elo · mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. ... mens procurar deus como as...

4
ELO Série 5 Nº 985 9 julho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Lição de vida Como vinha aí chuva, fui desligar o sistema de rega do jardim da Igreja. O espaço é exíguo, escuro e húmido: uma excelente maternidade para mo- luscos gastrópodes. Esperava-me uma surpresa quando abri o alçapão. Algo tinha nascido e crescido em lugar tão inóspito. Examinando melhor percebi tratar-se de uma nespereira. Lá está a semente ainda visível, no fundo, lan- çando as suas raízes. A vida foi lança- da naquele sepulcro e ergueu-se que- rendo manifestar-se ao mundo! Um facto interessante que nos fala do po- der de Deus e nos lembra outro episó- dio infinitamente superior registado num sepulcro de Jerusalém há dois milénios atrás. O único espaço por onde é possível entrar alguma luz é um pequeno orifí- cio onde cabe apenas um dedo para levantar o alçapão. Mas foi suficiente. A luz entrou e a vida eclodiu. Vi ali um sermão! Uma lição poderosa dada pela mão sábia do Criador. Uma de- monstração física de uma realidade espiritual transcendente – A luz res- plandece nas trevas… A semente germinou e procurou a luz. Fotofilia. Por algum mistério que so- mente Deus sabe, a maioria das plan- tas foi dotada com essa atração. Sem luz não há vida, nem força e nem fru- to. Observei isso na minha infância quando percorria os pinhais na minha aldeia. Quando a floresta não era des- bastada, as árvores cresciam vertical- mente para o alto, esguias, numa dis- puta da luz escassa. Muita altura, mas também muita fragilidade e pouco va- lor. Deus é a nossa vida, nossa alegria, nossa esperança. Não deveriam os ho- mens procurar Deus como as árvores procuram a luz? Mas os homens fun- cionam ao contrário da restante cria- ção. O que o Senhor Jesus disse sobre isso explica praticamente tudo o que de mau existe no mundo: O julgamen- to é este: que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (João 3.19). Nem todos gostariam de mexer no co- fre do nosso sistema de rega. Como disse, aquele espaço é uma materni- A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela (João 1.4-5).

Upload: vutruc

Post on 16-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ELO · mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. ... mens procurar Deus como as árvores ... agradável tocar ali. Enquanto aqueles se resguardam da luz,

ELO Série 5Nº 9859 julho 2017

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Lição de vida

Como vinha aí chuva, fui desligar o sistema de rega do jardim da Igreja. O espaço é exíguo, escuro e húmido: uma excelente maternidade para mo-luscos gastrópodes. Esperava-me uma surpresa quando abri o alçapão. Algo tinha nascido e crescido em lugar tão inóspito. Examinando melhor percebi tratar-se de uma nespereira. Lá está a semente ainda visível, no fundo, lan-çando as suas raízes. A vida foi lança-da naquele sepulcro e ergueu-se que-rendo manifestar-se ao mundo! Um facto interessante que nos fala do po-der de Deus e nos lembra outro episó-dio infinitamente superior registado num sepulcro de Jerusalém há dois milénios atrás.

O único espaço por onde é possível entrar alguma luz é um pequeno orifí-cio onde cabe apenas um dedo para levantar o alçapão. Mas foi suficiente. A luz entrou e a vida eclodiu. Vi ali um sermão! Uma lição poderosa dada pela mão sábia do Criador. Uma de-monstração física de uma realidade espiritual transcendente – A luz res-plandece nas trevas…

A semente germinou e procurou a luz. Fotofilia. Por algum mistério que so-mente Deus sabe, a maioria das plan-tas foi dotada com essa atração. Sem luz não há vida, nem força e nem fru-to. Observei isso na minha infância quando percorria os pinhais na minha aldeia. Quando a floresta não era des-bastada, as árvores cresciam vertical-mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. Muita altura, mas também muita fragilidade e pouco va-lor.

Deus é a nossa vida, nossa alegria, nossa esperança. Não deveriam os ho-mens procurar Deus como as árvores procuram a luz? Mas os homens fun-cionam ao contrário da restante cria-ção. O que o Senhor Jesus disse sobre isso explica praticamente tudo o que de mau existe no mundo: O julgamen-to é este: que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más (João 3.19).

Nem todos gostariam de mexer no co-fre do nosso sistema de rega. Como disse, aquele espaço é uma materni-

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela (João 1.4-5).

Page 2: ELO · mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. ... mens procurar Deus como as árvores ... agradável tocar ali. Enquanto aqueles se resguardam da luz,

2 9 jul. 2017

• 10h00 – Escola Bíblica Dominical.

Classe Maternal: Reúne-se no pri-meiro piso.

Classe de Pré-Primários: Atos 12.1-18 – Oração por um missionário. Texto áureo: Mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus (Atos 12.5).

Classe de Primários: Esta classe hoje reune com a classe de juniores. A quase totalidade dos alunos está no Acampamento Batista.

Classe de Juniores: Josué cap. 1 – Jo-sué é escolhido. Texto áureo: Cuida-reis em fazer como vos mandou o Se-nhor; não vos desviareis nem para a direita nem para a esquerda (Deut. 5.32).

Classes de Jovens e de Adultos: Lição nº 6: Salmo nº 95 – O Criador. Texto áureo: Ó vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou (Salmo 95.6).

