=> rota do yucumÃ, sexta-feira, 17 de marÇo de 2017 => … · nos novos políticos e na...

16
15003 R$ 2,00 Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em 31 de março de 1986. Filiado a Associação dos Jornais do Rio Grande do Sul. Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco, Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => ANO XXIX => N o 1085 NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br Av. Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 . Santa Rosa, 235 Tenente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS enente Portela - RS Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 Fone: (55) 3551-1294 A vida é bonita, mas pode ser linda CADERNO Enfoque Acordo bilateral pode beneficiar o Parque do Turvo A integração entre Rio Grande do Sul e a Província de Missiones, na Argentina, foi selada com a assinatura de um acordo. Na área do meio ambiente, a intenção é apresentar a UNESCO uma proposta para transformar o Parque Estadual e Turvo e o Parque Provincial Del Moconá em um geoparque. Página 05. Foto: Jalmo Fornari Operação combate o tráfico de drogas na região Pág. 10 Empresa conclui sinalização da RSC 163 Pág. 09 Foto: Divulgação/DAER Foto: Divulgação/Polícia Civil Cleber Barratto Coordenador de Gestão da Cresol

Upload: others

Post on 09-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

15

00

3

R$ 2,00

Fundado pelo jornalista Jalmo Fornari em31 de março de 1986. Filiado a Associação

dos Jornais do Rio Grande do Sul.

Tenente Portela, Vista Gaúcha, Derrubadas, Miraguaí, Erval Seco,Dois Irmãos das Missões, Três Passos, Barra do Guarita, Redentora,Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Santo Augusto e Palmitinho

=> ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => ANO XXIX => No 1085

NOSSO LEITOR www.clicportela.com.br

AAAAAvvvvv. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235. Santa Rosa, 235TTTTTenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RSenente Portela - RS

Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294Fone: (55) 3551-1294

A vida é bonita, mas pode ser linda

CADERNO

Enfoque

Acordo bilateral podebeneficiar o Parque do TurvoA integração entre Rio Grande do Sul e a Província de Missiones, na Argentina, foi selada com a assinatura deum acordo. Na área do meio ambiente, a intenção é apresentar a UNESCO uma proposta para transformar o

Parque Estadual e Turvo e o Parque Provincial Del Moconá em um geoparque. Página 05. Foto: Jalmo Fornari

Operação combate otráfico de drogas na regiãoPág. 10

Empresa concluisinalização daRSC 163 Pág. 09 Foto: Divulgação/DAER

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Cleber BarrattoCoordenador de Gestão da Cresol

Page 2: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

Percival Puggina é arquiteto, político, escritor, presidente daFundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e de Administração Pública.

O jornal da nossa região

E-mail:[email protected]: (55) 3551 1121/1261

Província é uma publicação semanal daEmpresa Rota do Yucumã Ltda. Estapublicação tem o objetivo de informar eintegrar os municípios do Noroeste do RioGrande do Sul. Os artigos assinados são deinteira responsabilidade de seus autores.

Fundado em 31 de março de 1986Praça Tenente Bins, 139, sala 3. Tenente Portela, Rio Grande do Sul

CGC/MF: 03.043.551/0001-20

Editor: Jornalista Jalmo A. Fornari (RP 5087-MT) Sub-Editor/Revisor e Diagramação: Diones RobertoBecker Reportagens: Diones Roberto Becker e Jonas Martins Dep. Comercial/Distribuição: Soraia Fornari Fotos:Diones Roberto Becker, Jalmo Fornari, Soraia Fornari, Angelita Cristina, Bruno Giordano Fornari, Jonas Martins, AlineGaviraghi e Rafael Fornari Colaboradores: Percival Puggina, Élver Vargas, João Antônio Gheller, Maicon Spanic, MariCarla Brunet, Ivar Hartaman, Robinson Girardi dos Santos, Impressão: Gráfica Diário Serrano - Cruz Alta/RS

www.clicportela.com.br @ página da região na Internet.

Sistema Província de Comunicação

O província pode ser acessado e lido integralmente em qualquer lugar do planeta que tenha conexão com a internet. Basta acessar apágina www.yucuma.com.br e navegar nos fatos que fazem a história deste pedaço de mundo. Indique-o aos seus amigos.

OPINIÃO2DESARMAMENTOE MASSACRE DA

POPULAÇÃO CIVIL

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Errar é humano! Isso não se aplica ao futebol

O mundo do crime declarou guerra ao mundo do tra-balho. Nós produzimos e eles tomam nosso ganho - odinheiro do bolso, o automóvel, a carga do caminhão, ogado no pasto. Guerra na cidade e no campo. Guerrasem dia ou hora de armistício. Não se trava contra o Esta-do de Direito, que bandido não é doido. Em muitos casos,formam um estado dito paralelo, mas não andam por aíatirando contra quartéis, porque sabem que lá dentro hábala e, de lá, vem bala. Não, eles querem o trabalhadorda parada de ônibus, descendo do carro, entrando emcasa, saindo do banco. E, não raro, tomam-lhe a vida.

É uma guerra desigual, assimétrica. Enquanto o mun-do do crime tem armas, o pessoal do trabalho árduo nãodispõe de meios de defesa. Na tese oficial, esse seriaencargo prioritário do Estado, mas ele, há muito tempo,jogou no tablado a toalha e a própria vergonha diante desua impotência. O mesmo Estado, que tornou impeditivaa posse e o porte de armas pelos cidadãos, apresenta-se à sociedade como um impotente, "mãos amarradas"pelas próprias leis, decisões judiciais, carência de recur-sos humanos e materiais. Vendo e ouvindo o Estado, dávontade de parafrasear João Bosco e cantarolar: "Tá lá oEstado estendido no chão... Em vez de reza uma praga dealguém". Estatisticamente está comprovado: esse Esta-do não consegue defender o mundo do trabalho.

Em tais condições, quando um lado está armado e ooutro indefeso, toda guerra vira massacre. É como ata-que de força armada hostil contra população civil desar-mada. Deu para perceber a semelhança com as açõesdo Estado Islâmico? Temos a mesma coisa aqui, de modofragmentado, mas tão ou mais letal, com 60 mil homicídi-os anuais e um número várias vezes milionário de "expro-priações" ou butins levados a cabo, todo ano, pelas for-ças vitoriosas do mundo do crime.

Se você reclamar, se cobrar o direito ao uso e porte dearmas, imediatamente se insurgirão as falanges opiniá-ticas da esquerda, acusando-o de ser um sanguinárioirresponsável, militante pró bancada da bala, uma espé-cie de Comando Vermelho com sinal trocado. O massa-cre das vítimas, a impossibilidade prática de promove-rem a própria defesa, deveria ser objeto de escândalocomo escandalizam as ações do ISIS. Mas aqui é o Brasile estamos habituados aos necrológios da sociedade naspáginas policiais.

Como escrevi outro dia, ao direito natural da pessoahumana à própria vida corresponde o direito de defendê-la. A proibição do Estado retira-lhe a efetividade, mas porser ele natural, ele está ali, inerente à condição humana.É direito recusado, mas persiste sendo da pessoa. Se alegislação me permitisse ter e portar armas, eu até pode-ria, livremente, renunciar a isso. Mas não digo o mesmodo dever de proteger a vida dos meus familiares! Eu, aomenos, não sinto que possa dele abrir mão. É um devermoral, que considero inerente à condição de homem defamília, com mulher e filhos sob seu zelo.

Por isso, em nome disso, mais e mais persistentedeve ser o clamor nacional por um novo estatuto sobre amatéria. Danem-se as carpideiras de bandidos, os ad-versários de toda repressão sobre as práticas crimino-sas e as atitudes suspeitas, os sócios do clube da maco-nha e otras cositas mas; danem-se os eternos fiscais dapolícia, os censores das opiniões alheias, os esquerdi-nhas militantes de todas as causas erradas. Quem assi-na este artigo é pacífico mas não é pacifista, não está asoldo de nenhuma indústria de arma, não é homicida empotencial e está indignado, sim, com o que fizeram doBrasil.

O Brasil em queda livre

FERNANDO RIZZOLO

Quando analisamos a estrutura de um país, procuramos ter a percepção de um quadro pluralista que abranja asquestões sociais, morais, econômicas e políticas. Depois do Carnaval, festa que provavelmente anestesiou osproblemas da nação, sinto-me indignado, para não dizer perplexo, em relação ao que é hoje o Brasil em todos ossentidos, e penso, em uma mistura de receio e desesperança, no que poderá ser este país daqui a uns anos.

Do ponto de vista social e moral, vivemos uma era em que o reflexo da corrupção - segundo os petistas relegadaa nós como uma “herança maldita”, mas desta feita deixada por eles mesmos - influencia, numa cadeia degradante,todas as virtudes que um povo deve ter.

A violência perpetrada por marginais sem o menor pudor em cometer homicídios por motivos torpes cresce acada dia. Nossa legislação é fraca demais para coibir a bandidagem que, no âmago do seu desrespeito às Leis einstituições, se ampara no exemplo corrupto da política para legitimar seus desideratos.

Já no campo econômico, que norteia o futuro de todas as segmentações acima elencadas, temos a notícia deque o Brasil, em uma lista de 38 países, teve o pior Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, segundo ranking dedesempenho da agência de classificação de risco brasileira Austin Rating, ou seja, o nosso PIB caiu 3,6% emrelação ao ano anterior, sendo que a economia já havia recuado 3,8%! Essa sequência de dois anos seguidos debaixa só foi verificada no Brasil nos anos de 1930 e 1931. Vejam a que ponto chegamos!

Com efeito, o nível de pobreza da população aumentará e, pela lógica esquerdopata, quanto mais pobresexistirem, mais os partidos de esquerda terão voz e mais nos afundaremos.

Fala-se muito em “choque de gestão”, mas entendo que precisamos de “choque de indignação” pelo legadoque nos foi deixado, tanto do ponto de vista moral como do econômico, assim também como um “choque nalegislação penal”, vez que do contrário perderemos o controle de absolutamente tudo que nos resta.

É triste observarmos a pouca mobilização da população, haja vista as imensas aglomerações no Carnaval e adespolitização nas demandas que exigem a real e verdadeira mobilização nas ruas. Isto posto, a esperança residenos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelasinvestigações da Operação Lava-Jato. A verdade é que estamos em queda livre, sob os efeitos da gravidade, e deuma outra gravidade pior, chamada gravidade da moral e da ética...

Ferrando Rizzolo é Advogado, Jornalista, Mestre em Direitos Fundamentais

Não completamos os três primeiros meses de 2017 com bola rolando pelos gramados do Brasil e o assunto maiscomentando até o momento são os erros de arbitragem. No contexto geral dos equívocos, vejo aqueles seminterferência nos resultados das partidas cair mais rapidamente no esquecimento. No entanto, as decisões erradasda arbitragem, que acabam beneficiando um lado e prejudicando outro, são vistas e revistas e debatidas até quasea exaustão em programas esportivos, cuja maioria dos comentaristas entra na onda dos dirigentes e ajudam abombardear os árbitros que cometeram grandes erros.

Tem um velho ditado popular que afirma: Errar é humano. Mas, talvez, essa prerrogativa não se aplica aos‘homens do apito’. Logo para eles, que são amadores dentro de um esporte profissional, que move paixões emilhões em dinheiro. Perdão vindo de dirigentes ou torcedores é algo raríssimo. Me indigna, às vezes, ver comen-taristas de jogos precisar de vários replays, de diferentes ângulos, em câmera lenta, para chegar a uma conclusãosobre a jogada. E depois, afirmar todo sublime que o árbitro errou ao paralisar ou deixar continuar o lance. Vendoe revendo a jogada, fica fácil, queria ver tomar uma decisão em milésimos de segundo.

Porém, algumas marcações errôneas são dignas de afastamento temporário dos árbitros, caso de ThiagoDuarte Peixoto, que no clássico entre Corinthians e Palmeiras, válido pelo Campeonato Paulista, expulsou umjogador do Timão que sequer tinha participado da jogada faltosa. Praticamente todos os atletas corinthianosalertaram sobre o equívoco, mas o árbitro, no momento, convicto, não mudou sua decisão. Outro caso de enormerepercussão aconteceu aqui no Rio Grande do Sul. No duelo do Gauchão 2017 entre Juventude e Internacional, oárbitro Diego Real assinalou pênalti para a equipe da serra, mas a bola não toca na mão do zagueiro colorado. Olance decidiu a partida a favor do Juventude.

A derrota por 1 a 0, com o gol marcado no pênalti inexistente, despertou a ira de alguns dirigentes do Interna-cional. Um chegou a afirmar que tem uma conspiração para que o clube não conquiste o sétimo título consecutivodo estadual. Essa declaração, na minha opinião, é infinitamente exagerada, pois o time do treinador Antônio CarlosZago tem acumulado atuações medianas no Gauchão 2017. Hoje, inclusive, está fora da zona de classificação àpróxima fase do certame.

Diante dos muitos erros que ocorrem pelo mundo, a FIFA tem tentado reduzir a margem de decisões equivoca-das dos responsáveis pela condução da partida. Vários torneios já contam com mais árbitros adicionais e recursosque permitem saber se a bola ultrapassou ou não a linha do gol, entre outras medidas. Muitos erros da arbitragemsão induzidos pelos próprios jogadores, que simulam faltas e se valem da reclamação para pressionar. Talvez,quando os atletas pararem de tentar ludibriar o árbitro e assistentes, teremos partidas mais agradáveis e menoserros dos ‘homens do apito’. Se isso realmente ocorrer, muitos comentaristas perderão o emprego.

