Eu sei que o esgoto lançado no rio polui suas águas.Eu contamino o rio com agrotóxicos e prejudico a vida dos peixes.

Tema 2: A água limpa está acabando!Eu fecho a torneira, enquanto escovo os dentes e ensaboo a louça.Eu só uso produtos biodegradáveis que não poluem as águas.Eu verifico se os encanamentos estão com vazamentos.Eu só lavo a calçada com mangueiras e não me importo com o desperdício da água.Eu aviso os responsáveis, quando vejo um vazamento na rua.Eu utilizo a água da chuva coletada em baldes para lavar o quintal.

Tema 3: Temos que cuidar da água do subsolo!Eu guardo os produtos químicos em local próprio, com chão impermeabilizado.Eu limpo o óleo que vaza dos veículos com uma estopa, impedindo que se infiltre no solo.Eu utilizo agrotóxicos nas minhas plantações e jogo as embalagens usadas no chão.Eu não posso mais beber a água do poço.Eu incentivo o consumo de alimentos sem agrotóxicos.Eu devolvo as pilhas usadas e a bateria do meu celular para os locais de coleta seletiva.

Tema 4: Temos que economizar energia!Eu economizo água. Eu tomo banhos demorados.Eu deixo todas as luzes acesas sem motivo.Eu fico horas usando o vídeo-game e o computador.Eu troquei as lâmpadas de minha casa por lâmpadas mais econômicas.Eu sou uma fábrica que usa gerador próprio.Eu uso a luz do dia para fazer minhas lições de casa, evitando acender as luzes pela manhã.

Tema 5: Chuvas e enchentes podem trazer doenças !Eu jogo entulho nos rios e nos córregos.Eu não ando descalço nas águas das enchentes.Eu deixo água acumulada nos vasos de plantas.Eu retiro as árvores para que as folhas não sujem o chão.Eu preservo uma área verde na minha casa para que a chuva possa infiltrar-se no solo.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Fonte: WWF-Brasil. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Guia de Atividades. 2006. Sugestão de Luciano Cordeiro de Loyola, do 111/PR GE São Marcelino Champagnat e Ereni Mendonça Albino do 1º./AM GE Murilo Braga

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 4.2MELHORES PRÁTICAS AO ACAMPAR

Objetivo da IMMA 4: Melhores práticas ambientais

Objetivo didático: Discutir com jovens as melhores práticas em acampamento.

Ramos: Escoteiro e sênior

Materiais: Materiais p/ apresentação, como flipcharts, slides, Datashow, etc.

Modo de fazer:Faça uma pequena palestra, apresentação ou debate, discutindo as melhores práticas em um acampamento:

1. Evite lançar detergente ou sabão nos rios. Esses produtos possuem substâncias que alteram as características naturais da água e podem causar impactos negativos na fauna e na flora da região. Lave as vasilhas a uma boa distância dos cursos d’água.

2. Aproveite galhos que já estejam caídos para construir pioneirias e fogueiras. Evite matar ou mutilar plantas e árvores. Lembre-se que você é apenas visitante do local e todos os seres vivos merecem respeito. Observe se é permitido cortar bambu onde você estiver.

3. Não assuste os animais que vivem no local. Os animais estão acostumados com o ambiente onde vivem. Lembre-se que você é apenas visitante do local e todos os seres vivos merecem respeito.

Figura 4 – Palestra sobre praticas para diminuir a poluição para membros dos GEs 17º., 25º. e 61º./PE

4. Evite a poluição sonora. Aproveite o momento de contato com a natureza para ouvir os sons próprios daquele ambiente (canto dos pássaros, barulho dos insetos, vento...). Além disso, o barulho pode interferir no comportamento dos animais.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

5. Se houver uma trilha marcada, caminhe sempre nela. Ao fazer isso você estará evitando que o terreno ao redor seja compactado, que a vegetação fique escassa e que a trilha se alargue.

