- fevereiro-abril / em apro o - colegiodomus.com.br · os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e...

20
DOMUS O DÁ SHOW em aprovações O foco agora é na aLEGRIA O foco agora é na aLEGRIA 2014 DOMUS Sapientiae Informativo Domus - Ano 14 - Nº 45 - Fevereiro-Abril / 2014 Engenharia Elétrica UNICAMP CARLOS ANDRÉ NUNES Sistema da informação USP MARCELLO ZIRAVELLO Engenharia Civil USP / UNICAMP Economia / Adm - FGV RICARDO FERNANDES Administração - Mackenzie INSPER / FAAP / ESPM FERNANDA KOWALSKI Medicina - UNICAMP LUIZA GOUVEA Engenharia de alimentos MAUÁ / USP / UNICAMP GABRIELLA STEIN Relações Internacionais - ESPM Administração - PUC RODRIGO RUA

Upload: vuongliem

Post on 08-Jan-2019

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

DOMUSO DÁ SHOW

em aprovações

O foco agora éna aLEGRIAO foco agora éna aLEGRIA

2014DOMUSSapientiae

Informativo Domus - Ano 14 - Nº 45 - Fevereiro-Abril / 2014

Engenharia ElétricaUNICAMP

CARLOS ANDRÉ NUNES

Sistema da informação

USP

MARCELLO ZIRAVELLO

Engenharia Civil

USP / UNICAMP

Economia / Adm - FGV

RICARDO FERNANDES

Administração - MackenzieINSPER / FAAP / ESPM

FERNANDA KOWALSKI

Medicina - UNICAMP

LUIZA GOUVEA

Engenharia de alimentosMAUÁ / USP / UNICAMP

GABRIELLA STEIN

Relações Internacionais - ESPMAdministração - PUC

RODRIGO RUA

Page 2: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora

Esta nova geração, que as escolas vêm recebendo nos últimos tempos, está num momento de conflito, devido às diversas mudanças de comportamento. Os jovens de hoje são curiosos e ávidos por novas informações, de forma rápida e objetiva. Com o avanço da tecnologia houve uma alteração muito grande na educação e na forma de ensinar.

Esta geração tornou-se mais questionadora, com dúvidas que, por vezes, geram conflitos, e consequentemente alguns problemas disciplinares.

Tanto escolas como famílias, se deparam com este desafio que é o de formar esta nova geração, de maneira objetiva, rápida, coerente, com uma gama de informações, mas sempre dentro da ordem e do respeito. Para tanto, a escola precisa garantir, também, relações interpessoais (entre educadores e educandos) nas quais prevaleça o respeito e a confiança mútua. Sendo assim, é de suma importância que as escolas tenham bem definidas a sua filosofia e projeto pedagógico, para que alcancem sucesso na vida escolar de seus alunos.

Os Colégios Domus Sapientiae e Montessori Santa Terezinha têm, como fundamento, uma filosofia baseada nos três princípios montessorianos: Liberdade, Responsabilidade e Conscientização.

Esses três princípios estão interligados de forma a darem sustentação à filosofia montessoriana, que tem como objetivo a formação integral do educando levando-o à construção do seu próprio conhecimento, “uma educação para a vida”.

O princípio de liberdade leva o indivíduo a perceber o outro e respeitar os limites, aprendendo desde a mais tenra idade que sua liberdade termina onde começa a do outro. Dessa forma, o sentido de liberdade e respeito estão bastante intrínsecos e claros desde o início da formação do educando, dentro de uma educação humanista.

O segundo princípio, o da responsabilidade, abrange o respeito por tudo que se faz envolvendo a si mesmo e ao outro.

O terceiro princípio é a conscientização, que é o conhecimento de tudo que cerca o educando e, principalmente, o autoconhecimento de suas habilidades, competências e limitações.

Esses três princípios têm como principal característica a disciplina, pois sem ela dificilmente conseguimos construir alguma coisa.

Infelizmente existe um contrassenso entre liberdade e libertinagem. Alguns colégios públicos e particulares enfrentam este grande problema que é a libertinagem, a falta de respeito, ou seja, a “bagunça generalizada” e, consequentemente, a perda total da qualidade de ensino.

Por isso acredito que, Maria Montessori quando criou sua primeira escola “Casa Dei Bambini”, em 1909, dentro da sua filosofia, foi a primeira educadora a se preocupar com o educando, em todos os aspectos da sua formação, respeitando seus limites e garantindo sua autonomia na busca do conhecimento. Foi a grande percussora da educação humanista, onde o educando é protagonista de sua própria vida.

Sendo assim, os Colégios Montessori Santa Terezinha e Domus Sapientiae participam ativamente na construção de seres humanos capazes de reconstruir um mundo, onde sejam orientados a serem autônomos, solidários, criativos e éticos.

“Devo explorar todos os meus limites sem nunca esquecerque estes terminam onde começam o do outro;

Devo respeitar o próximo como quero ser respeitado”.MARIA MONTESSORI

UMA EDUCAÇÃO MAIS HUMANISTAUMA MAIS EDUCAÇÃO HUMANISTAE

DIT

OR

IA

L

Profª Neuza Maria Scattolini

Rua Bandeira Paulista, 1.108 - (Itaim Bibi)

CEP 04532-004 - SP - Tel.: (11) 3040-1777

www.colegiodomus.com.br / www.facebook.com/colegiodomus

EXP

EDIE

NTE

Coordenação Geral:

Projeto Gráfico: Silvio Oliveira da Matta (Designer)

