colegiopiagetsbc.com.br · web view(adaptado de george martine e gordon mcgranahan, “a...

31
TEXTO PARA QUESTÃO 01 01) (Unicamp 2009 – adaptada) Calvin é personagem de uma conhecida tirinha americana traduzida para várias línguas. A primeira tira é uma tradução portuguesa e a segunda, uma tradução brasileira. Observando as diferenças podemos afirmar que: I - As diferenças são apenas lexicais. II- Há diferenças no léxico e também fonológicas. III - As diferenças são principalmente sintáticas. IV – A única diferença é o uso da 2ª pessoa no lugar da 3ª. a) Estão corretas a I e a II. b) Estão corretas a II e a III. c) Apenas a III está correta. d) Todas estão corretas. 02) (Unicamp 2009 – adaptada) Encontram- se, abaixo, a transcrição de parte de uma transmissão de jogo de futebol, trecho de uma canção e uma manchete de notícia. TEXTO 1 Na marca de 36 minutos do primeiro tempo do jogo, pode abrir o marcador o time da Itapirense. A Esportiva precisa da vitória. Tomando posição o camisa 9 Juary. É a batida de penalidade máxima. Faz festa a torcida. Fica no centro do gol o goleiro Cléber. Partiu Juary com a bola para a esquerda, tocou, é gol. Gol da Esportiva! E o Mogi Mirim tem posse de bola agora, escanteio pela direita. 39 minutos, Juan na cobrança do escanteio para o Mogi Mirim, chutou, cruzou, cabeceia Anderson Conceição e é gol. Foi aos 39 minutos do primeiro tempo, Juan pra cobrança do lado direito, subiu, desviou de cabeça o zagueiro Anderson Conceição, bola pro fundo da rede do goleiro Brás da Itapirense. Cutucou pro fundo da rede Anderson Conceição, camisa 4. (Transcrição adaptada de trecho da transmissão da partida entre Mogi Mirim Esporte Clube e Itapirense em 04/10/2008. Disponível no Podcast “Mogi Simulado (2º MÉDIO) Página 1

Upload: dangthien

Post on 12-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

TEXTO PARA QUESTÃO 01

01) (Unicamp 2009 – adaptada) Calvin é personagem de uma conhecida tirinha americana traduzida para várias línguas. A primeira tira é uma tradução portuguesa e a segunda, uma tradução brasileira.

Observando as diferenças podemos afirmar que:

I - As diferenças são apenas lexicais.

II- Há diferenças no léxico e também fonológicas.

III - As diferenças são principalmente sintáticas.

IV – A única diferença é o uso da 2ª pessoa no lugar da 3ª.

a) Estão corretas a I e a II.b) Estão corretas a II e a III.c) Apenas a III está correta.d) Todas estão corretas.

02) (Unicamp 2009 – adaptada) Encontram-se, abaixo, a transcrição de parte de uma transmissão de jogo de futebol, trecho de uma canção e uma manchete de notícia.

TEXTO 1

Na marca de 36 minutos do primeiro tempo do jogo, pode abrir o marcador o time da Itapirense. A Esportiva precisa da vitória. Tomando posição o camisa 9 Juary. É a batida de penalidade máxima. Faz festa a torcida. Fica no centro do gol o goleiro

Cléber. Partiu Juary com a bola para a esquerda, tocou, é gol. Gol da Esportiva! E o Mogi Mirim tem posse de bola agora, escanteio pela direita. 39 minutos, Juan na cobrança do escanteio para o Mogi Mirim, chutou, cruzou, cabeceia Anderson Conceição e é gol. Foi aos 39 minutos do primeiro tempo, Juan pra cobrança do lado direito, subiu, desviou de cabeça o zagueiro Anderson Conceição, bola pro fundo da rede do goleiro Brás da Itapirense. Cutucou pro fundo da rede Anderson Conceição, camisa 4.

(Transcrição adaptada de trecho da transmissão da partida entre Mogi Mirim

Esporte Clube e Itapirense em 04/10/2008. Disponível no Podcast “Mogi

Mirim Esporte Clube”, em www.mogimirim.com.br)

TEXTO 2

“Cotidiano” (Chico Buarque)

Todo dia ela faz

Tudo sempre igual

Me sacode

Às seis horas da manhã

Me sorri um sorriso pontual

E me beija com a boca

De hortelã (...)

Simulado (2º MÉDIO) Página 1

Page 2: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

TEXTO 3

“Presidente visita amanhã a Estação Antártica”

(Imprensa Nacional, em www.in.gov.br, 15/02/2008)

Em relação aos tempos verbais dos três textos podemos afirmar que:

a) O uso do presente, que aparece nos três textos, indica que os fatos estão acontecendo no momento em que se fala.b) Na música, o uso do tempo presente indica ação habitual, pois normalmente é isso que este tempo representa.c) No último parágrafo do texto I predomina o pretérito imperfeito do indicativo.d) O modo como os eventos se desenrolam no tempo não tem a ver, exclusivamente, com a forma verbal.

TEXTO PARA QUESTÃO 03

03) (Unicamp 2010 – adaptada) Nessa propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação de dicionário. No que diz respeito à propaganda e à expressão “bom pra burro”, assinale a alternativa incorreta.

a) “Pra burro” é frequentemente associado à intensidade, quantidade, ao advérbio “muito”.b) A representação aludida é de que o dicionário é o “pai dos burros”, associando o uso do dicionário à ignorância.c) A representação é adequada, pois pressupõe-se que as pessoas devam saber todas as palavras da língua da qual são falantes, e que o dicionário deva ter todas as palavras de uma determinada língua.

d) Junto com a imagem de um dicionário, a expressão” bom pra burro” permite uma associação provocando humor.

TEXTO PARA QUESTÃO 04

04) (UNICAMP 2011 – adaptada) Nessa tira de Laerte a graça é produzida por um deslizamento de sentido entre as palavras “afinação, finura e grosso” causando um efeito de humor.

Analise as afirmações abaixo a respeito da tira.

I – Os sentidos das palavras “afinação e finura” se confundem porque ambas pertencem ao mesmo campo semântico espacial.

II – No 3º quadrinho a palavra “grosso” se opõe à palavra “finura”, ocorrendo então um deslizamento para o campo semântico da polidez.

III - O humor ocorre porque as palavras “afinação e finura” pertencem a campos semânticos diferentes.

a) Todas estão incorretas.b) Estão corretas as afirmações II e III.c) Todas estão corretas.d) Estão corretas as afirmações I e II.

TEXTO PARA QUESTÃO 05

05) (UNICAMP 2012 – adaptada) Os enunciados abaixo são parte de uma peça publicitária que anuncia um carro produzido por uma conhecida montadora de automóveis.

Simulado (2º MÉDIO) Página 2

Page 3: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

UM CARRO QUE ATÉ A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE APROVARIA: ANDA MAIS E BEBE MENOS.

ELE CABE NA SUA VIDA. SUA VIDA CABE NELE.

Assinale a alternativa incorreta

a) A menção à Organização Mundial da Saúde justifica-se pela apresentação de uma das características do carro: a economia.b) A parte do anúncio “anda mais”, associada à Organização Mundial refere-se a fazer mais exercícios físicos.c) A expressão “sua vida” tem função de complemento verbal na 1ª oração e de sujeito na 2ª oração.d) Na parte final do anúncio, a expressão “sua vida cabe nele” refere-se exclusivamente ao fato de ser um carro econômico.

06) (UNICAMP 2012- adaptada) O texto abaixo é parte de uma campanha promovida pela ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas).

Surfamos a Internet, Nadamos em revistas

A Internet empolga. Revistas envolvem.

A Internet agarra. Revistas abraçam.

A Internet é passageira. Revistas são permanentes.

E essas duas mídias estão crescendo.

Um dado que passou quase despercebido em meio ao barulho da Internet foi o fato de que a circulação de revistas aumentou nos últimos cinco anos. Mesmo na era da Internet, o apelo das revistas segue crescendo. Pense nisto: o Google existe há 12 anos. Durante esse período, o número de títulos de revistas no Brasil cresceu 234%. Isso demonstra que uma mídia nova não substitui uma mídia que já existe. Uma mídia estabelecida tem a capacidade de seguir prosperando, ao oferecer uma experiência única.

É por isso que as pessoas não deixam de nadar só porque gostam de surfar.

(Adaptado de Imprensa, n. 267, maio 2011, p. 17.)

