, flinls sena/ · flinls i sena/ notas explicativas da administração às demonstrações...

18
., fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/DR-MS foi criado através do Decreto Lei nº 4048 de 22 de janeiro de 1942, é uma entidade jurídica de direito privado, organizada e dirigida pela Confederação Nacional da Indústria - artigo do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto de 1946 e o artigo 3º do Regime aprovado pelo Decreto Federal nº 494 de 1 O de janeiro de 1962, publicado no Diário Oficial da União em 11 de janeiro de 1962, atualizado pelo decreto nº 6.635, de 5 de novembro de 2008. O SENAI-DR/MS é uma entidade autônoma com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, imune, conforme parágrafo Letra C do artigo 150 da Constituição Federal goza de ampla imunidade fiscal; Decreto Lei 7. 690 de 29/06/1945 da Legião Brasileira de Assistência - isenção de todos os impostos federais e municipais. 2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INTERMEDIÁRIAS 2. 1. Declaração de conformidade e autorização As demonstrações contábeis intermediárias foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, considerando as Normas Brasileiras de Contabilidade, especificamente aquelas aplicáveis às entidades regidas pela Lei nº 4.320/64 e NBC TSP - Normas Brasileira de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade. A contabilização obedece ao Plano de Contas e a Padronização Contábil, do Sistema Indústria editado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria em 2011 . Para fins de comparabilidade, as demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2019 estão sendo apresentadas em conjunto com as demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2018, atendendo em alguns aspectos operacionais às determinações exaradas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis doSistema Indústria - CPC/SI, entre outros. Tais demonstrações compreendem as peças relacionadas abaixo: Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstrações das Variações Patrimoniais; Demonstração de Fluxo de Cai xa. SI STEMA FIEMS Av. Afon so Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79. 005- 901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/ se noi

Upload: others

Post on 05-Jul-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

.,

fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

1. CONTEXTO OPERACIONAL

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/DR-MS foi criado através do Decreto Lei nº 4048 de 22 de janeiro de 1942, é uma entidade jurídica de direito privado, organizada e dirigida pela Confederação Nacional da Indústria - artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto de 1946 e o artigo 3º do Regime aprovado pelo Decreto Federal nº 494 de 1 O de janeiro de 1962, publicado no Diário Oficial da União em 11 de janeiro de 1962, atualizado pelo decreto nº 6.635, de 5 de novembro de 2008.

O SENAI-DR/MS é uma entidade autônoma com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, imune, conforme parágrafo 6° Letra C do artigo 150 da Constituição Federal goza de ampla imunidade fiscal; Decreto Lei 7.690 de 29/06/1945 da Legião Brasileira de Assistência - isenção de todos os impostos federais e municipais.

2. APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INTERMEDIÁRIAS

2. 1. Declaração de conformidade e autorização

As demonstrações contábeis intermediárias foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, considerando as Normas Brasileiras de Contabilidade, especificamente aquelas aplicáveis às entidades regidas pela Lei nº 4.320/64 e NBC TSP - Normas Brasileira de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, emanadas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

A contabilização obedece ao Plano de Contas e a Padronização Contábil, do Sistema Indústria editado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria em 2011 .

Para fins de comparabilidade, as demonstrações contábeis de 31 de dezembro de 2019 estão sendo apresentadas em conjunto com as demonstrações contábeis em 31 de dezembro de 2018, atendendo em alguns aspectos operacionais às determinações exaradas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis doSistema Indústria - CPC/SI, entre outros.

Tais demonstrações compreendem as peças relacionadas abaixo:

• • • • •

Balanço Patrimonial; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstrações das Variações Patrimoniais; Demonstração de Fluxo de Caixa .

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senoi

Page 2: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

ilieas I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

2.2. Base de preparação a) Estimativas Contábeis - As demonstrações contábeis incluem

estimativas e premissas, como a mensuração de provisões para perda de créditos, provisões técnicas, provisões para passivos contingentes.

b) Moeda funcional e de apresentação das demonstrações financeiras -A moeda funcional da Entidade é o Real (RS), mesma moeda de preparação e apresentação das demonstrações contábeis

c) Uso de estimativas e julgamentos - A preparação das demonstrações contábeis, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, requer que a Administração utilize estimativas e adote premissas objetivas e subjetivas, para determinar os montantes apresentados de certos ativos, passivos, receitas e despesas. As principais estimativas são relacionadas com a determinação de taxas de depreciação do ativo imobilizado (Nota Explicativa n º 9), provisão de perdas estimadas com créditos de liquidação duvidosa, provisões para desembolsos originados de processos administrativos e judiciais.

3. PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS

Dentre os principais procedimentos adotados para a elaboração das demonstrações contábeis, merecem destaque:

3.1. Caixa e equivalentes de caixa

Caixa e equivalentes de caixa incluem numerarias em espécie, depósitos bancários e aplicações financeiras de curto prazo de alta liquidez e com riscos insignificantes de mudança de valor.

