livros.gospelmais.com.br...sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas....

64

Upload: others

Post on 28-May-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Autor e Editor:

Christian Clayton

Capa e Diagramação:

Matheus Freitas

5

Introdução ao Fascículo 10

VIVendo as IncontáVeIs bênçãos

de crescImento e prosperIdade

Uma crença!Tudo que se faz nesta vida, deve ser feito por al-

gum motivo. Tem que existir uma razão que nos move a fazer. Para os cristãos, a Bíblia esclarece o que preci-samos ter para que venhamos a nos mover. De acordo com a Bíblia tudo deve ser feito motivado pela fé. Não existe nada em minha vida que faço simplesmente por fazer. Sempre deve haver uma motivação, e essa motivação deve estar baseada em minha fé.

Esta afirmação acima está de acordo com o que a Bíblia diz em Romanos 14.23. Ali o texto bíblico diz que “tudo o que não provém de fé é pecado”. Ali mostra a palavra tudo. TUDO o que fazemos! Se exis-te algo que faço que não é colocado fé para motivar aquela minha atitude, então não estou fazendo da maneira certa.

Pessoas fazem muitas coisas de maneira mecânica. Fazem sem ter um sentido. Fazem sem estar conscien-tes de alguma motivação. Estão agindo como se fossem robôs. Nossa vida não deve ser assim. A Bíblia declara

6

que até mesmo quando formos comer o alimento, isto deve ser algo feito em fé. Até para morrermos, morre-mos como um ato de fé.

Quando enxergamos as coisas por essa visão bíbli-ca, podemos perceber que existem muitas pessoas que até estão obedecendo ao SENHOR, mas estão fazendo isso da maneira errada. Obedecem de maneira mecâni-ca e, portanto, sem fé. Existem pessoas que estão cum-prindo vários procedimentos bíblicos que são corretos, mas para elas aquilo não passa de um ritual, pois não tem sido feito em fé.

Precisamos entender que podemos crer. Eu posso crer. Eu posso usar a fé. Você pode acreditar. Você pode viver em fé. A fé não é complicada. A fé é fácil. Para usar a minha fé eu preciso simplesmente me agarrar a Pala-vra de DEUS e decidir viver aquilo que DEUS está dizen-do. Eu simplesmente preciso me apegar à verdade dita por DEUS, e passar a dizer: “DEUS diz que é isso que ELE tem para minha vida. Então estou decidido. É isto que eu vou viver”. A partir de então, nos enchemos de ex-pectativa de viver aquilo, caminhamos na mesma dire-ção daquela palavra e perseveramos naquilo, certos de que é exatamente esse algo que estamos esperando, é o que iremos viver.

Algumas pessoas estão acreditando em algo que DEUS não disse. Isso não é fé. São apenas crendices. Acreditar em algo que DEUS não disse é apenas supers-tição. Mas para que tenhamos uma fé genuína, DEUS nos presenteou com a Sua Palavra. A Palavra de DEUS é o único material que realmente produz fé. Por isso que-ro lhe trazer aqui a Palavra de DEUS que pode sustentá-lo para que você viva em fé. Quero que você conheça mais da Palavra de DEUS em que você pode se apoiar para crescer nesta terra vivendo em fé. A fé é a certe-za do que se espera. Por isso precisamos da Palavra de DEUS para sabermos o que esperar. Para sabermos o

7

que podemos viver. Para sabermos qual a certeza que devemos ter ao agir, para vivermos nosso dia a dia.

Tudo o que se faz deve ser acompanhado de fé. Tudo o que se vive, deve ser vivido em fé. Devemos agir baseado em uma crença firmada na Palavra de DEUS. JESUS disse: “Seja crente”. Isto significa: “Seja alguém que acredita”.

Creia. Tem fé. Acredite. Saiba em que se firmar para viver em fé.

O autor!

Christian Clayton

OraçãONosso Deus e Pai Celestial, oro ao Senhor em favor

de cada pessoa que está tendo agora acesso a este es-tudo, vindo da tua Palavra. Que todos possam a partir de agora ter os olhos do seu entendimento abertos e iluminados para receberem a revelação das tuas verda-des, para receberem de Ti a ministração dessa mensa-gem. Que o Espírito Santo ilumine cada leitor. Eu oro para que tudo aquilo que é contrário ao recebimento claro e verdadeiro do seu ensino seja agora anulado e cancelado. Toda cegueira e enganos sejam totalmen-te desfeitos agora. Peço-te que todos quantos tiverem acesso e essa leitura possam ser abençoados, possam ser tocados por tua graça, por teu amor e bondade. Peço-te que por meio dessa mensagem o Senhor faça produzir bons frutos, traga mudanças significativas e profundas, de maneira que todos tenham suas vi-das transformadas para melhor, exatamente como o Senhor planejou. Peço-te Pai Celeste, que o Senhor abençoe grandemente essas pessoas. Eu creio em Ti para atender a esse pedido. Eu oro a Ti, meu Deus, em o nome de Jesus Cristo, amém!

8

9

capítulo 13

o crIstão pode ser rIco?

cOmO SãO aS riqUezaSA Bíblia fala sobre pessoas ricas como fala sobre

qualquer outro assunto. Percebo que ao mencionar o rico, a Bíblia diferencia essa pessoa de três formas. Precisamos definir primeiro o que significa “rico.” Rico é aquele que tem, possui grande quantidade de coisas de valor, grande quantidade de recursos, grande quan-tidade de posses. Vamos analisar a primeira maneira de ser rico: Rico financeiramente. Veja os textos que estão escritos na Bíblia: era abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro. (ra) – Gênesis 13.2. Este texto diz respeito a Abraão.

enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou ri-quíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos. (ra) – Gênesis 26.13-14. Este texto acima diz respeito à Isaque.

e o homem se tornou mais e mais rico; teve mui-tos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e ju-mentos. (ra) – Gênesis 30.43. Este diz respeito a Jacó.

e morreu numa boa velhice, cheio de dias, rique-zas e honra. (eca) – 1º Crônicas 29.28.

Este texto diz respeito a Davi.Os textos mostram Abraão, Isaque, Jacó e Davi como

pessoas ricas financeiramente, ou seja, que tinham

10

grande quantidade de coisas de valor, bens e posses. Esses homens também tinham grandes qualidades e eram vistos por Deus com virtudes excelentes. Mas os textos que vimos ressaltam simplesmente sua riqueza material e financeira. Esses textos mostram que eles eram homens ricos financeiramente. É esta maneira de ser rico que vamos colocar o foco nesse capítulo.

A segunda maneira de ser rico é o ser rico para si mesmo, ou seja, é ter grande quantidade de bens, de coisas de valor, para ajuntar para si, para seu exclusivo prazer, para se fortalecer, para se engrandecer. Veja os textos que estão escritos na Bíblia:

isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ri-cos. (nTLH) – Lucas 12.21. Este texto fala do rico que ajunta para si mesmo, desprezando as atitudes que agradam a Deus.

Os bens do rico são a sua cidade forte, e como um muro alto na sua imaginação. (TB) – Provérbios 18.11. Este texto mostra o rico que pensa que a sua se-gurança é ele ser rico. Ele se acha o forte.

O homem rico é sábio aos seus próprios olhos. (ra) – Provérbios 28.11. Este texto fala do rico que pen-sa que é sábio só porque tem riquezas. Ele se acha o bom.

assim diz o Senhor: não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas. (ra) – Jeremias 9.28. Este texto fala daqueles ricos que pensam que estão cheios de glória porque têm riquezas. Eles se acham os grandões.

assim também se murchará o rico em seus cami-nhos. (ra) – Tiago 1.11. Aqui fala do rico que anda em seus próprios caminhos, enquanto que deveria andar nos caminhos da Palavra de Deus.

Um exemplo claro de um homem que era rico para si mesmo, se encontra na Bíblia em Lucas capítulo 16

11

do versículo 19 em diante. Fala de um homem rico que tinha tudo do bom e do melhor. Esse rico tinha na porta de sua casa um mendigo que queria comer os restos da comida que sobrava desse rico. O texto indica que o rico não se importava com a miséria do mendigo. O texto indica que todos os dias o rico se voltava para seu exclusivo prazer. É uma censura a esse tipo de atitude. Nele Deus está condenando o ser rico para si mesmo. É um exemplo do que Deus não quer que aconteça. É um exemplo de atitudes que Deus não quer que as pesso-as façam. Deus não quer que as pessoas sejam ricas para si mesmo.

A terceira maneira de ser rico é o ser para com Deus. O dicionário de Strong’s no grego dá uma definição para esse tipo de riqueza: Abundante nas virtudes cris-tãs e posses eternas. A pessoa rica para com Deus não é aquela que tem muitas posses, muitos bens ou coisas de valor, mas é aquela que tem atitudes e qualidades que são de grande importância para Deus. Veja o texto que está em Lucas 12.21: isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos. (nTLH)

Devemos ser ricos para com Deus. Devemos sim, mas não é nesse ponto que vamos colocar o foco neste capítulo. Ainda assim vamos ver alguns textos que pos-sibilitam um melhor entendimento disso. A Bíblia diz que devemos ser imitadores de Jesus Cristo, o nosso Deus. Veja então textos que estão que mostram algu-mas ricas qualidades de Deus que também devemos praticar: Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu santo templo, no teu temor. (ra) – Salmo 5.7. Deus é rico em misericórdia. Também devemos praticar a mi-sericórdia.

Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tole-rância, e longanimidade, ignorando que a bondade

12

de Deus é que te conduz ao arrependimento? (ra) – Romanos 2.4. Deus é rico em bondade. Também de-vemos praticar a bondade.

Veja ainda textos que mostram o povo de Deus com ricas qualidades:

e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento. (ra) – Colossenses 2.2. Riqueza de entendimento. O povo de Deus deve ser rico em enten-dimento.

a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. (ra) – 2 Corín-tios 8.2. Riqueza de generosidade. O povo de Deus deve ser rico em generosidade.

assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria. (ra) – 1 Reis 10.23. Mostra que Salomão além de ser rico fi-nanceiramente, era rico em sabedoria; uma virtude dada por Deus. O povo de Deus deve ser rico em sabedoria.

Na Bíblia, o capítulo 11 de Hebreus mostra vários personagens bíblicos que tiveram atitudes que agrada-ram a Deus. Eles praticaram o que Deus gostaria que eles fizessem, se tornando pessoas ricas para ele. Também em Números 14.24, mostra Calebe, um homem rico para Deus, pois perseverou em seguir a Deus. Em Juízes 6.12, Gideão, pois era homem valente para realizar a missão de abençoar o povo de Deus. Em Jó 1.8, Jó, porque era íntegro, reto, temente a Deus e se afastava de tudo aqui-lo que era mal, pecado. O que aquelas pessoas da Bíblia conseguiram, nós também conseguimos. Eles foram ricos para Deus, nós também devemos ser. Eles pude-ram, nós também conseguimos. Concluindo então esse esclarecimento, vimos três maneiras em que podemos considerar alguém rico: Rico financeiramente. Rico para si mesmo e rico para com Deus.

Então percebemos que a Bíblia mostra que grandes homens de Deus foram ricos financeiramente. Vemos

13

ainda, que os textos bíblicos não mostram aprovação para aquele que é rico para si mesmo. E finalmente, a Bíblia mostra que é algo de muito valor o ser rico para com Deus. Diante dessas três separações das pessoas ricas, eu pergunto. O cristão pode ser rico? Vou ser mais específico. O cristão pode ser rico financeiramente? Va-mos colocar o nosso foco ao analisarmos esse assunto, nesse tipo de pessoa: rico financeiramente.

