· web view- incentivar os alunos a contar como agiram em uma situação na qual tiveram de...

47
Proposta Pedagógica 2017 (5º ANO) – 4° Bimestre

Upload: tranphuc

Post on 09-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Proposta Pedagógica 2017

(5º ANO) – 4° Bimestre

Disciplina: HistóriaProfessor: Adriana Alves

4º bimestre / 2017

DATA CONTEÚDOS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS MATERIAIS

Aulas 1 a 4

- O Brasil democrático - Compreender o conceito de democracia. - Entender a importância da participação do povo nas decisões políticas de um país. - Conhecer alguns trechos da Constituição de 1988.

- Fazer a leitura compartilhada do texto, perguntando aos alunos sobre características das ditaduras brasileiras. Ouvir o que têm a dizer e destacar os principais aspectos dessa forma de governo, principalmente os elementos que contrastam com a democracia: ausência de liberdade de expressão, impossibilidade de escolher livremente os representantes políticos do país, entre outros.- Solicitar aos alunos que observem uma imagem e propor uma sequência de questões.- Provocar nos alunos uma atitude proativa do conhecimento, despertando o seu interesse em compreender as questões abordadas.- Sintetizar algumas das características de uma democracia na atualidade. Explicar aos alunos que democracia quer dizer “governo

- Livro Anglo pág.89 a 101.- Atividade Complementar extra.

do povo”.- Explicar a diferença entre eleições diretas e indiretas e comentar que o fato de haver eleições diretas não soluciona todos os problemas sociais e econômicos do Brasil.- Trabalhar com um documento histórico primário, de forma que os alunos compreendam que o contexto em que foi produzido é recente.

Aulas 4 a 7

- Indígenas no Brasil na atualidade

- Conhecer trechos da Constituição de 1988 que tratam de leis em relação aos indígenas. - Refletir sobre aspectos da situação atual dos indígenas

- saber de que povos os alunos são descendentes. Procurar saber se eles têm alguma informação sobre os motivos que levaram seus antepassados a virem para o Brasil.- Chamar a atenção dos alunos para a origem de suas famílias, ajudando-os a perceber que a história pessoal de cada um está relacionada com a história do Brasil.- Os alunos estudaram vários trechos da Constituição, e agora lerão mais um, que trata dos direitos indígenas, mais especificamente, do direito à terra, do direito de ter suas tradições respeitadas e do direito à educação.- Explicar que as conquistas políticas dos indígenas são

- Livro Anglo pág.102 a 112.- Vídeos sobre os povos indígenas do Brasil- Atividade Complementar extra.

consequência de muitas lutas. Utilizar imagens como exemplo da mobilização desses povos. Destacar também que, embora a Constituição tenha garantido os direitos da população indígena, há muitas coisas que ainda precisam ser transformadas.- Orientar análise de imagens.- Levar os alunos a refletir sobre a necessidade de que a lei “saia do papel” e se concretizar por meio de ações que de fato respeitem o direito do indígena sobre a terra.- Orientar que atividades sejam feitas em duplas, explorando coletivamente charges.

Aulas 8 a 11

- Afro-brasileiros na atualidade

- Aprender os conceitos de discriminação e de preconceito.- Refletir sobre alguns aspectos da situação atual dos afro-brasileiros, relacionando-a à discriminação sofrida por esse grupo.

- Por se tratar de temas que podem provocar manifestações preconceituosas iniciarcom um vídeo.- Explicar que no mundo inteiro há milhares de pessoas que sofrem algum tipo de preconceito ou discriminação. E que as bases que sustentam as ações preconceituosas e discriminatórias estão absolutamente equivocadas, pois a relação de superioridade e inferioridade entre os seres humanos é falsa.- Perguntar se os alunos têm exemplos de situações preconceituosas e

- Livro Anglo pág. 113 a 128.- Vídeo oficial da campanha do Unicef- Atividade Complementar extra.

discriminatórias. Refletir, por meio da tirinha e do infográfico apresentados, sobre situações que revelam preconceito racial. Solicitar a eles que resolvam as questões em duplas, para possibilitar a reflexão compartilhada.- Passar o vídeo do Unicef fazendo um apanhado do que os alunos estudaram até o momento sobre a diversidade da população brasileira e denuncia as situações de exclusão de negros e índios.- Destacar a importância do dia 20 de novembro, que deve provocar reflexão sobre a importância que os negros tiveram na construção do país.- Reforçar a ideia de que não há pessoas melhores ou piores, mas apenas diferentes entre si. E que essas diferenças são positivas quando há respeito e trocas culturais.- Refletir sobre o racismo e perceber que é possível envolver-se com a questão; auxiliar aqueles que ainda não atentaram para o problema; e tentar alterar a postura dos que não sabem como enfrentá-lo.