A administração da Entidade mantém suas aplicações financeiras classificadas como caixa e equivalentes de caixa, por se tratar de aplicações em fundo de investimentos e títulos e renda fixa (CDB), com resgate imediato.

3.2. Créditos a receber de clientes

Estão apresentados pelo valor de realização e decorrem de serviços prestados prioritariamente nas áreas de Educação Profissional, Serviços Tecnológicos, Inovação e outros.

3.3 . Perdas estimadas em crédito de liquidação duvidosa

A perda estimada em crédito de liquidação duvidosa - PECLD (são na sua maioria recebíveis oriundos da atividade de educação) é constituída de acordo com o normativo interno da Entidade, o qual determina a constituição de

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom .br/senai

Page 3: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

provisão para perda na base de 100% (cem por cento), para títulos vencidos e não negociados há mais de 180 dias.

3 .4. Estoques

Os estoques correspondem basicamente a materiais de consumo, os quais são avaliados ao custo médio de aquisição.

3.5. Imobilizado

O ativo imobilizado está registrado pelo custo de aqu1s1çao, formação ou construção, deduzido a depreciação, quando aplicável. A depreciação é calculada pela vida útil definida pelo laudo de avaliação, mediante aplicação das taxas constantes no artigo 124 da IN/RFB nº 1881/2019. São registrados os bens destinados à manutenção das atividades das entidades, divididos nos subgrupos:

• Bens Imóveis: Terrenos, prédios, construções em andamento, instalações e benfeitorias em imóveis). São considerados para fins de incorporação todos os bens imóveis sem restrição de valor e tempo de vida estimado ou ainda aquisições e contratações de serviços que objetivam o acréscimo da área construída, adaptações, recuperações ou adequações nas instalações físicas dos imóveis, desde que agreguem valor na avaliação patrimonial do imóvel.

• Bens Móveis: Mobiliário em geral, instrumentos musicias, veículos, máquinas e equipamentos em geral, equipamentos médicos, cirúrgicos, odontológicos e laboratoriais, equipamentos de informática, entre outros bens móveis. Para incorporação considera-se prazo de vida útil superior a um ano, conforme Instrução Normativa 004/2006; Possuir valor de aquisição unitário igual ou superior a RS 1.200,00 (hum mil e duzentos reais) conforme artigo 15 de Decreto Lei n º 1.598/77.

São considerados como exceção os seguintes itens, com vida útil menor de dois anos mesmo que tenham valores inferiores ao limite de RS 1.200,00:

• Mobiliário em geral, tais como: mesas, cadeiras, carteiras escolares, armários, etc. Aparelhos elétricos, eletrônicos e informática, tais como: televisor, rádio, gravador, som, scanner, monitores, etc.

Há ainda, parâmetros excludentes de incorporação como: Durabilidade, Fragilidade, Perecibilidade, lncorporabilidade e Transformabilidade, quando o material ou estrutura do bem está sujeito a alterações ou deformações decorrentes de seu uso, ou sofra transformações ou ainda seja incorporado a outro bem.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems .eom.br/senai

Page 4: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

A NBC T 16.10 - Avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público, que demonstra a necessidade da aplicação do teste de lmpairment para ativos do setor público. Na revisão da vida útil, foi realizado internamente pela Coordenadoria de Patrimônio e Logística - CPL, o teste de Reducão ao Valor Recuperável dos Ativos (Teste de lmpairment) e apuraçã~ da Vida Útil Residual, respectivamente CPC 01 e CPC 27. Desta forma, após a revisão, dos procedimentos e testes para mensurar e identificar, assegurou que os referidos ativos não estão registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado por uso ou por venda, não sendo necessário registrar a perda por impairment.

3.6. Apuração do superávit

As doações e contribuições espontâneas e sem destinação específica para programas e projetos, são reconhecidas na grande maioria como receitas quando recebidas. A totalidade das despesas é reconhecida pelo regime de competência.

3. 7. Patrimônio Social

Representado pelo Patrimônio Social inicial, incluso o déficit e/ ou superávit apurado anualmente.

3.8. Tributação

O SENAI Departamento Regional de Mato Grosso do Sul é uma Entidade sem fins lucrativos, imune de recolhimento de imposto de renda e da contribuição social sobre o superávit, portanto nenhum imposto foi provisionado no passivo, em face do benefício fiscal aqui descrito. A base de cálculo para INSS e PIS é a folha de pagamento, os quais são recolhidos mensalmente e a partir da competência de junho estão pagos via depósito judicial, conforme processo 5003174-22.2018.4.03.6000.