Eu já ouvi pessoas dizerem que aquele que segue a Jesus Cristo não pode ser rico. A nossa resposta deve estar baseada no que a Bíblia diz. Será que a Bíblia afir-ma que o cristão não pode ser rico? Eu volto a dizer que Deus quer prosperar a todos abundantemente. Quan-do alguém é próspero ele não tem falta de nada, tem tudo o que precisa, do melhor da terra, o suficiente para sua vida, o suficiente para cumprir a sua missão dada por Deus e ainda tem o suficiente para dar e abençoar a outros, ou seja, ainda tem sobrando. Acontece que existem aqueles que são prósperos e ricos, a fartura na vida deles é algo muito grande. Eu acredito que Deus quer que todos sejamos prósperos e tenhamos tudo em abundância, e também acredito que Deus precisa e quer que entre o Seu povo existam aqueles que são ri-cos financeiramente e até mesmo que existam aqueles que são milionários financeiramente. Entenda o que eu vou dizer agora: Deus tem um propósito, uma tarefa, uma missão para o rico. Se não fosse assim Deus não teria criado o rico. Preste atenção. Foi Deus quem criou o rico. Veja o texto que está em Provérbios 22.2: O rico e o pobre têm isto em comum: o Senhor é o criador de ambos. (nVi)

É a Bíblia que está dizendo. O rico existe porque foi Deus quem o fez. Se dentre o povo de Deus não pudes-se existir aquele que é rico, então por que Deus o faria? Será que Deus faz acepção de pessoas? Tem preferência por alguma classe social? Veja os textos que estão em

14

Romanos 2.11 e Jó 34.19: Porque para com Deus não há acepção de pessoas. (ra) – Romanos 2.11

quanto menos àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre; porque todos são obra de suas mãos. (ra) – Jó 34.19.

ele não mostra preferência pelas pessoas que estão no poder, nem favorece os ricos em prejuí-zo dos pobres, pois todos foram criados por ele. (nTLH) – Jó 34.19.

O reino de Deus é para todas as classes de pesso-as. O cristão pode ser rico sim. Deus tem uma missão particular, específica para cada um, para aquele que é rico financeiramente. Em Isaías 53.9, está escrito uma profecia que iria se cumprir na morte de Jesus. Esse tex-to, no capítulo 53 mostra uma missão dada a um rico. Qual era essa missão? A missão de acolher Jesus em sua morte. Vamos então, ver o texto que está relacio-nado com Isaías 53, que mostra o cumprimento dessa missão, o cumprimento dessa profecia. Está em Mateus 27.57-60:

caindo a tarde, veio um homem rico de arima-teia, chamado José, que era também discípulo de Jesus. este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. então, Pilatos mandou que lho fosse entregue. e José, tomando o corpo, envolveu-o num pano lim-po de linho e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha; e, rolando uma grande pedra para a entrada do sepulcro, se retirou. (ra)

O texto acima é o cumprimento da profecia de Isa-ías 53.9. Aquele homem rico chamado José de Arima-téia estava encarregado de providenciar uma sepultura que seria dada a Jesus. Veja que o texto diz que ele era discípulo de Jesus, que era rico. Aquele homem cum-priu uma missão que havia sido mostrada ao profeta Isaías a mais de 400 anos antes. Ele era um discípulo

15

de Jesus e era rico. Preste atenção nisso: Deus criou as pessoas ricas para cumprirem o propósito dEle nessa terra. Jesus declarou de maneira bem clara o propósi-to para aqueles que se tornam maiores do que outros. Veja o texto que está em Mateus 20.26: não é assim entre vós. mas quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva. (TB)

A pessoa que recebeu riquezas, em verdade se tor-nou grande em posses. Eu já declarei anteriormente que ser rico é ter algo em “grande” quantidade, é ter bens e posses de maneira grande, ou seja, com “grande fartura.” O cristão pode sim ser rico, mas veja bem que aquele que é rico deve saber antes de tudo que Deus determinou um propósito para colocar nas mãos dele algo em grande quantidade. Esse propósito é SerVir. O rico tem dinheiro em suas mãos em grande quanti-dade para que sirva a outros com o seu dinheiro, com seus bens e posses. Não se engane, Deus faz tudo com propósito. Existe um objetivo em ser grande, em ter mais do que outros, e esse objetivo é servir. Isso não quer dizer que aquele que é rico não possa ter prazer com sua riqueza. Na verdade, mais à frente veremos um texto que diz exatamente isso: O rico recebe em suas riquezas prazer dado por Deus. Porém, o prazer é algo que faz parte, pois o propósito é servir.

Quando Deus coloca pessoas ricas no reino dEle, é para que essas pessoas sirvam o reino dEle com suas ri-quezas. Se algum dia Deus lhe der prosperidade em tão grande quantidade a ponto de se dizer que você é rico, saiba que Deus está querendo que você sirva ao reino dEle com suas riquezas. Saiba que suas riquezas foram dadas para servir com o propósito de abençoar ao rei-no de Deus como também abençoar pessoas nessa terra. São riquezas para abençoar pessoas próximas de você ou não. As riquezas abençoam. E isso é assim por-que você vai usá-las para servir. Em Lucas 8.3 diz que

16

havia mulheres que davam assistência financeira ao ministério de Jesus com seus bens. Destaca que uma das mulheres era esposa de um alto funcionário do rei Herodes. Uma tradução bíblica diz que elas serviam a Jesus com suas fazendas. A ênfase nos aspectos mate-riais desse texto indica que eram mulheres ricas. Qual era a missão delas? Providenciar sustento financeiro para o ministério de Jesus. Em 1 Timóteo 6.18 está di-zendo que os ricos têm a missão de realizar boas ações e serem generosos para dar e repartir. Em Marcos 10.21 vemos Jesus dando uma tarefa específica a um jovem rico: Vender tudo o que tinha e dar aos pobres. Em 1 Timóteo 6.18 fala que os ricos têm a missão de repartir e dar. Vender e dar tudo não são ordens para todos. Era uma ordem, uma missão para aquele jovem rico. Deus fez o rico com uma missão para ele, assim como todos têm uma missão dada por Deus.

O JOVem ricOQuando Jesus, no texto de Marcos 10.21 diz àque-

le jovem rico para vender e dar tudo, eu enxergo que Jesus queria uma transformação para a vida daquele homem, pois além de abençoar os necessitados, Jesus queria tirar a avareza do coração daquele jovem, o ape-go material de dentro daquele jovem. Em Colossenses 3.5 está dizendo que a avareza faz parte da natureza da nossa carne. Diz ainda que devemos fazer morrer os desejos da nossa carne. A avareza é o apego às coisas materiais. Aquele jovem rico estava apegado as suas riquezas. Jesus sabia disso e lhe deu uma instrução que faria com que ele agisse conforme a natureza de Deus e fizesse morrer a natureza da carne. A natureza de Deus em nós faz com que venhamos querer dar. Dar faz parte da natureza de Deus. A natureza da nossa car-ne faz com que tenhamos desejo de reter, de manter, de segurar, desejo de se apegar às coisas materiais. A

17

Bíblia diz que devemos fazer morrer esses desejos car-nais; portanto, significa que podemos vencer a avareza e as demais inclinações da carne. Além do mais, em 1 Pedro 1.3-4 diz que pelo poder de Deus nós já temos tudo que é necessário para vivermos com as caracterís-ticas da natureza de Deus. Em Efésios capítulo 2 diz que recebemos a vida de Jesus Cristo, e isso fez com que te-nhamos a habilidade de viver na prática de boas obras. Recebemos a vida de Jesus Cristo e isso fez com que a escravidão dos desejos e inclinações da nossa carne ficasse no passado. Quem recebe a Jesus Cristo recebe uma nova identidade, uma nova vida exatamente igual à dEle. Aquele jovem rico queria herdar a vida eterna; portanto, ele deveria seguir a Jesus, pois só Jesus é o caminho da vida eterna. Jesus queria dar àquele jovem uma nova identidade, com as características da nature-za divina, mas por amor ao dinheiro aquele jovem foi embora deixando de seguir a Jesus e a instrução dEle.

O aPegO maTeriaL – Um imPeDimenTO aO reinO De DeUS

Veja o texto que está em Marcos 10.17, 21-30:quando Jesus ia saindo, um homem correu em

sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? e Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. ele, porém, contrariado com esta pa-lavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é para os que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus! É mais fácil

18

passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. então, Pedro começou a dizer-lhe: eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com persegui-ções; e, no mundo por vir, a vida eterna. (ra)

Como disse, podemos ver claramente nesse texto, que a ordem de dar tudo era para aquele jovem rico, mas isso o deixou triste, pois ele estava apegado à sua riqueza. Quando Jesus viu a atitude daquele jovem, Ele se lembrou das pessoas que são ricas e da mesma maneira apegadas ao dinheiro. Jesus continuou e falou que para o rico é difícil entrar no reino de Deus, mas por quê? Por causa do coração apegado às coisas materiais. Preste atenção à minha pergunta: Você já viu alguém que não é rico e é apegado as coisas materiais? Eu já vi. Você já viu alguém que não é rico e age como se fosse o dono do mundo? Eu já vi. Eu entendo que quando Jesus falou essas palavras aos Seus discípulos, Ele não estava se referindo a uma classe social incluindo todos aqueles que têm riquezas, mas se referiu àquela pes-soa que é rica para si mesmo. O impedimento ao reino de Deus não era o fato de ser rico, mas ser apegado às coisas materiais. Ser apegado às coisas materiais não é uma característica exclusiva de quem é rico, mas é uma característica de pessoas que ainda não deixaram Jesus realizar uma transformação em suas vidas e lhes dar uma nova identidade. Acontece que muitos não

19

deixaram Jesus fazer uma transformação em suas vidas porque não querem usar a riqueza e bens conforme o propósito de Deus, e não querem repartir e dar. Outro grande grupo de pessoas é o que não demonstra seu apego material e sua arrogância porque não tem con-dições financeiras para demonstrar isso. Então se acon-tece de algum dia passarem a ter muito dinheiro, se mostram arrogantes e avarentos. Alguém poderá dizer: “Foi só ter dinheiro que mudou.” Não mudou não. Sem-pre foi daquela maneira, só que não tinha condições para demonstrar. Jesus está certo ao dizer que para o rico é difícil entrar no reino de Deus, pois o rico que é avarento e arrogante tem condições de mostrar que realmente é avarento e arrogante, e sendo assim, suas atitudes vão mostrar quem ele realmente é. As suas atitudes trouxeram à existência o pecado que estava dentro dele. As suas riquezas deram condições de tra-zer para fora o pecado que estava dentro dele. Muitos que não são ricos e são avarentos estão esperando a oportunidade de terem condições para manifestarem a avareza e a arrogância que está dentro deles. Jesus contou uma parábola que fala do convite ao reino de Deus. Ele comparou o reino de Deus com uma gran-de festa, um banquete, e disse que Deus, O Pai, estava convidando pessoas a essa festa, ou seja, ao reino de Deus. Nessa comparação, Deus é como se fosse o dono da festa. Veja o texto que está em Lucas 14.16-21:

Jesus respondeu: certo homem estava preparan-do um grande banquete e convidou muitas pessoas. na hora de começar, enviou seu servo para dizer aos que haviam sido convidados: ‘Venham, pois tudo já está pronto’. mas eles começaram, um por um, a apresentar desculpas. O primeiro disse: ‘acabei de comprar uma propriedade, e preciso ir vê-la. Por fa-vor, desculpe-me’. Outro disse: ‘acabei de comprar cinco juntas de bois e estou indo experimentá-las.

20

Por favor, desculpe-me’. ainda outro disse: ‘acabo de me casar, por isso não posso ir’. O servo voltou e rela-tou isso ao seu senhor. então o dono da casa irou-se e ordenou ao seu servo: ‘Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos’. (nVi)

O texto acima mostra que aqueles que tinham pos-ses estavam muito ocupados para se interessarem pelo convite do Senhor. Pessoas de posses, com dinheiro, to-das foram convidadas para o reino de Deus, para o ban-quete preparado pelo Senhor. Acontece que aquelas pessoas colocaram os seus interesses materiais à fren-te dos interesses demonstrados por Deus, à frente do reino de Deus. Podemos ver que o fato de elas terem riquezas se tornou um impedimento para elas, por te-rem condições de mostrar que suas riquezas eram mais importantes para elas do que um convite dado por Deus. Essas pessoas tinham condições de demonstrar suas preferências, a avareza, o apego material. Aquelas pessoas tinham condição de fazer o pecado que esta-va dentro delas ir para fora e ser demonstrado. Nessas condições, com o coração apegado às riquezas dessa maneira, certamente a riqueza é um impedimento ao reino de Deus. Tendo muito ou pouco dinheiro, se co-locarmos isso a frente da vontade de Deus para nossa vida, será para nós um impedimento ao reino de Deus. Podemos também perceber no texto lido, que existia uma pessoa que não tinha problema em ter posses. Era alguém que havia acabado de se casar e estava ocupa-do em aproveitar seu casamento, que era mais impor-tante do que o convite de Deus para ele. Portanto, não é só a riqueza que nos impede de dedicarmos nossa vida a Deus. Alguém pobre também pode colocar vá-rios interesses pessoais à frente de Deus. Tudo que se torna mais importante que a vontade de Deus em nos-sa vida, não é bom para nós. Existem pessoas que não

21

precisam de grandes riquezas para que consigam co-meter algum pecado. Existem aqueles que com coisas simples vão errar. Pessoas que vão pecar tendo apenas uma bolinha de gude, pois aquela pequena bolinha é tão importante para ela, que fará com que maltrate, despreze outros. Fará com que ela mostre que o obje-to é mais importante para ela do que as pessoas e até mesmo mais importante do que Deus. Sendo assim, tudo em nossa vida que está acima ou é mais impor-tante do que as pessoas e até mesmo está acima ou é mais importante do que Deus, não é bom para nós. Quando as coisas se tornam importantes demais para nós, isso mostra que não estamos preparados para ter essas coisas.