Colaboração: Equipe Pedagógica e Educacional Tiragem: 1500 exemplares

Profª Neuza Maria ScattoliniMantenedora e Diretora Geral

Informativo do Colégio Domus Sapientiae

CO

LÉG

IO D

OM

US

PAR

A Q

UEM

LEV

A A

ED

UC

ÃO

A S

ÉRIO

E F

AZ

DA

VID

A U

M E

TER

NO

APR

END

IZA

DO

Page 3: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

3Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

BERÇÁRIO E NIDO

BerçárioBerçárioA ação educativa de nosso berçário está

pautada em três eixos: “Brincar, Estimular e Cuidar”. Sendo assim, as atividades são planejadas e aplicadas por nossa equipe, visando o desenvolvimento

físico, mental e emocional de nossas crianças. Os banhos de ofurô e massagens são exemplos de atividades que proporcionam inúmeros benefícios:

car,n Ei sr timB u“ la ”r re C auidcar,n Ei sr timB u“ la ”r re C auid

¶ Os bebês, dentro do ofurô, adaptam-se facilmente a esta “posição fetal”, revivendo lembranças uterinas e experimentando sensações de bem estar, relaxamento e conança no ambiente.¶ A prática de massagens ativa a circulação sanguínea e linfática, favorece o funcionamento dos órgãos

internos e auxilia no desenvolvimento da consciência corporal.

Dessa forma, além dos benefícios citados, as atividades terapêuticas tornam mais estreitos os laços afetivos entre o bebê e sua berçarista e ambos saem ganhando com isso...

Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas revelam seu mundo interior, seus receios, conflitos,

alegrias, imaginação e descobertas.

Nido Nido

Entre riscos e rabiscos

Entre riscos e rabiscos

Ao final do primeiro ano de vida a criança já é capaz de grafar com ritmos regulares. Os rabiscos, nesta fase, baseiam-se no desenvolvimento físico e psicológico, não em alguma tentativa de representação. Só a partir dos 18 meses a criança começa a se expressar por meio de garatujas, que se iniciam por traços desordenados, mas que denotam importante avanço no desenvolvimento, pois é o início da expressão que conduzirá não só ao desenho e à pintura, mas também à escrita.

Rabiscar e garatujar são, nesse momento, a simples e prazerosa ação sobre uma superfície. Cabe à escola observar a etapa de desenvolvimento da criança e ampliar essas possibilidades de prazer, disponibilizando diversos tipos de riscadores: giz de cera, carvão, rolinho, pincéis..., contribuindo assim para o seu desenvolvimento, sem tirar o prazer da atividade e de viver em plenitude a fase atual da infância.

Page 4: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº454

EDUCAÇÃO INFANTIL

Iniciamos o projeto do Maternal I, no qual propiciamos

situações com músicas e brincadeiras que têm poss ib i l i tado às cr ianças

construírem sua identidade.O desenvolvimento da identidade e da

autonomia está intimamente relacionado com o processo de socialização. Sendo assim, direcionamos nossas atividades com o objetivo de desenvolver, de maneira lúdica e ampla, ações que levarão os “pequenos” a um aprendizado significativo e prazeroso!

Envolvidos nessa ludicidade, embarcamos em nosso trem “Reco Reco” que nos levou a conhecer diversas cores.

De estação em estação, utilizando objetos e tintas, nossos alunos participaram de divertidas brincadeiras coloridas.

O mundo do era uma vez envolve encanto e fantasia...Conhecendo o universo infantil e a importância das descobertas,

iniciamos em 2014 o projeto “Encantolândia”, no qual a magia do faz de conta, possibilitará vivencias significativas aos nossos alunos. Neste contexto, cada série da Educação Infantil, de forma lúdica e diversificada, deu asas à imaginação ao criar projetos de acordo com os interesses dos grupos.

:L“

ÂE NN DC IA ANTO

BerçárioNido Nido

Berçárioee Nosso Berçário & Nido tem consciência de que os primeiros anos de vida são

fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do ser humano. Nesta fase do desenvolvimento da criança, a curiosidade pelo mundo a sua volta está no auge, por isso, a organização de atividades e um espaço estimulante são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e competências. Pensando nisso, criamos o projeto Babylândia, no qual nosso espaço se transforma num lugar de crescimento, encantos e descobertas, respeitando as particularidades de cada criança e aproveitando ao máximo seu potencial intelectual e criativo.

Nesse projeto, nossos bebês são estimulados a explorar o mundo através dos sentidos por meio

de diferentes estímulos, atividades de arte, música, linguagem e expressão corporal.

A turminha do Berçário se divertiu participando da festa da Joaninha e as crianças do Nido participaram ativamente da história do pássaro feliz, ajudando-o a procurar os

passarinhos que estavam perdidos, recolocando-os em seu ninho.

Foram momentos muito emocionantes, cheios de imaginação, criatividade e

aventuras.

um mu ,ndo doenc taan ...satrre epl bet oo d ce desNDIAÂLYBAB

aternal I Maternal M I

MUSICOLÂNDIAbrino dc os ae trD avés !da a cm iús

Page 5: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

5Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

EDUCAÇÃO INFANTIL

Os alunos do Jardim, a partir do conteúdo do livro “O Mundinho Azul”, de Ingrid B. Bellinghausen, lançaram vários questionamentos, em especial: “Por que o nosso planeta é azul?”

EDUCAÇÃO INFANTIL

ardim Jardim J

aternal IIMaternal M II Para ressaltar a importância

do brincar nesta faixa etária, as turmas do Maternal II iniciaram o

projeto da série, destacando os brinquedos e as brincadeiras preferidas de cada criança, o que possibilita, além de uma prazerosa vivência, aprender a respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social e desenvolver a criatividade e a imaginação.

