ficha desenhos

37
PROJETO KIDS Ficha Desenhos Animados

Upload: tscherniak-paulinho

Post on 21-Mar-2016

242 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

ficha de desenhos animados

TRANSCRIPT

Page 1: Ficha Desenhos

PROJETO

KIDSF i c h a D e s e n h o s A n i m a d o s

Page 2: Ficha Desenhos

BACKYARDIGANS // Animação 3D - 22min

Descrição: cinco amigos brincam em um quintal, aventurando-se em mundoscriados através de sua imaginação coletiva.

Personagens: Pablo, Tyrone, Uniqua, Tasha e Austin são humanóides baseados emanimais existentes (com exceção de Uniqua, de raça não definida). Os personagenssão neutros e parecidos entre si – diferenciando-se pela aparência, sexo e por pequenostraços de personalidade.

Modelo: cinco amigos de mesma faixa etária aventuram-se nos mundos da imaginação.A cada episódio, um mundo novo é trazido à tona e os protagonistas encarnamdiferentes personagens dentro dele.

Personagens: traços arredondados esimplificados. Cores fortes e expressivas.Cenário: complexo e detalhado.

Estrutura:

1) Os Backyardigans brincam no quintal, já apresentandoum tema e fazendo um “gancho” para o que será vivenciadoem seu mundo imaginário;2) Música (relacionada ao tema da brincadeira);3) Mudança do mundo real para o imaginário (Backyardiganstransformam-se em seus personagens fictícios);4) Um problema maior acontece;5) Personagens tentam uma ou mais soluções, todas frustradas;6) Música (relacionada à solução do problema);7) O problema é solucionado através das habilidades dospersonagens encarnados pelos Backyardigans;8) Retorno ao mundo real, finalizando com os protagonistasindo lanchar ou fazer algo do cotidiano de uma criança.

Page 3: Ficha Desenhos
Page 4: Ficha Desenhos

Descrição: Pocoyo, um menino curioso, se diverte com seus amigos em um mundo particular cheio de sons e objetos.

Personagens: Pocoyo é um menino em idade pré-escolar que, como todos os meninos de sua idade, quer brincar, aprender coisas novas e se divertir. Seu amigos, todos animais, apresentam personalidades distintas – servindo de time de suporte para as histórias apresentadas.

Modelo: um menino e seus amigos bichos brincam e enfrentam pequenos desafios em seu mundo particular. Nenhum personagem fala (com exceção de algumas palavras soltas). O narrador aparece como fio condutor da história, interagindo – através de perguntas, dicas e opiniões –com os personagens do desenho e com os espectadores (em relação a estes últimos, com o intuito de fazê-los pensar e raciocinar a respeito de um problema/situação apresentado).

POCOYO // Animação 3D - 7min

Personagens: Traços simples, delicados,tons pastéis, cada personagem tem uma cor.Cenário: Não tem, apenas objetos quecomplementam a história.

Estrutura:

1) Narrador interage com o Pocoyo, que brinca comalgo relacionado ao tema central do episódio;2) Frente a alguma situação, o narrador solicita ajudaao espectador;3) É apresentado um problema/desafio aos personagens;4) Pocoyo tenta resolver o desafio de uma ou mais formas,sem sucesso;5) Novamente o narrador solicita ajuda ao espectador;6) O problema é resolvido (normalmente pelo Pocoyo).

Page 5: Ficha Desenhos

0:00 7:002:30 5:30

Pocoyo e seus amigos brincam com bolhas desabão.

Allie e Pocoyo passam a disputar o 2:30 brinquedo que faz bolhas, acabando cada um com um parte (nãopodem mais fazer bolhas).P

rob

lem

a

Iníc

io

Fim

Compartilham o brinquedo e voltama fazer bolhas.S

olu

çã

o

Episódio: Bolinhas de sabão

0:00 7:001:30 5:30

Pocoyoencontra umguarda-chuvae decidedescobrir oque ele faz. T

en

tativ

as

Iníc

io /

De

safio

Fim

Começa a chover e elesdescobrem para quê oguarda-chuva serve.S

olu

ção

Episódio: O Guarda-chuva

Pocoyo e seus amigos exploram as características do guarda-chuva (como ele abre,como ele fecha, etc.).