Aquele jovem rico teve suas riquezas como algo mais importante para ele do que a vontade de Deus sendo feita na vida dele. Isso mostra que ele não era crescido o suficiente para permanecer com aquela ri-queza. A pergunta que ele chegou fazendo para Jesus era como conseguir a vida eterna. Quando Jesus enxer-gou o apego material em seu coração e mandou que ele desse tudo, e ele foi embora sem obedecer, isso mostra que suas riquezas eram mais importantes para ele do que a vida eterna. Ele mesmo estava procurando a vida eterna, mas não julgou que ela fosse mais precio-sa do que suas riquezas. Isso mostra que ele não havia sido aprovado para permanecer com aquilo que tinha.

Aquelas pessoas mencionadas no texto do convite ao banquete, que recusaram a vontade de Deus por-que estavam mais interessadas em seus bens, confir-mam o que Jesus disse sobre a dificuldade do rico de entrar no reino de Deus, pois eram apegadas às suas riquezas. Mas entenda que ser avarento e arrogante não é exclusividade de quem é rico. A diferença é que o rico tem condições de se deixar ser levado pela avare-za. Veja bem. A natureza carnal se inclina para o que é

22

mal. A natureza de Deus somente age de maneira boa. Ter muito ou pouco dinheiro não vai mudar a natureza da pessoa. Ou ela faz morrer os desejos carnais e vive conforme a natureza divina ou despreza a mudança de vida que Jesus quer realizar, e se entrega aos de-sejos maus da carne, e isso independente de quanto dinheiro ela tenha. A pessoa pode ser rica e generosa, como pode também ser pobre e ser avarenta. Não é o dinheiro que muda a pessoa. A Bíblia diz que Abraão era riquíssimo e não se apegou a nada do que tinha. Até seu único filho ele deu quando Deus pediu. Abraão era riquíssimo e não era avarento. A Bíblia mostra que Davi era riquíssimo e não se apegou a sua riqueza. Davi deu voluntariamente uma oferta bilionária para a cons-trução do templo. Ele era riquíssimo e não avarento. Eu não vejo em nenhum lugar da Bíblia Deus censurando a Abraão ou Davi por eles serem ricos. mas vejo sim, Jesus censurando aquele jovem, devido seu apego às riquezas. Eu vejo Jesus dizendo que os ricos dificilmen-te entram no reino de Deus tomando como exemplo a atitude daquele jovem rico.

abraão e Davi eram ricos financeiramente e não vejo Deus os censurando. aquele jovem era rico para si mesmo e Jesus mostra que ricos como ele dificil-mente entram no reino de Deus. Para que você perce-ba que o problema não é o fato de ser rico, veja que no versículo 24 Jesus diz “os que confiam nas riquezas” e então no versículo 25 Ele diz “os ricos”. O problema não é ser rico, mas o valor excessivo dado a sua condição de rico, às riquezas. Os que confiam nas riquezas são aque-les que apegaram seu coração a elas. A pessoa pode ter riquezas e ser simplesmente alguém rico, como pode ser que tenha riquezas e seja próspero. Se a pessoa tem riquezas e é apegado a ela, então é rica para si mesmo. Ela é simplesmente alguém que é rico, só mais uma pessoa rica. Quem é próspero vive em harmonia com

23

o propósito de Deus em qualquer situação, sendo rico ou até mesmo milionário. Ser próspero é uma bênção. Ser próspero sendo rico também é uma bênção. Ser al-guém simplesmente rico não tem valor algum diante da vida eterna. Ser alguém simplesmente rico, não tem valor algum para o reino de Deus.

Ainda nesse texto vemos Jesus dizendo que ao rico é difícil entrar no reino de Deus, mas não é impossível devido a bondade Dele. Jesus disse que entrar no reino de Deus é impossível aos homens, ou seja, a todos os homens. É impossível ao rico, pobre, branco, negro, alto, baixo, ao macho, à fêmea, ao gordo, ao magro, en-fim, é impossível a todos. Por quê? Porque todos preci-sam de Jesus Cristo para entrar no reino de Deus. Todos precisam receber a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador. Entregar a sua vida a Jesus Cristo para que Ele seja o Senhor dela e a governe conforme Ele quer é a única maneira de entrar no reino de Deus. Para entrar no reino de Deus todos precisam passar por um único caminho, um mesmo caminho. O único caminho para entrar no reino de Deus é por meio de Jesus Cristo. Acreditar em Jesus Cristo é o caminho. Receber a Jesus Cristo como seu Salvador é o caminho. Se entregar a Jesus Cristo para que Ele governe sua vida é o caminho. Para entrar no reino de Deus, tanto para o rico como para qualquer outro tipo de pessoa, é necessário ser transformado por ELE. Para que você perceba que para o homem é impossível, mas para Deus não é, quero lhe lembrar que a Bíblia mostra que Abraão e Davi, homens a quem Deus fez riquíssimos, fazem parte do reino de Deus. Ainda nesse texto, outro ponto me chama muito a atenção. No versículo 26 diz que os discípulos ficaram fortemente espantados com o que Jesus falou sobre os ricos e perguntaram: ”Quem poderá ser salvo?” Você já parou para pensar por que os discípulos ficaram espanta-dos? A Bíblia diz que falavam entre si, indica que muitos

24

dos discípulos ficaram espantados quando Jesus falou so-bre os ricos. Por que eles ficariam espantados com aquela fala sobre os ricos? Por quê? Eu acredito que os discípulos ficaram espantados porque deveria ser co-mum naquela época pessoas terem boas condições fi-nanceiras. Algumas pessoas que andavam com Jesus, e até mesmo os apóstolos tinham boas condições finan-ceiras. Lembra que já vimos que aquelas mulheres que sustentavam o ministério de Jesus tinham boas condi-ções financeiras (Lucas 8.3)? Podemos ver que os após-tolos Pedro e seu irmão André, como também João e Tiago eram donos de barcos de pesca e tinham até em-pregados (Marcos 1.20, Lucas 5.9-10). Mateus era cole-tor de impostos, uma profissão rentável (Mateus 9.9). Lucas era médico (Colossenses 4.14). Em Marcos 12.41 temos o texto em que Jesus estava no templo obser-vando o momento da oferta. Ali diz que ele viu muitos ricos. “Muitos ricos” é uma expressão no plural, é uma expressão de grande quantidade, ou seja, é uma afir-mação de que são vários. Então o texto diz “uma” viúva pobre. Jesus ainda usa nesse texto as palavras “todos” e “aquela” viúva. No tempo que Jesus ficou lá, Ele viu muitos ricos e uma viúva. Eram várias pessoas ricas e uma pessoa pobre. Os discípulos perguntaram: Então, quem será salvo? Essa pergunta me faz pensar que os discípulos poderiam ter que procurar os que não eram bem financeiramente para que fossem salvos. Faz-me pensar que a maioria das pessoas estava bem financei-ramente. Esse texto me leva a entender que no tempo de Jesus as pessoas tinham boas condições financeiras. Então, posso entender que os ricos da época de Jesus também poderiam ser salvos, também poderiam rece-ber a vida eterna, pois a Bíblia diz que Jesus veio “pri-meiramente” anunciar a salvação àquele povo. Posso entender que no tempo de Jesus havia muitos ricos e eles puderam receber a vida eterna, assim como também os

25

ricos que existem hoje podem receber a vida eterna. Con-tinuando no texto de Marcos 10, quando chega aos versículos 29 e 30, Jesus diz que aquele que deixou “casa e campos” receberá ainda nessa vida cem vezes mais. Casa e campos indicam coisas materiais. Está fa-lando de deixar bens, propriedades, dinheiro, riquezas. Eu já disse que vender tudo e dar aos pobres era uma instrução específica para aquele jovem rico. Isso não é para todos. Mas pense comigo. Se aquele jovem rico tivesse vendido tudo e dado aos pobres, ele receberia na vida presente cem vezes mais. Ele não ia receber cem vezes mais no céu. Ele ia receber cem vezes mais na vida presente. Imagine qual era o tamanho da rique-za que aquele jovem rico tinha. Jesus disse que nin-guém; repito, ninguém, que abrir a mão por amor a Je-sus, ninguém, inclusive aquele jovem rico, que não receba em vida cem vezes mais. Qual seria o tamanho da riqueza daquele jovem? Se tivesse seguido a instru-ção de Jesus, teria recebido em vida cem vezes mais. Responda, então, por favor: Se o jovem rico tivesse ven-dido tudo e dado aos pobres, ele também teria ficado pobre? Ele teria ficado sem nada? Pense no que está escrito no versículo 30 e responda, por favor. Esse texto que fala do jovem rico está escrito em Marcos capítulo 10 como vimos e também está escrito em Lucas capítu-lo 18. Em Lucas capítulo 18 fala do jovem rico e logo depois no capítulo 19, nos versículos de 1 a 10, fala de outro homem rico, chamado Zaqueu. O versículo 2 des-se capítulo diz que Zaqueu era rico. Assim como o jo-vem rico, Zaqueu também teve uma conversa com Je-sus. A Bíblia diz que o jovem rico saiu triste da presença de Jesus ao contrário de Zaqueu que recebeu a Jesus com alegria. A Bíblia mostra que o jovem rico se ape-gou a sua riqueza, diferente de Zaqueu que esponta-neamente após ter recebido Jesus, decidiu dar metade de sua riqueza aos pobres (veja que Jesus não teve que

26

dizer a ele para dar nada a ninguém, ou seja, a mudan-ça trazida por Jesus em Zaqueu fez com que ele passas-se a dar). A Bíblia mostra que Jesus disse ao jovem que uma coisa lhe faltava, porém, mostra Jesus dizendo a Zaqueu que a salvação havia entrado em sua casa. Tan-to Zaqueu como o jovem eram homens ricos. A riqueza serviu de impedimento ao reino de Deus para o jovem, mas não serviu de impedimento para Zaqueu, isso por que o impedimento não era ser rico, mas se apegar às coisas materiais. Zaqueu recebeu a Jesus e logo come-çou a operar nele a natureza divina e passou a dar. Ele era rico e recebeu a salvação. Jesus não o censurou por ser rico. Jesus não condena ninguém por ter riqueza. O que Jesus não aceita é que o lugar que deve ser dado a Ele seja dado a coisas materiais. O cristão pode ser próspero e ainda ser rico. Zaqueu se tornou um cristão e continuou sendo rico. Um homem rico e de boas obras. Alguém ainda pode insistir em não concordar que a instrução de dar tudo era exclusivamente para aquele jovem rico, então eu posso citar alguns outros exemplos em que Deus tratou de maneira individual e exclusiva a outras pessoas. A Bíblia mostra em João ca-pítulo 21, nos versículos 18 a 23, que Jesus deu uma indicação de que Pedro morreria pela mão dos perse-guidores dos cristãos, enquanto que João não morreria assim. Segundo os historiadores, todos os apóstolos morreram pela mão dos perseguidores dos cristãos, ex-ceto o apóstolo João. Conforme os historiadores, João foi o único dos apóstolos que morreu naturalmente. Esse acontecimento foi previsto por Jesus no texto de João, capítulo 21, e mostra que o Senhor quis tratar a João de maneira individual e exclusiva. Também em Números, capítulo 12, nos versículos 6 a 8, vemos Deus tratando Moisés de maneira individual e exclusiva. Nes-sa passagem Deus diz que Ele fala aos profetas por meio de sonhos e visões, mas com Moisés seu tratamento era

27

diferente, pois Ele falava a Moisés boca a boca e ainda mostrava a forma de Sua glória a Moisés, que era um profeta. Os profetas são aqueles que recebem mensa-gens de Deus para instruir e orientar outras pessoas. Dentre os profetas de Deus, o próprio Deus tratava Moisés de uma maneira individual e exclusiva. Portan-to, aquele jovem rico não foi o único a ser tratado de maneira individual e exclusiva. Portanto, eu continuo afirmando com base nos textos bíblicos que mencio-nam os ricos, que aquela instrução de dar tudo o que tinha para os pobres era uma instrução individual para aquele jovem rico. Essa, portanto, não era uma instru-ção para todos os ricos. Eu não quero dizer com isso que Deus nunca irá dar essa instrução a mais ninguém, mas continuo afirmando que nos textos bíblicos, so-mente aquele jovem rico teria que vender tudo e dar aos pobres. Volto a afirmar que dar tudo o que tem não era uma instrução para todos os ricos.

