, ano xix. número 2. - equipa de recursos e tecnologias...

20

Upload: lamkiet

Post on 16-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1º 1º 1º 1º 1º TTTTToqueoqueoqueoqueoque, ANO XIX. Número 2.

Órgão informativo da Escola Secundária de Gondomar

Editores:

João Carlos BritoLília Ana Silva

Direcção gráfica, paginação e layout:

Luís Costa

Colaboradores:

Ana Catarino, Ana Coelho, Beatriz Bachá, Daniel Lacerda, Dolores Garrido, Glória Poças, Vitorino

Ventura, Etelvira Figueiredo, Resende Moura (professores);

Magda Mendes, Pedro Rodrigues Cardoso, Ana Peixoto, Diogo Guimarães, Daniel Dias, Gonçalo Alves, Gonçalo Pereira, Isabelle

Pena, Sara Costa, Bárbara, Emanuel, João Santos, Rafael Nogueira, Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues, Viviana Ferreira (alunos);

Gr. Disc. História, Gr. Artes Visuais, Gr. Disc. Inglês, Dep. Língua Materna, Dep. Expressões, Biblioteca Escolar/CRE, Oficina de Língua,

Ass. Pais, Clube de Robótica, CQEP, Laboratório Aberto, turmas 10º 10 e 11º 10 (outros).

Fic

ha técnic

aFic

ha técnic

aFic

ha técnic

aFic

ha técnic

aFic

ha técnic

a

editorial

primeiro TOQUE | pag. 02 | Escola Secundária de Gondomar

AILE BI BAQUE!

Nesta edição, o destaque vai para a comemoração dos 40 anos passados sobre a revolução de Abril, que não passou em claro,na escola, muito por “culpa” do grupo disciplinar de História, que decidiu, em boa hora, agitar as águas, estabelecerparcerias e, por isso, o espírito da revolução desceu à ESG, materializado em muitas e diversas iniciativas.

Houve lugar à palavra falada, à cantada, à poetizada, enfim, à palavra. Que voltou a ser uma arma e que contribuiu para que osvalores duramente conquistados pelas gerações de 70 fossem rememorados, sobretudo pelos mais jovens, a quem a datajá não dirá muito.

Também a história se repete, felizmente, nas páginas deste Primeiro Toque, na referência a um bom punhado de alunos queconseguiu, em várias áreas, posições de relevo e que é, ao fim e ao cabo, o nosso melhor cartão de visita. Também por aquise vai escrevendo a história desta escola, quase centenária.

Por fim, uma referência para a mudança necessária deste nosso jornal. Este foi o último ano em que o Primeiro Toque foiexclusivamente o órgão oficial da Escola Secundária de Gondomar. Assim, no próximo ano, acompanhando as alteraçõesda orgânica da administração escolar, com este ou com outro título, com uma dimensão mais abrangente a todos ospúblicos que compõem o Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar, com, é verdade, algumas incertezas, fazemosnossas as palavras do ator/político norte-americano, Arnold Shwartqualquer coisa, num filme que não conseguimosprecisar, mas cujas palavras, em tom de absoluta certeza, ficaram para a história, com sotaque de tirolês a inglesar:

- Aile Bi Baque!- Aile Bi Baque!- Aile Bi Baque!- Aile Bi Baque!- Aile Bi Baque!

Ocasionalidade

Magda MendesMagda MendesMagda MendesMagda MendesMagda Mendes

Um poema?Que poema?!Não,uma imagem!

Ao longe,na paragemavisteium quadro de flores.Aproximei-me.Encantei-me.Era um mar de duas rosas.Fez-se a elea chama de um Marinheiro.Fixei-me eardeu-se-me a retina eceguei por instantes; infinitos.Cegueira que somenteviaos negros olhos que me sorriam.Nasceu o dia.Naveguei no Belo Oceano.Cheguei ao Cabo das Tormentas.O tormento não passou.Não me amoua Pintura que tanto queria!Agora vejoque o que não viaeram mausoléus que se iluminamao entardecer do já escuro dia.

Magda Mendes obtém 2º prémiono Poemas Sol Tos 2014

A aluna Magda Mendes, do 11º 9, obteve osegundo prémio no escalão destinado aoensino secundário no 10º Concurso dePoesia, Poemas Sol Tos.

O certame, organizado pelas BibliotecasEscolares do concelho de Gondomar,culminou com a entrega dos prémios e aapresentação de um livro com os melhorestextos, que decorreu, no passado dia 30 demaio, no Multiusos.

N.R. Todos os textos encontram-se grafados conforme novo acordo ortográfico, salvo indicação expressa pelo autor.

destaque

primeiro TOQUE | pag. 03 | Escola Secundária de Gondomar

Os alunos vencedores da fase de escola do CNL– Concurso Nacional de Leitura –deslocaram-se, no dia 8 de maio, àBiblioteca Municipal Almeida Garrett, noPorto, cujas instalações se encontram nointerior dos belos jardins do Palácio deCristal. Foi uma boa prestação dos nossosalunos que, apesar de não se teremqualificado para a final nacional, tiveram umaexcelente prestação.

É de registar uma participação de elevadonúmero de todas as escolas do distrito, numtotal de quase 500 alunos, dos dois escalões(3º ciclo do EB e Secundário). Osrepresentantes do Porto, na fase final, adisputar em Lisboa, são, Ana Ferreira (ESCerco do Porto), no 3º ciclo, e JoséNogueira (ES Clara de Resende), noSecundário.

A iniciativa foi dinamizada pelas BibliotecasEscolares e pelo Departamento de LínguasMaternas do Agrupamento.

Concurso Nacional de Leitura

AE1G bem representado na final distrital

Vencedores da Fase de Escola - ESG

3º ciclo EB

Bruna Mariana Gonçalves, 7º 1

Daniel Alexandre Fernandes, 7º 1

Tiago João Carvalho, 7º 1

Secundário

Alexandre Vítor Vieira, 10º 1

Ana Rita Carvalho, 10º 3

Inês dos Santos Fernandes, 11º 5

Suplente: Beatriz Freitas de Sousa, 10º 9

primeiro TOQUE | pag. 04 | Escola Secundária de Gondomar

A ESG juntou-se às comemorações da passagem dos 40 anos daRevolução. Por iniciativa do Grupo de História, foram levadas a cabodiversas iniciativas que não deixaram passar em claro a ninguém amarca que Abril deixou no nosso país.