Envolvidos no “faz de conta”, os alunos embarcaram em uma fascinante aventura ao entrarem em uma gigante barraca, que passou a ser chamada de “Casa do Brincar” e, exploraram com muita animação as fotos e brinquedos que trouxeram de casa.

NATUROLÂNDIA: NATUROLÂNDIA:

Para alavancar este aprendizado e garantir tantos outros, os alunos manusearam um globo terrestre construindo novos conceitos, os quais fazem parte das etapas do projeto do Jardim, “Naturolândia: Investigando a natureza!”

Assim, apresentando-se como verdadeiros investigadores naturais, os alunos vêm se deslumbrando com tantas maravilhas existentes no meio

ambiente, cujo principal enfoque tem sido o elemento água, este importante recurso natural. Empolgadíssimos, têm recebido estímulos para construir muitos conhecimentos, além de estarem se informando a respeito do uso consciente da água através de inéditas situações.

!ZAREATUNDO A NTIGAESVIN

BRINCAR

Page 6: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

6Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

O projeto do Pré para 2014 começou com grande animação no primeiro trimestre do ano, tendo como objetivo central oportunizar o processo de letramento através de uma lúdica aventura em busca do tesouro

encantado da fictícia “Tesourolândia”!Nesta etapa inicial, ao abordar conteúdos em interdisciplinaridade com as áreas do conhecimento, os alunos

envolveram-se na construção de vários tipos de mapas, textos coletivos, resoluções de problemas, escritas espontâneas de palavras e desenhos, as quais incentivam a busca pela riqueza do aprendizado que ocorrerá ao longo do ano e, sem dúvida, será um grande tesouro!

A ação corporal é de fundamental importância para o desenvolvimento de todas as crianças. O movimento é mais do que um simples deslocamento no espaço, é uma linguagem (corporal) que propicia à criança agir sobre o meio físico (espaço e materiais) e interagir com os colegas.

Em sua movimentação observam, imitam, experimentam e vivenciam diversas experiências físicas e culturais, favorecendo o desenvolvimento da ludicidade, da motricidade, e promovendo a interação social e o respeito às regras em um ambiente no qual as crianças se sintam acolhidas e seguras para arriscar, superar dificuldades e vencer desafios. Sendo assim, a Educação Física na Educação Infantil tem por objetivo proporcionar às crianças a descoberta do corpo e de suas possibilidades de movimentação de forma lúdica, contribuindo para seu desenvolvimento motor, cognitivo e social.

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. No carnaval não pode faltar

uma boa música e um bom repertório.Neste ano trabalhamos, nas aulas de música da Educação Infantil,

o repertório de carnaval típico das regiões sudeste e nordeste do Brasil.No nosso baile de carnaval, brincamos usando adereços e fantasias

ao som de marchinhas de carnaval como: Jardineira, Allah-La-ô, Pirata da perna de pau, Chiquita Bacana, Ô Abre alas; Maracatus e Frevos.

Educação Física na Educação Infantil

2014

Nossos pequenos foliões desfilaram e dançaramcom muita alegria e animação!

EDUCAÇÃO INFANTIL

Pré Pré

Page 7: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

7

INTEGRAL BILÍNGUE - ESPORTES

Nosso Projeto para 2014, foca o trabalho com as datas comemorativas americanas. Vamos trabalhar a história, a comida típica, as vestimentas, a moradia, relacionadas a cada data e o seu país, e as histórias dos clássicos americanos, explorando os brinquedos e jogos relacionados a cada tema e seu idioma.

No mês de fevereiro comemoramos o Valentine’s Day (Dia dos Namorados), enfatizamos a amizade, o respeito e a solidariedade. Os alunos confeccionaram lindos cartões . Em março festejamos o Saint Patrick’s, priorizamos o tema da procura do pote de ouro, que significa o encontro da felicidade.

Em ambas as comemorações nossas monitoras, orientadas pela nutricionista do colégio, elaboraram culinárias específicas.

YAD S’KCIRTAP TNIAS

AYS DE´INNTELAV

No Integral, oferecemos aulas de Ginástica Artística (antiga Ginástica Olímpica). Modalidade que vem crescendo nos últimos anos é considerada um esporte completo.

Desenvolve a capacidade física e habilidade motora. Com aulas lúdicas e estimulantes os exercícios auxiliam na melhora da postura, do equilíbrio, da velocidade e da força. A professora Elen está trabalhando também com os alunos os fundamentos circenses.

Treinamentos:Cursos Opcionais:

Já iniciamos os treinamentos de vôlei, handebol e futsal. Nossas equipes já estão se preparando para os campeonatos que acontecerão no decorrer de 2014.

Estamos a todo vapor com as aulas de natação, trabalhando os quatro estilos de acordo com a faixa etária e o nível de desenvolvimento.

NATAÇÃO

as asAs aulas da nossa escolinha são as 2 e 4 feiras. Nossos jogadores estão bem empolgados, fazendo muitos gols.FUTEBOL

SERALUICRRSOS EXTRACUR CU &ETROPSE

Aulas de teclados: professora Geórgia;Aulas de violão/Guitarra: Souza Lima;Aulas de Inglês: Cultura Inglesa.

BalletBalletNossa professora de Ballet

trabalha com as alunas estilo clássico, ensinando as posturas, posições de pés, mãos e braços, que compõe o todo para uma

bailarina de primeiro nível.

JUDÔ Sensei já está preparando nossos judocas para as primeiras competições. Algumas atividades internas durante as aulas incentivam a participação de todos e premiação com grau nas faixas.

