emmlondrina.files.wordpress.com · web view1986 – tema: fraternidade e terra - lema: terra de...

20
ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – BRASIL FELIZ ANO NOVO - 2016 Jan.2016 Imprimir 1 por casal: Calendários de FDS e Formações, Material do Ano do Convite, Material da Campanha da Fraternidade, Hino do EMM. Imprimir para o casal que compartilhará a próxima vivência: Quadro de escrita e enfoque de vivências ORAÇÃO INICIAL E BOAS VINDAS (Casal anfitrião da paróquia) OBJETIVO (Servidor da Comunidade) O tema de nossa vivência de hoje é FELIZ ANO NOVO e o objetivo é compartilhar as alegrias vividas no ano que passou, organizar nossos sonhos e tomar consciência de atividades importantes da Igreja e da Família do Encontro Matrimonial Mundial para o ano que se inicia, como o Ano da Misericórdia, Ano do Convite, a Campanha da Fraternidad, nossas Formações e a Convenção Nacional. O casal que compartilhará a vivência conosco hoje é:_____________ e ______________. LEITURAS BÍBLICAS – (3 casais da comunidade, cada casal escolhe uma leitura) Vamos iniciar com a leitura da Palavra de Deus e nesta vivência teremos 3 leituras para a celebração do 1º Dia do Ano Novo, data em que o calendário civil comemora como Dia da Paz, Dia da Confraternização Universal e que a Igreja comemora como Dia de Santa Maria, Mãe de Deus. Nm 6, 22-27 – Benção Sacerdotal (Deus abençoa seu povo); Gl 4, 4-7 – Liberdade de filhos (Adultos em Cristo); Lc 2, 16-21 – Santa Maria, Mãe de Deus (O Messias veio para os pobres) Ler textualmente: (ele ou ela)

Upload: buihuong

Post on 23-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – BRASILFELIZ ANO NOVO - 2016

Jan.2016

Imprimir 1 por casal: Calendários de FDS e Formações, Material do Ano do Convite, Material da Campanha da Fraternidade, Hino do EMM.

Imprimir para o casal que compartilhará a próxima vivência:Quadro de escrita e enfoque de vivências

ORAÇÃO INICIAL E BOAS VINDAS(Casal anfitrião da paróquia)

OBJETIVO (Servidor da Comunidade)O tema de nossa vivência de hoje é FELIZ ANO NOVO e o objetivo é compartilhar as alegrias vividas no ano que passou, organizar nossos sonhos e tomar consciência de atividades importantes da Igreja e da Família do Encontro Matrimonial Mundial para o ano que se inicia, como o Ano da Misericórdia, Ano do Convite, a Campanha da Fraternidad, nossas Formações e a Convenção Nacional.O casal que compartilhará a vivência conosco hoje é:_____________ e ______________.

LEITURAS BÍBLICAS – (3 casais da comunidade, cada casal escolhe uma leitura)Vamos iniciar com a leitura da Palavra de Deus e nesta vivência teremos 3 leituras para a celebração do 1º Dia do Ano Novo, data em que o calendário civil comemora como Dia da Paz, Dia da Confraternização Universal e que a Igreja comemora como Dia de Santa Maria, Mãe de Deus.Nm 6, 22-27 – Benção Sacerdotal (Deus abençoa seu povo); Gl 4, 4-7 – Liberdade de filhos (Adultos em Cristo); Lc 2, 16-21 – Santa Maria, Mãe de Deus (O Messias veio para os pobres)

Ler textualmente: (ele ou ela)O tempo do Advento, a preparação para o Natal e as festividades de final do ano passam a ter novo sentido para cada um de nós após a experiência do FDS. Para a Família do EMM, a Confraternização do Final de Ano é uma atividade que visa principalmente fortalecer os laços de Família e fomentar ainda mais o real significado da presença do Menino Jesus no meio de nós.

Compartilhar pessoal: (ele e ela)Compartilhar fatos, pensamentos e sentimentos em relação aos seguintes temas: (3 min c/u)- Como viveram o Advento em família (reuniões, novenas, encontros, etc...)