De destacar a fantástica exposição, que esteve exposta no ginásio e queretratava o quotidiano dos portugueses, desde o Estado Novo até àdécada de 70: objetos diversos da época, roupa, utensílios, livros,brinquedos, cartas, revistas, livros e fotografias foram vistos poralunos, professores, mas também muitos encarregados de educação.Não faltava, sequer, uma sala de aula, com as carteiras e o quadro deépoca.

A palavra também esteve presente nas comemorações, porque, paraquem tem menos de 20 anos, é muito provável que a efeméride nãodiga muito mais do que algumas informações difusas e vagas. Assim,no dia 22, decorreu um encontro dinamizado por professores, alunose funcionários da ESG, em 1974, intitulado “Conta-me como era”.

No dia seguinte, no Auditório da Escola, discutiu-se a Educação. LicínioLima, António Magalhães, Aurora Vieira (vereadora) e Joaquim Costa,diretor do AE1G, falaram sobre “Os Caminhos da Educação”.

Finalmente, no dia 24, depois de, na parte da manhã, se ter procedido,frente ao edifício da edilidade, uma largada de balões, o escritor ejornalista Jorge Vieira esteve na ESG para falar com elementos dacomunidade escolar sobre um dos maiores pesadelos do Estado Novo,a guerra colonial.

Realizou-se, também, no dia 24, o Sarau “Sentir/Viver Abril”, em queparticiparam alunos e professores de todo o agrupamento, entoandocânticos característicos da época revolucionária e dramatizando oucoreografando algumas situações de opressão e músicas deintervenção.

Os 40 anos da Revolução assinalados na ESG

destaque

primeiro TOQUE | pag. 05 | Escola Secundária de Gondomar

primeiro TOQUE | pag. 06 | Escola Secundária de Gondomar

Abril em contos e poesia

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, o grupode História da ESG promoveu, em parceria com a CâmaraMunicipal, dois concursos de expressão literária, subordinadaà temática em questão, os concursos “Poesias de abril” e“Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto”.

Assim, o Júri do concurso de Poesia foi composto por umrepresentante da Câmara Municipal de Gondomar, o vice-presidente, Dr. Luís Filipe Araújo, um representante doDepartamento de Línguas Maternas da ESG, drª Maria JoséPeixoto, um representante do Departamento de CiênciasSociais e Humanas da ESG, drª Manuela Oliveira, e doisprofessores-bibliotecários do concelho de Gondomar, drªTeresa Gomes (do Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3), e drª Rita Cordeiro (do Agrupamento de Escolas deGondomar).

O Júri do concurso de Contos foi constituído por umrepresentante da Câmara Municipal de Gondomar, o vice-presidente, dr. Luís Filipe Araújo, um representante doDepartamento de Línguas Maternas da ESG, drª Maria JoséPeixoto, um representante do Departamento de CiênciasSociais e Humanas da ESG, drª Inês Oliveira, e doisprofessores-bibliotecários do concelho de Gondomar, drªIdalinda Fitas (do Agrupamento de Escolas de Valbom), e dr.João Carlos Brito (do Agrupamento de Escolas de Gondomarnº 1).

Os elementos do júri procederam à avaliação dos textos aconcurso, num total de oitenta e cinco participantes (cincocontos e oitenta textos poéticos), obedecendo a um critériopreviamente estabelecido de classificação, avaliando de um acinco pontos (de um=muito fraco a 5=muito bom). No final,foram selecionados os trabalhos mais pontuados de cadaescalão e procedeu-se, nos casos de empate, a uma novaobservação dos textos com vista a obter a seriação final.

O júri considerou que a qualidade geral dos trabalhoscorrespondeu ao esperado no escalão da poesia, havendoalguns textos de boa qualidade, já o mesmo não acontecendono escalão dos contos, em que os textos apresentados nãocorresponderam às expetativas, tendo o júri decidido atribuir,apenas, um prémio neste escalão. Na poesia, o júri deliberou,ainda, atribuir uma menção honrosa.

Ainda assim, atendendo a que se trata de uma primeira edição, ojúri foi unânime em aplaudir a iniciativa, considerando a suapertinência e importância na consecução de objetivos tãonobres como a promoção da escrita, a divulgação dos valoreséticos da revolução de abril e a importância da história local,mormente entre os mais jovens.

Depois de concluída a fase de avaliação e revelada a identificaçãodos alunos vencedores, a classificação ficou assimestabelecida: Concurso Poesias de abril

Primeiro lugar (prémio de cento e cinquenta euros):

Texto nº 51, Vento de Mudança, pseudónimo MariaFernandes, Carolina Ferreira, 9º1, ESG

Segundo lugar (prémio de cem euros):

Texto nº 43, Liberdade, pseudónimo Turquesa, AnaCatarina Teixeira, 11º9, ESG

Terceiro lugar (prémio de cinquenta euros):

Texto nº 63, Viva a Liberdade, pseudónimo Cris11,Cristiana Mendes, 9º4, ESG

Menção Honrosa:

Texto nº 73, A manhã do 25 de abril, pseudónimo MBC,Marta Barbosa da Costa, 6º2, EBFMSInês

Concurso Quem conta um conto, acrescentaum ponto:

Terceiro lugar (prémio de cinquenta euros):

Texto nº 6, Minha eterna esperança, pseudónimo PaulaRamalho, Ana Rita Carvalho; aluna 10º ano ESG;

destaque

primeiro TOQUE | pag. 07 | Escola Secundária de Gondomar

Zeca Afonso, por Ana Maria Pinto, avOz de Portugal

texto de vitorino almeida venturatexto de vitorino almeida venturatexto de vitorino almeida venturatexto de vitorino almeida venturatexto de vitorino almeida ventura

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril, eu e o Ex.mo diretor daAEG1 de Gondomar, aceitamos o convite municipal e estivemos sentados ladoa lado, na Casa Branca de Gramido, a trautear “Poemas e Canções de Abril”,até às 00h 30m do dia 25. Quem aí esteve a ler superiormente Zeca Afonso, foiAna Maria Pinto, ex-aluna da ESG. [Ana Pinto é uma soprano que se destacoumediaticamente  pela sua participação criativa nas cerimónias oficiais do 5 deOutubro de 2012, onde irrompeu a cantar ”FIRMEZA”, após “ACORDAI”,ainda de Lopes Graça (e de José Gomes Ferreira) com um megafone, junto àAssembleia da República.]