Observando o texto da campanha podemos dizer que a respeito do verbo surfar:

I – Funciona só como verbo intransitivo.

II - Funciona só como transitivo.

III – funciona ora como transitivo e ora como intransitivo .

IV – Sua transitividade muda dependendo do uso no sentido denotativo ou conotativo.

a) Estão corretas a I e a IV.b) Estão corretas a III e a IVc) Estão corretas a II e a III.d) Apenas a IV está correta.

07) (UNICAMP 2013 ) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.

O “sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois

a) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos. b) é um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos. c) a dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos. d) é uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos, preocupando-se apenas com causas abstratas.

TEXTO PARA QUESTÃO 08

08) (UNICAMP 2011 – adaptada)

Quando vitaminas atrapalham

Simulado (2º MÉDIO) Página 3

Page 4: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

Consumir suplementos de vitaminas depois de praticar exercícios físicos pode reduzir a sensibilidade à insulina, o hormônio que conduz a glicose às células de todo o corpo. Temporariamente, um pouco

de estresse oxidativo – processo combatido por algumas vitaminas e que danifica as células – ajuda a evitar o diabetes tipo 2, causado pela resistência à insulina, concluíram pesquisadores das universidades de Jena, na Alemanha, e Harvard, nos Estados Unidos. Desse estudo, publicado em maio na PNAS, participaram 40 pessoas, metade delas com treinamento físico prévio, metade sem. Os dois grupos foram divididos em subgrupos que tomaram ou não uma combinação de vitaminas C e E. Todos os subgrupos praticaram exercícios durante quatro semanas e passaram por exames de avaliação de sensibilidade da glicose à insulina antes e após esse período. Apenas exercícios físicos, sem doses adicionais de vitaminas, promovem a longevidade e reduzem o diabetes tipo 2. Ao contrário do que se pensava, os resultados negam que o estresse oxidativo seja um efeito colateral indesejado da atividade física vigorosa: ele é na verdade parte do mecanismo pelo qual quem se exercita é mais saudável. A conclusão é clara: nada de antioxidantes depois de correr.

(Adaptado de “Quando vitaminas atrapalham”. Revista Pesquisa FAPESP 160, p.40, junho de 2009.

É incorreto afirmar que:

a) Através de comparação, um estudo chegou a conclusão que vitaminas atrapalham se ingeridas após exercícios físicos.b) O estresse oxidativo é um efeito colateral negativo e ocorre após os exercícios físicos.c) As vitaminas inibem o processo de estresse oxidativo causado pelo exercício físico.d) As vitaminas C e E funcionam como antioxidantes e não devem ser ingeridas após exercícios.

TEXTO PARA A QUESTÃO 09

O excerto a seguir é o trecho final de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antonio de Almeida.

O segredo que a Maria-Regalada dissera ao ouvido do major no dia em que fora, acompanhada por D. Maria e a comadre, pedir pelo Leonardo, foi a promessa de que, se fosse servida, cumpriria o

gosto do major. Está pois explicada a benevolência deste para com o Leonardo, que fora ao ponto de não só disfarçar e obter perdão de todas as suas faltas, como de alcançar-lhe aquele rápido acesso

de posto. Fica também explicada a presença do major em casa da Maria-Regalada. Depois disto entraram todos em conferência. O major desta vez achou o pedido muito justo, em conseqüência do fim que se tinha em vista. Com a sua influência tudo alcançou; e em uma semana entregou ao Leonardo dois papéis: — um era a sua baixa de tropa de linha; outro, sua nomeação de Sargento de Milícias. Além disto recebeu o Leonardo ao mesmo tempo carta de seu pai, na qual o chamava para fazer-lhe entrega do que lhe deixara seu padrinho, que se achava religiosamente intacto.“Passado o tempo indispensável do luto, o Leonardo, em uniforme de Sargento de Milícias, recebeu-se na Sé com Luizinha, assistindo à cerimônia a família em peso.

(Manuel Antonio de Almeida, Memórias de Um Sargento de Milícias. Cotia: Ateliê Ed., 2000)

09) Que diferença significativa pode ser estabelecida entre a condição inicial do herói do romance e sua condição final, reproduzida no texto acima?

a) Leonardo sempre foi trabalhador e no final ele recebe como recompensa o casamento com Luizinha.b) Leonardo era um vadio, mas no final consegue se promover a sargento de milícias e casar com Luizinha.c) Leonardo era um vadio, mas por mérito próprio, conseguiu a promoção e o casamento.d) Descobre-se no final que Major Vidigal era pai de Leonardinho, por isso deu a promoção a ele.

TEXTOS PARA A QUESTÃO 10

(...) Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de reis; nada menos.

(Memórias Póstumas de Brás Cubas)

(...) Virgília deixou-se estar de pé; durante algum tempo ficamos a olhar um para o outro, sem articular palavra. Quem diria? De dois grandes namorados, de duas paixões sem freio, nada mais havia ali, vinte anos depois; havia apenas dois corações murchos, devastados pela vida e saciados dela, não sei se em igual dose, mas enfim saciados.

(Idem, p. 76)

Simulado (2º MÉDIO) Página 4

Page 5: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

10) Sobre as relações amorosas de Brás Cubas, está correto o que se diz em qual alternativa?

a) Brás Cubas se envolveu com Marcela, mulher interesseira e com Virgília, por quem se apaixonou e de quem virou amante.b) Tanto Marcela quanto Virgília eram apaixonadas por Brás, mas ele preferiu não se casar com nenhuma.c) O romance com Virgília durou muito tempo, até ela se casar com Lobo Neves. Depois disso não se encontraram mais.d) Marcela e Virgília são mulheres interesseiras que só estavam com Brás Cubas por seu dinheiro.

TEXTO PARA A QUESTÃO 11

Quase sempre levava-lhe presentes e perguntava se precisava de roupas ou sapatos. Mas um belo dia apresentou-se tão ébrio que a diretora lhe negou a entrada. Tenpos depois, Senhorinha entrou a mãe um conta de seis meses de pensão do colégio, com uma carta (..)Foi à procura do marido: (...)─ Pague-a você!, que tem lá o dinheiro que lhe deixei! Eu é que não tenho nenhum! (...) E as duas, mãe e filha, desapareceram; enquanto Jerônimo (...) monologava, furioso (...). A mulata então aproximou-se dele, por detrás; segurou-lhe a cabeça entre as mãos e beijou-o na boca... Jerônimo voltou-se para a amante... E abraçaram-se com ímpeto, como se o breve tempo roubado pelas visitas fosse uma interrupção nos seus amores. (Aluísio de Azevedo, O Cortiço. São Paulo: Ática, 1983, p.

137 e 139.)

O cortiço não dava ideia do seu antigo caráter. (...) e, com imenso pasmo, viram que a venda, a sebosa bodega, onde João Romão se fez gente, ia também entrar em obras. (...) levantaria um sobrado, mais alto que o do Miranda (...). E a crioula? Como havia de ser? (...) Como poderia agora mandá-la passear assim, de um momento para outro, se o demônio da crioula o acompanhava já havia tanto tempo e toda a gente na estalagem sabia disso? (...) Mas, só com lembrar-se da sua união com aquela brasileirinha fina e aristocrática, um largo quadro de vitórias rasgava-se defronte da desensofrida avidez de sua vaidade. (...) caber-lhe-ia mais tarde tudo o que o Miranda possuía...

(Idem, p. 133 e 145.)

Sobre as personagens de O Cortiço, assinale a alternativa incorreta.

a) Rita Baiana é uma mulher livre, amante de Firmo e depois de Jerônimo.b) Bertoleza é escrava, enganada pelo amante João Romão.c) Piedade é uma mulher forte, que supera a traição do marido e consegue se reerguer.d) Miranda é vizinho do cortiço e vive uma relação conflituosa com a esposa.

12) O personagem Jerônimo transforma-se ao longo da história. Qual característica naturalista fica bem clara neste trecho?

a) Zoormorfização.b) Determinismo.c) Apelo à sexualidade.d) Preferência pelas classes pobres.

TEXTO PARA A QUESTÃO 13

Em uma passagem célebre de Memórias de um sargento de milícias, pode-se ler, a respeito da personagem de Leonardo Pataca, que “o homem era romântico, como se diz hoje, e babão, como se dizia naquele tempo.

(Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978,

p. 19.) 13) Sobre a obra acima, é incorreto afirmar:

a) A passagem transcrita ironiza o excesso de sentimentalismo romântico.b) Os personagens são retratados ironicamente, o que faz deste livro uma transição para o realismo.c) A obra marca o início do Realismo no Brasil, mostrando o herói como um malandro.d) Leonardo é o herói da história, porém está longe da idealização romântica da época.

TEXTOS PARA A QUESTÃO 14

Os trechos abaixo foram extraídos de Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, não só pela verossimilhança, que é muita vez toda a verdade, mas porque a minha vida se casa

Simulado (2º MÉDIO) Página 5

Page 6: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

bem à definição. Cantei um duo terníssimo, depois um trio, depois um quatuor...

Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos. Eu, quando leio algum desta outra casta, não me aflijo nunca. O que faço, em chegando ao fim, é cerrar os olhos e evocar todas as cousas que não achei nele. Quantas ideias finas me acodem então! Que de reflexões profundas! Os rios, as montanhas, as igrejas que não vi nas folhas lidas, todos me aparecem agora com as suas águas, as suas árvores, os seus altares, e os generais sacam das espadas que tinham ficado na bainha, e os clarins soltam as notas que dormiam no metal, e tudo marcha com uma alma imprevista. É que tudo se acha fora de um livro falho, leitor amigo. Assim preencho as lacunas alheias; assim podes também preencher as minhas.

(Machado de Assis, Dom Casmurro. Cotia: Ateliê Editorial, 2008, p. 213.)

14) Sobre os trechos e a obra, assinale a alternativa INCORRETA.

a) O narrador busca através de seu livro unir as duas pontas da vida e entender sua própria vida.b) É característica de Machado de Assis a conversa entre o narrador e o leitor.c) O fato de o narrador pedir para o leitor completar suas lacunas deixa claro que ele não tem certeza da traição de Capitu.d) A questão central do livro é a suposta traição, uma vez que a obra é escrita em primeira pessoa.e) Neste trecho, existe a metalinguagem, característica das obras de Machado de Assis.

TEXTO PARA A QUESTÃO 15

Pensando nos pares amorosos, já se afirmou que “há n’O cortiço um pouco de Iracema coada pelo Naturalismo.”

(Antonio Candido, “De cortiço em cortiço”, em O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993, p.142.)

Partindo desse comentário, leia o trecho abaixo e responda às questões.

O chorado arrastava-os a todos, despoticamente, desesperando aos que não sabiam dançar. Mas,

ninguém como a Rita; só ela, só aquele demônio, tinha o mágico segredo daqueles movimentos de

cobra amaldiçoada; aqueles requebros que não podiam ser sem o cheiro que a mulata soltava de si e sem aquela voz doce, quebrada, harmoniosa, arrogante, meiga e suplicante. (...)Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade midos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca. Isto era o que Jerônimo sentia, mas o que o tonto não podia conceber. De todas as impressões daquele resto de domingo só lhe ficou no espírito o entorpecimento de uma desconhecida embriaguez, não de vinho, mas de mel chuchurreado no cálice de flores americanas, dessas muito alvas, cheirosas e úmidas, que ele na fazenda via debruçadas confidencialmente sobre os limosos pântanos sombrios, onde as oiticicas trescalam um aroma que entristece de saudade. (..) E ela só foi ter com ele, levando-lhe a chávena fumegante da perfumosa bebida que tinha sido a mensageira dos seus amores; assentou-se ao rebordo da cama e, segurando com uma das mãos o pires, e com a outra a xícara, ajudava-o a beber, gole por gole, enquanto seus olhos o acarinhavam, cintilantes de impaciência no antegozo daquele primeiro enlace. Depois, atirou fora a saia e, só de camisa, lançou-se contra o seu amado, num frenesi de desejo doido.

(Aluísio Azevedo, O Cortiço. Ficção Completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 498 e 581.)

15) Assinale a alternativa incorreta a respeito da comparação entre as duas personagens femininas.

a) Tanto Iracema quanto Rita Baiana são construídas como síntese da natureza brasileira.b) Iracema é a típica heroína romântica, enquanto Rita Baiana é descrita de forma realista, como características boas e ruins.

Simulado (2º MÉDIO) Página 6

Page 7: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

c) As duas mulheres são morenas, característica física diferente da mulher europeia padrão.

d) Iracema é descrita apenas com características positivas enquanto Rita Baiana apenas com características negativas.e) A natureza é um elemento importante tanto no realismo quanto no romantismo,

16) Sobre as personagens masculinas, está incorreto o que se diz em qual alternativa?

a) Tanto Martim quanto Jerônimo vieram ao Brasil para explorar e estavam em busca de mulheres brasileiras.b) Ambos são portugueses que tem saudade da sua terra natal.c) Enquanto Martim é nobre, um guerreiro; Jerônimo é apenas um cavoqueiro.d) Ambos ficam impressionados com a beleza da mulher brasileira.e) Tanto Martim quanto Jerônimo eram comprometidos, mas se envolvem com mulheres brasileiras.

17) Qual é a principal ideia das mensagens da imagem abaixo? Escolha a melhor alternativa:

a) A crueldade nas escolas não acontece mais, pois muitas pessoas foram mortas por causa da força de alguns alunos.

O “bullying” tornou a pessoa que escreveu essas frases mais forte e ela não guarda nenhum rancor dos colegas de escola que o trataram com crueldade.Os tempos de escola são os mais fortes que passamos na vida, mas a crueldade de alguns colegas poderiam ter matado alguém.A mensagem é para os colegas de escola, os quais, com crueldade, usaram de muita força e o machucaram; porém, ele não carrega nenhuma mágoa.

18) According to the text below, what are the consequences of the current diet followed by the American children? Choose the one correct alternative:

a) They can’t be sent to war because of obesity and they are going through a revolution.b) Kids are growing up overweight and will be the last generation to live shorter because the US is undergoing a Food Revolution.c) The consequences are the obesity of the population and the reduction of life expectancy of the older generations.d) The US are losing the war against obesity because today’s American kids will be the first generation to live shorter than their parents due to the kind of diet they have.

Simulado (2º MÉDIO) Página 7

Page 8: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

19) O que o cartum tem a dizer de quem se senta próximo à saída? E de quem se senta encostado à parede? O que o “X” da equação na caixa à direita representa? Escolha a única alternativa que responda todas essas questões:

a) Quem se senta próximo à saída seria o aluno descompromissado e quem se senta encostado à parede seria o aluno sensível que prefere ser ignorado pelo professor. O “X” representa a distância do lugar onde o aluno se senta em relação ao professor.

b) O aluno próximo à saída é o que mais participa das aulas, apesar de ser o último a entrar em sala. O que se senta próximo à parede é o aluno que ignora o professor. O “X” representa o local onde o aluno deve se sentar.c) O aluno que se senta enconstado à parede é o mais sensível e precisa da atenção do professor. O aluno que se senta próximo à saída é o que sempre está com pressa. O “X” representa a chave da equação e para descobrir seu valor é preciso dividir o grau de interesse do aluno por quão sonolento ele está.d) Quem se senta próximo à saída seria o aluno que mais dorme em sala. O aluno que se senta à parede seria o que não se preocupa com nada. O “X” representa o lugar em que o professor deveria estar.

20) Why have people from Haiti gotten cholera in such a short time? Choose the one alternative that is true according to the text below:

a) Because most of them haven’t been exposed to cholera and they have immunity to the disease.b) Some epidemiologists warned that vaccination might have helped the current Haitian population if they had been helped by the University School of Medicine in Boston.c) They have gotten the disease like wildfire because the current population has never been exposed to cholera and they lack immunity, what makes the

Simulado (2º MÉDIO) Página 8

Page 9: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

situation even worse. Besides, there are logistical difficulties in getting the vaccine to people in time.d) Because people in Massachusetts haven’t gotten the vaccine in time because of logistical difficulties as well as the vaccine’s scarcity.

21) Qual é, ironicamente, a desvantagem do celular que aparece no cartum? O que ele seria capaz de controlar? O que esse celular permitiria que seu usuário fizesse com relação ao tempo? Escolha a alternativa que responda a todas essas perguntas:

a) A desvantagem é que ele não faz chamadas telefônicas. Ele seria capaz de controlar a bolsa de valores e permitiria a seu usuário prever o futuro, mudar o passado e viajar no tempo.b) A desvantagem é que ele é multifuncional e deixaria seu usuário confuso. O aparelho é capaz de curar a gripe, transformar palha em ouro e tornar seu usuário invisível.c) A desvantagem é que ele não tem a função de mensagem de texto. Ele seria capaz de fazer brócoli parecer chocolate e lavar seu gato. Ele permitiria a cura da gripe de seu usuário.d) A desvantagem é que ele não toca mp3 e só funciona como câmera de vídeo 3D. Ele seria capaz de controlar o tempo e a limpeza de seus dentes.