- Como foi a comemoração do Natal e quais desafios surgiram para essa vivência do Natal baseada no nascimento do Menino Jesus e não na pessoa do Papai Noel.Compartilhar os sentimentos acerca de sua experiência em relação à Confraternização do EMM em sua Diocese, tendo participado ou não.

Compartilhar aberto (10 min)Agora temos um breve compartilhar aberto em que não será preciso anotar a pergunta. Temos um tempinho para compartilharmos como comunidade acerca dos nossos sentimentos ao recordarmos as experiências vividas na Confraternização do Encontro Matrimonial Mundial em nossa Diocese, no Natal e nas festividades do final de ano junto de nossas famílias.

Ler textualmente: (ele ou ela)MAIS FDS´s, MELHORES FDS`s e MELHOR CONTINUIDADEO compromisso por MAIS FDS´s, MELHORES FDS´s e MELHOR CONTINUIDADE depende exclusivamente da dedicação e empenho de cada sacerdote, religioso/a e de cada casal para com a sua LISTA DE AFILHADOS preenchida no Fim de Semana e atualizada frequentemente durante a caminhada, aquela à qual nos comprometemos a deixar em um lugar visível como a porta da geladeira, que tem a lista dos casais, sacerdotes e religiosos/as que desejamos que recebam o presente do Fim de Semana.A Família do Encontro Matrimonial Mundial, dentro da meta EXPANSÃO pede carinhosamente que todos nós retomemos nossa lista neste novo ano, a atualizemos e deixemos no melhor local para fomentar o valor do recrutamento todos os dias, para que MAIS FDS´s continuem acontecendo em nosso Brasil.

Compartilhar pessoal: (ele ou ela)Com base no ano que se passou, compartilhe fatos, sentimentos e pensamentos em relação aos afilhados que disseram SIM e viveram o FDS. Concluir dando ênfase na expectativa e esperança para os afilhados que ainda não aceitaram o convite, mas que continuam em sua lista para o novo ano.

Reflexão Pessoal: (ele ou ela)Agora vamos distribuir nosso calendário diocesano do Encontro Matrimonial Mundial, para que nosso recrutamento se fortaleça! (Distribuir o Calendário de FDS da Diocese).E agora, vamos fazer nossa reflexão pessoal escrita e não haverá troca de cadernos. Podemos anotar a pergunta:Quais foram as experiências vividas com nossos afilhados e quais são meus sonhos e planos para os convites neste ano que se inicia? Tenho consciência de que um dia fui afilhado? Que lembranças tem do seu casal-padrinho? Sou consciente de que o gesto de

convidar significa contribuir para a transmissão da fé e de valores humanos e cristãos aos outros? (Dar 5 minutos).

Ler textualmente:A IMPORTÂNCIA DE VIVER A ECLESIALIDADE COMO FAMÍLIA DO ENCONTRO MATRIMONIAL NA IGREJAO Ano de 2016 estará repleto de novidades para nossa Família, considerando as novas Expansões no Brasil, a escolha das novas Equipes Eclesiais Diocesanas, Regionais e Equipe Eclesial Nacional, que acontecerá a partir do mês de setembro, além do convite à viver o Ano da Misericórdia e o Ano do Convite e da nossa Convenção Nacional, que acontecerá no próximo mês de Abril, na Arquidiocese de Fortaleza.Como Igreja, podemos destacar dois eventos de suma importância, que também estaremos vivendo em nossas respectivas Paróquias.O primeiro é o ANO DA MISERICÓRDIA e também o ANO DO CONVITEO papa Francisco escolheu o dia 8 de dezembro de 2015, para marcar a abertura do Ano Santo da Misericórdia. Nesta mesma data no ano de 1965, o papa Paulo VI concluía o Concílio Vaticano II e este fato reveste o Ano Santo de um significado especial, encorajando a Igreja a prosseguir a obra iniciada no Concílio. Quando convocou o Concílio Vaticano II, São João XXIII propôs que a Igreja deve preferir usar mais a medicina da misericórdia, do que a severidade da condenação. Para Papa Francisco, este Ano Santo coloca em evidência que a Igreja tem a missão de ser testemunha da misericórdia de Deus no mundo. O Papa pensou em um caminho espiritual de conversão e decidiu proclamar um Jubileu Extraordinário que tenha no seu centro, a misericórdia de Deus. Por isto se chama Ano Santo da Misericórdia.Integrada às Paróquias, a Família do Encontro Matrimonial espalhada no mundo inteiro, irá viver o Ano da Misericórdia e como gesto concreto pede a todos nós para IR AO ENCONTRO DO OUTRO. Viver intensamente o Recrutamento, impulsionado pela Atitude de Misericórdia.