3. 9. Provisões

As provisões são reconhecidas quando um evento passado gera uma obrigação legal ou implícita onde, exista a probabilidade de uma saída de recursos, desde que o valor da obrigação possa ser estimado com segurança.

3.1 O. Ativos e passivos contingentes e obrigações legais

Os Ativos contingentes são reconhecidos somente quando há garantias reais ou decisões judiciais favoráveis, transitadas em julgado. Os Passivos

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

í

Page 5: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

iliNis I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

contingentes são provisionados quando as perdas forem avaliadas como prováveis e os montantes envolvidos forem mensuráveis com suficiente segurança. A liquidação dos eventos provisionados poderá ocorrer por valor divergente do estimado, fato inerente a este tipo de registro.

3.11. Ativo e passivo circulante

O Ativo circulante e o Passivo Circulante estão apresentados em prazo inferior a 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, como circulante .

3.12. Ativo não circulante e patrimônio liquido

Estão demonstrados conforme determina a Lei n.º 9.249 de 27/12/95, no artigo 4. º, Parágrafo Único - vedada a correção monetária sobre os valores de custo de aquisição, integralização e de transferências.

3.13. Regime de apuração do resultado

As Demonstrações Contábeis foram elaboradas seguindo as práticas contábeis aplicadas no Brasil, e excepcionalmente alguns procedimentos foram padronizados ao plano de contas e manual contábil do sistema indústria editado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, sendo aceito regime misto, para as seguintes operações: Regime de competência - para registro da despesa, da receita de serviços quando da emissão da Relação dos Serviços Prestados pelo SENAI para as empresas e da contribuição Indireta e Auxílios Mínimos e Especiais. Regime de caixa - quando do recebimento da Contribuição Direta.

3. 14. Provisões para Riscos

As provisões para riscos de perdas em causas cíveis, trabalhistas e fiscais, são reconhecidas para obrigações presentes (legal ou presumida), resultante de eventos passados, em que seja possível estimar valores de forma confiável e cuja liquidação seja provável.

Na avaliação das causas para efeito de risco de perda provável, consideram-se as evidências disponíveis, a hierarquia das leis, as jurisprudências disponíveis, as decisões mais recentes nos tribunais e sua relevância no ordenamento jurídico, bem como o julgamento dos advogados internos e externos. As provisões são revisadas mensalmente e ajustadas nas circunstâncias julgadas necessárias, em função de prazo de prescrição aplicável, conclusões de inspeções fiscais ou exposições adicionais, identificadas com base em novos assuntos ou decisões de tribunais.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 I Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

Page 6: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

A liquidação das transações envolvendo essas estimativas poderá resultar em valores significativamente divergentes dos registrados nas demonstrações contábeis, devido às imprecisões inerentes ao processo de sua determinação.

3.15. Reconhecimento das receitas e despesas

Receitas Correntes: Estão compostas pelas receitas de atividades próprias, como segue:

Receitas de Contribuição: representa a arrecadação compulsória direta e indireta. As contribuições diretas são apropiadas pelo regime de caixa e a indiretas são apropriadas pelo regime de competência, estes recursos são arrecadados de forma compulsória, serão creditadas às administrações regionais na proporção de 75% (setenta e cinco por cento) sobre os montantes arrecadados nas bases territoriais respectivas, cabendo os restantes 25% (vinte e cinco por cento) à administração nacional.

Com base em dispositivo legal decreto 494/62, a receita compulsória do SENAI possui duas categorias:

3.15.1. Direta - recolhida diretamente pelas indústrias aos cofres do SENA!. 3 .15.2. Indireta - recolhida através da GPS da Previdência Social.

Transferências Correntes: Referem-se a receitas de convênios firmados com outras Entidades do Sistema Indústria e parceiros de direito público, privado ou organismos internacionais, para o desenvolvimento de projetos voltados à consecução dos objetivos institucionais da Entidade.

Receitas e despesas financeiras: Representam juros e variações monetárias e cambiais ativas/passivas decorrentes de empréstimos, aplicações financeiras, e descontos obtidos de fornecedores. São reconhecidas no resultado pelo regime de competência.

Receitas de Serviços: Representam a apropriação mensal proveniente da prestação de serviços nas diversas linha de ação do SENAI.

Receitas de Capital: Consolidam os registros e amortizações de empréstimos concedidos com recursos próprios, com finalidade de execução orçamentária.

Despesas Operacionais: Consolidam os gastos realizados pela Entidade na ~ manutenção de suas atividades, classificáveis como Despesas Correntes, Despesas de Capital e Variações Patrimoniais/Financeiras, dependentes ou não da execucão orcamentária.

' '

Despesas Correntes: Consolidam os gastos realizados pela Entidade na

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005- 901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senoi

Page 7: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

manutenção de suas atividades, classificáveis como aplicação direta e como transferências correntes.