As ocupações de telemarketing expressam uma importante transformação do mundo do trabalho nesse começo de século. Surgem nos EUA e na

Europa nos anos 1980 e na década de 1990 atingem o Brasil, onde os call centers (locais de trabalho dos atendentes de telemarketing) mais concentram trabalhadores: 1.103 em cada empresa.

(Adaptado de Jessé Souza, Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou a nova classe trabalhadora? Belo

Horizonte: Editora da UFMG, 2012.)

Assinale a alternativa em que todas as características associadas a esse tipo de trabalho estejam corretas.

a) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de linhas telefônicas; expansão de serviços de suporte técnico e televendas; insegurança no mercado de trabalho.b) Estatização das empresas de telecomunicações; generalização das linhas de telefones fixos; maior concentração populacional no meio rural; estabilidade no mercado de trabalho.c) Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de telefones celulares; retração dos serviços de atendimento ao cliente; segurança no mercado de trabalho.d) Estatização das antigas empresas de televendas; generalização do uso de telefones fixos; retração dos serviços de atendimento ao cliente; retração do mercado de trabalho nos serviços.

23) (UNICAMP 2013 - Primeira Fase)No século XXI, a participação do Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste no PIB brasileiro vem aumentando paulatinamente, o que indica que a região passa por um ciclo de crescimento econômico. Os principais fatores responsáveis por esse fenômeno são:

a) investimentos de grandes empresas em empreendimentos voltados para a promoção de economias solidárias e para o desenvolvimento de atividades de pequenos produtores agroextrativistas.b) investimentos públicos em infraestrutura, concessões estatais de créditos e incentivos fiscais a empresas, e o aumento do consumo da população mais pobre, que passa a ter acesso ao crédito.c) investimentos de bancos privados em grandes obras de infraestrutura direcionadas para a transposição do Rio São Francisco e para a melhoria dos sistemas de transportes rodoviário e ferroviário da região.

Simulado (2º MÉDIO) Página 9

Page 10: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

d) investimentos de bancos estrangeiros em empreendimentos voltados para a aquisição de

grandes extensões de terras e para a instalação de rede hoteleira nas áreas litorâneas da região.

24) O conhecimento da industrialização no Brasil, isto é, das formas particulares da industrialização no Brasil, deve estar, explícita ou implicitamente, apoiado na análise das relações entre o café e a indústria. E a análise correta dessas relações é impossível se considerarmos café e indústria como elementos opostos. É indispensável reunir café e indústria como partes da acumulação de capital no Brasil; mais precisamente, como partes das novas formas de acumulação cuja formação encontra as suas origens na década de 1880 a 1890.

 (Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no Brasil)

No contexto do Brasil da passagem do século XIX para o XX, acerca das relações entre a produção cafeeira e a indústria, é correto considerar que

a) o avanço da produção industrial foi inversamente proporcional ao crescimento da produção cafeeira, uma vez que a entrada de recursos derivada da exportação de café era reaplicada apenas na produção cafeeira.b) a ampliação do trabalho livre permitiu que parcelas dos capitais acumulados fossem investidas nas atividades industriais, desse modo, a economia cafeeira e a indústria fazem parte de um mesmo processo de desenvolvi- mento.c) os empresários ligados à produção e exportação do café tinham representação política hegemônica e seus interesses eram defendidos pelo Estado brasileiro, que impedia a inversão de capitais cafeeiros na indústria.d) os interesses dos cafeicultores e os dos industriais eram excludentes, visto que, com a expansão cafeeira, as maciças exportações desse produto atrapalharam os investimentos na indústria.

25) O Brasil experimentou, na segunda metade do século 20, uma das mais rápidas transições urbanas da história mundial. Ela transformou rapidamente um país rural e agrícola em um país urbano e metropolitano, no qual grande parte da população passou a morar em cidades grandes. Hoje, quase dois quintos da população total residem em uma cidade de pelo menos um milhão de habitantes.

(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições

aprendidas”, em Rosana Baeninger (org.), População e cidades: subsídios para o planejamento e para as políticas

sociais. Campinas:Nepo / Brasília: UNFPA, 2010, p. 11.) Considerando o trecho acima, assinale a alternativa correta.

a) A partir de 1930, a ocupação das fronteiras agrícolas (na Amazônia, no Centro-Oeste, no Paraná) foi o fator gerador de deslocamentos de população no Brasil.b) Uma das características mais marcantes da urbanização no período 1930-1980 foi a distribuição da população urbana em cidades de diferentes tamanhos, em especial nas cidades médias.c) Os últimos censos têm mostrado que as grandes cidades (mais de 500 mil habitantes) têm tido crescimento relativo mais acelerado em comparação com as médias e as pequenas.d) Com a crise de 1929, o Brasil voltou-se para o desenvolvimento do mercado interno através de uma industrialização por substituição de importações, o que demandou mão de obra urbana numerosa.

26) Leia o gráfico a seguir.

 Disponível em: <www.scipione.com.br/ap/ggb/unidade6_c3_a01.htm>.

Acesso em: 4 out. 2010. Analisando-se os dados do gráfico, verifica-se que a oscilação de maior expressão representada decorre a) da promulgação das leis que proibiram o tráfico de escravos, facilitando o afluxo de imigrantes.

Simulado (2º MÉDIO) Página 10

Page 11: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

b) das consequências da crise econômica mundial, motivando o aumento do fluxo de imigrantes.

c) da abolição da escravidão, intensificando a opção pela mão de obra imigrante.d) da política racial da Era Vargas, expulsando grandes contingentes populacionais. 27) Aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem hoje fora de seu país de origem. Esse número engloba tanto os que deixam sua terra natal por vontade própria e decidem viver no exterior — de forma legal ou ilegal —, quanto os refugiados. 

IMIGRANTES e refugiados. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/ exclusivo/imigrantes-

refugiados/index.html>. Acesso em: 21 out. 2009. Adaptado.

 Considerando-se as informações contidas no texto, é correto afirmar: a) O aumento da imigração ilegal da África subsaariana para a Europa está relacionado aos conflitos étnicos naquele continente e à expansão da economia europeia, registrada nos últimos cinco anos.b) O Brasil se tornou um país receptor de imigrantes sulamericanos devido ao bom desempenho de sua economia e da pobreza verificada nos países emigrantes vizinhos.c) A China, na última década, teve a emigração vetada à população, em consequência do  desenvolvimento econômico alcançado, que determinou um aumento, cada vez maior, da necessidade de mão de obra.d) A Austrália vem tomando duras medidas contra refugiados e imigrantes ilegais, em função da exiguidade de seu território e da concorrência no mercado de trabalho.

28)

Adaptado de SANTANA, Fabio Tadeu e DUARTE, Ronaldo Goulart. Rio de Janeiro: Estado e Metrópole. São Paulo:

Editora do Brasil, 2009. A dinâmica interna de uma região metropolitana é extremamente complexa, dada a variedade das interações que se estabelecem entre os aglomerados que a compõem. Na tabela acima, evidencia-se o tipo de interação denominado de:

a) repulsão urbanab) migração de retornoc) movimento pendulard) fluxo de transumância

29) A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a

a) uma política nacional de atração de mão-de-obra para a lavoura e às transformações sociais provocadas pelo capitalismo na Itália e no Japão.b) interesses geopolíticos do governo brasileiro e às crises industrial e política pelas quais passavam aItália e o Japão.c) uma demanda de mão-de-obra para a indústria e às pressões políticas dos fazendeiros do sudeste do país.d) uma política nacional de fomento demográfico e a um acordo com a Itália e o Japão para exportação de matérias-primas.

30) De uma forma inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se,

Simulado (2º MÉDIO) Página 11

Page 12: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas de todo gênero.

(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)

Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O pensamento humanista implicava a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem para conhecer a natureza e a sociedade.b) A mistura de conhecimentos das mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma

instabilidade imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.c) As transformações artísticas e políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.d) As inquietações religiosas vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.

