refrigerio.ciip.pt · 1.transgressÃo (v.1) a linguagem que o apóstolo usa aqui é um tanto forte:...

16
::::? co O- e .o E <D N <D a

Upload: nguyendien

Post on 24-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

::::?coO-

e.oE<DN<Da

rnI CARLOS ALVESDo Director .

REFRIGÉRIO- Dezembro 981 Janeiro 99

oineftí~el

Ao terminarmos mais um ano nãopodemos deixar de manifestar anossa gratidão ao Senhor nosso

Deus portadas as bênçãos recebidas. Mas,a maior das bênçãos, o Dom dos dons é oSeu Filho o nosso Senhor Jesus Cristo.Paulo chama-O de o Dom inefável de Deus-IICor.9:15.

Quando o Senhor Jesus se ofereceu nacruz Ele tornou-se a propiciaçâo pelos

nossos pecados - 1 JO.2: 1. Isto quer dizerque o Seu sacrifício por nós na cruzsatisfez, ou seja, aplacou a ira de Deuscontra os nossos pecados. Ali na cruz Elereconciliou-nos com Deus. Cristo é a nossapaz! - Ef 2: 14. Ele é também o nossoRedentor pois na cruz Ele nos remiu dosnossos pecados. Redenção também querdizer libertação e nós lemos que o Senhornos libertou do poder do pecado e deSatanás. Ele também é a nossa luz.Quando Ele veio ao mundo "o povo queestava assentado em trevas, viu uma grandeluz; e aos que estavam assentados naregião e sombra da morte a luz raiou"(Mat.4:16). Assim como no primeiro dia da

criação Deus disse: haja luz; e houve luz,assim também foi Ele que resplandeceu aluz do Evangelho em nossos corações eagora já não andamos, nem somos trevas,

mas somos luz no Senhor. Jesus disse: vóssais a luz do mundo -Mat.5: .14. Que honra eque privilégio! Nós que perecíamos desede, embora bebêssemos dos poços daságuas da religião, ouvimos a sua voz adizer-nos: "Aquele que beber da água queEu lhe der nunca terá sede, porque a águaque Eu lhe der se fará nele uma fonte deágua que salte para a vida eterna" (João4: 14). Já foste à fonte das águas vivas?Tens tu esta fonte de água que salta para avida eterna? O Senhor continua a clamar:"Se alguém tem sede venha a Mim e beba.Quem crê em Mim... rios de água vivacorrerão do seu ventre" (João 7:37,38). OSenhor quer encher os nossos corações eas nossas vidas de rios de água viva.Oramos para que cada um de nós entre nogozo desta plenitude!

Queremos ainda agradecer a todos avossa imprescindível cooperação nesteprecioso ministério e que o Senhor temricamente abençoado. São muitosaqueles que nos escrevem a animar-nose a apoiar-nos de diversos modos.

A todos o nosso muito obrigado e anossa certeza de que o Senhor vosrecompensará. Graças a Deus, pois, peloSeu Dom Inefável! W

Abaixo descrevémosas ofertas recebidas (em contos), as quais agradecemos.Ig. Coimbra .Ig. Mala .Ig. Santana .Ig. Alto da Maia ..'S Ig. Madalena .

. Ig. Aveiro .!g.,Andori.nha .

20 Ig. Viavai 10 Ig. V.N.Ceira 0305 Ig. V.N.Poiares 10 Ig. Brito 0404 Ig. Amial. 02 Ig. Valadares 2,705 Ig. Silveiro......... 04 Ig. Alumiara................. 0402 Ig. Sangalhos 151g. Fafe c· .. 0205 Ig. Silvalde........ 10 Ig. Monte Redondo: 0807 Ig. Monte Arco.. 06 Individuais .

SALDO EM 15.12_98 - 100 Neg_

www.come.to/refrigerio.ptSe tem acesso à Internet,visite-nos no endereço acima referenciado.Alémdos artigos publicados na presente revista, encontrará dezenas de artigosde «Refrigério's» anteriores. Se pretender enviar-nos alguma mensagemL... iJtt (l;IJl e t podefazê-lo por email para:[email protected]

Revista periódica bimestral visando ainformação e edificação do Povo deDeus.

Propriedade:Comunhão das Igrejas dos Irmãos emPortugal (CIIP).

Director: CARLOS ALVES.Editor: SAMUEL PEREIRA.Email: [email protected]: JOEL PEREIRAErnail;[email protected]

Administração:Av.João de Deus, 14864500 Espinho PORTUGAL.Tel. 02-7343652; 02-7115086Fax (02) 7343652 e (056) 29054Email: [email protected]

Colaboradores Regulares:Manuel Ribeiro António CalaimAmílcar Martins Amold Doolan

Samuel Oliveira.

Impressão:GRÁFICA MONUMENTOR.Areal,4528-S. J.Ver.Te1.056-312037

© Copyrights: Não há. Autorizamos eincentivamos a divulgação, no todo ou emparte, dos estudos e artigos publicados,desde que a fonte seja citada. Os artigosassinados são da responsabilidadeindividual. Os artigos que nãocorrespondam .à linha doutrinária e·informativa deste jornal, não serãopublicados.Todos os artigos e anúncios parapublicação no Refrigério devem serenviados até ao dia 10 de cada mêsímpar. Á Comissão de Publicações doDepartamento de Comunicações da CIIPassiste o direito de rejeitar publicidadeque colida com as actividades da,Assembleias dos Irmãos. ./

Reg.Min.Justiça sob n.? 280.Depósito Legal: 21.402/88.Tiragem: 2.200 Exemplares

Cada Exemplar: 150 $ 00

SUSTENTADO ATRAVÉSDE OFERTAS VOLUNTÁRIAS

02- O Dom Inefável03- Divisão: Um Factorde Crescimento?04- O Povo Deixa de Guardar a Aliança.05- Histórico dos Hinos: Terno e Suave.06- O crente verdadeiro07- Noticias Missionárias09- Onde está a Luz?10- Um folheto na beira da estrada10- Jesus na Cruz .11-AsProfecias do Messias12- Conforme a Pro$peridade13- Testemunho sobre Águas16- Um novo ano, um novo dia

REFRIGÉRIO- Dezembro 981Janeiro 99

,..... Estado Actual da Igreja rnI WALTER ALEXANDER I

• • • •

Um factor de crescimento?

1.Coríntios 6

A natureza destes casos não é bemclara; alguns acham que eram denatureza financeira. O que é

claro é que havia desavenças entrealguns membros. Questões surgiramque necessitavam de mediação, mas emvez de levá-Ias aos presbíteros, homensespirituais e ponderados, para elessolucionarem, os irmãos em questãodecidiram lavar a roupa suja em público.

lo censura o litígio entre irmãos.

1. TRANSGRESSÃO (v.1)

A linguagem que o apóstolo usa aqui éum tanto forte: "Se alguém de vocês temqueixa contra outro irmão, como ousaapresentar a causa para ser julga dapelos ímpios" (NVI). "Que é isto, quevocês quando têm alguma coisa contraoutro cristão vão à justiça, e pedem a umtribunal pagão que decida a questão"(B.V.). É pecado sério agir assim.

2. APTIDÃO (v. 2,3).

Os cristãos hão de julgar o mundo (v2); hão de julgar os anjos (v 3). Se istofor verdade, e é, como é que estesmesmos cristãos não tiveram acapacidade para julgar coisas de menosimportância?

3. O Produto da Carnalidade

3. FUNÇÃO (v. 5)

Deus tem constituído líderesespirituais em cada igreja e o NovoTestamento declara que tais pessoasdevem exibir certas qualidades, morais,pessoais e espirituais. O Senhorcolocou-os na igreja a fim de pastoreá-Ia,cuidar dela e neste ministério estáincluído o trabalho de resolver questõesentre o povo de Deus. Este faz parte dafunção da liderança espiritual.

4. REJEiÇÃO (v. 4)

A tradução Corrigida apresenta oseguinte argumento: Se os cristãos hãode julgar o mundo e os anjos, neste caso,mesmo os menos conceituados entre osmembros da igreja deveriam ter acapacidade de resolver estas questões.

A Actualizada comunica outra idéia:Como é que os cristãos em Corintotiveram a ousadia de levar estesproblemas perante juízes pagãos,homens que não tiveram nenhumaaceitação na igreja?