6. Lembre-se de levar seus próprios utensílios de cozinha (prato, talheres e caneca). Assim você estará evitando a utilização de materiais descartáveis.

7. Sempre que possível, substitua o sisal por cordas de nylon ou algum material reutilizável.

8. Em locais onde não houver sanitários, construa latrinas adequadamente. Cuidado especial deve ser tomado para que os rejeitos não contaminem cursos d'água, por isso, construa longe das margens de rios e lagos. Após cada utilização, tampe bem a latrina.

9. Leve todo o lixo seco de volta e dê o destino correto a ele, por exemplo, envie para reciclagem. Antes de deixar o local de acampamento, faça uma inspeção rigorosa e verifique se todo o lixo gerado está sendo levado de volta. Lembre-se que o local deve ficar igual ou melhor do que estava antes da atividade.

10. Com relação ao lixo orgânico (cascas de frutas e verduras, restos de comidas, etc) verifique quais são as regras do local de acampamento para dar o destino adequado. Quando possível leve esse material de volta e dê o destino correto a ele, por exemplo, faça compostagem. Quando não for possível, construa fossas de líquidos e sólidos - restos de alimentos e outros materiais orgânicos podem ser descartados nas fossas. Elas devem ser tampadas ao final da atividade.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como nossas atitudes ao acampar podem impactar nos nossos recursos hídricos?2. Vocês teriam algum outro cuidado para acrescentar à lista? 3. Em suas atividades costumam prestar atenção a esses detalhes?4. Vocês consideram possível aplicar os cuidados sugeridos? Por quê?5. Qual o impacto (positivo ou negativo) da utilização ou não desses cuidados?6. Como podemos fazer um fogo de conselho de menor impacto ambiental?

(Veja no Guia da IMMA)

(Sugestão de Flávia Elizabeth de Castro Viana Silva, 52º./MG GE Duque de Caxias e Lívia Silveira Netto Pommerening, 174º./RS GE Anauê)

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 4.3TRILHAS VISTAS COM OUTROS OLHOS

Objetivo da IMMA 4: Melhores práticas ambientais

Objetivo didático: Demonstrar como podemos encontrar e analisar impactos ambientais decorrentes da implantação e uso de trilhas e como uma trilha mal conservada pode afetar os cursos d’água da região.

Ramos: Sênior e pioneiro

Materiais: Imagens de satélite de trilhas Mapas topográficos de áreas com trilhas Máquina fotográfica digital Bússola Clinômetros, etc

Modo de fazer:Os escoteiros têm utilizado trilhas ecológicas para suas atividades que oferecem aos visitantes a oportunidade de desfrutar de uma área de maneira tranquila e alcançar maior familiaridade com o meio natural. Trilham bem construídas e devidamente mantidas protegem o ambiente do impacto do uso e ainda asseguram aos visitantes maior conforto, segurança e satisfação.

Figura 5 - Palestra sobre trilhas ecologicamente corretas para membros do 4º./PA GE do Ar Santos Dumont

As trilhas existentes no Brasil, entretanto, não recebem manutenção adequada e apresentam pontos críticos com relação à segurança. Surgem não se sabe de onde e frequentemente desaparecem, tomadas pelo mato, devido ao desuso. Algumas ainda apresentam bifurcações que não levam a lugar algum. Some-se a isso a constante ausência de mapas, sinalização e outros meios interpretativos. Como sofrem com o problema de erosão, as trilhas mal conservadas podem levar a problemas de assoreamento de cursos d’água e, portanto, provocar enchentes.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Por isso, propomos que sua tropa ou clã percorra uma trilha conhecida, utilizada em atividades escoteiras na região, e faça a avaliação das condições de uso desta. Seu relatório pode conter:

Descrição do local, como chegar, proprietário, acesso, quem a utiliza, extensão, forma da trilha e tipo de vegetação. Hoje em dia é importante informar sobre a recepção de aparelhos de celular.