Disciplina: Língua PortuguesaProfessor: Adriana Alves

4º bimestre / 2017

DATA CONTEÚDOS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS MATERIAIS

Aulas 1 a 7

- Uma palavra, vários significados

- Ler e entender poema. - Identificar sentidos específicos assumidos por palavras em diferentes contextos de uso ou gêneros textuais. - Perceber a importância do contexto na identificação do sentido das palavras.- Aprimorar o conhecimento da ortografia: uso de r e rr.- Conhecer a finalidade e as características de textos de caráter biográfico. Elaborar ficha biográfica.

- Iniciar dando um exemplo de situação engraçada decorrente da interpretação equivocada de uma palavra.- Propor a análise de textos biográficos, o estudo do gênero textual biografia e a elaboração de uma ficha biográfica.- Solicitar a leitura da lista de palavras, em voz alta, para destacar a pronúncia da letra r. -Os alunos deverão reconhecer algumas regras ortográficas relativas ao uso de r e rr.- Montar banco de palavras.-Trabalhar a polissemia e a homonímia, sem, no entanto, apresentar aos alunos essa terminologia.- Os alunos resolverão questões que envolvem as várias acepções de uma palavra (polissemia) e aquelas de mesma forma e pronúncia, com origeme significados diversos (homonímia). Basta que tenham noção sobre a

- Livro Anglo pág. 7 a 23.- 1 Minidicionário para cada aluno. - Folha sulfite. - Lápis colorido- Mural- Atividade Complementar extra.

variedade de significados e a importância do contexto na identificação deles.- Construir junto com os alunos uma ficha bibliográfica na lousa.- Organizar os alunos em duplas e solicitar que façam a leitura do texto, sobre Márcia Kupstas, grifando as informações mais importantes com lápis colorido.- Propor que construam uma ficha biográfica.

Aulas 8 a 15

- Uma história cômica - Ler e entender narrativa humorística. - Desenvolver a habilidade de recontar histórias oralmente. - Identificar classes de palavras: substantivo e adjetivo (revisão).- Diferenciar substantivo próprio e substantivo comum. - Aprimorar o conhecimento da ortografia: palavras com sc, x, ss e z. - Identificar finalidades e características da crônica.- Construir desfecho para crônica.

- Escolher uma narrativa de humor, com diálogo, escrita por Luis Fernando Verissimo. História relacionada à linguagem e que tematiza a dificuldade de entendimento entre uma americana, que está aprendendo a língua portuguesa, e um brasileiro que procura, sem muito sucesso, fazer a moça entender expressões próprias de nosso idioma.- Incentivar os alunos a contar como agiram em uma situação na qual tiveram de esclarecer um fato e depararam com a dificuldade de entendimento do interlocutor.- Realizar reconto de uma crônica.- Retomar o estudo de duas classes de palavras: a dos substantivos e a dos adjetivos.- Enfatizar que habitualmente o

- Livro Anglo pág. 24 a 41.- 1 Minidicionário para cada aluno- Mural- Atividade Complementar extra.

adjetivo vem depois do substantivo, mas há vários casos em que o precede- Diferenciar os substantivos próprios dos comuns.- Reconhecer palavras escritas com sc, ss, x e z. e cuja grafia não pode ser deduzida a partir de regras ortográficas.- Montar um banco de palavras.

Aulas 16 a 26

- Um pouco mais de humor: anedotas

- Ler e entender anedotas. - Perceber alguns recursos responsáveis pelo humor em anedotas. - Desenvolver a habilidade de exprimir-se oralmente.- Distinguir o contexto de uso do artigo indefinido ou do definido (revisão). - Identificar termos retomados por pronomes (revisão). - Aprimorar o conhecimento da ortografia: uso de s e ss. - Rever finalidade, características e estrutura do texto instrucional. - Analisar e produzir texto instrucional.

- Desenvolver a percepção de alguns recursos mobilizados em textos de humor, como surpresa, subentendido (aquilo que, no texto, não foi expresso verbalmente, mas pode ser deduzido), exagero, absurdo e duplo sentido. Há também o propósito de divertir os alunos com textos curtos e cômicos neste final de curso.- Formar duplas para resolver as questões. Compartilhando ideias e conversando sobre elas.- Resolver atividades centradas nos artigos e nos pronomes estudados em aulas anteriores.- Retomar casos de regularidade ortográfica, solicitando algumas palavras que os exemplifiquem.- Construir um manual com orientações para auxiliá-los na nova fase escolar, retomando a finalidade e as características do

- Livro Anglo pág. 42 a 60.- 1 Minidicionário para cada aluno- Folha sulfite- Atividade Complementar extra.

texto instrucional.

Aulas 27 a 34

- Memórias da infância - Ler e entender memórias. - Perceber a finalidade desse gênero textual. - Reconhecer o foco narrativo no texto de memórias. - Identificar verbos e advérbios em poema (revisão). - Aprimorar o conhecimento da ortografia: uso de x e ch. - Revisar as características do relato pessoal. - Produzir relato pessoal.