5. ACEITAÇÃO

No capítulo 5, estes mesmosmembros não demonstraram nenhumadisposição para excomungar o irmãometido em imoralidade, mas quandosuscitaram problemas pessoais, elesreagiram logo e os casos foram parar najustiça.

Paulo diz que eles deveriam ter tido adisposição de não causar dano e, sim,

11.a Parte

sofrer, aceitar o dano, sabendo queDeus, o recto Juiz, ia recompensarqualquer perda.

6. DIVISÃO

A carne foi a raíz destes casos e oresultado vergonhoso foi a divisão.Quando há litígio entre irmãos não hácomo eles sentarem-se juntos paracelebrar a Ceia do Senhor, nemtampouco como ficar lado a lado noserviço do Senhor. Quando a carnepredomina, o resultado é sempre adivisão.

1. Coríntios 7É evidente que havia problemas

conjugais na igreja em Corinto. Estesproblemas têm-se multiplicado emnossos dias, têm chegado a proporçõesalarmantes. Problemas desta naturezanão ficam dentro das paredes do lar, masextravasam e são levados para as igrejaslocais. Famílias tomam posturasdiferentes, ficam inimigas, os membrosdeixam de cumprimentar-se uns aosoutros, amigos das duas famílias tomampartida e logo a igreja enfrenta divisão.É umaobradacarne.rn

(Continua no próximo número)

Estudo BíblicoIJAVRO GONÇALVES I REFRIGERIO • Dezembro 981 Janeiro 99

o POVO DEIXA DE GUARDARA ALIANÇA

JUíZES 2:11-23

Que páqinatriste a que temos sobexame! E interessante notarcomo Deus permitiu que alguns

povos estranhos ficassem na terraconquistada; o que lhes servia de prova(v.22).

Também vemos que nas conquistasque ocorreram, após Josué, houvealgumas falhas no comportamentodaqueles que actuaram para alcançá-las; como por exemplo, Judá que nãoexpulsou os moradores do vale,porquanto tinham carros de fogo (1:19)e Benjamim, que não expulsou osjebuseus que habitavam Jerusalém(1:21).

Essas omissões valeram-lhescomplicações futuras. Se é verdade queDeus nos permite provas, podemossaber que Ele não nos deixa tentar alémdas nossas forças (I Coo10:13).

Se o povo falhou ante a prova, aculpa não era de Deus, pois Ele,juntamente com a tentação, nos provêlivramento, de sorte que a possamossuportar (I Coo10:13).

No trecho que temos para exame,vemos um povo voltado para a idolatria,atraído pelo pecado que o rodeava,deixando desastrosamente de guardar aAliança.

Vejamos como agiram:

1.Fizeram o que era mau perante osenhor, servindo a deuses estranhos(v. 11).

Não parece crível que assim agissemdepois de tantas vitórias que o Senhorlhes proporcionou.

Mas não devemos esquecer queSatanás não dá tréguas para fazer opovo de Deus cair no pecado.

Pedro adverte: "Sede sóbrios evigilantes; o DIABO vosso adversárioanda em derredor; como leão que rugeprocurando alguém devorar (I Pe. 5:8).

Será que não estamos fazendo o queé mau perante o Senhor? É um passocerto para deixarmos de guardar opropósito do Senhor para a nossa vida.

2. Deixaram ao Senhor Deus de seuspais, seguiram os deuses dos gentiosque havia ao seu redor, adorando-os eprovocando, assim, a ira do Senhor (v.12 e 13).

Deixar o Senhor é afastar-se da suaPalavra; omitir-se na oração e nacomunhão constantes e necessárias aocultivo da Vida espiritual. Isso acontecequando ficamos olhando o mundo aonosso redor com suas paixões econcupiscências. Cuidado com o olharao redor ao invés de olhar o Senhor!

João adverte-nos que "não devemosamar o mundo nem as coisas que há nomundo. Se alguém amara o mundo, oamor do Pai não está nele; porque tudo oque há no mundo, a concupiscência dacarne, a concupiscência dos olhos e asoberba da vida, não procede do Pai,mas procede do mundo" (IJo. 2:15-16).

3. À concupiscência funesta de suaatitude pecaminosa foi que o Senhoros deu nas mãos dos espoliadores,que os pilharam ...(v.14).

Perderam o que haviam alcançadopela graça de Deus, porque deixaram deguardar a Aliança.

O Senhor também os entregou nasmãos dos seus inimigos.

Que situação triste depois de tantasvitórias.

Viram-se, ainda, enfraquecidos; "nãomais podiam resistir a eles" (v.14).

Ficaram em grande aperto (v.15).

O pecado consciente mantido na vidado cristão priva-o das forças necessáriaspara resistir ao inimigo e coloca-o àmercê das acções satânicas, levando-o,também, à triste experiência da derrota edo abatimento.

4. Apesar de tudo, vemos que oSenhor ama o seu povo e manifes~Sua misericórdia (v. 18), suscitan,~ .lhes em seu favor, homens que agem nosentido de ajudá-los na fraqueza emque se encontram.

Eram os juizes que os ajudavamnessa circunstância (v.16).

Mas que a recalcitrância emobedecer aos seus juizes, homens querepresentavam o Senhor, criavasituações de derrota e de abatimentomoral e espiritual (v. 17, 19)."Depressa se desviaram docaminho ..."(V.17). Não deixaram as suas obras nema obstinação dos seus caminhos (v.19).Quadro real da triste condição dohomem que vive na carnal idade.Precisamos aprender bem a lição!

~5. De todo esse roteiro, tortuoso-, ;

comportamento inconstante einconsistente, resultou, afinal, que aira de Deus acendeu-se contra o povo.

Veio a palavra do Senhor: "Porquantoeste povo transgrediu a minha Aliançaque eu ordenara a seus pais e não deuouvidos a minha voz, também eu não expulsarei mais de diante deles anenhuma das nações que Josué deixou,quando morreu" (v. 21).

Triste resultado.Será que o Senhor terá que nos

permitir situação tão desagradável comoa descrição, pela nossa recalcitrânciaem nos submetermos aos Seusprincípios para uma vida vitoriosa?

O Senhor teve que manter osestranhos como prova constante para o I

seu comportamento inconstante (v. 22 e23). Tudo porque o povo deixou deguardar a Aliança do Senhor.Ifl

MúsicaREFRIGÉRIO - Dezembro 981 Janeiro 99 I EDGAR DE ALMEIDA I

histórico dos hinos

t·· ...•·········••··········•······.·..··•··•. {[;"

rL---,.~. ,~,.~.~~~Terno, suave, está Ctisto chamando,Por mim chamando e por ti;

rui paciente, velando e esperando1'empre por mim e por ti,

o Mestre exclama:"Tão fatigado hás de estar/liom insistência e ternura ~hama:"Vem, pecador, para o Lar!"

Muitíssimo conhecido este hinocantado especialmente, em todomundo cistão, nos apelos para asalvação em Cristo!

Pois ele foi escrito, originalmente,por um compositor que se tornoumilionário à custa de escrever,primeiramente, músicas seculares,dedicando-se mais tarde, unicamente

~ música sacra, O seu nome era Will,--"amartine Thompson, nascido no

Estado de Ohio, E,U,A" em 7 denovembro de 1847, tendo vivido atéalém de 1899,

Apesar das dificuldades financeiraspor que passavam os compositoresde música popular da sua época, Willenriqueceu-se devido ao bom sensocomercial que possufa,

Diz-se que se converteu a Cristo nainfância e aos 16 anos de idade jácomeçara a compor músicas.Conta-se, até, que quando tinha 28anos de idade, já compunha muito equis vender quatro de suas músicaspor 100 dólares; só lhe ofereceram25! Indignado, resolveu publicá-Iaspor sua própria conta e ficou surpresoao verificar a grande aceitação porparte do público,

Daí por diante o sucesso foiaumentando cada vez mais até queThompson resolveu fundar uma casade músicas, na qual passou a vender,também, pianos, órgãos e outrosinstrumentos musicais.