31) À medida que as maneiras se refinam, tornam-se distintivas de uma superioridade: não é por acaso que o exemplo parece vir de cima e, logo, é retomado pelas camadas médias da sociedade, desejosas de ascender socialmente. É exibindo os gestos prestigiosos que os burgueses adquirem estatuto nobre. O ser de um homem se confunde com a sua aparência. Quem age como nobre é nobre.

(Adaptado de Renato Janine Ribeiro, A Etiqueta no Antigo Regime. São

Paulo: Editora Moderna, 1998, p. 12.)

O texto faz referência à prática da etiqueta na França do século XVIII. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) O jogo das aparências era uma forma de disfarçar os, conluios políticos da aristocracia, composta por burgueses e nobres, e negar benefícios ao Terceiro Estado.b) Os sans-culottes imitavam as maneiras da nobreza, pois isso era uma forma de adquirir refinamento e tornar-se parte do poder econômico no estado absolutista.c) A etiqueta era um elemento de distinção social na sociedade de corte e definia os lugares ocupados pelos grupos próximos ao rei.

d) Durante o século XIX, a etiqueta deixou de ser um elemento distintivo de grupos sociais, pois houve a abolição da sociedade de privilégios.

Observe a obra do pintor Delacroix, intitulada A Liberdade guiando o povo (1830), e assinale a alternativa correta.

a) Os sujeitos envolvidos na ação política representada na tela são homens do campo com seus instrumentos de ofício nas mãos.b) O quadro mostra tanto o ideário da Revolução Francesa reavivado pelas lutas políticas de 1830 na França quanto a posição política do pintor.c) O quadro evoca temas da Revolução Francesa,como a bandeira tricolor e a figura da Liberdade, mas retrata um ato político assentado na teoria bolchevique. d) No quadro, vê-se uma barricada do front militar da guerra entre nobres e servos durante a Revolução Francesa, sendo que a Liberdade encarna os ideais aristocráticos.

33) “Quando os portugueses começaram a povoar a terra, havia muitos destes índios pela costa junto das Capitanias. Porque os índios se levantaram contra os portugueses, os governadores e capitães os destruíram pouco a pouco, e mataram muitos deles. Outros fugiram para o sertão, e assim ficou a costa despovoada de gentio ao longo das Capitanias. Junto delas ficaram alguns índios em aldeias que são de paz e amigos dos portugueses.”

(Pero de Magalhães Gandavo, Tratado da Terra do Brasil, em http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/ganda1.html.

Acessado em 20/08/2012.)

Conforme o relato de Pero de Gandavo, escrito por volta de 1570, naquela época,

a) as aldeias de paz eram aquelas em que a catequese jesuítica permitia o sincretismo religioso

Simulado (2º MÉDIO) Página 12

Page 13: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

como forma de solucionar os conflitos entre indígenas e portugueses.b) a violência contra os indígenas foi exercida com o intuito de desocupar o litoral e facilitar a circulação do ouro entre as minas e os portos.c) a fuga dos indígenas para o interior era uma reação às perseguições feitas pelos portugueses e ocasionou o esvaziamento da costa.d) houve resistência dos indígenas à presença portuguesa de forma semelhante às descritas por Pero Vaz de Caminha, em 1500.

34) “Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvão, acreditava que não houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de

qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdão para tais pecadores.”

(Christopher Hill, A Bíblia Inglesa e as revoluções do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003,

p. 608.)

Considerando o trecho acima, podemos afirmar, quanto à sociedade inglesa dos séculos XVII e XVIII, que:a) A religião fornecia argumentos para diversos grupos sociais agirem de acordo com seus interesses e necessidades.b) Ainda dominava na sociedade inglesa a ideia da necessidade da confissão intermediada pela Igreja para perdão dos pecados.c) A reforma anglicana, ao atacar a propriedade privada, distanciou-se das elites inglesas e tornou-se a religião dos pobres. d) As revoluções Puritana e Gloriosa foram um obstáculo ao desenvolvimento burguês da Inglaterra e contrapunham-se à relação entre religião e política.

35) Assinale a afirmação correta sobre a política noSegundo Reinado no Brasil.

a) Tratava-se de um Estado centralizado, política e administrativamente, sem condições de promover a expansão das forças produtivas no país.b) O imperador se opunha ao sistema eleitoral e exercia os poderes Moderador e Executivo, monopolizando os elementos centrais do sistema político e jurídico.c) O surgimento do Partido Republicano, em 1870, institucionalizou uma proposta federalista que já existia em momentos anteriores.

d) A política imigratória, o abolicionismo e a separação entre a Igreja e o Estado fortaleceram a monarquia e suas bases sociais, na década de 1870.

A história de São Paulo no século XVII se confunde com a história dos povos indígenas. Os índios não se limitaram ao papel de tábula rasa dos missionários ou vítimas passivas dos colonizadores. Foram participantes ativos e conscientes de uma história que foi pouco generosa com eles.

(Adaptado de John M. Monteiro, “Sangue Nativo”, emhttp://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/sangue-

nativo. Acessado em 14/07/2013.)

Sobre a atuação dos indígenas no período colonial, pode-se afirmar que:

a) A existência de alianças entre indígenas e portugueses não exclui as rivalidades entre grupos indígenas e entre os nativos e os europeus.b) A escravidão foi por eles aceita, na expectativa de sua proibição pela Coroa portuguesa, por pressão dos jesuítas.c) Sua participação nos aldeamentos fez parte da integração entre os projetos religioso e bélico de domínio português, executados por jesuítas e bandeirantes.d) A adoção do trabalho remunerado dos indígenas nos engenhos de São Vicente contrasta com as práticas de trabalho escravo na Bahia e Pernambuco.

37) A história de São Paulo no século XVII se confunde com a história dos povos indígenas. Os índios não se limitaram ao papel de tábula rasa dos missionários ou vítimas passivas dos colonizadores. Foram participantes ativos e conscientes de uma história que foi pouco generosa com eles.

(Adaptado de John M. Monteiro, “Sangue Nativo”, em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/sangue-

nativo.Acessado em 14/07/2013.)

Sobre a atuação dos indígenas no período colonial, pode-se afirmar que:

a) A existência de alianças entre indígenas e portugueses não exclui as rivalidades entre grupos indígenas e entre os nativos e os europeus.

Simulado (2º MÉDIO) Página 13

Page 14: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

b) A escravidão foi por eles aceita, na expectativa de sua proibição pela Coroa portuguesa, por pressão dos jesuítas.c) Sua participação nos aldeamentos fez parte da integração entre os projetos religioso e bélico de domínio português, executados por jesuítas e bandeirantes.d) A adoção do trabalho remunerado dos indígenas nos engenhos de São Vicente contrasta com as práticas de trabalho escravo na Bahia e Pernambuco.

38) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. (...) A ordem social, porém, é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. (...) Haverá sempre uma grande diferença entre subjugar uma multidão e reger

uma sociedade. Sejam homens isolados, quantos possam ser submetidos sucessivamente a um só, e não verei nisso senão um senhor e escravos, de modo algum considerando-os um povo e seu chefe. Trata- se, caso se queira, de uma agregação, mas não de uma associação; nela não existe bem público, nem corpo político.” (Jean-Jacques Rousseau, Do Contrato Social. [1762]. São

Paulo: Ed. Abril, 1973, p. 28,36.) No trecho apresentado, o autor

a) argumenta que um corpo político existe quando os homens encontram-se associados em estado de igualdade política. b) reconhece os direitos sagrados como base para os direitos políticos e sociais. c) defende a necessidade de os homens se unirem em agregações, em busca de seus direitos políticos. d) denuncia a prática da escravidão nas Américas, que obrigava multidões de homens a se submeterem a um único senhor.

39) Sobre Do Contrato Social, publicado em 1762, e seu autor, é correto afirmar que:

a) Rousseau, um dos grandes autores do Iluminismo, defende a necessidade de o Estado francês substituir os impostos por contratos comerciais com os cidadãos. b) A obra inspirou os ideais da Revolução Francesa, ao explicar o nascimento da sociedade pelo contrato social e pregar a soberania do povo. c) Rousseau defendia a necessidade de o homem voltar a seu estado natural, para assim garantir a sobrevivência da sociedade.

d) O livro, inspirado pelos acontecimentos da Independência Americana, chegou a ser proibido e queimado em solo francês.