- Apresentar um texto de memórias.Dando sequência à revisão, serão retomadas algumas noções sobre verbos e advérbios.-Identificar as palavras com x ou ch presentes no texto de memórias, orientando-se por sinônimos e definições. O aprendizado da grafia correta depende da memorização, que se efetiva tanto por meio da leitura como pela escrita desses vocábulos em atividades de linguagem ou produção de textos.- Propor a revisão de um dos gêneros estudados, o relato pessoal, elaborarum texto desse gênero. Por meio dele, os alunos narrarão um fato inesquecível vivido na escola.

- Livro Anglo pág. 61 a 73.- 1 Minidicionário para cada aluno- Folha sulfite.- Atividade Complementar extra.

Disciplina: Matemática Professor: Adriana Alves

4º bimestre / 2017

DATA CONTEÚDOS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS MATERIAIS

Aulas 1 a 4

- Múltiplos e divisores de um número natural

- Revisar os números primos até 100. - Determinar os fatores primos de um número pelo processo da árvore de fatores. - Determinar o maior divisor comum de um ou mais números. - Determinar o menor múltiplo comum de dois ou mais números.

- Retomar os números primos até 100, introduzindo os fatores primos de um número.- Trabalhar a árvore de fatores como forma de decomposição de um número em fatores primos.- Retomar através de atividades MDC e MMC.

- Livro Anglo pág. 201 a 212.- Atividade Complementar extra.

Aulas 5 a 10

- Equivalência de frações e suas aplicações

- Explorar frações equivalentes em todo-referência discreto e contínuo. - Comparar frações utilizando o conceito de equivalência. - Realizar adições e subtrações com frações de mesmo denominador.

- Introduzir o conceito de frações equivalentes e suas aplicações na comparação, na adição e na subtração de frações com denominadores diferentes- Formar grupos de dois, distribuir o conjunto de mosaicos e realizar o jogo que explora a percepção de áreas equivalentes- Explorar frações equivalentes em um todo-referência de natureza discreta., as frações equivalentes representam uma mesma quantidade desse todo-referência.

- Livro Anglo pág. 213 a 232.- Mosaico (um jogo do kit enviado pelo Sistema por dupla ou por grupos de quatro alunos). - Um tabuleiro por dupla ou grupo (no próprio Caderno).- Palitos de sorvete ou tampinhas (36 por dupla ou grupo de quatro alunos, dependendo da quantidade de material disponível na escola).- Atividade Complementar extra.

- Explorar adições e subtrações de frações com o mesmo denominador ou que podem ser reduzidas a um mesmo denominador por meio da equivalência de frações.

Aulas 11 a15

- Unidade-Padrão de medida de área

- Explorar a equivalência de áreas. - Relacionar frações com áreas. - Visualizar a representação geométrica do metro quadrado. - Estabelecer relações entre as diferentes unidades padronizadas de área. - Resolver problemas.

- Retomar o conceito de área, sistematizando esse conceito, por meio da construção, exploração e visualização do metro quadrado e seus submúltiplos: o decímetro quadrado, o centímetro quadrado e o milímetro quadrado. No caso do quilômetro quadrado, não há como visualizar essa unidade; por isso, ela será deduzida das relações com o metro.- Formar grupos para medir superfícies, comparando uma superfície com outra considerada como unidade de medida.

- Livro Anglo pág. 233 a 243.- Um conjunto de mosaicos (kit enviado pelo Sistema) para grupos de quatro alunos- 1 Metro quadrado de papel e 1 decímetro quadrado de papel (papel kraft ou EVA) para grupos de quatro alunos.- 1 Centímetro quadrado de papel milimetrado para cada grupo de 4 alunos.- Atividade Complementar extra.

Aulas 16 a 19

-Uma propriedade da multiplicação

- Conhecer e utilizar o método da gelosia para realizar multiplicações. - Compreender e aplicar a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição. - Relacionar as expressões numéricas à propriedade distributiva.

- Apresentar a operação da multiplicação a partir do método da gelosia e da propriedade distributiva da multiplicação.- Perceber as decomposições, os reagrupamentos e a representação da multiplicação por meio da expressão numérica.

- Livro Anglo pág. 244 a 257.- Atividade Complementar extra.

-Tipos de quociente em uma divisão

- Revisar a divisão exata e a não exata.

- Introduzir as ordens decimais no quociente.

- Livro Anglo pág. 258 a 274.- Calculadora (1 por dupla de

Aulas 17 a20

- Conhecer os diferentes tipos de quociente. - Explorar divisões de números naturais em que o quociente é decimal. - Introduzir o conceito de média

- Abordar a noção de média.- Revisar através de atividades as divisões exatas e as não exatas.- Explicar na lousa divisões que enfatizem: decimal periódico e dízima periódica.- Discutir o que é média aritmética, usando material concreto e cálculos.

alunos).- Atividade Complementar extra.

Aulas 21 a24

- Possibilidades e chances - Analisar situações que envolvem a ideia de possibilidade e de chance. - Construir e analisar gráfico de colunas. - Retomar probabilidade com a ideia de chance de ocorrer um evento. - Expressar uma probabilidade como um número. - Resolver problemas.