Sem aquele trémulo de revolta em nervoso torrente miudinho, que o caraterizava,a ele-Zeca, Ana Maria cantou com uma rebeldia outra, não a marcando muito,mas como se intuía!, em doce canto de 40 anos de democracia (ganhando isso,em atualidade, sem perder o que não viveu: o ferro na voz de quem foraproibido de passar na rádio durante a ditadura, mas com a verdade de umcoração de ouro que emigrou para Berlim, como me confidenciou a própria, aofim). Assim, ela elevou o ZeCamões de “Verdes são os campos”, o pessoano“No comboio descendente” e o fado coimbrão (atingindo aí o pico do seucanto lírico, em “Balada do Outono”), começando pela maior intervenção de“Os vampiros” e ao cabo do fim “Venham mais cinco”, &tc., terminando pelasenha revolucionária “Grândola”, a 2ª. Também pelo meio elevando a 1ª, quemuitos insistem como de Paulo de Carvalho, que apenas a cantou, sendo otexto de José Niza e a música de José Calvário. Voltando aos textos 40 anosdepois... Esta primeira senha, de José Niza, parece-me a esta distância umtexto poético superior. Agora, a Grândola contém é um sonho coletivo «defraternidade», maior do que nós, como diria Eduardo Lourenço, que acabariapor ser o labor de muitos no pós 25 de Abril, via «socialismo», em sentidomarxista do termo. E claro: tem a voz do Zeca, e a orquestração do Zé Mário,que introduziu nos arranjos a estrutura de uma moda alentejana, com «o coro,o alto e o coro de resposta, procedendo também à inversão de quadras e àintrodução de um elemento novo: os passos dos alentejanos quandocaminham abraçados», outros microtextos superiores.

No intervalo de cada música de Zeca, surgiam Lourdes dos Anjos e Cidália Santos adeclamar poesia. Duas gerações de récita, diríamos nós. A da primeira, maisemotiva, a da segunda mais contida. Por aí, passaram Sophia, Luís Veiga Leitão,Fina d’Armada, Soares Novais, Egito Gonçalves, Ary dos Santos, AlbanoMartins... Além da Voz de Adriano Correia de Oliveira. Também foram lidas aspoesias vencedoras do concurso de poesia da ESG, que o nosso diretor fezquestão de galardoar (que palavra gira!).

... Ambas as leituras se revelaram interessantes, deduzido o facto de ficaremsempre alguns poetas de fora, pelo número limitado de escolhas...  E dequalquer escolha sempre ser discutível... Acho, porém, que fizeram faltaoutros cravos:

1º Não se compreende a ausência de Sérgio Godinho, para mim, um dos vérticesde um triângulo musical, esse superior do microtexto literário, sendo os outrosformados pelo microtexto vocal de José Afonso e pelo da orquestração de JoséMário Branco.

2º Não se compreende a ausência dos dois poetas que mais marcam as duasgrandes correntes da poesia contemporânea: Ruy Bello e Herberto Hélder.(Para não falar de Mário Cesariny. Eugénio de Andrade, Manuel António Pina,Natália Correia, Luísa Neto Jorge, Fiama Hasse P Brandão, Alexandre O’Neill,AM Pires Cabral...)

3º Não houve também lugar a nenhum dos poetasnovíssimos (exs.: Manuel de Freitas, Rui PiresCabral, José Miguel Silva, Luís Quintais, AnaLuísa Amaral, Pedro Mexia)...

Mas, por Ana Maria Pinto, a noite valeu milhões –como diria a personagem Farturas de “Osamigos do Gaspar”. Milhões!

primeiro TOQUE | pag. 08 | Escola Secundária de Gondomar

As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,

Ana Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória Poçasoçasoçasoçasoças

No concurso literário, mais de 100 alunos, professores,funcionários e encarregados de educação participaramcom excelentes textos. Desses, 49 textos da autoria de68 elementos (vários textos foram apresentadoscoautoria) foram publicados no livro com o mesmotítulo. Que foi apresentado na Escola Secundária deGondomar, no dia 23 de maio.

É já uma iniciativa obrigatória. Pelo terceiro ano consecutivo, a Oficinade Língua da ESG (OL) lançou o desafio e muitos foram oselementos da comunidade educativa a participar. Os vencedoresdos vários escalões encontram-se indicados em caixa à parte.Depois, fruto da parceria entre a OL e a Biblioteca Escolar da ESG,é publicado um livro com os melhores textos, selecionados por umjúri.

De destacar que, pela primeira vez, esta iniciativa se estendeu a todo oagrupamento, embora, como fosse de esperar, a esmagadoramaioria dos trabalhos participantes tenha sido originário da ESG,onde este projeto já se encontra perfeitamente consolidado. É deesperar, contudo, que a tradição se mantenha e que, já para o ano,obtenha o feedback desejado também dos restantesestabelecimentos de ensino do agrupamento.

O ConcursoNo ano letivo de 2013/2014, a Oficina de Língua da ESG promoveu o

terceiro Concurso de Contos, com a colaboração doDepartamento de Línguas, do Centro de Recursos da ESG e doGrupo de Artes Visuais, no qual puderam participar alunos,professores, funcionários e encarregados de educação doAgrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar.

Nas duas edições anteriores, as histórias incidiram sobre o Natal esobre o Amor, respetivamente.

Este ano, o tema foi “Uma história com um livro dentro”.

Os concorrentes foram distribuídos em diferentes escalões: 1º (5º e 6º anos); 2º(7º e 8º anos); 3º (9º e 10º anos); 4º (11º e 12º anos); 5º (outros elementos daComunidade Educativa).

O júri, para apreciação dos trabalhos concorrentes, foi assim constituído:

- Dr João Carlos Brito, coordenador do Centro de Recursos

- Drª Ana Coelho, coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras

- Drª Florentina Gonçalves, coordenadora do Grupo disciplinar de Artes Visuais

- Drª Artemisa Coimbra, coordenadora de Inglês, 2º ciclo

- Drª Alice Figueiredo, coordenadora do Departamento de Expressões

A adesão ao projeto revelou entusiasmo, tendo sido apresentadas 84 histórias aconcurso.