Page 3: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

[email protected]

3

Tribuna Popular

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

Inventários, Juri , Divórcios, Ações de Alimentos,Cobrança Judiciais e Amigáveis, Direito Previ-denciário, Aposentadorias em Geral, Auxílio-

Doença, Recursos de Multas de Trânsito, Direitodo Consumidor, Direito do Trabalho, Indenizações

e Ações Civis em Geral. 055-3551-3119

PRESTAMOS CONSULTORIA JURÍDICA

EM NOVO ENDEREÇO: pRAÇAtENENtE BINS 200 - EM FREN-

tE AO pOStO DO ELIAS.

HUMOR E INFORMAÇÃOHU

Envie o seu “Dizem por aí” pelo e-mail [email protected]. Só não aceitamos ataquespessoais, difamações e desrecalques. Sua identidade será mantida em segredo, o que no entanto nãoo eximirá de responsabilidade.Não nos responsabilizamos por itens identificados.

nas redes sociais e nas esquinas

É velha, mas éboa

***Quem sabe a razão, seja o ca-lorzinho que fica no banco... kkk

***O ‘dizem por aí’ continua sen-do um belo remédio para golpescamuflados...***Bastou citarmos o problemados pneus em um departamentopúblico municipal para que o orde-nador de despesa, que desconhe-cia o fato, tomasse providência...***Dizem por aí, que as imagensdas câmeras de segurança irãoapontar para o responsável de pas-sar a mão nas ‘cosas’ do povo...

Vagas limitadas

As vagas de estacio-namento no centro dacidade são limitadas,tanto que já existequem discute a ampli-ação de área ou mesmo estaciona-mento rotativo em alguns locais.No entanto, não existe fiscalizaçãoalguma em relação as vagas dis-poníveis. Mesmo com estaciona-mento privativo para motocicletasem ambos os lados da Praça Te-nente Paiva, indiferentes, todo o

dia podemos constatar motociclis-tas, estacionando e tomando porcompleta a vaga de um veículo.Nada que algumas autuações porestacionamento irregular ou maiorfiscalização não resolvesse o pro-blema. Estamos aguardando umasolução.

***Dizem por aí, que tem moto-queiro burro que ao invés de esta-cionar na sombra, nas vagas paramotos, eles preferem deixá-las nosol tomando uma vaga de carro.

***Dizem por aí, que em um Legis-lativo da região já existe candida-tos a líderes em usar diárias.***Tem prefeito na região que jáentrou estreando ações judiciaiscontestando as suas primeiras de-cisões.***Primeiro vereador a ser presona atual lesgilatura é de BomProgresso. Grande exemplo eexcelente progresso.

***Casal portelense dormindo.De repente, a A.D. acorda e ouveum barulho no quintal.Ela acorda o R.B. e diz:– Amor, levanta e coloca a cara najanela, assim vão pensar que temoscachorro.R.B. retruca:– Então é melhor ir você amor, as-sim vão pensar que a casa é mal-assombrada.

Um advogado finalmenteconseguiu realizar o seu sonhode comprar uma Ferrari. Então,numa bela tarde, se mandou parauma estrada para testar toda acapacidade da máquina.Foi e…pisou fundo! Quando oponteiro estava chegando nos130, ele viu que um carro daPolícia Rodoviária o perseguiacom a sirene a mil e as luzespiscando. “Ah, mas não vãoalcançar esta Ferrari de jeitonenhum”, pensou ele e atolou opé no acelerador.O ponteiro foi a 140, 160, 200… ea patrulha atrás. “Que loucura”,ele pensou e, então, resolveuencostar. O guarda veio, pediuos documentos, examinou ocarro e disse:-Eu tive um dia muito duro e jápassou do horário do meu turno.Se me der uma boa desculpa, queeu nunca tenha ouvido, paradirigir desta maneira, deixo vocêir embora.O cara pensou um pouco erespondeu:-Na semana passada, minhamulher fugiu com um guardarodoviário e eu tive medo de quefosse ele querendo devolvê-la.”-Boa viagem para o senhor –disse o guarda.O que faz o amor!!!!

***Com tanto investimento na or-namentação de Páscoa por aqui, di-zem por aí, que a crise de que falamna TV é a da Argentina.***Pelo menos é uma Páscoa soli-dária. Já até armaram barracas paraos sem teto nas praças.

Operação Noite BrancaPelo menos 18 pessoas foram presas, sendo três em flagrante numa opera-ção que envolveu cerca de 200 policiais civis na nossa região e em SantaCatarina. No Rio Grande do Sul, a ação ocorreu nas cidades de Santa Rosa,Três de Maio, Horizontina, Porto Lucena, Três Passos, Miraguaí, SedeNova, Bom Progresso, Crissiumal, Novo Hamburgo e Estância Velha. Noestado vizinho, a operação foi desencadeada em São José. Na região, entreos presos, está o vereador e presidente do Legislativo de Bom Progresso.A investigação que levou a operação, durou um ano e meio. Também foramapreendidas cocaína, maconha, LSD e ecstasy, além de dinheiro, balançasde precisão e material utilizado na embalagem das drogas.

***Criativo o nome da operaçãode combate a cocaína na região:‘Noite Branca’.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

***Após a conclusão do asfalto eda sinalização, a comunidade regi-onal aguarda a inauguração oficialda RSC 163 entre Tenente Portela eBarra do Guarita. Dizem por aí, queessa espera não incomoda quem jáaguardou por cerca de 20 anos queobras fossem finalizadas.***Dizem por aí, que o elevadonúmero de pessoas armadas comfacas e facões veio a tona essa se-mana por aqui. Em dois dias, foramregistrados três casos de agres-sões no centro da cidade.

***Dizem por aí, que o indivíduoque assaltou um mercado na Ave-nida Itapiranga nesta semana, pro-meteu voltar em breve...

***Dizem por aí, que vários uni-versitários e outras pessoas fica-ram impressionadas ao ver um ho-mem desferindo golpes de facão emoutro. O caso ocorreu na Praça doImigrante.

***Queria ver uma loira indigna-da. Era só puxar o assunto da TVestragada com a A.

ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Page 4: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

POLÍTICA4 ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678901234567890123

INFORMATIVOCâmara Municipal

de VereadoresTenente Portela - RS

O Rio Grande do Sul já acumula 75.221 ações judici-ais por demandas na saúde pública. O levantamento édo Comitê Estadual da Saúde, composto pela FAMURS,governo do estado, órgãos da Justiça, entre outras insti-tuições. O grupo realizou no dia 09 deste mês, em PortoAlegre, o workshop para orientar gestores públicos so-bre a importância da redução do número de processosque tramitam na Justiça.

Entre as principais demandas exigidas por meio deações judicias estão tratamento hospitalar, internações ecirurgias, sobretudo de traumatologia. Os medicamen-tos também estão entre os mais procurados.

De acordo com dados da Procuradoria Geral do

Estado (PGE), 59,34% dos remédios solicitados estãofora da lista do Sistema Único de Saúde (SUS). O asses-sor da área técnica de Saúde da FAMURS, Paulo AzeredoFilho, explica que existem medicamentos com a mesmacomposição, os mesmos efeitos, mas de marcas diferen-tes. – Muitas vezes, o SUS oferece de uma marca, o médi-co prescreve de outra, e ocorre o processo judicial porisso – salientou Paulo Azeredo Filho.

Comitês de Saúde:Durante o workshop em Porto Alegre, os gestores

municipais foram orientados a formar comitês regionaisou locais para tratar do assunto. O evento contou com a

Acamrece define meta principal para 2017

Integrantes da diretoria da Asso-ciação das Câmaras Municipais daRegião Celeiro (Acamrece) se reu-niram na tarde da sexta-feira passa-da, em Três Passos, para debater as-suntos de interesse da entidade, tra-çar os objetivos principais para odecorrer do ano e revisar o Estatuto.

Tendo em vista que esse é o pri-meiro mandato de inúmeros verea-dores na Região Celeiro, a diretoriada Acamrece decidiu que irá investirna qualificação e aperfeiçoamentodos edis. Neste sentido, serão orga-nizadas duas palestras ao longo de2017. O primeiro evento terá comopalestrante, Luís Puhl, coordenadorda seção de Frederico Westphalendo Tribunal de Contas do Estado(TCE-RS).

– Outro intuito, além de qualifi-

car e aperfeiçoar os vereadores, seráestreitar a relação entre os Legislati-vos da Região Celeiro, a fim de que

cada município possa contribuircom o outro – reiterou o presidente

da Acamrece e vereador em TenentePortela, João Antônio Gheller.

A entidade realizará uma Assem-

bleia Geral no dia 19 de abril, den-tro da programação da 14ª FEICAP.

Editoria Local

Foto: Divulgação/Acamrece

Diretoria da Associação das Câmaras Municipais da Região Celeiro

Rio Grande do Sul têm mais de 75 milações judiciais na área da saúde pública

participação de 132 representantes de 58 cidades doRio Grande do Sul.

As prefeituras devem procurar suas comarcas noTribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Pú-blico para a formação dos grupos, implementando aResolução nº 238/2016, do Conselho Nacional de Justi-ça. O objetivo dos comitês é de reduzir o alto número deprocessos por medicamentos, internações, cirurgias eexames hospitalares no estado. De acordo com levanta-mento do Comitê Estadual de Saúde, pelo menos 75 milações com demandas na área da saúde pública trami-tam na Justiça.

Segundo o presidente da FAMURS, Luciano Pinto, ointuito é de buscar um equilíbrio nos processos. – Bus-camos um maior diálogo. Estamos otimistas de que esse

trabalho desenvolvido fará comque, realmente, o que foi discuti-do neste curso chegue na ponta,nas Comarcas. Será bom paratodos – ressaltou o dirigente.

O desembargador MarinSchullze, destacou a importânciado workshop. – Os participantestiveram a oportunidade de co-nhecer sobre como funcionamos comitês, quais as vantagens ecomo podem ser implementados,para que possamos reduzir osnúmeros das judicializações –frisou o desembargador.

A implementação dos comi-tês locais permite reduzir proces-sos judiciais de forma que cadademanda seja encaminhada cor-retamente para cada esfera res-

ponsável (município, estado ou união). – Muitas vezes,as pessoas entram com ações judiciais contra os municí-pios para conseguir um medicamento que, na verdade,é de responsabilidade do estado, por exemplo – expli-cou Paulo Azeredo Filho.

Nos comitês, os representantes poderão se comuni-car, mediar e negociar para que cada um assuma osserviços pelos quais são responsáveis. Atualmente, osmunicípios devem fornecer medicamentos, internações,cirurgias ou exames da rede básica de saúde. Já o estadoe o governo federal ficam com os serviços excepcionaise especiais.

FAMURS

Workshop orientou gestores sobre a criação dos comitês de saúdeFoto: Divulgação/FAMURS

SÍNTESE DA SESSÃO ORDINÁRIA - DIA 13/03/2017Reuniram-se os Vereadores da Câmara Municipal de Vereadores de

Tenente Portela, às dezenove horas em Sessão Ordinária, realizada no dia13 de março de 2017, com as seguintes presenças: Vereador PresidenteLUIS CLAUDIR DOS SANTOS/PDT Vereador Secretário: ELESSANDROTIAGO FUCK/PT e Vereadores: RUBENS ANTONIO MARRONI FURI-NI/PP, JOÃO ANTÔNIO GHELLER/PMDB, ROSANGELA FORNARI/PMDB, ODILO GABRIEL/PMDB, DERLI DA SILVA/PSDB, NATANAELDINIZ DE CAMPOS/PDT E VALDONÊS JOAQUIM/PSD. Havendo nú-mero legal de Vereadores em Plenário, a Presidência em nome de Deusabriu os trabalhos, saudou os Vereadores e o público presente. Em segui-da determinou a leitura das correspondências recebidas pela Casa.

Dando prosseguimento passou para o Espaço de requerimentos eproposições dos senhores vereadores:

Do Vereador João Antônio Gheller:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite ao setor competen-

te a realização de reparos na estrada perimetral, que faz a ligação entre asproximidades do Silo da Agroplanta e a Escola Sepé Tiaraju.

2 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite a Secretaria deServiços Urbanos a conclusão da obra de boca de lobo e tubulações parafacilitar o escoamento de água fluvial na propriedade do Sr. Juraci Vargas,no Bairro Operário, uma vez que as chuvas estão causando erosão dosolo.

3 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite ao setor competen-te a instalação de lixeiras em todas as praças da cidade.

4 – Requereu o envio de correspondência ao Secretário Estadual deSegurança Pública para marcar audiência com a finalidade de tratar sobreo efetivo da Brigada Militar de Tenente Portela, da cooperação entre osefetivos que integram a região, bem como da destinação de veículos paraa região. Esse requerimento foi subscrito pelos vereadores Rubens Anto-nio Marroni Furini, Elessandro Tiago Fuck, Rosângela Fornari, NatanaelDiniz de Campos e Derli da Silva.

Do Vereador Odilo Gabriel:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite ao setor competen-

te, para que devido as precárias condições da maioria das estradas dointerior do município, a safra de soja que se aproxima e a necessidadeurgente de oferecer aos nossos agricultores as condições necessáriaspara o escoamento de seus produtos agrícolas, que seja realizado mutirãocom as máquinas do município, inclusive aos finais de semana, para quese possa em tempo hábil, efetuar essas melhorias.