“O Fim de Semana pertence àqueles que ainda não o viveram”, já dizia Pe. Chuck Gallager.De fato, em cada Fim de Semana o Rosto da Misericórdia, Jesus Cristo, é revelado a cada casal, sacerdote e religioso/a participante, estejam a serviço ou vivendo o FDS pela primeira vez.

O segundo evento muito importante é a CAMPANHA DA FRATERNIDADE.Com abertura marcada para o próximo dia 10 de fevereiro de 2016, também em caráter ecumênico, a Campanha terá como Tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e como

Lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós 5, 24).O objetivo principal da iniciativa será chamar atenção para a questão do saneamento básico que, no Brasil, caminha a passos lentos – apesar de sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos nós.Vamos agora distribuir o material com a história e os temas de todas as campanhas da fraternidade no Brasil.(entregar o anexo, deixar que vejam por alguns instantes e pedir que leiam em casa, mais tranquilos!).

Compartilhar pessoal (ele e ela):Compartilhar seus sentimentos em relação às suas experiências paroquiais, a vida em comunidade, sonhos e expectativas para a vivência plena da eclesialidade, o Ser Igreja!Compartilhar quais os desafios e expectativas de gestos concretos para o Ano da Misericórdia e para Campanha da Fraternidade neste ano.

Ler textualmente: (ele ou ela)A importância da FORMAÇÃO para o crescimento e aprofundamento permanente nos valores do Plano de Deus.Viver os momentos de formação que a Família do Encontro Matrimonial Mundial oferece não deve ser uma obrigação para nós, que já conhecemos as maravilhas e transformações que o Fim de Semana e a caminhada como comunidade de apoio vida e paroquial trazem ao nosso relacionamento. Os momentos de formação são o que de mais precioso o EMM oferece àqueles que já viveram o FDS. É como subir degraus na profundidade do nosso relacionamento e nos valores do Plano de Deus. Os momentos de formação são também uma oferta dos casais, sacerdotes e religiosos/as que se dedicam a escrever as vivências, aprofundando-se em si mesmos e compartilhando abertamente suas vidas, como uma doação pessoal para o crescimento da Família do Encontro Matrimonial Mundial, dedicando seu tempo e despojando-se de suas inseguranças ou ansiedades, para que outros casais que vivem os mesmos valores possam desfrutar dessas experiências. As reuniões de comunidade de apoio e outros eventos da diocese são maneiras de MANTERMOS a vivência dos valores e compartilharmos nossas vidas com outros que vivem os mesmos valores, mas são as FORMAÇÕES que nos levam de fato à avançarmos em nosso crescimento nesta caminhada. Toda Formação oferecida pela Família do EMM é um verdadeiro presente de Deus voltado para o fortalecimento do nosso relacionamento e consequentemente para a renovação da Igreja.Algumas das cerca de 400 vivências o EMM possui, e que já tivemos em nossa diocese, são:Dia de Formação: Espiritualidade MatrimonialDia de Formação: Diálogo nos 5 Passos

Dia de Formação: As 5 Linguagens do AmorVivências de Formação: EMM, me amas? Apascenta minhas ovelhas!Vivência de Formação: Evangelii Galdium – Evangelizadores com EspíritoFDS de Formação: Deus em Nossas VidasFDS de Formação: Padrões de ComportamentoFDS de Formação: Pastores como JesusHá muitos outros roteiros de formação, que estão disponíveis para escrita dos casais que já viveram o Fim de Semana e que desejam contribuir para as experiências de formação de nossa diocese e do Brasil. Por isso, é muito importante que não agendemos nossas reuniões de comunidade nas datas em que há encontros de formação e que possamos nos organizar para viver juntos esses momentos em 2016!