Informação se há alguma entidade privada ou de governo que faça o controle de acesso, a segurança e a manutenção da trilha.

Avaliação dos problemas encontrados relacionados às condições de solo, pontos de interesse para a interpretação ambiental, conflitos de uso no local, necessidades de trabalhos de manutenção e outras informações que possam assessorar o diagnóstico da trilha. Ilustrar com fotos quando possível.

Croqui da trilha com indicações de distâncias, cursos d'água, declividade, erosão, lixo acumulado, sinalizações, bifurcações, entre outros. Para isto, nada melhor do que o bom e velho Percurso de Gilwell.

Proposição de melhorias para a utilização e manutenção da trilha. Estas propostas podem dar subsídios a execução de projetos futuros específicos para a sua realização.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como podemos ajudar a conservar as trilhas que utilizamos?2. Como nossas atitudes podem impactar sobre as trilhas?3. Como uma trilha mal conservada pode afetar os cursos d’água da região?

Bibliografia recomendada

Manual de Ecoturismo de Base Comunitária: ferramentas para um planejamento responsável. WWF Brasil, c2003. 470p. CAPÍTULO 2.6 Implantação e manejo de trilhas, de Waldir Joel de Andrade (disponível nos downloads da RAE)

Manual de Construção e Manutenção de Trilhas. Fundação Florestal, Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, 2009.

Sugestão de Luciano Cordeiro de Loyola, do 111º./PR GE São Marcelino Champagnat

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 5.1FUTEBOL DA MATA CILIAR

Objetivo da IMMA 5: Desastres ecológicos

Objetivo didático: Conscientizar os jovens para a importância das matas ciliares e das coberturas vegetais para evitar assoreamento dos cursos d’água que podem provocar enchentes.

Ramos: Lobinho e escoteiro

Materiais: Apito 30 bolinhas feitas com meias, jornal ou tampinhas plásticas barbante ou novelo de lã reutilizado folhas de papel com desenhos de árvores

Modo de fazer:Escolheremos uma área livre ou o espaço da sala de aula. De um lado, formaremos uma área de gol, fixando o barbante no chão da área escolhida. Esta linha representará a margem do rio, cujo interior pode ser decorado com sacos de lixo ou papéis azuis para ficar com aparência de água. Em frente à área do gol, distribuiremos as bolinhas pelo chão.

Selecionaremos alguns participantes que deverão ficar enfileirados na linha da margem do rio, representando as árvores da mata ciliar. Eles podem segurar folhas de papel com desenhos de árvores. É importante que a barreira fique bem fechada, dificultando a entrada das bolinhas. Os demais participantes serão os jogadores, posicionados a uma certa distância do gol.

1ª. etapa:Ao som do apito, os jogadores chutam as bolinhas, visando ultrapassar a área da barreira. Outro apito e todos param de chutar para a contagem das bolinhas que ficaram na área do gol.

2ª. Etapa:Contaremos que a Mata Ciliar está sendo reduzida. Isso significa que devemos diminuir o número de árvores na barreira, intercalando a retirada de alguns participantes. Repetiremos a 1a etapa, comparando o resultado com a primeira situação. A barreira será diminuída aos poucos, até que a entrada das bolinhas se torne muito fácil.

3ª. Etapa:Discutir as sensações que os participantes tiveram durante a atividade, comparando com a realidade da relação água e florestas: a mata ciliar é representada pela barreira e as bolinhas representam o lixo e os sedimentos, como a terra carregada pela erosão. Quanto maior a barreira, menos sedimentos e lixo conseguirão penetrar nas águas pela ação do vento e das chuvas. Assim como os cílios protegem nossos olhos contra a entrada de partículas de poeira, a mata ciliar protege os rios contra a erosão e algumas formas de poluição.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como seria se as bolinhas representassem as gotas de chuva?2. Como estão as margens dos cursos d’água da sua localidade? 3. Porquê?