Page 6: Ficha Desenhos

JELLY JAMM // Animação 3D - 11min

Personagens: traços delicados, artísticos, arredondados,cores em tons agradáveis. Lembram massinhas de modelar.Cenário: colorido, com bastante detalhes, um pouco denon-sense, cores na mesma linha das personagens.Lembra Mario Bross.

Descrição: Jelly Jamm narra as aventuras de cinco amigos: Bello, Mina, Rita, Goomo e Ongo. Estes cinco amigos vivem em Jammbo, o planeta em que se origina a música no universo. Juntos, passam por situações divertidas, desafiadoras e educativas.

Personagens: os personagens são humanóides de uma raça não-definida, cada um de uma cor diferente e com traços de personalidade distintos e marcantes. Há personagens secundários (Rei e Rainha) e de apoio (como os Dodos, por exemplo).

Modelo: três personagens masculinos (Bello, Goomo e Ongo) e dois femininos (Mina e Rita), pertencentes a uma raça “gelatinosa” não-definida, aventuram-se em seu planeta musical – passando ao espectador valores como o da amizade e da compaixão.

Estrutura:

1) Acontece algum problema/situação com um dospersonagens;2) Um ou mais personagens procuram uma soluçãopara o problema;3) Várias tentativas frustradas de resolver o problema;4) O problema é resolvido, passando-se uma liçãode moral ao espectador;5) Tudo fica bem e uma cena musical acontece.

Page 7: Ficha Desenhos
Page 8: Ficha Desenhos

MEU AMIGÃOZÃO // Animação 2D - 12min

Personagens: traços modernos e exagerados,cores com tons amenos.Cenário: artístico, bem desenhado, em tonspastéis, dando mais ênfase aos personagens.

Descrição: O desenho aborda as aventuras de três crianças e seus amigõezões – bichosgrandes e amigáveis, concebidos por sua imaginação, que vão ajudá-los a superar osdesafios próprios da infância.

Personagens: o desenho é protagonizado por três amigos em idade pré-escolar – Yuri,Lili e Matt –, cada um com seu amigãozão (Golias, Nessa e Bongo, respectivamente).Yuri é extremamente criativo, e seu amigãozão é o elefante Golias, carinhoso e medroso.Lili é determinada, e seu amigãozão é a girafa Nessa, amiga e alegre. Já Matt é arteiro eagitado, e seu amigãozão é o canguru Bongo, atlético e com grande senso de humor.

Modelo: três crianças desvendam o mundo ao seu redor com o auxílio de seus amigosimaginários, aprendendo a enfrentar e a superar seus medos e a conviver em grupo.

Estrutura:

1) As crianças estão brincando;2) Um problema (ou situação desafiadora) aparece,normalmente relacionado aos problemas comuns de criançasreais (medo do escuro, não querer dividir as coisas, etc.);3) As crianças e os amigõezões tentam enfrentar o problema;4) Juntos, todos colaboram para que o problema sejaresolvido (transmitindo ao telespectador algum valor ou lição).

Page 9: Ficha Desenhos
Page 10: Ficha Desenhos

PEIXONAUTA // Animação 2D - 12min

Personagens: traços modernos, massimplificados. Protagonista lembra Turma da Mônica. Cenário: artístico, vetorizado, sem contornos.

Descrição: O agente secreto Peixonauta vivencia grandes aventuras ao lado desua melhor amiga Marina e de seu grande amigo Zico, o macaco.