Esta coletânea integra os contos vencedores e outros também selecionados pelojúri, no total de 49.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes.

Os nossos especiais agradecimentos a todos os professores que, aceitando odesafio, colaboraram e motivaram os seus alunos para a escrita e para a leitura.

Este foi um modo também de, em conjunto, mostrarmos amor pelos livros!Obrigada.

Histórias com livros dentro

Os autores com histórias dentro do livroAdelina Ferreira | Afonso Nogueira | Alberto LuísMartins | Alexandra Fonte | Alexandre Vítor Vieira | AnaAlexandra Oliveira | Ana Filipa | Ana Maria Cardoso |Ana Rita Carvalho | Ana Rita Moura | Ana Rita NorinhoPinto | Ana Rita Teixeira | Ana Sofia Silva | André Silva |Beatriz Oliveira | Bruno Martins | Bruno Santos | CarlaDaniela Mota | Carlos Miguel Castro | Catarina Carvalho| Cátia Batista | Cláudia Fernandes | Daniela Castro |Daniela Figueiredo | David Correia | Dulce Raquel Neves| Fátima Almeida | Gil Fernandes | Gonçalo Coutinho |Helena Gomes | Inês Barbosa | Inês Inácio | Inês Soares| Joana Couto Pinto | Joana Filipa Sousa | JoanaRodrigues | João Carlos Silva | João Carlos Varela | JoãoCasais | João Ramalho | João Rodrigo Viana | Jorge FilipeRocha | José Carlos Almeida | Lete Norim | Lígia Sousa |Liliana Lopes | Luís Pedro Garrido | Luís Pinto | MagdaMendes | Márcia Alves | Maria Cecília Santos | MariaGranjo | Mariana Cardoso | Mariana Carvalho | MarianaCastro | Mariana Gandra | Miguel Barreiros | NéliaMartins | Nuno Melo | Olívia Otaíza Coelho | PauloPereira | Pedro Fonseca | Rafael Miranda | RicardoCarvalho | Rita Mendonça | Rúben Santos | SofiaFonseca | Solange Rocha

primeiro TOQUE | pag. 09 | Escola Secundária de Gondomar

destaquePelo terceiro ano consecutivo, a Oficina de Língua da ESG lançou o desafio e, uma vez

mais, se geraram belos textos: histórias com livros dentro de outras histórias. Detodos os atores da comunidade educativa. E, porque ler é sempre uma boa opção, aBiblioteca Escolar da ESG associou-se à Oficina de Língua para transformar estasurpreendente produção literária num livro… com muitas histórias dentro.

João Carlos Brito (Bibl ioteca Escolar da ESG)João Carlos Brito (Bibl ioteca Escolar da ESG)João Carlos Brito (Bibl ioteca Escolar da ESG)João Carlos Brito (Bibl ioteca Escolar da ESG)João Carlos Brito (Bibl ioteca Escolar da ESG)

A Escola Secundária de Gondomar comemorará, em breve, o seu centésimo aniversário. Éuma escola com uma grande História com muitas histórias dentro. E a Oficina daLíngua é uma daquelas histórias que ficará, indelevelmente, gravada no Futuro destaescola.

Um bem-haja às suas dinamizadoras e a todos - alunos, professores, funcionários eencarregados de educação - que participam na feliz aventura da leitura e da escrita.

O DiretorO DiretorO DiretorO DiretorO Diretor

O desafio foi lançado, no primeiro período, à Comunidade Escolar: escrever “Umahistória com um livro dentro”.

Os participantes mostraram diferentes dimensões do livro: um amigo, uma fonte desabedoria, um espaço de revelação de segredos, um guia para diferentesdescobertas, um objeto que não se quer perder, um ser que busca reconhecimento,amor, dedicação, atenção…

É nossa convicção que o amor pelos livros também se escreve e se lê através de pequenashistórias que ajudam a enriquecer a memória de cada um e da Humanidade.

Boas leituras e boas escritas!As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,As dinamizadoras da Oficina de Língua da ESG,

Ana Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória PAna Catarino, Dolores Garrido, Glória Poçasoçasoçasoçasoças

RESULTADOS DO CONCURSO – “Histórias com um livrodentro”, dinamizado pela Oficina de Língua, com colaboraçãodo Centro de Recursos.

primeiro TOQUE | pag. 10 | Escola Secundária de Gondomar

Autores na ESG

Clementina Sousa e Rui Castro

Uma das vantagens evidentes da vinda de autores à escola é a partilhade experiências com alunos, na primeira pessoa, e que, muitasvezes, tem o condão de despertar ou de reacender o gosto pelaleitura e pela escrita.

Neste 2º período, a escritora Clementina Sousa e o ilustrador RuiCastro justaram-se às muitas dezenas de autores que têmpassado pela escola a fim de conversarem, em ambiente informal

e descontraído, com osjovens.

Clementina Sousa é autorado livro juvenil Branca Flore esteve na escola noâmbito da rubrica “Hora doConto”, com alunos do 7ºano.

Rui Castro, ilustrador,mostrou a turmas do 8º e do 9º ano as váriastécnicas que utiliza nos seus livros, falou sobreo desafio que é ilustrar uma história e, no final,executou, perante a curiosa audiência, umailustração que ofereceu à escola.

Esta última ação foi uma iniciativa conjunta daBiblioteca Escolar com o Departamento deExpressões.

Desfile de máscaras deCarnaval

Decorreu, no dia 24 de fevereiro, no ginásio, mais um desfile de máscaras deCarnaval.

A iniciativa pertenceu ao Grupo de Artes Visuais e à Associação de Pais da ESG. Dia da Internet Segura

O Dia da Internet Segura foi, pela 11ª vez, assinalado, naESG, no dia 11 de fevereiro.

O tema deste ano foi “Juntos por uma internet melhor”.

primeiro TOQUE | pag. 11 | Escola Secundária de Gondomar

RoboParty

Com um brilhante 3º lugar na prova de dança

Alunos do Clube de Robótica na RoboParty2014

Nos passados dias 6, 7 e 8 de março, os alunos do Clube da Robótica, divididos em duasequipas, acompanhadas pelos respetivos professores, Eugénio Cardoso e JoanaCancela, estiveram presentes na RoboParty 2014, em Guimarães.