Fonte: WWF-Brasil. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Guia de Atividades. 2006. Sugestão de Luciano Cordeiro de Loyola, do 111/PR GE São Marcelino Champagnat e Ereni Mendonça Albino do 1º./AM GE Murilo Braga

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 5.2CONCURSO DE CHARGES

Objetivo da IMMA 5: Desastres ecológicos

Objetivo didático: Estimular a capacidade crítica e de síntese das situações envolvendo o meio ambiente.

Ramo: Escoteiro e sênior

Materiais: Papel e lápis

Modo de fazer:Charges são formas de expressar as incertezas, o ridículo e as contradições da sociedade humana, com seriedade e bom humor (aliás, “humor não é o contrário de sério, humor é o contrário de chato”). Charges informam, conscientizam e nos fazem refletir, ou seja, charges são uma brincadeira muito séria. B.P. também era mestre em desenhar com bom humor.

Por isso, solicite que os participantes desenhem charges que mostrem o perigo do comportamento predatório humano, como o desmatamento e o consumo exagerado e como nossas ações podem provocar o aquecimento global e seus efeitos, como enchentes, secas, etc.

(Charges publicadas com permissão do Jornal “O Tempo” de MG)

A atividade pode ser feita de forma competitiva, com as melhores charges escolhidas por um júri, por exemplo, e podem resultar numa exposição de charges ou em debates.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1 Como a equipe conseguiu criar a charge? 2 Qual o efeito que sua charge provocará na conscientização ambiental?

Fonte: Dias, G.F., Dinâmicas e Instrumentação para Educação Ambiental, Ed. Gaia, São Paulo, 2010. Sugestão de Carlos Eduardo do 135º./ MG GE Taquaril

Eles vão discutir sobre a nossa

situação lá na Rio + 20 !

Tá ! A gente espera mais um

pouco !...

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

Ficha técnica no. 5.3OBSERVAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO

Objetivo da IMMA 5: Desastres ecológicos

Objetivo didático: Conscientizar sobre a importância da prevenção para evitar os desastres ecológicos e de se minimizar seus efeitos

Ramo: Sênior e pioneiro

Materiais:Máquina fotográfica, mapas, GPS (se disponível)

Modo de fazer:Dentro do Objetivo 5 da IMMA, até agora todas as iniciativas do Movimento Escoteiro no Brasil têm sido voltadas para atuar APÓS a ocorrência de tragédias, seja angariando donativos para os desabrigados, seja auxiliando os órgãos responsáveis (Bombeiros, CEDEC, etc.) na logística desses donativos.

Entretanto, também sabemos que diversas cidades brasileiras possuem áreas de risco onde podem ocorrer escorregamentos e enchentes e que, nem sempre, as prefeituras e as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), possuem técnicos suficientes para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco no Município visando atuar ANTES que ocorram esses eventos. Nós, escoteiros, dentro do nosso ideal ajudar o próximo e atuar localmente na nossa comunidade, podemos ajudar também nesta etapa.

Por isso, propomos realizar uma vistoria em áreas de risco de sua cidade que podem ser:

1. cortes de taludes, aterros, lixo ou entulho localizados acima de residências, que podem desabar em época de chuvas;

2. residências com rachaduras que apresentam risco;3. locais desmatados localizados acima de residências onde podem ocorrer

deslizamentos de terra;4. passagem de águas em locais onde o solo está exposto e que podem “descalçar”

residências localizadas acima;5. residências localizadas nas proximidades de rios cujas margens podem inundar;6. pontos onde foram observados alagamentos nas chuvas anteriores devido ao

entupimento de bueiros.

Mas ATENÇÃO!

1. Realizar ANTES um contato com a COMPDEC de seu município solicitando AUTORIZAÇÃO e instruções sobre COMO realizar uma vistoria em áreas de risco.

2. É desejável que seja feita uma parceria com as COMPDECs para que os trabalhos sejam direcionados à atender as necessidades do município e assim, supri-las.