Personagens: os protagonistas são três agentes da OSTRA (Organização Secretapara Total Recuperação Ambiental): Peixonauta, um peixe que pode sair da águaatravés de seu traje especial (capaz de criar máquinas que auxiliam nas missões);Marina, menina inteligente e curiosa (também interage com o telespectador); e Zico,um macaco encrenqueiro e desastrado.

Modelo: a cada episódio o trio de agentes ambientais desvenda pistas dadas por umabola especial para chegar a sua missão. Os agentes precisam repetir a coreografia demovimentos/sons da bola para receber as pistas – momento em que o telespectador é“convidado” a fazer o mesmo.

Estrutura:

1) Os personagens estão brincando e se divertindo;2) Um problema acontece;3) Os personagens são recebidos por uma bolaPOP – precisam seguir sua “sequência coreográfica”para abri-la e receber as pistas de qual será sua missão;4) Personagens tentam desvendar as pistas;5) Ao desvendar as pistas, os personagens vão para a missão;6) Quando resolvem a missão, outra POP aparece – quandoaberta, presenteia o trio por sua vitória.

Page 11: Ficha Desenhos
Page 12: Ficha Desenhos

MECANIMAIS // Animação 3D - 12min

Personagens: traços complexos e cores fortes,com muitos detalhes e acessórios.Cenário: colorido, tecnológico, com peças de montar.Lembram jogos de videogame.

Descrição: Uma equipe de animais-robôs dotados de super-poderes aventura-seem seu próprio mundo fantástico, ajudando uns aos outros e aprendendo diversascoisas novas.

Personagens: cada mecanimal é representado por um animal-robô diferente, possuindopersonalidades e super-poderes distintos: Rex, o tiranossauro-robô, possui super-força;Sasquatch, o pé-grande-robô, possui super-elasticidade; Komodo, o dragão de komodo-robô, possui super-ferramentas; Maus, a rata-robô, possui super-velocidade; e, por fim,Unicórnio, uma unicórnio-robô, é capaz de voar.

Modelo: cinco animais-robôs, cada qual com seu super-poder, vivem em uma ilhaflutuante em forma de tigre situada acima de outras ilhas menores (habitadas por outrosrobôs). Cada episódio apresenta um problema em uma destas ilhas menores, onde olíder dos mecanimais, o Corujão, os manda lá para resolver os problemas através dacorreta utilização dos seus super-poderes.

Estrutura:

1) Já no início do episódio, os mecanimais recebemuma missão do seu líder, o Corujão;2) Os mecanimais investigam as razões do problema;3) Os mecanimais utilizam seus super-poderes pararesolver o problema, passo a passo até resolver oproblema por completo;4) O problema é resolvido e tudo volta a funcionarnormalmente (é passada uma lição ao telespectador);5) Todos ficam alegres e festivos.

Page 13: Ficha Desenhos
Page 14: Ficha Desenhos

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO // 2D - 11min

Personagens: traços modernos e suaves. Coressuaves. Contorno com tom um pouco mais escurodo que cor de preenchimentoCenário: colorido, detalhado mas suave. Lembra vetor.

Descrição: A série apresenta o dia-a-dia dos moradores do Sítio do Picapau Amarelo,onde a realidade e a magia coexistem.

Personagens: constituem os protagonistas a boneca de pano Emília (mandona eteimosa, geralmente no centro dos acontecimentos) e os netos de Dona Benta (donado sítio) – a menina Narizinho e o menino Pedrinho.

Modelo: retrata o dia-a-dia em um sítio mágico abarrotado de elementos fantásticos(como lugares e personagens mágicos), centrado em um dois irmãos (um menino euma menina) e em uma boneca falante.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituiráo tema do episódio;2) Como conseqüência, surge um problema(ou situação problemática);3) O problema é resolvido e a harmonia é restabelecida.

Page 15: Ficha Desenhos
Page 16: Ficha Desenhos

MARTHA FALA // 2D - 13min

Personagens: traços artísticos, estilo pincel e tinta.Traços trabalhados e femininos. Cores pastéis.Cenário: tons pastéis, pincel e tinta, texturas.Lembra livros infantis.