Este evento contou com a participação de 109 equipas e cerca de 450 participantes, tendoos nossos representantes obtido o honroso 3º lugar na prova de Dança.

A RoboParty é um evento pedagógico e educacional que reúne equipas de 4 pessoas,durante 3 dias e duas noites num estilo non-stop, para ensinar a construir robôsmóveis autónomos, de uma forma simples e divertida.

Após uma curta formação acerca da constituição do robô e soldadura, os alunosreceberam os seus KITS e começaram prontamente a trabalhar nos mesmos. Ambasas equipas dedicaram-se exaustivamente às suastarefas, identificando os componentes, soldando eprocedendo à programação dos seus robôs para asdiferentes provas: Obstáculos, Perseguição e Dança.

Diversas dificuldades foram encontradas pelo caminho,mas o empenho e dedicação dos alunos, bem como oauxílio dos professores, fê-los superarem-nas.

No sábado, dia das provas, os alunos participaram na provade Dança, tendo as duas equipas da escola alcançado,como foi referido, o 3º lugar neste desafio. Osprofessores, Eugénio Cardoso e Joana Cancela, fazemum balanço bastante positivo, não só pelos lugaresalcançados, mas também por ver toda a dedicação dosalunos relativamente a este projeto.

Brevemente participarão, com alguns dos alunos queestiveram presentes na RoboParty, num outro evento,14ª Edição Festival Nacional Robótica, que lugar naNave Polivalente de Espinho entre os dias 14 e 18 demaio.

Vídeo: http://animoto.com/play/yh5Gw0uUwEyLJTt8L1YXqA

primeiro TOQUE | pag. 12 | Escola Secundária de Gondomar

LanParty@esgCounter-Strike 1.6

Vídeo em: http://goo.gl/C9mh5c

No último dia de aulas do 2º período, os alunos do 10º, 11º e 12º ano doCurso Profissional de Informática participaram na 1ª edição da LANparty - Torneio Counter Strike 1.6.

Uma LAN party é um evento temporário para juntar para o efeito. Sendoainda de mencionar o contributo dado pela professora Ana PaulaSousa no acompanhamento durante a LAN party.

A professora Joana Cancela mostrou-se bastante satisfeita na realizaçãodeste evento, não só por toda a colaboração entre os alunos quecontribuíram de um modogeral, cada um no seu âmbito,para a montagem dainfraestrutura de rede, mastambém na postura ecomportamento “altamentecorretos” dos alunos, numevento desta natureza. Aprofessora acrescenta aindaque nos próximos anos“tenciona repetir” outrasedições de LAN party.

Campeonato Supertmatik

INGLÊS -PORTUGUÊSRealizou-se este ano letivo pela primeira vez na nossa Escola, o

Campeonato SuperTmatik (INGLÊS - PORTUGUÊS). Trata-se de umaatividade estimulante que ajuda os alunos a consolidarem eampliarem o seu vocabulário de modo divertido.

Numa primeira fase, decorreram as eliminatórias intra turmas, onde seapuraram Campeões e Vice-campeões de turma pertencentes aos7º, 8º e 9º escalões.

Seguiram-se as finais inter turmas, onde foram encontrados os finalistas(Campeão e Vice campeão) de cada ano, que participaram naGrande Final Nacional Online, que decorreu em maio e contou com aparticipação de 42 705 alunos.

Esta participação foi coroada de sucesso, tendo um dos alunos obtidouma classificação entre os dez primeiros a nível nacional  .

Estes são os resultados obtidos a nível nacional pelos nossosrepresentantes:

Categoria 7 - 7º ano (6 890 participantes)

• Campeã: Joana Couto Pinto (7º 3) – 91º lugar a nível nacional;

• Vice-campeã: Isabel Sofia Salas de Sousa( 7º 4) – 52º lugar a nívelnacional .

Categoria 8- 8º ano (6 890 participantes)

• Campeão: Manuel Ferreira de Castro Ascenção (8º 1) – 8º lugar a nívelnacional ;

• Vice-campeã: Ana Lúcia Moreira Rocha ( 8º4) – 74º lugar a nívelnacional.

Categoria 9 - 9º ano (5 915 participantes)

• Campeão: Gil Manuel Gomes Fernandes( 9º3) – 27 º lugar a nívelnacional

• Vice-campeão: Leandro Manuel Maia Rocha( 9º3) – 44º lugar a nívelnacional .

O grupo de Inglês felicita os vencedores e agradece a todos osparticipantes!!

primeiro TOQUE | pag. 13 | Escola Secundária de Gondomar

Dia Europeu dasLínguas

O Dia Europeu das Línguas foi criado em 2001,ano internacional das línguas, por iniciativado Conselho da Europa.

A partir desse ano, o dia 26 de setembro passoua ser celebrado em toda a Europa, com oobjetivo de chamar a atenção para o imensopatrimónio linguístico e cultural destecontinente, e celebrar a sua diversidade eriqueza, promovendo o plurilingualismo.

Imbuídos deste espírito, e porque falar línguasestrangeiras se (re)veste cada vez de maiorimportância, os professores doDepartamento de Línguas do Agrupamentode Escolas de Gondomar associaram-semais uma vez à comemoração deste dia,com vista a sensibilizar a comunidadeescolar para a inegável e crescentenecessidade de aprender línguas.

Os discentes “vestiram a camisola” e deramforma a esta ideia, espalhando diversidadecultural e linguística em forma de t-shirtspelo átrio de entrada da Escola Secundáriade Gondomar (ESG) e na Biblioteca da E/B

André Lopes (8º4) - T shirt vencedora da ESG

Menção honrosa (10º2) da ESG

2-3 de Jovim, onde todos puderam apreciara originalidade e variedade dos trabalhosapresentados.

Solicitados a decidir qual a sua favorita, os alunosescolheram como vencedoras as T-shirts doAndré Lopes, do 8º 4 , da ESG, e do GabrielSantos, do 5ºC, da EB 2/3 de Jovim. Foiainda atribuída uma menção honrosa àsalunas Mariana Fernandes e CassandraAndrade, do 10º2.