Do Vereador Natanael Diniz de Campos:1 – Requereu ao Sr. Prefeito Municipal que solicite a Secretaria de

Desenvolvimento Rural a realização de serviços de recuperação nas es-tradas da localidade do Distrito de Braço Forte.

Do Vereador Elessandro Tiago Fuck:1 – Requereu o envio de Moção de Contrariedade à PEC nº 287, que

dispõe sobre a reforma da previdência social e dá outras providências, átodos os Deputados Federais e Senadores da Bancada Gaúcha.

Projetos Discutidos e Votados:Veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei do Poder Legislativo nº 001/

2017, de autoria do Vereador João Antônio Gheller, o qual Altera o artigo4º, inciso II da Lei nº2.305 de 30 de Junho de 2015. O veto foi mantido porunanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 03/2017: Autoriza o Poder Execu-tivo Municipal a conceder subvenção social para a Associação Benefi-cente Hospitalar Santo Antônio e dá outras providências. Este projeto foiaprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 04/2017: Inclui dispositivo noPPA e LDO, autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providên-cias. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 05/2017: Inclui dispositivo noPPA e LDO, autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providên-cias. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 06/2017: Inclui dispositivo noPPA e LDO, autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providên-cias. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 07/2017: Inclui dispositivo noPPA e LDO, autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providên-cias. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 08/2017: Inclui dispositivo noPPA e LDO, autoriza a abertura de crédito especial e dá outras providên-cias. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 09/2017: Autoriza o Poder Execu-tivo Municipal a conceder subvenção social para a Associação Benefi-cente Hospitalar Santo Antônio e dá outras providências. Este projeto foiaprovado por unanimidade.

Projeto de Lei do Poder Executivo nº 10/2017: Altera a redação do Art.1º da Lei Municipal nº 2.076/2013, que cria verba especial “Plus – E.S.F.” edá outras providências. Este projeto foi aprovado por unanimidade.

Por fim.Nada mais havendo para a presente Sessão, a Presidência agrade-

ceu a presença de todos e em nome de Deus encerrou os trabalhos.Secretaria da Câmara de Vereadores de Tenente Portela, em 14 de

março de 2017. Você ainda poderá acessar o sitewww.cmtenenteportela.rs.gov.br para obter mais informações do Legis-lativo Municipal de Tenente Portela.

Page 5: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

GERAL 5ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Quando eu me aposentarA integração entre o Rio Grandedo Sul e a Província de Missiones, naArgentina, foi selada na manhã daterça-feira, no Parque do Conheci-mento, em Posadas, com a assinatu-ra, pelos governadores José Ivo Sar-

tori e Hugo Passalacqua, de um acor-do bilateral de cooperação nas áre-as de turismo, meio ambiente, de-senvolvimento econômico, seguran-ça, agricultura e saúde. Os termosdo acordo foram discutidos nas me-sas temáticas do Seminário BilateralNovas Oportunidades de Negócios.

O acordo de cooperação é ummarco na parceria entre os dois ter-ritórios e prevê o compromisso ati-vo e permanente entre as partes deserem geradores de uma agenda re-gional no âmbito do Mercosul. Tam-bém reforça as relações e a promo-ção de atividades conjuntas e a trocade experiências e conhecimento emdiversas áreas de governo, na buscada sustentabilidade econômica eambiental. O documento tem dura-ção de três anos, prorrogáveis pelomesmo período e sujeitos a revisão.

Na quarta-feira, o prefeito Nilson Paulo Costa rece-beu a visita do assessor do deputado federal DarcísioPerondi, na Região Celeiro. Na ocasião, foi confirmadoque o município receberá uma emenda parlamentar de

Redentora é contemplado com recurso federal

Acordo bilateral poderá beneficiaro Parque Estadual do Turvo

José Ivo Sartori lembrou que aintegração trará benefícios sociais ecomerciais para os dois territórios,que são vizinhos. – O trabalho con-junto vai nos aproximar e o fortale-cimento das relações vai proporcio-nar que as produções comuns dosestados possam buscar, juntas, no-

vos mercados. Então, estão todosdesafiados ao trabalho – afirmou ogovernador do Rio Grande do Sul. –Este é um dia único, quando come-ça a ser construído o futuro dos nos-sos povos. E vamos avançar mais nasquestões bilaterais e da integraçãodo Mercosul no dia 31 de março, noencontro em Porto Alegre – desta-cou Hugo Passalacqua.

No termo específico do meioambiente, as secretárias estaduais doAmbiente e Desenvolvimento Susten-tável, Ana Pellini, e de Ecologia eRecursos Naturais Renováveis, Verô-nica Derna, se comprometem emconjugar esforços técnicos em proldo desenvolvimento ambiental sus-tentável das duas regiões.

Será constituído um comitê degovernança, encarregado de darcontinuidade às pautas de colabo-

ração, com ênfase para as políticas emedidas de adaptação às mudançasclimáticas, sistema de alerta e pre-venção de fenômenos naturais seve-ros, monitoramento da qualidade daágua do Rio Uruguai, unificação dalegislação da pesca esportiva e co-mercial no Rio Uruguai, e o manejoconjunto do Parque Estadual do Tur-vo, em Derrubadas, e do Parque Pro-vincial de Moconá, em Missiones. –Estamos com o Parque do Turvo donosso lado e o Parque Del Moconádo lado deles, então já integramos agestão e agora queremos apresen-tar para a Unesco a proposta detransformação das duas unidades emum geoparque. Seria o primeiro ge-oparque binacional das Américas,que daria outra conotação científicaa essa unidade de conservação, ecertamente vai atrair turistas e cien-tistas – afirmou Ana Pellini. A secre-tária lembrou ainda que o meio am-biente não se divide por fronteira,ele se divide por problemas.

Tríplice fronteira:Em reunião com os governado-

res Hugo Passalacqua, da Provínciade Missiones na Argentina, e LuísGneinting, de Itapua no Paraguai,José Ivo Sartori aproveitou a oportu-nidade para reforçar o convite paraa reunião de Governadores BrasilSul e Argentina, que acontece no dia31 e março, em Porto Alegre.

No encontro, os chefes dos Exe-cutivos estaduais dos três países doMercosul defenderão a construçãode uma ligação física territorial, pormeio de uma ponte internacionalsobre o Rio Uruguai, para unir o RioGrande do Sul e Missiones, e a cria-ção da Rota Jesuítica das Missões.Os dois pontos constam no acordoassinado na última terça-feira.

Editoria Local

R$ 250 mil. O valor será aplicado em ações de desenvol-vimento urbano.

O ato de entrega do documento teve a presença dasecretária municipal de Administração e Finanças, Elia-ne Costa; dos vereadores Malberk Dullius, Dieike de Bonae Osmar Viana dos Santos; e convidados.

Foto: Jonas Martins

Entrada da unidade de conservação ambiental em Derrubadas

Entrega do documento que comprova a destinação da emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil

ASCOM/Redentora

Foto: Divulgação

Meu avô, agricultor durante toda a vida, começou a trabalharmuito cedo. Trabalhou na lavoura e sempre buscava colocação depeão de lida onde ostentava o seu amor por cavalos e pelas lidesde campo.

Ele se lembrava com saudosismo dos tempos em que era ummenino ainda, aí pelos 14, 15 anos e em que se dividia entre otrabalho e os estudos. Nunca foi na escola, mas era um autodidatade dar inveja, tanto que escrevia um português tão culto e bemelaborado que ainda hoje sinto inveja. Às vezes penso que se es-crevesse com os mesmos recursos linguísticos de meu avô certa-mente venderia mais livros que os poucos gatos pingados que acu-mulo atualmente.

Meu avô, um descendente direto de africanos, neto de escravosque vieram para o Brasil nos porões vergonhosos dos navios ne-greiros, sem nunca ir à escola falava e escrevia com perfeição trêsidiomas.

Eu particularmente não conheci meu avô jovem, nem conhecimuito essa empáfia dele como peão de lida. Quando eu o conheci,ele já era um negro velho, que ainda gostava de cavalos e sempreque o tempo lhe permitia procurava um banco e puxava o violãopara cantarolar algumas canções para esse neto que agora escre-ve sobre ele. Lembro dele tocando algumas belas canções de Lupi-cínio Rodrigues e soltando a voz nas boas modas de Zilo e Zalo eTonico e Tinoco.

Meu avô, mesmo sendo um agricultor, que evidentemente nãorecolhia para a previdência, mas que levantava todas as manhãsantes do sol nascer e trabalhava até ele se pôr, suando na terrapara garantir a sobrevivência da sua família e para produzir a maiorriqueza de nossas cidades, que nasceu como peão de fazenda eenvelheceu dessa forma, que trabalhou desde o tempo em que amaior tecnologia era a boa a velha triadeira e seguiu trabalhandoaté quando as colheitadeiras apareceram com cabine e ar-condici-onado, fazia planos para quando se aposentasse.

Ele sabia que não se aposentaria com um grande salário, porisso seus planos eram do tamanho de sua noção de realidade. Nãoqueria nada demais, apenas ganhar o suficiente para que pudesseenvelhecer com dignidade, tocando o seu violão para os seus ne-tos, e realizar alguns sonhos que lhes acompanharam ao longo davida.

Um de seus sonhos era conhecer a cidade de Paulo Afonso naBahia. Ele me contava que quando ainda era jovem conheceu umhomem que viveu na cidade e que lhe contava maravilhas das cas-catas e desde então aquele tornou-se o seu lugar no mundo. “Quandome aposentar vou passar pelo menos um mês em Paulo Afonso. ”

Queria também comprar um cavalo tordilho. Entre todos os ani-mais que teve e cuidou ao longo da vida nunca teve a oportunidadede andar em um tordilho. Acho que esse desejo era motivado pelamusica do Vitor Mateus Teixeira, Tordilho Negro. “Uma casa, comum cusco no terreiro, um tordilho nos fundos da casa e meu violãojá me serve para envelhecer como dignidade.”

Quando a velhice já lhe batia a porta meu avô conseguiu dar osprimeiros passos para se aposentar com a tal dignidade que eletanto falava e que eu pouco entendia na época. Primeiro, um dospatrões que lhe tinha estima lhe deu um canto de terra com umacasinha para que ele descansasse após a aposentadoria. O violãoele já tinha e logo comprou o tão pretendido tordilho. Por fim faltavaapenas o maior dos sonhos que era a viagem para Paulo Afonso.

Era um plano perfeito para envelhecer com dignidade, a únicacoisa que meu avô não pensou era que os quase meio século detrabalho na lavoura, na lida da agricultura, da pecuária e na bacialeiteira cobrariam o seu preço.

As noites mal dormidas. A necessidade de forcejar em demasi-ado, as preocupações com o tempo, a proximidade com os vene-nos, e tantos outros fatores os quais enfrentam os agricultorescobraram um preço duro e um ano antes de se aposentar meu avôadoeceu.

No final da vida, no momento em que queria se aposentar, co-nhecer Paulo Afonso e viver uma vida simples, mas digna virou umavida de dependência, pois a aposentadoria que logo veio, mal paga-va os remédios que ele necessitava. Por fim, meu velho não andouno seu tordilho, por falta de dinheiro nunca foi a Paulo Afonso e asmusicas que agora saiam de seu violão eram apenas tristes can-ções do pensamento do que deveria ser a sua aposentadoria. Meuavô morreu triste porque esperou para se aposentar e o máximoque conseguiu foi esmola para pagar parte dos remédios.

Cresci vendo meu avô esperar para se aposentar para fazer oque queria fazer na vida e morrer triste e arrependido que decidificar com um pé atrás com a tal aposentadoria, e com a reforma daprevidência promovida pelo Temer perco totalmente a fé nesse be-neficio e sacramentei para mim mesmo, jamais farei plano paraquando me aposentar, pois se tudo correr como Temer quiser, apo-sentadoria será um sonho distante.

Page 6: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

ESPECIAL6 ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Por conta dos relatos de diferentes setores da pro-dução primária de que persistem as dificuldades de aces-so à internet em determinadas regiões, a secretaria esta-dual da Fazenda decidiu prorrogar, mais uma vez, osprazos para o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) emsubstituição ao talão de produtor rural, inicialmente pre-vista para acontecer na virada do mês de março. Agora adata-limite será postergada para o dia 1º de janeiro de2019, com exceção dos produtores vinculados ao siste-ma integrado. Para estes casos, a adoção da NF-e estáfixada em 1º de outubro deste ano.

A definição dos novos prazos ocorreu durante reu-nião do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, com osubsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderli-ch dos Santos. – Já tivemos duas prorrogações, porémsem que o serviço de internet avançasse para algumasregiões do interior do Rio Grande do Sul. Por isso, defi-nimos por um período maior – observou Giovani Feltes.

Na terça-feira desta semana, ovice-prefeito Luiz Mantelli Júnior sereuniu com João Batista Corim daRosa, superintendente da RegionalMissões da Corsan, e Maurício dosSantos, gerente da unidade da Cor-san de Tenente Portela. A visita ser-viu inicialmente para apresentaçãoentre os novos gestores de Vista Ga-úcha e os representantes da Compa-nhia Rio-grandense de Saneamen-

Neste mês, a Turma Volante, dasecretaria municipal da Fazenda, au-mentou a fiscalização de mercadori-as no perímetro urbano. O objetivoé combater a sonegação e elevar oretorno do ICMS para os cofres pú-blicos. O trabalho ocorreu em con-junto com as equipes de Redentorae Coronel Bicaco, com apoio do Gru-po Rodoviário de Santo Augusto.