Contudo, Thompson sentia quedevia algo a Deus ,e, :por isso;dedicou, mais tarde, o seu talento decompositor unicamente à músicasacra. Muitas vêzes colocou o seupiano numa carroça puxada por doiscavalos e foi para a roça tocando ecantando hinos de sua autoria.

O hino que estamos focalizando éum entre os muitos que Thompsonescreveu e merece destaque porquerecebeu uma homenagem toda

H.C.108

especial do famoso evangelista D.L.Mcody. . Foi assim: Thompson foivisitar Moody que se encontravagravemente enfermo. Tão grave erao seu e~ado de saúde que o seumédico não permitiu que o visitasse.

Moody, no entanto, ouvindo a vozde Thompson, pediu-lhe queentrasse. O grande evangelista,agarrando a mão de Thompson,disse: "Will, preferia ter escrito o seuhino "Terno e Suave", mais do quequalquer outra coisa que tenho feitoem toda minha vida". Essadeclaração, saída dos lábios de umdos maiores evangelistas de todos ostempos, valeu-lhe como umaconsagração; foi a homenagemmáxima!

A música foi, também, compostapor Will Lamartine Thompson, o"compositor milionário" e a letra, nohinário "Hinos e Cânticos", No, 108, foitraduzida para o: português, porEduardo H, Moreira.ru

Fornecido por Elisabeth Alexander,Continua no próximo número, com ahistória de mais um hino.

Oremos ao Senhor, por sabedoria, em 1999.

"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo audência. O Senhor me possuiu no princípio de seus caminhos, e antes de

ues obras mais antigas. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventuradosserão os que guardarem os Meus caminhos, Ouvi a correcção, não a rejeteis, esede sábios, Bem aventruado o homem que me dá ouvidos, velando às minhasportas casa dia, Porque o que me achar achará a vida, e alcançará favor doSenhor". (Provérbios 9: 10,8:22,32-35).

[!]IIVAN FLETCHER I

Estudo BíblicoREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

Ocrente verdadeiro sabe quenão foi ele que optou poraceitar Cristo mas que Deus,

na Sua misericórdia, o chamou parapertencer a Jesus Cristo (Rom. 1:6) e,pela graça de Deus, ele respondeu aeste chamamento. Ele tem aconsciência de que Cristo pagou umalto preço (1Pe. 1:18, 19) para olibertar da potestade das trevas (Col.1:13) e que, sendo comprado pelosangue de Cristo, ele não é de simesmo mas pertence a Cristo (1Cor.6:19,20), é servo de Cristo (Rom. 1:1e Mat. 10:24) e terá de dar contas detodo o seu serviço, e de si mesmo aoseu Senhor (Rom. 14:12)

É a vontade de Deus que todos osSeus redimidos se congreguem (Heb.10:25) para formar o Seu Povo, a SuaIgreja. A Igreja de Deus não estádividida em clero e leigos, obreiros enão obreiros, membros que fazemparte do ministério e membros quenão pertencem ao ministério, vistoque todos os membros da Igreja deDeus são servos de Deus esacerdotes do Senhor (1Pe. 2:9 e Ap.5:10). O ministério de cada igreja deveser realizado por todos os membrosda igreja e, para isso, cada um recebedons ou manifestações do Espirito(1Cor. 12:7 e Ef. 4:12).

Cada igreja deve ser cuidada porum grupo de membros idóneos(anciãos - 1Pe. 5:2,3). Os anciãos nãosão "administradores" nem formam"uma direcção" e não devem exercerautoridade sobre os membros mas

OU AS RESPONSABILIDADES INDIVIDUAIS E COLECTIVAS

devem servir juntos com todos osoutros membros e, servindo deexemplo a todos os membros, pormeio do seu serviço (I Pe. 5:2,3) Osanciãos não são "os obreiros" àexclusão dos outros membros e nãodevem açambarcar todo o ministérioda igreja mas antes devem velar portodo o ministério como bispos oupresbíteros.

O Senhor Jesus Cristo, quandovier, trará um galardão especial paraos anciãos que fielmente cumpram assuas responsabilidades (1Pe. 5:4 eMt. 24:45,46). Na Igreja de Deus nãohá títulos como "mestre" (Doutor) ou"Pai" (ou "Pastor" ou "Ancião" ouqualquer outro) antes todos osmembros são "irmãos" (Mat. 23:8).

Um crente verdadeiroreconhece que a Igreja nãoexiste para o seu benefício,mas antes que ele,pertencendo ao Senhor, éresponsável para com aIgreja do Senhor.

Ele sabe que não é aresponsabilidade da Igreja andaratrás dele, de o procurar e ministrar aele, mas antes que é a suaresponsabilidade perante Cristoprocurar e ajuntar-se aos seus irmãosque procuram obedecer a Deus.

Ele sabe que a responsabilidade é

sua, perante o seu Senhor ao qual teráde dar contas, integrar-se na vida daigreja da qual é membro e contribuir,com os seus dons e pela justaoperação da sua parte, para aedificação da igreja.

Ele sabe que não pode ficarinactivo e parado à espera de serconvidado por alguém mas tem deapresentar-se como servo para servirao seu Senhor, o Senhor Jesus Cristo,o Cabeça da Igreja e de quem todosos membros são servos (Efe. 4:16).Ele tem a consciência que terá de darcontas a Cristo, seu Senhor, de todo oseu serviço e gue, não servindo,deixando de servir, ou servindo maltrarão consequências muito gravespara ele durante toda a eternidade(2Cor. 5: 10, Ap. 22: 12).

O estado espiritual de cada igrej~é a responsabilidade de todos osmembros e não exclusivamente dosanciãos. Os anciãos, junto com todosos membros, têm a responsabilidadede ensinar a igreja, exortar e chamar àatenção a igreja,. mas é somente oEspírito Santo, e não os anciãos, quepode avivar a vida espiritual da igreja(Gal.3:2a5).

Todos os membros da igrejadevem ter a consciência que, a suaapatia, a sua indiferença, as suasfaltas e falhas no ministério da igreja,consequências de ter deixado o seuprimeiro amor, podem, se não houverarrependimento e sejam corrigidas,resultar em que Deus tire do seu lugaro seu castiçal. Isto é, esta igreja podedeixar de existir.(Apoc. 2:5).W

· , Notícias MissionáriasREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

~§iLQij;/ /". .-,~.

.. '.....--.J

[!]I Departamento Missionário I

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIOSecretário Executivo: ANTÓNIO CALAIM Secretário Adjunto: AUGUSTO POÇAS Tesoureiro: ALBERTO MANAIA

JOAQUIM SANTIAGO; ANTÓNIO FONSECA; JOÃO DAVID SILVA; NARCISO CAMPOS; JOÃO PAULO SANTOS; RUIOLIVEIRA

ROMANA DIAS; CATARINA ALVES; WALTER DE CARVALHO; CARLOS ANTUNES; PEDRO FIGUEIREDO

Jorge e Orquídea AdriãoVialonga

~

mados Irmãos, graça e paz da" - parte de nosso Senhor Jesus

Cristo.Desejamo-vos um Natal cheio de

bençãos do Senhor e que o Salvadornascido em Belém há quase 2 000 anosvos revigore a todo o instante.

Gratos estam os no Senhor aosIrmãos pelo vosso carinho, apoio eânimo. Bem hajam!

No dia 26 de Novembro o Senhor deu-nos a "Noemi Isabel Gomes Adrião", éuma menina muito amável comosignifica o seu nome. O Jorginho estábem de saúde e muito contente com airmãzinha.

Pedimos as vossas orações peloseguimento dos contactos das pessoasque viram o Filme JESUS neste verão naPóvoa da Atalaia (onde a Igreja do Beato

o seu Acampamento). Este é o, ,_,nto ano que vamos à Escola Afonso

Domingues fazer Prevenção primáriacontra a Droga. Mas, este ano sob umanova direcção a Escola abriu-nos asportas como nunca antes o fizera ...Apartir de janeiro abriremos na Escolatodas as Quintas-feiras um consultório,"O Cantinho". Podendo nós usarmosainda as Quartas-Feiras a partir das16.30 para programas recreativos .. É umgrande desafio, mas contamos com asvossas Orações.