Veja agora o texto que está em 1 Timóteo 6.9-11: Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas do-res. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coi-sas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. (ra)

O texto começa dizendo sobre pessoas que querem ficar ricas. Logo depois passa a descrever uma série de coisas ruins que acontecem com essas pessoas. Vamos enumerá-las:

Caem em tentação. Caem em cilada. Caem em pensamentos loucos que as levam a ruína. Caem em pensamentos venenosos que as afogam na perdição. Tornam-se cobiçosos. Desviam-se da fé. Elas mesmas

28

trazem para si muitas dores. Puxa vida! Que lista horrí-vel. Eu não quero essas tragédias na vida de ninguém. Mas como evitá-las? Alguém pode responder: “É só não querer se tornar rico.” Tudo bem. Eu posso concordar, pois não estou dizendo para ninguém buscar se tornar rico, mas estou dizendo para crescermos nessa terra, crescermos em prosperidade. Porém, a resposta corre-ta não é essa. Veja bem que o texto traz essa lista de coi-sas ruins, e no versículo 10, além dos males listados ele também traz a resposta da origem de TODOS os males. Está escrito que “o amor ao dinheiro” é a origem de TODOS os males. O problema que o texto coloca não é o fato de ser rico, mas querer ser rico “por amor ao di-nheiro”. Já mostrei de maneira bem clara com textos bí-blicos que quando alguém se torna rico é para cumprir o propósito de DEUS. Ninguém deve querer ser rico por que ama a riqueza, a vida de grandeza, o dinheiro, pois está bem claro que se essa for a disposição do coração, esses males estão lhe aguardando. A Bíblia declara que existe um grande problema em colocar o coração no dinheiro. Portanto, é necessário destacar bem que esse apego material “é a origem de TODOS os males”. Veja bem que o texto não diz que querer ser rico é a origem daqueles males. O texto deixa bem claro que o amor ao dinheiro é a origem de TODOS os males. É a origem da-queles males citados no texto, como também a origem de TODOS os males que possamos imaginar. Não é ser rico a origem dos males. É o apego as riquezas a origem dos males. Esse é um dos textos preferidos das pessoas que dizem que riqueza não é para o cristão. Porém, fica bem claro que ele não pode ser usado para dizer que alguém não pode ser rico. É só prestar atenção ao texto e será possível ver que ser rico não é a causa daque-les males citados. O texto diz para fugir dessas coisas. Que coisas ele se refere? Às consequências do apego material. Foge dessas tragédias, desses males, dessas

29

consequências. Sendo assim, o texto quer dizer para fugir do apego material, do amor ao dinheiro e assim você evitará que essas tragédias aconteçam em sua vida. Você foge do amor ao dinheiro e assim fica livre dessas coisas ruins. Para que você entenda que o texto está dizendo para fugir de uma motivação do coração, do apego material no coração, logo depois ele passa a dizer para buscarmos virtudes ligadas ao coração. Diz para seguir a justiça, a fé, a piedade, a mansidão, ou seja, colocar em prática bons propósitos do coração. O texto está mandando que seu coração fuja do apego material e busque se encher da prática de virtudes. Eu quero lhe dar um conselho infalível para fazer fugir o apego material do seu coração. Quando você perceber que está começando a ficar preso a qualquer coisa, en-tão dê. É isso mesmo, dê. Seja o que for que você per-ceba que está se tornando de muito valor para você, dê. Você irá ficar livre do apego rapidamente. Você não pode se deixar ficar preso a qualquer coisa que não seja a Jesus. Eu gosto de usar bonitas gravatas. Várias vezes vou a lugares e alguém diz: “Puxa, que gravata bonita!” Às vezes falam assim: “No dia que você não quiser mais, pode dar para mim.” Eu logo penso: “Minha gravata é tão bonita, estou gostando tanto de usá-la, mas vou ter que ficar sem ela.” Então dou a gravata. Aquela gravata já serviu para me abençoar e agora vai abençoar a ou-tro. Com esse exemplo eu não estou dizendo que meu coração tem apego a gravatas, mas que se realmente a natureza de Deus está agindo em mim, tenho disposição de dar em qualquer situação. E se realmente tenho dis-posição em dar, em ser liberal, ser generoso, então não fico apegado a nada. Certamente dou valor a tudo que tenho, até mesmo uma gravata, mas a verdade é que as coisas não podem ter um valor tão significativo a pon-to de deixar meu coração apegado a elas. São somente coisas, bens materiais. A minha disposição em dar prova

30

que não estou apegado àquilo. Eu me proíbo ficar ape-gado a qualquer coisa. Eu não permito meu coração ficar ligado, preso, a objetos, a dinheiro, a coisas.

Com tudo isso que já disse, que fique claro que não estou dizendo que vou sair dando tudo que tenho. Que é somente alguém olhar e gostar que tenho que dar. Estou dizendo sim, que não vou ficar com meu coração apegado a nada que tenho, seja pequeno ou grande, que a disposição que tenho para ser liberal, para dar, vai mostrar a mim mesmo se tenho ficado apegado ao dinheiro e a coisas. Eu estou citando aqui uma coisa simples. Citei gravatas, mas seja o que for que possa desviar meu coração das virtudes que Deus espera que exista nele, eu não permitirei. Quero que fique bem cla-ro e que você entenda que as oportunidades que você tem de abrir a mão e dar, vão revelar para você mesmo se tem ficado apegado às coisas. Que fique bem claro que se você verificar que tem ficado apegado a algo, dar é o remédio que vai deixar seu coração livre. Quan-do você se vir apegado ao dinheiro ou coisas, dê. Dê e você verá um peso sair de dentro de você. Dar é a solução para tirar o apego de dentro do coração. Jesus mandou o jovem rico dar. Essa foi a solução que Jesus trouxe para tirar o apego do coração do jovem. Eu es-tou dizendo a mesma coisa. Dê. Fique livre. Quando dei as coisas que para mim eram preciosas, às vezes não por que eu planejava dar e sim por que alguém se inte-ressou por aquilo, eu não ficava me lamentando por ter aberto a mão, mas me lembrava sempre do que a Bíblia diz: “melhor é dar do que receber.” Deus sabe o que é melhor para mim. Já que Sua palavra diz que o melhor para mim é dar, então eu acredito, e assim vou obede-cer. Vou dar. Vou ficar livre. Não vou amar as coisas ou o dinheiro. Vou amar a Deus e as pessoas. as coisas e o dinheiro eu vou usar. Para usar é que as coisas e o dinheiro existem; não para amar.

31

Voltando ao texto de 1 Timóteo 6, vimos que ele fala sobre pessoas que querem ficar ricas. Eu pergunto. Por que alguém iria querer ficar rico? Se a resposta for para ter uma vida voltada para os prazeres, essa pessoa se tornará alguém rico para si mesmo e nós já vimos que disso Deus não se agrada. Se a resposta for para cumprir o propósito de Deus, realizar uma missão dada por Deus, acredito que pode ser um bom motivo. Mas ainda assim, ser rico não é algo a se buscar, pois existe uma observação a ser feita. Em Provérbios 14.24 a Bí-blia diz que as riquezas são uma coroa para os sábios. A riqueza é uma recompensa para o sábio. Diante desse versículo eu olho para algumas pessoas que têm sua vida registrada na Bíblia, como Abraão, Jacó e Davi. São homens que receberam de Deus riquezas financeiras. Deus lhes deu grande quantidade de coisas materiais de valor, bens e posses. Eu olho para eles e vejo que eram homens comuns como você e eu. Partindo do entendimento escrito em Provérbios 14.24, mostrando que as riquezas são uma recompensa para os sábios, olho para eles e vejo que não foram reconhecidos por terem uma sabedoria extraordinária. Mas olho para eles e vejo que tiveram atitudes de sabedoria. Quais foram essas atitudes de sabedoria? eles andaram fiel-mente no caminho do Senhor, acreditaram sempre e sem vacilar em tudo o que Deus diz, e seguiram as instruções de Deus para a realização da sua mis-são. Todos eles agiram para que a missão dada por Deus a cada um deles fosse realizada. Eu olho e vejo que tomaram atitudes simples, mas foram atitudes sá-bias. Olho para o versículo de Provérbios e para a vida desses homens e percebo que a riqueza financeira é como se fosse um presente de Deus para aqueles que são sábios em seguir a Ele e Sua palavra. Percebo que a riqueza financeira não é algo que nós buscamos, mas é algo que Deus dá quando temos a sabedoria de

32

segui-LO, acreditar no que Ele diz, realizar a nossa mis-são dada por Ele e confiar nEle sempre e em qualquer circunstância. Em Provérbios 23.4 a Bíblia diz que não devemos gastar a nossa força nem a nossa inteligência tentando ser rico. Eu penso que é melhor usar a nossa força e a nossa inteligência para buscar a realização da vontade de Deus em nossas vidas.

O cristão pode ser rico? Pode sim, mas não é algo em que devemos colocar nosso foco, gastar nosso tem-po, nossas forças. O que Deus quer é que sejamos to-dos prósperos, tenhamos de tudo e com fartura. Não devemos buscar nos tornar ricos, mas também não podemos colocar impedimento ao quanto Deus quer realizar em nossa vida financeira, pois eu posso afirmar que a vontade dEle é algo bem diferente da pobreza. A Bíblia mostra que Deus quer que cresçamos. A Bíblia deixa claro que Deus não quer uma vida falida para nós. Em Deuteronômio capítulo 15 Deus dá algumas orientações a respeito de como agir para que não exis-tam pobres dentre o Seu povo. Deus diz que não é da vontade dEle que existam pobres dentre o Seu povo. Porém, no mesmo capítulo, após Deus dar as instru-ções, Ele diz que nunca deixará de ter pobres na terra. Eu percebi então que para que a vontade de Deus de não haver pobres dentre o Seu povo se tornasse uma realidade, o povo deveria seguir as instruções de Deus. Mas como ele disse que não deixaria de haver pobres, é por que previu que o povo não seguiria Suas instru-ções. Isso significa que Deus pode fazer o crescimento acontecer e que Ele quer fazer acontecer, mas também significa que nem todos estão dispostos a seguir o que Deus diz. Vários textos da Bíblia que já estudamos até aqui me deixam convencido de que Deus quer que todo Seu povo seja próspero, ou seja, nada lhe falte, tenha tudo que necessite, do melhor da terra, com fartura, te-nha para dar e o suficiente para realizar sua missão. Deus

33

quer que todo o Seu povo cresça e seja próspero. Porém, eu percebo que pode algo mais, que de acordo com Provérbios 14.24 o povo de Deus também pode ser rico se viver sabiamente diante de Deus. Eu não estou dizendo que Deus quer que sejamos ricos, mas estou dizendo que isso pode acontecer. Se a riqueza é uma recompensa por viver diante de Deus em sabedoria, ela virá como um presente de Deus. Ela virá para você? Pergunte a si mesmo como está sua vida com Deus. Eu concordo com o texto que vimos em 1 Timóteo capí-tulo 6. O povo de Deus não busca ser rico financeira-mente. Mas agora, eu, Christian, peço a Deus que todo Seu povo possa viver com atitudes sábias diante dEle, seguindo a Ele de todo coração, fazendo a vontade dEle com toda força, acreditando em tudo o que Ele diz com todo o seu entendimento, realizando a sua missão com toda disposição e todo empenho e possa, enfim, receber como um presente vindo de Deus ser coroados com riquezas.