A Turma Volante é uma das açõesque compõem o Programa de Inte-gração Tributária (PIT), uma espé-cie de convênio entre o governo es-tadual e prefeitura de Miraguaí. Des-de a sua implantação, foram desen-volvidas inúmeras atividades, queposteriormente foram avaliadas peloestado através de pontos, o que pro-porcionou ao município maior re-torno de ICMS.

Programa capacita docentes em Derrubadas

No sábado passado, na escolamunicipal Salto Grande, ocorreu aprimeira assessoria pedagogia de

2017 direcionada ao programa ‘AUnião Faz a Vida’. O evento registrou

a presença de aproximadamente 70docentes da rede municipal de ensi-no. As atividades foram coordena-das pelas professoras Daiana RaquelPaschoali e Maria Preis Welter, da FAI

Faculdades de Itapiranga.– O ‘União Faz a Vida’ é nosso

maior programa de responsabilida-de social. Os projetos auxiliam osprofessores a despertar as práticasde cooperação e cidadania no dia adia dos alunos – frisou o vice-presi-dente da Sicredi Celeiro RS/SC, AdirFrancisco Salante.

Ele destacou ainda a importân-cia da iniciativa nas escolas.

O programa foi implantado nomunicípio em 2014. Ao todo, seiseducandários desenvolvem as práti-cas de aprendizado que beneficiamais de 540 alunos. Os docentesparticipam semestralmente de forma-ções e, mensalmente são assessora-dos na idealização e realização deprojetos pelos estudantes.

As secretarias municipais deEducação, a FAI Faculdades e o Si-credi Celeiro são parceiros no de-senvolvimento do programa nosmunicípios.

Editoria Local

Foto: Divulgação/Sicredi Celeiro

Cerca de 70 professores participaram da assessoria pedagógica

Governo do estado define novos prazos paraprodutor rural adotar Nota Fiscal Eletrônica

Turma Volante intensifica a fiscalizaçãode mercadorias na cidade de Miraguaí

A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Esta-do (DOE) nos próximos dias.

Nas últimas semanas, a Receita Estadual manteve reu-niões com lideranças dos diferentes setores, sindicatos ecooperativas. Além das dificuldades de cobertura do si-nal da internet, os pedidos de prorrogação menciona-ram também a falta de treinamento dos produtores ru-rais para a emissão dos documentos eletrônicos e a ne-cessidade de atualização dos sistemas por parte dasempresas.

A substituição gradativa do talão de produtor ruralsegue um cronograma diferenciado conforme o tipo detransações. A utilização da NF-e vai substituir as mais deoito milhões de notas fiscais de produtor, que circulamanualmente, reduzindo o custo de R$ 3,5 milhões aoano para o estado, na confecção e distribuição dos mo-delos em papel. Além de maior agilidade e segurança, osprodutores terão despesas menores, não precisandomais se deslocarem até as prefeituras para retirar e de-volver talões.

SECOM-RS

ASCOM/Miraguaí

Turma Volante da secretaria municipal da Fazenda

Foto: Divulgação

Reunião aborda a distribuiçãode água em Vista Gaúcha

to.Posteriormente, foram tratados

assuntos relacionados a distribuiçãode água potável no município, bemcomo, a construção de redes de abas-tecimento em determinados bairros.Também foi debatida a renovação docontrato de prestação de serviçosentre a Corsan e prefeitura munici-pal. No encontro, ainda ficou prati-camente acertado o trabalho de subs-tituição de algumas redes de abaste-cimento.

Editoria Local

Vice-prefeito reunido com representantes da autarquia estadualFoto: Reprodução/Clic A Verdade

Fone: (55) 9673 3830

Alair Cemin, prefeito municipal de Derrubadas, estado do Rio Grandedo Sul, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas em razão docargo, Torna Público;

Art. 1º - O Poder Executivo Municipal de Derrubadas, por meio daSecretaria Municipal de Administração, realizará processo de cadastra-mento e seleção pública de interessados para suprimento dos cargosabaixo discriminados, mediante contratação temporária, consoante dis-posição da Lei Municipal nº 1.227/2017.

Art. 2º – As inscrições serão realizadas no período de 15 a 22 de marçode 2017, das 08h30min às 11h30min e 13h30min às 17h, junto à SecretariaMunicipal de Administração, sito a Av. Pelotas, 595, Centro, Derrubadas-RS.

Art. 3º – A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato. Não seráaceito inscrição por procuração.

Art. 4º - A divulgação oficial das informações de todas as etapas desteProcesso Seletivo Simplificado dar-se-á através de publicação de Editaisno mural de publicações da Prefeitura e na Câmara de Vereadores deDerrubadas e no site oficial da Prefeitura, www.derrubadas-rs.com.br.

Art. 5º – A íntegra do Edital encontra-se disponível no site oficial daPrefeitura, www.derrubadas-rs.com.br.

Gabinete do Prefeito Municipal de Derrubadas, aos 15 de março de2017.

Alair CeminPrefeito Municipal

Torna Público a realização de processo seletivo simplificadopara a contratação emergencial de pessoal, por excepcional

interesse público e por tempo determinado, a teor daLei Municipal nº 1.227/2017.

Prefeitura Municipal de Derrubadas – RS

Extravio de BlocoSérgio Antônio Marroni, residente no município de Redentora/RS,

comunica que perdeu, extraviou ou foi furtado um Talão de Notas Fiscaisde Produtor Rural com inscrição estadual sob o nº 216.100.2460, sériesP064 630011 e P065 952531.

Page 7: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

GERALROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017 7

A condenação por ação de da-nos morais referentes a cirurgia deapêndice, realizada pelo médico Le-

andro Boldrini, foi confirmada pela10ª Câmara Cível do Tribunal de Jus-tiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Ofato aconteceu em 2008 no Hospitalde Caridade de Três Passos. O valorda indenização foi fixado em R$ 15mil por danos morais, além do res-sarcimento no valor de R$ 212,36por gastos com medicamentos.

O médico Leandro Boldrini estána Penitenciária de Alta Segurançade Charqueadas (PASC) desde abrilde 2014, acusado de participaçãona morte do filho Bernardo, que ti-nha 11 anos na época. Também es-tão presos, a madrasta do menino,Graciele Ugulini, e os irmãos, Edel-

Hospital e município de Três Passos sãocondenados por imperícia em cirurgia

vânia e Evandro Wirganovicz. Os qua-tro réus aguardam o julgamento, queacontecerá no Fórum de Três Pas-sos, mas ainda sem data definida.

O caso:

A autora da ação relata que em2008 foi submetida a uma operaçãopara a retirada do apêndice, realiza-da pelo médico Leandro Boldrini,junto ao Hospital de Caridade de TrêsPassos, através do Sistema Único deSaúde (SUS). Durante o procedi-mento, teriam ficado junto ao corpoda vítima, tubos superaquecidos desoro, o que causou queimaduras emsuas duas pernas. A mulher aindarelata que logo no pós-operatóriosofreu grandes restrições por causadas queimaduras, tendo que efetuarcurativos diários até a cicatrizaçãodo ferimento e que não pode se ex-por à luz do sol por cerca de dois

anos. Argumentou também que ain-da convive com as cicatrizes, pedin-do assim, indenização por danosmorais e danos materiais pelos gas-tos com os remédios para cicatriza-ção.

Sentença:Na Comarca de Santa Maria, a

Juíza Eloisa Helena Hernandez deHernandez reconheceu a responsa-bilidade solidária do hospital e domunicípio, reconhecendo a ocor-rência de danos morais e materiais.O Hospital de Caridade interpôs ape-lação no Tribunal de Justiça.

Recurso:O relator do recurso no TJ-RS, o

desembargador Jorge AlbertoSchreiner Pestana, manteve a res-ponsabilização dos réus. – O con-texto probatório colacionado aosautos demonstra que, ao contráriodo que defendeu o recorrente, hou-ve falhas nos procedimentos médi-cos, que geraram queimaduras nasduas pernas da paciente – afirmouo magistrado.

Assim, fixou a indenização pordanos morais em R$ 15 mil, deven-do ser paga solidariamente pelosréus, ainda com o ressarcimento deR$ 212,36 pelos medicamentos usa-dos para a recuperação da cicatri-zação da vítima.

O voto do relator do recurso foiacompanhado pelos desembargado-res Túlio Martins e Marcelo CezarMüller.

TJ-RS

Médico Leandro Boldrini comandou a cirurgia realizada no ano de 2008

Foto: Diones Becker

Aproveitando as condições cli-máticas favoráveis, a secretaria mu-nicipal de Obras continuou os tra-balhos de recuperação das estradasvicinais. Nesta semana, o prefeito Nil-son Paulo Costa acompanhou a ma-nutenção nos trechos que cruzampor Vista Alegre, Passo Pinheirinho,Linha Guarani e Sítio Cassemiro.

De acordo com o chefe do Po-der Executivo, este trabalho está sen-do intensificado porque além demelhorar as condições de trafegabi-lidade, irá permitir que os agriculto-res façam o escoamento das atuaissafras de milho e soja com mais se-gurança e tranquilidade.

Redentora recupera estradas vicinaisASCOM/Redentora

Trabalhos foram intensificados com condições climáticas favoráveis

Foto: Divulgação

Salvação - O que podemos fazer para obtê-la?Muitas pessoas deixam de procurar a Deus por acharem que

não seriam capaz de manter uma vida reta, livre de pecados ou porentederem que a vida com Deus é uma vida insonsa, com muitasprivações. Outros ainda, sentem-se culpados por levarem uma vidadesregrada, e acabam sentindo-se indignos de chegarem até a pre-sença de Deus, ou crendo mesmo que o próprio Deus os rejeitaria.Acontece que em uma de suas passagens Jesus disse "os sãosnão necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eunão vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependi-mento." (Marcos 2:17). Antes de Jesus se entregar a crucificação,a humanidade vivia debaixo do jugo de leis, as quais tentavam esti-mular os homens a viverem em santidade, para que se apresentas-sem de forma irepreensível e assim pudessem ser dignos de alcan-çar a misericórdia do Senhor. Como isso era humanamente impos-sível, eles ofertavam sacrifícios consistentes no melhor animal deseus rebanhos, como forma de provarem a Deus que seu amor porEle era maior do que o amor a seus bens materiais. Entretanto,após a vinda de Jesus, Ele se ofereceu como sacrifício perfeito, umhomem, Filho de Deus, que viveu entre nós em santidade, que so-freu as mesmas tribulações que sofremos e que, por isso, entendenossas dificuldades, nossas falhas. Seu sacrifício pagou o preçodo pecado que há em nós e desde então, nada pode nos impedir degozarmos um relacionamento perfeito e íntimo com Deus, a nãoser a nossa própria fé (ou a ausência dela).

Em Efésios 2:8-9, lemos "Porque pela graça sois salvos, pormeio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem dasobras, para que ninguém se glorie;". É simplesmente impossívelque alguém possa alcançar a salvação por meio de suas obras,porque não há como o homem se manter em santidade. O apóstoloPaulo já nos diz em Romanos 3:10 "Não há um justo, nem umsequer". E, nisto consiste a graça e a misericórdia de Deus. Pelagraça do Senhor, recebemos aquilo que não merecemos, ou seja,intimidade com Ele na vida terrena e a salvação eterna após a mor-te. Pela misericórdia de Deus, não recebemos aquilo que merece-mos, a solidão espiritual nesta vida e o castigo eterno após ela.Mas, então o que é necessário para que possamos alcançar a sal-vação? A Bíblia responde este questionamento em várias passa-gens, como em Atos 16:31 "Crê no Senhor Jesus Cristo e serássalvo, tu e a tua casa.", ou em Romanos 3:23-24 "Porque todospecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificadosgratuitamente pela Sua graça, pela redenção que há em Cristo Je-sus.". Por nossos atos jamais conseguiremos viver em santidade,pois a obra de Deus é que possamos crer que Jesus, sendo Filhode Deus, veio ao mundo para ser propiciação pelos nossos peca-dos, Ele veio para salvar o mundo, através do seu sacrifício perfeito– João 6:29 "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por Elefoi enviado", ou seja Jesus.

Eu sei o quão doloroso é a culpa pelas nossas atitudes, digoisto não por conhecimento teológico, mas por experiência pessoalde alguém que luta incessantemente para não se afastar da pre-sença do Senhor justamente por se julgar indigno de estar em SuaSanta presença, algúem que ainda sofre com a cobrança de suaconsciência, mas que aprendeu que Jesus nos ama (a todos nóspecadores) com amor sacrificial, amor de morte e, morte de cruz.Ele não veio para nos julgar ou condenar, mas para nos salvar damorte eterna, como está escrito em João 12:47, parte final "porqueeu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo." Jesusé o nosso refrigério!

Resgatando asveredas do Senhor

Dalmiro Poschi Caminha – Bel. em Direito, esp.em Dto. Constit., estud. em Teologia

Coluna vinculada à Igreja do Evangelho QuadrangularRua Guaporé, 344, em frente ao Parque de Máquinas da Prefeitu-

ra – culto às terças, quartas, sextas e domingos, às 19 horas.