Descrição: a cadela Martha come uma sopa de letrinhas e ganha o dom da fala, ajudando,a partir daí, sua dona Helena e seus amigos em seus desafios do dia-a-dia.

Personagens: a série é centrada na cadela falante Martha (tagarela e esperta), em suadona Helena (um pouco tímida, mas focada e determinada) e em uma grande gama depersonagens coadjuvantes e de apoio (tanto humanos como animais). Com relação aosanimais, apenas Martha é capaz de falar.

Modelo: a cadela falante Martha ajuda sua dona e seus amigos a superarem desafios docotidiando (relacionados à vida escolar, à infância e etc.). Nesta superação de desafios,são passadas informações educativas ao telespectador.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituiráo tema do episódio;2) Desta situação, surge um desafio;3) O desafio é superado, através da utilização/aquisiçãode conhecimentos e de muita imaginação (o quenormalmente gira em torno de Martha).

Page 17: Ficha Desenhos
Page 18: Ficha Desenhos

GASPARD E LISA // 3D - 13min

Personagens: traços artísticos, estilo pincel e tinta.Cores fortes e constrastadas com detalhes simplificados.Cenário: bem detalhado, pincel e tinta com texturas.Lembra livros infantis.

Descrição: A série conta as aventuras dos melhores amigos Gaspar e Lisa (dois cachorrosantropomórficos) por Paris, a cidade em que vivem.

Personagens: a série é centrada nos cachorros-humanóides Gaspar e Lisa, e em suasfamílias caninas.

Modelo: Gaspar e Lisa, cachorros antropomórficos, vivem de forma normal em meioaos humanos (suas famílias também são de cachorros), realizando atividades diversas eentrando em pequenas aventuras em seu dia-a-dia.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituiráo tema do episódio;2) Como conseqüência, surge um problema,geralmente relacionado a temas do cotidiano – comoproblemas na escola, pequenos empecílios e outrospróprios da infância;3) O problema é resolvido e a harmonia é restabelecida.

Page 19: Ficha Desenhos
Page 20: Ficha Desenhos

BOB, O CONSTRUTOR // 3D - 13min

Personagens: traços simplificados, estilo brinquedos.Cores mistas, tons fortes e tons pastéis.Cenário: bem detalhado, estilo brinquedos, imagens.

Descrição: A série gira em torno de Bob, um humano construtor, sua colega Wendy,de diversos veículos antropomórficos e de seus vizinhos e amigos (em suma, retrata apequena população de uma cidade em sua rotina de trabalho e lazer).

Personagens: a série é centrada nos humanos Bob e Wendy e em uma série de veículosantropomórficos (cada um de um modelo específico, com sua própria personalidade).

Modelo: em cada episódio, Bob e seus amigos trabalham, se divertem e ajudam unsaos outros através de construções, inovações e reparos – com ênfase na resolução deconflitos, socialização e cooperação.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituirá otema do episódio;2) A situação é desenvolvida e resolvida, podendoaparecer algum problema no caminho;3) O problema, se presente, é resolvido;4) Acontece uma reviravolta ou cena cômica, eo episódio termina de forma engraçada.

Page 21: Ficha Desenhos
Page 22: Ficha Desenhos

OS PIRATAS E SUAS AVENTURAS COLORIDAS // 3D - 11min

Personagens: traços definidos, coloridos, detalhes nasroupas e acessórios. Lembra Pixar.Cenário: bem detalhado, 3D, cenário de ilha com coresamenas, exceto o mar, com azul vivo e forte.

Descrição: o Capitão Leo e sua tripulação de piratas amantes das artes partem emarriscadas missões com o objetivo de recuperar as expressões artísticas perdidas doreino de Croma.