Na Igreja de Olarias começámos nopassado mês com reuniõesevangelísticas ao ar livre e distribuiçãode literatura com a ajuda de jovens deLusíadas e de Sta Catarina. Eventosestes que esperamos mantermensalmente.

o Refrigério deseja aos seusleitores um Feliz Ano de 1999,repleto das bênçãos do Senhor.

Marjorie BeckwithAngola

A situação no país continua muitoinstável entre a guerra e a paz. Noentretanto há incidentes que se

repetem vez após vez, pequenosataques aqui e ali e vidas perdidasparticularmente nas áreas onde hádiamantes. Continuam a chegar aLuanda refugiados pessoas que fogemda guerra. Continuamos a orar por paz.

Duas semanas atrás, Doris Pitman eeu fomos até um lugar de deficientes,onde estão a tentar ter uma escola paracrianças com problemas, comdeficiências físicas. Vivem em condiçõestão difíceis .. Um amigo meu recebeu doGoverno uma porção de Terreno para aíconstruir um Centro para uma Escola eAlojamento das Crianças.

Os crentes gostariam muito de ter afuncionar um curso de um ano, escolaresidencial. Temos um casaremodelada, escritório dos CursosEmaús, mas precisamos de uma sala deaulas e alguns dormitórios. Mas o querealmente precisamos é de ummissionário comprometido e dar-lhe umbom começo - O tipo de pessoa quetreine outros para continuarem, e queesteja disponível para continuar a serparte do projecto. Neste tempo a grandenecessidade é de Missionários quepossam ensinar os nacionais deste paísem coisas como no uso decomputadores e outros equipamentos ecomo usar estes para a glória do Senhore desenvolver da Sua Obra.

Associação WycliffePortugal

Juntemo-nos em Oração1. Pelo trabalho da Associação Wycliffe,para que consiga passar o sonho datradução da Palavra de Deus para todasas línguas e todos os povos. O maior

problema actual da missão no nossopaís é a falta de pessoas ... O pequenonúmero de pessoas que actualmentetrabalha com a missão não conseguedivulgá-Ia suficientemente, nem abordaras Igrejas com vista ao e em busca deoutro tipo de apoio. Orai porcolaboradores. recrutamento2. Pelos missionários que se encontramainda no nosso país para aprender alíngua Portuguesa - Gregory e JulieMorris com uma filhinha, e pela Dana eSteven Whirteacre e seus dois filhos.Que o Senhor os continue a abençoar,acompanhando os seus progressos.3. Pelo Miguel Martins da Igreja de Leçade Palmeira em Matosinhos, quefrequentou durante o ano de 1997 aEscola Wycliffe em Inglaterra e queneste ano lectivo foi aceite no Colégiobíblico de Ali Nations, para completar asua formação.4. Pela Marta Moreton ( filha do IrmãoFernando de Jesus - Algés ), pela suafamília, ainda aguardando colocação nocampo de Trabalho.

.João e Ruth VogelMem Martins

A Tirza(11 anos) está no 6ª ano econtinua a estudar violino. O Jonathan(10 anos) continua tocar trompete.Agora no 5ª ano precisa de muito maisesforço e apoio da mãe para poderseguir a matéria.O Samuel (6 anos)entrou na Escola primária este ano. ARuth está a cuidar dos bebés na EscolaDominical e continua a cantar e tocarflauta no Grupo Coral na IgrejaEvangélica de Sintra.

João: O Intercom Jovem foi umasemana de formação que a Mocidadepara Cristo (MPC) realizou em Abriljuntamente com o Instituto BíblicoPortuguês no Tojal. Participaram 38jovens de várias igrejas de todo o país.

[!]IDepartamento Missionário I

Notícias MissionáriasREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

No Verão estivemos na nossa terra,na Suíça onde participámos numcampanha evangelística para criançascom a nossa Igreja lá. Em Setembro aMPC organizou junto com outrasentidades, conferências com o cientistaalemão Werner Gitt com o tema: NoPrincípio era a Informação.

Juntos com outros obreiros estamosa ter reuniões de oração semanais pelosalunos e estamos a realizar umprograma especial da nossa área umavez por mês. Damos graças a Deusporque estes encontros têm sido alegrese foram frequentados por um bomnúmero de adolescentes ejovens. Pedidos de oração: Damosgraças por tudo que Deus ajudou arealizar neste ano.-pelo trabalho com os alunos das váriasescolas;-por maior abertura das escolas aoevangelho.

Paulo e Ana OliveiraGuimarães

Queri~os irmãos: Aqui estamosmais uma vez paracompartilhar aquilo que o

Senhor tem feito. É com alegria quetemos visto o Senhor responder aalguns assuntos:

1. Uma das coisas que nos temanimado e ver o envolvimento geral demais pessoas, no ministério da igreja,sentimos que o Senhor esta a avivaralgumas pessoas. Glória a Deus!

2. Louvamos a Deus, pelo grupo quese reúne Sábado para estudo bíblicoalguns tem levado amigos descrentes,tem sido muito edificante.

3. A igreja tem apoiado o GBU e estegrupo tem sido uma bênção.

4. Louvamos o Senhor, pelos jovens deoutras igrejas, que tem consagrado assuas vidas ao Senhor, nosacampamentos, conferências e retiros.

FAMILlA: A família está bem,o Davidentrou para a escola. O Paulo iniciouum negócio relacionado com Internet emultimedia com outros irmãos.Esperamos que umdia isto possa vir aser uma ajuda para as necessidadesmateriais, ate lá há que trabalharmuito.Agradecemos as orações detodos os irmãos, que nos tem apoiado,que o Senhor possa edificar a suaigreja aqui em Guimarães.

LILA MARQUES PEREIRA (Fontoura) foi elevada à Glória no. passado dia 7 de Dezembro de 1998 juntando-se desta forma ao

seu marido José Fontoura e a muitos santos que habitam noslugares celestiais ao lado do seu Salvador Jesus Cristo.Esta nossa Irmã deixa-nos na memória uma história de bom

testemunho cristão, companheira fiel e boa mãe. Trabalhouincansavelmente na Obra do Senhor em muitas actividades em que oseu marido estava envolvido, e de um modo particular nos"Acampamentos Palhal". Quem falou com ela não se esquece dassuas palavras amáveis, carinhosas e cheias de amor cristão. Umexemplo a seguir.Uma palavra de consolação para os nossos Irmãos Normando e

Rubem, seus filhos, que certamente sentirão também amparo porparte do Nosso bom Deus. Uma palavra final de explícita gratidão peladedicação tão extremosa que a menina Benvinda concedeu no dia adia de D. Lila. O REFRIGÉRIO.

Lar Vida NovaPardilhó

UM LAR QUE PRECISADE EXPANDIR

"Porque Deus não é injusto, para seesquecer da vossa obra e do trabalho deamor que, para com o Seu Nomemostraste, enquanto serviste aos santose ainda servis. Hebreus 6:1O

Nós, o LAR VIDA NOVA agradecemosa todos aqueles que até 1998, oraram,auxiliaram, visitaram ou contribuirampara que esta obra tão preciosa, fossecada vez mais uma resposta áscrescentes necessidades dos maisidosos. " Deus não é injusto para seesquecer da vossa obra e do trabalho deamor( ... ) "

Funcionamos apenas nas instalaçõesda primeira fase de construção, por issoestam os limitados a ter somente 7utentes, apesar disso, e porque aprocura é crescente, temos de momento8 utentes (3 homens e 5 mulheres), comidades compreendidas entre os 73 e 91anos idade. Dois deles são acamados e3 parcialmente dependentes.

Os serviços prestados aos utentes sãoassegurados por uma equipa deprofissionais constituida por umadirectora Técnica (Assistente Social), umcasal residente, ele como director deServiços e ele como Encarregada deServiços Gerais, uma Técnica deSecretariado e sete empregadas como

Trabalhadoras Auxiliares.