Ainda continuando no texto de 1 Timóteo, capítulo 6, vemos que fala de pessoas que querem ficar ricas por amor ao dinheiro. O que o amor ao dinheiro leva? O texto diz que o amor ao dinheiro leva a pessoa a cair em tentação e ciladas, leva a pessoa a ruína e a perdi-ção. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Por amor ao dinheiro alguns se desviaram da fé e outros se atormentaram com muitas dores. Você percebe que desde o início do texto tudo gira em torno do amor ao dinheiro? O problema todo é o amor ao dinheiro. Ter di-nheiro não é pecado, mas amar o dinheiro é pecado. Ser rico não é pecado, mas amar o dinheiro querendo cada vez mais até se tornar rico é pecado. A pessoa pode ser rica e não amar o dinheiro, como também pode amar o dinheiro e não ser rica. A pessoa não ama o dinheiro porque é rica. Quando ela o ama já age assim antes de ser rica. A tentação, as ciladas, a ruína, as dores que o

34

texto menciona vieram depois que o amor ao dinheiro entrou no coração. Você e eu temos a escolha. Nós pode-mos escolher se vamos amar a Deus e deixá-LO preencher toda nossa vida ou se vamos escolher nos apegar às coisas materiais, amando ao dinheiro. Tudo o que vem de Deus é bom. Em Romanos 14.14 diz que nada é impuro de si mesmo. O dinheiro por si só não é ruim. A riqueza por si só não é ruim. Vindo de Deus e alcançando alguém transfor-mado por Jesus, será sempre uma bênção. O dinheiro e as riquezas se tornam ruins quando estão com pessoas que amam e estão apegadas a isso. Para que você perceba que esse texto escrito em 1 Timóteo, capítulo 6, não está condenando o fato de ser rico, mas sim amar o dinheiro, veja o que os versículos seguintes dizem. Nós vimos os versículos 9 a 11 de 1 Timóteo 6 e agora veremos os versí-culos 17 e 18 do mesmo capítulo. Veja o que está escrito em 1 Timóteo 6.17-18: manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundan-temente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; (rc) que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir. (ra)

Aqui ele está dando orientações às pessoas ricas. Se o texto nos versículos 9 a 11 do capítulo 6 estivesse indi-cando que entre os cristãos não pode haver pessoas ricas, então por que nos versículos 17 e 18 do mesmo capítulo ele estaria orientando as pessoas ricas? É o mesmo texto, no mesmo capítulo. É um texto em sequência, a continu-ação de um raciocínio. Nos versículo 9 a 11 o texto fala de pessoas ricas com apego ao dinheiro e logo após, nos versículos 17 e 18, fala de pessoas ricas que devem ser in-centivadas a continuarem com o coração confiando em Deus mesmo sendo ricas. Nesses versículos o texto diz que o foco das pessoas ricas deve estar em Deus. Tam-bém fala algo extremamente impactante. Diz que toda essa riqueza que eles receberam foi dada por Deus, para o

35

prazer dessas pessoas. Isso é totalmente diferente do que temos ouvido e aprendido, pois aqui não diz que ser rico é pecado, mas diz que o rico recebe riqueza porque foi Deus quem a deu, e deu para que a pessoa possa gozar da riqueza, ou seja, ter prazer com sua riqueza. Não sou eu quem está inventando isso, pois você pode ver que o texto bíblico está dizendo isso. Deus dá todas as coisas, ou seja, Deus dá a riqueza ao rico para que ele possa gozar dessa riqueza, ou seja, para que possa ter prazer em sua riqueza. Está escrito na Bíblia.

Na verdade esse texto está dando orientações aos cristãos que são ricos. Está sim dizendo que eles podem ter prazer em suas riquezas, mas não é só essa a orienta-ção dada pelo texto. Podemos ver bem claramente nove orientações para os cristãos ricos. Vamos enumerá-las:

Não serem altivos (orgulhosos, arrogantes, se achan-do o “tal” por terem riquezas. Nunca devem se achar, se sentir ou se colocar como mais importante do que outros por terem riquezas).

Não colocarem sua confiança nas riquezas que têm. Devem manter sua confiança em Deus. Deus não irá

mudar nem desaparecer nem deixar de ser confiável, mas as riquezas podem mudar, desaparecer e são simples-mente coisas. Coisas não são confiáveis.

Tenham consciência que sua riqueza e tudo o que vo-cês têm vieram de Deus.

Tudo que Deus lhes deu foi para que vocês possam ter prazer com isso.

Peguem suas riquezas e pratiquem o bem por meio delas.

Peguem suas riquezas e façam boas obras em grande quantidade por meio delas.

Peguem suas riquezas e pratiquem a generosidade por meio delas. Pratiquem a generosidade por meio de-las, dando. Com um coração generoso, constantemente, pratiquem o dar.

36

Peguem suas riquezas e com elas estejam sempre prontos a repartir do que vocês têm com outros que neces-sitem, outros que não têm.

Está aí uma lista de orientações e deveres vinda de Deus para quem é rico.

Esse texto que vimos acima mostra que o cristão pode ser rico sim, mas também mostra a missão dada por Deus para ele, pois existe um propósito quando ele recebe algo em maior quantidade do que outros. Aqui mostra uma mis-são para aquele que se tornou rico: Dar e repartir; fazer boas ações por meio das riquezas. Ainda mostra a parte agradá-vel de ser rico, pois diz que tudo isso é Deus quem dá e que podemos ter prazer com aquilo que Deus está dando. Esse texto me leva a pensar nas três maneiras de ser rico:

Diz para o rico ter seu foco em Deus e não na riqueza. Então não devo ser rico para mim mesmo.

Diz para o rico praticar boas ações, obras, dar e repar-tir. Então devo ter atitudes que são valorosas para Deus. Eu devo ser rico para Deus.

Diz que Deus é quem dá tudo e ainda posso ter prazer com aquilo que ELE dá. Então eu posso ser rico financeira-mente.

a riqUeza qUe É Uma BênçãOEu disse que ser rico não é algo a se buscar, mas eu

creio sim que podemos nos tornar ricos à medida que andamos no propósito de Deus. A nossa busca é por viver dentro do propósito de Deus. Nós não buscamos ser ricos, mas vivemos para Deus. Vivemos para Ele e quando isso é bem real para nós, toda bênção nos é permitida. Podemos sim ser ricos financeiramente, pois essa é uma bênção vinda de Deus. Veja o texto que está em Salmo 112.1 e 3: aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se compraz nos seus mandamentos. na sua casa há prosperidade e ri-queza, e a sua justiça permanece para sempre. (ra)

37

Esse texto diz que na casa do servo de Deus exis-te prosperidade e riqueza. Explica que o motivo disso é por que ele tem agido com sabedoria. Onde está a sabedoria dele? Mostra que o homem está tendo sabe-doria em viver baseado na Palavra de Deus. Ele teme ao Senhor e o temor ao Senhor se mostra quando em to-das as coisas tomamos atitudes que seguem a orienta-ção da Palavra de Deus. O texto diz que ele tem prazer em viver orientado pela Palavra de Deus. Devemos ser sábios. Se tomarmos nossas atitudes sempre baseados na orientação da Bíblia, teremos sucesso sempre. Esse Salmo é um retrato da pessoa que age assim. Ela re-cebe a bênção de Deus e na sua casa há prosperidade e riqueza. Veja o que está escrito em Provérbios 10.22: a bênção do Senhor traz riqueza, e não inclui dor alguma. (nVi)

Vimos que a Bíblia mostra que o rico foi Deus quem o fez e esse texto acima mostra que a bênção do Se-nhor traz riqueza. Eu disse no capítulo 2 deste livro, que existe determinada riqueza que não veio de Deus. A Bí-blia mostra no texto acima, também, que existe, sim, a riqueza que vem de Deus, que é abençoada e ela não inclui dor alguma, não inclui sofrimento algum. Já que existe essa riqueza, que é uma bênção, então é uma ri-queza que o cristão pode receber. O cristão recebe a ri-queza que o abençoa, e essa riqueza se espalha e passa a abençoar a outras pessoas também. Veja o texto que está em 2 Coríntios 9.8: e Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessá-rio para fazerem todo tipo de boas obras. (nTLH)

Veja o que acontece com aquele a quem o Senhor o abençoa com riquezas. Ele passa a ter muito mais do que precisa. Eu vou repetir essa parte. Deus dá ao Seu servo muito mais do que ele precisa. Ele tem sempre tudo o que necessita e para abençoar outras pessoas,

38

para fazer todo tipo de boas ações, de boas obras. A Palavra de Deus está dizendo que ele pode dar muito mais do que precisamos, que Ele dá riquezas como uma forma de bênção. Se alguém serve a Deus fielmente e esse alguém tem se enriquecido, é por que o Senhor Deus o tem abençoado. Veja o texto que está na Bíblia em Deuteronômio 8.13 e 18:

Depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, te lembra-rás do Senhor, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas. (ra)

O cristão pode ser rico, sim. Se o cristão se enrique-cer, é por que ele tem servido a Deus fielmente. É por que ele tem seguido os princípios da Palavra de Deus. É por que ele tem vivido tomando atitudes baseadas nas orientações da Palavra de Deus. É por que ele tem tido sabedoria de viver exatamente como Deus planejou que ele viva. Se o cristão que segue fielmente a Jesus Cristo e segue fielmente a Palavra de Deus prosperar até se enriquecer, lembre-se do texto acima. É o Senhor seu Deus quem lhe dá forças para adquirir riquezas.

39

capítulo 14

creIo em deus, creIo nas promessas

eU POSSO acreDiTar! VOcê PODe acreDiTarJesus Cristo veio para dar uma nova vida à humani-

dade, para perdoar todos os pecados da humanidade, para dar a redenção ao ser humano, ou seja, torná-lo diante de Deus um justo, como alguém que nunca co-meteu pecado. Jesus Cristo veio para dar a humanidade uma nova identidade, um espírito totalmente novo, to-talmente recriado. Jesus Cristo veio dar a humanidade o direito da vida eterna no céu com Ele, o próprio Deus. Jesus Cristo conquistou o direito de dar de graça todas estas coisas para a humanidade por meio do Seu traba-lho. Conquistar o direito de tudo isso foi o trabalho de Jesus Cristo. Esse é o trabalho da salvação. Jesus Cristo fez o trabalho da salvação sozinho. Depois que fez todo esse trabalho sozinho, passou a oferecer a humanidade os benefícios que conquistou com esse trabalho. Esses benefícios citados acima, e ainda outros mais, são de propriedade de Jesus Cristo, pois Ele conquistou com o Seu trabalho. Jesus Cristo está dando de graça todos esses benefícios e ainda outros mais para quem quiser receber. E como se faz para receber? Simples. Precisa acreditar que Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio ao mundo em carne para fazer esse trabalho, sendo que Ele e Deus, o Pai, são um. Precisa acreditar que Jesus

40

Cristo está vivo, pois Ele ressuscitou dos mortos com Seu grande poder e tomou posse de todas as coisas, dominando e governando sobre tudo. Precisa acredi-tar que esses benefícios que citei como o perdão dos pecados, a redenção e o direito a vida eterna no céu, só nos são possíveis por meio desse trabalho de Jesus Cristo, pois pertencem hoje a Ele, que é o dono e Se-nhor de tudo isso. então receba a Jesus cristo como o dono desses benefícios, ou seja, o dono da salva-ção. entregue sua vida a ele para que seja o gover-nante. Se entregue ao domínio dele. receba Jesus cristo como seu Salvador. receba de graça por mé-rito dele esse trabalho de salvação. creia nele e em todo esse Seu trabalho e passe a declarar com sua boca que ele é o seu Salvador, pois só ele tem o di-reito de transferir os benefícios da salvação.

Quando fazemos isso, nosso nome é escrito no Livro da Vida no céu e passamos a pertencer a Jesus Cristo e a fazer parte do povo que nasceu de Deus e vai morar no céu.

Aqueles que recebem a Jesus Cristo como seu Se-nhor, por pertencerem a Ele, passam a ter por direito receber todas as coisas que pertencem ao reino dEle, como a saúde, a paz, a prosperidade, a alegria. Passam também a ter por direito receber as bênçãos que es-tão escritas na Bíblia em cada promessa feita por Deus. Algumas promessas maravilhosas de prosperidade fo-ram feitas a Abraão e a sua descendência. Nós vimos que as promessas de Deus na vida de Abraão o prospe-raram grandemente. Eu quero que fique bem claro que aqueles que receberam a Jesus Cristo como seu Senhor pertencem a ele e têm o direito a todas as promessas feitas a Abraão e a sua descendência. Veja o que está escrito na Bíblia em Gálatas 3.29: e, se vocês são de cristo, são descendência de abraão e herdeiros se-gundo a promessa. (nVi)

41

Os que são de Jesus Cristo são herdeiros das mes-mas bênçãos enviadas a Abraão. Um herdeiro é alguém que passou a ter direito a uma herança. A primeira promessa de Deus para Abraão diz: “Você será grande, abençoado, terá um nome famoso para abençoar a ou-tros.” Então temos direito a essas bênçãos e a todas as outras que vimos neste ensino. Você tem, você pode acreditar que a prosperidade é para você. A prosperi-dade é para aqueles que nasceram de Deus por meio de Jesus Cristo. A prosperidade é para aqueles que re-ceberam a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. O Senhor abençoa a todos, mas aqueles que são de Cristo “têm o direito de receber.” Toda a humanidade pode receber das bênçãos materiais e financeiras dadas por Deus, pois o Senhor abençoa a todos, mas aqueles que são de Cristo “têm o direito de receber.” O melhor da terra é um direito garantido para aqueles que perten-cem a Jesus Cristo. Deus está dizendo que a prospe-ridade pode ser sua, o melhor da terra pode ser seu. Deus quer lhe dar o crescimento nessa terra, o cresci-mento em prosperidade. Deus quer lhe dar o melhor dessa terra. Veja o que está escrito em Isaías 1.19-20: Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada. (ra)

Deus está lhe dizendo: Se você quiser, o melhor desta terra será seu. Se com um coração bem disposto você ouvir o que Deus está lhe dizendo, receberá o me-lhor dessa terra. A prosperidade é sua, se você quiser. O crescimento em prosperidade é para você, se você ou-vir o que está sendo ensinado. Todo esse ensino mostra o que a Palavra de Deus diz. Ouça o que a Palavra de Deus está ensinando. Se você quiser de coração a von-tade do Senhor e ouvir, saiba que o melhor dessa terra já está sendo encaminhado para sua vida. O texto ain-da diz que se você não quiser, ou seja, se você recusar,

42

então você está sendo rebelde e a rebeldia é a porta da dor e do sofrimento. Queira o que Deus quer para você. Queira crescer nessa terra. Queira crescer em prosperi-dade. Queira receber o melhor vindo de Deus para sua vida. Ouça o que a Palavra de Deus está lhe dizendo. Receba o que Deus quer lhe dar.