Agora, vamos distribuir o calendário de FORMAÇÃO de nossa diocese. (distribuir um por casal e pedir para um dos casais lerem em voz alta).

Compartilhar pessoal: (ele ou ela)Compartilhar seus sentimentos em relação às Formações que já participou destacando os benefícios e as graças recebidas. Compartilhar seus sentimentos em relação aos momentos em que não viveu a Formação, deixando de priorizá-la ou deixando de ver a Formação como um valor.Compartilhe seus sentimentos em relação às Formações do Calendário 2016 em sua diocese e quais são os desafios para viver esses momentos como uma prioridade para o relacionamento.

10 e 10:Agora vamos fazer nosso 10 e 10. Lembrar de escrever em forma de carta de amor, começando com uma forma carinhosa que costuma tratar seu esposo/a. Responder as perguntas de forma profunda e verdadeira. Não aproveitar a carta para jogar lixo, mas ter em mente que o que se deseja é aprofundar-se em seu relacionamento. Para aqueles que já viveram a formação Diálogo nos 5 Passos, lembrem-se de segui-los (o que sinto, o que penso, como me comporto, quais as minhas necessidades básicas e o que vou fazer). Escrevam todo o tempo e avisamos quando terminar.Podemos anotar a pergunta:Quais são as meus sonhos e prioridades para este ano que se inicia? Listar 3 ou 4. CMS ao responder esta pergunta?Controlar o tempo. Dar 10 minutos. Os casais escrevem na sala.Agora, vamos trocar as cartas com um gesto de carinho, ler 2 vezes e dialogar enfocando-se nos sentimentos mais fortes entre as 2 cartas.

(Dar mais 10 minutos. Se for o caso, considerar o tempo de deslocamento e leitura das cartas, dar alguns minutinhos a mais).

COMPARTILHAR ABERTO:Vamos então para nosso compartilhar aberto. Lembramos as regras:Falar de si mesmo; não fazer discurso; não interromper o outro, mesmo que seja seu cônjuge; não deixar de compartilhar por qualquer motivo; dizer amem ao final. Podemos anotar a pergunta: Que sonhos tenho para o ano que se inicia? A que me desafia essa vivência de hoje? CMS com minha resposta?

OBS.:Como compromisso e ajuda mútua, a Comunidade de Apoio poderá compartilhar brevemente em cada reunião, durante todo ano, como está nossa lista de afilhados e as expectativas e/ou experiências com as Formações.

Passo a passo para encerramento da reunião:1. Avisos paroquiais e encerramento (casal servidor da Comunidade de

Apoio). Entregar e ler o QUADRO DE AVISOS PARA A COMUNIDADE DE APOIO, motivando os casais a viverem os momentos de formação como uma prioridade em suas vidas (anexo);

2. Reforçar com os casais a importância de viverem o valor do recrutamento para o próximo FDS;

3. Agendar a próxima reunião, escolher o casal para compartilhar (entregar a lista de telefones dos casais enfocadores para esse casal) e verificar a paróquia onde será realizada;

4. Oração final;5. Cantar o Hino do EMM;6. Compartilhar cristão de bens: ver quadro abaixo

ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – BRASILFELIZ ANO NOVO - VOLANTES

MATERIAL DIVULGAÇÃO – ANO DO CONVITE(Volante 1)

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – BRASILA IGREJA NO BRASIL E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE

A Campanha da Fraternidade nasceu em 1962, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal,

RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida à partir de 1964 pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão,

conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela

vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância

na esperança em Cristo Jesus.

“Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai” (1Ts 1,3)A Campanha da Fraternidade tem os seguintes objetivos permanentes:

1. Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2. Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3. Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma

sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e Libertadora da Igreja).

Durante estes 53 anos, a memória de todo caminho percorrido aparece emoldurada pelas mensagens que, a cada ano, Papa Paulo VI,

Papa João Paulo II, Papa Bento XVI e atualmente Papa Francisco enviaram à Igreja no Brasil, por ocasião das solenidades de abertura,

destacando a importância deste serviço inspirado pelo espirito penitencial da Quaresma.