Despesa de Capital: Consolidam os gastos incorridos e as prov1soes, classificáveis como aplicação direta, investimentos e inversões financeiras, e como de transferências de capital.

APRESENTAÇÃO ANALÍTICA DOS PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS.

4. CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

4. 1. Disponibilidades

31/12/2019 31/12/2018 Caixa 1.529 1.623 Banco conta Movimento 114.388 184.871 Banco Conta Convênio e Acordo 161 345

116.077 186.840

As disponibilidades são mensuradas pelo valor original, incluindo, quando aplicável, os rendimentos e as variações monetárias auferidas. Compreendem caixa e equivalentes de caixa, depósitos bancários próprios e por convênios.

4.2. Aplicações Financeiras

Banco do Brasil S.A Caixa Econômica Federal - Fundo CX FICNIRF/LP

31/12/2019 22.181 .059 17.815.832 39.996.891

31/12/2018 23.251.535 22.346.863 45.598.398

As aplicações financeiras de liquidez imediata são registradas pelo valor original, acrescido dos rendimentos financeiros auferidos e apropriados até a data das demonstrações contábeis de acordo com as taxas pactuadas pelo mercado financeiro. São mantidas exclusivamente no Banco do Brasil S/ A e

Caixa Econômica Federal, conforme dispõe o Decreto Lei nº 151 /67.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amarnbaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/ senai

Page 8: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fti<tis I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

5. CRÉDITOS A RECEBER

Clientes (-) Provisão para créditos de liquidação duvidosa Adiantamentos a empregados Adiantamentos concedidos Departamento conta movimento Valores em cobrança Receitas a receber Convênios e acordos Contas-correntes ativas Impostos a recuperar

31/12/2019 31/12/2018

6.229.890 5.104.628 (2.899.105) (2.641.557)

975.306 1.058.929 4.676 5.940

180.450 177.052 85.618 84.745

4.348.162 4.090.295 204.259 145.063 173.695 175.090 84.273 83.351

9.387.223 8.283.536

As operações de créditos a receber estão registradas e avaliadas ao valor original e são representadas pelas operações com clientes e suas provisões, operações com os empregados, movimentações financeiras com o sistema indústria referente às arrecadações direta e indireta e transações com parceiros por convênios e acordos.

As operações com clientes no valor de RS 6.229.890 são representadas pela prestação de serviços educacionais e tecnologicos. Visando garantir a fidedignidade da composição patrimonial da entidade foi provisionado o valor de RS 2.899.105, com base no manual de cobrança que determina as regras para provisão para devedores duvidosos.

Adiantamentos a empregados referem-se a adiantamentos de insuficiência saldo de salários e férias.

Departamento conta movimento são as operações de conta corrente entre o Departamento Nacional e o Departamento Regional e registram as despesas autorizadas pelo SENAI Departamento Nacional, reembolsáveis ao SENAI Departamento Regional de Mato Grosso do Sul através de prestação de contas via sistema nacional ABARIS, por meio de documento chamado de AL - Aviso de Lançamento Eletrônico.

Valores em cobrança referem-se a créditos a receber provenientes de vendas de prestação de serviços através dos cartões de créditos conveniadas à operadora Redecard .

As receitas a receber consituem-se de contribuições compulsórias diretas e indiretas regimentais, além dos auxílios.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.com .br/senai

Page 9: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

ttiMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

Constituem os valores registrados no grupo Convênios e Acordos os que se refere à Consolidação do Convênio 001 /2008 da Gestão Integrada e Termo de Ajuste Adminstrativo - Estrutura Compartilhada, conforme despesas com folha de pagamento. Além do encontro de conta dos Centro Integrado SESI SENAI - CISS conforme Regulamentação Técnica CISS SESI-SENAI 2018.

6. ESTOQUES

Os estoques são compostos, por materiais destinados ao consumo próprio da Entidade e suas Unidades Operacionais, os mesmos são devidamente controlados pelo Setor de Suprimentos juntamente com as unidades operacionais, sendo avaliado ao custo médio de aquisição, que não supera o valor de reposição.

31/12/2019 31/12/2018 SENA! - Departamento Regional 22.725 36.976 FA TEC SENA! - Campo Grande 252.581 308.264 SENA! - Sidrolândia 4.590 SENAI - Corumbá 149.886 202.069 SENA! - Dourados 150.472 129.225 SENA! - Naviraí 98.283 108.727 SENA! - Sonora 7.175 1.709 SENA! - ISI Biomassa 164.326 174.094 SENAI - Maracaju 27.388 42.131 SENA! - Nova Andradina 30.606 29.207 SENA! - Rio Verde de Mato Grosso 75.265 72.565 SENAI - Três Lagoas 96.956 139.867 SENAI - Aparecida do Taboado 49.295 49.246 SENA! - Escola da Construção 94. 143 114.039 SENA! Empresa 1.174 482 ,.