O Departamento felicita os alunos vencedores eo empenho e criatividade demonstrados portodos os participantes.

primeiro TOQUE | pag. 14 | Escola Secundária de Gondomar

notíciasVisita de estudo a Serralves (FOTO)

Oficinas “Viver com Energia”

PPPPPedro Redro Redro Redro Redro Rodrigues Cardoso, 10º 10odrigues Cardoso, 10º 10odrigues Cardoso, 10º 10odrigues Cardoso, 10º 10odrigues Cardoso, 10º 10

A turma do 10.º 10 da Escola Secundária de Gondomar, doCurso Profissional Técnico de Instalações Elétricas,com os professores de Tecnologias Aplicadas eEletricidade e Eletrónica, foi a uma visita de estudo aSerralves, às oficinas “Viver com Energia”, no dia 24de janeiro de 2014.

Os alunos e professores, quando chegaram ao destino,primeiro foram dar uma volta à quinta e depois forampara a oficina onde o professor nos propôs fazer osseguintes trabalhos: um circuito eletrónico com osseguintes componentes: transístor, resistência, LED,LDR (sensor de luz). Foi um trabalho em que os alunossoldaram os seus componentes uns aos outros.Depois, quando tivesse terminado, um aluno pegavanuma tampa e tapava o LDR (sensor de luz) e o LED acendia. Quandoo aluno destapava o LDR o LED desligava.

Outro trabalho chamava-se “escova robótica”, com os seguintescomponentes: cabeça da escova de dentes, uma pilha e um motor.Esse trabalho era muito divertido. Os alunos puseram o motor e a pilha

em cima da cabeça da escova e a escova “ganha vida”. É um trabalhoque toda a gente pode fazer em casa.

Os alunos gostaram muito e no final da visita tiraram uma “fotografia defamília”.

Visita de Estudo a Quitérios

TTTTTexto escrito pela turma 11.º 10exto escrito pela turma 11.º 10exto escrito pela turma 11.º 10exto escrito pela turma 11.º 10exto escrito pela turma 11.º 10

Estava combinado às 7:30 da manhã no dia 28 de janeiro de 2014 estarempresentes as turmas do 11.º 10 e 12.º 7 do Curso Profissional Técnicode Instalações Elétricas para visitarem a EEE e Quitérios.

A camioneta chegou atrasada e arrancámos às 8:00 e dirigimo-nos para afábrica EEE. A camioneta estava em boas condições, era confortável,espaçosa e suficientemente iluminada. Na EEE gostamos muito demudar as cores da iluminação que era controlada à distância.Gostamos também de saber que os LED de pequeno tamanhoemitiam bastante luz. Na parte da fábrica gostamos de ver a rapidezcom que os funcionários trabalhavam.

Depois fomos almoçar, o restaurante acolheu-nos muito bem porquepudemos usufruir do espaço.

De seguida fomos para Mira visitar a Quitérios, o que levou a mais umahora aproximadamente a lá chegar. Na Quitérios gostamos da maneiracomo fomos recebidos, gostamos muito de ver como fundadorinventa as suas próprias máquinas que permitem automatizar todo oprocesso. Gostamos praticamente de tudo. Esta é uma empresa dequadros elétricos, é uma empresa moderna. Alguns de nós tiveram asorte de usufruir do lazer que a Quitérios possui (ping-pong, máquinade exercício, …). Recebemos rebuçados, caneta, bloco de notas ecatálogos.

Não gostamos de não termos tido tempo para lanchar.

Fomos para o autocarro no fim da visita e chegamos à ESG quase às 19:00.

Flash Mob pela Páscoa

Páscoa, tempo de amor e paz

Páscoa é renascimento...

É passagem...

É mudança e transformação...

É amor incondicional…

Daniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel Lacerda

Foi neste contexto que as alunas do curso de Animação Socioculturalrealizaram, no dia 1 de Abril, uma atividade que tentou transmitiros sentimentos singulares da quadra da Páscoa a toda acomunidade escolar, através da vertente corporal e musical.

Toda a comunidade foi convidada a assistir à Flash mob, que serealizou no jardim exterior bem como à exibição de danças desalão, que teve lugar no espaço do bar.

Semana das Expressões

Daniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel LacerdaDaniel Lacerda

Decorreu, entre os dias 24 e 28 de Fevereiro, a II Semana deExpressões.

Esta semana foi caracterizada por uma série de atividades, cujoobjetivo era o de transmitir as quatro vertentes do curso deAnimação Sociocultural (corporal, dramática, musical e plástica),tentando contribuir para uma dinâmica de escola em interação,convívio e motivação.

Os responsáveis levaram a cabo, também, no âmbito da Semana,várias peças de teatro, que a turma do 12°11 apresentou a todosos alunos das escolas do 1.° ciclo do agrupamento, nos dias 26 e27 de fevereiro, pelas 10:00h, no ginásio.

primeiro TOQUE | pag. 15 | Escola Secundária de Gondomar

ciência

Participação na Feira Pedagógica2014

Os alunos do Laboratório Aberto da turma 10º2 e os alunos do 11º3estiveram a partilhar com os alunos visitantes um conjunto alargado deexperiências. Os observadores ficaram fascinados com aspropriedades de alguns materiais e com a magia da ciência.

INVESTIGAR

EXPERIMENTAR

CONCLUIR

Propriedades da águaPropriedades da águaPropriedades da águaPropriedades da águaPropriedades da água

A neve arti f icialA neve arti f icialA neve arti f icialA neve arti f icialA neve arti f icial

O mistério da couveO mistério da couveO mistério da couveO mistério da couveO mistério da couve

Combustão com uma pilhaCombustão com uma pilhaCombustão com uma pilhaCombustão com uma pilhaCombustão com uma pilha

O ovo e seu estranho movimentoO ovo e seu estranho movimentoO ovo e seu estranho movimentoO ovo e seu estranho movimentoO ovo e seu estranho movimento

O plano incl inadoO plano incl inadoO plano incl inadoO plano incl inadoO plano incl inado

A motivação e a divulgação da Ciência nestafeira constitui um grande desafio naaprendizagem dos alunos participantes enos visitantes.