Além do tema, a Campanha da Fraternidade sempre apresenta um lema, normalmente um versículo bíblico, à partir do qual se

desenvolvem as reflexões sobre o assunto abordado. Existem também um cartaz para divulgação e um hino.

Ao longo de sua história as Campanhas da Fraternidade no Brasil foram desenvolvidas em três fases:

Primeira fase: Renovação interna da Igreja e renovação do cristão1964 – Tema: Igreja em renovação - Lema: Lembre-se: você também é Igreja

1965 – Tema: Paróquia em renovação – Lema: Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor

1966 – Tema: Fraternidade – Lema: Somos responsáveis uns pelos outros

1967 – Tema: Corresponsabilidade - Lema: Somos todos iguais, somos todos irmãos

1968 – Tema: Doação - Lema: Crer com as mãos

1969 – Tema: Fraternidade - Lema: Para o outro, o próximo é você

1970 – Tema: Participação - Lema: Ser cristão é participar

1971 – Tema: Reconciliação - Lema: Reconciliar

1972 – Tema: Serviço e vocação - Lema: Descubra a felicidade de servir

Segunda fase: Preocupação da Igreja Católica com a realidade social do povo (Concílio Vaticano II, Conferência de Medellín e Conferência de Puebla):1973 – Tema: Fraternidade e Libertação - Lema: O egoísmo escraviza, o amor liberta

1974 – Tema: Reconstruir a Vida - Lema: Onde está teu irmão?

1975 – Tema: Fraternidade é repartir - Lema: Repartir o pão

1976 – Tema: Fraternidade e Comunidade - Lema: Caminhar juntos

1977 – Tema: Fraternidade na Família - Lema: Comece em sua casa

1978 – Tema: Fraternidade no mundo do trabalho - Lema: Trabalho e justiça para todos

1979 – Tema: Por um mundo mais humano - Lema: Preserve o que é de todos

1980 – Tema: Fraternidade no mundo das migrações - Lema: Para onde vais?

1981 – Tema: Saúde e fraternidade - Lema: Saúde para todos

1982 – Tema: Educação e fraternidade - Lema: A verdade vos libertará

1983 – Tema: Fraternidade e violência - Lema: Fraternidade sim, violência não

1984 – Tema: Fraternidade e vida - Lema: Para que todos tenham vida

Terceira fase: Igreja Católica volta-se para situações vividas pelo povo brasileiro1985 – Tema: Fraternidade e fome - Lema: Pão para quem tem fome

1986 – Tema: Fraternidade e terra - Lema: Terra de Deus, terra de irmãos

1987 – Tema: A Fraternidade e o menor - Lema: Quem acolhe o menor, a mim acolhe

1988 – Tema: A Fraternidade e o negro - Lema: Ouvi o clamor deste povo

1989 – Tema: A Fraternidade e a comunicação - Lema: Comunicação para a verdade e a paz

1990 – Tema: A Fraternidade e a mulher - Lema: Mulher e homem – imagem de Deus

1991 – Tema: A Fraternidade e o mundo do trabalho - Lema: Solidários na dignidade do trabalho

1992 – Tema: Fraternidade e juventude - Lema: Juventude – caminho aberto

1993 – Tema: Fraternidade e moradia - Lema: Onde moras?

1994 – Tema: Fraternidade e a família - Lema: A família, como vai?

1995 – Tema: A Fraternidade e os excluídos - Lema: Eras tu, Senhor?!

1996 – Tema: A Fraternidade e a política - Lema: Justiça e paz se abraçarão

1997 – Tema: A Fraternidade e os encarcerados - Lema: Cristo liberta de todas as prisões

1998 – Tema: Fraternidade e educação - Lema: A serviço da vida e da esperança

1999 – Tema: Fraternidade e desempregados - Lema: Sem trabalho... Por quê?

À partir do ano 2000, começaram a ser promovidas a cada cinco anos, as campanhas ecumênicas, com as denominações afiliadas ao

Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC). Assim, foram ecumênicas as campanhas de 2000, 2005 e 2010.

2000 (Ecumênica) – Tema: Dignidade humana e paz - Lema: Novo milênio sem exclusões

2001 – Tema e lema: Vida sim, drogas não!

2002 - Tema: Fraternidade e povos indígenas - Lema: Por uma terra sem males!