GINÁSTICA ARTÍSTICA

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

Page 8: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

8Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

A alegria está sempre presente, bolo, brigadeiro, salgadinhos e música. Uma verdadeira festa com a intenção, também, de trabalhar o projeto de Formação Humana. Dar um abraço sem sentir vergonha, agradecer com alegria o presente

os e a presença dos amigos, é algo que os alunos dos 1 Anos aprendem a cada festa.

Ganhar presentes é uma delícia, mas um dia o brinquedo quebra ou a gente enjoa dele; a roupa linda da moda, um dia não vai mais nos servir, mas a amizade e o carinho nos acompanharão na memória e também no coração.

os A aula de linha é uma atividade diária nos 1 Anos. Andamos sobre a linha desenhada no chão, buscando equilíbrio e ampliando a consciência corporal, realizando movimentos diversos, como andar na ponta dos pés e cruzando as pernas. Depois cantamos, buscando a concentração e envolvimento de todo o grupo. Em seguida, sentados em roda, de forma que todos possam se ver e ouvir, contamos uma história ou lançamos um problema que leve todos a pensar e levantar hipóteses, dando suas opiniões e contando um pouco de suas vivências.

Nesse momento mostramos que não basta apenas falar, é preciso também se apropriar dos modos sociais de expressão nas diferentes situações do dia a dia, aprendendo a ouvir e a respeitar as opiniões de todos. Pontuamos também a necessidade de se manter no tema principal da conversa, levando assim a uma discussão centrada e produtiva. Após a conversa, realizamos uma atividade onde os alunos utilizam o conhecimento adquirido.

Dessa forma, os alunos aperfeiçoam a comunicação oral e ampliam seu vocabulário.

Aniversários, uma verdadeiralição de Formação Humana.

Roda, momento de normalização e aprendizagem.

os Os alunos dos 2 Anos foram estimulados a se expressarem de

diferentes formas em relação ao corpo e suas possibilidades, através de jogos, brincadeiras e músicas. Trabalharam o reconhecimento das partes que compõem o corpo humano e algumas noções de lateralidade. Pela observação das características físicas e de diferentes locais, refletiram sobre sua individualidade e sua localização no espaço.

Estudaram os sentidos que permitem interagir com outras pessoas: audição, visão, paladar, tato e olfato. Ressaltamos, ao longo do estudo, que as pessoas com diminuição de alguns dos sentidos têm plena condição de desempenhar todas as atividades exigidas pela sociedade, como trabalhar e estudar. E que geralmente essas pessoas passam a

utilizar outros sentidos para suprir aquele, o qual não possui a capacidade plena.Observar mudanças que ocorrem com o corpo, com o passar do tempo, e compartilhar essas transformações com os colegas

foi muito importante. Como também, aprender que uma alimentação saudável e hábitos de higiene são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

os Nas aulas de Música, iniciamos com os alunos dos 2 Anos o

aprendizado da teoria musical de forma lúdica. Os alunos desenvolveram as noções de pauta, clave de sol e as sete notas musicais; através de jogos e canções.

Trabalharam com as músicas: Minha Canção (Chico Buarque, da obra “Saltimbancos”), Pastorzinho (canção folclórica que cita o nome das notas) e a música tema da história da Noviça Rebelde. Também cantaram a música “Dó-Ré-Mi” e fizeram rimas com essas notas.

PROJETO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL I

Ensino Fundamental I

os 1 Anos

Ensino Fundamental I

os 2 Anos

VOCÊ E SEU CORPO

Page 9: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

9Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

P a r a d a r i n í c i o à atividade de produzir

os textos, os alunos dos 4 Anos escreveram sua história de vida.

Esse tipo de texto permitiu que cada um contasse um

pouco sobre si mesmo e proporcionou novos c o n h e c i m e n t o s d e

escrita.Incentivadas, as crianças

sentiram-se livres para expor seus gostos, preferências e experiências, para todos

os colegas.

Tendo como objet ivo sistematizar a escrita alfabética, fazendo relações entre fonemas

os e letras na construção das palavras, os alunos dos 2 Anos trabalharam com o alfabeto móvel.

A atividade proporcionou ampliação do vocabulário e novos laços de amizade, já que trabalharam em duplas na

realização da atividade.

ALFABETO MÓVEL

ENSINO FUNDAMENTAL I

Ensino Fundamental I

os 2 Anos

Nossa intenção ao trabalhar com jornal, foi que os alunos dos

os 3 Anos estabelecessem um contato inicial com esse portador de textos, observando a sua função social, sua importância na transmissão de informações, na formação de opinião pública e no exercício da cidadania.

Os alunos constataram que as notícias, diferentemente das histórias, são comprometidas com a realidade. Observaram os cadernos que formam o jornal, os tamanhos das letras destacando a importância da notícia e chegaram na organização de dados para a elaboração de uma notícia.

No início do ano, os os alunos dos 3 Anos

realizaram uma atividade de Formação Humana, em que cada um contornou a mão e, em cada dedo escreveu uma característica pessoal. Em seguida, se apresentaram e contaram um pouco sobre elas.

A atividade teve como objetivo, um exercício de reflexão que proporcionou aos nossos alunos o

autoconhecimento e o respeito pelos colegas.Para finalizar, todos colaram as mãos no mural para formar a copa de uma árvore,

simbolizando o grupo.

FORMAÇÃO HUMANAEnsino Fundamental I

os 3 Anos

Ensino Fundamental I

os 4 Anos

Autobiografia

Page 10: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

Com as novas tecnologias, as aulas têm se tornado mais dinâmicas, possibilitando encontrar novos meios de estudar, além dos livros e cadernos convencionais. É possível a apresentação de vídeos, fotos, power points e diversos textos extras que complementam as aulas. Podemos tomar como exemplo a aula sobre a importância da linguagem na matéria de Português.