Preste atenção ao que eu quero lhe dizer: Creia em Deus para que Ele possa lhe fazer crescer. A primeira coisa e a principal é esta: Creia em Deus. Creia em Deus para lhe dar o crescimento em prosperidade. Creia no que a Palavra de Deus está lhe dizendo. Creia no poder de Deus. Creia que o poder de Deus vai agir na sua vida e transformá-la. Creia que o poder de Deus já está agin-do na sua vida e mudando a sua história. Acredite em Deus e nas Suas promessas. Você pode crer. Acreditar é ter a certeza de que aquilo que lhe foi dito é verda-deiro. Se você tem a certeza de que é verdade o que Deus está dizendo pela Palavra dEle, então você acredi-ta na Palavra dEle. Significa que você tem fé na Palavra de Deus. Acontece que quando fazemos o contrário e não acreditamos é como se estivéssemos fazendo de Deus alguém mentiroso. Vamos imaginar uma situação como exemplo: Que eu more com meus pais. Eu vou sair e estou procurando uma roupa para vestir. Então pergunto a minha mãe: “Onde está minha calça azul?” Ela me responde: “Está em cima da sua cama.” Ela me respondeu e eu decido não acreditar no que ela me dis-se, então respondo de volta: “Não está não.” O que eu acabei de fazer? Se minha mãe me diz que a calça está em cima da cama e eu não acredito no que ela me diz, pois estou dizendo que lá não está, é a mesma coisa de dizer que ela está mentindo. É como se eu dissesse: “A senhora está mentindo sobre a minha calça.” Eu decidi não acreditar; portanto, eu decidi dizer que as palavras dela são mentirosas. Mas se eu fizesse o contrário e fos-se até a minha cama para pegar a calça, significaria que

43

estava acreditando no que ela havia dito, que era verda-deiro. A mesma coisa acontece com a Palavra de Deus. Se Deus nos diz que suprirá todas as nossas necessidades e nós escolhemos não acreditar, é como se estivésse-mos dizendo que Deus está mentindo. Se Deus nos diz que Ele é o nosso pastor, por isso nada nos faltará e nós escolhemos não acreditar, é como se estivéssemos di-zendo que Deus está mentindo. Portanto, acreditar em Deus é fácil, pois é somente ter a certeza de que aquilo que Deus está lhe dizendo é verdadeiro para a sua vida. Se alguém lhe perguntasse qual é o seu nome comple-to, você diria. A pessoa então lhe pergunta novamente. “Como você tem certeza de que esse é seu nome com-pleto?” Você responderia que seus pais lhe disseram e que você tem um documento (sua certidão de nasci-mento) que comprova que você está registrado com esse nome. Mas se aquela pessoa insistisse com você dizendo que seu nome não é o que você disse a ela, será que você perderia a certeza de qual é o seu nome? Acredito que não. Você está certíssimo de qual é o seu nome. Da mesma maneira funciona com a Palavra de Deus. Se alguém lhe perguntar a respeito do que você crê, se o que Deus lhe diz é verdade, você responde com a certeza de que o que Deus lhe diz é verdadeiro, assim como você tem certeza de qual é o seu nome. Se lhe perguntarem como você ficou sabendo que isso é ver-dade, você responde que foi o seu Pai Celestial quem lhe disse e ainda deixou um documento comprovando (a Bíblia), assim como acontece com o seu nome. Se al-guém, ou alguma circunstância, ou algum pensamento quiser lhe dizer que aquilo não é verdade, você só pre-cisa afirmar que está certíssimo que aquilo que Deus lhe disse é a verdade assim como você está certíssimo de qual é o seu nome. Eu estou certíssimo de que Deus quer fazer você crescer em prosperidade e de que você pode acreditar em toda a Palavra de Deus em que você

44

está sendo ensinado. Você pode acreditar em Deus, na Palavra Dele. Você pode acreditar que a Palavra de Deus é verdade para a sua vida e é verdade para hoje. Você pode acreditar que Deus quer fazer você crescer nessa terra e ter prosperidade em abundância.

Talvez alguém possa pensar: “Eu já ouvi isso antes e fiz o que está escrito e não funcionou. Eu já sabia desse ensinamento e não deu certo para mim.” Vou lhe con-tar um pouco a meu respeito. Eu já passei por muitos momentos difíceis financeiramente e ansiava por um entendimento como esse que está nesse estudo, nessa série de livros. Eu precisava entender esses textos de maneira clara para que pudesse ter fé suficiente para experimentar o poder de Deus mudando minha his-tória. Quando eu comecei a aprender essas coisas que estão escritas aqui, pensei: “Encontrei a saída.” Então comecei a usar essas verdades bíblicas em minha vida e também comecei a pregá-las. As coisas começaram a melhorar para mim e também para as pessoas que me ouviam ensinar essas verdades. Começaram realmente a melhorar; porém, muitas vezes percebi que não havia conseguido o que eu esperava. Então, algumas vezes eu cheguei a pensar que isso não funcionava para mim. Nessa época estudava em um seminário, onde ouvia constantemente a frase: “A Palavra de Deus funciona. A Palavra de Deus funciona.” Quando pensava que essas verdades podiam funcionar para outras pessoas, mas não para mim, eu me lembrava da frase: “A Palavra de Deus funciona. A Palavra de Deus funciona.” Quando ouvia isso, meu ânimo voltava. Porém, teve um dia que Deus falou diretamente ao meu coração um texto que mudou totalmente a minha disposição. Esse texto está escrito em Filipenses 3.13-14 e diz: “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, pros-sigo para o alvo, para o prêmio.” O Senhor falou por

45

meio desse texto comigo, dizendo que deveria deixar para trás todos os fracassos. Eu deveria me esquecer de todas as decepções. Se não deu certo da primeira vez, tente de novo. Se não deu certo da segunda vez, tente de novo. Se por cinquenta vezes não deu certo, tente novamente. Tente até que você esteja certíssimo que essa é uma verdade para sua vida nesse tempo que se chama hoje. Continue acreditando, pois você vai com-provar que a Palavra de Deus funciona, e funciona para você como funciona para todos. Não deu certo uma vez? Esqueça o que ficou para trás. Esqueça a decep-ção. O que não deu certo já ficou para trás. Continue acreditando e prossiga para o alvo. Prossiga para o prêmio. Não deu certo da segunda vez? Esqueça o que ficou para trás. Esqueça a decepção. Já ficou para trás aquilo que não deu certo. Continue acreditando e pros-siga para o alvo. Prossiga para o prêmio. Não deu certo por cinquenta, setenta, oitenta vezes? Esqueça o que ficou para trás. Esqueça a decepção. O que não deu cer-to já ficou para trás. Continue acreditando e prossiga para o alvo. Prossiga para o prêmio. Eu continuei acre-ditando e a minha fé foi sendo fortalecida a cada dia mais, e os milagres financeiros começaram a acontecer em minha vida. Não desista. Deus vai provar o poder da Palavra dEle em sua vida. Se você já teve várias decep-ções, se as coisas já deram errado para você poucas ve-zes ou muitas vezes. Esqueça-se do que ficou para trás e prossiga para o alvo. Continue acreditando e prossiga para o prêmio. A Palavra de Deus funciona para mim e para você também. Esqueça-se do que ficou para trás e prossiga para o alvo, prossiga para o prêmio.

Outra coisa que Deus me disse foi para que não pa-rasse de falar dessas verdades, não importa qual fosse a situação. Então disse para o Senhor: “Como posso falar dessas coisas se a minha própria vida está o contrário do que estou falando para os outros?” Então o Senhor

46

disse ao meu coração. “A minha Palavra não muda por causa da sua situação. Se você estiver em necessidade ou estiver em fartura, a minha Palavra continua sendo verdadeira.” Não importa o que eu ou você possamos estar vivendo. A Palavra de Deus não muda e continua sendo verdadeira. Não é a Palavra de Deus que preci-sa se alinhar à nossa vida. É a nossa vida que precisa se alinhar com a Palavra de Deus. A nossa vida precisa estar em sintonia com a Palavra de Deus; portanto, nós vamos continuar acreditando nessas verdades até que a nossa vida esteja completamente alinhada com as verdades bíblicas. Isso me ensina que devo falar dessas verdades a todo o tempo, pois são essas verdades que vão transformar a minha situação sempre que precisar. Fale dessas verdades. Fale sempre dessas verdades, não importa qual seja a situação que você esteja vivendo. Creia que mesmo que você esteja em situação difícil, essas verdades bíblicas continuam sendo verdadeiras e elas vão mudar a sua situação. Comece a falar estando sempre certíssimo de que todas essas coisas são verda-des ditas por Deus e muito em breve você verá Deus transformando a sua vida aqui nessa terra. Fale dessas verdades, pois por intermédio delas Deus vai mudar a sua história. Leia e releia esse ensinamento, cada fascí-culo dessa série de livros, até que você possa ter tanta certeza a respeito dessas verdades que nada poderá convencê-lo de que elas não são para você. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Esse trecho que diz “ouvir e ouvir”, dá um sentido de con-tinuidade, ou seja, a fé vem pelo ouvir, e ouvir, e ouvir, e ouvir e continuar ouvindo. Se for necessário você ler uma vez por mês esse ensinamento, leia até que essas verdades funcionem em todo o tempo em sua vida. Se for necessário você ler duzentas vezes esse ensina-mento, então leia, leia até que sua fé se torne como uma muralha, grande, forte e a prova de todo tipo de ataque

47

contrário. Não perca essa oportunidade de andar em fé e ter a sua vida transformada pelas verdades bíblicas que ativam o poder de Deus. Eu volto a repetir o que foi dito acima. Creia em Deus para que Ele possa lhe dar o cresci-mento em prosperidade. A primeira coisa e a principal é esta: Creia em Deus. Creia em Deus para lhe fazer crescer. Creia no que a Palavra de Deus está lhe dizendo. Creia no poder de Deus. Creia que o poder de Deus vai agir na sua vida e transformá-la. Creia que o poder de Deus já está agindo na sua vida e mudando a sua história. Acredite em Deus e acredite nas Suas promessas. Você pode acreditar. Então passe a agir com os princípios de Deus para o crescimento. Alinhe-se com os princípios de Deus para a prosperidade. Trabalhar é um princípio de Deus. O dízimo é um princípio de Deus. A gratidão por Deus estar nos dando todas as coisas é um princípio de Deus. A oferta é um princípio de Deus. O dar é um prin-cípio de Deus. O semear para criar uma colheita é um princípio de Deus. Agir em generosidade é um princípio de Deus. Prosperar com um propósito é um princípio de Deus. Honrar os ministros do evangelho é um princípio de Deus. Fazer de Deus a nossa única fonte é um princí-pio de Deus. Vivermos pelo temor da Palavra de Deus, ou seja, seguindo as orientações e a sabedoria da Bíblia, nunca se afastando do que ela diz é um princípio de Deus. Ter um relacionamento íntimo com Deus acima de todas as coisas é um princípio de Deus.

Use os princípios de Deus. Tome suas atitudes com base nos princípios de Deus para a prosperidade e siga as orientações que estão junto desses princípios. Não somente use os princípios, mas também siga as orien-tações que acompanham esses princípios.