È preciso Viver

primeiro TOQUE | pag. 16 | Escola Secundária de Gondomar

Cantinho da Ciência

O Cantinho da Ciência (C.C) já vai na 4ª edição, sendo um projetoessencialmente experimental. É frequentado por alunos que seinteressam por ciência, que desejam aprender mais e que gostamde ver as suas dúvidas esclarecidas. O C.C. recebe alunos desde o7º ano até ao 12º ano. Este ano é frequentado por alunos do 9º,10º e 11º anos. As sessões têm a duração de 90 min e sãosemanais.

Ainda no âmbito deste projeto e à semelhança dos anos anteriores, oC.C. este ano já recebeu alunos do 4º ano de escolas próximas,nomeadamente das escolas do Souto e da Gandra, num total de 45alunos. A atividade que teve a designação de “Cientistas por umdia” teve o apoio dos alunos que frequentam o projeto, bem comoda D. Manuela que está sempre disponível para apoiar este tipo deatividades.

As fotos que se seguem constituem um testemunho do trabalhodesenvolvido pelo Cantinho da Ciência.

“Quem se importa?” Ou: O eterno retorno de

Dalmindo Natividade: Sobre as mais-valias da ESG.

(texto de Vitorino Almeida Ventura)

ó Portugal, se fosses só três sílabas

de plástico, que era mais barato!

Alexandre O´Neill, in “Portugal”

O colega Dalmindo Natividade foi, mas não se foi embora.

Eu sei que tinha aqueles testes que Alexandre O’ Neill diria

pestanítidos ou mesmo algo mais, com o sufixo –ículos. No

entanto, deixou-nos o seu amor autêntico de pessoa livre, esse

mais fundamental. Amplificando a nossa humanidade, deixou na

ESG um testemunho maior: o Geoclube, agora havendo à frente

um seu discípulo: Carlos Ferreira. Tenho o prazer

de dizer que tenho usado e abusado desta mais-valia na

ESG, que funciona, porta aberta, no 2º piso. As minhas turmas de

Economia têm sido das mais beneficiadas com a sua ação de

voluntariado, tendo já alguns alunos (e professores) viajado: por

exemplo, a Bruxelas totalmente de graça, no fim de Janeiro. Ou

numa semana totalmente grátis à Sardenha, como prémio para o

melhor vídeo sobre Participação juvenil e democracia na Europa.

Posso dizer

que me sinto privilegiado, por tudo ter começado (posso

dizer?), com um Workshop de “Gestão Financeira e Eficaz”, que

decorreu numa aula minha do 10º Ano de Economia, levado a cabo

pela AU Consultadoria, no âmbito do projeto europeu CSR –

Responsabilidade Social, no dia 18 de Janeiro de 2013. Posso dizer

que assisti depois com os meus alunos a palestras sobre

Cidadania Europeia, com a eurodeputada Marisa Matias, a um

debate com deputados ao Município, a um workshop sobre

participação juvenil em Democracia, ao filme “Quem se

importa?”, sobre empreendedorismo social, etc. etc., tudo

empresa do

. Acresce a direção apostou forte num intercâmbio com

a Faculdade de Economia do Porto, sendo o 2º ano consecutivo

que contamos com uma estagiária brasileira, que vem trazer uma

visão outra, complementar, que nos permite ir conhecer o Grande

Outro, como diria Slavoj Zizek.

Pois quantas Escolas, públicas ou privadas, possuem tais

mais-valias?

primeiro TOQUE | pag. 17 | Escola Secundária de Gondomar

ciência

Equipas que se destacaram

Competição do Equamat (Matemática do 3º ciclo)

Carlos Eduardo Costa/Gabriel Monteiro Caldas, 7º2, com nívelmáximo 20, classificada em 23º lugar, em 551 equipas;

Manuel Ferreira Ascensão/Rafael Magno Silva, 8º1, com nívelmáximo 20, classificada em 14º lugar, em 560 equipas;

André Filipe Santos/Nuno Alexandre Xavier, 9º5, com nível 18,classificada em 23º lugar, em 496 equipas.

Competição do Geo@net (Geologia do 3º ciclo)

Em 180 equipas participantes:

Manuel Ferreira Ascensão/Rafael Magno Silva, 8º1, classificadaem 12º lugar;

João David Neves/Lara Cristina Marques, 8º1, classificada em 13ºlugar;

Alberto Luís Martins/Hugo Frederico Costa, 7º2, classificada em19º lugar.

Competição da dar@língua (Língua Portuguesa do 3º ciclo)

Três equipas do 7º ano da nossa escola participaram nesta competição,pela primeira vez, a título experimental.

Destacou-se a equipa Alberto Luís Martins/Hugo Frederico Costa,7º2, classificada em 17º lugar, em 101 equipas concorrentes.

Competição do mat12 (Matemática do ensino secundário)

Brilhante o desempenho da equipa formada Ana Sofia Silva/DanielaFigueiredo, 10º3, na prova de Matemática do 10º ano, com nívelmáximo 20 e classificada em 2º lugar, em 304 equipas participantes,com honras de pódio e respetivo troféu.

Na mesma prova, a equipa Ana Rita Carvalho/Helena Isabel Gomes,10º3, também teve desempenho excelente, alcançando o nívelmáximo 20 e classificada em 16º lugar.

Competição da GVIDA (Biologia e Geologia do ensinosecundário)

Isabel Fernandes Neves/Joana Catarina Silva, 11º2, teve excelentecomportamento e alcançou o 11º lugar, em 231 equipasparticipantes.

Coletivamente, a nossa escola continua a ter comportamento excelentena prova de matemática do 3º ciclo, tendo alcançado o 6º lugar em145 escolas classificadas.

Conseguiu, também, um honroso 5º lugar em 21 escolas na prova dogeo@NET.

No ensino secundário, destaque para o extraordinário 3º lugar em 34escolas participantes, na prova GVIDA, com honras de pódio erespetivo troféu.

Competições Nacionaisde Ciência – 2014

Este ano, o Projeto Matemática Ensino (PmatE)da Universidade de Aveiro, comemorou 25anos de existência.

Os alunos da nossa escola participaram, pelonono ano consecutivo, nas CompetiçõesNacionais de Ciência, organizadas peloPmatE.

O local da realização das provas mudou outravez, passando para o Edifício do ComplexoPedagógico. Também o palco foi deslocadopara um recinto próximo daquele edifício.Tudo o mais se manteve, a alameda relvadacom jogos tradicionais e atividades radicais,a sala de xadrez, a sala ALEA com divulgaçãoda Estatística, exposições e iniciativas dosdiversos departamentos da universidadeque aproveitam as competições paradivulgarem os seus cursos.