Esta equipa desenvolve as acçõesnecessárias à prestação de múltiplosserviços aos' idosos como habitação,alimentação, tratamento de roupas,cuidados de saúde e de higiene,conforto e lazer ( passeios em grupo,ginástica, jogos, trabalhos manuais,festas ,exposições, intercambio comoutro lares, visitas, etc,), apoio espirituale outros,

Com o aumento do número de idosos nanossa sociedade e nas nossas igrejas,torna-se necessário e urgente aconstrução da segunda fase, mas paraesta grande e útil obra não temos ain~.suficiência de recursos ou capacida, 'de resposta, Cabe a todos nóscontribuirmos para a concretizaçãodeste objectivo, cuja falta é sentidasobretudo pelos mais necessitados evulneráveis, os idosos,

Sócio, Irmão ou Amigo: Ajude o Lar VidaNova para que também em 1999 oenvelhecer não seja simplesmenteaumentar anos à vida, mas sim, dar vidaaos anos que Deus nos permite viver.FelizAno Novo.A Direcção do Lar.

o Página EvangelísticaREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

Quando estava na tro~a, numacerta n o it e estavamosperdidos no rio Sado. É

~cessário conhecer bem este rio,"t-:rara se poder navegar sem

problemas, pois em certos sítios é tãobaixo que a hélice ao tocar no lodo,bloqueia o motor, ao passo quenoutros sítios dá para passar navios.E lá andávamos nós de um lado parao outro procurando o canal que noslevasse para Alcácer-do-Sal.

Mas por muito que tentássemosera em vão.

Já tínhamos perdido o azimute, eera impossível encontrar um rumo.

Olhamos em volta, e só havianoite! ...A situação piorava, porque osdois reservatórios de combustívelque levávamos, estavam já quase

~azios. Até que a dada altura,,.,ncontramos um pesqueiro;

imediatamente abordamos aembarcação e o nosso comandantefoi pedir ajuda ao barqueiro e este nosapontou um despercebido clarão,que se encontrava a algumasdezenas de quilómetros.

Seguimos então, a sua direcção eao fim de algumas horas chegamos

rnPAULO VIEIRA I

onde está,". aLUZ?

ao nosso destino, mas a esforço deremos, pois a gasolina haviaacabado.

Este mundo é como um rio, e talcomo o Sado está cheio de pântanosque, para além de perigosa anavegação faz com que percamos oazimute ao desviarmo-nos deles,depois ao olharmos em nossa volta,só vemos escuridão sem nenhumaindicação de rumo, e para quem tentaencontrar; só se cansa ...

Como nos aconteceu naquele rio,bem como a luz que nos foi apontada,assim é a Palavra de Deus a lâmpadapara os nossos pés e a luz para onosso caminho.

"-E que luz é esta?" Claro está, estaluz é Jesus. Em João 8:12, Jesusafirma ser a luz do mundo e que quemO seguir, não andará em trevas masterá a "Luz" da vida" ...

Já reflectiste bem, caro leitor, quãomaravilhosa é esta "Luz"? ela não sónos ilumina para vermos ondepousamos o nosso pé (como a luz dosol), mas também ilumina as nossasvidas. Esta luz, tem ainda umaparticularidade bastante boa:

Esta é a verdadeira Luz que iluminatodo o homem. (João 1:19)

Neste mundo aparecem muitasluzes que ... enfim ... até podem darmuita luz, mas ... dura muito poucotempo! E os que seguem tais "luzes",enganadoras, estando acesas logoseapagam! ...

Tem cuidado! Se andas perdidocomo eu andei, se não sabes qual olado para que deves seguir, nãotentes sozinho encontrar o rumocerto. Pára, pega na Bíblia, que é aPalavra de Deus, e, aí encontrarás averdadeira Luz, :que é muito maisbrilhante e não encandeia, e é tãoviva, que nunca se apaga.

Olha para esta Luz e segue-a. EstaLuz, é Jesus. Jesus é a luz do mundo.

•Veja e ouçaRTP2 - Terça e Quinta Feira -18h ou 18:20

A Luz das NaçõesRTP2 - Terceiro Domingo de cada mês - 09:00 hr.

Programa "Caminhos"RÁDIO GENTE - GAlA -102.1 FM

2", 3.a Feiras - 22 hr - Programa "Luz para o Caminho"5. a Feira - 22 hr - Programa "Vida Abundante"

RÁDIO SANTO ANDRÉ - COIMBRA -100.5 FMSábado - 09 hr - "Vivas ao Rei"

RÁDIO C. INTERIOR - BEIRAS -105.5 FMSábado - 16:30 hr - "Momentos de Paz"

hUp://www.come.to/refrigerio.pt

~I TESTEMUNHO~ -------------

Para MeditarREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

------ Ou a história dos 40 anos da Igreja em Viavai-Coimbra

.at;lós--------------- ;!

Grocinas, Bouçã, V i'âva i eVenda dos Moinhos, sãolugares vizinhos que

pertencem ao Concelho de Penela.

Jesuino Dias de Grocinas eFrancisco dos Santos de Bouçã eramamigos. Um dia Jesuino revelou aFrancisco que tinha algunsproblemas de dificil resolução em suacasa e estava a pensar fazer umdisparate. Francisco aconselhou-o adistrair-se com a leitura de bonslivros. Este no entanto retorquiu-lheque tal não era suficiente.

Francisco, então fez-lhe a oferta deuma biblia e disse-lhe que este livroera grande e demorava muito tempo aler pelo que podia com ele passarmuito tempo .

Pouco tempo depois Jesuinofalava com outros seus amigosacerca do livro que lia!

Irmão Orlando Luz para realizar umculto em sua casa. Este eventoaconteceu em meados de Outubro de1958 e uma multidão de gente ouviu aPalavra do Senhor.

Dias depois Jesuino com outrosamigos vem a Coimbra e convidandovários pregadores promove em 1 deNovembro de 1958 um culto emViavai. Foi há 40 anos!

Os primeiros baptismoaconteceram 2 anos depois para 1b .

Irmãos, sendo eu um deles, Graças aDeus. O Senhor tem aumentado estaIgreja e tem havido benção. Hojetemos uma casa de oração própria,existe Ministério e os cultos realizam-se ao Domingo e 5ªfeira.

Veja meu Irmão, o que NossoDeus pode fazer através de umfolheto. W

Certo dia, o Ir. Orlando Luz comalguns missionários, numa viagem aoNorte, fizeram uma distribuição defolhetos anunciando um programaevangélico na Rádio Tanger, em OndaCurta ...

À beira do caminho, em Venda dosMoinhos, na Estrada nº110 entrePenela e Pontão, Jesuino encontrouum desses folhetos. Através dadirecção nele contida convidou o

a zPor Horácio Santiago rr-.

"Maravilhosos são os teus Testemunhos; por isso a minha alma osguarda. A exposição das Tuas palavras dá luz, dáentendimento aos simples" (Salmo119:129-130)" Bem - Aventurados

aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro.(Apoc.22: 14).

Foi na Cruz que o ódio do homem contra Deus e o Amor de Deus pelo~ homem se encontraram num mesmo acto. Ali, o estado moral do homem e a••• ,revelação perfeita de Deus foram absolutamente postos em evidência. A

lança que feriu o salvador já morto fez jorrar sangue eágua. O sangue queexpia e água que purifica (João 19:33-34).Como sondar as palavras pronunciadas por Jesus na Cruz?

1 - "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem" (Lucas 23:34) - A SuaMisericórdia;Quem poderá sondar um tão Grande Amor?2 - "Hoje estarás comigo no Paraíso"(Lucas 23:43) - O Poderda Sua Graça

3 -" Mulher, eis aí o teu filho" (João 19:26) - A Ternura do Seu coração;4 - "Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?" (Mat.27:46) - O abismo do seu Sofrimento;5 - "Tenho sede" (João 19:28) -A sua completa submissão;6 - "Está consumado" (João 19:30) - A Perfeição da Sua Obra;7 - "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu Espirito" (Lucas 23:46) - A Comunhão reencontrada com Aquele que, por causados nossos pecados, tinha escondido dEle o seu rosto.Quem poderá sondar um tão grande amor! ru

[!]IARNOLD DOOLAN IREFRIGÉRIO- Dezembro98/ Janeiro 99

Estudo Bíblico

infância, carreira, carácter, pregações,recepção, morte, sepultura,ressurreição, e ascensão, tudo preditoem grande detalhe antes de nascer.