- Retomar o conceito de probabilidade- Relacionar a probabilidade à ideia de chance de ocorrer um determinado evento e a um número expresso em porcentagem ou fração.- Relacionar à probabilidade, à porcentagem e à fração.- Organize os alunos em duplas realizar o jogo de palitos para a resolução das situações-problema a partir do jogo. - Retomar a árvore de possibilidades,

- Livro Anglo pág. 275 a 285.- 3 Palitos de fósforos por aluno (leve palitos riscados para a sala de aula).- Atividade Complementar extra.

Aulas 24 a26

- Tipos de fração - Comparar a fração com a unidade. - Identificar frações maiores e menores que a unidade.

- Trabalhar com a fração imprópria, também chamada aparente- Organizar os alunos em grupos e distribuir entre eles o material de

- Livro Anglo pág. 286 a 296.- Material de contagem (palitos ou fichas), de forma que cada grupo de alunos tenha, no mínimo, 40 objetos.

- Introduzir a fração maior que o todo-referência em quantidades discretas e contínuas. - Representar frações maiores que a unidade na reta numérica.

contagem- Reconhecer que há frações menores, iguais ou maiores do que a unidade e que a unidade pode ser representada por infinitas frações.- Explorar a fração como medida, ao se propor a localização de frações na reta numerada.

- Atividade Complementar extra.

Disciplina: GeografiaProfessor: Adriana Alves

4º bimestre / 2017

DATA CONTEÚDOS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS MATERIAIS

Aula 1

- Conhecendo a região Norte do Brasil

- Compreender a divisão política da região Norte. - Comparar a área e a população dessa região com as demais regiões que aparecem no IBGE.

- Para iniciar essas aulas, fazer a leitura compartilhada do texto de abertura e chamar a atenção para a imagem da floresta densa, elemento natural predominante na região Norte.- Solicitar aos alunos que resolvam a atividade individualmente.- Analisar gráficos.

-Livro Anglo pág.129 a 134.-Atividade complementar extra.- Projetor multimídia para projeção dos mapas e correção das atividades.

Aula 2 a 4

- O mundo amazônico - Conhecer os fatores responsáveis pelo clima da região Norte. - Compreender a

- Iniciar o estudo de um dos biomas mais importantes para o clima do Brasil e do mundo: o bioma da Amazônia.

-Livro Anglo pág.135 a 151.-Atividade complementar extra.- Mapa-múndi vegetação. - Projetor multimídia

importância da biodiversidade para a manutenção dos vários ecossistemas do bioma da Amazônia. - Retomar e ampliar o conceito de rios voadores. - Localizar no mapa a extensão do bioma da Amazônia na América do Sul. - Conhecer algumas características da hidrografia da região Norte.

- Chamar a atenção para a imagem que mostra a floresta, o rio e a chuva agindo conjuntamente para o equilíbrio do bioma.- Explicar que o clima quente e úmido e a existência da maior floresta tropical do mundo na região Norte resultam dos seguintes fatores: a localização da área (proximidade com a linha do Equador e, consequentemente, altas temperaturas); a presença da maior bacia hidrográfica (bacia do rio Amazonas); e a elevada umidade do ar.- Explicar o papel das montanhas no deslocamento das nuvens carregadas de umidade para o Brasil.- Acessar vídeos, animações e informações sobre o assunto. ”Projeto Rios Voadores”.- Refletir juntos sobre a importância da preservação de todas as espécies de seres vivos para a garantia do equilíbrio ambiental na Amazônia, bem como do papel dessa região como laboratório, isto é, local que contém muitas espécies de plantas e animais que poderão fornecer medicamentos para cura de doenças e alimentos.

- Mapa físico da América do Sul.- Folha de papel A3.

- Enfatizar que esse bioma é fundamental para o equilíbrio climático do continente e, particularmente, do Brasil porque de lá vem as chuvas de verão que caem na maior parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Além disso, ele guarda cerca de 80% da biodiversidade terrestre, apesar de ocupar apenas 7% da área do planeta.- Informar aos alunos que o rio Amazonas, no seu alto curso no Peru, é chamado de Ucayali. Ao entrar no Brasil, na cidade de Tabatinga, passa a se chamar Solimões e, somente após encontrar o rio Negro, recebe o nome de Amazonas. Hoje já se sabe que ele é o maior rio do mundo em volume de água; o segundo é o rio Congo (República Democrática do Congo, África). O relevo é um dos principais fatores determinantes da variedade de cores das águas dos rios da bacia Amazônica.

Aula 5 a 6

- A colonização da região Norte

- Conhecer as etapas da colonização da região Norte do Brasil. - Estudar a utilização da borracha natural na indústria e no cotidiano dos moradores da região.

