- estatuto da pessoa com...

27

Upload: truongkhanh

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

- ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIALEI – 13.146/2015

JÚLIO OLIVER

Professor Júlio Oliver

@Júlio Oliver

1 – 2017/CESPE/TRE-TO/ANALISTA JUDICIÁRIO.

À luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aconcepção de ambiente a ser usado por todas aspessoas, sem a necessidade de adaptação ou deprojeto específico, incluindo os recursos de tecnologiaassistiva caracteriza como(a) elemento urbanizado.

@Júlio Oliver

2 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com os conceitosprevistos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n°13.146/15, julgue o item:

Considera-se pessoa com deficiência aquela que temimpedimento de curto prazo de natureza física, mental,intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou maisbarreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva nasociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

@Júlio Oliver

3 – (Professor Júlio Oliver). À luz do Estatuto da Pessoacom Deficiência, pessoa com mobilidade reduzida éaquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade demovimentação, permanente ou temporária, gerandoredução efetiva da mobilidade, da flexibilidade, dacoordenação motora ou da percepção, incluindo idoso,gestante, lactante, exceto a pessoa com criança de coloe obeso.

@Júlio Oliver

4 – (Professor Júlio Oliver). Segundo os conceitosprevistos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n°13.146/15, julgue o item:

Tecnologia assistiva ou ajuda técnica são aquelas quedificultam ou impedem o acesso da pessoa comdeficiência às tecnologias.

@Júlio Oliver

ESTÚDIO DICA - NÃO CONFUNDA:

TECNOLOGIA ASSISTIVA OU AJUDA TÉCNICA: produtos,equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias,estratégias, práticas e serviços que objetivem promover afuncionalidade, relacionada à atividade e à participação dapessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando àsua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusãosocial;

DESENHO UNIVERSAL: concepção de produtos, ambientes,programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, semnecessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindoos recursos de tecnologia assistiva;

@Júlio Oliver

5 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

A pessoa com deficiência tem direito a receberatendimento prioritário, sobretudo com a finalidade deproteção e socorro em quaisquer circunstâncias. Nosserviços de emergência públicos e privados, aprioridade não é condicionada aos protocolos deatendimento médico.

@Júlio Oliver

6 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

A pessoa com deficiência poderá ser obrigada a sesubmeter a intervenção clínica ou cirúrgica, atratamento ou a institucionalização forçada.

@Júlio Oliver

7 – 2017/CESPE/TRT - 7ª Região (CE)/AnalistaJudiciário. Julgue os itens a seguir, referentes aoEstatuto da Pessoa com Deficiência.

As locadoras de veículos são obrigadas a oferecer 2(dois) veículo adaptado para uso de pessoa comdeficiência, a cada conjunto de 15 (quinze) veículos desua frota.

@Júlio Oliver

Programas Habitacionais – 3% - Art. 32

Hotéis e Pousadas – 10%, garantindo 1 vaga - Art. 45

Estacionamento – 2%, garantida 1 vaga - Art. 47

Táxis - 10% da frota de veículos. - Art. 51

Locadoras de veículos - 1 a cada conjunto de Vinte 20veículos - Art. 51.

TELECENTROS, Lan Houses - 10%, garantida 1ª vagapara pessoa com D. Visual - Art. 51

@Júlio Oliver

ESTÚDIO DICAS

8 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

A deficiência não afeta a plena capacidade civil dapessoa, inclusive para casar-se e constituir uniãoestável e exercer direitos sexuais e reprodutivos.

@Júlio Oliver

9 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

O processo de habilitação e de reabilitação é um direitoda pessoa com deficiência, baseia-se em avaliaçãomultidisciplinar das necessidades, habilidades epotencialidades de várias pessoas.

@Júlio Oliver

10 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

Os serviços do SUS e do Suas deverão promover açõesdesarticuladas e segregadas para garantir à pessoa comdeficiência e sua família a aquisição de informações,orientações e formas de acesso às políticas públicasdisponíveis, com a finalidade de propiciar sua plenaparticipação social.

@Júlio Oliver

11 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

As operadoras de planos e seguros privados de saúdenão são obrigadas a garantir à pessoa com deficiência,no mínimo, todos os serviços e produtos ofertados aosdemais clientes.

@Júlio Oliver

12 – FCC/TRT - 21ª REGIÃO (RN)/ANALISTA JUDICIÁRIO - ÁREAJUDICIÁRIA (adaptada)/2017. Nos termos da Lei n°13.146/2015, é finalidade primordial das políticas públicas detrabalho e emprego promover e garantir condições de acesso ede permanência da pessoa com deficiência no campo detrabalho. Os programas de estímulo ao empreendedorismo e aotrabalho autônomo, excluídos o cooperativismo e oassociativismo, devem prever a participação da pessoa comdeficiência, sendo vedado, no entanto, a disponibilização delinhas de crédito.