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAISTabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas NaturaisTenente Portela – RSEDITAL DE PROCLAMASFAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código

Civil Brasileiro em seus números I, III e IV.O cidadão MARCOS ANDRÉ DIAS PROENÇA, nascido em Tenente Portela-RS, aos 11 de agosto de 1992. Filho

de Eli de Moura Proença e de Analícia Dias Proença.E dona CLEUSA SIRLEI KRÜGER, nascida em Três Passos-RS, aos 02 de setembro de 1978. Filha de Arno

Arthur Krüger e de Ilda Cecília Krüger.O casamento será no dia 13/04/2017.Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartório e na imprensa local.Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 16 de março de 2017.Claudinéia HollandEscrevente Autorizada

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAISTabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas NaturaisTenente Portela – RSEDITAL DE PROCLAMASFAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código

Civil Brasileiro em seus números I, III e IV.O cidadão ROBERTO FAVRETTO, nascido em Rodeio Bonito-RS, aos 24 de junho de 1990. Filho de Olivo

Favretto e de Ana Pitol Favretto.E dona NATAIANE BRUM, nascida em Vista Gaúcha-RS, aos 06 de fevereiro de 1992. Filha de Alceu Davi Brum

e de Margarete Terezinha Riva Brum.O casamento será no dia 20/04/2017.Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartório e na imprensa local.Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 08 de março de 2017.Claudinéia HollandEscrevente Autorizada

Page 8: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

8 ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Por volta das 09 horas da terça-feira, o meliante adentrou no Mer-cado Ortolan e anunciou o assalto.Com a mão escondida dentro domoletom, esboçando estar armado,ele rendeu a filha do proprietáriodo estabelecimento comercial eexigiu que lhe entregasse o dinhei-ro do caixa. Depois de pegar cercade R$ 400,00 em dinheiro, o assal-tante fugiu pela Avenida Itapirangaem direção ao bairro Modelo.

De acordo com as informaçõesrepassadas pela Brigada Militar, nomomento do crime, o indivíduo depele morena e medindo aproxima-damente 1.70m, vestia moletomazul e um boné vermelho. A guar-

Visando receber os cooperadose apresentar os resultados do tra-balho realizado no ano de 2016, aCresol Tenente Portela realizou,na noite da sexta-feira passada,sua Assembleia Geral Ordiná-ria no Centro Recreativo Fami-liar da Paróquia Nossa Senho-ra Aparecida, em Tenente Por-tela. Mais de 500 participantesacompanharam as explana-ções, entre eles, associados,convidados e autoridades comoo prefeito de Tenente Portela,Clairton Carboni; o prefeito deTabira (PE), Sebastião Dias; odiretor-presidente da Cresol Te-nente Portela e da Central Cre-sol Sicoper, Gelson José Ferra-ri; o diretor Comercial da Cen-tral Cresol Sicoper, Claudio Ris-son; o diretor Administrativo daCresol Tenente Portela, OlímpioWolfardt; o diretor Administra-tivo da Cresol Frederico Westpha-len, Loreno Carlos Cerutti; e o pre-sidente da Associação Comercial eIndustrial (ACI) de Tenente Porte-la, Gilberto Ninaus.

Na oportunidade, foram desta-cadas as novidades em produtos eserviços ofertados pela cooperati-va, bem como, foi feita a apresenta-ção das sobras do exercício de

Cresol Tenente Portela realizou assembleiaIndivíduo assalta mercado nocentro de Tenente Portela 2016, a qual ficou em R$ 1,2 mi-

lhão. A Cresol Tenente Portela con-ta atualmente com 9.124 associa-dos e um capital social de R$ 12,4milhões, além de R$ 81,4 milhões

em ativos totais. A cooperativa temsua sede em frente à Praça TenenteBins, na cidade de Tenente Portela,e possui unidades de atendimentoem Augusto Pestana, Campo Novo,Três Passos, Derrubadas, Miraguaíe Seberi, todas no Rio Grande doSul, e ainda em Tabira, no estadode Pernambuco.

A Assembleia Geral é a princi-

pal instância deliberativa da coope-rativa e se caracteriza como impor-tante momento de participação eenvolvimento dos associados, ondealém de conhecer os resultados da

cooperativa, o sócio também parti-cipa das decisões. A Cresol TenentePortela iniciou esse processo em fe-vereiro, sendo que foram realiza-das ao todo sete pré-assembleias,que somada com a Assembleia Ge-ral Ordinária da sexta-feira passa-da, totaliza a presença de mais de1.600 associados nos processos as-sembleares de 2017.

Cresol Tenente Portela

Foto: Divulgação

Na ocasião, foram apresentados os resultados de 2016 da cooperativa

nição policial efetuou buscas nasredondezas, mas nenhum suspeitofoi preso. O caso foi registrado naDelegacia de Polícia de TenentePortela ainda na manhã da terça-feira desta semana.

Prisão de foragido:Durante as buscas ao homem

que assaltou o Mercado Ortolan, aBrigada Militar localizou um fora-gido da Justiça. Ele foi preso na RuaErnesto Sarturi e, segundo a guar-nição policial, não tinha envolvi-mento com o roubo ao estabeleci-mento comercial.

O foragido foi levado à Delega-cia de Polícia de Tenente Portelapara registro da ocorrência e, pos-teriormente, ao presídio estadual deTrês Passos.

Editoria Local

Roubo foi cometido na manhã da terça-feira desta semanaFoto: Diones Becker

Page 9: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

9ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

A importância da mobilidade no treinamentoA evolução técnica e física está relacionada com a capacida-

de de mover e estabilizar simultaneamente as diferentes articula-ções nas distintas fases dos movimentos. Cada segmento arti-cular apresenta uma contribuição específica dentro do sistemalocomotor, exemplificando, em um agachamento é necessárioapresentar mobilidade de tornozelos, estabilidade de joelhos, mo-bilidade de quadril, estabilidade da região lombar, mobilidade naregião torácica e estabilidade na região das escápulas.

A diminuição ou perda da funcionalidade articular está relacio-nada à dificuldade de aprendizagem, redução na evolução, de-sempenho físico abaixo do potencial e, sobretudo compensaçõese desequilíbrios músculo-esqueléticos que convergem para le-sões.

Para favorecer a compreensão, um caso típico é a projeçãodos joelhos para dentro durante o agachamento, provavelmente aorigem desse padrão de movimento está associada à questõescorrespondentes à deficiência de mobilidade no tornozelo, qua-dril ou ambos, ao mesmo tempo a ativação das musculaturas naregião do quadril e lombar devem serem investigadas.

Esse modelo específico das funções de cada região seguepara todas as articulações. Nos momentos em que as articula-ções de mobilidade perdem sua característica, a próxima articu-lação estabilizadora será acionada a produzir uma mobilidadecompensatória, diminuindo a estabilidade provocando situaçãofavorável à lesão. Já as articulações de estabilidade têm por fun-ção promover uma situação segura para produção de força epotência, bem como permitir o correto deslocamento dos segui-mentos corporais preservando os tecidos cartilaginosos, ligamen-tares e tendinosos. Em caso de redução da função da articula-ção estabilizadora o resultado será um comprometimento dostecidos moles (cartilagem, ligamento, tendão, inflamação mus-cular).

A visão integrada facilita o entendimento da atribuição de cadaarticulação, isso significa que ao presenciar incômodos nos om-bros, a questão deve ser aprofundada nas articulações próximas,ou seja, a origem da dor não está exatamente no ombro e sim nafalta de mobilidade das vértebras torácica ou diminuição da ativa-ção das musculaturas estabilizadoras da escápula.

O equilíbrio às funções das diversas articulações deve estarpresente na programação diária de treino, seja para manutençãoou aquisição de amplitude articular dos movimentos. As articula-ções responsáveis por mobilidade são prioridades, porém as deestabilidade não podem ser deixadas de serem trabalhadas, poisa integração do sistema está relacionada com a simetria articu-lar, esta por sua vez, facilita o aprendizado e aumenta o desem-penho.

Após um período de férias, oGrupo da Terceira Idade Reviveriniciou neste mês, o calendário deencontros de 2017. Na primeiraocasião do ano, foi celebrada umamissa pelo padre Danilo Nholla, daParóquia Nossa Senhora Apareci-da de Tenente Portela. Os partici-

Vista Gaúcha: Grupo deidosos retoma atividades

pantes também interagiram em ro-das de conversa.

A sede do grupo está adequadoe permite que os idosos desfrutemde momentos para troca de ideias,de descontração e lazer, como jo-gos de canastra e bingo, além dedanças.

Os encontros são realizados to-das as quintas-feiras.

Encontros são realizados todas as quintas-feiras.

Editoria Local

Foto: Reprodução/Clic A Verdade

De acordo com um e-mail en-caminhado pela assessoria de co-municação do Departamento Autô-nomo de Estradas de Rodagem(DAER), a empresa contratadaconcluiu ainda no mês passado apintura da sinalização horizontal ecolocação das placas verticais detrânsito, entre outras obras. A pavi-mentação asfáltica foi finalizada emnovembro do ano passado.

Conforme a assessoria de co-municação do DAER, mesmo comas duas etapas concluídas, o gover-no do estado ainda não definiu umadata para a inauguração do asfaltono trecho de aproximadamente 25quilômetros da RSC 163, que liga

os municípios de Tenente Portela,Vista Gaúcha e Barra do Guarita.

A pavimentação asfáltica da RSC163 integra o Programa de Aces-sos Municipais do DAER. Confor-me o Executivo do Rio Grande doSul, foram investidos cerca de R$25 milhões no projeto. De acordocom o secretário estadual dosTransportes, Pedro Westphalen, oinvestimento visa qualificar a liga-ção entre Tenente Portela, VistaGaúcha e Barra do Guarita, alémda malha viária na divisa com SantaCatarina.

– A Região Noroeste do RioGrande do Sul ficou muitos anoscarente de investimentos em infra-estrutura e essa iniciativa do gover-no mostra que estamos empenha-dos em mudar esse panorama –destacou Pedro Westphalen.

O diretor-geral do DAER, Rogé-rio Uberti, afirma que os acessosmunicipais são as obras mais aguar-dadas pela comunidade. – Sabemoso quanto os pequenos municípiosanseiam por ter uma ligação asfálti-ca com os grandes corredores ro-doviários do estado – ponderou odiretor-geral. – São iniciativas quecolaboram fortemente para o de-senvolvimento regional e o bem-

Empresa conclui sinalização na RSC 163estar da sociedade – ressaltou Ro-gério Uberti.

A pavimentação de acessosmunicipais conta com financiamen-to do Banco Nacional de Desenvol-vimento Econômico e Social (BN-DES) e repasses da Contribuição deIntervenção no Domínio Econômi-co (CIDE). O DAER possui 22 obrasem andamento dentro do progra-ma, o que corresponde a 422,5quilômetros que ligarão pequenosmunicípios aos principais corredo-res rodoviários do Rio Grande doSul. O investimento nos trechos éde R$ 222,5 milhões.

Histórico:As obras de asfaltamento no tra-

jeto de 24,9 quilômetros iniciaramno ano de 1997, no governo de

Antônio Britto (PMDB). As promes-sas de conclusão passaram pelasgestões de Olívio Dutra (PT), Ger-mano Rigotto (PMDB), Yeda Cru-sius (PSDB) e Tarso Genro (PT).Foram quase duas décadas de es-pera e angústias, pois os trabalhostiveram inúmeras paralisações erecomeços.

Em um protesto realizado emagosto de 2014, na localidade deEsquina Jaboticaba, interior de Bar-ra do Guarita, o ex-prefeito CésarTadeu Paier já contabilizava mais de6.750 dias de espera pela conclu-são da pavimentação. – Se fossemfeitos 30 centímetros de asfalto pordia, esse trecho da RSC 163 já esta-ria pronto há muito tempo – disseo ex-mandatário guaritense naque-la oportunidade.

Levantamento:Um levantamento organizado

pela FAMURS aponta a falta total ouparcial de acesso asfáltico comoproblema que afeta 100 municípi-os gaúchos. Deste montante, 64 nãopossuem nenhuma via com revesti-mento. Outras 36 cidades têm pelomenos um acesso asfáltico. São 948quilômetros de ligações municipaisnão pavimentadas em todo o esta-do. É aproximadamente a distância

entre Caxias do Sul e São Paulo.De acordo com o plano de

obras do governo estadual, nos 100municípios, 69 trechos de estradaainda precisam de pavimentação.Em apenas dez, o trabalho está emandamento ou foi parcialmenteconcluído. Em 59 trechos, a obranunca foi iniciada ou está paralisa-da. O levantamento da FAMURStambém engloba dois municípios daRegião Celeiro. Sede Nova e SãoValério do Sul não possuem nenhu-ma ligação asfáltica.

O presidente da FAMURS e pre-feito de Arroio do Sal, Luciano Pin-to, afirma que a entidade manterá acobrança para o estado concluirtodos os acessos asfálticos. Ele tam-bém defende uma participação efe-

tiva da união na resolução do pro-blema. – Mesmo que seja necessá-rio alterar a legislação, vejo comoalternativa para resolver a questãode os acessos asfálticos possibilitarque os prefeitos tenham como ob-ter recursos no BNDES. Ao invés deinvestir fora do país, o banco podeauxiliar os municípios – defendeuo dirigente. O custo para universa-lizar o acesso asfáltico no Rio Gran-de do Sul é de R$ 1 bilhão.