- Expor as quatro etapas da colonização da região Norte e da Amazônia brasileira (que também engloba o norte do Mato Grosso e o oeste do Maranhão).- Enfatizar as consequências, para a população indígena, do avanço

-Livro Anglo pág.152 a 164.-Atividade complementar extra.- Projetor multimídia para a correção das atividades e projeção dos mapas.

dos colonizadores pelo interior dos estados produtores de borracha: muitas aldeias foram exterminadas por causa de guerras e doenças. Como nunca haviam tido contato com gripe, tuberculose e sarampo, por exemplo, grupos indígenas não tinham criado imunidade contra essas doenças.- Enfatizar a diferença entre extrativismo vegetal e agricultura (heveicultura). Reforçar que a Floresta Amazônica é muito heterogênea e que por isso os trabalhadores tinham e têm de caminhar quilômetros dentro da mata para encontrar as seringueiras que estão distribuídas entre as outras espécies de árvores.- Analisar com os alunos as duas fotos de satélite de uma mesma área em dois momentos diferentes: na década de 1970 e na década de 2000. Chamar a atenção para as “estradas” secundárias, que permitem a abertura de novas “estradas” e a exploração que adentra cada vez mais a floresta. Explicar aos alunos que essas populações eram consideradas apenas um “empecilho” que deveria ser

retirado do caminho do “desenvolvimento e do progresso”.- Analisar o mapa do desmatamento e chamar a atenção para a ocupação de sul para o norte e do leste para o oeste, formando um “arco de desmatamento”, nome dado à região onde ocorrem os maiores índices de desflorestamento.

Aula 7 a 9

- A última fronteira do Brasil - Conhecer o modo de vida e as atividades econômicas dos povos da floresta. - Identificar alguns recursos naturais da região Norte. - Reconhecer a importância dos rios para a população ribeirinha. - Conhecer a origem da indústria na cidade de Manaus. - Conhecer aspectos negativos e positivos da construção de grandes hidrelétricas na região.

- Trabalhar com a economia da região Norte, ainda fortemente baseada no setor primário – agricultura, pesca, caça, extrativismo vegetal e mineral.- Fazer a leitura compartilhada do texto de abertura e analisar, com os alunos, as imagens que mostram o contraste do indígena fazendo farinha, como há centenas de anos, e o moderno Polo Industrial de Manaus, uma metrópole no meio da floresta. A região hoje abriga esses dois tipos de atividade, igualmente importantes para as populações locais.- Explicar que o termo “vazio populacional” foi muito usado para se referir à região Norte a partir da década de 1960, como mote para a colonização rápida da região, desrespeitando principalmente as terras indígenas.

-Livro Anglo pág.165 a 185.-Atividade complementar extra.- Projetor multimídia

- Perguntar aos alunos sobre a importância da energia elétrica, considerando as coisas que usamos e que dependem dela (luz elétrica, computador, carregador de celular, chuveiro elétrico, ar-condicionado, etc.).- Localizar no mapa as principais hidrelétricas da região e chamar a atenção para o Projeto Grande Carajás e para o Projeto Oriximiná de exploração de minérios, para eles visualizarem a extensão da ocupação econômica da região.- Concluir contando para os alunos que o projeto de gerar industrialização regional não deu certo. A indústria da região permanece concentrada primeiramente em Manaus e, em segundo lugar, em Belém.

Aula 10 a 12

- A administração do Brasil - Conhecer a estrutura da administração federal. - Compreender quem são os representantes políticos da população do país e os cargos que ocupam. - Identificar as funções dos integrantes de cada um dos três poderes federais. - Compreender o destino dos impostos e a

- Fazer a leitura compartilhada do parágrafo de abertura. Pedir que observem a imagem da praça dos Três Poderes e leiam a legenda. Perguntar quem já esteve em Brasília ou já viu a cidade em algum meio de comunicação.- Perguntar como se organizam administrativamente os municípios e os estados. (O município se organiza em dois poderes: Executivo [prefeito e secretários municipais] e Legislativo

-Livro Anglo pág.186 a 200.-Atividade complementar extra.- Constituição brasileira.- Projetor multimídia

importância de seu uso responsável.

[vereadores]; o estado, em três poderes: Executivo [governador e secretários estaduais], Legislativo [deputados estaduais] e Judiciário [juízes].) Preencher, na tabela, somente os quadros referentes aos governos municipais e estaduais.- Retomar o significado da palavra “executivo” como “aquele que executa, que administra”.- Mostrar a Constituição brasileira e explicar que nela estão as leis que garantem os direitos e deveres de todos os cidadãos. Antes de ser aprovada, uma lei é denominada projeto de lei.- Discutir com os alunos o trabalho e o comportamento dos parlamentares durante a sessão, a linguagem utilizada.- Explicar que a independência do Poder Judiciário é fundamental para garantir o cumprimento da lei, mesmo quando ela deve ser aplicada a uma autoridade do Estado, como um ministro, deputado ou senador. Essa é a razão de seus membros não serem eleitos, e sim concursados.- Trabalhar com mapas e solicitar aos alunos que resolvam a atividade em duplas para que possam interagir em busca da

solução para as questões apresentadas.- Reforçar que os salários dos parlamentares, do presidente da República, dos ministros, juízes e de todos os servidores públicos, assim como o financiamento de toda a máquina administrativa, são custeados pelos impostos. Eles financiam também a construção da infraestrutura e o atendimento às necessidades da população. É importante que os alunos percebam que é a população que custeia a máquina pública e os serviços, e que o dinheiro público deve ser usado de forma responsável.- Convidar um deputado federal, um senador e/ou um juiz para ser(em) entrevistado(s) pelos alunos.- Visitar à Câmara