@Júlio Oliver

13 – FCC/TRT - 21ª REGIÃO (RN)/TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREAADMINISTRATIVA (adaptada)/2017.

Nos termos da Lei n° 13.146/2015, para colocação do símbolointernacional de acesso nos veículos, as empresas de transportecoletivo de passageiros dependem da certificação deacessibilidade emitida, obrigatoriamente, pelo Procurador-Geralda República.

@Júlio Oliver

14 – FCC/TRT - 21ª REGIÃO (RN)/TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREAADMINISTRATIVA (adaptada)/2017.

Nos termos da Lei n° 13.146/2015, a pesquisa científicaenvolvendo pessoa com deficiência em situação de tutela ou decuratela deve ser realizada, em caráter excepcional, apenas eexclusivamente quando houver indícios de benefício à saúde deoutras pessoas com deficiência, dado o caráter coletivo dapesquisa científica.

@Júlio Oliver

15 – FCC/TRT - 21ª REGIÃO (RN)/TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREAADMINISTRATIVA (adaptada)/2017.

Joaquim é pessoa com deficiência, com comprometimento demobilidade. Joaquim pretende obter junto aos órgãos de trânsitocompetentes, credencial para poder estacionar seu veículo emvagas reservadas de estacionamentos e vias públicas, nosmoldes do que preceitua a Lei n°13.146/2015. A propósito dotema, a citada credencial ficará vinculada à pessoa de Joaquim,bem como ao familiar por ele indicado e é válida em todoterritório nacional.

@Júlio Oliver

16 – FCC/TRT - 21ª REGIÃO (RN)/TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREAADMINISTRATIVA (adaptada)/2017.

Conforme preceitua a Lei n° 13.146/2015, especificamente noque se refere ao direito à educação da pessoa com deficiência,incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver,implementar, incentivar, acompanhar e avaliar, dentre outros, aoferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua ena modalidade oral da língua portuguesa como segunda língua,em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.

@Júlio Oliver

17 – (Professor Júlio Oliver). A respeito com osconceitos previstos no Estatuto da Pessoa comDeficiência − Lei n° 13.146/15, julgue o item:

Barreiras arquitetônicas são aquelas existentes nas viase nos espaços públicos e privados abertos ao públicoou de uso coletivo.

@Júlio Oliver

DICA DO ESTÚDIO

URBANÍSTICAS - logo de rua, espaços públicos, vias públicas

ARQUITETÔNICAS - Arquiteto que desenha o que? - EDIFÍCIOS

TIPOS DE BARREIRAS:

ATITUDINAISTRANSPORTESURBANÍSTICAS

TECNOLÓGICASARQUITETÔNICASCOMUNICAÇÕES

@Júlio Oliver

18 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com os conceitosprevistos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n°13.146/15, julgue o item:

O poder público desenvolverá plano específico de medidas,a ser renovado em cada período de 4 (quatro) anos, com afinalidade de criar mecanismos de fomento à pesquisa e àprodução nacional de tecnologia assistiva, inclusive pormeio de concessão de linhas de crédito subsidiado e deparcerias com institutos de pesquisa oficiais e eliminar oureduzir a tributação da cadeia produtiva e de importação detecnologia assistiva, assim o plano específico de medidasdeverão ser avaliados, pelo menos, a cada 3 (três) anos.

@Júlio Oliver

19 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com os conceitosprevistos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n°13.146/15, julgue o item:

Leo Mattos, de 30 anos de idade, é pessoa com deficiência, emsituação de dependência, não dispondo de condições deautossustentabilidade e com vínculo familiar fragilizado. Nostermos da Lei n° 13.146/2015, Leo Mattos não tem direito àmoradia prestada no âmbito do Sistema Único de AssistênciaSocial − SUAS, tendo em vista o fator impeditivo de sua faixaetária.

@Júlio Oliver

20 – (Professor Júlio Oliver). De acordo com os conceitosprevistos no Estatuto da Pessoa com Deficiência − Lei n°13.146/15, julgue o item:

Nos termos da Lei n° 13.146/2015, a recusa de oferta de obraintelectual em formato acessível à pessoa com deficiênciaé admitida em apenas duas hipóteses: para a proteção dosdireitos de propriedade intelectual e se não houver recursosnecessários à acessibilidade.

@Júlio Oliver

Professor Júlio Oliver @Júlio Oliver