Prejuízos:Desconforto no transporte de

pacientes e estudantes, desgaste deveículos públicos e particulares,prejuízo no escoamento da safraagrícola, maior dificuldade em atra-ir mão de obra qualificada, desestí-mulo a possíveis investimentos eêxodo rural, são algumas das con-sequências visíveis da falta de asfal-tamento nas vias de acesso às cida-des. De acordo com estimativa daÁrea de Receitas Municipais da FA-MURS, o prejuízo pode chegar a2,5% do Produto Interno Bruto(PIB) do Rio Grande do Sul.

A presidência da Comissão dosMunicípios Sem Acesso Asfálticoavalia que não ter uma estrutura vi-ária adequada compromete o cres-cimento econômico das cidades.

Editoria Local

Foto: Divulgação/DAER

Empresa contratada finalizou as obras da sinalização horizontal e vertical ainda no mês passado

Page 10: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

POLICIAL10 ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil deflagrouuma operação para combater o tráfico de drogas naRegião Noroeste e que resultou na prisão de 18 pessoas,sendo três delas em flagrante. Os trabalhos se concen-

traram nas cidades de Santa Rosa, Três de Maio, Hori-zontina, Porto Lucena, Três Passos, Miraguaí, Sede Novae Bom Progresso.

Operações semelhantes também foram desencadea-das na manhã de ontem em Novo Hamburgo e EstânciaVelha, no Rio Grande do Sul, e em São José, na GrandeFlorianópolis, em Santa Catarina.

A investigação, da 1ª Delegacia de Polícia de SantaRosa e coordenada pelo delegado Vilmar Schaefer, du-rou cerca de um ano e meio e apurou que os entorpe-centes comercializados na Região Noroeste eram trazi-dos do Vale dos Sinos e da Grande Florianópolis. O es-quema envolvia até o presídio estadual de Santa Rosa e o

No início da semana, a BrigadaMilitar fazia o patrulhamento de roti-na pela RS 317 quando avistou emum veículo, um homem que era con-siderado foragido da Justiça. A guar-nição policial procedeu a aborda-gem do automóvel e, após confirma-

ção da identidade, constatou-se queo indivíduo tinha contra si um man-dado de prisão expedido pela Co-marca de Santo Augusto.

O foragido foi encaminhado àDelegacia de Polícia de Redentorapara registro da ocorrência. Poste-riormente, acabou conduzido aopresídio estadual de Três Passos.

Foragido do sistema prisionalé capturado em Redentora

Jovem é flagrado com pedrasde crack em Tenente Portela

Editoria Local

Por volta das 17 horas da sexta-feira passada, durante patrulhamen-to rotineiro, os policiais militares sus-peitaram da atitude de um adoles-cente que estava na Praça do Imi-grante, centro da cidade. Ao perce-ber a aproximação da viatura polici-

al, o rapaz se desfez de um involu-cro.

No decorrer da abordagem, aBrigada Militar fez a identificação dojovem e conseguiu localizar o invo-lucro, que armazenava 28 pedras decrack. O indivíduo recebeu voz deprisão e foi levado até a Delegacia dePolícia, para registro da ocorrência.

Editoria Local

Adolescente tentou se livrar da droga antes da abordagem policial

Foto: Divulgação/7º BPM

Operação prende 18 pessoas portráfico de drogas na Região Noroeste

volume de dinheiro movimentado com a venda de dro-gas alcançava R$ 250 mil. Segundo o delegado VilmarSchaefer, durante o período de investigação foram pre-sos oito traficantes e todos permanecem detidos.

Cerca de 200 policiais participaram da operação,cumprindo 17 mandados de prisão preventiva, dois man-

dados de pri-são temporária,48 mandadosde busca e apre-ensão e cincomandados deapreensão e se-questro de veí-culos. No de-correr da ação,os agentes tam-bém encontra-ram cocaína,maconha, LSDe ecstasy, alémde dinheiro,balanças deprecisão e ma-

terial utilizado na embalagem das drogas.Ao todo, nove inquéritos policiais foram instaurados

para a apuração da conduta destes traficantes associa-dos em uma complexa e bem estruturada organizaçãocriminosa. Inicialmente, os entorpecentes eram envia-dos de Novo Hamburgo e, com a apuração policial, co-meçaram a ser encaminhados de São José.

De acordo com a Polícia Civil, entre os presos nestaquinta-feira está Maicon Leandro Vieira Leite, vereador eatual presidente do Legislativo de Bom Progresso. Alémde vender drogas no município e região, ele tambémdava suporte material para os traficantes, revelaram osinvestigadores.

Editoria Local

Envolvidos com o tráfico de drogas foram presos na manhã desta quinta-feiraFoto: Divulgação/Polícia Civil

Page 11: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

VARIEDADES 11ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

> Quem esteve de aniversário, quinta-feira passada,foi Rubens Ribeiro dos Santos, que festejou com os com-panheiros rotarianos na Casa da Amizade, patrocinandodois barris de Chopp.

> Estão de parabéns, Victor Carboni e Vinicius Cae-tano, que se formaram em Odontologia pela FASURGSem Passo Fundo.

> Sábado, dia 14, a Academia Centro Físico Fitness,em comemoração ao seu aniversário, promoveu umworkshop com Paulo Nicheli, um dos maiores ícones doesporte, no Centro Cultural, onde apreciadores do fitnesstiveram a oportunidade de conhecer melhor o esporte.Logo após, os convidados foram recebidos com um co-quetel na AABB, recepcionados pelo anfitrião Álvaro So-ares, onde ocorreu sorteio de prêmios e terminaram anoite numa festa com música ao vivo.

> O casal, Cristiane Dalasen e Diego Rosa Lopes,aproveitaram o período de férias para curtir um pouco desol nordestino, e estão num Resort em Fortaleza, e dalipartem para conhecer as maravilhas das praias cearen-ses, que são um verdadeiro paraíso.

> Quem está bombando e cheia de encomen-das é Chana Almeida que está se destacando pe-las tortas e guloseimas

> Sexta-feira passada, aconteceu o coquetel dereinauguração do casal Ronei Poerch e MiriamLong, Engenharia e Odontologia, num ambienteamplo e aconchegante, logo abaixo da estaçãorodoviária.

> Se formou em Engenharia Civil pela Unijuí, JoãoAvrella, onde após a Colação de Grau recepcionou seusamigos e parentes que se deslocaram de vários lugarespara prestigiar o formando.

Page 12: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

LOCAL/REGIONAL12 ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

A 14ª edição do Encontro daMulher Redentorense aconteceu noúltimo sábado, numa promoção dassecretarias municipais de Assistên-cia Social e da Administração e Fi-nanças, com apoio do departamen-to municipal de Políticas Públicaspara Mulheres, do Conselho Muni-cipal da Mulher e Centro de Refe-rência em Assistência Social (CRASSagrada Família).

O evento realizado no Salão Pa-roquial Católico reuniu cerca de1.650 mulheres. Na entrada, cadaparticipante recebia um brinde e umnúmero para concorrer nos sortei-os de prêmios. A programação des-te ano evidenciou os momentos dereflexão sobre a importância do pú-

Mais de 1.600 mulheres participamde comemoração em Redentora

ASCOM/Redentora

blico feminino na sociedade atual efoi encerrada com um show de mú-sica ao vivo.

Com o tema ‘Mulher em Foco’,os organizadores buscaram em2017, estabelecer um novo enfoque

para o evento alusivo ao Dia Interna-cional da Mulher, considerando ospontos positivos das edições anteri-ores e trazendo inovações em termosde reflexão e do papel da mulher nasociedade, na família e no mundo.

Tradicional evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Reprodução/Observador Regional

Corsan promete substituir tubulaçãode amianto em Tenente Portela

Na manhã da quarta-feira, um encontro reuniu oprefeito Clairton Carboni, o superintendente da Regio-nal Missões da Corsan, João Batista Co-rim da Rosa, e o gerente da unidade daCorsan em Tenente Portela, Maurício dosSantos. A ocasião serviu para a discus-são sobre a necessidade de perfuraçãode novos poços artesianos devido aoconstante crescimento local, o que auto-maticamente eleva a demanda.

João Batista Corim da Rosa e Mau-rício dos Santos revelaram que a autar-quia estadual vem há tempos estudan-do a possibilidade de abertura de no-vos poços artesianos no município. –Temos a previsão de perfurar mais doispoços para fornecimento de água nomunicípio – disse o gerente da unidade da Corsan deTenente Portela. No encontro, também foi mencionada a

existência de aproximadamente 2,8 mil metros de canosde amianto sendo utilizados para distribuição de água.Os representantes da autarquia estadual prometeram queessa tubulação será substituída num período máximo de

três anos. Outros seis mil metros de canos de amianto jáforam trocados ao longo dos últimos anos.

Editoria Local

Foto: ASCOM/Tenente Portela

Encontro também tratou da abertura de novos poços artesianos

PAVILHÃO

FARROUPILHAPor Tiago Sganderla

Olá Amigos que acompanham o nosso Pavilhão, nestasemana retornando com mais uma edição do Jornal Provín-cia, onde ganhamos a oportunidade de falar da TradiçãoGaúcha e também de demais eventos e muito mais.

Durante o mês de Março sempre é realizado as come-morações do dia Internacional da Mulher, e com ele diver-sos eventos, homenagens e Cavalgadas em comemora-ção as guerreiras que levam a vida nada mansa.

Nos dias 11 e 12 de março ocorreu a 4ª Cavalgada Femi-nina em Defesa do Salto do Yucumã, que percorreu de Te-nente Portela a Derrubadas, a realização do CTG Guardi-ões da Fronteira de Tenente Portela e CTG Veteranos daTradição de Derrubadas também das Prefeituras de Tenen-te Portela e Derrubadas e contou com apoio da SEMA/Par-que Florestal do Turvo, 20ª Região Tradicionalista e as Co-munidades de Esquina Medianeira e Comunidade LajeadoLibrino.

E como e de sabedoria de alguns que acompanham acada ano este evento ele sempre teve uma participação gran-de por parte das Prendas que com seus cavalos ou mesmocom cavalos emprestados manifestam a pata de cavalo oOrgulho de ser Prenda do Rio Grande e também a defesade nosso Salto do Yucuma.

Porem neste ano não se teve o numero esperado pelacomissão organizadora nas Amazonas (Prendas), a cava-lo, pudemos perceber que faltou a participação e aderênciaao evento por outras entidades que costumeiramente parti-cipam deste evento, pois o cunho dele é exclusivo a come-moração do Dia Internacional da Mulher e a defesa do Saltodo Yucuma.

Mas por ai até que muitos podem até não ter conseguidocavalos para participar, mas acredito que devemos analisarsempre mais a fundo, quando a não parceria nos eventos.

Soubemos que ouve algumas programações do mesmogênero (Cavalgada), durante os dias do evento.

Assim findamos o Pavilhão, quero agradecer a todosmeus amigos que acompanham e nos dão informações tra-dicionalistas da região.

Grande abraço.Viva o Rio Grande do Sul... E nosso Movimento...Sirvam Nossas Façanhas de Modelo a toda Terra...

O prefeito Ivonir Botton, acom-panhado pelo vereador Luís CarlosHermann, esteve no gabinete do de-putado estadual Aloísio Classmann,líder da bancada do PTB na Assem-bleia Legislativa. Na oportunidade, asautoridades de Miraguaí solicitaramuma audiência com o secretário de

Miraguaí solicita construçãode ciclovia na RS 330

Transportes, Pedro Westphalen. O in-tuito será debater a construção deuma ciclovia entre os quilômetros 38e 42,5 da RS 330, ou seja, entre operímetro urbano e o bairro Irapuá.Ivonir Botton e Luís Carlos Hermanntambém encaminharam demandasnas áreas da saúde e segurança pú-blica por meio da assessoria do par-lamentar do PTB.

Editoria Local

Autoridades de Miraguaí entregando demanda na Assembleia LegislativaFoto: Reprodução/Planeta FM

Page 13: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

VARIEDADES 13ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Natural de Tenente Portela, Luciano Buli-gon se mudou para a cidade no oeste de SantaCatarina na década de 80. Os muitos anos vi-vendo em Chapecó lhe garantiram centenasde amizades e reconhecimento após os traba-lhos desenvolvidos em entidades. Em 2003,iniciou seu envolvimento com a política. Noano de 2012, concorreu a vice-prefeito nachapa encabeçada por José Caramori, a qualvenceu o pleito local.

Em cerca de um ano, Luciano Buligon viusua vida sofrer uma série de transformaçõesinesperadas. Em dezembro de 2015, o porte-lense assumiu o comando do Poder Executivodepois de José Caramori renunciar ao cargopara integrar a equipe do governo de SantaCatarina. Em outubro do ano passado, ele ven-ceu a eleição municipal com 61% dos votosválidos.

Destaque nos índices estaduais de desen-volvimento, o município com cerca de 210 milhabitantes tem muitos motivos de orgulho. Umdeles é a Associação Chapecoense de Futebol,que há várias temporadas se mantém na elitedo futebol brasileiro e já conquistou o campe-onato catarinense em cinco oportunidades.