ARTUR MAGALHÃES R. DOS SANTOS

DANILO AMARO DANTAS

Com essa interação foi

mais fácil de aprender, pois

tivemos exemplos práticos,

facilitando a compreensão

dos conteúdos.

RICARDO CHECCHIA WITAKER

A inserção de novas tecnologias durante as aulas, com os projetores, permite a nós, os alunos, uma melhor visualização de esquemas e mapas. A possibilidade de interagir com os novos aplicativos é uma motivação aos que estão interessados em aprender.

Os alunos, por já estarem acostumados com o meio

digital, acharam que a tecnologia ajuda e atrai os

estudantes para o aprendizado. Os conteúdos vão além

dos livros, se expandindo por uma infinidade de opções,

em que tudo pode ser simples e rápido. Os professores

podem nos disponibilizar conteúdos online, fazendo com

que todos tenham acesso sem problemas.NATÁLIA A. SERODIO

Os Colégios Montessori Santa Terezinha e Domus Sapientiae acreditam que o uso da tecnologia de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração de nossos alunos.

Cada vez mais as novas tecnologias têm estado presentes no nosso dia a dia, assim como os equipamentos tecnológicos fazem parte da rotina dos nossos alunos.

A internet, os aplicativos, os portais de notícias podem e devem ser utilizados como facilitadores da aprendizagem. Dessa forma, faz-se necessário que partam da escola iniciativas para o uso da tecnologia a serviço da educação.

Por estarmos antenados e preocupados com esse novo percurso evolutivo pelo qual caminha a educação, os Colégios disponibilizaram em todas as salas de aula do Ensino Fundamental II e Ensino Médio projetores de alta definição, para possibilitar uma maior interação nas aulas, despertando, assim, vontade e gosto pela aprendizagem colaborativa.

Os professores necessitam integrar-se a essa geração on-line, portanto vêm participando de cursos e capacitações para adequarem seu perfil e assumirem o papel de mediadores na aquisição de conhecimento. Assim, reconhecendo as potencialidades pedagógicas dessas tecnologias, as incorporam às suas práticas. A aparelhagem de última geração estando à mão no momento da necessidade, facilita as diferentes dinâmicas adotadas no dia a dia.

Opiniões de alguns alunos do Ensino Médio comprovam que para esta geração o uso dos aparelhos digitais melhoram e favorecem o trabalho em sala de aula, tornando-o mais criativo, dinâmico e envolvente.

A TECNOLOGIA UTILIZADA COMO ELEMENTO DE ENRIQUECIMENTO

Page 11: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

Danilo Amaro Dantas, Leila Mayumi D. Andersen, Fernando Ramires Dias,

Caroline Puccioni Katsuda e Artur Magalhães R. dos Santos

CAROLINE PUCCIONI KATSUDA

Nas aulas de Gramática, temos acessos a

outros tipos de linguagem, como a

imagética. Usufruímos de vídeos, sons e

aplicativos que facilitam o aprendizado dos

alunos. Nas aulas de Química, assistimos a

um vídeo que explicava e mostrava os

estados físicos da matéria. Algumas PET's

são projetadas, diminuindo o uso de folhas

de exercícios.

LEILA MAYUMI D. ANDERSEN

O uso de tecnologia é a maior novidade. A partir daí, a interação do aluno com as aulas é maior, já que o conteúdo não é transmitido apenas por palavras escritas na apostila, mas com trechos de filmes atuais e programas de tevê voltados para os jovens.

Nossas aulas estão mais

legais e modernas, pois com

a instalação dos projetores

ficaram mais dinâmicas, e

também podemos aprender

mais tendo a internet a

nosso favor.FERNANDO RAMIRES DIAS

Ulick Torelli, Lucas Arruda, Ricardo Checchia Witaker , Isabella Prestes, Natália A. Serodio

e Vitor M. Henrique

VITOR M. HENRIQUE

Com a instalação do novo meio de tecnologia

em nossas salas, nós alunos podemos ter acesso a

conteúdos interativos para realizarmos mais

facilmente avaliações, correções das lições e a

apresentação de Power Point. Além disso, a

tecnologia nos permite ter uma 3ª visão sobre a

matéria, não apenas a nossa, nem apenas a do

professor, mas a visão de um conteúdo teórico

que nos mostra a realização da prática. Porém, o

que me chama mais atenção é o uso de algo que

pessoas da nossa geração compreendem melhor,

revelando uma revolução no ensino.

ISABELLA PRESTES

Com a implementação da tecnologia, as aulas se tornaram mais dinâmicas. Assistimos vídeos que nos auxiliam a nos localizarmos na matéria. Além de facilitar o aprendizado, também economizamos tempo. Com as projeções, temos tido aulas mais interessantes e objetivas.

ULICK TORELLI

Com o data show, todos os professores conseguiram tornar as aulas mais dinâmicas. Esse avanço tecnológico dentro da sala de aula é exatamente o que precisamos. Desse jeito, os professores conseguem transmitir uma aula melhor e ainda mais didática.

LUCAS ARRUDA

Com as tecnologias proporcionadas pela escola, nós não precisamos mais

nos deslocar para uma sala onde é necessário marcar um horário para

podermos usar a lousa digital. Além disso, nós economizamos tempo e os

professores conseguem dar aulas melhores. Exemplo: A professora de redação

pode nos mostrar um vídeo; a professora de biologia pode explorar melhor

sobre os animais; a de química mostrar experimentos etc. Portanto, acho que

com essa nova tecnologia, absorvemos mais e melhor os conteúdos. MONTESSORI

DOMUS

Page 12: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

12Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

Nesse trimestre foi apresentado os aos alunos dos 4 Anos as relações

alimentares que se estabelecem entre os seres vivos.Em sala de aula elaboraram cartazes de diferentes cadeias

alimentares e no Laboratório de Biologia, puderam conferir como os seres decompositores agem.