2003 – Tema: A Fraternidade e as pessoas idosas - Lema: Vida, dignidade e esperança

2004 – Tema: A Fraternidade e a água - Lema: Água, fonte de vida

2005 (Ecumênica) – Tema: A Fraternidade e a paz - Lema: Felizes os que promovem a paz!

2006 – Tema: Fraternidade e pessoas com deficiência - Lema: Levanta-te, vem para o meio (Mc 3, 3)

2007 – Tema: Fraternidade e Amazônia - Lema: Vida e missão neste chão

2008 – Tema: Fraternidade e defesa da vida - Lema: Escolhe, pois, a vida (Dt 30, 19)

2009 – Tema: Fraternidade e segurança pública - Lema: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17)

2010 (Ecumênica) – Tema: Economia e Vida - Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6, 24)

2011 – Tema: Fraternidade e a vida no planeta - Lema: A criação geme como em dores de parto (Rm 8, 22)

2012 – Tema: Fraternidade e saúde pública - Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra (Eclo 38, 8)

2013 – Tema: Fraternidade e juventude - Lema: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

2014 – Tema: Fraternidade e tráfico humano - Lema: É para a liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5, 1)

2015 – Tema: Fraternidade: Igreja e Sociedade - Lema: Eu vim para servir (Mc 10, 45)

2016 (Ecumênica) - Tema: Casa comum, nossa responsabilidade - Lema: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual

riacho que não seca (Amós 5, 24)

ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – BRASILQUADRO DE AVISOS PARA A COMUNIDADE DE APOIO: A serem transmitidos pelo CASAL SERVIDOR DA COMUNIDADE (imprimir 1 por casal)

CALENDÁRIO DE FDSEMM Londrina:69º FDS: 12, 13 e 14/02/2016 no PIME70º FDS: 29, 30/04 e 01/05/2016 no PIME71º FDS: 26, 27 e 28/08/2016 no PIME72º FDS: 04, 05 e 06/11/2016 no PIME

EMM Apucarana:3º FDS: 08, 09 e 10/04/2016 no CEFAS 4º FDS: 07, 08 e 09/10/2016 no CEFAS

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃORoteiro de Formação: EMM Londrina: EMM Apucarana:Dia de Formação:Diálogo nos 5 Passos(8h as 17h)

13/03/2016 na Paroquia N. Sra. Aparecida – Jd. Igapó em Londrina

17/01/2016 na Paroquia N. Sra Aparecida – Igrejinha em Apucarana

Dia de Formação:As 5 Linguagens do Amor(8h as 16h)

03/04/2016 – local a definir -

Dia de Formação:Espiritualidade Matrimonial(8h as 17:30h)

05/06/2016 na Paroquia N. Sra. Aparecida – Jd. Igapó

17/09/2016 na Paroquia N. Sra. Aparecida - Igrejinha

FDS de Formação: Guiar Através do Relacionamento

13, 14 e 15/05/2016 em Maringá

FDS de Formação:Pastores como Jesus

23, 24 e 25/09/2016 em Curitiba

FDS de Formação:Padrões de Comportamento

25, 26 e 27/11/2016 em Maringá

Outros eventos importantes:21, 22 e 23/04/2016: VI Convenção Nacional do EMM em Fortaleza - CE21/05/2016: 6º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida – SP22/05/2016: 8ª Peregrinação Nacional das Famílias em Aparecida – SP08, 09 e 10/07/2016: Assembléia Regional Sul 2 em Maringá

07/10/2016: Encontro Nacional de Sacerdotes em São Paulo - SP08, 09 e 10/10/2016: Assembléia Nacional do EMM em São Paulo - SP25 e 26/10/2016: Encontro do Conselho Regional Sul 2 da Ação Evangelizadora - CNBB04, 05 e 06/11/2016: Transmissão da Liderança Nacional e Regional

QUADRO DE CONTATOS – EQUIPE DE SERVIÇO DO FDSAdrian e Karla – casal da Equipe Eclesial [email protected] / [email protected] 9991-4053 / 43 8414-4184

Welington e Tati – Área Pré [email protected] / [email protected] 8445-2544 / 43 8404-9557