Muitos Judeus estão à espera davinda do Messias. Como é quepodemos convencer um

Judeu que o Messias já veio? A respostaencontrava-se só nas páginas de BíbliaSagrada, e na Pessoa do Senhor JesusCristo. Séculos antes de nascer, JesusCristo, muitos detalhes acerca do Seunascimento, vida, sofrimento e glóriaforam dados na Bíblia Judaica, o Velho

stamento."Jfsus Cristo é a única Pessoa neste

planeta cujos antecedentes, lugar denascimento, maneira de nascer,

Ninguém sabia 500 anos antes queShakespeare seria nascido, ou 250anos antes que Napoleão seria nascido.Mas na Bíblia nós temos profecias deJesus centenas de anos antes de Elenascer, e não só por um escritor mas porvários sobre muitos anos.

A únicaPessoa quepodia cumprirestas profeci-as, é YeshuaHa Maschiah,Jesus, o Mes-sias, o Salva-d o r d oMundo.

Que pensaisvós do Cristo?(Mat.22:42, 16:15e27:22).

A resposta encontra-se emActos 16:31 - "Crê no SenhorJesus Cristo, e serás salvo"

PELO SENHOR JESUS CRISTO, NA SUA PRIMEIRA VINDA

DESIGNAÇÃO PROFECIA CUMPRIMENTO

GI. 4:4Hb.2:16Ap.22:16Lc. 3:33LC.1:32,33LC.2:4-7LC.2:1,2LC.1:26-31Mt 02:15Mt 1:22,23Mt 03:03At. 02:30LC.09:58Lc.4: 18,19Mt 4:12,16Mt 12: 15-19Mt 12:15-20LC.09:51JO.02:17Mt 11 :4-6At. 10:38Mt 26:15Lc. 19:35

Mt 26:31Mt 26:67Mt 26:37JO.19:01Jo. 19:01

DESIGNAÇÃO

Segue-se uma lista das 56 profeciascumpridas. Os primeiros versículos sãodo Antigo Testamento, (a BíbliaJudalca); os versículos depois são doNovo Téstamento.

1.Messias: semente da mulher Gn. 3: 152.A semente de Abraão Gn ..22:183. A Estrela de Jacó Nm.24:174. Da tribo de Judá Gn. 49: 105. Herdeiro do trono de David lsa. 09:076. Nascido em Belém Mq.05:02

Tempo do seu nascimento Dn. 09:25"': Nascido de uma virgem lsa. 07: 149. Do Egipto foi chamado Os. 11:0110. Dado um nome especial lsa. 07: 1411. O seu percursor lsa. 40:0312. A Sua família Sa1.132: 1113. Sua pobreza lsa. 53:0214. O carácter do Seu Ministério lsa. 51 :1,215. Ministério principando na Galiléia lsa. 09:0216. A Sua Mansidão lsa. 42:0217. A Sua Compaixão lsa, 40: 1118. O Seu Propósito Resoluto lsa, 50:0719. O Seu Zêlo Sal. 69:0920. Os seus milagres Isa. 35:0521. Ungido pelo Espírito lsa, 11:0222. Traído por 30 moedas de prata Zc. 11: 1323. Entrada-Jerusalém em jumento Zc. 09:0924. Seus discípulos dispersos na

Sua Crucificação25. A Sua Rejeição26. As Suas tristezas27. A Sua fisionomia desfigurada28. As Suas costas feridas

ZC.13:17Isa.53:03Isa.53:03Isa.56:14Isa.50:06

PROFECIA CUMPRIMENTO

29. Nacões ser-Ihe-ão submissas30. Cuspiram no Seu Rosto31. Mãos e pés pregados na cruz32. O Seu lado furado33. O Seu rosto ferido34. O lugar da Sua sepultura35. Os seus ossos preservados36. Seria um pastor37. Seria um rei38. Rejeitado pelo seu povo39. Os Seus sofrimentos40. A Sua morte vicária41. Morreu com os transgressores42. Foi feito pecado por nós43. As palavras de Jesus na cruz44. Os seus vestidos repartidos45. A Sua fraqueza na cruz46. Deram-Lhe vinagre a beber47. A Sua ressurreição48. A Sua intercessão pelos outros49. A Sua ascenção50. Sepultado como os ricos51. Sacerdote segundo ordem de

Melquisedeque Sa1.110:452. Restaurador de contritos coração- lsa, 51:1,253. Traído por um amigo Sal. 41 :0954. A Sua glória como o Messias lsa. 53:0155. O Messias é Rei Sal. 02:6-956. Gentios procurarão Messias Isa. 11: 10

Isa.02:04Isa.50:06Sa1.22:16ZC.12:10Mq.05:01Isa.53:09

Sal. 34:20Isa. 40: 11ZC.09:09Sa1.69:08Isa.50:06Isa.53:.05Isa.53:09Isa.53:10Sal. 22:01

Sal. 22:18Sal. 22:14,15Sal. 69:21Sal. 16:9-11Isa.53:12Sal. 68:18Isa.53:.o9

Ap.7;19:11MC.14:65JO.19:23,37JO.19:34-36Mt 27:30Mt 27:57-60JO.19:36JO.10:11-16JO.18:33,37Jo. 01: 11Mt 26:671Pe.2:24,25Me. 15:282Co.5:21Mt 27:46Jo. 19:232Co.13:4Jo. 19:29At. 2:27-31LC.23:34At. 01 :09Mt 27:57

Hb.5:5,6LC.4:18,21LC.22:47,48Ap.19:11-16Ap.19:15Rm. 11:25

Estudo BíblicoI CARLOS ALBERTO OLIVEIRA I REFRIGÉRIO· Dezembro 98/ Janeiro 99

momento de

POESIA. /\, .#

~4>;.CL$)~

(---,f=(J~::<'-~L_' I:::::~J=~)--

No primeiro dia da semana cada um de cinco ou dez anos? A tua prosperidadevós ponha de parte o que puder, não se desenvolveu? Não te esqueçasconforme ª sua prosperidade ..." (1 Cor. de actualizar a tua prosperidade16:2) presente.

, inegável que as igrejas locais e a

Eobra de Deus em geral, lutam comgrandes dificuldades financeiras,

e isto deve-se em grande parte à fracaparticipação dos crentes no contribuirpara as diversas necessidades. Nãoporque tenham impossibilidades paratal, mas certamente porque, quempouco ama pouco dá, e também porqueo ensino dado acerca desta temática équase sempre envergonhado, quandonão é simplesmente inexistente, comose a Bíblia não sustentasse tal ensino.Se fosse entendida esta exortação de 1ªCoríntios 16:2, certamente não teríamosas situações que existem em quasetodas as igrejas.

Os crentes são cada vez maisprósperos, enquanto as igrejas lutamcom desesperadas dificuldades.Felizmente e graças a Deus, porquealguns apesar de tudo, tem ido além dasua prosperidade e feito coisasgrandes, não com dinheiro à vista, mascom uma fé não apenas proclamada,mas colocada em prática.

o que temos ensinado acerca docontribuir?

O que de mais comum se diz, é quedevemos dar com alegria. Mas comoraramente sentimos alegria quandodamos, será necessário lembrar aobrigação de dar, e então temos naprosperidade o factor que nos obriga asermos maiores contribuintes. Caroirmão (ã) ainda colocas no saco dascolectas a mesma quantia que davas à

Educar nossos filhos para esteministério.Sendo negligentes nós próprios noministério de contribuirmonetariamente, é de esperar quenossos filhos não recebam de nós esteexemplo e ensino, sobre a importânciaque é contribuir para a obra de Deus,vindo eles a serem com toda aprobabilidade no futuro, fracoscontribuintes. Façamos deles já nopresente bons contribuintes, nãoesquecendo de a cada Domingo lhesentregar não aquela "pequenamoedinha", mas uma moeda querepresente algum valor, para queaprendam que o Senhor não é aquelemendigo de esquina de rua ou doMercado a quem se dão aqueles"trocados" insignificantes.

Tu jovem, não deves pensar quecontribuir compete apenas aos teuspais e que só quando formares famíliapensarás neste assunto. A palavra deDeus fala para cada um, e não para cadafamília. Por isso, daquilo que querganhes trabalhando, ou que recebas deteus pais, parte desse dinheiro que tuachas ser tão pouco, pertence e devesentregá-lo a Deus, sendo que teconsideras filho e colaborador d'Ele.