Personagens: o núcleo é composto por Capitão Leo, pirata humano amante da arte,Cleo, princesa humana que fugiu do seu país para viver com os piratas, e Belo, umalagartixa falante e engraçada. Há um núcleo definido e recorrente de inimigos: aRainha Confórmia e seu “exército”, formado pelo capitão Krank e seus lacaios.

Modelo: pequeno grupo de piratas (pirata, menina e mascote) enfrenta uma aventuradiferente a cada episódio, sempre perseguidos pela Rainha Confórmia e seu exército.

Estrutura:

1) É apresentada a aventura que será vivida no episódio (são abordados aspectospertinentes ao assunto, como localização e conhecimentos sobre o tema – como aapresentação de Leonardo Da Vinci quando os piratas têm o objetivo de chegar à sua ilha);2) Entra uma cena musical relacionada ao assunto;3) Os personagens entram na aventura, desvendando códigos e pistas e utilizandoo raciocínio para cumprir seu objetivo;4) A Rainha Confórmia fica sabendo o que os piratas estão fzendo e tenta interferir,acionando Krank e seus lacaios;5) Os personagens livram-se dos soldados e cumprem seu objetivo, utilizando acriatividade (entra uma nova cena musical).6) Acontece um pequeno problema como conseqüência da aventura (como Beloenfeitiçado por uma coroa mágica), novamente resolvido através de criatividade.7) Os personagens retornam ao seu navio, todos alegres (em alguns episódios,comentam como superaram seus desafios através de sua criatividade, no intuitode passar uma pequena lição ao telespectador).

Page 23: Ficha Desenhos
Page 24: Ficha Desenhos

OS PEZINHOS MÁGICOS DE FRANNY // 3D - 12min

Personagens: traços bem artísticos, simplificados, mas combastante acessórios, estilo feminino. Lembra livros infantis.Cenário: bem detalhado, artístico, um misto de desenhoartístico com desenho realista.

Descrição: Franny viaja magicamente a diversos lugares do mundo quando calça sapatosna sapataria do seu avô. A cada destino, a menina entra em contato com diferentes pessoase culturas do nosso mundo.

Personagens: a série é baseada em Franny, uma menina comum em idade pré-escolar,e nos personagens diversos que ela encontra e conhece a cada episódio.

Modelo: garotinha de cinco anos viaja em incríveis aventuras toda vez que calçasapatos da sapataria do avô, encontrando em seu caminho pessoas interessantes ediferentes culturas (os sapatos são sempre relacionados ao seu destino – com botas deastronauta ela vai para uma estação espacial, por exemplo).

Estrutura:

1) Franny se diverte em alguma situação ou brincadeira,e um pequeno problema acontece (exemplo: seu balãode gás vai parar no teto);2) Chega um cliente na sapataria e Franny calçaos sapatos que ele traz, indo magicamente paraum lugar distante (relacionado ao tipo de sapato);3) Franny aprende coisas novas e se diverte com aspessoas e particularidades do lugar (geralmente deixasua marca, fornecendo alguma boa ideia ou ajuda paraa solução de um problema ou situação apresentados);4) Franny resolve o pequeno problema apresentado noinício do episódio através dos conhecimentos adquiridosem sua viagem mágica.

Page 25: Ficha Desenhos
Page 26: Ficha Desenhos

PRINCESAS DO MAR // 2D - 11min

Personagens: traços vetores, influência japonesa (mangá),coloridos sem contornos. Destaque para os olhos.Cenário: vetores, coloridos, mesmo estilo das personagens.

Descrição: a série conta as aventuras das princesas do mar no reino de Salácia, umreino aquático localizado no fundo do oceano.

Personagens: cada princesa e cada príncipe responde por uma espécie de animalmarinho distinta (são capazes de entender e de se comunicar com animais do seu tipo).O núcleo principal é formado por Polvina, princesa dos polvos (calma e pacífica), Tubarina,princesa dos tubarões (geniosa e de pouca conversa) e Ester, princesa das estrelas do mar(curiosa e sonhadora). Diversos outros príncipes e princesas aparecem na série.Obs.: os pais dos príncipes e princesas ostentam, obviamente, os títulos de reis e rainhasdas espécies a que respondem – o pai de Polvina, por exemplo, é o rei dos polvos.