Odair e Matilde – Doações de Alimentos por ocasião do [email protected] 43 9917-7422

Dinho e Michelle – Corrente de Oração para o [email protected] 43 9936-0942

Cezar e Eliene – Organização de Equipes de [email protected] / [email protected] 9907-6601 / 43 9967-5533

Emerson e Verushka – Central de Recrutamento para o FDS e Cartas de Oração para o [email protected] / [email protected] 9131-4516 / 43 9156-1186

Chico e Clara – Confirmação das Fichas para o FDS e da presença dos casais na Noite Dom [email protected] 9923-4386 / 43 9802-1946

Taco e Renata – Noite Dom Quixote (cozinha e organização)[email protected] / [email protected] 9991-2680 / 43 8419-8645

QUADRO PARA O CASAL QUE COMPARTILHARÁ A PRÓXIMA VIVÊNCIA

ESCRITA E ENFOQUE DE VIVÊNCIAS:A escrita das vivências é uma prática de crescimento pessoal e como casal de grande riqueza para a Família do Encontro Matrimonial Mundial, que também contribui para outros casais, sacerdotes e religiosos/as. O compartilhar das vivências confere aos dialogadores além da oportunidade de identificar-se com os demais como em um espelho, também o apoio mútuo. Dar-se a conhecer a partir da escrita das vivências é uma experiência única e motivadora!Para isso, o EMM oferece, a partir da doação dos casais servidores de Fim de Semana, a oportunidade de enfocar-se em seu relacionamento e nos valores do Encontro Matrimonial Mundial, antes do compartilhar com o grupo. A esta prática chamamos ENFOQUE DE VIVÊNCIAS, que é uma oportunidade de ir ao encontro do outro e de compartilhar vida entre os casais. Um casal enfocador escutará a vivência do casal que a escreveu e o apoiará no enfoque da vivência acerca do tema indicado e compartilharão vida juntos. Para a primeira experiência de escrita, o casal enfocador também estará disponível para ajudar o casal na leitura da vivência, o entendimento do roteiro e em sua escrita. É uma dinâmica rica de significado e sentido, quando percebemos que a vivência do outro se reflete em nossas próprias experiências no relacionamento de casal. As vivências de comunidade de apoio poderão ser acessadas eletronicamente pelo endereço:emmlondrina.wordpress.com/pagina-principal/vivencias-de-comunidade-de-apoioOrientamos que liguem com bastante antecedência para o casal enfocador, para que possam se programar para um encontro rico em partilha e escuta.Os Casais Enfocadores de nossa diocese são:. Carlos e Angela: 3035-2827/ 9917-1771/9914-2121. Taco e Renata: 3304-2680/9991-2680/8419-8645;. Caçula e Cida: 3342-3144/9118-7302;. Eduardo e Adriana: 3254-4177/9118-2044/9679-0067. Zé e Arialda: 3154-2770/9156-8534/9106-0651;. Doni e Gisa: 3341-0040/9938-7888/99128030;. Adrian e Karla: 3357-4184/8414-4184/ 9991-4053;. Osmar e Dyane: 3325-0267/9918-9777/9931-8696;. Ézio e Sônia: 3254-4738/8815-4522/9636-7949. Chico e Clara: 3025-5695/9923-4386/9802-1946. Kleber e Roseli: 8419-4442/8442-3612/9938-6790. Rafael e Glaucia: 9991-7077/3357-0239/9986-6040. Cezar e Eliene: 9907-6601/9194-5533

CANTO - Hino do EMMHá um mundo novo, a terra prometida

Lá estarei um dia, se você me der a mão

Eu preciso de você, na minha caminhada

Porque não encontrarei outro você!

Sempre existe alguém, com quem poder sonhar

E você há de ser, o meu eterno alguém

É inútil me cansar, atrás de outro alguém

Porque não encontrarei outro você!

É tão longa a viagem, sozinho não irei

E ao sentir-me sem rumo, dê-me mão, dê-me a mão

Pois ganhando fortunas, eu pouco lucraria

E perdendo tudo agora, eu nem me importaria!

Mas sem esse amor, meu bem

Não sei o que faria

Porque não encontrarei outro você!