Tudo seguia normalmente. A cidade estavaeufórica, pois a Chapecoense disputaria a pri-meira final internacional de sua história. O ad-versário era o temido Atlético Nacional, daColômbia. No dia 28 de novembro, a delega-ção e alguns convidados saem de São Pauloem um voo comercial rumo a Santa Cruz de LaSierra, na Bolívia. Lá, embarcam em uma ae-ronave fretada da empresa LaMia, com desti-

O portelense que busca um novo sonho para Chapecóno a Medellín, na Colômbia. As 00h55min de29 de novembro, o piloto perde contato com atorre de comando do aeroporto de Rio Negro,já próximo a Medellín. Instantes depois, é con-firmada a queda do avião numa área de difícilacesso. As investigações apontaram que o aci-dente foi causado por pane seca, ou seja, faltade combustível.

Em entrevista ao Sistema Província de Co-municação, quatro dias antes da tragédia, Lu-ciano Buligon afirmou que viajaria junto coma delegação até a Colômbia. Na última hora,ele e um dirigente da Chapecoense mudaramos planos e decidiram ficar mais um dia emSão Paulo para tratar sobre a ampliação daArena Condá. – Deus quis que eu ficasse aquipara poder realizar algo grande – disse o por-telense após o acidente aéreo que matou 71pessoas, entre jogadores, comissão técnica,dirigentes, convidados, jornalistas e parte datripulação. Dois atletas, um jornalista e doisfuncionários da empresa conseguiram sobre-viver.

Em uma reportagem especial da RevistaVeja, Luciano Buligon conta com ressalvas al-guns momentos vividos e presenciados duranteo tempo que permaneceu em Medellín até aliberação dos corpos das vítimas. – Fiz algu-

mas promessaspara mim mesmo,como não contar aparte ruim da mis-são na Colômbia,as coisas que vi lá.Isso tudo vai mor-rer comigo e eunão vou contar. Sóquero contar elembrar da solida-riedade e as coisaslindas que aquelepovo nos ofereceu– reiterou o gaú-cho de 47 anos.

Após a tragé-dia, Luciano Buli-gon se afastou dotrabalho por um

mês. – Eu precisava ficar com a minha família.A gente não conseguiu fazer nada. A gente sóse abraçou e agradeceu por estar junto. Masfoi importante. Foi um momento de melhorar– salientou o portelense. Essa inquietação, tal-vez, se deve ao fato de que o prefeito tinhaplanejado embarcar junto com a delegação,mas na última hora decidiu adiar a ida para aColômbia em um dia. – Ficou uma lição gran-

diosa. Para mim, é um sinal muito claro doque eu devo fazer. Eu devo ser um prefeito, umpai, um professor e um ser humano melhordo que eu era. Então, não ficou trauma. Ficouuma grande lição, um grande momento – re-

fletiu Luciano Buligon na entrevista à RevistaVeja.

Passados mais de três meses da tragédia, omandatário quer colocar em prática a liçãoque aprendeu. Neste sentido, revelou que pre-tende trabalhar para unir novamente a cidadee poder olhar para o futuro. Falando da Cha-pecoense, afirmou que o objetivo é estreitar arelação do clube com as empresas e torcedo-res, mostrando um novo modo de fazer fute-bol, no qual a solidariedade, a fraternidade e oamor ao próximo, sejam valores conservadosdentro e fora de campo. – Tudo isso somenteserá possível pelas boas lembranças daquelesque perderam suas vidas no acidente aéreo.Antes, nós fazíamos futebol simplesmente pelaunião da cidade, por um clube representar asnossas conquistas, e hoje, nós temos um outrocomponente emocional muito forte. Agora nósfazemos futebol também por eles, por aquelesque nos deixaram. O sentimento de dor come-ça a dar espaço para um sentimento de sauda-de. Quando você passa a sentir saudade, vocêpassa a querer fazer homenagens, deixar asmemórias deles guardadas, lembrar dos bonsmomentos. Quando você faz um gol, você olhapara o céu e faz um sinal. E nisso a cidadecomeça a reagir – ponderou o prefeito.

Numa gaveta dentro no gabinete, LucianoBuligon guarda uma camiseta oficial da Cha-pecoense para quando precisa sair do CentroAdministrativo e ir direto para a Arena Condá.No gabinete, também são colecionados ban-

deiras e artigos do clube. Em uma das pare-des, está fixada uma foto enorme do estádiomunicipal, hoje, denominado de Arena Con-dá. O mandatário ainda mantém em seu localde trabalho, a réplica da santa que ganhou em

Medellín. A original, que ele levou para o está-dio na noite que aconteceria o confronto deida da decisão da Copa Sul-Americana de2016, foi deixada na sede da Chapecoense.

Nesta quinta-feira, o time jogou sua primei-ra partida de Taça Libertadores na Arena Con-dá. Segundo o prefeito, torcer para a Chape-coense deixou de ser uma condição futebolís-tica e passou a fazer parte do significado decidadania. – A reconstrução do clube da cida-de representa reconstruir o sonho de 210 milpessoas, que formam a população do municí-pio. Se estar na final da Copa Sul-Americanaera o ‘ápice do sonho’, agora o momento é de‘construção de um novo sonho’ – afirmou ogaúcho natural de Tenente Portela.

As frequentes aparições na mídia após atragédia aérea, tornaram Luciano Buligon umafigura conhecida nacionalmente. Ele revela querecebe mensagens de carinho em várias cida-des que visita por conta dos compromissos desua agenda. Enfatiza que fica contente com ashomenagens, mas diz que os presentes sãopara todos de Chapecó. – A cidade se transfor-mou na capital mundial da solidariedade. Omundo agora está nos enxergando. Antes, agente vivia nossas emoções aqui num canti-nho de Santa Catarina. Agora, o mundo estános olhando e nós queremos mostrar que épossível a reconstrução, honrando aqueles quenos deixaram. Então é muita emoção, especi-almente em dias de jogo da ‘Chape’ – finalizouo chefe do Executivo.

Editoria Local

Arená Condá se tornou um lugar de homenagens às vítimas do acidente aéreo

Foto: Reprodução/Facebook

Prefeito Luciano Buligon é natural de Tenente PortelaFoto: Natália Luz/Revista Veja

Page 14: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

ESPECIAL 14ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Obesidade InfantilA obesidade tanto infantil quanto em adulto é definida como uma

doença crônica causada por excesso de gordura no corpo, maiorquantidade de tecido adiposo em que ocorre simultaneamente atra-vés fatores de riscos genéticos, endócrinos, ambientais ou por alte-rações nutricionais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1998, aobesidade vem sendo um dos problemas mais graves nas últimasdécadas principalmente em países em desenvolvimento, tendo sidoreconhecido como uma questão de saúde pública. Vem atingindopessoas de ambos os sexos, todas as idades, raças e classessociais. A prevalência da obesidade na população brasileira vemaumentando aproximadamente em 40% devido à melhoria das con-dições de vida, em especial pela redução do gasto diário de energiaproporcionado muitas vezes pelos avanços tecnológicos.

Na infância a obesidade pode ser ainda mais difícil do que nafase adulta, pela falta de entendimento da criança quanto aos da-nos causados pela obesidade. O interesse na prevenção da obesi-dade infantil se justifica pelo aumento de sua prevalência com per-manência na vida adulta, pela potencialidade enquanto fator de ris-co para as doenças degenerativas e doenças crônicas não trans-missíveis.

O tratamento da obesidade deve ser multidisciplinar, envolvendomédico, nutricionista, psicólogo, assistente social e a escola econsiste basicamente na modificação do estilo de vida da criança.O envolvimento parental é absolutamente imprescindível e todos dafamília devem executar o mesmo estilo de vida que incluem mudan-ças nos hábitos alimentares e na atividade física.

123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567123456789012345678901234567890121234567

Nutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeNutrição & SaúdeCOLUNA

Nutricionista Ariel Jéssica de PonceCRN2-8735P

Redentora garante transporte paraalunos da Terra Indígena do Guarita

Por causa da falta de transporteescolar, o Círculo de Pais e Mestres(CPM), Conselho Escolar e direçãoda escola estadual indígena AntônioKasin Mig, do setor de São João doIrapuá, decidiram paralisar as ativi-dades nesta semana. Na tarde daquarta-feira, lideranças indígenas erepresentantes do educandário sereuniram com o prefeito Nilson Pau-lo Costa e outras autoridades muni-cipais para tratar sobre o assunto.

A partir das reivindicações apre-sentadas na ocasião, a secretaria mu-nicipal de Educação e Cultura(SMEC) irá disponibilizar dois veícu-los para o transporte dos estudantesdo ensino médio. Os itinerários irãoabranger as seguintes localidades: Es-tiva, Linha São Paulo, Irapuá, LinhaMó, Mato Queimado e Bananeira.

Segundo o prefeito Nilson PauloCosta, o atendimento deste pleitomostra que a intenção da adminis-

tração municipal é suprir as neces-sidades de todos os cidadãos, inde-

pendente da área. – Estamos aten-tos a todas as demandas e vamosprestando os serviços dentro das

possibilidades do município – afir-mou o prefeito.

ASCOM/Redentora

Foto: Divulgação

Reunião que tratou sobre o problema do transporte no setor indígena

Quatro categorias (sub 10, 12, 14 e 16) da Escoli-nha de Futebol do CER Miraguaí já iniciaram a tempora-da de treinos visando a disputa de várias competiçõesregionais e estaduais, além de amistosos no decorrer doano. As atividades envolverão entre 80 e 90 atletas em2017. Os treinamentos ocorrem três vezes por semana.

O professor e coordenador do projeto, Élver Vargas,destacou que, em maio, o sub 10 de Tenente Portelaparticipará do torneio alusivo aos 55 anos do Clube San-dense, de Três Coroas. Grêmio, Internacional, Juventu-de, Lajeadense, Esportivo de Bento Gonçalves e Pelotas,são algumas das equipes que já confirmaram presença

João...Por acreditar que este

dia chegaria, você se esfor-çou, passou noites estudan-do, buscando a cada dia seusonho. Por seus própriosméritos, venceu, e hoje, osaplausos são todos paravocê.

Parabéns e muito suces-so nesta jornada que agorainicia.

São os votos de seuspais, Nei e Rosane, dairmã Eduarda, do cunha-do Giordano Bruno, e danamorada Eduarda.

João Paulo Avrella co-lou grau pelo curso de En-genharia Civil, pela Unijuí.

Quatro cursos da URI FredericoWestphalen alcançaram conceito 4no Exame Nacional de Desempenhode Estudantes (ENADE). A escala vaide 1 a 5. Acadêmicos e egressos deAdministração, Ciências Contábeis,Direito e Pedagogia, participaram daavaliação em 2015. Os resultadosforam bastante comemorados pelascoordenações dos cursos.

Conforme a diretora acadêmicada universidade, professora Elisabe-te Cerutti, os indicadores de qualida-de do MEC são, para a URI, o resulta-do da excelência referente a realida-de da formação oferecida pelo câm-

Cursos da URI-FW recebemconceito 4 no ENADE

pus. – Fica nossos cumprimentos aosdocentes e coordenadores envolvidos,e a gratidão aos acadêmicos e egres-sos que demonstraram na prova oconhecimento adquirido na URI –afirmou a diretora acadêmica.

Neste mês, o ministério da Edu-cação (MEC) divulgou a informaçãoque cerca de 15% das instituiçõesde ensino superior do país tiveramíndices de avaliação consideradosinsuficientes, de acordo com os da-dos do Índice Geral de Cursos (IGC)de 2015, já que o índice leva em con-sideração o desempenho dos estu-dantes, a infraestrutura, formaçãodos professores e ainda indicadoresda pós-graduação.

URI-FW

Colação de GrauColação de GrauColação de GrauColação de GrauColação de Grau

Escolinha de Tenente Portela disputarávárias competições no decorrer de 2017

no certame. Em nível regional, Élver Vargas disse que aideia é disputar as copas, no entanto, revelou que ne-nhum calendário foi fixado até o momento. O professorainda afirmou que existem amistosos acertados contraInternacional de Porto Alegre e Chapecoense. Segundoele, essas partidas aguardam a definição de data e local.

Recentemente, a diretoria do CER Miraguaí e a coor-denação da escolinha de futebol se reuniram com o pre-feito Clairton Carboni. Na oportunidade, foi solicitadoauxílio vindo do poder público. Ficou acordado que amunicipalidade repassará recursos financeiros para opagamento de determinadas despesas, doará materiaisesportivos e subsidiará o transporte dos jogadores ecomissão técnica para amistosos e campeonatos.

Editoria Local

Projeto trabalhará neste ano em quatro categorias, totalizando aproximadamente 90 atletas

Foto: Divulgação/CER Miraguai

Page 15: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

ESPORTES 15ROTA DO YUCUMÃ, 17 de março de 2017

Deu entrada na Câmara de Vere-adores, na sessão ordinária da últi-ma segunda-feira, o projeto de leienviado pelo Poder Executivo quevisa conceder 5,44% de reposiçãosalarial ao quadro geral de servido-res do município. A matéria foi enca-minhada para análise da Comissão deOrçamento e Finanças da Casa. Aapreciação do projeto de lei podeocorrer já na próxima semana.