Trabalhe e não somente trabalhe, mas faça o seu tra-balho com excelência, com perfeição, dando o seu me-lhor. Trabalhe sendo diligente. Trabalhe sendo esforçado, aplicado, ativo. Trabalhe sendo cuidadoso e prudente.

48

Entregue seu dízimo e não somente entregue seu dízimo, mas esteja cheio de expectativa pela concre-tização das bênçãos prometidas para aquele que é fiel com o dízimo. Entregue seu dízimo não por medo ou obrigação, mas entregue seu dízimo sabendo que Deus quer recompensá-lo pela sua fidelidade em de-volver o que é dEle. Entregue seu dízimo e faça prova do poder de Deus. Seja agradecido a Deus por tudo que Ele lhe der. Seja grato porque é Ele que lhe dá for-ça para crescer, é Ele quem lhe dá saúde, habilidade e capacidade para você trabalhar, para você produzir. É Ele que lhe instrui para levá-lo a graus mais altos. Seja agradecido por que tudo de bom que vem até a sua vida é Deus quem está lhe dando. Seja grato porque Ele está lhe ensinando todas essas coisas. Seja grato por que Ele quer prosperá-lo de maneira crescente, Ele vai lhe prosperar sempre.

Dê a sua oferta. Seja ofertante. Não somente dê a sua oferta, mas dê sabendo que está honrando a Deus. Dê a sua oferta e alegre-se pela colheita que está vindo ao seu encontro. Dê a sua oferta com expectativa pelo aumento financeiro. Não somente dê a sua oferta, mas dê e junte a esse ato de dar um retrato do seu futuro mostrando que Deus lhe trará uma colheita multipli-cada muitas vezes mais. Não somente dê a sua oferta, mas plante-a crendo em grandes colheitas que Deus fará chegar até sua vida. Plante a sua oferta e come-ce a enxergar o seu amanhã, um amanhã repleto de grandes colheitas que Deus fará chegar até você pelo poder dEle. Prospere abundantemente. Cresça nessa terra. Cresça em prosperidade. Não somente cresça e prospere, mas tenha o propósito de ser um abençoa-dor. Tenha o propósito de ser como um espelho refle-tindo a bondade e a glória de Deus. Prospere com o propósito de propagar que o nosso Senhor Jesus Cris-to é um Deus bondoso e quer nos abençoar. Prospere

49

com o propósito de compartilhar as bênçãos que você recebe e deixar que elas se espalhem. Prospere com o propósito de atrair muitas vidas para a presença de Deus. Prospere com o propósito de tocar muitas vidas e levá-las até a presença de Deus para se relacionarem intimamente com Ele. Prospere com o propósito de fa-zer boas ações, boas obras que glorificam o nome do Senhor Jesus Cristo. Prospere com o propósito de rea-lizar a vontade de Deus para sua vida. Prospere com o propósito de anunciar a glória e as maravilhas de Deus. Prospere com o propósito de trazer louvores a Deus.

Honre aos ministros do evangelho pela posição que Deus os colocou. Honre sendo um facilitador para que eles possam realizar sua missão. Honre aos ministros do evangelho abençoando seu lar e sua família. Honre aos ministros do evangelho fazendo chegar até eles a mesma bondade que você quer para você. Honre aos ministros do evangelho suprindo todas as necessida-des que eles possam ter. Honre aos ministros de Deus financeiramente. Faça o que estiver ao seu alcance para que eles recebam o melhor de Deus nessa terra.

Faça de Deus a sua única fonte e afaste-se de tudo o que é desonesto, ilegal, que tem aparência de pecado e aquilo que em verdade é pecado. Faça de Deus a sua única fonte e afaste-se de todo engano, de toda men-tira, de tudo aquilo que leva você ou outra pessoa ao erro. Faça de Deus a sua única fonte e não seja alguém que simplesmente tem riquezas, não seja alguém que simplesmente conseguiu coisas materiais, mas seja re-almente próspero.

Viva pelo temor da Palavra de Deus. Viva conforme as orientações e a sabedoria da Bíblia. Nunca se afas-te do que ela diz. Tome atitudes que estão em sintonia com o que a Bíblia diz. Receba tudo aquilo que a Bíblia lhe permite receber. Não queira nada daquilo que a Bí-blia diz que não é para você. Seja aquilo que a Bíblia diz

50

que você deve ser. Considere o que a Bíblia diz antes de qualquer atitude ou decisão. Deixe Deus lhe guiar pela Palavra dEle. Viva sabiamente. Cresça sabiamente. Prospere sabiamente. Viva pelo que diz a Palavra de Deus. Cresça nessa terra. Cresça em prosperidade. Seja um ramo frutífero e cresça por todos os lados. Não so-mente cresça, mas cresça querendo servir as pessoas em generosidade, em amor. Seja generoso. Prove por meio de atitudes que você ama como Jesus espera que você ame. Cresça nessa terra, cresça em prosperidade, mas acima disso cresça em generosidade. Cresça na prática do amor.

Tenha um relacionamento íntimo com Deus. An-tes de buscar a prosperidade ou qualquer outra coisa, busque em primeiro lugar a presença de Deus. Leia, aprenda e medite na Bíblia, que é o lugar em que está escrito a Palavra de Deus. A Bíblia é a Palavra de Deus. Ao se levantar e deitar busque aprender o que Deus quer lhe dizer em Sua Palavra e continue pensando nessa palavra todo o tempo para que você siga as Suas orientações. Tenha momentos de oração em que você vai agradecer a Deus e vai Lhe pedir o que você neces-sita. Peça a Deus, pois Ele vai atendê-lo. Tenha um rela-cionamento diário com Deus. Busque as instruções de Deus. Queira crescer em prosperidade, mas queira em primeiro lugar ser um grande amigo de Deus.

Creia em Deus. Tome atitudes de acordo com os princípios de Deus. Siga as orientações que o levem a crescer. Deus quer lhe fazer crescer nessa terra, em prosperidade. Deus quer que você seja grandemente próspero. Afinal de contas, existe um propósito. Veja o que está escrito na Bíblia em Deuteronômio 26.19: ele declarou que lhes dará uma posição de glória, fama e honra muito acima de todas as nações que ele fez. (nVi) Aquele que é nascido de Deus por meio de Jesus Cristo tem direito a essa vida de prosperidade e honra.

51

O que Deus tem preparado para mim e para você é algo muito acima do que você já experimentou até hoje. É algo muito acima do que você pode imaginar. Deus quer lhe fazer crescer. É a Palavra dEle que tem afirmado isso em todos esses textos que temos visto.

A Bíblia diz em Romanos 3.4 que seja Deus sempre verdadeiro e todo homem mentiroso. Isso significa que a Palavra de Deus é a verdade acima de qualquer verda-de humana que possa existir. Significa que o que Deus diz é verdade, e é superior a qualquer coisa que a huma-nidade possa ver ou experimentar. Tudo que acontece na terra que é contrário àquilo que Deus diz, se torna falso, pois a verdade absoluta é aquilo que Deus diz. Quer um exemplo? Deus disse a Moisés diante do mar Vermelho que tocasse nas águas para abrir uma passa-gem pela qual o povo atravessaria para chegar ao outro lado. Moisés e todo aquele povo que o acompanhava, olharam para o mar e não viram passagem alguma. Os olhos deles lhes diziam que não havia passagem e eles estavam tendo uma visão correta. Mas aquilo se tornou falso diante do que Deus disse, pois logo se fez uma passagem no meio do mar exatamente como aquilo que Deus havia dito. O que Deus diz é verdade acima de qualquer fato natural. Outro exemplo: A viúva que estava na cidade de Sarepta havia examinado e reexa-minado suas vasilhas encontrando somente um pouco de azeite e um pouco de farinha. Ela tinha certeza que toda a comida havia acabado e o pouco que restava só era suficiente para fazer um único pão. Chega en-tão Elias transmitindo um recado de Deus. Deus disse que a farinha e o azeite não acabariam enquanto a seca durasse na terra. Passou a acontecer então o que Deus disse. Eles ficaram comendo meses e meses daquela comida que de acordo com o exame daquela viúva só dava para fazer um único pão. Aquela verificação feita pela viúva diante de suas vasilhas se tornou falsa diante

52

daquilo que Deus disse. O que Deus diz é verdade. O que Deus diz é verdade acima de qualquer lógica hu-mana. Outro exemplo: Dez leprosos chegaram diante de Jesus pedindo que eles fossem curados da lepra. Jesus não orou por eles, não lhes tocou, mas somen-te enviou uma palavra ordenando que eles fossem até o templo diante do sacerdote agradecer pela cura. Como agradecer pela cura se ainda estavam leprosos? Como agradecer pela cura se ainda estavam doentes? Quando Jesus ordenou que eles fossem agradecer por estarem curados, eles facilmente podiam confirmar que ainda estavam leprosos. A Bíblia diz que quando estavam no caminho indo ao templo fazer o agradeci-mento perceberam que já estavam limpos da doença, já estavam curados. Aquela doença, mesmo estando visível na pele deles se tornou falsa a partir daquilo que Jesus disse. O que Deus diz é que é verdade. O que Deus diz é verdade acima de qualquer sentimento hu-mano, acima de qualquer percepção humana, acima de qualquer constatação humana, é verdade acima de qualquer sentido físico. O que a Palavra de Deus diz é verdade acima de todas as coisas. Tudo o que é contrá-rio ao que Deus diz, é falso, é mentiroso, pois a Palavra de Deus sempre é verdadeira.

Grande parte das pessoas que conhece algo do que a Bíblia diz tem a certeza do cumprimento dela em al-guma parte especifica. Por exemplo: Existem pessoas que acreditam no poder da oração, pois viram os textos bíblicos que dizem que pedimos a Deus Pai em oração e Ele nos responde e nos dá o que pedimos. Essas pessoas têm a certeza que o que a Bíblia diz a respeito da oração é verdadeiro, pois têm comprovado essa verdade em sua história de vida. Existem outras pessoas que acre-ditam na paz e na alegria que vem de Deus. Na Bíblia está escrito que Jesus nos dá a Sua paz e que Deus nos ungiu com alegria. Essas pessoas têm certeza de que

53

isso é verdade, pois eram angustiadas, tristes, infelizes, atormentadas, com depressão, mas viram Deus mudar tudo isso ao receberem exatamente o que a Bíblia diz: A alegria e a paz que com palavras não conseguimos explicar. Outras pessoas acreditam na cura. A Bíblia diz que Jesus nos dá saúde perfeita e que toda dor e enfer-midade Ele já levou embora. Um tio da minha mãe teve câncer em épocas diferentes de sua vida e em lugares diferentes do seu corpo. Ele experimentou mais de uma vez a cura pelo poder de Deus. Milhões de pessoas têm certeza que é verdade quando a Bíblia diz que Deus cura, pois já experimentaram a cura que vem de Deus. Acon-tece que todas as boas promessas de Deus mostrando que Ele quer nos prosperar são tão verdadeiras quanto qualquer outro texto bíblico. A Bíblia diz que Deus ama e tem prazer na prosperidade do Seu servo, e isso é tão verdadeiro quanto que Deus nos dá cura, alegria, paz, e aquilo que pedimos a Ele em oração. Qual é a parte da Bíblia que você tem certeza que é verdadeira? É a parte do perdão dos pecados? É a parte que diz que você vai morar no céu? Que Jesus é o seu Salvador? É a parte que diz que Deus é bom? É a parte que diz que Deus o ama? É a parte que diz que Deus o cura? Que diz que todos os dias a misericórdia de Deus se renova sobre você? Que você e sua casa alcançarão a salvação em Jesus Cristo? Saiba que você pode ter certeza de que tudo isso é ver-dade, assim como é verdade que se você quiser, Deus vai lhe dar o melhor da terra. Saiba que é verdade que Deus não vai deixar que nada lhe falte, assim como é verdade que Ele não deixou que nada faltasse ao povo de Isra-el no deserto, mesmo sendo um deserto. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus não vai deixar que nada lhe falte. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Deus não vai deixar que nada lhe falte. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade. Eu acredito.