Debrucemos o nosso pensamento econsciência sobre este assunto,deixando que o Espirito de Deuscontrole também um pouco mais anossa "carteira". fJ]

Quando era rapaz novoNunca cheguei a pensarQue quase todo o povoVem a precisar d'um Lar.

Os anos foram passandoE as forças a faltarOs cabelos branqueandoÉ necessário o Lar.

Todo o idoso, coitado,Precisa de muito carinhoNão deve ser desprezadoPois é outra vez menino.

Com as pernas a tremerE com a vista a faltarCheio de dores, a gemer,Vai precisar do Lar.

Não te esqueças, meu irmão,De sócio te inscreverVai chegar a ocasiãoDo Lar te receber.

Quer precises quer nãoFazes bem em descontarAjudas o teu irmãoQue está a precisar.

Lar "Vida Nova" é um céuPara ti e para mimEste parecer é o meuO teu também é assim?

Vida Nova, nosso LarÉ nosso: teu e meu,Muitas graças vamos darPor esta dádiva do céu.

Lar Vida Nova é assimComo estou a descreverNão acreditas em mimAnda daí, vem ver.

São jóias as empregadasTratam com muito carinhoTodas bem educadasCuidam bem do velhinho.

Do utente Sr. Gomes

REFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

Testemunho

E

Miami (Florida)

Quando se pensa em Miamipensa-se principalmente emtermos de turismo e férias ...

Bom, fiquei maravilhado porencontrar muitos Cristãos e igrejaspor toda a parte. Desde a altura em

ue chegamos (22 de Maio) até'- Ysairmos (quatro semanas mais

tarde), tive a oportunidade de partilharas Boas Novas e de pregar em igrejaslocais. Concentramos os nossosesforços principalmen e en re aspessoas de língua espanhola,originárias da América La ina e dasCaraíbas (incluindo cuba).

Quando saímos de Miami, sentimosuma alegria profunda por ter deixadopara trás uma enorme quantidade deigrejas, Cristãos e líderes muitocomprometidos e muitoentusiasmados com missões. Porfavor orem especialmente por estesirmãos e irmãs.

AsCaraíbas

Neste momento estamos nas'<,

·Caraíbas e por aqui ficaremos até aofim do ano. A maior parte sãoreligiosos e, entre eles, um grandenúmero professa o Cristianismo. Noentanto, como podem imaginar,muitos são nominais. A realidadevaria de ilha para ilha.

Por exemplo, em St. Lucia osCatólicos Romanos chegam aos 90%da população, o resto dividem-seentre evangélicos e outras confissõesreligiosas. Apesar de tudo, aspessoas estão abertas a umaconversa e a ouvir o que temos parapartilhar com elas. Ainda hoje estive afalar com dois Rastafarianos, Martin eNorman Boyce. Orem por estas duasalmas preciosas, para que o Senhoros venha a salvar. Há muitos comoeles ...

Vosso em Cristo, MateusMateus de Goya é da Guiné-

Bissau, e o que mais gosta de fazer éaprender. Com 20 anos veio paraPortugal em 1980, para estudar naUniversidade. Depois de obter o seudiploma em química, decidiu queprecisava de aprender mais acerca davida Cristã. Viajou então até País deGales e estudou num seminário portrês anos. Durante este tempo,enquanto orava por umaoportunidade de obter umaexperiência em missões por um curtoprazo, leu um artigo numa revistaonde se pedia apoio para ocombustível dos dois navios da O M.O ministério dos navios parecia serexactamente aquilo de que ele estavaà procura.

"Juntei-me ao Logos 11no Méxicoem Outubro de 1997, e pediram-mepara na casa das máquinas. Eu gostode trabalho prático, e assim possousar algum do treinamento que recebiem química. Aos fins de semanajunto-me às equipas que visitam asIgrejas.

Gosto muito de pregar e em cadadomingo; prego uma ou duas vezes.Sentiria muito a falta se não ofizesse!"

Com a visita do Logos 11aos portosdo continente Americano e àsCaraíbas, Mateus pode fazer uso doseu Português, Espanhol e Inglês. EmMiami, Florida, ficou feliz por ter sidoo líder do Programa Bem Vindo aBordo destinado a Brasileiros. E,embora o Inglês seja a língua oficialdo navio, os membros da tripulaçãoque são de origem latina apreciammuito conviver entre eles.

"Estou habituado a viver emcomunidades multi-culturais, por issofazer parte de uma tripulaçãointernacional não é difícil. Pelocontrário, é uma bênção !",disseMateus, embora admita haver

I OPERAÇAO MOBILlZAÇÂO I

algumas ocasiões difíceis tais como,os enjoos e os meses longos ecansativos de doca seca, como emVeracruz. «Às vezes é durante ostempos difíceis que mais se cresce.»

"Cada país que visitávamos erafantástico, "continua. n O México foitremendo. Estivemos tantos na CostaPacífica como na Atlântica e foi-nosdada a oportunidade de ficar em casade algumas famílias, onde nospudemos sentir completamente emcasa.

Deixou as suas marcas em cadaum de nós. Fiz parte de uma equipapequena mas activa na Cidade deMéxico, ensinando técnicas deEvangelismo em Igrejas e ondeentregamos literatura porta-a-porta.Foi tremendo. Pudemos ver umagrande explosão de interesse e depessoas que vinham ao Senhor. EmPortugal também já preguei bastantesvezes e trabalhei com a União Bíblica.Acho que ajuda muito ser estrangeiro.As pessoas ficam curiosas e issotransforma-se numa porta aberta."

Mateus continua à' espera dadirecção de Deus para o seu futuro,mas acredita que a experiência queestá a adquirir no Logos 11será umaajuda para onde quer que vá. Eleencoraja outros jovens a fazer omesmo. Se tu te juntares à Marinhade Deus verás o mundo da forma queEle o vê, e com a tua ajuda poderásmarcar a diferença.m

[HJI Comunidade Evangélica I

Notícias .

Escola Bíblica do Norte

o segundo trimestre inicia-se em 04 deJaneiro de 1999, todas as segundasfeiras, às 21 :00 horas no Salão da Igrejado Cedro (Rua Damião de Góis, 81, emVila Nova de Gaia).Os professores Paulo Pina Leite eStephen Yiulle continuarão os temas doprimeiro trimestre. Todos sãoconvidados.

Escola Bíblica Beira-Vouga

Com início no dia 09 de Janeiro de 1999,pelas 21 :00 horas, e todas as seguintes6.ªs feiras, terá lugar no salão da Igrejaem Pardilhó a Escola Bíblica Beira-Vouga.O Irmão Walter Alexander vai leccionar adisciplina "A Pessoa de Jesus Cristo".A Escola funcionará nos meses deJaneiro e Fevereiro em Pardilhó, nosmeses de Março e Abril em Cacia, Maio eJunho na Gafanha da Nazaré eSetembro a Novembro, em Aveiro.Todos são convidados.

DIRECÇÃO DA CIIP

A Direcção da Cllp, reunida em V.N.Gaiano passado dia 08.12, fez umaretrospectiva das actividades dosdepartamentos da CIIP e da Direcção,tendo posteriormente confirmado osresponsáveis por cada departamento, asaber:

SECRETARIA DA DIRECÇÃOJoséÁgua

TESOURARIA DA DIRECÇÃOMário Valinho

DEPARTAMENTO MISSIONÁRIOCoordenador: António Calaim. Sãointerlocutores perante a Direcção, JoséÁguas e Narciso Campos.

DEPARTAMENTO COMUNICAÇÕESCoordenador: Mário Valinho e SamuelPereira.Comissão de Publicações: Carlos Alves,Samuel Pereira e Joel Pereira.

DEPARTAMENTO DE JOVENSCoordenador: Samuel Pereira.

Foi ainda determinado convidar o IrmãoOrlando Esteves para responsável pelaComissão da Rádio e da TV.A próxima reunião, em Coimbra, no dia20.02.1998, será conjunta com asdirecções da CIIP-Norte e CIIP-Sul.