Segundo Hobbes (Leviatã, XIV), "o direito consiste na liberdade de fazer ou de omitir, ao passo que a lei determina ou obriga a uma dessas duas coisas".Além disso, o autor afirma como regra geral da razão "que todo homem deve esforçar-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la, e caso não a consiga pode procurar e usar todas as ajudas e vantagens da guerra".A primeira e a segunda parte dessa regra geral da razão encerram, respectivamente:

a) a lei de natureza, por conter uma obrigação - o direito de natureza, por ser um preceito de liberdade.b) a lei de natureza, por ser preceito de liberdade - o direito de natureza, por conter uma obrigação.c) o direito de natureza, por conter uma obrigação - a lei de natureza, por ser preceito de liberdade.d) o direito de natureza, por ser um preceito de liberdade - a lei de natureza, por conter uma obrigação.

41) Para Rousseau, quando alguém ousou dizer "Isto é meu" e encontrou pessoas que lhe deram crédito, foi fundada a sociedade civil, a qual significa o afastamento da vida natural.Sobre tal afastamento, considere as seguintes teses:

I. Os homens adquiriram uma ideia de propriedade distante do primeiro estado de natureza;II. A bondade própria ao puro estado de natureza não convinha à sociedade civil nascente;III. No estado de natureza os homens viviam livres e felizes;IV. A igualdade desapareceu, a propriedade se introduziu e o trabalho se tornou necessário.De acordo com Rousseau, estão corretas:

a) apenas as teses I e II.b) apenas as teses I e III.c) apenas as teses I e IV.d) as teses I, II, III e IV.

42) Há muitos estudos sobre o impacto das mídias nas relações humanas na contemporaneidade. A maioria desses estudos diz respeito as crianças – o que e bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e

Simulado (2º MÉDIO) Página 14

Page 15: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das noticias exibidas na televisão.

O texto indica que existe uma significativa produção cientifica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque:

a) codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.b) adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social

c) interiorizam padrões de comportamento e papeis sociais com menor visão critica. d) observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

43) Considerando o trecho citado a seguir e os temas cultura midiática e relações sociais, assinale o que for correto sobre as características marcantes da publicidade.

“[...] Com a sociedade pós-industrial, de fato, o caráter racional da publicidade revelou-se não só do ponto de vista econômico das mercadorias à venda, mas também daquelas tendências culturais e comportamentais mais sutis que ela consegue representar, sintetizar e, também, antecipar. Por isso, os estilos de vida atuais, hierarquias de valores e modelos de comportamento possuem na publicidade um dos mais lúcidos espaços de divulgação didática, com um alto índice de aprendizagem ‘espontânea’, graças à difusão de um duplo elo com o qual envolve o espectador através de um sistema de mensagens cruzadas, feitas de ameaças e de promessas e fundadas em paradoxos anteriormente analisados”

(CANEVACCI, Massimo. Antropologia da comunicação visual. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 154).

a) A publicidade objetiva contribuir para divulgação de estilos de vida vigentes na sociedade pós-industrial. b) A publicidade vende a ideia de que a posse de objetos permite a inserção em grupos que vivem um estilo de vida socialmente desejável.

c) A publicidade cria justificativas racionais para o consumo de determinados bens, por meio de recompensas materiais e subjetivas. d) A publicidade cativa o consumidor por meio de mensagens esclarecedoras sobre o produto a ser vendido, estimulando um consumo consciente.

Sobre as instituições responsáveis pelos processos de socialização dos indivíduos, assinale o que for correto.

a) A família deixou de ser uma instituição de socialização primária relevante, pois no século XXI não transmite mais as habilidades necessárias para o agir em sociedade. b) A escola é responsável pela socialização secundária dos indivíduos, atuando tanto na formação profissional dos estudantes quanto na

transmissão de valores e normas compatíveis com a estrutura social vigente. c) Os grupos de colegas e amigos formados na adolescência e na juventude podem ser definidos como instituições de socialização importantes, pois desempenham papel cada vez mais relevante no processo de formação das identidades sociais. d) Os meios de comunicação, apesar de cada vez mais presentes na vida moderna, não interferem no processo de socialização primária e secundária, pois a exposição aos seus conteúdos sempre é mediada e controlada pela família e pela escola.

45) A cultura de um povo não é estática, desligada do tempo, ela é dinâmica, transforma-se por necessidades internas ou por influências externas, é influenciada por fatores como: aculturação, difusão, assimilação, socialização, entre outros.

Assim, a cultura conhecida por gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida pela geração atual, características estas que serão diferentes das que serão conhecidas pelas gerações futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que

a) a capacidade de aprendizado faz com que a cultura tenha a característica de ser acumulativa; a cada geração selecionamos, descartamos ou aperfeiçoamos a herança cultural recebida.b) existe um processo de condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.

Simulado (2º MÉDIO) Página 15

Page 16: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

c) o contato com outras culturas agiliza as mudanças; muitas vezes esse contato pode influenciar algumas características, transformando-as.d) as transformações podem ser o resultado do impacto de alguns fatos históricos como guerras e revoluções, por isso culturas semelhantes em um momento histórico podem ser diferentes um pouco depois.

46) (UNICAMP 2014) Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:

a) angiospermas e gimnospermas. b) pteridófitas e gimnospermas. c) pteridófitas e briófitas. d) gimnospermas e angiospermas. 47) (UNICAMP 2013) Considerando os respectivos ciclos de vida e de reprodução, um pinheiro do Paraná pode ser diferenciado de um jequitibá pela

a) ausência de sementes e presença de flores. b) ausência de sementes e de frutos. c) presença de sementes e ausência de frutos. d) presença de frutos e ausência de sementes. 48) (UNICAMP 2011) A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a

a) ingestão de ovos dos platelmintos causadores dessas doenças; e controlar as populações de caramujos, que são hospedeiros intermediários dos platelmintos.

b) ingestão de ovos dos nematelmintos, além de cozinhar bem as carnes de porco e de boi, ambos portadores desses nematelmintos. c) ingestão de cisticercos; e controlar a população de insetos vetores, como o barbeiro, que transmite os ovos do parasita ao picar o homem. d) ingestão de ovos do parasita; e cozinhar adequadamente as carnes de porco e de boi para evitar a ingestão de cisticercos.

9) (UNICAMP 2007 modificado) Na cantina do colégio, durante o almoço, foram servidos 10 tipos de alimentos e bebidas: 1 - arroz, 2 - feijão, 3 - bife, 4 - salada de alface, 5 - salada de tomate, 6 - purê de batata, 7 - sopa de ervilha, 8 - suco de pêssego, 9 - pudim de leite e 10 - chá de hortelã.

Na preparação de quais alimentos acima foram utilizados frutos ou sementes?

a) 1, 2, 5, 7, 8.b) 1, 2, 3, 4, 8.c) 2, 3, 4, 7, 8d) 2, 5, 7, 8, 10.

50) (UNICAMP 2005) Sob a denominação de "vermes", estão incluídos invertebrados de vida livre e parasitária como platelmintos, nematódeos e anelídeos. Hirudo medicinalis (sanguessuga), Ascaris lumbricoides (lombriga) e Taenia saginata (tênia) são exemplos de parasitas pertencentes a cada um dos filos citados que podem ser diferenciados também pelo fato de serem endoparasitas ou exoparasitas. Identifique o filo a que pertencem, respectivamente.

a) Platelminto, anelídeo, nematódeo.b) Anelídeo, platelminto, nematódeo.c) Anelídeo, nematódeo, platelminto.d) Nematódeo, platelminto, anelídeo.

O PRÓXIMO TEXTO DEVE SER UTILIZADO NAS QUESTÕES 51 E 52.

(UNICAMP 2003 modificado) Frutos carnosos imaturos são na maioria verdes e duros. Durante o amadurecimento, ocorre a decomposição da clorofila e a síntese de outros pigmentos, resultando em uma coloração amarelada ou avermelhada. Com o amadurecimento também ocorre o amolecimento devido à degradação de componentes da parede celular e aumento nos níveis de açúcares.

51) De que estrutura da flor se origina a porção carnosa de um fruto verdadeiro?

Simulado (2º MÉDIO) Página 16

Page 17: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

a) Receptáculo floral.b) Pedúnculo.c) Ovário.d) Antera.

52) A maçã, apesar de carnosa, não é fruto verdadeiro. De qual estrutura ela se origina?

a) Receptáculo floral.b) Pedúnculo.c) Ovário.d) Antera.