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

3. Antes do trabalho de campo, é desejável que se faça uma capacitação básica em proteção e defesa civil para a aquisição de conceitos prioritários. A Defesa Civil Nacional fornece esta capacitação gratuitamente na modalidade à distância em: www.defesacivil.gov.br/web/guest/defesa-civil/eventos-e-campanhas/capacitacao

4. Realize, se autorizado, a vistoria em uma área de mais fácil acesso, fotografando locais onde possa haver o risco de desabamentos que venham a prejudicar moradias localizadas abaixo. Seu Relatório pode, MESMO SEM MOSTRAR RESIDÊNCIAS, conter a localização geográfica dos locais de risco determinadas em mapas. Se possível, informe as coordenadas por GPS ou encontrando-as em mapas na Internet (veja Ficha Técnica 1.3).

5. NÃO FOTOGRAFE RESIDÊNCIAS EXPOSTAS AO RISCO SEM A AUTORIZAÇÃO DO PROPRIETÁRIO! Elabore, com a ajuda da COMPDEC, um documento padrão impresso para ser assinado no ato das visitas, caso haja a necessidade de realizar registro fotográfico, autorizando o uso das imagens.

6. Combine com a COMPDEC a forma de apresentação e o endereçamento das informações coletadas. Preferencialmente, envie para as COMPDECs ou setores da prefeitura que trabalhem com gerenciamento de área de risco, que possuem competências para o uso correto destes dados.

7. Por último, por mais importantes que sejam as informações coletadas, NÃO encaminhe seus dados a ninguém que não os tenha solicitado.

Estas precauções são muito importantes pois, assim como a atuação dos voluntários escoteiros NÃO deve atrapalhar os órgãos oficiais DURANTE e APÓS o acontecimento de uma tragédia, também devemos procurar não atrapalhar ANTES do evento.

AvaliaçãoPara que a atividade atinja os objetivos da IMMA, faça uma breve discussão orientada com algumas perguntas, por exemplo:

1. Como seu trabalho pode ajudar a salvar vidas?2. A que causas podemos atribuir as situações de risco verificadas?

XXII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação EcológicaÁGUA: O MUNDO QUE QUEREMOS !

CRÉDITOS:

Este programa de atividades foi elaborado por Paulo Eugênio de Oliveira do 135º./MG GE Taquaril, Coordenador do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da Equipe Nacional de Atividades (ENA), partindo de sugestões e contribuições encaminhadas pelos membros da REDE AMBIENTAL ESCOTEIRA (RAE) em www.redeambientalescoteira.org.br. Além dos escotistas citados no texto, também enviaram sugestões: Maria D. S. Mourão do 82º./RJ GE Marechal Castelo Branco, Fabio Marcos De Oliveira do 135º./ MG GE Taquaril e Orlando Alves Lima Jr. do 206º./PR Lagoa Dourada. As fotos são de atividades do XXI MutEco do 175º./RS Mate Amargo, 11º./SC Pindorama, 329º./SP Paraibuna, 17º./PE Reverendo Martin Luther King, 25º./PE Felipe Camarão, 61º./PE Cidadão do Amanhã e 4º./PA do Ar Santos Dumont. O logotipo da RAE é de autoria de Carlos Nascimento do 13o./SE GE Uirapuru e o logotipo do XXII MutEco é de autoria da Comissão Nacional de Imagem e Comunicação (CNIC). Também encaminharam sugestões de distintivos para o XXII MutEco: William Teske do 54º./SC GE Cruzeiro do Sul de Blumenau, Michele Ferreira L. dos Santos do 100º./RJ GE Nova Vida e Carlos Nascimento do 13 o./SE GE Uirapuru e Icaro S. R. Oliveira (MG). Contatos para mais informações, dúvidas, sugestões e críticas podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. Todas as atividades e materiais podem ser adaptados à realidade local e reproduzidos. Pedimos apenas citar a fonte.