Após o almoço, o concurso “O Palco é Teu”chama a multidão de alunos e professorespara junto do palco, onde têm desfilado,nestes últimos anos, alunos com outrostalentos, relacionados com a música, o cantoe a dança.

Por fim, a consagração dos vencedores continuaa ser o momento alto do excelente convívioque as competições teimam emproporcionar, apesar da crise…

Daniela Figueiredo e Ana Sofia Si lva - 10º3 Daniela Figueiredo e Ana Sofia Si lva - 10º3 Daniela Figueiredo e Ana Sofia Si lva - 10º3 Daniela Figueiredo e Ana Sofia Si lva - 10º3 Daniela Figueiredo e Ana Sofia Si lva - 10º3

Equipas do 10º3 com a Prof Adíl ia RafaelEquipas do 10º3 com a Prof Adíl ia RafaelEquipas do 10º3 com a Prof Adíl ia RafaelEquipas do 10º3 com a Prof Adíl ia RafaelEquipas do 10º3 com a Prof Adíl ia Rafael

Equipas do 3º cicloEquipas do 3º cicloEquipas do 3º cicloEquipas do 3º cicloEquipas do 3º ciclo

Equipas do Ensino SecundárioEquipas do Ensino SecundárioEquipas do Ensino SecundárioEquipas do Ensino SecundárioEquipas do Ensino Secundário

primeiro TOQUE | pag. 18 | Escola Secundária de Gondomar

A MAGIC BOX

Ana PAna PAna PAna PAna Peixoto, Diogo Guimarães 10º5eixoto, Diogo Guimarães 10º5eixoto, Diogo Guimarães 10º5eixoto, Diogo Guimarães 10º5eixoto, Diogo Guimarães 10º5

I will put in my magic box

A clown and all the beautiful sights

Food to give to the people

And diamonds.

I will put in the magic box

All the colourful rainbows

A magic lamp, so I can ask the witches

And the oceans.

My box is shiny like the stars

It has a locker with a magic key.

My box is invisible for bad people

And just the good people can see it.

In my box I would put

All the friendship

All the rainy days

And the summer’s sun.

I would take my box

And change my world.

My Magic Box

Daniel Dias, 10º5Daniel Dias, 10º5Daniel Dias, 10º5Daniel Dias, 10º5Daniel Dias, 10º5

I will put in the box

Love and peace for everyone

With flowers and

Golden rays of sunshine.

I will put in the box

Good memories and thoughts

With new love and

Special people.

My box is made out of photos

Special people and

Beauty and

Good people.

I shall go with my box

To far far away

With my princess

Because I love to stay with her.

The Magic Box

Gonçalo Alves, Gonçalo PGonçalo Alves, Gonçalo PGonçalo Alves, Gonçalo PGonçalo Alves, Gonçalo PGonçalo Alves, Gonçalo Pereira 10º5ereira 10º5ereira 10º5ereira 10º5ereira 10º5

I will put in the box

All the bad things

All the bad persons and diseases

In the prison of the box

I will put in the box

All the love and beauty

All the good things

In the good part of the box

My box is made of

Gold, diamonds, pearls

It is made out of sky

It is made out of dreams.

I shall go with my box

To the end of the world

To the space of dreams

And memories.

primeiro TOQUE | pag. 19 | Escola Secundária de Gondomar

The Magic BoxThe Magic BoxThe Magic BoxThe Magic BoxThe Magic Box

João Santos & Rafael Nogueira, 10º5João Santos & Rafael Nogueira, 10º5João Santos & Rafael Nogueira, 10º5João Santos & Rafael Nogueira, 10º5João Santos & Rafael Nogueira, 10º5

I will put in the magic box

Books with gold pages

And silver covers

To read and read

I will put in the box

Every toy of my

Childhood.

We can put everything in there

My box is made out of the sky

Candies and

A chocolate keyhole

Gum ropes and lollipop keys

I would play with the box

Eat the candies

The gums, chocolates and lollipops

And make a new box for a new poem.

My Magic Box

Isabelle PIsabelle PIsabelle PIsabelle PIsabelle Pena, Sara Costa 10º5ena, Sara Costa 10º5ena, Sara Costa 10º5ena, Sara Costa 10º5ena, Sara Costa 10º5

Um magic box has all the colours of therainbow

In my box I will put flowers with all my love

And the treasures that I would find in the sea

From the sunken ships that I would find

For my magic box I will fight

Against all the monsters I find

My box is made of gold like

The teeth of the pirates.

To the moon I will go to keep

All the stars and dreams

In my beautiful magic box.

My Magic Box

Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues 10º5Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues 10º5Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues 10º5Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues 10º5Dinis Pinheiro, Jorge Rodrigues 10º5

I will put in the magic box

Tales, and legends and rocks

Swords and knights and queens

And old castles and houses and inns

I will put my box in the sea

With dangers and sharks with finns

With algaes, fish and ships

With pirates and pistols and whips.

My box is small so I can carry it

It is also transparent, so no one will see it

It has many pearls and jewels in it

There are things so deep in the box that no one

Can feel it

In my box I would travel

For adventures and excitement

For sword fights and victory

Feeling lore and brave.

My Magic Box

Bárbara & Emanuel, 10º5Bárbara & Emanuel, 10º5Bárbara & Emanuel, 10º5Bárbara & Emanuel, 10º5Bárbara & Emanuel, 10º5

I will put in the box

A guitar, a pair of ballet shoes

A computer, Wi-Fi

And pizza

I will put in the box

A sunrise, an eclipse

The moon, the stars

And the sun

My box is made with rainbows

Flowers, sugar, love and

Golden stars

I shall go with my box

To a desert forest

With my ballet shoes

Sunrises, guitar and rainbows.

The Magic Box

Viviana Ferreira, 10º5Viviana Ferreira, 10º5Viviana Ferreira, 10º5Viviana Ferreira, 10º5Viviana Ferreira, 10º5

I will put in the box

A magic wall, a doll or

A bear...

I will put in the box a

Diamond that for me is

Red and shines with the stars.

I’ll go with my box to the

Moon, because the moon is

Beautiful and

I believe there are ETs out there.