Conforme a secretária municipalde Finanças, Mara Quinot Both, essaelevação corresponde ao Índice Na-cional de Preços ao Consumidor(INPC), acumulado entre fevereirode 2016 e janeiro de 2017. Ela ex-plicou que o reajuste nos vencimen-

Tenente Portela: Sicredi reúneassociados em assembleia

Cerca de 300 pessoas compare-ceram ao CTG Sentinela da Frontei-ra, na noite de 09 de março, para aassembleia da agência do Sicredi deTenente Portela. Esses encontros,promovidos ao longo deste mês, sãoconsiderados o ponto alto da gestãodemocrática e participativa do siste-ma cooperativo.

A reunião começou com a pres-tação de contas e apresentação dosresultados da cooperativa relativosao ano de 2016, que compreendemo relatório de gestão, o balanço, osdemonstrativos dos resultados apu-rados e os pareceres da auditoria edo conselho fiscal. Na ocasião, oquadro social ainda votou na chapapara assumir o conselho fiscal daSicredi Celeiro RS/SC. Também ele-

geram os novos suplentes na coor-denação de núcleo do município,que são: Nadir Antônio Uik (Núcleo004) e Matias Castamann (Núcleo007).

– Muito além de prestar contas,nos encontros são ouvidas as neces-sidades dos associados. Para nossacooperativa, são a oportunidadepara captar as experiências de quemvivencia o dia a dia e de colher con-tribuições de melhorias para os pla-nejamentos futuros – reiterou a ge-rente da agência do Sicredi em Te-nente Portela, Andrea Cristina Scheitde Souza.

O voto dos associados será leva-do pelo coordenador de cada nú-cleo à Assembleia Geral de Delega-dos, que acontecerá no dia 1º deabril, na AFUCAMPO, em CampoNovo.

Sicredi Celeiro

Quadro social deliberando no evento realizado no CTG Sentinela da Fronteira

SERVIÇOS NOTORIAIS E REGISTRAISTabelionato de Notas – Registro Civil das Pessoas NaturaisTenente Portela – RSEDITAL DE PROCLAMASFAZ SABER que pretendem se casar e requerem habilitação, apresentando os documentos exigidos pelo Código

Civil Brasileiro em seus números I, III e IV.O cidadão CLAUDEMIR REIMANN, nascido em Vista Gaúcha-RS, aos 11 de julho de 1997. Filho de Ademir

Reimann e de Neiva da Silva Reimann.E dona ALINE MEHTZKA QUATRIN, nascida em Itapiranga-SC, aos 28 de janeiro de 1997. Filha de Dalmir

Quatrin e de Belenice Mehtzka Quatrin.O casamento será no dia 27/05/2017.Se alguém de impedimento, oponha-se na forma da lei.Lavro o presente a ser fixado no local de costume, neste cartório e na imprensa local.Dado e passado nesta cidade de Tenente Portela – RS, aos 14 de março de 2017.Claudinéia HollandEscrevente Autorizada

tos não valerá para os Cargos emComissão (CCs), Funções Gratifica-das (FGs), magistério público muni-cipal e subsídios.

A secretária ainda ressaltou queo índice significa somente a reposi-ção inflacionária do período. – Oquadro de servidores significa50,77% das despesas no orçamentoanual do Executivo, o que já colocao município dentro do índice de aler-ta das metas fiscais, assim sendo per-mitida apenas a reposição da infla-ção e sem ganho real – explicouMara Both. A gestora também reve-lou que, para que fosse cumprida alei que prevê o Piso Nacional doMagistério, os professores munici-pais já tiveram, no mês de fevereiro,um reajuste de 7,64%.

Projeto visa reposição salarialpara servidores de Três Passos

Editoria Local

Foto: Divulgação

CONTRATO Nº 020/2.017DATA: 07/02/2.017CONTRATADO: ALICSON BRAUCKS EPPCNPJ: 03.531.227/0001-51OBJETO: Aquisição de material escolar, pedagógico e de

expediente para uso nas Escolas da Rede Municipal de Ensi-no para o primeiro semestre do ano letivo de 2017.

VALOR R$: 532,20

CONTRATO Nº 021/2.017DATA: 07/02/2.017CONTRATADO: BRUNO ZILLMER MECNPJ: 88.558.143/0001-64OBJETO: Aquisição de material escolar, pedagógico e de

expediente para uso nas Escolas da Rede Municipal de Ensi-no para o primeiro semestre do ano letivo de 2017.

VALOR R$: 5.323,40

CONTRATO Nº 022/2.017DATA: 07/02/2.017CONTRATADO: COMERCIAL WEIMER LTDACNPJ: 97.883.425/0001-28OBJETO: Aquisição de material escolar, pedagógico e de

expediente para uso nas Escolas da Rede Municipal de Ensi-no para o primeiro semestre do ano letivo de 2017.

VALOR R$: 222,40

CONTRATO Nº 023/2.017DATA: 07/02/2.017CONTRATADO: EDIRLEI PAVINATO VARIEDADESCNPJ: 17.522.170/0001-39OBJETO: Aquisição de material escolar, pedagógico e de

expediente para uso nas Escolas da Rede Municipal de Ensi-no para o primeiro semestre do ano letivo de 2017.

VALOR R$: 9.075,68

CONTRATO Nº 024/2.017DATA: 07/02/2.017CONTRATADO: ELOIR LUIS ROITER MECNPJ: 26.905.524/0001-15OBJETO: Aquisição de material escolar, pedagógico e de

expediente para uso nas Escolas da Rede Municipal de Ensi-no para o primeiro semestre do ano letivo de 2017.

VALOR R$: 20,50

CONTRATO Nº 025/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: ALGOR METALÚRGICA LTDA MECNPJ: 19.138.457/0001-95OBJETO: Aquisição de Equipamentos Agrícolas - Am-

pliação de Metas, de acordo com o Convênio nº 816418/2015e Contrato de Repasse nº 1022.857-96/2015.

VALOR R$: 14.900,00

CONTRATO Nº 026/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: ALMIR PIAIACPF: 503.841.040-53OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 400,00

Contratos celebrados no ano de 2017Prefeitura Municipal de Vista Gaúcha – RS

CONTRATO Nº 027/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: EVANDRO LUIS LARACPF: 026.230.390-62OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 11.628,00

CONTRATO Nº 028/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: FRANCISCO JOSÉ ADAMCPF: 949.421.020-49OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 500,00

CONTRATO Nº 029/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: FRIDA GERLACH DA SILVACPF: 003.400.270-70OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 712,00

CONTRATO Nº 030/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: LEILA TERESINHA SESTARI

GUERRA MECNPJ: 14.034.692/0001-00OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 4.395,00

CONTRATO Nº 031/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: MILTON AGOSTINHO FERRICPF: 358.919.980-68OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 830,00

CONTRATO Nº 032/2.017DATA: 10/02/2.017CONTRATADO: NILSON JOSÉ ANTUNESCPF: 589.599.550-00OBJETO: Fornecimento de gêneros alimentícios da agri-

cultura familiar, destinados a merenda escolar na rede munici-pal de ensino.

VALOR R$: 984,00

CONTRATO Nº 033/2.017DATA: 23/02/2.017CONTRATADO: CIEE – RS – CENTRO DE INTE-

GRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DOSUL

CNPJ: 92.954.957/0001-95OBJETO: Prestação de Serviços Especializados de admi-

nistração, na condição de agente de integração.VALOR: 9,50 %.

Page 16: => ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017 => … · nos novos políticos e na punição severa e exemplar dos antigos, as velhas raposas do planalto, descobertos pelas

ROTA DO YUCUMÃ, SEXTA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2017ANO XXIII Nº 1085 R$ 2,00

SISTEMA PROVÍNCIA DE COMUNICAÇÃO

E-MAILS:[email protected]

[email protected]

COLUNISTAS JPEDUCADOR FÍSICO EM SOCIEDADE

POLÍTICA TUDO DE TUDO

PorRobinsondos Santos

PorPercivalPuggina

PorMari Carla

Brunet

PorJonas

Martins

Dicas paramelhorar a

saúde atravésdas práticasesportivas

A coluna socialque mostra os

últimos eventosde Tenente

Portela

Falando tudosobre tudo

com um olhardiferenciado

Umaindispensávelleitura sobrepolítica do

Brasil

LEIA MAISEncontro da Acamrece defineprincipais objetivos para o ano

04

04Parlamentar gaúcho destina

recursos federais para Redentora05

Reunião trata sobre distribuiçãode água em Vista Gaúcha

06Executivo de Miraguaí solicita

construção de ciclovia na RS 33012

Escolinha de Tenente Porteladisputará vários torneios em 2017

14

15

Estado tem mais de 75 mil açõesjudiciais na área da saúde pública

Projeto visa reposição salarialpara servidores de Três Passos

Perante a Comissão Especial de Segurança Públicada Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, oprefeito de Miraguaí, Ivonir Botton, relatou os momen-tos de medo e pânico que a comunidade viveu durante aação da quadrilha que simultaneamente roubou as agên-cias do Banrisul e Sicredi, no início do mês passado. –Foi uma ação cinematográfica – reiterou o mandatário,acrescentando que os bandidos também renderam oúnico policial militar que estava no serviço naquele dia eincendiaram a viatura da Brigada Militar. Os prefeitos deNova Candelária e Fontoura Xavier também discorreramna audiência pública sobre os assaltos ocorridos emsuas cidades.

O encontro, realizado na última segunda-feira e pre-sidido pelo deputado Ronaldo Santini, teve como objeti-vo debater alternativas para minimizar a crise no setorde segurança pública e formas pelas quais os municípi-os podem contribuir no combate à criminalidade semque haja invasões de competências. – Estamos vivenci-ando momentos de terror nos municípios, que estãocom os efetivos defasados e, em muitos deles, há rodíziode patrulhas. De outro lado, o crime está cada vez maisorganizado. Diante disso, precisamos estabelecer dinâ-mica colaborativa para combater a criminalidade – pon-tuou o presidente da Comissão Especial.

Representando a FAMURS, o ex-prefeito de São Jerô-nimo, Marcelo Schreiner, afirmou que os municípios doRio Grande do Sul já fazem mais do que sua obrigaçãona área da segurança pública. Segundo ele, é comum asprefeituras implantem câmeras de vídeo monitoramen-to, consertam viaturas da Brigada Militar e alugam prédi-os para instalação de postos de polícia. Por outro lado,reclamou da retirada de policiais das ruas por parte doestado. – Um levantamento da FAMURS mostra que 60%dos municípios têm só dois policiais militares por turnona rua. E todos sabemos que a presença do brigadiano

1º Ecociclismo de Tenente Portela ocorre amanhã

Organizado pela Associação Ami-gos dos Caminhos do Interior (ASA-CIRS), a primeira edição do Ecoci-clismo ocorre neste sábado. As08h30min, os participantes sairão dafrente do Centro Cultural de TenentePortela e irão pedalar pela RS 330 atéa cidade de Derrubadas. Na Praça

Dorival Rigodanzo, haverá uma para-da para reidratação e homenagensalusivas ao aniversário de emancipa-ção do município. Depois, os ciclistasseguirão até o Salto do Yucumã, den-tro do Parque Estadual do Turvo. Otrajeto será de 36 quilômetros, entreasfalto e estrada de terra.

O evento visa propiciar entrete-nimento, a prática de uma atividade

física, o contato com a natureza emobilizar para a preservação domeio ambiente. Os organizadores daprimeira edição do Ecociclismo tam-bém querem chamar a atenção paraa possibilidade eminente de desapa-recimento do maior salto longitudi-nal do mundo em virtude da instala-ção de usinas hidrelétricas ao longodo Rio Uruguai.

Editoria Local

Assaltos a bancos em Miraguaí sãomencionados em audiência pública da AL

fardado tem efeito moral que o vídeo monitoramentonão tem – ressaltou Marcelo Schreiner.

Integração:A palavra de ordem para enfrentar a escalada da

violência é a integração das forças policiais e das esferasadministrativas. É isso que preconizou o superintenden-te da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Pedro de Souzada Silva. – O ideal seria que o sistema fosse modernizadoe integrado numa estrutura única à qual todos tivessemacesso. Estamos dando um primeiro passo em direção àintegração com a formação de um comitê de secretáriosde segurança da Região Metropolitana – frisou o supe-rintendente da PRF. Na primeira etapa, que deverá en-trar em funcionamento nos próximos 15 dias, serão in-tegrados 21 municípios, que compartilharão informa-ções, banco de dados e imagens oriundas do vídeo mo-nitoramento realizado pela PRF. Na segunda fase, outrascidades gaúchas também deverão participar da estraté-gia.

O secretário estadual da Segurança Pública, CezarSchirmer, que participou da etapa final da audiência naAssembleia Legislativa, afirmou que a integração é fun-damental no combate à criminalidade. – Não há comoreverter a realidade de insegurança com ações estan-ques. É preciso a colaboração de todos os entes admi-nistrativos e de todas as forças, inclusive, da sociedadeorganizada – defendeu Cezar Schirmer.

O presidente da Associação dos Secretários e Gesto-res Municipais de Segurança Pública do Rio Grande doSul, André Brito, considera que a burocracia e a vaidadesão os maiores obstáculos na relação entre o estado e osmunicípios. Ele defendeu que as guardas municipais,que somam um efetivo de 3.500 homens no Rio Grandedo Sul, tenham acesso ao serviço de consultas integra-das da Polícia Civil. – Se isso não acontecer, vamos con-tinuar enxugando gelo. Não queremos usurpar funçõesdo estado, mas atuar de forma conjunta – disse o diri-gente.

Editoria Local

Reunião da Comissão Especial de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira

Foto: Divulgação/AL