1.220.272 " 1.413.191

7. DESPESAS ANTECIPADAS

O montante de RS 297. 709 lançado nesse grupo é decorrente de prestação de serviços que serão realizados nos proximos anos, entre eles, destacamos serviços de licenciamento e manutenção de sistemas que correponde a 68% do total, seguros com 25% entre outros.

8. DEPÓSITOS JUDICIAIS

Nesta conta estão classificados os depósitos judiciais efetuados nas ações judiciais das quais o SENAI-DR/MS figura como réu, sendo as mesmas classificadas com base nos comprovantes de depósitos judiciais ou bloqueios bancários sem atualização monetária.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Arnambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/s enai

Page 10: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

ftiMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

Tipo de ação 31/12/2019 31/12/2018 Trabalhista 838.092 747.878 Civil 7.486 7.486 Federal 9.643.412 3.860.844

TOTAL 10.488.989 4.616.208

9. IMOBILIZADO

O ativo imobilizado está registrado pelo valor de aqu1s1çao ou construção, obtidos gratuitamente, são considerados pelo valor patrimonial definido nos termos da doação.

Conta Taxa de Saldo em Deprec. 31/12/2018

BENS IMÓVEIS Terrenos 10.1 0% 4.508.343 Prédios10.2 2% 124.311 .172 Construção em andamento 10.3 0% 1.524.239

Outros bens imóveis 2% 1.407.615

131 . 751.367 BENS MÓVEIS Biblioteca 10% Mobiliário em geral 10% 9.969.880 Discoteca, fonoteca, film. e pinoteca 0% 14.000 Instrumentos musicais 10% Veículos 20% 11.573.665 Máquinas e equipamentos 10% 52.395.707 Equip. méd. cirurg. odontol. Lab 10% 36.015 Equipamentos de informática 20% 8.919.900 Equip. esport. artist. Recreação 10% Equipamentos de comunicação 10% 86.953 Outros bens móveis 10% 431.472

83.427.591 215. 178.959

9. 1 . Construções em Andamento

SISTEMA FIEMS

LOCALIDADE Campo Grande ISI Biomassa Dourados Sidrolândia CISS Naviraí CISS Maracaju CISS Aparecida do Taboado Três Lagoas

Av. Afonso Pena , 1.20 6 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

Adições Baixas Depreciação Líquido em Acumulada 31/12/2019

4.508.343 1.379.889 14.587.616 111 . 1 03.445

12.322.538 -1 .409.939 12.436.837 178.599 1.229.015

13.702.427 -1.409.939 14.766.215 129.277.640

27.327 4.482.923 5.514.284 14.000

2.076.378 -1.052.720 8.758.793 3.838.530 1.094.656 21.598.673 31 .891 .690

329.714 18.949 346.780 89.054 7.218.438 1.790.515

67.086 19.867 3.080 404.185 30.367

3.620.209 -1.052.720 42.549.047 43.446.033 17.322.636 -2.462.660 57.315.262 172.723.673

31/12/2019 31/12/2018 5.733.164 1.033.364 4.398

2.493.920 175.288 328.484 616.501 337.782 527.000 314.054

2.196.069 201.051 12.436.837 1.524.239

Page 11: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

ttiMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

10. ATIVO COMPENSADO

O Ativo Compensado permaneceu imutável nos dois ultimas anos perfazendo o valor de RS 3.035.028 e no Passivo Compensado estão registrados os mesmos valores, assim demonstrado:

Descrição 31/12/2019 31/12/2018 Bens Recebidos - Maq. Equipamentos em Geral Bens Recebidos - Terrenos

55.532 55.532 2.979.496 2.979.496 3.035.028 3.035.028

11 . FORNECEDORES

Os valores das obrigações com fornecedores estão demonstrados ao valor do custo incorrido e são representados por gastos decorrentes da manutenção da atividade operacional da Entidade no montante de RS 83 .680, valores que deverão ser quitados no exercício de 2020.

12. OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS

31/12/2019 31/12/2018 INSS sobre folha de pagamento PF 1.410 1.007 INSS 1/3 ferias 659.480 Férias 1.497.341 1.627.1 08 Encargos sobre provisão de férias e 13º salário 456.532 491.660 Outras 851 1.825

1.955.283 2.779.255

13. OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS

31/12/2019 31/12/2018 ISSQN retido sobre notas fiscais de terceiros 916 164 PIS/COFINS/CSLL retidos sobre notas fi scais de terceiros 9.251 ---------10.167 164

14. EXIGÍVEL A LONGO PRAZO

14. 1 EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS CONTRATADOS

A Resolução n. º 515/2011 de 29 de novembro de 2011, aprovou a celebração com o BNDES de contrato de financiamento para a implantação do Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira. O Programa visa

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

Page 12: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

itiNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

aumentar o papel do SENAI como agente do avanço da competitividade da indústria brasileira, reforçando a sua atuação estratégica em apoio aos programas e políticas estruturantes de interesse da indústria.