Dessa forma, compreenderam com clareza de detalhes qual é a importância dessas relações para o meio ambiente.

Vocês já devem ter ouvido histórias que explicam a origem de fatos, objetos ou acontecimentos, como por exemplo “A lenda da mandioca”, que explica como esta raiz surgiu, ou a “Lenda da Vitória- Régia” contada pelos índios.

Pois é, essas histórias são chamadas de Contos Etiológicos, porque procuram explicar um fato a partir de uma história fantasiosa, que envolvam os leitores e os deixem na dúvida se a história é verdadeira ou não. Nas aulas de Língua Portuguesa

os os alunos dos 5 Anos conheceram alguns contos etiológicos da cultura popular africana e brasileira e, para finalizar esse estudo sobre produção textual, escreveram, em dupla, um conto etiológico de própria autoria.

ENSINO FUNDAMENTAL I

CADEIAS ALIMENTARES

Ensino Fundamental I

os 4 Anos

Ensino Fundamental I

os 5 Anos CONTOS

ETIOLÓGICOSOs poemas cinéticos são aqueles criados não

só para serem

lidos, mas para serem vistos, como uma

fotografia, uma pintura. Por

meio do trabalho com letras, palavras e seu

significado, procuram

transmitir, além de sentimentos e

emoções, movimentos, cor,

forma etc. O poema cinético dá a ideia

de velocidade, é

um futurismo literário. São usadas

várias imagens e

palavras como se elas

fossem capazes de se l-o-c-o-m-o-v-e-r.os Os alunos dos 5 anos estudaram vários poemas

cinéticos e

num projeto de criação textual, aliado ao

projeto leitor-escritor, reuniram-se em trios e

criaram seus poemas.

Os trios apresentaram aos demais suas criações e os

trabalhos ficaram expostos no mural.

*POEMAS CINÉTICOS

*Obs: O texto acima foi escrito na proposta do projeto Poemas Cinéticos os realizado pelos 5 Anos, com movimento, fugindo da norma padrão.

Nosso trabalho com projetos de leitura e escrita transformou-se no Projeto “Leitor-Escritor”.

Os projetos de leitura são excelentes situações para contextualizar a necessidade de ler e, em determinados casos, a própria leitura oral e suas convenções. Dentro desse projeto adotamos os livros didáticos “Oficina de Escritores”, Projeto Presente de Língua Portuguesa, livros de leitura paradidáticos mensais, e visitamos a biblioteca do colégio, quinzenalmente.

O objetivo do projeto é o de formar leitores capazes de reconhecer diferentes estilos literários fazendo uso da oral idade, expressando o conteúdo do texto, transformando-o ou reconstruindo-o.

LIVROS PARADIDÁTICOS / BIBLIOTECA

Fundamental Ios os

1 aos 5 Anos

os 1 Anos - - Anna Claudia Ramos -A gente pode, a gente não pode A meninada pode tomar banho sozinha, ir a uma festa e até ter um amigo para sempre, mas ainda não pode chegar perto do fogo, nem dar chilique na rua. E isso segundo as próprias crianças, graças a um bate-papo da autora com elas.

os 2 Anos - - -A Zebrinha preocupada Lúcia Reis Narra a história de uma zebrinha diferente das outras. Um tema apropriado para explorar as diferenças entre os seres da mesma espécie ressaltando o respeito que devem merecer todos aqueles que, por alguma razão, diferem do grupo em que convivem.

os 3 Anos - Felpo Filva - Eva Furnari - É a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles.

os 4 Anos - Ruth Rocha - - Histórias das mil e uma noites Esse livro primeiro apresenta-nos a história de Sherazade, a princesa das mil e uma noites. Depois conta três contos dessa história: “Aladin e a lâmpada maravilhosa”, “O pescador e o gênio” e “Ali Babá e os quarenta ladrões”.

os 5 Anos - Sônia Rosa - - Os tesouros de Monifa Narra o encontro de uma brasileirinha afrodescendente com sua tataravó, Monifa, que chegou aqui de lá do outro lado do oceano, em um navio negreiro. Mesmo escrava, aprendeu a escrever e, por meio das letras que aprendeu, deixou para os filhos o maior de todos os tesouros que alguém pode herdar

LIV

RO

S PA

RA

DID

ÁTI

CO

S JÁ

AD

OTA

DO

S

Page 13: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

13

ENSINO FUNDAMENTAL I

OIE

M O

D O

DUTSE

AMENICORTAET

SUES U

M

EXPO

SIÇÕ

ES

os 1 Anos

os 5 Anos

os os Ensino Fundamental I - 1 Anos aos 5 Anos

A Indústria de Alimentos Di Cunto complementou os estudos dos alunos dos . Foram abordados os os 2 Anostemas: alimentação, higiene e segurança na cozinha.

os 2 Anos

Jardim Botânico de São Paulo

os 4 Anos

os 3 Anos

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

Neste trimestre nossos alunos realizaram visitas de acordo com osprojetos trabalhados em sala de aula.

CULTS URA AT ISISIV

CIENTECParque

DE SÃO PAULODE SÃO PAULO

Os visitaram o Aquário de São Paulo. Os os 1 Anosalunos tiveram a oportunidade de conhecer vários tipos de peixes, répteis, anfíbios, dinossauros e assistiram a uma sessão de cinema, em 3D.