• 11h00 – Culto de louvor e pregação. O Pastor pregará sobre João 3.19. Tema da mensagem: A quem amas?

Lembramos que em Julho e Agosto não haverá culto aos

domingos à tarde

Agenda para hojedade de moluscos (caracóis e lesmas são moluscos gastrópodes) e não é agradável tocar ali. Enquanto aqueles se resguardam da luz, aquela arvorezi-nha procurou a luz, fugindo às trevas e num destes dias vai atravessar o pe-queno orifício e triunfantemente ex-por ao sol as suas folhas verdejantes, o seu desejo de vida.

Com toda esta história fiquei a saber que os caracóis não ouvem. Que per-da! Dou graças a Deus pela faculdade da audição com que Deus nos dotou. Além de podermos ouvir a voz da pes-soa amada, um concerto musical ou um grito de aviso, podemos ouvir o evangelho. A fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo (Rom. 10.17). O evangelho penetra a nossa mente, abre a nossa alma e transfor-ma a nossa vida. É a vida de Cristo en-xertada no velho zambujeiro, obra da infinita graça de Deus! E então ama-mos a luz e queremos viver na luz!

Talvez não seja possível transplantar aquela arvorezinha para um local me-lhor onde possa crescer e frutificar. Mas todos podemos fazer algo bem melhor. Os homens podem ouvir a Palavra de Deus, serem regenerados e salvos, e nessa nova condição produ-zir o fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Isso está ao alcance de todos nós e é muitíssimo melhor que o melhor fru-to de qualquer árvore! Cristo é a luz do mundo. Cristo em nós é vida, é es-perança, é graça, é redenção e eterni-dade.

Pastor J. Pinto Ferreira

Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3.15)

Introdutores: Lúcia e Pedro Jerónimo • Diaco-nisa: Bertília Pires • Música: Samuel Oliveira (órgão); Rute Figueiredo (piano); Jónatas Ferrei-ra (piano, violino) • Audiovisual: Noemi Ferrei-ra • Ornamentação: Severina Rocha e Ludimila Jerónimo

escala de serviço

Page 3: ELO · mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. ... mens procurar Deus como as árvores ... agradável tocar ali. Enquanto aqueles se resguardam da luz,

3ELO 985

AcampamentosHá sete crianças da nossa Igreja no acampamento a decorrer desde on-tem em Água de Madeiros. O Pedro Je-rónimo Júnior está lá também como colaborador cuidando de um grupo de meninos. O regresso será no próximo sábado, prevendo-se a chegada à Igre-ja por volta das 12h00.Na próxima semana será a vez dos Ju-niores. Ore pelos campistas e seus di-rigentes.

Aniversariantes

Aniversário é motivo de gratidão a Deus. E quando se chega aos 91 anos, com lucidez, a caminhar e com capa-cidade para viver sozinha (inclusiva-mente confecionando as próprias re-feições), a gratidão deve ser maior. Na semana passada (dia 06) a irmã Aida Pires atingiu a meta dos 91 e recebeu visitas da Igreja. O Pastor estava lá e tirou a fotografia.

InfantárioNo próximo sábado às 15h00 haverá festa de finalistas do Infantário. A ce-lebração decorrerá sob a cobertura da tenda e começará com a história bí-blica. Tal como nos anos anteriores a Igreja oferecerá aos finalistas um livro de histórias bíblicas em formato in-fantil.

Assembleia Geral

O Pastor convoca a assembleia geral para uma reunião no próximo domin-go às 12h00 após o culto da manhã. A agenda provisória incluirá:1. Atas anteriores (leitura e

aprovação);2. Situação financeira da Igreja;3. EBD – Professores da classe de ado-

lescentes;4. Missões. Missão Fonte de Jacó, An-

gola;5. Assuntos eventuais.

Calendário dos restantes acampamen-tos deste verão em Água de Madeiros.

Ac. de Crianças ............... 08 a 15/julhoAc. de Juniores ................ 15 a 22/julhoAc. Familiar I .................. 22 a 29/julhoAc. Familiar II ......... 29/julho a 05/ago.Ac. de Jovens .................... 05 a 12/ago.Conferência Bíblica .......... 14 a 18/ago.C. Música e Adoração ...... 19 a 26/ago.Ac. Adolescentes ......... 26/ag. a 02/set.Conferência +21 ................ 04 a 09/set.

Page 4: ELO · mente para o alto, esguias, numa dis-puta da luz escassa. ... mens procurar Deus como as árvores ... agradável tocar ali. Enquanto aqueles se resguardam da luz,

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto Ferreira

Telef.: 219 260 420, 933 400 367

ficha técnica

12/julho – Beatriz Carvalho14/julho – Natanael Namcassa

Gratidão:AniversariantesAno letivo findoBom aproveitamento escolar

Saúde e / ou Idosos:Aida Pires; Augusta Melo; Beatriz Carvalho;Georgete Silva;Isabel Gonçalves; Laura M. Ribeiro;Laurentina Amaro; Mª Conceição Capão (lar idosos)M.ª Helena Santos Ferreira;M.ª Luísa Pereira; M.ª Luísa Pereiro;Paulina Campos; Telmo Cunha e esposa (Aida).

Antigos Pastores da Igreja:Ant. dos Santos;Orlando Caetano e esposa;J. Sérgio Felizardo e esposa.

Outros:Crescimento da Igreja;Acampamentos em Ág. Madeiros;Festival da Esperança.

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Parabéns

Motivos de oração