Disciplina: Ciências Professor: Adriana Alves

4º bimestre / 2017

DATA CONTEÚDOS OBJETIVOS PROCEDIMENTOS MATERIAIS

Aulas 1 a 5

- A puberdade - Entender a puberdade como a fase que prepara o ser humano para o desenvolvimento físico e psicológico da sexualidade. - Conhecer as principais modificações físicas do corpo durante a puberdade. - Compreender a ação do hormônio de crescimento no corpo humano. - Retomar a importância das atividades físicas para o desenvolvimento. - Reconhecer as alterações que acontecem na voz durante a puberdade. - Compreender as modificações que ocorrem na pele devido à ação hormonal.

- Inicie a aula relembrando que as glândulas endócrinas e os hormônios compõem o sistema endócrino.- Desencadear uma reflexão sobre as mudanças que estão acontecendo com os alunos. Inúmeras modificações físicas e comportamentais que caracterizam a puberdade- Reforce que essas modificações físicas e emocionais são temporárias e que todas as pessoas passam por isso nessa etapa da vida- Reforce que essas modificações físicas e emocionais são temporárias e que todas as pessoas passam por isso nessa etapa da vida- Reforçar o conteúdo sobre a manutenção de hábitos saudáveis para o desenvolvimento do esqueleto durante a puberdade.- Através de experimento estimular

- Livro Anglo pág. 297 a 309.- Canudinhos (1 por aluno) - Tesoura de ponta arredondada- Atividade Complementar extra.

os alunos a investigar e descobrir uma solução ao problema proposto: o que faz algumas pessoas terem a voz mais aguda e outras, mais graves?- Relembrar que o suor, liberado nos poros da epiderme, tem a função de manter constante a temperatura corpórea. Reforce que o suor não tem cheiro, mas a presença de bactérias na pele e a falta de higiene provocam o mau cheiro característico da transpiração- Reforçar as informações do texto que se referem aos cuidados que se deve ter com a pele durante a puberdade.

Aulas 6 a 10

- A reprodução - Conhecer a anatomia e a fisiologia do sistema genital humano. - Compreender o conceito de gameta e seu papel no processo de reprodução. - Compreender o processo de ovulação. - Entender o que é menstruação. - Reconhecer os hormônios envolvidos na reprodução humana. - Relacionar ciclo menstrual feminino, fertilidade sexual,

- Por meio da anatomia e da fisiologia do sistema genital masculino e feminino trataremos agora do estudo do processo de reprodução.- Esclareça que apenas um tipo delas se destina à reprodução: as células reprodutoras, chamadas gametas.- Informe aos alunos que cada sexo apresenta um tipo particular de gameta: o masculino é o espermatozoide; e o feminino, o óvulo.- É fundamental que eles compreendam que o

- Livro Anglo pág. 310 a 319.-Vídeos propostos pelo livro do professor.- Atividade Complementar extra.

menstruação e gravidez espermatozoide é uma célula de pequeno porte capaz de se deslocar ativamente em meio líquido, graças aos batimentos rítmicos de seu flagelo, e carrega o material genético do pai. O óvulo é uma célula muito maior que o espermatozoide, apresenta reservas nutritivas para o futuro embrião e não tem capacidade de locomoção. Os gametas são produzidos em glândulas sexuais denominadas gônadas: os testículos do homem e os ovários da mulher. Adiante a informação de que a união de um gameta masculino com um gameta feminino (fecundação) dá início à formação de uma nova vida. Com os gametas, são transmitidas informações genéticas do pai e da mãe para o filho.- Localizar juntamente com os alunos, os testículos, os epidídimos, os canais deferentes, a vesícula seminal, a próstata, a uretra e o pênis. Explicar que eles são os responsáveis pela produção e liberação dos espermatozoides no corpo humano. Esclarecer que os dois testículos, que produzem os espermatozoides, ficam alojados na bolsa escrotal, a qual se

encontra suspensa fora da região pélvica- Mostrar, da mesma forma que no conteúdo anterior, os órgãos que compõem o sistema genital feminino. Explicar que esse sistema apresenta dois ovários, órgãos alongados que medem aproximadamente 5 cm- Explicar que os ovários liberam, normalmente a cada mês, um óvulo maduro, que é conduzido até o útero através de canais chamados tubas uterinas. O útero é um órgão formado por músculos lisos, assemelhando- -se a uma pera, com a parte mais fina desembocando num tubo flexível de músculo liso, denominado vagina. Esta começa na parte interna do corpo e se prolonga até o exterior. A região externa é formada pelos grandes e pequenos lábios e pelo clitóris. Nesse local também se encontram a abertura vaginal e a uretra.- Esclarecer que uma menina recém-nascida apresenta em seus ovários aproximadamente 400 mil óvulos que poderão desenvolver-se no futuro. Eles permanecem imaturos até a puberdade-

- Gerar uma nova vida - Compreender a - Antes de iniciar as aulas, é - Livro Anglo pág. 320 a 331.