Porque não encontrarei outro você, hei!

QUADRO EXPLICATIVO DO COMPARTILHAR CRISTÃO DE BENS DA COMUNIDADE DE APOIO:(Ler para todos ao final. Pode ser impresso e entregue 1 por casal)Queridos Dom Quixotes participantes das Comunidades de Apoio,Sabemos que o Encontro Matrimonial Mundial – EMM é um movimento de nossa Igreja que tem como missão “Proclamar o valor dos sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no Mundo”. A partir de sua missão o EMM oferece aos casais, sacerdotes e religiosos/as experiências profundas de conhecimento de si mesmo e do outro, através de ferramentas de comunicação. O objetivo é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento do outro e alcançando intimidade em seus relacionamentos e com Deus. O EMM foi criado na Espanha na década de 50 pelo sacerdote redentorista Padre Gabriel Garcia Calvo e espalhou-se pelo mundo, estando hoje em mais de 100 países. Atualmente, no Brasil o EMM está presente em 42 dioceses e 9 regionais, integradas à organização da CNBB e da Pastoral Familiar. E esse presente do FDS precisa chegar a todos os casais, sacerdotes e religiosos do mundo inteiro. Para isso, temos atividades com custo financeiro elevado, tais como bolsas integrais ou parciais, cobertura das despesas da casa de encontro para o FDS, despesas da expansão para outras dioceses, material de divulgação e cadernos do FDS, passagens da equipe eclesial diocesana para assembleia nacional anual, passagens para reunião do conselho regional. Para isso, precisamos contar com a contribuição também financeira de cada um para que possamos sonhar juntos e transformar o mundo através do amor! No mês de março/2015, lançamos a CAMPANHA DE AMOR AO ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL – LONDRINA, que substituiu o compartilhar cristão de bens da Comunidade de Apoio e contava com um carnezinho para o casal, com um lembrete para o depósito do compartilhar cristão de bens mensal a ser realizado individualmente por casal. Essa proposta não alcançou os objetivos, não conseguimos sensibilizar os casais e o compartilhar de bens, tão importante ao sustento do sonho, foi quase nulo no ano passado. Ao final do ano, fizemos uma campanha de apoio com alguns casais doadores e foi possível repassar parte dos valores do nosso compromisso com a Regional Sul 2.Para esse ano, estamos retomando o Compartilhar de Bens na Comunidade de Apoio, pedindo que os servidores da Comunidade de Apoio possam incentivar os casais a fazerem o compartilhar ao final das reuniões e depositar na conta poupança: Caixa Econômica Federal, Ag. 1631, Op 023, Conta nº 00010.827-0, titular: Heloisa Vieira Santos, que será movimentada apenas com o Compartilhar Cristão de Bens das Comunidades de Apoio neste ano.Esse dinheiro será utilizado para o compromisso de repasse mensal de R$ 440,00 para a Regional Sul 2, para o pagamento dos materiais de divulgação e cadernos de FDS de 2016, no valor de R$ 1.352,00 a serem pagos em fevereiro, para as despesas de viagem do Conselho Regional em Maringá em junho, da Assembléia Nacional em outubro e também para as despesas complementares dos 6 FDS programados para 2016, incluindo passagens dos sacerdotes que eventualmente vem de fora. As despesas com as viagens para as reuniões e formações na expansão Apucarana serão custeadas pelos casais apoio da expansão e não serão utilizados recursos do compartilhar de bens das comunidades para essa finalidade.O compartilhar de cada casal, sacerdote ou religioso/a será voluntário e o valor de cada doação deverá ser mantido em sigilo, mas o valor total da doação da comunidade precisa ser de conhecimento de todos os participantes. Após o depósito, pedimos que os servidores das comunidades de apoio informem através do grupo SERVIDORES DE CA no whats app a data e o valor do depósito. Também serão informados mensalmente no blog a soma compartilhada por todas as comunidades no mês anterior. Desde já, nos colocamos em oração pelo compartilhar de bens das comunidades de apoio em 2016, pedindo a Deus que multiplique os bens e que não falte o essencial para seguirmos com o sonho impossível!Amamos vcs!Adrian e Karla – EMM Londrina e Expansão Apucarana