Os alunos dos foram ao Parque os 3 AnosCatavento. Visitaram as sessões: Vida, Engenho etc.

O Jardim Botânico foi o local escolhido para a visita dos . Conhecer e interagir os

4 Anosdiretamente com o meio ambiente e descobrir a importância da vegetação, ciclo da água e formação do solo, foram alguns dos assuntos abordados nesta visita.

O Sistema Solar foi o tema escolhido para ser abordado na visita dos ao

os 5 Anos

CIENTEC. Visitaram a Alameda do Sistema Solar, entre outras atividades.

Page 14: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

14Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

Nas aulas de História, ministradas pela professora Inês, os os alunos dos 6 Anos trabalharam as fontes históricas, através das suas histórias individuais, com informações,

objetos e registros.Nesta atividade o aluno percebe que nada na vida é instantâneo, já que tudo pelo que passou e passa é uma construção, um

aprendizado que perdura e refletirá em seu próprio futuro. Nesse sentido, hoje, nós fazemos, no presente, através de nossas marcas e rastros, algo que refletirá no futuro, de forma consciente e cidadã, deixando pistas para os futuros estudantes da humanidade.

ENSINO FUNDAMENTAL II

HISTÓRIA

Nesta aula a emoção é garantida!

Ensino Fundamental II

os 6 Anos

Ensino Fundamental II

os 7 Anos

os Os alunos dos 7 Anos nas aulas de História da

professora Inês e de Redação da professora Gabriela realizaram uma pesquisa musical e iconográfica para desenvolver o projeto “Marketing Medieval”.

Após reunirem diversas informações usaram toda a sua criatividade para inventar um medicamento com a respectiva bula nos moldes contemporâneos, porém, que pudesse ser usado no período histórico pesquisado.

Ainda faz parte do projeto, a elaboração e apresentação de uma campanha completa de marketing do produto (jingle, cartaz, slogan e logomarca).

A tecnologia entrando em sala de aula!

IDADE MÉDIAMarketing

MULTIDISCIPLINARIDADE

Page 15: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

15Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

ENSINO FUNDAMENTAL II

A partir da classificação dos botões, os os

alunos dos 7 Anos desenvolveram os critérios de classificação dos Seres Vivos.

Através da atividade proposta pelo professor Manolo, os alunos descobriram que apesar dos botões estarem em grupos, cada um apresenta a sua individualidade. Os mesmos critérios são utilizados com os Seres Vivos.

“Na área de ciências é fundamental e l abo ra r a t i v idades que permitam a construção do

conhecimento pelo próprio aluno, de modo que ele deixe a condição de espectador passivo e, por meio da execução de trabalhos, possa desenvolver um aprendizado significativo”.

Utilizando diferentes materiais e os

criatividade, os alunos dos 6 Anos nas aulas do professor Manolo representaram de forma lúdica o Sistema Solar.

os Nas aulas de Ciências dos 8 Anos com a professora Elisete, para aprimorar os conhecimentos sobre

células, os alunos usaram de muita criatividade e confeccionaram células de animais.E ainda neste trimestre os alunos coletaram diversas amostras de texturas: de paredes, de pisos, de

telas etc, para comparações com tecidos humanos no microscópio.

Sistema Solar

Classificação dos Seres Vivos

CONHECENDO CELULAS E TEXTURAS !Ensino Fundamental II

os 8 Anos

Ensino Fundamental II

os 6 Anos

Ensino Fundamental II

os 7 Anos

Page 16: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

16

Ensinos Fundamental II e Médio

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

os Em parceria com o SENAC, o Colégio Domus oferecerá aos alunos dos 2 Anos, a possibilidade de participarem do projeto “Empreendedor de Primeira Viagem”.

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto, seja ele técnico, científico ou empresarial. Tem origem no termo “empreender” que significa realizar, fazer ou executar. O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Essencial para a geração de riqueza dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

Os alunos passarão por uma série de encontros e poderão explorar questões teóricas e vivências práticas relacionadas ao empreendedorismo. No último encontro haverá o encerramento e premiação para os melhores projetos.

Ensino Médio

os 2 Anos

COLOCANDO AS NOTÍCIAS EM DIA!

N a s a u l a s d e Geografia o professor Marco Aurélio propôs

os aos alunos dos 9 Anos e do Ensino Médio, dentro de um prazo e s t i p u l a d o , q u e

lessem ou assistissem notícias do jornal.

Na sala de aula os alunos apresentaram e

debateram as notícias com a mediação do professor.

PROJETO JOVEM EMPREENDEDOR

Parceria Domus e o Centro Universitário

os 9 Anos e Ensino Médio

“Empreendedores são aqueles que entendemque há uma pequena diferença entre

obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”

NICOLAU MAQUIAVEL

Iniciativa

Comprometimento

MetasPlan

ejament

oInovação Autoconfiança

Criatividade

Eficiencia

Persistencia

Empreendedor

Page 17: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

17Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

ENSINOS MÉDIO E FUNDAMENTAL II

Em visita à exposição Grandes Artistas, no os

Centro Cultural Banco do Brasil, os alunos dos 1 e os

2 Anos puderam apreciar várias coleções, com destaque para as obras de Ludwig.

Foi uma oportunidade para nossos jovens perceberem a heterogeneidade quanto às tendências artísticas, a diversidade na origem dos criadores e o quanto são híbridas em suas direções, mas que, ainda assim, estabelecem diálogo e constroem vínculos inéditos entre si.

Foi uma tarde especial para nossos alunos que constataram a consonância entre os conteúdos trabalhados em sala de aula e as obras observadas.