54

Saiba que é verdade que Deus vai suprir todas as suas necessidades, assim como é verdade que Ele su-priu todas as necessidades de Elias, onde quer que ele estivesse e mesmo em tempo de seca. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai suprir todas as suas necessidades. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai suprir todas as suas necessidades. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Você também pode. Saiba que é verdade que Deus vai lhe dar bênçãos em abundância, em grande fartura, assim como é verdade que aquela viúva do tempo de Eliseu recebeu uma bênção que não parava de transbordar, fez o que era necessário e ao término ainda teve so-brando. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai lhe dar bênçãos financeiras e materiais em abundân-cia. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai lhe dar bênçãos financeiras e materiais em grande fartura. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa realidade para mi-nha vida. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder. Saiba que é verdade que você vai plantar e ter colheitas extraordinárias, maravilhosas, assim como é verdade que Isaque colheu em um ano cem vezes mais do que aquilo que plantou. Você precisa acreditar nessa ver-dade. Você vai plantar e ter colheitas extraordinárias. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Você vai plantar e ter colheitas maravi-lhosas. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder. Saiba que é verdade que Deus vai lhe dar tanto que lhe faltará espaço para guardar, assim como é verdade que em uma única pescaria Pedro pescou tão grande quanti-dade que as redes não suportavam tantos peixes. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai lhe dar tan-to que lhe faltará espaço para guardar. É-lhe necessário

55

acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai lhe dar tanto que lhe faltará espaço para guardar. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade. Eu acredito.

Saiba que é verdade que Deus vai fazer você viver em excelência, tendo, experimentando e comendo do melhor dessa terra, assim como é verdade que Salo-mão experimentou o melhor da terra a ponto de beber usando taças de ouro, o melhor metal da terra. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai fazer você vi-ver em excelência, tendo, experimentando e comendo do melhor desta terra. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai fazer você viver em excelência, tendo, experimentando e comendo do melhor desta terra. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa rea-lidade para minha vida.

Saiba que é verdade que Deus fará com que seu tra-balho seja sempre abençoado, próspero, tenha suces-so, assim como é verdade que Deus abençoava sempre o trabalho de José e tudo o que ele fazia tinha sucesso. Você precisa acreditar nessa verdade. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Eu acredito.

Saiba que é verdade que Deus vai multiplicar a re-compensa do seu trabalho, assim como é verdade que Ele multiplicou o ganho de Jacó quando ele trabalhou para Labão. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai multiplicar a recompensa do seu trabalho. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai multiplicar a recompensa do seu tra-balho. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade.

Saiba que é verdade que Deus, além de ter entrega-do Jesus Cristo por você e por todos nós, também lhe

56

dará todas as coisas, ainda que pareça que você não tem nada. Assim como é verdade que Ele deu tudo a Jacó, que começou apenas com um cajado e retornou tendo tudo, tendo muito, tendo fartura, sendo uma multidão. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus lhe dará todas as coisas. É-lhe necessário acreditar nes-sa realidade para sua vida. Deus lhe dará todas as coi-sas. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder.

Saiba que é verdade que Deus vai lhe honrar e levá-lo a lugares altos em posição de destaque, assim como é verdade que Ele exaltou e honrou Daniel diante dos grandes homens da terra. Você precisa acreditar nessa verdade. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade. Eu acredito.

Saiba que é verdade que Deus vai alimentá-lo com o melhor dessa terra, assim como é verdade que Ele alimen-tou Seu povo com tanta doçura, que o mel escorria pelo chão. Deus alimentou Seu povo com tanta fartura e qua-lidade, que foram necessários dois homens para carregar um único cacho de uvas. Você precisa acreditar nessa ver-dade, em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade.

Saiba que é verdade que Deus vai lhe dar sabedoria para prosperar, assim como é verdade que Ele deu sabedo-ria a Daniel no seu trabalho por toda a sua vida e a José no seu trabalho por todos os lugares por onde passou. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai lhe dar sabedoria para prosperar. É muito importante para você acreditar nes-sa realidade para sua vida. Deus vai lhe dar sabedoria para prosperar. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Você também pode.

Saiba que é verdade que Deus lhe dará a provisão sem-pre que você precisar e em qualquer circunstância. Assim como é verdade que Ele proveu para Abraão o cordeiro

57

para a oferta, e como proveu água no meio do deserto, que passou a jorrar de uma rocha para Moisés e toda aquela multidão que o acompanhava. Você pode acreditar nessa verdade. Deus lhe dará a provisão sempre que você preci-sar. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Deus lhe dará a provisão sempre, seja qual for a circuns-tância. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa realidade para minha vida. Eu sei que é verdade.

Saiba que é verdade que não há limites do tanto que Deus pode lhe dar, assim como é verdade que não ha-via limites de pessoas para Jesus alimentar por meio da multiplicação dos pães e peixes. Os discípulos pensaram que eram muitas as pessoas para alimentar, mas Jesus mostrou por duas vezes que não existem limites para o poder de Deus. Não existem limites de quanto Deus pode abençoar. Você precisa acreditar nessa verdade. Não há limites do tanto que Deus pode lhe dar. Você pode acreditar nessa realidade para sua vida. Não há li-mites do tanto que Deus pode lhe dar. Você precisa acre-ditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Você também pode. Eu acredito.

Saiba que é verdade que não importa a crise que o mundo esteja passando, Deus continua sendo fiel, provendo e cuidando daqueles que confiam nEle e nas Suas promessas. Assim como é verdade que em meio à fome Deus cuidou de José e de toda a família de seu pai Jacó, tendo do bom, do melhor e com fartura. Você pre-cisa acreditar nessa verdade. Não importa a crise, Deus continua sendo fiel, provendo e cuidando daqueles que confiam nEle e nas Suas promessas. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Não importa a crise, Deus continua sendo fiel, provendo e cuidando daqueles que confiam nEle e nas Suas pro-messas. Você pode acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder.

58

Saiba que é verdade que Deus vai atender a sua oração, o seu pedido para receber o crescimento em prosperidade, assim como é verdade que Ele atendeu a oração de Jabez e lhe deu tudo quanto ele pediu e ainda o fez o mais ilustre, o mais respeitado, o de maior honra entre seus irmãos. A Bíblia diz a verdade, e é verdade que Deus nos dará muito mais além daquilo que pedimos. Você pode acreditar nessa verdade. Deus vai atender a sua oração, o seu pedido para receber o crescimento nessa terra, o crescimento em prosperida-de. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Deus vai atender a sua oração, o seu pedido para receber o crescimento. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Eu acredito.

Saiba que é verdade que Jesus já o libertou da escravidão da miséria, da escravidão da escassez, da falta, da pobreza. Jesus já o libertou da escravidão da necessidade, da privação. Jesus libertou todos aqueles que o receberam e isso é uma verdade. Assim como é verdade que Ele libertou vários doentes que viviam mendigando e lhes deu uma nova história. Você preci-sa acreditar nessa verdade. Você pode acreditar nessa realidade para sua vida. Jesus já o libertou da escravi-dão da pobreza. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade.

Saiba que é verdade que você já está livre para se-guir a Jesus, você já está livre para seguir e crer nos ensinamentos da Sua Palavra. Você já está livre para prosperar e ter uma nova história de vida, uma história de prosperidade com Deus. Isso é uma verdade, assim como é verdade que Jesus deixou livre aquele lunático e fez com que ele tivesse uma nova história. Aquele ho-mem teve a vida transformada porque recebeu a liber-dade que Jesus lhe deu. Você precisa acreditar nessa verdade. Você já está livre para crescer nessa terra e ter

59

uma nova história de vida, uma história de prosperida-de com Deus. É muito importante para você, acreditar nessa realidade para sua vida. Você já está livre para crescer nessa terra e ter uma nova história de vida, uma história de prosperidade com Deus. Você pode acredi-tar em Deus e no Seu poder.

Saiba que é verdade que você vai seguir a instrução de Deus e a provisão já vai estar lhe aguardando, assim como é verdade que Pedro seguiu a instrução de Jesus e quando foi pescar, o peixe já estava esperando por ele com o dinheiro em sua boca. Você pode acreditar nessa verdade. Você vai seguir a instrução de Deus e a provisão já vai estar lhe esperando. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Você vai seguir a instrução de Deus e a provisão já vai estar lá. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder. Você também pode.

Saiba que é verdade que quanto mais você der, quanto mais generoso for, quanto mais for liberal, mais você prosperará, assim como é verdade que Jó sem-pre deu aos necessitados e veio a ter o dobro de tudo quanto possuía. Você precisa acreditar nessa verda-de. Quanto mais você der, mais você prosperará. Você pode acreditar nessa realidade para sua vida. Quanto mais você der, mais irá crescer. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu sei que é verdade. Eu acre-dito.

Saiba que é verdade que você vai dar e Deus fará com que outros venham e deem a você, assim como é verdade que Jesus sempre tirava da Sua bolsa para dar aos necessitados e Ele sempre tinha mais e mais e mais e sempre tinha e sempre dava mais. Você precisa acre-ditar nessa verdade. Você vai dar e outros virão e darão a você. É muito importante para você acreditar nessa realidade para sua vida. Você vai dar e outros virão e darão a você. Eu posso acreditar nessa verdade. Você também pode.

60

Saiba que é verdade que você vai honrar, abençoar, dar e fazer acontecer o favor para os ministros de Deus, e a bênção financeira vai repousar sobre sua vida e seu lar, assim como é verdade a respeito do rei Uzias, que honrou o ministro de Deus, sua instrução, sua sabedo-ria, passou a prosperar e se engrandeceu rica e pode-rosamente. Você precisa acreditar nessa verdade. Você vai honrar e abençoar os ministros de Deus e a bênção financeira vai repousar sobre sua vida e seu lar. É-lhe necessário acreditar nessa realidade para sua vida. Você vai dar e fazer acontecer o favor para os ministros de Deus e a bênção financeira vai repousar sobre sua vida e seu lar. Eu posso acreditar nessa realidade para minha vida. Eu sei que é verdade.

Saiba que é verdade que Deus vai vesti-lo com excelência, com o melhor dessa terra, assim como é verdade que Deus vestiu a Salomão com excelência e glória. Assim como é verdade que Deus vestiu Ester e seu tio Mordecai com grandeza e excelência. Assim como eram excelentes as roupas de Jesus a ponto de os soldados disputarem-nas. Você precisa acreditar nessa verdade. Deus vai vesti-lo com excelência, com o me-lhor dessa terra. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder. Eu acredito.

Saiba que é verdade que a bênção do Senhor o se-guirá e o alcançará por todos os seus dias para que o faça crescer em prosperidade, assim como é verdade que o povo de Israel buscou e alcançou a Davi para fazê-lo reinar como o maior de todo o povo. Você precisa acre-ditar nessa verdade. A bênção do Senhor o seguirá e o alcançará por todos os seus dias para que o faça crescer em prosperidade. Você precisa acreditar nessa realidade para sua vida. A bênção do Senhor o seguirá e o alcan-çará por todos os seus dias para que o faça crescer nessa terra. Você precisa acreditar em Deus e no Seu poder. Eu posso acreditar nessa verdade. Eu posso acreditar nessa

61

realidade para minha vida. Eu posso acreditar em Deus e no Seu poder. Você também pode. Eu sei que é verdade. Eu acredito.

PaLaVra FinaLEu tenho certeza, eu estou certíssimo, de que você

passará a viver incontáveis bênçãos de crescimento e de prosperidade. Eu sei que a unção que o faz crescer e prosperar já está trabalhando em sua vida. Você leu esse ensinamento, você acredita na Palavra de Deus, e por isso essa Palavra já está se cumprindo em sua vida. A unção da Palavra de Deus já está agindo em sua vida. Essa é uma palavra de crescimento, de prosperidade, de bênção, de vitória, é uma palavra de milagres e já está acontecendo em sua vida. Essa palavra de vitória e bênçãos já foi liberada sobre sua vida. Você vai expe-rimentar uma fartura de bênçãos que comprovam que o que você aprendeu nesse ensino bíblico é verdade. Deus vai lhe dar as provas que lhe mostram que a Pa-lavra dEle é a verdade. Deus vai lhe inundar de teste-munhos de bênçãos para contar. Deus vai fazer você transbordar de testemunhos que provam que Ele é bom, que Ele quer abençoar, e você vai contar esses testemunhos para a glória do nome de Jesus Cristo. Eu sei que Deus vai fazer.

Peço-te, por favor. Envie-me o seu testemunho com as bênçãos que Deus fez por intermédio desse ensino. Envie-me a sua história, que foi mudada pelo poder de Deus. Por favor, deixe-me saber que você recebeu de Deus aquilo que esse ensinamento diz que é de Deus para sua vida. Seja feliz com a bênção que Deus lhe der. Receba o que a Bíblia promete. Receba hoje e sem-pre. Seja abençoado com a bênção do crescimento e da prosperidade sempre. Em o nome de Jesus Cristo, amém.

62

63

64