Modelo: princesas baseadas em diferentes espécies de animais (cada uma com ahabilidade de entender e se comunicar com a espécie a que estão relacionadas)aventuram-se no mundo do mar (reflexo do nosso mundo real, com casas, escolae etc. em “roupagem marinha”).

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituirá o tema do episódio;2) Um problema aparece (exemplo: as princesas ficam sabendoque um filhote de baleia se perdeu);3) As princesas tentam resolver o problema, mas sem sucesso;4) Chamam ajuda ou têm uma ideia de como solucionar oproblema, resolvendo-o;5) Quando tudo parece estar bem, outro problema aparece(exemplo: um tubarão faminto aparece e persegue as princesas);6) As princesas se livram do problema, resolvendo-o através deuma boa ideia/raciocínio;7) O episódio volta ao tema apresentado no início e a harmoniaé restabelecida.

Page 27: Ficha Desenhos
Page 28: Ficha Desenhos

MY LITTLE PONY: A AMIZADE É MÁGICA // 2D - 11min

Personagens: traços vetores, tons pastéis, contornos coloridos.Destaque para os olhos. Lembra Meninas Superpoderosas.Cenário: vetores, coloridos, sem contorno, detalhado.

Descrição: a série conta as aventuras de um grupo de pôneis fêmeas lideradas porTwilight Sparkle, uma pônei-unicórnio. Juntas, as pôneis aprendem os caminhos daamizade e ajudam os moradores de Ponyville a superarem seus problemas.

Personagens: pôneis falantes com habilidades distintas: Twilight Sparkle, uma pôneiunicórnio com o poder da magia (sempre disposta a ajudar seus amigos), Fluttershy,uma pônei pégaso que adora os animais (amorosa e tímida), Rarity, uma pônei unicórniode grande beleza, estilista (amiga prestativa), Rainbow Dash, uma pônei pégasosuper-veloz (atleta, competitiva), Applejack, uma pônei terrestre que cresceu trabalhandoem uma fazenda de maçãs (racional e responsável) e Pinkie Pie, uma pônei terrestresempre pronta para fazer e participar de festas (animada e elétrica). Cada uma daspôneis possui, ainda, seu próprio bicho de estimação.

Modelo: retrata o dia-a-dia de seis pôneis em seu mundo particular – cada uma comtraços distintos e marcantes e personalidades diferentes. É focado, nos episódios, ovalor da amizade e do companheirismo (os temas tratados funcionam como lições emensagens para o telespectador). Além da função educativa, a série apresenta muitosmomentos de ação e diversão.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituirá o tema do episódio;2) Como conseqüência, surge um problema ou situação a ser resolvida (exemplo: Rainbowé a única que não tem um bicho de estimação, então decide achar um);3) Um ou mais personagens tentam resolver o problema, mas sem sucesso (exemplo: váriosanimais são apresentados a Rainbow, mas nenhum lhe serve de bicho de estimação);4) Uma solução para o problema é pensada e desenvolvida dentro da história (exemplo: Rainbow decide fazeruma competição para decidir qual animal será seu bicho de estimação, consagrando-se como tal o vencedor);5) O problema é resolvido através de uma reviravolta, passando-se uma mensagem de valorizaçãoda amizade, esforço e companheirismo (exemplo: Rainbow é salva, na competição, pela tartaruga,animal que ela nem mesmo queria que competisse, escolhendo-a como seu bicho de estimação);6) Acontece um momento reflexivo, em que o personagem em destaque (no centro do tema do episódio) pensaem tudo o que ocorreu, tirando suas conclusões e apontando tudo o que aprendeu (exalta-se a amizade).