Lar Vida Nova - Pardilhó

Ocorreu no dia 28 de Novembro de 1999,em Pardilhó, a eleição dos corpossociais para o Lar Vida Nova. Eis a suacomposição.ASSEMBLEIA GERAL:Presidente: SamuelOliveiraSecretário: Josias Andrade2.º Secretário: Constantino SilvaDIRECÇÃOPresidente: Manuel RibeiroVice-Presidente: Manuel FreireSecretário: Joaquim MatosTesoureiro: José OliveiraVogais: Eunice Freire, David Andrade eFilipe Costa.CONSELHO FISCALPresidente: Rui MartinhoVogais: Sérgio Aço e Francisco Miranda.

PERSONAGEM DO SÉCULO

A Revista TIME está a fazer um inquéritomundial, via Internet, para saber qual é apersonagem mais importante do século.No início de Dezembro 1998, osresultados eram os seguintes:

1.º-JESUS CRISTO 47,70 %2.º- Adolf Hitler 13,21 %3.º- Ric Flair.. 8,50 %4'º- Profeta Maomé......... 5,30 %5.º- Mohandas Gandhi.... 4,05 %6.º- John Flansburgh....... 3,75 %7.º- Mustafa Kemal Ataturk 1,96 %8.º- Billy Graham.............. 1,68 %9.º- Raven............ 1,48 %10.º-JoãoPauloll 1,10 %11.º- Ronald Reagan........ 0,94 %12.º- Sarah McLachlan..... 0,81 %13.º- William L. Pierce...... 0,69 %14.º- Ryan Aurori.............. 0,57 %15.º- Albert Einstein.......... 0,56 %16'º- Winston Churchill..... 0,56 %17.º- Kurt Cobain.............. 0,36 %18.º-Bill Gates................. 0,29 %19.º- Bob Weaver............. 0,28 %20.º- Serdar Gokhan........ 0,28 %

No início de Dezembro, Jesus Cristotinha 638.528 votos, Adolf Hitler 176.935e Ric Flair 113.832. Para maiores

REFRIGÉRIO - Dezembro 981 Janeiro 99

EVANGELlSMOCOM FILME "JESUS"

Talvez que alguns dos amados irmãosdo informativo Refrigério se lembrem doirmão Harvey Challoner, o inglês queviajava num velho táxi de Londres, preto, etocava um cavaquinho (ukelele) fazendocampanhas evangelísticas com grupos decrianças.

Agora o seu filho Paulo, junto com umcasal inglês, Richi e Carole Wood, viajamdurante os meses de verão apresentando o"Filme Jesus" no norte de Portugal.

Durante os últimos cinco anos, temosapresentado este filme em aldeiasdistantes no norte do país, entre grupos depescadores pobres, grupos de ciganos, naspraças públicas das cidades do interior, emcasas do povo, centros culturais, etc ..

Neste ano, 1998, visitamos 27 lo~apresentando o "Filme Jesus" a uma rneorade 1600 pessoas. Oferecemos 1300evangelhos de S. Lucas com endereços decontacto para os que estejam interessadosem obterem mais informações.

Este foi o primeiro ano em que usamosum novo equipamento em forma deprojector vídeo com tela grande (4x3 m)que permite a projecção de outros filmesevangelísticos como "A Cruz e o Punhal","Refúgio Secreto", etc ..

No fim do ano passado, fundamos umapequena missão chamada "Porta" parainformar as igrejas na Inglaterra do trabalhoque estamos a -fazer, e também dasnecessidades. Desde 1994, o Senhor tempermitido que tivéssemos cada ano maisoportunidades de apresentar o "FilmeJesus". Sentimos a mão do Senhor nestetrabalho e pedimos que toda a glória venhaa ser dada ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Paulo H. Challoner.Porta Trust - 1, Gordon Avefl'North Ashton, Wigan, Wn4 OWA

ENGLANDEmail: [email protected]

LIVRARIA ESPERANÇA

LIVRO - OS DISTINTIVOS DASASSEMBLEIAS (500$00).

Temos bastante quantidade desteprecioso livro e desejaríamos que todoso lessem. Muitos dos servos do Senhor,quer entre nós, quer noutros países, sãounânimes em afirmar que a maiornecessidade entre o povo doeDeus é debom ensino, de sã doutrina. Nós temosbons livros e a um preço muitoeconómico sobre a sã doutrina. Envie- I

nos 2.000$00 e lhe enviaremos uns 6bons livros, incluindo "Os Distintivos dasAssernbleias».

.- DiversosREFRIGÉRIO - Dezembro 98/ Janeiro 99

.Acerca doIII C.N.l. I 98Decorreu em S. Pedro do Sul,

nos dias 3, 4 e 5 de Outubro de1998, o III Congresso Nacional

úB" Jovens/98. Cerca de 230 jovensparticipantes, vindos das maisdiferentes áreas do nosso país,estiveram presentes.

"Recordar é viver", diz o nossopovo e neste caso dizemos comrazão. Ao passar "o filme dasmemórias" desses dias tãoagradáveis, boas imagens nos vêm àmente.

Desde o local aprazível (HotelLisboa) muito bem situado e comóptimas condições gerais, aos temasbem ilustrados e comentados pelosoradores convidados, passandopelos mini-grupos onde era possívelaumentar a comunhão cristãaprofundando conhecimentos

olicos, baseados nos temas.'.. Óptima tarde de testemunhos dejovens vários (boas mensagens deedificação) e a noite de talentos tãodiversificada e participada por várioscongressistas.

Não posso esquecer os bonsperíodos de louvor a Deus (sobretudoeu), onde lindas melodias eramunidas a letras edificantes, que tãobem nos sabiam cantar.

As horas das refeições, serviam nãosó para "aconchegar" os estômagos,mas também para aumentar o bomclima de união entre os congressistas.Enfim, as recordações são óptimas,mas este congresso já passou. QueDeus possa conservar nas nossasmentes e corações as boas lições emomento desfrutados.

Anuncia-se já o IV CNJ para 99.Terminou o III CNJ. Vivao IV CNJ 99.Saudações. José Alberto (Belomonte)

~

I pAGINA DO LEITOR I

A Balança sde Deu SOlva(Cucujães)Sandra I

"Tudo o que ligares na terra, terá sido ligado no céu"Todas as vezes que não perdoasteTodas os perdões que pedisteTodos os momentos em que magoaste alguémTudo o que desculpaste quando alguém te magoouTodas as esmolas que só deste quando alguém olhouTudo o que ofereceste simplesmente porque amasteTodo o amor que rejeitaste dar a quem nunca te amouTodos os inimigos que decidiste amarTodo o mal que fizesteTodo o bem que fizesteNada disto pesa na balança de Deus para que te possa adoptarPara que possas passar a eternidade junto a EleSe assim fosse, ...Em qual dos pratos terias mais peso?Só a cruz que crucificou Jesus conta.Só ela torna leve o prato do pecado.Só através dela somos dignos de ser filhos de DeusUma vez sem vida, nada podes fazer e ..."Tudo o que ligares na terra terá sido ligado no céu".Mas uma vez filhos de Deus é nEle que existimosÉ nEle que perdoar, dar e amar têm significado.É por ele que vale a pena perdoar, dar e amarE, lembra-te ..."Tudo o que ligares na terra, terá sido ligado no céu". (Mat. 18:8)

Agenda de Actividades 1999DEPARTAMENTO

DE JOVENS DA CIIP

00100 -1.º Encontro Nacional - no Oeste

No dia 06 de FEVEREIRO, terá lugarmais um- Encontro Nacional de Anciãose Obreiros da CIIPO local será na área de Coimbra (aindaa definir em concreto), com início pelas10:30 hr., Sendo o programa da I

responsabilidade dos Irmãos da CIIPSul.

JENOJuventude Evangélica Norte

08/05 - 2.º Encontro Nacional - noCentro

A JENO convida todos os jovens detodas as Igrejas, no Norte, para o 1.ºEncontro de 1999, a realizar no CentroBíblico de Esmoriz.Data: 16 de Janeiro de 1999, às 15 hr.11/09 - 3.º Encontro Nacional- no Norte

05/10- Concerto Nacional de MúsicaEvangélica (local a definir) COMUNHÃO DAS IGREJAS

DOS IRMÃOS EM PORTUGAL30,31/10 e 1/11 - IV Congresso Nacionalde Jovens, na Quinta da Lagoa,em Mira.

31/12 e 01/01 - Passagem do Milénio(local a definir)

Serão oportunamente enviadas àsIgrejas, informações pormenorizadasde cada actividade.