Valores Financiados pelo SENAI MS

Repasses ao DR Data do Repasse

22 Aditivo 32 Aditivo 42 Aditivo 52 Aditivo

5ª Solicitação 15/10/2014 182.590 4.985.643 1.101.801 6ª Solicitação 15/01/2015 595.095 175.000 3.235.500 7ª Solicitação 15/04/2015 736.625 - 4.004.160 8ª Solicitação 15/07/2015 - 35.473 5.300.977 9ª Solicitação 15/10/2015 437.788 - 5.400.710 10ª Solicitação 15/01/2016 3.353.333 11ª Solicitação 15/04/2016 12ª Solicitação 15/07/2016 47.136 3.002.816 13ª Solicitação 15/10/2016 3.000.000 14º solicitação 18/01/2017 26.708 1.899.319 15º sol icitação 28/ 09/ 2017 6.374.988 16Q solicitação 27/ 12/ 2017 2.445.119

Total 1.978.806 5.196.117 31.263.725 7.902.134

TOTAL EM 31/12/2019 46.340.782 Unidade Movei ( Bem) 2014/ 2015 3.725.000

Total 3.725.000

TOTAL FINANCIAMENTO EM 31/12/2019 50.065.781,70

DEPARTAMENTO NACIONAL - 76% DEPARTAMENTO REGIONAL - 24%

50.065.782 38.049.994 12.015.788

Em agosto de 2013 o Departamento Nacional disponibilizou aos Departamentos Regionais o Manual de Procedimentos de Liberação de Recursos, Prestação de Contas e Contabilização do Financiamento do BNDES.

O manual tem por objetivo apresentar os passos necessários para a liberação, contabilização e prestação de contas dos recursos, em face do acordo firmado por aditivo ao contrato celebrado entre o SENAI e o BNDES.

Os recursos liberados são depositados pelo BNDES nas contas bancárias do Departamento Nacional e posteriormente repassado aos Departamentos Regionais.

Em dezembro de 2016 o Departamento Nacional através do Comitê de Pronunciamentos Contábeis do Sistema Indústria -CPC/51 , publicou a Norma

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom .br/senai

Page 13: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fiiNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

Técnica - Financiamento SENAI para a Competitividade da Indústria Brasileira. A Resolução n. 38/2016 de 29 de novembro de 2016, do Conselho Nacional do SENAI aprovou a norma técnica.

O CPC/51 modificou o Manual de Procedimentos de Liberação de Recursos, Prestacão de Contas e Contabilizacão do Financiamento do BNDES de 2013.

' '

A Norma Técnica do CPC/51 tem por objetivo definir os critérios de contabilização das operações evidenciadas no financiamento SENAI de Apoio à Competitividade Brasileira.

A nova forma de Contabilização elencada na Norma Técnica, será descrita abaixo de forma resumida e didática, com o objetivo de demonstrar os reflexos contábeis.

Considerando a nova metodologia de contabilização, o Departamento Regional deverá reconhecer em suas demonstrações contábeis 100% da divida.

Todos os aditivos tiveram amortização totalizando RS 1 O. 748 . 976, bem como atualizações monetárias no montante de RS 1.660.706, valores esse desde o inicio dos aditivos permanecendo a proporção de 76% DN e 24% DR.

FINANCIAMENTO

Valor do Amortização Atualização

Aditivo Monetária Financiamento Acumulada

Acumulada Total

22 Aditivo 1.978.806 - 577.138 59.205 1.460.873 32 Aditivo 5.196.117 - 1.335.118 163.085 4.024.083 42 Aditivo 31.263. 725 - 6.866.277 1.030.526 25.427.974 52 Aditivo 7.902.134 - 1.141.578 285.560 7.046.116 Unidade Movem { Bem) 3.725.000 - 828.865 122.330 3.018.465

Total em 31/12/2019 40.977.511

Os recursos somente serão liberados para os Departamentos Regionais que apresentarem os seguintes documentos:

Cópias dos Termos de Homologação e Adjudicação ou a dispensa ou inexigibilidade das licitações realizadas para todas as despesas, cópia autenticada da Licença de Instalação para os empreendimentos que estão com obras civis em andamento e cópia autenticada da Licença de Operação para as atividades já existentes dos empreendimentos que estão em

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

f-.

Page 14: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

~liMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

funcionamento, a liberação de novos sub créditos aos Departamentos Regionais que já receberam recursos está condicionada a comprovação da utilizaçao do sub crédito anteriormente liberado, por meio da prestação de contas, taxa de juros de 6,4 a.a mais Cotação da URTJLP.