Page 29: Ficha Desenhos
Page 30: Ficha Desenhos

ROB, O ROBÔ // 3D - 11min

Personagens: traços simplificados, formas simples e arredonadas.Cores bem destacadas, cada personagem tem sua cor definida.Cenário: bem definido, tom infantil, segue a linha das personagens.

Descrição: a série conta as aventuras e explorações espaciais do robô Rob e seustrês amigos – Ema, TK e Orbit.

Personagens: constituem os protagonistas Rob, um robô aventureiro e curioso, Ema,uma alienígena criativa e inteligente, Orbit, um robô artista e inventor e, por fim, TK,uma robô cheia de ferramentas guardadas em seu corpo, lógica e organizada.

Modelo: Rob e seus amigos visitam, a cada episódio, um planeta temático (cadaplaneta retrata um tema, o que se reflete em seu nome: Planeta Museu, Planeta Banda,Planeta Corrida, etc.). Vão ao planeta visitado para cumprir uma missão, normalmenterelacionada a fatos reais (dinossauros, por exemplo). Na exploração, entram em contatocom vários conhecimentos educativos, assim como utilizam o raciocínio e fazem novosamigos. No final do episódio, fazem um resumo completo de toda sua missão,ressaltando o que descobriram e o que aprenderam.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação que constituirá o tema do episódio;2) Como conseqüência, surge a ideia de uma missão;3) Os personagens escolhem para qual planeta irão – visualizam maisde um planeta, passando-os em um holograma até encontrar o planeta“certo” (baseado no tema de sua missão – ex.: quando a missão éencontrar um instrumento musical, vão para o Planeta Banda);4) No planeta, os personagens fazem uma exploração, aprendendocoisas novas. Um pequeno problema ou situação estranha acontece(ex.: objetos começam a sumir no Planeta Museu), e os personagenspartem para a investigação;5) O mistério é solucionado (ex.: no Planeta Museu, o cãozinho deguarda estava levando os objetos sumidos para brincar) e o problemaé resolvido (entregam um osso para o cachorro brincar);6) Os personagens voltam para sua nave e fazem um resumo do queaprenderam em sua missão.

Page 31: Ficha Desenhos
Page 32: Ficha Desenhos

BANANAS DE PIJAMAS // 3D - 11min

Personagens: traços simplificados, formas simples e arredonadas.Cores em tons pastéis, bem iluminado.Cenário: varia entre bem detalhado, 3d, com muitos detalhes ecenário simples, vetorizado, com aspecto de Flash.

Descrição: B1 e B2 são duas bananas gêmeas que adoram se divertir e fazer novos amigos.Em suas aventuras diárias, participam de jogos, brincam e visitam diferentes lugares.

Personagens: B1 e B2, duas bananas antropomórficas, constituem os protagonistasda série (são gêmeos, de aparência e personalidade iguais, divertidos e atrapalhados).Como cast de apoio, temos vários personagens que habitam seu “mundo”, todos animaisantropomórficos.

Modelo: retrata o divertido dia-a-dia de duas animadas bananas que sempre se metemem algum problema ou confusão. Para resolver o problema, buscam a ajuda dos seusamigos, aprendendo coisas novas, se divertindo e recebendo lições de moral.

Estrutura:

1) B1 e B2 estão realizando alguma tarefaou simplesmente brincando;2) Surge um problema (ou situação problemática);3) Após uma ou outra tentativa, o problema é resolvido;4) Os bananas refletem sobre o “porquê” do problemaocorrido, passando-se uma lição de moral para otelespectador.

Page 33: Ficha Desenhos
Page 34: Ficha Desenhos

HORA DO JUSTIN // 2D - 11min

Personagens: traços simplificados, formas arredonadas, cores emtons amenos. Traços infantis e artísticos de bom gosto.Cenário: simplificado, varias entre 3d, vetor, pincéis, mas sempremantendo um layout agradável, que destaque as personagens.