Cada vez mais premente estão a aceleração do ritmo das mudanças sociais e tecnológicas e a diversificação dos perfis das crianças e jovens que recebemos a cada ano.

Nesse contexto, entendemos que somente a Formação Continuada nos auxiliará a superar o desafio de qualificar, em permanência, a equipe de educadores do Colégio Domus Sapientiae.

Neste ano, nossa equipe pedagógica participou do congresso oferecido pelo , em 22 de Sistema Anglo de Ensinomarço, que mobilizou renomados especialistas para propor e mediar uma série de palestras, oficinas e entrevistas com os autores do material didático.

Esta é uma das muitas opções de capacitação para toda nossa equipe que acredita na importância de somar experiências, refletir sobre seu papel como agente de transformação e colocar em prática seus estudos a fim de garantir uma aprendizagem significativa aos nossos educandos.

Sempre por Dentro!

“Não há, na arte, nem passado nem futuro.A arte que não estiver no presente jamais será arte”.

PABLO PICASSO

FORMAÇÃO

CONTINUADA

Colocando em prática!

Ensino Médio

os os 1 e 2 Anos

os Nas aulas de Química da professora Cristina Fornarolo, os alunos dos 1 Anos aprenderam

sobre partículas atômicas e subatômicas com apresentação da tabela da Estrutura da Matéria (CNPq). Objetivando a associação do conteúdo com o concreto, tiveram a oportunidade de conhecer as partículas com modelos em feltro.

QUÍMICA Ensino Médio

os 1 Anos

Page 18: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

18

Ensinos Fundamental II e Médio

APRENDER FORA DA SALA DE AULA

Sabina escola parque do conhecimento

Informativo COLÉGIO DOMUS SAPIENTIAE nº45

os Os alunos dos 9 Anos visitaram a Sabina “Escola Parque do

Conhecimento”. A visita contribuiu para a formação integral e multidisciplinar do conhecimento.

Os alunos aprenderam observando experimentos, instrumentos, instalações musicais e obras de arte. Foi uma oportunidade para entender Arte, Ciência e Tecnologia experimentando.

Ensino Fundamental II

os 9 AnosSEÕÇIS

OP

XE

TEATRO

ENSINO MÉDIO - Teatro e Obras LiteráriasCom o objetivo de incentivar o hábito da leitura por meio do

contato com o teatro e de tornar o aluno sensível à compreensão das obras clássicas, transformando a leitura mais prazerosa. Os alunos do Ensino Médio são convidados a assistir à peças apresentadas pelo Grupo

Ria, especializado na área educacional e que desenvolve um trabalho de pesquisa literária sob supervisão do mestre em Literatura Geraldo Chacon.

Neste trimestre, Memórias de um sargento de Milícias, O Cortiço e Vidas Secas fizeram parte desta atividade.

Page 19: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

!adiv araa pciariênxpea erica mu é rapmacA

os os2 aos 8 Anos - Fundamental

os os2 aos 8 Anos - Fundamentaldo

ESTUD S

Nos dias 15, 16 e 17 de março o Colégio Domus realizou mais um tradicional acampamento à Fazenda Estância Peraltas. Participaram desta excursão alunos dos

os os 2 aos 8 Anos - Ensino Fundamental.

Dentro da programação tivemos as seguintes atividades pedagógicas:

os 2 AnosŸ Planetário Micromonstros - atividade interativa no CEU

(Centro de Estudos do Universo) - viajando pelo mundo microscópico.

Ÿ Visitação à Fazendinha - observação da natureza, da fauna e flora local.

Dentro das atividades de lazer os alunos contaram com uma infraestrutura completa de recreação: piscinas, toboágua, tiroleza,

quadras de vôlei de areia e futebol de sabão, ginásio coberto, muro de escalada,

discoteca, playground etc.

os 3 AnosŸ Projeto Luxo do Lixo - discussão sobre produção de

lixo e possíveis soluções de reutilização e reciclagem.Ÿ Visita ao Laticínio Tavolaro - aprenderam sobre a produção de leite e seus

derivados.

os 4 AnosŸ Visita ao tratamento de água e esgoto de Brotas - ciclo

da água, sua captação etc.Ÿ Visita ao Museu do Calhambeque - observação de documentos

históricos, carros antigos etc.

os 5 Anos

Ÿ Visita à Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) - observação dos planetas; viagem ao sistema solar

através de sessão multimídia.

os 6 Anos

Ÿ Visita à Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) - para realização de 3 projetos de Geologia.

Ÿ Albedo 039; Geo Show; oficina de rochas e trilha com cachoeira.

Ÿ Visita à Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) - para realização de 2 projetos de Astronomia.

Ÿ Arvorismo e Rafting (opcional).

os os 7 e 8 Anos

Foram três dias de muitadiversão, lazer econhecimento.

Page 20: - Fevereiro-Abril / em apro O - colegiodomus.com.br · Os desenhos, e mesmo antes, os rabiscos e garatujas são formas de expressão das crianças. É por meio dos desenhos que elas

AdministraçãoFAAP / ESPM / PUC

GUILHERME BOCCATO

Arquitetura - FAAP

LUCAS DE CASTRO

Administração Mackenzie

JOÃO VITOR FACCIOTTI

Engenharia de Produção

MAUÁ

RICARDO CUENCAS

Engenharia - MAUÁFEI / Mackenzie

GABRIEL BERINBAIM

Psicologia - FMU

ANA CAROLINA BARRETO

Relações Internacionais

FAAP

ILANA DE MELO

Direito - PUC / FMU

JULIA ALIMARI

EDUARDO MESQUITA

Educação Física - FEFISA