53) (UNICAMP 1994) Animais triploblásticos podem ser acelomados, pseudocelomados ou celomados. Considere o esquema a seguir do corte transversal de um embrião, e responda:Indique a alternativa com a identificação errada do número.

a) I é a ectoderme.b) II é a mesoderme.c) III é o celoma.d) IV é o arquentero.

54) Uma boia de sinalização marítima muito simples pode ser construída unindo-se dois cilindros de mesmas dimensões e de densidades diferentes, sendo um de densidade menor e outro de densidade maior que a da água, tal como esquematizado na figura abaixo. Submergindo-se totalmente esta boia de sinalização na água, quais serão os pontos efetivos mais prováveis de aplicação das forças Peso e Empuxo?

a) Peso em C e Empuxo em B.b) Peso em B e Empuxo em B.c) Peso em C e Empuxo em A.d) Peso em B e Empuxo em C.

Pressão parcial é a pressão que um gás pertencente a uma mistura teria se o mesmo gás ocupasse sozinho todo o volume disponível. Na temperatura ambiente, quando a umidade relativa do ar é de 100%, a pressão parcial de vapor de

água vale u 3 3,0 10 Pa . Nesta situação, qual seria a porcentagem de moléculas de água no ar?

a) 100%. b) 97%. c) 33%. d) 3%.

DADOS: a pressão atmosférica vale u 5 1,0 10 Pa. Considere que o ar se comporta como um gás ideal.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 56, 57 e 58:

Em setembro de 2010, Júpiter atingiu a menor distância da Terra em muitos anos. As figuras abaixo ilustram a situação de maior afastamento e a de maior aproximação dos planetas, considerando que suas órbitas são circulares, que o raio da órbita

terrestre mede e que o raio da órbita

de Júpiter equivale a .

Simulado (2º MÉDIO) Página 17

Page 18: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

56) De acordo com a terceira lei de Kepler, o período de revolução e o raio da órbita desses planetas em torno do Sol obedecem à relação

em que em que e são os períodos de Júpiter e da Terra, respectivamente. Considerando as órbitas circulares representadas

na figura, o valor de em anos terrestres é mais próximo de:

a) 0,1. b) 5. c) 12. d) 125. 57) A força gravitacional entre dois corpos de massa

e tem módulo , em que r é a

distância entre eles e . Sabendo

que a massa de Júpiter é e que a

massa da Terra é , o módulo da força gravitacional entre Júpiter e a Terra no momento de maior proximidade é:

a) 1,4.1018 N.b) 2,2.1018 N.c) 3,5.1019 N.d) 1,3.1030 N.

Quando o segmento de reta que liga Júpiter ao Sol faz um ângulo de 120º com o segmento de reta que liga a Terra ao Sol, a distância entre os dois planetas é de:

a) √RJ2+RT2−RJ RT √3b) √RJ2+RT2+RJ RT √3c) √RJ2+RT2−RJ RTd) √RJ2+RT2+RJ RT59) Os balões desempenham papel importante em pesquisas atmosféricas e sempre encantaram os espectadores. Bartolomeu de Gusmão, nascido em Santos em 1685, é considerado o inventor do aeróstato, balão empregado como aeronave. Em temperatura ambiente, Tamb = 300 K, a densidade do ar atmosférico vale ρamb = 1,26 kg/m3. Quando o ar no interior de um balão é aquecido, sua densidade diminui, sendo que a pressão e o volume permanecem constantes. Com isso, o balão é acelerado para cima à medida que seu peso fica menor que o empuxo. Um balão tripulado possui volume total V = 3.10 6 litros. Então, o empuxo que atua no balão será de:

a) 37.800 Nb) 75.600 Nc) 18.900 Nd) 28.350 N

60) Considere que o calor específico de um material presente nas cinzas seja c = 0,8 J/g0C. Supondo que esse material entra na turbina a −20 oC , a energia cedida a uma massa m = 5 g do material para que ele atinja uma temperatura de 880 oC é igual a:

Simulado (2º MÉDIO) Página 18

Page 19: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

a) 220 J.b) 1000 J.c) 4600 J.d) 3600 J.

61) Em determinados meses do ano observa-se significativo aumento do número de estrelas cadentes em certas regiões do céu, número que chega a ser da ordem de uma centena de estrelas cadentes por hora. Esse fenômeno é chamado de chuva de meteoros ou chuva de estrelas cadentes, e as mais importantes são as chuvas de Perseidas e de Leônidas. Isso ocorre quando a Terra cruza a órbita de algum cometa que deixou uma nuvem de partículas no seu caminho. Na sua maioria, essas partículas são pequenas como grãos de poeira, e, ao penetrarem na atmosfera da Terra, são aquecidas pelo atrito com o ar e produzem os rastros de luz observados.

Considere que uma partícula de massa m =0,1 g sofre um aumento de temperatura de Δθ = 2400 oC após entrar na atmosfera. Calcule a quantidade de calor necessária para produzir essa elevação de temperatura se o calor específico do material que compõe a partícula é c = 0,9 J/g0C.

a) 2160 J.b) 216 J.c) 240 J.d) 2640 J.

62) (ADAPTADA) O tratamento da água é fruto do desenvolvimento científico que se traduz em aplicação tecnológica relativamente simples. Um dos processos mais comuns para o tratamento químico da água utiliza cal virgem (óxido de cálcio) e sulfato de alumínio. Os íons alumínio, em presença de íons hidroxila, formam o hidróxido de alumínio que é pouquíssimo solúvel em água. Ao hidróxido de alumínio formado adere a maioria das impurezas presentes. Com a ação da gravidade, ocorre a deposição dos sólidos. A água é então separada e encaminhada a uma outra fase de tratamento. Agora, responda:

I- Que nome se dá ao processo de separação acima descrito que faz uso da ação da gravidade?II- Qual a fórmula molecular da cal virgem? III- Em algumas estações de tratamento de água usa-se cloreto de ferro (III) em lugar de sulfato de alumínio. Escreva a fórmula e o nome do composto de ferro formado nesse caso.

a) decantação, CaO, hidróxido férrico (Fe (OH)3.b) sedimentação, Ca (OH), sulfato ferroso (FeSO4).c) suspensão, CaO, sulfato férrico (Fe2(SO4)3.d) precipitação, Ca2O, hidróxido férrico (Fe (OH)3.

(ADAPTADA) Frequentemente tem-se recorrido à exumação de ossadas para investigação policial e arqueológica. Os ossos que restaram após um longo período de sepultamento resistiram à ação do tempo por serem constituídos, principalmente, por um tipo de fosfato de cálcio, muito estável, de fórmula genérica Ca10(PO4)6(OH) x. Responda:

Qual o nome do elemento químico que, no composto acima citado, aparece na forma de cátion? Indique outro elemento que poderia substituir o cátion do referido composto. E, determine o valor de x indicado na fórmula acima.

Lembre-se de que a fórmula do ácido fosfórico é H3PO4.

a) fósforo, magnésio, 4.b) oxigênio, cálcio, 3.c) cálcio, estrôncio, 2.d) hidrogênio, bário, 3.

64) (ADAPTADA) Considere as seguintes informações sobre os elementos químicos X, Y e Z:

Escreva a fórmula de uma substância iônica e sólida formada pela combinação dos três elementos, cujo aquecimento produz gás carbônico.

a) K2CO3.b) CaCO3.c) Ca2CO3.

d) KCO3.

65) Em setembro de 2011, no Rio Grande do Sul, pessoas alegaram ter sofrido queimaduras depois de beberem um achocolatado. Em março de 2013, um

Simulado (2º MÉDIO) Página 19

Page 20: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

caso semelhante voltou a ocorrer, agora com um suco de maçã. Em função de problemas semelhantes durante o processo de higienização, o achocolatado foi contaminado por água sanitária e o suco de maçã substituído por soda cáustica 2,5 %. Pode-se afirmar que, comparados aos produtos não contaminados, os líquidos que causaram problemas aos consumidores apresentavam-se

a) mais ácidos e, portanto, com maiores valores de pH. b) mais ácidos e, portanto, com menores valores de pH. c) mais básicos e, portanto, com maiores valores de pH. d) mais básicos e, portanto, com menores valores de pH.