14. 2 CONTIGÊNCIA

Referem-se a Provisões para Contingências Judiciais, consideradas como "provável" de acordo com o relatório jurídico do SENAI-DR/MS apresentado em 31/12/2019. Estes valores, por se tratarem de provisões decorrentes de ações de exercícios anteriores, foram classificados a débito da conta de Ajustes de Exercícios Anteriores no grupo 6 - Variações Patrimoniais Financeiras Passivas, grupo este onde são classificadas as despesas independentes da execução orçamentária. A Entidade é ré em processos t rabalhistas movidos por ex-funcionários, que estão sendo julgados em diversas instâncias.

31/12/2019 31/12/2018 Tipo da ação Julgamento

Trabalhista Provável e Certa 945.538 1.170.023 Civ1I Provável e Certa 53.327 53.327 Federal 10.387.392 3.818.342

Total 11.386.257 5.041.692

As ações cujas probabilidades de perda estão classificadas "possível" pela assessoria jurídica externa e interna não estão provisionadas contabilmente, cujo montante, por natureza, demonstramos no quadro abaixo.

Tipo da ação Julgamento Trabalhista Possível Civ1I Possível

Total

15. PATRIMÔNIO SOCIAL

31/12/2019

6.080.264 218.495

6.298.759

31/12/2018

4.693.811 135.225

4.829.036

Estão demonstrados conforme determina a Lei n. º 9.249 de 27 /12/95, no artigo 4. º, Parágrafo Único - vedada a correção monetária sobre os valores de custo de aquisição, integralização e de transferências. O Patrimônio Social do SENAI-DR/MS, apresentado em 31 de dezembro de 2019, corresponde aos valores dos deficit/superávits acumulados gerados em exercícios anteriores, acrescidos da movimentação realizada no exercício.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amombaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems .eom.br/senai

Page 15: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

ftiMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

No exercício de 2019 o Resultado Patrimonial apresentado foi "superavit" de R$ 8.372.421 , é o resultado do confronto das receitas e despesas incorridas no exercicio pela atividade operacional do SENAI- DR/MS.

16. AJUSTES DOS EXERCICOS ANTERIORES

Em 2019 a administração efetuou a revisão de saldo de contas de naturezas diversas que resultou em lançamentos de ajustes de exercícios anteriores, referente ao reconhecimento de fatos contábeis com origem antes de 31 de dezembro de 2018 e não reconhecidos a época, com reflexo direto no patrimônio líquido.

DEMONSTRATIVO 31/12/2019 31/12/2018 (+) Ajustes de Exercícios Anteriores à Crédito no Resultado 5.633.954 6.710.596 (-) Ajustes de Exercícios Anteriores à Débito no Resultado 749.858 (1.814.073)

(=) Saldo do resultado 6.383.811 4.896.523

17. RECEITAS CORRENTES PRÓPRIAS

31/12/2019 31/12/2018 Receitas de Contribuições 22.801.654 21.597.018 Contribuições Diretas 8.851 .877 7.846.442 Contribuições Indiretas 13.949.777 13.750.576 Receitas Financeiras 3.135.367 4.207.097 Receita de Serviços 14.806.519 11.337.898 Ser'Àços Tecnológicos 2.315.535 195.613 Ser'Àços educacionais 8.1 39.295 8.31 6.272 Ser'Àço de consultoria e assistência técnica 3.643.523 2.275.511 Outros ser'Àços 708.167 550.503 Outras receitas correntes 311.932 342.475

41.055.472 37.484.488

18. TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

Correspondentes aos repasses relacionados as subvenções e auxílios financeiros, com finalidades específicas de aplicações, dentro da atuação do SENAI.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/senai

Page 16: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

fliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

31/12/2019 31/12/2018 Subvenções e Auxílios 13.996.881 13.550.128 Auxílio mínimo/sub-.enções ordinárias 8.435.538 8.177.404 Auxílio especial/subvenções especiais 5.561.343 5.372.725 Auxílios Financeiros 19.193.824 5.768.441 Modernização da gestão 75.600 Projetos estratégicos 19.1 93.824 5.692.841

33.190.705 19.318.570

19. RECEITAS DE CAPITAL

31/12/2019 31/12/2018 Operação de Crédito 3.163.550 Operação de Créditos externas

,. 3.163.550

Alienação de bens 479.500 97.590 Alienacao de bens moveis 479.500 97.590 Subvenções e Auxílios 5.637.902 5.708.901 Auxílios Extraordinários 5.637.902 5.708.901

6.117.402 8.970.042

20. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (ATIVAS)

Resultado de execucação orçamentária Aquisicao de bens imoveis Aquis icao de bens moveis Construcoes em andamento Independente da execução orçamentária Incorporação de bens móveis e imóveis Baixa de depreciação de bens móveis e imó-.eis

