o que é direito? alvarez taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja...

21
TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO

Upload: marcio-coradelli-casado

Post on 07-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TEORIA GERAL DO DIREITO PRIVADO

Page 2: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO O que é direito?

Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

Page 3: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO Pontos para ajudar a definir o conceito de direito

Onde existe sociedade, existe o direito (Ubi Societas, ibi ius)

“No direito, como nas ciências sociais em geral, nada é, tudo pode ser. O direito que se mostra mais absoluto também é relativo.” (Venosa, p.4)

Atividade valorativa ou axiológica disciplina CONDUTAS OBJETIVO : ORDEM , PAZ SOCIAL, CONVIVENCIA

PACIFICA, Hipótese de coação, de sanção Dever Ser

Page 4: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO Conceito de RABRUCH “ direito é o

conjunto de normas gerais e positivas que regulam a vida social.”

Washington de Barros “Conjunto de normas gerais e positivas ditadas por um poder soberano e que disciplinam a vida social.”

Caio Mario: Princípio de adequação do homem à vida social.

Page 5: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO Diferenças entre direito e moral

Abrangência Possibilidade de sanção. Objetivo Campo de atuação:

Interno Externo

Page 6: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO Direito Positivo / Direito NATURAL Direito Positivo: “conjunto de Princípios

que pautam a vida social de determinado povo em determinada época.” (Caio Mario) Para ser direito positivo precisa ser escrito? É Imutável?

Page 7: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO

Direito Objetivo/ Direito subjetivo Direito objetivo “conjunto de normas

impostas pelo Estado, de caráter geral, a cuja observância os indivíduos podem ser compelidos, mediante coerção.” Carlos Roberto Gonçalves.

“Norma de ação ditada pelo poder público.” (Caio Mario)

Page 8: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO SUBJETIVO Direito subjetivo: “poder de ação

contido na norma, a faculdade de exercer em favor do individuo o comando emanado pelo Estado (..)” Caio Mario

“Todo poder da vontade dos particulares, reconhecido ou outorgado pelo ordenamento jurídico.” Washington de Barros.

Page 9: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO PÚBLICO E PRIVADO.

Direito Público e Privado.: “Direito publico é o que corresponde às coisas do Estado; direito privado o que pertence à utilidade das pessoas.” (Ulpinao)

Direito Público Interesses gerais da coletividade quanto à estrutura

política, tutela de direitos individuais, garantias, repressão dos delitos.

Direito Privado Regula as relações entre indivíduos

Essa divisão ainda tem relevância?

Page 10: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- NOÇÃO DE DIREITO Normas de ordem Publica e de ordem

Privada Ordem publica

Cogentes Aplicação obrigatória Inderrogaveis pela vontade das partes

Ordem Privada Interesse das partes

Dispositivas: “ quando permitem que os sujeitos disponham como lhes aprouver”

Supletiva: “ quando se aplicam na falta de regulamentação privada

Page 11: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO CIVIL Direito civil: “ regula as relações entre

os indivíduos nos seus conflitos de interesses e nos problemas de organização de sua vida diária, disciplinando os direitos referentes ao individuo e à sua família, e os direitos patrimoniais, pertinentes à atividade econômica , à propriedade dos bens e à responsabilidade civil” Francisco Amaral

Page 12: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

TGDP- DIREITO CIVIL Direito Romano: estreita relação entre direito civil

e direito privado. Jus civile- cidadãos romanos Jus gentium- à nações estrangeiras Jus naturale- ideal

Sec. XVIII e sec. XIX Idéias iluministas Revolução francesa Ascensão da burguesia Liberalismo Proteção da propriedade Individualismo Liberdade de contratar

Page 13: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL Do Estado liberal ao Estado Social Código de Napoleão

Exaustivo Descrição de situações tipo Relevância ao patrimônio.

O primado da lei A liberdade para contratar promoveria

a idéia de justiça?

Page 14: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL O aparecimento do Estado social

Fortalecimento da classe operaria Intervenção do Estado na economia Intervencionismo contratual A proteção estatal contra o tratamento

materialmente desigual A função do direito civil para realização

dos anseios da sociedade: função social

Page 15: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL Conseqüências para o direito civil

brasileiro Estado Liberal sec. XIX

Código civil de 1916 Exaustivo Precisão Clareza Maior relevância a propriedade Fruto das idéias liberais Sistema fechado

Page 16: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL Estado Social: Sec. XX

Novas necessidades Leis extravagantes

A constituição de 1988: Constitucionalização do direito civil.

Leis especiais Estatutos

Page 17: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL Código civil de 2002

Unificação dos direitos das obrigações Inclui matérias tratadas em leis especiais Adota o sistema de clausulas gerais Preserva a parte geral e a parte especial Contém 2046 artigos

Page 18: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL Código civil de 2002- Princípios básicos

ETICIDADE: Dignidade da pessoa humana. Tutela da pessoa. Equidade, Boa fé.

SOCIALIDADE: valores coletivos. Função social. OPERALIBIDADE: concretitude.

Page 19: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL – ELEMENTOS NORTEADORES

Dignidade da Pessoa Humana: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada

pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios...

Page 20: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL – ELEMENTOS NORTEADORES Solidariedade Social:

“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;”

Igualdade Substancial. (equilíbrio) Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República

Federativa do Brasil: III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Page 21: O que é direito?  Alvarez Taladriz: “tão deficientemente como a geometria define o que seja espaço, assim acontece igualmente com o direito.”

DIREITO CIVIL CONSTITUCIONAL – ELEMENTOS NORTEADORES

Direito civil- conseqüências Valores existenciais> valores patrimoniais Tutela da Pessoa Clausulas gerais Exige-se uma interpretação sistemática