Aulas 11 a 14

fecundação do óvulo pelo espermatozoide. - Identificar as diversas fases de desenvolvimento humano (embrião, feto e bebê) durante o período gestacional. - Conhecer as funções dos principais anexos embrionários (cordão umbilical e placenta) no processo de gestação. - Identificar os tipos de parto mais frequentes. - Reconhecer os benefícios da amamentação para a saúde física do bebê.- Diferenciar os gêmeos unizigóticos dos gêmeos dizigóticos.

importante relacionar os temas trabalhados nos Módulos anteriores com o assunto que será estudado agora. Para isso, retome com os alunos os aspectos mais relevantes da puberdade, as transformações físicas e a fisiologia do sistema genital masculino e do feminino.- Acessar e apresentar aos alunos um vídeo de curta duração, com uma animação em 3D, que mostra desde a ovulação até a chegada do embrião ao útero.- Mostrar aos alunos uma animação que diferencia o parto normal da cesariana.- O bebê recém-nascido não tem dentes, e seu sistema digestório ainda não está preparado para digerir alimentos sólidos, portanto, sua dieta deve ser exclusivamente líquida. Comentar que o ato de amamentar proporciona a continuação da intimidade entre a mãe e a criança e, por isso, é considerado um ato de amor.- Fazer a leitura do texto de apoio, na seção Sugestão de Material. Trata-se de uma entrevista realizada pelo médico Dr. Drauzio Varella com a Dra. Maria de Lourdes Brizot, médica responsável pelo Ambulatório de

- Atividade Complementar extra.

Gestações Gemelares do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo. Apresentar aos alunos um vídeo sobre a formação de gêmeos.

Aulas 15 a18

Diferentes tipos de reprodução

- Entender o processo de reprodução sexuada e assexuada. - Identificar animais vivíparos, ovíparos e ovovivíparos. - Compreender como os animais ovíparos realizam trocas gasosas no interior do ovo com casca. - Observar como ocorre a reprodução assexuada nas bactérias.

- Explicar aos alunos que todos os organismos, inevitavelmente, morrem após determinado tempo, mas por meio da reprodução eles garantem a perpetuação de suas características genéticas, transmitindo-as aos descendentes.- Introduzir o conceito de reprodução sexuada. Enfatizar que ela envolve, na maior parte dos casos, a relação entre indivíduos de sexos diferentes.- Retomar o conceito de animais ovíparos: aqueles cujo embrião se desenvolve fora do corpo materno numa estrutura reprodutiva conhecida como ovo. Compará-los com os animais vivíparos, cujo desenvolvimento ocorre no interior do corpo materno, como é o caso do ser humano.- Exibir alguns vídeos de curta duração a fim de ilustrar o desenvolvimento de diversos animais no interior de ovos- Explicar o desenvolvimento dos mamíferos marsupiais, destacando os que apresentam o

- Livro Anglo pág. 332 a 344.- Tigela (por grupo de 4 alunos) - Água (por grupo de 4 alunos) - Corante de alimentos na cor azul (por grupo de 4 alunos)  --Detergente lava-louças líquido (por grupo de 4 alunos) - Colher de chá (por grupo de 4 alunos)- Um ovo inteiro cru (por grupo de 4 alunos)- Colher grande (por grupo de 4 alunos) - Copo (por grupo de 4 alunos)- Papel-Toalha (por grupo de 4 alunos)- Atividade Complementar extra.

marsúpio: o canguru, o coala, o gambá, o diabo-da-tasmânia e a cuíca.- Exibir um vídeo de curta duração. Apresentando cenas belíssimas da reprodução dos cangurus.- Através de experimento levar os alunos a descobrir como o embrião de uma ave realiza suas trocas gasosas no interior do ovo fechado.- Contar que existe organismo que se reproduz sozinho, sem a necessidade de um parceiro, como as bactérias e outros seres vivos.

PS1* TODA TAREFA DE CASA É ENVIADA PARA SER ENTREGUE NA PRÓXIMA AULA./ TODAS AS ATIVIDADES SÃO CORRIGIDAS EM SALA COM OS ALUNOS.PS2* O PLANEJAMENTO É PASSÍVEL DE ALTERAÇÕES EM DECORRÊNCIA DA AQUISIÇÃO DO CONTEÚDO TRABALHADO.