Descrição: o menino Justin, junto com sua amiga imaginária Olívia e do boneco demassinha Fofuxo, vive aventuras nos mundos da imaginação. Nestas aventuras, aprendelições que o ajudarão a superar os desafios do seu cotidiano real.

Personagens: constituem os protagonistas Justin, um menino cheio de energia, e seusamigos imaginários Olívia, uma menina esperta e criativa, e Fofuxo, um boneco demassinha companheiro e divertido capaz de assumir a forma de outros objetos.

Modelo: Justin e seus amigos têm uma situação do cotidiano de uma criança pré-escolar para enfrentar e superar. No meio disto, vivem uma aventura imaginária com umproblemática semelhante, resolvendo-a. Voltando ao mundo real, resolvem o problemado cotidiano através dos conhecimentos e lições aprendidos em sua aventura.

Estrutura:

1) É apresentada uma situação do cotidiano de Justin(e de qualquer criança de sua idade);2) Como conseqüência, surge um problema (ex.: Justin nãoquer ir para o jogo de futebol porque seu time sempre perde);3) Justin vai para o mundo da imaginação, enfrentando umasituação semelhante à situação passada no mundo real(ex.: Justin perde em uma corrida de cavalos e fica tristepor não ter vencido);4) Justin e seus amigos pensam em algo para resolver asituação problemática e fazem suas tentativas (ex.: o cavaloem que Justin corre, Contramão, é muito distraído, sempreindo para o lado errado – decidem, então, encontrar algo quechame sua atenção para a linha de chegada);5) Justin faz a tentativa final de resolver a situação, resolvendo-ae/ou aprendendo algo sobre ela (ex.: perde a corrida de cavalos,mas se diverte – aprendendo que, mais do que vencer, oimportante é competir e se divertir);6) Justin volta para o mundo real e enfrenta a situação inicial,através do que aprendeu na aventura imaginária transcorrida(ex.: vai para o jogo de futebol – afinal, aprendeu que oimportante mesmo é competir).

Page 35: Ficha Desenhos
Page 36: Ficha Desenhos

ANGELINA BALLERINA // 3D - 11min

Personagens: traços femininos, formas humanas, bemdetalhadas e cores pastéis.Cenário: 3D, muito detalhado, luzes e sombras, segueo mesmo layout das personagens.

Descrição: a série retrata as aventuras de Angelina, uma ratinha que sonha em ser umaestrela da dança, ao lado de sua família, de sua professora e de seus colegas – destacandodiferentes estilos de dança, como o balé clássico, o jazz e as danças étnicas.

Personagens: todos os personagens são ratos antropomórficos. Centrada em uma escolade dança, a série gira em torno da ratinha dançarina Angelina Ballerina, sua professoraMiss Mimi e de seus colegas.

Modelo: personagem principal segue em busca de um objetivo maior definido (nestecaso, ser uma estrela de dança) superando pequenos desafios diários e evoluindo atravésde muita dedicação, esforço e trabalho (apoiada por seus amigos, professores e família).

Estrutura:

1) O episódio começa com Angelina narrando a cena queacontece, deixando o telespectador informado e já apresentandoo tema que será abordado no episódio (após a breve narração,a história segue em um modelo apenas expositivo);2) Surge um desafio (ex.: preparar a dança para o Baile do Queijo);3) Personagens envolvidos trabalham em cima do desafio,concebendo ideias e aprimorando suas habilidades (ex.: Viki,com a ajuda da professora Miss Mimi, aprende a rufar um tambor);4) Um problema relacionado à superação do desafio aparece(ex.: AZ não está conseguindo fazer a dança do queijo,e decide desistir);5) Surge uma proposta de solução para o problema (ex.: Angelina,vendo que Viki aprendeu a rufar o tambor em partes, passo-a-passo,tem a ideia de fazer AZ dividir a dança em partes distintas,treinando-as e aprimorando-as uma por vez);6) O problema é solucionado e o desafio é vencido.

Page 37: Ficha Desenhos