31/12/2019 15.912.697

3.590.159 12.322.538 2.361.213 1.409.939

951.274

18.273.910

31/12/2018 7.888.427

5.317.016 2.571.411 4.339.896 2.508.488 1.831.408

12.228.324

21 . DESPESAS CORRENTES - PESSOAL E ENCARGOS

Salários Funcoes de confianca INSS sobre folha FGTS Ferias e abono constitucional (1/3) 13 salario Plano de assistencia medica/odontologica Outras despesas com pessoal

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.005-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.eom.br/ senai

31/12/2019 31/12/2018 20.171.693 21.486.894

1.138.786 1.349.604 5.699.728 6.039.339 3.368.272 3.207.268 2.768.432 2.916.110 2.026.397 2.147.240

861 .940 979.192 2.184.636 2.081 .100

38.219.884 40.206.747

~ f

Page 17: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

~ ifieos ' SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

22. DESPESAS CORRENTES - SERVIÇOS DE TERCEIROS

31/12/2019 31/12/2018 Assessoria e Consultoria 1.049.891 1.536.678 Informática 442.092 393.950 Médicos e Laboratoriais 323.764 286.288 Publicidade e Propaganda 1.615.494 1.883.845 Técnicos de Educação Profissional 58.613 756.791 Serviços de Limpeza e Conservação 1.684.788 2.400.048 Manutenção e Rep. Bens Móveis e Imóveis 1.645.766 901.688 Segurança e Vigilância 953.070 1.022.503 Locação de Máquinas e Equipamentos 382.945 713.258 Serviços Gráficos, Cópias e Reproduções 131.419 126.289 Serviços de Comunicação em Geral 841.424 923.891 Técnicos Especializados 906.536 2.047.520 Reversão de Contribuição as Indústrias 361 .592 359. 170 Aquisição de Licença de Uso 311.774 631 .175 Outros Serviços de Terceiros 850.454 1.592.700

11.559.623 15.575.794

23. DESPESAS DE CAPITAL

31/12/2019 31/12/2018 Construções em Andamento 12.322.538 2.571.411 Bens móveis 3.590.159 5.317.016 Inversões Financeiras 1.590 1.798 Transferências de Capital 4.332.890 4.027.626

20.247.178 11.917.851

24. VARIAÇÕES PATRIMONIAIS (PASSIVAS) 31/12/2019 31/12/2018

Baixa de bens imóveis Baixa de bens móveis Inscrição depreciação de bens imóveis Inscrição depreciação de bens móveis Outras variações patrimoniais

25. COBERTURA DE SEGUROS

1.379.889 1.082.770 2.104.264 5.987.212

10.554.136

4.024.611 3.258.403 2.268.038 7.546.492

762 17.098.305

O SENAI/DR-MS mantém seguros de alunos, funcionários e bens em geral, e que se julga ser suficientes para cobertura de possíveis sinistros.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amombaí 79.005-901 1 Campo Grande/M S I Brasil www.fiems.eom .br/senai

Page 18: , fliNls SENA/ · fliNls I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo ... -artigo 2° do Decreto Lei Federal nº 9576, de 12 de agosto

iliMs I SENA/ Notas explicativas da Administração às demonstrações contábeis Exercício findo em 31 de dezembro 2019 e 2018 (Em Reais)

26 . GESTÃO DE RISCOS A Entidade pode incorrer na possibilidade de perdas com valores a receber oriundos de créditos com clientes a receber pelos serviços prestados (educação, tecnológicos, inovação e outros) negociados a prazo. Para reduzir esse risco, é realizada a análise de crédito dos clientes no momento das contratações para as transações vendas a prazo.

27. METODOLOGIA PARA APURAÇÃO DA GRATUIDADE O Regional de Mato Grosso do Sul, para realização da apuração dos dados com gratuidade, utiliza o Simulador de Gratuidade disponibilizado pelo Departamento Nacional, em planilha Excel, em atendimento aos artigos 10º e 68 º do Regimento do SENAI. A apuração foi realizada pela Gerência de Planejamento, Orçamento e Contabilidade de acordo com a metodologia aplicada, que considera a realização orçamentária (Despesas Correntes e de Capital) e a oferta de vagas gratuitas

28. Eventos Subsequentes

Até a data da autorização para a emissão dessas demonstrações financeiras, não há evidência de ocorrência de eventos subsequentes relevantes, que seja relativo ao SENAI/DR/MS, e que venham a ter efeito sobre essas demonstrações.

Campo Grande - MS, 31 de dezembro de 2019.

SISTEMA FIEMS Av. Afonso Pena, 1.206 1 Bairro Amambaí 79.0 05-901 1 Campo Grande/MS I Brasil www.fiems.com .br/senai

1,klb-À_ 'n ~ V", Lk 'VL0!:Y~~ ~~ Relainny Pér::eira de l'lóbregá'Rodrigues

CRC/MS 009768/0-9 Contadora SENAI - MS