Disciplina: Inglês Professor: Maria Emília

4º bimestre / 2017

Data Disciplina Conteúdos Objetivos Recurso Didático Materiais

05/10 INGLÊS- UNIT 6 (pg. 46 a

54)-SEMANA DAS

CRIANÇAS- Realização de atividades relativas à semana das crianças;

12/10 INGLÊS RECESSO ESCOLAR.19/10 INGLÊS Fossils

EProfessions (UNIT

7)

- Ativar o conhecimento prévio e retomar atividades feitas na aula anterior;- Aprimorar a decodificação de palavras cognatas;-Participar da interação na sala de aula;- Desenvolver a compreensão e a produçãooral;-Participar de

- Convidar os alunos para observar as imagens das páginas 55 e 56, e em seguida pedir que leiam a história;- LookandLearn: Reler com os alunos as páginas 55 e 56, e pedir que marquem as frases T ou F de acordo com o texto.- Nowlet’s Chat! Convidar os alunos para discutir sobre fósseis, de que são feitos, quando e como surgem/surgiram;- Look and Match: convidar os alunos para ler o diálogo da página 58 e em seguida ligar as profissões a suas tarefas.- Let’shavefun: pedir aos alunos que recortem os anexos 9A e 9B, e que, em seguida, em duplas ou trios, liguem as imagens às profissões e coloquem um verbo

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.

jogos que consolidem conhecimentos sobre partes do corpo;

correspondente ao ato do profissional. HOMEWORK: pág.57;A atividade deve ser entregue em folha separada e tem o valor de 2,5pts.

26/10 INGLÊS Mammals (UNIT 7)

- Ativar o conhecimento prévio e retomar atividades feitas na aula anterior;-Participar da interação na sala de aula;- Desenvolver a compreensão oral;- Desenvolver habilidades orais com os diálogos;

- Corrigir o HOMEWORK, e em seguida, através da atividade retomar o assunto da aula.- Look andLearn: Convidar os alunos para observar as imagens na página 60, e pedir que leiam atentamente o diálogo;-ListenandLearn: convidar os alunos para ouvir o áudio da página 61 em que descrevem características de mamíferos. Em seguida, pedir que marquem as opções corretos quanto a suas características e quais animais dos listados seriam mamíferos.-Let’sreadandLearn: Convidar os alunos que leiam as curiosidades na página 62 e, em seguida,pedir que completem o quadro da página 63, usando os comparativos/superlativos do texto.- HALLOWEEN TIME:realizaratividadesreferentesaohalloween.HOMEWORK:pág 63.

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.

02/11 INGLÊS FERIADO

09/11 INGLÊS TESTE DE INGLÊS (UNIT 7)

- Teste de Inglês Valor: 7,0pts- Realizar as atividades complementares após o término dos testes.

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.

16/11 INGLÊS Who isthetallest?(UNIT 8)

- Ativar o conhecimento prévio e retomar atividades feitas na aula anterior;- Aprimorar a decodificação de palavras cognatas;-Participar da interação na sala de aula;- Desenvolver habilidades orais.

- LookandLearn: pedir aos alunos que leiam o diálogo da página 64, e que indiquem então as características abordadas;- Pedir aos alunos que falem sobre as características físicas e que preencham o quadro da mesma página referindo-se aos superlativos.- Let’shavefun: convidar os alunos para estruturar frases usando os superlativos da página 65.- SupplementaryActivity:caça palavras da página 86.HOMEWORK: pág.65

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.

23/11 INGLÊSPutting it all

together (UNIT8)

- Ativar o conhecimento prévio e retomar atividades feitas na aula anterior;- Aprimorar a identificação de palavras cognatas;-Participar da interação na sala de aula;- Desenvolver ashabilidades orais.

-WarmUp: Retomar a aula anterior corrigindo o HOMEWORK.- Let’shavefun: Convidar os alunos para jogar usando os anexos 10 A,B e C.HOMEWORK: pág. 66

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.

30/11 INGLÊS The Amazon (UNIT 8)

- Ativar o conhecimento prévio e retomar atividades feitas

- WarmUp: Retomar a aula anterior corrigindo o HOMEWORK.- LookandMatch: pedir aos alunos que leiam o texto da página 67, e que enumerem as frases

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis

na aula anterior;- Identificar imagens e significados;- Trabalhar a expressão oral;- Utilizar jogos como ferramentas pedagógicas e de cooperatividade;

de acordo com as imagens.- Look andLearn: pedir aos alunos que coloquem as perguntas em ordem e que as respondam de acordo com o texto da página anterior;- Self-assessment: auto-avaliação.

de cor, Borracha, CD, Som.

07/12 INGLÊSPROVA DE

INGLÊS (UNITS 7 and 8)

- Prova de InglêsValor: 10,0 pts.-Atividades extras referentes ao fim do ano.

Livro Anglo, Pincel, Quadro, Lápis, Lápis de cor, Borracha, CD, Som.