66) Entre os vários íons presentes em 200 mililitros de água de coco há aproximadamente 320 mg de potássio, 40 mg de cálcio e 40 mg de sódio. Assim, ao beber água de coco, uma pessoa ingere quantidades diferentes desses íons, que, em termos de massa, obedecem à sequência:

No entanto, se as quantidades ingeridas fossem expressas em mol, a sequência seria:

Dados de massas molares em g/mol: cálcio = 40; potássio = 39; sódio = 23.

a) potássio > cálcio = sódio. b) cálcio = sódio > potássio. c) potássio > sódio > cálcio. d) cálcio > potássio > sódio.

67) Em junho de 2012 ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência Rio+20. Os principais focos de discussão dessa conferência diziam respeito à sustentabilidade do planeta e à poluição da água e do ar. Em relação a esse último aspecto, sabemos que alguns gases são importantes para a vida no planeta. A preocupação com esses gases é justificada, pois, de um modo geral, pode-se afirmar que

a) o CH4 e o CO2 estão relacionados à radiação ultravioleta, o O3, à chuva ácida e os NOx, ao efeito estufa. b) o CH4 está relacionado à radiação ultravioleta, o O3 e o CO2, ao efeito estufa e os NOx, à chuva ácida.

c) os NOx estão relacionados ao efeito estufa, o CH4

e o CO2, à radiação ultravioleta e o O3, à chuva ácida. d) o O3 está relacionado à radiação ultravioleta, o

e o CO2, ao efeito estufa e os NOx, à chuva ácida.

TEXTO PARA A QUESTÃO 68:

O vazamento de petróleo no Golfo do México, em abril de 2010, foi considerado o pior da história dos EUA. O vazamento causou o aparecimento de uma extensa mancha de óleo na superfície do oceano, ameaçando a fauna e a flora da região. Estima-se que o vazamento foi da ordem de 800 milhões de litros de petróleo em cerca de 100 dias.

68) Por ocasião do acidente, cogitou-se que todo o óleo vazado poderia ser queimado na superfície da água. Se esse procedimento fosse adotado, o dano ambiental

a) não seria grave, pois o petróleo é formado somente por compostos de carbono e hidrogênio, que, na queima, formariam CO2 e água. b) seria mais grave ainda, já que a quantidade (em mols) de CO2 formada seria bem maior que a quantidade (em mols) de carbono presente nas substâncias do petróleo queimado. c) seria praticamente nulo, pois a diversidade de vida no ar atmosférico é muito pequena. d) seria transferido da água do mar para o ar atmosférico. TEXTO PARA A QUESTÃO 69:

Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito.

69) Responsável por 20% dos acidentes, o uso de pneu “careca” é considerado falta grave e o condutor recebe punição de 5 pontos na carteira de habilitação. A borracha do pneu, entre outros materiais, é constituída por um polímero de isopreno (C5H8) e tem uma densidade igual a 0,92 g cm-3. Considere que o desgaste médio de um pneu até o momento de sua troca corresponda ao consumo de 31 mols de

Simulado (2º MÉDIO) Página 20

Page 21: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

isopreno e que a manta que forma a banda de rodagem desse pneu seja um retângulo de 20 cm x 190 cm. Para esse caso específico, a espessura gasta do pneu seria de, aproximadamente,

Dados de massas molares em g mol-1: C=12 e H =1.

a) 0,55 cm. b) 0,51 cm. c) 0,75 cm. d) 0,60 cm.

70) Considere a matriz M = (1 a 1b 1 a1 b 1) , onde a e b

são números reais distintos. Podemos afirmar que

a) a matriz M não é invertível. b) o determinante de M é positivo. c) o determinante de é igual a a2 – b2 d) a matriz é igual à sua transposta

71) Um copo cheio de água pesa 385g ; com 23 da

água pesa 310g.O peso do copo vazio é

a) 210 gb) 160 gc) 150 gd) 190 g

72) Em um restaurante, todas as pessoas de um grupo pediram um mesmo prato principal e uma mesma sobremesa.Com o prato principal o grupo gastou R$ 56,00 e com a sobremesa R$ 35,00;cada sobremesa custou R$ 3,00 a menos que o prato principal. Qual o número de pessoas neste grupo?

a) 8 pessoasb) 12 pessoasc) 7 pessoasd) 9 pessoas

73) Para repor o teor de sódio no corpo humano, o indivíduo deve ingerir aproximadamente 500 mg de sódio por dia. Considere que determinado refrigerante de 350 ml contém 35 mg de sódio. Ingerindo-se 1.500 ml desse refrigerante em um dia, qual é a porcentagem de sódio consumida em relação às necessidades diárias?

a) 45%. b) 60%. c) 15%. d) 30%.

O IBGE contratou certo número de entrevistadores para realizar o recenseamento em uma cidade. Se cada um deles recenseasse 100 residências, 60 delas não seriam visitadas. Como, no entanto, todas as residências foram visitadas e cada recenseador visitou 102, quantas residências tem a cidade?

a) 30b) 3600c) 3080d) 3060

75) Uma grande preocupação atual é a poluição , particularmente aquele emitida pelo crescente número de veículos automotores circulando no planeta. Ao funcionar , o motor de um carro queima combustível , gerando CO2 , além de outros gases e resíduos poluentes.Considere um carro que, trafegando a determinada velocidade constante, emite 2,7 kg de CO2 a cada litro de combustível que consome. Nesse caso a quantidade em quilogramas de CO2 que ele emitiu em uma viagem de 378 km, sabendo que fez 13,5 km por litro de gasolina nesse percurso foi de:

a) 75,6 kgb) 72,8 kgc) 28,0 kgd) 78,5 kg

76) Uma senhora comprou uma caixa de bombons para seus dois filhos. Um destes tirou para si metade dos bombons da caixa. Mais tarde, o outro menino também tirou para si metade dos bombons que encontrou na caixa. Restaram 10 bombons. Inicialmente, havia na caixa:

a) 20 bombonsb) 30 bombonsc) 40 bombonsd) 50 bombons

77) As companhias aéreas costumam estabelecer um limite de peso para a bagagem de cada passageiro, cobrando uma taxa por quilograma de excesso de

Simulado (2º MÉDIO) Página 21

Page 22: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

peso. Quando dois passageiros compartilham a bagagem, seus limites são considerados em conjunto.Em um determinado voo, tanto um casal como um senhor que viajava sozinho transportaram 60kg de bagagem e foram obrigados a pagar pelo excesso de peso. O valor que o senhor pagou correspondeu a 3,5 vezes o valor pago pelo casal.Para determinar o peso excedente das bagagens do casal (x) e do senhor que viajava sozinho (y), bem como o limite de peso que um passageiro pode transportar sem pagar qualquer taxa (z), pode-se resolver o seguinte sistema linear:

78) A expressão

1+sen300 ºtg540 º+cos (−120 º ) é igual a:

a) −√33

b)

√34

c)

2−√34

d) −2+√3

79) Os valores de x ϵ [0; 2] que satisfazem a equação 5 sen(x) + 2 cos2 (x) – 4 = 0 são:

a) x = ❑2 e x = 32

b) x = ❑3 e x = 23

x = ❑4 e x = 34

x = ❑6 e x = 56

Que valores de m satisfarão a ambas as

condições: senx=3m e cos x=m−1 .

a) 4 ou – 8 b) – 4 e 8 c) 0 ou 1/5 d) 7 ou 2/3

Se sen x = , com então qual o valor de tg x?

a) – 4/3 b) – 3/4 c) 2/3 d) 7/5

82) Calcule o valor da expressão: E =

sen 2x+cos8 xsen23 x para x =

π2

a) 2 b) 3 c) – 1 d) 1

83) Calcule o valor da expressão E = cos0 ° sen270 °+ sen90 ° cos180°

sen2 90°+cos2180 °

a) 3 b) 2 c) – 1 d) 1 84) O número real m que satisfaz a sentença: m + 1 = cos 3015º  é: m - 2 

a) 4 - 3√2b) 3√2 - 4c) 3 - √2d) 4√2 + 3

85) Qual o maior valor numérico que y pode assumir na expressão: y =  37 – 2 sen (x) ?            3 

Simulado (2º MÉDIO) Página 22

Page 23: colegiopiagetsbc.com.br · Web view(Adaptado de George Martine e Gordon McGranahan, “A transição urbana brasileira: trajetória, dificuldades e lições aprendidas”, em Rosana

a) 3 b)12 c) – 1 d) 13

Simulado (2º MÉDIO) Página 23